BRPI0404059B1 - Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados - Google Patents

Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados Download PDF

Info

Publication number
BRPI0404059B1
BRPI0404059B1 BRPI0404059-7A BRPI0404059A BRPI0404059B1 BR PI0404059 B1 BRPI0404059 B1 BR PI0404059B1 BR PI0404059 A BRPI0404059 A BR PI0404059A BR PI0404059 B1 BRPI0404059 B1 BR PI0404059B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tubular body
cylindrical
key
long
magnet cylinder
Prior art date
Application number
BRPI0404059-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Roberto Sacciotto
Original Assignee
Usinagem De Peqas Salli Industria E Comercio Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Usinagem De Peqas Salli Industria E Comercio Ltda filed Critical Usinagem De Peqas Salli Industria E Comercio Ltda
Priority to BRPI0404059-7A priority Critical patent/BRPI0404059B1/pt
Publication of BRPI0404059A publication Critical patent/BRPI0404059A/pt
Publication of BRPI0404059B1 publication Critical patent/BRPI0404059B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS E ASSEMELHADOS". Idealizada com o objetivo de bloquear e liberar o movimentação de um tambor de fechadura por ação de diversos pinos imantados, sem a necessidade de contato físico e mecânico, visto que para o devido funcionamento do dispositivo, a polaridade entre cada cilindro imantado longo (9), cilindro imantado curto (10) e um dos extremos externos de seu respectivo cilindro imantado longo (17) é combinada e arranjada, de forma que o cilindro imantado longo (9) e cilindro imantado curto (10) se repulsem entre si, obrigando o alojamento do cilindro imantado longo (9) dentro do rebaixo cilíndrico (8) e, quando o corpo cilíndrico maciço (15) contido na chave cilíndrica (14) é inserido dentro do corpo tubular fronte-anelar (7), encaixando o pino-guia (12) dentro do rebaixo retangular (11), o cilindro imantado longo (17) do mesmo alinhamento repulsa mais fortemente o cilindro imantado longo (9), desalojando-o de dentro do rebaixo cilíndrico (8), liberando o movimento rotacional do corpo tubular fronte- anelar (7), quando a manopla (13) de uma chave cilíndrica magnética (14) é rotacionada.

