BR202019005049Y1 - Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual - Google Patents

Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual Download PDF

Info

Publication number
BR202019005049Y1
BR202019005049Y1 BR202019005049-2U BR202019005049U BR202019005049Y1 BR 202019005049 Y1 BR202019005049 Y1 BR 202019005049Y1 BR 202019005049 U BR202019005049 U BR 202019005049U BR 202019005049 Y1 BR202019005049 Y1 BR 202019005049Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rim
menstrual
collector
diameter
reservoir
Prior art date
Application number
BR202019005049-2U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202019005049U2 (pt
Inventor
Sami Michel Azar
Original Assignee
Lumma Comercial Ltda Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lumma Comercial Ltda Me filed Critical Lumma Comercial Ltda Me
Priority to BR202019005049-2U priority Critical patent/BR202019005049Y1/pt
Publication of BR202019005049U2 publication Critical patent/BR202019005049U2/pt
Publication of BR202019005049Y1 publication Critical patent/BR202019005049Y1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/44Devices worn by the patient for reception of urine, faeces, catamenial or other discharge; Portable urination aids; Colostomy devices
    • A61F5/451Genital or anal receptacles
    • A61F5/455Genital or anal receptacles for collecting urine or discharge from female member

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual, pertencente ao campo de produtos de higiene, cujo objetivo é promover a coleta do fluxo menstrual de forma discreta, higiênica, confortável e confiável à usuária, proporcionando facilidade e segurança no manuseio tanto na inserção quanto na retirada do produto no canal vaginal, devido ao aro (2) provido de fio cilíndrico com esferas (7, 8, 9) ou fita (10) para auxílio no desencaixe do dispositivo do osso púbico (11) no momento da retirada do mesmo após o uso.

Description

1. O presente pedido de patente de Modelo de Utilidade pertence ao campo de produtos de higiene feminina e refere-se a aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual, cujo objetivo é promover a coleta do fluxo menstrual de forma discreta, higiênica, confortável e confiável à usuária, proporcionando facilidade e segurança no manuseio tanto na inserção quanto na retirada do produto no canal vaginal, sendo uma alternativa vantajosa e econômica em relação aos absorventes e tampões higiênicos descartáveis, uma vez que o presente coletor permite sua higienização, esterilização e reutilização.
2. Preliminarmente, o titular informa que também é titular do pedido de patente de Modelo de Utilidade BR 20 2015 032193-2, o qual revela um modelo de coletor menstrual que apresenta um corpo cilíndrico em forma de cone, porém com características de tamanho e flexibilidade bastante diferentes do pedido ora apresentado no que se refere à aplicabilidade e benefícios alcançados, como a seguir será detalhado.
3. Mais precisamente, o presente pedido supera algumas características deficientes encontradas na patente US 5.295.984, a qual revela um dispositivo de coleta de fluxo menstrual em sua forma preferencial, bem como sua aplicação para outras finalidades tais como: distribuição intravaginal de medicamentos e hormônios, barreira de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis durante a relação sexual e, ainda, sua aplicação em uso veterinário. A referida patente, em sua primeira forma preferencialmente usada para a coleta do fluxo menstrual, revela um produto dotado de um aro elastomérico circular flexível e resiliente, a partir do qual é acrescentado uma parede de membrana em forma de taça que se estende para baixo a partir do aro e que termina em um reservatório em forma de bolha para a coleta do corrimento vaginal. O dispositivo é colocado dentro do canal vaginal através da compressão de porções diametralmente opostas do aro, uma contra a outra, formando um “8”, sendo que a extremidade posterior é posicionada abaixo do colo do útero e a extremidade frontal é encaixada atrás do osso púbico, com o reservatório enrolado ao aro. Devido à sua característica de resiliência, após o aro ser solto, o mesmo tende a voltar ao seu formato original, vedando o canal vaginal. A medida em que o fluxo é recolhido, espera-se que haja o desenrolamento do reservatório, mantendo assim o material em seu interior. O dispositivo prevê ainda uma membrana que se estende sobre toda a área superior do aro, com uma fenda no meio para permitir a entrada e coleta do material e evitar a sua saída do reservatório.
4. Em uma outra realização do dispositivo, também revelado na mesma patente citada acima, o aro apresenta uma seção transversal retangular, mais espesso do que a primeira realização, com os lados interior e exterior paralelos, apresentando a altura substancialmente maior do que a espessura, bem como reservatório formado de material de película fina e de forma estanque, não permitindo o enrolamento ao aro.
5. A referida patente ainda revela outras realizações com o aro cilíndrico, que apresentam variações sobretudo na forma e características do reservatório, tendo diversas outras finalidades, mas que são menos relevantes a este pedido ora apresentado.
6. Assim, as duas realizações do aro do dispositivo citadas acima apresentam deficiências no tocante à vedação do canal vaginal bem como em relação à ergonomia, segurança e conforto oferecidos à usuária. Na primeira realização, observa-se que o dispositivo é inserido com o reservatório enrolado ao aro, e espera-se o seu desenrolamento a medida em que coleta e armazena o fluxo menstrual. Neste movimento existe a possibilidade de vazamento de parte do fluxo menstrual para o canal vaginal, passando pelo dispositivo sem ser coletado satisfatoriamente. Para o caso do não desenrolamento do reservatório, a capacidade de armazenamento do material coletado fica substancialmente prejudicada. Ademais, a espessura fina do aro oferece pouca força de atrito do dispositivo contra as paredes do canal vaginal, prejudicando assim a vedação contra a passagem do fluxo menstrual. A membrana superior com uma fenda, que assume a função de tampa cujo objetivo é manter o material recolhido dentro do reservatório, pode ainda prejudicar a coleta do fluxo, deixando parte do mesmo sem ser coletado, causando a ineficácia de seu objetivo.
7. Da mesma forma, na outra realização revelada pela patente anterior citada, o aro apresenta formato substancialmente retangular, com paredes laterais paralelas e altura substancialmente maior do que a espessura, causando desconforto devido ao formato, bem como pouca aderência no contato com as paredes do canal vaginal e osso púbico, o que pode provocar seu deslocamento e consequente vazamento do material coletado. O ângulo de 90° da parede retangular pode ainda causar lesões no tecido que cobre o osso púbico, devido ao único ponto de contato do dispositivo com esta área.
8. Outra deficiência encontrada no dispositivo é em relação à sua retirada do canal vaginal após a coleta do fluxo menstrual. Em alguns casos, o canal vaginal é bastante profundo e, consequentemente, o coletor menstrual fica posicionado bastante distante da entrada da vagina, dificultando a retirada, o que pode provocar vazamentos neste momento, ou ainda impossibilitando sua retirada. Para estes casos de impossibilidade da retirada pela usuária, faz-se necessário o auxílio através de intervenção médica para tal procedimento.
