BR202023005027Y1 - Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos - Google Patents

Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos Download PDF

Info

Publication number
BR202023005027Y1
BR202023005027Y1 BR202023005027-7U BR202023005027U BR202023005027Y1 BR 202023005027 Y1 BR202023005027 Y1 BR 202023005027Y1 BR 202023005027 U BR202023005027 U BR 202023005027U BR 202023005027 Y1 BR202023005027 Y1 BR 202023005027Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sieve
frame
sieves
screen
profiles
Prior art date
Application number
BR202023005027-7U
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Roberto Palini
Flávio Pereira Alves
Original Assignee
Carlos Roberto Palini
Flávio Pereira Alves
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlos Roberto Palini, Flávio Pereira Alves filed Critical Carlos Roberto Palini
Priority to BR202023005027-7U priority Critical patent/BR202023005027Y1/pt
Publication of BR202023005027Y1 publication Critical patent/BR202023005027Y1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B07SEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS; SORTING
    • B07BSEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS BY SIEVING, SCREENING, SIFTING OR BY USING GAS CURRENTS; SEPARATING BY OTHER DRY METHODS APPLICABLE TO BULK MATERIAL, e.g. LOOSE ARTICLES FIT TO BE HANDLED LIKE BULK MATERIAL
    • B07B1/00Sieving, screening, sifting, or sorting solid materials using networks, gratings, grids, or the like
    • B07B1/28Moving screens not otherwise provided for, e.g. swinging, reciprocating, rocking, tilting or wobbling screens
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B07SEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS; SORTING
    • B07BSEPARATING SOLIDS FROM SOLIDS BY SIEVING, SCREENING, SIFTING OR BY USING GAS CURRENTS; SEPARATING BY OTHER DRY METHODS APPLICABLE TO BULK MATERIAL, e.g. LOOSE ARTICLES FIT TO BE HANDLED LIKE BULK MATERIAL
    • B07B1/00Sieving, screening, sifting, or sorting solid materials using networks, gratings, grids, or the like
    • B07B1/46Constructional details of screens in general; Cleaning or heating of screens
    • B07B1/4609Constructional details of screens in general; Cleaning or heating of screens constructional details of screening surfaces or meshes

Landscapes

  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)

Abstract

disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos. trata o presente modelo de utilidade de uma nova disposição introduzida em quadro de peneiras para maquina classificadora de grãos como café, feijão e correlatos, onde dito quadro de peneiras apresenta construtividade diferenciada do quadro convencional, mais precisamente, o tabuleiro (13) do quadro de peneiras (10) é formado por múltiplas divisórias transversais (13a) com sessão em z, distribuídas equidistantes entre si ao longo do eixo (e1) e onde as ramificações (13a1) e (13a2) são paralelas e opostas entre si, interligadas por ramificação ortogonal (13b); as ramificações (13a1) e (13a2) sustentam, cada qual, a peneira (12) e tela (15) mediante fixação por respectivos parafusos (p1) e (p2), em conjunto à réguas de estabilização (17); a ramificação (13b) é dotada de múltiplos orifícios (13b1) de transpasse de perfis tubulares (t1) que, junto a perfis ortogonais (t2), perfazem uma malha estrutural ao tabuleiro (13); a ramificação (13a2) de cada divisória transversal (13a) é plana para contenção dos trechos de arames da tela (15) acomodados nos berços (17a) das réguas de estabilização (17); a estruturação final do quadro de penei compreende, ainda, um par de perfis superiores (16a) de seção quadrangular, apoiado sobre as bordas longitudinais da peneira (12) e fixado a essas por meio de parafuso (p3), enquanto que um par de longarinas em l (16b) é disposto abaixo do quadro (11) e fixado a esse por solda ou outro meio adequado.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] Trata o presente modelo de utilidade de uma nova disposição introduzida em quadro de peneiras para maquina classificadora de grãos como café, feijão e correlatos, onde dito quadro de peneiras apresenta construtividade diferenciada do quadro convencional, pois passa a compreender um tabuleiro estrutural cujo interno é multidividido em pequenos nichos obtidos pela distribuição equidistante de perfis transversais com seção em “Z” transpassados ortogonalmente por varetas longitudinais. Esses perfis transversais e as varetas são arranjados no espaçamento definido entre uma peneira classificadora superior e uma grade metálica inferior, dispostas paralelamente entre si. No espaçamento de cada nicho é distribuído um determinado número de esferas de borracha conformando desta forma, pequenas regiões de concentração de esferas que garantem a distribuição e função de trepidação mais homogênea das referidas esferas por toda a peneira aumentando, assim, a efetividade quando do desbloqueio de eventuais sujidades presentes nos crivos da peneira.
HISTÓRICO
[002] As máquinas classificadoras ou separadoras de grãos como café, feijão, milho e outros são equipamentos de médio e grande porte que utilizam pelo menos uma peneira fixada na parte interna da caixa vibratória do dito equipamento classificador (Fig. 1A) e, geralmente, dita peneira é disposta em posição inclinada em relação ao solo. Essas peneiras têm a função de receber o fluxo de grãos mediante uma bica, fazendo com que esse fluxo de grãos, seja transportado e peneirado durante a vibração das ditas peneiras, seja no sentido ascendente ou descendente. A principal função do conjunto de peneiras vibratórias é proporcionar a padronização dos lotes de grãos através do peneiramento dos grânulos, classificando-os de acordo com as características do crivo das peneiras, crivo este que simultaneamente impede a passagem de sujidades como cascas, pedras, poeira etc.
[003] De uma forma geral, cada peneira compreende um quadro formado por uma moldura retangular confeccionadas em madeira (Fig. 1B do Estado da Técnica) ou outro material rígido como metal (Fig. 1C do Estado da Técnica), tendo a face inferior fechada por uma grade aramada e a face superior fechada por tela com perfurações que podem variar em mesh, dependendo da aplicação e da variação de classificação. No caso mais comum, qual seja, o quadro confeccionado em madeira, o mesmo compreende ainda, a distribuição de múltiplas travessas transversais e longitudinais, fixadas entre si de forma ortogonal, compondo nichos quadrangulares passíveis de receber e limitar a movimentação de um conjunto de esferas de borracha. Assim, as peneiras, devidamente montadas no equipamento classificador são colocadas para vibrar de forma síncrona através da ação de um motor e demais componentes mecânicos como excêntricos, correias e outros instalado no dito equipamento, fazendo com que as esferas limitadas nos referidos nichos de cada esteira trepidem e colidam constantemente entre a grade aramada e a tela ou peneira, fazendo com que eventual obstrução presente nos crivos da peneira se solte e libere a passagem dos grãos, dando continuidade ao peneiramento.
[004] Um modelo de quadro de peneiras, intitulado como classificador de peneiras pode ser vislumbrado no documento de n° Pl 9204595^2 que trata de um classificador de peneiras para grãos de milho onde se prevê que sob as peneiras planas de classificação, são dispostos receptáculos para esferas de borracha ou material adequado, limitados superiormente pela peneira de classificação propriamente dita e inferiormente pela grade de arame com perfil ondulante formando picos em serrilhado limitada em todo o seu perímetro por peças ou paredes de secção aproximadamente triangular ou trapezoidal, de forma que a distância entre a peneira de classificação e a tela de arame seja de 12 a 16 mm maior que o diâmetro das esferas de borracha, esferas estas em quantidade suficiente para preencher a metade da área de cada receptáculo. Observa-se que o citado modelo de classificador é capaz de desobstruir os crivos das peneiras devido ao impacto exercido pelo contato das esferas com a peneira e grade de arame, desobstruindo o local de contato com as esferas, entretanto, tal desobstrução é limitada pelas paredes de secção triangular, visto que a face que tangencia a tela impede que as esferas entrem em contato com a região, resultando num acúmulo de poeira e sujidades neste local que prejudicam a qualidade da classificação.
[005] As paredes triangulares do referido documento de patente ainda impedem que as esferas entrem em contato com determinadas áreas das peneiras, tal como a região paralela à extremidade pontiaguda das paredes triangulares, o que consequentemente, gera outros pontos de entupimentos dos crivos, ensejando que a máquina tenha seu funcionamento interrompido esporadicamente para que tais entupimentos sejam liberados manualmente, prejudicando a agilidade da produção.
[006] Outro fator a ser considerado consiste no fato que dito classificador de peneiras pode ser instalado em máquinas classificadoras cujas peneiras são dispostas de modo ascendente ou descendente. Tal disposição, como é de amplo conhecimento, prejudica a qualidade da classificação, pois devido à ação da gravidade, as esferas trepidam apenas em determinados pontos da peneira, ou seja, nos pontos baixos, deixando de ter a mesma eficiência para desobstrução de crivos dispostos nos pontos autos da peneira, que apesar de ainda receberem por reflexo a trepidação, não recepcionam a mesma força de contato, conforme ocorre quando da ação direta das esferas, resultando numa desobstrução parcial e ineficaz das peneiras.
[007] O requerente, ciente dos inconvenientes do estado da técnica, desenvolveu uma máquina separadora de grãos de fluxo plano vislumbrada no documento de n° BR202022012497-9 que apresenta um separador de grãos do tipo café (FIG. 1A) ou, ainda, feijão, sorgo, soja, milho e outros; dito separador de grãos apresenta chassi estrutural metálico onde são instaladas caixas vibratórias, sendo uma inferior e outra superior e cuja vibração é realizada por convencional conjunto de acionamento formado por motor, polia motora, polia movida do conjunto excêntrico e puxavante, molas e amortecedores, além de moega de entrada disposta de forma comunicante nas extremidades das caixas vibratórias, enquanto que nas extremidades opostas são dispostas bicas de saída dos grãos classificados, onde cada bica é associada a uma peneira classificadora; a associação da disposição horizontal das caixas vibratórias e respectivas peneiras classificadoras posicionadas de acordo com eixo horizontal, ou seja, em paralelo ao plano de apoio do chassi estrutural com vibração de movimentação linear das caixas pelo sistema de acionamento de vibração compor o fluxo plano de movimento dos grãos sobre as peneiras.
[008] Assim, para otimizar ainda mais a eficiência da máquina do requerente, com ação em fluxo plano, foi desenvolvida a nova disposição introduzida em quadro de peneiras que passa permitir que as esferas, melhor condicionadas e distribuídas nos nichos, desobstruam uniformemente os crivos das peneiras, visto que não há desequilíbrios gerados pela gravidade e as esferas circulam por toda área dos nichos.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
[009] Em pesquisa realizada em banco de dados especializados foram encontrados documentos referentes a quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos, tal como, o documento de n°. BR 11 2013 024577 8 que trata de um quadro de suporte de peneira para peneiras vibratórias, que compreende um quadro pequeno superior com seções de perímetro que formam o perímetro de uma superfície de peneiramento e ao menos uma janela lateral adequada para permitir que a farinha não peneirada caia, e uma base inferior acoplada à parte de baixo de dito quadro pequeno e que por sua vez compreende as seções de perímetro, um plano ou bandeja para coletar a farinha peneirada e ao menos uma janela de queda de farinha, e sendo que uma ou mais de ditas seções de perímetro da superfície de peneiração de dito quadro pequeno superior são espaçadas da correspondente seção de perímetro oposta de dita base definindo ao menos uma abertura para a descarga da farinha peneirada.
[010] O documento de n°. PI 0510720-2 apresenta um quadro para uma tela utilizada em um separador de peneira vibratória compreendida por um primeiro membro externo de suporte longitudinal, um segundo membro de suporte longitudinal externo espaçado e substancialmente paralelo ao primeiro membro; um ou mais membros de suporte longitudinal interno que está posicionado entre e substancialmente paralelo ao primeiro membro de suporte longitudinal externo e ao segundo membro de suporte longitudinal externo.
[011] Assim, é fato que os documentos citados nos parágrafos acima, apesar de pertencerem ao mesmo campo de aplicação, não apresentam nenhuma das características do objeto ora aperfeiçoado garantindo, assim, que o mesmo atenda aos requisitos legais de patenteabilidade.
MELHORIAS FUNCIONAIS
[012] A melhoria funcional do quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos consiste no fato do quadro de sustentação, mais precisamente no espaço formado entre a peneira superior e a tela inferior, prever a distribuição uniforme de divisórias transversais em “Z” mantidas paralelas e equidistantes mediante o transpasse de perfis longitudinais, sendo que as divisórias em “Z” e ditos perfis longitudinais são fixados nas paredes internas dos quadros e formam nichos para a disposição de múltiplas esferas de borracha especial.
VANTAGENS OBTIDAS
