BRMU8801387U2 - dispositivo pulverizador para florestas - Google Patents

dispositivo pulverizador para florestas Download PDF

Info

Publication number
BRMU8801387U2
BRMU8801387U2 BRMU8801387U BRMU8801387U2 BR MU8801387 U2 BRMU8801387 U2 BR MU8801387U2 BR MU8801387 U BRMU8801387 U BR MU8801387U BR MU8801387 U2 BRMU8801387 U2 BR MU8801387U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydraulic
chassis
platform
spray
applicator
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Mauro Taveira Ribeiro
Original Assignee
Mauro Taveira Ribeiro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mauro Taveira Ribeiro filed Critical Mauro Taveira Ribeiro
Priority to BRMU8801387 priority Critical patent/BRMU8801387U2/pt
Publication of BRMU8801387U2 publication Critical patent/BRMU8801387U2/pt

Links

Landscapes

  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS. é constituído por um pulverizador de florestas (1), pertencente ao campo dos implementos agrícolas, integrado por um chassi (2) tipo reboque, contendo duas rodas (3) sobreposto por um tanque reservatório (4) e uma plataforma elevatória (5) com duas cadeiras de acento (6); uma bomba hidráulica fixada no chassi (2) à frente do tanque (4), uma bomba de pulverização, sistema de mangueiras hidráulicas e de pulverização, (7); plataforma elevatória (5) com duas cadeiras de acento (6) fixas, comandos hidráulicos, registros para controle de fluxo do material a ser pulverizado, piso da plataforma (9) em material rígido; chapéus aplicadores (8) móveis lateral e pendularmente; cilindro pulverizador com discos de corte (11) que se estendem por toda a sua largura, discos de corte fixados nas duas laterais do chassi (10); o chassi (2) possui na porção frontal possui um engate de arrasto (12) para vincular o pulverizador em tratores; a plataforma elevatória (5) possui guarda corpo (13) que a envolve em todas as laterais.

