BR202018010452U2 - modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde - Google Patents

modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde Download PDF

Info

Publication number
BR202018010452U2
BR202018010452U2 BR202018010452U BR202018010452U BR202018010452U2 BR 202018010452 U2 BR202018010452 U2 BR 202018010452U2 BR 202018010452 U BR202018010452 U BR 202018010452U BR 202018010452 U BR202018010452 U BR 202018010452U BR 202018010452 U2 BR202018010452 U2 BR 202018010452U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
teaching
leds
model
red reflex
eye
Prior art date
Application number
BR202018010452U
Other languages
English (en)
Inventor
Vinicius Henriques Brito Marcus
Leonardi Da Silva Dias Maurício
Oliveira Chaves Rafael
Original Assignee
Univ Do Estado Do Para
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Do Estado Do Para filed Critical Univ Do Estado Do Para
Priority to BR202018010452U priority Critical patent/BR202018010452U2/pt
Publication of BR202018010452U2 publication Critical patent/BR202018010452U2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09BEDUCATIONAL OR DEMONSTRATION APPLIANCES; APPLIANCES FOR TEACHING, OR COMMUNICATING WITH, THE BLIND, DEAF OR MUTE; MODELS; PLANETARIA; GLOBES; MAPS; DIAGRAMS
    • G09B23/00Models for scientific, medical, or mathematical purposes, e.g. full-sized devices for demonstration purposes
    • G09B23/28Models for scientific, medical, or mathematical purposes, e.g. full-sized devices for demonstration purposes for medicine

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Computational Mathematics (AREA)
  • Mathematical Analysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Algebra (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Mathematical Optimization (AREA)
  • Mathematical Physics (AREA)
  • Pure & Applied Mathematics (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Educational Administration (AREA)
  • Educational Technology (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Instructional Devices (AREA)

Abstract

o presente modelo de utilidade conjuga as funções de auxiliar o ensino do reflexo vermelho ocular (teste do olhinho) para os profissionais de saúde. o dito modelo é constituído por uma cabeça, pescoço e parte superior do tronco (figura 1) (figura 1.1) que é fechada contendo em seu interior os globos oculares humanos (figura 2) com um dispositivo eletrônico (figura 3) composto por diodos emissores de luz (led) e resistores dependentes de luz (ldr), para permitir que a luz do oftalmoscópio, diminua a resistência da corrente elétrica e acenda o led correspondente, a fim de estabelecer uma maior semelhança com o olho normal e doente por catarata ou retinoblastoma, com o objetivo de auxiliar o aprendizado em saúde, além de ajudar na explicação de referências anatômicas para os pacientes que precisam ser informados sobre doenças ou procedimentos na referida região anatômica do modelo.

Description

MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
[001] O presente modelo de utilidade trata de, genericamente, um dispositivo tridimensional de ensino da anatomia e do funcionamento do corpo humano, e mais particularmente, a um dispositivo tridimensional da cabeça e do olho humano com aplicação na área de ensino e diagnóstico em saúde visando aumentar a compreensão de um indivíduo do órgão, juntamente com possíveis problemas de saúde e complicações envolvendo o olho humano.
[002] Atualmente, é importante que os pacientes sejam plenamente informados com relação ao tratamento e procedimentos que são necessários para o diagnóstico médico. Hoje, os pacientes estão gastando cada vez menos tempo no hospital durante a fase aguda da sua doença, deixando os profissionais de saúde, com oportunidades diminuídas para ajudar o paciente a compreender o que está acontecendo com eles. É frequentemente difícil para os pacientes que não têm um conhecimento médico para compreender as explicações destes tratamentos e procedimentos indicados por profissionais de saúde, especialmente porque o tratamento médico pode envolver alguns dos mais sofisticada tecnologia e conceitos complexos conhecidos. Seria útil se estes profissionais de saúde tenham um modelo simplificado de diagrama que poderiam usar para facilitar a explicação do tratamento ou procedimento para os pacientes e suas famílias. Também é importante para o profissional de ensino em saúde para ser capaz de explicar aos alunos da área de saúde como proceder, antes de intervir fisicamente diante do paciente.
[003] A maioria dos profissionais de saúde atualmente usam algum tipo de modelo do órgão de interesse ou confiar em livros que mostram a anatomia dos órgãos do corpo. Os problemas surgem com a dependência de autônomos modelos do órgão de interesse. Primeiro de tudo, eles não estão prontamente disponíveis quando necessário e são difíceis de manusear. O profissional de saúde deve mover o modelo para onde os alunos ou mesmo para o paciente e isso nem sempre é conveniente ou possível. Em segundo lugar, estes modelos podem ser bastantes caros. Problemas também surgem quando usando livros que mostram a anatomia do corpo. As imagens são de uma dimensão que torna difícil para o aluno a compreender verdadeiramente a estrutura tridimensional do órgão e como o problema efeitos envolvidos no órgão de interesse. Baseando-se em livros de anatomia também torna mais difícil para o paciente a compreender a localização do órgão de interesse no corpo.
[004] Com o intuito de solucionar tais problemas desenvolveu-se o presente modelo de utilidade, refere-se a um dispositivo para produzir uma representação tridimensional de parte do corpo humano, tais como o cabeça, olhos, pescoço e parte superior do tronco, os quais serão representados por um modelo anatômico fazendo a demonstração. Trata-se de um modelo infantil, pois deve ser usado para triagem de doenças na infância. Na sua forma preferida, a sua superfície exterior representa a superfície exterior do órgão, incluindo as cores dos vários pontos de referência do órgão, juntamente com olho humano e outras características que distinguem o órgão. O presente dispositivo é especialmente útil como um dispositivo de ensino para permitir um indivíduo para produzir uma representação tridimensional dos olhos que podem ser vistos por um estudante ou um paciente ou familiar de tal forma que esta pessoa vai ter uma melhor compreensão do que está a representar. Isso pode ajudar o paciente a compreender a forma como as funções do órgão. Quando usado, ele pode ser usado para representar a forma da cabeça. O dispositivo também fornece uma maneira muito conveniente para educar um estudante de medicina ou enfermagem, incluindo educar o aluno sobre a representação anatômica do olho humano que é o órgão de interesse. Outro objetivo importante do presente modelo de utilidade reside no fato de que é relativamente simples e fácil de usar e que pode ser colocado sobre ou perto do corpo onde o órgão efetiva situa-se que é o assunto de cirurgia ou outros procedimentos médicos. Assim, o presente dispositivo representa um utensílio que é tridimensional em sua forma, decorado para aparecer como é na vida real, e fornece uma melhor compreensão de como um órgão é construído e funções do que está disponível em meios como livros e imagens. Dado que o presente dispositivo pode representar um número de diferentes tipos de órgãos, incluindo o cabeça, olhos, pescoço e tronco, é evidente que o presente modelo de utilidade pode ser utilizado em uma grande variedade de locais e para muitas finalidades diferentes, incluindo a explicar a forma, construção e função de um órgão. O dispositivo também pode ser usado para identificar onde um determinado procedimento, como um procedimento cirúrgico deve ser realizado a fim de explicar o que terá lugar a um paciente ou a um estudante de enfermagem ou de medicina.
[005] No entanto, o objetivo principal é demonstrar a normalidade do olho humano, a catarata congênita e o retinoblastoma. O olho humano é facilmente reconhecível, porém a catarata congênita só poderá ser visualizada se for devidamente demonstrada e explicada, muitas vezes com o equipamento apropriado que é o oftamoscópio (aparelho para visualizar o olho humano, usado por profissionais de saúde). Assim como também o retinoblastoma que é um tumor congênito e de origem genética.
[006] Desta forma, dentro do olho do modelo são colocados um aparato eletrônico que faz a reprodução da normalidade, da catarata e do retinoblastoma, passíveis de serem bem representados pelos dispositivos eletrônicos. Os globos oculares do simulador contém em cada um, dois diodos emissores de luz (em inglês LED - Light Emitting Diode) de 3 milímetros (mm) na coloração vermelha, dois LED de 3 mm na cor branca, totalizando assim 4 LEDs, e um resistor dependente de luz (do inglês Light Dependent Resistor -LDR), que ao diminuir a resistência elétrica na presença da luz, permite passar com mais facilidade a corrente elétrica proporcionando que a corrente elétrica chegue aos LEDs. A seleção da cor do LED que acenderá, dependerá da manipulação dos potenciômetros com chave de ligar e desligar, que selecionará a cor desejada.
[007] Ao ser estimulado o LDR com a luz, um autofalante que pode ser habilitado por uma chave tipo “H”, poderá emitir um som indicando que a luz atingiu com intensidade suficiente o LDR que, além de acender os LEDs habilitados pelos potenciômetros, poderá acionar o autofalante, emitindo som melódico e harmonioso de acordo com uma programação prévia.
[008] O dispositivo poderá usar o ARDUINO UNO - uma ferramenta de prototipagem eletrônica em hardware livre que serve para controlar através da interface de sistemas computacionais diversos circuitos ou componentes eletrônicos - a possibilidade de múltiplos controles e interfaces por portas computacionais, permitirá reprogramar o circuito, bem como utilização de instrumentação por software, da leitura da intensidade da luz que chegará aos LDR, possibilitando mais uma forma de avaliação do sucesso do simulador.
[009] O modelo de utilidade poderá ser melhor compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde: [010] A Figura 1 representa uma vista de frente do modelo;
[011] A Figura 1.1 representa uma vista lateral do modelo;
[012] As Figuras 2, 2.1 e 2.2, representam as imagens em perspectiva do globo ocular do modelo;
[013] A Figura 3 representa o circuito eletrônico modelo.
[014] Com referência as Figuras 1 e 1.1, pode-se observar o modelo representa a cabeça (1), pescoço e tronco superior de uma criança, sendo sustentado com uma base retangular (2), que contém as chaves eletrônicas controladoras do modelo, bem como a interface manual dos potenciômetros (3), os conectores de energia e uma porta Universal Serial Bus (USB) para conexão ao computador.
[015] O modelo anatômico contém dois globos oculares a semelhança de um olho humano, com parte condutora de luz, ou seja, translúcido similar à córnea humana (4).
[016] Cada globo ocular Figuras 2, 2.1 e 2.2 contém em seu interior dois LEDs vermelhos (LED1) (LED2) e dois brancos (LED3) (LED4), que fazem simular, pela luz emitida ou omissa, a normalidade e as patologias encontradas no teste do olhinho que são o retinoblatoma e a catarata congênita. Para isso, faz-se necessário que a luz chegue ao LDR (R5), para poder haver diminuição da resistência da corrente elétrica e estimular o circuito.
[017] O funcionamento do modelo pode ser vislumbrado na Figura 3, como se trata do circuito eletrônico, ele consiste em projetar a luz do oftalmoscópio para dentro do globo ocular, que ao atingir o LDR (R5) (R6) reduzirá a resistência da corrente elétrica, proporcionando a excitação dos LEDs, habilitado nos potenciômetros (R3) (R4), correspondente a cor de luz selecionada. Também induzirá o som característico em um autofalante (BUZZER1), que poderá ser registrado o sucesso do procedimento em uma interface gráfica computacional.
[018] A fim de validar o ineditismo do simulador do teste do reflexo vermelho, foram realizadas buscas com as seguintes palavras chaves, em português, no banco de dados nacional e nos demais traduzidas para o inglês: OLHO and MODELO and OFTAL* and FUND*, neste caso utilizou-se o operador lógico “AND” para associar mais de uma palavra a ser encontrada no resumo e o de trucagem “*” para os sufixos dos prefixos “oftal” e “fund”, bem como procurou-se mais precisão utilizando-se o código internacional de patentes “G09B”, pois abrange especificamente modelos para fins educacionais, médicos e científicos, para tornar a pesquisa mais abrangente.
[019] No banco de dados nacional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) não foi encontrada nenhuma patente ou modelo de utilidade. Assim como no banco de dados da América Latina e de língua espanhola, hospedado pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO em inglês), LATINPAT -plataforma hospedada em “lp.espacenet.com’. No entanto, no “worldwide.espacenet.com” que também é organizado pelo EPO, que abrange dados de patentes de mais de 90 países, foram encontradas DUAS patentes relacionadas ao modelo de olho, para treinamento. As mesmas também foram encontradas no “Patentscope” que é a base de dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI ou WIPO em inglês). Ela oferece acesso gratuito a documentos de diversos países, incluindo os depósitos via PCT (Tratado de Cooperação em matéria de Patentes), cujo acesso pode ser feito no endereço: “patentscope.wipo.int/search/pt/search.jsf’. As patentes referidas são: “MODEL EYE” e “FUNDUSCOPY EMULATION TEACHING APPEARANCE”.
[020] A patente “MODEL EYE” refere-se: “A presente invenção refere-se a um modelo de olho para calibrar um dispositivo de exame oftalmológico”, portanto difere da funcionalidade se comparada com o modelo de utilidade proposto, já que é um instrumento de calibração instrumental e não de simulação médica. Trata-se de uma invenção japonesa registrada por pessoa física e pleiteada pela empresa: TOPCON CORP.
[021] No segundo caso, “FUNDUSCOPY EMULATION TEACHING APPEARANCE” trata-se de um modelo de utilidade, cujo referência é simular o exame de fundo de olho através de um aparato refletivo passivo no fundo do olho artificial que simule o exame da retina. Diferindo do modelo de utilidade proposto por ser um instrumento passivo e que em momento algum demonstra a presença de circuito elétrico com LEDs no interior do globo ocular.
REIVINDICAÇÕES MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Claims (8)

1. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por um modelo de uma cabeça humana infantil, sobre o pescoço e parte superior do tronco, sustentado por uma base retangular (Figura 1) (Figura 1.1) caracterizado por ser tridimensional e similar a cabeça de uma criança (Figura 1).
2. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por ter dois globos oculares (Figura 1) (4) à semelhança do olho humano.
3. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por conter dois globos oculares (Figura 1) (4) e, em cada globo ocular, ter em seu interior (Figura 2, 2.1 e 2.2), parte do circuito elétrico, composto de 4 LEDs (LED1) (LED2) (LED3) (LED4).
4. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por conter dois globos oculares e em seu interior parte do circuito elétrico, composto de 4 LEDs (LED1) (LED2) (LED3) (LED4) para simularem a normalidade e as doenças do olho.
5. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por conter um circuito eletrônico (Figura 3), composto de 8 LEDs (LED1) (LED2) (LED3) (LED4) (LED5) (LED5) (LED7) (LED8), no total, para simularem a normalidade e as doenças do olho, controlados por potenciômetros de ligar e desligar (Figurai) (3) a corrente do circuito elétrico que alimenta os referidos LEDs.
6. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL· PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por conter um circuito elétrico, composto de 8 LEDs (LED1) (LED2) (LED3) (LED4) (LED5) (LED5) (LED7) (LED8), para simularem a normalidade e as doenças do olho, controlados por potenciômetros de ligar e desligar (Figura1) (3) a corrente do circuito elétrico que alimenta os referidos LEDs, corrente elétrica fornecida pela entrada USB ou fonte alimentadora externa.
7. MODELO ANATÔMICO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DO REFLEXO VERMELHO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, caracterizado por conter um circuito elétrico, composto de
8 LEDs (LED1) (LED2) (LED3) (LED4) (LED5) (LED5) (LED7) (LED8), para simularem a normalidade e as doenças do olho, controlados por potenciômetros de ligar e desligar (Figura1) (3) a corrente do circuito elétrico que alimenta os referidos LEDs, corrente elétrica fornecida pela entrada USB ou fonte alimentadora externa. Possuindo também a possibilidade de usar o Arduino UNO (Figura 3) (M1) como placa controladora do circuito que poderá servir para programação ou reprogramação do circuito, além de poder plotar em gráficos a intensidade da luz recebida em cada LDR.
BR202018010452U 2018-05-23 2018-05-23 modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde BR202018010452U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202018010452U BR202018010452U2 (pt) 2018-05-23 2018-05-23 modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202018010452U BR202018010452U2 (pt) 2018-05-23 2018-05-23 modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202018010452U2 true BR202018010452U2 (pt) 2019-12-10

Family

ID=68765820

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202018010452U BR202018010452U2 (pt) 2018-05-23 2018-05-23 modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202018010452U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Owen Early use of simulation in medical education
US7114954B2 (en) Interaction education system for teaching patient care
Dutã et al. An overview of virtual and augmented reality in dental education
US8678832B2 (en) Interactive education system for teaching patient care
Kazan et al. The evolution of surgical simulation: the current state and future avenues for plastic surgery education
WO2009000939A1 (es) Simulador para cirugía laparoscópica
Violante et al. Design and implementation of 3D Web-based interactive medical devices for educational purposes
TWM467983U (zh) 眼科手術訓練裝置
ES2938437T3 (es) Simulador laparoscópico
BR202018010452U2 (pt) modelo anatômico tridimensional para o ensino do reflexo vermelho para profissionais de saúde
Marecik et al. A lifelike patient simulator for teaching robotic colorectal surgery: how to acquire skills for robotic rectal dissection
TWM457266U (zh) 互動式穴位辨識之輔助系統
Smith et al. The evolution and role of simulation in medical education
WO2000003371A1 (es) Dispositivo de entrenamiento para cirugia laparoscopica
WO2014178702A1 (es) Simulador de examen ginecológico bovino para el diagnóstico del ciclo estral
Peters et al. Designing preterm neonatal cyanosis simulation.
RU178270U1 (ru) Тренажерный комплекс для обучения малоинвазивным оперативным вмешательствам под ультразвуковым наведением на органах брюшной полости
Lemermeyer Seeking reality through the unreal: Interviewing high-fidelity human patient simulation in undergraduate nursing education
ES2342517B1 (es) Dispositivo electronico para el entrenamiento de tecnicas endoquirurgicas.
Anscombe A Different View: In Europe, virtual and immersive technologies are starting to change the landscape of medical simulation
Soler et al. Virtual Surgical Simulation-Major rules to develop an efficient educative system
Riedle et al. Design and Fabrication of a Multi-Material Neurosurgical Simulator for an Endoscopic Third Ventriculostomy
Büyüköztekin Surgery simulator design for minimally invasive pituitary gland surgery
BR202019014112Y1 (pt) Simulador para estudo de patologias cardíacas
Gamberini et al. Design and preliminary validation of a high-fidelity vascular simulator for robot-assisted manipulation

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL