BRMU9001025U2 - disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante - Google Patents

disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante Download PDF

Info

Publication number
BRMU9001025U2
BRMU9001025U2 BRMU9001025-6U BRMU9001025U BRMU9001025U2 BR MU9001025 U2 BRMU9001025 U2 BR MU9001025U2 BR MU9001025 U BRMU9001025 U BR MU9001025U BR MU9001025 U2 BRMU9001025 U2 BR MU9001025U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
semi
water
open
plate
plates
Prior art date
Application number
BRMU9001025-6U
Other languages
English (en)
Inventor
Andre Luiz Bellen Leite
Original Assignee
Sunnova Consultoria Em Desenvolvimento De Projetos De En Alternativas Ltda
Andre Luiz Bellen Leite
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sunnova Consultoria Em Desenvolvimento De Projetos De En Alternativas Ltda, Andre Luiz Bellen Leite filed Critical Sunnova Consultoria Em Desenvolvimento De Projetos De En Alternativas Ltda
Priority to BRMU9001025-6U priority Critical patent/BRMU9001025U2/pt
Publication of BRMU9001025U2 publication Critical patent/BRMU9001025U2/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E10/00Energy generation through renewable energy sources
    • Y02E10/40Solar thermal energy, e.g. solar towers

Abstract

DISPOSIÇçO APLICADA EM CONVERSOR SEMI-ABERTO DE ENERGIA RADIANTE, consiste essencialmente de um conversor (1) solar formado a partir de uma chapa de aço inoxidável (2), sobreposta a uma chapa de polipropileno (3), a primeira pintada em preto fosco (P) e recoberta por chapa protetora em policarbonato (4) alveolar, e a segunda sem nenhum tipo de proteção e/ ou revestimento que torna o sistema semi-aberto, ambas as chapas (2 e 3) separadas por espaçadores (5), que geram um vão (6) para a passagem da água contendo componentes químicos, como, por exemplo, o cloro.

Description

"DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONVERSOR SEMI-ABERTO DE ENERGIA RADIANTE"
Refere-se o presente pedido de patente de Modelo de Utilidade de uma inédita "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONVERSOR SEMI-ABERTO DE ENERGIA RADIANTE", especialmente de um conversor de energia solar do tipo semi-aberto pelo fato de a chapa inferior não apresentar proteção térmica, que também se destaca por ser montado a partir de chapas, de polipropileno e aço inoxidável, inertes a componentes químicos, devidamente espaçadas de forma que a água circule no entremeio das mesmas, desse modo passível de aquecer água contendo cloro em um limite de temperatura que possibilita a utilização de preparadores fabricados em material rotomoldado.
A busca de fontes alternativas de geração de energia para as mais diversas finalidades, entre elas o aquecimento da água, são fundamentais para atender as exigências ambientais que se fazem necessárias atualmente, visando colaborar para a sustentabilidade do planeta.
Nesse segmento, os sistemas para o aquecimento de água utilizando os raios solares são motivos de pesquisas/ desenvolvimento de novas tecnologias.
Basicamente, o sistema para aquecimento de água por meio de energia solar é constituído por conversores, reservatório térmico (preparador), devidamente isolado, e conectado entre si por meio de tubulações e respectivos registros. Os conversores são montados em uma caixa, isolada termicamente, preenchida por serpentinas/ chapas, em que a referida caixa é recoberta por vidro ou policarbonato com o objetivo de proteger os componentes internos de intempéries e eventuais choques mecânicos.
Operacionalmente, os conversores responsáveis pela absorção da radiação solar transferem o calor para os tubos contendo água, em que o referido aquecimento provoca a recírculação da água entre os tubos e o preparador, por meio de um fenômeno natural denominado de termossifão. Nessa recirculação o preparador é constantemente suprido de água fria, que o mantém sempre cheio para atender a demanda de água quente.
O sistema de aquecimento trabalha com água para aquecimento de vários dispositivos, como, por exemplo, chuveiros, torneiras, banheiras, piscinas, etc., sendo que para cada uma dessas utilizações, a água propriamente dita recebe tratamentos específicos com os respectivos componentes químicos. Sendo assim, a água de piscinas, a ser aquecida por meio de radiação solar, apresenta uma maior quantidade de cloro em comparação com a utilizada em chuveiros, por exemplo.
No atual estado da técnica, os tubos utilizados nos sistemas de aquecimento solar são de cobre, que, comprovadamente são incompatíveis quando do contato com o cloro, o que limita a aplicação para o aquecimento de água de piscina, e processos industriais que empregue maior quantidade de cloro. Por outro lado, mesmo com o uso convencional (chuveiros, duchas, banheiras, etc.) com água da rede pública de abastecimento, com o tempo a tubulação passa a sofrer os ataques do cloro.
O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que corroboram as afirmações acima, como, o MU 8200010-7 que se refere a confecção do coletor de energia solar para aquecimento de água, utilizando policarbonato em vez do vidro na parte superior da caixa, retirando o risco que havia de quebra dos vidros no transporte, na instalação e exposição ao tempo dos coletores.
O MU 7901109-8 que trata de uma serpentina coletora de energia solar para aquecimento de água em chapa de cobre fechada, em que dita serpentina é constituída por duas chapas de cobre frisadas na parte superior e inferior, formando vários condutos paralelos e dois condutos maiores perpendiculares aos outros, fechadas com dobras e soldas, sendo que a água circula tanto dentro dos condutos quanto entre uma chapa e outra, e sendo interligada a outra serpentina através de tubos de cobre que completam os condutos grandes.
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, após pesquisas e estudos, criou a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONVERSOR SEMI- ABERTO DE ENERGIA RADIANTE" em questão, que soluciona as deficiências dos modelos conhecidos, uma vez que troca a serpentina/ tubos e outros componentes em cobre, por um conjunto formado por uma chapa de aço inoxidável sobreposta a uma chapa em polipropileno devidamente espaçada e vedadas na periferia, de modo que água passe pelo entremeio das mesmas. Em contrapartida, a chapa de polipropileno não tem nenhum tipo de proteção térmica, o que resulta na redução da temperatura da água aquecida para algo em torno de 60°C, atribuindo a particularidade de um sistema semi-aberto. Complementando o conversor, a chapa inoxidável é recoberta por uma pintura em preto fosco, sobre a qual é colocada uma proteção em policarbonato alveolar, que a protege de intempéries (vento e chuva) e choques mecânicos.
Portanto, uma importante vantagem da disposição construtiva pleiteada, entre inúmeras outra, é que o fluido aquecido entra em contato apenas com chapas de material inerte a componentes químicos, como, por exemplo, o cloro o que possibilita sua aplicação no aquecimento de água de piscina e de processos industriais que utilizam água com alto teor desse componente químico.
Além da vantagem acima mencionada, o conversor reivindicado apresenta as seguintes vantagens:
✓ Possibilidade de utilização de preparador em polímero rotomoldado aplicável a fluidos com até 60°C - a construtividade semi-aberta, pelo fato de a chapa de polipropileno não apresentar proteção térmica, propicia uma curva de eficiência χ temperatura mais amena, ou seja, inferior a 55aC, podendo ser ajustada conforme a espessura da referida chapa, também reduzindo o risco de acidentes causados por temperaturas elevadas;
✓ Redução do custo de implantação do sistema (preparador em material rotomoldado é mais barato, não degrada e são atóxicos);
✓ Possibilidade de atender águas para todas as finalidades com um modelo básico;
✓ Otimização da logística de fabricação de suprimento de matérias primas; ✓ A eventual aplicação em grandes obras, em fase de projeto, permite implantação integrada a cobertura da obra, transformando o modelo semi-aberto em fechado, permitindo a transformação para altas temperaturas quando for o caso;
✓ Aplicação em programas de habitações populares (pelo baixo custo de implantação);
✓ Facilidade e simplicidade construtiva;
✓ Vida útil prolongada em relação aos modelos convencionais com garantia entre 4-5 anos, esse modelo tem durabilidade ilimitada. Quando da necessidade da troca da chapa da cobertura de policarbonato (6-8 anos) a substituição é simples e rápida, ao passo que muitos conversores são descartáveis quando da quebra do revestimento de vidro.
A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1: Vista em perspectiva explodida da disposição aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante;
Fig. 2: Vista em corte lateral da disposição aplicada em coletor para aquecedor solar
Fig. 3: Vista superior da disposição aplicada em coletor para aquecedor solar.
A DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONVERSOR SEMI-ABERTO DE ENERGIA RADIANTE", objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, consiste essencialmente de um conversor (1) solar formado a partir de uma chapa de aço inoxidável (2), sobreposta a uma chapa de polipropileno (3), a primeira pintada em preto fosco (P) e recoberta por chapa protetora em policarbonato (4) alveolar, e a segunda sem nenhum tipo de proteção e/ ou revestimento que torna o sistema semi-aberto, ambas as chapas (2 e 3) separadas por espaçadores (5), que geram um vão (6) para a passagem da água contendo componentes químicos, como, por exemplo, o cloro, que por natureza ataca o cobre inicialmente utilizado nos sistemas de aquecimento solar convencionais.
Mais particularmente, o coletor solar (1) inovado se destaca por ser formado por duas chapas inertes a produtos químicos, sendo uma chapa em aço inoxidável (2) na parte superior, e outra chapa em polipropileno (3) na parte inferior, unidas por elementos de fixação (7) distribuídos ao longo de seu perímetro. Entre as referidas chapas (2 e 3) são inseridos espaçadores (5) com o objetivo de criar um vão (6) para a circulação da água em seu interior. A chapa em polipropileno (3) não possui nenhum tipo de revestimento térmico, permanecendo translúcida, o que possibilita a troca de calor com o ambiente, dessa maneira limitando a temperatura da água aquecida em torno de 55°C originando um sistema semi-aberto, haja vista que a chapa inoxidável (2) é fechada, pois recebe uma camada de tinta (P) preto fosco, que concentra o calor na sua superfície, sendo essa chapa inoxidável (2) recoberta por uma chapa de proteção em policarbonato (4) alveolar requadrada com um perfil (P) em alumínio. Para que o fluido permaneça enclausurado no interior do conversor (1), as periferias das chapas (2 e 3) recebem um perfil (8) de borracha esponjosa. Para promover uma distribuição equânime dos esforços gerados no aperto das chapas (2 e 3) em relação ao perfil (8) de borracha é utilizada uma barra metálica (9) igualmente furada, para receber os elementos de fixação (7) que sejam os parafusos, arruelas e porcas de fixação. Por fim, o conversor (1) apresenta uma entrada (10) e uma saída (11) de água circulante no vão (6), viabilizadas por um distribuidor em plástico de engenharia.

Claims (1)

1.) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CONVERSOR SEMI-ABERTO DE ENERGIA RADIANTE", caracterizado por ser formado por duas chapas inertes a produtos químicos, sendo uma chapa em aço inoxidável (2) na parte superior, e outra chapa em polipropileno (3) na parte inferior, separadas espaçadores (5) com o objetivo de criar um vão (6) para a circulação da água; como a chapa em polipropileno (3) não possui nenhum tipo de revestimento térmico, limita a temperatura da água aquecida originando o sistema semi-aberto; a chapa inoxidável (2) é fechada, pois recebe uma camada de tinta (P) preto fosco, sendo recoberta por uma chapa de proteção em policarbonato (4) alveolar requadrada por perfil (P) de alumínio; a estanqueidade é obtida pela inserção de um perfil (8) de borracha esponjosa nas periferias das chapas (2 e 3); as chapas (2 e 3) que recobrem o perfil (8) de borracha são apertadas utilizando barras metálicas para distribuição dos esforços; por fim, o conversor (1) apresenta uma entrada (10) e uma saída (11) de água circulante no vão (6), viabilizadas por um distribuidor em plástico de engenharia.
BRMU9001025-6U 2010-05-10 2010-05-10 disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante BRMU9001025U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001025-6U BRMU9001025U2 (pt) 2010-05-10 2010-05-10 disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001025-6U BRMU9001025U2 (pt) 2010-05-10 2010-05-10 disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9001025U2 true BRMU9001025U2 (pt) 2011-12-27

Family

ID=45373976

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9001025-6U BRMU9001025U2 (pt) 2010-05-10 2010-05-10 disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9001025U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Rafiei et al. Thermal analysis of a hybrid solar desalination system using various shapes of cavity receiver: Cubical, cylindrical, and hemispherical
Lee et al. Experimental investigations on solar chimney for optimal heat collection to be utilized in organic Rankine cycle
Attar et al. Parametric and numerical study of a solar system for heating a greenhouse equipped with a buried exchanger
Ma et al. Experimental and theoretical study of the efficiency of a dual-function solar collector
Li et al. Investigation of evacuated tube heated by solar trough concentrating system
Robles et al. Aluminum minichannel solar water heater performance under year-round weather conditions
Pugsley et al. Performance evaluation of the senergy polycarbonate and asphalt carbon nanotube solar water heating collectors for building integration
Chargui et al. Determining of the optimal design of a closed loop solar dual source heat pump system coupled with a residential building application
Li et al. Optimal turbine pressure drop for solar chimney-aided dry cooling system in coal-fired power plants
BRMU9001025U2 (pt) disposiÇço aplicada em conversor semi-aberto de energia radiante
CN202419972U (zh) 一种方管型太阳能集热器
Azad Interconnected heat pipe solar collector
Elhabishi et al. Optimizing flat plate solar collector geometry for a solar water heating system
DE202013003098U1 (de) Druckloser, korrosionsbeständiger Solarspeicher zur Heizungsunterstützung und Brauchwassererwärmung in Wohngebäuden, öffentlichen Gebäuden und Industriegebäuden
CN207395546U (zh) 储能换热一体化装置
CN206208080U (zh) 分离型热管洗浴废水余热回收系统
Sridharan et al. Steady state analysis on efficiency improving methods for series flat plate solar water heaters
RU2550229C1 (ru) Теплообменная панель
Verma et al. Solar water heating system
Hasan et al. A literature review of a dual-purpose solar collector
Zhelykh Characteristics of heat exchange in the energy-efficient exterior wall of a passive house
TWM366659U (en) Energy storage-type solar water heater
Kassem “Investigation of IntegratedCollector Storage Solar Hot Water (ICSSHW)
KR102055002B1 (ko) 태양열 흡수 패널
CN107528537A (zh) 太阳能发电及集热供暖装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: F24J 2/04, F24J 2/00

Ipc: F24J 2/00 (2006.01), F24J 2/04 (2006.01)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: F24J 2/00, F24J 2/04

Ipc: F24S 70/20 (2018.01), F24S 70/10 (2018.01)