BRPI0416669B1 - concentrados emulsificáveis contendo adjuvantes, composição pesticida, e método para o controle seletivo de ervasdaninhas em plantações de vegetais úteis - Google Patents

concentrados emulsificáveis contendo adjuvantes, composição pesticida, e método para o controle seletivo de ervasdaninhas em plantações de vegetais úteis Download PDF

Info

Publication number
BRPI0416669B1
BRPI0416669B1 BRPI0416669A BRPI0416669A BRPI0416669B1 BR PI0416669 B1 BRPI0416669 B1 BR PI0416669B1 BR PI0416669 A BRPI0416669 A BR PI0416669A BR PI0416669 A BRPI0416669 A BR PI0416669A BR PI0416669 B1 BRPI0416669 B1 BR PI0416669B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fact
emulsifiable concentrate
oil
water
amount
Prior art date
Application number
BRPI0416669A
Other languages
English (en)
Inventor
Walter Haesslin Hans (Falecido)
Fowler Jeffrey
Vogt Manfred
Weber Michelle
Original Assignee
Syngenta Participations Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Syngenta Participations Ag filed Critical Syngenta Participations Ag
Publication of BRPI0416669A publication Critical patent/BRPI0416669A/pt
Publication of BRPI0416669B1 publication Critical patent/BRPI0416669B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/34Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • A01N43/40Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom six-membered rings

Abstract

"concentrados emulsificáveis contendo adjuvantes". a presente invenção refere-se a concentrados emulsificáveis estáveis que compreendem um adjuvante de óleo e pelo menos um membro selecionado a partir do grupo que consiste em derivados ativos de forma herbicida do ácido 2-[4[(5-cloro-3-fiuorpiridin-2-ilóxi)-fenóxil propiônico e 'safeners' derivados quinolina e ao uso dos mesmos como um pesticida.

Description

(54) Título: CONCENTRADOS EMULSIFICÁVEIS CONTENDO ADJUVANTES, COMPOSIÇÃO PESTICIDA, E MÉTODO PARA O CONTROLE SELETIVO DE ERVASDANINHAS EM PLANTAÇÕES DE VEGETAIS ÚTEIS (73) Titular: SYNGENTA PARTICIPATIONS AG, Sociedade Suíça. Endereço: Schwarzwaldallee 215, CH-4058 Basel, SUIÇA(CH) (72) Inventor: JEFFREY FOWLER; HANS WALTER HAESSLIN (FALECIDO); MANFRED VOGT; MICHELLE WEBER.
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 21/11/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 21/11/2018
Assinado digitalmente por:
Alexandre Gomes Ciancio
Diretor Substituto de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para CONCENTRADOS EMULSIFICÁVEIS CONTENDO ADJUVANTES, COMPOSIÇÃO PESTICIDA, E MÉTODO PARA O CONTROLE SELETIVO DE ERVASDANINHAS EM PLANTAÇÕES DE VEGETAIS ÚTEIS.
A presente invenção refere-se a concentrados emulsificáveis que compreendem um adjuvante de óleo e pelo menos um elemento selecionado a partir do grupo que consiste em derivados do ácido 2-[4[(5-cloro-3fluorpiridin-2-ilóxi)-fenóxi] propiônico ativos de modo herbicida e safeners derivados de quinolina.
A presente invenção também refere-se a composições herbicidas para o controle de gramas e de ervas-daninhas em plantações de vegetais úteis, de modo especial em plantações de milho e de cereais, preparadas a partir de tais concentrados emulsificáveis, e ao uso de tais composições para o controle de ervas-daninhas em plantações de vegetais úteis. Antecedentes da Invenção
O uso de adjuvantes para o aumento da atividade biológica e/ou das propriedades de pulverização de composições pesticidas é bem conhecido. No entanto, determinados componentes, como por exemplo, os ingredientes ativos ou antídotos úteis na formulação de pesticidas são quimicamente instáveis ou têm uma estabilidade química limitada. Esses problemas de estabilidade podem limitar a capacidade de serem formulados concentrados pesticidas, e restringem o uso de componentes adicionais, tais como os adjuvantes, nas formulações de concentrado.
Existe uma necessidade com relação a formulações estáveis que contenham componentes que tenham estabilidade química limitada. Também é desejável ter concentrados pesticidas que contenham adjuvantes embutidos com a finalidade de adicionar esses adjuvantes como componentes da mistura em tanque.
As formulações de concentrados emulsificáveis (EC) contêm de modo convencional um ingrediente ativo, um ou mais tensoativos que atuam como emulsificantes quando da diluição da EC com água e em solvente não miscível em água. Os solventes típicos para as formulações convencionais de EC são os hidrocarbonetos aromáticos. Esses solventes têm solubilidades muito baixas em água e uma capacidade elevada de dissolver uma am2 pia faixa de ingredientes ativos.
Devido à presença do solvente, muitos pesticidas formulados como uma EC têm vantagens tais como um grau mais alto de capacidade de sistema e uma atividade total mais elevada quando comparada ao mesmo . 5 pesticida formulado em um pó que pode ser molhado (WP), grânulo que pode ser disperso em água ou concentrado em suspensão (SC).
A eficácia observada da combinação de ingredientes pode algumas vezes ser significativamente mais elevada do que poderia ser esperado a partir das quantidades dos ingredientes individuais usados (sinergia) *10 A eficácia dos componentes ativos pode ser quase sempre aumentada através da adição de outros ingredientes tais como os adjuvantes.
Com a finalidade de aumentar a facilidade e a segurança de manipulação e de dosagem desses adjuvantes pelo usuário final e em vista de evitar material de embalagem não necessário, é desejável o desenvolvi15 mento de formulações concentradas que já contenham esses adjuvantes.
A Patente dos Estados Unidos N° 6.566.308 descreve formulações de EC estabilizadas com um solvente polar aprótico miscível em água. Sumário da Invenção
Em uma modalidade, a presente invenção se refere a um con20 centrado emulsificável (EC) que compreende:
a) uma quantidade eficaz de modo herbicida de pelo menos um herbicida;
b) opcionalmente, uma quantidade que seja eficaz para o antagonismo de um herbicida de pelo menos um safener;
c) de 5 até 80%, de preferência de 25 a 79% em peso de pelo menos um adjuvante de óleo, em que esse adjuvante compreende um óleo de origem vegetal ou animal ou um óleo mineral, ésteres de alquila do mesmo ou misturas de tais óleos e derivados de óleo;
d) uma quantidade de pelo menos um solvente não miscível em água suficiente para manter o Al e o safener” em solução na presença do adjuvante, e:
e) um sistema de tensoativo emulsificante, em uma quantidade
4<9 suficiente para a formação de uma emulsão de óleo em água, quando a formulação for adicionada à água;
com a condição de que a) compreenda uma quantidade eficaz como herbicida de pelo menos um composto da fórmula I
F
Figure BRPI0416669B1_D0001
na qual H é halogênio
Q é oxigênio ou enxofre,
R é hidrogênio, um íon de metal alcalino, ou um grupo de C1-C4 alquilamônio quaternário, um grupo CrC6 alquila que é de cadeia linear ou de cadeia ramificada, que é não substituído ou substituído por halogênio, 10 ciano, C1-C4 alcóxi, C1-C4 alquilcarbonila, C1-C4 alcoxicarbonila, cabamoíla ou di-CrC4 alquilcarbamoíla, um grupo C3-Ce cicloalquila, um grupo C3-C6 alquenila, que é de cadeia linear ou de cadeia ramificada, que é não substituído ou substituído por halogênio, um grupo
Figure BRPI0416669B1_D0002
Figure BRPI0416669B1_D0003
no qual R1 e R2 separadamente são, cada um, um grupo CrC4 alquila, ou em conjunto formam uma cadeia de metileno de 4 ou 5 elementos, que pode ser substituída por C1-C4 alquila, e/ou;
b) compreende uma quantidade, que é eficaz para o antagonismo de um herbicida, de pelo menos um safener derivado de quinolina:
em que o concentrado emulsificável tem um pH quando diluído para uma concentração a 1% em água destilada na faixa de 4,5 a 8,0; de preferência de 5,0 a 7,0; e, em que 0 concentrado emulsificável contém menos do que 2,5%, de preferência menos do que 2,0 % de água.
• · * ♦ ·· ··
• tf • · ·
• * • · · • ·
• tf · • · · ····
* · ·
«·· ··
• tf ·· ·· *·
• · • · · »
• tf · «·· ··· · ·
« tf « ·· · ···
tf • · » · · · ·
··· ·· ·« ·· ··
Também é um objetivo da invenção o de prover composições pesticidas seletivas que podem ser obtidas através da dissolução dos concentrados emulsificáveis da presente invenção em uma quantidade adequatf da de água para a formação de uma emulsão de óleo em água.
* 5 É um outro objetivo da invenção o de prover um método para o controle seletivo de ervas-daninhas em plantações de plantas úteis, cujo método compreende o tratamento das plantas úteis, suas sementes ou mudas ou a área da lavoura com as composições pesticidas da presente invenção.
Benefícios providos pela presente invenção incluem excelente 10 compatibilidade com fertilizantes, estabilidade à baixa temperatura e à baixa viscosidade, sem cristalização ou separação de fase.
Esses e outros objetivos e características da invenção se tornarão mais aparentes a partir da descrição detalhada mostrada abaixo nesta especificação e a partir das reivindicações anexadas.
Descrição Detalhada das Modalidades de Preferência
Foi descoberto de forma surpreendente que as formulações EC estáveis aperfeiçoadas, que contêm, um ou mais ingredientes ativos de forma herbicida e pelo menos um adjuvante de óleo podem ser produzidas com a utilização de um ou mais solventes não miscíveis em água, um sistema de 20 tensoativo emulsificante permitindo que seja formada uma emulsão de óleo em água quando a formulação é adicionada à água e através do controle do pH e do teor de umidade da EC.
Por conseqüência, a presente invenção se refere a um concentrado emúlsificável que compreende:
a) uma quantidade eficaz de modo herbicida, de preferência de 1 a 30% em peso, de pelo menos um herbicida;
b) opcionalmente, uma quantidade que seja eficaz para o antagonismo de um herbicida de pelo menos um safener;
c) de 5 até 80%, de preferência de 25 a 70% em peso de pelo 30 menos um adjuvante de óleo, em que o referido adjuvante compreende um óleo de origem vegetal ou animal ou um óleo mineral, ésteres de alquila do mesmo ou misturas de tais óleos e derivados de óleo;
d) uma quantidade de pelo menos um solvente miscível em água suficiente para manter o Al e o safener em solução na presença do adjuvante, de preferência de 5 a 70% em peso, de mais preferência de 25 a 60% em peso; e „ 5 e) um sistema de tensoativo emulsificante, em uma quantidade suficiente para a formação de uma emulsão de óleo em água, quando a formulação for adicionada à água, de preferência entre 1 e 30% em peso;
com a condição de que a) compreenda uma quantidade eficaz como herbicida de pelo menos um composto da fórmula I
Figure BRPI0416669B1_D0004
na qual Hal é halogênio
Q é oxigênio ou enxofre,
R é hidrogênio, um íon de metal alcalino, ou um grupo de CrC4 alquilamônio quaternário, um grupo C-i-Ce alquila que é de cadeia linear ou de cadeia ramificada, que é não substituído ou substituído por halogênio, 15 ciano, C1-C4 alcóxi, C1-C4 alquilcarbonila, C1-C4 alcoxicarbonila, cabamoíla ou di-CrC4 alquilcarbamoíla, um grupo C3-C6 cicloalquila, um grupo C3-C6 alquenila, que é de cadeia linear ou de cadeia ramificada, que é não substituído ou substituído por halogênio, um grupo C3-Ce-alquinila, que é de cadeia reta ou de cadeia ra20 mificada, que é não-substituído ou substituído por halogênio, um grupo
Figure BRPI0416669B1_D0005
-N=C
Figure BRPI0416669B1_D0006
na qual R1 e R2 separadamente são, cada um, um grupo C1-C4 alquila, ou em conjunto formam uma cadeia de metileno de 4 ou 5 elementos, que pode ser substituída por C1-C4 alquila, e/ou
b) compreenda uma quantidade, que é eficaz para o antagonismo de um herbicida, de pelo menos um safener derivado de quinolina:
em que o concentrado emulsificável tem um pH quando diluído para uma concentração a 1% em água destilada na faixa de 4,5 a 8,0, de . 5 preferência de 5,0 a 7,0; e em que o concentrado emulsificável contém menos do que 2,5%, de preferência menos do que 2,0 % de água.
t Os herbicidas adequados para serem usados nos concentrados emulsificáveis da presente invenção incluem os inibidores de PSII, inibidores *10 de PSI, inibidores de ALS, inibidores de HPPD, inibidores de ACCase, inibidores da divisão de célula, inibidores de PDS, inibidores do metabolismo de lipídios e inibidores de PPGO. As classes de preferência de herbicidas para serem usadas nos concentrados emulsificáveis da presente invenção compreendem os inibidores de ACCase e os inibidores da Divisão de Células.
Os herbicidas de preferência incluem os herbicidas ariloxifenóxi propiônicos incluindo os compostos da fórmula I, como descrita nesta especificação, clodinafop, cihalafop, diclofop, fenoxaprop, fenoxaprop-P, fluazifop, haloxifop, propaquizafop, quizalofop, quizalofop-P, e sais e ésteres dos mesmos aceitáveis na agricultura, tais como, cihalafo butila, diclofop metila, fenoxaprop etila, fenoxaprop-P etila, fluazifop butila, fluazifop-P butila, haloxifop etotila, halioxifop-P metila, quizalofop etila, quizalofop-P etila e quizalofop-P tefurila; herbicidas de ciclohexanodiona oxima que incluem aloxidim, butroxidim, cletodim, cicloxidim, setoxidim, tepraloxidim e tralcoxidim; herbicidas de acetamida tais como o digenamid, napropamida, naproalilida, acetoclor, alacfor, butaclor, dimetaclor, dimetenamid, dimetenamid-P, fentrazamida metazaclor, metolaclor, petoxamid, pretilaclor, propaclor, propisoclor, S-metolaclor, tenilclor, flufenacet e mefenacet. Na forma usada nesta especificação, o termo acetamida inclui as misturas de duas ou mais acetamidas bem como as misturas de isômeros óticos das acetamidas. Por exemplo, as misturas dos isô30 meros (R) e (S) do metolaclor, nos quais a relação de (S)-2-cloro-N-(2-etil-6metilfenil)-N-(2-metóxi-1-metiletil) acetamida para (R)-2-cloro-N-(2-etil-6metilfenil)-N-(2-metóxi-1-metiletÍI) acetamida está na faixa de 50 a 100% até
• · • ♦ 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 44
4 4 4 4 4 4 4 4 4
4 4 4 • 4 44 4 4 4 4 44 4 4
·· 4 4 4 444 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4
4 4 4 4 4 4 • 4 4 4 4
♦ 4 4 4 4 444 4 4 4 · 4 4 4 4
a 0%, de preferência de 70 a 100% e de mais preferência de 80 a 100% até 20 a 0%; e pinoxaden.
Estes compostos são conhecidos na técnica e estão descritos no The Pesticide Manual, 12a, edição, British Crop Protection Council e outros 5 recursos facilmente disponíveis.
Os herbicidas de preferência específica compreendem os compostos da fórmula I nos quais Hal é cloro, Q é oxigênio e R é um grupo C3j, C6 alquinila, de preferência um grupo propinila. Um composto de preferência dentro do escopo da fórmula I é comumente referido como clodinafop* 10 propargila e está descrito, por exemplo, na Patente dos Estados Unidos N° 4.713.109. Os termos clodinafop e clodinafop propargila, na forma usada nesta especificação, incluem as misturas dos isômeros (R) e (S) dos compostos da fórmula I nos quais Hal é cloro, Q é oxigênio e R é um grupo propinila, e nos quais a proporção de (R) para (S) está na faixa a partir de 50 a
100% até 50 a 0%, de preferência de 80 a 100% até 20 a 0%, e de mais preferência de 90 a 100% até 10 a 0%.
Em compostos da fórmula I os diversos substituintes podem contribuir para 0 isomerismo e/ou estereoisomerismo ótico. Todas essas misturas racêmicas e isômeros estão incluídos dentro do âmbito da presente in20 venção.
Na forma usada nesta especificação a expressão “quantidade eficaz de forma herbicida” significa a quantidade de composto herbicida que controla de forma adversa ou modifica 0 crescimento das plantas.
Os concentrados emulsificáveis podem conter uma quantidade, que é eficaz para o antagonismo de um herbicida, isto é, uma quantidade de contra-ataque em algum grau uma resposta fitotóxica de uma plantação benéfica com relação a um herbicida, ou pelo menos de um safeneri*. Os safeneres adequados para serem usados nas composições emulsificáveis da presente invenção incluem os derivados da quinolina: benoxacor; diclormid;
fenclorazol-etila; fenclorim; flurazol; fluxofenim; furilazol; isoxadifen-etila; mefempir; um metal alcalino, um metal alcalino-terroso, o cátion de sulfônio ou de amônio de mefempir; mefempir-dietila e oxabetrinil.
·· ··· ·« · · ·· ·· ·· ·· ····· ··· · · · · • · * ·· · · ··· ··* ··· · * ·· · · ····· · · · ·· · ··· • · · · ······· · ··· ·· · *·· ·· ·» ·· ·*
Os derivados de quinolina adequados para uso como o componente b) da presente invenção são aqueles mostrados nas Patentes dos Estados Unidos n°s 4.902.340 e 5.102.445, o conteúdo das quais são incorporados a esta especificação por referência. Os derivados de quinolina de preferência incluem o cloquintocet; um metal alcalino, um metal alcalino-terroso, o cátion de sulfônio e de amônio do cloquintocet e cloquintocet-mexila. Um derivado da quinolina de preferência específica é o cloquintocet-mexila.
Em uma modalidade da presente invenção, o clodinafoppropargila é usado de preferência em conjunto com o safener cloquintocetmexila. Essas misturas estão descritas, por exemplo, na Patente dos Estados Unidos N° 4.881.966. Essas misturas estão comercialmente disponíveis na forma de um concentrado emulsificável.
Os concentrados emulsificáveis podem conter ainda um ácido ou base fracos que seja solúvel ou totalmente miscívei na formulação e que tenha um pKa entre cerca de 1 e 8 em uma quantidade suficiente para ser obtido um concentrado emulsificável que tenha um pH quando diluído em uma concentração a 1% em água destilada na faixa de 4,5 até 8,0. De preferência os componentes ácidos incluem os ácidos orgânicos tais como o ácido acético, e tensoativos ácidos que também possam funcionar como um emulsificante.
Os adjuvantes de óleo de preferência compreendem os óleos minerais ou um óleo de origem vegetal, tal como, por exemplo, o óleo de canola, óleo de oliva, ou óleo de sementes de girassol, óleo vegetal emulsificável, ésteres de alquila de óleos de origem vegetal tais como, por exemplo, os derivados de metila, ou um óleo de origem animal tal como o óleo de peixe ou sebo de carne.
Os ésteres de óleos vegetais são os ésteres de alquila que podem ser obtidos a partir de ácidos graxos de cadeia média através de esterificação com alcanóis ou através de transesterificação dos óleos de plantas correspondentes. Os ácidos graxos de preferência desses óleos vegetais têm de 5 a 20, especificamente de 8 a 18 átomos de carbono. Em uma modalidade de preferência o éster de metila do óleo de planta usado é éster de • 9
Figure BRPI0416669B1_D0007
HQ>
metila do óleo de canola.
Os adjuvantes de óleo de preferência específica compreendem os ésteres de alquila de ácidos graxos elevados (C8 -C22), especialmente os derivados de metila dos C12 -Ci8 ácidos graxos, por exemplo, os ésteres de e 5 metila do ácido láurico, ácido palmítico e do ácido oléíco. Esses ésteres são conhecidos como 0 laurato de metila (CAS-111-82-0), palmitato de metila (CAS-112-39-0) e 0 oleato de metila (CAS-112-62-9).
k A aplicação e a ação dos adjuvantes podem ser aumentadas através da combinação dos mesmos com substâncias ativas de superfície * 10 tais como os tensoativos não-iônicos, aniônicos ou catiônicos.
O sistema de tensoativo emulsificante que permite que as EC j possam formar uma emulsão de óleo em água quando a formulação é adicionada à água é tipicamente uma mistura de dois ou mais tensoativos, pelo menos um dos quais é um tensoativo não-iônico e de modo opcional pelo 15 menos um dos quais é um tensoativo aniônico.
Os compostos ativos de superfície adequados são, dependendo da natureza do ingrediente ativo da fórmula l que está sendo formulado, tensoativos não-iônicos, catiônicos, e/ou aniônicos e as misturas de tensoativos que tenham boas propriedades de emulsificação, dispersão e de umidifica20 ção. Os exemplos de tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos adequados estão relacionados, por exemplo, na Patente dos Estados Unidos N° 6.063.732, coluna 5 linha 1 até a coluna 6 linha 2, os teores das quais são incorporados a esta especificação por referência.
Além disso, os tensoativos empregados na forma do costume na 25 tecnologia de formulação, que estão descritos inter alia em Mc Cutcheoris Detergents and Emulsifiers Annual’' MC Publishing Corp., Ridgewood N.J., 1981, Stache, H., Tensid-Taschenbuch”, Carl Hanser Verlag, MunichNienna, 1981 e M. e J. Ash, Encyclopedia of Surfactants”, Vol l-lll, Chemical Publishing Co., New York, 1980-81, também são adequados para a preparação 30 das composições herbicidas de acordo com a invenção.
Os tensoativos aniônicos para serem usados na invenção podem ser qualquer um dos conhecidos na técnica. Os tensoativos aniônicos
♦ ft ♦ • r·* ·· * • 4 · · 4 4 4 4 4 • f · • • ··· • * 444 • 4 4 4
*4 4 4 * «4·· 4 4 • · · 4 ···
• n 4 Fi 4 4 • 4 4 4 4
»4444 · • 4 4 4 4 44 • *
podem ser sulfatos e/ou fosfatos de poliarilfenol polialcoxiéter; Cs-w álcool fosfatos de polialcoxiéter de C8-18 álcool, carboxilatos, e/ou citratos; ácidos alquil benzeno sulfônicos; carboxilatos de Cs-20 alquila incluindo ácidos graxos; sulfatos de C8-20 álcool; mono- e diésteres de fosfato de C8-2o álcool; C8.