9. Visando sanar as deficiências apresentadas e os inconvenientes relacionados a elas, o Requerente da presente patente de Modelo de Utilidade projetou e desenvolveu os aperfeiçoamentos necessários para a eficácia na coleta e armazenagem do fluxo menstrual, sobretudo no formato e características do aro que promove o encaixe perfeito do dispositivo no local adequado, proporcionando ampla área de contato do dispositivo com o canal vaginal e consequente conforto, confiança e segurança no manuseio da usuária no momento da colocação e retirada do dispositivo, através da inclusão de um fio de silicone localizado na face frontal do aro, o qual auxilia o desencaixe do osso púbico nos casos em que há um grande comprimento do canal vaginal, como a seguir está detalhadamente descrito.
10. Para que se tenha uma nítida compreensão de como se constitui os aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, onde a: FIGURA 1: É uma vista superior do coletor menstrual em sua realização preferencial, demonstrando o aro provido de fio cilíndrico com esferas para auxílio na retirada do dispositivo; FIGURA 2: É uma vista superior do coletor menstrual em outra realização, demonstrando o aro provido de fio cilíndrico com esferas e reforço em sua base, para auxílio na retirada do dispositivo; FIGURA 3: É uma vista superior do coletor menstrual em outra realização, demonstrando o aro provido de fio cilíndrico com esferas formando uma alça para auxílio na retirada do dispositivo; FIGURA 4: É uma vista superior do coletor menstrual em outra realização, demonstrando o aro provido de fita retangular para auxílio na retirada do dispositivo; FIGURA 5: É uma vista lateral do coletor menstrual em sua realização preferencial, revelando o aro provido de fio cilíndrico com esferas para auxílio na retirada do dispositivo e o reservatório de coleta do fluxo menstrual; FIGURA 6: É uma vista lateral e em corte do coletor menstrual, demonstrando os detalhes do formato do aro com bordas espessas e substancialmente arredondadas; FIGURA 7: É uma vista em perspectiva do coletor menstrual em sua realização preferencial, revelando o aro provido de fio cilíndrico com esferas para auxílio na retirada do dispositivo e o reservatório de coleta do fluxo menstrual; FIGURA 8: É uma vista do dispositivo posicionado dentro do canal vaginal, com o fio cilíndrico com esferas posicionado no ponto de encaixe do dispositivo atrás do osso púbico; FIGURA 9: É uma vista lateral do dispositivo em outra realização preferencial, revelando o aro provido de fio cilíndrico com esferas para auxílio na retirada do dispositivo e um reservatório raso cujo objetivo é auxiliar na fertilização e reprodução humana;
11. De acordo com os desenhos ilustrativos anexos, o coletor menstrual (1) é fabricado em peça única, sem encaixes, em material flexível, resiliente, preferencialmente silicone, quimicamente inerte e não tóxico, provido de um aro (2) e reservatório com paredes flexíveis (3) para armazenamento do fluxo menstrual coletado. O referido aro (2) possui diâmetro de 50 a 70 mm, bem como espessura e altura entre 9,5% e 11,5% do diâmetro do aro, com formato substancialmente arredondado em suas bordas (4, 5) o qual promove ótimo ajuste, grande força de atrito e amplo ponto de contato com as paredes do canal vaginal e osso púbico resultando a vedação eficaz do canal vaginal com conforto e segurança à usuária. Em sua face superior, o aro (2) possui um pequeno rebaixo (6) de 0,5 a 1,0 mm para auxiliar no escoamento do fluxo menstrual para dentro do reservatório (3). O aro (2) prevê em sua face frontal um fio cilíndrico (7) de espessura entre 2 a 4 mm provido de esferas com 5 mm de diâmetro, com comprimento entre 50 e 150 mm, o qual apresenta um reforço em sua base (8) em uma de suas realizações, ou ainda formato de alça (9) em outra realização; bem como em formato de fita retangular (10) com largura entre 3 e 5 mm e espessura de 1 mm, com comprimento entre 50 e 150 mm, cuja função é ser utilizado como ponto de auxílio no desencaixe do dispositivo do osso púbico (11) no momento da retirada do mesmo após o uso.
12. Em outra realização preferencial, revelado pela Figura 9, o dispositivo (1) é igualmente fabricado em peça única, sem encaixes, em material flexível, resiliente, preferencialmente silicone, quimicamente inerte e não tóxico, provido de um aro (2) com diâmetro entre 45 mm e 60 mm, bem como espessura e altura entre 9,5% e 11,5% do diâmetro do aro, com formato substancialmente arredondado em suas bordas (4, 5), a partir do qual é previsto um fio cilíndrico (7) com comprimento entre 60 e 180 mm e reservatório raso (12) com paredes flexíveis em forma de bolha e profundidade entre 10 e 15 mm, cujo objetivo é recolher o sêmen de dentro do canal vaginal imediatamente após a relação sexual e armazená-lo próximo ao colo do útero, permitindo sua circulação nesta região, proporcionando o auxílio na fertilização e reprodução humana.
13. Conforme ilustrado e detalhado, verifica-se que os aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual ora revelado, superam aquilo que é conhecido pelo estado da técnica apresentado, enquadrando-se nas normas e requisitos que regem a patente de Modelo de Utilidade, devendo preencher importante lacuna existente no mercado.

Claims (2)

1. APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM COLETOR MENSTRUAL, provido de um aro (2) e reservatório com paredes flexíveis (3), caracterizado pelo fato do aro (2) possuir diâmetro entre 50 e 70 mm, bem como espessura e altura entre 9,5% e 11,5% do diâmetro do aro, com formato substancialmente arredondado em suas bordas (4, 5); em sua face superior, o aro (2) possui um pequeno rebaixo (6) de 0,5 a 1,0 mm; em sua face frontal, o aro (2) prevê um fio cilíndrico (7) de espessura entre 2 e 4 mm provido de esferas com 5 mm de diâmetro, com comprimento entre 50 e 150 mm, o qual apresenta um reforço em sua base (8), formato de alça (9), bem como formato de fita retangular (10) com largura entre 3 e 5 mm e espessura de 1 mm, com comprimento entre 50 e 150 mm.
2. APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM COLETOR MENSTRUAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do aro (2) possuir diâmetro entre 45 mm e 60 mm, bem como espessura e altura entre 9,5% e 11,5% do diâmetro do aro, com formato substancialmente arredondado em suas bordas (4, 5), a partir do qual é previsto um fio cilíndrico (7) com comprimento entre 60 e 180 mm e reservatório raso (12) com paredes flexíveis em forma de bolha e profundidade entre 10 e 15 mm.
BR202019005049-2U 2019-03-15 2019-03-15 Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual BR202019005049Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019005049-2U BR202019005049Y1 (pt) 2019-03-15 2019-03-15 Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019005049-2U BR202019005049Y1 (pt) 2019-03-15 2019-03-15 Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR202019005049U2 BR202019005049U2 (pt) 2020-09-29
BR202019005049Y1 true BR202019005049Y1 (pt) 2023-11-07

Family

ID=73015608

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019005049-2U BR202019005049Y1 (pt) 2019-03-15 2019-03-15 Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019005049Y1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11925388B1 (en) * 2023-04-17 2024-03-12 Ckns, Llc Systems and devices for facilitating conception

Also Published As

Publication number Publication date
BR202019005049U2 (pt) 2020-09-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0647144B1 (en) Vaginal discharge collection and drug delivery device
US2176559A (en) Intra-uterine device
CA2285180C (en) Intravaginal drug delivery system and discharge collection device
US4922928A (en) Vaginal device
ES2217249T3 (es) Metodo para recoger el flujo vaginal.
US4031886A (en) Occlusive pessary
US11116675B2 (en) Methods and devices for collecting body fluids
US4703752A (en) Contraceptive device
US3556102A (en) Female urinary device
US20150112228A1 (en) Bagless, dry, odorless catheter
US8282612B1 (en) Methods and devices for intrauterine absorption
JP2016530922A (ja) 薬物送達装置
US5598852A (en) Receptive condom assembly
BR202019005049Y1 (pt) Aperfeiçoamentos introduzidos em coletor menstrual
BRPI0417521B1 (pt) produto higiênico
CN208274810U (zh) 一种男性尿道润滑镇痛装置及导尿包
US20210121596A1 (en) Menstrual tampon
WO2002080827A1 (en) Menstrual fluid collection device
CN205108700U (zh) 一种阴道内定位给覆药膨胀栓
CN215228034U (zh) 一种阴道专用填塞器
CN204542585U (zh) 一种术后清洁护理套
US20200360673A1 (en) Encasing device for dispensing topical products for oral, vulvar and anal use, attachable to portable applicator for vaginal and rectal uses
US20150057495A1 (en) Safe Uni-Sex-Organ Insertion Membrane Sponge Assembly
BR202019004365U2 (pt) Absorvente masculino para incontinência urinária de acamados
CN206659886U (zh) 一种子宫颈保护器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS