BRMU8902462U2 - recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas - Google Patents

recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas Download PDF

Info

Publication number
BRMU8902462U2
BRMU8902462U2 BRMU8902462U BRMU8902462U2 BR MU8902462 U2 BRMU8902462 U2 BR MU8902462U2 BR MU8902462 U BRMU8902462 U BR MU8902462U BR MU8902462 U2 BRMU8902462 U2 BR MU8902462U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
cans
basal portion
temperature
low temperature
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Antonio Curiel Martins
Original Assignee
Fish Utilidades Domesticas Ltda Epp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fish Utilidades Domesticas Ltda Epp filed Critical Fish Utilidades Domesticas Ltda Epp
Priority to BRMU8902462 priority Critical patent/BRMU8902462U2/pt
Publication of BRMU8902462U2 publication Critical patent/BRMU8902462U2/pt

Links

Landscapes

  • Packages (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)

Abstract

RECIPIENTE PARA RESFRIAMENTO E MANUTENçãO DE BAIXA TEMPERATURA EM MúLTIPLAS LATAS DE BEBIDAS, especialmente de um recipiente (1), preferencialmente em plástico (P), transparente ou translúcido, com revestimento (R) térmico opcional, o qual é formado por uma porção basal (2) dotada de esperas (3) vazadas e oblíquas (o) compatíveis com as latas (4) a serem resfriadas ou mantidas na temperatura adequada para consumo, pelo gelo (5) inserido através da tampa (6), além de projeção superior (7) que igualmente as esperas (3), na posição vertical (f3), em que as latas (4) permanecem fechadas para reposição das latas (4) primeiramente citadas, mantidas abertas e numa temperatura constante durante a degustação.

