BR202016016071Y1 - Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras - Google Patents

Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras Download PDF

Info

Publication number
BR202016016071Y1
BR202016016071Y1 BR202016016071-0U BR202016016071U BR202016016071Y1 BR 202016016071 Y1 BR202016016071 Y1 BR 202016016071Y1 BR 202016016071 U BR202016016071 U BR 202016016071U BR 202016016071 Y1 BR202016016071 Y1 BR 202016016071Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
central
chassis
spar
reinforcement
Prior art date
Application number
BR202016016071-0U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202016016071U2 (pt
Inventor
Ademir Jair Kelm
André Daniel Kelm
Original Assignee
Indústria De Máquinas E Implementos Agricolas K.F.Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Indústria De Máquinas E Implementos Agricolas K.F.Ltda filed Critical Indústria De Máquinas E Implementos Agricolas K.F.Ltda
Priority to BR202016016071-0U priority Critical patent/BR202016016071Y1/pt
Publication of BR202016016071U2 publication Critical patent/BR202016016071U2/pt
Publication of BR202016016071Y1 publication Critical patent/BR202016016071Y1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D45/00Harvesting of standing crops
    • A01D45/02Harvesting of standing crops of maize, i.e. kernel harvesting

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Abstract

reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras o presente modelo de utilidade pertence ao setor tecnológico de máquinas e implementos agrícolas e refere-se, mais especificamente, a uma estrutura de reforço central para plataformas (1) de colheitadeiras de milho a qual tem como objetivo aumentar a estabilidade e a rigidez da máquina aumentando a vida útil da mesma. a estrutura proposta consiste em um conjunto montado de longarina (3) central com tubo superior e tubo inferior soldados em uma estrutura mono bloco dotada de abertura central (4). a longarina (3) apresenta a funcionalidade de reforço estrutural e sua fixação pode ser móvel ou permanente, diminuindo significativamente a deflexão das estruturas do chassi durante o uso. portanto, o aumento da rigidez estrutural da plataforma (1) da máquina resulta em um prolongamento da vida útil dos eixos das transmissões de acionamento e laterais, reduzindo desta maneira os custos com manutenção e, consequentemente, os custos do produto final.

Description

Setor tecnológico do modelo de utilidade
[01] De uma maneira geral a presente solução pertence ao setor tecnológico de máquinas e implementos agrícolas e se refere, mais especificamente, a uma estrutura de reforço central para plataformas colheitadeiras de milho, a qual aumenta a estabilidade e a rigidez da estrutura do chassi, resultando maior sustentação a este, afastando os riscos de deformação e, consequentemente, acrescendo assim a vida útil da máquina.
Estado da técnica conhecido
[02] Historicamente, no decorrer do século XVIII houve o início da mecanização agrícola principalmente através de arados puxados por cavalos e equipamentos capazes de perfurar o solo para o depósito de sementes. A implementação de tratores para a realização destas tarefas consistiu em um imenso avanço para o setor agrícola, facilitando o processo de cultivo e desenvolvendo tecnologicamente inúmeros implementos cada vez mais específicos para determinados serviços ou tipos de produtos.
[03] Referente às colheitadeiras, foi um marco histórico a primeira máquina a ser patenteada para utilização no processo de colheita, no ano de 1831, por Cyrus McCon'nick nos Estados Unidos da América, a mesma foi chamada de ceifadeira. Apesar de já existirem nesta época máquinas capazes de cortar feno e grãos, esta foi a primeira alternativa que possibilitava o agrupamento do material para que fosse posteriormente estocado.
[04] Dito isso, é possível constatar que, com o crescente aumento da diversidade de produtos derivados do milho, fez-se necessária uma busca constante para a otimização na colheita. Com este objetivo, o setor tecnológico de implementos agrícolas vem se diversificando em prol de uma maior eficiência e rapidez, resultando em um significativo aumento produtivo a partir da mecanização total da atividade de colheita de milho. Tecnologias focadas no suporte de carenagens vêm sendo desenvolvidas, como por exemplo, o caso da patente de invenção n° Pl 0803754-0 que se refere a um suporte de carenagem de linhas colhedoras para acoplamento a uma plataforma colheitadeira de milho, na qual o suporte da carenagem é capaz de sustentá-la, sendo fixado em posições inferiores das linhas colhedoras através de elementos de fixação.
[05] As soluções em chassis de colheitadeiras já conhecidas no estado da técnica, geralmente, possuem uma base de apoio auxiliada por um braço articulado com fixação de uma roldana com rebaixo. A função do braço de apoio consiste na regulagem do ângulo de ataque da carenagem ao solo. Já a roldana com rebaixo tem a função de guiar o bico da carenagem central e lateral com auxílio de uma mola, permitindo a cópia da movimentação do bico em relação braço do articulador.
[06] Tendo isso em vista, verifica-se que atualmente todos os sistemas de plataformas de milho encontrados no mercado apresentam um chassi composto por um tubo/travessa superior e tubo/travessa inferior soldados em uma estrutura mono bloco sendo que o centro da mesma contém um rasgo passante para o acoplamento da plataforma de milho à colheitadeira. Esta configuração com abertura acaba por prejudicar o chassi do implemento agrícola devido à geração de deformações durante o uso da máquina nas colheitas. Essa deformação está diretamente relacionada com a perda de função do material, o que provoca uma crescente deformação com o tempo, correspondendo a uma deformação plástica irreversível ou permanente que ocasiona geralmente a quebra de eixo de transmissão.
[07] Existem também outras alternativas que representam soluções aplicadas em chassis e que são descritas em documentos de patentes. Alguns exemplos podem ser observados como a patente de invenção n° PI 0015900-0 - “Haste de reforço para carroceria e/ou de elemento de chassis de um veículo a motor” que descreve uma barra de reforço de carroceria e/ou de partes do chassi de um veículo motorizado. Tal barra inclui um elemento integrado em uma só peça que se estende de uma extremidade da barra até a outra e possui uma porção medial dotada de seção transversal tubular fechada e ao menos uma porção de extremidade compreendendo uma porção distal de seção aberta. Apesar de aprimorar propriedades de resistência em chassis, dita haste não é desenvolvida para acoplamento como reforço da abertura livre presente na estrutura mono bloco em colheitadeiras de milho, conforme a presente invenção prevê.
[08] Já a patente de invenção n° PI 0600092-4 - "Plataforma para máquina colheitadeira de milho e similares em geral” compreende uma plataforma para máquina colheitadeira de milho composta de uma estrutura que possibilita uma otimização e flexibilidade no conjunto de acoplamento, regulagem da angulação ao cultivo e sustentação do conjunto de recolhimento formado pela espiral frontal, engrenagens e mesas recolhedoras. Porém o invento em questão não soluciona os problemas relacionados à deformação do chassi em sua abertura central, sendo que o mesmo não apresenta longarina central de reforço de estrutura a qual evita a quebra precoce dos eixos de transmissão. Outra alternativa que apresenta o mesmo inconveniente consiste na patente americana n° 6,044,636 - “Corn harvester” que apresenta uma plataforma composta por uma unidade motriz impulsionada por uma fonte de energia e uma unidade de entrega sem-fim funcionando em uma calha, porém não apresenta elemento de reforço estrutural na abertura central.
[09] Na solução apresentada no modelo de utilidade n° MU 7603264-7 - “Chassi agrícola com rodagem” é apresentado um chassi agrícola formado de chapas de aço formado de duas laterais e quatro travessas internas e externas com mãos francesas, reforços, etc., que após soldados aumentam a resistência dos chassis agrícolas, evitando trincas e torções, devido soldagem da travessa central. Porém tal chassi não é aplicável às colheitadeiras de milho, portanto não necessita de reforço central da abertura do mono bloco, diferentemente da solução proposta no invento objeto deste relatório descritivo.
[010] Por fim, é possível citar o modelo de utilidade n° BR 20 2013 005213-8 - “Sistema de apoio do bico da carenagem central e lateral para colheitadeiras de milho”, de mesma titularidade que o invento objeto deste relatório descritivo. Nesta solução descreve-se um sistema de base de apoio que se destaca por suas características construtivas permitirem a regulagem do ângulo de ataque das carenagens centrais e laterais, copiando também a topografia do solo em relação à carenagem sobre a linha e inibindo o acúmulo de palha entre a linha e os bicos. O sistema consiste em uma estrutura com braço de apoio auxiliado, sendo que pelo menos uma mola é fixada no braço articulado e no suporte da carenagem, além de possuir a base de apoio fixada entre as linhas.
[011] Analisando as alternativas que compreendem o estado da técnica, observa-se que o maior inconveniente existente nos sistemas e equipamentos atualmente utilizados em colheitadeiras de milho consiste no fato do chassi ser composto por um tubo/travessa superior e tubo/travessa inferior soldados em uma estrutura mono bloco, apresentando deficiência nos quesitos de durabilidade e resistência do chassi em sua abertura central. Essa abertura geralmente confere fragilidade mecânica ao chassi do implemento agrícola devido à geração de deformações na máquina conforme o uso. Como dito anteriormente, essa deformação excessiva acaba por ocasionar a quebra dos eixos de transmissão. Dito isso, é visível a existência de uma lacuna na criação de um conjunto montado com longarina central de reforço, resultando em um equipamento que aumente a vida útil de máquinas colheitadeiras de grãos, a partir do desenvolvimento de uma base de apoio para o bico da carenagem central e lateral.
Novidades e objetivos do modelo de utilidade
[012] Com o objetivo de sanar as falhas do estado atual da técnica destacadas acima, a presente patente de modelo de utilidade visa propor uma solução para o problema principal de aparecimento de deformações excessivas nas estruturas dos chassis de colheitadeiras de milho, visto que o mesmo apresenta problemas quanto à resistência mecânica devido à abertura central. Atualmente todos os sistemas encontrados no mercado agrícola possuem um chassi com tubo superior e tubo inferior soldados em uma estrutura mono bloco, sendo que no centro da estrutura é disposta uma abertura livre para que seja realizado o encaixe da plataforma de milho à colheitadeira. Tal abertura no centro da plataforma representa uma deficiência estrutural no ponto de maior momento de inércia, ou seja, no centro do chassi, ocasionando quebras dos eixos de transmissão.
[013] A inovação proposta no presente modelo de utilidade visa solucionar este problema, consistindo em uma estrutura de reforço central para chassi de colheitadeiras, apresentando tubo superior e tubo inferior também soldados em uma estrutura mono bloco, porém na abertura central da plataforma há um conjunto montado de longarina central. A longarina apresenta a funcionalidade de reforço estrutural e possui diversas formas de fixação, podendo ser móvel ou permanente, proporcionando melhor rigidez ao chassi das máquinas colheitadeiras, diminuindo significativamente a deflexão das estruturas. Portanto, o aumento da rigidez estrutural do chassi tem como objetivo prolongar a vida útil dos eixos das transmissões de acionamento e laterais, reduzindo desta maneira os custos com manutenção da máquina e, consequentemente, os custos do produto final.
[014] Salienta-se, por fim, que a inexistência de tal estrutura de reforço central ocorre facilmente a deformação nos chassis da plataforma, acarretando deformação no tubo, uma vez que atualmente não existe nenhum invento ou melhoria capaz de proporcionar sustentação a estrutura que fica exposta durante o uso da máquina. Tal fato geralmente ocasiona o desalinhamento do centro em relação as laterais. Desta forma, se insiste que o invento proposto busca garantir maior sustentação, durabilidade e resistência ao produto.
Descrição dos desenhos anexos
[015] A fim de que a presente solução seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será descrita de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que a ilustram e subsidiam abaixo listados:
[016] Figura 1 representa a vista explodida do conjunto longarina central e plataforma de milho, em perspectiva.
[017] Figura 2 representa a longarina central de reforço, de acordo com o presente modelo de utilidade.
[018] Figura 3 representa em detalhe o conjunto longarina central e plataforma de milho.
Descrição detalhada do modelo de utilidade
[019] A presente solução apresenta como objetivo principal aumentar a rigidez do chassi de plataformas de milho, aumentando também a vida útil das transmissões de acionamento e laterais, reduzindo custos envolvidos no processo de colheita, bem como do produto final a ser comercializado. A estrutura de reforço central consiste em uma longarina (3) a qual apresenta a funcionalidade de reforço estrutural e diminui significativamente a deflexão das estruturas da plataforma (1) durante o uso para colheita.
[020] O reforço estrutural proposto possui tubo superior e tubo inferior soldados em uma estrutura mono bloco, sendo que na abertura (4), presente no centro da plataforma (1), é fixada em sua extremidade inferior um elemento que consiste em uma longarina (3) de reforço estrutural. Tal longarina (3) pode ser acoplada de forma móvel, que pode ser feita com um perfil, com sua fixação através de parafusos ou simplesmente encaixada. Outrossim, a estrutura pode ser fixada por meio de solda em uma peça única que é fixada nas laterais da plataforma, bem como nos demais componentes que ligam a estrutura no chassi. Além disso, é possível a fixação mediante um perfil de longarina quadrada ou retangular soldada no centro do chassi da plataforma.
[021] Por fim, para facilitar o encaixe da longarina (3) à abertura central (4) da plataforma (1) foram projetadas saliências (2) que podem ser chamadas de “alças” de fixação ao longo de seu comprimento. As saliências encaixam-se perpendicularmente à extremidade inferior da abertura (4) aumentando desta maneira a rigidez do conjunto.
[022] A longarina em questão independe de seu formato geométrico, ou seja, pode ser um tubo circulas, tubo retangular ou até mesmo um tubo quadrado adequando-se, de qualquer forma, ao seu propósito.
[023] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.
[024] Tratou-se no presente relatório descritivo de um aperfeiçoamento aplicado à chassis que compreende uma estrutura de reforço central para plataformas de colheitadeiras de milho, dotado de novidade, ato inventivo, suficiência descritiva, aplicação industrial e, consequentemente, revestido de todos os requisitos essenciais para a concessão do privilégio pleiteado.

Claims (1)

1 - REFORÇO ESTRUTURAL PARA PLATAFORMA DE COLHEITADEIRAS, consistindo de uma longarina (3) de acoplamento instalada na plataforma colheitadeira de milho (1) e fixada através de parafusos, aplicado em uma plataforma que compreende tubo superior contínuo e tubo inferior seccionado centralmente, soldados em uma estrutura mono bloco, caracterizado por dita longarina (3) ser dotada de saliências (2) de encaixe à extremidade inferior da abertura (4) do chassi da plataforma (1),sendo a longarina (3) fixada de forma móvel tipo encaixe preenchendo o corte da longarina inferior da plataforma.
BR202016016071-0U 2016-07-11 2016-07-11 Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras BR202016016071Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202016016071-0U BR202016016071Y1 (pt) 2016-07-11 2016-07-11 Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202016016071-0U BR202016016071Y1 (pt) 2016-07-11 2016-07-11 Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR202016016071U2 BR202016016071U2 (pt) 2018-01-23
BR202016016071Y1 true BR202016016071Y1 (pt) 2021-11-23

Family

ID=62619783

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202016016071-0U BR202016016071Y1 (pt) 2016-07-11 2016-07-11 Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202016016071Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR202016016071U2 (pt) 2018-01-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014001148B1 (pt) ceifeira debulhadora com tambor de laminas
BR102014016121B1 (pt) acoplador de acionamento para acoplar uma faca de movimento alternativo a um membro de acionamento
BRPI1104759A2 (pt) plataforma de lona para montagem na cÂmara de alimentaÇço de uma combinada agrÍcola.
BR112016010380B1 (pt) suporte para uma lança de aspersão para um pulverizador agrícola
BR102016010468A2 (pt) engaste da tampa da extremidade do desespigador para uma segadeira agrícola
BR112021013620A2 (pt) Conjunto de bobinas de uma plataforma agrícola
CN207284068U (zh) 一种新型耕犁件
BR202016016071Y1 (pt) Reforço estrutural para plataforma de colheitadeiras
ES2701312T3 (es) Sistema de amortiguación para un pulverizador agrícola suspendido
CN202111996U (zh) 一种中耕机
US1852702A (en) Corn harvester
US3334476A (en) Resilient support for a rotary mower housing
US2746770A (en) Laterally flexible draft mechanism
BR112013015359B1 (pt) estrutura para plataforma de corte de colheitadeira agrícola
CN205336896U (zh) 收割机分禾结构
FI123013B (sv) Tallriksslåttermaskin med stor arbetsbredd
CN210671204U (zh) 组合式犁体安全保护装置
US1887352A (en) Mower
US9167746B2 (en) Carted wheel rake windrow adjustment apparatus
CN205812696U (zh) 一种起垄机
EP2904888A1 (de) Geräteträgervorrichtung für landwirtschaftliche Geräte
US3003790A (en) Implement hitch
US20160242359A1 (en) Swather rake attachment assembly and hay handling system
BR112015027353B1 (pt) aparelho levantador de culturas para conexão a uma cabeça de ceifar
US1865786A (en) Draft device for mowers

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.