BRPI0416684B1 - Method of suppressing oil from a first floating structure to a downloading structure - Google Patents

Method of suppressing oil from a first floating structure to a downloading structure Download PDF

Info

Publication number
BRPI0416684B1
BRPI0416684B1 BRPI0416684-1A BRPI0416684A BRPI0416684B1 BR PI0416684 B1 BRPI0416684 B1 BR PI0416684B1 BR PI0416684 A BRPI0416684 A BR PI0416684A BR PI0416684 B1 BRPI0416684 B1 BR PI0416684B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
duct
providing
oil
flexible
hose
Prior art date
Application number
BRPI0416684-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Wille Hein
Jan Rooduijn Erik
Original Assignee
Single Buoy Moorings Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Single Buoy Moorings Inc filed Critical Single Buoy Moorings Inc
Publication of BRPI0416684A publication Critical patent/BRPI0416684A/pt
Publication of BRPI0416684B1 publication Critical patent/BRPI0416684B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L59/00Thermal insulation in general
    • F16L59/14Arrangements for the insulation of pipes or pipe systems
    • F16L59/143Pre-insulated pipes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B27/00Arrangement of ship-based loading or unloading equipment for cargo or passengers
    • B63B27/30Arrangement of ship-based loading or unloading equipment for transfer at sea between ships or between ships and off-shore structures
    • B63B27/34Arrangement of ship-based loading or unloading equipment for transfer at sea between ships or between ships and off-shore structures using pipe-lines
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L1/00Laying or reclaiming pipes; Repairing or joining pipes on or under water
    • F16L1/12Laying or reclaiming pipes on or under water

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Reciprocating Pumps (AREA)
  • Thermal Insulation (AREA)

Abstract

"método de suprir óleo de uma primeira estrutura flutuante a uma estrutura de descarregamento". a invenção diz respeito a um método de suprir óleo de uma primeira estrutura flutuante a uma estrutura de descarregamento. o método compreende as etapas de: prover um duto flexível que se estende entre as duas estruturas a uma profundidade de água entre 50 m e 500 m, o duto compreendendo um material elastomérico flexível e tendo um diâmetro interno de pelo menos 600 mm e um comprimento entre 1.500 e 3.000 m, provendo pelo menos uma bomba na primeira estrutura e bombeando o óleo através do duto a uma pressão entre 5 bar e a uma vazão entre 1.000 e 50.000 m^ 3^/hora, caracterizado em: prover um único duto flexível e - prover uma espessura de parede do duto de maneira tal que, a temperaturas da água entre 2<198>c e 20<198>c, preferivelmente entre 2<198>c e 10<198>c, o óleo compreenda na primeira estrutura uma temperatura de entrada t~ e~ e na segunda estrutura uma temperatura de saída t~ s~ que seja tal que t~ e~ - t~ s~ seja menor ou igual a 15<198>c, preferivelmente menor do que 5<198>c.

