BRMU8401825Y1 - disposição construtiva introduzida em palete modular - Google Patents

disposição construtiva introduzida em palete modular Download PDF

Info

Publication number
BRMU8401825Y1
BRMU8401825Y1 BRMU8401825U BRMU8401825U BRMU8401825Y1 BR MU8401825 Y1 BRMU8401825 Y1 BR MU8401825Y1 BR MU8401825 U BRMU8401825 U BR MU8401825U BR MU8401825 U BRMU8401825 U BR MU8401825U BR MU8401825 Y1 BRMU8401825 Y1 BR MU8401825Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pallet
arrangement introduced
modular
constructive arrangement
platform
Prior art date
Application number
BRMU8401825U
Other languages
English (en)
Inventor
Jiro Nishimura
Original Assignee
Máquinas Agrícolas Jacto S A
Unipac Indústria E Comércio Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Máquinas Agrícolas Jacto S A, Unipac Indústria E Comércio Ltda filed Critical Máquinas Agrícolas Jacto S A
Priority to BRMU8401825U priority Critical patent/BRMU8401825Y1/pt
Publication of BRMU8401825U publication Critical patent/BRMU8401825U/pt
Publication of BRMU8401825Y1 publication Critical patent/BRMU8401825Y1/pt

Links

Landscapes

  • Pallets (AREA)

Abstract

"disposição construtiva introduzida em palete modular". compreendida por uma plataforma (10) substancialmente plana de contorno retangular; sendo cada plataforma ou módulo (10) formado por, pelo menos, duas peças laminares (1 e 2) encaixáveis entre si por sobreposição, podendo ou não conter entre as peças o quadro estrutural (3), formando a parede superior (1) e inferior (2) do palete (10), cada uma das quais apresentando ressaltos, rebaixos, sulcos e nervuras (4, 5, 6, 7, 8) que, simultaneamente, atuam como elemento de resistência mecânica, como meios de encaixe e travamento de tambores (20) dispostos sob e sobre si, como pontos de encaixe e ancoragem de equipamentos ou máquinas externas que promovem o deslocamento e transporte do palete (10) com carga (20); e como meios de auto sustentação do palete (10) sobre uma superfície qualquer.

Description

“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PALETE MODULAR”.
Refere-se o presente modelo de utilidade a uma disposição construtiva introduzida em palete modular e, mais particularmente, a uma disposição construtiva introduzida em palete modular para tambores e similares, onde dito palete modular é constituído por um conjunto de placas e armação montadas e estruturadas entre si para suportar e ordenar um empilhamento de tambores ou volumes similares de conformação substancialmente cilíndricas.
Como é de conhecimento dos técnicos no assunto, já são conhecidos e amplamente utilizados no empilhamento e transporte de tambores e similares, paletes de madeira, os quais apesar de eficientes, apresentam como inconveniente a sua não reutilização, devido aos problemas de impregnação de sujidade, de contaminação por dificuldade de higienização dos mesmos e de baixa resistência devido a sua vulnerabilidade aos efeitos das intempéries e ataques químicos.
Outro inconveniente a ser mencionado diz respeito ao impacto ambiental que o mesmo causa, pois a não reutilização de paletes impregnados com sujidade causa problemas de poluição ambiental e ainda para a obtenção de novos paletes é necessário o consumo de recursos florestais, os quais já se apresentam bem escassos.
Assim, produtos empilhados e/ou suportados por estes paletes convencionais sofrem com problemas de contaminação pela dificuldade de higienização dos paletes acima mencionados. É pois um dos objetivos da presente inovação prover uma disposição construtiva introduzida em palete modular que permita a sua reutilização, eliminando assim todos os problemas gerados pela impregnação e impossibilidade de limpeza dos paletes de madeira convencionalmente conhecidos. É outro objetivo da presente inovação prover uma disposição construtiva introduzida em palete modular que, por permitir reutilização, não cause problemas de poluição ambiental e ainda exija o consumo de recursos florestais para a obtenção de novos paletes. É outro objetivo da presente inovação prover uma disposição construtiva introduzida em palete modular que apresente uma alta resistência mecânica e às intempéries, bem como aos ataques químicos. É outro objetivo da presente inovação prover uma disposição construtiva introduzida em palete modular que garanta uma estabilidade mecânica e estrutural aos produtos empilhados e/ou suportados por estes paletes. É outro objetivo da presente inovação prover uma disposição construtiva introduzida em palete modular que apresente uma conformação superficial com encaixes de retenção que garantem a sustentação estática e estável dos tambores a serem suportados e transportados.
Esses e outros objetivos e vantagens da presente inovação são alcançados com uma disposição construtiva introduzida em palete modular composto por uma plataforma substancialmente plana de contorno retangular com bordas periféricas providas de ressaltos e rebaixos alternados que possibilitam quando desejado o encaixe lateral de outros paletes similares; sendo cada módulo formado por, pelo menos, duas peças laminares de material plástico, termofixos ou equivalente, peças estas encaixáveis entre si por sobreposição, formando a parede inferior e a parede superior do palete, cada uma das quais apresentando ressaltos, rebaixos, sulcos e nervuras que, simultaneamente, podendo ou não conter entre as peças o quadro estrutural, proporcionam uma resistência mecânica ao palete, proporcionam meios de encaixe e travamento dos tambores sob e sobre si; proporcionam pontos de encaixe e ancoragem de equipamentos ou máquinas externas que promovem o deslocamento e transporte do paletes com carga; proporcionam meios de auto sustentação do palete sobre uma superfície qualquer. A seguir a presente inovação será descrita com referência aos desenhos anexos, nos quais: A figura 1 representa uma vista em perspectiva superior e explodida dos componentes do palete modular; A figura 2 representa uma vista em perspectiva superior do palete modular montado; A figura 3 representa uma vista em planta superior do palete modular; A figura 4 representa uma vista em planta inferior do palete modular; A figura 5 representa uma vista em perspectiva de paletes modulares com carga e com a realização de empilhamento da carga; A figura 6 representa um detalhe ampliado e em perspectiva do palete modular, intermediando o encaixe de um empilhamento de carga; e A figura 7 representa uma vista em perspectiva do palete com uma única carga posicionada no alojamento central.
De acordo com estas ilustrações, a disposição construtiva introduzida em palete modular, objeto da presente inovação, é compreendida por uma plataforma substancialmente plana de contorno retangular 10 com bordas de periféricas providas de ressaltos e rebaixos alternados que possibilitam, quando desejado, o encaixe lateral com outros paletes 10 similares.
Cada plataforma 10 é formada por, pelo menos, duas peças laminares 1 e 2 de obtidas por meio de moldagem de materiais plásticos, termofixos ou qualquer outro material que permita a manufatura desta plataforma 10 utilizando processos de sopro, injeção rotomoldagem, termoformagem ou até mesmo moldagem manual. As peças laminares superior 1 e inferior 2 são unidas no próprio processo através de aquecimento e compressão, ou fixação por parafusos, rebites, colas, soldas, ou qualquer outro meio de fixação não contemplado nesta descrição.
Dessa forma, as peças 1 e 2 são encaixáveis entre si por sobreposição, formando a parede superior e inferior da plataforma ou palete modular 10.
Como pode ser visto nas figuras 3 e 4, o palete modular 10 está estruturado para a utilização junto a tambores 20, pois a face superior ou de carregamento 1 do palete é dotada de encaixes circulares 4 direcionam o posicionamento da carga (tambores 20) e propicia maior segurança no armazenamento estático. Na face inferior ou de apoio 2 o palete incorpora ressaltos de apoio 5 distribuídos adequadamente na superfície do palete 10 de modo a prover quatro apoios por tambor 20; tendo cada ressalto 5 um perfil específico com estruturação cruzada que aumenta a resistência a compressão. Cada ressalto de apoio 5 ainda possui sulcos de encaixe 6 que direcionam o empilhamento dos demais níveis de carga 20, vide figura 5. A face de carregamento 1 rígida propicia segurança na movimentação das cargas 20.
Preferivelmente, conforme ilustrado nas figuras, o palete 10 é dotado em sua superfície de carregamento 1 de quatro encaixes posicionadores superiores 4 e em sua superfície de apoio 2 de quatro conjuntos de ressaltos de apoio inferiores 5 que propiciam maior segurança na movimentação de cargas. A superfície de carregamento 1 pode prover o incremento de um encaixe posicionador central 7, tal como os demais encaixes superiores 4, possibilitando o transporte de apenas um tambor 20 de modo seguro, sem comprometer a estabilidade na movimentação, como pode ser visto na figura 7.
Com a configuração proporcionada à superfície de apoio 2, o palete 10 possibilita a entrada de uma empilhadeira ou demais equipamentos em qualquer um de seus quatro lados, mostrando-se versátil e funcional na sua utilização, o que minimiza manobras desnecessárias e facilita o fluxo em áreas com restrição de espaço físico, por ocasião do deslocamento do palete 10 com ou sem carga 20. A disposição dos dezesseis ressaltos de apoio inferiores 5, mostrados na figura 4, reforça a aplicação para tambores 20, pois possibilita uma melhor distribuição dos esforços de compressão evitando a sobrecarga em determinados pontos, que teriam de suportar a somatória dos pesos de parte dos tambores, além de otimizar a estabilidade e estabelecer um rendimento substancial dos materiais empregados em sua construção, pois mesmo se tratando de um único produto, ele proporciona uma distribuição de quatro apoios para cada um dos tambores 20 armazenados de forma homogênea e sem qualquer sobrecarga para qualquer um dos apoios 5.
Como pode ser visto na figura 4, a superfície de apoio 2 ainda incorpora medianamente aos ressaltos de apoio 5 uma pluralidade de nervuras estruturais 8 as quais interagem com sulcos na face inferior ou superfície interna da peça laminar superior 1, resultando em uma superfície rígida na face superior do palete 10 e melhorando a estabilidade na movimentação devido à rigidez proporcionada também na superfície inferior 2, mais especificamente na região de contato com os garfos do equipamento de movimentação (empilhadeira não representada).
Essa estruturação permite que o palete 10 possa admitir ainda a utilização de um quadro estrutural 3, mostrado na figura 1, sendo este construído a partir de diversos tipos de materiais que possam ser completamente amarrados sem possibilitar qualquer torção exagerada ou deslocamento indesejado, onde seu posicionamento estrategicamente travado ao longo dos apoios inferiores, otimiza a distribuição das forças de compressão. O perfil estruturado de forma cruzada deste quadro 3 permite uma melhor resistência a compressão, mas ainda assim, existe uma soldagem vertical 9 em quatro pontos para cada um dos dezesseis apoios 5, potencializando a estruturação final.
Com esta configuração construtiva, o palete modular 10 permite um tratamento direcionado para a movimentação e armazenagem de cargas de produtos que se utilizam tambores 20; permitindo que o tempo de movimentação seja reduzido, de modo a refletir diretamente em menores custos, tanto pela maior velocidade empregada quanto pela segurança propiciada na armazenagem, evitando tombamentos no armazenamento vertical estático, além da possibilidade de incrementar níveis, devido à estabilidade proporcionada pelos encaixes.
Apesar de ter sido descrito e ilustrado uma construtividade preferida, cabe salientar que alterações de projeto são possíveis e realizáveis sem que se fuja do escopo da presente inovação.
Reivindicação

Claims (1)

1-“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PALETE MODULAR", compreendendo uma plataforma (10) substancial mente plana, de contorno retangular e com bordas periféricas providas de ressaltos e rebaixos alternados; tendo em sua face superior ou de carregamento (1), quatro encaixes circulares (4) e na face inferior ou de apoio (2), incorporando ressaltos de apoto (5), uma pluralidade de nervuras estruturais (8) e sulcos de encaixe (6); caracterizada por ser cada plataforma ou módulo (10) formado por, pelo menos, duas peças laminares (1)(2) encaixáveis entre sí por sobreposição, contendo entre as peças laminares um quadro estrutural (3) de perfil cruzado, retido por soldagem vertical (9) em quatro pontos para cada um dos dezesseis apoios (5), formando a parede superior (1) e inferior (2) do palete (10); apresentando, em sua face superior ou de carregamento (1), um encaixe posicionador central (7); e, na face inferior ou de apoio (2), uma estruturação cruzada nos ressaltos de apoio (5) e sulcos de encaixe (6), que são distribuídos de modo a prover quatro apoios por tambor (20) ou volume de conformação substancialmente cilíndrica.
BRMU8401825U 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva introduzida em palete modular BRMU8401825Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8401825U BRMU8401825Y1 (pt) 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva introduzida em palete modular

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8401825U BRMU8401825Y1 (pt) 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva introduzida em palete modular

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8401825U BRMU8401825U (pt) 2006-03-21
BRMU8401825Y1 true BRMU8401825Y1 (pt) 2015-11-10

Family

ID=36096050

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8401825U BRMU8401825Y1 (pt) 2004-08-09 2004-08-09 disposição construtiva introduzida em palete modular

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8401825Y1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP4059861A1 (en) 2016-01-28 2022-09-21 CHEP Technology Pty Limited Dolly

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8401825U (pt) 2006-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5579701A (en) Completely knock down plastic pallet and method of manufacturing the same
US6997113B1 (en) Pallet
US7735429B2 (en) Connector for support structures
PT2132102E (pt) Palete
BRPI0609434A2 (pt) palete
US20100326334A1 (en) Reinforced plastic pallet
MX2012006861A (es) Tarimas multi-diseño reutilizables y reciclabes.
US20130061784A1 (en) Pallet Support
US3605651A (en) Pallet of low-cost disposable type
EP0414480A1 (en) A crate
US6997331B2 (en) Wheel spacer apparatus and method of using wheel spacer
TWM470815U (zh) 組合式棧板
CN210338657U (zh) 一种可拆卸循环使用的包装箱
BRMU8401825Y1 (pt) disposição construtiva introduzida em palete modular
TWM502647U (zh) 棧板結構
TWM498171U (zh) 棧板結構
US3736885A (en) Pallet
CN217456815U (zh) 一种非标定制托盘
KR101620783B1 (ko) 화물 적재용 팔레트
CN219822066U (zh) 可折叠式物流托盘
KR0138926B1 (ko) 압축성형된 합성수지제 패리트
CN217836775U (zh) 一种小零件运输托盘
CN211392051U (zh) 一种便于多层叠加组装的木托盘
CN206172060U (zh) 一种托盘
CN207890189U (zh) 一种模压托盘

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MAQUINAS AGRICOLAS JACTO S/A. (BR/SP)

Free format text: TRANSFERIDO DE: UNIPAC INDUSTRIA E COMERCIO LTDA.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2474 DE 05-06-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.