BRPI0102759B1 - sistema e método para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa - Google Patents
sistema e método para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0102759B1 BRPI0102759B1 BRPI0102759A BR0102759A BRPI0102759B1 BR PI0102759 B1 BRPI0102759 B1 BR PI0102759B1 BR PI0102759 A BRPI0102759 A BR PI0102759A BR 0102759 A BR0102759 A BR 0102759A BR PI0102759 B1 BRPI0102759 B1 BR PI0102759B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- data
- interactive
- idr
- servers
- electronic communication
- Prior art date
Links
Landscapes
- Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
Abstract
"sistema para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa". um sistema (100) e um método para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa compreendendo um ou mais servidores de aplicativos (110), que incluem um ou mais programas aplicativos (120) para a entrada de informações por um cliente por meio de uma interface de usuário gráfica (170); um centro de radiodifusão (130); um satélite de comunicações (140); uma ou mais antenas parabólicas individuais (150) para receber um ou mais programas aplicativos (120) do satélite de comunicações (130); um ou mais receptor/decodificadores integrados ("irds") (160) com um modem (200), os irds (160) compreendendo a funcionalidade de callback e memória instantânea (190) para armazenar um registro de dados (180) de ações particulares que incluem informações sobre transação e navegação do cliente, em que um ou mais modems (190) estão em comunicação eletrônica com um ou mais servidores de comunicações (210) para receber callbacks dos irds (160); um ou mais servidores de comunicações (210) para receber o callback em comunicação eletrônica com um ou mais servidores interativos (220); um ou mais servidores interativos (220) em comunicação eletrônica com um ou mais repositórios de dados interativos ("idrs") (240) para armazenar dados. o servidor interativo (210) pode compreender um analisador dos dados do registro de dados (180) e um encapsulador das informações para protocolo apropriado para usuários de base de dados, o servidor interativo (210) estando em comunicação eletrônica com um ou mais idrs (240). o idr (240) pode estar em comunicação com um sistema de negócios interativo ("ibs") (250), em que os dados de ações particulares no idr (240) são correlacionados com os dados do ibs (250).
Description
SISTEMA E MÉTODO PARA OBTER DADOS SOBRE UTILIZAÇÃO PELO CLIENTE DE TELEVISÃO INTERATIVA
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO 1. Campo da. Invenção A invenção se refere em gerai a métodos e sistemas para coletar e gravar dados e a funcionalidade de comunicação em bases de dados e, mais especificamente» a métodos e sistemas para coletar e gravar dados de navegação e transação sobre a utilização pelo usuário de televisão interativa. 2, Descrição do Estado da Técnica Os satélites tiveram um impacto significativo na indústria da televisão. Com uma localização orbital tão longe da terra» os satélites transmitem um sinal utilizável sobre uma ampla área. A grande cobertura geográfica do satélite torna possivel servir a milhares» se não milhões, com um único satélite. As pessoas utilizam antenas parabólicas individuais para sistemas de televisão direta ao espectador {"DTV"). Recentemente, a televisão interativa se tornou disponível. Com a televisão interativa, um espectador pode fazer transações ou navegar em sistema de informação por meio de aplicativos disponibilizados pelo sistema DTV.
Os componentes básicos de um sistema de satélite são uma ou mais estações terrestres transmissoras, o enlace ascendente» o satélite» o enlace descendente e uma ou mais estações terrestres receptoras. 0 satélite de comunicações é um relé de rádio, que opera no espaço por dez ou mais anos sem a necessidade de manutenção ou ajuste no local. Os satélites contêm transceptores, que recebem e transmitem sinais, incluindo programação de video, chamadas telefônicas e dados. Eles operam em um vácuo em um local exposto a extremas mudanças de temperatura.
Atualmente, não há nenhum sistema nem método para obter dados sobre navegação e transação sobre ações na televisão interativa pelo cliente em um Repositório de Dados de Informação ("IDR"). Somente provedores de conteúdo, tais como bancos que fornecem transações, podem obter tais dados, embora os dados estejam em geral indisponíveis para o radiodifusor de informações e outros. Os atuais sistemas de cartão inteligente apenas podem registrar e transmitir informações muito limitadas sobre a preferência do espectador, devido à limitada memória disponível e à incapacidade de acesso aos dados de entrada do usuário. 0 uso de memória instantânea permite baixar os registros de dados por meio de callbacks do receptor/decodificadores integrados ("IRDs") usados em sistemas de televisão por satélite. Mais ainda, um sistema para extração destes dados de preferência seria escalonável para acomodar cresciménto futuro. Um tal sistema e um tal método permitiriam transações convenientes e gravação precisa dos padrões do usuário. Também há a necessidade de um sistema e um método para a coleta, administração e gerenciamento das informações que são fornecidas e processadas pelos diversos aplicativos de televisão interativa para e de companhias operadoras geograficamente dispersas.
Em conseqüência, é para a resolução eficaz dos problemas e empecilhos do estado da técnica mencionados anteriormente que a presente invenção está voltada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção proporciona um sistema e um método para armazenar dados de televisão interativa em um repositório de dados interativos ("IDR") para acesso pelo radiodifusor de informações e outros. Cada aplicativo de televisão interativa contém programas e/ou bibliotecas. Os programas e as bibliotecas coletam dados específicos pertencentes a necessidades de negócios individuais. Os dados são armazenados em uma memória, tal como uma memória instantânea, no IRD do cliente. Dependendo do aplicativo, os dados são comunicados a um servidor de comunicação em uma companhia operadora por meio de um modem em tempo real ou em intervalos programados. Então, os dados são comunicados a um servidor interativo e depois armazenados em um IRD. A presente invenção supera as desvantagens do estado da técnica ao permitir que os dados sobre a utilização pelo cliente da televisão interativa sejam coletados em um repositório de dados interativos ("IDR"). Os dados podem ser baixados dos IRDs do cliente sem necessitar que o cliente faça alguma coisa que não as transações e a navegação normais dentro dos aplicativos de televisão interativa. 0 IRD pode ser correlacionado com uma base de dados do sistema de negócio interativo ("IBS"), que contém informações sobre baixar o IRD, tal como a identidade do cliente e outras informações sobre o cliente.
De acordo com a finalidade da invenção, conforme configurada e amplamente descrita neste, a invenção compreende um sistema e um método para obter dados a respeito da utilização pelo usuário de televisão interativa que compreende um ou mais servidores de aplicativo incluindo um ou mais programas aplicativos para a entrada de informações por um cliente; um centro de radiodifusão para comunicar um ou mais programas aplicativos com um satélite de comunicações; uma ou mais antenas parabólicas individuais para receberem um ou mais programas aplicativos do satélite de comunicações em comunicação eletrônica com um ou mais receptor/decodificadores integrados ("IRD"); uma Interface de Usuário Gráfica ("GUI") para um cliente entrar informações no programa aplicativo e em comunicação elétrica com um ou mais modems, em que os IRDs compreendem funcionalidade de callback e memória instantânea para armazenar um registro de dados de informações de transação e navegação pelo cliente, em que um ou mais modems estão em comunicação eletrônica com um ou mais servidores de comunicação para receber callbacks dos IRDs; um ou mais servidores de comunicação para receberem o callback; e um ou mais servidores interativos em comunicação eletrônica com um ou mais repositórios de dados interativos ("IRDs") para armazenar dados.
Ainda de acordo com a finalidade da invenção, conforme configurada e amplamente descrita neste, o servidor interativo da invenção compreende um separador dos dados no registro de dados e um encapsulador das informações em protocolo apropriado para usuários de base de dados, o servidor interativo estando em comunicação eletrônica com um ou mais IDRs, em que o IDR está em comunicação com um sistema de negócios interativo ("IBS") , em que os dados do IDR são correlacionados com os dados do IBS.
Deve-se entender que tanto a descrição genérica anterior quanto a descrição detalhada a seguir são explicativas e não restritivas da invenção como reivindicada. Os desenhos em anexo, que são incorporados aqui e constituem parte do relatório descritivo, ilustram modalidades da presente invenção e juntos com a descrição genérica servem para explicar os princípios da presente invenção.
De acordo com estes objetivos, e outros objetivos que se tornarão aparentes a seguir, a presente invenção será agora descrita com referência especial aos desenhos em anexo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 ilustra a arquitetura dos componentes de hardware da presente invenção. A Figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando o fluxo de dados do IRD do cliente para o IDR. A Figura 3A é uma ilustração da forma dos dados para cada ação do cliente sendo armazenada no IDR. A Figura 3B é uma ilustração da forma do registro de dados de ação do cliente sendo armazenado e baixado do IDR. A Figura 4 é um diagrama de blocos ilustrando o fluxo de dados do IRD para o aplicativo de nível de topo do usuário na modalidade preferida. A Figura 5 é um diagrama de blocos ilustrando o fluxo de dados em uma modalidade alternativa da invenção. A Figura 6 é um diagrama de blocos ilustrando a transmissão de dados em uma modalidade alternativa da invenção. A Figura 7 é uma modalidade alternativa da invenção.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Com referência à Figura 1, é mostrada a arquitetura de sistema da presente invenção 100, um sistema para obter dados sobre a utilização de televisão interativa pelo cliente.
Um ou mais servidores de aplicativo 110 carregam um ou mais programas aplicativos 120. 0 programa aplicativo 120 pode fornecer informações ao cliente; funcionalidade das comunicações, tal como a comunicação com um banco, ou a funcionalidade do comércio eletrônico, ou qualquer combinação destes serviços. O servidor de aplicativo preferido 110 é um servidor Sun Ultra 5, embora um servidor NT, ou servidor equivalente, possa ser usado. O programa aplicativo 120 pode ser um escrito em linguagem OpenTV ou um equivalente. O programa aplicativo 120 permite a entrada de informações por um cliente. 0 programa aplicativo 120 é transmitido para um centro de radiodifusão 130. A transmissão para o centro de radiodifusão 130 pode ser via um enlace terrestre Tl, ou seu equivalente. 0 programa aplicativo 120 é, então, ligado pelo enlace ascendente a um satélite de comunicações 140, de preferência um satélite G8i ou equivalente. Um ou mais clientes, em um local dentro da área do satélite, na América do Sul por exemplo, recebe o programa aplicativo 120 via sua antena parabólica individual ("ISD") 150 e, depois, em um ou mais receptor/decodificadores integrados ("IRDs") 160. O IRD 160 é conectado à interface de usuário gráfica do cliente ("GUI") 170. A GUI 170 é, de preferência, a televisão do cliente conectada a um controle remoto padrão, ou teclado, como é conhecido na técnica, pelo que o cliente faz transações ou navega por uma porção de interface de televisão interativa do programa aplicativo. À medida que o cliente navega e desempenha ações na interface de televisão interativa, o cliente alimenta informações de transação e navegação no programa aplicativo 120 via interface de televisão interativa. As informações são armazenadas no IRD 160 como um registro de dados 180 da entrada de dados de navegação e dados de transação pelo usuário em um ou mais programas aplicativos 120 via a GUI 170. Por exemplo, o usuário pode transmitir informações sobre jogos jogados, solicitações sobre o tempo, propagandas vistas, navegação dentro do ambiente de televisão interativa e geração de conduta. Além disso, os dados de transação tais como para transações bancárias podem ser alimentados via GUI 170. De preferência, o registro de dados 180 também inclui uma estampa de hora e data para cada ação pelo cliente. O registro de dados 180 é, então, armazenado dentro da memória instantânea 190 dentro do IRD 160. De preferência, a memória instantânea 190 é armazenada em um cartão de comunicação com um número de identificação localizado dentro do IRD 160. Entretanto, o registro de dados 180 também pode ser armazenado em memória de acesso aleatório armazenada dentro do IRD 160. O formato preferido do registro de dados está ilustrado nas Figuras 3A e 3B e descrito em mais detalhes abaixo. Dessa forma, na modalidade preferida, toda vez que um cliente acessar um aplicativo de televisão interativa 120 e desempenhar uma ação dentro dele, o tipo de ação e a hora e a data da ação dentro do aplicativo interativo 120 serão armazenados no registro de dados na memória instantânea 190.
Por meio de um processo de callback, o registro de dados 180 é transmitido do IRD 160 por meio de um modem 200. 0 registro de dados 180 é encapsulado em um protocolo de transferência de dados. Qualquer protocolo apropriado para transmissão de dados pode ser usado, tal como TCP/IP ou HTTP. Na modalidade preferida, o protocolo é um que é proprietário de Telefônico Investigacion y Desarrollo, S.A.
No procedimento de callback, o IRD 160 transmite o registro de dados 180. O callback pode ser feito em certos intervalos de tempo ou após um número fixo de transações, ou mediante algum outro padrão. O registro de dados 180 é, então, comunicado a um servidor de comunicações 210. O callback se origina como um programa dentro do IRD 160. O callback envia o registro de dados 180 a partir do IRD 160 através do servidor de comunicações 210, através do servidor interativo 220 e do aplicativo de roteamento 230 dentro do servidor interativo 220 para o repositório de dados interativos ("IDR") 240. Ao efetuar o callback, o IRD 160 é de preferência programado para fazer várias tentativas de transmitir o registro de dados 180, se ele falhar inicialmente ao fazer a conexão necessária. O servidor de comunicações 210 pode ser um servidor tal como um Ascend Max 4004. Entretanto, o servidor de comunicações 210 também pode ser um banco de modems para aceitar callbacks do IRD 160. Os modems podêm ser integrantes um dos outro ou, no método preferido, eles podem ser arrendados de fontes externas para proporcionar capacidade de escalonamento.
Depois que o registro de dados 180 é transferido do IRD 160, através do servidor de comunicações 210, para o servidor interativo 220, o servidor interativo 220 separa o protocolo de transferência do registro de dados 180, separa cada ação discreta do cliente dentro do registro de dados 180, encapsula cada ação em dados com um protocolo apropriado e multiplexa os dados recentemente encapsulados. Na modalidade preferida, o servidor interativo 220 identifica uma ação particular na televisão interativa com um código e roteia a mesma para um IDR 240 apropriado. O servidor interativo 220 encapsula os dados na forma TCP/IP para transmissão. Entretanto, outros protocolos são conhecidos na técnica e podem ser usados. 0 servidor interativo 220 é, de preferência, um Sun Ultra 5 com uma CPU de 333 MHz e 256 MB de RAM ou um equivalente seu. Conforme mostrado na Figura 1, o servidor interativo 220 inclui um aplicativo de roteamento 230 para rotear os dados da ação particular recentemente encapsulada tomados do registro de dados 180 transferido via callback. 0 aplicativo de roteamento 230 é, de preferência, escrito em Unix C, entretanto, ele também pode ser escrito em linguagem de programação OpenTV ou uma equivalente. Pelo aplicativo de roteamento 230, as informações sobre a ação particular são comunicadas a um ou mais repositórios de dados interativos ("IDR") 240. O IDR 240 é de preferência um dispositivo de manipulação e armazenagem em memória, tal como uma base de dados de computador.
