BRPI0405623B1 - A recording medium with copy protection information formed in intermittent or alternating oscillating orifices and apparatus and methods for forming, recording and reproducing the recording medium - Google Patents

A recording medium with copy protection information formed in intermittent or alternating oscillating orifices and apparatus and methods for forming, recording and reproducing the recording medium Download PDF

Info

Publication number
BRPI0405623B1
BRPI0405623B1 BRPI0405623B1 BR PI0405623 B1 BRPI0405623 B1 BR PI0405623B1 BR PI0405623 B1 BRPI0405623 B1 BR PI0405623B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
recording medium
information
cpi
copy protection
data
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"MEIO DE GRAVAÇÃO COM INFORMAÇÃO DE PROTEÇÃO CONTRA CÓPIA FORMADO EM ORIFÍCIOS OSCILANTES INTERMITENTES OU ALTERNADOS E APARELHOS E MÉTODOS PARA FORMAÇÃO, GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DO MEIO DE GRAVAÇÃO" 1. CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um meio de gravação tal como BD-ROM (disco Blu-ray ROM) que tem dados gravados em orifícios oscilantes (em ziguezague) intermitentes ou alternados e um aparelho e métodos para formação, gravação e reprodução do meio de gravação.
2. FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Recentemente, a padronização do disco Blu-ray Re-gravãvel (BD-RE) , que é um novo disco ótico regravável de alta densidade capaz de gravar dados de vídeo e áudio de alta qualidade, grande capacidade, está em andamento. Espera-se que produtos relacionados com BD-RE estejam disponíveis no mercado no futuro próximo. A FIG. IA representa a estrutura de um BD-RE, onde uma área de travamento, uma área de corte de rajada (BCA) , uma área de transição, uma área de inicialização, uma área de dados e área de finalização estão dispostas em ordem como mostrado.
Como ilustrado na FIG. 1B, a BCA está localizada na área círcunferencial mais interna do BD-RE que é acessado primeiro quando o disco á carregado em um aparelho de reprodução e pode conter uma informação para o disco, tal como número de série e outras informações opcionais gravadas previamente pelo fabricante do disco. A área de inicialização pode compreender várias áreas pré-atribuídas tal como uma primeira área de proteção (Proteção 1) , uma área de dados de informação e controle permanentes (PIC), uma segunda área de proteção (Proteção 2), uma segunda área de informação (Info 2), e uma área de calibragem de potência ótima (OPC). A área de proteção 1 e a área PIC são áreas gravadas previamente nas quais alguns dados iniciais são gravados previamente, enquanto que outras áreas da área de inicialização, área de dados e as áreas guia de saída são todas áreas regraváveis.
Na área PIC, informação de disco permanente importante é codificada em uma ranhura oscilante pela modulação de alta freqüência (HFM).
As ranhuras HFM são moduladas na direção radial com um sinal de largura de banda um tanto alto, para criar um canal de dados para informação replicada com taxa de capacidade e dados suficiente.
Como representado na FIG. 2, a codificação dos dados em formato oscilante é executada pela modulação bifási-ca. Nesse método de modulação um bit com valor 0 é representado por uma transição no início da célula de bit e um bit com valor 1 é representado por uma transição no início e no meio da célula de bit. Os bits modulados são gravados no disco por um desvio da ranhura da sua linha central média como indicado na FIG. 2. 0 comprimento de cada célula de bit deverá ser 36T, onde T corresponde ao comprimento de um bit de canal nas áreas de dados regraváveis.
Também, um disco Blu-ray (BD-ROM) somente de leitura fica também sob desenvolvimento junto com o BD-RE. Um BD-ROM pode incluir uma área interna, uma área de travamen-to, uma área de transição, uma área de informação e uma area de borda, como mostrado na FIG. 3. A área de informação pode também compreender uma BCA, uma zona guia de entrada, uma zona de dados, uma zona guia de saída e uma zona externa. Como no BD-RE, a BCA pode conter informação importante do disco (DlI}, tal como número de série do disco e informação de proteção contra cópia (CPI}, Se um BD-ROM é protegido contra cópia, a DII pode ser requerida para decriptografar os dados principais contidos no BD-ROM. A informação do disco na zona PIC pode ser gravada como orifícios retos na mesma maneira como os dados principais tais como fluxos de áudio/vídeo (A/V) são gravados na zona de dados. A informação do disco pode ser dados modulados em 17PP escritos na forma de um bloco de código de correção de erro (ECC) de tamanho de 64 KB, por exemplo.
