BRMU9102337Y1 - Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor - Google Patents

Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor Download PDF

Info

Publication number
BRMU9102337Y1
BRMU9102337Y1 BRMU9102337-8U BRMU9102337U BRMU9102337Y1 BR MU9102337 Y1 BRMU9102337 Y1 BR MU9102337Y1 BR MU9102337 U BRMU9102337 U BR MU9102337U BR MU9102337 Y1 BRMU9102337 Y1 BR MU9102337Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
self
lawn mower
grass
models
operator
Prior art date
Application number
BRMU9102337-8U
Other languages
English (en)
Inventor
Paul Weege Dieter
Original Assignee
Paul Weege Dieter
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=47553573&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRMU9102337(Y1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Paul Weege Dieter filed Critical Paul Weege Dieter
Priority to BRMU9102337-8U priority Critical patent/BRMU9102337Y1/pt
Publication of BRMU9102337U2 publication Critical patent/BRMU9102337U2/pt
Publication of BRMU9102337Y1 publication Critical patent/BRMU9102337Y1/pt

Links

Landscapes

  • Harvester Elements (AREA)

Abstract

disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor, idealizada por um cortador de grama com tração própria, podendo ser dotada de motor elétrico ou a combustão, pertencente ao campo dos equipamentos para jardinagem; o grande inconveniente dos modelos conhecidos do estado da técnica reside especificamente no esforço desprendido pelo operador para o seu deslocamento; mais especificamente, apesar de a lâmina rotativa apresentar grande eficiência no corte de gramas, esses modelos de cortadores de grama apresentam significativo peso e causam incomodo e desgaste físico ao operador, o que se agrava em aclives e declives, diferentemente desses modelos objeto do presente pedido de patente, cortador de grama auto propulsor, é constituído por uma estrutura de base (2), que ostenta um motor ao centro no qual é acoplada a lâmina de corte e uma caixa de transmissão (11), do qual se projetam transversalmente os eixos dianteiros (2), que ostentam as rodas dianteiras (3) as quais proporcionam o deslocamento do cortador de gramas, acionados por meio de controles posicionados na alça de pega (18).

Description

(54) Título: DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR (51) Int.CI.: A01D 101/00; A01D 34/68 (73) Titular(es): DIETER PAULWEEGE (72) Inventor(es): DIETER PAULWEEGE
1/8
DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR
Campo da aplicação
A presente patente de modelo de utilidade tem por objeto um prático e inovador modelo cortador de grama com tração própria, pertencente ao campo dos equipamentos para jardinagem, destinado a cortar a grama em médias e grandes áreas sem exigir força do operador, para descolar a mesma, e ao qual foi dado original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos outros modelos usualmente encontrados no mercado.
Seu sistema de tração quando acionado move o cortador de grama para frente a uma velocidade constante e o operador somente direciona a máquina, assim o peso da máquina fica a cargo do seu dispositivo de tração, não exigindo nenhuma força do operador.
Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um equipamento de jardinagem especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização como em sua fabricação.
É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um modelo de cortador de grama auto propulsor com baixos custos para sua exequibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado consumidor.
Histórico da disposição
2/8
Como é de conhecimento popular, o equipamento cortador de grama utilizado em áreas médias e grandes é constituído por chassi montado sobre quatro rodas, o qual possui uma lâmina rotativa montada no eixo de giro de um motor elétrico ou de combustão interna.
Dita lâmina possui um giro constante, e o cortador, ao ser movimentado à frente, pelo operador da máquina, corta a grama em uma altura constante e com grande eficiência.
Pontos deficientes do estado da técnica
O grande inconveniente desses modelos reside especificamente no esforço desprendido pelo operador para o seu deslocamento.
Apesar de a lâmina rotativa apresentar grande eficiência no corte de gramas, esses modelos de cortadores de grama apresentam significativo peso e causam grande incomodo e desgaste físico ao operador, o que se agrava aclives e declives, por motivos óbvios.
Sumário da disposição
Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um cortador de grama auto propulsor em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
Assim, a presente patente foi projetada visando obter um equipamento de jardinagem com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas
3/8 para permitir que o cortador de grama auto propulsor desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
Apresenta-se no presente pedido de patente, um prático e inovador modelo de cortador de grama auto propulsor com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua mais variada utilização, desde o uso em jardins residenciais até seu uso em parques e campos, como também em sítios ou similares.
Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um modelo de cortador de grama auto propulsor, que possui grande durabilidade, destinado ao corte e recolhimento de todo tipo de grama, seja em áreas residências ou industriais.
A configuração do equipamento, objeto da presente patente, em sua nova forma construtiva, compreende um equipamento com sistema de tração, o qual quando acionado, move o cortador de grama para frente a uma velocidade constante e o operador somente direciona a máquina, assim o peso da máquina fica a cargo da tração, não exercendo nenhuma força sobre o operador. Seu design e seu sistema de rodas menores na dianteira e rodas maiores na traseira proporcionam um suave corte da grama sem esforço, minimizando as interferências do terreno. O cortador de grama auto propulsor pode ser equipado com motor a combustão ou elétrico, dependendo da necessidade do usuário, sendo que pode-se recolher a grama cortada automaticamente com o cesto recolhedor, ou apenas reciclá-la.
É de se compreender assim que o
4/8 equipamento de jardinagem em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
Breve descrição dos desenhos da disposição
A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR, que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:
A FIG. 1 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal do cortador de grama auto propulsor.
A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva inferior do cortador de grama auto propulsor.
A FIG. 3 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal do cortador de grama auto propulsor, com a carenagem em explosão.
A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva ínfero-posterior do cortador de grama auto propulsor em explosão.
A FIG. 5 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-lateral do detalhe do eixo de tração em explosão do cortador de grama auto propulsor.
Descrição detalhada da incorporação De conformidade com o quanto ilustram as
5/8 figuras acima relacionadas, a DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR, objeto da presente patente, caracteriza-se essencialmente por ser constituída de um cortador de grama com tração própria, podendo ser dotada de motor elétrico ou a combustão.
A disposição do cortador de grama tracionado é composto pelos seguintes componentes, conforme segue:
1. Conjunto da Roda Dianteira: É constituído por um conjunto de peças de aço, plástico reforçado e borracha, onde é possível cortar a grama com nove posições diferentes de altura. É neste conjunto das rodas que se encontra o sistema de engrenagem que traciona as rodas para mover a máquina para frente.
2. Base: É fabricada de chapa de aço conformada e sustenta a maioria dos componentes da máquina, onde protege o operado dos projéteis lançados pela faca em seu funcionamento e canaliza a grama para o cesto recolhedor, quando não é utilizado o defletor da reciclagem.
3. Motor: Pode ser a combustão com motor a gasolina ou elétrico monofásico ou trifásico, dependendo da necessidade do cliente.
4. Conjunto das rodas traseiras: É constituído por um conjunto de peças de aço, plástico reforçado e borracha, onde é possível cortar a grama com nove posições diferentes de altura.
5. Cesto Recolhedor: É neste item que a grama se acumula quando o cortador de grama está em operação. Confeccionado com estrutura de aço e revestimento de lona
6/8 plástica para absorver e alojar a grama e pequenos resíduos.
6. Conjunto do cabo: Confeccionado de tubo de aço e revestimento emborrachado para proteger o operador contra choques elétricos, possui sua altura e design ergonomicamente correto, onde estão fixados a alavanca de acionamento da tração, o acelerador e o gatilho de funcionamento.
7. Alavanca de acionamento da tração: Confeccionado de barra de aço redonda e componentes plásticos, a alavanca de acionamento da tração aciona o sistema de tração, tracionando a máquina para frente a uma velocidade constante.
8. Acelerador: Controla a rotação do motor e a velocidade dos cortadores de grama a gasolina, quando acionado o sistema de tração.
9. Alavanca de acionamento: Liga e desliga o motor no cortador de grama elétrico, tendo uma velocidade constante quando acionado o sistema de tração.
10. Defletor da reciclagem: É uma peça plástica que impede a grama cortada de ser recolhida automaticamente pelo cesto recolhedor. Está peça é acoplada para reciclar ou triturar ainda mais a grama, afim de fazer com que a mesma sirva de material orgânico.
11. Sistema de tração: O sistema de tração é constituída pela caixa de transmissão (11), pelo mancai autocompensador (13), por arruelas, pela arruela trava (15) e pela porca de fixação do mancai (23). O sistema de tração só é acionado na necessidade do operador, podendo cortar a grama com a tração em funcionamento ou não.
O cortador de gramas auto propulsor (1) é constituído por uma estrutura de base (2) de formato
7/8 predominantemente curvilínea, montada sobre rodas, sendo duas dianteiras (3) e duas traseiras (4). Ditas rodas são reforçadas, mancalizadas e emborrachadas, possuindo ainda ajuste de altura para o corte da grama em até nove posições.
A estrutura de base (2) ostenta ao centro um motor (5), cujo eixo (6) de torque e giro se projeta em perpendicular para baixo e ostenta em sua extremidade uma lâmina de corte (7), antecedida por uma polia (8) na qual é acoplada uma correia (9), que por sua vez é conectada à polia (10) da caixa de transmissão (11), do qual se projetam transversalmente os eixos dianteiros (12), que ostentam as rodas dianteiras (3).
Mais exatamente o sistema de tração é constituído pela caixa de transmissão (11), que recebe o movimento de giro do motor (5) e os transmite para os dois eixos dianteiros (12). Cada eixo ostenta um mancai auto compensador (13), no qual é posicionado, o dispositivo de ajuste de altura (14), entremeada em arruelas (16) e arruela de trava (15), fixada por uma porca (23).
Na porção posterior da estrutura de base (2) há uma alça de pega (18) em forma de U em cuja extremidade superior está prevista uma alavanca para acionamento da tração (19) e um comando de aceleração (20), conectado a cabos (21).
Ainda na porção posterior e abaixo da alça de pega (18) há um cesto recolhedor (22).
A base (2) sustenta todos os conjuntos de peças da máquina, canaliza a grama cortada para o cesto recolhedor (22) e protege o operador de objetos lançados pela lâmina de corte (7). O motor (5) pode ser a combustão ou elétrico.
O conjunto do cabo (21) é utilizado para direcionar, acelerar e destravar o freio da tração onde está fixado a
8/8 alavanca de acionamento da tração (19), o comando do acelerador (20) para motor a combustão e no caso de motores elétricos um gatilho de acionamento. O defletor da reciclagem é utilizado para reciclar a grama, não sendo necessário, nesse caso, o cesto recolhedor (22). O sistema de tração, que transfere a rotação do motor para o conjunto das rodas dianteiras (3) que faz mover o cortador de grama para frente.
Fica a critério do operador da máquina utilizar a tração ou não, pois a tração só é acionada quando puxado a alavanca de acionamento da tração.
Com o cortador de grama tracionado é possível cortar a grama de duas formas, conforme segue abaixo:
Utilizando a faca e o cesto recolhedor, onde a grama cortada vai diretamente para o cesto recolhedor e o operador deve limpar o cesto quando o mesmo estiver cheio; ou utilizando a faca e o defletor da reciclagem, onde não é utilizado o cesto recolhedor e sim o defletor da reciclagem, que tranca a passagem da grama e tritura a grama dentro da base, para diminuir o tempo de deterioração da grama, servindo de adubo para a mesma.
Pode-se assim, constatar através do exposto que a DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR ora em questão, caracteriza-se como um equipamento para aparar gramas de grande utilidade, apresentando todas as qualidades práticas e de funcionalidade que justificam plenamente o pedido de patente de modelo de utilidade.
1/2

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    1. DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR, refere-se a um cortador de grama com tração própria, podendo ser dotada de motor elétrico ou a combustão, o grande inconveniente dos modelos conhecidos do estado da técnica reside especificamente no esforço desprendido pelo operador para o seu deslocamento; mais especificamente, apesar de a lâmina rotativa apresentar grande eficiência no corte de gramas, esses modelos de cortadores de grama apresentam significativo peso e causam incomodo e desgaste físico ao operador, o que se agrava em aclives e declives, diferentemente desses modelos o objeto do presente pedido de patente, cortador de grama auto propulsor, é constituído por uma estrutura de base (2), que possui no centro de sua face inferior uma lâmina de corte (7) rotativa, e da porção posterior se projeta em ângulo uma alça de pega (18) em forma de U, sendo que abaixo da mesma há um cesto recolhedor (22) de formato quadrangular; dita lâmina de corte (7) rotativa é acoplado ao eixo (6) de torque e giro, que se projeta a partir do motor (5), em perpendicular para baixo, caracterizado pelo referido eixo (6) possuir uma polia (8) na qual é acoplada uma correia (9), que por sua vez é conectada à polia (10) da caixa de transmissão (11), do qual se projetam transversalmente os eixos dianteiros (12), que ostentam as rodas dianteiras (3); mais exatamente o sistema de tração é constituído pela caixa de transmissão (11), que recebe o movimento de giro do motor (5) e os transmite para os dois eixos dianteiros (12); cada eixo ostenta um mancal auto compensador (13), no qual é posicionado, o dispositivo de ajuste de altura (14), entremeada em arruelas (16) e arruelas de trava (15), fixada por uma porca (23).
  2. 2/2
    2. DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CORTADOR DE GRAMA AUTO PROPULSOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo cortador de grama auto propulsor possuir um conjunto do cabo (21) conectado à alavanca
  3. 5 de acionamento da tração (19), o comando do acelerador (20) e no caso de motores elétricos ao gatilho de acionamento.
    1/3
BRMU9102337-8U 2011-12-15 2011-12-15 Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor BRMU9102337Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9102337-8U BRMU9102337Y1 (pt) 2011-12-15 2011-12-15 Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9102337-8U BRMU9102337Y1 (pt) 2011-12-15 2011-12-15 Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU9102337U2 BRMU9102337U2 (pt) 2013-01-22
BRMU9102337Y1 true BRMU9102337Y1 (pt) 2018-06-05

Family

ID=47553573

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9102337-8U BRMU9102337Y1 (pt) 2011-12-15 2011-12-15 Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9102337Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU9102337U2 (pt) 2013-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8186135B2 (en) Electrically-powered combination lawn mower, trimmer and edger
US5638668A (en) Lawn mower having nested deck and liner
US11013173B2 (en) Propulsion control lockout and ground working vehicle incorporating same
US6862871B2 (en) Hybrid mower, edger, trimmer, blower
Okafor Simple design of self-powered lawn mower
EP3282826B1 (en) Lawn mower cutting height adjustment assembly
US9439352B2 (en) Handle height adjuster for walk behind mower
US9867332B2 (en) Operationally tiltable counter rotating twin blade mowing deck
US6427429B1 (en) Multiple string lawnmower
CN106034540A (zh) 一种可调节高度带粉碎装置的除草机
US10064334B2 (en) Bag assembly for a lawn mower
US4341058A (en) Exercycle mower apparatus
BRMU9102337Y1 (pt) Disposição introduzida em cortador de grama auto propulsor
CN201450832U (zh) 多功能交流电动割草机
US20020174639A1 (en) Grass-cutting machines
US20140223878A1 (en) Lawn Mower Assemblies
Rajmani et al. Design and Fabrication of Hybrid Operating Grass Cutter
CN208317416U (zh) 一种可调节式割草机
US3668847A (en) Rotary cutting reel, ledger blade and baffle assembly
CN208095199U (zh) 一种新能源割草机
CN207399869U (zh) 一种手推式家用小型割草装置
EP3417692B1 (en) Discharge guard assembly for a mower
CN218337174U (zh) 一种园林绿化用打草机
CN206698720U (zh) 剪草机
GB2450504A (en) Lawn edge trimmer

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B17A Notification of administrative nullity (patentee has 60 days time to reply to this notification)

Free format text: REQUERENTE DA NULIDADE: LUIZ ALBERTO SAAD - PETICAO NO870180153026 DE 20/11/2018.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.