Description

“MÉTODO DE SUPRIR ÓLEO DE UMA PRIMEIRA ESTRUTURA FLUTUANTE A UMA ESTRUTURA DE DESCARREGAMENTO” A invenção diz respeito a um método de suprir óleo de uma primeira estrutura flutuante a uma estrutura de descarregamento, que compreende as etapas de: prover um duto flexível que se estende entre as duas estruturas a uma profundidade de ápa entre 50 m e 500 m, o duto compreendendo um material elastomérico flexível e tendo um diâmetro interno de pelo menos 600 mm e um comprimento entre L500 e 3.000 m, e prover pelo menos uma bomba na primeira estrutura e bombear o óleo através do duto a uma pressão entre 5 bar e 30 bar e a uma vazão entre 1.000 e 50.000 m3/hora.
Tais dutos flexíveis são conhecidos pela WO 02/44607, em que uma mangueira marítima é descrita, a qual pode ter um comprimento de 2 km ou mais, que se estende entre uma plataforma de petróleo, FPSO, TLP, SP AR ou semisubmersivel, e uma bóia de descarregamento, tal como bóia de amarração por pernas de ancoragem catenária (CALM), a profundidades entre 80 e 30 metros. A mangueira conhecida consiste de segmentos elastoméricos de 12 metros com um diâmetro interno de 600 mm com flanges de acoplamento de extremidade. O duto conhecido é aplicado como um feixes de dutos paralelos para maior capacidade.
Tubos de aço rígidos são também usados para transferência do óleo bruto, e em geral têm um diâmetro de 24” (609,6 mm), de maneira tal que múltiplos dutos sejam usados em paralelo para obter capacidade suficiente. Os tubos de transferência que se estendem horizontalmente abaixo do nível da água entre a estrutura flutuante e a bóia de descarregamento são suportados por flutuadores. Por causa do peso dos tubos de aço e de sua flexibilidade limitada, esses tubos de aço são sujeitos a fadiga de metal.
Quando hidrocarbonetos, tais como óleos, são transportados pelos tubos de transferência em águas médias conhecidos» a perda de calor através desses tubos resulta em maior viscosidade dos hidrocarbonetos e menor capacidade de escoamento.
Consequentemente, é um objetivo da presente invenção fornecer um método de transferência de hidrocarbonetos através de um, dito entre duas estruturas flutuantes que pode operar a baixas pressões de bombeamento e que permite transferência eficiente de óleo bruto em volumes relativamente grandes. É um outro objetivo da presente invenção fornecer um método de transferência de hidrocarbonetos por meio de um duto de baixo peso, que seja menos sujeito da problemas de fadiga e que possa ser facilmente instalado.
Até aqui, o método de acordo com a invenção é caracterizado por: - prover um único duto flexível; e - prover uma espessura de parede do duto de maneira tal que, a temperaturas da água entre 2°C e 20°C, preferivelmente entre 2°C e 10°C, o óleo compreenda, na primeira estrutura, um temperatura de entrada Te e, na segunda estrutura, uma temperatura de saída Ts que é de maneira tal que Te -Ts seja menor ou igual a 15°C, preferivelmente menor do que 5°C.
Provendo-se um único duto de grande diâmetro, em vez de um feixe de duios, a área superficial do duto, e consequentemente a perda de calor resultante pela superfície dos dutos, é reduzida. Provendo-se uma espessura de parede suficiente, por exemplo, provendo uma espessura de parede de material elastomérico entre 3 cm e 7 cm, ou provendo uma camada isolante em tomo do duto, tal como uma camada de material de poliestireno, de uma espessura entre 2 cm e 10 cm, a perda de calor pelo duto é reduzida, e o óleo bruto pode ser bombeado a uma viscosidade baixa e substancialmente constante, tal como entre 40 cP a 40°C e 8 cP a 50°C, a baixas pressões de bombeamento.
Preferivelmente, o coeficiente de transferência de calor do duto de transferência de média profundidade é entre 0,1 e 0,5 W/mK. Em particular, a temperaturas de água entre 4°C e 10°C, o baixo coeficiente de transferência de calor resulte em uma menor perda de calor no comprimento do duto de transferência, e uma viscosidade baixa substancialmente constante do óleo bruto por todo o comprimento do duto de transferência.
Em uma modalidade preferida, o material isolante pode compreender uma espuma isolante, tendo flutuabilidade, de maneira tal que o duto de transferência tenha, por exemplo, flutuabilidade substancialmente neutra, Um revestimento de redução de atrito pode ser incluído no duto de transferência, tal como uma camada de nitrila, para obter baixas pressões de bombeamento..
Uma modalidade do método de acordo com a presente invenção será explicada com detalhes com referência aos desenhos anexos.
Nos desenhos; A figura 1 mostra uma vista geral esquemática de uma mangueira de transferência flexível de águas médias de acordo com a presente invenção.
As figuras 2a-2d mostra diferentes configurações da mangueira de transferência da presente invenção, e A figura 3 mostra uma seção transversal longitudinal de uma mangueira de transferência da presente invenção. A figura l mostra uma mangueira de transferência de média proftmdidade flexível 1, que é desdobrada de um navio de suprimento posicionado dinamicamente 2. A mangueira de transferência 1 é conectada a uma bóia de descarregamento CALM 3 por meio de um cabo de tração 4, conectado a um guindaste 5 na bóia. Enrolando-se o cabo de tração 4 no guindaste, uma cabeça de conexão 6 na seção da mangueira inundada 7 pode ser puxada para o conector 8 e travada nele na base da bóia 3, A mangueira flexível 1 tem um comprimento entre 1,500 m e 3.000 m, e se estende a uma profundidade entre 50 m e 500 m abaixo do nível da água 10. A extremidade da mangueira 1 no lado do navio de suprimento 2 é conectada a uma estrutura flutuante 12, tal como um FPSO, uma TLD (Plataforma por Pernas de tração), SPAR ou semisubmersível, tal como mostrado nas figuras 2a-2d. Na estrutura flutuante 12, a mangueira 1 é conectada a uma unidade de bomba 13, que é conectada com um duto de entrada 14 em um tanque 15 ou outra fonte de suprimento de óleo. A figura 2a mostra uma configuração de catenária simples da mangueira flexível 1, a figura 2b uma configuração de onda, a figura 2c uma configuração híbrida com pesos de tensão 16, 17 e a figura 2d uma configuração amarrada com cabo, na qual a mangueira 1 é conectada no leito do mar 17 por meio de tendões 18.
Hidrocarbonetos, tal como óleo bruto, são supridos à bóia de descanregamento 3 a uma vazão, por exemplo, de 50.000 barris por hora e uma pressão de bombeamento da bomba de 13 a 18 bar. No duto, a temperatura do óleo pode ser 40°C e sua viscosidade será cerca de 40 cP. A temperatura da água a uma profundidade de 200 m será cerca de 140°C. O isolamento da temperatura da mangueira, flexível 3, que pode ser formado de borracha, tal como descrito na WO 02/44607, cujo pedido está aqui incorporado pela referência, é tal que a diferença de temperatura entre a temperatura de saída Ts do óleo bruto na bóia 3 e a temperatura de entrada Tc do óleo na estrutura flutuante 12 não seja mais do que 15°C, preferivelmente menor do que 5°C. A temperatura de entrada Te pode ser entre 30°C e 70°C, A baixa perda de calor resulta em uma viscosidade substancíalmente constante no comprimento da mangueira 3 e, consequentemente, melhor escoamento de hidrocarbonetos.
Conforme mostrado nas figuras 2a-2d, cada vez uma única mangueira flexível 3 se estender da primeira estrutura flutuante 12 até a bóia de descarregamento 3, Múltiplas bóias de transferência 3 podem ser usadas, a distâncias diferentes da estrutura flutuante, cada vez unia única mangueira flexível de grande diâmetro de acordo com a presente invenção se estendendo da estrutura flutuante até uma respectiva bóia de descarregamento.
Conforme mostrado na figura 3, a mangueira 3 pode compreender uma camada externa 20 de borracha isolante ou poliestireno, de uma espessura de pelo menos 2 cm. Preferivelmente, a camada 20 é um material flutuante, A mangueira 2 tem uma parede 21, por exemplo, de borracha reforçada com aço de espessura de parede entre 0,5 cm e 1,5 cm. A superfície interna da parede 21 pode ser provida com um revestimento com características de baixo atrito, tal como o revestimento de material de nitrila. O diâmetro interno Di da mangueira 3 é entre 500 mm e 800 mm, o dispositivo externo De da parte da mangueira interna é entre 100 mm e 200 mm e o diâmetro externo D0 é entre 600 mm e 1.000 mm.
REIVINDICAÇÕES

Claims (4)

1. Método de suprir óleo de uma primeira estrutura flutuante a uma estrutura de descarregamento, compreendendo as etapas de: - prover um duto flexível que se estende entre as duas estruturas a uma profundidade de água entre 50 m e 500 m, o duto compreendendo um material elastomérico flexível e tendo um diâmetro interno de pelo menos 600 mm e um comprimento entre 1.500 e 3.000 m, e - prover pelo menos uma bomba na primeira estrutura e bombear o óleo através do duto a uma pressão entre 5 bar e 30 bar e a uma vazão entre 1.000 e 50.000 m3/hora. caracterizado pelo fato de que compreende: - prover um único duto flexível; e - prover uma espessura de parede do duto de maneira tal que, a temperatura da água entre 2°C e 20*C, preferivelmente entre 2°C e 10°C, o óleo compreenda na primeira estrutura uma temperatura de entrada Te e na segunda estrutura uma temperatura de saída Ts tal que Te - Ts seja menor ou igual a 15°C, preferivelmente menor do que 5°C.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende prover uma parede com um coeficiente de transferência de calor menor do que 10 W/mK. preferivelmente entre 0,1 e 1 W/mK.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de prover um material isolante em tomo do duto que tem uma flutuabilidade.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de prover uma camada de redução de atrito na parede interna do duto.
BRPI0416684-1A 2003-11-19 2004-11-16 Method of suppressing oil from a first floating structure to a downloading structure BRPI0416684B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP03078631 2003-11-19
EP03078631.3 2003-11-19
PCT/EP2004/013051 WO2005050083A1 (en) 2003-11-19 2004-11-16 Method of supplying oil from a floating production structure to an offloading buoy via a thermally insulated flexible transfer duct

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0416684A BRPI0416684A (pt) 2007-01-30
BRPI0416684B1 true BRPI0416684B1 (pt) 2017-11-21

Family

ID=34610069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0416684-1A BRPI0416684B1 (pt) 2003-11-19 2004-11-16 Method of suppressing oil from a first floating structure to a downloading structure

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7666044B2 (pt)
EP (1) EP1687562A1 (pt)
JP (1) JP2007517734A (pt)
CN (1) CN100455873C (pt)
AU (1) AU2004291684B2 (pt)
BR (1) BRPI0416684B1 (pt)
MY (1) MY146483A (pt)
OA (1) OA13326A (pt)
WO (1) WO2005050083A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2293719B1 (en) * 2008-05-30 2015-09-09 Intuity Medical, Inc. Body fluid sampling device -- sampling site interface
CN104671185A (zh) * 2013-11-26 2015-06-03 湖北华舟重工应急装备股份有限公司 一种海底输油通道
JP6411057B2 (ja) * 2014-04-01 2018-10-24 ジャパンマリンユナイテッド株式会社 マリンホースの連結方法、回収方法及び連結・回収装置
US11401155B1 (en) * 2021-05-06 2022-08-02 Bluewater Energy Services B.V. System for transferring crude oil from an onshore location to a vessel

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1469749A (en) * 1973-03-13 1977-04-06 Davies R Liquid handling
IT989115B (it) * 1973-06-13 1975-05-20 Treg Spa Impianto galleggiante per carico e scarico di prodotti petroliferi e simili
US4339002A (en) * 1979-08-09 1982-07-13 Halliburton Company Sea buoy discharge manifold system
US4315408A (en) * 1980-12-18 1982-02-16 Amtel, Inc. Offshore liquified gas transfer system
DE3370680D1 (en) * 1982-12-23 1987-05-07 Webco Ind Rubber Ltd Insulated pipeline
JPS59166796A (ja) * 1982-12-23 1984-09-20 ウエブコ・インダストリアル・ラバ−・リミテイド 断熱パイプライン
EP1080007B1 (en) * 1998-05-29 2003-03-12 Single Buoy Moorings Inc. Transfer pipe system
CN1065944C (zh) * 1998-09-09 2001-05-16 中国海洋石油渤海公司勘探部 海上石油勘探的延长测试与早期试生产系统
US6325036B1 (en) * 1998-10-30 2001-12-04 Briggs & Stratton Corporation Starting and stopping device for an internal combustion engine
US6397895B1 (en) 1999-07-02 2002-06-04 F. Glenn Lively Insulated pipe
GB0020552D0 (en) 2000-08-22 2000-10-11 Crp Group Ltd Pipe assembly
FR2817606B1 (fr) * 2000-12-01 2003-03-28 Trelleborg Ind Tuyau flexible a bride de raccordement et procede d'obtention d'un tel tuyau
US6976443B2 (en) * 2002-12-20 2005-12-20 Narve Oma Crude oil transportation system
US6932121B1 (en) * 2003-10-06 2005-08-23 Atp Oil & Gas Corporation Method for offloading and storage of liquefied compressed natural gas

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0416684A (pt) 2007-01-30
EP1687562A1 (en) 2006-08-09
MY146483A (en) 2012-08-15
WO2005050083A1 (en) 2005-06-02
AU2004291684B2 (en) 2011-02-10
OA13326A (en) 2007-04-13
AU2004291684A1 (en) 2005-06-02
CN1882801A (zh) 2006-12-20
CN100455873C (zh) 2009-01-28
US20070051518A1 (en) 2007-03-08
JP2007517734A (ja) 2007-07-05
US7666044B2 (en) 2010-02-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7100694B2 (en) Marine riser tower
RU2330154C1 (ru) Система и судно для технического обслуживания шельфовых месторождений
NO344207B1 (no) Hybrid stigerørstårn samt fremgangsmåte for installasjon av dette
BRPI0520284B1 (pt) Hybrid riser system
US9038730B2 (en) Marine riser adjustable buoyancy modules
BRPI0720040B1 (pt) Método para lançar uma tubulação em um leito do mar a partir de uma barcaça de lançamento
BR112016016364B1 (pt) Estrutura de transferência flutuante semisubmersível, sistema e método de transferência, e, uso de uma estrutura de transferência e/ou sistema de transferência
BRPI0917142B1 (pt) método para armazenar petróleo, sistema flutuante para armazenagem de petróleo e vergôntea celular
BRPI0610281A2 (pt) dispositivo de transferência de fluido entre dois suportes flutuantes
BRPI0601907B1 (pt) Método para transportar um elemento alongado na água
BR102013010854A2 (pt) corpo de tubo flexível com elemento de flutuação e seu método de produção
CN1356945A (zh) 用于卸料系泊浮筒的水下管道歧管及安装方法
NO314854B1 (no) Fremgangsmåte til opphenging av et neddykkbart pumpesystem i et borehull
BR112019018473A2 (pt) interface superior do riser de catenária em aço
US20120292039A1 (en) Hybrid riser tower and methods of installing same
BRPI0416684B1 (pt) Method of suppressing oil from a first floating structure to a downloading structure
NO20130709A1 (no) Fremgangsmate og anordning for a fjerne avsetninger
BR112013010758B1 (pt) Montagem de tubo ascendente para transportar fluidos e método de suporte de um tubo ascendente
BRPI0920568B1 (pt) conjunto de riser para transportar fluidos de produção, exportação ou injeção de um local de origem para um local alvo e método para proporcionar flutuabilidade a um conjunto de riser
BRPI0713420A2 (pt) aparelho para montar um módulo de flutuação em um tubo rìgido
BRPI0516127B1 (pt) instalação submarina e método de instalação de um cabo de conexão de um tubo ascendente marinho a uma bóia
WO2007149770A2 (en) Vortex induced vibration suppression systems and methods
BR112016017479B1 (pt) Método para prover um fluido predeterminado
BRPI1003068A2 (pt) acoplamento para mangueira reforçada de grande calibre
US11994240B2 (en) Insulating cover for a submerged element of a fluid exploitation facility in a body of water, facility and associated method

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2696 DE 06-09-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.