BR202014004537U2 - equipamento aplicador de insumos agrícolas - Google Patents

equipamento aplicador de insumos agrícolas Download PDF

Info

Publication number
BR202014004537U2
BR202014004537U2 BR202014004537U BR202014004537U BR202014004537U2 BR 202014004537 U2 BR202014004537 U2 BR 202014004537U2 BR 202014004537 U BR202014004537 U BR 202014004537U BR 202014004537 U BR202014004537 U BR 202014004537U BR 202014004537 U2 BR202014004537 U2 BR 202014004537U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
inputs
trailer
hydraulic
drive
application
Prior art date
Application number
BR202014004537U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202014004537Y1 (pt
Inventor
Antonio Carlos Pelizari Pinto
Pedro Sergio Lima Ramos
Wilson Machado Da Silva
Original Assignee
São Martinho S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by São Martinho S A filed Critical São Martinho S A
Priority to BR202014004537-1U priority Critical patent/BR202014004537Y1/pt
Publication of BR202014004537U2 publication Critical patent/BR202014004537U2/pt
Publication of BR202014004537Y1 publication Critical patent/BR202014004537Y1/pt

Links

Landscapes

  • Fertilizing (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)

Abstract

equipamento aplicador de insumos agrícolas compreendido por corpo principal formado por uma carreta, tracionada por um trator, sendo o fundo da carreta é dotado de diversos canais onde verificam-se transportadores de correntes com taliscas acionadas por motores hidráulicos, sendo que os transportadores conduzem os insumos para interiores de bicas de descarga providas de rosca sem fim configurando um sistema helicoidal, que conduz os insumos para dutos de descarga que os direcionam exatamente sobre a linha de cana ou outra cultura, mesmo com o terreno acidentado ou em declive, sendo a regulagem de dosagem efetuada por válvulas hidráulicas reguladoras de vazão, onde é regulado o fluxo de óleo hidráulico e consequentemente rotação dos motores hidráulicos que acionam as correntes.

Description

“EQUIPAMENTO APLICADOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS”.
Refere-se o presente pedido de patente de modelo de utilidade a um “EQUIPAMENTO APLICADOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS”, que foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar um equipamento que aplica calcário, gesso, a mistura de ambos, adubos minerais ou orgânicos como torta de filtro, diretamente sobre as linhas de cana ou outras culturas, de forma simultânea em quatro linhas quando as mesmas estão brotando ou a brotar. A aplicação é efetuada lançando o produto exatamente sobre a linha da cana, através das bicas de descarga, em uma faixa com 20 a 25 em de largura, onde se encontra a maior parte das raízes e se obtém melhor aproveitamento. A largura de aplicação pode também ser regulada, para mais ou para menos.
Estado da Técnica Para obter sucesso no manejo químico das culturas é necessário levar em consideração conhecimentos das áreas de nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo, adubos e adubação e tecnologia da aplicação de corretivos e fertilizantes. Atualmente observa-se que as informações sobre manejo da adubação considerando a utilização de corretivos e fertilizantes e seu efeito na fertilidade do solo e na nutrição mineral de plantas, estão bem consolidadas e já dispõe de resultados práticos para os agricultores. Todavia, nota-se que a tecnologia de aplicação dos corretivos e fertilizantes, um dos fatores determinantes para o aumento da eficiência no fornecimento de nutrientes para o sistema solo- planta- muitas vezes não recebe a devida atenção por parte do produtor. A tecnologia de aplicação envolve diversas áreas do conhecimento agronômico como propriedades dos corretivos e fertilizantes, máquinas aplicadoras, fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas. Desta forma para que se possa alcançar êxito na aplicação dos corretivos e fertilizantes, devem ser considerados vários aspectos ligados à tecnologia de aplicação, os quais serão discutidos a seguir, associados aos resultados de testes de aplicação de corretivos e fertilizantes que foram conduzidos em condições de campo.
Para os corretivos e fertilizantes, há três modos principais de aplicação, quais sejam: a) a lanço, b) em faixa e c) em linhas ou sulco. A adoção de um ou outro tipo está relacionada com o produto a ser aplicado, com a cultura a ser explorada e com a fase do sistema produtivo.
No caso de calcário, gesso e fosfatos, geralmente a recomendação é a aplicação a lanço em área total, devendo-se utilizar os distribuidores que fazem distribuição a lanço, como será visto mais adiante. Nas condições de culturas perenes existe a possibilidade de aplicação dos corretivos e fertilizantes em faixa, quando se deseja alterar com maior intensidade as propriedades químicas do solo numa faixa pre- determinada. Para tanto são utilizados os aplicadores a lanço, porém com o uso de dispositivo específico para o direcionamento do produto em faixa.
Tal dispositivo é chamado de direcionador, podendo-se regular a largura da faixa bem como a posição a ser colocado o insumo.
Por outro lado, o modo de aplicação mais utilizado para os fertilizantes é o localizado em linha ou filete contínuo ou em sulco, que direciona a distribuição do produto próximo às linhas de semeadura ou plantio, visando fornecer os nutrientes para o sistema radicular das plantas.
Quer no ato de semeadura/plantio, quer em cobertura com a cultura já implantada. O sistema de aplicação de corretivos e fertilizantes predominante na agricultura brasileira é o convencional, ou seja, trabalha-se com uma condição representativa da fertilidade do solo, que gera uma recomendação constante para a área. Nesse caso, a aplicação é realizada a taxas fixas, o que representa a técnica de adubação pela média. Considerando que o solo é, por natureza, variável em seus atributos químicos, à aplicação de corretivos e fertilizantes em taxa fixa não leva em consideração essa variabilidade e, desta forma, ocasionará uma subestimativa ou superestimativa da dose adequada de corretivo ou fertilizante para determinado local do terreno.
Sendo assim, surge a necessidade de considerar essa variabilidade espacial dos atributos físico-químicos do solo e realizar a aplicação de insumos a taxa variável - um dos pré-requisitos para a implantação do sistema de agricultura de precisão.
No mapeamento dos atributos dos solos e das plantas são feitos levantamentos sistemáticos das características que se pretende estudar, de forma georreferenciada, ou seja, cada amostra é retirada de um ponto do qual se conhecem a longitude, a latitude e a altitude. Por esse motivo, a implantação do sistema de posicionamento global (GPS) tem sido considerada um marco no desenvolvimento e na utilização da agricultura de precisão, uma vez que a partir da possibilidade de uso dos mesmos sensores em qualquer parte do globo terrestre, o georreferenciamento dos pontos amostrados deixou de ser uma tarefa difícil e complicada.
Fundamentalmente, a agricultura de precisão é um jogo de ações que tentam reduzir às ineficiências na produção agrícola e aumentar o retomo econômico do produtor. A adoção de técnicas de agricultura de precisão só faz sentido quando o produtor estiver fazendo todo o esforço para melhorar a eficiência da produção agrícola.
Ineficiências identificadas através de técnicas de agricultura de precisão incluem os fatores limitantes e a aplicação excessiva ou deficiente de insumos de produção. Uma forma comum de ineficiência de produção é a produtividade de uma determinada área ficar limitada por algum fator, que poderia ser controlado por gerenciamento (BALASTRELRE. 2000).
As máquinas destinadas à aplicação de calcário, gesso e fosfatos pertencem ao grupo dos aplicadores de corretivos. Estes podem ser tratorizados, normalmente os mais utilizados ou autopropelidos, como os caminhões com caçamba aplicadora.
Os princípios de distribuição caracterizam os tipos de distribuidores, sendo de acordo com Mialhe (1986), classificados em queda livre, força centrífuga e movimento pendular. O tipo queda livre promove a distribuição do corretivo por ação da gravidade caindo livremente sobre a superfície do solo podendo ser em linhas espaçadas de 10 a 15 cm, que é a mais comum, ou em faixas finas. O distribuidor centrífugo se caracteriza pelo lançamento radial do corretivo, utilizando, para tanto, de um ou dois discos rotores) horizontais. Estes discos possuem aletas dispostas radialmente, podendo ser fixas ou não e quanto à forma, retas ou curvilíneas. No mercado brasileiro são conhecidos como distribuidores centrífugos com um ou dois discos e são amplamente utilizados para aplicação de corretivos, principalmente calcário, sendo normalmente tracionados por trator. Uma tendência que está sendo observada para culturas que necessitam de preparo de solo de grandes áreas de uma única vez, como é o caso da cana- de-açucar, é a instalação do depósito com o mecanismo dosador tipo esteira central sobre o eixo de um caminhão, tomando- se um aplicador autopropelido. A principal vantagem deste tipo de equipamento é o elevado rendimento e a versatilidade na aplicação de diversos produtos, como calcário, gesso e fontes de fósforo. O tipo pendular é aquele distribuidor que possui um tubo horizontal, ligado a um mecanismo excêntrico que descreve um movimento pendular. E usado por produtores médios ou pequenos por se tratar de um equipamento de pequeno investimento; todavia, apresenta baixa capacidade de carga, devido ao fato de ser acoplado ao engate de três pontos do trator, além de estar associado a dosadores gravimétricos.
Na atividade agrícola é utilizada a aplicação de insumos como: gesso, calcário, adubos minerais e orgânicos, esses insumos são aplicados como nutrientes para as plantas ou como corretivo do solo. De um modo geral, as técnicas de aplicação utilizadas atualmente são ineficientes por não serem aplicadas exatamente sobre as linhas das culturas e os equipamentos são de baixa produtividade por cobrirem poucas fileiras simultaneamente, ocasionando desperdício de insumos e tomando o processo de aplicação mais demorado e dispendioso.
Por conta destes e outros não mencionados inconvenientes o inventor desenvolveu o “EQUIPAMENTO APLICADOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS” compreendido por corpo principal formado por uma carreta, tracionada por um trator, sendo o fundo da carreta é dotado de diversos canais onde verificam-se transportadores de correntes com taliscas acionadas por motores hidráulicos, sendo que os transportadores conduzem os insumos para interiores de bicas de descarga providas de rosca sem fim configurando um sistema helicoidal, que conduz os insumos para dutos de descarga que os direcionam exatamente sobre a linha de cana ou outra cultura, mesmo com o terreno acidentado ou em declive, sendo a regulagem de dosagem efetuada por válvulas hidráulicas reguladoras de vazão, onde é regulado o fluxo de óleo hidráulico e consequentemente rotação dos motores hidráulicos que acionam as correntes.
Para que se possa obter uma perfeita compreensão do que fora desenvolvido são apensos desenhos ilustrativos aos quais fazem referências numéricas em conjunto com uma descrição pormenorizada que se segue, onde a: A figura 1 mostra uma vista em perspectiva traseira do equipamento. A figura 2 mostra uma vista em perspectiva do interior da carreta aludindo as taliscas. A figura 3 mostra uma vista em perspectiva traseira do equipamento aludindo as roscas sem fim. A figura 4 mostra uma vista em perspectiva traseira do equipamento aludindo dutos de descarga tampados.
Como inferem os desenhos e em seus pormenores, podemos verificar que o “EQUIPAMENTO APLICADOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS” compreendido por corpo principal (1) formado por uma carreta (2), tracionada por um trator, sendo o fundo (3) da carreta (2) é dotado de diversos canais (4) onde verificam-se transportadores de correntes com taliscas (5) acionadas por motores hidráulicos, sendo que os transportadores conduzem os insumos para interiores de bicas de descarga (6) providas de rosca sem fim (7) configurando um sistema helicoidal, que conduz os insumos para dutos de descarga (8) que os direcionam exatamente sobre a linha de cana ou outra cultura, mesmo com o terreno acidentado ou em declive, sendo a regulagem de dosagem efetuada por válvulas hidráulicas reguladoras de vazão (9), onde é regulado o fluxo de óleo hidráulico e consequentemente rotação dos motores hidráulicos que acionam as correntes.
Com base no descrito e ilustrado podemos verificar que a “EQUIPAMENTO APLICADOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS” traz enormes vantagens, pois a distribuição e a aplicação do insumo é efetuada por transportadores de correntes com taliscas que, consegue uma ampla faixa de capacidade, variando-se a rotação de funcionamento ou espaçamento entre taliscas, que são acionadas por motores hidráulicos que utilizam o óleo hidráulico do próprio trator que traciona o equipamento. A regulagem de dosagem é efetuada por válvulas hidráulicas reguladoras de vazão, onde é regulado o fluxo de óleo hidráulico e consequentemente rotação dos motores hidráulicos que acionam as correntes.
As duas bicas externas possuem roscas sem-fim que auxiliam na distribuição do insumo em terrenos declivosos, além de serem dobráveis o que diminui a largura do equipamento. A rosca sem-fim faz com que o insumo atinja exatamente a linha de cana ou outra cultura, quando o declive é desfavorável, por exemplo, quando a linha de cultura está acima do equipamento.
Outro ponto a destacar e que a aplicação do insumo ocorre de forma simultânea em varias linhas e exatamente sobre elas sejam de cana ou outra cultura, dessa forma obtêm-se maior rendimento e consequentemente menor custo operacional, a aplicação é efetuada com o trator e a carreta trafegando exatamente no centro das entrelinhas da cana, sem pisotear as linhas de cana.
Por atender a todos os requisitos que definem a patente de modelo de utilidade, pois combinou e modificou elementos conhecidos, dando-lhes aspecto geral inovador e passível de industrialização, sendo que modificações poderão ser feitas sem fugir ao espírito e escopo da presente patente, são as seguintes suas reivindicações.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1- “EQUIPAMENTO APLICADOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS” caracterizado por corpo principal (1) formado por uma carreta (2), tracionada por um trator, sendo o fundo (3) da carreta (2) é dotado de diversos canais (4) onde verificam-se transportadores de correntes com taliscas (5) acionadas por motores e válvulas hidráulicas que permitem aplicações de taxas variáveis, sendo que os transportadores conduzem os insumos para interiores de bicas de descarga (6) providas de rosca sem fim (7) configurando um sistema helicoidal, que conduz os insumos para dutos de descarga (8) que os direcionam exatamente sobre a linha de cana ou outra cultura, mesmo com o terreno acidentado ou em declive, sendo a regulagem de dosagem efetuada por válvulas hidráulicas reguladoras de vazão (9), onde é regulado o fluxo de óleo hidráulico e consequentemente rotação dos motores hidráulicos que acionam as correntes.
BR202014004537-1U 2014-02-26 2014-02-26 equipamento aplicador de insumos agrícolas BR202014004537Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202014004537-1U BR202014004537Y1 (pt) 2014-02-26 2014-02-26 equipamento aplicador de insumos agrícolas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202014004537-1U BR202014004537Y1 (pt) 2014-02-26 2014-02-26 equipamento aplicador de insumos agrícolas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR202014004537U2 true BR202014004537U2 (pt) 2015-11-24
BR202014004537Y1 BR202014004537Y1 (pt) 2020-10-20

Family

ID=54780658

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202014004537-1U BR202014004537Y1 (pt) 2014-02-26 2014-02-26 equipamento aplicador de insumos agrícolas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202014004537Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR202014004537Y1 (pt) 2020-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN205694186U (zh) 一种新型电子控制洒水垄作播种机
CN105794392A (zh) 一种收割播种联合机
BR202014004537U2 (pt) equipamento aplicador de insumos agrícolas
CN205491780U (zh) 一种收割播种联合机
RU199949U1 (ru) Машина для внесения органических удобрений при посадке картофеля
RU2756866C1 (ru) Устройство для внесения аммиачной селитры в ранневесеннюю подкормку под озимую пшеницу
CN206118373U (zh) 一种播种施肥一体机
US611805A (en) Combined seed-planter and fertilizer-distributer
CN114651568B (zh) 一种园艺施肥播种机
Ashraf et al. DEVELOPMENT AND LABORATORY TESTING OF MAIZE PLANTER-CUM-LIQUID FERTILIZER APPLICATOR.
Kasal et al. Effect of pressure attribute on rate of application in liquid fertilizer application system
US2190655A (en) Distributor
Tomchuk TECHNOLOGICAL ASPECTS OF CORN SOWING
BR202022021794U2 (pt) Equipamento para aplicação de corretivos de solo e respectivo método de aplicação via mapa integrado com georreferencimento
Ningthoujam et al. Design and development of wooden plate metering device for onion bulb planter
Singh et al. Performance of rainfed wheat under different fertility levels and sowing methods in the mid hills of north-western Himalayas
Zucchiatti et al. Low Dose Precision Distribution with Micro-Granules Fertilizer Using Different Spreader Machines
SU1540693A1 (ru) Сошник
El-Nady et al. Impact of irrigation intervals and fertilization on actual evapotranspiration and wheat production
ES1224050U (es) Accesorio abonadora agrícola para grupo de tracción articulado
EA043292B1 (ru) Устройство для внесения аммиачной селитры в ранневесеннюю подкормку под озимую пшеницу
BR102018076438B1 (pt) Dosador de adubo e semente com sistema de distribuição e dosagem
US1347441A (en) Planter
BR202016018992U2 (pt) Semeadeira de grãos miúdos em linha ou distribuídos uniformemente
Petcu et al. Distribution apparatus used on granulated chemical fertilizers spreading equipment.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/02/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.