BRMU8801396Y1 - varal deslizante de parede - Google Patents

varal deslizante de parede Download PDF

Info

Publication number
BRMU8801396Y1
BRMU8801396Y1 BRMU8801396U BRMU8801396U BRMU8801396Y1 BR MU8801396 Y1 BRMU8801396 Y1 BR MU8801396Y1 BR MU8801396 U BRMU8801396 U BR MU8801396U BR MU8801396 U BRMU8801396 U BR MU8801396U BR MU8801396 Y1 BRMU8801396 Y1 BR MU8801396Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
clothesline
frame
rope
pulleys
sliding
Prior art date
Application number
BRMU8801396U
Other languages
English (en)
Inventor
Cecchetti Salgueiro Wlademir
Original Assignee
Cecchetti Salgueiro Wlademir
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cecchetti Salgueiro Wlademir filed Critical Cecchetti Salgueiro Wlademir
Priority to BRMU8801396U priority Critical patent/BRMU8801396Y1/pt
Publication of BRMU8801396U2 publication Critical patent/BRMU8801396U2/pt
Publication of BRMU8801396Y1 publication Critical patent/BRMU8801396Y1/pt

Links

Landscapes

  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)

Abstract

disposição introduzida em varal deslizante, especialmente de um varal (1) deslizante montado em trilhos (2) laterais percorridos por roldanas (3) por sua vez solidárias a estrutura (4) vertical que deriva para um quadro (5) ortogonal que comporta as varetas (6) para dependurar as roupas, o qual é conectado centralmente a uma corda (7) e roldana (8) extrema, sendo a movimentação do quadro (5) auxiliada por contrapeso (9) conectado a extremidade oposta da referida corda (7); no caso do varal motorizado/eletrônico o varal é movimentado por um fuso (11) sem-fim conectado a um motorredutor (12) atuado por controle remoto (13) ou interruptor (14).

Description

VARAL DESLIZANTE DE PAREDE
[001] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma nova "VARAL DESLIZANTE DE PAREDE", especialmente de um varal para uso comercial ou residencial, em espaços reduzidos e devidamente definidos e dimensionados em conformidade com determinado projeto arquitetônico, destacando-se por ser montado em trilho lateral deslizante por meio de roldanas ou rolamentos que propiciam o deslizamento, manual ou motorizado, do varal propriamente dito; com extrema praticidade e funcionalidade dentro do setor técnico de secagem de roupas em ambiente natural, ou em áreas de serviço residencial.
[002] A secagem de roupas, após a lavagem, em locais ou espaços amplos se dá de forma muito simples, porém com a mudança urbanística vista nos últimos tempos em que a construção vertical se tornou mais evidente devido a uma série de fatores, trouxe alguns convenientes mais notáveis nas áreas de serviço mais diminutas. Essas áreas apesar da metragem reduzida devem comportar todos apetrechos inerentes a ela, como, por exemplo, tanque, máquina de lavar, tábua de passar roupa, assim como varal para secagem das roupas propriamente ditas.
[003] Nesse sentido, são bastante conhecidos os varais atualmente disponíveis no mercado consumidor, que deriva desde o varal improvisado muito utilizado em grandes áreas, assim como os mais elaborados, específicos para apartamentos e áreas de serviço de metragem reduzida, foco principal desse pedido de patente.
[004] Em pequenas áreas como de apartamentos e similares, o estado da técnica antecipa soluções como varais levadiços formados, via de regra, por uma estrutura retangular com uma pluralidade de fios paralelos acopláveis a inúmeras roldanas que em conjunto propiciam elevar ou abaixar dito varal, não ocupando espaço demasiado. [005] Essa disposição construtiva "polui" o ambiente visualmente uma vez que as cordas e roldanas cruzam o teto e a porção acima do varal. Por outro lado, o emaranhado das cordas de sustentação torna mais dificultosa sua elevação e abaixamento, podendo trazer riscos para pessoas abaixo do mesmo, sendo muito comum tal varal se desprender sujando as roupas nele dependuradas podendo provocando acidentes.
[006] Existem outros tipos de varais para pequenas áreas, como os de piso do tipo desmontável, porém apresentam um grande inconveniente que é o fato de ocupar área útil quando em uso.
[007] Em pesquisas elaboradas, foram encontrados alguns documentos pertinentes, porém distintos em relação ao pedido ora proposto.
[008] DOCUMENTO: MU 7702294-7 U2 - DATA DE DEPÓSITO: 14/10/1997 - TÍTULO -DISPOSIÇÃO EM VARAL AUTOMATIZADO - na qual utiliza um circuito de comando reversível por chave para fazer descer ou subir a moldura suspensa num par de suportes em "L" metálicos, fixados à parede, neles mancalizados os carretéis, interligados por eixos, onde um dos eixos transpassa um dos suportes, acoplando-se ao motoredutor, acionado por motor elétrico, que por sua vez aciona um dos eixos, para então enrolar ou desenrolar os cordões ligados à moldura, sendo interligados os carretéis de ambos os eixos através de segmentos dos cordões.
[009] DOCUMENTO: MU7800841-7 U2 - DATA DE DEPÓSITO: 27/04/1998 - TÍTULO -DISPOSIÇÃO APLICADA EM VARAL - Refere-se o presente objeto a um inédito funcional varal para roupas para ser utilizado em locais com pouco espaço ou como um segundo ou terceiro varal, que não ocupe muito espaço. Através de perfis retilíneos instalados na parede por presilhas em "L" com parafusos e buchas, as cordas do varal correm para cima e para baixo no trilho do perfil através de roldanas paralelas fixadas a um eixo horizontal e traspassado por uma chapa dobrada em "U".
[010] DOCUMENTO: MU8600402-6 U2 - DATA DE DEPÓSITO: 21/02/2006 - TÍTULO - VARAL DE PAREDE é compreendido por duas bases, que por meio de um barbante 53 que vai da 1 a 2 base, passando pelas roldanas 13 e 40; Assim que as roupas são estendidas no barbante 53 que vai de uma base a outra, são suspensas através dos barbantes 54 e 57. O barbante 54 é amarrado ao suporte duplo de roldana 18 que é dotado de duas roldanas 9 e 13, dito roldana 9 e 13 são separadas pela barra mecânica 1 que serve de trilho para a roldana 9.0 barbante 57 é amarrado ao suporte de roldana 36 que é dotado de duas roldanas, 32 e 40 separadas pela barra mecânica 25 servindo de trilho para a roldana 32; O barbante 57 passa pela roldana 52 e em seguida tem sua ponta presa ao puxador 60, tal qual puxador 56 é preso ao barbante 54. Os barbantes 54 e 57 são marrados entre si, que é o ponto que se prende ao gancho 61.
[011] DOCUMENTO: US1037487 A - DATA DE DEPÓSITO: 09/04/1912 - TÍTULO CLOTHES- HANGER "ROUPA-GANCHO"- trata de um produto instalados em apartamentos onde são permitidos, de modo que o varal a invenção consitui-se pelo carrinho que pode ser diretamente fixado às paredes ou entre o chão e o teto da sala e os dispositivos de içar podem ser fixados nas paredes ou teto, e o dispositivo é propiciado por dois pinos nos quais são fixados ao chão por meio de suportes parafusados. Para uma fixação na parte superior dos outros postes é segura uma extremidade da linha de içamento que tende para baixo e passa através de uma roldana na extremidade adjacente do membro principal. Daí a linha se estende longitudinalmente da estrutura e através de uma roldana na extremidade oposta do referido membro principal, que em sequência passa para cima através de um poste de roldana, que por sua vez a queda da linha pendura para baixo e está adaptada para ser fixada a um grampo no referido poste.
[012] DOCUMENTO: DOCUMENTO: US1634750A - DATA DE DEPÓSITO: 19/01/1927 - trata de um Fora ou dentro de portas, é mais especificamente concebido para instalar num ambiente, por exemplo, uma cozinha; E para este fim a sua estrutura é tal que pode ser facilmente montada na posição vertical sobre uma base estável, e a sua unidade de linha de suspensão ajustada verticalmente ao alcance do utilizador e depois levantada para o teto.
[013] Basicamente o dispositivo de elevação, consiste de uma barra transversal de suporte e de uma unidade de linha de suspensão que são levantadas e baixadas. Tal equipamento compreende pela primeira corda cuja extremidade é fixada no bloco. A referida corda passa então para e em torno de uma roldana num suporte sustentado pela extremidade superior ou o poste e para baixo por uma polia no bloco seguidor; Já a segunda polia está presente no suporte, de modo para baixo até um grampo no poste, que por meio de segundo cabo é fixado numa extremidade superior do poste oposto, que por sua vez, passa para baixo em torno de uma polia na extremidade da barra transversal de suporte, atravessando paralelamente com a referida barra para uma roldana no bloco seguido para uma fixação no poste 1. Por esta disposição a unidade de linha de suspensão sobe e abaixa perfeitamente horizontal.
[014] Pensando nos inconvenientes e limitantes técnicos citados foi que o inventor, após inúmeras pesquisas, criou o varal em questão, passível de ser instalado em locais com pouco espaço, ou mesmo em locais com espaços maiores, sendo o mesmo montado em trilhos laterais os quais recepcionam elementos rodantes que possibilitam o deslocamento, por corda única, de um quadro no qual as peças de roupas são dependuradas, corda essa lastreada em contrapeso que favorece a elevação ou descida do mesmo, de forma manual ou motorizada com controle eletrônico (remoto).
[015] Com essa construtividade, a estética e movimentação do varal são facilitadas. Em contrapartida, com o posicionamento mais adequado do varal, podendo chegar bem próximo do teto, as roupas serão secas mais rapidamente.
[016] Em suma o varal inovado apresenta como principais vantagens: • Maior segurança na disposição das roupas a serem secas; • Melhor apelo visual e estético; • Maior efetividade na secagem das roupas; • Melhor relação metragem quadrada x peças de roupas a serem secas; • Melhor maneabilidade; • Praticidade e versatilidade. • Designer e visual melhorados.
[017] A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa: Fig. 1: Vista em perspectiva esquemática do varal deslizante de parede;
Fig. 2: Vista em perspectiva explodida do varal deslizante de parede;
Fig. 3: Detalhe do trilho e roldanas do varal deslizante de parede;
Fig. 4: Vista em perspectiva esquemática do varal deslizante de parede, motorizado.
[018] A "VARAL DESLIZANTE DE PAREDE", objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, consiste essencialmente de um varal (1) deslizante montado em trilhos (2) laterais percorridos por roldanas (3) por sua vez solidárias a estrutura (4) vertical que deriva para um quadro (5) ortogonal que comporta as varetas (6) para dependurar as roupas, o qual é conectado centralmente a uma corda (7) e roldana (8) extrema, sendo a movimentação do quadro (5) auxiliada por contrapeso (9) conectado a extremidade oposta da referida corda (7) quando movimentado manualmente; no caso do varal motorizado/ eletrônico o varal é movimentado por um fuso (11) sem-fim conectado a um motorredutor (12) atuado por controle remoto (13) ou interruptor (14).
[019] Mais particularmente, o varal (1) em questão idealizado para uso preferencial em pequenas áreas, é constituído por um par de trilhos (2) justapostos em sentido vertical os quais são percorridos por no mínimo quatro roldanas (3) devidamente solidarizadas a estrutura (4) vertical de onde se projeta um quadro (5) ortogonal preenchido por varetas (6) destinadas a dependurar as peças de roupas (não representadas), dessa forma tanto a estrutura (4) e quadro (5), que formam peças única, são facilmente deslocados manualmente por meio de uma corda (7) conectada a um ponto mediano (PM) da referida estrutura (4) passando por roldana (8), sendo que na extremidade oposta de tal corda (7) existe um contrapeso (9) que alivia a carga do varal (1), principalmente quando totalmente ocupado, quer seja para elevar ou para abaixar o varal (1) propriamente dito. Uma vez na posição desejada o varal (1) é mantido nessa posição por meio de argolas (10) a serem inseridas em pinos ou parafusos nas paredes.
[020] Mantendo-se o mesmo conceito inventivo a movimentação do varal (1) inovado pode se dar por meio de motorredutor (12) ligado a fuso (11) sem-fim central e braço articulado que em conjunto viabilizam o deslocamento automático do varal (1), via controle remoto (13) ou interruptor (14).
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1) VARAL DESLIZANTE DE PAREDE, consiste de um varal (1) composto por um quadro (5) preenchido por varetas (6}, cuja movimentação do varal (1) se dá por meio manual ou automatizado pelo motorredutor (12), na qual o dito varal (1) é caracterizado por possuir um par de trilhos (2) justapostos em sentido vertical os quais são percorridos por no mínimo quatro roldanas (3) devidamente solidarizadas a estrutura (4) de onde se projeta um quadro (5) ortogonal preenchido por varetas (6); tanto a estrutura (4) e quadro (5) são facilmente deslocados por meio de uma corda (?) conectada a um ponto mediano (PM) da referida estrutura (4) passando por roldana (8), sendo que na extremidade oposta de tal corda (7) existe um contrapeso (9); o varal (1) é mantido nessa posição por meio de argolas (10) a serem inseridas em pinos ou parafusos nas paredes; o varal (1) automatizado detém de um motorredutor (12) ligado no fuso (11) sem-fim central e braço articulado que em conjunto viabilizam o deslocamento automático do varal (1), via controle remoto (13) ou interruptor (14).
BRMU8801396U 2008-05-16 2008-05-16 varal deslizante de parede BRMU8801396Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801396U BRMU8801396Y1 (pt) 2008-05-16 2008-05-16 varal deslizante de parede

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801396U BRMU8801396Y1 (pt) 2008-05-16 2008-05-16 varal deslizante de parede

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8801396U2 BRMU8801396U2 (pt) 2010-11-30
BRMU8801396Y1 true BRMU8801396Y1 (pt) 2017-04-04

Family

ID=43217312

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8801396U BRMU8801396Y1 (pt) 2008-05-16 2008-05-16 varal deslizante de parede

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8801396Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8801396U2 (pt) 2010-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN203789570U (zh) 采用音乐控制的旋转衣架
CN201148552Y (zh) 自动晾衣架
CN105011641A (zh) 采用音乐控制的旋转衣架
BRMU8801396Y1 (pt) varal deslizante de parede
CN211813035U (zh) 一种新型悬臂起重机
CN201024338Y (zh) 伸缩可夹型室外晒衣架
CN208136540U (zh) 一种晾杆机构及含有该机构的晾衣机
CN203213436U (zh) 便携伸缩遮雨棚
CN207012050U (zh) 手动升降式窗帘架
CN202369825U (zh) 升降式外延伸两用晾衣架
CN210596715U (zh) 一种使用便捷的家用衣架
CN219157237U (zh) 一种住宅阳台用便于收纳的晾衣架
ITMI20080423U1 (it) Dispositivo per la stesura dei panni dotato di un sistema saliscendi
CN201847437U (zh) 升降式窗帘架
CN108301174A (zh) 一种伸缩晾衣架
CN210104370U (zh) 一种晾衣装置
CN2299885Y (zh) 一种改进的安装在壁上的室外晾衣架
CN109944036A (zh) 支柱式晾衣伸缩救生架
CN2873850Y (zh) 一种晾衣杆
KR20200019808A (ko) 베란다 난간 거치형 접이식 건조대
CN213389404U (zh) 一种晾衣架
CN201316116Y (zh) 折叠衣挂
CN2918501Y (zh) 户外升降式晾衣架
CN113073450B (zh) 一种适老化晾晒装置
CN2221602Y (zh) 升降式晾衣架

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2514 DE 12-03-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.