Nesse caso, entretanto, leva algum tempo de demo-dulação para recuperar a informação do disco do BD-ROM porque a informação do disco pode ser demodulada por um método de detecção de sinal de RF.
Como descrito acima, a informação do disco contida na área PIC de um BD-RE pode ser codificada em uma ranhura oscilante por HFM. Se a informação do disco é gravada na zona PIC de um BD-ROM como orifícios retos, um aparelho de reprodução de disco ótico deve ser capaz de aplicar esquemas de detecção diferentes para obter a informação do disco dependendo do tipo do disco (BD-RE ou BD-ROM) . A menos que o esquema correto seja escolhido, o aparelho de reprodução de disco ótico falhará em detectar a informação do disco. Por exemplo, se um método para detectar a informação do disco modulada em HFM codificada em uma ranhura oscilante de um BD-RE ê aplicado em um BD-ROM, o aparelho de reprodução de disco ótico não será capaz de recuperar a informação do disco que está gravada na zona PIC como orifícios retos.
Além do que, se a informação importante do disco (DlI) contida na BCA não pode ser recuperada devido a um erro de leitura, é impossível recuperar os dados gravados no disco. Por exemplo, se um erro ocorre enquanto a informação de proteção contra cópia (CPI) é recuperada da BCA, pode ser impossível reproduzir os dados principais gravados na zona de dados porque os dados não podem ser decriptografados.
Também, porque a informação de proteção contra cópia (CPI) gravada na área PIC do disco inclui dados importantes, por exemplo, dados chaves para decriptografar os dados principais criptografados gravados na zona de dados, ela não deve ser detectada facilmente por qualquer dispositivo ilegal e copiada para outros meios de gravação para proteger os conteúdos criptografados gravados no disco. Ela deve ser somente detectada por um método de detecção predeterminado em um dispositivo legalmente permitido para garantir a robustez .
3. DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, capaz de rapidamente detectar a informação do disco requerida para reproduzir os conteúdos gravados nele, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, capaz de reproduzir dados principais mesmo se existe uma falha na leitura da informação importante do disco de uma ou mais localizações no meio de gravação, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, incluindo a informação de decriptografia para de-criptografar os conteúdos gravados no meio de gravação de uma tal maneira que a informação de decriptografia não é copiada para outros meios de gravação e/ou outros tipos de meios de gravação, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém informação do disco codificada em orifí- cios oscilantes em algumas seções do meio de gravação, tal como a zona PIC, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém informação importante do disco em mais do que uma localização, por exemplo, na BCA e em uma outra área diferente da BCA, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém informação de proteção contra cópia codificada em orifícios oscilantes, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação .
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém informação de proteção contra cópia codificada em arranjos intermitentemente formados de orifícios oscilantes em uma maneira distribuída, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém orifícios formados ao longo das trilhas, com dados gravados neles, os dados incluindo informação de proteção contra cópia para criptografia e/ou decriptografia, onde orifícios formados em algumas porções das trilhas são deslocados de um centro da trilha para a esquerda e/ou direita para dessa maneira formar orifícios oscilantes intermitentes ou alternados, onde a informação chave para criptografia e/ou decriptografia é codificada em uma forma de desvio dos ditos orifícios deslocados do centro da trilha, e a métodos e aparelhos para formação, gravação e reprodução dos dados no meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada ao método para formação de um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém as etapas de formar orifícios formados ao longo das trilhas, com dados gravados neles, os dados incluindo informação de proteção contra cópia para criptografia e/ou decriptografia, onde orifícios formados em algumas porções das trilhas são deslocados de um centro da trilha para a esquerda e/ou direita para dessa maneira formar orifícios oscilantes intermitentes ou alternados, onde a informação chave para criptografia e/ou decrip-tografia é codificada em uma forma de desvio dos ditos orifícios deslocados do centro da trilha.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada ao método para reprodução de um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém as etapas de utilizar os dados gravados em orifícios formados ao longo das trilhas, os dados incluindo informação de proteção contra cópia para criptografia e/ou decriptografia, onde orifícios formados em algumas porções das trilhas são deslocados de um centro da trilha para a esquerda e/ou direita para dessa maneira formar orifícios oscilantes intermitentes ou alternados, onde a informação chave para criptografia e/ou decriptografia é codificada em uma forma de desvio dos ditos orifícios deslocados do centro da trilha.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção á direcionada ao método para gravação de dados em um meio de gravação, tal como um meio de gravação de alta densidade e/ou somente de leitura, tal como BD-ROM, que contém as etapas de gravar dados em orifícios formados ao longo das trilhas, os dados incluindo informação de proteção contra cópia para criptografia e/ou decriptografia, onde orifícios formados em algumas porções das trilhas são deslocados de um centro da trilha para a esquerda e/ou direita para dessa maneira formar orifícios oscilantes intermitentes ou alternados, onde a informação chave para criptografia e/ou decriptogra-fia é codificada em uma forma de desvio dos ditos orifícios deslocados do centro da trilha.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada adicionalmente a um meio de gravação tal que a informação de indicação indica se o meio de gravação contém ou não informação de proteção contra cópia para uso na geração ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia, onde a informação de indicação e/ou a informação de proteção contra cópia formada como um padrão oscilante e copiada para uma área específica, onde a informação de proteção contra cópia, a qual é gravada repetidamente dentro de uma unidade de dados, é a informação da chave para uso na criptografia/decriptografia de dados, onde o dito meio de gravação adicionalmente compreende informação de formato físico requerida basicamente para gravação ou reprodução de dados; onde pelo menos a informação de proteção contra cópia e a informação de formato físico são copiadas para a ãrea específica; dita área específica é uma ãrea dentro da ãrea de inicialização do meio de gravação.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada ao método de gravação de dados em um meio de gravação compreendendo utilizar a informação de indicação indicando se o meio de gravação contém ou não informação de proteção contra cópia para uso na geração ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia, onde a informação de indicação e/ou a informação de proteção contra cópia é formada como um padrão oscilante e copiada para uma área específica; e gravar os dados com base na informação de proteção contra cópia.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada a um meio de gravação que compreende uma primeira informação para uso na geração ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia e uma segunda informação para uso na geração ou processamento de uma primeira informação protegida contra cópia, onde a primeira informação e/ou a segunda informação são formadas como um padrão oscilante e copiadas para uma área específica.
Nas modalidades exemplares, a presente invenção é direcionada ao método para gravação de dados em um meio de gravação compreendendo utilizar a primeira informação para uso na geração ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia e a segunda informação para uso na geração ou processamento de uma primeira informação protegida contra cópia, onde a primeira informação e/ou a segunda informação são formadas como um padrão oscilante e copiadas para uma área específica; gravar os dados do usuário protegidos contra cópia no meio de gravação.
4. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os desenhos acompanhantes, que são incluídos para proporcionar um entendimento adicional da invenção, ilustram modalidades exemplares da invenção, e junto com a descrição, servem para explicar os princípios da presente invenção.
Nos desenhos: As FIGS. IA e 1B ilustram a estrutura de um BD-RE convencional; A FIG. 2 ilustra uma ranhura modulada em alta frequência (HFM) formada na área PIC de um BD-RE; A FIG. 3 ilustra áreas atribuídas para um BD-ROM;
As FIGS. 4A-4F ilustram vários formatos de dados gravados na zona PIC de um BD-ROM de acordo com modalidades exemplares da invenção; A FIG. 5 ilustra um exemplo no qual a informação de proteção contra cópia é codificada em arranjos intermi- tentemente formados de orifícios oscilantes em uma modalidade exemplar da presente invenção; A FIG. 6 ilustra a estrutura de dados de um grupo físico de um BD-ROM em uma modalidade exemplar da presente invenção; A FIG. 7 ilustra a informação codificada em orifícios oscilantes e um circuito para detectar a informação em uma modalidade exemplar da presente invenção; A FIG. 8 ilustra a informação codificada em orifícios retos e um circuito para detectar a informação em uma modalidade exemplar da presente invenção; A FIG. 9 ilustra campos de informação de disco gravados em um BD-ROM em uma modalidade exemplar da presente invenção; A FIG. 10 ilustra a informação do tipo de disco gravada na BCA de acordo com uma modalidade exemplar da invenção e A FIG. 11 ilustra um diagrama esquemático de um aparelho de reprodução de disco ótico capaz de reproduzir um BD-ROM de acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção .
5. MODOS PARA EXECUÇÃO DA INVENÇÃO
De modo a que a invenção possa ser totalmente entendida, suas modalidades exemplares serão agora descritas com referência aos desenhos acompanhantes. O BD-ROM de acordo com modalidades exemplares da invenção pode incluir uma área interna, uma área de trava-mento, uma área de transição, uma área de informação e uma área de borda, como descrito acima com referência à FIG. 3. Como ilustrado na FIG. 4A, a DII, tal como um número de série do disco e informação de proteção contra cópia gravados na BCA, é copiada para a zona PIC contida na área de informação pelo menos uma vez. A informação de proteção contra cópia pode ser um valor chave requerido para decriptografar os dados principais criptografados de fluxos de A/V gravados na zona de dados. A informação de proteção contra cópia pode não estar gravada na BCA e estar somente gravada na zona PIC, que é ilustrada na FIG. 4B. A informação de proteção contra cópia pode também ser chamada uma 'marca ROM1 e pode conter um indicador adicional (indicador de CPI) indicando se a informação de proteção contra cópia está gravada.
Como representado na FIG. 4C, a informação contida na área PIC pode ser gravada parcialmente como orifícios oscilantes (ou orifícios em ziguezague) e parcialmente como orifícios retos. Os dados principais podem ser gravados na zona de dados como orifícios retos.
Em uma modalidade exemplar, a zona PIC pode conter 2.720 grupos de dados. 0 primeiro grupo pode conter informação do disco gravada como orifícios oscilantes pela modulação bifásica. Os outros grupos podem conter informação de disco modulada em 17PP e informação de proteção contra cópia tendo blocos ECC de tamanho de 64 KB e gravados como orifícios retos, por exemplo, a informação de disco gravada como orifícios oscilantes pode ser detectada por um método de detecção de sinal balanceado e a informação do disco e infor- mação de proteção contra cópia gravadas como orifícios retos podem ser detectadas por um método de detecção de sinal de RF, 0 sinal balanceado tipicamente tem componentes de frequência menor do que o sinal RF.
Em uma modalidade exemplar, a DII adicionalmente copiada para a zona PIC pode ser codificada em orifícios oscilantes para impedir que ela seja detectada pelo método de detecção de sinal de RF.
As FIGS. 4D, 4E e 4F ilustram vários formatos de dados exemplares diferentes. Na FIG. 4D, a DII é codificada em orifícios oscilantes e a informação de disco é gravada como orifícios retos. Na FIG. 4E, a DII e uma parte da informação do disco são codificadas em orifícios oscilantes. Na FIG. 4F, ambas a DII e a informação de disco são codificadas em orifícios oscilantes. A informação de proteção contra cópia, em um exemplo, a marca ROM, pode ser codificada em orifícios oscilantes intermitentemente formados para impedir que ela seja facilmente detectada por métodos de detecção comuns, enquanto os dados gravados na zona de dados são formados de orifício reto. A FIG. 5 ilustra uma modalidade exemplar da presente invenção, onde a informação de proteção contra cópia é codificada em arranjos intermitentemente formados de orifícios oscilantes.
Como mostrado na FIG. 5, é preferível que a estrutura de oscilação intermitente seja gravada na área ao invés de uma estrutura de orifício oscilante contínua de modo a garantir o segredo ou a robustez, tal que ela impede que uma informação de proteção contra cópia seja facilmente detectada pelo método de detecção comum.
Na FIG. 5, arranjos de orifícios retos (An) e arranjos de orifícios oscilantes (Bn) são formados alternada-mente e os arranjos de orifícios retos são de comprimento mais longo do que os arranjos de orifícios oscilantes para terem uma duração diferente. Consequentemente, os orifícios oscilantes nos quais a informação de proteção contra cópia está codificada são considerados sinais de ruído pelos métodos de detecção comuns.
Todos os arranjos de orifícios retos podem ser feitos para ter o mesmo comprimento e todos os arranjos de orifícios oscilantes podem ser feitos para ter o mesmo comprimento. Se os arranjos de orifícios são de comprimento diferente, isto é, se An^Am (n^m) e Bn*Bm (n^m) , a ocorrência dos arranjos de orifícios oscilantes não é periódica. Isso pode melhorar a segurança da informação de proteção contra cópia já que a probabilidade que a informação especial seja codificada em orifícios oscilantes torna-se menor.
Existem vários outros métodos de modulação que podem ser utilizados para codificar a informação de proteção contra cópia em orifícios oscilantes. Métodos de modulação analógicos incluem modulação de amplitude (AM), modulação de frequência (FM) e métodos de modulação digital incluem modulação por código de pulso (PCM), manipulação por deslocamento mínimo (MSK) e manipulação por deslocamento de fase binária (BPSK).
Embora a mesma técnica de modulação possa ser aplicada em todos os arranjos dos orifícios oscilantes, arranjos de orifícios oscilantes podem ser codificados por técnicas de modulação diferentes para melhorar a segurança da informação de proteção contra cópia. Na FIG. 5, por exemplo, o primeiro arranjo de orifício oscilante, Bl, pode ser codificado por AM e o segundo arranjo de orifício oscilante, B2, pode ser codificado por FM, etc.
Para diminuir os possíveis erros de leitura de dados, em uma modalidade exemplar, os mesmos dados podem ser repetidamente codificados em arranjos de orifícios oscilantes . E a dita região de orifício oscilante e a dita região sem orifício oscilante são combinadas ou uma pluralidade de regiões é combinada e a seguir um bit para proteção contra cópia pode ser detectado. Por exemplo, a região de gravação do orifício oscilante correspondendo ao bit de dados é gravada de modo disperso de várias regiões, e os orifícios oscilantes são formados tal que a amplitude da oscilação é pequena, e a seguir o bit pode ser detectado detectando um sinal balanceado de pequeno nível e integrando o sinal.
Em uma modalidade exemplar, a informação de proteção contra cópia tem um tamanho de não mais de 128 bits, mas se informação de cabeçalho e dados redundantes para ECC estão apensos, o tamanho pode aumentar até 1 KB.
Como mostrado na FIG. 6, um grupo físico do BD-ROM pode ter um tamanho exemplar de 64 KB e inclui 16 unidades de endereço. Cada unidade de endereço pode também incluir 31 quadros de dados. Como resultado, se o primeiro quadro de dados (quadro de dados #0) de cada unidade de endereço é codificado em orifícios oscilantes para gravar um byte da informação de proteção contra cópia, um grupo físico pode armazenar até 16 bytes.
Portanto, a informação de proteção contra cópia de tamanho de 1 KB pode estar contida em 64 grupos. Se uma zona PIC exemplar pode incluir 2.720 grupos, a zona PIC terá espaço suficiente para armazenar a informação de proteção contra cópia pelo menos uma vez. Ademais, a informação de proteção contra cópia pode ser gravada na zona PIC mais do que uma vez para melhorar a confiabilidade dos dados gravados.
Em outras modalidades exemplares, é também possível formar quadros de dados diferentes do primeiro quadro de dados de cada unidade de endereço como orifícios oscilantes ou mais do que dois quadros de dados de cada unidade de endereço como orifícios oscilantes para codificar a informação de proteção contra cópia.
Ao invés de codificar a informação de proteção contra cópia em um quadro de dados fixo dentro de cada unidade de endereço, a informação pode também ser codificada em um quadro de dados arbitrário dentro de cada unidade de endereço. Nessa modalidade exemplar, a ocorrência de sinais de baixa freqüência criados pelos orifícios oscilantes não é de natureza periódica e assim ela pode melhorar a segurança da informação como descrito acima. A informação de proteção contra cópia pode também ser gravada como orifícios retos. Nessa modalidade exemplar, a informação de proteção contra cópia pode ser criptografada antes de ser gravada e um valor de chave para decriptografar a informação de proteção contra cópia criptografada pode ser codificado em orifícios oscilantes, dessa maneira evitando a cópia ilegal dos conteúdos. A FIG. 7 ilustra a informação do disco codificada em orifícios oscilantes pela modulação bifásica e um circuito para detectar a informação, onde um valor exemplar de '0101' é codificado na forma modulada bifásica, por exemplo, ranhura HFM modulada bifásica, junto com orifícios oscilantes. Nesse exemplo, um bit de dados é gravado como marcas e espaços de comprimento de 36T incluindo seis marcas 3T. Seis orifícios representando '1' e seis orifícios representando '0' são deslocados do centro da trilha nas direções opostas.
Como mostrado na FIG. 7, a estrutura pela modulação bifásica é diferente da estrutura ilustrada na FIG. 2. Isto é, o método da FIG. 2 tem um bit com valor 0, que é representado por uma transição no início da célula do bit e um bit com valor 1, que é representado por uma transição no i-nícío e no meio da célula do bit. Quanto ao mais, o método da FIG. 7 tem um bit com valor 0, que ê representado por uma transição no início de baixo e no meio de alto, e um bit com valor 1, que é representado pela transição na direção oposta. A combinação dos bits consiste de dados para detectar a informação gravada como orifício oscilante. A informação pode ser informação de proteção contra cópia, isto é, dados chave para decriptografar os dados principais gravados na zona de dados do meio de gravação como mostrado nas FIGS. 4A a 4F.
Isto é, os dados de orifício oscilante podem ser produzidos ou detectados somente quando os dados de modulação bifãsicos modulados por HFM são detectados ou reproduzidos normalmente. E também, a reprodução ou decriptografia dos dados principais é possível somente quando os dados de orifício oscilante para proteção contra cópia são reproduzidos ou detectados usando os dados de modulação bifãsicos normalmente detectados ou reproduzidos.
Enquanto isso, se a informação está codificada em orifícios, a ocorrência de orifícios sucessivos de mesmo comprimento pode não ser permitida e assim orifícios de comprimento diferente aparecem um após o outro. Nessa modalidade exemplar, as posições dos orifícios de dados podem também ser deslocadas em intervalos de 18 T para codificar os dados em orifícios oscilantes. 0 feixe de laser refletido pelos orifícios oscilantes á convertido em sinais elétricos pelos fotodetectores 13-16.
Os sinais elétricos podem ser amplificados por um circuito de detecção de balanço, onde Ea+Eb e Ec+Ed são amplificados separadamente pelos amplificadores 10 e 11 e depois o sinal de diferença ((Ea+Eb)-(Ec+Ed}) entre os dois sinais amplificados é gerado por um amplificador diferencial 12. Os dados codificados nos orifícios oscilantes são obtidos comparando o sinal de diferença 501 com um nível limiar.
Similarmente, a DII e/ou informação de disco (ou outra informação) codificada em orifícios oscilantes pode ser obtida por um circuito balanceado que é usado para criar o sinal do erro de acompanhamento, sem correção adicional de erro e processos de demodulação.
Se um erro devido a arranhões ou outras deformidades no disco ocorre quando acessando a BCA de um BD-ROM, a DII pode ser recuperada da zona PIC e os dados gravados no disco podem ser reproduzidos usando a informação recuperada. Como resultado, os dados principais gravados na zona de dados podem ser decriptografados usando uma chave de decripto-grafia contida na DII gravada na zona PIC.