Description

"DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS".
Campo da aplicação
O objeto da presente patente refere-se a um equipamento tipo reboque especialmente desenvolvido para pulverização de herbicidas, em forma líquida, em plantações de eucaliptos, árvores frutíferas ou qualquer área reflorestada, entre outros, em que a técnica se aplique, sendo dotado de plataforma elevatória com cadeiras de acento para alojar os operadores e, tanque de acúmulo dos líquidos, cujo conjunto é montado sobre um chassi reboque que pode ser engatado em tratores, possibilitando o tráfego entre fileiras de árvores ou arbustos, para efetuar o controle de ervas daninhas do solo local com economia e redução de custos.
O objeto da presente patente, pertence ao campo dos implementos agrícolas e apresenta um equipamento de pulverização, dotado de plataforma hidráulica de elevação e declinação, com baixos custos para sua exeqüibilidade industrial, agregando requisitos de robustez, segurança, economia e confiabilidade, oferecendo inúmeras possibilidades e benefícios, tornando-se um equipamento específico, único e de grande aceitação no mercado setorial.
Histórico da disposição Os processos de plantio de qualquer lavoura, somente determinam uma boa colheita, se a manutenção da área plantada for empreendida com critério e muito esforço por parte do agricultor.
A manutenção da lavoura requer a boa manutenção de cada planta, adubando-a e pulverizando defensivos agrícolas, para que floresça livre de pragas e com boa qualidade estética e orgânica.A manutenção das áreas entre filas de árvores ou arbustos, deve ser mantida para que fique isenta de mato e gramíneas indesejáveis, e para tanto, deve haver a constante limpeza das ruas intermediárias assim como todo o trajeto de percurso dentro da plantação.
Pontos deficientes do estado da técnica
A manutenção da lavoura como um todo, é realizado com certo esforço, utilizando-se de todo tipo de equipamento, objetivando uma plantação sadia e que ofereça bom 10 rendimento na colheita. Contudo, ao se efetuar o controle das^rvas daninhas, verifica-se que o processo atualmente existente, é falho pois é feito com pulverizadores adaptados para as entre-linhas de plantio, e manual para entre-plantas, ocorrendo deriva dos herbicidas, prejudicando as plantas.
Sumário da disposição
Foi pensando nos aspectos de manutenção da plantação em busca de uma forma mais otimizada de procede-la, para implementação da técnica, que o inventor, idealizou, projetou e desenvolveu o objeto da presente patente, "DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS" o qual concebe um equipamento agrícola do tipo reboque que além de transportar o produto de aspersão, também efetua a pulverização simultânea das entre-linhas e entre-plantas.
O pulverizador concebe uma plataforma posterior com sistema hidráulico de elevação e declinação, onde é possível alojar dois operadores em cadeiras especialmente desenvolvidas, para que sob qualquer condição de terreno, possam pulverizar o produto agrícola de interesse, com simples comando local na plataforma, regulando o volume e definindo os pontos aserem pulverizados.
O pulverizador pode ser rebocado pelas vias por meio de trator enquanto pulveriza o produto agrícola necessário, trazendo economia e eficiência, minimizando os tempos de serviço. Assim, a presente patente, "DISPOSITIVO
PULVERIZADOR PARA FLORESTAS" foi prevista, visando obter um inovador implemento agrícola, com menor número de componentes possíveis, convenientemente desenvolvido e engendrado, para permitir que o usuário profissional tenha confiabilidade e segurança, desempenhando suas funções com eficiência e simplicidade, demonstrando praticidade e versatilidade inigualável, incorporando um conceito funcional aprimorado, que racionaliza a manutenção das plantações em geral.
Seu conceito inovador, permite que se obtenha uma disposição construtiva com excelente nível de funcionalidade, sendo desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira, ter sua utilização simplificada para o uso profissional.
O pulverizador de florestas, é construído com materiais duráveis e robustos, de forma a oferecer qualidade, economia, segurança e simplicidade, possuindo grande versatilidade, mesmo quando solicitado uso contínuo e sob severo regime.
A caracterização da presente solicitação de patente de modelo de utilidade, é feita por meio de desenhos representativos da disposição construtiva aplicada em um pulverizador de florestas, de tal modo, que o produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.A partir das figuras elaboradas, que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde esta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pleiteada.
Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
Breve descrição dos desenhos da disposição A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui o "DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS" que aqui se pleiteia, apresentam-se em anexo os desenhos ilustrativos do produto, onde se vê:
A FIG. 1 - Mostra uma vista súpero-frontal do pulverizador de florestas, onde se vê: pulverizador de florestas (1), chassi (2), roda (3), tanque (4), plataforma elevatória (5), cadeira de acento (6), mangueiras de pulverização (7) e mangueiras hidráulicas (7.1), chapéu aplicador (8) com movimentação pendular (frente/trás/frente) e retilínea lateralmente, piso da plataforma (9), discos de corte (10), cilindro com bicos para pulverização (11), engate de arrasto (12) e guarda corpo (13).
Á FIG. 2 - Mostra uma vista inferior do pulverizador de florestas, onde se vê: pulverizador de florestas(l), chassi (2), roda (3), tanque (4), plataforma elevatória (5), chapéu aplicador (8), discos de corte (10), cilindros com bicos para pulverização (11), e engate de arrasto (12).A FIG. 3 - Mostra uma vista superior do pulverizador de florestas, onde se vê: pulverizador de florestas(l), roda (3), tanque (4), plataforma elevatória (5), chapéu aplicador (8), disco de corte (10), cilindro de pulverização (11) e engate de arrasto (12).
A FIG. 4 - Mostra uma vista súpero-posterior em corte da plataforma elevatória do pulverizador de florestas, onde se vê: plataforma elevatória (5), cadeira de acento (6), mangueiras de pulverização (7) e mangueira hidráulica (7.1), chapéu aplicador (8), piso da plataforma (9), discos de corte (10), cilindro pulverizador (11), guarda corpo (13) e sistema hidráulico de levante da plataforma (14).
A FIG. 5 - Mostra uma vista súpero-posterior do pulverizador de florestas, onde se vê: pulverizador de florestas (1), chassi (2), roda (3), tanque (4), plataforma elevatória (5), cadeira de acento (6), mangueiras pulverização (7) e mangueiras hidráulica (7.1), chapéu aplicador (8), piso da plataforma (9), discos de corte (10), cilindro compactador (11), engate de arrasto (12) e guarda corpo (13).
A FIG. 6 - Mostra uma vista súpero-posterior da plataforma elevatória do pulverizador de florestas, onde se vê: cadeira de acento (6), mangueiras de pulverização (7) e mangueiras hidráulicas (7.1), chapéu aplicador (8), piso da plataforma (9), disco de corte (10), cilindro pulverizador (11) e guarda corpo (13).
A FIG. 7 - Mostra uma vista súpero-frontal da plataforma elevatória do pulverizador de florestas onde se vê: plataforma elevatória (5), cadeira de acento (6), mangueiras de pulverização (7) e mangueiras hidráulicas (7.1), chapéu aplicador(8), piso da plataforma (9), discos de corte (10), cilindro pulverizador (11) e guarda corpo (13).
Descrição detalhada das incorporações De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o "DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS" idealiza um equipamento para pulverização de defensivos agrícolas sobre o solo, dotado de tanque de armazenamento e plataforma com sistema de elevação e bancos de acento para posicionamento dos operadores, denominado de pulverizador de florestas (1), desenvolvido sobre um chassi (2) tipo reboque, contendo duas rodas (3) sobreposto por um tanque de armazenamento (4) de líquidos, e uma plataforma elevatória (5) com duas cadeiras de acento (6) contrapostas.
Uma bomba hidráulica fixada no chassi (2) à frente do tanque de armazenagem (4), é ligada por correias, a uma polia que por sua vez, é ligada ao cardam do trator, movimentando a bomba hidráulica e também a bomba de pulverização, localizada no mesmo chassi, na extremidade traseira do eixo da polia descrita. Desta forma, a bomba hidráulica, é ligada ao sistema de comando hidráulico de acionamento de um dos chapéus de pulverização e de levante da plataforma. O outro chapéu de pulverização é ligado ao sistema hidráulico vindo trator que reboca todo o conjunto.
A bomba de pulverização, ligada ao reservatório de inseticida, imprime pressão ao produto que for ser aplicado, de modo que ele seja transferido através das mangueiras, do tanque até os bicos dos chapéus aplicadores (8), instalados um em cada lateral do Dispositivo, e abaixo da plataforma elevatória (5) como também para os rolos de pulverização.A mangueira (7) de distribuição do produto, sai em via única no tanque (4) de armazenamento e por intermédio de um "T", é dividida em duas, indo uma, para os bicos dos chapéus aplicadores (8), fixados um a cada lado e abaixo da plataforma elevatória (5) de controle, antecedidos por um registro de controle de vazão para cada chapéu, e a outra, para os bicos dos cilindros pulverizadores (13) antecedidos da mesma forma, por um único registro de controle de vazão.
A plataforma elevatória (5) de controle, faz parte do chassi (2) como uma extensão do próprio chassi de fixação do tanque, totalmente montada em aço, com sistema hidráulico de elevação e declinação de todo o conjunto de plataforma.
O sistema hidráulico de movimentação da plataforma elevatória (5) e de um dos chapéus de aplicação, é provido de um reservatório de óleo e de uma bomba hidráulica acionada por uma polia ligada ao cardam do trator. Da bomba hidráulica, saem duas mangueiras que são ligadas a um comando hidráulico, com duas alavancas, uma delas para acionamento do pistão de um dos chapéus, e a outra para acionamento dos dois pistões de elevação e descenço da plataforma de operação do Dispositivo, objeto desta patente. O outro chapéu de aplicação, é acionado pelo sistema hidráulico do trator, que por meio de duas mangueiras, ligadas a outro comando hidráulico com apenas uma alavanca, para acionamento do pistão do outro chapéu. A plataforma elevatória (5) tem ainda, duas cadeiras de acento (6) fixas, para uso dos trabalhadores que comandarão o funcionamento do sistema.
O piso da plataforma (9) é feito de material rígido e com capacidade suficiente para suportar o peso dosmateriais e das pessoas que trabalharão sobre ela, além de ser resistente ao tempo e aos materiais utilizados nos trabalhos.
Os chapéus aplicadores (8) são móveis em sentido frente/trás/frente de forma pendular, e lateralmente, num movimento retilíneo, através de um trilho que corre entre rolamentos num movimento de ida e volta, comandado pelo operador sobre a plataforma elevatória (5) de controle do sistema.
O Dispositivo Pulverizador, possui ainda discos de corte (10), fixados nas duas laterais do chassi (2) logo atrás das rodas e, na extremidade externa dos dois cilindros pulverizadores localizados na parte trazeira do Dispositivo, com a função de cortar galhos (8).
Na parte posterior do chassi (2) do Dispositivo Pulverizador, existem dois cilindros (11), que se estendem por toda a sua largura, auto-ajustáveis e dotados de bicos pulverizadores, com a finalidade aplicar o herbicida sempre na mesma distância do solo, amassando ramos, mato e outros objetos que se encontrem nos locais onde o Dispositivo objeto desta patente estiver sendo empregado, melhorando assim o desempenho e o resultado final do trabalho, não restando lugares que o produto não atinja com resultado altamente favorável.
O chassi (2) possui na parte frontal, um engate de arrasto (12) para vincular o Dispositivo pulverizador em tratores, permitindo que seja deslocado mesmo que em terrenos irregulares.
A plataforma elevatória (5) possui guarda corpo (13) que a envolve em todas as laterais.
No objeto da presente patente, foram tecnicamente abordados e analisados os seguintes itens:pulverizador de florestasd). chassi (2). roda (3). tanque (4), plataforma elevatória (5), cadeira de acento (6), mangueiras de pulverização (7). mangueiras hidráulicas (7.1). chapéu aplicador (8) de movimentos pendular e retilíneo-lateral, piso da plataforma (9), discos de corte (10). cilindro pulverizador (11). engate de arrasto (12). guarda corpo (13). e sistema hidráulico para levantamento da plataforma e acionamento dos chapéus, sistema de pulverização (bomba localizada no chassi, parte da frente ligada direto na polia oue liga ao cardam do trator, filtros) além do sistema hidráulico de levante da plataforma (14).
Pode-se assim, constatar através do exposto que o "DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS", caracteriza-se como um equipamento agrícola e afim, que racionaliza a aplicação de herbicidas nas entre-linhas de plantio e entre-árvores em áreas reflorestadas, que apresenta conforme pudemos evidenciar, em função das análises realizadas e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes no mercado setorial, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica.
Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, o presente "DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS" reúne condições necessárias e suficientes para merecer o privilégio de Modelo de Utilidade.

Claims (8)

1.
"DISPOSITIVO PULVERIZADOR PARA FLORESTAS" idealiza um pulverizador de florestas (1), caracterizado por um chassi (2) tipo reboque, contendo duas rodas (3) sobreposto por um tanque (4) de líquidos e uma plataforma elevatória (5) com duas cadeiras de acento (6) contrapostas; Uma bomba hidráulica fixada no chassi à frente do tanque (4), uma bomba de pulverização (2) ligada por polias (7) ao cardam do trator.
A polia aciona diretamente no seu eixo, a bomba de pulverização.
A
bomba hidráulica é acionada por correias ligadas àquela polia que movimenta e aciona o sistema de pistões colocados na plataforma elevatória (5) para controle do sistema através de alavancas nos comandos hidráulicos.
A bomba de pulverização, leva pressão ao reservatório de inseticida (4), aspergindo, de modo que o inseticida ou o produto que for ser aplicado, seja transferido através pelas mangueiras que levam o produto do tanque, aos chapéus aplicadores (8), instalados um em cada lateral e abaixo da plataforma elevatória (5) do sistema, e aos cilindros pulverizadores (11); Os chapéus aplicadores, são dotados de movimentos pendular (frente/trás/frente) e retilíneo-lateral.
A mangueira (7) de distribuição do produto, entra em via única no tanque (4) de armazenamento e por intermédio de um "T", é ramificada em duas, indo um desses ramais, para os dois chapéus aplicadores (8), fixados um a cada lado e abaixo da plataforma elevatória (5) de controle, e o outro, para os cilindros de pulverização; A plataforma elevatória (5) de controle faz parte do chassi (2) como uma extensão do próprio chassi, totalmente montada em aço, com sistema hidráulico (14) de elevação e declinação de todo o conjunto de plataforma; O sistema hidráulico de movimentação da plataforma elevatória (5) e do pistãode um dos chapéus, recebem pressão da bomba hidráulica localizada na parte frontal do chassi (2) e a frente do tanque reservatório (4), e transfere através de mangueiras hidráulicas adequadas, também ligadas ao comando hidráulico, que por sua vez, é composto de duas alavancas específicas para movimentação da plataforma elevatória (5), movimentação de um dos chapéus aplicadores (8); O outro chapéu aplicador, é acionado pelo sistema hidráulico do trator, ligado a um comando hidráulico de apenas uma alavanca para acionamento e controle do mesmo também
localizado na plataforma de elevatória; A plataforma elevatória (5) tem ainda duas cadeiras de acento (6) fixas para uso dos trabalhadores que comandarão o funcionamento do sistema; O piso da plataforma (9) é construído em material rígido; Os chapéus aplicadores (8), tem movimento pendular no sentido frente/trás/frente e lateral; Lateralmente num movimento retilíneo, levado a efeito através de um trilho que corre entre rolamentos permitindo um movimento de ida e volta, comandado pelo operador sobre a plataforma elevatória (5) de controle do sistema, que aciona os pistões hidráulicos que tem esta finalidade; Movimento pendular, num movimento frente/trás/frente, levados a efeito por um sistema de braços mecânicos duplos (8). O pulverizador possui ainda discos de corte (10), fixados nas duas laterais do chassi (2), logo atrás das rodas e nas extremidades dos dois cilindros pulverizadores; Na porção posterior do chassi (2) existem dois cilindros (11) que são também dotados de bicos para pulverização (14) que se estendem por toda a sua largura; O chassi (2) possui na porção frontal um engate de arrasto (12) para vincular o pulverizador em tratores; a plataforma elevatória (5) possui guarda corpo (13) que a envolve em todas as laterais.
BRMU8801387 2008-04-25 2008-04-25 dispositivo pulverizador para florestas BRMU8801387U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801387 BRMU8801387U2 (pt) 2008-04-25 2008-04-25 dispositivo pulverizador para florestas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801387 BRMU8801387U2 (pt) 2008-04-25 2008-04-25 dispositivo pulverizador para florestas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8801387U2 true BRMU8801387U2 (pt) 2009-12-15

Family

ID=41429493

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8801387 BRMU8801387U2 (pt) 2008-04-25 2008-04-25 dispositivo pulverizador para florestas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8801387U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN201911218U (zh) 圆盘式仿形定向机动喷雾机
US2581678A (en) Wheeled spraying device
AU2022228189B2 (en) Recycle and drift reduction spray system for vineyards and tree crops
US6622935B1 (en) Articulated crop spraying apparatus
US4569296A (en) Agricultural tool bar and chemical applicator
CN104285932A (zh) 一种多角度喷药车
US1188131A (en) Agricultural device.
BRMU8801387U2 (pt) dispositivo pulverizador para florestas
US3235012A (en) Seed bed shaping and tilling device
CN205848462U (zh) 一种适用于果园、农田喷洒农药的机动自走式多功能农药喷雾机
CN203661542U (zh) 一种农林作业机
US3616769A (en) Wild oat sprayer attachment
Clayton The Varidome precision band sprayer for row crops.
CN112674065A (zh) 一种山地自动壁障撒药装置
JP3495339B2 (ja) 茶株内噴霧器および茶株病害虫駆除方法
KR102465257B1 (ko) 분사 높이와 방향이 조절되는 조향이동방제장치
US1970984A (en) Spraying machine
CN208908935U (zh) 一种农田移动式叶面阻隔剂自动喷施装置
CN212828349U (zh) 一种苗间行驶有轨道多用拖车
CN207269704U (zh) 一种除草剂地下施药装置
BR102014018501A2 (pt) equipamento pulverizador agrícola de alta pressão
SU1727584A1 (ru) Орудие дл междур дной обработки почвы с одновременным поливом
Mahal et al. Development of high clearance power sprayer for cotton
BR102016007436A2 (pt) Spraying equipment for microtrators, motocultivators or two-wheel tractors
WO2023113589A1 (en) Sprayer assembly

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.