Description

A presente invenção, apresentada nesse Relatório Descritivo, tem por conceito o bloqueio e a liberação para movimentação de um tambor de fechadura por ação de diversos pinos imantados, cuja distribuição de polaridade obedece a mesma distribuição de uma chave também dotada de pinos imantados, no mesmo alinhamento e distribuição de polaridades, mas que infere a repulsão dos pinos imantados do tambor, permitindo a rotação do mesmo.
O conjunto chave/tambor magnético em prelo, pertencente ao campo da mecânica, é de uso em diversos tipos de fechaduras, cadeados, acionadores elétricos, cofres e acionadores de veículos, agregando uma original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos outros modelos usualmente encontrados no mercado, pois não necessita que a chave possua saliências e reentrâncias de encaixe para rotação do "segredo" do tambor.
Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um dispositivo especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização, por dispensar lubrificação direta da chave e por ser de fácil execução de cópia quando em posse da chave, como em sua fabricação, contemplando baixos custos para sua exeqüibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao contrário dos modelos de "segredos" e chaves usuais, ofereceinúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado consumidor.
Como é de conhecimento popular, o uso de tramelas, fechaduras e cadeados para-o fechamento e trancamento de portas, janelas, cofres, gavetas, entre outros têm se tornado uma prática comum para a limitação do acesso de indivíduos em ambientes fechados e evitar a posse ilegal ou o mau uso de objetos por pessoas mal-intencionadas.
Na forma usual, as fechaduras e cadeados tratam-se de dispositivos dotados internamente de um mecanismo de trancamento e o destravamento acionável por meio de uma chave codificada, inserida no mecanismo no momento do seu acionamento.
Nos modelos mais tradicionais de fechaduras de portas, por exemplo, o “segredp” disposto internamente é configurado a partir de cilindros travadores, que impedem o giro do tambor que aciona o ferrolho, de forma que dita fechadura somente pode ser aberta mediante uma chave de configuração especial com um ou mais trilhas de codificação que, girada em um orifício, empurra os cilindros travadores, fazendo o tambor rotacionar e destravar o ferrolho.
Atualmente, a fechadura de portas mais utilizada é o modelo com mecanismo cilíndrico de pinos móveis, cujo ferrolho é operado por um tambor que gira dentro de um cilindro. Quando a fechadura está na posição de travamento, diversos pinos localizados em orifícios do cilindro prendem o tambor, impedido que o ferrolho seja liberado. Introduzindo-se no tambor a chave codificada, isto é, que apresenta os cortes corretos, todos os pinos são levantados a alturas específicas, para permitir que o tambor gire livremente, soltando o ferrolho. Os pinos ficam suspensos em cavidades do cilindro, e são forçados para baixo pela ação de pequenas molas, de modo que estão sempre na posição de trava até a introdução da chave, sendo sua porção inferior denominada chaveta e a metade superior denominada acionador. Cada um dos pinos fica posicionado em uma altura diferente, permitindo que as chaves formem ondulações complementares. Além disso, o orifício para introdução da chave pode ter uma ou mais rebarbas ou proeminências laterais, aumentando a segurança do sistema: a chave só pode ser introduzida se apresentar ranhuras laterais correspondentes a essas proeminências, e seus cortes precisam adequar-se corretamente à configuração das chavetas.
Tal dispositivo atende aos objetivos propostos, uma vez que permitem o trancamento de portas e assemelhados com eficiência, bastando que o usuário carregue consigo a chave de abertura e fechamento, contudo, o mecanismo de travamento e destravamento é susceptível a abertura por meio de chave falsa, produzida através de uma lâmina ditada de uma seqüência crescente de proeminências que, encaixada na abertura de inserção da chave, em movimentos de vai-e-vem e de rotação, possibilitam o destravamento da fechadura, caso as proeminências coincidirem com a combinação da chave original. De outra forma, a abertura de inserção da chave pode sofrer arrombamento, caso o indivíduo insira ferramentas na abertura propriamente dita e force a rotação do tambor, arrebentando propositalmente as chavetas e acionadores.
Para contornar essa situação, de forma a conferir maior segurança aos sistemas de trancamento e fechaduras, os técnicos versados no assunto desenvolveram outrosdispositivos de codificação e de acionamento de fechaduras, tais como os sistemas de combinação e os dispositivos eletrônicos, que dispensam o uso de chaves. Alguns equipamentos sofisticados incluem mecanismos de tempo, que impossibilitam o destravamento da fechadura em determinados horários.Todavia, ditos dispositivos são dependentes de energia elétrica ou baterias, tornando o sistema susceptível à falhas de funcionamento.
Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando o presente "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS E ASSEMELHADOS", cuja configuração, objeto da presente patente, em sua nova forma construtiva, compreende uma fechadura ou cadeado dotado de um sistema de movimentação de trinco acionado por um corpo tubular de mesmo comprimento, porém mais espesso e dotado de diversos orifícios vazados consecutivos e alinhados ao longo do comprimento do corpo tubular, em dois pontos opostos do segmento circular, sendo que na porção frontal do corpo tubular está disposto um rebaixo anelar, pelo qual se adentra um terceiro corpo tubular fronte-anelar, cuja extremidade posterior aciona o * trinco e cuja extremidade anelar justapõe-se ao rebaixo anelar.
Dito corpo tubular fronte-anelar possui diversos rebaixos cilíndricos, consecutivos e alinhados ao longo do comprimento do corpo tubular fronte-anelar, e coincidentes com os diversos orifícios vazados do corpo tubular, nos quais estão dispostos cilindros imantados longos, sobrepostos por cilindros imantados curtos, os quais possuem a polarização negativa e positiva orientada em seus extremos. No caso dos cilindrosimantados longos e sobrepostos por cilindros imantados curtos, colocados dentro dos orifícios vazados, ambos são dispostos com a mesma polaridade, de forma a provocar a repulsão entre si, fazendo com que os cilindros imantados longos encostem-se ao perímetro do corpo tubular fronte-anelar e os cilindros imantados curtos encostem-se ao corpo tubular. Dessa forma, diante a rotação do corpo tubular fronte-anelar, os cilindros imantados longos se encaixam dentro dos respectivos rebaixos cilíndricos, quando esses coincidem com os orifícios vazados do corpo tubular, travando o movimento de rotação do corpo tubular fronte-anelar.
Longitudinalmente, e na porção interna e frontal do corpo tubular fronte-anelar, está disposto um rebaixo retangular, para o encaixe de um pino-guia contido na manopla de uma chave cilíndrica magnética, constituído de um corpo cilíndrico maciço dotado de orifícios vazados, ao longo de seu comprimento e com distâncias entre si coincidentes com os rebaixos cilíndricos, e que dentro dos orifícios vazados permanecem inseridos pares de cilindros imantados longos, unidos entre si por polaridades opostas, sendo o corpo cilíndrico maciço protegido e encapado por meio de um fino tubo cilíndrico pivotado. A polaridade entre os pares de cilindros imantados longos varia de acordo com a disposição aplicada dos cilindros imantados longos e curtos, dispostos dentro dos orifícios vazados do corpo tubular, pois o funcionamento da presente patente incorpora a inovação de utilizar o magnetismo de seus componentes para se realizar o travamento e o destravamento do segredo da fechadura.
Assim, para o devido funcionamento do dispositivo, a polaridade entre cada cilindro imantado longo, cilindro imantado curto e um dos extremos externos de seu respectivocilindro imantado longo, é combinada e arranjada, de forma que o cilindro imantado longo e cilindro imantado curto se repulsem entre si, obrigando o alojamento do cilindro imantado longo dentro do rebaixo cilíndrico e quando o corpo cilíndrico maciço, contido na chave cilíndrica magnética, é inserido dentro do corpo tubular fronte-anelar, encaixando o pino-guia dentro do rebaixo retangular, o cilindro imantado longo do mesmo alinhamento repulsa mais fortemente o cilindro imantado longo, desalojando-o de dentro do rebaixo cilíndrico, liberando o movimento rotacional do corpo tubular fronte-anelar, quando a manopla de uma chave cilíndrica magnética é rotacionada.
Dessa forma, por exemplo, se o montador orientar o cilindro imantado curto com a polaridade positiva para baixo, o cilindro imantado longo deve ser orientado com a polaridade positiva para cima e negativa para baixo, ao mesmo tempo em que o extremo do cilindro Jmantado longo, disposto no corpo cilíndrico maciço, é mantido com a polaridade negativa para fora, provocando a repulsão do cilindro imantado longo quando a chave cilíndrica magnética é encaixada magnética.
Assim, a presente patente não utiliza energia elétrica para o seu funcionamento, além de permitir uma imensa quantidade de combinações possíveis.
Ainda, pelo fato da chave cilíndrica não conter a codificação exposta ou proeminências para o contato físico mecânico, o invento não permite que o corpo tubular fronte-anelar seja rotacionado simplesmente forçando os componentes centrais do tambor com uma ferramenta qualquer ou com uma falsa chave.
Portanto, a presente invenção foi projetada visando obter um utensílio com menor número de peças possível,convenientemente configuradas e arranjadas para desempenhar suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
Apresenta-se no presente pedido de patente, um prático e inovador conjunto chave/tambor magnético com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua mais variada utilização, desde o uso em fechaduras, cadeados, armários, gavetas e cofres, até seu uso em contatos de veículos, máquinas e equipamentos, como também no uso industrial em casos diversos.
Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um conjunto chave/tambor magnético para fechadura, cadeados e assemelhados, que possui grande durabilidade, por não exigir o contato físico da chave magnética com as chavetas de acionamento do tambor.
É de se compreender assim que o dispositivo em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo, característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui o "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS,CADEADOS E ASSEMELHADOS'1, que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê: A FIG. 1 - Mostra uma vista em corte lateral do conjunto chave/tambor magnético, objeto da presente patente, ilustrando a chave magnética separada do tambor, que mantém os cilindros imantados travando o movimento rotacional do corpo tubular fronte-anelar. A FIG. 2 - Mostra uma vista em corte lateral do conjunto chave/tambor magnético, objeto da presente patente, ilustrando a chave magnética encaixada dentro do corpo tubular fronte-anelar, que provoca a repulsão dos cilindros imantados longos e o consecutivo destravamento do movimento rotacional do corpo tubular fronte-anelar. A FIG. 3 - Mostra uma vista em corte lateral e parcial do tambor magnético, ilustrando a efetiva repulsão entre os cilindros imantados longos e curtos superiores, contidos em dois dos orifícios vazados do corpo tubular central, de forma que os cilindros imantados curtos permaneçam encostados no corpo tubular mais externo, enquanto os cilindros imantados longos permanecem inseridos dentro dos respectivos rebaixos cilíndricos do corpo tubular fronte-anelar. A FIG. 4 - Mostra uma vista em corte lateral e parcial do tambor magnético, ilustrando a repulsão entre os cilindros imantados longos e curtos inferiores, contidos em dois dos orifícios vazados do corpo tubular central. A FIG. 5 - Mostra uma vista em corte lateral e parcial da chave cilíndrica magnética, ilustrando a efetiva disposição e atração entre os cilindros imantados, dispostos nos orifícios vazados do corpo cilíndrico maciço. A FIG. 6 - Mostra uma vista em corte lateral e parcial da chave cilíndrica magnética dentro do tambor, ilustrando a repulsão entre os cilindros imantados longos do tambor e os cilindros imantados da chave magnética, de forma a provocar o destacamento dos cilindros imantados longos de dentro dos respectivos rebaixos cilíndricos do corpo tubular fronte-anelar. A FIG. 7 - Mostra uma vista em perspectiva frontal da chave cilíndrica magnética. A FIG. 8 - Mostra uma vista em perspectiva posterior da chave cilíndrica magnética. A FIG. 9 - Mostra uma vista em perspectiva explodida da chave cilíndrica magnética, ilustrando os seus componentes. A FIG. 10 - Mostra uma vista em perspectiva explodida do tambor, ilustrando os seus componentes. A FIG. 11 - Mostra uma vista em perspectiva do tambor e da chave cilíndrica magnética, ilustrando o momento da aproximação para inserção da chave dentro do tambor. A FIG. 12 - Mostra uma vista em perspectiva do tambor e da chave cilíndrica magnética, ilustrando a chave inserida dentro do tambor. A FIG. 13 - Mostra uma vista em perspectiva do tambor e da chave cilíndrica magnética, ilustrando a chave inserida dentro do tambor e a respectiva rotação do corpo tubular fronte-anelar. A FIG. 14 - Mostra uma vista em perspectiva da chave cilíndrica magnética e do tambor contido em um cadeado genérico, ilustrando o momento da aproximação para inserção da chave dentro do tambor para a abertura do cadeado propriamentedito. A FIG. 15 - Mostra uma vista em perspectiva da chave cilíndrica magnética e do tambor contido em um cadeado genérico, ilustrando a chave inserida dentro do tambor e a respectiva rotação do corpo tubular fronte-anelar, para o destravamento e a abertura do cadeado. A FIG. 16 - Mostra uma vista em perspectiva da chave cilíndrica magnética e do tambor contido em uma fechadura genérica, ilustrando o momento da aproximação para inserção da chave dentro do tambor para a abertura da fechadura. A FIG. 17 - Mostra uma vista em perspectiva da chave cilíndrica magnética e do tambor contido em uma fechadura genérica, ilustrando a chave inserida dentro do tambor e a respectiva rotação do corpo tubular fronte-anelar, para o destravamento e a abertura da fechadura.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS E ASSEMELHADOS", é constituída de uma fechadura (1) ou cadeado (2) dotado de um sistema de movimentação de trinco acionado pelo objeto da presente patente, constituído de um corpo tubular (3) no qual se insere um segundo corpo tubular (4) de mesmo comprimento, porém mais espesso e dotado de diversos orifícios vazados (5) consecutivos e alinhados ao longo do comprimento do corpo tubular (4), em dois pontos opostos do segmento circular.
Na porção frontal do corpo tubular (4) está disposto um rebaixo anelar (6), pelo qual se adentra um terceiro corpo tubular fronte-anelar (7), cuja extremidade posterior aciona o trinco e cuja extremidade anelar justapõe-se ao rebaixo anelar (6).
Dito corpo tubular fronte-anelar (7) possui diversos rebaixos cilíndricos (8), consecutivos e alinhados ao longo do comprimento do corpo tubular fronte-anelar (7), e coincidentes com os diversos orifícios vazados (5) do corpo tubular (4).
Dentro dos orifícios vazados (5) estão dispostos cilindros imantados longos (9), sobrepostos por cilindros imantados curtos (10), os quais possuem a polarização negativa e positiva orientada em seus extremos. No caso dos cilindros imantados longos (9) e sobrepostos por cilindros imantados curtos (10), colocados dentro dos orifícios vazados (5), ambos são dispostos com a mesma polaridade, de forma a provocar a repulsão entre si, fazendo com que os cilindros imantados longos (9) encostem-se ao perímetro do corpo tubular fronte-anelar (7) e os cilindros imantados curtos (10) encostem-se ao corpo tubular (3).
Dessa forma, diante a rotação do corpo tubular fronte-anelar (7), os cilindros imantados longos (9) se encaixam dentro dos respectivos rebaixos cilíndricos (8), quando esses coincidem com os orifícios vazados (5) do corpo tubular (4), travando o movimento de rotação do corpo tubular fronte-anelar (7).
Longitudinalmente e na porção interna e frontal do corpo tubular fronte-anelar (7) está disposto um rebaixo retangular (11), para o encaixe de um pino-guia (12) contido na manopla (13) de uma chave cilíndrica magnética (14), constituído de um corpo cilíndrico maciço (15) dotado de orifícios vazados (16), ao longo de seu comprimento e com distâncias entre si coincidentes com os rebaixos cilíndricos (8).
Dentro dos orifícios vazados (16) permanecem inseridos pares de cilindros imantados longos (17), unidos entre si por polaridades opostas, sendo o corpo cilíndricomaciço (15) protegido e encapado’por meio de um fino tubo cilíndrico pivotado (18). A polaridade entre os pares de cilindros imantados longos (17) varia de acordo com a disposição aplicada dos cilindros imantados longos (9) e curtos (10), dispostos dentro dos orifícios vazados (5) do corpo tubular (4), pois o funcionamento da presente patente incorpora a inovação de utilizar o magnetismo de seus componentes para se realizar o travamento e o destravamento do segredo da fechadura (1).
Para o devido funcionamento do dispositivo, a polaridade entre cada cilindro imantado longo (9), cilindro imantado curto (10) e um dos extremos externos de seu respectivo cilindro imantado longo (17) é combinada e arranjada, de forma que o cilindro imantado longo (9) e cilindro imantado curto (10) se repulsem entre si, obrigando o alojamento do cilindro imantado longo (9) dentro do rebaixo cilíndrico (8) e, quando o corpo cilíndrico maciço (15) contido na chave cilíndrica (14) é inserido dentro do corpo tubular fronte-anelar (7), encaixando o pino-guia (12) dentro do rebaixo retangular (11), o cilindro imantado longo (17) do mesmo alinhamento repulsa mais fortemente o cilindro imantado longo (9), desalojando-o de dentro do rebaixo cilíndrico (8), liberando o movimento rotacional do corpo tubular fronte-anelar (7), quando a manopla (13) de uma chave cilíndrica magnética (14) é rotacionada.
Dessa forma, por exemplo, se o montador orientar o cilindro imantado curto (10) com a polaridade positiva para baixo, o cilindro imantado longo (9) deve ser orientado com a polaridade positiva para cima e negativa para baixo, ao mesmo tempo em que o extremo do cilindro imantado longo (17), disposto no corpo cilíndrico maciço (15), é mantido com a polaridade negativa para fora, provocando a repulsão do cilindro imantadolongo (9) quando a chave cilíndrica magnética (14) é encaixada.
Pode-se assim, constatar através do exposto que o "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS E ASSEMELHADOS" ora em questão, caracteriza-se como um dispositivo de grande utilidade, apresentando conforme pudemos evidenciar pela análise realizada e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes no mercado consumidor, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica.
Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, o presente "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS .É ASSEMELHADOS" reúne condições necessárias para merecer o Privilégio de Invenção.
Enquanto a presente solicitação foi descrita com referência à modalidade pretendida acima, será aparente aos versados na técnica que outras modificações na composição e detalhes de processo podem ser realizadas aqui, sem que se distancie do espírito e escopo do requerido, como fica bem definido na reivindicação em anexo.

Claims (2)

1. "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS E ASSEMELHADOS", constituída de uma fechadura (1) ou cadeado (2) dotado de um sistema de movimentação de trinco acionado pelo objeto da presente patente, caracterizado por ser constituído de um corpo tubular (3) no qual se insere urmsegundo corpo tubular (4) de mesmo comprimento, porém mais espesso e dotado de diversos orifícios vazados (5) consecutivos e alinhados ao longo do comprimento do corpo tubular (4), em dois pontos opostos do segmento circular; na porção frontal do corpo tubular (4) está disposto um rebaixo anelar (6), peio qual se adentra um terceiro corpo tubular fronte-anelar (7), cuja extremidade posterior aciona o trinco e cuja extremidade anelar justapõe-se ao rebaixo anelar (6), sendo que dito corpo tubular fronte-anelar (7) possui diversos rebaixos cilíndricos (8), consecutivos e alinhados ao longo do comprimento do corpo tubular fronte-anelar (7), e coincidentes com os diversos orifícios vazados (5) do corpo tubular (4); dentro dos orifícios vazados (5) estão dispostos cilindros imantados longos (9), sobrepostos por cilindros imantados curtos (10), os quais possuem a polarização negativa e positiva orientada em seus extremos, sendo que no caso dos cilindros imantados longos (9) e sobrepostos por cilindros imantados curtos (10), colocados dentro dos orifícios vazados (5), de forma que, diante a rotação do corpo tubular fronte-anelar (7), os cilindros imantados longos (9) se encaixam dentro dos respectivos rebaixos cilíndricos (8), quando esses coincidem com os orifícios vazados (5) do corpo tubular (4), travando o movimento de rotação do corpo tubular fronte-anelar (7); longitudinalmente e na porção interna e frontal do corpo tubularfronte-anelar (7) está disposto um rebaixo retangular (11), para o encaixe de um pino-guia (12) contido na manopla (13) de uma chave cilíndrica magnética (14), constituído de um corpo cilíndrico maciço (15) dotado de orifícios vazados (16), ao longo de seu comprimento e com distâncias entre si coincidentes com os rebaixos cilíndricos (8), e que dentro dos orifícios vazados (16) permanecem inseridos pares de cilindros imantados longos (17), unidos entre si por polaridades opostas, sendo o corpo cilíndrico maciço (15) protegido e encapado por meio de um fino tubo cilíndrico pivotado (18).
2. "CONJUNTO CHAVE/TAMBOR MAGNÉTICO PARA FECHADURAS, CADEADOS E ASSEMELHADOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da polaridade entre cada cilindro imantado longo (9), cilindro imantado curto (10) e um dos extremos externos de seu respectivo cilindro imantado longo (17) ser combinada e arranjada, de forma que o cilindro imantado longo (9) e cilindro imantado curto (10) se repulsem entre si, obrigando o alojamento do cilindro imantado longo (9) dentro do rebaixo cilíndrico (8) e, quando o corpo cilíndrico maciço (15) contido na chave cilíndrica (14) é inserido dentro do corpo tubular fropte-anelar (7), encaixando o pino-guia (12) dentro do rebaixo retangular (11), o cilindro imantado longo (17) do mesmo alinhamento repulsa mais fortemente o respectivo cilindro imantado longo (9), desalojando-o de dentro do rebaixo cilíndrico (8) e liberando o movimento rotacional do corpo tubular fronte-anelar (7), quando a manopla (13) de uma chave cilíndrica magnética (14) é rotacionada.
BRPI0404059-7A 2004-09-13 2004-09-13 Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados BRPI0404059B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0404059-7A BRPI0404059B1 (pt) 2004-09-13 2004-09-13 Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0404059-7A BRPI0404059B1 (pt) 2004-09-13 2004-09-13 Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0404059A BRPI0404059A (pt) 2006-05-02
BRPI0404059B1 true BRPI0404059B1 (pt) 2020-11-24

Family

ID=36273170

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0404059-7A BRPI0404059B1 (pt) 2004-09-13 2004-09-13 Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0404059B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0404059A (pt) 2006-05-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3111834A (en) Magnetic locks
JP2001032582A (ja) 磁気的に駆動する付勢手段を備えたシリンダ錠
WO2014186915A1 (zh) 锁及钥匙
CN111519992A (zh) 一种无源电子锁芯及锁具
KR101184217B1 (ko) 여닫이식 문의 잠금장치
CN107355139B (zh) 电子锁及应用其的门禁系统
EP3243979A1 (en) Protection device, particularly for a lock of a door or door wing
BRPI0404059B1 (pt) Conjunto chave/tambor magnetico para fechaduras, cadeados e assemelhados
CN202273494U (zh) 多芯偏轴串联弹子锁的锁芯结构及钥匙
CN202544543U (zh) 一种户内外专用锁具
US3408837A (en) Magnetic lock devices
US20130283867A1 (en) Locking/unlocking system for superimposable elements
CN201169982Y (zh) 防撬锁芯及配套钥匙
KR200460718Y1 (ko) 안심 자물쇠
CN102587727A (zh) 双开弹子锁
CN101798886B (zh) 飞机型钢片空转锁芯
CN101725278B (zh) 隐藏钥匙孔的开锁装置
CN216588159U (zh) 一种新型带密码锁门扣
KR200303972Y1 (ko) 도어의 잠금 장치
CN217185869U (zh) 纸盒
KR100937053B1 (ko) 디스크-실린더식 잠금장치
CN104179399A (zh) 一种防盗锁芯
US925302A (en) Check-lock.
KR200263131Y1 (ko) 실린더자물쇠
KR200436621Y1 (ko) 매립형 다이얼키용 사물함 손잡이

Legal Events

Date Code Title Description
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR 9A ANUIDADE, DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA 221206358593.

B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO CUMPRIMENTO DO DESPACHO 8.5 NA RPI 2178 DE 02/10/2012.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2201 DE 12/03/2013.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Decision: refusal
B12B Appeal: appeal against refusal
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: USINAGEM DE PECAS SALLI INDUSTRIA E COMERCIO LTDA (BR/SP)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA, REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870200136679 DE 29/10/2020, E NECESSARIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE O REPRESENTANTE DA EMPRESA CEDENTE TEM PODERES PARA REALIZAR TAL ATO. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: JOSE ROBERTO SACCIOTTO (BR/SP)