Na modalidade preferida, os dados sobre a ação particular dentro do IDR 240 são então correlacionados com um sistema de negócios integrado ("IBS") 250. O IBS 250, na modalidade preferida, contém informações que podem ser correlacionadas com as informações enviadas para o IDR 240. Por exemplo, na modalidade preferida, o IDR 240 contém um número de identificação para o cartão de comunicações que contém a memória instantânea 190 no IRD 160 que iniciou o callback. Este número de identificação é tornado parte do registro transmitido no callback. O IBS 250 pode incluir o nome, as informações biográficas e outras informações a respeito do cliente de televisão interativa que utiliza o IDR 240. Dessa forma, as informações sobre os hábitos de navegação e transação pela televisão interativa de ma cliente podem ser derivadas. Claramente, este sistema 100 se destina a ser usado para uma multiplicidade de clientes e uma multiplicidade correspondente de IRDs 160. Na modalidade preferida, o IBS 250 é um programa escrito em Magic e SQL em um servidor HP9000 ou IBM RS 6000/H70. Entretanto, linguagens de programação e servidores equivalentes também são contemplados.
Como mostrado na Figura 1, o servidor de comunicações 210, o servidor interativo 220, o IDR 240 e o IBS 250 estão todos no local da companhia operadora 260. Na América Latina, uma companhia operadora 260 é freqüentemente um monopólio governamental, então a companhia operadora é de fato também um pais operador. Entretanto, uma companhia individual que não seja parte de um monopólio governamental também pode usar este sistema 100. 0 IDR 240 e o IBS 250 podem alternativamente estar em companhias operadoras separadas. Além disso, na modalidade preferida, o IDR 240 inclui a capacidade de gerar relatórios que utilizam os dados sobre ação individual tomados do servidor interativo 220 a partir de um ou mais downloads do IDR 240. Mais ainda, os dados do IDR 240 podem ser comunicados a outra IDR central. A comunicação pode ser conduzida por satélite. A Figura 2 ilustra uma modalidade da invenção onde os dados sobre ação individual que incluem dados sobre navegação do cliente e dados sobre transações são distribuídos para dois provedores de conteúdo interativo diferentes 330A, 330B sob dois protocolos diferentes. Como mostrado na Figura 1, o registro de dados 180 é baixado do IRD 160 em um callback via um modem 200 para o servidor de comunicações 280. 0 registro de dados 180 então flui do servidor de comunicações 280 para o servidor interativo 270. Na modalidade preferida, como descrito acima, o registro de dados 180 do callback flui em forma encapsulada. Dentro do servidor interativo 270, o registro de dados 180 é então comunicado a uma Interface de Programa Aplicativo ("API") 300. O API 300 separa o protocolo de encapsulamento do registro de dados 180 e analisa os dados sobre transações individuais do registro de dados 180. Cada ação particular conduzida pelo cliente de preferência tem seu próprio número de identificação. A API 300 examina a ação particular e procura pelo código de identificação associado ao usuário de uma base de dados particular ou servidor de conteúdo de televisão interativa 330A, 330B. Os dados associados a cada ação particular são então comunicados via aplicativo roteador 300. 0 aplicativo roteador 300 coloca os dados sobre transações individuais em protocolo pré-selecionado e distribui os dados para os diferentes servidores de conteúdo 330A, 330B. De preferência, o aplicativo roteador é escrito em OpenTV.
Como mostrado na Figura 2, a API 300 converte os dados sobre ação individual em diferentes formas de protocolo. A ação de televisão interativa para cada provedor de conteúdo 310A, 310B é então comunicada a partir do servidor interativo 270. Por exemplo, um servidor de conteúdo de banco 330A pode requerer que as suas informações 310A estejam em um protocolo tal como HTTP. De modo alternativo, o banco pode requerer que as informações sejam enviadas a ele em seu próprio protocolo proprietário. Dessa forma, o banco 330A permite que os clientes de televisão interativa façam transação bancárias seguras enquanto o servidor de conteúdo de televisão interativa localiza a hora, a data e o número de transações.
Na modalidade preferida, os dados para o banco 330A são comunicados por meio do servidor interativo 270 através de uma tomada HTTP 320A no servidor interativo 270. Além disso, os dados para um provedor de conteúdo diferente 330B podem ser comunicados por meio do servidor interativo 270 via um protocolo diferente, tal como por meio de uma tomada TCP/IP 320B. O provedor de conteúdo diferente 330B podería obter dados sobre navegação ou dados sobre ação de cliente. Dessa forma, comunicação segura pode ser feita com apenas um registro da ação do cliente sendo feito para o usuário da base de dados ou provedor de conteúdo de televisão interativa. Outros protocolos também são contemplados.
Por exemplo, um depósito poderia ser feito em uma conta bancária via um aplicativo de televisão interativa e um registro de que um depósito foi feito poderia ser gravado, enquanto o valor do depósito e o número da conta do depósito poderíam permanecer seguros com respeito ao provedor de aplicativo de televisão interativa. O servidor interativo 270 também pode utilizar outras tomadas de protocolo, tais como aquelas para IMAP e protocolos proprietários de banco. Vários usuários de base de dados ou provedores de conteúdo podem ser incluídos no sistema. Cada provedor de conteúdo 330A, 330B pode ter um protocolo diferente para distribuição das informações a respeito de uma ação associada a ele. Entretanto, mais dados podem ser transferidos se o protocolo for um que não seja intensivo em CPU, tal como TCP/IP.
Em uma modalidade da invenção mostrada na Figura 2, o usuário de base de dados 330B recebe as informações sobre ação de televisão interativa por meio de sua própria tomada TCP/IP 335 e armazena as informações em seu IDR 350. O usuário da base de dados 330B, então, seria capaz de extrair um relatório das porções pertinentes das informações 180 no IDR 350, tal como o número de ações ou a data, hora e freqüência das ações particulares. Além disso, uma máquina de base de dados 340, como é conhecida na técnica, pode ser utilizada para extrair informações da base de dados 350 do usuário da base de dados. A Figura 3A ilustra a forma preferida que as informações 180 assumirão. Os campos podem incluir ID do Cartão Inteligente, ID do aplicativo, ID da página e ID de Hora/Data/Carimbo. Por exemplo, a ID do Cartão Inteligente pode ser usada para identificar o cartão de comunicações e, dessa forma, o IRD 160 do qual o registro de dados 180 está vindo. A ID do Produtor pode identificar o produtor dos serviços oferecidos e aceitos, a ID do Aplicativo pode identificar qual aplicativo de um produtor particular foi acessado, a ID de Página pode descrever qual página dentre várias foi acessada dentro de um aplicativo particular e uma ID de Hora/Data/Carimbo identificaria quando a ação individual ocorreu. Entretanto, outros nomes de dados e outros dados recuperados também são contemplados. Os dados conforme mostrados são variáveis de string. Entretanto, também pode ser apropriado que eles sejam numéricos. Finalmente, é importante que os campos de dados sejam de comprimento apropriado. Os comprimentos das variáveis na Figura 3A são meramente ilustrativos. A Figura 3B ilustra como o registro de dados 180 compreende numerosas ações simples. A Figura 4 ilustra o fluxo de dados durante o uso preferido do sistema 100 na obtenção de dois tipos de dados de ação particulares - dados de navegação 37 0 e dados de transação 380. Como mostrado, dados de vários aplicativos de televisão interativa 360 podem ser obtidos no IRD 160 e salvados como um registro de dados conforme descrito acima. Na modalidade preferida, os dados podem incluir dados de navegação 370 de dentro de aplicativos tais como aplicativos de jogos, aplicativos de tempo ou aplicativos de propaganda. Além disso, os dados de transação 380 podem ser obtidos de um aplicativo bancario, aplicativo de comercio eletrônico ou outro aplicativo interativo. Em um aplicativo bancário, os dados sobre ação particular são de preferência criptografados. Uma vez que neste exemplo a natureza dos dados sobre ação particular é de uma transação, os dados sobre navegação dentro do aplicativo bancário não são obtidos. De modo similar, como mostrado em 360 na Figura 4, os aplicativos de comércio eletrônico ou outros aplicativos de televisão interativa podem ter seus dados criptografados, ou seus dados podem não ser definidos de acordo com os parâmetros definidos no IRD 160. Nesse caso, o IRD 160 pode ainda obter dados sobre transação 380.
Todas as ações de cliente 360 são então obtidas e armazenadas no IRD 160 como uma base de dados de ações de clientes até um callback ser iniciado. Mediante o callback, o IRD 160 transmite as ações 360 para um servidor de comunicação 215. Na modalidade preferida, as informações 360 são transmitidas em um protocolo de servidor interativo proprietário. O servidor de comunicação 215 recebe os callbacks na modalidade preferida. O servidor interativo 220 encapsula os dados de ação individual tomados do registro de dados 180 no protocolo TCP/IP e multiplexa os dados para distribuição eficaz. Entretanto, quando um aplicativo for um aplicativo bancário a ser encapsulado em um protocolo proprietário de um banco, a encapsulação para um protocolo antes da encapsulação no protocolo bancário é desnecessária.
Após o servidor interativo 220 analisar as informações 360 em dados relativos a ações particulares de televisão interativa, o servidor interativo 220 determina o protocolo adequado para a transferência das informações e converte essas informações nesse protocolo. Na modalidade preferida, cada transação é identificada por um código quando ela é entrada na memória instantânea. Quando a transação é analisada, o servidor interativo 220 lê o código e coloca a ação particular apropriada no protocolo apropriado associado ao código. Essas informações, devidamente convertidas, são roteadas para o usuário apropriado da base de dados. No exemplo ilustrado na Figura 4, os dados de navegação 370 e os dados de transação 380 são roteados separadamente. Os dados de navegação 37 0 e os dados de transação 380 são, então, de preferência, carregados 400, 410 no IDR 420. O IDR 420 interage com um IBS 430, de modo que os dados do IDR 420 sejam correlacionados com os dados do IBS 430. Relatórios 440 podem ser gerados a partir do IDR 420 sozinho ou após correlação com o IBS 430. A Figura 5 mostra uma modalidade alternativa de um sistema 500 para obtenção de dados da televisão interativa, em que um IDR 620 é mantido em uma localização central, assim como em uma ou mais companhias operadoras 590. Na Figura 5, o servidor do aplicativo 510 está em uma localização central, tal como Fort Lauderdale, Flórida, e é transmitido para um centro de radiotransmissão 520. Um ou mais programas aplicativos 510 são transmitidos para o satélite 530 e para baixo para um ISD 540 para um IRD 550. O IRD 550 transmite um registro de dados de informações sobre navegação e transação via callback através de uma linha telefônica 560 dentro do sistema telefônico de um pais. O registro de dados é enviado através de um servidor de comunicação 570 e servidor interativo 580, como discutido acima. O servidor de comunicação 570 e o servidor interativo 580 alternativamente podem estar localizados na mesma companhia operadora. As ações de televisão interativa 585 são, então, comunicadas a um IDR 590, tal como um IDR 590 para um Provedor de Conteúdo Interativo particular ("ICP") 630.
Como descrito acima, o IDR 590 da companhia operadora está em comunicação com uma companhia operadora IBS 600. A companhia operadora IBS 600 de preferência inclui dados tais como a identificação do cliente associado com o IRD 550 usado para uma ação de televisão interativa particular 585. Dessa forma, um cliente pode ser precisamente identificado com uma ação e pode ser devidamente cobrado pela ação. Além disso, outros usos para os dados podem ser feitos. Os dados para a ação particular 585 são transmitidos para o IDR 590 do pais operador e, então, podem ser transmitidos 610 para um IDR central 620, mostrado na Figura 5 como estando em Fort Lauderdale. O arquivo de ações particulares 585 é, então, comunicado a um ou mais usuários de base de dados, ou provedores de conteúdo interativo ("ICPs") 630A, 630B. Os ICPs 630A, 630B podem ou não estar no local do pais operador. A transmissão de dados entre o IDR 590 da companhia operadora e o IDR central 620, na modalidade preferida, é via satélite de duas vias, tal como o satélite 8gi usado por Galaxy Latin América. Entretanto, outros métodos de transmissão de dados conhecidos na técnica também podem ser usados. Os dados do IDR 590 de mais de uma companhia operadora dessa forma podem ser transmitidos e mantidos no IDR central 620. Em outra modalidade, um IBS central é correlacionado com o IDR central 620.
Um sistema para a distribuição em duas vias de informações de um IDR de companhias operadoras é ilustrado na Figura 6 em 700. De cada companhia operadora 710, 720 os dados são extraídos do IDR 730, 740 e transmitidos via satélite 750 para um IDR central 760, que será capaz de produzir relatórios consolidados 770. Os dados dos IDRs 730, 74 0 da companhia podem ainda ser correlacionados com um ou mais IBSs 780, 790 dentro de cada companhia operadora 710, 720. De preferência, o protocolo para a interface de satélite será consistente para todos os centros de radiotransmissão para cada pais operador. Os dados enviados para o IDR central 760 podem ser dados do IDR 730, 740 da companhia operadora. Então, os dados podem ser correlacionados com um IBS 800 central. De modo alternativo, os dados enviados podem ser dados do IDR 730, 740 da companhia operadora, após eles serem correlacionados com o IBS 780, 790 da companhia operadora.
Em uma modalidade alternativa, ilustrada na Figura 7, um registro de dados 900 é baixado do IRD 910 por meio de um modem 920 via um callback. O servidor de comunicação 930, um banco de modems de telefone nesta modalidade, recebe os callbacks e transmite o registro de dados 900 para um servidor interativo 940. O registro de dados 900 é encapsulado em um protocolo de transmissão de dados, tal como TCP/IP. O servidor interativo 940 separa o protocolo do registro de dados 900 e salva os dados no servidor interativo. De preferência, os dados são salvados como uma tabela de dados. De preferência, a tabela de dados é uma tabela plana de texto ASCII. Entretanto, para outros aplicativos, os dados podem ser salvados em outras formas, tais como uma base de dados relacionai. Os usuários de base de dados, tais como companhias operadoras, serão capazes de acessar os dados armazenados no servidor interativo 940 por download de um servidor de arquivo, da Internet ou de outros meios conhecidos na técnica. Um IBS usado para identificar um cliente ou fornecer informações suplementares àquelas nos dados salvados pode residir na companhia operadora 950, na instalação do servidor interativo 960 ou em ambas.
Claims (9)
1. Sistema para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa, compreendendo: um ou mais servidores de aplicativo incluindo um ou mais programas aplicativos para a entrada de informações por um cliente, o servidor de aplicativo estando em comunicação eletrônica com um ou mais centros de radiodifusão; um centro de radiodifusão para comunicar um ou mais programas aplicativos com um satélite de comunicações; um satélite de comunicações; uma ou mais antenas parabólicas individuais para receber um ou mais programas aplicativos do satélite de comunicações em comunicação eletrônica com o satélite de comunicações e em comunicação eletrônica com um ou mais receptor/decodificadores integrados ("IRDs"); um ou mais IRDs em comunicação elétrica com uma ou mais Interfaces de Usuário Gráficas {"GUIs") para um cliente entrar informações no programa aplicativo e em comunicação elétrica com um ou mais modems, os IRDs compreendendo a funcionalidade de callback e memória instantânea para armazenar um registro de dados de informações sobre transação e navegação pelo cliente, em que um ou mais modems estão em comunicação eletrônica com um ou mais servidores de comunicação para receber callbacks dos IRDs; caracterizado por um ou mais servidores de comunicação para receber o callback em comunicação eletrônica com um ou mais servidores interativos; um ou mais servidores interativos em comunicação eletrônica com um ou mais repositórios de dados interativos ("IDRs"); e um ou mais IDRs para armazenar dados.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o servidor interativo compreende um analisador dos dados no registro de dados e um encapsulador das informações no protocolo apropriado para usuários da base de dados# o servidor interativo estando em comunicação eletrônica com um ou mais IDRs e o IDR armazena informações analisadas,
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o IDR está em comunicação com um sistema de negócios interativo {"IBS"), em que os dados do IDR são correlacionados com os dados do IBS.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que os dados do IDR são comunicados a um IDR central.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que um código nos dados baixados do IRD é comparado com as informações do IBS para permitir identificação do cliente.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende: um ou mais servidores de aplicativo incluindo um ou mais programas aplicativos para a entrada de informações por um cliente, o servidor de aplicativo estando em comunicação eletrônica com um ou mais centros de radiodifusão; um centro de radiodifusão para comunicar um ou mais programas aplicativos com um satélite de comunicações; um satélite de comunicações; uma ou mais antenas parabólicas individuais para receber um ou mais programas aplicativos do satélite de comunicações em comunicação eletrônica com o satélite de comunicações e em comunicação eletrônica com um ou mais receptor/decodifícadores integrados {"IRDs"); um ou mais IRDs em comunicação elétrica com uma ou mais Interfaces de Usuário Gráficas ("GUIs") para um cliente entrar informações no programa aplicativo e um ou mais modems, os IRDs compreendendo a funcionalidade de callback e memória instantânea para armazenar um registro de dados de informações sobre transação e navegação do cliente, em que um ou mais modems estão em comunicação eletrônica com um ou mais servidores de comunicações para receber callbacks dos IRDs; um ou mais servidores de comunicações para receber o callback em comunicação eletrônica com um ou mais servidores interativos; um ou mais servidores interativos recebendo o registro de dados e colocando os dados em um repositório de dados interativos ("IDR") na forma de uma tabela de dados; e um ou mais sistemas de negócios interativos ("IBS") em comunicação eletrônica com o IDR, em que o IBS tem dados que se correlacionam com os dados do IDR.
7. Método para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa, compreendendo as etapas de: fornecer um ou mais programas aplicativos em um ou mais servidores de aplicativo; transmitir o programa aplicativo para um centro de radiodifusão; transmitir o programa aplicativo do centro de radiodifusão para um satélite de comunicações; transmitir o programa aplicativo do satélite de comunicações para uma ou mais antenas parabólicas individuais; comunicar o programa aplicativo da antena parabólica individual para um ou mais receptor/decodificadores integrados ("IRDs"); habilitar um cliente a entrar informações no programa aplicativo recebido pelo IRD via uma GUI; entrar as informações em um registro de dados na memória instantânea do IRD; transmitir o registro de dados via callback do IRD para um servidor de comunicações; transmitir o registro de dados do servidor de comunicações para um servidor interativo; caracterizado por analisar os dados sobre navegação e transação do cliente individual a partir do registro de dados; armazenar os dados sobre navegação e transação do cliente individual em um ou mais repositórios de dados interativos ("IDRs"); e correlacionar os dados no IDR com os dados em um Sistema de Negócios Interativo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de comunicar os dados do IDR com um IDR central.
9. Sistema para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa, compreendendo* um ou mais servidores de aplicativo incluindo um ou mais programas aplicativos para a entrada de informações por um cliente, o servidor de aplicativo estando em comunicação eletrônica com um ou mais centros de radiodifusão; um centro de radiodifusão para comunicar um ou mais programas aplicativos com um satélite de comunicações; um satélite de comunicações; uma ou mais antenas parabólicas individuais para receber um ou mais programas aplicativos do satélite de comunicações em comunicação eletrônica com o satélite de comunicações e em comunicação eletrônica com um ou mais receptor/decodificadores integrados {"IRDs"); um ou mais IRDs em comunicação elétrica com uma ou mais Interfaces de Usuário Gráficas ("GUIs") para um cliente entrar informações no programa aplicativo e um ou mais modems, os IRDs ainda compreendendo a funcionalidade de callback e memória instantânea para armazenar um registro de dados de informações sobre transação e navegação do cliente, em que um ou mais modems estão em comunicação eletrônica com um ou mais servidores de comunicações para receber callbacks dos IRDs; um ou mais servidores de comunicações para receber o callback em comunicação eletrônica com um ou mais servidores interativos; caracterizado por um ou mais servidores interativos compreendendo um analisador dos dados do registro de dados para ações particulares e um roteador dos dados de ação particular, em que o roteador encapsula os dados de ação particular em protocolo apropriado para usuários de base de dados, o servidor interativo estando em comunicação eletrônica com um ou mais repositórios de dados interativos ("IDRs"); e um ou mais IDRs para armazenar ações particulares analisadas no servidor interativo em comunicação eletrônica com um sistema de negócios interativo ("IBS"}; em que o IDR está em comunicação com um IDR central e um IBS central está em comunicação com o IDR central.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US20047600P | 2000-04-28 | 2000-04-28 | |
US20155800P | 2000-05-01 | 2000-05-01 | |
US09/732,498 US7360231B2 (en) | 2000-05-01 | 2000-12-06 | System for obtaining data regarding customer use of interactive television |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR0102759A BR0102759A (pt) | 2001-12-26 |
BRPI0102759B1 true BRPI0102759B1 (pt) | 2015-12-29 |
Family
ID=27394156
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0102759A BRPI0102759B1 (pt) | 2000-04-28 | 2001-04-27 | sistema e método para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
AR (1) | AR028552A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0102759B1 (pt) |
CO (1) | CO5310583A1 (pt) |
MX (1) | MXPA01004235A (pt) |
-
2001
- 2001-04-27 MX MXPA01004235 patent/MXPA01004235A/es active IP Right Grant
- 2001-04-27 BR BRPI0102759A patent/BRPI0102759B1/pt not_active IP Right Cessation
- 2001-04-27 CO CO01033027A patent/CO5310583A1/es not_active Application Discontinuation
- 2001-04-27 AR ARP010101998 patent/AR028552A1/es not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
MXPA01004235A (es) | 2003-05-09 |
AR028552A1 (es) | 2003-05-14 |
CO5310583A1 (es) | 2003-08-29 |
BR0102759A (pt) | 2001-12-26 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7870219B2 (en) | System method and apparatus for portable digital identity | |
US7793324B2 (en) | System for obtaining data regarding customer use of interactive television | |
Main | The global information infrastructure: empowerment or imperialism? | |
US7177939B2 (en) | Aircraft data communications services for users | |
US8666941B2 (en) | System and method for persistent storage of common user information for interactive television using a centrally located repository | |
US7506355B2 (en) | Tracking end-user content viewing and navigation | |
CA2447544C (en) | Method and apparatus for removing client from an interactive tv network | |
US20020138848A1 (en) | Service gateway for interactive television | |
US20100332656A1 (en) | Network access using network identification | |
US20050203917A1 (en) | System and method for delivering information on demand | |
CN101471960A (zh) | 服务提供系统、网关、以及服务器 | |
US20010034230A1 (en) | Information delivery system using satellite communication | |
CN105407068B (zh) | 网络数据获取方法、装置和系统 | |
Gillett et al. | Availability of broadband Internet access: empirical evidence | |
CN105071965B (zh) | 一种网络设备的管理系统 | |
CN105045785B (zh) | 一种数字城市监督中心受理子系统及其工作方法 | |
CN114827239A (zh) | 基于8583协议的双向会话保持方法和装置 | |
KR100760244B1 (ko) | 방송사 및 인터넷 컨텐츠와 연동된 텔레비젼 프로그램편성정보 예약시스템 및 이를 이용한 예약방법 | |
BRPI0102759B1 (pt) | sistema e método para obter dados sobre utilização pelo cliente de televisão interativa | |
IES20000482A2 (en) | A broadband interconnection system | |
WO2017021218A1 (en) | Satellite operations support system | |
US6917627B1 (en) | Hybrid satellite communications system | |
JP7571985B2 (ja) | バイラル分子ネットワークのアーキテクチャおよび設計 | |
CN100556185C (zh) | 一种在移动定位业务系统中实现转换位置信息的方法 | |
CN100450277C (zh) | 一种在移动定位业务系统中转换位置信息的方法 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04N 7/08,H04N 7/14,H04N 7/173 Ipc: H04N 7/08 (2006.01) |
|
B06A | Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/12/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2515 DE 19-03-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |