BRPI0407192B1 - processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação e dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação - Google Patents

processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação e dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0407192B1
BRPI0407192B1 BRPI0407192A BRPI0407192A BRPI0407192B1 BR PI0407192 B1 BRPI0407192 B1 BR PI0407192B1 BR PI0407192 A BRPI0407192 A BR PI0407192A BR PI0407192 A BRPI0407192 A BR PI0407192A BR PI0407192 B1 BRPI0407192 B1 BR PI0407192B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radio
information
subscriber stations
notification
access device
Prior art date
Application number
BRPI0407192A
Other languages
English (en)
Inventor
Gessner Christina
Clare Edwin Diana
Traynard Jean-Michel
Kier Proctor Toby
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of BRPI0407192A publication Critical patent/BRPI0407192A/pt
Publication of BRPI0407192B1 publication Critical patent/BRPI0407192B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/06Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Reduction Or Emphasis Of Bandwidth Of Signals (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)

Abstract

"processo para a comunicação e dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação". a invenção refere-se a um processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação, com uma infinidade de estações de assinantes e, pelo menos, um dispositivo de acesso de rádio, sendo que as informações úteis de um grupo de estações de assinantes são transmitidas através de rádio, sendo que um número de estações de assinantes do grupo se encontra dentro da área de cobertura de rádio do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio, sendo que o, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio notifica as estações de assinantes do número de estações de assinantes do grupo, antes da transmissão da informação útil, com emprego de um recurso de rádio. de acordo com a invenção, a notificação (paging1) contém informações (point) referentes, pelo menos, a um sinal irradiado para um outro recurso de rádio (res), referente à transmissão das informações úteis. além disso, a invenção se refere a um dispositivo do lado do lado da rede em um sistema de radiocomunicação, para a realização do processo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para PROCESSO PARA A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES EM UM SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇÃO E DISPOSITIVO DO LADO DA REDE EM UM SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇÃO.
Descrição [001] A presente invenção refere-se a um processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação. Além disso, a invenção se refere a um dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação.
[002] Em sistemas de radiocomunicação são transmitidas informações (por exemplo, voz, informação de imagem, informação de vídeo, SMS [Short Message Service] ou outros dados) com auxílio de ondas eletromagnéticas, através de pontos de intersecção de rádio entre a estação emissora e receptora, como por exemplo, dispositivos de acesso de rádio e estações de assinantes. A irradiação das ondas eletromagnéticas, nesse caso, ocorre com freqüências portadoras, que estão situadas na faixa de freqüência prevista para o respectivo sistema.
[003] Normalmente, pelo menos, um dispositivo de acesso de rádio e um dispositivo para o controle do acesso de rádio (BSC, Base Station Controler) são componentes de um subsistema de estação de base (RNS, Radio Network Subsystem ou BSS, Base Station Subsystem). Um sistema de radiocomunicação compreende, em geral, vários subsistemas de estação de base, que estão conectados a uma rede de núcleo (CN, Core Network). Nesse caso, o dispositivo para o controle do acesso de rádio do subsistema de estação de base está ligado com um dispositivo de acesso da rede de núcleo.
[004] Para o sistema móvel de GSM (Global System for Mobile Communication) introduzido são usadas freqüências em torno de 900, 1800 e 1900 MHz. Esses sistemas transmitem, em essência, voz, telePetição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 7/35
2/21 fax e mensagens curtas, bem como, dados digitais.
[005] Para sistemas de radiotelefonia móveis futuros com processos de transmissão de CDMA ou TD/CDMA, como por exemplo, UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) ou outros sistemas de terceira geração, estão previstas freqüências na faixa de freqüência de aproximadamente de 2000 MHz. Esses sistemas de terceira geração são desenvolvidos com as metas de cobertura de rádio pelo mundo inteiro, de uma grande oferta de serviços para a transmissão de dados e, sobretudo, de uma administração flexível da capacidade do ponto de intersecção de rádio, que em sistemas de radiocomunicação é o ponto de intersecção com os menores recursos.
[006] No caso de sistemas de radiocomunicação, o acesso de estações de assinantes ao meio de transmissão comum é regulado por processos de acesso múltiplo/processos multíplex (Multiple Access, MA). No caso desses acessos múltiplos, o meio de transmissão pode ser dividido entre as estações de assinantes na faixa de tempo (Time Division Multiple Access, TDMA), na faixa de freqüência (Frequency Division Multiple Access, FDMA), na faixa de código (Code Division Multiple Access, CDMA) ou na faixa de espaço (Space Division Multiple Access, SDMA). Também são empregadas combinações de vários desses processos. A fim de possibilitar um manejo econômico com os recursos de rádio escassos, em sistemas de radiocomunicação, encontram-se dispositivos, que administram os recursos de rádio e procedem a uma alocação de recursos. Nesse caso, o recurso de rádio de um ponto de intersecção de rádio, pode ser, por exemplo, um par de freqüências e fenda de tempo, ou também apenas uma das duas (fenda de tempo ou freqüência).
[007] Para o endereçamento de estações de assinantes em sistemas de radiocomunicação são conhecidos diversos processos. Ao lado da chamada de emissão individual (Unicast), na qual é endereça
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 8/35
3/21 da exatamente uma estação de assinantes, a chamada de emissão por rádio (Broadcast), na qual todas as estações de assinantes dentro da faixa de cobertura de rádio do dispositivo emissor de acesso de rádio são endereçadas, está representada com mais freqüência. Além disso, é conhecida a chamada de emissão de grupos (Multicast), na qual as estações de assinantes de um grupo de Multicast são endereçadas simultaneamente, com a emissão de uma informação de Multicast. Um Multicast, no qual o grupo endereçado compreende todas as estações de assinantes no raio de operação de um dispositivo de acesso de rádio, corresponde a um Broadcast. Normalmente, para os serviços de Multicast é necessária a correspondência das estações de assinantes endereçadas a um grupo limitado, enquanto que isso não ocorre para os serviços de Broadcast.
[008] Ao lado de informações úteis individuais, por conseguinte, em sistemas de radiocomunicação, são transmitidas informações úteis, que são colocadas à disposição de várias estações de assinantes. Tais informações úteis compreendem, por exemplo, video streams ou textos de propaganda, ou informações gerais, como por exemplo, notícias de trânsito. Os serviços para a transmissão de informações úteis, que não estão previstos apenas individualmente para um único assinante, mas que são colocados à disposição de vários assinantes, são reunidos sob o conceito MBMS (Multimedia Broadcast/ Multicast Service). Diversos serviços de MBMS são preparados pela rede de núcleo, em geral, como correntes de dados separadas. Vários serviços de Multicast são apresentados, por exemplo, nos documentos WO 99/16277 A2, EP 1 098 541 A1 e WO 98/10604 A1.
[009] Antes que as informações úteis de um grupo sejam transmitidas por estações de assinantes, ocorre uma notificação das estações de assinantes aos assinantes, que querem utilizar o serviço. Essa notificação das estações de assinantes é necessária, para que os recepto
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 9/35
4/21 res possam ser configurados. Normalmente são empregados mecanismos específicos de grupos para a notificação, nos quais várias estações de assinantes são ativadas simultaneamente. O documento EP 1 206 072 A2 descreve um serviço de Multicast, cujos usuários são informados através de uma mensagem de Paging, em qual canal de tráfego a mensagem de Multicast é transmitida.
[0010] À invenção cabe a tarefa de indicar um processo e um dispositivo do lado da rede do tipo mencionado no início, que permitam um manuseio eficiente com recursos de rádio escassos de um sistema de radiocomunicação.
[0011] O sistema de radiocomunicação compreende uma pluralidade de estações de assinantes. As informações úteis são transmitidas a um grupo de estações de assinantes através de rádio. Um número de estações de assinantes do grupo se encontra dentro da área de cobertura de rádio do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio, elas são notificadas, antes da transmissão das informações úteis pelo, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio. De acordo com a invenção, a notificação contém informações referentes, pelo menos, a um sinal irradiado para um outro recurso de rádio, referente à transmissão das informações úteis. Isso significa que, as informações da notificação se referem a, pelo menos, um outro sinal irradiado para um outro recurso de rádio. Além disso, esse, pelo menos um, sinal irradiado para um outro recurso de rádio se refere à transmissão das informações úteis.
[0012] O grupo compreende, nesse caso, pelo menos, uma estação de assinantes, todavia, de preferência, uma pluralidade de estações de assinantes. O número de estações de assinantes dentro da faixa de cobertura de rádio do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio pode ser zero ou um número inteiro maior que zero, todavia, no máximo igual ao número das estações de assinantes do grupo.
[0013] As informações da notificação se referem, pelo menos, a
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 10/35
5/21 um sinal. O sinal, nesse caso, pode ser concernente direta ou indiretamente a diversas formas das notificações. Assim, as informações da notificação podem se referir, por exemplo, às circunstâncias da transmissão do sinal ou a outros processos, que influenciam a transmissão do sinal.
[0014] Em uma execução da invenção, as informações compreendem indicações sobre a transmissão e/ou referentes ao conteúdo do, pelo menos um, sinal. No caso das indicações sobre a transmissão, pode se tratar, em particular, da especificação do outro recurso de rádio, por exemplo, de acordo com a freqüência, e/ou fenda de tempo, e/ou código e/ou direção de irradiação. As indicações sobre o conteúdo do sinal podem se referir direta ou indiretamente ao sinal, deste modo, por exemplo, podem conter um sumário do conteúdo, ou também a constatação de que o conteúdo apresenta diferenças em relação a um outro conteúdo de sinal determinado.
[0015] Com vantagem, as informações referentes ao, pelo menos um, sinal, compreendem uma indicação de estações de assinantes como receptor desse, pelo menos um, sinal, as quais devem avaliar o, pelo menos um, sinal. Nesse caso, as informações da notificação representam uma solicitação às estações de assinantes, que são caracterizadas pela indicação, de receber e avaliar o, pelo menos um, sinal. A decisão de avaliar o sinal, em geral, cabe à estação de assinantes.
[0016] Em um aperfeiçoamento da invenção o, pelo menos um, sinal contém indicações sobre o recurso de rádio empregado para a transmissão das informações úteis, como por exemplo, uma indicação do canal de transmissão. Além disso, no, pelo menos um, sinal, podem estar contidas também outras indicações sobre a transmissão das informações úteis, como por exemplo, a freqüência da irradiação das informações úteis ou informações de qualidade, ou informações específicas do grupo para as estações de assinantes do grupo.
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 11/35
6/21 [0017] Em uma forma de execução preferida da invenção, a notificação compreende uma solicitação às estações de assinantes do número de estações de assinantes, sob uma condição de enviar, respectivamente, um sinal de resposta. Uma solicitação desse tipo, dependendo do tipo da condição, pode ter como conseqüência que, a rede de rádio exija reconhecimento sobre o número total das estações de assinantes ou uma parte desse número total dentro da faixa de cobertura de rádio de um dispositivo de acesso de rádio. Se ocorrer a condição, então deve ser enviado um sinal de reposta. Nesse caso, a condição pode ser pertinente ou não pertinente, para todas as estações de assinantes do grupo, ou também apenas para uma parte das estações de assinantes do grupo. O tipo da condição, nesse caso, pode depender de diversos fatores, como por exemplo, a posição geográfica do dispositivo de acesso de rádio, a utilização atual dos recursos de rádio do dispositivo de acesso de rádio, sinais de resposta para notificações mais recentes, etc. O tipo da condição pode ser escolhido, por exemplo, de tal modo que, seja procurado obter um número intencional de sinais de resposta. Com vantagem, a condição pode conter, pelo menos, um intervalo de tempo e/ou uma informação de identificação de estações de assinantes. É apropriada a indicação de um intervalo de tempo na notificação em combinação com a menção de um acontecimento, a partir de quando esse intervalo de tempo deve ser calculado. O emprego de informação de identificação de estações de assinantes permite uma seleção de estações de assinantes, que devem responder à notificação.
[0018] Em um arranjo da invenção, a notificação contém informação de identificação referente às informações úteis, como por exemplo, a identificação do serviço de Multicast ou de Broadcast.
[0019] O processo descrito a seguir, para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação pode ser empregado de
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 12/35
7/21 modo alternativo ou complementar ao processo de acordo com a invenção.
[0020] Nesse caso, o sistema de radiocomunicação compreende uma pluralidade de estações de assinantes. As informações úteis de um grupo (G) de estações de assinantes são transmitidas através de rádio. Um número de estações de assinantes do grupo se encontra dentro da área de cobertura de rádio do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio, pelo, ao menos um, dispositivo de acesso de rádio; elas são notificadas antes da transmissão das informações úteis.
[0021] Para a transmissão das informações úteis pelo, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio pode ser empregado um recurso de rádio, em função da recepção de, pelo menos, um sinal de resposta para a notificação das estações de assinantes do número de estações de assinantes no, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio e/ou do conteúdo de, pelo menos, um sinal de resposta para a notificação das estações de assinantes do número de estações de assinantes.
[0022] No caso do recurso de rádio empregado para a transmissão das informações úteis, cujo tipo ou propriedades dependem de, pelo menos, um sinal de resposta, pode se tratar, em particular, de diversos tipos de canais de rádio. O recurso de rádio pode ser caracterizado, por exemplo, por uma indicação de freqüência, um indicação de tempo, uma indicação de código, uma direção da irradiação ou uma combinação das mesmas.
[0023] Os sinais de resposta podem apresentar diversos conteúdos. Assim, o conteúdo dos sinais de reposta pode conter, por exemplo, uma informação de identificação, da qual se depreende que o referido sinal é um sinal de resposta para a notificação. Além disso, durante o emprego de um canal de rádio apropriado para os sinais de resposta a rede de rádio pode reconhecer, com auxílio do canal de rádio que, no caso do sinal se trata de um sinal de resposta.
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 13/35
8/21 [0024] Nesse caso, é relevante para a dependência do recurso de rádio a recepção e/ou o conteúdo de, pelo menos, um sinal de reposta. As grandezas recepção e conteúdo podem se referir, pelo menos, parcialmente, a diversos sinais de resposta, mas também aos mesmos sinais de resposta. Com referência à recepção de um sinal de resposta, é de interesse o fato receber ou não receber. No caso de vários sinais de resposta, além disso, o número de sinais de resposta recebidos pode ser relevante para a dependência do recurso de rádio.
[0025] Em um arranjo da invenção, no caso de não recebimento de nenhum sinal de resposta à notificação das estações de assinantes do número de estações de assinantes no, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio, as informações úteis não são transmitidas através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio. A forma de procedimento, na qual as informações úteis não são transmitidas, pode ser empregada em uma ou mais células de rádio, enquanto que ao mesmo tempo, são transmitidas as informações úteis de acordo com a invenção para recursos de rádio, em uma ou em várias outras células de rádio. Além disso, em uma célula de rádio, a forma de procedimento, na qual as informações úteis não são transmitidas, se alternam temporariamente com a transmissão de acordo com a invenção de informações úteis para recursos de rádio.
[0026] De forma vantajosa, para a transmissão das informações úteis através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio é empregado ou um recurso de rádio específico de assinante, ou um recurso de rádio específico de grupo. No caso de um recurso de rádio específico de assinante, trata-se, por exemplo, de um canal de rádio dedicado, que está reservado unicamente para uma estação de assinantes, e que avalia exclusivamente a estação de assinantes endereçada (Unicast), enquanto que um exemplo para um recurso de rádio específico de grupo é um canal de Broadcast ou Multicast. No caso de um tal
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 14/35
9/21 recurso de rádio mencionado por último, não é endereçada nenhuma estação de assinantes individual, mas todas as estações de assinantes dentro da faixa de cobertura de rádio do referido ponto de acesso de rádio, ou todas as estações de assinantes de um grupo de Multicast são endereços das informações úteis. No caso de um canal de rádio dedicado, trata-se de uma ligação ponto a ponto, enquanto que um recurso de rádio específico de grupo é empregado em uma ligação de ponto a multiponto.
[0027] Em um aperfeiçoamento da invenção, para a transmissão das informações úteis através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio é empregado um recurso de rádio, em função de um número de sinais de resposta recebidos no, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio, à notificação das estações de assinantes do número de estações de assinantes. Assim, por exemplo, a partir da recepção de um número a ser determinado de sinais de resposta, que pode corresponder a um valor limite, é empregado um certo tipo de canal de rádio para a transmissão das informações úteis. O não alcance ou a ultrapassagem do valor limite, então, é decisivo para o recurso de rádio empregado para a transmissão das informações úteis.
[0028] De acordo com a invenção, o dispositivo da rede apresenta meios para a produção de uma notificação com informações referentes a, pelo menos, um sinal irradiado para um outro recurso de rádio, referente à transmissão das informações úteis.
[0029] O dispositivo da rede de acordo com a invenção, não deve ser separado estruturalmente do dispositivo de acesso de rádio. Assim é possível que, no sistema de radiocomunicação exista um dispositivo, que apresente a funcionalidade de um dispositivo de acesso de rádio na forma de dispositivos de emissão e de recepção, em ligação com dispositivos de comando apropriados, bem como, os meios de acordo com a invenção do dispositivo da rede. O dispositivo da rede é particu
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 15/35
10/21 larmente apropriado para a realização do processo de acordo com a invenção. Outros meios e dispositivos para a realização do processo podem estar previstos no dispositivo da rede.
[0030] Particularidades e detalhes da invenção serão esclarecidos em detalhes, a seguir, com auxílio de um exemplo de execução.
[0031] Nele são mostradas:
[0032] figura 1: um recorte de um sistema de radiocomunicação, [0033] figura 2: um diagrama de fluxo de um processo de acordo com a invenção, [0034] figura 3: a montagem de uma notificação de acordo com a invenção.
[0035] Na figura 1 é mostrado um recorte de um sistema de radiocomunicação de acordo com o padrão GSM, que contém um dispositivo de acesso de rádio BS na forma de uma estação de base, uma pluralidade de estações de assinantes MS1, MS2, MSG1, MSG2, MSG3, MSG4 E MSG5, bem como, um dispositivo do lado da rede E e outros dispositivos do lado da rede NET. O dispositivo E está ligado, tanto com o dispositivo de acesso de rádio BS, como também com os outros dispositivos do lado da rede NET. Os outros dispositivos do lado da rede NET podem apresentar uma ou várias ligações para outros sistemas de radiocomunicação.
[0036] O dispositivo E pode ser realizado, por exemplo, por um dispositivo para o controle de acesso de rádio (BSC, Base Station Controler). Estruturalmente ele pode ser ligado também com o dispositivo de acesso de rádio BS e, por conseguinte, representar um dispositivo multifuncional.
[0037] A margem da faixa de cobertura de rádio F do dispositivo de acesso de rádio BS está indicada por um círculo. Dentro dessa faixa de cobertura de rádio F encontram-se as estações de assinantes MS1,
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 16/35
11/21
MSG1, MSG2 e MSG3. As outras estações de assinantes MS2, MSG4 e MSG5 encontram-se fora da faixa de cobertura de rádio F do dispositivo de acesso de rádio BS. Elas podem se encontrar dentro de uma faixa de cobertura de rádio de um ou de vários outros dispositivos de acesso de rádio do sistema de radiocomunicação - não mostrado na figura 1 para a simplificação da representação - ou também fora das faixas de cobertura de rádio dos dispositivos de acesso de rádio do sistema de radiocomunicação.
[0038] Os assinantes das respectivas estações de assinantes MSG1, MSG2, MSG3, MSG4 e MSG5 subscreveram um serviço de Multicast. Por conseguinte, as estações de assinantes MSG1, MSG2, MSG3, MSG4 e MSG5 formam um grupo. No sistema de radiocomunicação são enviadas informações úteis como, por exemplo, informações da bolsa ou vídeos, que as estações de assinantes MSG1, MSG2, MSG3, MSG4 e MSG5 do grupo recebem, e podem decodificar. As estações de assinantes exceto as estações de assinantes MSG1, MSG2, MSG3, MSG4 e MSG5 do grupo, isto é, as estações de assinantes MS1 e MS2 não podem decodificar essas informações de Multicast. As informações de Multicast são enviadas pelo dispositivo de acesso de rádio BS para as estações de assinantes MSG1, MSG2 e MSG3 dentro de sua faixa de cobertura de rádio F. As outras estações de assinantes MSG4 e MSG5 fora da faixa de cobertura de rádio F do dispositivo de acesso de rádio BS podem receber as informações de Multicast de um outro dispositivo de acesso de rádio do sistema de radiocomunicação. Se momentaneamente não for possível nenhuma ligação de rádio entre essas estações de assinantes MSG4 e MSG5 e a rede de rádio do sistema de radiocomunicação, então as estações de assinantes MSG4 e MSG5 não recebem as informações de Multicast durante esse intervalo de tempo.
[0039] Para a simplificação, as execuções seguintes se referem
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 17/35
12/21 somente às estações de assinantes MSG1, MSG2 e MSG3 dentro da faixa de cobertura de rádio F do dispositivo de acesso de rádio BS.
[0040] Se várias estações de assinantes de um grupo de Multicast se encontrarem dentro de uma célula de rádio, então as informações úteis do serviço de Multicast, isto é, as informações de Multicast, podem ser transmitidas por um processo de ponto a multiponto (point to multipoint). Nesse caso, uma transmissão de ponto a multiponto, ocorre sob um recurso de rádio comum para vários assinantes, isto é, sob um recurso de rádio específico de grupo, que é executado semelhante a um canal de Broadcast (BCH, Broadcast Channel). Uma outra possibilidade para a transmissão de informações de Multicast é enviar a cada assinante do grupo de Multicast essas informações úteis, sob um recurso de rádio específico de assinante, alocado completamente ao serviço, isto é, um canal dedicado.
[0041] A potência de transmissão, que é aplicada em uma transmissão das informações de Multicast a um canal de ponto a multiponto, em geral, é nitidamente mais alta do que a potência de transmissão empregada para uma transmissão dessas informações a um canal de ponto a ponto. Em particular, a potência de transmissão das informações de Multicast a um canal de ponto a multiponto não está submetida a nenhuma regulagem de potência, o que em oposição a isso, ocorre em uma transmissão dessas informações a um canal de ponto a ponto. Se uma pluralidade de estações de assinantes se encontrar em uma célula de rádio, então é vantajoso transmitir as informações de Multicast a um canal de ponto a multiponto. Esse procedimento leva a uma economia de recursos de rádio escassos na direção para baixo (DL, Downlink). Se, todavia, apenas algumas poucas estações de assinantes se encontrarem em uma célula de rádio, então a irradiação das informações de Multicast para um canal de ponto a multiponto pode ser desfavorável, em virtude da alta potência de transmissão desse
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 18/35
13/21 canal de rádio em comparação a um canal de ponto a ponto. A alta potência de transmissão do canal comum leva a interferências indesejadas na célula de rádio. Por meio de um envio das informações de Multicast para um ou vários canais de ponto a ponto, nesse caso, poderiam ser economizados recursos de rádio e as qualidades de transmissão melhoradas.
[0042] A fim de poder configurar as estações de assinantes MSG1, MSG2 e MSG3 do grupo de Multicast do exemplo observado, é necessário notificar essas estações antes da transmissão da informação útil. Essa notificação pode ser realizada com especificação de grupo a um canal usado em conjunto, como por exemplo, um canal de Paging. Nesse caso, as estações de assinantes MSG1, MSG2 e MSG3 podem se encontrar, em particular, em um modo de operação em vazio, também designado como Idle Mode. A seguir, partiu-se do fato de que, as estações de assinantes MSG1, MSG2 e MSG3 se encontram em um modo de operação em vazio desse tipo. O processo de acordo com a invenção, todavia, também pode ser empregado a estações de assinantes em outros estados de operação além do modo de operação em vazio. O modo de operação em vazio se caracteriza pelo fato de que, no modo de operação em vazio, as estações de assinantes certamente são conhecidas por uma informação de identificação na rede de núcleo, mas não na rede de acesso de rádio (Radio Access Network, RAN) de um sistema de radiocomunicação. Com isso, de um dispositivo para o controle do acesso de rádio permanece oculto, quais estações de assinantes se encontram no modo de operação em vazio nas células de rádio dos dispositivos de acesso de rádio conectados a ele. Uma estação de assinantes no modo de operação em vazio não troca informações com a rede de rádio, até que seja feita uma consulta de ligação através da estação de assinantes ou através da rede de rádio. Após uma consulta de ligação desse tipo, a estação de assinantes tro
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 19/35
14/21 ca para o modo de ligação. Uma consulta de ligação pode ser iniciada, por exemplo, pela demanda da estação de assinantes por um serviço ou também por uma consulta de Paging da rede de rádio.
[0043] A figura 2 mostra, exemplarmente, o decurso de um processo. Na parte esquerda da figura 2, estão representados os sinais, que são trocados entre o dispositivo de acesso de rádio BS e as estações de assinantes do grupo G. No lado direito se encontra uma indicação do recurso de rádio empregado para a transmissão dos respectivos sinais.
[0044] O dispositivo de acesso de rádio envia uma notificação PAGING1, sobre a transmissão iminente de informações de Multicast a um canal de Paging PCH para as estações de assinantes do grupo G. Do dispositivo de acesso de rádio não é conhecido, quantas estações de assinantes se encontram dentro de sua faixa de cobertura de rádio. Se todas as estações de assinantes MSG1, MSG2 e MSG3 do grupo G, que se encontram dentro da faixa de cobertura de rádio do dispositivo de acesso de rádio BS, enviarem um sinal de resposta após a recepção da notificação PAGING1, então o dispositivo de acesso de rádio BS sabe o número de estações de assinantes do grupo G dentro de sua faixa de cobertura de rádio.
[0045] A figura 3 mostra a montagem de uma notificação PAGING1 de acordo com a invenção. Essa notificação é constituída de um primeiro campo com informações de identificação ID, que se referem às informações de Multicast. Nesse caso, pode se tratar, por exemplo, de um número, que está coordenado ao serviço de Multicast. As estações de assinantes, que escutam o canal de Paging PCH e, por conseguinte, recebem a notificação PAGING1, podem reconhecer nas informações ID, se a notificação PAGING1 é relevante para elas. Só devem e podem enviar um sinal de resposta aquelas estações de assinantes, que com auxílio das informações ID reconhecem, que elas são
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 20/35
15/21 endereço da notificação PAGING1, isto é, membro do grupo de Multicast.
[0046] Como outro campo, a notificação PAGING1 contém um campo com informações POINT. Essas informações POINT representam, por um lado, um indicador do envio de informações sobre o serviço de Multicast para um outro recurso de rádio RES além do canal de Paging PCH. Essas informações sobre o serviço de Multicast sobre o outro recurso de rádio RES são, em particular, repetidas, por exemplo, são irradiadas em intervalos de tempo regulares. No caso do outro recurso de rádio RES, pode se tratar, por exemplo, de um AGCH (Access Grant Channel) ou de um FACH (Forward Allocation Channel). O outro recurso de rádio RES pode se diferenciar do recurso de rádio pra a notificação PAGING1, por exemplo, pela freqüência, e/ou pelo tempo, e/ou pelo código, e/ou pela direção de irradiação. A função de indicador das informações POINT consiste no fato de que, às estações de assinantes é indicado, através das informações POINT, o outro recurso de rádio RES, de tal modo que elas estão na posição de avaliar as informações sobre o serviço de Multicast do outro recurso de rádio.
[0047] As informações sobre o serviço de Multicast podem conter, por exemplo, informações sobre os recursos de rádio usados para a irradiação das informações de Multicast de um canal de ponto a multiponto. As informações sobre o serviço de Multicast possibilitam às estações de assinantes - eventualmente também em combinação com as notificações - receber e avaliar as informações de Multicast. Por esse motivo, antes da recepção de informações de Multicast cada estação de assinantes deve ter recebido as informações sobre o serviço de Multicast. Para um outro envio de informações de Multicast, não é necessária uma avaliação repetida das informações sobre o serviço de Multicast. A função de indicador para as informações sobre o serviço de Multicast, por esse motivo é de interesse, em particular, para esta
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 21/35
16/21 ções de assinantes, que chegam como novos usuários do serviço de Multicast na célula de rádio. Nesse caso, trata-se, por exemplo, de estações de assinantes, que foram desligadas anteriormente, ou que foram trocadas por uma outra célula de rádio na célula de rádio observada.
[0048] Por outro lado, as informações POINT também podem se referir ao conteúdo do sinal para o outro recurso de rádio RES. Assim é possível que, as informações POINT indiquem que, ou quando em uma irradiação repetida das informações através do serviço de Multicast, essas informações foram alteradas, por exemplo, em forma de um Update. As alterações das informações sobre o serviço de Multicast com o tempo são relevantes também para aquelas estações de assinantes, que não foram acrescidas como novos usuários do serviço de Multicast na célula de rádio. Também elas deviam observar, antes da recepção das próximas informações de Multicast, renovadamente, as informações sobre o serviço de Multicast.
[0049] Finalmente, as informações POINT podem se referir às informações sobre o serviço de Multicast, ao outro recurso de rádio RES na medida que é indicado, quais estações de assinantes EMP devem avaliar essas informações sobre o serviço de Multicast. Assim, as informações POINT podem conter uma subdivisão de estações de assinantes em subgrupos, aos quais apela ou não apela, respectivamente, uma solicitação para a atenção das informações sobre o serviço de Multicast. De forma vantajosa, por conseguinte, pode ser indicado que as estações de assinantes, que não receberam as informações de Multicast enviadas por último, devem receber e avaliar as informações sobre o serviço de Multicast. No caso de um Update dessas informações, pelo contrário, as informações POINT devem indicar que, todas as estações de assinantes do grupo de Multicast avaliam as informações sobre o serviço de Multicast.
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 22/35
17/21 [0050] O emprego das informações POINT é, então, particularmente econômico de recursos para o canal de Paging PCH, se no caso das informações do outro recurso de rádio se tratar de uma descrição minuciosa do serviço de Multicast. Com isso, uma irradiação das informações dispendiosas de recursos sobre o serviço de Multicast pode ser evitada em cada mensagem de Paging.
[0051] Além disso, a notificação PAGING1 contém uma solicitação, de enviar um sinal de resposta sob uma condição CON. Se a condição for aplicável, então isso é notificado à estação de assinantes, se ela deve enviar um sinal de resposta à notificação PAGING1. Assim, a condição CON, por exemplo, pode significar que um sinal de resposta deve ser enviado, se em um campo for encontrado um símbolo com o significado sim. O emprego de um não ou a ausência de um sim nesse local é, por exemplo, então, solícito, se puder se partir do fato de que, na referida célula de rádio atualmente se encontra uma pluralidade de estações de assinantes, como por exemplo, em um estádio de futebol cheio. Assim, podem ser poupados recursos de rádio na direção para cima (UL, Uplink).
[0052] Uma outra condição pode se referir a uma informação de identificação da estação de assinantes. Por exemplo, todas as estações de assinantes com um número ímpar da informação de identificação poderiam ser solicitadas a enviar um sinal de resposta.
[0053] É particularmente vantajoso se a condição CON contiver um intervalo de tempo, que as estações de assinantes podem retirar, se elas devem enviar ou não um sinal de resposta. O intervalo de tempo, nesse caso, pode se referir, por exemplo, ao intervalo de tempo que decorreu, desde que uma estação de assinantes recebeu a última notificação sobre uma transmissão de Multicast iminente. Nesse caso, aquelas estações de assinantes, que antes de um intervalo de tempo, que é maior do que o intervalo de tempo apresentado na condição
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 23/35
18/21
CON, receberam a última notificação em geral ou em uma determinada célula de rádio podem ser solicitadas a enviar um sinal de resposta. Por conseguinte, na célula podem ser reunidas, de preferência, as estações de assinantes, que foram ligadas recentemente. Além disso, o intervalo de tempo pode se referir ao intervalo de tempo após o recebimento da notificação PAGING1. Isso pode significar, por exemplo, que, um sinal de resposta não deve ser enviado mais tarde que um determinado instante, ou seja, após o decurso do intervalo de tempo após o recebimento da notificação PAGING1.
[0054] A condição CON também pode ser conectada com as informações POINT, como por exemplo, através de uma condição, que aquelas estações de assinantes, que ainda não escutaram as informações sobre o serviço de Multicast para o outro recurso de rádio RES, de mandar um sinal de resposta, ou através de uma condição, que solicita às estações de assinantes EMP para o envio de um sinal de resposta.
[0055] O emprego de uma condição CON possibilita economizar recursos na direção para cima, uma vez que eventualmente nem todas as estações de assinantes do grupo, que foram ativadas pela notificação PAGING1 enviam um sinal de resposta. Além disso, sob circunstâncias, pode ser evitada a probabilidade para colisões de sinais de resposta, se forem enviados menos sinais de resposta que o número máximo possível de sinais de resposta.
[0056] A notificação PAGING1, exceto os campos descritos, pode apresentar outros campos dependendo da situação. Eventualmente, também, para uma ou várias notificações pode se dispensar um ou vários dos campos descritos.
[0057] A notificação PAGING1 descrita é produzida no dispositivo no lado da rede, com emprego dos meios M (figura 1). Esse dispositivo transmite a notificação PAGING1 para o dispositivo de acesso de rádio
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 24/35
19/21
BS, que a transmite às estações de assinantes.
[0058] Na figura 2 está representado o caso que, duas estações de assinantes do grupo G enviam à notificação PAGING1 um sinal de resposta ANSWER1 e ANSWER2. Nesse caso, uma condição CON pode ter significado que, uma resposta só pode ocorrer dentro de um determinado intervalo de tempo após o recebimento da notificação. Esse envio dos sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2 ocorre para um canal de rádio RACH, que também é empregado para acessos casuais a recursos de rádio da célula de rádio. Todavia, também é possível empregar um canal de rádio próprio equipado para sinais de resposta. A fim de poder produzir uma coordenação no lado da rede entre os sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2, e a notificação PAGING1, os sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2 estão providos de uma característica correspondente, como por exemplo, com as informações de identificação ID da notificação PAGING1.
[0059] O dispositivo de acesso de rádio BS transmite os sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2 ao dispositivo E do lado da rede da figura 1. Com emprego de meios apropriados, o dispositivo E conta os sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2 recebidos. O resultado da contagem é, então, comparado com um valor limite, que deve ser três, a seguir. O valor do valor limite pode ser constante, ou ser alterado com o tempo, assim, por exemplo, é possível uma adaptação do valor limite à utilização de tráfego atual da célula de rádio. O tipo do recurso de rádio, que deve ser empregado para o envio conveniente das informações de Multicast depende do resultado da comparação. No exemplo em questão é decidido que, em virtude do fato de que, o número dos sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2 recebidos no dispositivo de acesso de rádio BS fica abaixo do valor limite, as informações de Multicast são enviadas para os canais de ponto a ponto. O processo de decisão descrito está resumido na figura 2 na etapa DECIDE.
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 25/35
20/21 [0060] A decisão sobre o tipo do recurso de rádio, que deve ser empregado para o envio conveniente das informações de Multicast, pode ser feito adicionalmente ou alternativamente ao número dos sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2 recebidos, também em função de outros critérios. Assim, por exemplo, os sinais de resposta podem conter informações das estações de assinantes, cujo recurso de rádio deve ser empregado para a transmissão das informações de Multicast.
[0061] No caso que, nenhuma estação de assinantes do grupo G responder à notificação PAGING1, o dispositivo E pode decidir não deixar enviar as informações de Multicast na referida célula de rádio através do dispositivo de acesso de rádio BS. Com isso, os recursos de rádio podem ser economizados na direção para baixo.
[0062] A decisão encontrada de transmitir as informações de Multicast através de canais de ponto a ponto para as estações de assinantes do grupo G, é comunicada ao dispositivo de acesso de rádio BS pelo dispositivo E, após o que esse dispositivo transmite as informações de Multicast MULTI_INFO1 através dos canais de ponto a ponto PTP às duas estações de assinantes, que enviaram os sinais de resposta ANSWER1 e ANSWER2.
[0063] Antes de enviar as próximas informações de Multicast, o dispositivo de acesso de rádio BS envia novamente uma notificação PAGING2 para o canal de Paging PCH. A formação dessa notificação PAGING2 corresponde, em princípio, àquela que já foi descrita para a notificação PAGING1, todavia, ela pode se diferenciar em sua forma concreta da notificação PAGING1. A notificação PAGING2, como condição CON para o envio de um sinal de resposta, contém um campo com o conteúdo sim. Por esse motivo, à notificação PAGING2, três estações de assinantes do grupo G enviam sinais de resposta ANSWER1, ANSWER2 e ANSWER3 para o canal de rádio, para
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 26/35
21/21 acessos casuais RACH. O número desses sinais de resposta ANSWER1, ANSWER2 e ANSWER3 é comparado em um processo de decisão DECIDE com o valor limite. Uma vez que o número dos sinais de resposta ANSWER1, ANSWER2 e ANSWER3 não alcança o valor limite três, então é decidido enviar as informações de Multicast para um canal de ponto a multiponto. O envio das próximas informações de Multicast MULTI_INFO2 às estações de assinantes do grupo ocorre, por isso, no canal de ponto a multiponto PTM. O processo descrito permite, através de uma adaptação do tipo do canal de transmissão aos sinais de resposta recebidos, transmitir informações de Multicast economizando recursos.

Claims (12)

1. Processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação, com uma pluralidade de estações de assinantes (MS1, MS2, MSG1, MSG2, MSG3, MSG4, MSG5) e, pelo menos, um dispositivo de acesso de rádio (BS), sendo que as informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2) de um grupo (G) de estações de assinantes (MSG1, MSG2, MSG3, MSG4, MSG5) são transmitidas através de rádio, sendo que um número de estações de assinantes (MSG1, MSG2, MSG3) do grupo (G) se encontra dentro da área de cobertura de rádio (F) do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS), sendo que o, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS) notifica o número de estações de assinantes, antes da transmissão da informação útil (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2), com emprego de um recurso de rádio, por meio de uma notificação (PAGING1, PAGING2), caracterizado pelo fato de que a notificação (PAGING1, PAGING2) contém informações (POINT) referentes a, pelo menos, um sinal irradiado para um outro recurso de rádio (RES), que se refere à transmissão das informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as informações (POINT) compreendem indicações sobre a transmissão e/ou se referem ao conteúdo do, pelo menos um, sinal.
3. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as informações referentes ao, pelo menos um, sinal, compreendem uma indicação de estações de assinantes (EMP) como receptor desse, pelo menos um, sinal, as quais devem avaliar o, pelo menos um, sinal.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindica
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 28/35
2/4 ções de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o, pelo menos um, sinal contém indicações sobre o recurso de rádio empregado para a transmissão das informações úteis.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a notificação (PAGING1, PAGING2) compreende uma solicitação do número de estações de assinantes, sob uma condição (CON) de enviar, respectivamente, um sinal de resposta (ANSWER1, ANSWER2, ANSWER3).
6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a condição contém, pelo menos, um intervalo de tempo e/ou uma informação de identificação de estações de assinantes.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a notificação (PAGING1, PAGING2) contém informação de identificação (ID) referente às informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2).
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de que para a transmissão das informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2) através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS) é empregado um recurso de rádio em função da recepção de, pelo menos, um sinal de resposta (ANSWER1, ANSWER2, ANSWER3) à notificação (PAGING1, PAGING2) do número de estações de assinantes no, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS) e/ou do conteúdo de, pelo menos, um sinal de resposta (ANSWER1, ANSWER2, ANSWER3) para a notificação (PAGING1, PAGING2) do número de estações de assinantes.
9. Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que no caso de nenhuma recepção de sinal de resposta (ANSWER1, ANSWER2, ANSWER3) para a notificação (PAGING1, PAGING2) do número de estações de assinantes no, pelo menos um,
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 29/35
3/4 dispositivo de acesso de rádio (BS) as informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2) não são transmitidas através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS).
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que para a transmissão das informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2) através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS) é empregado ou um recurso de rádio específico de assinantes (PTP) ou um recurso de rádio específico de grupos (PTM).
11. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 10, caracterizado pelo fato de que para a transmissão das informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2) através do, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS) é empregado um recurso de rádio, em função de um número de sinais de resposta (ANSWER1, ANSWER2, ANSWER3) recebidos no, pelo menos um, dispositivo de acesso de rádio (BS) à notificação (PAGING1, PAGING2) do número de estações de assinantes.
12. Dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação, com uma pluralidade de estações de assinantes (MS1, MS2, MSG1, MSG2, MSG3, MSG4, MSG5) e, pelo menos, um dispositivo de acesso de rádio (BS), no qual informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2) de um grupo (G) de estações de assinantes (MSG1, MSG2, MSG3, MSG4, MSG5) são transmitidas através de rádio, caracterizado pelo fato de que o dispositivo do lado da rede apresenta meios para a produção de uma notificação (PAGING1, PAGING2), que antes da transmissão da informação útil (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2), deve ser enviada às estações de assinantes do grupo (G) com informações (POINT) referentes a, pelo menos, um sinal irradiado para um outro recurso de rádio (RES), referente à transmissão
Petição 870170057858, de 11/08/2017, pág. 30/35
4/4 das informações úteis (MULTI_INFO1, MULTI_INFO2).
BRPI0407192A 2003-02-03 2004-01-26 processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação e dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação BRPI0407192B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP03250668A EP1443789A1 (de) 2003-02-03 2003-02-03 Verfahren zur Kommunikation und netzseitige einrichtung in einem Funkkommunikationssystem
PCT/EP2004/000634 WO2004071118A1 (de) 2003-02-03 2004-01-26 Verfahren zur kommunikation und netzseitige einrichtung in einem funkkommunikationssystem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0407192A BRPI0407192A (pt) 2006-02-14
BRPI0407192B1 true BRPI0407192B1 (pt) 2020-01-21

Family

ID=32605407

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0407192A BRPI0407192B1 (pt) 2003-02-03 2004-01-26 processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação e dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8271012B2 (pt)
EP (3) EP1443789A1 (pt)
CN (1) CN100466823C (pt)
AT (1) ATE331413T1 (pt)
BR (1) BRPI0407192B1 (pt)
DE (1) DE502004000831D1 (pt)
EA (1) EA008051B1 (pt)
ES (1) ES2263132T3 (pt)
WO (1) WO2004071118A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8130687B2 (en) * 2007-04-27 2012-03-06 Research In Motion Limited Multi-stage setup for long-term evolution multimedia broadcast multicast service transmissions
WO2016106755A1 (zh) * 2014-12-31 2016-07-07 华为技术有限公司 支持多媒体广播多播业务传输的方法,设备及系统

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6522877B1 (en) * 1996-09-06 2003-02-18 Nokia Mobile Phones Ltd. Methods and apparatus for providing an interactive cell broadcast service
FI107097B (fi) * 1997-09-24 2001-05-31 Nokia Networks Oy Kohdistettu yleislähetys radioverkossa
CA2335882A1 (en) * 1998-06-23 1999-12-29 Siemens Aktiengesellschaft Method for regulating power of point-to-multipoint connections in wireless telecommunications systems during an uncoordinated unlicensed system operation
EP1098541A1 (en) * 1999-11-05 2001-05-09 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson A method of transmitting dynamic information to a large number of mobile stations, a cellular telephone network and a mobile station for use in such a network
US6804528B1 (en) * 2000-11-03 2004-10-12 Lucent Technologies, Inc. Apparatus and method for use in the multicast of traffic data in wireless multiple access communications systems

Also Published As

Publication number Publication date
EA008051B1 (ru) 2007-02-27
ATE331413T1 (de) 2006-07-15
DE502004000831D1 (de) 2006-08-03
ES2263132T3 (es) 2006-12-01
EP1443789A1 (de) 2004-08-04
US8271012B2 (en) 2012-09-18
EP1590982A1 (de) 2005-11-02
CN100466823C (zh) 2009-03-04
CN1765141A (zh) 2006-04-26
US20060205418A1 (en) 2006-09-14
BRPI0407192A (pt) 2006-02-14
EP1590982B1 (de) 2006-06-21
EP1619908A1 (de) 2006-01-25
EA200501249A1 (ru) 2005-12-29
WO2004071118A1 (de) 2004-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN109417752B (zh) 用户设备及系统信息获取方法
TWI693846B (zh) 需求式系統資訊傳遞進程
US6075779A (en) Random access channel congestion control for broadcast teleservice acknowledgment messages
EP1508257B1 (en) Transmission of data for multimedia broadcast/multicast services
JP4134130B2 (ja) メッセージインスタンスを減らす方法およびシステム
JP4903033B2 (ja) 無線通信基地局装置及び無線通信方法
CN100477818C (zh) 用于在广播通信系统中信令的方法和系统
EP1864535B1 (en) Method and apparatus for reconfiguring a common channel
US6795419B2 (en) Wireless telecommunications system using multislot channel allocation for multimedia broadcast/multicast service
EP1793642B1 (en) Method and system for a multicast service initiation in a communication background
US9295042B2 (en) Method and apparatus for reconfiguring a common channel
EP1854310B1 (en) A method of transmitting broadcast message in a mobile communication system
US20200351822A1 (en) Backup Paging Opportunities in New Radio Unlicensed
EP3524015B1 (en) Methods, network node and wireless device for communicating and obtaining system information in a fembms system
JP2005530377A (ja) 有効情報をサービスとして複数の加入者局へ伝送するための方法および無線通信システム
EP1625769B1 (en) Method for establishing a connection in a radio communications system
JP5372113B2 (ja) 無線通信基地局装置
RU2325788C2 (ru) Способ и система радиосвязи для передачи полезной информации в качестве услуги на множество абонентских станций
US20230362959A1 (en) Method and system for managing configuration and control information of mbs services in wireless network
CN102308648A (zh) 无线通信系统中用于管理节点间竞争的方法和系统
BRPI0407192B1 (pt) processo para a transmissão de informações em um sistema de radiocomunicação e dispositivo do lado da rede em um sistema de radiocomunicação
CN116711393A (zh) 一种mbs配置的传输方法

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04Q 7/38 , H04Q 7/22

Ipc: H04W 4/06 (2009.01), H04W 72/00 (2009.01), H04W 68

Ipc: H04W 4/06 (2009.01), H04W 72/00 (2009.01), H04W 68

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/01/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.