[013] Uma das vantagens do quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos consiste na previsão de divisórias formadas por chapas cuja espessura e configuração reduzem o índice de acúmulo de sujidades, bem como o entupimento dos crivos das peneiras nos quais encontram-se instaladas, contribuindo com a qualidade da classificação.
[014] Outra vantagem do quadro de peneiras consiste no fato que as divisórias em “Z” preverem canais de passagem equidistantes, transpassados pelos perfis longitudinais que conformam um tabuleiro limitador das esferas.
[015] Outra vantagem do quadro de peneiras refere-se do arranjo obtido pelos perfis transversais em “Z” e os perfis longitudinais permanecerem distanciados tanto da peneira quanto da tela, impedindo, assim, o bloqueio de qualquer crivo da peneira, que possa causar entupimentos, conforme ocorre convencionalmente.
[016] Outra vantagem do quadro de peneiras consiste no fato da tela ser fixada no quadro através de uma haste oca receptora dos parafusos de fixação, fixando de maneira segura a referida peneira.
[017] Outra vantagem do quadro de peneiras refere-se a previsão de um trilho condutor fixado inferiormente que conduz o quadro para instalação das caixas vibratórias da máquina classificadora de grãos.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[018] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do modelo de utilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
[019] a figura 1A mostra uma vista esquemática da máquina classificadora de grãos no qual a peneira pode ser instalada;
[020] as figuras 1B e 1C são imagens de peneiras do estado da técnica, servindo como exemplo das atuais construtividades;
[021] a figura 2 é uma vista em perspectiva do quadro de peneiras ora inovado destituído da peneira superior, permitindo observar o arranjo de perfis e as esferas;
[022] a figura 3 representa uma vista em perspectiva explodida dos componentes do quadro de peneiras;
[023] a figura 4 mostra uma vista em perspectiva do tabuleiro estabilizador das esferas com respectivos detalhes ampliados de uma das divisórias;
[024] a figura 5 revela uma vista em perspectiva da chapa auxiliar das divisórias;
[025] a figura 6 mostra uma vista em perspectiva e corte da referida chapa auxiliar com a tela sobreposta à mesma e ambas montadas numa divisória transversal em “Z”;
[026] a figura 7 revela uma vista em perspectiva montada do quadro indicando cortes representativos;
[027] a figura 8 ilustra uma vista em corte transversal A.A, ilustrando os canais de passagem da divisória com haste transpassada e indicando o distanciamento das hastes em relação à peneira e tela; e
[028] a figura 9 revela um segundo corte transversal B.B que ilustra a chapa auxiliar montada sobre a tela para fixação das divisórias.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
[029] Com referências aos desenhos ilustrados, o presente modelo de utilidade se refere a uma “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM QUADRO DE PENEIRAS PARA MAQUINA CLASSIFICADORA DE GRÃOS”, dito quadro de peneiras (10) do tipo utilizado em máquina classificadora de grãos (MC) (Fig. 1A) como café, soja, arroz, feijão entre outros, formado por moldura (11) confeccionada em madeira, ferro ou outro similar no qual recebe sob a face (11a), uma chapa perfurada, doravante denominada peneira (12) com crivos (12a), enquanto que a face oposta (11b) recepciona tela (15). No espaço formado entre a peneira (12) e tela (15) é disposto um tabuleiro (13) que conforma nichos (N1) para disposição de conjunto de esferas (14) que, mediante trepidação ocasionada por motor (não ilustrado) da máquina classificadora (MC) de grãos, promove o sequencial impacto das esferas contra a superfície inferior da peneira (12), visando promover a desobstrução e/ou retirada de sujidades dos crivos (12a).
[030] Segundo o presente modelo de utilidade, prevê que o tabuleiro (13) do quadro de peneiras (10) é formado por múltiplas divisórias transversais (13a) (Figs. 4 e 9) com sessão em “Z”, distribuídas equidistantes entre si ao longo do eixo (E1) e onde as ramificações (13a1) e (13a2) são paralelas e opostas entre si, interligadas por ramificação ortogonal (13b). As ramificações (13a1) e (13a2) sustentam, cada qual, a peneira (12) e tela (15) (ver Fig.8) mediante fixação por respectivos parafusos (P1) e (P2), em conjunto às réguas de estabilização (17) (ver detalhe na Figura 6). A ramificação (13b) é dotada de múltiplos orifícios (13b1) de maneira a permitir o transpasse de perfis tubulares (T1) que, junto a perfis ortogonais (T2), perfazem uma malha estrutural ao tabuleiro (13).
[031] A ramificação (13a2) de cada divisória transversal (13a), como pode ser visto na Figura 6, é plana para contenção dos trechos de arames da tela (15) acomodados nos berços (17a) das réguas de estabilização (17), obtendo firmeza estrutural para a trepidação das esferas (14).
[032] De maneira a compor a estruturação final do quadro de peneiras (10), é previsto um par de perfis superiores (16A) de seção quadrangular, apoiado sobre as bordas longitudinais da peneira (12) e fixado a essas por meio de parafuso (P3). Completando a estruturação, é previsto um par de longarinas em “L” (16B), dispostas abaixo do quadro (11) e fixadas a esse por meio de solda ou outro adequado.
[033] A otimização da estrutura do tabuleiro (13), mediante a configuração das divisórias transversais (13a) e perfis tubulares (T1) e (T2), permitem que as esferas (14) se mantenham em trepidação por toda área de cada nicho (N1) e, assim, atingindo e desobstruindo todos os crivos (12a) da peneira (12).
[034] Foi descrita a realização preferida do presente modelo de utilidade, sendo que quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo do modelo de utilidade apresentado.

Claims (1)

1. “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM QUADRO DE PENEIRAS PARA MÁQUINA CLASSIFICADORA DE GRÃOS”, dito quadro de peneiras (10) formado por moldura (11) que recebe sob a face (11a), uma peneira (12) com crivos (12a), enquanto que a face oposta (11b) recepciona tela (15); no espaço formado entre a peneira (12) e tela (15) é disposto um tabuleiro (13) que conforma nichos (N1) para disposição de conjunto de esferas (14) de desobstrução e/ou retirada de sujidades dos crivos (12a) da dita peneira (12); caracterizado por o tabuleiro (13) do quadro de peneiras (10) ser formado por múltiplas divisórias transversais (13a) com sessão em “Z”, distribuídas equidistantes entre si ao longo do eixo (E1) e onde as ramificações (13a1) e (13a2) são paralelas e opostas entre si, interligadas por ramificação ortogonal (13b); as ramificações (13a1) e (13a2) sustentam, cada qual, a peneira (12) e tela (15) mediante fixação por respectivos parafusos (P1) e (P2), em conjunto à réguas de estabilização (17); a ramificação (13b) é dotada de múltiplos orifícios (13b1) de transpasse de perfis tubulares (T1) que, junto a perfis ortogonais (T2), perfazem uma malha estrutural ao tabuleiro (13); a ramificação (13a2) de cada divisória transversal (13a) é plana para contenção dos trechos de arames da tela (15) acomodados nos berços (17a) das réguas de estabilização (17); a estruturação final do quadro de peneira (10) compreende, ainda, um par de perfis superiores (16A) de seção quadrangular, apoiado sobre as bordas longitudinais da peneira (12) e fixado a essas por meio de parafuso (P3), enquanto que um par de longarinas em “L” (16B) é disposto abaixo do quadro (11) e fixado a esse por solda ou outro meio adequado.
BR202023005027-7U 2023-03-17 2023-03-17 Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos BR202023005027Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202023005027-7U BR202023005027Y1 (pt) 2023-03-17 2023-03-17 Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202023005027-7U BR202023005027Y1 (pt) 2023-03-17 2023-03-17 Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202023005027Y1 true BR202023005027Y1 (pt) 2023-10-03

Family

ID=89024658

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202023005027-7U BR202023005027Y1 (pt) 2023-03-17 2023-03-17 Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202023005027Y1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3255885A (en) Vibrating screen
US3285413A (en) Screen apparatus
US3565251A (en) Plastic internal screen
US9089877B2 (en) Backing screen panels for vibrating screen separator
JP2019533573A (ja) 振動ふるいのための装置、方法、およびシステム
US10046365B2 (en) Multi-deck screening assembly
CH685604A5 (de) Plansichter.
US2455383A (en) Screen for gyratory sifters, screens, or bolting equipment
KR100652225B1 (ko) 선별기
US5904254A (en) Vibratory particle separating apparatus
BR202023005027Y1 (pt) Disposição introduzida em quadro de peneiras para máquina classificadora de grãos
US2290434A (en) Vibratory conveyer and screen
US2237491A (en) Shaker screen
US3087618A (en) Device for separating fine from coarse materials
US2159549A (en) Sifter
CN209631580U (zh) 一种细粒脱水和分级用的高频振动筛
CN209139148U (zh) 一种用于土壤粗细筛分的筛选装置
US3254765A (en) Screen classifiers
EP2691185B1 (en) Sieve carrier frame
JP2012076054A (ja) 振動スクリーン
KR20220047723A (ko) 체 프레임 및 이를 포함하는 체질 장치
KR101281363B1 (ko) 원료 처리 장치
CN209951800U (zh) 一种热熔挤出颗粒筛选装置
WO2003082484A1 (en) Screen support panel for vibrating screens
US2294572A (en) Granulating sifter

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: B07B 1/28

Ipc: B07B 1/46 (2006.01), B07B 1/28 (2006.01)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/03/2023, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS