BR202019010157U2 - Disposição introduzida em mochila multifuncional - Google Patents

Disposição introduzida em mochila multifuncional Download PDF

Info

Publication number
BR202019010157U2
BR202019010157U2 BR202019010157-7U BR202019010157U BR202019010157U2 BR 202019010157 U2 BR202019010157 U2 BR 202019010157U2 BR 202019010157 U BR202019010157 U BR 202019010157U BR 202019010157 U2 BR202019010157 U2 BR 202019010157U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compartment
backpack
thermal
main
main compartment
Prior art date
Application number
BR202019010157-7U
Other languages
English (en)
Inventor
Everaldo Silva De Barros
Original Assignee
Everaldo Silva De Barros
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Everaldo Silva De Barros filed Critical Everaldo Silva De Barros
Priority to BR202019010157-7U priority Critical patent/BR202019010157U2/pt
Publication of BR202019010157U2 publication Critical patent/BR202019010157U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Purses, Travelling Bags, Baskets, Or Suitcases (AREA)

Abstract

“disposição introduzida em mochila multifuncional”. trata-se de uma mochila (10) idealizada para o transporte de objetos diversos e compreendida por compartimento principal (cp1) formado por invólucro superior (11) composto por parte frontal (11a) e parte posterior (11b) unidos em suas bordas por fecho-éclair (f1) formando uma abertura látero-superior (ab1); a parte frontal (11a) é formada por parede dupla, ou seja, apresenta-se como um compartimento secundário (cp2) dotado de abertura vertical (ab2) com fecho-éclair (f2); na porção interna do compartimento principal (cp1) é prevista uma divisória (13) coplanar à porção posterior (11b), de forma a compor um terceiro compartimento (cp3) para a disposição de notebook ou outro aparelho eletrônico; a parte posterior (11b) do compartimento principal (cp1) inclui um par de alças (14); a base inferior (15) do invólucro (11) do compartimento principal (cp1) apresentar-se acoplada por costura ou equivalente à face superior (16a) de um compartimento térmico inferior (cp4).

Description

DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM MOCHILA MULTIFUNCIONAL CAMPO TÉCNICO
[001] Trata o presente modelo de utilidade de uma nova disposição introduzida em mochila multifuncional do tipo idealizada para uso diário cujas características inovadas compõe um compartimento principal para armazenamento de objetos diversos, compartimento para 'notebook e compartimento térmico independente e estanque idealizado para conservação de refeições e alimentos diversos acondicionados, por sua vez, em recipientes adequados, promovendo o prolongamento da temperatura refrigerada ou aquecida dos alimentos, bem como, a disposição de forma estratégica dos recipientes acondicionadores dos alimentos, a fim de evitar o vazamento de líquidos dos alimentos reservados ou o revirar dos mesmos.
HISTÓRICO DA TÉCNICA
[002] De uma forma geral, as mochilas são, cada vez mais, objetos indispensáveis nos dias atuais, visto que são capazes de atender à necessidade de variados grupos sociais como estudantes, profissionais, excursionistas, praticantes de esportes, etc., pois que atuam no armazenamento de objetos distintos como equipamentos esportivos, materiais escolares, objetos pessoais, entre outros.
[003] As mochilas atualmente encontradas no mercado apresentam-se em formatos e dimensões diversas, assim como, os materiais de confecção também são variados, destacando-se a lona, poliéster, nylon, tecido sintético, couro, policloreto de polivinila -PVC, entre outros tipos de materiais. Tradicionalmente, ditas mochilas são formadas por um invólucro principal, formado por uma parte frontal e uma parte posterior unidos por fecho-éclair ou outro tipo de fecho fecho, além de um ou mais bolsos dotados também fechos para a composição de compartimentos secundários, além de prever, na porção posterior do invólucro, um par de alças com meios de ajuste para acomodação da mochila nas costas ou na frente do usuário. Algumas mochilas incluem manopla telescópica e rodízios para o deslocamento da mesma sobre o solo, através de deslizamento.
[004] Ocorre que, devido ao intenso ritmo de compromissos e afazeres diários dos usuários, é comum que os mesmos acabem juntando aos apetrechos de trabalho e/ou lazer habituais, potes e recipientes para armazenamento de alimentos durante o dia, tais como lanches, refeições, frutas, bebidas, etc.
[005] Para que os alimentos fiquem conservados é necessário a reserva dos mesmos em bolsas/lancheiras térmicas que permitem a manutenção das características adequadas dos alimentos durante o percurso diário do usuário, mesmo sobre influencia da temperatura externa. Porém, essas bolsas/lancheiras térmicas compreendem um receptáculo que ocupa um substancial volume quando disposta no interior da mochila, uma vez que se apresentam revestidos de manta térmica, isopor®, manta de PVC ou outro material similar que podem ser costuradas por solda eletrônica, a fim de mnter a temperatura e, também, evitar o possível vazamento de líquidos dos alimentos reservados nos potes/recipientes. Dito material é capaz de manter o calor interno em casos de alimentos quentes ou mantê-los refrigerados que, se somado à sachês térmicos de material termogel, acabam prolongando ainda mais a refrigeração ou aquecimento do alimento ou bebida.
[006] O principal inconveniente reside no fato do uso de bolsa/lancheira térmica não só sobrecarregar o usuário, como também, ocupar grande volume interno da mochila, e mais, ter que acomodar essa bolsa térmica de maneira que a mesma fique estabilizada quando da retirada dos outros objetos diversos.
[007] Na tentativa de melhorar esse inconveniente, o mercado já possui algumas alternativas de bolsas/lancheiras térmicas que podem ser disponibilizadas acopladas a mochilas, tal como, apresentada no pedido de patente de n°. BR20.2017.015343-1 o qual apresenta uma mochila integrada com lancheira térmica prevista na porção frontal da mochila, a qual é destacável via sistema de fecho, que proporciona o acoplar e desacoplar do modulo da lancheira sempre que necessário.
[008] Dita lancheira térmica integrada a mochila apesar de facilitar o transporte de alimentos diversos reservados em recipiente adequado, ainda, apresenta o inconivente de manter o recipiente em posição verticalizada fato que colabora com o vazamento de líquidos durante o percurso, além do espaço para a acomodação do recipiente ser reduzido restringindo o transporte dos alimentos.
[009] Outro inconveniente consiste no fato da mesma ser destacável e, com isso, poder se extraviar ou ser esquecida em algum local, perdendo, assim, a sua função.
MELHORIAS FUNCIONAIS
[010] A principal melhoria funcional do presente modelo de utilidade consiste no fato da mochila ser multifuncional, ou seja, prever num único objeto, qual seja, a própria mochila, um compartimento principal configurado pelo receptáculo convencional para o acondicionamento de objetos diversos, compartimento convencional para a disposição de 'notebook' ou similar e um compartimento inovador térmico independente e estanque para a reserva de recipientes acondicionadores de alimentos em geral.
[011] Outra melhoria funcional refere-se ao fato do compartimento térmico ser previsto na porção inferior da mochila permitindo a acomodação horizontal dos recipientes e, consequentemente, estabilidade dos mesmos durante o percurso do usuário.
VANTAGENS OBTIDAS
[012] Uma substancial vantagem obtida com o presente modelo de utilidade refere-se ao fato da mochila com o inovado compartimento térmico estanque e independente possibilitar a acomodação de alimentos e bebidas para preservação térmica sem que haja necessidade de acesso ao compartimento principal da mochila.
[013] Outra vantagem reside no fato do isolamento do compartimento térmico e bordas fixadas por solda eletrônica compor o enclausuramento integral dos recipientes providos de alimentos.
[014] Outra vantagem do presente compartimento térmico refere-se ao fato de prever dimensionamento passível de acomodar múltiplos recipientes, latas ou garrafas de bebidas, frutas, entre outros alimentos.
[015] Outra vantagem refere-se ao fato do meio de abertura do compartimento térmico por fecho periférico permitir a abertura integral do compartimento e, consequentemente, a exposição total dos recipientes acomodados facilitando, assim, a organização e retirada dos mesmos.
[016] Outra vantagem reside no fato da função térmica do compartimento independente permitir a refrigeração de até oito horas sem sachê térmico e quatorze horas com sachê congelado, bem como, aquecimento de até quatro horas sem sache térmico e até seis horas com sache térmico levemente aquecido.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[017] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do modelo de utilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
a figura 1 representa uma vista em perspectiva da mochila multifuncional em questão;
a figura 2 mostra uma vista em perspectiva da mochila ilustrando o compartimento térmico em posição aberta;
a figura 3 revela uma vista em corte longitudinal A.A indicado na figura anterior, ilustrando os compartimentos principal, compartimento do 'notebook' e compartimento térmico independente;
a figura 4 mostra uma vista em corte transversal B.B do compartimento térmico independente ilustrando a disposição dos recipientes acondicionadores de alimentos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
[018] Com referências aos desenhos ilustrados, o presente modelo de utilidade se refere a uma "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM MOCHILA MULTIFUNCIONAL", mais precisamente trata-se de uma mochila (10) idealizada para o transporte de objetos diversos e compreendida por compartimento principal (CP1) formado por invólucro superior (11) composto por parte frontal (11a) e parte posterior (11b) unidos em suas bordas por fecho-éclair (F1) formando uma abertura látero-superior (AB1); a parte frontal (11a) é formada por parede dupla, ou seja, apresenta-se como um compartimento secundário (CP2) dotado de abertura vertical (AB2) com fecho-éclair (F2). Na porção interna do compartimento principal (CP1) é prevista uma divisória (13) (vide Figura 3) coplanar à porção posterior (11b), de forma a compor um terceiro compartimento (CP3) para a disposição de notebook ou outro aparelho eletrônico. A parte posterior (11b) do compartimento principal (CP1) inclui um par de alças (14).
[019] Segundo o presente modelo de utilidade, a base inferior (15) do invólucro (11) do compartimento principal (CP1) apresenta-se acoplada por costura ou equivalente à face superior (16a) de um compartimento térmico inferior (CP4), sendo que, entre as ditas base inferior (15) e face superior (16a) é prevista uma placa semirrígida de formato retangular (16). Dito compartimento térmico inferior (CP4) é formado, ainda, por paredes laterais (16b), frontal (16c) e posterior (16d) e base inferior (16e), sendo que as bordas superiores das paredes (16b)/(16c)/(16d) se unem à borda da face superior (16a) por meio de fecho-éclair (F3). Dito compartimento térmico (CP4) é dimensionado de maneira a comportar um ou mais recipientes (R1) e respectivas tampas (T1) para acondicionamento de alimentos em geral.
[020] Todos os fechos-éclair (F1), (F2) e (F3) são fixados de forma invertida, ou seja, os dentes de cada trilho ficam voltados para a porção interna do invólucro (11).
[021] A face interna do compartimento térmico (CP4), ou seja, as faces internas das paredes (16a)/(16b)/(16c) e (16d) são forradas por revestimento antiaderente (RT) fixado por meio de solda eletrônica de forma a compor um compartimento térmico independente e estanque, integralmente vedado contra possíveis vazamentos.
[022] Dito compartimento térmico independente (CP4) apresenta largura (L1) e comprimento (C1) idênticos a largura (L1') e comprimento (C1') da base (15) do invólucro (11), bem como, altura (H1) é idealizada para o acondicionamento de múltiplos recipientes (RC), bem como latas/vasilhames e talheres (não ilustrados).
[023] A face externa da base (16e) do compartimento térmico (CP4) pode receber a fixação de projeções troncônicas (18) que atuam como pés de apoio e de afastamento em relação à superfície quando da disposição da mochila (10) sobre o pavimento, bancada ou outros planos.
[024] Numa opção construtiva, o compartimento principal (CP1) tem sua borda contornante fixada por costura ou outro meio a um abertura (AB1) inicia na porção frontal do invólucro (11), preferencialmente confeccionado em tecido oxford, nylon resinado 420 siliconado e detalhes em não tecido bidim, bem como, a parte interna do compartimento principal (CP1) revestido com tecido resinado, sendo que dita abertura segue contornando o setor superior arredondado do invólucro (11) e finda na mesma face frontal
[025] A associação dos compartimentos principal (CP1), secundários (CP2) e (CP3) com o compartimento térmico independente (CP4) configura a mochila multifuncional (10).
[026] A mochila multifuncional traz significativas vantagens em relação aos documentos do estado da técnica, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que definem o modelo de utilidade, ou seja, realiza a combinação e modificação de elementos já conhecidos trazendo nova forma ou disposição, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
[027] Foi descrita a realização preferida do presente modelo de utilidade, sendo que quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo do modelo de utilidade apresentado.

Claims (2)

  1. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM MOCHILA MULTIFUNCIONAL", mais precisamente trata-se de uma mochila (10) idealizada para o transporte de objetos diversos e compreendida por compartimento principal (CP1) formado por invólucro superior (11) composto por parte frontal (11a) e parte posterior (11b) unidos em suas bordas por fecho-éclair (F1) formando uma abertura látero-superior (AB1); a parte frontal (11a) é formada por parede dupla, ou seja, apresenta-se como um compartimento secundário (CP2) dotado de abertura vertical (AB2) com fecho-éclair (F2); na porção interna do compartimento principal (CP1) é prevista uma divisória (13) coplanar à porção posterior (11b), de forma a compor um terceiro compartimento (CP3) para a disposição de notebook ou outro aparelho eletrônico; a parte posterior (11b) do compartimento principal (CP1) inclui um par de alças (14); caracterizado por base inferior (15) do invólucro (11) do compartimento principal (CP1) apresentar-se acoplada por costura ou equivalente à face superior (16a) de um compartimento térmico inferior (CP4), sendo que, entre as ditas base inferior (15) e face superior (16a) é prevista uma placa semirrígida de formato retangular (16); dito compartimento térmico inferior (CP4) é formado, ainda, por paredes laterais (16b), frontal (16c) e posterior (16d) e base inferior (16e), sendo que as bordas superiores das paredes (16b)/(16c)/(16d) se unem à borda da face superior (16a) por meio de fecho-éclair (F3); dito compartimento térmico (CP4) é dimensionado de maneira a comportar um ou mais recipientes (R1) e respectivas tampas (T1) para acondicionamento de alimentos em geral; todos os fechos-éclair (F1), (F2) e (F3) são fixados de forma invertida, ou seja, os dentes de cada trilho ficam voltados para a porção interna do invólucro (11); a face interna do compartimento térmico (CP4), ou seja, as faces internas das paredes (16a)/(16b)/(16c) e (16d) são forradas por revestimento antiaderente (RT) fixado por meio de solda eletrônica; dito compartimento térmico independente (CP4) apresenta largura (L1) e comprimento (C1) idênticos a largura (L1') e comprimento (C1') da base (15) do invólucro (11), bem como, altura (H1) é idealizada para o acondicionamento de múltiplos recipientes (RC), bem como latas/vasilhames e talheres; a face externa da base (16e) do compartimento térmico (CP4) pode receber a fixação de projeções troncônicas (18) que atuam como pés de apoio e de afastamento em relação à superfície quando da disposição da mochila (10) sobre o pavimento, bancada ou outros planos; a associação dos compartimentos principal (CP1), secundários (CP2) e (CP3) com o compartimento térmico independente (CP4) configura a mochila multifuncional (10).
  2. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM MOCHILA MULTIFUNCIONAL", de acordo com a reivindicação anterior e numa opção construtiva, caracterizado por compartimento principal (CP1) tem sua borda contornante fixada por costura ou outro meio a um abertura (AB1) inicia na porção frontal do invólucro (11) confeccionado em tecido oxford, nylon resinado 420 siliconado e detalhes em não tecido bidim, bem como, a parte interna do compartimento principal (CP1) revestido com tecido resinado, sendo que dita abertura segue contornando o setor superior arredondado do invólucro (11) e finda na mesma face frontal.
BR202019010157-7U 2019-05-17 2019-05-17 Disposição introduzida em mochila multifuncional BR202019010157U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019010157-7U BR202019010157U2 (pt) 2019-05-17 2019-05-17 Disposição introduzida em mochila multifuncional

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019010157-7U BR202019010157U2 (pt) 2019-05-17 2019-05-17 Disposição introduzida em mochila multifuncional

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202019010157U2 true BR202019010157U2 (pt) 2020-12-01

Family

ID=73690666

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019010157-7U BR202019010157U2 (pt) 2019-05-17 2019-05-17 Disposição introduzida em mochila multifuncional

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019010157U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7313927B2 (en) Portable soft shell cooler with compartmented rack for individual meal and beverage containers
CA2503470C (en) Container with cover and closure member
US9462874B1 (en) Portable and insulated meal storage assembly
US10506895B2 (en) Insulated container assembly with thermal storage accommodation
US7334684B1 (en) Versatile lunch box
US5421172A (en) Soft-sided cooler
US5216900A (en) Soft-sided cooler with soft-sided freeze pack
AU2009100371A4 (en) Portable cooler
US20110030415A1 (en) Infrastructure for Portable Cooler
US6821019B2 (en) Divided insulated container
CA2503473C (en) Container with cover and closure reinforcement
US4351165A (en) Portable cooler
CA2444155C (en) Container with cover
US6234677B1 (en) Divided insulated container
US20190144164A1 (en) Convertible portable organizer with liner
US20050279123A1 (en) Hardside cooler with soft cover
US11666179B2 (en) Insulated container assembly with thermal storage accommodation
US9144277B2 (en) Purse
US11199353B2 (en) Cooler with a secondary compartment
US20180016068A1 (en) Modular cooler assembly with lid having integral drawer
BR202019010157U2 (pt) Disposição introduzida em mochila multifuncional
US20050029272A1 (en) Multi-pocket carrier adapted for use with a cooler and the like and method therefor
KR200386022Y1 (ko) 보온보냉이 가능한 가방 겸용 배낭
US20150237978A1 (en) Multi-Functional Bag
RU196998U1 (ru) Терморюкзак

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2723 DE 14/03/2023.