BRPI0611470A2 - método para implementação de portabilidade de número móvel com base em serviço de dados - Google Patents

método para implementação de portabilidade de número móvel com base em serviço de dados Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611470A2
BRPI0611470A2 BRPI0611470-9A BRPI0611470A BRPI0611470A2 BR PI0611470 A2 BRPI0611470 A2 BR PI0611470A2 BR PI0611470 A BRPI0611470 A BR PI0611470A BR PI0611470 A2 BRPI0611470 A2 BR PI0611470A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
recipient
service system
message
address
initial location
Prior art date
Application number
BRPI0611470-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Yimin Li
Original Assignee
Huawei Tech Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Tech Co Ltd filed Critical Huawei Tech Co Ltd
Publication of BRPI0611470A2 publication Critical patent/BRPI0611470A2/pt
Publication of BRPI0611470B1 publication Critical patent/BRPI0611470B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/26Network addressing or numbering for mobility support
    • H04W8/28Number portability ; Network address portability
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/26Network addressing or numbering for mobility support

Abstract

MéTODO PARA IMPLEMENTAçãO DE PORTABILIDADE DE NúMERO MóVEL COM BASE EM SERVIçOS DE DADOS, compreendendo um método para implementar a portabilidade de número móvel com base em serviços de dados incluindo: determinar um registro de localização inicial (HLR) para um destinatário após implementar a portabilidade de número móvel; determinar, por um sistema de serviço de um remetente, um endereço de um sistema de serviço do destinatário de acordo com um número de Título Global (GT) do HLR transportado em um endereço fonte de camada de Protocolo de Controle de Conexão de Sinal (SCCP) em uma mensagem de resposta remetida do HLR; encaminhar, pelo sistema de serviço do remetente, uma mensagem de dados destinada ao destinatário para o sistema de serviço do destinatário de acordo com o endereço do sistema de serviço do destinatário; quando o destinatário não pode se comunicar normalmente, o endereço do sistema de serviço do destinatário pode ainda ser determinado com exatidão, e, portanto, o encaminhamento da mensagem de dados é realizado e é evitado o encaminhamento atrasado ou mesmo falhado da mensagem de dados.

Description

"MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DEPORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇO DE DADOS"
A presente invenção refere-seao campo técnico de comunicação, e mais particularmente a ummétodo para implementar portabilidade de número móvel combase em serviços de dados.
A Portabilidade de NúmeroMóvel (MNP) é uma técnica pela qual um assinante móvelmantém imutável seu número de assinante móvel quando oassinante móvel muda de operadora móvel que presta serviçosao assinante móvel. O número de assinante móvel é o Númerode Discagem do Assinante Internacional do Assinante Móvel(MSISDN) na rede GSM, ou o Número de Diretório Móvel (MDN)na rede CDMA. Sem o serviço de MNP, um assinante móvel temque alterar seu número de assinante móvel conseqüentementequando o assinante móvel troca de operadora móvel a qualpresta serviços ao assinante móvel, e o assinante móvel temque passar a informação aos outros sobre o novo número; deoutro modo, a comunicação com os outros seria afetada.
Quando o serviço MNP está disponível, o assinante móvel podealterar convenientemente a operadora móvel para obtermelhores serviços sem alterar o número de assinante móvel.
Correspondentemente, no campo de serviço de comunicação dedados, quando a MNP é implementada quaisquer mensagens dedados destinadas ao assinante móvel podem ser remetidascorretamente ao terminal do assinante móvel mesmo depois queo assinante móvel altere a operadora móvel para obtermelhores serviços.A técnica MNP é alcançada emum processo de chamada completando o redirecionamento darota para um Registro de Localização Inicial (HLR) atravésde um Ponto de Transferência de Sinalização (STP) em umarede de sinalização de n2 7 . 0 processo de implementação é oseguinte:
Para acessar um assinantechamado, um Centro de Comutação Móvel (MSC) que prestaserviços a um assinante de chamada deve encontrar um HLR (ouseja, o HLR para o assinante chamado) de acordo com umnúmero de assinante móvel do assinante chamado, obtém um MSCde prestação de serviço para o assinante chamado a partir doHLR, e em seguida executa a comutação da chamada;
Em razão de o número deassinante móvel corresponder ao endereço do HLR, a rede desinalização n2 7 pode despachar uma "mensagem de busca delocalização" para o HLR de acordo com o número do assinantemóvel. Depois que a MNP é implementada, o número deassinante móvel não se altera quando o assinante mudar aoperadora móvel, ou seja, o número de assinante móvel aindacorresponde ao HLR. E as informações de localizaçãorelativas ao assinante são armazenadas em um novo HLR para oassinante depois que a operadora móvel é alterada. Destaforma, uma "mensagem de busca de localização" deve serencaminhada ao novo HLR a fim de assegurar que o MSC deprestação de serviço para o assinante móvel possa ser obtidocorretamente. Neste caso, um ponto de transferência de sinalsuportando a MNP (MNP-STP) na rede de sinalização n£ 7 écapaz de obter um endereço de um novo HLR para o assinantemediante a busca de uma base de dados interna ou uma base dedados externa de acordo com o número de assinante móvel,substitui um endereço de destino na "mensagem de busca delocalização" com o endereço do novo HLR, envia a "mensagemde busca de localização" ao novo HLR, e obtém o MSC deprestação de serviço para o assinante chamado a partir donovo HLR.
Além disso, a técnica de MNPem serviços de dados é também obtida completando oredirecionamento de rota para um Registro de LocalizaçãoInicial (HLR) através de um Ponto de Transferência deSinalização (STP) em uma Rede de Sinalização n- 7. Em outraspalavras, para enviar uma mensagem de dados a um assinantemóvel destinatário, um centro de mensagem breve para umassinante móvel remetente deve buscar um HLR de acordo com onúmero de assinante móvel do assinante móvel destinatário,obter o MSC de prestação de serviço para o assinante móveldestinatário a partir do HLR, e em seguida executar oencaminhamento da mensagem de dados. A implementação datécnica MNP no processo de redirecionamento para a "mensagemde busca de rota de serviço de dados" é similar à técnicausada no processo de redirecionamento para a "mensagem debusca de localização" em um processo de elaboração dechamada. Na rede GSM, a "mensagem de busca de rota deserviço de dados" é MAP-SRI-FOR-SM, e uma mensagem deresposta normal para a MAP-SRI-FOR-SM pode retornar umendereço de acesso global do MSC de prestação de serviço ouSGSN para o assinante móvel. Na rede CDMA, a "mensagem debusca de rota de serviço de dados" é SMSREQ, e uma mensagemde resposta normal para a SMSREQ pode devolver um endereçode acesso global do MSC de prestação de serviço para oassinante móvel.
O processo de implementação datécnica MNP com base em serviços de dados na técnicaanterior será descrito abaixo. A figura 1 mostra um diagramaesquemático do processo de implementação da técnica MNP combase nos serviços de dados na técnica anterior. Se umremetente de serviço de dados e um destinatário de serviçode dados são servidos por duas diferentes operadoras móveise o destinatário é um assinante MNP, então o processo detransmissão do serviço de dados é o seguinte:
SI: Ao receber uma mensagem dedados remetida pela remetente, um sistema de serviço doremetente busca uma base de dados de acordo com um número deassinante móvel do destinatário para determinar se odestinatário é um assinante do mesmo sistema de serviço; sefor, a mensagem de dados é remetida diretamente aodestinatário, de outro modo uma "mensagem de busca de rotade serviço de dados" é iniciada de acordo com as informaçõesdo número de assinante móvel do destinatário. Em outraspalavras, se o sistema de serviço do remetente determinarque o destinatário seja um assinante GSM, ele constrói einicia uma mensagem GSM de busca de rota de serviço dedados, a qual é MAP-SEND-ROUTING-INFO-FOR-SM, um parâmetrodo número do assinante na MAP-SEND-ROUTING-INFO-FOR-SM éMSISDN, e um endereço de destino de camada de Protocolo deControle de Conexão de Sinal (SCCP) é um número de TituloGlobal (GT) com base em MSISDN. Similarmente, se o sistemade serviço do remetente determinar que o destinatário sejaum assinante CDMA, ele constrói e inicia uma mensagem CDMAde busca de rota de serviço de dados, a qual é SMSREQ, umparâmetro do número do assinante na SMSREQ é MDN, e umendereço de destino de camada SCCP é um número GT com baseem MDN. Se o sistema de serviço do remetente for incapaz dedeterminar o tipo do destinatário, ele pode escolher um dosdois modos acima para tentar buscar, e se um falhar, tentaro outro.
S2: 0 sistema de serviço doremetente envia a mensagem de busca de rota de serviço dedados a um Ponto de Transferência de Sinalização MNP-STP, oqual está conectado com o sistema de serviço do remetente esuporta a MNP.
S3: Ao receber uma mensagemSCCP transportando a mensagem de busca de rota de serviço dedados, a MNP-STP busca uma base de dados de MNP de acordocom o número GT com base no número de assinante no endereçode destino da camada SCCP. Em razão de as informaçõesbásicas armazenadas na base de dados de MNP ser uma tabelamapeando os números de assinantes móveis e os novosendereços de HLR após a implementação da MNP, e um novoendereço de HLR é usualmente um número GT de um novo HLR, umendereço SS7 de um novo HLR HLR-B (ou seja, o número GT doHLR-B) após implementar a MNP pode ser obtido para o númerode assinante móvel do destinatário. A MNP-STP substitui oendereço de destino da camada SCCP na mensagem recebida como endereço SS7 do novo HLR-B, e em seguida redireciona amensagem de busca de rota depois da substituição do endereçopara o novo HLR-B através da rede de sinalização número 7.
S4: Ao receber a mensagem debusca de rota de serviço de dados, o HLR-B busca uma base dedados interna de acordo com um número de assinante levado namensagem para obter a correspondente identificação doassinante móvel, a qual é uma Identificação Móvel deAssinante Internacional (IMSI) na rede GSM ou Número deIdentificação Móvel (MIN) na rede CDMA, incorpora aidentificação obtida do assinante móvel na mensagem deresposta para a mensagem recebida de busca de rota deserviço de dados e retorna a mensagem de resposta ao sistemade serviço do remetente;
S5: Ao receber a mensagem deresposta devolvida pelo HLR-B, o sistema de serviço doremetente busca uma base de dados de acordo com aidentificação do assinante móvel destinatário para obter aoperadora móvel para o destinatário, e determina o endereçodo sistema de serviço do destinatário conseqüentemente, eencaminha a mensagem de dados ao sistema de serviço dodestinatário.
No entanto, no processo deimplementação acima da técnica de MNP com base em serviçosde dados na técnica anterior, se o destinatário estiverindisponível para a comunicação, ou seja, o destinatáriotiver desligado o terminal, estiver fora da área de serviço,ou tiver entrado em uma área de blindagem, etc., o sistemade serviço do remetente será incapaz de obter corretamente aidentificação do assinante móvel destinatário e,conseqüentemente, será incapaz de determinar as informaçõesde endereço do sistema de serviço do destinatário com basena identificação do assinante móvel destinatário, e então oencaminhamento da mensagem de dados será retardado ou mesmofalhará.
A presente invençãoproporciona um método para implementar a MNP com base emserviços de dados, pela qual um endereço de um sistema deserviço de um destinatário pode ser determinado com precisãoe em seguida o encaminhamento da mensagem de dados pode serrealizado mesmo quando o destinatário for incapaz de secomunicar normalmente; evitando, desta forma, oencaminhamento com atraso de mensagem de dados ou mesmo suafalha no envio.
Um método para implementar aMNP com base em serviços de dados proporcionado na presenteinvenção inclui:
determinar um registro de localização inicial (HLR) para umdestinatário após implementar a MNP;
determinar um endereço de um sistema de serviço dodestinatário de acordo com um número GT do HLR transportadoem uma mensagem de resposta do HLR;
encaminhar a mensagem de dados destinada ao destinatáriopara o sistema de serviço do destinatário com base noendereço do sistema de serviço do destinatário determinado.
0 processo de determinar um registro de localização inicialpara ura destinatário após implementar a MNP inclui:encaminhar a mensagem de busca de rota para um ponto detransferência de sinalização que suporta a MNP, por onde umendereço de destino na mensagem de busca de rota é um númeroGT de um número de assinante móvel destinatário;buscar, pelo ponto de transferência de sinalização, uma basede dados de MNP de acordo com o número GT do número deassinante móvel do assinante móvel destinatário transportadona mensagem de busca de rota recebida, para determinar o HLRpara o destinatário após implementar a MNP.
Antes de encaminhar a mensagemde busca de rota para o ponto de transferência desinalização:
um remetente envia a mensagem de dados para o sistema deserviço do remetente;
se o sistema de serviço do remetente determinar que odestinatário seja um assinante do mesmo sistema de serviçode acordo com o número de assinante móvel do destinatário,ele envia a mensagem de dados diretamente ao destinatário.
0 método, além disso, inclui osseguintes processos entre o processo de determinar um registrode localização inicial para um destinatário após implementara MNP e o processo de determinar um endereço de um sistemade serviço do destinatário:
encaminhar, pelo ponto de transferência de sinalização, amensagem de busca de rota para o HLR determinado;devolver, pelo HLR, uma mensagem de resposta para o sistemade serviço do remetente, com um número GT do HLR sendotransportado em um endereço de fonte de camada SCCP namensagem de resposta, quando o HLR recebe a mensagem debusca de rota.
0 método, além disso, inclui os seguintes processos entre oprocesso de determinar um registro de localização inicialpara um destinatário após implementar a MNP e o processo dedeterminar um endereço de um sistema de serviço dodestinatário:
encaminhar, pelo ponto de transferência de sinalização, amensagem de busca de rota para o HLR determinado;buscar, pelo HLR, uma base de dados de informações doassinante de acordo com o número de assinante móvel dodestinatário transportado na mensagem de busca de rotarecebida para obter a identificação do assinante móveldestinatário;
devolver, pelo HLR, a mensagem de resposta transportando aidentificação do assinante móvel do destinatário, com oendereço fonte do sinal na mensagem de resposta sendo onúmero GT do HLR, para o sistema de serviço do remetente.
O método, além disso, incluios seguintes processos entre o processo de determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a MNP e o processo de determinar um endereço deum sistema de serviço do destinatário:
encaminhar, pelo ponto de transferência de sinalização, amensagem de busca de rota para o HLR determinado;devolver, pelo HLR, uma mensagem de resposta para um sistemade serviço do remetente, com um número GT do HLR sendotransportado em um endereço fonte de camada SCCP, se o HLRnão puder encontrar as informações de identificação doassinante móvel destinatário na base de dados de informaçõesdo assinante.
O método, além disso, incluios seguintes processos entre o processo de determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a MNP e o processo de determinar um endereço deum sistema de serviço do destinatário:
encaminhar, pelo ponto de transferência de sinalização, umamensagem de busca de rota para o HLR determinado;transportar, pelo HLR, uma identificação do assinante móveldestinatário em uma mensagem de resposta e devolver amensagem de resposta para um sistema de serviço de umremetente, quando o HLR obtém as informações deidentificação do assinante móvel destinatário apartir de uma base de dados de informações deassinante;
determinar, pelo sistema de serviço do remetente, o endereçodo sistema de serviço do destinatário de acordo com aidentificação do assinante móvel destinatário transportadana mensagem de resposta recebida.
A mensagem de respostadevolvida pelo HLR é uma mensagem de user abort, a qualtransporta um parâmetro de erro identificando que odestinatário da mensagem de dados está inacessível.O processo de determinar umendereço de um sistema de serviço do destinatário inclui,além disso: determinar se o destinatário é um assinanteautorizado de acordo com o parâmetro de erro identificandoque o destinatário está inacessível.
A mensagem de respostadevolvida pelo HLR transporta um número de série dodestinatário.
0 sistema de serviço doremetente determina se o destinatário é um assinanteautorizado de acordo com o número de série.
O processo de determinar umendereço de um sistema de serviço do destinatário inclui:determinar uma ID de rede móvel para o destinatário deacordo com o número GT do HLR transportado na mensagem deresposta proveniente do HLR; e
buscar uma tabela de rota de acordo com a ID de rede móvelpara o destinatário para determinar o endereço do sistema deserviço do destinatário.
Trata-se de uma situação comume freqüente para um terminal de assinante que seja desligadoou penetre em área blindada. Nesse caso, o serviço deinterconexão de dados móveis não pode ser direcionadonormalmente, e a probabilidade de direcionamento irregular éalta, possivelmente acima de 50% à noite. Portanto, umamensagem de dados não pode ser direcionada corretamente parao sistema de serviço do destinatário, causando um problemade a mensagem de dados ser encaminhada com atraso ou mesmofalhar. O método de implementar a MNP com base em serviço dedados de acordo com a configuração da presente invençãopropõe que quando o sistema de serviço do remetente nãopossa obter a identificação do assinante móvel (IMSI ou MIN)do destinatário devolvida a partir do atual HLR para odestinatário após implementar a MNP, pois o destinatário damensagem de dados não pode se comunicar normalmente, ouseja, o terminal do destinatário está desligado ou penetraem uma área blindada, e desta forma o endereço do sistema deserviço do destinatário não pode ser determinado, o sistemade serviço do remetente determinará o endereço do sistema deserviço do destinatário de acordo com o número GT do HLRtransportado no endereço fonte de camada SCCP na mensagem deresposta devolvida do atual HLR para o destinatário apósimplementar a MNP, e encaminhar uma mensagem de dadosdestinada ao destinatário para o sistema de serviço dodestinatário. Deste modo, a influência em serviço deinterconexão de dados móveis em casos em que o destinatárionão possa se comunicar normalmente devido ao desligamento doterminal ou entrada em área blindada, e, portanto, o métodode acordo com a presente invenção melhora efetivamente aproporção de sucesso do sistema de serviço de dados móveisdo serviço de interconexão, de modo que a rota para osistema de serviço do destinatário possa ser determinada semesperar que o terminal do destinatário seja ligado ou entreem área de cobertura normal. Portanto, o método melhora aeficiência do serviço de dados móveis interconectando semaumentar o tempo de atraso.a figura 1 é um diagrama esquemático simplificado doprocesso de implementação da técnica de MNP natécnica anterior;
a figura 2 é um fluxograma de uma implementação básica deacordo com a presente invenção;
a figura 3 é um fluxograma de um processo especifico deimplementação de acordo com apresente invenção; e
a figura 4 é um diagrama esquemático de um processo deacordo com uma configuração da presente invençãoaplicada na rede GSM.
Um método para implementar aMNP com base em serviços de dados de acordo com a presenteinvenção propõe utilizar um número GT de atual HLR para umdestinatário para determinar as informações de endereço deum sistema de serviço do destinatário, o número GT étransportado em um endereço fonte de camada SCCP em umamensagem de resposta devolvida do HLR. Em seguida, umamensagem de dados é encaminhada para o sistema de serviço dodestinatário, de modo a tornar o processo de determinar asinformações de endereço do sistema de serviço dodestinatário independente do estado do destinatário. Destaforma, é aperfeiçoada a proporção de sucesso doencaminhamento do serviço de dados.
Para tornar mais claros oprincipio e os recursos da presente invenção, asconfigurações da presente invenção para implementar a MNPcom base em serviços de dados serão descritas em detalhe comreferência aos desenhos de acompanhamento.A figura 2 mostra umfluxograma de uma implementação de acordo com a presenteinvenção. 0 processo especifico de implementação é oseguinte:
Bloco SlO: um atual registro de localização inicial (HLR)para um destinatário de mensagem de dados após implementar aMNP é determinado;
Bloco Sll: um sistema de serviço de um remetente de mensagemde dados determina um endereço de um sistema de serviço dodestinatário de acordo com um número GT do HLR transportadoem um endereço fonte de camada de protocolo de controle deconexão de sinal (SCCP) em uma mensagem de resposta remetidapelo HLR determinado;
Bloco S12: o sistema de serviço do remetente encaminha umamensagem de dados destinada ao destinatário para o sistemade serviço do destinatário de acordo com o endereçodeterminado.
A figura 3 é um fluxogramamostrando um processo especifico de implementação de acordocom a presente invenção. O processo é o seguinte:
Bloco S20: o remetente envia uma mensagem de dados para osistema de serviço do remetente;
Bloco S21: o sistema de serviço do remetente busca sua basede dados de informações de assinante de acordo com um númerode assinante móvel do destinatário transportado na mensagemde dados para determinar se o destinatário é um assinante domesmo sistema de serviço; se for, o processo muda para oBloco S23; de outro modo, o processo muda para o Bloco S22;Bloco S22: o sistema de serviço do remetente encaminha umamensagem de busca de rota de serviço de dados para um pontode transferência de sinal conectado com o sistema de serviçodo remetente e suportando a MNP (MNP-STP) , com um endereçode destino da camada SCCP na mensagem de busca de rota deserviço de dados sendo um número de Titulo global (GT) de umnúmero de assinante móvel do destinatário, e em seguida oprocesso prossegue para o Bloco S24;
Bloco S23: o sistema de serviço do remetente envia umamensagem de dados para o destinatário de acordo com o númerode assinante móvel do destinatário;
Bloco S24: a MNP-STP busca uma base de dados de MNP deacordo com o número GT para determinar um HLR atual para odestinatário após implementar a MNP;
Bloco S25: a MNP-STP encaminha uma mensagem de busca de rotade serviço de dados transportando o número de assinantemóvel do destinatário para o HLR determinado;
Bloco S26: o HLR busca sua base de dados de informações deassinante de acordo com o número de assinante móvel dodestinatário transportado na mensagem de busca de rota deserviço de dados recebida;
Bloco S27: o HLR determina se uma identificação do assinantemóvel do destinatário pode ser encontrada; em caso positivo,o processo muda para o Bloco S28; de outro modo, o processomuda para o Bloco S29;
Bloco S28: o HLR devolve a mensagem de respostatransportando a identificação do assinante móvel dodestinatário para o sistema de serviço do remetente, com umendereço fonte de camada SCCP na mensagem de resposta sendoum número GT do HLR, e em seguida o processo muda para oBloco S30 ou Bloco S31;
Bloco S29: o HLR envia uma mensagem de resposta para osistema de serviço do remetente, com um endereço fonte decamada SCCP na mensagem de resposta sendo um número GT doHLR.
No sistema GSM o HLR devolve amensagem de resposta que é uma mensagem de resposta desucesso em condições normais ou uma mensagem de resposta deUser Abort se o destinatário não puder ser alcançado, ouseja, em casos do terminal desligado ou fora da área deserviço. A mensagem de resposta User Abort leva um parâmetrode erro (Erro de Usuário) indicando que um destinatário deuma mensagem de dados está inacessível, ou seja, o parâmetrode User Error carrega um valor de AbsentSubscriber_SMidentificando que o destinatário de uma mensagem de dadosestá inacessível.
No sistema de comunicaçãomóvel CDMA, uma mensagem de resposta devolvida do HLRtransporta um Número Elétrico de Série (ESN) dodestinatário.
Bloco S30: o sistema deserviço de remetente de mensagem de dados determina umendereço do sistema de serviço de um destinatário demensagem de dados de acordo com o número GT do HLR, o númeroGT do HLR é transportado no endereço fonte de camada SCCP namensagem de resposta remetida do HLR. Em seguida, o processomuda para o Bloco S32.
Este bloco, além disso,inclui: no sistema GSM, o sistema de serviço do remetentedetermina se o destinatário é um assinante autorizado deacordo com o parâmetro de erro AbsentSubscriber_SMtransportado na mensagem de resposta User Abort recebidaidentificando que o destinatário de uma mensagem de dadosestá inacessível; ou
No sistema CDMA, o sistema deserviço do remetente determina se o destinatário é umassinante autorizado de acordo com o ESN do destinatáriotransportado na mensagem de resposta recebida;
Bloco S31: o sistema deserviço do remetente da mensagem de dados determina oendereço do sistema de serviço de um destinatário damensagem de dados de acordo com a identificação do assinantemóvel destinatário transportado na mensagem de respostaremetida do HLR;
Bloco S32: o sistema deserviço do remetente encaminha a mensagem de dados visando odestinatário para o sistema de serviço do destinatário deacordo com o endereço do sistema de serviço do destinatáriodeterminado. 0 processo específico de implementação destebloco inclui os seguintes sub-blocos:
Primeiramente, o sistema deserviço do remetente determina uma ID de rede móvel para odestinatário de acordo com o número GT do HLR transportadono endereço fonte de camada SCCP na mensagem de respostaremetida do HLR;
Em seguida, o sistema deserviço do remetente busca uma tabela de rota de acordo coma ID de rede móvel para o destinatário para determinar oendereço do sistema de serviço do destinatário.
Na solução técnica na técnicaanterior, a IMSI ou MIN do destinatário é utilizada paradeterminar as informações de direcionamento do sistema deserviço do destinatário. Em contraste, na solução técnica dapresente invenção, a ID da atual rede móvel para odestinatário é determinada utilizando o número GT do HLRtransportado no endereço fonte de camada SCCP na mensagem deresposta devolvida do atual HLR para o destinatário apósimplementar a MNP, a mensagem de resposta pode transportarou não a IMSI ou MIN do destinatário. Portanto, sãodeterminadas as informações de direcionamento do sistema deserviço do destinatário. Além disso, se o terminal dodestinatário estiver ligado, o sistema de serviço doremetente pode utilizar a IMSI ou MIN do destinatário ou onúmero GT do atual HLR para o destinatário determinara rota para o sistema de serviço do destinatário. Noentanto, se o terminal do destinatário estiverdesligado, o sistema de serviço do remetente somentepode utilizar o número GT do atual HLR para o destinatáriodeterminar a rota para o sistema de serviço dodestinatário.
A figura 4 é um diagramaesquemático mostrando um processo de acordo com umaconfiguração da presente invenção aplicada na rede GSM, oprocesso especifico de implementação é o seguinte:Bloco SlOO: Ao receber a mensagem de dados remetida por umremetente, um sistema de serviço do remetente busca sua basede dados de informações de assinante de acordo com um númerode assinante móvel MSISDN de um destinatário para determinarse o destinatário é um assinante do mesmo sistema deserviço. Se for, o sistema de serviço do remetente envia umamensagem de dados diretamente ao destinatário; de outromodo, o sistema de serviço do remetente inicia uma "mensagemde busca de rota de serviço de dados", ou seja, constrói einicia uma mensagem GSM de busca de rota de serviço de dadosMAP-SEND-ROUTING-INFO-FOR-SM de acordo com um número deassinante móvel do destinatário, com um parâmetro do númerode assinante na MAP-SEND-R0UTING-INF0-F0R-SM sendo MSISDN eum endereço de destino da camada SCCP sendo um número GT combase em MSISDN;
Bloco S200: o sistema de serviço do remetente envia umamensagem de busca de rota de serviço de dados MAP-SEND-ROUTING-INFO-FOR-SM a um ponto de transferência de sinal(MNP-STP) conectado com o sistema de serviço do remetente esuportando a MNP;
Bloco S300: Ao receber uma Mensagem SCCP transportando amensagem de busca de" rota de serviço de dados, a MNP-STPbusca uma base de dados externa ou interna de MNP de acordocom o número GT com base em MSISDN no endereço de destino dacamada SCCP, a base de dados externa de MNP comumentefornece serviços para nós múltiplos na rede, mas aeficiência e a confiabilidade da busca são baixas. Paramelhorar a eficiência e a confiabilidade da busca, éprovidenciada uma base de dados interna de MNP sincronizadaa uma base de dados externa de MNP. Em razão de asinformações básicas armazenadas na base de dados de MNP seruma tabela mapeando números de MSISDN para os novosendereços de HLR após implementar a MNP, e um novo endereçode HLR é comumente um número GT de um HLR, um endereço SS7(ou seja, o número GT) de um novo HLR HLR-B para oSTP substitui o número GT da MSISDN do destinatáriotransportado no endereço de destino da camada SCCP namensagem de busca de rota recebida com o endereço SS7 donovo HLR-B obtido, e então redireciona uma mensagem de buscade rota após a substituição do endereço para o novo HLR-Batravés da rede de sinalização n£ 7;
Bloco S400: Ao receber a mensagem de busca de rota deserviço de dados, o HLR-B busca sua base de dados deinformações de assinante de acordo com um MSISDN dodestinatário transportado na mensagem de busca de rota deserviço de dados para obter a correspondente identificaçãodo assinante móvel IMSI (no caso da técnica anterior quandoIMSI do destinatário pode ser obtida normalmente) . Se oHLR-B determinar que o destinatário seja um assinanteautorizado, mas não pode obter a IMSI do destinatário emrazão de o terminal do destinatário estar desligado ouentrar em área blindada, o HLR-B devolve uma mensagem deresposta User Abort para o sistema de serviço do remetente.Um valor de um parâmetro de User Error na mensagem deresposta User Abort é AbsentSubscriber_SM identificando queo destinatário de uma mensagem de dados está inacessível. Emadição, na mensagem de resposta User Abort devolvida, oendereço fonte de camada SCCP transporta o número GT do HLR-B;
Bloco S500: Ao receber a mensagem de resposta User Abortdevolvida proveniente do HLR-B, o sistema de serviço doremetente determina que o destinatário seja um assinanteautorizado de acordo com o valor de parâmetro User Error deAbsentSubscriber_SM, e em seguida determina uma ID de redemóvel para o destinatário de acordo com o número GT do HLR-Btransportado no endereço fonte de camada SCCP na mensagemUser Abort (desde que o número GT do HLR esteja ligado a umarede, o número GT contém a ID da Rede e o Código do País). Osistema de serviço do remetente busca uma tabela de rota deacordo com a ID de rede móvel para o destinatário a fim deobter informações de endereço de um sistema de serviço dodestinatário. O sistema de serviço do remetente encaminhauma mensagem de dados visando o destinatário para o sistemade serviço do destinatário de acordo com as informações deendereço do sistema de serviço do destinatário.
A solução técnica descritaacima é também aplicável às redes de comunicação móvel CDMA.O sistema de serviço do remetente determina uma ID de redemóvel para o destinatário de acordo com um número GT de umnovo HLR HLR-B para o destinatário após implementar a MNP, onúmero GT do HLR-B é transportado em um endereço fonte decamada SCCP em uma mensagem de resposta SMSREQ devolvidaproveniente do HLR-B. 0 sistema de serviço do remetente olhauma tabela de rota de acordo com a ID de rede móvel para odestinatário a fim de obter informações de endereço dosistema de serviço do destinatário. Em adição, a idéiatécnica é também aplicável a sistemas em que a mensagemSMSREQ não suporta transportar o MIN, ou seja, não énecessário otimizar o HLR para suportar o protocolo IS841.
Embora a presente invençãotenha sido ilustrada e descrita com referência a algumasconfigurações preferidas, a presente invenção de nenhum modoestá limitada a elas. Os peritos na técnica devem reconhecerque as várias alterações e modificações estão disponíveissem se apartar do espírito e escopo da presente invenção,conforme definida pelas reivindicações de acompanhamento.Portanto, o escopo da presente invenção está somentedefinido pelas reivindicações de acompanhamento.
Legenda das Figuras
Figura 1
1. Sistema de serviço do remetente
2. MNP-STP
3. Sistema de serviço do destinatário
4. NovoHLR-B para o destinatário após a implementação da MNP
5. SI. 0 remetente envia mensagem de dados
6. S2. Envia mensagem de busca de rota
7. S3. Redirecionaamensagemdebuscaderotapara o novo HLR-B
8. S4. Despacha a identificação do destinatário do assinantemóvel em mensagem de resposta da mensagem de busca de rota,e retorna a mensagem de resposta ao sistema de serviço doremetente
9. S5 Obtém endereço do sistema de serviço do destinatáriode acordo com a identificação de destinatário do assinantemóvel, e encaminha a mensagem de dados ao sistema de serviçodo destinatário
Figura 2
10. Determina o HLR atual para o destinatário apósimplementar a MNP - SlO
11. O sistema de serviço do remetente determina o endereçodo sistema de serviço do destinatário de acordo com o númeroGT do HLR transportado no endereço fonte de camada SCCP namensagem de resposta remetida do HLR - Sll
12. O sistema de serviço do remetente encaminha mensagem dedados visando o destinatário para o sistema de serviço dodestinatário de acordo com o endereço do sistema de serviçodo destinatário - S12
Figura 3
13. O remetente envia mensagem de dados ao sistema deserviço do remetente S20
14. O sistema de serviço do remetente determina se odestinatário é assinante autorizado do sistema de serviço deacordo com o número de assinante móvel do destinatário S21Sim - Não
15. O sistema de serviço do remetente encaminha mensagem debusca de rota para MNI-STP com o endereço de destino decamada SCCP sendo o número GT do número do destinatário doassinante móvel S2216. O sistema de serviço do remetente envia mensagem dedados ao destinatário S23
17. STP busca a base de dados de acordo com o número GT donúmero de destinatário do assinante móvel transportado namensagem de busca de rota para determinar o HLR atual para odestinatário após implementar a MNP - S24
18. STP encaminha mensagem de busca de rota transportando onúmero do destinatário do assinante móvel para HLR S25
19. 0 HLR busca a base de dados de informações de assinantede acordo com o número de assinante móvel do destinatáriotransportado na mensagem de busca de rota - S26
20. Foi encontrada a identificação do assinante móveldestinatário? S27 - Não
21. HLR envia mensagem de resposta para o sistema de serviçodo remetente com o endereço fonte de camada SCCP sendo seunúmero GT - S29 - Sim
22. HLR envia mensagem de resposta transportando aidentificação do assinante móvel destinatário para o sistemade serviço do remetente, com o endereço de camada fonte SCCPsendo seu número GT - S28
23. O sistema de serviço do remetente determina o endereçodo sistema de serviço do destinatário de acordo com aidentificação do assinante móvel destinatário transportadana mensagem de resposta S31
24. O sistema de serviço do remetente determina o endereçodo sistema de serviço do destinatário de acordo com o númeroGT do HLR transportado no endereço fonte de camada SCCP namensagem de resposta do HLR - S3025. O sistema de serviço do remetente encaminha mensagem dedados visando ao destinatário ao sistema de serviço dodestinatário de acordo com o endereço do sistema de serviçodo destinatário S 32
Figura 4
26. Sistema de serviço do remetente
27. MNP-STP
28. Sistema de serviço do destinatário
29. Novo HLR-B para o destinatário após implementar a MNP
30. SlOO O remetente envia mensagem de dados
31. S200 Envia mensagem de busca de rota
32. S300 Redireciona a mensagem de busca de rota para o novo HLR-B
33. S400 Transporta o número GT do HLR-B no endereço fontede camada SCCP da mensagem User Abort e retorna a mensagemao sistema de serviço do remetente
34. S500 Obtém o endereço do sistema de serviço dodestinatário de acordo com o número GT do HLR, e encaminha amensagem de dados ao sistema de serviço do destinatário.

Claims (11)

1. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", caracterizado por compreender: determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a portabilidade de número móvel; determinar umendereço de um sistema de serviço do destinatário de acordocom um número de titulo global do registro de localizaçãoinicial transportado em uma mensagem de resposta remetida doregistro de localização inicial; encaminhar uma mensagem dedados visada ao destinatário para o sistema de serviço dodestinatário de acordo com o endereço do sistema de serviçodo destinatário determinado.
2. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 1, caracterizadopelo fato de que o processo de determinar um registro delocalização inicial para um destinatário após implementar aportabilidade de número móvel compreende: encaminhar umamensagem de busca de rota a um ponto de transferência desinalização suportando a portabilidade de número móvel, emque um endereço de destino na mensagem de busca de rota é umnúmero de titulo global de um número de assinante móvel dodestinatário; buscar, pelo ponto de transferência desinalização, uma base de dados de portabilidade de númeromóvel de acordo com um número de titulo global do número deassinante móvel do destinatário transportado na mensagem debusca de rota recebida para determinar o registro delocalização inicial para o destinatário após implementar aportabilidade de número móvel.
3. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 2, caracterizado porcompreender adicionalmente: enviar, por remetente, amensagem de dados a um sistema de serviço do remetente;enviar, pelo sistema de serviço do remetente, a mensagem dedados ao destinatário se o sistema de serviço do remetentedeterminar que o destinatário seja um assinante do sistemade serviço de acordo com o número de assinante móvel dodestinatário.
4. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE . DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 2, caracterizadopelo fato de que o método compreende adicionalmente osseguintes processos entre o processo de determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a portabilidade de número móvel e o processo dedeterminar um endereço de um sistema de serviço dodestinatário: encaminhar, pelo ponto de transferência desinalização, a mensagem de busca de rota para o registro delocalização inicial determinado; devolver, pelo registro delocalização inicial, uma mensagem de resposta para umsistema de serviço do- remetente, com um número de tituloglobal do registro de localização inicial sendo transportadoem um endereço de fonte de camada de protocolo de controlede conexão de sinal na mensagem de resposta, quando oregistro de localização inicial receber uma mensagem debusca de rota.
5. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 2, caracterizadopelo fato de que o método compreende adicionalmente osseguintes processos entre o processo de determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a portabilidade de número móvel e o processo dedeterminar um endereço de um sistema de serviço dodestinatário: encaminhar, pelo ponto de transferência desinalização, uma mensagem de busca de rota para o registrode localização inicial determinado; buscar, pelo registro delocalização inicial, uma base de dados de informações doassinante de acordo com o número de assinante móvel dodestinatário transportado na mensagem de busca de rotarecebida para obter uma identificação do assinante móvel dodestinatário; devolver, pelo registro de localizaçãoinicial, uma mensagem de resposta transportando aidentificação do assinante móvel do destinatário para umsistema de serviço de um remetente, com um endereço de fontede camada de protocolo de controle de conexão de sinal namensagem de resposta sendo um número de titulo global doregistro de localização inicial.
6. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 2, caracterizadopelo fato de que o método compreende adicionalmente osseguintes processos entre o processo de determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a portabilidade de número móvel e o processo dedeterminar um endereço de um sistema de serviço dodestinatário: encaminhar, pelo ponto de transferência desinalização, uma mensagem de busca de rota para o registrode localização inicial determinado; devolver a mensagem deresposta para um sistema de serviço do remetente, com umnúmero de titulo global do registro de localização inicialsendo transportado em um endereço de fonte de camada deprotocolo de controle de conexão de sinal na mensagem deresposta, se o registro de localização inicial não puderencontrar uma identificação do assinante móvel dodestinatário em uma base de dados de informações deassinante.
7. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 2, caracterizadopelo fato de que o método compreende adicionalmente osseguintes processos entre o processo de determinar umregistro de localização inicial para um destinatário apósimplementar a portabilidade de número móvel e o processo dedeterminar um endereço de um sistema de serviço dodestinatário: encaminhar, pelo ponto de transferência desinalização, a mensagem de busca de rota para o registro delocalização inicial determinado; transportar, pelo registrode localização inicial, a identificação do assinante móveldestinatário em uma mensagem de resposta e devolver amensagem de resposta para um sistema de serviço de umremetente, quando o registro de localização inicial obtém aidentificação do assinante móvel do destinatário provenienteda base de dados de informações de assinante; determinar,pelo sistema de serviço do remetente, o endereço do sistemade serviço do destinatário de acordo com a identificação doassinante móvel destinatário transportado na mensagem deresposta recebida.
8. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 4 ou 6,caracterizado pelo fato de que a mensagem de respostadevolvida do registro de localização inicial é uma mensagemde user abort, a mensagem user abort transportando umparâmetro de erro identificando que o destinatário de umamensagem de dados está inacessível.
9. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 8, caracterizadopelo fato de que o processo de determinar um endereço de umsistema de serviço do destinatário compreendeadicionalmente: determinar se o destinatário é um assinanteautorizado de acordo com o parâmetro de erro identificandoque o destinatário está inacessível.
10. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 4 ou 6,caracterizado pelo fato de que uma mensagem de respostadevolvida do registro de localização inicial leva um númerode série do destinatário, e o sistema de serviço doremetente determina se o destinatário é um assinanteautorizado de acordo com o número de série.
11. "MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃODE PORTABILIDADE DE NÚMERO MÓVEL COM BASE EM SERVIÇOS DEDADOS", de acordo com o reivindicado em 1, caracterizadopelo fato de que o processo de determinar um endereço de umsistema de serviço do destinatário compreende: determinaruma ID de rede móvel para o destinatário de acordo com onúmero de titulo global do registro de localização inicialtransportado na mensagem de resposta do registro delocalização inicial; e buscar uma tabela de rota de acordocom a ID de rede móvel para o destinatário determinar oendereço do sistema de serviço do destinatário.
BRPI0611470-9 2005-05-10 2006-05-08 método para realização de portabilidade de número móvel com base em serviços de dados BRPI0611470B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH200510069055.9 2005-05-10
CNB2005100690559A CN100574346C (zh) 2005-05-10 2005-05-10 基于数据业务实现移动号码携带的方法
PCT/CN2006/000904 WO2006119696A1 (fr) 2005-05-10 2006-05-08 Procede de realisation de transferabilite de numero de telephone mobile base sur un service de donnees

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0611470A2 true BRPI0611470A2 (pt) 2010-09-14
BRPI0611470B1 BRPI0611470B1 (pt) 2019-11-19

Family

ID=37390569

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611470-9 BRPI0611470B1 (pt) 2005-05-10 2006-05-08 método para realização de portabilidade de número móvel com base em serviços de dados

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1855490B1 (pt)
CN (1) CN100574346C (pt)
AT (1) ATE431049T1 (pt)
BR (1) BRPI0611470B1 (pt)
DE (1) DE602006006653D1 (pt)
ES (1) ES2326431T3 (pt)
HK (1) HK1104746A1 (pt)
PL (1) PL1855490T3 (pt)
WO (1) WO2006119696A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101917686A (zh) * 2010-08-04 2010-12-15 中兴通讯股份有限公司 号码携带业务提示的方法及短消息中心
CN102413459B (zh) * 2012-01-12 2014-05-28 中国电信股份有限公司 信息发送方法和系统

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2003067855A2 (en) * 2002-02-08 2003-08-14 Spatial Wireless, Inc. Method and system for providing mobile number portability between different wireless networks of different technologies
ATE313918T1 (de) * 2002-06-28 2006-01-15 T Mobile Deutschland Gmbh Verfahren und anordnung zur behandlung von kurznachrichten bei rufnummernportabilität
CN1275406C (zh) * 2002-08-24 2006-09-13 中兴通讯股份有限公司 一种移动通信网络间的号码携带方法
KR100521004B1 (ko) * 2003-06-09 2005-10-11 주식회사 케이티프리텔 번호 이동성에 따른 단문 서비스의 연락 번호 전달 방법및 시스템

Also Published As

Publication number Publication date
WO2006119696A1 (fr) 2006-11-16
EP1855490A4 (en) 2008-06-25
CN1863248A (zh) 2006-11-15
ES2326431T3 (es) 2009-10-09
BRPI0611470B1 (pt) 2019-11-19
HK1104746A1 (en) 2008-01-18
EP1855490A1 (en) 2007-11-14
EP1855490B1 (en) 2009-05-06
PL1855490T3 (pl) 2009-08-31
DE602006006653D1 (de) 2009-06-18
CN100574346C (zh) 2009-12-23
ATE431049T1 (de) 2009-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7715821B2 (en) Method of updating a unique call back number for a wireless emergency call
KR100548862B1 (ko) Ip를 이용하여 통신하기 위한 네트워크
CA2402335C (en) Method and system for providing compatibility between telecommunication networks using different transmission signaling systems
EP1817896B1 (en) Methods and systems for signaling in a communications network for ported, migrated and/or dual-mode subscribers
US6414962B1 (en) Method and apparatus for caching location information of transmitting mobile stations
US7881308B2 (en) Method and system for providing telecommunication subscriber services without provisioning or maintenance
US7848767B2 (en) Methods and systems for migrating between application layer mobile signaling protocols
AU770760B2 (en) Method of transmitting data from server of virtual private network to mobile node
US8452325B2 (en) Methods, systems, and computer readable media for providing scalable number portability (NP) home location register (HLR)
KR20050077763A (ko) 가입자 번호를 이동국에 관련시키는 방법 및 이를 위한원격 통신 시스템
US8923819B2 (en) Apparatus, and associated method, for facilitating routing of data in a radio communication system having a mobile node capable of roaming movement
US20060058028A1 (en) Methods, systems, and computer program products for automatically provisioning intelligent network (IN) platforms, including home location registers (HLRS), and routing nodes with prepaid mobile subscriber information
CN1711782B (zh) 用于在一个或多个无线网络中使呼叫建立延迟最小化的方法和系统
CN101142829B (zh) 用于更新通信网络中的信息的方法和装置
JP4648381B2 (ja) ハードウェア部分をアドレス指定することにより移動機へメッセージを送信するための方法及び装置
US7359704B1 (en) Registration of communications devices
BRPI0611470A2 (pt) método para implementação de portabilidade de número móvel com base em serviço de dados
TW200913735A (en) Routing call to UMA-capable terminals using a geographic number
US7720474B2 (en) Method and apparatus for call delivery
WO2002096147A1 (en) A mobile network number transparency system and method
US6879811B1 (en) System and method for providing cellular telephone service during cluster testing
CA2458069C (en) Apparatus, and associated method, for facilitating routing of data in a radio communication system having a mobile node capable of roaming movement
IE83513B1 (en) A mobile network number transparency system and method
IES20020412A2 (en) A mobile network number transparency system and method

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.