Desde que os dados codificados em orifícios oscilantes, por exemplo, DII e/ou informação de disco, não são obtidos pela demodulação, eles não são copiados quando os conteúdos do BD-ROM são copiados para um outro meio regravá-vel e, portanto, os dados criptografados copiados para o meio regravãvel não podem ser decriptografados, dessa maneira evitando a cópia ilegal dos conteúdos do BD-ROM. A informação do disco e a informação de proteção contra cópia codificadas em orifícios retos como mostrado nas FIGS. 4C-4E podem ser detectadas pelo circuito representado na FIG. 8. 0 feixe de laser refletido pelos orifícios retos é convertido em sinais elétricos pelos fotodetectores 13-16 e os sinais elétricos (Ea, Eb, Ec e Ed) são adicionados com amplificação por um ou mais amplificadores de soma 20,21 e 22. O sinal de RF, Ea + Eb + Ec + Ed, que é a saída do am- plificador de soma 22, é convertido em um trem de pulso binário por uma unidade de RF 23 e convertido em dados digitais por um sinal de relógio sincronizado com o sinal binário. A informação de disco original e a informação de proteção contra cópia são obtidas dos dados digitais por um ECC & demodulador 24. A informação de disco e a informação de proteção contra cópia codificadas em orifícios retos podem ser lidas da mesma maneira que os dados principais gravados na zona de dados são lidos. A informação de disco pode incluir um ID de informação de disco, um formato de informação de disco, um ID de tipo de disco, tamanho/versão do disco, etc., como mostrado na FIG. 9. Um ID de tipo de disco de 3 bytes exemplar indicativo do tipo do disco ótico pode ser gravado na BCA como dados de 2 bits, como mostrado na FIG. 10.
Por exemplo, se o dado de 2 bits é 00b, o disco ótico correspondente é um BD-RE. Se o dado á 01b, o disco ótico correspondente é um BD-R regravãvel uma vez. Se o dado é 10b, o disco ótico correspondente é um BD-ROM. O tamanho da informação do disco e um indicador indicando se é a última informação do disco podem ser atribuídos para um campo reservado da informação do disco. A FIG. 11 ilustra um diagrama esquemático de um aparelho de reprodução de disco ótico geral incluindo um captador ótico 30, um sistema de reprodução de disco de vídeo (VDP) 31 e um conversor de D/A 32. Depois que um disco ótico é carregado, o sistema de VDP 31, que executa o pro- cessamento de sinal e servocontrole, detecta a informação de tipo do disco gravada na BCA e executa a servo inicialização apropriada de acordo com o tipo de disco detectado. 0 sistema de VDP 31 pode detectar a informação do disco codificada em orifícios oscilantes, por exemplo, dados chave para criptografar e/ou decriptografar os dados principais da zona de dados, na zona PIC do sinal balanceado.
Onde o tamanho da informação do disco e um indicador indicando se é a última informação do disco são atribuídos para um campo reservado, a informação do disco e a informação da proteção contra cópia gravadas na zona PIC podem ser detectadas mais precisamente usando a informação no campo reservado.
Em uma outra modalidade exemplar, é possível que uma zona de transição para separadamente detectar a informação do disco e a informação de proteção contra cópia seja alocada na zona PIC.
Se a informação de proteção contra cópia ê criptografada e codificada em orifícios retos, o sistema de VDP 31 detecta a chave de decriptografia codificada em orifícios oscilantes na zona PIC como descrito na FIG. 7, decriptogra-fa a informação de proteção contra cópia lida dos orifícios retos e armazena a informação de proteção contra cópia decriptograf ada. Quando os dados principais gravados na zona de dados são reproduzidos, os dados principais são decripto-grafados usando a informação de proteção contra cópia armazenada. 0 disco de alta densidade, somente de leitura e/ou ótico e o método de gravação de informação do disco, portanto, de acordo com modalidades exemplares da invenção podem repetidamente gravar a informação importante requerida para a proteção dos conteúdos gravados no disco e codificar a informação em orifícios oscilantes, dessa maneira melhorando a confiabilidade dos dados e impedindo a cópia ilegal dos conteúdos do disco.
Embora certas modalidades exemplares da presente invenção tenham sido reveladas, é observado que a presente invenção pode ser personificada de outras formas sem se afastar do espírito ou das suas características essenciais. As modalidades exemplares são, portanto, para ser consideradas em todos os aspectos como ilustrativas e não restritivas, o escopo da invenção sendo indicado pelas reivindicações anexas, e todas as mudanças que se situam dentro do significado e faixa de equivalência das reivindicações, portanto, devem ser abrangidas nelas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Meio de gravação compreendendo informação de controle, em que a informação de controle inclui informação de proteção contra cópia (CPI) para uso na geração e/ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia, e a informação de proteção contra cópia (CPI) é formada como um padrão oscilante e copiada para uma área especifica do meio de gravação, o meio de gravação sendo CARACTERIZADO por: o meio de gravação compreender adicionalmente informação de indicação (CPI_flag) para indicar se o meio de gravação contém, ou não, a informação de proteção contra cópia (CPI).
2. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por a informação de proteção contra cópia (CPI) ser uma a informação chave para uso na geração e/ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia.
3. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por a informação de indicação (CPI_flag) e/ou a informação de proteção contra cópia (CPI) serem gravadas por um método de fase modulada.
4. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por a informação de indicação (CPI_flag) ser gravada em uma área de inicialização do meio de gravação .
5. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por a informação de proteção contra cópia (CPI) ser gravada repetidamente dentro de uma unidade de dados .
6. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO por a unidade de dados compreender uma pluralidade de unidades de endereço, cada uma das quais compreende uma pluralidade de quadros de dados, onde a informação de proteção contra cópia (CPI) é gravada em cada primeiro quadro de dados.
7. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por a informação de controle compreender adicionalmente informação de formato fisico requerida basicamente para gravação ou reprodução de dados do usuário.
8. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO por a informação de proteção contra cópia (CPI) e a informação de formato fisico serem copiadas para outra área do meio de gravação.
9. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO por a outra área ser uma área dentro da área de inicialização do meio de gravação.
10. Método de reprodução de dados de um meio de gravação, CARACTERIZADO por a compreender: utilizar informação de indicação (CPI_flag) indicando se o meio de gravação contém, ou não, informação de proteção contra cópia (CPI) para uso na geração e/ou processamento de dados do usuário protegidos contra cópia, em que a informação de indicação (CPI_flag) e/ou a informação de proteção contra cópia (CPI) são formadas como formato oscilante em uma área especifica do meio de gravação, em que a etapa de utilização compreende detectar a informação de proteção contra cópia (CPI) formada em uma unidade de dados em uma área especifica se a informação de indicação (CPI_flag) indica que o meio de gravação contém a informação de proteção contra cópia (CPI); e processar os dados do usuário protegidos contra cópia com base na informação de proteção contra cópia (CPI) se a informação de indicação (CPI_flag) indica que o meio de gravação contém a informação de proteção contra cópia (CPI).
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO por a informação de indicação (CPI_flag) e/ou a informação de proteção contra cópia (CPI) serem gravadas por um método de fase modulada.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO por compreender adicionalmente detectar informação de formato físico requerida basicamente para reprodução de dados do usuário.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO por a área específica ser uma área dentro da área de inicialização do meio de gravação.
14. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO por a informação de proteção contra cópia (CPI) ser gravada repetidamente dentro da unidade de dados.
15. Meio de gravação, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO por a unidade de dados compreender uma pluralidade de unidades de endereço, cada uma das quais compreende uma pluralidade de quadros de dados, onde a primeira informação de proteção contra cópia (CPI) é gravada em cada primeiro quadro de dados.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8707055B2 (en) Recording medium with copy protection information formed in intermittent or alternate wobbled pits and apparatus and methods for forming, recording, and reproducing the recording medium
US20060156038A1 (en) Recording medium with copy protection indicating information and apparatus and methods for forming, recording, reproducing and restricting reproduction of the recording medium
BRPI0405623B1 (pt) A recording medium with copy protection information formed in intermittent or alternating oscillating orifices and apparatus and methods for forming, recording and reproducing the recording medium
CN1698103B (zh) 具有抖动凹坑的记录介质以及使用其的装置和方法
AU2006200903B2 (en) Recording medium with copy protection information formed in intermittent or alternate wobbled pits and apparatus and methods for forming, recording, and reproducing the recording medium
RU2408090C2 (ru) Носитель записи с информацией для защиты от копирования и способ записи и воспроизведения носителя записи
BRPI0405626B1 (pt) Recording medium with copy protection indication information and apparatus and methods for forming, recording, reproducing and restricting playback of the recording medium
BRPI0418049B1 (pt) A recording medium with copy protection indication information and method of recording data on a recording medium