20 álcool e carboxilatos de éter de polioxietileno (C8-2o alquil)fenol, sulfatos e sulfonatos; mono- e diésteres de polioxietileno de fosfato de C8-2o álcool e (Ce-20 alquil)fenol; sulfonatos de C8.2o alquilbenzeno, sulfonatos de naftaleno * e condensados de formaldeído dos mesmos; lignossulfonatos; sulfossuccinatos e sulfossuccinamatos de C8.2o alquila e; glutamatos de C8_2o acila, sar' 10 cosinatos, isetionatos e tauratos; sabões solúveis em água e as misturas dos mesmos.
Os sulfatos e fosfatos de polialcoxiéter de poliarilfenóis de exemplo incluem os sulfatos e fosfatos de poliarilfenol polietoxiéter, sulfatos e fosfatos de poliarilfenol polipropoxiéter, sulfatos e fosfatos de poliarilfenol 15 poli(etóxi/propóxi)éter, e sais dos mesmos. O termo arila” inclui, por exemplo, fenila, tolila, naftila, tetrahidronaftila, indanilaa, indenila, estirila, piridila, quinolinila, e as misturas dos mesmos. Os sulfatos e fosfatos de poliarilfenol polietoxiéter de exemplo incluem os sulfatos e fosfatos de diestirilfenol polietoxiéter, e os sulfatos e fosfatos de triestirilfenol polietoxiéter. Os sulfatos e 20 fosfatos de poliarilfenol polialcoxiéter podem ter um grau de alcóxi(ação (por exemplo, etoxilação) de entre cerca de 1 e cerca de 50, de preferência entre cerca de 2 e cerca de 40, de mais preferência entre cerca de 5 e cerca de 30. Os sulfatos e fosfatos de poliarilfenol polialcoxiéter comercialmente disponíveis incluem, por exemplo, SOPROFOR® 4 D 384 (Rhodia Corporation, 25 Cranbury, NJ) (triestirilfenol (EO)i6 sulfato do sal de amônio), SOPROFOR® 3 D 33 (Rhodia Corporation, Cranbury, NJ) (triestirilfenol (ΕΟ)ιθ fosfato de ácido livre), SOPROFOR® FLK (Rhodia Corporation, Cranbury, NJ) (triestirilfenol (EO)ie sal de fosfato de potássio) e SOPROFOR® RAM/384 (Rhodia Corporation, Cranbury, NJ) (triestirilfenol sulfato de éter polietoxilado neutra30 lizado com oleilamina polietoxilada). Em outras modalidades, os sulfatos e fosfatos de poliarilfenol polialcoxiéter podem ser sulfatos e fosfatos de polialcoxiéter de monoarilfenol tais como os sulfatos e fosfatos de polietoxiéter de
Figure BRPI0416669B1_D0008
estirilfenol.
Os fosfatos, carboxilatos e citratos de polietoxiéter de Ce-ie álcool, de exemplo, incluem STEPFAC® 8180 (Stepan Corporation, Northfield, IL) (fosfato de álcool de tridecila (EO)3), STEPFAC® 8181 (Stepan Corpora5 tion, Northfield, IL) (fosfato de álcool de tridecila (EO)e), STEPFAC® 8182 (Stepan Corporation, Northfield, IL) (fosfato de álcool de tridecila (EO)i2, EMCOL® CN-6 (CK Witco Corporation, Greenwich, CT) (carboxílato de álco* ol de tridecila (EO)e). Os fosfatos, carboxilatos e citratos de polietoxiéter de
C8-18 álcool, podem ter um grau de etoxilação de entre cerca de 1 e cerca de ' 10 25, de preferência entre cerca de 1 e cerca de 20.
Os ácidos alquilbenzeno sulfônicos de exemplo e os sais dos mesmos incluem o ácido dodecil benzeno sulfônico e os sais de metal (por exemplo, sódio ou cálcio), de amônia ou de amina dos ácidos alquilbenzeno sulfônicos, incluindo o ácido dodecil benzeno sulfônico. As versões neutrali15 zadas com amina incluem as aminas primárias, diaminas, triaminas e alcanol aminas.
Os tensoativos aniônicos adicionais de preferência incluem os sulfatos de éter de polioxietileno (Cs_i2 alquil)fenol e os mono- e diésteres do fosfato de polioxietileno (Ca-12 alquil)fenol, acompanhados, em cada caso por 20 contra-íons monovalentes. Em uma modalidade, o contra-íon monovalente para um sulfato de éter de polioxietileno (C8-12 alquil)fenol ou um fosfato de polioxietileno (Cs.12 alquil)fenol, é um tensoativo de polioxietileno C12-20 alquilamina protonado. De modo mais específico, 0 sal de polioxietileno de amina de sebo de um sulfato de éter de polioxietileno nonilfenol, fosfato de polioxie25 tileno nonilfenol, e uma mistura de fosfato de polioxietileno nonilfenol com 0 polioxietileno de amina de sebo.
Os sabões solúveis em água são os sais de metal alcalino, sais de metal alcalino-terroso, sais de amônio ou sais de amônio substituído de ácidos graxos mais elevados (C10-C22) como, por exemplo, os sais de sódio 30 ou de potássio dos ácidos oléico ou esteárico, ou de misturas de ácidos graxos naturais que podem ser obtidas, inter alia, a partir de óleo de coco ou de óleo de sebo. Outros sabões adequados também são os sais de metil tauri12 na de ácidos graxos.
Os tensoativos aniônicos são neutralizados opcionalmente com um composto básico. Os compostos básicos podem ser quaisquer dos conhecidos na técnica que sejam capazes de neutralizar o tensoativo aniônico. Os compostos básicos incluem, por exemplo, bases inorgânicas, polialcoxilatos de Cb-18 alquil amina, alcanol aminas, alcanol amidas e as misturas das mesmas.
Bases orgânicas do exemplo incluem os hidróxidos de amônio, os hidróxidos de sódio, hidróxidos de potássio, hidróxidos de cálcio, hidróxidos de magnésio, hidróxidos de zinco e as misturas dos mesmos. Os polialcoxilatos de Cs-w alquil amina podem ser, por exemplo, polipropoxilatos de Cg.18 alquil amina e/ou polietoxilatos de Ce-w alquil amina. Os polialcoxilatos de Cs-ie alquil amina incluem os polialcoxilatos de amina de sebo, polialcoxilatos de amina de coco, polialcoxilatos de oleil amina e polialcoxilatos de estearilamina. Os polietoxilatos de Ca-ie alquil amina podem ter a partir de cerca de 2 até cerca de 50 moles de óxido de etileno por molécula, de mais preferência a partir de cerca de 2 até cerca de 20 moles de óxido de etileno por molécula. A título de exemplo os polietoxilatos de Cg-is alquil amina incluem os etoxilados de amina de sebo (2 moles EO ou 8 moles EO), etoxilados de amina de coco, etoxilados de oleil amina e etoxilados de estearil amina. Os alcanóis de amina incluem, a título de exemplo, a dietanol amina e a trietanol amina. Os alcanóis de amida incluem, a título de exemplo, a dietanolamida oléica e a dietanolamida linoléica, e as dietanolamidas de outros Cs-ie ácidos graxos.
Os tensoativos aniônicos podem ser neutralizados com relação ao ponto de inflexão na curva de titulação com um ou mais compostos básicos. Uma pessoa versada na técnica irá reconhecer que o pH da inflexão irá variar de acordo com as potências dos ácidos e das bases dos componentes que estão sendo usados, porem irão em geral cair dentro da faixa de cerca de pH 4 até cerca de pH 9, de preferência de cerca de pH 5 até cerca de pH 7. Por exemplo, as composições da invenção podem compreender pelo menos um sulfato de éter polialcóxi de poliarilfenol, fosfato de éter de polialcóxi • ♦ φφφ ♦ ·· • · φ ♦♦ • · · · ♦· • φ · ♦ · ♦ φ· φ •· φ ♦ • φ φ · ··
ΦΦΦ φ φ φφ φ φφφ φφφ φφφ φφ φφ φ φ φφ φφ φφ φφ ·· φ· φ· φφφ φφ φφ φφ φφ ãO poliarilfenol, fosfatos de polialcóxi éter de Cs-w álcool, carboxilatos de polialcóxi éter de C8-18 álcool, citratos de polialcóxi éter de Cg-ie álcool, e /ou ácidos alquil benzenossulfônicos neutralizados com relação ao ponto de inflexão na curva de titulação com um ou mais compostos básicos. Os compos5 tos básicos usados para a neutralização dos diferentes tensoativos aniônicos podem ser os mesmos ou diferentes.
Em ainda outras modalidades, as composições da invenção compreendem misturas de pelo menos dois tensoativos aniônicos selecionados a partir de sulfatos de polialcóxi éter de poliarilfenol, fosfatos de poli10 alcóxi éter de poliarilfenol, carboxilatos de Cs-20 alquila incluindo ácidos graxos, sulfatos de ácidos graxos, sulfatos de Ce-2o álcool, mono- e diésteres do fosfato de C^o álcool,carboxilatos de C8-20 álcool e (C8-2o alquil)fenol polioxietileno éter, sulfatos e sulfonatos, mono e diésteres do fosfato de Cs-2o álcool e (Cs-20 alquil)fenol polioxietileno, sulfonatos de Ce-2o alquilbenzeno, sulfona15 tos de naftaleno e condensados de formaldeído dos mesmos, lignossulfonatos, sulfosucinatos e sulfosucinamatos de C^o alquil, e/ou glutamatos, sarcosinatos, isetionatos e tauratos neutralizados com relação ao ponto de inflexão na curva de titulação com um ou mais compostos básicos. Os compostos básicos usados para os tensoativos aniônicos diferentes podem ser 20 os mesmos ou diferentes.
Quando neutralizados os tensoativos aniônicos e os compostos básicos são usados de preferência em uma proporção de cerca de 1:1. Um composto básico pode ser usado para neutralizar um ou mais tensoativos aniônicos. Em outras modalidades, mais do que um composto básico pode 25 ser usado para a neutralização de um ou mais tensoativos aniônicos.
A título de exemplo, os tensoativos não-iônicos incluem os copolímeros em bloco de óxido de etileno e óxido de propileno, os copolímeros em bloco de óxido de etileno e óxido de butileno, os adutos de C2-6 alquila dos copolímeros em bloco de óxido de etileno e óxido de propileno, os adu30 tos de C2-6 alquila dos copolímeros em bloco de óxido de etileno e óxido de butileno; propileno glicóis; polietileno glicóis, éteres de polietóxi poliarilfenol: éteres de polietóxi de polialquilfenol, derivados de éter de poliglicol de álco·· ··· · · · ·♦ · ·· ·· »11»» ·· · · · ·· « · « ·« · · *·· ♦·· ··· · · ·· · « ····· · ♦ ·· ·· · ··· ···· ······· · ois alifáticos ou cicloalifáticos ou de ácidos graxos não-saturados ou saturados e alquilfenóis, os referidos derivados contendo de 3 a 30 grupos de éter de glicol e de 8 a 20 átomos de carbono na parte (alifática) do hidrocarboneto e de 6 a 18 átomos de carbono na porção de alquila dos alquilfenóis; mo5 no-, di- e tri (C12-20 alquil ésteres de polioxietileno sorbitano, óleos vegetais alcoxilados; dióis acetilênicos alcoxilados; poliglicosídios de alquila e as misturas dos mesmos.
. Os copolímeros em bloco de óxido de etileno e óxido de propileno podem compreender bases de éter de alquila ou de alquilfenol, tais como '10 o éter de butila, éter de metila, éter de propila, éter de etila ou as misturas dos mesmos. Os tensoativos não-iônicos comercialmente disponíveis incluem, por exemplo, TOXIMUL® 8320 (Stepan Corporation, Nortfield, IL) (derivado do éter de butila do copolímero em bloco de EO/PO), WITCONOL® NS-500LQ (CK Witco Corporation, Greenwich, CT) (derivado do éter de buti15 Ia do copolímero em bloco de EO/PO) e WITCONOL® NS-108LQ (CK Witco Corporation, Greenwich, CT) (derivado de éter de nonilfenol do copolímero em bloco de EO/).
Outros tensoativos não-iônicos adequados são os 20 a 250 grupos de éter de etileno glicol solúveis em água que contem poliadutos de óxi20 do de etileno e de óxido de propileno, etileno diamino propileno glicol e alquil propileno glicol com de 1 até 10 átomos de carbono na parte de alquila, as substâncias contêm normalmente de 1 a 5 unidades de etileno glicol por unidade de propileno glicol. Os exemplos de tensoativos não-iônicos são os etanóís de polietóxi nonilfenol, éteres de poliglicol de óleos vegetais, poliadu25 tos de óxido de etileno e de óxido de propileno, tributil fenóxi polietóxi etanol, octil fenóxi polietóxi etanol. São de preferência os ésteres de ácido graxo de polióxi etileno sorbitano, tais como o trioleato de polióxi etileno sorbitano.
De preferência, 0 sistema de tensoativo de acordo com a presente invenção consiste em um tensoativo aniônico e um ou dois tensoativos 30 não-iônicos.
Os tensoativos catiônicos são, de preferência sais de amônio quaternário contendo um substituinte N, pelo menos um radical de C8-C22 •« * ······ · ·· ·· ·· ·· η/Ν ·····« ··· · · ·· Ο'-'ζΛ• · · · ·« · · ··· ··· ··· · · ··· · · ····· · · ·· ·· · ♦·· • ···· ······· · • ·«· ·♦ · ··♦ ·· ·· ·· ·· alquila, e como outros substituintes alquila inferior não substituída ou halogenada, radicais de alquila inferior de benzila ou hidróxi. Os sais são, de preferência na forma de halogenetos, sulfatos de metila ou sulfatos de etila, por exemplo cloreto de estearil de trimetilamônio ou bromato de bis(25 cloroetil)etilamônio.
A quantidade do tensoativo ou dos tensoativos depende dos ingredientes ativos específicos selecionados para a composição e das quantidades absolutas e relativas desejadas dos mesmos. As quantidades adequadas dos componentes do sistema de estabilização podem ser determi1 10 nadas por experimentação de rotina, o teste sendo de que nenhuma separação de fase, sedimentação ou floculação seja exibida pela composição em seguida a armazenagem a 20 e 25°C durante um período de 24 horas, ou para as modalidades de preferência em seguia a um período mais longo de armazenagem sobre uma faixa mais ampla de temperaturas como as indica15 das acima. Tipicamente, a concentração total de todos os tensoativos na composição como um todo é de cerca de 1% até cerca de 30% por peso, com a exclusão do peso dos contra-íons, se presentes.
Na computação das quantidades relativas de tensoativos presentes em uma composição, o peso da água e de outro diluente suprido com um tensoativo, se conhecido, deve ser excluído. Por exemplo, o WITCONATE® 79S da CK Witco Corporation contém 52% do sal de trietanolamina do ácido dodecilbenzeno sulfônico. Em uma composição que contenha 1% do WITCONATE® 79S, a concentração do sal de trietanolamina do ácido dodecilbenzeno sulfônico deve ser computada como sendo de 0,52%.
Os solventes não miscíveis em água adequados são selecionados de preferência a partir do grupo que consiste em hidrocarbonetos aromáticos, hidrocarbonetos alifáticos, éteres de dialquila de dialquileno glicol, cetonas, ésteres de alquila do ácido acético ou as misturas dos mesmos.
Os hidrocarbonetos aromáticos ou alifáticos tais como hexano, ciclohexano, benzeno, tolueno, xíleno, óleo mineral ou querosene ou naftalenos substituídos, misturas de aromáticos mono- e poli-alquilados estão comercial mente disponíveis sob as marcas comerciais registradas Solvesso®
♦ · · • · · · • ·
• t • · • · • ♦ • · ♦ ·
• · • · · ··« ··» ··· ·
• · · • · • ···· • ·
• · • · * · · · · *
e Shellsol® e Petrol Spezial® As cetonas de preferência incluem a acetofenona. Os ésteres de alquila do ácido acético representativos, incluem os fluidos EXXATE™, tais como o EXXATE™ 800, disponível da ExxonMobil Chemical Company, Houston, TX.
Um safener de acordo com a invenção, dependendo da finalidade pretendida, pode ser usado para um pré- tratamento do material de semente da planta cultivada (tratamento das sementes ou das mudas) ou pode ser incorporado no interior do solo antes ou depois da semeadura. Ele pode, no entanto, também ser aplicado de forma isolada ou em conjunto • 10 com o herbicida e os adjuvante de óleo, depois de emergência das plantas.
O tratamento das plantas ou das sementes com o safener pode por esse motivo, em princípio ser efetuado de forma independente do tempo no qual o herbicida é aplicado. O tratamento das plantas, no entanto pode se executado através da aplicação do herbicida, o adjuvante de óleo e o safener de 15 forma simultânea. A taxa de aplicação do safener com relação ao herbicida depende grandemente do método de aplicação. No caso do tratamento no campo, que é efetuado tanto com a utilização de mistura de tanque com uma combinação do safener e do herbicida, como através da aplicação separada do safener e do herbicida, a proporção de herbicida para o safener é 20 em geral a partir de 100:1 até 1:10, de preferência a partir de 20:1 até 1:1.
No caso dom tratamento em campo, a partir de 0,001 até 1,0 kg de safener por hectare, de preferência a partir de 0,001 até 0,25 kg por hectare, são em geral aplicados,
Também é um objetivo da invenção o de prover composições 25 pesticidas seletivas que podem ser obtidas através da diluição do concentrado emulsificável da presente invenção em uma quantidade adequada de água para a formação de ume emulsão de óleo em água.
É um outro objetivo da presente invenção o de prover um método para o controle seletivo de ervas-daninhas em plantações de plantas ú30 teis, cujo método compreende o tratamento das plantas úteis,suas sementes ou mudas ou a área da plantação das mesmas com as composições pesticidas da presente invenção.
·· ··* ·· « · ·· ·· ·· ·· ·«··· ··· · · ·· • · · ·· « · ··· *·· ··* · · ·· « · ····· * · ·· ·· · ··· • · · · ··«···· · »*· ·· · ·*· ·· ·· ♦· ··
As EC da presente invenção podem se preferência estar em uma forma concentrada embora o usuário final empregue, em geral composições diluídas. Essas composições podem ser diluídas para concentrações abaixo de 0,01% do ingrediente ativo (a.i). As composições são tipicamente . 5 aplicadas em quantidades suficientes para suprir a partir de cerca de 0,006 até 0,6 kg do ingrediente ativo por hectare.
A composição de acordo com a invenção é adequada para todos . os métodos de aplicação convencionalmente usados na agricultura, como por exemplo, aplicação pré-emergência, aplicação pós emergência e prote- 10 ção de semente. As composições de acordo com a invenção são de preferência usadas para o controle de ervas-daninhas pós-emergência.
A composição de acordo com a invenção é adequada de forma especial para o controle de ervas-daninhas em lavouras de plantas úteis, tais como cereais, colza, beterraba de açúcar, cana de açúcar, lavouras de plan15 tação, arroz, milho ou soja. As plantações de preferência são as de milho, arroz, soja e cereais tais como o trigo ou o centeio. “Plantações” são para serem entendidas como também incluindo aquelas plantações que têm se tornado tolerantes a herbicidas ou classes de herbicidas como o resultado de métodos convencionais de cultivo ou de engenharia genética. Os compo20 nentes usados na composição da invenção podem ser aplicados em uma variedade de maneiras conhecidas daquelas pessoas versadas na técnica, em diversas concentrações. A taxa na qual as composições herbicidas são aplicadas irá depender do tipo especifico de erva daninha a ser controlada, o grau de controle necessário e a ocasião e o método de aplicação.
As áreas de plantação são as áreas de solo nas quais as plantas cultivadas já estão em crescimento ou na qual as sementes dessas plantas cultivadas tenham sido semeadas, e também as áreas de solo nas quais é pretendido o crescimento de tais plantas cultivadas.
As ervas-daninhas a serem controladas podem ser tanto ervas30 daninhas dicotiledôneas ou, de preferência monocotiledôneas, por exemplo, as ervas-daninhas monocotiledôneas Avena, Agrostis, Phalaris, Lolium, Bromus, Alopecurus, Setaría, Digitaria, Brachiaria, Echinochloa, Panicum,
Φ Φ 4 ·♦ ·♦ φ
φ 4 4 4 4 4 • ·· 4 4 ♦ · 4 4 4 4 4
♦ 4 et 4 • · 44 4 4 4 441
* 4 4 • · e e · et ·
• Μ Φ 4 4 4·4 · · ·· M 44
Sorghum hal./bic., Rottboellia, Cyperus, Brachiaria, Echinochloa, Scirpus, Monochoria e Sagittaria e as ervas-daninhas dicotiledôneas Sinapís, Chenopodium, Stellaria, Galium, Viola, Verônica, Matricaria, Papaver, Solanum, Abutilon, Sida, Xanthium, Amaranthus, Ipomoea e Chrysanthemum.
Outros ingredientes ativos, tais como os co-herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas e nematicidas podem estar presentes no concentrado emulsificável podem ser adicionados como parceiros na mistura de . tanque com o concentrado emulsificável.
Essas composições também podem compreender outros auxilia- 10 res tais como estabilizantes químicos, agentes de controle de viscosidade, espessantes, ligantes, agentes de pegajosidade, fertilizantes, e agentes antiformação de espuma.
Os estabilizantes adequados incluem óleos animais ou vegetais epoxidizados, tais como o óleo de soja epoxidizado.
Os agentes antiespuma representativos são a sílica, polidialquilsiloxanos, de modo específico polidimetil siloxano, ésteres flúor alifáticos ou ácidos perfluoralquil fosfônico/perfluoralquíl fosfônico ou os sais dos mesmos e as misturas dos mesmos. São de preferência os polidimetilsiloxanos.
Para um entendimento mais claro da invenção, são mostrados abaixo exemplos específicos. Esses exemplos são meramente ilustrações e não devem ser entendidos como limitando o âmbito e os princípios fundamentais da invenção em qualquer modo. Por certo, várias modificações da invenção alem daquelas mostradas e descritas nesta especificação se tornarão aparentes aquelas pessoas versadas na técnica a partir dos exemplos que se seguem e da descrição precedente.
Preparação de Amostras para Teste.
Com a finalidade de demonstrar o efeito da água sobre a estabilidade das composições da presente invenção, uma serie de formulações de concentrado emulsificável foi preparada através da dissolução de clodinifop30 propargila, cloquintoceto-mexil, mistura de tensoativos Atplus® 300F e água em uma mistura com óleo de semente de colza metilado e Exxate 800 nas proporções(% por peso) dadas na tabela 1 abaixo. O pH das composições
* · • ··
• a · 44 4 4 4 4 4
• · · 4 4 444 444 444 4 4
«4 • • • 44 • · · • 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 444 44 44 44 444 4 4 4
Figure BRPI0416669B1_D0009
quando diluídas para uma concentração a 1% em água foi medido através do eletrodo de pH.
As amostras das composições de concentrado emulsificável foram colocadas em armazenamento em uma temperatura de 70°C, e a con, 5 centração dos ingredientes clodinifop-propargila e cloquintoceto-mexila foi medida durante o correr do tempo através de técnicas de cromatografia por gás conhecidas na técnica. Com base nessas medições, pode ser calculada uma meia-vida de cada um dos ingredientes.
Tabela 1
Composição 1 2 3 4
Clodinifop-propargila 6,5 6,5 6,5 6,5
Cloquintoceto-mexila 1,7 1,7 1,7 1,7
Tensoativo Atplus 300 F 13,2 13,2 13,2 13,2
Óleo de semente de colza metilado 34,8 34,8 34,8 34,8
Exxate 800 40,8 42,8 43,5 43,7
Água 3,0 1,0 0,3 0,1
Total 100,0 100,0 100,0 100,0
pH (solução a 1 %) 5,61 5,67 5,78 5,51
Meia-vida do clodinifop-propargila a 70°C (dias) 39,8 50,4 54,4 58,2
Meia-vida do cloquintoceto-mexila a 70°C (dias) 18,7 23,4 25,3 26,3
Os dados de meia-vida da tabela 1 indicam que o teor de água das composições influenciou fortemente a estabilidade química dos ingredientes ativos durante a armazenagem. A estabilidade química ótima dos ingredientes ativos foi observada quando o teor de água foi mantido abaixo de cerca de 3%.
Com a finalidade de demonstrar o efeito do pH sobre a estabilidade das composições da presente invenção, formulações de concentrado emulsificável foram preparada através da dissolução de clodinifoppropargila, cloquintoceto-mexila, Atplus® 300F, AgRHOSpec 6713, Bio-Soft
S-101 e água em uma mistura com óleo de semente de colza metilado, ace20 tofenona e Exxate 800 nas proporções (% por peso) dadas na tabela 2 abaixo. As composições exibem uma faixa de valores de pH quando diluídas pa• · · ra uma concentração a 1% em água.
Tabela 2
Composição 5 6 7 8 9 10
Clodinifop-propargila 6,5 6,5 6,5 6,5 6,5 6,5
Cloquintoceto-mexila 1,7 1,7 1,7 1,7 1,7 1,7
Tensoativo Atplus 300 F 13,2 13,2 13,2 13,2 13,2 13,2
Óleo de semente de colza metilado 34,9 34,9 34,9 34,9 34,9 34,9
Acetofenona 7,0 7,0 7,0 7,0 7,0 7,0
Exxate 800 30,07 30,18 30,08 30,11 30,08 30,07
Água 1,45 1,43 1,44 1,41 1,44 1,45
AgRHOSpec 6713 4,36 4,45 4,49 4,49 4,52 4,66
Bio-Soft S-101 0,82 0,73 0,69 0,69 0,66 0,52
Total 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00
pH (solução a 1 %) 4,39 4,91 5,15 5,50 5,72 7,76
Meia-vida do clodinifoppropargila a 70°C (dias) 28,1 48,3 59,0 65,1 69,0 47,6
Meia-vida do cloquintoceto-mexila a 70°C (dias) 18,6 17,9 21,3 27,0 33,9 36,7
As amostras das composições de concentrado emulsificável fo ram colocadas em armazenamento em uma temperatura de 70°C, e a con5 centração dos ingredientes clodinifop-propargila e cloquintoceto-mexila foi medida durante o correr do tempo através de técnicas de cromatografia por gás conhecidas na técnica. Com base nessas medições, pode ser calculada uma meia-vida de cada um dos ingredientes.
Os dados da Tabela 2 indicam que o pH das composições influ10 encia fortemente a estabilidade química dos ingredientes ativos durante a armazenagem. A estabilidade química ótima dos ingredientes ativos é observada quando o pH é mantido entre cerca de 4,5 e 8.
Embora somente algumas modalidades desta invenção, a título de exemplo, tenham sido descritas em detalhe acima, aquelas pessoas ver15 sadas na técnica irão apreciar com facilidade que são possíveis muitas mo
Μ dificações nas modalidades a título de exemplo sem que se afastem materialmente das novas informações e vantagens desta invenção. Por conseqüência, todas essas modificações estão destinadas a serem incluídas dentro do âmbito desta invenção como definida pelas reivindicações que se se5 guem.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Concentrado emulsificável, caracterizado pelo fato de que compreende:
    (a) uma quantidade herbicidamente eficaz, de preferência, de 1 a 30% por peso, do herbicida clodinifop-propargila;
    (b) uma quantidade eficaz do “safener” cloquintoceto-mexila;
    (c) de 25 a 80% em peso de pelo menos um adjuvante de óleo, sendo que o dito adjuvante compreende um éster de alquila de um óleo de origem vegetal ou animal, ou um éster de alquila de um óleo mineral, ou uma mistura dos mesmos;
    (d) uma quantidade de pelo menos um solvente imiscível com água suficiente para manter o ingrediente ativo e o safener em solução na presença do adjuvante, em que a quantidade do pelo menos um solvente imiscível com água é de 5 a 70% por peso; e (e) um sistema de tensoativo emulsificante, em uma quantidade suficiente para a formação de uma emulsão de óleo em água, quando a formulação for adicionada a água, sendo que a quantidade do sistema tensoativo emulsificante é entre 1 e 30% por peso;
    sendo que o concentrado emulsificável apresenta um pH na faixa de 4,5 a 8,0 quando diluído para uma concentração a 1% em água destilada; e sendo que o concentrado emulsificável contém menos do que 2,5% de água.
  2. 2. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que clodinafop-propargila inclui uma mistura dos isômeros (R) e (S), sendo que a proporção de (R) para (S) está na faixa de 50 a 100% a 50 a 0%.
  3. 3. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adjuvante de óleo compreende um éster de metila de um óleo vegetal.
  4. 4. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o adjuvante de óleo compreende um éster de
    Petição 870180059942, de 11/07/2018, pág. 4/10 metila do óleo de canola.
  5. 5. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema de tensoativo emulsificante compreende pelo menos um tensoativo não-iônico.
  6. 6. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pH está na faixa de a partir de 5,0 a 7,0.
  7. 7. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o teor de água é inferior a 2,0% por peso.
  8. 8. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda pelo menos um membro selecionado a partir do grupo que consiste em co-herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas e nematicidas.
  9. 9. Concentrado emulsificável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda pelo menos um membro selecionado a partir do grupo que consiste em estabilizadores químicos, agentes de controle de viscosidade, espessantes, aglutinantes, agentes de pegajosidade, fertilizantes e agentes antiformação de espuma.
  10. 10. Composição pesticida, caracterizada pelo fato de que é obtida através da diluição de um concentrado emulsificável, como definido na reivindicação 1, em uma quantidade adequada de água, para formação de uma emulsão de óleo em água.
  11. 11. Composição pesticida, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que compreende ainda pelo menos um elemento selecionado a partir do grupo que consiste em co-herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas e nematicidas.
  12. 12. Método para controle seletivo de ervas-daninhas em plantações de vegetais úteis, caracterizado pelo fato de que compreende o tratamento das plantas úteis, suas sementes, ou os seus rebentos, ou a área da plantação dos mesmos, com uma composição pesticida, como definida na reivindicação 10.
  13. 13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que as plantações de plantas úteis são selecionadas a partir do
    Petição 870180059942, de 11/07/2018, pág. 5/10 grupo que consiste em milho, cereais, arroz e soja.
  14. 14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que as plantações de plantas úteis são cereais.
  15. 15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado
    5 pelo fato de que a plantação de plantas úteis é trigo ou centeio.
    Petição 870180059942, de 11/07/2018, pág. 6/10
BRPI0416669A 2003-11-17 2004-11-16 concentrados emulsificáveis contendo adjuvantes, composição pesticida, e método para o controle seletivo de ervasdaninhas em plantações de vegetais úteis BRPI0416669B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US52056103P 2003-11-17 2003-11-17
PCT/US2004/038414 WO2005048706A2 (en) 2003-11-17 2004-11-16 Emulsifiable concentrates containing adjuvants

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0416669A BRPI0416669A (pt) 2007-02-13
BRPI0416669B1 true BRPI0416669B1 (pt) 2018-11-21

Family

ID=34619484

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0416669A BRPI0416669B1 (pt) 2003-11-17 2004-11-16 concentrados emulsificáveis contendo adjuvantes, composição pesticida, e método para o controle seletivo de ervasdaninhas em plantações de vegetais úteis

Country Status (17)

Country Link
US (1) US20080248955A1 (pt)
EP (1) EP1684583B1 (pt)
JP (4) JP2007511537A (pt)
CN (1) CN100393204C (pt)
AR (1) AR046629A1 (pt)
AU (1) AU2004291163B2 (pt)
BR (1) BRPI0416669B1 (pt)
CA (1) CA2545403C (pt)
DK (1) DK1684583T3 (pt)
ES (1) ES2614303T3 (pt)
MA (1) MA28230A1 (pt)
MX (1) MXPA06005480A (pt)
PL (1) PL1684583T3 (pt)
TN (1) TNSN06140A1 (pt)
UA (1) UA85398C2 (pt)
WO (1) WO2005048706A2 (pt)
ZA (1) ZA200603944B (pt)

Families Citing this family (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008013904A1 (en) * 2006-07-26 2008-01-31 Dow Agrosciences Llc Herbicidal compositions
EP2181594A1 (en) 2008-10-28 2010-05-05 Cognis IP Management GmbH Agricultural compositions
US9222013B1 (en) 2008-11-13 2015-12-29 Cesi Chemical, Inc. Water-in-oil microemulsions for oilfield applications
TW201113377A (en) * 2009-09-01 2011-04-16 Basf Agrochemical Products Bv Herbicide-tolerant plants
UA107110C2 (uk) * 2010-05-04 2014-11-25 Застосування холодостійких метильованих рослинних олій як коформулянту для сільськогосподарських хімікатів
PE20141327A1 (es) * 2011-06-22 2014-10-03 Dow Agrosciences Llc Granulos de herbicida con adyuvante integrado
BR102012017225B1 (pt) 2011-06-22 2019-06-18 Dow Agrosciences Llc Composição de concentrado herbicida emulsificável, e métodos para controle de vegetação indesejável
AR090231A1 (es) * 2012-03-05 2014-10-29 Syngenta Participations Ag Composiciones herbicidas que proporcionan un amplio control de malezas con fitotoxicidad reducida para plantas cultivadas
US9200192B2 (en) 2012-05-08 2015-12-01 Cesi Chemical, Inc. Compositions and methods for enhancement of production of liquid and gaseous hydrocarbons
US11407930B2 (en) 2012-05-08 2022-08-09 Flotek Chemistry, Llc Compositions and methods for enhancement of production of liquid and gaseous hydrocarbons
ES2734482T3 (es) 2012-12-21 2019-12-10 Dow Agrosciences Llc Herbicida que contiene aminopiralida, triclopir y tensioactivo de organosilicona
HUE043659T2 (hu) * 2012-12-21 2019-08-28 Dow Agrosciences Llc Hõmérséklet-stabil vizes klokvintocet-mexil készítmények
US11180690B2 (en) 2013-03-14 2021-11-23 Flotek Chemistry, Llc Diluted microemulsions with low surface tensions
US10287483B2 (en) 2013-03-14 2019-05-14 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells comprising a terpene alcohol
US9428683B2 (en) 2013-03-14 2016-08-30 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for stimulating the production of hydrocarbons from subterranean formations
US9321955B2 (en) 2013-06-14 2016-04-26 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for stimulating the production of hydrocarbons from subterranean formations
US10577531B2 (en) 2013-03-14 2020-03-03 Flotek Chemistry, Llc Polymers and emulsions for use in oil and/or gas wells
US10941106B2 (en) 2013-03-14 2021-03-09 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions incorporating alkyl polyglycoside surfactant for use in oil and/or gas wells
US9884988B2 (en) 2013-03-14 2018-02-06 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US10717919B2 (en) 2013-03-14 2020-07-21 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US9068108B2 (en) 2013-03-14 2015-06-30 Cesi Chemical, Inc. Methods and compositions for stimulating the production of hydrocarbons from subterranean formations
US10000693B2 (en) 2013-03-14 2018-06-19 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
EP2970753A4 (en) * 2013-03-14 2017-03-29 Flotek Chemistry, LLC Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US10421707B2 (en) 2013-03-14 2019-09-24 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions incorporating alkyl polyglycoside surfactant for use in oil and/or gas wells
US10053619B2 (en) 2013-03-14 2018-08-21 Flotek Chemistry, Llc Siloxane surfactant additives for oil and gas applications
US11254856B2 (en) 2013-03-14 2022-02-22 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US9464223B2 (en) 2013-03-14 2016-10-11 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US9868893B2 (en) 2013-03-14 2018-01-16 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US10590332B2 (en) 2013-03-14 2020-03-17 Flotek Chemistry, Llc Siloxane surfactant additives for oil and gas applications
US9890624B2 (en) 2014-02-28 2018-02-13 Eclipse Ior Services, Llc Systems and methods for the treatment of oil and/or gas wells with a polymeric material
US9890625B2 (en) 2014-02-28 2018-02-13 Eclipse Ior Services, Llc Systems and methods for the treatment of oil and/or gas wells with an obstruction material
CA2891278C (en) 2014-05-14 2018-11-06 Cesi Chemical, Inc. Methods and compositions for use in oil and / or gas wells
CA3042567C (en) 2014-07-28 2021-12-14 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions related to gelled layers in oil and/or gas wells
JP6967971B2 (ja) * 2015-06-04 2021-11-17 アリスタ ライフサイエンス ノース アメリカ, エルエルシー 界面活性剤で安定化されたシクロヘキサンジオキシドオキシム製剤
US20190045778A1 (en) * 2016-03-17 2019-02-14 Dow Global Technologies Llc Emulsifiable concentrates
IL267063A (en) * 2016-12-09 2019-07-30 Adama Makhteshim Ltd Fluensulfone formulations in high concentration, their uses and processes for their preparation
US10934472B2 (en) 2017-08-18 2021-03-02 Flotek Chemistry, Llc Compositions comprising non-halogenated solvents for use in oil and/or gas wells and related methods
US11053433B2 (en) 2017-12-01 2021-07-06 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for stimulating the production of hydrocarbons from subterranean formations
US11104843B2 (en) 2019-10-10 2021-08-31 Flotek Chemistry, Llc Well treatment compositions and methods comprising certain microemulsions and certain clay control additives exhibiting synergistic effect of enhancing clay swelling protection and persistency
US11512243B2 (en) 2020-10-23 2022-11-29 Flotek Chemistry, Llc Microemulsions comprising an alkyl propoxylated sulfate surfactant, and related methods
AU2021106962B4 (en) * 2021-07-15 2022-06-30 Adama Australia Pty Limited Highly Loaded Clodinafop Formulation

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4505743A (en) * 1981-12-31 1985-03-19 Ciba-Geigy Corporation α-[4-(3-Fluoro-5'-halopyridyl-2'-oxy)-phenoxy]-propionic acid derivatives having herbicidal activity
DE3382743D1 (de) * 1982-05-07 1994-05-11 Ciba Geigy Verwendung von Chinolinderivaten zum Schützen von Kulturpflanzen.
EP0191736B1 (de) * 1985-02-14 1991-07-17 Ciba-Geigy Ag Verwendung von Chinolinderivaten zum Schützen von Kulturpflanzen
WO1995018531A1 (en) * 1994-01-10 1995-07-13 Ciba-Geigy Ag Wettable powder formulations of herbicides
AUPM926794A0 (en) * 1994-11-04 1994-12-01 Daratech Pty Ltd Herbicidal formulations
US5985797A (en) * 1996-07-17 1999-11-16 Bayer Aktiengesellschaft Herbicidal compositions based on N-isopropyl-N-(4-fluorophenyl) (5-trifluoromethyl-1,3,4-thiadiazol-2-yloxy)acetamide
US6432884B1 (en) * 1997-12-08 2002-08-13 Cognis Corporation Agricultural adjuvant
US6566308B1 (en) * 1999-01-29 2003-05-20 Basf Aktiengesellschaft Emulsifiable concentrate containing one or more pesticides and adjuvants
AUPQ017599A0 (en) * 1999-05-05 1999-05-27 Victorian Chemicals International Pty Ltd Adjuvant composition for chemicals used in agriculture
DE19951427A1 (de) * 1999-10-26 2001-05-17 Aventis Cropscience Gmbh Nichtwässrige oder wasserarme Suspensionskonzentrate von Wirkstoffmischungen für den Pflanzenschutz
KR100867393B1 (ko) * 2000-12-04 2008-11-06 신젠타 파티서페이션즈 아게 마이크로에멀젼화 농화학 농축액
AR032844A1 (es) * 2001-02-26 2003-11-26 Syngenta Participations Ag Composicion herbicida
JP2003128501A (ja) * 2001-10-18 2003-05-08 Nissan Chem Ind Ltd 農薬乳剤組成物
DE10209468A1 (de) * 2002-03-05 2003-09-18 Bayer Cropscience Gmbh Herbizid-Kombinationen mit speziellen Sulfonylharnstoffen

Also Published As

Publication number Publication date
MXPA06005480A (es) 2006-08-11
UA85398C2 (ru) 2009-01-26
CN1893823A (zh) 2007-01-10
DK1684583T3 (en) 2017-02-20
AU2004291163B2 (en) 2011-01-27
JP2007511537A (ja) 2007-05-10
WO2005048706A2 (en) 2005-06-02
EP1684583A2 (en) 2006-08-02
EP1684583A4 (en) 2012-04-25
CA2545403C (en) 2009-10-20
ZA200603944B (en) 2007-09-26
US20080248955A1 (en) 2008-10-09
AU2004291163A1 (en) 2005-06-02
CA2545403A1 (en) 2005-06-02
JP2015052013A (ja) 2015-03-19
EP1684583B1 (en) 2016-12-14
MA28230A1 (fr) 2006-10-02
CN100393204C (zh) 2008-06-11
PL1684583T3 (pl) 2017-09-29
WO2005048706A3 (en) 2005-11-10
ES2614303T3 (es) 2017-05-30
AR046629A1 (es) 2005-12-14
TNSN06140A1 (en) 2007-11-15
BRPI0416669A (pt) 2007-02-13
JP2012062318A (ja) 2012-03-29
JP2017036321A (ja) 2017-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0416669B1 (pt) concentrados emulsificáveis contendo adjuvantes, composição pesticida, e método para o controle seletivo de ervasdaninhas em plantações de vegetais úteis
JP6906658B2 (ja) 4−アミノ−3−クロロ−5−フルオロ−6−(4−クロロ−2−フルオロ−3−メトキシフェニル)ピリジン−2−カルボン酸を含む除草組成物
RU2632860C2 (ru) Гербицидные композиции, содержащие 4-амино-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифенил)пиридин-2-карбоновую кислоту или ее производное и ингибитор протопорфириногеноксидазы
RU2632491C2 (ru) ГЕРБИЦИДНЫЕ КОМПОЗИЦИИ, СОДЕРЖАЩИЕ 4-АМИНО-3-ХЛОР-5-ФТОР-6-(4-ХЛОР-2-ФТОР-3-МЕТОКСИФЕНИЛ)ПИРИДИН-2-КАРБОНОВУЮ КИСЛОТУ ИЛИ ЕЕ ПРОИЗВОДНЫЕ И ИНГИБИТОР АЦЕТИЛ-СОА КАРБОКСИЛАЗЫ(ACCase)
ES2713171T3 (es) Composiciones herbicidas que comprenden ácido 4-amino-3-cloro-5-fluoro-6- (4-cloro-2-fluoro-3-metoxifenil)piridin-2-carboxílico o un derivado de este y herbicidas inhibidores de microtúbulos
RU2632967C2 (ru) Гербицидные композиции, содержащие 4-амино-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифенил)пиридин-2-карбоновую кислоту или ее производное и ингибиторы 4-гидроксифенилпируват диоксигеназы (hppd)
ES2724213T3 (es) Composiciones herbicidas que comprenden ácido 4-amino-3-cloro-5-fluoro-6-(4-cloro-2-fluoro-3-metoxifenil)piridin-2-carboxílico
RU2632969C2 (ru) Гербицидные композиции, содержащие 4-амино-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифенил)пиридин-2-карбоновую кислоту
RU2638551C2 (ru) Гербицидные композиции, содержащие 4-амино-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифенил)пиридин-2-карбоновую кислоту
BR102013018473B1 (pt) Composições herbicidas compreendendo ácido 4-amino-3-cloro-5-flúor-6-(4-cloro-2-flúor-3-etoxifenil) piridina-2-carboxílico ou um derivado do mesmo e herbicidas de inibição da síntese de vlcfa e síntese de ácido graxo/lipídio, e método para controle de vegetação indesejável
BR102013018536B1 (pt) Composições de herbicida comprendendo ácido 4amino-3-cloro-5-flúor-6-(4-cloro-2-flúor3-metoxifenil)piridina-2-carboxíli-co ou um derivado do mesmo e inibidores de ps ii e método para controle da vegetação indesejável
TW200944127A (en) Herbicidal compositions comprising pyroxasulfone
BR112020005413A2 (pt) controle sinérgico de erva daninha a partir de aplicações de herbicidas de ácido carboxílico de piridina e inibidores de fotossistema ii
BR102014006037A2 (pt) composições herbicidas compreendendo ácido 4-amino-3-cloro-5-flúor-6-(4-cloro-2-flúor-3-metoxifenil) piridina-2-carboxílico ou um derivado do mesmo e fungicidas
BR112020020218A2 (pt) Controle melhorado de erva daninha a partir de aplicações de herbicidas de ácido carboxílico de piridina e inibidores de acetil coa carboxilase (accase)
BR102014031939A2 (pt) composições de heribicidas contendo fluomixazina, aminopiralida e fluoroxipir ou 2,4-d
BR112019023586A2 (pt) 4-amino-6-(heterocíclico)picolinatos e 6-amino-2-(heterocíclico)pirimidina-4-carboxilatos e seus usos como herbicidas
BR112021008695A2 (pt) composições que compreendem um herbicida de carboxilato de piridina e herbicidas inibidores de protoporfirinogênio oxidase (protox)
BR112019023586B1 (pt) 4-amino-6-(heterocíclico)picolinatos e 6-amino-2-(heterocíclico) pirimidina-4-carboxilatos e seus usos como herbicidas
BR102016017074A2 (pt) composições herbicidas que compreendem ácido 4-amino-3-cloro-6-(4-cloro-2-fluoro-3- metoxifenil)-5-fluoropiridina-2-carboxílico ou um derivado do mesmo e cloreto de clormequato

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/11/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.