BR9917311B1 - Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote - Google Patents

Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote Download PDF

Info

Publication number
BR9917311B1
BR9917311B1 BRPI9917311-5A BR9917311A BR9917311B1 BR 9917311 B1 BR9917311 B1 BR 9917311B1 BR 9917311 A BR9917311 A BR 9917311A BR 9917311 B1 BR9917311 B1 BR 9917311B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data packets
packet
data
transmission
received
Prior art date
Application number
BRPI9917311-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9917311A (pt
Inventor
Mikko Puuskari
Tuija Hurtta
Juha Kalliokulju
Tero Makela
Original Assignee
Nokia Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp filed Critical Nokia Corp
Priority to BRPI9917311-5A priority Critical patent/BR9917311B1/pt
Priority claimed from PCT/EP1999/003517 external-priority patent/WO2000072518A1/en
Publication of BR9917311A publication Critical patent/BR9917311A/pt
Publication of BR9917311B1 publication Critical patent/BR9917311B1/pt

Links

Description

“MÉTODOS DE CONFIGURAçãO DE UM ATRIBUTO DE ORDEM
DE DISTRIBUIçãO, E DE TRANSMISSãO DE PACOTES DE
DADOS EM UMA REDE DE DADOS DE PACOTE, E, ELEMENTO
DE REDE PARA CONTROLAR A TRANSMISSãO DE PACOTES DE DADOS EM UMA REDE DE DADOS DE PACOTE”.
Campo dc invenção A presente invenção refere-se a um método de configuração de um atributo de ordem de distribuição como um parâmetro paru a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, a um método dc transmissão dc pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e a um elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, elemento de rede que é adaptado para operar de acordo com o último.
Partieularmente. a presente invenção se refere a tais métodos e elementos de rede com relação ao UMTS sendo desenvolvido no momento (UMTS = Sistema de Telecomunicação Móvel Universal), e mais especificamente aos parâmetros QoS do contexto PDP e sua derivação da informação disponível além dc seu uso. (PDP = Protocolo dc Dados dc pacote, QoS = Qualidade de serviço).
Fundamentos da invenção Recentemente a telecomunicação tem feito um progresso considerável. Uma parte desse progresso se manifesta no fato de um usuário poder acessar redes diferentes a partir de um único dispositivo de terminal tal como uma estação móvel MS, e transmitir/reecbcr diferentes tipos dc dados do/com o dito terminal.
Por exemplo, um progresso considerável representa a possibilidade de se acessar a internet a partir da estação móvel e realizar transferencia dc dados entre a Internet c a estação móvel.
Tais transferências de dados se baseiam em transmissão de dados de pacote, de acordo com a qual os dados são transmitidos em unidades de pacotes. Um exemplo para uma rede de dados de pacote que permite tal transmissão de dados de pacote é a rede GPRS GPRS-NW ilustrada de forma aproximada na figura 1 (GPRS=Serviço de Rádio de Pacote Geral) para fins ilustrativos. A figura 1 ilustra uma parte da rede GPRS de terceira geração (3G-GPRS) no UMTS e os respectivos componentes GPRS.
Os dados de pacote são por exemplo enviados de uma rede externa tal como Internet ou a PSTN= Rede de Telefonia Pública Comutada) para um dispositivo de terminal de um usuário tal como uma estação móvel MS (transmissão DL de conexão descendente), ou vice versa (transmissão UL de conexão ascendente). A breve explicação a seguir da transmissão de dados de pacote referirá agora á transmissão DL de conexão descendente. A conexão entre a rede UMTS (parte GPRS) e a rede externa é estabelecida através de uma chamada 3G-GGSN (Nó de suporte GPRS de ponto de conexão de 3a. geração). O 3G-GGSN como um elemento de rede transfere os dados recebidos através de um 3G-SGSN(Nó de Suporte GPRS
Servidor de 3a. geração) (isso é opcional, visto que um GGSN também pode agir como um SGSN nas versões de padrões UMTS futuros, apesar de no momento um SGSN ser obrigatório) para um dispositivo controlador de rede (de rádio) RNC (no UMTS; correspondendo a um controlador de estação base BSC no GPRS) adaptado para controlar uma rede de acesso (de rádio) que constitui pelo menos um Nó B (no UMTS) (que corresponde a uma estação de transceptor base BTS no GPRS) (no caso de uma rede de acesso de rádio). A rede de acesso então acessa e comunica com o terminal de usuário MS.
Na conexão descendente DL, o RNC controla o envio de pacotes de dados para a estação móvel como o destino, enquanto na conexão ascendente o GGSN controla o envio de pacotes de dados para a rede externa como destino.
Quando do envio de tais pacotes de dados através da rede de dados de pacote tais como a rede GPRS, o fornecimento de uma qualidade suficiente de serviço, isso é, a transmissão dc pacotes de dados, é essencial.
Isso é referido como QoS. O fornecimento de QoS na fase I do GPRS não podería ser bem sucedida. Em um GPRS de fase 2 subsequente, e portanto também em uma rede UMTS, os pacotes de dados podem ser transmitidos utilizando-se diferentes tipos de protocolo de transmissão. Por exemplo, os tipos de protocolo a seguir são suportados: UDP (Protocolo de Datagrama de Usuário), basicamente utilizado para aplicativos em tempo real; TCP (Protocolo de Controle de Transmissão), PPP (Protocolo Ponto a Ponto), protocolo X.25, IP(Protocolo Internet), OSP:IHOSS (Protocolo de Formação de Corrente dc Octetos: Serviços de Formação dc Corrente dc Octetos hospedados na Internet).
Todos esses tipos PDP são a base para exigências diferentes respectivas. Além disso, aplicativos diferentes (por exemplo, aplicativos em tempo real e/ou aplicativos não cm tempo real) podem ser rodados cm cima de contextos PDP dos tipos PDP mencionados acima. Entretanto, diferentes aplicativos exigirão um serviço diferente respectivos da rede.
Por exemplo, o protocolo X.25 exige que os pacotes de dados sejam enviados de forma confiável c distribuídos cm ordem, isso c, na mesma sequência cm que foram inicialmente transmitidos/enviados. O protocolo PPP. por outro lado. exige uma transmissão menos confiável, isso é, alguns pacotes de dados podem ser perdidos sem afetar de forma significativa o QoS, mas os pacotes dc dados que não são perdidos devem ser distribuídos em sequência. Adicionalmente, as transmissões baseadas no protocolo IP não precisam preservar a ordem dos pacotes enviados nem precisa ser confiável no sentido de que nenhum dos pacotes de dados deve ser perdido.
Para essa finalidade, um atnbuto de ordem de distribuição como um parâmetro de QoS do contexto PDP foi rccentcmente definido. A fim de ser incluído em um conjunto de parâmetros de QoS suportados pelo UMTS. Esses parâmetros ainda são sujeitos a um processo de padronização não concluído. O parâmetro dc atributo dc ordem de distribuição (DOA) define para o UMTS se a ordem dos pacotes transmitidos foi mantida ou não.
No caso da ordem ter sido mantida, isso acarreta a necessidade de se ter um nó ou elemento de rede da rede (parte comparável GPRS do UMTS) para rearrumar os pacotes dc dados recebidos (desordenados) para dessa forma reconstruir a sequência inicial dos pacotes de dados como foram enviados.
Entretanto, esse parâmetro adicional é difícil de ser definido por um usuário final que pode não ser um especialista nas redes de telecomunicação. Isso é. tal usuário final “normal" possivelmente não sabe se tal propriedade (dc pacotes ordenados) c necessária para um serviço ativado e/ou como a propriedade afeta a operação.
Ademais, a fim de suportar aplicativos diferentes sobre o suporte UMTS. quatro classes dc tráfego foram desenvolvidas. Isso c tráfego de voz, fluxo de dados, classe de tráfego interativo e de fundo, respectivamente.
Os tipos PDP mencionados acima são independentes das classes de tráfego. Dc outra forma, cada tipo PDP (tipo dc protocolo) pode rodar em várias classes dc tráfego. Adicionalmente, a seleção das classes de tráfego determina algumas exigências para o manuseio do tráfego prevalecente em termos de programação e/ou armazenamento dos pacotes de dados transmitidos. Alcm disso, uma ordem dc distribuição c definida em cada classe de tráfego, mas isso não está atualmente em linha com as exigências impostas às classes de tráfego.
Sumário de Invenção Dessa forma, é um objetivo da presente invenção se otimizara transmissão de pacote de dados para diferentes serviços enquanto se simplifica uma interface de usuário necessária para a configuração dos serviços disponíveis para um usuário.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, esse objetivo é alcançado por um método de configuração de um atributo de ordem de distribuição como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito método compreendendo as etapas de: estabelecer informação de mapeamento para atributos de ordem de distribuição correspondentes a diferentes tipos de protocolo de transmissão, detectar um tipo de protocolo de transmissão para a transmissão de pacotes de dados, decidir se o dito tipo de protocolo detectado é um tipo predeterminado, e configurar, com base na dita informação de mapeamento e no dito resultado da decisão, o atributo de ordem de distribuição no caso do tipo de protocolo predeterminado ser considerado ausente.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, esse objetivo é alcançado por um método de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito método compreendendo as etapas de: detectar pelo menos um atributo de ordem e distribuição como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados; decidir, se o dito parâmetro de atributo de ordem de distribuição foi configurado; e se tiver sido determinar uma classe de tráfego dos pacotes de dados transmitidos, e processar os pacotes de dados transmitidos dependendo da classe de tráfego determinada.
Adicionalmente ainda, esse objetivo é alcançado por um elemento e rede para o controle da transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito elemento de rede compreendendo: primeiro meio de detecção adaptado a fim de detectar pelo menos um atributo de ordem de distribuição como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados; primeiro meio de decisão adaptado a fim de decidir se o dito parâmetro de atributo de ordem de distribuição foi configurado, primeiro meio de determinação que responde a um resultado de decisão positiva e adaptado para determinar uma classe e tráfego dos pacotes de dados transmitidos, e um meio de processamento adaptado para processar os pacotes de dados transmitidos dependendo da classe de tráfego determinada.
Refinamentos favoráveis da presente invenção são apresentados nas reivindicações dependentes respectivas.
De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, o atributo de ordem de distribuição é determinado de acordo com um tipo PDP, isso é, um tipo de protocolo de transmissão. Dessa forma, o valor do atributo de ordem de distribuição é derivado sem precisar de uma interação do usuário final. O parâmetro é dessa forma escondido do usuário final, o que toma o projeto da interface de usuário UI mais simples.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, os pacotes de dados são transmitidos/enviados com base em uma avaliação combinada do parâmetro de ordem de distribuição e a classe de tráfego. Isso é, esse aspecto da invenção propõe que a forma na qual a ordem de distribuição é mantida depende da classe de tráfego de uma conexão. Por exemplo, para conexões RT de tempo real e as classes de tráfego RT, atrasam os pacotes de dados Pk que são recebidos depois de um pacote Pj (i > k) são eliminados, enquanto para conexões NRT de não tempo real, os pacotes são armazenados temporariamente e reordenados. Isso é feito no caso da ordem de distribuição precisar ser mantida. De outra forma, a distribuição do pacote NRT e tanto seqüencial (se necessário) e mais confiável. De forma resumida, um processo de reordenação para pacotes de dados é otimizado para serviços diferentes.
Breve Descrição dos Desenhos A presente invenção será descrita a seguir com referência aos desenhos, nos quais A figura 1 ilustra um diagrama em bloco simplificado de uma rede GPRS e/ou unidades de função correspondentes de um UMTS; A figura 2 é um fluxograma explicando um primeiro aspecto da presente invenção em maiores detalhes; A figura 3 (figura 3A & 3B) é um fluxograma explicando um segundo aspecto da presente invenção em maiores detalhes; e A figura 4 ilustra um diagrama em bloco de um elemento de rede de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades da Invenção De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, o atributo de ordem de distribuição DOA é derivado de um tipo PDP, isso é, tipo de protocolo de transmissão, respectivamente. Por exemplo, considerando-se um caso de tráfego, isso é, a transmissão de pacotes de dados baseando em protocolo UDP, que na maioria dos casos é utilizado para tráfego em tempo real. Com relação ao tráfego em tempo real, é preferível se eliminar alguns dos pacotes de dados ao invés de armazenar temporariamente os pacotes de dados e esperar por pacotes individuais que são perdidos ou pelo menos recebidos com retardo. Em tal caso, o atributo de ordem de distribuição não deve ser configurado, isso é, deve, por exemplo, ser configurado para um valor de zero indicando que os pacotes de dados não precisam ser disíribuídos/enviados na ordem seqüeneial na qual são inicialmente transmitidos (ordenação não necessária). Por outro lado, os protocolos PPP e X.25, por exemplo, são utilizados para rodar aplicativos que exigem ou pelo menos se beneficiam de pacotes sendo distribuídos/enviados (isso é, recebidos no destino) em sua ordem inicial (seqüência) na qual foram transmitidos a partir do lado do remetente. Ademais, TCP, que não exige que a ordem de distribuição seja mantida, se beneficiará da ordem de distribuição sendo mantida. Além disso em tal caso, o tipo PDP, isso é o tipo de protocolo, pode ser utilizado para decidir se o atributo de ordem de distribuição deve ser configurado, e se tal tipo de protocolo está presente, o atributo de ordem de distribuição é configurado para um valor indicando que uma distribuição de pacotes de dados é necessária em seqüência (a seqüência inicial de envio). Uma nova interface de rádio tal como MAC (Controle de Acesso de Meio)/RLC (controle de conexão de rádio) definida no UMTS precisa ser configurada para distribuir os pacotes de dados para estar em ordem para distribuir os pacotes de dados não necessariamente em ordem, isso é, a distribuição fora de ordem é permitida. A figura 2 ilustra um fluxograma mais detalhado desse método proposto para a configuração de um atributo de ordem de distribuição como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote. O método começa em uma etapa S20, que é seguida por uma iniciação da transmissão de dados de pacote na etapa S21.
Depois disso, na etapa S22, um tipo PDP é detectado após uma informação de mapeamento ter sido estabelecida, informação de mapeamento essa que foi estabelecida para os atributos de ordem de distribuição correspondentes aos tipos de protocolo de transmissão diferentes.
Isso é, a informação referente ao tipo de protocolo de transmissão utilizado (e atributos de ordem de distribuição associados) é adquirida.
Em uma etapa seguinte S23 então é decidido se o protocolo detectado é um protocolo predeterminado. Além disso, pretende-se significar que é decidido se o protocolo detectado é parte de um grupo predeterminado de protocolos (um grupo de protocolos no caso mais simples consiste de um protocolo apenas). Isso é, existem protocolos diferentes dos quais parte necessita de distribuição em seqüência e parte não necessita de distribuição em seqüência. Um tipo predeterminado de protocolo referido aqui abaixo se refere a um protocolo ou um conjunto de protocolos que não exigem a distribuição em seqüência.
Se um tipo predeterminado de protocolo for considerado presente (SIM na etapa S23), o fluxo ramifica para a etapa S25. Em outras palavras, as etapas S22 e S23 detectam um tipo PDP e decidem se exige a distribuição em seqüência ou não. Esse pode ser o caso no caso do UDP como um protocolo de transmissão em tempo real ter sido detectado como presente, como mencionado anteriormente. Então, na etapa S25, o atributo de ordem de distribuição não é determinado, isso é, assume um valor igual a zero, por exemplo.
Por outro lado, se o dito tipo predeterminado não tiver sido detectado (NãO na etapa S23) (por exemplo, um tipo foi detectado que não é utilizado para RT mas ao invés disso para transmissões NRT), o fluxo ramifica para a etapa S24. Na etapa S24, o atributo de ordem de distribuição é configurado para um valor (por exemplo, DOA = 1) indicando que a distribuição dos pacotes de dados é necessária em seqüência (a seqüência inicial de envio).
Depois da etapa S24 além de depois da etapa S25, o fluxo é combinado e prossegue com uma etapa S26. Na etapa s26, os dados de pacote são transmitidos juntamente com o atributo de ordem de distribuição DOA (sendo configurado (DOA = 1) ou não (DOA = 0). O fluxo então termina na etapa S27.
Como uma alternativa adicional (não ilustrada na figura), se devido à configuração automática do parâmetro de ordem de distribuição algumas outras propriedades vantajosas da transmissão forem afetadas de forma adversa (por exemplo, queda na qualidade da transmissão abaixo de um limite de qualidade predeterminado), a decisão final quanto à configuração do parâmetro DOA pode ser deixada para o usuário novamente, ou o parâmetro pode ser determinado com um valor fixo.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, o atributo de ordem de distribuição configurado/não configurado é avaliado no curso da transmissão dos pacotes de dados. Especificamente, a transmissão é baseada na avaliação combinada das exigências tipo PDP e das classes de tráfego de forma que um manuseio adequado do parâmetro de ordem de distribuição em uma classe de tráfego respectiva resulte.
De forma breve, visto que nas classes de tráfego em tempo real a programação e o envio de pacote de dados deve ser rápido, isso é, tempo real com quase nenhum armazenamento temporário, não pode haver o armazenamento temporário dos pacotes de dados mesmo se os pacotes forem recebidos em uma ordem errada enquanto uma distribuição em sequência dos pacotes de dados é necessária (isso é, o parâmetro de ordem de distribuição DOA é configurado, DOA = 1, para o contexto PDP, isso é, o tipo de protocolo).
Os pacotes sendo recebidos fora da ordem são eliminados e/ou descartados. Logo, por exemplo, para um fluxo de pacotes de No. 1, 2, 3, 5, 6, 4, 7, 8 sendo recebido, o pacote No. 4 será eliminado.
Por outro lado, com relação ao tráfego não em tempo real, faz sentindo se aguardar algum tempo para que os pacotes e dados que ainda não chegaram em ordem serem capazes de reordenar o fluxo dos pacotes. Como um exemplo específico apenas, a ordenação é baseada nos números de sequência contidos nos cabeçalhos GTP (Protocolo de Envelopamento GPRS) a dos pacotes de dados. Não obstante, a ordenação pode ser baseada na numeração RLC na interface de rádio, isso é, na informação contida em um cabeçalho RLC, como um exemplo adicional. Geralmente, isso pode ser baseado na informação contida em qualquer cabeçalho, desde que o respectivo cabeçalho contenha uma indicação referente à sequência dos pacotes.
Portanto, de acordo com o segundo aspecto da presente invenção a distribuição/envio, isso é, transmissão dos pacotes de dados é proposta para ser manuseada como se segue: I) CLASSES DE TRÁFEGO DE VOZ E DE FLUXO DE DADOS (mais geralmente: um primeiro tipo de classe de tráfego ou primeiro grupo de tipos de classes de tráfego}.
Se um atributo de ordem de distribuição não for determinado, todos os pacotes de dados de entrada são enviados imediatamente (ou pelo menos tão logo possível).
Entretanto, no caso do atributo de ordem de distribuição não tiver sido determinado, um elemento de rede (por exemplo. RNC na direção de conexão descendente, GGSN na direção de conexão ascendente de transmissão) verifica a ordem de, isso é, uma relação sequencial entre os pacotes de dados antes de serem enviados para um destino respectivo (terminal de estação móvel em conexão descendente, rede externa tal como Internet em conexão ascendente). (Deve-se notar que a verificação podería ser condu/.ida também pelo nó dc rede mais próximo após a transmissão, logo, por exemplo, pelo SGSN). Sc um pacote de dados (ou mais de um) chegar depois do pacote subsequente (com referência à ordem inicial dos pacotes durante o envio), e os pacotes de dados chegarem dessa forma em uma ordem errada, os pacotes desordenados são eliminados para dessa forma preservaraordemeorretados pacotes, visto que o armazenamento temporário e a espera por pacotes de dados possivelmente desordenados não faz sentido no caso de classe de tráfego relacionada com o tráfego em tempo real.
II) CLASSE DE TRÁFEGO FUNDAMENTAL E ITERATIVA (mas geralmente: um segundo tipo dc classe de tráfego ou segundo grupo de tipo de classes de tráfego) Se um atributo de ordem de distribuição não for determinado, todos os pacotes dc dados dc chegada são enviados imediatamente (ou pelo menos tão logo possível). (Com relação a isso, o comportamento é similar à primeira classe).
No caso do parâmetro de atributo ordem de distribuição ter sido configurado, o elemento de rede (por exemplo, RNC na direção de conexão descendente, GGSN na direção de conexão ascendente de transmissão) verifica a ordem de, isso é, uma relação sequencial entre os pacotes de dados antes de serem enviados para um destino respectivo (terminal de estação móvel em conexão descendente, rede externa tal como Internet em conexão ascendente).
Se um pacote de dados estiver faltando, os (próximos) pacotes de dados serão armazenados temporariamente e o pacote de dados que está faltando será aguardado, pelo menos por um tempo de espera especificado também referido doravante como uma janela de tempo de armazenamento temporário. Essa é por exemplo controlada por um dispositivo de temporização que controla o armazenamento temporário e a espera. Quando o temporizador expira, isso é, a janela de tempo de armazenamento temporário fechou, os pacotes de dados armazenados temporariamente armazenados até agora são enviados e possivelmente um pacote de dados desordenado é eliminado mesmo se chegar depois. No caso do pacote de dados que está faltando chegar antes do tempo em que a janela de tempo de armazenamento temporário está aberta, o armazenamento temporário pode ser esvaziado e o envio continua até que um próximo pacote esteja faltando. Nesse caso, obviamente, os pacotes de dados armazenados temporariamente são reordenados e enviados em sua seqüência inicial, com a reordenação sendo baseada no número de seqüência contido no cabeçalho tal como o cabeçalho GTP ou o cabeçalho RLC (ou qualquer outro cabeçalho adequado contendo tal informação sobre o número de seqüência) dos pacotes.
Isso garante, que durante a maior parte do tempo de transmissão, a distribuição de pacote NRT (não tempo real) é efetuada em seqüência (se necessário) e confiável (visto que apenas poucos pacotes de dados estão faltando e a qualidade de transmissão não é degradada devido a uma corrente de dados desordenada no destino). Um retardo causado nesse caso não causa uma deterioração importante visto que o NRT não lida com retardos e mesmo com variações em retardo.
Em adição à informação sobre a classe de tráfego mencionada acima, também a taxa de erro de bit (BER) e/ou os valores de parâmetro de razão de perda de pacote podem ser referidos a fim de influenciar a decisão de se os pacotes de dados devem ser armazenados temporariamente ou não para um contexto PDP determinado, isso é, o protocolo de transmissão. Além disso, uma consideração combinada dos valores de atributo anteriores e um valor de Retardo de Transferência Máximo pode ser utilizado para definir um valor adequado para a janela de tempo de armazenamento temporário (e/ou tamanho de armazenamento temporário). A figura 3 agora ilustra um fluxograma mais detalhado desse método proposto para a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote de acordo com a invenção.
Com referência à figura 3A, o método começa em uma etapa S30. Depois disso, na etapa S31, os parâmetros QoS do contexto PDP são detectados. Entre tais parâmetros, pelo menos um parâmetro de atributo de ordem de distribuição DOA é detectado.
Na etapa S32, é decidido se o dito atributo de ordem de distribuição DOA é configurado ou não. Se o dito atributo de ordem de distribuição DOA não for configurado (NãO na etapa S32), o fluxo ramifica para a etapa S33. De acordo com a etapa S33, os pacotes de dados são enviados imediatamente (ou pelo menos o mais rápido possível) na ordem de sua recepção no destino. Então, o fluxo termina em uma etapa subsequente S333.
Se, entretanto, for decidido na etapa S32, que ao parâmetro DOA foi configurado (SIM na etapa S32), o fluxo prossegue para a etapa S34.
Na etapa S34, uma classe de tráfego do tráfego prevalecente é determinada. O processamento subsequente depende da classe de tráfego determinada.
Isso é, em uma etapa seguinte S35, decide se a classe de tráfego determinado é uma classe predeterminada (ou se pertence a um grupo predeterminado de classes de tráfego, por exemplo, classes de tráfego RT ou NRT). Mais precisamente, na etapa S35 é decidido se o tráfego determinado pertence a um primeiro tipo de classe de tráfego (ou classes de tráfego). No exemplo escolhido, esse primeiro tipo de classes de tráfego é definido para representar uma classe de tráfego de tempo real.
Se for configurado na etapa S35 (SIM na etapa S35), isso é, se 0 dito tráfego for tráfego RT tal como o tráfego de conversação/formação de corrente, o fluxo ramifica e prossegue com a etapa S36. Na etapa S36, os pacotes desordenados são eliminados e apenas os pacotes restantes são enviados/transmitidos para o destino em sua ordem inicial na qual foram enviados. Por exemplo, se uma corrente de pacotes de dados dos pacotes Nos. 1, 2 e 3 for inicialmente enviada nessa ordem, os pacotes são recebidos pelo elemento de rede no curso da transmissão para o destino tal como uma estação móvel MS na ordem No. 1, 3 e 2a, a desordem é detectada devido à comparação da informação de cabeçalho para os pacotes (por exemplo, a informação incluída no cabeçalho GTP, cabeçalho RLC ou qualquer outro cabeçalho adequado), o pacote No. 2 é eliminado e apenas os pacotes de Nos.
1 e 3 (dessa forma em sua ordem correta) são enviados para o destino. O fluxo então encerra em uma etapa S333.
Em contraste, se na etapa S35 um primeiro tipo predeterminado de tráfego não for considerado presente, isso é, no exemplo descrito, o tráfego NRT é considerado presente, o fluxo avança para a etapa S37 (ver figura 3B).
De acordo com a etapa S37 a seqüência dos pacotes de dados recebidos é determinada, isso é, uma relação sequencial entre os pacotes recebidos é monitorada. Em uma etapa subsequente S38, é decidido se um pacote de dados está faltando na seqüência de pacotes de dados recebidos/monitorados.
Com referência ao exemplo acima, é verificado se os pacotes Nos. 1, 2 e 3...são recebidos nessa ordem ou se por exemplo o pacote No. 2 está faltando.
Se nenhum pacote estiver faltando (NãO na etapa S38), o fluxo ramifica para a etapa S39 e os pacotes recebidos são enviados/transmitidos na ordem recebida (que nesse caso também é a ordem do envio inicial dos mesmos). O fluxo então termina na etapa S333.
Se, entretanto, um pacote estiver faltando (por exemplo, o pacote No. 2) (SIM na etapa S38), o método prossegue com a etapa S310.
Na etapa S310, um temporizador de armazenamento temporário é determinado, configurando dessa forma uma janela de tempo para o armazenamento temporário, durante a qual os pacotes de dados recebidos são armazenados temporariamente. Os pacotes de dados recebidos são armazenados temporariamente na etapa S311 e se aguarda a recepção do pacote de dados que está faltando (ou pacotes). Durante a espera, verifica-se, se o temporizador já expirou (a janela de tempo fechou ou não).
Se o temporizador tiver expirado (SIM na etapa S312), o fluxo prossegue para a etapa S313, onde os pacotes de dados armazenados temporariamente são enviados/transmitidos do armazenamento temporário para o destino. Isso implica que os pacotes de dados que estão faltando, mesmo que sejam recebidos posteriormente, são eliminados. Com referência ao exemplo fornecido com relação aos três pacotes, se o pacote No. 2 não for recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário, apenas os pacotes de Nos. 1 e 3 serão enviados e o pacote No. 2 será eliminado se for recebido depois. O fluxo então termina na etapa S333. (Deve-se notar que a eliminação do pacote “recebido com atraso”, isso e, pacotes desordenados tais como o pacote No. 2 não ocorre necessariamente em todos os casos, de forma que no exemplo fornecido pode haver casos nos quais o pacote No. 2 também é enviado para o destino).
Se, entretanto, o temporizador não tiver expirado (NãO na etapa S312), o fluxo prossegue para a etapa S314, onde se verifica se um pacote de dados que está faltando (ou vários pacotes que estão faltando) foram recebidos.
Se os pacotes forem recebidos (SIM na etapa S314), o fluxo prossegue para a etapa S315. Na etapa S315 os pacotes de dados armazenados temporariamente são reordenados para sua ordem de seqüência inicial (com base na informação do número de seqüência contida em um cabeçalho adequado tal como por exemplo o cabeçalho GTP, o cabeçalho RLC, o cabeçalho LLC, o cabeçalho SNDCP (cada sobre o LLC no GPRS), etc. e enviados em sua ordem de seqüência inicial.
Com referência ao exemplo fornecido, se os pacotes Nos. 1 e 3 foram armazenados temporariamente e o pacote No. 2 foi recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário logo os pacotes de Nos. 1, 3 e 2 estão presentes, os mesmos são reordenados e enviados em sua ordem de seqüência de envio inicial dos pacotes de Nos. 1,2 e 3 para seu destino.
Se, entretanto, os pacotes não forem recebidos (NãO na etapa S314) o fluxo retoma para a etapa S311, e o armazenamento temporário e espera por pacotes que estejam faltando continua até que o temporizador expire ou que os pacotes que estão faltando sejam recebidos. A descrição detalhada anterior foi fornecida com referência em particular ao método. Entretanto, a presente invenção também se refere a um dispositivo correspondente e/ou elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito elemento de rede compreendendo um primeiro meio de detecção adaptado para detectar pelo menos um atributo de ordem de distribuição como um parâmetro para a transmissão e pacotes de dados, um primeiro meio de decisão adaptado para decidir se o dito parâmetro de atributo de ordem de distribuição está configurado, um primeiro meio de determinação que responde a um resultado de decisão positivo e adaptado para determinar uma classe de tráfego dos pacotes de dados transmitidos, e um meio de processamento adaptado para processar os pacotes de dados transmitidos dependendo da classe de tráfego determinada.
Em detalhe, tal elemento de rede NW-ELEMENT é ilustrado na figura 4 dos desenhos em anexo. Os pacotes de dados transmitidos são supridos para o elemento de rede e registrados em um primeiro meio de detecção, que é conectado a um primeiro meio de decisão, que por sua vez é conectado a um primeiro meio de determinação e a um meio de processamento subsequente. O meio de processamento como tal compreende, como ilustrado na parte inferior da figura 4, um segundo meio de decisão conectado a um meio de eliminação e a um meio de monitoramento que respondem aos resultados de decisão respectivos do dito segundo meio de decisão. O meio de monitoramento como tal é conectado a um segundo meio de detecção, um sinal de saída do qual é suprido para um meio de armazenamento temporário. O meio de armazenamento temporário armazena temporariamente os pacotes de dados supridos ao mesmo através de uma entrada (não ilustrada) que responde ao sinal suprido a partir do segundo meio de detecção. O meio de armazenamento temporário é configurado por meio de um meio de configuração, enquanto um meio de verificação verifica o meio de armazenamento temporário com relação aos pacotes e/ou à ordem dos pacotes armazenados temporariamente no mesmo.
Os dados armazenados temporariamente são lidos a partir de um meio de armazenamento temporário e supridos para um meio de envio/reordenação que envia os dados armazenados temporariamente ou reordena os pacotes de dados armazenados temporariamente dependendo de um sinal de controle suprido para o meio de envio/reordenação a partir do meio de verificação. (O processamento como realizado por esses últimos meios é substancialmente o descrito com relação ao fluxograma da figura 3B, particularmente as etapas S311 a S315). A localização de tal dispositivo/elemento de rede dentro da rede depende da direção de transmissão dos pacotes de dados. Por exemplo, com relação à transmissão de conexão descendente DL, o dispositivo será implementado como parte do RNC como um elemento de rede, enquanto com relação ao tráfego de conexão ascendente, o dispositivo será implementado como parte do GGSN como um elemento de rede. É aparente aos versados na técnica que cada uma das etapas dos métodos e as funcionalidade como descrito aqui antes podem ser transferidas para um meio de hardware correspondente adaptado para realizar a mesma funcionalidade que a descrita com relação à etapa do método, de forma que uma descrição detalhada de um dispositivo adaptado de forma correspondente seja considerado dispensável.
Como foi descrito anteriormente aqui, a presente invenção propõe um método de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito método compreendendo as etapas de: detecção S31 de pelo menos um atributo de ordem de distribuição DOA como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados; a decisão S32, de se o dito parâmetro de atributo de ordem de distribuição foi configurado; e se for esse o caso determinação S34 de uma classe de tráfego dos pacotes de dados transmitidos, e o processamento dos pacotes de dados transmitidos dependendo da classe de tráfego determinada S35 a S315. Além disso, a presente invenção é direcionada para elementos de rede adaptados de forma correspondente. Adicionalmente, a invenção se refere a um método de configuração de um atributo de ordem de distribuição DOA como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote.
Deve-se compreender que a descrição acima e as figuras em anexo são meramente destinadas a ilustrar a presente invenção por meio de exemplos apenas. As modalidades preferidas da presente invenção podem dessa forma variar dentro do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (28)

1. Método de configuração de um atributo de ordem de distribuição (DOA) como um parâmetro de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote (GPRS-NW), o dito método sendo caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: estabelecer informação de mapeamento para os atributos de ordem de distribuição correspondentes a diferentes tipos de protocolo de transmissão; detectar (S22) um tipo de protocolo de transmissão para a transmissão de pacotes de dados; decidir (S23) se o dito tipo de protocolo detectado é um tipo predeterminado; e configurar (S24), com base na dita informação de mapeamento e no dito resultado da decisão, o atributo de ordem de distribuição (DOA) no caso do tipo de protocolo predeterminado ser considerado ausente.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do atributo de ordem de distribuição configurado (DOA) indicar que a ordem dos pacotes de dados transmitidos deve ser mantida.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito atributo de ordem de distribuição (DOA) não ser configurado (S25) no caso do tipo de protocolo predeterminado ser considerado presente.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do dito atributo de ordem de distribuição não sendo configurado indicar que a ordem dos pacotes de dados transmitidos não precisa ser mantida.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito tipo de protocolo predeterminado ser um tipo de protocolo utilizado para transmissão em tempo real.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito tipo de protocolo de transmissão ser derivado da informação de contexto PDP ou da informação tipo PDP.
7. Método de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito método compreendendo etapas de: detectar (S31) pelo menos um atributo de ordem de distribuição (DOA) como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados; adicionalmente caracterizado pelo fato de compreender pelas etapas de: decidir (S32), se o dito parâmetro de atributo de ordem de distribuição é configurado; e se for determinar (S34) uma classe de tráfego dos pacotes de dados transmitidos; e processar (S35 a S39, S310 a S315) os pacotes de dados transmitidos dependendo da classe de tráfego determinada.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de se o dito atributo de ordem de distribuição for configurado, isso indicar que a ordem dos pacotes de dados transmitidos deva ser mantida.
9. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de se o dito atributo de ordem de distribuição não tiver sido configurado, isso indicar que a ordem dos pacotes de dados transmitidos não precise ser mantida.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato dos pacotes de dados a serem transmitidos serem enviados (S33) para seu destino imediatamente e independentemente da classe de tráfego.
11. Método de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente as etapas de: decidir (S35) se uma determinada classe de tráfego é uma classe de tráfego predeterminada, e se for esse o caso eliminar (S36) os pacotes de dados recebidos que forem recebidos após o envio subsequente dos pacotes de dados.
12. Método de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente as etapas de: decidir (S35) se uma determinada classe de tráfego é uma classe de tráfego predeterminada, e se esse não for o caso monitorar (S37) uma relação seqüencial entre os pacotes de dados recebidos; detectar (S38) se um pacote de dados está faltando na seqüência monitorada; e em resposta à detecção de um pacote de dados em falta, armazenar temporariamente (S311) os pacotes de dados recebidos.
13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma etapa de configurar (S310) uma janela de tempo de armazenamento temporário durante a qual os pacotes de dados recebidos dentro da janela de tempo são armazenados temporariamente.
14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma etapa de verificar (S314) se o pacote de dados em falta foi recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário.
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de se o dito pacote de dados em falta não for recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário (S314, S312), os ditos pacotes de dados de armazenamento temporário são enviados (S313) independentemente do pacote de dados em falta, que é eliminado mesmo se for recebido após a janela de tempo de armazenamento temporário.
16. Método de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de se o dito pacote de dados que está faltando não for recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário (S314, S312), os ditos pacotes de dados armazenados temporariamente serem enviados (S313) independentemente do pacote de dados que ainda está faltando, que é distribuído fora da seqüência mesmo se for recebido depois da janela de tempo de armazenamento temporário.
17. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de se o dito pacote de dados que está faltando for recebido (S314) durante a janela de tempo de armazenamento temporário, os ditos pacotes de dados armazenados temporariamente serem reordenados para sua ordem de seqüência inicial e enviados em sua ordem de seqüência inicial (S315).
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de a dita reordenação ser baseada nos números da seqüência dos pacotes contidos nos cabeçalhos dos pacotes.
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato dos ditos cabeçalhos serem cabeçalhos GTP, GTP = Protocolo de Envelopamento GPRS, cabeçalhos RLC, RLC = Controle de Conexão de Rádio, cabeçalhos LLC, LLC = Controle de Conexão Lógica ou cabeçalhos SNDCP dos pacotes.
20. Elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, o dito elemento de rede compreendendo: um primeiro meio de detecção adaptado para detectar pelo menos um atributo de ordem de distribuição (DOA) como um parâmetro para a transmissão de pacotes de dados; caracterizado pelo fato de pelo fato de compreender: um primeiro meio de decisão adaptado para decidir se o dito parâmetro de atributo de ordem de distribuição está configurado; um primeiro meio de determinação que responde a um resultado de decisão positivo e adaptado para determinar uma classe de tráfego dos pacotes de dados transmitidos; e um meio de processamento adaptado para processar os pacotes de dados transmitidos dependendo da classe de tráfego determinada.
21. Elemento de rede de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato do dito meio de processamento compreender adicionalmente: um segundo meio de decisão adaptado a fim de decidir se uma classe de tráfego determinada é uma classe de tráfego predeterminada; e um meio de eliminação que responde a um resultado positivo do dito segundo meio de decisão e adaptado para eliminar os pacotes de dados recebidos que foram recebidos depois do envio subsequente dos pacotes de dados.
22. Elemento de rede de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato do meio de processamento compreender adicionalmente: um segundo meio de decisão adaptado para decidir se uma classe de tráfego determinada é uma classe de tráfego predeterminada; e um meio de monitoramento que responde a um resultado negativo do dito meio de decisão e adaptado para monitorar uma relação sequencial entre os pacotes de dados recebidos; um segundo meio de detecção adaptado a fim de detectar se um pacote de dados está faltando na seqüência monitorada, e um meio de armazenamento temporário que responde à detecção de um pacote de dados em falta e adaptado para armazenar temporariamente pacotes de dados recebidos.
23. Elemento de rede de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato do meio de processamento compreender adicionalmente: um meio de configuração adaptado para configurar uma janela de tempo de armazenamento temporário, durante essa janela de tempo os pacotes de dados recebidos são armazenados temporariamente.
24. Elemento de rede de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato do dito meio de processamento compreender adicionalmente: um meio de verificação adaptado para verificar se o pacote de dados que está faltando foi recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário.
25. Elemento de rede de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato do dito meio de processamento compreender adicionalmente: um meio de envio adaptado para enviar, se o dito pacote de dados que está faltando não tiver sido recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário, os ditos pacotes de dados armazenados temporariamente independentemente do pacote de dados que está faltando, e para eliminar o pacote de dados que está faltando mesmo se for recebido depois da janela de tempo de armazenamento temporário.
26. Elemento de rede de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato do dito meio de processamento compreender adicionalmente: um meio de reordenação adaptado para reordenar; se o dito pacote de dados que está faltando for recebido durante a janela de tempo de armazenamento temporário os ditos pacotes de dados armazenados temporariamente em sua ordem de seqüência inicial, e enviar os pacotes de dados armazenados temporariamente em sua ordem de seqüência inicial.
27. Elemento de rede de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores de 20 a 26, caracterizado pelo fato do dito elemento de rede ser um controlador de rede de rádio (RNC) que controla a transmissão dos pacotes e dados em uma rede de dados de pacote na direção de conexão descendente.
28. Elemento de rede de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores de 20 a 26, caracterizado pelo fato do dito elemento de rede ser um GGSN (Nó de Suporte GPRS de Ponto de conexão) que controla a transmissão dos pacotes de dados em uma rede de dados de pacote na direção de conexão ascendente.
BRPI9917311-5A 1999-05-21 1999-05-21 Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote BR9917311B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI9917311-5A BR9917311B1 (pt) 1999-05-21 1999-05-21 Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI9917311-5A BR9917311B1 (pt) 1999-05-21 1999-05-21 Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote
PCT/EP1999/003517 WO2000072518A1 (en) 1999-05-21 1999-05-21 Packet data transmission in third generation mobile system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9917311A BR9917311A (pt) 2002-02-19
BR9917311B1 true BR9917311B1 (pt) 2014-09-09

Family

ID=25665516

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9917311-5A BR9917311B1 (pt) 1999-05-21 1999-05-21 Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR9917311B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR9917311A (pt) 2002-02-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7843849B2 (en) Packet data transmission in third generation mobile system
US7369498B1 (en) Congestion control method for a packet-switched network
US6587457B1 (en) Method for connecting data flows
JP4601229B2 (ja) プロトコル・データ・ユニットのカプセル化方法
KR101141645B1 (ko) 데이터 블록 전송 제어 방법
JP5038425B2 (ja) パケット遠隔通信ネットワークにおけるトラフィックの制御の最適化プロセス
CN101223738B (zh) 与ip业务处理有关的装置和方法
US6226676B1 (en) Connection establishment and termination in a mixed protocol network
US6643259B1 (en) Method for optimizing data transfer in a data network
US6487218B1 (en) Method and device for configuring a link
PT2107739E (pt) Sistema e método para evitar o bloqueio que utiliza temporizador para o sistema de acesso de pacotes em ligação descendente de alta velocidade
BRPI0809469A2 (pt) Equipamentos e métodos de realizar um handoff em uma rede de comunicação
BRPI0108480B1 (pt) método e sistema para otimizar o reestabelecimento das conexões no sistema de rádio celular suportando comunicações em tempo real e em tempo não-real
BRPI0818722B1 (pt) método para monitorar temporizador para processamento de controle de erro em um sistema de comunicação sem fio, e, aparelho de comunicações sem fio para monitorar temporizadores para processamento de controle de erro
US6947435B1 (en) Radio communication system and apparatus, communication method and program recording medium therefor
BRPI0711617A2 (pt) método de realização de uma transferência de controle, de uma primeira rede para uma segunda rede, de um terminal móvel durante o recebimento de dados provenientes de uma máquina principal remota, mìdia de gravação passìvel de leitura em computador, aparelho de terminal móvel para realização de uma transferência de controle de uma primeira rede para uma segunda rede durante a recepção de dados de uma máquina principal remota, método de transmissão de dados para um terminal móvel, mìdia de gravação passìvel de leitura em computador, aparelho para transmissão de dados para um terminal móvel, e sistema para transferência de controle de uma transmissão de dados de uma primeira rede para uma segunda rede
CN109194452A (zh) 数据重传方法、装置、存储介质及其网络设备
TW201010355A (en) Method and device for adjusting communicating power
JP3893247B2 (ja) データ配信管理装置
BR9917311B1 (pt) Métodos de configuração de um atributo de ordem de distribuição, e de transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote, e, elemento de rede para controlar a transmissão de pacotes de dados em uma rede de dados de pacote
EP1372307B1 (fr) Procédé de contrôle de transmission de données et unité de contrôle pour la mise en oeuvre du procédé
WO2004028094A1 (en) Method and system for resource management in a communication network
US20020114275A1 (en) Packet transmitter and method
RU2389139C2 (ru) Управление потоками информации в универсальной системе мобильной связи (umts)
CN117278654A (zh) 基于tcp-bpf的动态网络自适应修改方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04L 12/28 , H04Q 7/22

Ipc: H04W 72/12 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved