BR202021022448U2 - Disposição tecnica introduzida em roupa compressiva - Google Patents

Disposição tecnica introduzida em roupa compressiva Download PDF

Info

Publication number
BR202021022448U2
BR202021022448U2 BR202021022448-2U BR202021022448U BR202021022448U2 BR 202021022448 U2 BR202021022448 U2 BR 202021022448U2 BR 202021022448 U BR202021022448 U BR 202021022448U BR 202021022448 U2 BR202021022448 U2 BR 202021022448U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
clothing
compressive
vest
shorts
neoprene
Prior art date
Application number
BR202021022448-2U
Other languages
English (en)
Inventor
Adriana Vieira Miranda
Original Assignee
Adriana Vieira Miranda
Filing date
Publication date
Application filed by Adriana Vieira Miranda filed Critical Adriana Vieira Miranda
Publication of BR202021022448U2 publication Critical patent/BR202021022448U2/pt

Links

Images

Abstract

A presente patente de Modelo de Utilidade diz respeito à Disposição Técnica Introduzida em Roupa Compressiva (1), a qual refere se à área do vestuário, mais especificamente ao vestuário para uso terapêutico, o qual é constituído por macacão compressivo fabricado em peça única constituído por bermuda (5) ou parte inferior, colete (2) ou parte superior e reforço (4) em Neoprene, sendo o mesmo ajustável ao corpo, pelo colete (2) com uso de tiras de velcro (3) e com fechamento na parte das costas feito com um tecido de Neoprene (4), o qual é rebatível e permanece disposto na parte traseira do colete (2) fixado por meio de linha de costura (6) à parte posterior da cintura da bermuda (5), contribuindo com a firmeza da compressão, não machucando a virilha do usuário, finalmente, vale destacar que a bermuda compressiva (5) é feita em lycra dupla sem costura a qual comprime e ajuda com mais efetividade à parte do meio da virilha, permitindo fazer maiores abduções de perna evitando rompimento e ajudando na durabilidade do produto.

Description

DISPOSIÇÃO TECNICA INTRODUZIDA EM ROUPA COMPRESSIVA INTRODUÇÃO
001 O presente relatório descritivo de Patente de Modelo de Utilidade diz respeito a Disposição Técnica Introduzida em Roupa Compressiva, doravante denominada de Roupa Compressiva, a qual é constituída por prenda de vestir tipo macacão compressivo, proprioceptivo para alinhamento postural, o qual é fabricado em elastano, amplamente conhecido pelo nome comercial, lycra®, de gramatura dupla, ajustável na parte superior com velcro ®, e que o fechamento é feito na parte das costas em um tecido de Neoprene®.
CAMPO DE APLICAÇÃO
002 O campo de aplicação da Roupa Compressiva ora apresentada refere se à área do vestuário, mais especificamente ao vestuário para uso terapêutico.
FINALIDADE
003 A finalidade desta Roupa Compressiva é a de oferecer conforto e segurança para crianças e adultos que possuem algum distúrbio neurológico, motor e postural para evitar desconforto e marcas deixadas pela compressão.
PROBLEMAS A SOLUCIONAR
004 Conforme é de conhecimento geral entre técnicos da área, hoje em dia existem no mercado diversos tipos de body compressivos, sendo que a maioria destes produtos são destinados para serem usados como modeladores.
005 No caso de vestuário para uso terapêutico, existem dois tipos de bodys compressivos, ambos conhecidos pelas suas marcas comerciais, sendo estes o body panda e o body spio (Órtese de entrada de pressão estabilizadora). Ambos os bodys são independentes da parte de trás do material de Neoprene, os quais não possuem a parte da bermuda que comprime a coxa do usuário.
ESTADO DA TECNICA
006 Da análise dos problemas encontrados e visando a colocação no mercado de um equipamento dotado com características próprias de desenvolvimento, pesquisas de anterioridades foram realizadas junto ao Banco de Dados do INPI e foram encontrados os seguintes documentos: - PI0107033-9 depositada em 3/08/2001e publicada em 23/07/2002 sob o título de "ORTOSE COMPRESSIVA TUBULAR PARA A CONTENÇÃO DE UM MEMBRO INFERIOR DEPOIS DE UMA INTERVENÇÃO DE CIRURGIA VENOSA". Essa ortose compreende uma parte tubular (10) compressiva, feita de malha ou de tecido, de seção variável conformada com o perfil do membro inferior, e da qual a estrutura da malha ou do tecido é escolhida, em função das dimensões perimétricas do membro inferior, de maneira a aplicar a esse último uma pressão de contenção sensivelmente constante na altura do membro, da ordem de 30 e 40 mm Hg. A parte tubular se estende do pé até a raiz da coxa e compreende uma região interna (12) extensível de grande elasticidade, ligada ao longo de duas geratrizes a uma região externa (14) pouco extensível ou inextensível. É por outro lado prevista na parte superior uma luva coxa (22) aberta ao longo de uma geratriz e provida de meios de fechamento (24) ajustáveis. - PI9709611-3 depositada em 29/05/1997 e publicada em 12/12/2000 sob o título de “Ortose Compressiva do Tipo Roupa de Malha Elástica, Particularmente Pretendida Para Uso no Período Pós-Parto”, Ortose compressiva do tipo roupa de malha elástica, compreendendo uma porção abdominal (1) de tecido compressivo e duas porções de pernas associadas, da mesma forma que o tecido compressivo, a ortose sendo caracterizada pelo fato de que a porção abdominal inclui, na frente, uma região (4) de elasticidade aumentada e de formato substancialmente triangular estendendo-se entre a cintura e a virilha, a referida região de elasticidade reforçada sendo adequada e pretendida, particularmente durante o período de pós-parto, para exercer pressão substancialmente constante no abdômen em combinação com a pressão vascular nos membros inferiores por meio das porções de pernas. A região de elasticidade aumentada é formada ou ao se adicionar uma porção de emenda de tecido tendo elasticidade bidimensional reforçada ou por tecedura de reforço elástico.
AVANÇO TECNOLOGICO
007 O avanço tecnológico apresentado pela Roupa Compressiva ora em tela, corresponde a macacão compressivo fabricado em peça única constituído por bermuda ou parte inferior, colete ou parte superior e reforço em Neoprene, o qual é rebatível e permanece disposto na parte traseira do colete, sendo este fixado por meio de linha de costura para cingir a parte inferior do reforço em Neoprene à parte posterior da cintura da bermuda .
008 Esta conformação contribui com a firmeza da compressão para não machucar a virilha do usuário, sendo ainda mais compressiva devido utilizar lycra de gramatura dupla outorgando maior efetividade, a parte do meio da bermuda da virilha é com tecido em lycra sem costura para fazer maiores abduções de perna evitando rompimento e ajudando na durabilidade do produto, as similares contém uma faixa entre as pernas sobre os órgãos genitais, muitas vezes causando desconforto no usuário.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
009 Para obter uma total e completa visualização de como é constituída a Roupa Compressiva ora em questão e objeto da presente Patente de Modelo de Utilidade, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, aos quais se faz referências conforme segue: Figura 1: Representa a vista frontal do macacão compressivo; Figura 2: Ilustra vista posterior do macacão compressivo; Figura 3: Corresponde à vista posterior do macacão ilustrando a parte constituída em tecido Neoprene costurada pela cintura, a qual tem função rebatível.
DESCRIÇÃO DO MODELO
010 Conforme constata-se das figuras em anexo, a Roupa Compressiva (1) foi desenvolvida para atender à área do vestuário, mais especificamente, vestuário de uso terapêutico com finalidade de oferecer conforto e segurança para crianças e adultos que possuem algum distúrbio neurológico, motor e postural evitando marcas deixadas pela compressão.
011 Desta forma e para atender as finalidades previstas, a Roupa Compressiva (1), é formada por macacão compressivo fabricado em peça única constituído por bermuda (5) ou parte inferior, colete (2) ou parte superior e reforço (4) em Neoprene, o qual é rebatível e permanece disposto na parte traseira do colete (2), sendo este fixado por meio de linha de costura (6) para cingir a parte inferior do reforço (4) à parte posterior da cintura da bermuda (5).
012 A Roupa Compressiva (1) atende o princípio proprioceptivo para alinhamento postural, sendo a mesma desenvolvida para uso em crianças e adultos com algum distúrbio neurológico, motor e postural, sendo estes tipos de distúrbios: paralisia cerebral, hipotônicos e hipertônicos, síndromes de Down, Autismo e pessoas que necessitam de percepção postural.
013 A Roupa Compressiva (1) ora em questão é ajustável pelo colete (2) ou parte superior (2) com uso de tiras de velcro (3) e o fechamento na parte das costas é feito com um tecido de Neoprene (4), sendo o macacão todo fabricado em lycra de gramatura dupla.
014 O reforço (4), ou seja, a parte de Neoprene desta Roupa (1) se fixa à bermuda (5) pela parte posterior contribuindo com a firmeza da compressão, não machucando a virilha do usuário,
015 A bermuda compressiva (5) é feita em lycra dupla sem costura a qual comprime e ajuda com mais efetividade à parte do meio da virilha, permitindo fazer maiores abduções de perna evitando rompimento e ajudando na durabilidade do produto.
CONCLUSÃO
016 Verifica-se por tudo aquilo que foi descrito e ilustrado que trata-se de Disposição Técnica Introduzida em Roupa Compressiva, (1), o qual se enquadra dentro das normas que regem a Patente de Modelo de Utilidade, devendo preencher importante lacuna existente no mercado, merecendo pelo que foi exposto e como consequência, o privilégio solicitado.

Claims (1)

  1. “DISPOSIÇÃO TECNICA INTRODUZIDA EM ROUPA COMPRESSIVA” (1) refere se à área do vestuário, mais especificamente ao vestuário para uso terapêutico, o qual é constituído por macacão compressivo fabricado em peça única constituído por bermuda (5) ou parte inferior, colete (2) ou parte superior e reforço (4) em Neoprene, sendo o mesmo caracterizado por ser ajustável ao corpo, pelo colete (2) com uso de tiras de velcro (3) e com fechamento na parte das costas feito com um tecido de Neoprene (4), o qual é rebatível e permanece disposto na parte traseira do colete (2) fixado por meio de linha de costura (6) à parte posterior da cintura da bermuda (5).
BR202021022448-2U 2021-11-09 Disposição tecnica introduzida em roupa compressiva BR202021022448U2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202021022448U2 true BR202021022448U2 (pt) 2023-05-23

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11185434B2 (en) Support and compression garments
ES2328482T3 (es) Fabricacion de una prenda de vestir y dicha prenda de vestir.
AU2017367452B2 (en) Core supporter and wear provided with same
JP2019081974A (ja) インナーウェア
BR202021022448U2 (pt) Disposição tecnica introduzida em roupa compressiva
CN208581862U (zh) 一种康复病人用方便穿戴多功能病服
JP3979577B2 (ja) 生理用ショーツ
BR202017024648U2 (pt) Disposição introduzida em vestimenta ortopédica
CN210299521U (zh) 高腰收腹低脚内裤
CN215303230U (zh) 下肢改良病员裤
KR102343489B1 (ko) 와상 환자용 환자복
CN214710665U (zh) 一种增强本体感觉的护理裤
RU194109U1 (ru) Бандаж для предотвращения опущения органов брюшной полости и малого таза
CN216961617U (zh) 一种方便护理的改良病号裤
CN213641496U (zh) 阴囊托及其短裤
CN207040982U (zh) 病员裙
JP3223181U (ja) 便付着防止シート
RU111402U1 (ru) Корректирующая осанку женская верхняя одежда
CN211185883U (zh) 一种男性外生殖器术后保护裤
CN211832962U (zh) 一种护理裤
BR102016018092A2 (pt) roupas anti-flacidez
JP2021110079A (ja) 介護ズボン
BR202021003943U2 (pt) Disposição introduzida em vestimenta proprioceptiva
JP2003306814A (ja) スパッツ
US20120304360A1 (en) Pap Smear Pant & Vest