BR202021025252U2 - Aperfeiçoamento introduzido em costura de painéis balísticos - Google Patents
Aperfeiçoamento introduzido em costura de painéis balísticos Download PDFInfo
- Publication number
- BR202021025252U2 BR202021025252U2 BR202021025252-4U BR202021025252U BR202021025252U2 BR 202021025252 U2 BR202021025252 U2 BR 202021025252U2 BR 202021025252 U BR202021025252 U BR 202021025252U BR 202021025252 U2 BR202021025252 U2 BR 202021025252U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- ballistic
- sewing
- layers
- improvement introduced
- ultrasonic
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B32—LAYERED PRODUCTS
- B32B—LAYERED PRODUCTS, i.e. PRODUCTS BUILT-UP OF STRATA OF FLAT OR NON-FLAT, e.g. CELLULAR OR HONEYCOMB, FORM
- B32B27/00—Layered products comprising a layer of synthetic resin
- B32B27/02—Layered products comprising a layer of synthetic resin in the form of fibres or filaments
Abstract
Para costura de painéis balísticos. Segue o presente pedido de patente de modelo de utilidade, para um aperfeiçoamento introduzido na união de camadas balísticas na formação de painéis balísticos, onde cada placa em sua etapa de fabricação, recebe uma costura ultrassónica ou térmica que irá unir as camadas dos tecidos balísticos mantendo a integridade dos fios do tecido, além de diminuir os custos de fabricação, bem como ter considerável diminuição de espessura.
Description
[001] Segue o presente pedido de patente de modelo de utilidade, para um aperfeiçoamento introduzido na construção de painéis balísticos, onde cada painel em sua etapa de fabricação, recebe uma costura ultrassónica ou térmica que irá fazer a união das laminas dos tecidos ou não tecidos utilizando ou não matrizes poliméricas como agente, mantendo a integridade dos fios do tecido, além de diminuir os custos de fabricação, bem como ter considerável diminuição de espessura.
[002] Como é de conhecimento do estado da técnica, painéis balísticos são constituídos por lâminas de tecidos e/ou não tecidos, alinhadas em um formato que se baseia na anatomia do usuário, logo, o formato normalmente foca na área de proteção que aquele formato oferece, abrangendo no míni mo aos órgãos vitais do usuário, para exemplificar o estilo convencional de uma composição qualquer: Quando observamos uma composição simples, é possível entendermos que ao unir estas camadas, formamos uma proteção balística de baixa espessura capaz, por conta da flexibilidade de cada uma destas lâminas, moldar-se ao corpo do usuário de forma que sua estrutura fique discreta, mas que possua capacidade de impedir a passagem de projéteis de alta velocidade por propiciar trabalho de atenuação da energia de impacto.
[003] Atualmente, em processos de fabricação de equipamentos de defesa para tropas terrestres, existe uma evolução constante das tecnologias para composições balísticas com matérias-primas formadas com construções moleculares particulares que maximizam o conforto dos usuários, e ao mesmo tempo aumentam o fator de proteção contra as ameaças do serviço militar de uma forma geral. Os coletes balísticos da atualidade têm como principal premissa para distinção de performance, sua resistência a perfuração junto a sua capacidade de absorção de impactos oriundos do alveje de projéteis, sua flexibilidade e adaptabilidade ao corpo e seu peso específico, que determinam os fatores da fadiga de usuários e sua performance em combate de longos períodos, frente a isso, é imprescindível que junto as tecnologias da matéria-prima que fabrica os coletes, exista o esforço e evolução de tecnologias do processo de fabricação, que facilitem e auxiliem as composições e novos produtos no aumento de sua performance.
[004] A título de exemplo, podemos citar o documento “BR 102019022997-7”, denominado de “PLACAS DE COMPÓSITO COM TECIDOS DE FIBRA DE JUTA MATRIZ EPOXÍDICA, PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO EM COLETES PARA PROTEÇÃO BALÍSTICA”, ao qual descreve o processo produtivo e a aplicação de um compósito produzido com matriz de resina epóxi envolvendo tecido confeccionado a partir das fibras de juta. Essa é uma fibra facilmente encontrada na região norte do Brasil e sua identificação científica é Corchorus Capsularis. As características deste material composto, tecnicamente conhecido como um compósito são tais que o tornam tão resistente quanto economicamente vantajoso para utilização em blindagens balísticas multicamadas visando proteção contra disparos de fuzil com munição de alto poder de impacto. Busca-se evidenciar que este compósito feito de fibra de buriti permite substituir materiais sintéticos, estes muito mais custosos atualmente para diversas Forças Armadas de diversos países. Esses materiais sintéticos são tecidos de fibras de aramida conhecidos comercialmente por Kevlar®. Sobreleva-se que a presente invenção descreve detalhes técnicos relevantes para a produção do compósito incluído a faixa de composição bem como as condições de temperatura e pressão adequadas ao seu desempenho balístico.
[005] Ocorre que na fabricação dos painéis balísticos as camadas de tecidos são unidas através de costura com o uso de linhas e perfurações oriundas do uso de agulhas. As regiões de uniões por este tipo de costuras tradicionais (linha e agulha) sofrem uma fragilização quando perfuradas pelas agulhas, comprometendo sua segurança e durabilidade, além de causar custo com linhas e considerável volume de espessura.
[006] Visando solucionar tais inconvenientes, o titular vem através do presente pedido, promover a união das camadas de tecidos balísticos em sua etapa de fabricação dos painéis, de modo que sua costura seja feita por costura ultrassónica ou térmica que irá unir as camadas dos tecidos mantendo a integridade dos fios do tecido, além de diminuir os custos de fabricação, bem como ter considerável diminuição de espessura.
[007] Explicado superficialmente, segue o presente pedido de patente ser melhor explicado segundo os desenhos em anexo, pelos quais se veem:
Figura 1 - Vista esquemática da composição formada por suas camadas balísticas, sendo todas unidas por suas abas através de costura ultrassónica, ou seja, seus tecidos são unidos através de fusão térmica por pressão;
Figura 2 - Vista esquemática demonstrando a composição devidamente costurada por costura ultrassônica ou térmica ao longo de suas abas, ao passo, que o “detalhe - A” representa a área de fusão térmica das camadas;
Figura 3 - Vista esquemática demonstrando a costura ultrassônica ou térmica aplicada em qualquer área do painel balístico, ou seja, não se limitando apenas as regiões periféricas, além de poder serem feitas em módulos.
Figura 1 - Vista esquemática da composição formada por suas camadas balísticas, sendo todas unidas por suas abas através de costura ultrassónica, ou seja, seus tecidos são unidos através de fusão térmica por pressão;
Figura 2 - Vista esquemática demonstrando a composição devidamente costurada por costura ultrassônica ou térmica ao longo de suas abas, ao passo, que o “detalhe - A” representa a área de fusão térmica das camadas;
Figura 3 - Vista esquemática demonstrando a costura ultrassônica ou térmica aplicada em qualquer área do painel balístico, ou seja, não se limitando apenas as regiões periféricas, além de poder serem feitas em módulos.
[008] Em conformidade com os desenhos em anexo, segue o presente pedido de patente de modelo de utilidade, para um “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM COSTURA DE PAINÉIS BALÍSTICOS”, ao qual é formada a partir de uma composição (1) formada por uma série de camadas balísticas (2) dotadas de abas (3) que se sobrepõe uma sobre a outra. Assim sendo, as camadas balísticas (2) dotadas de abas (3), que são unidas por costura ultrassônica ou térmica (4) através de fusão térmica (5), dispensando o uso de agulhas e linhas.
[009] Nesta condição, as camadas balísticas (2) são unidas através de uma fusão térmica (5) por pressão, que deve manter a composição (1 ) unida e preservando sua capacidade de trabalho para atenuação dos impactos, auxiliando a redução de trauma até o momento em que a fusão deverá se romper, antes das camadas, aumentando a capacidade de trabalho da referida composição (1) apenas, quando ela sofrer o disparo.
[010] Essas camadas balísticas (2), por sua vez, podem ter polímeros fabricados a base de poliuretano, polietileno, “EVA” ou quaisquer compósitos similares de forma localizada, unindo uma ou mais camadas da composição (1) balística, sem utilizar o conceito de costuras tradicionais, que não se rompem no momento do disparo, e nem fragiliza o local costurado, limitando o trabalho da composição e reduzindo o desempenho desta contra perfuração, além de promover um custo reduzido, bem como seu volume diminuído.
[011] Vale salientar, que as costura ultrassônica ou térmica (4) podem ser feitas em qualquer área do painel balístico (6), ou seja, não se limitando apenas as regiões periféricas, além de poder serem feitas em módulos como apresentado nos desenhos evidenciados na “figura 3”.
Claims (2)
- “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM COSTURA DE PAINÉIS BALÍSTICOS”, ao qual é formada a partir de uma composição (1) formada por uma série de camadas balísticas (2) dotadas de abas de união (3) que se sobrepõe uma sobre a outra, caracterizado por, as camadas balísticas (2) dotadas de abas (3), que são unidas por costura ultrassônica ou térmica (4) através de fusão térmica (5).
- “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM COSTURA DE PAINÉIS BALÍSTICOS’, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as costura ultrassônica ou térmica (4) poderem ser feitas em qualquer área do painel balístico (6).
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202021025252U2 true BR202021025252U2 (pt) | 2023-06-27 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6219842B1 (en) | Combined puncture resistant and a ballistic resistant protective garment | |
US5943694A (en) | Specially shaped multilayer armor | |
US5179244A (en) | Reinforced soft and hard body armor | |
US20100275764A1 (en) | Fabric architectures for improved ballistic impact performance | |
DE69130178T2 (de) | Strukturen mit verbesserter durchdringungsbeständigkeit | |
JP4576379B2 (ja) | 柔軟な耐スパイク性/耐弾道貫通性物品 | |
Crouch et al. | Fibres, textiles and protective apparel | |
JPH06502480A (ja) | 改良された侵入抵抗性を有する三次元繊維構造物 | |
US20160159034A1 (en) | Materials gradient within armor for balancing the ballistic performance | |
US20100313321A1 (en) | Pleated ballistic package for soft body armor | |
BR112016002607B1 (pt) | Proteção balística e artigo de proteção balística | |
Bilisik | Impact-resistant fabrics (ballistic/stabbing/slashing/spike) | |
CN104807377A (zh) | 一种单兵防护组件 | |
BR202021025252U2 (pt) | Aperfeiçoamento introduzido em costura de painéis balísticos | |
US20140060302A1 (en) | Ballistic panel and procedure to obtain it | |
US6862971B2 (en) | Ballistic protection composite shield and method of manufacturing | |
US20230228536A1 (en) | Ballistic shield with offset spaced components for improved performance | |
US20160209179A1 (en) | Ballistic resistant article and method of producing same | |
US9046323B2 (en) | Ballistic package for soft body armor | |
Rao et al. | Stab characterization of STF and thermoplastic-impregnated ballistic fabric composites | |
EP0558626B1 (en) | Fabric based articles having improved penetration resistance | |
EP2706322B1 (en) | Continuous ballistic collar for ballistic protection vest | |
CN1264461A (zh) | 异形多层式防护服 | |
CN205940286U (zh) | 一种单元格可拆卸互换的防弹衣 | |
CN204612594U (zh) | 一种单兵防护组件 |