BRPI0600263B1 - Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados - Google Patents

Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados Download PDF

Info

Publication number
BRPI0600263B1
BRPI0600263B1 BRPI0600263-3A BRPI0600263A BRPI0600263B1 BR PI0600263 B1 BRPI0600263 B1 BR PI0600263B1 BR PI0600263 A BRPI0600263 A BR PI0600263A BR PI0600263 B1 BRPI0600263 B1 BR PI0600263B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
luciferase
macrolampis
seq
fact
intracellular
Prior art date
Application number
BRPI0600263-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Vadim Viviani
Original Assignee
Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado de São Paulo
Fundação Universidade Federal De São Carlos - Ufscar
Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38287204&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0600263(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado de São Paulo, Fundação Universidade Federal De São Carlos - Ufscar, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho filed Critical Fundação De Amparo À Pesquisa Do Estado de São Paulo
Priority to BRPI0600263-3A priority Critical patent/BRPI0600263B1/pt
Priority to PCT/BR2007/000018 priority patent/WO2007082359A1/en
Publication of BRPI0600263A publication Critical patent/BRPI0600263A/pt
Publication of BRPI0600263B1 publication Critical patent/BRPI0600263B1/pt

Links

Images

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12NMICROORGANISMS OR ENZYMES; COMPOSITIONS THEREOF; PROPAGATING, PRESERVING, OR MAINTAINING MICROORGANISMS; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING; CULTURE MEDIA
    • C12N9/00Enzymes; Proenzymes; Compositions thereof; Processes for preparing, activating, inhibiting, separating or purifying enzymes
    • C12N9/0004Oxidoreductases (1.)
    • C12N9/0069Oxidoreductases (1.) acting on single donors with incorporation of molecular oxygen, i.e. oxygenases (1.13)

Abstract

luciferase de macrolampis sp como gene repórter dual em biosensores simultâneos de expressão gênica e variações de intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados. trata-se a presente invenção de um produto da área de biotecnologia constituído de luciferase de microlampis sp recombinante apresenta espectro de bioluminescência bimodal e sensibilidade elevada a mudanças de ph- e temperatura, como gene repórter dual que codifica uma proteína bioluminosa para uso em biosensores simultâneos de expressão gênica e variações de intracelulares de ph, com concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados, e presença de atp e como biosensor intracelular de mudanças de ph e outras condições homeostáticas.

Description

(0001) Refere-se a presente invenção de um produto da área de biotecnologia constituído de Luciferase de Microlampis SP como gene repórter dual que codifica uma proteína dotada de bioluminescência para uso em biosensores simultâneos de expressão gênica e variações de intracelulares de PH, com concentrações de F os fato e Cátions divalentes de metais pesados, e como gene repórter para estudos de expressão gênica em células e tecidos.
(0002) A Luciferase recombinante apresenta espectro de bioluminescência bimodal e sensibilidade elevada a mudanças de pH- e temperatura. Por causa destas características de sensibilidade ao pH e temperatura, esta Luciferase é objeto de patente como gene repórter dual para análises simultâneas de expressão gênica e presença de A TP e como biosensor intracelular de mudanças de pH e outras condições homeostáticas.
(0003) As luciferases são as enzimas que catalisam a produção de bioluminescência em diferentes organismos. Elas catalisam a oxidação de moléculas genericamente conhecidas por luciferinas produzindo um fóton de luz visível com alta eficiência (Viviani, 2002). As luciferases de vagalumes e outros besouros catalisam a oxidação de uma luciferina benzotiazólica ativada por ATP.
(0004) Numa primeira etapa estas luciferases catalisam a ativação da luciferina as custas de ATP, produzindo adenilato de luciferina. Na segunda etapa, o adenilato de luciferina é oxidadopor oxigênio molecular produzindo oxiluciferina, dióxido de carbono e um fóton de luz na faixa verde-amarela do espectro com uma eficiência quântica de 90%.
(0005) Devido à sensibilidade do sistema luciferina-luciferase de vagalumes ao ATP, este sistema tem sido utilizado para fins de detecção luminométrica de ATP em amostras biológicas e ensaios enzimáticos (Campbell, 1988). Mais recentemente, com a clonagem do cDNA que codificam a luciferase de vaga- lumes, o gene que codifica a luciferase tem sido utilizado como um dos mais versáteis e eficientes genes repórter para estudo de expressão gênica em bactérias, leveduras, plantas e mamíferos (Greer and Szalay, 2002; Contag and Bachmann, 2002). Baseado neste princípio, os genes de luciferases são utilizados para analisar e quantificar a ativação de promotores em diferentes tipos celulares, como marcadores da transformação e transfecção de células por vetores plasmidiais e virais, como marcadores da progressão e regressão de infecções bacterianas, micóticas e virais (Contag and Bashmann, 2002) em estudos clínicos e testes para drogas antimicrobicidas, em estudos de progressão e regressão de câncer (Yu et al., 2003), como biosensores de agentes tóxicos tais quais agrotóxicos e metais pesados no meio ambiente (Greer and Szalay, 2002), entre muitas outras aplicações biotecnológicas e biomédicas. Entretanto, toda essa variada gama de aplicações tem utilizado principalmente o gene da luciferase do vaga-lume norte-americano Photinus pyralis que produz luz verde amarelada em condições fisiológicas, e algumas variações, produzidas por engenharia genética.
(0006) Embora compartilhe alto grau de identidade com a luciferase de Photinus pyralis, a luciferase de Macrolampis é única em sua sequência de DNA (Seq ID no 1) e de aminoácidos (Seq ID no 2) e por apresentar propriedades espectrais diferenciais que a tornam potencialmente útil como gene repórter em biosensores para mudanças fisico-químicas intracelulares como mudanças de pH, concentração de fosfato e metais pesados, utilizando o parâmetro espectral além do parâmetro de intensidade.
(0007) Embora, as luciferases de vagalumes já sejam amplamente empregadas como genes repórter da expressão gênica. Utilizando o parâmetro intensidade de luz para quantificação, nenhuma destas luciferases até o momento utilizou a propriedade da sensibilidade espectral ao pH e outras condições físico-químicas para analisar mudanças homeostáticas intracelulares.
(0008) A Luciferase de Macrolampis sp é utilizada para fins bioanalíticos de detecção e quantificação de A TP e contaminação microbiológica de amostras várias, através da medida luminométrica ou fotográfica da bioluminescência.
DESCRIÇÃO DO INVENTO
(0009) A clonagem do cDNA para a luciferase de Macrolampis, para que se pudesse analisar suas aplicabilidades se deu conforme descrito a seguir.
(0010) O RNA total foi extraído de 06 lanternas de Macrolampis adulto com Trizol. Em seguida, o RNAm foi isolado utilizando resina de oligodT. O RNAm foi utilizado para a construção da primeira e segunda fita de cDNA utilizando kit Time Saver cDNAsynthesis kit da Amersham. O cDNA foi então ligado ao vetor lambda ZAP, gerando uma biblioteca de cDNA. Esta biblioteca na forma fago foi amplificada a seguir utilizada para produzir uma biblioteca na forma de plasmídeo através de um processo de excisão in vivo, conforme descrito no manual do manufaturador (STRATAGENE). A biblioteca na forma de plasmídeo foi transformada em bactérias SOLR. As colônias de bactérias foram crescidas durante a noite a 37oC em placas com meio LB e Ampicilina e no dia seguinte réplicas foram obtidas em membranas de nitrocelulose e transferidas para placas LB/ampicilina contendo IPTG para expressão de proteínas durante 12 h a temperatura ambiente. As placas foram então borrifadas com solução de luciferina ácida para a indução de bioluminescência. As colônias brilhantes foram então selecionadas por foto detecção visual.
(0011) A colônia brilhante foi isolada e repicada e então o plasmídeo extraído, conforme técnicas descritas e submetido ao sequenciamento do cDNA para a luciferase de macrolampis sp2. (Seq ID no 1), conforme técnicas descritas. Além disso, a invenção apresenta a sequência de aminoácidos da luciferase de Macrolampis sp2: MEDEKNIIHGPEPFYPLEDGTAGEQLHKAMKRYALVPGTIAFTDAHIEVNITYA EYFEMSCRLAEAMXRYGLGLKHRIVVCSENSLQFFMPVLGALFIGVALAPANDI YNERELLNSMTISQPTIVFCSKKGLQKILNVQKKLPVIQKIVIMDSKPDYQGFQS MYTFIESHLPQGFNEYDFVPDSFDRDATIALIMNSSGSTGLPKGVALPHKNAC VRFSHARDPIYGNQIIPDTAILSVVPFHHGFGMFTTLGYLICGFRVILMYRFEEE LFLRCLQDYKIQSAILVPTLFSFFAKSTLIDKYDLSNLHEIASGGAPLSKEVGEAV KRFHLPGIRQGYGLTETTSAILITPNGDDKPGAVGKVVPFFSAKVVDLDTGKTL GCNQRGELCVRGPMLMHSYVNNPEATSALIDKDGWLHSGDISYWDEDGHFFI VDRLKSLIKYKGYQVPPAELESILLQHPCIFDAGVAGIPDEDAGELPAAVVVLE QGKTLTEKEIMDYVAGMVTTAKRLRGGVVFVDEVPKGLTGKLDARKIREILVK AKIGGKSKL
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
(0012) Os exemplos que se seguem ilustram a invenção em maiores detalhes. - Figura 1: mostra o efeito do pH e tampão fosfato no espectro de bioluminescência in vitro da luciferase de Macrolampis: (a) Tris-HCl 0.1 M pH 8; (b) fosfato O.lM pH 8; (c) fosfato 0.1 M pH 7 e (d) fosfato 0.1 M pH 6. - Figura 2: apresenta o efeito da temperatura nos espectros de bioluminescência in vitro. (Painel direito) colônias de bactérias E.coli SOLR transformadas com o plasmídeo pBluescript SK-Macroluc expressando a luciferase de Macrolampis e bioluminescência de tromaticidade termosensitiva quando expostas a diferentes temperaturas após a indução por IPTG e borrifamento de luciferina (tampão citrato pH 5). - Figura 3: mostra a razão entre as intensidades de luminescência em 620 nm e 540 nm em função do pH em diferentes luciferases pH-sensitivas.
(0013) A comparação das estruturas primárias de Macrolampis e Photinus pyralis associada a estudos de mutagênese sítio-dirigida revelou que a os resíduos N354, H31 O, E311 e Y227, constituem parte importante do sensor de pH e temperatura (Viviani et al., 2005 no prelo). Estes dados podem servir como base para a futura engenharia desta e outras luciferases para produzir mutantes com diferentes sensibilidades às mudanças de pH, fosfato e concentrações de cátions de metais divalentes pesados.
LISTAGEM DE SEQUÊNCIAS
(0014) A invenção apresenta uma sequência importante para o entendimento da mesma, sendo elas: ✓ Seq ID no 1: sequenciamento do cDNA para a luciferase de Macrolampis sp2 CARACTERÍSTICAS DO INVENTO.
(0015) A luciferase de Macrolampis, uma vez expressa sob condições apropriadas em células de bactérias, extraída e purificada, é cataliticamente ativa produzindo bioluminescência em presença de luciferina, ATP, magnésio e oxigênio. O espectro de bioluminescência da luciferase é naturalmente bimodal em pH 8 e apresenta sensibilidade pronunciada ao pH e outras condições (Figura 3). A Fig. 4 mostra o efeito da temperatura no espectro de bioluminescência desta luciferase. Os máximos de emissão do espectro de bioluminescência desta luciferase e algumas propriedades são apresentados na Tabela 1. Tabela 1.
(0016) Propriedades espectrais da luciferase de Macrolampis e seus mutantes. Luciferase [Half-Bandwidth] pH8 pH6
(0017) O plasmídeo pBluescript contendo o cDNA para a luciferase de Macrolampis foi utilizado para transformar as células E.coli Xll-Blue (Stratagene), as quais foram cultivadas em meio LB contendo ampicilina a 37°C durante a noite e então induzidas a 25°C durante 6h em placas contendo meio LB/Amp complementado com IPTG (Isopropiltiogalactosídeo) 1 mM para a expressão de luciferase.
(0018) As colônias vivas expressando luciferases foram então borrifadas com luciferina 1 mM em tampão citrato pH 5.0 para indução de bioluminescência in vivo. A bioluminescência das colônias bacterianas induzidas pode ser detectada visualmente, luminometricamente, com câmaras de fotodetecção, e em filmes fotográficos.
(0019) As luciferases também podem ser expressas nas bactérias em culturas líquidas para posterior extração e purificação na forma ativa (produz bioluminescência na presença dos substratos MgATP, luciferina em meio aeróbico) conforme protocolos descritos (Viviani et ai., 1999a, b,c). Osespectros de bioluminescência foram registrados em espectrofluormetro Spex Fluoromax conforme descrito (Viviani et al., 1999a).
(0020) Até o momento as luciferases de lampirídeos tem sido utilizadas unicamente para análises de intensidade de luminescência. A quantificação de dois eventos simultâneos regulados geneticamente, por exemplo, tem sido feita através da utilização de dois genes repórter de luciferases que emitem em diferentes comprimentos de onda associados a diferentes promotores (Wood; Nakajima et al., 2004).
(0021) Notavelmente, embora a sensibilidade ao pH e outros fatores nas luciferases de lampirídeos seja conhecida a um bom tempo (Seliger, 1964), até o momento não se utilizou esta propriedade dinâmica para finalidades analíticas.
(0022) Existe uma relação quantificável entre a razão das intensidades de bioluminescência em 620 nm e 540 nm em função do pH (Fig. 5) e de outras variantes fisico-químicas como a concentração de certos cátions de metais divalentes (mercúrio, zinco, cobre). Esta razão depende da luciferase (Viviani et al., 2005 no prelo) e ela é mais alta quanto mais sensível for a luciferase, como no caso da luciferase do Macrolampis sp2.
(0023) Assim sendo, utilizando equipamentos de fotodetecção altamente sensíveis com filtros de corte, como o luminômetro recentemente desenvolvido pela empresa ATTO (Tókio, Japão; http://www.atto.co.jp/englishtop.html) para detecção simultânea da bioluminescência verde e vermelha das luciferases do Phrixotrix em células vivas, pretendemos introduzir a luciferase do Macrolampis como o primeiro gene repórter dual para análises simultâneas de intensidade de luminescência (como mas não limitada à expressão gênica, quantificação de ATP) e variação espectral (em 620 e 540 nm) em função do pH e outras mudanças homeostáticas intracelulares para finalidades bioanalíticas.
(0024) A pedido de patente incorpora características inovadoras, por essas vantagens reúne as condições necessárias para alcançar o privilégio pleiteado.

Claims (8)

1) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1 caracterizado pelo fato da luciferase atuar como um biossensor dual simultâneo para gene repórter e variações intracelulares de pH e de concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados.
2) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da luciferase ser obtida através do processo de clonagem do cDNA de Macrolampis.
3) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado pelo fato de ter aplicação na detecção e quantificação de ATP.
4) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado pelo fato de atuar como biossensor de contaminação microbiológica em meio de cultivo.
5) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1 a 4, caracterizado pelo fato de ter aplicação em células de bactérias, leveduras, plantas, insetos e/ou mamíferos.
6) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1 a 5, caracterizado pelo fato de ser mensurado a medida luminométrica ou fotográfica da bioluminescência.
7) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1 e 6, caracterizado pelo fato de da intensidade de luminescência estar entre 620 e 540 nm.
8) Uso da luciferase de Macrolampis sp de SEQ ID No 1, de acordo com a reivindicação 1 a 7, caracterizada pelo fato da luciferase ser cataliticamente ativa, produtora de bioluminescência amarela com espectro de bioluminescência bimodal.
BRPI0600263-3A 2006-01-18 2006-01-18 Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados BRPI0600263B1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0600263-3A BRPI0600263B1 (pt) 2006-01-18 2006-01-18 Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados
PCT/BR2007/000018 WO2007082359A1 (en) 2006-01-18 2007-01-17 Luciferase from macrolampis sp

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0600263-3A BRPI0600263B1 (pt) 2006-01-18 2006-01-18 Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0600263A BRPI0600263A (pt) 2007-10-30
BRPI0600263B1 true BRPI0600263B1 (pt) 2021-04-13

Family

ID=38287204

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0600263-3A BRPI0600263B1 (pt) 2006-01-18 2006-01-18 Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0600263B1 (pt)
WO (1) WO2007082359A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106830528A (zh) * 2015-07-26 2017-06-13 李娜 一种去除含汞污水污染物的方法
CN106630488B (zh) * 2015-07-26 2021-09-24 荣盛化工有限公司 一种去除含镉污水污染物的方法
CN105967461B (zh) * 2015-07-26 2021-09-24 荣盛化工有限公司 一种去除含铬污水污染物的方法
WO2020132364A2 (en) * 2018-12-19 2020-06-25 InnerPlant, Inc. Sensor plant and method for identifying stressors in crops based on characteristics of sensor plants

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0600263A (pt) 2007-10-30
WO2007082359A1 (en) 2007-07-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Tang et al. Strategies for designing organic fluorescent probes for biological imaging of reactive carbonyl species
Bai et al. Small-molecule-based fluorescent sensors for selective detection of reactive oxygen species in biological systems
Hernández-García et al. Reactive oxygen species: a radical role in development?
Sun et al. Iridium (III) anthraquinone complexes as two‐photon phosphorescence probes for mitochondria imaging and tracking under hypoxia
US20170122954A1 (en) Profiling reactive oxygen, nitrogen and halogen species
Ihssen et al. Real-time monitoring of extracellular ATP in bacterial cultures using thermostable luciferase
Patergnani et al. Methods to monitor and compare mitochondrial and glycolytic ATP production
Kim et al. meso-ester BODIPYs for the imaging of hypoxia in tumor cells
Pala et al. Modified enzyme substrates for the detection of bacteria: A review
Painter et al. Direct measurement of free chloride concentrations in the phagolysosomes of human neutrophils
BRPI0600263B1 (pt) Uso da luciferase de macrolampis sp como gene reporter dual em biosensores simultaneos de expressão gênica e variações intracelulares de ph, concentrações de fosfato e cátions divalentes de metais pesados
Zhao et al. Recent progress on NIR fluorescent probes for enzymes
Chen et al. Fluorescent probes design strategies for imaging mitochondria and lysosomes
Zhan et al. Development of iridium (III) phosphorescent probe for hypochlorous acid detection in macrophages cells and cancer cells co-culture system and application in inflamed mouse model
Vetrova et al. Redox compounds influence on the NAD (P) H: FMN—oxidoreductase—luciferase bioluminescent system
US8722376B2 (en) Firefly luciferase
Miranda-Apodaca et al. Emissive enhancement of the singlet oxygen chemiluminescence probe after binding to bovine serum albumin
Zhang et al. Bioluminescence for biological sensing in living mammals
Valkova et al. Control of luminescence decay and flavin binding by the LuxA carboxyl-terminal regions in chimeric bacterial luciferases
Lomakina et al. Bioluminescent test systems based on firefly luciferase for studying stress effects on living cells
Maeda Which are you watching, an individual reactive oxygen species or total oxidative stress?
Sun et al. A benzothiazole derivative for differentiating mitochondrial G-quadruplex formation between normal and tumor cells
Macvanin et al. Assays of sensitivity of antibiotic-resistant bacteria to hydrogen peroxide and measurement of catalase activity
Jathoul et al. A higher spectral range of beetle bioluminescence with infraluciferin
Samadi et al. Decrease of catalytic efficiency of Photinus pyralis firefly luciferase in the presence of graphene quantum dots.

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAU

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal: appeal against refusal
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/04/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.