Description

"RECIPIENTE PARA RESFRIAMENTO E MANUTENÇÃO DE BAIXA TEMPERATURA EM MÚLTIPLAS LATAS DE BEBIDAS"
Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de um inédito "RECIPIENTE PARA RESFRIAMENTO E MANUTENÇÃO DE BAIXA TEMPERATURA EM 5 MÚLTIPLAS LATAS DE BEBIDAS", especialmente de um recipiente, capaz de comportar, de forma organizada, determinada quantidade de latas de bebidas como, por exemplo, cerveja, refrigerante, suco etc., sendo que pelo fato de conter gelo em sua parte interna, possibilita a manutenção ou mesmo o resfriamento do líquido na temperatura ideal de consumo, quando das latas fechadas ou durante o consumo já abertas. 10 Em regiões de clima quente, as bebidas são consumidas em temperaturas
baixas, como uma forma de aliviar o calor. Nessas regiões, também é muito comum que as pessoas saiam de casa para freqüentar iocais abertos, com maior ventilação, conciliando conforto térmico e lazer. É fato que restaurantes/ "barzinhos" e litoral são as opções prediletas, onde as pessoas vão para conversar, comer e beber. 15 Tecnicamente, cada tipo de bebida tem uma temperatura ideal para consumo,
porém esses detalhes são observados mais de perto por "experts" em degustação. Já no dia-a-dia é fundamental que bebidas como cervejas, refrigerantes e sucos estejam bem gelados, com temperaturas entre 3 e 5°C.
São conhecidos diversos tipos de recipientes para o acondicionamento de 20 bebidas em geral, fabricados com as mais variadas matérias primas, sempre em conformidade com as exigências de determinado nicho de mercado e seus consumidores.
As embalagens de bebidas em lata, como por exemplo, cerveja, refrigerante, suco e chá, ganharam espaço significativo em relação as embalagens tradicionais, pois, entre outros fatores, as latas são resfriadas rapidamente, o volume contido é adequado para 25 o consumo na temperatura adequada, são ecologicamente corretas, etc.
Mesmo assim, as bebidas enlatadas, devido ao clima qu<3nte, rião mantêm o líquido na temperatura ideal desde a sua abertura até o consumo final, que obviamente noinício da degustação está com a temperatura mais baixa que ao final da degustação propriamente dita.
No atual estado da técnica, são conhecidas algumas soluções que visam manter a bebida em lata gelada por período mais prolongado, sendo a maioria de ditas 5 soluções aplicáveis em recipientes ainda fechados, o que não resolve a questão do aquecimento da bebida no ínterim de consumo.
OMU- 8300614-1 "Disposição Aplicada em Embalagem para Gelar, Armazenar e Transportar Garrafas e Latas de Bebidas e Similares", trata de uma embalagem para gelar refrigerantes, cervejas, energéticos, água, chá e bebidas em lata ou 10 em garrafa, que utiliza um gel resfriador que guarda a baixa temperatura por várias horas, dessa forma trocando calor e resfriando e/ ou mantendo a bebida resfriada por determinado período.
O Pl 0006698-2 "embalagem térmica multifuncional e decorativa para acondicionamento de quantidades variáveis de latas contendo refrigerantes, cervejas, sucos 15 e outros", caracterizada por ser constituída por um invólucro de formato circular formado por duas partes, um receptáculo (2) inferior oco e uma tampa (3) dotada de alça (4), é totalmente fabricada com poliestireno expandido com densidade pré determinada ou outro material adequado que atenda as características de isolante térmico, permitindo acondicionar quantidades de latas em números múltiplos de sete, ou seja sete, quatorze ou 20 mais latas por embalagem, transportar as mesmas devido possuir tampa dotada de alça e, manter perfeitamente frias ou geladas as mesmas e isoladas do ambiente externo devido ao material utilizado na fabricação.
O MU 8201175-3 "dispositivo para gelar, armazenar e transportar latas de bebidas e similares". Refere-se o presente modelo, a um inédito e funcional dispositivo para 25 gelar, armazenar e transportar latas de refrigerantes, cervejas, chás, sucos e similares, através de um recipiente de formato cúbico, provido em seu interior de um canal superior e um canal inferior, com interligação, dispostos em uma posição descendente, propiciando amovimentação instantânea das latas, dispostas em paralelo nos canais. As paredes internas do recipiente, são revestidas internamente de gel a base de celulose vegetal convencional que ao ser resfriado, transmite o resfriamento ao dispositivo, gelando e mantendo a temperatura das latas, mesmo estando fora do refrigerador.
O MU 8202907-5 "geladeira térmica portátil". Para acondicionar bebidas ealimentos, compreendida por um corpo cilíndrico, fixado ao fundo, formando um recipiente para acondicionar produtos alimentícios ou bebidas, podendo ou não colocar gelo, tendo a tampa que poderá ser fixada ao corpo por meio de dobradiça, ou sem para remoção total da tampa. Tendo as características de uma lata de cerveja, refrigerante, ou qualquer outro 10 produto, recebe alça regulável para transporte.
Como se pode observar, as anterioridades supracitadas nada mais são do que recipientes destinados a receber determinada quantidade de gelo, sem promover o acondicionamento das latas de forma organizada ou já abertas.
Já o MU 8402723-1 "capa para garrafas e latas de bebidas alcoólicas e 15 refrigerantes em geral" se difere das outras anterioridades, pois compreende um retângulo de papel ou outro material adequado, com dimensões para ser aplicado às garrafas e latas continentes de bebidas em geral, aproveitando toda a parte cilíndrica das mesmas, e tendo uma aba gomada ou não, para fechamento da capa, podendo a mesma ser colada com fita adesiva ou material que proporcione aderência entre as partes, e permitindo que o usuário 20 beba a bebida gelada, ao mesmo tempo em que a garrafa ou lata que utiliza faça propaganda da bebida em consumo ou divulgue marcas, produtos e serviços impressos na capa.
Pode-se relacionar como principais inconvenientes do presente estado datécnica:
As capas térmicas não estabilizam a temperatura do líquido contido na lata, mas tão somente retardam o aumento dela; β O gelo contido nos recipientes tende a perfurar as latas;• Não permite o consumo da bebida na faixa de temperatura adequada do início ao fim, o que altera seu sabor significativamente;
• Não acondicionam as latas de forma organizada.
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, foi que o inventor, após pesquisas e estudos, criou o "RECIPIENTE PARA RESFRIAMENTO E MANUTENÇÃO DE BAIXA TEMPERATURA EM MÚLTIPLAS LATAS DE BEBIDAS" em questão, preferencialmente fabricado em plástico, transparente ou translúcido, que permite visualizar as condições do gelo, sendo de aspecto visual atrativo, conformado por uma porção basal circundada por esperas cilíndricas perfuradas e oblíquas, compatíveis com as latas, com o objetivo de dificultar ou impedir a perfuração das mesmas pelo gelo, quer seja em pedaço ou triturado, inserido na parte interna do recipiente, através da tampa superior, bem como
possibilitar o escoamento da água de condensação para o interior. Por sua vez, a inclinação das esperas tem como objetivo descansar a lata quando aberta, para que o líquido não esquente durante o consumo. Acima da porção basal, o recipiente inovado apresenta uma projeção dotada de cavidades cilíndricas verticais que servem para acondicionar as latas ainda fechadas, resfriadas e/ ou mantidas na temperatura adequada de consumo. Desse modo, tão logo uma lata localizada na porção inferior é consumida, uma da parte superior é reposta, o que agrega versatilidade e conforto tanto para os usuários, quanto para as pessoas encarregadas de servir. Por fim, o produto inovado possui uma dobra perimetral na base que serve como "pingadeira" para a água originada na condensação da lata, assim como uma válvula de drenagem do gelo derretido.
Opcionalmente o recipiente pode agregar algum tipo de revestimento térmico, a fim de delorigar a ação do gelo contido em seu interior. 25 Em suma se pode relacionar como principais vantagens do recipiente aqui
reivindicado:
• Atende perfeitamente as necessidades impostas para o consumo de bebida em lataem países tropicais;
• Pode receber a lata na temperatura ambiente e, disponibilizar o líquido para o consumo na temperatura adequada após alguns minutos de espera;
• Acondicionamento das latas de forma organizada, com separação para latas fechadas (reservas) e latas abertas, ambas mantidas em temperatura adequada;
• Possível identificação dos usuários, para que não haja troca das latas, pois cada cilindro da parte inferior possui uma cor diferenciada;
• Manutenção da temperatura adequada durante o consumo;
• Apresenta portabilidade, praticidade e versatilidade;
• Aspecto visual agradável;
• O plástico transparente possibilita a visualização do degelo;
• Facilita o trabalho de garçons e pessoas que desempenhem função afim, uma vez que permite a visualização dos cilindros vazios, sugerindo a necessidade da sua reposição.
A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1: Vista em perspectiva do recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas;
Fig. 2: Vista em perspectiva explodida do recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas;
Fig. 3: Vista em elevação em corte do recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas;
Fig. 4: Vista superior em corte do recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas;
Fig. 5: Vista em perspectiva do recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas, mostrando uso;
Fig. 6: Vista em elevação em corte do recipiente para resfriamento emanutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas, mostrando uso.
O "RECIPIENTE PARA RESFRIAMENTO E MANUTENÇÃO DE BAIXA TEMPERATURA EM MÚLTIPLAS LATAS DE BEBIDAS", objeto desta solicitação de patente de Modelo de Utilidade, consiste essencialmente de um recipiente (1), preferencialmente em plástico (P), transparente ou translúcido, com revestimento (R) térmico opcional, o qual é formado por uma porção basal (2) dotada de esperas (3) vazadas e oblíquas (a) compatíveis com as latas (4) a serem resfriadas ou mantidas na temperatura adequada para consumo, pelo gelo (5) inserido através da tampa (6), além de projeção superior (7) que igualmente as esperas (3), na posição vertical (β), em que as latas (4) permanecem fechadas para reposição das latas (4) primeiramente citadas, mantidas abertas e numa temperatura constante durante a degustação.
Mais particularmente o recipiente (1) inovado, preferencialmente fabricado em plástico (P), transparente ou translúcido, com revestimento (R) térmico opcional, é conformado a partir de uma porção basal (2) em formato preferencial de cilíndrico (2C) para 15 troncônico (2T), que por sua vez ascende em projeção superior (7) cilíndrica devidamente fechada por tampa (6). O recipiente (1) ainda apresenta esperas (3) cilíndricas vazadas oblíquas (a) na borda (8) da porção basal (2), assim com esperas (3) em posição vertical (β) na projeção superior (7), todas elas de formatos e dimensões compatíveis com as latas (4) a serem resfriadas ou mantidas na temperatura adequada para consumo, viabilizada pelo gelo 20 (5) inserido na parte interna do recipiente (1) através da tampa (6) superior. Na porção basal (2) se destaca um anel (9) inferior dotado de corpo (10) central, acoplável a projeção superior (7), o que estrutura e atribui resistência ao produto, corpo (10) esse ladeado por batoques (11) trapezoidais, que servem de batente para os fundos das latas (4), mantidas numa inclinação (a) que favorece o seu descanso no recipiente (1), mesmo após a abertura, 25 ao passo que as esperas verticais se prestam para acondicionarem as latas ainda fechadas. Na porção basal (2), parte cilíndrica (2C), denota-se uma válvula (12) para drenagem da água de degelo.O anel (9) inferior apresenta uma canaleta (13) perimetral destinada a captar a água de condensação, que esvai das latas (4) e do corpo do recipiente (1), evitando que a mesma se espalhe sobre a mesa ou local em que o referido recipiente (1) é apoiado. Tal como a canaleta (13), os vazados das esperas (3) permitem que a água de condensação 5 das latas derive para o interior do recipiente (1), onde se junta ao gelo.
Por fim, o recipiente (1) apresenta uma alça (14) pivotante para facilitar o transporte e manuseio.

Claims (1)

1.) "RECIPIENTE PARA RESFRIAMENTO E MANUTENÇÃO DE BAIXA TEMPERATURA EM MÚLTIPLAS LATAS DE BEBIDAS", preferencialmente fabricado em plástico (P)1 transparente ou translúcido, com revestimento (R) térmico opcional caracterizado por 5 apresentar uma porção basal (2) que deriva para projeção superior (7) cilíndrica devidamente fechada por tampa (6); o recipiente (1) apresenta esperas (3) cilíndricas vazadas oblíquas (a) na borda (8) da porção basal (2), assim com esperas (3) em posição vertical (β) na projeção superior (7), de formatos e dimensões compatíveis com as latas (4) a serem resfriadas ou mantidas na temperatura adequada para consumo, viabilizada pelo gelo 10 (5) inserido na parte interna do recipiente (1) através da tampa (6) superior; na porção basal (2) se destaca um anel (9) inferior dotado de corpo (10) central ladeado por batoques (11) trapezoidais, que servem de batente para os fundos das iatas (4), mantidas numa inclinação (a) que favorece o seu descanso no recipiente (1), mesmo após a abertura; na porção basal (2), parte cilíndrica (2C), denota-se uma válvula (12) para drenagem da água de degelo; o 15 anel (9) inferior apresenta uma canaleta (13) perimetral; por fim, o recipiente (1) apresenta uma alça (14).
BRMU8902462 2009-11-27 2009-11-27 recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas BRMU8902462U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902462 BRMU8902462U2 (pt) 2009-11-27 2009-11-27 recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8902462 BRMU8902462U2 (pt) 2009-11-27 2009-11-27 recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8902462U2 true BRMU8902462U2 (pt) 2011-07-12

Family

ID=44257009

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8902462 BRMU8902462U2 (pt) 2009-11-27 2009-11-27 recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8902462U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5555746A (en) Two liter insulated cooler containers
US8230697B2 (en) Cooler and cooler accessory with integrated liquid dispenser
US20120193366A1 (en) Flexible Foam Beverage Holder
US20120305571A1 (en) Portable beverage can cooler
US6295831B1 (en) Chilling pitcher
US20080087682A1 (en) Box beverage container
US20080196443A1 (en) P.R.O. cooler or the perfectly re-engineered omni cooler
JP2008239246A (ja) 飲料容器
BRMU8902462U2 (pt) recipiente para resfriamento e manutenção de baixa temperatura em múltiplas latas de bebidas
US20110088410A1 (en) Chilled Beverage Container
WO2008026063A2 (en) Thermally regulated container
CA2657663C (en) Cooler with integrated liquid dispenser
US20130048675A1 (en) Thermal beverage dispenser
CN212307480U (zh) 一种组合式酒具套装
CN214855864U (zh) 一种可调节温度的保温杯
CN213757663U (zh) 一种原味饮料杯
CN203576197U (zh) 新型酒杯结构
KR200422754Y1 (ko) 보냉옷
CN201775171U (zh) 一种带储冰装置的杯子
BR202020020391U2 (pt) Disposição introduzida em suporte para gelar bebidas
KR200242977Y1 (ko) 음료수용 보냉기
KR200365407Y1 (ko) 보냉기능을 갖는 맥주용기
AU716629B3 (en) A cup carrying and cooling device
KR200258681Y1 (ko) 보냉 및 냉각능을 갖는 컵
KR200340429Y1 (ko) 보온 보냉이 가능한 이중용기

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE AS 5A E 6A ANUIDADES.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.