BRMU9000434U2 - disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação - Google Patents

disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação Download PDF

Info

Publication number
BRMU9000434U2
BRMU9000434U2 BRMU9000434U BRMU9000434U2 BR MU9000434 U2 BRMU9000434 U2 BR MU9000434U2 BR MU9000434 U BRMU9000434 U BR MU9000434U BR MU9000434 U2 BRMU9000434 U2 BR MU9000434U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
segment
equipment
support equipment
cylindrical
tubular
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
David Cheliga
Original Assignee
David Cheliga
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by David Cheliga filed Critical David Cheliga
Priority to BRMU9000434 priority Critical patent/BRMU9000434U2/pt
Publication of BRMU9000434U2 publication Critical patent/BRMU9000434U2/pt

Links

Landscapes

  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DE AMBULAçãO, compreendida por um equipamento ortopédico, denominado como equipamento de apoio (1), constitu ido basicamente por duas hastes tubulares engastadas mutuamente, que configuram uma muleta e também podem ser desacoplados para que apenas o segmento inferior (2) configure uma bengala; ou ainda o segmento superior pode ser rotacinado em 1800, para reduzir o seu tamanho; mais exatamente o equipamento de apoio (1) é constituído a partir de um segmento inferior (2), de material rígido de formato predominantemente cilíndrico, sendo que a sua porção superior apresenta uma projeção cilíndrica tubular perpendicular (3), na qual é acoplada, em seu interior, a porção inferior do segmento superior (4), sendo que a referida projeção cilíndrica tubular perpendicular (3) possui uma empunhadura conformada por um revestimento polimérico de formato anatómico; o segmento superior (4) possui um formado basicamente cilíndrico e esguio, contendo em seu topo um elemento de apoio axilar (9) com movimentação pendular, cuja porção superior apresenta uma concavidade.

Description

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DEAMBULAÇÃO"
Campo da aplicação
A presente patente de modelo de utilidade tem por objeto um prático e inovador equipamento para assistência na deambulação, pertencente ao campo dos equipamentos ortopédicos, de uso mais precisamente no auxílio da locomoção dos indivíduos com mobilidade reduzida, seja esta permanente ou temporária, visando proporcionar mais conforto e comodidade, e ao qual foi dado original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos modelos usualmente encontrados no mercado.
Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um dispositivo popularmente conhecido como muleta, especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização como em sua fabricação.
É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um modelo de equipamento para apoio na deambulação de indivíduos com mobilidade reduzida, com baixos custos para sua exeqüibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres. O equipamento para apoio na deambulação, possui inovador atributo técnico que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado consumidor.
Histórico da disposição
Como é sabido, notadamente por técnicos no assunto, os apoios para deambulação, conhecidos no meio médico como órteses de suporte externo, são equipamentos utilizados para auxiliarem os indivíduos com algum tipo de limitação motora a realizar os movimentos de membros inferiores.
Entre os diversos tipos de equipamentos para tal finalidade, um de maior relevância é o conhecido como muleta.
Ditas muletas são equipamentos esguios e verticais, normalmente conformados a partir de perfis tubulares, os quais possuem em seu topo um elemento horizontal para o apoio do usuário, por meio de sua região axilar, e a porção inferior apresenta uma terminação discoidal com elemento polimérico de elevado coeficiente de atrito.
Para cada biótipo existe um tamanho específico de muleta, pois cada paciente deve utilizar um apoio dentro da medida adequada a sua tipologia física, para que os mesmos não sejam expostos a riscos graves, tais como lesões de coluna e membros inferiores, risco de quedas, aquisição de padrão alterado na deambulação, entre outros.
Pontos deficientes do estado da técnica
O grande inconveniente desses modelos reside, especificamente no fato de que as suas construtividades não permitem re-configurar a sua geometria para a redução de seu tamanho, visando a sua guarda ou transporte enquanto não estiver em uso.
Mais exatamente são equipamentos rígidos de dimensões significativas, uma vez que são equipamentos de tamanhos equivalentes ao do respectivo usuário, que trazem um grande transtorno quando não estão em uso, e tão pouco possuem um aspecto apreciável do ponto de vista estético.
Sumário da disposição
Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um equipamento de apoio para deambulação em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
Assim, a presente patente foi projetada visando obter um equipamento com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que o equipamento de apoio para deambulação desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
Apresenta-se no presente pedido de patente, um prático e inovador modelo de equipamento de apoio para deambulação com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua utilização na assistência da locomoção, por indivíduos de qualquer faixa etária, com mobilidade reduzida temporariamente ou permanentemente.
Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um modelo de equipamento de apoio para deambulação, que possui grande durabilidade, tendo sido criado, principalmente, para proporcionar maior conforto em sua utilização, aliado com a facilidade de transporte e guarda quando não estiver em uso.
A configuração do equipamento, objeto da presente patente, em sua nova forma construtiva, compreende um corpo provido de encaixes, articulações e ajustes de altura, os quais permitem uma redução em seu tamanho de aproximadamente trinta e cinco por cento, quando não estiver em uso, tornando o seu transporte mais cômodo e a sua acomodação mais simplificada, sendo ainda que pode ser usada como bengala.
Mais exatamente o equipamento de apoio para deambulação, pode ter o seu tamanho reduzido para o transporte e ainda a sua porção superior pode ser separada da inferior, para que o mesmo possa ser usado como bengala.
É constituído preferencialmente em alumínio, por se tratar de um material leve, resistente, com ótimo acabamento, sendo 100% reciclável. A região de apoio para a axila e a mão é constituída por uma fita de elastomérica (over grip) para proporcionar conforto ao usuário, sua base ou extremidade inferior é constituída por uma borracha ou polímero resistente e antiderrapante, o qual garante segurança ao produto.
O seu acabamento pode ser executado em alumínio (natural) ou colorido para proporcionar uma gama de opções.
É de se compreender assim que o equipamento de apoio para deambulação ora apresentado irá facilitar a inclusão das pessoas com deficiências motoras no meio em que vivem, sendo ainda que o equipamento em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo portanto, de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico e multifuncional de aspecto bastante peculiar e sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização, caracterizando se como um produto que promove a inclusão social dos indivíduos com mobilidade reduzida, o qual além de além de auxiliar os indivíduos em sua digressão é extremamente leve, sendo fácil de transportar e acomodar quando fora de uso, agregando a um aspecto estético apreciável.
Breve descrição dos desenhos da disposição
A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DEAMBULAÇÃO", que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:
A FIG. 1 - Mostra uma vista lateral do equipamento de apoio para deambulação, ora em questão.
A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-lateral do equipamento de apoio para deambulação, ora em questão.
A FIG. 3 - Mostra uma vista lateral do equipamento de apoio para deambulação, em sua posição de guarda e/ou transporte, onde se pode observar o segmento superior posicionado para baixo, junto ao segmento inferior.
A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-lateral do equipamento de apoio para deambulação, em sua posição de guarda e/ou transporte.
A FIG. 5 - Mostra uma vista lateral do equipamento de apoio para deambulação, sem o seu segmento superior, para ser utilizado como uma bengala.
A FIG. 6 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-lateral do equipamento de apoio para deambulação, sem o seu segmento superior, configurado para ser utilizado como uma bengala.
Descrição detalhada da incorporação
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DEAMBULAÇÃO", objeto da presente patente, caracteriza-se essencialmente por ser constituída de um corpo esguio verticalizado, conformado a partir de elementos tubulares de alta resistência e baixo peso.
Denominado como equipamento de apoio (1) é constituído por duas hastes tubulares engastadas mutuamente, os quais quando engastados configuram uma muleta e também podem ser desacoplados para que o segmento inferior (2) configure uma bengala.
Mais exatamente o equipamento de apoio (1) é constituído a partir de um segmento inferior (2), de material rígido de formato predominantemente cilíndrico o qual possui um aumento diametral de baixo para cima, sendo que a sua porção superior apresenta uma projeção cilíndrica tubular perpendicular (3), na qual é acoplada, em seu interior, a porção inferior do segmento superior (4), sendo que a referida projeção cilíndrica tubular perpendicular (3) possui uma empunhadura conformada por um revestimento polimérico de formato anatômico. O segmento inferior (2) é dotado de orifícios (5) posicionados longitudinalmente em sua extremidade inferior, e um elemento tubular de menor diâmetro (6) é inserido em seu interior, sendo que esse possui em sua face um ou mais pinos retrateis perpendiculares (7), que se encaixam aos orifícios (5). Para efetuar o ajuste da altura, pressionam-se os pinos retráteis perpendiculares (7), desencaixando-os dos respectivos orifícios (5) nos quais estão alojados, ajusta-se o seu comprimento movimentando o elemento de forma tubular de menor diâmetro (6), que adentra a extremidade do segmento inferior (2). A extremidade inferior do elemento tubular de menor diâmetro (6) é dotada de uma base antiderrapante (10).
O segmento superior (4), o qual é acoplado ao segmento inferior (2) possui um formado basicamente cilíndrico e esguio, cujo perfil apresenta uma conformação ligeiramente sinuosa, com decremento no seu diâmetro de baixo para cima, sendo que em sua extremidade superior é acoplada internamente uma haste cilíndrica superior (8) contendo em seu topo um elemento de apoio axilar (9), cuja porção superior apresenta uma concavidade, sendo ainda que o elemento de apoio axilar (9) em questão apresenta uma movimentação pendular. O acoplamento da haste cilíndrica superior (8) ao segmento superior (4) é análogo ao do elemento tubular de menor diâmetro (6).
O equipamento de apoio para deambulação, possui ajustes que permite ao usuário adaptá-lo à sua tipologia física, regulando a altura e também converte-la em uma bengala, simplesmente retirando o segmento superior, além da possibilidade de rotacionar a sua porção superior em 180°, em relação ao um segmento inferior (2), visando reduzir o seu tamanho, para o seu transporte e guarda.
Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma nova concepção em equipamento de apoio para deambulação, apresentando conforme pudemos evidenciar pela análise realizada e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes no mercado consumidor, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica. Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DEAMBULAÇÃO" reúne condições necessárias para merecer o privilégio de modelo de utilidade.

Claims (2)

1. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DEAMBULAÇÃO", compreende uma órtese destinada a indivíduos que possuem dificuldades na movimentação de membros inferiores, seja permanente ou temporária, popularmente conhecida como muleta, em que pese a larga utilização desses equipamentos alguns inconvenientes podem lhe ser atribuídos, principalmente no que se refere ao seu transporte e guarda, devido ao fato dos mesmos possuírem uma grande dimensão longitudinal equivalente ao do seu usuário, um outro aspecto negativo de grande impacto é o seu aspecto estético pouco apreciável, entre outros, e para solucionar esses inconveniente, foi desenvolvido o objeto do presente pedido de patente, equipamento de apoio (1), o qual diferentemente desse modelo, é caracterizado por ser constituído por duas hastes tubulares engastadas mutuamente, os quais quando engastados configuram uma muleta e também podem ser desacoplados para que o segmento inferior (2) configure uma bengala, mais exatamente o equipamento de apoio (1) é constituído a partir de um segmento inferior (2), de material rígido de formato predominantemente cilíndrico, mas que pode ser outro, o qual possui um aumento diametral de baixo para cima, sendo que a sua porção superior apresenta uma projeção cilíndrica tubular perpendicular (3), na qual é acoplada, em seu interior, a porção inferior do segmento superior (4), sendo que a referida projeção cilíndrica tubular perpendicular (3) possui uma empunhadura conformada por um revestimento polimérico de formato anatômico, e a sua extremidade inferior possui um elemento tubular de menor diâmetro (6) inserido em seu interior, o qual possui ajuste de altura; o segmento superior (4), que é acoplado ao segmento inferior (2) possui um formado basicamente cilíndrico e esguio, cujo perfil apresenta uma conformação ligeiramente sinuosa, com decremento no seu diâmetro de baixo para cima, sendo que em sua extremidade superior é acoplada internamente uma haste cilíndrica superior (8) contendo em seu topo um elemento de apoio axilar (9), cuja porção superior apresenta uma concavidade, sendo ainda que o elemento de apoio axilar (9) em questão apresenta uma movimentação pendular, e ressalta se que a haste cilíndrica superior (8) possui ajuste de altura.
2. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EQUIPAMENTO DE APOIO PARA DEAMBULAÇÃO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo segmento superior (4) possuir movimento rotacional em relação ao segmento inferior (2).
BRMU9000434 2010-03-08 2010-03-08 disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação BRMU9000434U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9000434 BRMU9000434U2 (pt) 2010-03-08 2010-03-08 disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9000434 BRMU9000434U2 (pt) 2010-03-08 2010-03-08 disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9000434U2 true BRMU9000434U2 (pt) 2012-05-22

Family

ID=46087869

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9000434 BRMU9000434U2 (pt) 2010-03-08 2010-03-08 disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9000434U2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111329729A (zh) * 2020-03-17 2020-06-26 米伦医疗科技(苏州)有限公司 一种助行器上的橡胶把套安装结构
CN111494169A (zh) * 2020-04-29 2020-08-07 台州精微顺自动化有限公司 一种助行器上的扶手杆安装结构

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111329729A (zh) * 2020-03-17 2020-06-26 米伦医疗科技(苏州)有限公司 一种助行器上的橡胶把套安装结构
CN111494169A (zh) * 2020-04-29 2020-08-07 台州精微顺自动化有限公司 一种助行器上的扶手杆安装结构

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN202236165U (zh) 一种保健手杖
ES1061865U (es) Dispositivo de autoayuda para manipular calcetines, medias de compresion y medias en general.
KR101241292B1 (ko) 기능성 지팡이
BRMU9000434U2 (pt) disposição introduzida em equipamento de apoio para deambulação
CN211750863U (zh) 一种新型助行器
CN204932180U (zh) 一种医疗拐杖
CN203618904U (zh) 一种多功能拐杖
CN204618628U (zh) 一种偏瘫患者康复站立床
CN211023887U (zh) 一种骨科康复行走辅助用拐杖
CN204932181U (zh) 一种骨科专用的旋转式康复护理拐杖
CN204181756U (zh) 足下垂助行器
CN203598086U (zh) 一种代替拐杖的助走器
CN202069794U (zh) 整形烧伤上下肢抬高支撑架
CN110693680A (zh) 一种骨科护理用拐杖
CN208756466U (zh) 一种方便夜间使用的助行器
CN203841870U (zh) 一种用于辅助下肢康复训练的撑腿器
CN214968625U (zh) 一种医疗拐杖
CN202982560U (zh) 一种新型骨科护理用警示拐杖
CN201919868U (zh) 一种可以伸缩的带发光拐杖
CN202908018U (zh) 一种残疾人肩托雨伞
CN202568756U (zh) 助行器
CN200973808Y (zh) 可调宽度高矮拐杖
TWI638618B (zh) Simple crutches
CN203195926U (zh) 一种下肢痿软康复器
CN201139730Y (zh) 一种多功能拐杖

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]