BRMU8801888U2 - disposição introduzida em cánula - Google Patents
disposição introduzida em cánula Download PDFInfo
- Publication number
- BRMU8801888U2 BRMU8801888U2 BRMU8801888U BRMU8801888U2 BR MU8801888 U2 BRMU8801888 U2 BR MU8801888U2 BR MU8801888 U BRMU8801888 U BR MU8801888U BR MU8801888 U2 BRMU8801888 U2 BR MU8801888U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- tubular body
- cannula
- cable
- thread
- anvil
- Prior art date
Links
Landscapes
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
Abstract
DISPOSIçãO INTRODUZIDA EM CáNULA. O presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para cânula para lipoaspiração ou tipo escultura, pertencente ao campo dos equipamentos de uso médico e/ou de uso em procedimentos de estética, formada: por corpo tubular (2) descartável, constitutivo da cânula propriamente dita; e por cabo de pega (6) de uso permanente, ambos originalmente isolados um do outro e que podem ser montados para compor a cânula.
Description
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CÂNULA"
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa-tente de modelo de utilidade para cânula para lipoaspiração, pertencente aocampo dos equipamentos de uso médico e/ou de uso em procedimentos deestética e que recebeu disposição para proporcionar melhor e mais segurautilização que as similares usuais.
Atualmente, um procedimento médico-estético lar-gamente utilizado é a lipoaspiração. Esse procedimento é feito com o auxiliode equipamento compreendido, essencialmente: por cânula que é introduzi-da na região do corpo do paciente a ser tratada; por tubulação ligada na câ-nula; e por unidade de aspiração em cuja tomada se acopla a tubulação. Ascânulas normalmente são compreendidas, essencialmente por uma peça in-teiriça, formada: por tubo alongado e estreito, uma extremidade do qual temuma ponta e junto a esta, aberturas radiais e a extremidade oposta é aberta etem meio de conexão para a tubulação que se que liga na unidade de aspira-ção; e por cabo de pega situado próximo a dita segunda extremidade. Essascânulas normalmente são reutilizáveis e para tanto, após uma utilização, sãosubmetidas a rigorosa limpeza e esterilização, para evitar contaminações.
Isso não é inteiramente satisfatório, uma vez que alimpeza tem que ser feita com extremo cuidado e caso, por um descuidoe/ou imperícia isso não seja observado, há o risco de contaminações. Poroutro lado, a esterilização exige o uso de esterilizador próprio, o que é uminconveniente devido aos custos com a aquisição, operação e manutençãorigorosa desse equipamento. Ainda, tal equipamento exige a previsão de es-paço, o que pode ser um complicador em determinadas instalações. Tanto aoperação de limpeza como a esterilização implica no consumo de tempo ede insumos, como materiais de limpeza, água, desinfetantes, energia elétricae outros, o que é indesejável.
Assim, o objetivo da presente patente de modelo deutilidade, é prover uma cânula de lipoaspiração que supere os inconvenien-tes das usais acima referidos.
Outro objetivo é prover uma cânula de lipoaspira-ção que além de superar o problema não seja por isso de construção ou fa-bricação com níveis de complexidade que a torne desinteressante em facedas usuais.
Outro objetivo é prover uma cânula para lipoaspi-ração de custo adequado.
Outro objetivo é prover uma construção que possaser usada em cânula de lipoaspiração ou cânula de lipo escultura.
Tendo em vista, portanto, os problemas acima refe-ridos e no propósito de superá-los e visando atender aos objetivos relaciona-dos, foi desenvolvida a disposição introduzida em cânula, objeto da presentepatente de modelo de utilidade, a qual apresenta como diferencial ser semi-descartável e para tanto é composta, substancialmente: por um corpo tubularconstitutivo da cânula propriamente dita, descartável, uma extremidade doqual tem a ponta e as aberturas radiais, a extremidade oposta tem meio deconexão à tubulação que se liga na unidade de aspiração e próximo a ditasegunda extremidade é previsto um trecho com rosca externa e batente; epor um cabo de pega tubular permanente, que é atravessado justo pela cânu-la e dotado de rosca interna e batente que enrosca na mencionada rosca dacânula.
Essa forma de construção da cânula supera subs-tancialmente os problemas observados com as cânulas inteiriças não-descartáveis usuais, pois a parte mais sujeita a contaminações, que é a cânu-la propriamente dita, é descartável evitando assim contaminações e uma par-te expressiva do conjunto, que é o cabo de pega, é de uso permanente, maspode ser limpo e esterilizado de forma mais simples que a limpeza e esterili-zação das cânulas inteiriças não descartáveis usuais.
Dessa forma, o consumo dos insumos necessários àlimpeza e esterilização do cabo é menor. O esterilizador para esterilizaçãodo cabo pode ser extremamente menor e mais simples, até porque o cabonão fica em contato direto com o campo da operação.
Ainda, a presente construção pode ser empregadaem cânula de lipoaspiração ou de lipoescultura, conforme objetivo da inven-ção.
Os desenhos anexos referem-se à disposição in-troduzida em cânula, objeto da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra-a isoladamente e com a indicaçãode como fica montada no aparelho de lipoaspiração;
a fig. 2 mostra a cânula com suas partes explodi-das; e
a fig. 3 mostra uma versão da cânula conforme apresente disposição empregada para lipoescultura e a indicação de como ficamontada na seringa hipodérmica.
De conformidade com o quanto ilustram as figurasacima relacionadas, a cânula 1, objeto da presente patente de modelo de uti-lidade, faz parte de equipamento de lipoaspiração compreendido, essencial-mente (fig. 1): por dita cânula 1, por tubo 50, ligado na cânula 1 e por uni-dade de aspiração 51, em uma tomada de aspiração da qual se conecta o tu-bo 50; dita cânula 1 é formada, essencialmente: por um corpo tubular estrei-to e alongado 2, constitutivo da cânula propriamente dita, uma extremidadedo qual tem ponta 3 e aberturas radiais 4, situadas próximas à ponta e a ex-tremidade oposta de dito corpo tubular 2 tem meios 5 para conexão do tubo50; dita cânula é formada ainda por cabo de pega 6 situado próximo à se-gunda mencionada extremidade do corpo tubular 2.
Na presente disposição, ao invés da cânula 1 ser in-teiriça, ou seja, ter o corpo tubular 2 e o cabo 6 em peça única reutilizável,conforme ocorre usualmente, referida cânula 1, na presente disposição, ésemi-descartável e para tanto (fig. 2) o seu corpo tubular 2 e o cabo de pega6 são peças originalmente isoladas e que podem ser montadas uma na outrapara uso e desmontadas uma da outra para descarte do corpo tubular 2 elimpeza, esterilização e reaproveitamento do cabo 6 com outro corpo tubular2 novo.
Assim, na presente disposição, o corpo tubular 2tem em uma das extremidades a ponta 3 e as aberturas radiais 4 e na extre-midade oposta é provido de trecho extremo de maior diâmetro escalonado10, formado: por rosca 11 prolongada do corpo tubular 2; e por trecho demaior diâmetro 12, prolongado da rosca 11, o qual é provido de superfícieradial adjacente à rosca 11, que constitui um batente 13 e na extremidadeoposta a dito batente 13 referido trecho de maior diâmetro 12 é dotado dosmeios 5 de conexão ao tubo 50. O cabo 6, na presente disposição, é tubular,atravessado justo pelo corpo tubular 2 tem superfície externa com relevos(recortes e recartilhado) para melhorar a pega e na extremidade que ficavoltada para o trecho de maior diâmetro escalonado 10 do corpo tubular 2,dito cabo 6 é provido de rosca interna 14 é de face radial que constitui ba-tente 15; dita rosca 14 e batente 15, respectivamente, se enrosca na rosca 11e encosta no batente 13 do trecho de maior diâmetro escalonado 10 do corpotubular 2.
Assim, quando a cânula 1 é utilizada, os seus mei-os de conexão 5 apresentam-se conectados ao tubo 50 e o profissional segu-ra-a no cabo 6 e usa-a da mesma forma que as cânulas convencionais. Aofim do uso, o corpo tubular 2 e o cabo 6 são desmontados um do outro, oprimeiro é descartado e o segundo limpo, esterilizado e guardado. Quando ocabo 6 é reutilizado, um novo corpo tubular 2 é montado no mesmo, tal quea extremidade do corpo tubular 2 com a ponta 3 é introduzida na extremida-de com rosca do cabo 6 e dito corpo tubular é deslizado até que as roscas 11e 14 de ambos justaponham-se e possam ser enrascadas até que os batentes13 e 15 encostem um no outro, posicionando assim adequadamente uma pe-ça na outra.
Dentro da construção básica, acima descrita, a câ-nula, objeto do presente patente, pode apresentar modificações relativas amateriais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcionale/ou ornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, a cânula pode ser de tipo para lipoaspiração, conforme acima descrita e ilustrada nas figuras 1 e 2 ou pode serde tipo para lipo escultura, conforme ilustrada na figura 3, quando então temmenor comprimento e diâmetro e apresenta corpo tubular alongado 2' dota-do em uma extremidade da ponta 3' e das aberturas radiais 4', próximo àextremidade oposta, dotado do trecho de rosca 11' e batente 13' e na extre-midade oposta dos meios 5' para conexão a uma seringa hipodérmica 52;dita cânula é formada ainda por cabo tubular 6' que é atravessado pelo corpotubular 2' e provido de rosca interna 14' e batente 15' que, respectivamente,enrosca na rosca 11' e encosta no batente 13' do corpo tubular 2' e a super-fície externa de dito cabo 6' prevê ainda relevos (perfil cônico, recartilhado)para melhorar a pega.
Claims (2)
1.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CÂNULA" para lipoaspiraçãoformada, essencialmente: por corpo tubular estreito e alongado (2), constitu-tivo da cânula propriamente dita, uma extremidade do qual tem ponta (3) eaberturas radiais (4), situadas próximas à ponta e a extremidade oposta dedito corpo tubular (2) tem meios (5) para conexão do tubo (50) que se ligaao aparelho de aspiração (51); dita cânula é formada ainda por cabo de pega(6) situado próximo à segunda mencionada extremidade do corpo tubular(2), caracterizada por corpo tubular (2) descartável, constitutivo da cânulapropriamente dita e por cabo de pega (6) de uso permanente, ambos origi-nalmente isolados e que podem ser montados para compor a cânula; ditocorpo tubular (2), em trecho extremo oposto à ponta (3) e as aberturas radi-ais (4), é provido de trecho extremo de maior diâmetro escalonado (10),formado: por rosca (11) prolongada do corpo tubular (2); e por trecho demaior diâmetro (12), prolongado da rosca (11), o qual é provido de superfí-cie radial adjacente à rosca (11) que constitui um batente (13) e na extremi-dade oposta a dito batente (13), referido trecho de maior diâmetro (12) édotado dos meios (5) de conexão ao tubo (50); o cabo (6) é tubular, atraves-sado justo pelo corpo tubular (2) e na extremidade que fica voltada para otrecho de maior diâmetro escalonado (10) do corpo tubular (2), dito cabo (6)é provido de rosca interna (14) é de face radial que constitui batente (15);dita rosca (14) e batente (15) do cabo (6), respectivamente, se enrosca narosca (11) e encosta no batente (13) do trecho de maior diâmetro escalonado(10) do corpo tubular (2).
2.)- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CÂNULA", conforme reivindica-do em 1 e com dimensões apropriadas para lipo escultura, caracterizadapor corpo tubular alongado (2)' dotado em uma extremidade da ponta (3)' edas aberturas radiais (4)', próximo à extremidade oposta, dotado do trechode rosca (11)' e batente (13)' e na extremidade oposta dos meios (5)' paraconexão a uma seringa hipodérmica (52); dita cânula é formada ainda porcabo tubular (6)' originalmente isolado do corpo tubular (2)' e que é atra-vessado por este; dito cabo (6)' é provido de rosca interna (14)' e batente(15)' que, respectivamente, enrosca na rosca (11)' e encosta no batente (13)'do corpo tubular (2)'.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8801888 BRMU8801888U2 (pt) | 2008-09-04 | 2008-09-04 | disposição introduzida em cánula |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8801888 BRMU8801888U2 (pt) | 2008-09-04 | 2008-09-04 | disposição introduzida em cánula |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRMU8801888U2 true BRMU8801888U2 (pt) | 2010-05-04 |
Family
ID=42134497
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRMU8801888 BRMU8801888U2 (pt) | 2008-09-04 | 2008-09-04 | disposição introduzida em cánula |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRMU8801888U2 (pt) |
-
2008
- 2008-09-04 BR BRMU8801888 patent/BRMU8801888U2/pt not_active Application Discontinuation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR102240262B1 (ko) | 변환기 세척/흡인 장치 | |
US20130226192A1 (en) | Cannulated torque device and tip engagement | |
ATE538744T1 (de) | Katheter mit biegbarer spitze | |
BR112012028464B1 (pt) | Disposítivo de torque ultraelevado canulado | |
BRPI0609409A2 (pt) | par de fórceps | |
WO2012117028A3 (en) | Vascular needle system | |
US9861448B2 (en) | Assembly for protecting and cleaning a medical instrument | |
JP2015519100A5 (pt) | ||
BR112016015999B1 (pt) | Aparelho de fixação e dispositivo de via aérea artificial | |
BRMU8801888U2 (pt) | disposição introduzida em cánula | |
RU2011117320A (ru) | Медицинский шланг в сборе со средством фиксации трубки | |
JP2020521596A (ja) | 皮内注射装置用キャップハブインターフェイス | |
KR20100136849A (ko) | 치과 신경 치료용 주사기 | |
CN107661084B (zh) | 一种具有窥视片锁紧功能的喉镜 | |
CN207785171U (zh) | 一种防传染听诊器 | |
CN205411277U (zh) | 一种防护骨针 | |
BR112016001404B1 (pt) | escova de dentes interdental portátil | |
RU2288655C1 (ru) | Гильза троакара | |
US20190290885A1 (en) | Flexible aspiration system | |
BRPI0702467A2 (pt) | chave anti-torque para emprego em procedimentos cirérgicos | |
CN204520897U (zh) | 一种肾穿刺鞘 | |
CN221555733U (zh) | 一种腔镜甲状腺手术拉钩 | |
CN216854730U (zh) | 一种甲状腺开放手术用气管拉钩 | |
US9814551B2 (en) | Cannula and adapter for multifunction syringe | |
CN214907912U (zh) | 一种骨牵引克氏针保护帽 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired |