BRMU8702318U2 - disposição construtiva em dilatador nasal interno - Google Patents

disposição construtiva em dilatador nasal interno Download PDF

Info

Publication number
BRMU8702318U2
BRMU8702318U2 BRMU8702318U BRMU8702318U2 BR MU8702318 U2 BRMU8702318 U2 BR MU8702318U2 BR MU8702318 U BRMU8702318 U BR MU8702318U BR MU8702318 U2 BRMU8702318 U2 BR MU8702318U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nasal
tubes
constructive
breathing
nasal dilator
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Silva Joao Da
Original Assignee
Silva Joao Da
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Silva Joao Da filed Critical Silva Joao Da
Priority to BRMU8702318 priority Critical patent/BRMU8702318U2/pt
Publication of BRMU8702318U2 publication Critical patent/BRMU8702318U2/pt

Links

Landscapes

  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO CONSTRUTIVA EM DILATADOR NASAL INTERNO. Mais particularmente trata-se de um pequeno dispositivo (1) a ser introduzido nas narinas (N) alcançando as cavidades nasais, visando dilata-Ias por meio mecânico a fim de facilitar a respiraçâo do usuário, eliminando, assim, o congestionamento nasal provocado em diversas situações, tal como em casos de gripe, resfriado, desvio de septo, podendo, inclusive, ser utilizado durante o sono, durante a prática de esportes e em outras situações que o usuário necessite melhorar a respiraçâo pelas vias aéreas superiores; o dispositivo dilatador nasal (1) é compreendido por um ou dois tubetes (2) vazados internamente por canal tubular (3) e interligados por um liame flexível (5).

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DILATADOR NASAL INTERNO".
CAMPO TÉCNICO
Trata o presente modelo de utilidade de um dilatador nasal interno, mais particularmente trata-se de um pequeno dispositivo a ser introduzido nas narinas alcançando as cavidades nasais, visando dilata-las por meio mecânico a fim de facilitar a respiração do usuário, eliminando, assim, o congestionamento nasal provocado em diversas situações, tal como em casos de gripe, resfriado, desvio de septo, podendo, inclusive, ser utilizado durante o sono, durante a prática de esportes e em outras situações que o usuário necessite melhorar a respiração pelas vias aéreas superiores.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
De acordo com estudos e pesquisas, já é de conhecimento que a respiração nasal é uma função fisiológica do homem e desempenha um papel imprescindível para a manutenção e o desenvolvimento saudável das estruturas orofaciais. Para que ocorra, entretanto, são necessárias as integridades anatômica e funcional das vias aéreas superiores. Quando há uma modificação nesta situação, a natureza desencadeia, por um princípio de sobrevivência, um padrão de respiração oral com caráter de suplência. Geralmente a congestão nasal é resultado de uma inflamação da mucosa que reveste o nariz devido à dilataçao dos vasos sangüíneos. Como causas mais freqüentes da congestão nasal são apontados: hipertrofia de adenóide e amígdalas, rinite alérgica, desvio de septo, hipertrofia de cornetos e ainda, simplesmente, postura viciosa podendo ser provocadas por renites, sinusites.
Além de um desconforto comprovadamente importante, abrir a boca para respirar, devido à existência de patologia obstrutiva ou simplesmente por hábito, desviando apassagem de ar da nasofaringe para a orofaringe, pode levar a um contingente bastante variado de conseqüências, amplamente descritas na literatura: alterações craniofaciais e dentárias, alteração dos órgãos fonoarticulatórios, alterações das funções orofaciais, alterações corporais, além de outras alterações possíveis.
O alívio dos sintomas da congestão nasal pode passar pelo uso de medicamentos, sendo que os descongestionantes são os mais indicados. Estes medicamentos atuam diminuindo o diâmetro dos vasos sangüíneos - efeito vasoconstritor - alargando a passagem de ar e facilitando a saída das secreções. São conhecidos dois tipos de vasoconstritores: a) os de uso tópico - sob a forma de spray ou gotas, aplicam-se diretamente no nariz, tendo uma ação mais rápida, e b) os de uso sistêmico - de administração oral, necessitam de mais tempo e de doses mais elevadas para serem eficazes. Devem se usados com muita precaução em doentes com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, glaucoma e hiperplasia benigna da próstata.
Mais recentemente, tornou-se conhecido na mídia, principalmente pelo uso de atletas, um dispositivo dilatador nasal que se dispõe a proporcionar alívio da congestão sem utilizar medicamentos ou qualquer produto químico. Realiza apenas uma atividade mecânica abrindo as narinas, aumentando assim a quantidade de ar que é levado aos pulmões. Compreende uma tira adesiva anatômica que é aplicada sobre o nariz de maneira a tracionar as narinas, mantendo-as abertas, a fim de permitir a passagem do ar, melhorando a respiração nasal.
Apesar de ser um avanço frente aos medicamentos, pois que não há ingestão de componentes químicos, o dilatador nasal na forma de tira adesiva tem como inconveniente ofato de permanecer aparente ao rosto do usuário. BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
O requerente, visando trazer melhorias para facilitar a respiração nasal, desenvolveu o presente dilatador nasal interno que compreende um pequeno dispositivo a ser introduzido nas narinas alcançando as cavidades nasais, visando dilatá-las por meio mecânico, tornando-se um facilitador da respiração através das vias aéreas superiores.
Referido dispositivo consiste de dois tubetes de formato troncônico, cada um deles sendo vazado longitudinalmente por canal tubular e apresentando suas bases maiores interligadas por um Mame flexível que mantém ditos tubetes próximos e basicamente paralelos; as extremidades mais estreitas dos tubetes são ligeiramente cônicas com acabamento arredondado e com a superfície externa substancialmente lisa.
O dispositivo é facilmente introduzido nas cavidades nasais, sendo mantido nesta posição em função de sua conformação e em função do Mame de ligação.
Assim sendo, o usuário tem as cavidades nasais abertas constantemente, alcançando maior facilidade para respirar seja durante suas atividades, seja durante o sono.
Outra vantagem pode ser observada quando comparado ao dispositivo na forma de tira adesiva, pois que o dispositivo inovado, uma vez alojado nas narinas, permanece imperceptível aos olhos dos outros, podendo ser utilizado nos mais variados locais, tais como locais de trabalho e outros.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do modelo deutilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
a figura 1 é uma vista em perspectiva do dispositivo dilatador nasal;
a figura 2 é uma vista é uma vista em corte transversal do dispositivo dilatador nasal;
a figura 3 ilustra uma vista esquemática do dispositivo aplicado nas narinas do usuário; e
as figuras 4 e 5 ilustram a versão construtiva opcional e seu modo de aplicação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
Com referências aos desenhos ilustrados, o presente modelo de Utilidade se refere a uma "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DILATADOR NASAL INTERNO", mais particularmente trata-se de um dispositivo dilatador nasal (1) empregado para dilatar as cavidades nasais, por meio mecânico, compreendendo, assim, um facilitador da respiração através das vias aéreas superiores.
Segundo o presente modelo de utilidade o dispositivo dilatador nasal (1) compreende dois tubetes (2), idênticos e de formato troncônico alongado, confeccionados em silicone ou material termoplástico medicinal ou equivalente, cada um deles sendo vazado longitudinalmente por canal tubular (3) e apresentando suas bases maiores (4) interligadas por um Mame flexível (5) que mantém ditos tubetes (2) próximos e basicamente paralelos; as extremidades mais estreitas (6) dos tubetes são ligeiramente cônicas com acabamento arredondado e com a superfície externasubstancialmente lisa.
Numa opção construtiva, o liame flexível (5) pode apresentar uma área de enfraquecimento (7) que permita que um dos tubetes (2) seja destacado, separando-se do conjunto; o outro tubete (2), por sua vez, se mantém acoplado ao liame (5). Tal configuração opcional permite que o usuário utilize apenas um tubete (2) em uma das narinas e que este se mantenha estável na cavidade nasal em função do liame (5) servir de anteparo limitador.
O dispositivo dilatador nasal (1), através do um ou dois tubetes (2) é introduzido na(s) narina(s) (N) alcançando a(s) cavidades nasal(is), visando dilata-la(s) por meio mecânico a fim de facilitar a respiração.
Enquanto se descreve a realização preferida do presente modelo de utilidade, quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro e escopo de modelo de utilidade, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que o definem, ou seja, a combinação e modificação de elementos já conhecidos em nova forma ou disposição, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

Claims (2)

1.) "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DILATADOR NASAL INTERNO", mais particularmente trata-se de um dispositivo dilatador nasal (1) empregado para dilatar as cavidades nasais, por meio mecânico, compreendendo, assim, um facilitador da respiração através das vias aéreas superiores; caracterizado pelo dispositivo dilatador nasal (1) compreende dois tubetes (2), idênticos e de formato troncônico alongado, confeccionados em silicone ou material termoplástico medicinal ou equivalente, cada um deles sendo vazado longitudinalmente por canal tubular (3) e apresentando suas bases maiores (4) interligadas por um Mame flexível (5) que mantém ditos tubetes (2) próximos e basicamente paralelos; as extremidades mais estreitas (6) dos tubetes são ligeiramente cônicas com acabamento arredondado e com a superfície externa substancialmente lisa.
2.) "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DILATADOR NASAL INTERNO", de acordo com a Ia reivindicação e numa opção construtiva, caracterizado pelo fato do Mame flexível (5) pode apresentar uma área de enfraquecimento (7) que permita que um dos tubetes (2) seja destacado, separando-se do conjunto; o outro tubete (2), por sua vez, se mantém acoplado ao Mame (5).
BRMU8702318 2007-11-05 2007-11-05 disposição construtiva em dilatador nasal interno BRMU8702318U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8702318 BRMU8702318U2 (pt) 2007-11-05 2007-11-05 disposição construtiva em dilatador nasal interno

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8702318 BRMU8702318U2 (pt) 2007-11-05 2007-11-05 disposição construtiva em dilatador nasal interno

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8702318U2 true BRMU8702318U2 (pt) 2009-07-07

Family

ID=40822762

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8702318 BRMU8702318U2 (pt) 2007-11-05 2007-11-05 disposição construtiva em dilatador nasal interno

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8702318U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6562057B2 (en) Nasal breathing assist devices
Wagenmann et al. Anatomic and physiologic considerations in sinusitis
RU2352372C2 (ru) Анатомический назальный респиратор
BRPI0518641B8 (pt) dispositivo respiratório nasal
ES2729262T3 (es) Tubo nasogástrico
ES2951639T3 (es) Catéter de eyección nasal aplastable
Johnson et al. Updated nasal surgery for obstructive sleep apnea
ES2787209T3 (es) Dilatador nasal
BRMU8702318U2 (pt) disposição construtiva em dilatador nasal interno
US8343464B2 (en) Composition and method for treating eustachian tube dysfunction
CN209286208U (zh) 一种防脱落、防返流胃管
ES2822596T3 (es) Dispositivo para mejorar la ventilación nasal
BR102012020935B1 (pt) sistema dissuasivo do ronco e congêneres
BR202012012821U2 (pt) Dilatador nasal flexível
CN203988967U (zh) 洗鼻器
CN215022620U (zh) 一种新型医用胃管
CN207545612U (zh) 一种新型胃管固定器
Kacker Looking after local nasal and sinus mucosa in health, disease and after surgery
ES2892903T3 (es) Dispositivo para facilitar la administración de un medicamento a los pulmones por medio de un catéter
Park et al. The Nose and Sleep Disorders
JP2008194411A (ja) 花粉症対策用中空鼻孔栓。
WO2020001627A1 (zh) 用于止鼾的鼻咽支架
KR20230169004A (ko) 코골이감소 비강확장기
BR102019007925A2 (pt) processo integrado para produção de chumbo e outros metais por redução simultânea via hidrogenação e cementação
BR102017004229B1 (pt) Aerocâmara

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired