BRMU8700664Y1 - disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento - Google Patents

disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento Download PDF

Info

Publication number
BRMU8700664Y1
BRMU8700664Y1 BRMU8700664U BRMU8700664U BRMU8700664Y1 BR MU8700664 Y1 BRMU8700664 Y1 BR MU8700664Y1 BR MU8700664 U BRMU8700664 U BR MU8700664U BR MU8700664 U BRMU8700664 U BR MU8700664U BR MU8700664 Y1 BRMU8700664 Y1 BR MU8700664Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
key
lock
drive shaft
tubular
latch
Prior art date
Application number
BRMU8700664U
Other languages
English (en)
Inventor
Eduardo Cezar Petterson
Viviane Aparecida Dos Santos
Original Assignee
Eduardo Cezar Petterson
Viviane Aparecida Dos Santos
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eduardo Cezar Petterson, Viviane Aparecida Dos Santos filed Critical Eduardo Cezar Petterson
Priority to BRMU8700664U priority Critical patent/BRMU8700664Y1/pt
Publication of BRMU8700664U2 publication Critical patent/BRMU8700664U2/pt
Publication of BRMU8700664Y1 publication Critical patent/BRMU8700664Y1/pt

Links

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento. disposição esta particularmente desenvolvida para que uma única chave possa abrir diversas portas dotadas de presente fechadura (1), a qual é constituída por uma maçaneta fixa (3) com um furo central (a) ao redor do qual é montada e fixada uma camisa tubular (3a) onde se encaixa, interna e coaxialmente, um eixo de acionamento (4a) fixado à outra maçaneta de comando (4); a extremidade livre do eixo de acionamento (4a) prevê um rebaixo diametral (4c), onde são dispostos pelo menos dois dentes salientes (4d); o corpo do eixo de acionamento (4a) prevê a montagem de pelo menos um pino perpendicular (4b) encaixado e deslizante em um rasgo transversal (3b) central praticado na camisa tubular (3a); a porção superior do pino perpendicular (4b) atua diretamente no trinco (t); dito pino perpendicular (4b) recebe, ainda, a extremidade (ml) de uma mola (m), cuja outra extremidade (m2) é fixada em um anteparo (5) disposto na face interna da parede perpendicular (p2) da porta (p); a chave (6) é conformada por um corpo prismático alongado, preferencialmente tubular, que tem a extremidade livre dotada de rebaixo interno tubular (6b) configurando uma borda dotada de pelo menos dois recortes (6c) que correspondem aos dentes salientes (4d) do eixo de acionamento (4a);

