BRPI0604925B1 - Sistema e método de gerenciamento de acesso a perfil de assinante - Google Patents

Sistema e método de gerenciamento de acesso a perfil de assinante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0604925B1
BRPI0604925B1 BRPI0604925B1 BR PI0604925 B1 BRPI0604925 B1 BR PI0604925B1 BR PI0604925 B1 BRPI0604925 B1 BR PI0604925B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
subscriber
message
service
network
published
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

(54) Título: SISTEMA E MÉTODO DE GERENCIAMENTO DE ACESSO A PERFIL DE ASSINANTE (73) Titular: ACCENTURE GLOBAL SERVICES LIMITED, Sociedade Irlandesa. Endereço: 3 Grand Canal Plaza, Grand Canal Street Upper, Dublin 4, IRLANDA(IE) (72) Inventor: AURÉLIO NOCERINO; ALBERTO SIMONGINI; ALESSANDRO ORSANO; FRANCESCO PERTA
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 02/10/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 02/10/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/67
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para SISTEMA E MÉTODO DE GERENCIAMENTO DE ACESSO A PERFIL DE ASSINANTE.
Antecedente da Invenção
1. Reivindicação de Prioridade [001] Este pedido de patente reivindica o benefício do Pedido de Patente EPO N° 05425821.5, depositado em 21 de novembro de 2005 e do Pedido Italiano N° BS2005A000143, depositado em 21 de novembro de 2005, ambos incorporados neste documento por referência em sua totalidade.
2. Campo Técnico [002] A presente invenção refere-se com provedor de serviço de telecomunicações e com arquiteturas de sistema operador de telecomunicação. Em particular, esta invenção refere-se com manter e proporcionar acesso eficiente à informação de perfil de assinante de telecomunicação tanto estática como dinâmica.
3. Técnica Relacionada [003] Rápidos avanços nos sistemas de computador e na tecnologia de telecomunicações têm levado a uma ampla série de serviços de telecomunicação disponíveis para o consumidor. Tais serviços de telecomunicações incluem o serviço de telefone tradicional, o serviço de Internet, o serviço de televisão a cabo, o serviço de telefone celular, o serviço de troca de mensagens, o serviço de paging, os serviços de distribuição combinada de dados e voz e vários outros serviços. Adicionalmente, vários serviços podem ser sem fios ou com fios.
[004] Os assinantes de telecomunicações acessam seus serviços através de uma ampla faixa de conexões. O hardware subjacente às conexões implementa as conexões de troca de circuito, as conexões de pacote comutado e outros tipos de conexões. Em adição, uma amPetição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 4/16
2/67 pia faixa de protocolos de comunicação e de tecnologias de acesso adicionalmente governam a transferência de dados nas conexões. A Linha de Assinante Digital Assimétrica (ADSL), Comutação de Rótulo com Vários Protocolos (MPLS), Redes Privadas Virtuais (VPNs) e outras tecnologias são vários exemplos de uma ampla série de tecnologias de acesso para serviços de telecomunicações.
[005] O crescente suporte de serviços de telecomunicações novos e existentes e a ampla faixa de mecanismos de acesso para estes serviços têm levado a uma dispersão extensiva da informação de perfil de assinante entre vários diferentes sistemas de suporte de telecomunicação que suportam os serviços e os mecanismos de acesso. A dispersão leva à proliferação ineficaz de interfaces personalizadas entre os sistemas e aplicações que precisam obter informação de perfil para autorizar ou autenticar o acesso, determinar quais serviços são assinados, determinar como o assinante se conecta com os serviços e para várias outras razões. Assim, no passado, não existia mecanismo flexível e eficiente, suficientemente seguro, que proporcionasse um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante de telecomunicação e que mantivesse a informação de perfil de assinante. [006] Há muito existe uma necessidade por uma arquitetura de sistema aperfeiçoada para um provedor de serviço de telecomunicações ou operador de telecomunicações que de forma eficiente proporcione acesso e que mantenha a informação de perfil de assinante. SUMÁRIO [007] Criar um provedor de serviço de telecomunicações ou arquitetura de sistema operador de telecomunicação aperfeiçoada que proporcione e mantenha informação de perfil de assinante apresenta desafios técnicos significativos. Como um exemplo, existe um desafio técnico em definir e implementar uma arquitetura que proporcione um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante e que
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 4/84
3/67 elimine a dispersão ineficaz da informação de assinante entre vários sistemas diferentes. Outro desafio técnico situa-se em proporcionar uma arquitetura de modelo de dados de base de dados que de forma eficiente e flexível suporte a informação de presença em tempo real e estática não somente para assinantes, mas também para os serviços de rede que os assinantes utilizam para se conectarem aos recursos da rede e para as aplicações que os assinantes utilizam, por exemplo, para se comunicarem com outros assinantes. Ainda outro desafio técnico está em proporcionar uma camada de acesso de dados de alto desempenho que armazene e atualize a informação de perfil de assinante e que responda às consultas em relação à informação de perfil de assinante em um ambiente de classe portadora onde centenas de milhares ou milhões de assinantes podem gerar um número imenso (por exemplo, centenas ou milhares) de atualizações de perfil de usuário ou consultas por segundo.
[008] Um aspecto da invenção é um sistema de gerenciamento de acesso de perfil de assinante para um provedor de serviço de telecomunicações ou operador de telecomunicação. Outro aspecto da invenção é um sistema de presença para uso no sistema de gerenciamento de acesso ao perfil de assinante. Ainda outro aspecto da invenção é um diretório unificado para uso no sistema de gerenciamento de acesso ao perfil de assinante. O sistema de presença inclui um coletor de dados de rede que pode estabelecer um único ponto de acesso para autorizar acesso do cliente aos recursos da rede e que atualiza a informação de presença de assinante no diretório unificado.
[009] O sistema de presença também inclui um editor de mensagem em comunicação com o coletor de dados da rede. O editor de mensagem gera uma mensagem de conexão publicada a partir da mensagem de conexão do assinante a qual o coletor de dados da rede recebe. Uma gerente de fila de mensagens enfileira a mensagem de
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 5/84
4/67 conexão publicada para distribuição para um gerente de regras que endossa tais mensagens. Assim, o gerente de regras recebe a mensagem de conexão publicada a partir do gerente de fila de mensagens. [0010] O gerente de regras aplica regras de encaminhamento para a mensagem de conexão publicada. As regras de encaminhamento determinam como processar a mensagem de conexão publicada. Em uma implementação, as regras de encaminhamento determinam se enviar a mensagem de conexão publicada para uma fila de gerenciamento de chave técnica ou para uma fila de gerenciamento de presença. A fila de gerenciamento de chave técnica manipula a autenticação das requisições de conexão do assinante (por exemplo, autenticação RADIUS ou requisições de descoberta DHCP). A mensagem na fila de gerenciamento de chave técnica inclui informação de chave técnica que é associada com chaves técnicas armazenadas no diretório unificado. Quando o assinante é autenticado, a informação de assinante associada é inserida no sistema de diretório unificado e então atualizada com a informação de endereço IP durante as fases subsequentes da conexão (por exemplo, durante a contabilização RADIUS ou a requisição DHCP / fases de reconhecimento). As mensagens na fila de gerenciamento de presença podem dar origem a uma mensagem, requisição ou submissão de atualização de presença de assinante enviada para o sistema de diretório unificado. Por exemplo, a fila de gerenciamento de presença pode manipular requisição DHCP / mensagens de reconhecimento a partir das quais o sistema de presença atualiza a informação de endereço IP do assinante no sistema de diretório unificado. O sistema de diretório unificado desse modo mantém informação dinâmica acerca dos assinantes conectados com a rede.
[0011] O sistema de diretório unificado inclui uma camada de acesso de dados que define um depósito de dados de perfil de assinante. A camada de acesso de dados pode ser implementada como
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 6/84
5/67 um depósito de dados persistentes de perfil de assinante em um primeiro tipo de memória (por exemplo, em uma unidade de disco rígido) e uma representação colocada em memória cache do depósito de dados persistentes de perfil de assinantes em uma segunda memória (por exemplo, na Memória de Acesso Randomico (RAM)) que é mais rápida do que a primeira memória. A representação colocada em memória cache do depósito de dados persistentes de perfil de assinante proporciona um tempo de resposta extremamente rápido para consultar a informação de perfil de assinante.
[0012] O sistema de diretório unificado implementa uma interface de comunicação com o sistema de presença. A interface de comunicação recebe mensagens de inserção de assinante e mensagens de atualização de presença de assinante a partir do sistema de presença em resposta às mensagens de conexão publicadas recebidas no sistema de presença. Uma segunda interface no sistema de diretório unificado (por exemplo, uma interface de protocolo de transporte de hipertexto (HTTP)) recebe consultas a perfil de assinante a partir de sistemas externos.
[0013] A lógica do serviço no sistema de diretório unificado processa as mensagens de inserção de assinante, as mensagens de atualização de presença de assinante e as consultas a perfil de assinante. Por exemplo, a lógica do serviço pode inserir um identificador de assinante na camada de acesso de dados (por exemplo, em uma tabela de presença de serviço da rede) em resposta a uma mensagem de inserção de assinante. Como outro exemplo, a lógica do serviço pode consultar a camada de acesso de dados em resposta à consulta ao perfil de assinante para obter um resultado da consulta. A consulta ao perfil de assinante pode ser, por exemplo, uma consulta de condição do usuário, uma consulta aos dados de serviço da rede, ou uma consulta aos dados de serviço da aplicação. A lógica do serviço pode enPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 7/84
6/67 tão retornar o resultado da consulta para o sistema externo.
[0014] O editor de mensagem pode gerar a mensagem de conexão publicada de acordo com um formato comum de mensagem para tais mensagens, independente do tipo de mensagem de conexão de assinante recebida (por exemplo, uma mensagem de protocolo dinâmico de configuração de computador central (DHCP) ou uma mensagem de serviço remoto de autenticação de usuário conectado (RADIUS)). A mensagem de conexão publicada pode incluir um nome de usuário e uma chave técnica. A chave técnica proporciona informação de identificação de conexão de assinante, tal como o identificador de caminho virtual (VPI), identificador de circuito virtual (VCI), identificador de interface e outras informações de identificação.
[0015] Outro aspecto da invenção é um sistema de diretório unificado incorporando um modelo de dados que armazenada informação de perfil de assinante. O sistema de diretório unificado estabelece o modelo de dados em uma camada de acesso de dados. A camada de acesso de dados implementa um depósito confiável de dados persistentes de perfil de assinante em uma primeira memória e uma representação colocada em memória cache de alta velocidade do depósito de dados persistentes de perfil de assinante em uma segunda memória. A camada de acesso de dados pode incluir vários nós persistentes paralelos, vários nós em tempo real paralelos e um balanceador de carga que distribui as mensagens de inserção de assinante, as mensagens de atualização de presença de assinante e as consultas a perfil de assinante para os nós.
[0016] O modelo de dados que armazena a informação de perfil de assinante distribui os dados de assinante através de várias camadas.
Em uma implementação, o modelo de dados inclui uma camada de perfil de cliente definindo uma entidade cliente que assina produtos, uma camada de perfil de usuário definindo usuários pertencendo à enPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 8/84
7/67 tidade cliente e uma camada de perfil de produto que define produtos e serviços disponíveis. O modelo de dados também inclui uma camada de perfil de serviço que define a rede assinada e os serviços de aplicação e uma camada de presença que define a presença do serviço da rede e a presença do serviço de aplicação para os serviços e aplicações assinadas.
[0017] O modelo de dados de forma flexível distingue entre serviços de rede e serviços de aplicação e permite ao diretório unificado estabelecer e manter a presença tanto dos serviços de rede como dos serviços de aplicação. Para este fim, a camada de presença pode incluir uma tabela de presença de serviço da rede e uma tabela de presença de serviço de aplicação. A tabela de presença de serviço da rede dinamicamente atualiza a condição de presença dos serviços de rede (por exemplo, atualizando se um assinante está conectado com a rede) e pode existir em um até vários relacionamentos com a tabela de instância de serviço da rede. A tabela de instância de serviço da rede instancia os serviços de rede assinados pelos usuários. De forma similar, a tabela de presença de serviço de aplicação dinamicamente atualiza a condição da presença dos serviços de aplicação (por exemplo, atualizando se um assinante se conectou) e pode existir em um ou vários relacionamentos com uma tabela de instância de serviço de aplicação. A tabela de instância de serviço de aplicação instancia os serviços de aplicação assinados pelos usuários.
[0018] Outros sistemas, métodos, aspectos e vantagens da invenção serão ou irão se tornar aparentes para os versados na técnica quando do exame das figuras seguintes e da descrição detalhada. É pretendido que todos tais sistemas, métodos, aspectos e vantagens adicionais estejam incluídos dentro desta descrição, estejam dentro do escopo da invenção e sejam protegidos pelas reivindicações seguintes.
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 9/84
8/67
Breve Descrição dos Desenhos [0019] A invenção pode ser mais bem entendida com referência aos desenhos e à descrição seguinte. Os componentes nas figuras não estão necessariamente em escala, ao invés disso sendo dada ênfase a ilustrar os princípios da invenção. Além disso, nas figuras, números de referência iguais designam partes ou elementos correspondentes através de todas as diferentes vistas.
[0020] A figura 1 apresenta uma parte de uma arquitetura de provedor de serviço de telecomunicações que inclui um sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante.
[0021] A figura 2 apresenta um sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante que processa mensagens de conexão de assinante e consultas a perfil de assinante.
[0022] A figura 3 ilustra um sistema de presença que pode ser parte de um sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante em uma arquitetura de provedor de serviço de telecomunicações. [0023] A figura 4 apresenta uma mensagem de conexão de assinante do protocolo de configuração dinâmica de computador central (DHCP) que o sistema de presença pode receber.
[0024] A figura 5 apresenta a mensagem de resposta de conexão de assinante DHCP que o sistema de presença pode enviar.
[0025] A figura 6 apresenta uma mensagem de conexão de assinante do serviço remoto de autenticação de usuário conectado (RADIUS) que o sistema de presença pode receber.
[0026] A figura 7 apresenta uma mensagem de resposta RADIUS que o sistema de presença pode enviar.
[0027] A figura 8 ilustra uma mensagem de conexão publicada que o editor de mensagem no sistema de presença pode gerar a partir das mensagens de conexão de assinante.
[0028] A figura 9 representa uma mensagem emitida pelo editor de
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 10/84
9/67 mensagem que o gerenciador de fila de mensagem no sistema de presença pode enviar para o editor de mensagem.
[0029] A figura 10 apresenta um sistema de diretório unificado que pode ser parte de um sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante em uma arquitetura de provedor de serviço de telecomunicações.
[0030] A figura 11 apresenta um modelo de dados que pode implementar um depósito de dados de perfil de assinante que o sistema de diretório unificado mantém.
[0031] A figura 12 apresenta atos que o sistema de presença pode executar para processar mensagens de conexão de assinante.
[0032] A figura 13 apresenta atos que o sistema de diretório unificado pode executar para processar inserção de assinante ou mensagens de atualização de assinante.
[0033] A figura 14 apresenta atos que o sistema de diretório unificado pode executar para processar consultas a perfil de assinante a partir do sistema de presença e a partir de sistemas externos.
[0034] Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas [0035] Os elementos ilustrados nas figuras operam em conjunto como explicado em maiores detalhes abaixo. Entretanto, antes de expor a explicação detalhada, é observado que toda a discussão abaixo, independente da implementação particular sendo descrita, é ilustrativa por natureza, ao invés de limitativa. Por exemplo, apesar de aspectos, características, ou componentes das implementações poderem ser armazenados em memórias, todo ou parte do sistema e métodos consistentes com o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante, sistema de presença, e diretório unificado, podem ser armazenados ou distribuídos, ou lidos a partir de outros meios legíveis por máquina, por exemplo, dispositivos secundários de armazenamento, tal como discos rígidos, discos flexíveis e CD-ROMs; um sinal recebido
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 11/84
10/67 a partir de uma rede; ou outras formas de ROM ou RAM atualmente conhecidas ou posteriormente desenvolvidas.
[0036] Adicionalmente, apesar de componentes específicos do sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante, do sistema de presença e das arquiteturas de diretório unificado serem descritos, métodos, sistemas e artigos de fabricação consistentes com o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante, com o sistema de presença e com as arquiteturas de diretório unificado podem incluir componentes adicionais ou diferentes. Por exemplo, a lógica do processamento, os sistemas de troca de mensagens, as interfaces de comunicação, os adaptadores de mensagens e outros componentes podem ser implementados com microprocessadores, microcontroladores, circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), lógica separada, ou com uma combinação de outros tipos de circuitos ou lógicas. De forma similar, as memórias podem ser DRAM, SRAM, Flash, disco, ou qualquer outro tipo de memória. Indicadores, dados, bases de dados, tabelas e outras estruturas de dados podem ser separadamente armazenados e gerenciados, podem ser incorporados em uma única memória ou base de dados, podem ser distribuídos, ou podem ser lógica e fisicamente organizados de vários modos diferentes. Os programas executados pelos componentes podem ser partes de um único programa, programas separados, ou distribuídos através de várias memórias e processadores. Adicionalmente, os sistemas podem ser implementados em hardware, software, ou em uma combinação de hardware e software em um sistema de processamento ou distribuídos através de vários sistemas de processamento.
[0037] A figura 1 apresenta uma parte de uma arquitetura de telecomunicações 100 que interage com as terceiras partes 102. As terceiras partes 102 podem variar amplamente em forma e em implementação. Como exemplos, as terceiras partes 102 podem incluir: dispositiPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 12/84
11/67 vos de assinante 104 tal como telefones celulares, assistentes de dados pessoais, dispositivos de comunicação de rede (por exemplo, Internet); aplicações 106 tal como aplicações de serviço de telecomunicações implementadas por outros provedores de serviço, tal como as aplicações de troca de mensagens Serviço de Mensagem Curta (SMS), sistemas de Protocolo de Início de Sessão (SIP) e aplicações de faturamento que cobram clientes por produtos e serviços; e outros dispositivos, programas, ou entidades 108.
[0038] A arquitetura de telecomunicações 100 implementa funcionalidades que suportam produtos e serviços de telecomunicações e expõem as funcionalidades selecionadas para as terceiras partes 102. Em adição, a arquitetura de telecomunicações 100 inclui um sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122. Como será explicado em maiores detalhes abaixo, o sistema de gerenciamento de acesso 122 estabelece e mantém informação de perfil de assinante e proporciona um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante.
[0039] Os produtos e serviços e suas funcionalidades subjacentes expostas, podem variar entre as implementações. Como exemplos, a arquitetura de telecomunicações 100 pode implementar os serviços de troca de mensagens SMS (para distribuição e cobrança por uma mensagem SMS), serviços de troca de mensagens do Sistema de Troca de Mensagens Multimídia (MMS) (para distribuir e cobrar por uma mensagem MMS) e serviços SIP (para configurar uma chamada SIP e cobrar pela chamada). Como exemplos adicionais, a arquitetura de telecomunicações 100 pode implementar os serviços de Cobrança (para requisitar a fatura de uma cobrança em relação a uma conta), serviços de Televisão no Protocolo Internet (IPTV) (para requisitar a distribuição da programação de televisão), serviços de Condição do Usuário (para requisitar uma condição corrente do usuário, tal como onPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 13/84
12/67 line, offline, ocupado, ou afastado) e serviços de autenticação de usuário (por exemplo, para requisitar a verificação de se um usuário móvel existe e se o usuário móvel possui as credenciais para comprar um serviço desejado, tal como o serviço IPTV). Outras funcionalidades podem ser proporcionadas em adição ou como alternativa. Adicionalmente, a arquitetura de telecomunicações 100 pode também proporcionar acesso aos serviços de rede de comunicação (por exemplo, serviços de navegação na Internet) através dos circuitos de interconexão de rede de acesso da terceira parte 110.
[0040] A arquitetura de telecomunicações 100 garante acesso aos serviços expostos. Para este fim, a arquitetura 100 proporciona um circuito de interconexão de rede de acesso da terceira parte 110. O circuito de interconexão de rede de acesso da terceira parte 110 atua como um único ponto de contato para as terceiras partes 102 com os serviços expostos.
[0041] Como apresentado na figura 1, o circuito de interconexão de rede de acesso da terceira parte 110 recebe as requisições de serviço 112 a partir das terceiras partes 102. Em resposta, o circuito de interconexão de rede de acesso da terceira parte 110 verifica que a requisição de serviço se origine com uma terceira parte autenticada e autorizada. No caso de requisições de serviço de comunicação de rede (como um exemplo), o circuito de interconexão de rede de acesso de terceira parte 110 processa as requisições de serviço autorizadas e retransmite as requisições de serviço para os provedores de serviço 114. No caso de requisições de serviço exposto, tal como requisições de serviço SMS, MMS e SIP, o circuito de interconexão de rede de acesso de terceira parte 100 pode processar e retransmitir as requisições de serviço autorizadas para o intermediário de serviço 116.
[0042] O intermediário de serviço 116 executa a requisição de serviço. Ao fazer isso, o intermediário de serviço 116 pode se comunicar
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 14/84
13/67 com os Sistemas de Suporte Comercial (BSS) e com os Sistemas de Suporte de Operação (OSS) 118 que a arquitetura 100 implementa para criar, dispor, gerenciar e manter os produtos e serviços de telecomunicações. Ao executar a requisição de serviço, o intermediário de serviço 116 pode adicional ou alternativamente se comunicar com uma camada de rede 120 que pode distribuir ou retornar os dados relacionados com o serviço para o intermediário de serviço 116. As respostas a partir dos provedores de serviço e do intermediário de serviço 116 são retornadas para o circuito de interconexão de rede de acesso da terceira parte 110 para distribuição para o requisitante da terceira parte de origem.
[0043] O sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 recebe as consultas a perfil de assinante a partir de sistemas externos e também processa as mensagens de conexão de assinante. As mensagens de conexão de assinante podem se originar de assinantes que tentam se conectar com a rede (por exemplo, como uma etapa inicial ao estabelecer uma sessão de comunicação entre os assinantes). A figura 1 apresenta dois assinantes 124 e 126 que estabelecem uma sessão de comunicação baseada em SIP 136. Os assinantes 124 e 126 podem ser telefones celulares, assistentes de dados pessoais, dispositivos de comunicação de rede (por exemplo, Internet); computadores pessoais; programas tais como videofone ou programas de televisão com protocolo Internet; ou outras entidades.
[0044] Qualquer assinante pode se conectar com o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 através de intermediários da rede. Os intermediários da rede podem incluir um ou mais sistemas servidores de acesso da rede (NAS) 128, servidores ou servidores auxiliares (proxy) de protocolo dinâmico de computador central (DHCP) 130, e / ou servidores ou servidores auxiliares de serviço remoto de autenticação de usuário conectado (RADIUS) 132. Uma ou
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 15/84
14/67 mais redes 134 podem conectar os assinantes e os intermediários da rede com o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122.
[0045] A figura 2 apresenta o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122. O sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 inclui um sistema de presença 202 que proporciona um único ponto de acesso para os serviços de autenticação de assinante e de detecção de presença de rede de assinante. Servidores ou servidores auxiliares RADIUS ou DHCP 206 podem comunicar mensagens de conexão de assinante para o sistema de presença 202. Como será explicado em maiores detalhes abaixo, em resposta, o sistema de presença 202 pode iniciar a autenticação de assinante com o sistema de diretório unificado 204, atualizar a informação de assinante no sistema de diretório unificado 204, ou executar outras ações.
[0046] Um sistema de diretório unificado 204 no sistema de gerenciamento de acesso 122 proporciona um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante. O sistema de diretório unificado 204 pode responder às mensagens de inserção ou de atualização de assinante a partir do sistema de presença 202, ou às consultas a informação de assinante a partir de sistemas externos 208, tal como o intermediário de serviço 116, o circuito de interconexão de rede de terceira parte 110, ou outros sistemas fora do sistema de diretório unificado. O sistema externo 208 pode consultar o sistema de diretório unificado 204 para obter a informação requisitada acerca da disponibilidade do assinante, das características de conexão, das características do dispositivo, ou de outras informações de perfil de assinante. O sistema de diretório unificado 204 retorna os resultados de consulta para os sistemas externos 208.
[0047] O sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 implementa uma interface de comunicação (a interface de prePetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 16/84
15/67 sença 210) entre o sistema de presença 202 e o sistema de diretório unificado 204. Em adição, o sistema de diretório unificado 204 implementa uma interface de comunicação (a interface externa 212) entre o sistema de diretório unificado 204 e os sistemas externos 208. A interface de presença 210 e / ou a interface externa 212 pode ser implementada como uma interface de protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), interface de conectividade de base de dados Java (®), ou outro tipo de interface de comunicação, incluindo uma interface para trocar mensagens entre os sistemas.
[0048] A figura 3 ilustra o sistema de presença 202 em detalhes. O sistema de presença 202 inclui um coletor de dados de rede 302, o editor de mensagem 304 e o gerenciador de fila de mensagens 306. O sistema de presença 202 também inclui um gerenciador de presença 308.
[0049] Como apresentado na figura 3, o sistema de presença 202 envia e recebe mensagens para a rede externa. Por exemplo, o sistema de presença 202 pode receber as mensagens de conexão de assinante tal como mensagens RADIUS 312 e as mensagens DHCP 314. O sistema de presença 202 pode responder para os servidores ou servidores auxiliares RADIUS ou DHCP com as mensagens de saída RADIUS 316 e com as mensagens de saída DHCP 318.
[0050] Entretanto, em algumas implementações, o sistema de presença 202 pode ele próprio implementar um servidor RADIUS ou servidor DHCP. Para este fim, o sistema de presença 202 pode incluir um servidor DHCP 320, um servidor RADIUS 322, ou ambos. Assim, o sistema de presença 202 pode receber mensagens diretamente a partir dos assinantes que estão tentando se conectar com os recursos da rede, ao invés de receber mensagens DHCP e RADIUS 312 e 314 a partir de sistemas externos.
[0051] O coletor de dados de rede 302 pode incluir uma interface
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 17/84
16/67 de comunicação e o ouvinte de pacote que monitora o tráfego da rede em relação às mensagens RADIUS e/ou DHCP 312 e 314 que chegam. Uma interface separada ou várias interfaces podem ser proporcionadas para as mensagens RADIUS e para as mensagens DHCP. Pode ser designado um endereço de rede específico para o coletor de dados de rede 302, tal como um endereço de protocolo Internet (IP) e um número de porta, ou pode ser endereçado de outros modos. As mensagens RADIUS e DHCP 312 e 314 podem se relacionar com o acesso à rede do assinante e podem ser enviadas quando um assinante precisa se conectar com os recursos da rede, por exemplo. Como outro exemplo, as mensagens podem se relacionar com a contabilidade de uso do serviço do assinante, incluindo início de contabilidade e mensagens de parada.
[0052] Como um exemplo, um servidor NaviRadius® da Lucent Technologies®, disponível a partir da Lucent Technologies de Murray Hill, NJ, por implementar o coletor de dados de rede 302, incluindo o servidor RADIUS 322. Alternativa ou adicionalmente, um servidor DHCP da Cisco Systems®, disponível a partir da Cisco Systems, Inc., de San Jose, CA, pode implementar o coletor de dados de rede 302, incluindo o servidor DHCP 320.
[0053] O coletor de dados de rede 302 passa as mensagens recebidas para o editor de mensagem 304. Vários coletores de dados de rede 302 e / ou editores de mensagem 304 podem ser proporcionados e um balanceador de carga pode distribuir as mensagens entre os editores de mensagem 304 utilizando uma técnica de rodízio ou qualquer outra técnica de equilíbrio de carga. O editor de mensagem 304 pode traduzir as mensagens RADIUS e DHCP para um formato comum de mensagem para mensagens de conexão publicadas. O formato comum pode ser empregado independente de se as mensagens recebidas são de um primeiro tipo de mensagem (por exemplo, uma mensaPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 18/84
17/67 gem RADIUS) ou de um segundo tipo de mensagem diferente (por exemplo, uma mensagem DHCP).
[0054] A lógica do adaptador no editor de mensagem 304 traduz as mensagens recebidas para o formato comum de mensagem. A lógica do adaptador transforma as mensagens e / ou o conteúdo da mensagem de um formato (por exemplo, um formato para o qual as mensagens RADIUS aderem) para outro formato (por exemplo, o formato comum para o qual as mensagens de conexão publicadas aderem). Em uma implementação, o editor de mensagem 304 analisa cada mensagem recebida em uma mensagem de conexão publicada na Linguagem de Marcação Extensível (XML). Exemplos de formatos de mensagem são dados abaixo.
[0055] O gerenciador de fila de mensagens 306 pode estabelecer e controlar uma ou mais filas de mensagens. A figura 3 apresenta duas filas de mensagens 324 e 326. Cada fila de mensagens pode armazenar um tipo particular de mensagem de conexão publicada 325 recebida a partir do editor de mensagem 304. Por exemplo, a fila de mensagem 324 pode enfileirar mensagens RADIUS, enquanto a fila de mensagens 326 pode enfileirar mensagens DHCP. Entretanto, as mensagens podem ser inseridas nas filas dependendo dos identificadores de assinante, do tipo de requisição de mensagem de conexão, ou de acordo com qualquer outro critério.
[0056] O editor de mensagem 304 e / ou o gerenciador de fila de mensagens 306 pode implementar uma interface de troca de mensagens publica / assina. Por exemplo, um sistema de mensagem Sonic MQ®, disponível a partir da Sonic Software de Belford MA, pode implementar o gerenciador de fila de mensagens 306. Entretanto, outras técnicas de troca de mensagens podem ser empregadas, incluindo a transmissão de mensagens ponto a ponto.
[0057] O gerenciador de presença 308 pode incluir um editor / asPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 19/84
18/67 sinante de mensagem 328 e um gerenciador de regras 330. O gerenciador de regras 330 determina os destinos da mensagem ou outras ações de processamento a executar baseado nas regras de encaminhamento 332. Os destinos de mensagem podem incluir diferentes filas de mensagens, tal como a fila de gerenciamento de presença 334 e a fila de gerenciamento de chave técnica 336. A lógica do processamento pode ser proporcionada para recuperar e processar as mensagens enfileiradas. A figura 3 apresenta a lógica da fila de presença 338 que processa as mensagens na fila de gerenciamento de presença 334, e a lógica da fila de chave técnica 340 que processa as mensagens na fila de gerenciamento de chave técnica 336.b A lógica de serviço 310, a qual pode ser parte da lógica da fila 338 e 340, proporciona uma interface com o sistema de diretório unificado 204. Apesar de apresentada separadamente na figura 3, a lógica de fila 338 e 340 e a lógica de serviço 310 não são necessariamente programas ou conjunto de circuitos distintos. Por exemplo, a lógica de fila 338 e 340 para processar ambas filas 334 e 336 e / ou a lógica de serviço 310 para comunicação com o sistema de diretório unificado 204 podem ser implementadas em um único programa ou conjunto de circuitos.
[0058] O editor / assinante de mensagem 328 recebe as mensagens de conexão de assinante publicadas a partir do gerenciador de fila de mensagens 306. O gerenciador de regras 330 processa as mensagens recebidas e determina seus destinos de acordo com as regras de encaminhamento 332. Como será explicado em maiores detalhes abaixo, as regras de encaminhamento 332 podem especificar quais das filas 334 e 336 devem enfileirar as mensagens de conexão de assinante publicadas recebidas. A lógica da fila de presença 338 e a lógica de fila de chave técnica 340 podem então recuperar as mensagens enfileiradas e interagir com o sistema de diretório unificado 204 através da lógica de serviço 310 como citado abaixo. O gerenciador de
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 20/84
19/67 presença 308 e / ou a lógica de serviço 310 pode ser implementada com um sistema de barramento de serviço e de processamento de mensagem Sonic ESB®. Mais geralmente, qualquer um dos elementos apresentados na figura 3 pode ser implementado em hardware, software, ou em uma combinação de hardware e software.
[0059] A figura 4 apresenta um exemplo de uma mensagem de conexão DHCP 312. A mensagem de conexão 312 inclui um campo código 402, um campo comprimento 404 e um campo endereço de hardware do cliente 406. Em adição, a mensagem de conexão 312 inclui um campo ID de servidor 408, um campo yiaddr 410, um campo xid 412 e um campo opção 414. Uma descrição para cada campo é dada abaixo na Tabela 1.
Tabela 1 - mensagem DHCP
Campo Tamanho (bytes) Descrição Valores
Código 1 Código de Comando - Mensagens DHCPACK e DHCKNAK podem ser recebidas como consequência de um servidor DHCP recebendo e processando uma mensagem DHCPREQUEST a partir de um assinante 1: DHCPDISCO- VER 2: DHCPACK 3: DHCPNAK
Comprimento 1 Comprimento dos dados
Chaddr 6 Endereço de hardware do assinante
ID do servidor 4 Endereço IP do Servidor DHCP
yiaddr 4 Endereço IP oferecido para o assinante
xid 4 ID de transação DHCP
Opção Variável Dados Opcionais da mensagem
[0060] O campo opção 414 pode incluir informação adicional de conexão de assinante tal como um identificador único. O identificador único permite que outros sistemas, tal como provedores de serviço InPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 21/84
20/67 ternet, executarem ações específicas baseado no identificador. Como exemplos, os sistemas podem utilizar o identificador para identificar um assinante, para designar ações específicas para este assinante (por exemplo, designação de um endereço IP de computador central, máscara de subrede e servidor de nome de domínio (DNS)), para ativar a contabilidade, ou executar outras ações. O campo opção 414 pode aderir ao formato DHCP Option82.
[0061] A figura 4 apresenta que o campo opção 414 pode incluir os campos comprimento 416, 420 e 426 para as partes de informação do campo opção 414. As partes de informação podem incluir um primeiro campo subopção 418, um primeiro campo informação 422, um segundo campo subopção 424 e um segundo campo informação 428. A Tabela 2 abaixo proporciona uma descrição de cada campo.
Tabela 2 - Campo Opção
Campo Descrição
Comprimento 1 Comprimento de Dado do campo opção 414
Subopçãol Identificador opcional de uma primeira subopção proporcionada no campo opção
Comprimento2 Comprimento de dado da primeira subopção
Informação 1 Dados da mensagem para a primeira subopção - por exemplo, um identificador de circuito
Subopção2 Identificador opcional para uma segunda subopção proporcionada no campo opção
Comprimento3 Comprimento de dado da segunda subopção
Informação2 Dados da mensagem para a segunda subopção - por exemplo, endereço MAC para uma interface de cabo, chave técnica, ou outros dados
[0062] O segundo campo subopção 428 pode proporcionar informação adicional à cerca da conexão do assinante. O segundo campo subopção 428 pode incluir um tipo de porta 430, um identificador de versão 432, bytes reservados 434 e uma chave técnica 436. O segundo campo subopção 428 pode suportar provedores de serviço de suPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 22/84
21/67 porte que utilizam o encapsulamento de ponte encaminhado ATM (RBE) para configurar o acesso à linha de assinante digital (DSL). O segundo campo subopção 428 pode desse modo permitir que provedores de serviço utilizem DHCP para designar endereços IP e implementar as políticas de segurança e de designação IP. A Tabela 3 abaixo proporciona uma descrição para cada campo.
Tabela 3 - Subopção 2
Campo Descrição
Tipo de Porta Um identificador de um tipo de porta (por exemplo, Encapsulamento de ponte encaminhado)
Versão Identificador de versão para o formato do campo opção 414
Reservado Bytes reservados para uso futuro
Chave Técnica Uma coleção de características de conexão do assinante, tal como um endereço IP de serviço de autenticação da rede e / ou porta
[0063] A figura 4 apresenta a chave técnica 436 em maiores detalhes. A chave técnica inclui um endereço IP de porta 438, um endereço de Controle de Acesso de Meio (MAC) do Multiplexador de Acesso de Linha de Assinante Digital (DSLAM) 440 e um identificador de Soquete 442. A chave técnica também pode incluir um identificador de porta 444, um Identificador de Caminho Virtual (VPI) 446 e um Identificador de Circuito Virtual (VCI) 448. A Tabela 4 abaixo proporciona uma descrição para cada campo:
Tabela 4 - Chave Técnica
Endereço de uma porta IP Endereço Ip de uma interface em um agente de retransmissão DHCP
DSLAM MAC O endereço MAC do DSLAM através do qual o assinante se conecta
Soquete Identificador de Soquete do circuito virtual no qual a requisição DHCP chegou
Porta Identificador de porta do circuito virtual no qual a requisição DHCP chegou
VPI Identificador de caminho virtual do circuito virtual no qual a requisição DHCPO chegou
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 23/84
22/67
VCI Identificador de circuito virtual do circuito virtual no qual a requisição DHCP chegou
[0064] A figura 5 apresenta uma mensagem de saída de conexão de assinante DHCP 318 que o sistema de presença 202 pode enviar em resposta a receber e processar uma mensagem de conexão de assinante DHCP. A mensagem de saída 318 pode incluir um campo código 502, um campo comprimento 504 e um campo descrição 506. A Tabela 5 abaixo proporciona uma descrição de cada campo.
Tabela 5 - mensagem de saída de conexão de assinante DHCP
Campo Tamanho (bytes) Descrição Valores
Código 1 Código de Comando 1: SUCCESS 2: ERROR
Comprimento 1 Comprimento dos dados
Descrição Variável Uma descrição textual da condição do resultado
[0065] A figura 6 apresenta uma mensagem de conexão de assinante RADIUS 312 que o sistema de presença 202 pode receber. A mensagem de conexão de assinante RADIUS 312 pode incluir um campo tipo 602, um campo identificador 604 e um campo comprimento 606. O campo mensagem 312 pode adicionalmente incluir um campo autenticador 608, um campo de endereço IP enquadrado 610, e um campo de nome de usuário 612. Campos adicionais incluem um campo de endereço IP NAS 614, o campo ID NAS 616. o campo de ID de sessão de conta 618 e o campo de tipo de condição de conta 620. A Tabela 6 abaixo proporciona uma descrição para cada campo.
Tabela 6 - Mensagem de conexão de assinante RADIUS
Campo Tamanho (bytes) Descrição Valores
Tipo 1 Código de Comando que indica o tipo de mensagem RADIUS 1: Requisição de Acesso 2: Requisição de Contabilidade
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 24/84
23/67
Identi- ficada 1 Identificador da Requisição que associa uma requisição com uma resposta correspondente
Compri prime nto 1 Comprimento de dado da mensagem RADIUS
Auten- ticador 16 Campo Autenticador que contém informação que o cliente e o servidor RADIUS utilizam para autenticar um ao outro
Estrutura IP 4 Endereço IP oferecido para o assinante
Nome do Usuá- rio >=3 Nome do usuário assinante
NAS IP 4 Endereço IP NAS
NAS ID >=3 Identificador NAS (por exemplo, um nome de domínio para o NAS).
Sessão de conta >=3 Placa de Linha do Nó (So- quete / Porta) e IDs de Circuito (VPI / VCI)
Tipo do status da conta 6 Tipo de Requisição de Contabilidade Início, Para, Atualização Temporária
[0066] A figura 7 apresenta uma mensagem de resposta RADIUS 316 que o sistema de presença 202 pode enviar. A mensagem de resposta RADIUS 316 pode incluir um campo tipo 702, um campo identificador 704 e um campo comprimento 706. A mensagem de resposta 316 também pode incluir um campo autenticador 708 e um campo atributo 710. A Tabela 7 abaixo proporciona uma descrição para cada
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 25/84
24/67 campo.
Tabela 7 - Mensagem de resposta RADIUS
Campo Tamanho (bytes) Descrição Valores
Tipo 1 Código de Comando 1: Acesso - Aceita 2: Acesso - Rejeita 3: Contabilidade Resposta
Identificador 1 Identificador da Requisição
Comprimento 1 Comprimento de dado
Autenticador 16 Campo Autenticador
Atributo >=7 Descrição do resultado de resposta da contabilidade. Pode incluir vários sub- campos: um identificador de atributo específico de vendedor, comprimento e campo de dados.
[0067] Um exemplo de mensagem de requisição de acesso RADIUS é dado abaixo na Tabela 8. A mensagem de requisição de acesso pode ser enviada a partir de um servidor RADIUS em resposta a uma tentativa do assinante de se conectar com a rede.
Tabela 8 - Mensagem de Requisição de Acesso RADIUS
Campo Valor
Tipo 1
Identificada 11
Comprimento 167
Autenticador
Estrutura IP
Nome do Usuário test123@123.testtest1 .com
NAS IP 99.222.66.111
NAS ID rm100.aaa.testtest1 .com
Sessão de 3/0/0/1.1_00000483
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 26/84
25/67
conta
Tipo do status da conta
[0068] Um exemplo de uma mensagem de requisição de contabilidade RADIUS é dada abaixo na Tabela 9. A mensagem de requisição de contabilidade pode ser enviada para iniciar ou parar a contabilidade da utilização do assinante dos recursos da rede.
Tabela 9 - Mensagem de Requisição de Contabilidade RADIUS
Campo Valor
Tipo 4
Identificada 12
Comprimento 198
Autenticador
Estrutura IP
Nome do Usuário magictested@123.testtest1 .com
NAS IP 99.222.66.111
NAS ID rm100.aaa.testtest1 .com
Sessão de conta 3/0/0/1.1_00000483
Tipo do status da conta Inicio
[0069] A Tabela 10 fornece um exemplo de uma mensagem de saída aceitação de acesso RADIUS correspondente.
Tabela 10 - Mensagem de Saída de aceitação de acesso RADIUS
Campo Valor
Tipo 2
Identificador 11
Comprimento 3
Autenticador
Atributo OK
[0070] A Tabela 11 fornece um exemplo de uma mensagem de resposta de contabilidade RADIUS correspondente.
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 27/84
26/67
Tabela 11 - Mensagem de Saída de resposta de contabilidade
Campo Valor
Tipo 5
Identificador 12
Comprimento 198
Autenticador
Atributo 26 (identificador de atributo), 2 (comprimento de atributo), OK (dados de atributo)
[0071] A figura 8 ilustra uma mensagem de conexão publicada 325 que o editor de mensagem 304 no sistema de presença 202 pode gerar a partir das mensagens de conexão de assinante. As mensagens de conexão publicadas 325 podem ser mensagens XML, ou outros tipos de mensagens. A mensagem de conexão publicada 325 pode aderir a um formato comum de mensagem que inclui um campo tipo de mensagem 802, um campo de nome de usuário 804 e um campo de IP de servidor 806. A mensagem de conexão publicada 326 também inclui um campo IP de cliente 808, um campo IP de servidor de acesso 810 e um campo identificador de servidor de acesso 812. O formato comum de mensagem também inclui um campo Soquete 814, o campo porta 816, o campo interface 818, o campo VPI 820 e o campo VCI 822 também estão presentes. A Tabela 12 proporciona uma descrição de cada campo.
Tabela 12 - Mensagem de conexão publicada
Campo Tipo Descrição Valores
msgType inteiro Código de Comando 1: DHCPDISCOVER 2: DHCPACK 3: DHCPNAK 4: ACCESSRE- QUEST 5: ACCTSTART 6: ACCTSTOP
Nome do Usuário Cadeia Nome do Usuário o endereço MAC do cliente
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 28/84
27/67
Servidor IP Cadeia IP do servidor RADIUS ou DHCP
Cliente IP Cadeia Endereço IP oferecido para o assinante
Servidor de Acesso IP Cadeia Endereço IP NAS ou DSLAM
Acess server ID Cadeia Identificador NAS ou endereço MAC DSLAM
Soquete Inteiro Identificador do Soquete
Porta Inteiro Identificador da Porta
Interface Inteiro Identificador de Interface
VPI Inteiro Identificador VPI
VCI Inteiro Identificador VCI
[0072] A 'igura 9 ilustra uma mensagem de saída do editor de
mensagem 900 que o editor de mensagem 304 no sistema de presença 202 pode enviar em resposta á recepção de uma mensagem de conexão publicada 325. A mensagem de saída 900 pode incluir um campo código 902 e um campo descrição 904. A Tabela 13 proporciona uma descrição de cada campo.
Tabela 13 - Mensagem de saída do editor de mensagem
Campo Tipo Descrição Valores
Código inteiro Código de Comando 1: SUCCESS 2: ERROR
Descrição Cadeia Uma descrição textual da condição do resultado
[0073] A Ί fabela 14a proporciona um exemplo de uma mensagem
de conexão publicada XML. O exemplo na Tabela 14a é consistente com o formato comum apresentado na Tabela 12 para uma requisição de acesso a partir de um assinante. A mensagem de conexão publicada identifica a chave técnica utilizando a tag <tk>.
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 29/84
28/67
Tabela 14a - Mensagem de conexão publicada XML <?xml version=1,0?>
<msg>
<msgtype>4</msgType>
<username>44-45-53-54-42-00</username>
<serverl P> 10.107.109.182</serverl P>
<cl ie ntl P>121.56.134.45</clientlP>
<tk>
<acessServerl P>10.107.108.204</acessServerl P>
<acessServerl D>92.168.132,8</accessServerl D>
<slot>3</slot>
<porta>0</porta>
<interface>1 </interface>
<vpi>245</vpi>
<vci>34</vci>
</tk>
</msg>
[0074] A Tabela 14b proporciona um exemplo de uma mensagem de saída do editor de mensagem XML 900 para a requisição de acesso. Neste exemplo, a mensagem de saída transporta um erro na tentativa de autorizar o assinante em relação ao acesso à rede porque o nome do usuário do assinante não é reconhecido
Tabela 14b - Mensagem de saída do editor de mensagem <?xml version=1,0?>
<msg>
<code>2</code>
<description>username not present</description>
</msg>
[0075] Como um exemplo do processamento executado pelo sistema de presença 202, o sistema de presença 202 pode receber uma mensagem de conexão de assinante RADIUS 312 que especifica que um assinante está requisitando acesso aos serviços de rede. O tipo de mensagem é tipo 1: Requisição de acesso. O sistema de presença 202 irá autorizar o assinante e pode atuar como um único ponto de
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 30/84
29/67 contato para os sistemas RADIUS, DHCP e para outros sistemas para proporcionar autorização do assinante. Para este fim, o coletor de dados de rede 302 primeiro recebe a mensagem de requisição de acesso e passa a mesma para o editor de mensagem 304.
[0076] O editor de mensagem 304 traduz a mensagem para criar uma nova mensagem que adere a um formato comum para as mensagens de conexão publicadas. O editor de mensagem 304 gera uma mensagem de conexão no formato comum XML com o campo apresentado acima nas Tabelas 12 e 14. Os dados para a mensagem de conexão no formato comum podem ser extraídos a partir ou derivados de campos na mensagem de conexão do assinante da requisição de acesso.
[0077] Uma vez que a mensagem de conexão no formato comum seja formada, o editor de mensagem 304 publica a mensagem. Como resultado, o gerenciador de fila de mensagens 306 recebe a mensagem publicada e insere a mensagem publicada na fila apropriada 324, 326. Por exemplo, o gerenciador de fila de mensagens 306 pode inserir a mensagem de conexão publicada em uma fila designada para manipular mensagens de requisição de acesso.
[0078] O gerenciador de fila de mensagens 306 recupera a mensagem de conexão publicada e envia a mesma para um assinante de mensagem, tal como o gerenciador de presença 308. O editor / assinante da mensagem 328 no gerenciador de presença 308 recebe a mensagem de conexão publicada. O gerenciador de regras 330 aplica as regras de encaminhamento 332 junto aos dados na mensagem de conexão publicada para determinar um destino para a mensagem de conexão publicada.
[0079] Como um exemplo, as regras de encaminhamento 332 podem ser implementadas como apresentado na Tabela 15:
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 31/84
30/67
Tabela 15 - Regras de encaminhamento Se msgType == 1 ou msgType == 4)
Então insere mensagem de conexão publicada na fila de gerenciamento de chave técnica;
senão /* msgType é 2, 3, 5, ou 6 */ insere mensagem de conexão publicada na fila de gerenciamento de presença.
Se ocorrer um erro,
Então envia uma mensagem NOK para o gerenciador de regras.
[0080] Assim, a fila de gerenciamento de chave técnica 336 manipula as mensagens para requisições de acesso de assinante e as requisições DHCPDISCOVER (isto é, requisições que um assinante envia para localizar um servidor DHCP). Neste caso, a fila de gerenciamento de chave técnica 336 recebe a mensagem de conexão publicada. A fila de gerenciamento de chave técnica 336 mantém mensagens paras as quais a autenticação de assinante é desejada. A autenticação pode ser baseada na chave técnica na mensagem de conexão publicada, como será explicado em maiores detalhes abaixo.
[0081] A lógica de fila TK 340 periodicamente serve à fila de gerenciamento de chave técnica 336. Assim, a lógica de fila TK 340 recupera a mensagem enfileirada. A lógica de fila TK 340 processa a mensagem enfileirada de acordo com um conjunto de regras implementadas em hardware ou em software na lógica de fila TK 340. A Tabela 16 proporciona um exemplo das regras de processamento da lógica de fila TK. Na Tabela 16, tk se refere aos campos de chave técnica proporcionados na mensagem de conexão de assinante publicada entre as tags <tk> e </tk>
Tabela 16 - Regras de processamento de lógica de fila TK Seleciona * a partir de SDP_CUST_NET_SVT_T onde CUSTID = (seleciona CUSTID a partir de SDP_USR_T onde USRID=username)
Se Parâmetros TK recuperados a partir de SDP_CUST_NET_SVC_T == tk então Se username e CUSTNETSVCID não estiverem em SDP_NET_PRES_T então
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 32/84
31/67
Insere username e CUSTNETSVCID em SDP_NET_PRES_T;
Envia mensagem OK para gerenciador de regras;
Senão
Envia mensagem NOK para gerenciador de regras;
Se qualquer erro ocorrer, envia mensagem NOK para o gerenciador de regras. [0082] Em geral, as regras de processamento de lógica de fila TK associam a informação de chave técnica com as chaves técnicas armazenadas no diretório unificado. Quando o assinante é autenticado, a informação de assinante associada (por exemplo, um nome de usuário) é inserida no sistema de diretório unificado. Subsequentemente, informações adicionais de assinante, tal como endereço IP, podem ser atualizadas no sistema de diretório unificado durante as fases de conexão subsequentes (por exemplo, durante a contabilidade RADIUS ou fases de requisição / reconhecimento DHCP). Assim, a lógica de fila TK 340 pode emitir uma ou mais consultas para o sistema de diretório unificado 204 ao processar as regras apresentadas na Tabela 16. Uma consulta pode obter o ID do cliente associando o nome do usuário especificado na mensagem de conexão publicada a partir da tabela de usuários (Tabela 19). A mesma consulta ou uma segunda consulta ao sistema de diretório unificado 204 seleciona todos os campos a partir da tabela de instância de serviço de rede (Tabela 27) para associar o cliente (incluindo os campos ACESSSERVERID, ACCESSSERVERIP, SLOT, PORT, INTERFACE, VCI e VPI que formam a chave técnica). A tabela de instância de serviço de rede define serviços ativos da rede para cada cliente. Assim, o assinante / cliente é um usuário autenticado de um serviço de rede se o assinante tiver um registro associado na tabela de usuários, a tabela de instância de serviço de rede estabelece um serviço de rede para o usuário e a chave técnica proporcionada na mensagem de conexão publicada associa a informação de conexão técnica que o sistema de diretório unificado 204 gravou para o assinante na tabela de instância de serviço de rede.
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 33/84
32/67 [0083] Se o assinante for autenticado, então o sistema de presença 202 rastreia a conexão do assinante. Para este fim, o sistema de presença 202 envia uma mensagem de inserção para o sistema de diretório unificado 204 para causar a inserção do username no campo USRID na tabela de presença de rede (Tabela 31) e a inserção do CUSTNETSVCID recuperado a partir da tabela de instância de serviço de rede na tabela de presença de rede. O campo CUSTNETSVCID proporciona um identificador único de uma associação entre um cliente e um serviço de rede.
[0084] Assim, o sistema de presença 202 ajuda a manter a informação de presença correta acerca do acesso e presença do assinante com respeito aos recursos da rede. Em adição, quando o assinante é autenticado, o gerenciador de presença 308 retorna uma mensagem de sucesso ou OK de volta através do gerenciador de fila de mensagens 306, do editor de mensagem 304, do coletor de dados de rede 302 e para o servidor RADIUS a partir do qual a mensagem de conexão de assinante se originou. O servidor RADIUS pode desse modo confirmar com o assinante que o acesso está concedido.
[0085] Como outro exemplo do processamento executado pelo sistema de presença 202, o sistema de presença 202 pode receber uma mensagem de início de requisição de contabilidade RADIUS 312 que especifica que a contabilidade deve iniciar para o assinante. A mensagem de requisição de contabilidade especifica uma mensagem tipo 2 e um tipo de condição de conta Início. O coletor de dados de rede 302 passa a mensagem de conexão RADIUS 312 para o editor de mensagem 304.
[0086] O editor de mensagem 304 traduz a mensagem para criar uma nova mensagem XML que adere ao formato comum para as mensagens de conexão publicadas. Uma vez que o editor de mensagem 304 tenha gerado e publicado a mensagem, o gerenciador de fila
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 34/84
33/67 de mensagens 306 recebe a mensagem de conexão publicada e insere a mensagem na fila apropriada 324, 326. Por exemplo, o gerenciador de fila de mensagens 306 pode inserir a mensagem de conexão publicada em uma fila designada para manipular atualizações de presença, mensagens RADIUS, mensagens de início de contabilidade, ou outra fila.
[0087] O gerenciador de fila de mensagens 306 recupera a mensagem de conexão publicada e envia a mesma para o gerente de presença 308. O editor / assinante da mensagem 328 no gerenciador de presença 308 recebe a mensagem de conexão publicada. O gerenciador de regras 330 aplica as regras de encaminhamento 332 para os dados na mensagem de conexão publicada para determinar um destino para a mensagem de conexão publicada. Como apresentado na Tabela 15, as regras de encaminhamento podem resultar na inserção da mensagem de conexão publicada (a qual possui um msgType de 5) no fila de gerenciamento de presença 334.
[0088] A fila de gerenciamento de presença 334 manipula as mensagens que indicam atividade do assinante na rede, e baseado nisto o sistema de presença 202 pode proporcionar uma atualização de presença para o diretório unificado 204. A atualização de presença mantém o sistema de diretório unificado 204 informado acerca da conectividade em andamento do assinante com os recursos da rede e proporciona rastreamento em tempo real da informação de conexão do assinante.
[0089] A lógica de fila de presença 338 periodicamente presta serviço à fila de gerenciamento de presença 334. A lógica de fila de presença 338 recupera a mensagem enfileirada e processa a mensagem enfileirada de acordo com um conjunto de regras implementadas em hardware ou em software na lógica de fila de presença 338. A Tabela 17 proporciona um exemplo das regras de processamento da lógica de
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 35/84
34/67 fila de presença.
Tabela 17 - Regras de processamento de lógica de fila de presença
Seleciona * a partir de SDP_CUST_NET_SVC_T onde CUSTID = (seleciona CUSTID a partir de SDP_USR_T onde USRID=username)
Se username e CUSTNETSVCID não estiverem em SDP_NET_PRES_T então insere username, CUSTNETSVCID, e clientIP em SDP_NET_PRES_T; envia mensagem OK para gerenciador de regras;
Senão atualiza clientIP em SDP_NET_PRES_T; envia mensagem OK para gerenciador de regras;
Se qualquer erro ocorrer, envia mensagem NOK para o gerenciador de regras. [0090] As regras apresentadas na Tabela 17 podem ser implementadas em uma ou mais consultas ao sistema de diretório unificado. Uma primeira consulta obtém cada ID de cliente se associando com o nome de usuário especificado na mensagem de conexão publicada a partir da tabela de usuários (Tabela 19). A mesma consulta ou uma segunda consulta ao sistema de diretório unificado 204 seleciona todos os campos a partir da tabela de instância de serviço de rede (Tabela 27) para o cliente associado. Assim, o sistema de presença 202 irá gerenciar a presença de assinante para estes assinantes / clientes que possuem um registro associado na tabela de usuários e na tabela de instância de serviço de rede.
[0091] Especificamente, as regras apresentadas na Tabela 17 verificam se o username e CUSTNETSVCID ainda não estão presentes na tabela de presença de serviço de rede. Se eles não estiverem presentes, então o sistema de presença 202 pode enviar uma mensagem de inserção de assinante para o sistema de diretório unificado 204. A mensagem de inserção de assinante causa que o sistema de diretório unificado 204 insira o username no campo CUSTID, insira o CUSTNETSVCID e insira o clientIP no campo IP na tabela de presença de serviço de rede. Entretanto, se o assinante já estiver presente na tabela de presença de rede, então o sistema de presença 202 pode
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 36/84
35/67 enviar uma mensagem de atualização de assinante para o sistema de diretório unificado 204 para causar uma atualização no campo clientlP na tabela de presença de serviço de rede. O sistema de presença 202 desse modo rastreia a informação de conexão corrente para o assinante.
[0092] A figura 10 apresenta um sistema de diretório unificado 204 que pode ser parte do sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122. O sistema de diretório unificado 204 recebe mensagens de inserção de assinante 1002 e a mensagem de atualização de assinante 1004 a partir do sistema de presença 202. As mensagens de inserção de assinante 1002 podem requisitar ao diretório unificado para inserir a informação de perfil de assinante no depósito de dados de perfil de assinante como citado acima com respeito às Tabelas 16 e
17. De forma similar, as mensagens de atualização de assinante 1004 podem requisitar ao diretório unificado para atualizar informação de perfil de assinante (por exemplo, o endereço IP do cliente) no diretório unificado.
[0093] A interface externa 212 conecta o sistema de diretório unificado 204 com outros sistemas de processamento de dados ou aplicações 1006. As aplicações externas 1006 podem enviar consultas a perfil de assinante para o sistema de diretório unificado 204. O sistema de diretório unificado 204 pode proporcionar um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante para qualquer número de aplicações externas 1006. Os dados de perfil de assinante podem desse modo ser centralizados no sistema de diretório unificado 204, eliminado a dispersão de informação de perfil de assinante entre vários sistemas de suporte de produto e serviço.
[0094] O sistema de diretório unificado 204 inclui uma camada de acesso de dados 1010. Em um ambiente de alto desempenho, o sistema de diretório unificado 204 pode também incluir um balanceador
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 37/84
36/67 de carga 1012 que distribui mensagens para a camada de acesso de dados 1010. O balanceador de carga 1012 pode distribuir as mensagens de um modo em rodízio ou de outros modos.
[0095] A camada de acesso de dados 1010 inclui um ou mais nós em tempo real (figura 10 apresenta um exemplo com três nós em tempo real rotulados 1014, 1016 e 1018) e um ou mais nós persistentes (a figura 10 apresenta um exemplo com dois nós em tempo real rotulados 1020 e 1022). Cada nó em tempo real pode incluir lógica de serviço de base de dados em tempo real 1024 e uma base de dados de alto desempenho 1026. Cada nó persistente 1020 pode incluir uma base de dados persistente 1030. A lógica de serviço de base de dados 1024 pode incluir um sistema de gerenciamento de base de dados que executa as consultas à base de dados nas bases de dados de alto desempenho 1026. A lógica do serviço 1024 também pode implementar uma interface de comunicação (por exemplo, uma interface HTTP ESB (®) da Sonic) para enviar e receber mensagens para o sistema de presença 202 e para os sistemas e aplicações externas 1006. Assim, a lógica de serviço 1024 recebe e processa as mensagens HTTP recebidas através do balanceador de carga. As mensagens HTTP são então processadas nos nós em tempo real individuais 1014 a 1018, com cada nó 1014 a 1018 manipulando parte da carga de prestação de serviço de mensagem.
[0096] Cada nó persistente 1020 a 1022 pode incluir um sistema de gerenciamento de base de dados que executa as operações de inserção e de atualização da base de dados. Os nós persistentes 1020 a 1022 podem receber mensagens de inserção e de atualização de base de dados a partir de sistemas externos, tal como um Sistema de Suporte Comercial (BSS) ou Sistema de Suporte Operacional (OSS) 1032 na arquitetura de telecomunicações. Para este fim, o sistema de diretório unificado 204 pode proporcionar uma interface de mensagem
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 38/84
37/67
BBS / OSS 1034, a qual implementa um HTTP, Linguagem de Marcação de Provisionamento de Serviço (SPML), ou outra interface e que pode suportar a troca de usuário, recurso e provisionar informação entre os sistemas que cooperam, incluindo o sistemas BSS / OSS 1032. [0097] As bases de dados 1026 e 1030 armazenam cópias de um depósito de dados de perfil de assinante. As bases de dados persistentes 1030 podem ser implementadas em disco com um sistema de gerenciamento de base de dados tal como o sistema Oracle 9i(®) disponível a partir da Oracle Corporation de Redwood Shores, CA. As bases de dados de alto desempenho 1026 podem ser implementadas em um sistema de memória que é mais rápido do que o sistema de memória que suporta as bases de dados persistentes 1030. Por exemplo, as bases de dados de alto desempenho 1026 podem ser implementadas na Memória de Acesso Randomico (RAM) como cópias colocadas em memória cache dos depósitos de dados persistentes de perfil de assinante. Um sistema de base de dados TimesTen(®), também disponível a partir da Oracle Corporation, pode implementar os nós em tempo real 1014 a 1018.
[0098] Em outras implementações, os nós em tempo real 1014 a 1016 colocam em memória cache uma parte do depósito de dados de perfil de assinante. Por exemplo, os nós em tempo real 1014 a 1016 podem colocar em memória cache somente a tabela de presença de serviço de rede (Tabela 31) e / ou a tabela de presença de serviço de aplicação (Tabela 32). Estas tabelas armazenam voláteis ou de alteração relativamente frequente (por exemplo, o endereço IP CPE do assinante). Existe uma necessidade reduzida de manter os nós persistentes 1022 a 1024 consistentes com tais dados. Adicionalmente, a implementação de alta velocidade dos nós em tempo real 1014 a 1018 permite ao sistema de diretório unificado 204 responder extremamente rapidamente às consultas em relação à informação corrente de perfil
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 39/84
38/67 de assinante.
[0099] Os nós em tempo real 1014 a 1016 proporcionam tempo de resposta extremamente rápido para as consultas ao perfil de assinante, enquanto os nós persistentes 1022 e 1024 podem manipular as mensagens de inserção e de atualização de perfil de assinante 1002 e 1004 (por exemplo, transações JDBC). O balanceador de carga 1012 distribui as mensagens que chegam para os nós 1014 a 1022, cada um dos quais pode manipular uma parte da carga, proporcionar uma arquitetura tolerante à falha e manipular centenas ou milhares de mensagens que chegam por segundo. Como um exemplo, cada nó em tempo real pode manipular 500 consultas ou mais por segundo, enquanto os nós persistentes podem manipular 200 transações JDBC por segundo. Os nós 1014 a 1022 podem ser implementados em um SUN480 disponível a partir da Sun Microsystems de Santa Clara, CA ou em servidores similares disponíveis de outros vendedores. A capacidade de resposta da camada de acesso de dados 1010 pode ser expandida tanto por se adicionar processadores para os nós 1014 a 1022 quanto por se adicionar nós adicionais 1014 a 1022.
[00100] A figura 11 apresenta um modelo de dados 1100 que pode implementar o depósito de dados de perfil de assinante que os nós 1014 a 1022 armazenam e mantém. O modelo de dados 1100 é dividido em uma camada de perfil de cliente 1102, uma camada de perfil de usuário 1104, e em uma camada de perfil de produto 1106. Em adição, o modelo de dados 1100 também define uma camada de perfil de serviço 1108 e uma camada de presença 1110. A divisão do modelo de dados 1100 em camadas de forma eficiente segmenta os dados de perfil de assinante em informação que se altera dinamicamente na camada de presença 1110 e em informação mais estática na camada de perfil de serviço 1108. A estrutura de tabela definida no modelo de dados 1100 também proporciona uma solução técnica para separar os
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 40/84
39/67 serviços de rede dos serviços de aplicação. Assim, a informação de presença para cada um pode ser independentemente estabelecida e mantida para qualquer assinante.
[00101] A camada de perfil de cliente 1102 define uma tabela de clientes 1112. A tabela de clientes 1112 pode estabelecer os campos de dados que caracterizam uma pessoa física ou entidade legal que assina produtos de serviço de telecomunicação. A camada de perfil do usuário 1104 define uma tabela de usuários 1114. A tabela de usuários pode estabelecer os campos de dado que caracterizam uma pessoa física que assina um ou mais produtos ou serviços (por exemplo, uma aplicação de transferência imediata de mensagens) e os serviços disponíveis em relação aos produtos (por exemplo, serviço de transferência imediata de mensagens).
[00102] A camada de produto 1106 define uma tabela de instância de produto 1116 e as tabelas de catálogo de produto 1118. A tabela de instância de produto 1116 estabelece os campos de dado que instanciam as ofertas do provedor de serviço de telecomunicação, tal como um serviço ou produto particular. As tabelas de catálogo de produto 1118 estabelecem os campos de dados que instanciam todo um catálogo de produtos e ofertas especiais disponíveis a partir do provedor de serviço de telecomunicação.
[00103] A camada de perfil de serviço 1108 define uma tabela de catálogo de serviços de rede 1120, uma tabela de instâncias de serviço da rede 1122, uma tabela de parâmetros de serviço da rede 1124 e uma tabela de dados de serviço da rede 1126. A tabela de catálogo de serviços de rede 1120 instancia um catálogo de serviços de rede oferecidos por um provedor de serviço de telecomunicação. A tabela de instâncias de serviço da rede 1122 instancia um serviço particular da rede oferecido em relação a um produto ao qual um assinante tem acesso. A tabela de parâmetros de serviço da rede 1124 instancia paPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 41/84
40/67 râmetros aplicáveis aos serviços de rede no catálogo de serviços de rede. A tabela de dados de serviço da rede 1126 instancia os dados que caracterizam uma instância particular de serviço da rede.
[00104] A camada de perfil de serviço 1108 também define uma tabela de catálogo de serviços de aplicação 1128, uma tabela de instâncias de serviço de aplicação 1130, uma tabela de parâmetros de serviço de aplicação 1132 e uma tabela de dados de serviço de aplicação 1134. A tabela de catálogo de serviços de aplicação 1128 instancia um catálogo de serviços de aplicação oferecidos por um provedor de serviço de telecomunicações. A tabela de instâncias de serviço de aplicação 1130 representa um serviço de aplicação particular oferecido em relação a um produto ao qual um assinante tem acesso. A tabela de parâmetros de serviço de aplicação 1132 instancia parâmetros aplicáveis aos serviços de aplicação no catálogo de serviços de rede. A tabela de dados de serviço de aplicação 1134 instancia os dados que caracterizam uma instância particular de serviço de aplicação.
[00105] A camada de presença 1110 define uma tabela de presença de serviço da rede 1136 e uma tabela de presença de serviço de aplicação 1138. A tabela de presença de serviço da rede 1138 estabelece os campos de dados que caracterizam a conectividade de acesso ao recurso da rede, mantendo um rastro da informação de conexão de assinante recente com respeito aos serviços de rede (por exemplo, uma conexão estabelecida com um serviço de rede DSL). A tabela de presença de serviço de aplicação 1138 estabelece os campos de dados que caracterizam o acesso do assinante aos serviços de aplicação, incluindo se o assinante está conectado ou desconectado com qualquer um dos serviços de aplicação assinados (por exemplo, se o assinante está conectado com um serviço de aplicação de transmissão imediata de mensagens).
[00106] A Tabela 18 abaixo proporciona uma implementação ilusPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 42/84
41/67 trativa da tabela de clientes 1112.
Tabela 18 - Tabela de Clientes
SDP_CUST_T CLIENTE
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
CUSTID NÚMERO(20) Identificador do cliente, pode ser uma chave primária
ENTNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome da empresa
FIRSTNAME ALFANUMÉRICO(50) Primeiro nome
MIDDLENAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do meio
SURNAME ALFANUMÉRICO(50) Segundo nome
ENTFISCALCODE ALFANUMÉRICO(50) Código Fiscal da Empresa
FISCALCODE ALFANUMÉRICO(50) Código Fiscal
LEGALSTATUS ALFANUMÉRICO(50) Condição Legal
DATEOFBIRTH DATA Data de Nascimento
PLACEOFBIRTH ALFANUMÉRICO(50) Local de Nascimento
CIVILSTATUS ALFANUMÉRICO(20) Estado Civil
GENDER ALFABÉTICO(I) Gênero, por exemplo, M ou F
TEL ALFANUMÉRICO(50) Telefone de Contato
CONTACTTEL ALFANUMÉRICO(50) Primeiro Telefone de Contato
CONTACTTEL2 ALFANUMÉRICO Segundo Telefone de Contato
CONTACTFAX ALFANUMÉRICO(50) Fax de Contato
MOBILETEL ALFANUMÉRICO(50) Número do Celular
FAX ALFANUMÉRICO(50) Contato por Fax
CUSTTYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Cliente
[00107] A Tabela 19 abaixo proporciona uma implementação ilustrativa da tabela de usuários 1114.
Tabela 18 - Tabela de Clientes
SDP_USR_T USUÁRIO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
USRID ALFANUMÉRICO(20) Nome do usuário@Domínio, pode ser uma chave primária
CUSTID NUMÉRICO(20) Identificador do Cliente, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_CUST_T
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 43/84
42/67
ISMASTER CARACTER(1) Indicador indicando se o usuário é Usuário Principal
ISFIRSTCONNECT CARACTER(1) Indicador indicando se o usuário é um Usuário Predeterminado para Assinatura
DISPLAYNAME ALFANUMÉRICO(IOO) Nome Completo do Usuário
IDENTITY ALFANUMÉRICO(50) Proporciona uma identidade de pseudônimo para o assinante, tal como um apelido ou outro pseudônimo que o assinante utiliza com a troca imediata de mensagens, bate- papo, ou com outros serviços de telecomunicação
PWD ALFANUMÉRICO(50) Senha
USRSTATUS ALFANUMÉRICO(20) CONDIÇÃO DO USUÁRIO, por exemplo, Ativo, Bloqueado, Pendente, Configurado, pode ter o valor predeterminado de Ativo
CREATEDATE DATA DATA DE CRIAÇÃO, pode ter o valor preestabelecido para Data do Sistema
EXPDATE DATA Data de Expiração
LASTMODIFYDATE DATA Última Data de Modificação
LASTMODIFYDESC ALFANUMÉRICO(50) Última Descrição de Modificação
LASTMODIFYWRITER ALFANUMÉRICO(50) Último Gravador de Modificação
FIRSTCONNECTDATE DATA Primeira Data de Conexão de Todos os Tempos
LASTCONNECTDATE DATA Última Data de Conexão de Todos os Tempos
AUTHTYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Autenticação
[00108] As Tabelas 20, 21 e 22 abaixo proporcionam uma implePetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 44/84
43/67 mentação ilustrativa da camada de perfil de produto 1106.
Tabela 20 - Tabela de Instâncias de Produto
SDP_SUB_T INSTÂNCIA DE PRODUTO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
SUBID NUMÉRICO(20) Identificador de Assinatura, pode ser uma chave primária
CUSTID NUMÉRICO(20) Identificador do Cliente, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_CUST_T
PRODCODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Produto, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_PROD_T
CUSTNETSVCID NUMÉRICO(20) Identificador de Combinação de Serviço da Rede do Cliente, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_CUST_NET_SVC_T
SUBSTATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição da Assinatura, pode ter o valor preestabelecido para Ativa
BILLINGCLI ALFANUMÉRICO(24) Identificador de Faturamento da Linha de Chamada
CREATEDATE DATA DATA DE CRIAÇÃO, pode ter o valor preestabelecido para Data do Sistema
EXPDATE DATA Data de Expiração
SUBTYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Assinatura
BILLINGTYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Faturamento
LASTMODIFYDATE DATA Última Data de Modificação
LASTMODIFYDESC ALFANUMÉRICO(50) Última Descrição de Modificação
LASTMODIFYWRITER ALFANUMÉRICO(50) Último Gravador de Modificação
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 45/84
44/67
Tabela 21 - Tabela de Catálogo de Produtos
SDP_PROD_T CATÁLOGO DE PRODUTOS
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
PRODCODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Produto, pode ser uma chave primária
OFFERCODE ALFANUMÉRICO(20) Identificador de Oferta de Produto, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_OFFER_T
PRODNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Produto
PRODTYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Produto
PRODCODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Produto
PRODSTATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição do Produto
Tabela 22 - Tabela de Ofertas de Produto
SDP_OFFER_T CATÁLOGO DE PRODUTOS
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
OFFERCODE ALFANUMÉRICO(20) Identificador de Oferta de Produto, pode ser uma chave primária
OFFERNAME ALFANUMÉRICO(IOO) Nome da Oferta de Produto
OFFERSTATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição da Oferta de Produto
COMOFFERTYPE ALFANUMÉRICO(50) Nome da Oferta de Produto Comercial
[00109] As Tabelas 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30 abaixo proporcionam uma implementação ilustrativa da camada de perfil de serviço 1108. A camada de perfil de serviço permite que o modelo de dados 1100 distinga entre os serviços de rede e o serviço de aplicação. Os serviços de rede podem ser serviços oferecidos pelos operadores de telecomunicação que permitem aos assinantes se conectarem com a rede (por exemplo, serviço DSL ou serviço discado). Os serviços de aplicação podem representar as aplicações (por exemplo, programas) que o assinante pode utilizar através da rede (por exemplo, transmisPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 46/84
45/67 são imediata de mensagens, IPTV e aplicações VolP).
Tabela 23 - Tabela de Instâncias de Serviço de Aplicação
SDP_USR_SVC_T INSTÂNCIA DE SERVIÇO DE APLICAÇÃO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
USRSVCID NUMÉRICO(20) Identificador de Combinação de Usuário - Serviço, pode ser uma chave primária
SVCCODE ALFANUMÉRICO(20) Identificador de Serviço, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_SVC_T
USRID ALFANUMÉRICO(50) Identificador de Recurso, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_USR_T
SUBID NUMÉRICO(20) Identificador de Assinatura, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_SUB_T
STATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição de Ativação do Serviço
Tabela 24 - Tabela de C Catálogo de Serviços de Aplicação
SDP_SVC_T CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE APLICAÇÃO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
SVCCODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Serviço, pode ser uma chave primária
SVCNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Serviço
SVCTYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Serviço
SVCSTATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição do Serviço
Tabela 25 - Tabela de Parâmetros de Serviço de Aplicação
SDP_SVC_SPEC_T PARÂMETROS DE SERVIÇO DE APLICAÇÃO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
SVCCODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Serviço, pode ser uma chave pri-
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 47/84
46/67
mária e/ou uma chave estrangeira a partir da SDP_SVC_T
APPSERVICEPARAMNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Parâmetro do Serviço de Aplicação, pode ser uma chave primária
APPSERVICEPARAMTYPE ALFANUMÉRICO(50) Tipo de Parâmetro do Serviço de Aplicação
Tabela 26 - Tabela de Dados de Serviço de Aplicação
SDP_USR_SVC_PROP_T DADOS DE SERVIÇO DE APLICAÇÃO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
USRSVCID NUMÉRICO(20) Identificador de Combinação de Usuário - Serviço, pode ser uma chave primária e/ou uma chave estrangeira a partir da SDP_USR_SVC_T
APPSERVICEPARAMNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Parâmetro do Serviço de Aplicação, pode ser uma chave primária
APPSERVICEDATA ALFANUMÉRICO(50) Dados do Serviço de Aplicação
Tabela 27 - Tabela de Instâncias de Serviço de Rede
SDP_CUST_NET_SVC_T INSTÂNCIA DE SERVIÇO DE REDE
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
CUSTNETSVCID NUMÉRICO(20) Identificador da Combinação de Serviço de Rede do Usuário, pode ser uma chave primária. Este campo identifica uma associação única entre um
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 48/84
47/67
cliente e um serviço de rede e pode qualificar a assinatura (como uma chave estrangeira) para o serviço
CUSTID NUMÉRICO(20) Identificador de Cliente, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_CUST_T
NETSVCCODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Serviço de Rede, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDP_NET_SVC_T
ACCESSSERVERID ALFANUMÉRICO(50)
ACCESSSERVERIP ALFANUMÉRICO(15)
SLOT NUMÉRICO(3)
PORTA NUMÉRICO(3)
INTERFACE NUMÉRICO(20)
VCI NUMÉRICO(5)
VPI NUMÉRICO(5)
MAXAVAILBAND NUMÉRICO(5) Proporciona um identificador de uma largura de banda máxima para o serviço de rede
GUARBAND NUMÉRICO(5) Proporciona um identificador da largura de banda garantida para o serviço de rede
COS NUMÉRICO(5) Proporciona um identificador de uma classe de serviço, tal como os indicadores Ouro ou Prata de largura de banda ou outras características do serviço
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 49/84
48/67
Tabela 28 - Tabela de Catálogo de Serviços de Rede
SDP_NET_SVC_T CATÁLOGO DE SERVIÇOS DE REDE
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
NETSERVICECODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Serviço de Rede (isto é, NETSVCCODE), pode ser uma chave primária que proporciona um identificador único de um serviço de rede no catálogo
NETSERVICENAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Serviço de Rede
NETSERVICETYPE ALFANUMÉRICO(20) Tipo de Serviço de Rede
NETSERVICESTATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição do Serviço de Rede
Tabela 29 - Tabela de Parâmetros de Serviço de Rede
SDP_NET_SVC_SPEC_T PARÂMETROS DE SERVIÇO DE REDE
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
NETSERVICECODE ALFANUMÉRICO(20) Código do Serviço de Rede, pode ser uma chave primária e/ou uma chave estrangeira a partir da SDP_NET_SVC_T
NETSERVICEPARAMNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Parâmetro do Serviço de Rede, pode ser uma chave primária
NETSERVICEPARAMTYPE ALFANUMÉRICO(50) Tipo de Parâmetro de Serviço de Rede
Tabela 30 - Tabela de Dados do Serviço de Rede
SDP_NET_SVC_PROP_T DADOS DO DE SERVIÇO DE REDE
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
CUSTNETSVCID NUMÉRICO(20) Identificador da Combinação de Serviço de Rede do
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 50/84
49/67
Cliente, pode ser uma chave primária e/ou uma chave estrangeira a partir da SDP_CUST_NET_SVC_T
NETSERVICEPARAMNAME ALFANUMÉRICO(50) Nome do Parâmetros do Serviço de Rede, pode ser uma chave primária
NETSERVICEDATA ALFANUMÉRICO(50) Dados do Serviço de Rede
[00110] As Tabelas 31 e 32 abaixo proporcionam uma implementação ilustrativa da camada de presença 1110.
Tabela 31 - Tabela de Presença de Serviço de Rede
SDP_NET_PRES_T PRESENÇA DE SERVIÇO DE REDE
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
USRID ALFANUMÉRICO(50) Nome do Usuário @ Domínio, pode ser uma chave primária
CUSNETSVCID NUMÉRICO(20) Identificador da Combinação de Cliente - Serviço de Rede, pode ser uma chave estrangeira a partir da SDO_CUST_NET_SVC_T. Este campo proporciona um identificador único de uma associação entre um cliente e um serviço de rede e pode qualificar uma assinatura para um serviço
IDENTITY ALFANUMÉRICO(50) Identidade do Pseudônimo
IP ALFANUMÉRICO(50) Endereço IP
ACCESSSERVERIP ALFANUMÉRICO(50) IP do Servidor de Acesso
ACCESSSERVERID ALFANUMÉRICO(15) ID do Servidor de Acesso
MAXAVAILBAND NUMÉRICO(5) Banda Máxima Disponível
GUARBAND NUMÉRICO(5) Banda Garantida
NETSERVICECODE ALFANUMÉRICO(20) Código de Serviço de Rede
TIMESTAMP DATA Marcação de Horário
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 51/84
50/67
Tabela 32 - Tabela de Presença de Serviço de Aplicação
SDP_SVC_PRES_T PRESENÇA DE SERVIÇO DE APLICAÇÃO
CAMPO TIPO DESCRIÇÃO
USRSVCID NUMÉRICO(20) Identificador da Combinação de Usuário - Serviço, pode ser uma chave primária e/ou uma chave estrangeira a partir da SDP_USR_SVC_T
USRID ALFANUMÉRICO(50) Nome do Usuário @ Domínio, pode ser uma chave primária e/ou uma chave estrangeira a partir da SDP_USR_T
IDENTITY ALFANUMÉRICO(50) Identidade do Pseudônimo
PORTA NUMÉRICO(20) Porta
CONTACTIP ALFANUMÉRICO(50) Endereço IP
EXPIRY NUMÉRICO(20) Hora de Expiração
DISPLAYNAME ALFANUMÉRICO(IOO) Nome da Exibição
STATUS ALFANUMÉRICO(20) Condição
SVCCODE ALFANUMÉRICO(50) Código de Serviço
TIMESTAMP DATA Marcação de Horário
[00111] A Tabela d e Instâncias de Serviço de Rede 1122 instancia
os serviços de rede assinados pelos usuários. Pode existir de um até vários relacionamentos com a tabela de presença de serviço de rede 1136. Assim, o modelo de dados 1100 proporciona capacidade de rastreamento para vários conjuntos de informação de presença para o mesmo recurso da rede (por exemplo, várias sessões PPP no mesmo modem DSL). De forma similar, a tabela de instâncias de serviço de aplicação 1130 instancia serviços de aplicação assinados pelos usuários. Pode existir de um até vários relacionamentos com a tabela de presença de serviço de aplicação 1138. Assim, o modelo de dados 1100 proporciona capacidade de rastreamento para vários conjuntos
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 52/84
51/67 de informação de presença para o mesmo usuário e recurso de aplicação.
[00112] A figura 12 apresenta os atos 1200 que o sistema de presença 202 pode executar para processar mensagens de conexão de assinante. O sistema de presença 202 recebe, como exemplos, uma mensagem RADIUS ou DHCP (Ato 1202). O balanceador de carga no sistema de presença 202 pode distribuir as mensagens que chegam entre os vários editores de mensagem 304 para equilibrar a carga de processamento de mensagem e aumentar o desempenho (Ato 1204). [00113] Os editores de mensagem 304 geram mensagens de conexão de acordo com um formato comum e publicam as mensagens (Ato 1206). Assim, o gerenciador de fila de mensagens 306 recebe e enfileira as mensagens de conexão publicadas 325 (Ato 1208). O gerenciador de fila de mensagens 306 distribui as mensagens de conexão publicadas para os assinantes de mensagem, tal como o gerenciador de presença 308 (Ato 1210).
[00114] O editor / assinante de mensagem 328 no gerenciador de presença 308 recebe as mensagens de conexão publicadas. O gerenciador de regras 330 pode então aplicar as regras de encaminhamento 332 para determinar como enfileirar a mensagem de conexão recebida para processamento adicional (Ato 1212). Por exemplo, o gerenciador de regras 330 pode determinar se enfileira a mensagem de conexão em uma fila de gerenciamento de chave técnica 336 ou em uma fila de gerenciamento de presença 334.
[00115] A fila de gerenciamento de chave técnica 336 e a lógica da fila TK 340 autenticam as requisições de conexão do assinante. Tais requisições surgem a partir das mensagens de autenticação RADIUS ou de descoberta DHCP, como exemplo. Se o assinante for autenticado, a lógica da fila TK 340 insere a informação do assinante no sistema de diretório unificado 204. Mensagens subsequentes processadas
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 53/84
52/67 através da fila de gerenciamento de presença 334 podem então dar origem às atualizações de informação de assinante no diretório unificado, tal como atualizações de informação de endereço IP.
[00116] Como descrito acima, certas mensagens podem ser inseridas na fila de gerenciamento de chave técnica 336 (Ato 1214). A lógica da fila de chave técnica 340 extrai mensagens a partir da fila 336 (Ato 1216). A lógica da fila de chave técnica 340 processa as mensagens de acordo com a regras de processamento da lógica de fila de chave técnica, tal como estas apresentadas na Tabela 16. Por exemplo, a lógica da fila de chave técnica 340 consulta o diretório unificado 203 em relação à associação de um assinante com a chave técnica proporcionada na mensagem de conexão publicada (Ato 1218). Se uma chave técnica do assinante associada não for encontrada, então o sistema de presença 202 envia uma mensagem de inserção de assinante para o sistema de diretório unificado 204.
[00117] A mensagem de inserção de assinante pode requisitar ao sistema de diretório unificado 204 para inserir um identificador de assinante (por exemplo, um nome de usuário ou outro identificador de assinante), um identificador de instância de serviço de rede (por exemplo, CUSTNETSVCID) que proporciona um identificador único de uma associação entre um cliente e um serviço de rede, ou outra informação de perfil de assinante no depósito de dados de perfil de assinante que o sistema de diretório unificado mantém. O sistema de diretório unificado 204 pode inserir a informação de perfil de assinante na tabela de presença de serviço de rede 204 até atualizada com respeito à atividade de conexão do assinante. O sistema de diretório unificado 204 pode desse modo responder às consultas aos perfil de assinante com informação atual acerca do assinante.
[00118] Como outro exemplo, certas mensagens podem ser inseridas na fila de gerenciamento de presença 334 (Ato 1222). A lógica da
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 54/84
53/67 fila de presença 338 extrai mensagens a partir da fila de gerenciamento de presença 336 (Ato 1224) para processamento. A lógica da fila de presença 338 pode consultar o diretório unificado 204 para determinar se um USRID e um identificador de instância de serviço de rede associados já estão presentes na tabela de presença de serviço de rede 1136 (Ato 1226).
[00119] Se sim, o sistema de presença 202 envia uma mensagem de atualização de assinante para o sistema de diretório unificado 204. A mensagem de atualização de assinante instrui o sistema de diretório unificado 204 para atualizar a tabela de presença de serviço de rede 1136 com o endereço IP atual do assinante proporcionado na mensagem de conexão de assinante publicada. Se um USRID e um identificador de instância de serviço de rede associados ainda não estiverem presentes, o sistema de presença 202 envia uma mensagem de inserção de presença de assinante para o sistema de diretório unificado 204. A mensagem de inserção de presença de assinante pode instruir ao sistema de diretório unificado 204 para inserir um identificador de assinante (por exemplo, um nome de usuário ou outro identificador de assinante), um identificador de instância de serviço de rede, um endereço IP atual do assinante (proporcionado na mensagem de conexão publicada), ou outra informação de perfil de assinante no depósito de dados de perfil de assinante que o sistema de diretório unificado 204 mantém. Assim, o sistema de presença 202 atualiza informação de alteração ou de conexão de assinante adicional no sistema de diretório unificado 204 e também garante que assinantes ativos sejam registrados na informação de presença mantida na tabela de presença de serviço de rede.
[00120] A figura 13 apresenta atos 1300 que o sistema de diretório unificado 204 pode executar para processar mensagens de inserção de assinante ou de atualização de assinante. O sistema de diretório
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 55/84
54/67 unificado 204 recebe a s mensagens de inserção e de atualização de assinante (Ato 1302). Um balanceador de carga 1012 pode distribuir as mensagens de inserção e de atualização de assinante entre os nós persistentes 1020 a 1022 para equilibrar a carga e aperfeiçoar o performance (Ato 1304).
[00121] Para as mensagens de inserção de assinante, o sistema de diretório unificado 204 insere a informação de assinante requisitada na tabela de presença de serviço de rede 1136. O sistema de diretório unificado 204 extrai a informação de assinante requisitada a partir da mensagem de inserção (Ato 1305). Por exemplo, a mensagem de inserção de assinante pode instruir o sistema de diretório unificado 204 para inserir um identificador de assinante tal como um nome de usuário (Ato 1306). Como outro exemplo, a mensagem de inserção de assinante pode instruir o sistema de diretório unificado 204 para inserir um identificador de instância de serviço de rede (Ato 1308). Ainda como outro exemplo, a mensagem de inserção de assinante pode instruir o sistema de diretório unificado 204 para inserir o endereço IP do assinante na tabela de presença de serviço de rede 1136 (Ato 1310). [00122] O sistema de diretório unificado 204 pode também processar as mensagens de atualização de assinante. Para este fim, o sistema de diretório unificado 204 pode extrair um endereço IP atualizado do assinante a partir da mensagem de atualização (Ato 1312). O sistema de diretório unificado 204 pode então atualizar o endereço IP na tabela de presença de serviço de rede 1136 com o endereço IP extraído (Ato 1314).
[00123] A figura 14 apresenta atos 1400 que o sistema de diretório unificado 204 pode executar para processar as consultas ao diretório unificado a partir do sistema de presença 202 e a partir de sistemas externos 1006, tal como o intermediário de serviço 116, o circuito de interconexão de rede de acesso de terceira parte 110, e de outros sisPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 56/84
55/67 temas externos. O sistema de diretório unificado 204 recebe a mensagem de consulta (Ato 1402). A mensagem de consulta pode tomar várias formas diferentes. Como exemplos, a mensagem de consulta pode ser uma consulta de instância de serviço de rede ou uma consulta de presença de serviço de rede a partir do sistema de presença 202. Como exemplos adicionais, a mensagem de consulta pode ser uma consulta de condição do usuário, uma consulta de dados de serviço de rede, ou consulta de dados de serviço de aplicação recebida a partir de um sistema externo.
[00124] O gerenciador de presença 202 envia uma consulta para o sistema de diretório unificado 204 quanto tentando encontrar um ID de clientes associado (como citado acima nas Tabelas 16 e 17). O sistema de diretório unificado 204 pode responder por pesquisar a camada de acesso de dados 1010 em relação aos registros associados a partir da tabela de instância de serviço de rede baseado no CUSTID que se associa com o nome do usuário proporcionado na mensagem de conexão de assinante publicada (Ato 1404) e que é estabelecida na tabela de usuários. Resulta uma consulta de pesquisa.
[00125] Adicionalmente, o gerenciador de presença 202 pode enviar uma consulta da tabela de presença de serviço de rede 1136 quando tentando determinar se um assinante associado foi estabelecido na tabela de presença de serviço de rede 1136 (como citado acima nas Tabelas 16 e 17). O sistema de diretório unificado 204 pode responder por pesquisar a camada de acesso de dados 1010 por registros associados a partir da tabela de presença de serviço de rede 1136 baseado em um nome de usuário e no identificador de instância de serviço de rede. Resulta uma consulta de pesquisa. Para qualquer tipo de mensagem de consulta a partir do sistema de presença 202, o sistema de diretório unificado 204 retorna o resultado da consulta de pesquisa para o gerenciador de presença 308 através da interface de presença
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 57/84
56/67
210 (Ato 1408).
[00126] Os sistemas externos podem consultar o sistema de diretório unificado 204 em relação à informação de perfil de assinante através da interface externa 212. Por exemplo, os sistemas externos podem enviar uma consulta de condição do usuário, uma consulta aos dados de serviço de rede, uma consulta de dados de serviço de aplicação, ou outro tipo de consulta. O sistema de diretório unificado 204 determina o tipo de consulta baseado no conteúdo da mensagem (Ato 1410), tal como um campo de rótulo de mensagem (por exemplo, TSOLABEL nas mensagens apresentadas abaixo). O sistema de diretório unificado 204 consulta a camada de acesso de dados 1010 em relação à informação requisitada (Ato 1412). Resulta uma consulta de pesquisa e é retornada para o sistema externo (Ato 1414).
[00127] A Tabela 33 proporciona um exemplo de uma mensagem de consulta de condição de usuário. O sistema de diretório unificado 204 pode pesquisar em relação a assinantes que se associam com cada um dos atributos na mensagem e retornar a informação de perfil de assinante para cada assinante associado. A tabelas SVC_PROP_T estabelecem os nomes de parâmetro de serviço de aplicação e armazenam os valores de dados de parâmetros associados para a rede e os serviços de aplicação assinados. No exemplo na Tabela 33, a condição do usuário é consulta com respeito a um serviço de aplicação (bac0010001) associando um parâmetro de serviço de aplicação denominado CATEGORYID com um valor C01. O campo SERVICEID pode ser associado com o código de serviço (por exemplo, SVCCODE) nas tabelas SVC_T.
[00128] A informação de perfil pode incluir a informação de presença que indica se o assinante está on-line ou offline, por exemplo. A Tabela 34 proporciona um exemplo de uma resposta de consulta de condição de usuário que distribui os resultados da consulta de pesquiPetição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 58/84
57/67 sa para o sistema externo.
Tabela 33 - Mensagem de Consulta de Condição de Usuário
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GETU- SERSTATUS
Atributo do nome Um identificador de um atributo do assinante ou de parâmetro de serviço, por exemplo uma categoria de usuário (CATE- GORYID)
Atributo do nome Um identificador de uma atributo de assinante, por exemplo, um ID de usuário (USERID)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de assinante, por exemplo, um identificador de serviço (SERVICEID)
Mensagem XML d e consulta à condição do usuário ilustrativa
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETUSERSSTATUS7> <TSOattributes> <atributo do nome=CATEGORYID value=C01/> <atributo do nome=USERID value/> <atributo do nome=SERVICEID value=bac00100017> </TSOattributes> <TSO_DATA>
Tabela 34 - Resposta de Consulta de Condição de Usuário
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GETU- SERSTATUS
Lista de Ids de Usuário Uma lista de IDs de Usuário Associados
Lista de Status do Usuário Uma lista fornecendo a condição do usuário para cada ID do Usuário associado
TSOResult Um código de condição do resultado, código de erro e descri-
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 59/84
58/67
ção de erro
Mensagem XML de resposta de consulta à condição do usuário ilustrativa
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?>
<TSO_DATAxmins::xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd>
<TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETUSERSSTATUS/>
<TSOattributes>
<list name=USERSID value=3>
<atributo do nome=1 value=grant@mail/>
<atributo do nome=2 value=bob@mail/>
<atributo do nome=3 value=deb@mail/>
</list>
<list name=USERSSTATUS value=3>
<atributo do nome=1 value=ONLINE7>
<atributo do nome=2 value=OFFLINE/>
<atributo do nome=3 value=ONLINE/>
</list>
</TSOattributes>
<TSOresult>
<statusCode>0</statusCode>
<errorCode></errorCode>
<errorDescription></errorDescription>
</TSOresult>
<TSO_DATA>
[00129] A Tabela 35 proporciona um exemplo de uma mensagem de consulta aos dados de serviço de rede. O sistema de diretório unificado 204 pode pesquisar as tabelas de perfil de serviço de rede 1120 a 1126 e retornar a informação de perfil de rede para cada serviço de rede associado. A informação de perfil de rede pode incluir o ID de conta do assinante, a condição da rede, a localização, tipo de acesso, ou outras informações de perfil. A Tabela 36 proporciona um exemplo de uma resposta de consulta a serviço de rede que distribui os resultados da consulta para o sistema externo.
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 60/84
59/67
Tabela 35 - Mensagem de Consulta aos dados de serviço de rede
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GET- NETWORKSERVICEDATA
Atributo do nome Um identificador de um atributo de um serviço de rede, por exemplo, o identificador de Rede Digital de Serviços Integrados de Estação Móvel (MSISDN) para um telefone móvel, ou um Endereço IP para uma conexão IPTV
Mensagem XML de consulta aos dados de serviço de rede ilustrativa
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETNETWORKSERVICEDATA/> <TSOattributes> <atributo do nome=IPADDRESS value=80.17.10.23/> </TSOattributes> <TSO_DATA>
Tabela 36 - Mensagem de resposta de consulta aos dados de serviço de rede
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GET- NETWORKSERVICEDATA
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um identificador de conta (ACCOUNTID)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um identificador de condição de rede (NETSTATUS)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um nome de localização (LOCATION)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um tipo de característica de acesso, tal como velocidade (TYPEOFACCESS)
TSOResult Um código de condição de resultado, código de erro e descrição de erro
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 61/84
60/67
Mensagem XML ilustrativa de resposta à consulta de dados de serviço de rede <?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\UK\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETNETWORKSERVICEDATA7> <TSOattributes>
<atributo do nome=ACCOUNTID value=06871800817>
<atributo do nome=NETSTATUS value=0K/>
<atributo do nome=LOCATION value=Rome/>
<atributo do nome=TYPEOFACCESS value=MEGA />
</TSOattributes>
<TS0_DATA>
[00130] A Tabela 37 proporciona um exemplo de uma mensagem de consulta de dados de serviço de aplicação. O sistema de diretório unificado 204 pode pesquisar as tabelas de aplicação 1128 a 1134 por aplicações que se associem com cada um dos atributos na mensagem e retornar informação de perfil de serviço de aplicação para cada aplicação associada. A informação de perfil de serviço de aplicação pode incluir informação de perfil técnico para o serviço, tal como ID da conta, primeiro nome e último nome do assinante, cidade de cobrança, endereço de cobrança, ID do plano, tipo de cliente, ou outras informações de perfil. A Tabela 38 proporciona um exemplo de uma resposta de consulta a serviço de rede que distribui os resultados da consulta de pesquisa para o sistema externo.
Tabela 37 - Mensagem de consulta de dados de serviço de aplicação
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GETAP- PLICATIONSERVICEDATA
Atributo do nome Um ou mais identificadores de atributos de um serviço de aplicação, por exemplo, um identificador de Rede Digital de Serviços Integrados de Estação Móvel (MSISDN) para um telefone móvel, um identificador de serviço, e / ou um endereço IP
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 62/84
61/67
quando o assinante interage diretamente com uma aplicação tal como uma aplicação IPTV
Mensagem XML de consulta de dados de serviço de aplicação ilustrativa
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETAPPLICATIONSERVICEDATA7> <TSOattributes> <atributo do nome=IPADDRESS value=77.17.10.23/> <atributo do nome=SERVICEID value=bac00140017> </TSOattributes> <TSO_DATA>
Tabela 38 - Mensagem de resposta de consulta aos dados de serviço de aplicação
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GETAP- PLICATIONSERVICEDATA
Atributo do nome Um indicador que começa uma lista de informação técnica de serviço de aplicação
List Name Um indicador que começa uma lista de informação técnica de serviço de aplicação
Atributo do nome Um ou mais identificadores de um atributo de serviço de aplicação, por exemplo, um identificador de conta, primeiro nome de assinante, último nome, o endereço da rua para onde uma conta é enviada, a região (por exemplo, província) para onde uma conta é enviada, um código posta para o endereço para onde a conta é enviada e um condado para onde a conta é enviada.
TSOResult Um código de condição de resultado, código de erro e descrição de erro
Mensagem XML de resposta de consulta a dados de serviço de aplicação ilustrativa para o serviço de aplicação IPTV
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 63/84
62/67 xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd>
<TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETAPPLICATIONSERVICEDATA7> <TSOattributes>
<atributo do nome=SERVICESTATUS value=0K7>
<list name=SERVICETECHNICALPROFILE>
<atributo do nome=ACCOUNTID value=06871800817>
<atributo do nome=ACCFIRSTNAME value=Gordeon7>
<atributo do nome=ACCLASTNAME value=Freeman />
<atributo do nome=ACCBILLCITY value=City />
<atributo do nome=ACCBILLADDRESS1 value=Lambda Street />
<atributo do nome=ACCBILLREGION value=Region1 />
<atributo do nome=ACCBILLPOSTALCODE value=00100 />
<atributo do nome=ACCBILLCOUNTRY value=Country1 />
</list>
</TSOattributes>
<TSO_DATA>
Mensagem XML de resposta de consulta a dados de serviço de aplicação ilustrativa para o serviço de aplicação de telefone móvel <?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1 ?> <TSO_DATAxmlns:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd>
<TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETAPPLICATIONSERVICEDATA7> <TSOattributes>
<atributo do nome=SERVICESTATUS value=OK7>
<list name=SERVICETECHNICALPROFILE>
<atributo do nome=COUNTRYCODE value=00397>
<atributo do nome=ROAMINGSTATUS value=StatusA />
<atributo do nome=ACCESSCHANNEL value=Ch3 />
<atributo do nome=ROAMINGPARTNER value=H3G />
<atributo do nome=CUSTOMERTYPE value=Bussiness />
<atributo do nome=PLANID value=Plan005 />
<atributo do nome=SIMTYPE value=PREPAID />
<atributo do nome=TERMINALMODE value=DUAL />
<atributo do nome=MMSSTATUS value=0K />
<atributo do nome=UMTSSTATUS value=0K />
<atributo do nome=GPRSSTATUS value=0K />
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 64/84
63/67 </list>
</TSOattributes>
<TSO_DATA>
[00131] A Tabela 39 proporciona um exemplo de uma mensagem de consulta ao perfil do usuário. O sistema de diretório unificado 204 pode pesquisar o depósito de dados de perfil de assinante em relação à informação de perfil de usuário associada e retornar a informação de perfil para o sistema externo. A Tabela 40 proporciona um exemplo de uma respostas de consulta ao perfil de usuário que distribui os resultados da consulta de pesquisa para o sistema externo.
Tabela 39 - Mensagem de consulta ao perfil de usuário
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GETU- SERPROFILE
Atributo do nome Um identificador de um atributo de um serviço de rede, por exemplo, um identificador de Rede Digital de Serviços Integrados de Estação Móvel (MSISDN) para um telefone móvel, ou um Endereço IP para uma conexão IPTV.
Mensagem XML de consulta ao perfil de usuário ilustrativa
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETUSERPROFILE /> <TSOattributes> <atributo do nome=IPADDRESS value=80.17.10.23 /> </TSOattributes> <TSO_DATA>
Tabela 40 - Mensagem de resposta de consulta ao perfil de usuário
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GETU- SERPROFILE
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 65/84
64/67
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um identificador de conta (ACCOUNTID)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um identificador de condição de rede (NETSTATUS)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um nome de localização (LOCATION)
Atributo do nome Um identificador de um atributo de serviço de rede, por exemplo, um tipo ou característica de acesso, tal como velocidade (TYPEOFACCESS)
TSOResult Um código de condição de resultado, código de erro e descrição de erro
Mensagem XML de resposta à consulta de dados de perfil de usuário
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\UK\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETUSERPROFILE /> <TSOattributes> <atributo do nome=ACCOUNTID value=testemail@test.com /> <atributo do nome=NETSTATUS value=OK7> <atributo do nome=LOCATION value=Rome /> <atributo do nome=TYPEOFACCESS value=MEGA /> </TSOattributes> <TSO_DATA>
[00132] A Tabela 41 proporciona um exemplo de uma mensagem de consulta a perfil de serviço, a qual retorna informação com respeito à condição do serviço identificado na mensagem de consulta. A Tabela 40 proporciona um exemplo de uma resposta de consulta a perfil do usuário que distribui os resultados da consulta para o sistema externo.
Tabela 41 - Mensagem de consulta a perfil de usuário
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GE- TSERVICEPROFILE
Atributo do nome Um identificador de um atributo de um serviço de rede, por
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 66/84
65/67
exemplo, um Endereço IP para uma conexão IPTV e um ID de Serviço
Mensagem ilustrativa XML de consulta a perfil de serviço
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmins:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETSERVICEPROFILE /> <TSOattributes> <atributo do nome=IPADDRESS value=80.17.10.23 /> <atributo do nome=SERVICEID value=ar0203030202 /> </TSOattributes> <TSO_DATA>
Tabela 40 - Mensagem de resposta de consulta ao perfil de serviço
Campo Descrição
TSOID Um identificador único da mensagem
TSOLABEL Um identificador do tipo de mensagem, por exemplo, GE- TSERVICEPROFILE
Atributo do nome Um identificador de uma condição do serviço (SERVICES- TATUS)
Atributo do nome Um identificador de um dado associado com o serviço (por exemplo, um endereço de conta de e-mail) (SERVICEDA- TA)
TSOResult Um código de condição de resultado, código de erro e descrição de erro
Mensagem XML ilustrativa de resposta de consulta a perfil de serviço
<?xml version=1.0 enconding=ISO-8859-1?> <TSO_DATAxmlns:xsi=http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance xsi:noNamespaceSchemaLocation=F:\tmp\UK\TSOSchema_3PGW.xsd> <TSOheader TSOID=12345 TSOIabel=GETSERVICEPROFILE /> <TSOattributes> <atributo do nome=SERVICESTATUS value=ok /> <atributo do nome=SERVICEDATA value=e.jarvis@sb.com/> </TSOattributes> <TSO_DATA>
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 67/84
66/67 [00133] O sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 proporciona soluções técnicas para os problemas de dispersão extensiva de informação de perfil de assinante entre vários sistemas de suporte de telecomunicação diferentes. As interfaces com o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 permitem ao sistema de diretório unificado 204 atuar como um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante. O sistema de presença 202, através do editor de mensagem e do gerenciador de presença e o sistema de diretório unificado 204, através da camada de acesso de dados com vários nós de alto desempenho, proporciona uma solução técnica para manipular as consultas a perfil, inserções e atualizações para uma ambiente de tipo transportador que suporta centenas de milhares até milhões de assinantes.
[00134] Adicionalmente, a estrutura em camadas e a implementação de tabela do modelo de dados 1100 proporcionam uma solução técnica para independentemente rastrear e gerenciar a informação de presença tanto para os serviços de rede como para os serviços de aplicação. Em adição, a estrutura em camadas do modelo de dados 1100 proporciona uma solução técnica para estabelecer e monitorar a informação de presença, independentemente, tanto para serviços de rede como para serviços de aplicação. Por consequência, o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante 122 efetivamente proporciona um único ponto de acesso para a informação de perfil de assinante para um provedor de serviço de telecomunicações do tipo transportador.
[00135] Este pedido incorpora por referência a totalidade de cada um dentre os seguintes Pedidos de Patente US:
[00136] Unified Directory System Including a Data Model for Managing Access to Telecommunications Services, Processo 10022 - 744, depositado em 13 de dezembro de 2005 e número de série designado
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 68/84
67/67
11/313.496.
[00137] Message Sequencing and Data Translation Architecture for Telecommunication Services, Processo 10022 - 746, depositado em 13 de dezembro de 2005 e designado com o número de série 11/314.576.
[00138] Service Broker Integration Layer for Supporting Telecommunication Client Service Requests, Processo 10022 - 730, depositado em 13 de dezembro de 2005 e designado com o número de série 11/313.497.
[00139] Authentication and Authorization Architecture for an Access Gateway, Processo 10022 - 742, depositado em 13 de dezembro de 2005 e designado com o número de série 11/313.441.
[00140] Third Party Gateway for Telecommunications Services, Processo 10022 - 726, depositado em 13 de dezembro de 2005 e designado com o número de série 11/314.577.
[00141] Enquanto várias modalidades da invenção foram descritas, será aparente para os versados na técnica que várias outras modalidades e implementações são possíveis dentro do escopo da invenção. Por consequência, a invenção não é para ser restrita exceto à luz das reivindicações anexas e de seus equivalentes.
Petição 870170100686, de 21/12/2017, pág. 69/84
1/7

Claims (21)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122) para um provedor de serviço de telecomunicações, o sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122) compreendendo:
    um sistema de presença (202) compreendendo: um coletor de dados de rede (302) configurado para receber uma mensagem de conexão de assinante;
    um editor de mensagem (304) acoplado com o coletor de dados e configurado para gerar uma mensagem de conexão publicada a partir da mensagem de conexão de assinante, em que a mensagem de conexão publicada compreende uma chave técnica que provê informação de identificação de conexão de assinante;
    um gerenciador de fila de mensagens configurado para enfileirar a mensagem de conexão publicada;
    um gerenciador de regras (330) configurado para receber a mensagem de conexão publicada a partir do gerenciador de fila de mensagens; e um sistema de diretório unificado (204) que compreende: uma camada de acesso de dados compreendendo um depósito de dados persistentes de perfil de assinante em uma primeira memória e uma representação colocada em memória cache do depósito de dados persistentes de perfil de assinante em uma segunda memória que é mais rápida do que a primeira memória, o depósito de dados persistentes de perfil de assinante compreendendo uma tabela de presença de serviço de rede;
    em que o sistema de diretório unificado (204) compreende ainda:
    uma interface de comunicação para o sistema de presença (202) configurado para receber uma submissão de inserção de assinante do sistema de presença (202) em resposta à mensagem de conexão publicada;
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 5/16
  2. 2/7 uma lógica do serviço operável para inserir um identificador de assinante na tabela de presença de serviço de rede na camada de acesso de dados em resposta à submissão de inserção de assinante caracterizado pelo fato de que o gerenciador de regras (330) é configurado para encaminhar a mensagem de conexão publicada:
    para uma fila de gerenciamento de chave técnica (336), quando a mensagem de conexão publicada é uma solicitação de acesso de assinante ou uma solicitação para localizar um servidor, ou para uma fila de gerenciamento de presença (334), quando a mensagem de conexão publicada está relacionada a uma atividade de assinante na rede; e em que a interface de comunicação para o sistema de presença (202) configurado recebe a submissão de inserção de assinante quando a mensagem de conexão publicada compreende uma solicitação de acesso de assinante ou compreende uma solicitação para localizar um servidor e uma chave técnica de assinante correspondente é não encontrada para a chave técnica da mensagem de conexão publicada.
    2. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o editor de mensagem (304) é configurado para gerar a mensagem de conexão publicada de acordo com um formato de mensagem em comum para mensagens de conexão publicadas.
  3. 3. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mensagem de conexão publicada compreende um nome de usuário.
  4. 4. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema de diretório unificado (204) adicionalmente compreende uma
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 6/16
    3/7 interface de protocolo de transporte de hipertexto (HTTP) configurada para receber uma consulta a perfil de assinante a partir de um sistema externo.
  5. 5. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a consulta a perfil de assinante compreende uma consulta à condição de usuário, uma consulta de dados de serviço de rede, ou uma consulta de dados de serviço de aplicação.
  6. 6. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a chave técnica compreende um campo de endereço de protocolo Internet de servidor de acesso, um campo identificador de servidor de acesso, um campo identificador de slot, um campo identificador de porta, um campo identificador de interface, um campo identificador de caminho virtual e um campo identificador de conexão virtual.
  7. 7. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a mensagem de conexão de assinante compreende a mensagem de protocolo dinâmico de configuração de computador central (DHCP).
  8. 8. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mensagem de conexão de assinante compreende uma mensagem de serviço remoto de autenticação de usuário conectado (RADIUS).
  9. 9. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a lógica do serviço é adicionalmente operável para inserir um identificador de serviço de rede na tabela de presença de serviço de rede na camada de acesso de dados em resposta à submissão de inserção de assinante.
  10. 10. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 7/16
    4/7 assinante (122), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a interface de comunicação é adicionalmente operável para receber uma submissão de atualização de presença de assinante a partir do sistema de presença (202) e onde a lógica do serviço é configurada para atualizar um campo de presença da rede na tabela de presença de serviço de rede.
  11. 11. Sistema de gerenciamento de acesso a perfil de assinante (122), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o campo de presença de rede compreende um campo de endereço de protocolo Internet de assinante.
  12. 12. Método para gerenciar acesso a um perfil de assinante em uma arquitetura de provedor de serviço de telecomunicações, o método que compreende:
    receber uma mensagem de conexão de assinante em um coletor de dados de rede (302);
    gerar uma mensagem de conexão publicada a partir da mensagem de conexão de assinante;
    enfileirar a mensagem de conexão publicada em um gerenciador de fila de mensagens;
    receber a mensagem de conexão publicada em um gerenciador de regras (330);
    aplicar uma regra de encaminhamento para a mensagem de conexão publicada para enviar a mensagem de conexão publicada para uma fila de gerenciamento de chave técnica (336), ou para uma fila de gerenciamento de presença (334), estabelecer uma camada de acesso de dados compreendendo um depósito de dados persistentes de perfil de assinante em uma primeira memória e uma representação colocada em memória cache do depósito de dados persistentes de perfil de assinante em uma segunda memória que é mais rápida do que a primeira
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 8/16
    5/7 memória;
    estabelecer uma tabela de presença de serviço de rede no depósito de dados persistentes de perfil de assinante;
    receber uma submissão de inserção de assinante através de uma interface de comunicação com o sistema de presença (202) em resposta à recepção da mensagem de conexão publicada;
    inserir um identificador de assinante na tabela de presença de serviço de rede na camada de acesso de dados em resposta à submissão de inserção de assinante caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação da regra de encaminhamento para a mensagem de conexão publicada para enviar a mensagem de conexão publicada para uma fila de gerenciamento de chave técnica (336), quando a mensagem de conexão publicada é uma solicitação de acesso de assinante ou uma solicitação de localização de um servidor, ou para uma fila de gerenciamento de presença (334), quando a mensagem de conexão publicada é relacionada a uma atividade de assinante na rede;
    o recebimento da submissão de inserção de assinante ocorre quando a mensagem de conexão publicada compreende uma solicitação de acesso de assinante ou compreende uma solicitação para localizar um servidor e uma chave técnica de assinante correspondente não é encontrada para a chave técnica da mensagem de conexão publicada.
  13. 13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que gerar compreende:
    gerar a mensagem de conexão publicada de acordo com um formato de mensagem em comum para mensagens de conexão publicadas.
  14. 14. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a mensagem de conexão publicada
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 9/16
    6/7 compreende um nome de usuário.
  15. 15. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende:
    receber uma consulta a perfil de assinante compreendendo uma consulta de condição de usuário, uma consulta de dados de serviço de rede, ou uma consulta de dados de serviço de aplicação a partir de um sistema externo;
    consultar a camada de acesso de dados em resposta à consulta a perfil de assinante para obter um resultado de consulta; e retornar o resultado de consulta para o sistema externo.
  16. 16. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a chave técnica compreende um campo de endereço de protocolo Internet de servidor de acesso, um campo identificador de servidor de acesso, um campo identificador de slot, um campo identificador de porta, um campo identificador de interface, um campo identificador de caminho virtual e um campo identificador de conexão virtual.
  17. 17. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a mensagem de conexão de assinante compreende uma mensagem de protocolo dinâmico de configuração de computador central (DHCP).
  18. 18. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a mensagem de conexão de assinante compreende uma mensagem de serviço remoto de autenticação de usuário conectado (RADIUS).
  19. 19. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende inserir um identificador de serviço de rede na tabela de presença de serviço de rede na camada de acesso de dados em resposta à submissão de inserção de assinante.
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 10/16
    7/7
  20. 20. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende:
    receber uma submissão de atualização de presença de assinante a partir do sistema de presença (202); e atualizar um campo de presença de rede na tabela de presença de serviço de rede.
  21. 21. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que o campo de presença de rede é um campo de endereço de protocolo Internet de assinante.
    Petição 870180055812, de 28/06/2018, pág. 11/16 « t. ♦ · · « · · · · * ♦ · · · » · ·
    1/14

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7702753B2 (en) Unified directory and presence system for universal access to telecommunications services
US7551925B2 (en) Unified directory system including a data model for managing access to telecommunications services
AU2006236096B2 (en) Unified directory system including a data model for managing access to telecommunications services
US8085808B2 (en) Automatic configuration of network devices for network services
US6539431B1 (en) Support IP pool-based configuration
US7136386B2 (en) Virtual private network over asynchronous transfer mode
US9294436B2 (en) Method, system and apparatus for verifying validity of location information in a packet-based network
EP1535449B1 (en) System and method for dynamic simultaneous connection to multiple service providers
US9210273B2 (en) Method, system and apparatus for provisioning a communication client
US20030208609A1 (en) Automatic configuration of advanced services over DSL
US8700662B2 (en) Dynamic profile system for resource access control
US20060165082A1 (en) System and method for facilitating communication between a CMTS and an application server in a cable network
TW201204098A (en) Dynamic service groups based on session attributes
JP5128626B2 (ja) 非チャネル化媒体を介する加入者サービス選択
US20080276006A1 (en) Systems and Methods for Providing Terminal Configuration Data
EP1788792B1 (en) Unified directory system and method for managing access to telecommunications services
EP1788784B1 (en) Unified directory and presence system
BRPI0604925B1 (pt) Sistema e método de gerenciamento de acesso a perfil de assinante
Cisco Configuring Directory (LDAP) Servers
EP2157735A1 (en) A method, communication system and related equipment for locating user resource
US9509693B2 (en) Flexible and generalized authentication
US20240179510A1 (en) Dynamically generating application function-specific user endpoint identifiers
WO2001067305A1 (en) Methods and apparatus for delegating administrative capabilities to domains served by mail providers