BRMU8701193U2 - dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral - Google Patents

dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral Download PDF

Info

Publication number
BRMU8701193U2
BRMU8701193U2 BRMU8701193U BRMU8701193U2 BR MU8701193 U2 BRMU8701193 U2 BR MU8701193U2 BR MU8701193 U BRMU8701193 U BR MU8701193U BR MU8701193 U2 BRMU8701193 U2 BR MU8701193U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nut
furniture
female
compatible
joined
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Silva Elias Francisco Da
Original Assignee
Silva Elias Francisco Da
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Silva Elias Francisco Da filed Critical Silva Elias Francisco Da
Priority to BRMU8701193 priority Critical patent/BRMU8701193U2/pt
Publication of BRMU8701193U2 publication Critical patent/BRMU8701193U2/pt

Links

Landscapes

  • Furniture Connections (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO FÊMEA PARA MONTAGEM DE MOBILIÁRIO EM GERAL. Aplica-se a toda e qualquer tipo de móvel, preferencialmente camas em que as travessas (T) são unidas por meio de parafusos (1) e porcas (2) às peseira (P) e cabeceira (C), em que a porca (2) é encapsulada no dispositivo (D) pleiteado, obtido por meio de injeção, sopro ou outro meio já conhecido, conformando um corpo (3) circular de diâmetro externo (4) compatível com o diâmetro (5) do orificio de uma das peças a ser unida/ montada, sendo tal dispositivo (D) dotado de uma reentrância (6) anterior, compatível com a porca (2) e vazados (7) concêntricos de forma permitir o transpasse do parafuso através do referido dispositivo (D) que pode ser fabricado do tipo tampa furo

Description

"DISPOSITIVO FÊMEA PARA MONTAGEM DE MOBILIÁRIO EM GERAL"
Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de um inédito "DISPOSITIVO FÊMEA PARA MONTAGEM DE MOBILIÁRIO EM GERAL", notadamente de um dispositivo "fêmea" constituído por uma porca encapsulada em corpo polimérico de conformação ideal para adentrar em orifício, posicionado em uma das peças a serem unidas, preferencialmente em madeira, proporcionando montagem e desmontagem freqüente sem danos a qualquer das peças, assim como dos elementos de fixação, mais especificamente parafuso e porca, montagem essa particularmente rápida, simples e eficiente criando um novo conceito mercadológico.
É de conhecimento geral que mobiliários são projetados de forma a possibilitar sua montagem e desmontagem de maneira a atender exigências de logística. Por tratarem de peças com volume considerável, torna-se totalmente inviável sua industrialização e comercialização em peça única, daí a obrigatoriedade de serem passíveis de montagem e desmontagem.
Há vários tipos de montagens e meios de fixação das peças que formam um móvel sendo que geralmente ditos meios são característicos de determinado segmento do mobiliário, como, por exemplo, as mesas formadas por tampos e pés têm as peças fixadas através de parafusos de rosca soberba tal qual bancos e cadeiras, em alguns casos auxiliados por cavilhas.Já as camas, formadas basicamente por cabeceira, peseira e travessas, além é claro do estrado, possuem no atual ESTADO DA TÉCNICA uma montagem particular para unir as travessas à respectivas peseira e cabeceira. Na maioria das vezes tal união é realizada por meio de parafuso e porca, em que dito parafuso é longo o suficiente para transpassar a cabeceira e peseira na altura das travessas onde adentra através de orifício concêntrico que finda em uma cavidade com o objetivo único de recepcionar a porca que por sua vez é rosqueada ao parafuso supra citado. Esse tipo de montagem também é utilizado, porém com menos freqüência, em "racks", guardas-roupa e outros tipos de móveis.
A forma de fixação convencional tal como citado acima, apresenta alguns inconvenientes de ordem operacional, em que o mais destacado é o desgaste precoce que ocorre, após algumas montagens e desmontagens, na porção contígua a porca, mais especificamente na cavidade receptora da porca propriamente dita. Tal fato explica-se pelo comprimento demasiadamente alongado do parafuso e pelo posicionamento precário da porca no interior da cavidade receptora, de modo que normalmente o montador faz inúmeras tentativas com o intuito de iniciar e fixar o parafuso à porca vindo a desgastar em primeiro lugar a madeira, material mais mole, e depois as roscas do parafuso e da porca dificultando sobremaneira a montagem, podendo chegar ao ponto de inviabilizá-la.Por conseguinte, esse tipo de montagem que inclui parafuso e porca, apresentam outras desvantagens em nível de montagem, não sendo nem um pouco práticos, e requerem mão de obra especializada, mesmo assim, como já comentado, ocasionando deterioração precoce do mobiliário em questão. De forma totalmente diferente, o dispositivo idealizado pelo inventor, tem como particularidade a possibilidade de montagem rápida e simples das peças, preferencialmente travessas à peseira e cabeceira de camas e móveis do gênero que utilizam porca encravada em uma das peças a serem unidas e parafusos, impondo um alinhamento ideal entre porca x parafuso, atribuindo acabamento perfeito, além de revelar firmeza estrutural incomum.
Outro fator a ser considerado, é que a porca encapsulada em corpo polimérico pode possuir acabamento tipo tampa-furo ou do tipo vazado cabendo ao fabricante do móvel optar pelo modelo que melhor atenda às suas necessidades, sendo que com tal construtividade não oferece qualquer restrição quanto a quantidade de montagens e desmontagens.
Em linhas gerais, o dispositivo consiste na injeção de um corpo circular polimérico de diâmetro compatível com o orifício receptor sendo dotado de uma reentrância predominantemente retangular e dimensão adequada para inserir determinada porca que uma vez enclausurada oferece alinhamento ideal para o parafuso que além de transpassar dita porca, passa através dos vazados circulares concêntricos longitudinais do dispositivo pleiteado, dessa formafixando duas peças.
Conforme se pode perceber, a montagem de um móvel, a título ilustrativo e não limitativo uma cama, ou seja, composta por travessas, peseira e cabeceira a partir do presente dispositivo é extremamente resistente, durável, rápido, não havendo necessidade de mão de obra especializada.
A seguir, explica-se a inovação com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:
Fig. 1 - Vista em perspectiva do dispositivo fêmea para montagem de mobiliário em geral, com detalhe invertido;
Fig. 2 - Vista em perspectiva explodida do dispositivo fêmea para montagem de mobiliário em geral;
Fig. 3 - Vista em corte do dispositivo fêmea para montagem de mobiliário em geral;
Fig. 4 - Vista em corte do dispositivo fêmea para montagem de mobiliário em geral, mostrando uso em uma cama qualquer;
Fig. 5 - Vista em perspectiva do dispositivo fêmea para montagem de mobiliário em geral explodido em relação à travessa de uma cama qualquer;
Fig. 6 - Vista em perspectiva do dispositivo fêmea para montagem de mobiliário em geral, em uma variação construtiva;
Fig. 7 - Vista em perspectiva explodida de uma montagem convencional de cama.O "DISPOSITIVO FÊMEA PARA MONTAGEM DE MOBILIÁRIO EM GERAL", objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, aplica-se a toda e qualquer tipo de móvel, preferencialmente camas em que as travessas (T) são unidas por meio de parafusos (1) e porcas (2) às peseira (P) e cabeceira (C), em que a porca (2) é encapsulada no dispositivo (D) pleiteado, obtido por meio de injeção, sopro ou outro meio já conhecido, conformando um corpo (3) circular de diâmetro externo (4) compatível com o diâmetro (5) do orifício de uma das peças a ser unida/ montada, sendo tal dispositivo (D) dotado de uma reentrância (6) anterior, compatível com a porca (2) e vazados (7) concêntricos de forma permitir o transpasse do parafuso através do referido dispositivo (D) que pode ser fabricado do tipo tampa furo (Dl) ou do tipo vazado (D2).
Mais particularmente o dispositivo (D) pleiteado consiste de um corpo (3) circular obtido por meio de injeção, sopro ou outro meio de fabricação conhecido, cujo diâmetro (4) externo ou formato externo é compatível com o diâmetro (5) do orifício de uma das peças a serem unidas e montadas. Tal dispositivo (D) possui acabamento anelar (8) superior que se projeta além do diâmetro externo primeiro citado, gerando um dispositivo do tipo tampa-furo (Dl). Além disso, o dispositivo (D) conforma uma reentrância (6) anterior predominantemente retangular, portanto compatível com a porca (2) receptora do parafuso (1), porca essa que permanece enclausurada e imóvel no interior de taldispositivo o que torna o alinhamento, início e torque do parafuso mais fácil de se realizar, desse modo evitando o desgaste prematuro das partes ou peças envolvidas. Além disso, o dispositivo em questão é dotado de vazados (7) concêntricos longitudinais que possibilitam o transpasse do parafuso (1) através da porca (2) e dispositivo (D). A construtividade de tal dispositivo é complementada por um vão (9) posterior, contíguo a reentrância (6) e por seções laterais (10), em vazio, com o objetivo de aliviar massa.
Em uma variação construtiva o dispositivo (D) mantém as mesmas formas citadas acima, porém sem o acabamento anelar (8), gerando um dispositivo (D2) vazado, com a mesma funcionalidade.

Claims (2)

1. "DISPOSITIVO FÊMEA PARA MONTAGEM DE MOBILIÁRIO EM GERAL", aplica-se a toda e qualquer tipo de móvel, preferencialmente camas em que as travessas (T) são unidas por meio de parafusos (1) e porcas (2) às peseira (P) e cabeceira (C), caracterizado pelo dispositivo (D) encapsular a porca (2); formado pelo corpo (3) circular cujo diâmetro (4) externo ou formato externo é compatível com o diâmetro (5) do orifício de uma das peças a serem unidas e montadas; o dispositivo (D) possui acabamento anelar (8) superior que se projeta além do diâmetro externo primeiro citado, gerando um dispositivo do tipo tampa-furo (Dl), conformando uma reentrância (6) anterior predominantemente retangular, portanto compatível com a porca (2) receptora do parafuso (1); além disso, o dispositivo em questão é dotado de vazados (7) concêntricos longitudinais que possibilitam o transpasse do parafuso (í) através da porca (2) e dispositivo (D), complementado por vão (9) posterior e seções laterais (10), em vazio.
2. "DISPOSITIVO FÊMEA PARA MONTAGEM DE MOBILIÁRIO EM GERAL" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por em uma variação construtiva o dispositivo manter as mesmas formas citadas acima, porém sem o acabamento anelar (8), gerando um dispositivo (D2) vazado.
BRMU8701193 2007-05-28 2007-05-28 dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral BRMU8701193U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8701193 BRMU8701193U2 (pt) 2007-05-28 2007-05-28 dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8701193 BRMU8701193U2 (pt) 2007-05-28 2007-05-28 dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8701193U2 true BRMU8701193U2 (pt) 2009-01-13

Family

ID=40566723

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8701193 BRMU8701193U2 (pt) 2007-05-28 2007-05-28 dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8701193U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7297100B2 (ja) 着脱可能な椅脚と椅子
CN204401328U (zh) 一种落地式晾衣架
WO2017096449A1 (pt) Configuração aplicada em conjunto estrutural empregado na fabricação de móveis modulares ou planejados
BRMU8701193U2 (pt) dispositivo fÊmea para montagem em mobiliÁrio em geral
CN203597646U (zh) 一种新型椅子
KR200429344Y1 (ko) 차단기 받침대
CN103405058B (zh) 一种椅子
CN201431157Y (zh) 多功能积木式组合家具
CN215304482U (zh) 一种多段调节高度的积木桌腿
CN208550533U (zh) 一种新型桌脚组合结构
CN207640004U (zh) 一种可变形儿童椅
CN202179339U (zh) 一种塑料模特儿站立支撑装置
CN201085321Y (zh) 多功能床桌椅
CN201591325U (zh) 一种组装的椅子
CN207400563U (zh) 一种新型椅
KR200464463Y1 (ko) 의자의 다리대 결합구조 및 그 제조금형
JP5903140B1 (ja) 組立式収納体
KR200478621Y1 (ko) 베이비룸이 부설되는 회전 미끄럼틀
CN220973039U (zh) 腔体带凹槽的结构成型过程中模具结构
BR102015017346A2 (pt) inserto para fixação de grades e travessas na cabeceira e peseira de berços e camas
USD536599S1 (en) Bracket
KR910002188Y1 (ko) 합성수지제 조립식의자
CN205696860U (zh) 一种围栏连接器装置
KR20090012995U (ko) 의자용 다리의 발판.
KR200306779Y1 (ko) 옷장용 선반옷걸이

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.