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM FECHADURA E RESPECTIVA CHAVE OE ACIONAMENTO".
CAMPO TÉCNICO
Trata o presente modelo de utilidade de nova disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento, particularmente utilizada para fechaduras blindadas, onde uma única chave abre diversas portas dotadas de presente fechadura; mais precisamente, a nova disposição construtiva é aplicada em portas de salas e ambientes de escolas, faculdades ou qualquer outro tipo de estabelecimento onde existam diversas salas e ambientes.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
De uma forma geral, as chaves são constituídas de forma a corresponderem a uma única e determinada fechadura, visando liberar os mecanismos que mantém a trava bloqueada e permitindo o seu acionamento. Assim sendo, somente uma chave ou cópia na posição correta poderá ser usada. Desta maneira, os modelos mais simplificados de chave têm o mesmo princípio de funcionamento, onde o segredo está ligado à altura dos dentes da chave, que formam uma base de apoio para pequenos pinos ou tambores metálicos, cofocados aos pares e alinhados no interior da fechadura. Ditos pinos são sustentados por molas e quando a chave correta é inserida os pinos são alinhados de modo a permitir o giro do cilindro da fechadura liberando a trava principal.
Quando se trata de uma casa, pequenos estabelecimentos ou correlatos, um pequeno molho de chaves já é o suficiente para abrir e fechar todas as portas e demais fechaduras. Porém, quando se trata de grandes estabelecimentos, com diversas portas, tais como escolas, faculdades, hospitais e/ou outras instituições é necessário um grande número de chaves que correspondam, naturalmente, a respectivo grande número de fechaduras. Em decorrência disso, vários são os inconvenientes encontrados. Um deles, por exemplo, reside no desperdício de tempo do funcionário no momento de abrir e fechar essas portas, pois que fica procurando qual a chave correspondente, mesmo que estas estejam marcadas com sinais ou cores.
Outro contratempo é o fato de que cada chave necessita de pelo menos uma cópia, o que remete um grande investimento por parte do estabelecimento.
Outro inconveniente dentre tantos, é que as usuais fechaduras são facilmente violadas ou arrancadas por vândalos ou ladrões visando danificar ou roubar as salas de aula e demais ambientes.
Visando evitar este tipo de vandalismo e também o excesso de chaves já são conhecidas alguns modelos alternativos. Um deles consiste num modelo informatizado que substitui a chave metálica por um cartão magnético, contendo um código que é lido por um sistema interno à fechadura que, por sua vez, comunica-se um computador remoto ou central que controla as permissões e horários de entrada e saída dos ambientes. Neste caso, um inconveniente reside no fato do sistema depender de energia elétrica ou batería, pois na falta de alimentação ou até mesmo uma avaria no computador de controle pode causar transtornos a todos as fechaduras e, consequentemente aos usuários.
Outro grande empecilho consiste no alto investimento para a instalação dos dispositivos eletrônicos em cada porta e todos os demais componentes que integram o sistema eletrônico, concluindo que o custo pode não ser um benefício ao final.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
Pensando em proporcionar melhorias para os estabelecimentos do tipo escolas e outros, o inventor desenvolveu a presente disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento, onde uma só chave é passível de acionar/abrir diversas portas, eliminando os inconvenientes relatados no estado da técnica. A inovada fechadura foi desenvolvida para ser disposta em qualquer tipo de porta, pois a mesma é uma fechadura blindada e soldada internamente por solda MIG. A fechadura em si contempla um conjunto formado por um par de maçanetas interligadas por bloco tubular central, o qual é responsável por acionar um trinco. A porta, por sua vez, prevê que, para a instalação da fechadura, sejam necessários três orifícios, sendo um orifício na parede lateral para a passagem do trinco, enquanto que nas paredes perpendiculares laterais da porta são previstos outros dois orifícios alinhados axialmente entre si, para a instalação do mecanismo/bloco tubular da fechadura. O bloco tubular da fechadura compreende uma maçaneta com orifício central, ao redor do qual é fixada uma camisa tubular onde é alojado, interna e coaxialmente, um eixo de acionamento que numa extremidade é fixado à outra maçaneta de comando, enquanto que a outra extremidade prevê um rebaixo diametral, onde é aplicado pelo menos dois dentes salientes. Dita camisa tubular é dotada de um rasgo transversal praticado em sua porção central que permite o movimento de um pino perpendicular cuja extremidade é montada, fixamente no eixo de aconamento.
Dito pino perpendicular tem altura tal que o mantém encaixado e deslizante no rasgo transversal central da camisa tubular; a extremidade livre do pino perpendicular é encaixada num recorte longitudinal praticado na parte posterior do trinco.
Dito pino tem ainda a função de receber a extremidade de uma mola, cuja outra extremidade é fixada em um anteparo disposto na face interna da parede perpendicular da porta. Referida mola promove uma força para que o trinco permaneça constantemente na posição de travamento, somente se deslocando quando o acionamento é exercido pela maçaneta de comando ou pela chave, a seguir descrita.
Para o acionamento do trinco é disponibilizada a citada chave que permite girar o eixo de acionamento carregando consigo o pino perpendicular e, consequentemente, o trinco.
Citada chave é conformada por um corpo prismático alongado, preferencialmente cilíndrico, que contempla uma argola para a montagem em chaveiros, enquanto que a extremidade livre prevê um rebaixo interno tubular que configura uma borda dotada de pelo menos dois recortes que correspondem aos dentes salientes do eixo de acionamento.
Para abrir uma porta com a fechadura inovada, a chave é inserida na camisa tubular da maçaneta fixa, de maneira a encaixar os recortes nos dentes salientes do eixo de acionamento. Quando a chave é girada, o eixo de acionamento também é rotacionado permitindo a movimentação do pino perpendicular, que assim, desloca o trinco para trás, destravando-o do batente e permitindo a abertura da porta.
Desta forma, uma única chave abre uma pluralidade de portas dotadas do mecanismo da referida fechadura.
Outra vantagem reside no fato da parede lateral da porta, especificamente pelo lado interno, contemplar uma projeção tubular que envolve a extremidade do trinco, quer ele esteja na posição de repouso (tranca) quer ele esteja na posição recolhida (destravado), evitando assim, que pessoas tentem violar a fechadura pelo orifício de passagem do trinco.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do modelo de utilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte: a figura 1 ilustra uma vista em perspectiva da fechadura aplicada na porta com a chave em posição explodida; a figura 2 mostra uma vista em perspectiva onde se vê uma parte do bloco tubular em corte, mais precisamente a camisa tubular e a maçaneta fixa; a figura 3 representa uma vista em perspectiva explodida dos componentes da fechadura e a chave única; as figuras 4 e 4A revelam, respectivamente, uma vista frontal e superior do mecanismo da fechadura em repouso, ou seja, travada; as figuras 5 e 5A ilustram, respectivamente, uma vista frontal e superior do mecanismo da fechadura acionada, ou seja, em momento de destravamento; a figura 6 mostra uma vista em corte transversal indicado na figura 5A.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
Com referências aos desenhos ilustrados, o presente modelo de Utilidade se refere a uma nova "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM FECHADURA E RESPECTIVA CHAVE DE ACIONAMENTO" (1), do tipo aplicada em portas (P) de salas e ambientes de estabelecimentos em geral, particularmente escolas, hospitais, indústrias e outros; dita fechadura (1) contempla um conjunto formado por um par de maçanetas interligadas por bloco tubular central (B) passível de acionar o trinco (T); a porta (P), por sua vez, prevê que para a montagem da fechadura (1) seja necessário um orifício (01) na parede lateral (Pl) para a passagem do trinco (T) que permanece alojado em um trecho tubular (2), enquanto que nas paredes perpendiculares laterais (P2) e (P3) da porta (P), são previstos outros dois orifícios (02) e (03) alinhados axialmente entre si, para a instalação do mecanismo/bloco tubular (B) da fechadura (1). 0 aludido bloco tubular (B) da fechadura (1) compreende uma maçaneta fixa (3) com um furo central (a) ao redor do qual é montada e fixada uma camisa tubufar (3a) onde se encaixa, interna e coaxialmente, um eixo de acionamento (4a) fixado à outra maçaneta de comando (4); a extremidade livre do eixo de acionamento (4a) prevê um rebaixo diametral (4c), onde são dispostos pelo menos dois dentes salientes (4d). 0 corpo do eixo de acionamento (4a) prevê a montagem de pelo menos um pino perpendicular (4b) com altura tal que o mantém encaixado e deslizante em um rasgo transversal (3b) central, praticado na camisa tubular (3a). A porção superior do pino perpendicular (4b) é encaixado num recorte longitudinal (Tl) praticado na parte posterior do trinco (T); no mesmo recorte longitudinal (Tl) são previstos dois ofícios (t2) e (t3), alinhados axialmente entre si, para receber uma pino limitador (7) que atua diretamente no cabeçote do pino perpendicular (4b), permitindo seu movimento,, porém impedindo seu escape.
Dito pino perpendicular (4b) tem ainda a função de receber a extremidade (Ml) de uma mola (M), cuja outra extremidade (M2) é fixada em um anteparo (5) disposto na face interna da parede perpendicular (P2) da porta (P). Dita mola (M) promove uma força (F) para que o trinco (T) permaneça constantemente na posição de travamento, somente se deslocando quando o acionamento é exercido pela maçaneta de comando (4) ou pela chave (6), descrita adiante. A chave (6) é conformada por um corpo prismático alongado preferencialmente tubular, sendo que uma extremidade é dotada de argola (6a) para a fixação em chaveiros, enquanto que sua outra extremidade livre prevê um rebaixo interno tubular (6b) que configura uma borda dotada de pelo menos dois recortes (6c) que correspondem aos dentes salientes (4d) do eixo de acionamento (4a).
Dita chave (6) é inserida na camisa tubular (3a) da maçaneta fixa (3), de maneira a encaixar os recortes (6c) com os dentes salientes (4d) do eixo de acionamento (4a) e quando a chave (6) é girada, o eixo de acionamento (4a) também é rotacionado permitindo a movimentação do pino perpendicular (4b), assim, deslocando o trinco (T) para abertura da porta.
Enquanto se descreve a realização preferida do presente modelo de utilidade, quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro e escopo de modelo de utilidade, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que o definem, ou seja, a combinação e modificação de elementos já conhecidos em nova forma ou disposição, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

Claims (2)

1) “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM FECHADURA E RESPECTIVA CHAVE DE ACIONAMENTO” (1), o estado da técnica compreende uma fechadura com único pino que serve de lingüeta e tranca da porta, uma chave sextavada com ilimitado número de segredos, uma única carcaça de fixação na porta onde é introduzido o trinco e pinos com seus ilimitados números de segredos, caracterizado por a porção superior do pino perpendicular (4b) ser encaixado num recorte longitudinal (T1) praticado na parte posterior do trinco (T); no mesmo recorte longitudinal (T1) são previstos dois orifícios (t2) e (t3), alinhados axialmente entre si, para receber um pino limitador (7) que atua diretamente no cabeçote do pino perpendicular (4b); dito pino perpendicular (4b) recebe a extremidade (M1) de uma mola (M), cuja outra extremidade (M2) é fixada em um anteparo (5) disposto na face interna da parede perpendicular (P2) da porta (P);
2) “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM FECHADURA E RESPECTIVA CHAVE DE ACIONAMENTO", de acordo com a reivindicação 1, é caracterizado por a chave (6) ser conformada por um corpo prismático alongado, preferencial mente tubular, sendo que uma extremidade é dotada de argola (6a), enquanto que sua outra extremidade livre prevê um rebaixo interno tubular (6b) que configura uma borda dotada de pelo menos dois recortes (6c) que correspondem aos dentes salientes (4d) do eixo de acionamento (4a).
BRMU8700664U 2007-04-04 2007-04-04 disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento BRMU8700664Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8700664U BRMU8700664Y1 (pt) 2007-04-04 2007-04-04 disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8700664U BRMU8700664Y1 (pt) 2007-04-04 2007-04-04 disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8700664U2 BRMU8700664U2 (pt) 2008-11-18
BRMU8700664Y1 true BRMU8700664Y1 (pt) 2016-06-07

Family

ID=40527811

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8700664U BRMU8700664Y1 (pt) 2007-04-04 2007-04-04 disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8700664Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8700664U2 (pt) 2008-11-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3881331A (en) Locking device incorporating a lock case, an escutcheon and a door handle
US20080000277A1 (en) Lock
US4031725A (en) Door lock
US1161158A (en) Indicator for locks.
US4068507A (en) Limited access lock
BRMU8700664Y1 (pt) disposição construtiva introduzida em fechadura e respectiva chave de acionamento
US526740A (en) rapaport
US2455208A (en) Door indicating device
US570032A (en) John luebbers
US1816951A (en) Lock
US1366161A (en) Adjustable tumbler-lock
WO2005075766A1 (en) Combination deadbolt
US2825220A (en) Removable cylinder lock and knob
US440187A (en) neheing
US560389A (en) Door latch and lock
US862230A (en) Combined lock and latch.
US1422467A (en) Doorknob lock
WO2012131135A1 (es) Cerradura de seguridad
US777885A (en) Lock.
US2412789A (en) Unit lock
US774970A (en) Lock.
US464282A (en) Latch and lock combined
US550423A (en) Combined latch and lock
US297660A (en) Frederick ballot
US819120A (en) Lock and latch.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B17A Notification of administrative nullity (patentee has 60 days time to reply to this notification)
B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 21.6 PUBLICADO NA RPI 2560 DE 2020-01-28