BRPI0520719B1 - “método e aparelho de rede para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml, e, entidade de rede para fornecer pelo menos parte de uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml” - Google Patents

“método e aparelho de rede para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml, e, entidade de rede para fornecer pelo menos parte de uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml” Download PDF

Info

Publication number
BRPI0520719B1
BRPI0520719B1 BRPI0520719-3A BRPI0520719A BRPI0520719B1 BR PI0520719 B1 BRPI0520719 B1 BR PI0520719B1 BR PI0520719 A BRPI0520719 A BR PI0520719A BR PI0520719 B1 BRPI0520719 B1 BR PI0520719B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
xml document
xml
network entity
document
document manager
Prior art date
Application number
BRPI0520719-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Berg Stefan
Aström Bo
Boberg Christer
Ryde Anders
Terrill Stephen
Przybysz Hubert
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Publ
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Publ filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Publ
Publication of BRPI0520719A2 publication Critical patent/BRPI0520719A2/pt
Publication of BRPI0520719B1 publication Critical patent/BRPI0520719B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F16/00Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor
    • G06F16/80Information retrieval; Database structures therefor; File system structures therefor of semi-structured data, e.g. markup language structured data such as SGML, XML or HTML

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Data Mining & Analysis (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Information Retrieval, Db Structures And Fs Structures Therefor (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Document Processing Apparatus (AREA)

Abstract

método e aparelho de rede para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml, entidade de rede, e, programa de operação. um método é divulgado para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de ximl para um cliente de gerenciador de documento de xml (2-1). a função de servidor de gerenciador de documento de xivil é habilitada através de um componente de componente de banco de dados para armazenar, pelo menos, um documento de xml e um componente lógico para fazer com que pelo menos uma operação seja efetuada em um ou mais dos, pelo menos um, documentos de xml. no método, o componente lógico é fornecido através de uma primeira entidade de rede (60-1), com a qual o cliente de gerenciador de documento de xml (2-1) se comunica diretamente ou indiretamente para receber a função de servidor de gerenciador de documento de xmil, e o componente de banco de dados é fornecido através de uma segunda entidade de rede (70) diferente da primeira entidade de rede (60-1).

Description

(54) Título: MÉTODO E APARELHO DE REDE PARA FORNECER UMA FUNÇÃO DE SERVIDOR DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML PARA UM CLIENTE DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML, E, ENTIDADE DE REDE PARA FORNECER PELO MENOS PARTE DE UMA FUNÇÃO DE SERVIDOR DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML PARA UM CLIENTE DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML (51) Int.CI.: G06F 17/30 (73) Titular(es): TELEFONAKTIEBOLAGET LM ERICSSON (PUBL) (72) Inventor(es): STEFAN BERG; BO ASTRÕM; CHRISTER BOBERG; ANDERS RYDE; STEPHEN TERRILL; HUBERT PRZYBYSZ
1/14 “MÉTODO E APARELHO DE REDE PARA FORNECER UMA FUNÇÃO DE SERVIDOR DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML PARA UM CLIENTE DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML, E, ENTIDADE DE REDE PARA FORNECER PELO MENOS PARTE DE UMA FUNÇÃO DE SERVIDOR DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML PARA UM CLIENTE DE GERENCIADOR DE DOCUMENTO DE XML”
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção [0001] A presente invenção se refere a um método e aparelho relacionando um Servidor (XDMS) de Gerenciador de Documento (XDM) de Linguagem de Marcação Extensível (XML), por exemplo, como definido pela Aliança Móvel Aberta (OMA).
2. Descrição da Técnica Relacionada [0002] O Documento de Arquitetura de Aliança Móvel Aberta (OMA) “Arquitetura de Gerenciamento de Documento de XML” (correntemente em OMAAD-XDM-Vl_0-20051006-C) descreve as características e a arquitetura do “Habilitador Gerenciamento de Documento de XML” como a seguir.
[0003] O Gerenciamento de Documento de XML define um mecanismo comum que torna a informação relacionada a serviço de usuário específico, acessível aos habilitadores de serviço que precisam dela. Tal informação é esperada ser armazenada na rede onde ela pode ser localizada, acessada e manipulada (criada, trocada, eliminada, etc.). XDM especifica como tal informação será definida nos documentos de XML bem estruturados, assim como o protocolo comum para acesso e manipulação de tais Documentos de XML. O Protocolo de Acesso de Configuração de XML (XCAP) [Protocolo de Acesso de Configuração (XCAP) de Linguagem de Marcação Extensível (XML), http://www.ietf.org/internet-draft/draft-ietf-simple-xcap07.txt, trabalho em progresso], como definido pelo IETF, foi escolhido como o protocolo de Gerenciamento de Documento de XML comum.
[0004] A Especificação de XDM [“Especificação de Gerenciamento de
Documento de XML”, OMA-TS-XDM_Core-V1_0, disponível a partir de http://www.openmobilealliance.org/release_program/XDM_archieve.html] define
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 7/25
2/14 duas características principais:
• O protocolo comum, Protocolo de Acesso de Configuração de XML (XCAP), através do qual principais podem armazenar e manipular seus dados relacionados a serviço, armazenado em uma rede como Documentos de XML.
• O mecanismo de subscrição / notificação de SIP através do qual principais podem ser notificados de mudanças de tais Documentos.
[0005] Documentos acessados e manipulados através do XCAP são armazenada em repositórios lógicos na rede, chamados de Servidores de Gerenciamento de Documento de XML (XDMS). Cada repositório pode ser associado com uma entidade funcional que usa seus dados para efetuar suas funções. (Por exemplo, um servidor de POC tem acesso a um XDMS de POC para obter um particular tipo de documento de usuário, um Documento de grupo de POC, que fornece a lista de membros para uma sessão de grupo de POC, e usa esta informação para convidar tais membros para uma sessão de POC).
[0006] A Especificação Compartilhada de XDM [“Shared XDM Specification”, OMA-TS-XDM_Shared-Vl_O, disponível em http://www.openmobilealliance.org/release_program/XDM_archive.html] especifica um tipo específico de repositório chamado um XDMS Compartilhado, que armazena documentos que podem ser re-usados por outros habilitadores. Este habilitador especifica um tal documento: a Lista de URI. Esta é uma maneira conveniente para um principal grupar um número de identidades de usuário final (e.g., “ Amigos ” ou “ Família ”) ou outros recursos, onde tal uma lista é esperada ser re-usada por um número de habilitadores diferentes.
[0007] Devido à natureza re-usável do habilitador de XDM, haverá interações com outros habilitadores, e, por conseguinte, o projeto de arquitetura do habilitador de XDM acomoda as necessidades daqueles habilitadores.
[0008] O Gerenciador de Documento de XML (XDM) fornece uma arquitetura para gerenciar dados específicos de serviço. O Gerenciamento de Documento de
XML define um mecanismo comum que torna a informação relacionada a serviço de usuário específico, acessível aos habilitadores de serviço que necessitam dela. A
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 8/25
3/14 informação específica de serviço é expressa e trocada por meio de documentos de
XML, e esta informação é armazenada na rede onde ela pode ser localizada, acessada e manipulada (criada, trocada, eliminada, etc.). A entidade de rede assumida responsável pelo armazenamento e manipulação de tal informação é o servidor de XDM (XDMS).
[0009] É desejável fornecer uma implementação eficiente tecnicamente e comercialmente do esquema descrito acima.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [0010] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção é fornecido um método para fornecer uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML, a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML sendo habilitada através de um componente de banco de dados para armazenar, pelo menos, um documento de XML e um componente lógico para fazer com que pelo menos uma operação seja efetuada em um ou mais dos, pelo menos um, documentos de XML, a pelo menos uma operação sendo selecionável daquelas definidas pelo Protocolo de Acesso de Configuração de XML, no qual método, o componente lógico é fornecido através de uma primeira entidade de rede, com a qual o Cliente de Gerenciador de Documento de XML se comunica para receber a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML, e o componente de banco de dados é fornecido através de uma segunda entidade de rede diferente da primeira entidade de rede.
[0011] O pelo menos um documento de XML pode compreender dados específicos de serviço.
[0012] A pelo menos uma operação pode ser selecionada do seguinte: acessar o documento; manipular o documento; criar o documento; substituir o documento; eliminar o documento; recuperar o documento; armazenar o documento; criar um elemento de XML no documento; substituir um elemento de XML no documento; eliminar um elemento de XML do documento; recuperar um elemento de XML a partir do documento; criar um atributo de XML para um elemento de XML no documento; eliminar um atributo de XML do documento; e recuperar um atributo de
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 9/25
4/14
XML a partir do documento.
[0013] O método pode compreende, quando a pelo menos uma operação compreende uma operação para recuperar um documento de XML já armazenado no componente de componente de banco de dados, enviar uma solicitação do documento de XML a partir da primeira entidade de rede para a segunda entidade de rede, e recebendo o documento de XML na primeira entidade de rede a partir da segunda entidade de rede.
[0014] O método pode ainda compreender, quando a pelo menos uma operação compreende uma operação para modificar o documento de XML, modificar o documento de XML na primeira entidade de rede e enviar o documento de XML modificado a partir da primeira entidade de rede para a segunda entidade de rede para armazenar de volta no componente de banco de dados.
[0015] O método pode compreender, quando a pelo menos uma operação compreende uma operação para armazenar um documento de XML não já armazenado no componente de banco de dados, enviar o documento de XML a partir da primeira entidade de rede para a segunda entidade de rede para armazenar no componente de banco de dados.
[0016] A primeira entidade de rede pode aparecer para o Cliente de Gerenciador de Documento de XML como um Servidor de Gerenciador de documento de XML. [0017] A segunda entidade de rede pode ser um Servidor de Assinante Doméstico de um Subsistema de Multimídia de IP.
[0018] Comunicação entre a primeira entidade de rede e a segunda entidade de rede pode ser determinada, pelo menos, em parte através do protocolo de interfacesh.
[0019] A segunda entidade de rede pode ser otimizada para armazenamento de dados.
[0020] O método pode compreender receber, pelo menos, uma mensagem do
Cliente de Gerenciador de Documento de XML em uma primeira entidade de rede que especifica a pelo menos uma operação a ser efetuada.
[0021] A pelo menos uma mensagem pode se enquadrar ao Protocolo de
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 10/25
5/14
Acesso de Configuração de XML.
[0022] Uma pluralidade de tais componentes de banco de dados pode ser fornecido nas segundas entidades de rede separadas respectivas.
[0023] A pluralidade de componentes de banco de dados pode ser associada com diferentes respectivos serviços.
[0024] A primeira entidade de rede pode se comunicar com o Cliente de Gerenciador de Documento de XML através de uma outra entidade de rede.
[0025] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção é fornecido um aparelho de rede para fornecer uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML, a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML sendo habilitada através de um componente de banco de dados para armazenar, pelo menos, um documento de XML e um componente lógico para fazer com que pelo menos uma operação seja efetuada em um ou mais dos, pelo menos um, documentos de XML, a pelo menos uma operação sendo selecionável daquelas definidas pelo Protocolo de Acesso de Configuração de XML, no qual o aparelho de rede, o componente lógico é fornecido através de uma primeira entidade de rede, com a qual o Cliente de Gerenciador de Documento de XML se comunica para receber a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML, e o componente de banco de dados é fornecido através de uma segunda entidade de rede diferente da primeira entidade de rede.
[0026] De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção é fornecido uma entidade de rede para fornecer, pelo menos, parte de uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML, a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML sendo habilitada através de um componente de banco de dados para armazenar, pelo menos, um documento de XML e um componente lógico para fazer com que pelo menos uma operação seja efetuada em um ou mais dos, pelo menos um, documentos de XML, a pelo menos uma operação sendo selecionável daquelas definidas pelo Protocolo de Acesso de Configuração de XML, a entidade de rede compreendendo: o componente lógico, com o componente de banco de dados
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 11/25
6/14 sendo fornecido através de uma entidade da rede separada; e meios para cooperar com a entidade de rede separada para fornecer a função de Servidor de
Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML.
[0027] De acordo com um quarto aspecto da presente invenção é fornecido um programa de operação que, quando executado em um aparelho, faz com que o aparelho realize um método de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção.
[0028] De acordo com um quinto aspecto da presente invenção é fornecido um programa de operação que, quando carregado em um aparelho, faz com que o aparelho se torne um aparelho de acordo com o terceiro aspecto da presente invenção.
[0029] O programa de operação pode ser transportado em um meio de transporte. O meio de transporte pode ser um meio de transmissão, O meio de transporte pode ser a meio de armazenamento.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS [0030] Figura 1 é um diagrama de blocos, esquematicamente, ilustrando entidades de rede de uma solução de Arquitetura de Gerenciamento de Documento de XML existente;
[0031] Figura 2 é um diagrama de blocos, esquematicamente, ilustrando entidades de rede de uma Arquitetura de Gerenciamento de Documento de XML incorporando a presente invenção;
[0032] Figura 3 é um fluxograma de sinal ilustrando a operação de uma modalidade da presente invenção para recuperar dados de serviço de um Servidor de XDM;
[0033] Figura 4 é um fluxograma de sinal ilustrando a operação de uma modalidade da presente invenção para modificar dados de serviço associados com um Servidor de XDM; e [0034] Figura 5 é um diagrama esquemático ilustrando partes de uma rede de UMTS.
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 12/25
7/14
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS [0035] Com descrito acima, na solução existente para a Arquitetura de Gerenciamento de Documento de XML, a entidade de rede assumida responsável para armazenamento e manipulação da informação de serviço específico, expressa e trocada por meio de documentos de XML, é o Servidor de XDM (XDMS). O seguinte é um comentário do Documento de Arquitetura OMA referenciado acima: “Documentos acessados e manipulados através de XCAP são armazenados em (lógicos) repositórios na rede, chamados genericamente de Servidores de Gerenciamento de Documentos de XML (XDMS), cada repositório sendo associado com uma entidade funcional que usa os dados em seu repositório associado para efetuar suas funções. Por exemplo, um servidor de POC acessa um XDMS de POC para obter um tipo particular de documento de usuário, um documento de grupo de POC, que fornece a lista de membros para uma sessão de grupo de POC, e usa esta informação para convidar tais membros para uma seção de POC sessão”.
[0036] Figura 1 ilustra as entidades de rede relevantes definidas no Documento de Arquitetura de OMA referenciado acima (o Documento de Arquitetura de OMA introduz outras entidades de rede, mas essas são de pouca relevância aqui). Na Figura 1, dois cliente de XDM 2-1 e 2- 2 estão em comunicação com respectivos diferentes Servidores de XDM 6-1 e 6-2 através de um Nó de Agregação 4. Os Clientes de XDM 2-1 e 2-2 são entidades de clientes que fornece acesso à várias características de XDMS. Elas provêem um usuário final com a possibilidade de criar, modificar ou eliminar um documento de XML, e através disso criar, modificar ou eliminar dados específicos de serviço. O Nó de Agregação 4 é o ponto de contato para os Clientes de XDM 2-1 e 2-2 para terem acesso aos documentos de XML armazenados em qualquer Servidor de XDM; o Nó de Agregação 4 efetua funções tais como autenticação ou encaminhamento das solicitações. Os Servidores de XDM 6-1 e 6-2 mantêm os dados específicos de serviço, e implementam os procedimentos para cria, modificar ou eliminar tais dados.
[0037] A solução existente como mostrado na Figura 1 assume que os dados específicos de serviço estão armazenados e disponíveis no XDMS. Como uma
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 13/25
8/14 conseqüência, um usuário desses dados é limitado a um particular exemplo do XDMS. Isto tem conseqüência que requisitos de disponibilidade alta são colocados nos componentes do XDMS, o que significa maiores custos de desenvolvimento. Uma outra conseqüência é que duas cópias dos dados específicos de serviço existem na rede: uma no XDMS, e uma outra na entidade de rede responsável para executar o serviço (por exemplo um servidor de aplicação de IMS, para mais disto, ver abaixo). Isto conduz a um requisito para sincronização, que é tecnicamente trabalhoso para fornecer.
[0038] Uma modalidade da presente invenção é pretendida para abordar os problemas mencionados acima.
[0039] Internamente, pode ser considerado que uma implementação direta de um XDMS como estabelecido no Documento de Arquitetura de OMA referenciado acima consistiria de, pelo menos, duas funções secundárias: (a) componente de banco de dados para armazenar os dados específicos de serviço; e (b) um componente lógico de XDMS para tratar a manipulação dos dados. Em uma solução existente descrita acima com referência à Figura 1, o XDMS está ciente do estado corrente dos dados específicos de serviço, e podem ser considerados como estado completamente controlado.
[0040] Ao contrário, em uma modalidade da presente invenção, armazenamento dos dados específicos de serviço é separado da lógica de execução do XDMS, e como tal uma modalidade da presente invenção pode ser vista como introduzindo um XDMS sem controle de estado.
[0041] Figura 2 ilustra uma modalidade da presente invenção. A arquitetura evidenciada acima com referência à Figura 1 é aprimorada na seguinte maneira, na modalidade mostrada na Figura 2. Os Servidores de XDM 6-1 e 6-2 of Figura 1 são respectivamente substituídos por 60-1 e 60-2 na Figura 2. Em adição, um Repositório de Dados Específicos de Serviço 70 é fornecido na Figura 2.
[0042] As entidades de rede 60-1 e 60-2 são referenciadas acima como entidades de rede de Lógica de Execução de Servidor de XDM, mas elas são visíveis para os Clientes de XDM 2-1 e 2-2 como se elas fossem Servidores de XDM
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 14/25
9/14 “normais” tais como os Servidores de XDM 6-1 e 6-2 da Figura 1, diferindo de Servidores de XDM “normais”, principalmente em tendo somente o componente lógico de XDMS e não o componente de banco de dados. Os Clientes de XDM 2-1 e 2-2 não são afetados por, e não necessitam conhecer da, separação do repositório de dados 70 das entidades de rede de Lógica de Execução de Servidor de XDM 601 e 60-2. Por esta razão, as entidades de rede de Lógica de Execução de Servidor de XDM 60-1 e 60-2 em uma modalidade da presente invenção podem também ser referenciadas simplesmente como Servidores de XDM 60-1 e 60-2.
[0043] Em uma modalidade da presente invenção, na convocação da função de XDMS, dados são pegos de uma repositório de rede central (por exemplo, o Repositório de Dados Específicos de Serviço 70), que pode ser otimizado para armazenamento de dados. Nesta maneira, as entidades de rede de Lógica de Execução de XDMS 60-1 e 60-2 são sem controle de estado e podem ser implementadas, sem considerar requisitos de disponibilidade alta, já que qualquer entidade de Lógica de Execução de XDMS na rede poderia ser usada como recuo. Isto também elimina a necessidade de dados de sincronização.
[0044] Na recepção de uma Solicitação de XDM para modificar dados específicos de serviço, em uma modalidade da presente invenção as entidades de Lógica de Execução de XDMS 60-1 ou 60-2 iriam:
• Pegar uma cópia atualizada dos dados específicos de serviço do repositório de dados 70.
• Efetuar as ações necessárias nos dados.
• Armazenar os dados modificados de volta no repositório de dados 70. [0045] Solicitação para criação ou eliminação de dados específicos de serviço é tratada em uma maneira similar. Usando este mecanismo, a entidade de rede de Lógica de Execução de XDMS 60-1 ou 60-2 não necessita ter qualquer memória do estado corrente dos dados de serviço. Isto pode ser implementado em uma maneira transparente e sem controle de estado.
[0046] Recuperação e modificação de dados de serviço em uma modalidade da presente invenção será descrita em mais detalhes abaixo com referência às Figuras
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 15/25
10/14 e 4 respectivamente. Esta modalidade é descrita no contexto de Subsistema de
Multimídia de IP (IMS), e antes uma descrição detalhada da modalidade, o contexto dentro do qual a modalidade é implementada será descrito primeiro.
[0047] UMTS (Sistema Telecomunicações Móvel Universal) é um sistema sem fio de terceira geração designado para fornecer maiores taxas de dados rates e serviços aprimorados para os assinantes. UMTS é um sucessor para o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), com um passo evolucionário importante entre GSM e UMTS sendo o Serviço de Rádio por Pacote Geral (GPRS). GPRS introduz comutação de pacote na rede núcleo de GSM e possibilita acesso direto para as redes de dados de pacote (PDNs). Isto possibilita transmissão por comutação de pacotes com altas taxas de dados bem além do limite de 64 Kbps da ISDN, através da rede de chamada de GSM, que é a necessidade para taxas de dados de transmissão de UMTS de até 2Mbps. UMTS é padronizado pelo Projeto de Sociedade de Terceira Geração (3GPP) que é a conglomeração de incorporações de padrões regionais tal como Instituto Padrão de Telecomunicação Europeu (ETSI), a Associação de Negócios de Indústria de Rádio (ARIB) e outros.
[0048] A padronização de UMTS progrediu em três fases. A primeira fase é conhecida como Release '99. As especificações da Release '99 define a arquitetura básica que consiste da Rede de Acesso por Rádio Terrestre de UMTS (UTRAN), Rede de Núcleo Comutada por Circuito (CS-CN) e Rede de Núcleo Comutada por Pacote (PS-CN). A especificação da release '99 oferece circuito tradicional assim como serviços de comutação por pacotes. A próxima fase no processo de padronização é Release 4, adicionando novos serviços à arquitetura '99. A Release 5 representa um avanço significativo, oferecendo ambos, telefonia tradicional assim como serviços de comutação de pacote ao longo de uma rede convergida única baseada em pacote.
[0049] A arquitetura da Release 5 de UMTS arquitetura adiciona um novo subsistema conhecido como o Sistema de Multimídia de IP (IMS) para a PS-CN para suportar telefonia tradicional assim como nos serviços de multimídia. IMS fornece serviços de multimídia de IP através de redes de comunicação de terminais
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 16/25
11/14 móveis (3GPP TS 22.228, TS 23.228, TS 24.229, TS 29.228, TS 29.229, TS 29.328 e TS 29.329 Releases 5 à 7). IMS fornece características importantes para enriquecer a experiência de comunicação pessoa a pessoa do usuário final através do uso de Habilitadores de Serviço de IMS padronizados, que facilitam novos serviços de comunicação pessoa a pessoa (cliente a cliente) assim como serviços de pessoa para conteúdo (cliente para servidor) através de redes baseadas em IP. O IMS é capaz de conectar ambas PSTN / ISDN (Rede de Telefone Comutada Pública / Rede Digital de Serviços Integrados) assim como a Internet.
[0050] O IMS faz uso do Protocolo de Inicialização de Seção (SIP) para configurar e controlar chamadas ou sessões entre terminais de usuários (ou terminais de usuários e servidores de aplicação). O Protocolo de Descrição de Sessão (SDP), transportado pela Sinalização de SIP, é usado para descrever e negociar os componentes de mídia da sessão. Enquanto o SIP foi criado como um protocolo de usuário para usuário, IMS permite aos operadores e provedores de serviço, controlar o acesso do usuário acesso aos serviços e conseqüentemente trocar usuários. O 3GPP escolheu o SIP para sinalização entre um Equipamento de Usuário (UE) e o IMS, assim como entre os componentes dentro do IMS.
[0051] Figura 5 é um diagrama ilustrativo mostrando uma rede de comunicações de UMTS 200 compreendendo um Equipamento de Usuário (UE) 204 localizada dentro de uma Rede Visitada 202. O UE 204 é ligado a um Nó de Suporte de GPRS de Serviço (SGSN) 208 através de uma UTRAN 206, que está por sua vez em comunicação com um Nó de suporte de GPRS de Ponto de Conexão (GGSN) 210. Dentro da Rede Visitada 202, o GGSN 210 se comunica com a Função de Controle de Seção de Chamada Proxy (P-CSCF) 212, que é o primeiro ponto de contato na rede de IMS visitada para o UE 204. O P-CSCF 212 direciona mensagens de registro de SIP e mensagens de estabelecimento de sessão para a Rede Doméstica 214.
[0052] O primeiro ponto de contato dentro da Rede Doméstica 214 é a Função de Controle de Seção de Chamada de Interrogação (I-CSCF) 216, que é um nó opcional na arquitetura de IMS, cujo principal propósito é indagar o Servidor de
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 17/25
12/14
Assinante Doméstico (HSS) 220 para achar a localização da Função de Controle de Seção de Chamada de Serviço (S-CSCF) 218. A S-CSCF 218 efetua gerenciamento de sessão para a rede de IMS, e pode haver vários S-CSCFs na rede. O HSS 220 é um banco de dados de assinante centralizado, e evolui a partir do Registro de Localização Doméstico (HLR) de releases de UMTS mais recente. O HSS 220 faz interface com a I-CSCF e a S-CSCF para fornecer informação sobre a localização do assinante e a informação de subscrição de assinante.
[0053] A rede de comunicações 200 ainda compreende um servidor de aplicação 222, um banco de dados 224 e um servidor de correio eletrônico 226 localizado na Rede Doméstica 214. A partir da S-CSCF 218, mensagens de sinalização são passadas para a destinação pretendida, que pode ser uma outra rede de IMS de Release 5 228 compreendendo um UE 230, ou uma rede legada 232 compreendendo uma PSTN com interface através de uma Função de Controle de Ponto de Conexão de Mídia (MGCF), ou para uma rede de IP 234. Os servidores de aplicação 222 devem implementar funcionalidade de serviço de IMS, fornecer serviços para usuários finais em um sistema de sistema.
[0054] Detalhes específicos da operação da rede de comunicações de UMTS 200 e dos vários componentes dentro tal uma rede, podem ser encontrados a partir das Especificações Técnicas para UMTS que são disponíveis a partir http://www.3gpp.org.
[0055] Retornando agora às Figuras 3 e 4, nesta modalidade da presente invenção, que é configurada no contexto do IMS, o repositório central 70 descrito acima com referência à Figura 2 é incorporado no HSS 220 mostrado na Figura 5. A interface-sh padronizada [3GPP TS 29.328 V6.3.0 (2004-09); Especificação Técnica; Projeto de Sociedade de Terceira Geração; Rede de Núcleo de Especificação Técnica; Interface sh de Subsistema de Multimídia de IP (IM); Conteúdo de Mensagem e Fluxos de Sinalização] pode ser usada para acessar / armazenar os dados específicos de serviço no HSS 220, como agora será descrita em mais detalhes.
[0056] Fazendo referência à Figura 3, um método incorporando a presente
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 18/25
13/14 invenção é descrito no qual o cliente de XDM 2-1 deseja recuperar os dados de serviço do Servidor de XDM 60-1. Na etapa S1 uma mensagem GET de XCAP é enviada a partir do cliente de XDM 2-1 para o Servidor de XDM 60-1 contendo a identificação do assinante; os dados de serviço são identificados nesta modalidade por meio de esquema de XML e identificadores de espaço de nome. Em resposta, na etapa S2, o Servidor de XDM 60-1 envia uma mensagem de Sh-Pull para o HSS 220 com a identificação do assinante. Em resposta à recepção da mensagem de ShPull, o HSS 220 recupera os dados de serviço a partir do banco de dados e os envia ao Servidor de XDM 60-1 com uma mensagem de Resposta Sh-Pull, na etapa S3. Os dados de serviço são então direcionados ao cliente de XDM 2-1 através do Servidor de XDM 60-1 com uma mensagem OK de XCAP na etapa S4.
[0057] Fazendo referência à Figura 4, a método incorporando a presente invenção é descrito no qual o Cliente de XDM2-1deseja modificar os dados de serviço associados com o Servidor de XDM 60- 1. Na etapa T1 uma mensagem PUT de XCAP é enviada a partir do Cliente de XDM 2-1 para o Servidor de XDM 60-1 contendo identificação do assinante e os dados de serviço modificados, ou, pelo menos, informação configurando como os dados de serviço devem ser modificados; isto poderia ser expresso por meio de um documento de XML atualizado - por exemplo, na etapa S4 acima, o documento de XML original é enviado para o Cliente de XDM 2-1, que atualiza o documento, e o envia de volta na etapa T1. Em resposta, na etapa T2 o Servidor de XDM 60-1 envia uma mensagem de Sh-Pull para o HSS 220 junto com a identificação do assinante; a Especificação de Interface Sh de 3GPP define a chave de acesso para os dados de serviço no HSS (ambas para Sh-pull e Sh-Update) como: Usuário-Identidade + Dados-Referência + ServiçoIndicação). Em resposta à recepção da mensagem de Sh-Pull, o HSS 220 recupera os dados de serviço a partir do banco de dados e os envia para o Servidor de XDM 60-1 com uma mensagem de Resposta de Sh-Pull na etapa T3. Na etapa T4, o Servidor de XDM 60-1 modifica os dados de serviço de acordo com a solicitação recebida na etapa T1, e na etapa T5 os dados modificados são enviados para o HSS 220 junto com a identificação do assinante com a mensagem de Sh-Update. Assim
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 19/25
14/14 que os dados de serviço modificado sejam armazenados no HSS 220, o HSS 220 responde ao Servidor de XDM 60-1 com uma mensagem de Resposta de Sh-Update no T6, e na etapa T7, os dados de serviço modificados são enviados ao Cliente de
XDM 2-1 pelo Servidor de XDM 60-1 com uma mensagem OK de XCAP.
[0058] Uma modalidade da presente invenção fornece uma ou mais das seguintes vantagens sobre a solução existente descrita acima:
• Uma implementação de XDMS sem controle de estado não necessita preencher o requisito de disponibilidade alta, e é, por conseguinte, menos custosa.
• Armazenamento de dados pode ser centralizado na rede, e, por conseguinte, ser facilmente acessado também por outras entidades, sem criar a necessidade de sincronização.
• Armazenamento de dados pode ser centralizado em elementos da rede que são otimizados para aquele propósito.
[0059] Será apreciado que, embora a modalidade acima seja descrita no contexto de IMS e de UMTS, será apreciado que IMS não é limitado para redes de comunicação de terminais móveis, mas é também aplicável a redes fixas e outros tipos de redes juntos. Uma modalidade da presente invenção não é limitada a sua aplicação dentro do contexto de IMS ou de UMTS.
[0060] Será apreciado que a operação de um ou mais componentes descritos acima pode ser controlada através de uma operação de programa no dispositivo ou aparelho. Tal um programa de operação pode ser armazenado em um meio legível de computador, ou poderia, por exemplo, ser incorporado em um sinal tal como um sinal de dados descarregado a partir de um sítio da Internet. As reivindicações anexas devem ser interpretadas como cobrindo um programa de operação por si próprio, ou como um registro em uma portadora, ou como um sinal, ou em qualquer outra forma.
Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 20/25
1/4

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para fornecer uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML, a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML sendo habilitada através de um componente de banco de dados para armazenar, pelo menos, um documento de XML e um componente lógico para fazer com que, pelo menos, uma operação seja efetuada em um ou mais dos, pelo menos um, documentos de XML, a pelo menos uma operação sendo selecionável daquelas definidas pelo Protocolo de Acesso de Configuração de XML, caracterizado pelo fato de que, o componente lógico é fornecido através de uma primeira entidade de rede, com a qual o Cliente de Gerenciador de Documento de XML se comunica para receber uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML, e o componente de banco de dados é fornecido através de uma segunda entidade de rede diferente da primeira entidade de rede.
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, pelo menos, um documento de XML compreende dados específicos de serviço.
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma operação pode ser selecionada do seguinte: acessar o documento; manipular o documento; criar o documento; substituir o documento; eliminar o documento; recuperar o documento; armazenar o documento; criar um elemento de XML no documento; substituir um elemento de XML no documento; eliminar um elemento de XML do documento; recuperar um elemento de XML do documento; criar um atributo de XML para um elemento de XML no documento; eliminar um atributo de XML do documento; e recuperar um atributo de XML do documento.
  4. 4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de compreender, quando a pelo menos uma operação compreende uma operação para recuperar um documento de XML já armazenado no componente de banco de dados, enviar uma solicitação do documento de XML a partir da primeira entidade de rede para segunda entidade de rede, e receber o
    Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 21/25
    2/4 documento de XML solicitado em uma primeira entidade de rede a partir da segunda entidade de rede.
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de ainda compreender, quando a pelo menos uma operação compreende uma operação para modificar o documento de XML, modificar o documento de XML na primeira entidade de rede e enviar o documento de XML modificado a partir da primeira entidade de rede para uma segunda entidade de rede para armazenar de volta no componente de banco de dados.
  6. 6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de compreender, quando a pelo menos uma operação compreende uma operação para armazenar um documento de XML não já armazenado no componente de banco de dados, enviar o documento de XML a partir da primeira entidade de rede para a segunda entidade de rede para armazenar no componente de banco de dados.
  7. 7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a primeira entidade de rede aparece para o Cliente de Gerenciador de Documento de XML como um Servidor de Gerenciador de documento de XML.
  8. 8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a segunda entidade de rede é um Servidor de Assinante Doméstico de um Subsistema de Multimídia de IP.
  9. 9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que comunicação entre a primeira entidade de rede e a segunda entidade de rede é determinada, pelo menos em parte, através do protocolo de interface-sh.
  10. 10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a segunda entidade de rede é otimizada para armazenamento de dados.
  11. 11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de compreender receber pelo menos uma mensagem do Cliente de Gerenciador de Documento de XML em uma primeira entidade de rede
    Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 22/25
    3/4 que especifica a pelo menos uma operação a ser efetuada.
  12. 12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma mensagem se enquadra ao Protocolo de Acesso de Configuração de XML.
  13. 13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de tais componentes de banco de dados são fornecidos em respectivas segundas entidades de rede separadas.
  14. 14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de componentes de banco de dados é associada com diferentes serviços respectivos.
  15. 15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que a primeira entidade de rede se comunica com o Cliente de Gerenciador de Documento de XML através de uma outra entidade de rede.
  16. 16. Aparelho de rede para fornecer uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML, a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML sendo habilitada através de um componente de banco de dados para armazenar, pelo menos, um documento de XML e um componente lógico para fazer com que pelo menos uma operação seja efetuada em um ou mais dos pelo menos um documento de XML, a pelo menos uma operação sendo selecionável daquelas definidas pelo Protocolo de Acesso de Configuração de XML, caracterizado pelo fato de que o componente lógico é fornecido através de uma primeira entidade de rede, com a qual o Cliente de Gerenciador de Documento de XML se comunica para receber a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML, e o componente de banco de dados é fornecido através de uma segunda entidade de rede diferente da primeira entidade de rede.
  17. 17. Entidade de rede para fornecer pelo menos parte de uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para um Cliente de Gerenciador de Documento de XML, a função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML
    Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 23/25
    4/4 sendo habilitada através de um componente de banco de dados para armazenar pelo menos um documento de XML e um componente lógico para fazer com que pelo menos uma operação seja efetuada em um ou mais dos pelo menos um documento de XML, a pelo menos uma operação sendo selecionável daquelas definidas pelo Protocolo de Acesso de Configuração de XML, caracterizada pelo fato de compreender: o componente lógico, com o componente de banco de dados sendo fornecido através de uma entidade da rede separada; e meios para cooperar com a entidade de rede separada para fornecer uma função de Servidor de Gerenciador de Documento de XML para o Cliente de Gerenciador de Documento de XML.
    Petição 870170090939, de 24/11/2017, pág. 24/25
    1/5 mantém dados para o cliente de XDM 2-1
    2/5
    e
    S
    3/5
BRPI0520719-3A 2005-12-16 2005-12-16 “método e aparelho de rede para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml, e, entidade de rede para fornecer pelo menos parte de uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml” BRPI0520719B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2005/056885 WO2007068289A1 (en) 2005-12-16 2005-12-16 Xml document manager server method and apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0520719A2 BRPI0520719A2 (pt) 2009-06-13
BRPI0520719B1 true BRPI0520719B1 (pt) 2018-02-14

Family

ID=36587362

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0520719-3A BRPI0520719B1 (pt) 2005-12-16 2005-12-16 “método e aparelho de rede para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml, e, entidade de rede para fornecer pelo menos parte de uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml”

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20080319948A1 (pt)
EP (1) EP1960907B1 (pt)
CN (1) CN101326521B (pt)
BR (1) BRPI0520719B1 (pt)
ES (1) ES2428505T3 (pt)
WO (1) WO2007068289A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8617242B2 (en) 2001-05-25 2013-12-31 Conformis, Inc. Implant device and method for manufacture
US8480754B2 (en) 2001-05-25 2013-07-09 Conformis, Inc. Patient-adapted and improved articular implants, designs and related guide tools
US9603711B2 (en) 2001-05-25 2017-03-28 Conformis, Inc. Patient-adapted and improved articular implants, designs and related guide tools
CN100531212C (zh) * 2006-01-21 2009-08-19 华为技术有限公司 一种协商设备信息的系统、方法
KR101281387B1 (ko) * 2006-08-16 2013-07-02 삼성전자주식회사 Xml 문서의 위치 기술을 이용하여 xdm 문서 관리 기능을 구현하기 위한 장치 및 방법
CN101170540A (zh) * 2006-10-24 2008-04-30 华为技术有限公司 一种xml文档管理方法和客户端、服务器
CN101409718A (zh) * 2007-10-12 2009-04-15 华为技术有限公司 一种确定用户数据的方法、系统及装置
WO2010148243A1 (en) * 2009-06-19 2010-12-23 Research In Motion Limited Methods and apparatus to maintain validity of shared information
WO2010148315A1 (en) * 2009-06-19 2010-12-23 Research In Motion Limited Methods and apparatus to maintain ordered relationships between server and client information
WO2011072235A2 (en) 2009-12-11 2011-06-16 Conformis, Inc. Patient-specific and patient-engineered orthopedic implants
CN102726030B (zh) * 2010-02-02 2016-01-20 瑞典爱立信有限公司 用于路由xcap请求的方法和设备

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU1248101A (en) * 1999-11-01 2001-05-14 Xcoders Inc. Method and apparatus for establishing and using an xml database
CN100421382C (zh) * 2003-08-28 2008-09-24 蚬壳星盈科技(深圳)有限公司 高扩展性互联网超级服务器的维护单元结构及方法
CN1588368A (zh) * 2004-09-07 2005-03-02 孟小峰 基于模式的xml存储方法及应用
FI20050092A0 (fi) * 2004-09-08 2005-01-28 Nokia Corp Ryhmäpalveluiden ryhmätiedot
US7685293B2 (en) * 2007-08-21 2010-03-23 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for optimization of sigcomp UDVM performance

Also Published As

Publication number Publication date
CN101326521A (zh) 2008-12-17
ES2428505T3 (es) 2013-11-08
WO2007068289A1 (en) 2007-06-21
US20080319948A1 (en) 2008-12-25
CN101326521B (zh) 2012-08-15
EP1960907A1 (en) 2008-08-27
BRPI0520719A2 (pt) 2009-06-13
EP1960907B1 (en) 2013-08-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0520719B1 (pt) “método e aparelho de rede para fornecer uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml, e, entidade de rede para fornecer pelo menos parte de uma função de servidor de gerenciador de documento de xml para um cliente de gerenciador de documento de xml”
JP4691607B2 (ja) ユーザ識別子の関連付けを実現するための方法、システム、および装置
CN101926152B (zh) 提供会话发起协议请求内容的方法和系统
US20190028323A1 (en) User presence information communication system
JP5313395B2 (ja) Sipメッセージに対する信用を決定するシステムおよび方法
CN101345748B (zh) 将用户状态通知应用服务器的方法、系统及装置
BRPI0520429B1 (pt) Método de alocação de um servidor de aplicação de protocolo de iniciação de sessão a um assinante dentro de um subsistema de multimídia de ip
CN101313606B (zh) 通信系统中感知服务配置下的公共用户标识的方法及装置
US8510457B2 (en) Storage of network data
US20110214051A1 (en) Methods and apparatus to subscribe for change notifications in a document management system
KR20070021816A (ko) Xdm 서비스 정보 관리 시스템 및 방법
US9609059B2 (en) Synchronization of shared identifiers across servers in an IMS network
US20110131301A1 (en) Communicating configuration information in a communications network
JP2011505084A (ja) 通信ネットワークにおいて使用するための方法および装置
WO2008009312A1 (en) Methods, apparatuses and programs for using an sh interface for communications between a database client and a database server
CN102726030B (zh) 用于路由xcap请求的方法和设备
US20110119363A1 (en) Method for notifying an application server of changes in data stored at a home subscriber server
CN101287007A (zh) Xml文档管理方法、系统及xml文档管理服务器
CN100388662C (zh) 一种防止具有3g能力用户使用过渡鉴权方式的方法
Shepard IMS Crash Course
Sogunle A Unified Data Repository for Rich Communication Services
Ma et al. Mobile terminal capability management for services enabling
KR100735908B1 (ko) 통신 시스템
Nomoto et al. IP storage and stored content management using SIP presence server with XML database
Levenshteyn et al. Addressing & invocation of IMS-attached services

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO O PARECER DA PROCURADORIA NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2610 DE 12-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.