BR122023026024A2 - Método de codificação de sinal de canal múltiplo, codificador, e meio de armazenamento legível por computador - Google Patents

Método de codificação de sinal de canal múltiplo, codificador, e meio de armazenamento legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR122023026024A2
BR122023026024A2 BR122023026024-4A BR122023026024A BR122023026024A2 BR 122023026024 A2 BR122023026024 A2 BR 122023026024A2 BR 122023026024 A BR122023026024 A BR 122023026024A BR 122023026024 A2 BR122023026024 A2 BR 122023026024A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
parameter
current frame
channel
signal
channel signal
Prior art date
Application number
BR122023026024-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Zexin LIU
Xingtao Zhang
Haiting Li
Lei Miao
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Publication of BR122023026024A2 publication Critical patent/BR122023026024A2/pt

Links

Abstract

Um método de codificação de sinal de canal múltiplo e um codificador são expostos. O método de codificação inclui: a obtenção de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual (510); a determinação de um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual (520); a determinação de um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e nos parâmetros de canal múltiplo de K quadros prévios do quadro atual (530), em que o parâmetro de diferença é usado para representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, e K é um inteiro maior do que ou igual a 1; a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e um parâmetro característico do quadro atual (540); e codificação do sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual (550). Esta aplicação pode melhor garantir a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] Este pedido se refere ao campo de codificação de sinal de áudio e, mais especificamente, a um método de codificação de sinal de canal múltiplo e a um codificador.
ANTECEDENTES
[0002] Um melhoramento na qualidade de vida é acompanhado de exigências cada vez maiores das pessoas por um áudio de qualidade alta. Se comparado com um sinal mono, o estéreo tem um sentido de direção e um sentido de distribuição de fontes acústicas, e pode melhorar a clareza, a inteligibilidade e um sentido de imediatez de som e, portanto, é popular junto às pessoas.
[0003] As tecnologias de processamento de estéreo incluem principalmente uma codificação de meio/lado (Mid/Side, MS), uma codificação de estéreo de intensidade (Intensity Stereo, IS) e uma codificação de estéreo paramétrica (Parametric Stereo, PS).
[0004] Na codificação de MS, uma transformação de meio/lado é realizada em dois sinais com base em uma coerência intercanal, e a energia dos canais é principalmente concentrada em um canal de meio, de modo que uma redundância intercanal seja eliminada. Na tecnologia de codificação de MS, uma redução de uma taxa de código depende da coerência entre sinais de entrada. Quando a coerência entre um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito é ruim, o sinal de canal esquerdo e o sinal de canal direito precisam ser transmitidos separadamente.
[0005] Na codificação de IS, as componentes de frequência alta de um sinal de canal esquerdo e de um sinal de canal direito são simplificadas com base em um recurso de um sistema auditivo humano ser insensível a uma diferença de fase entre as componentes de frequência alta (por exemplo, componentes acima de 2 kHz) de canais. Contudo, a tecnologia de codificação de IS é efetiva apenas para componentes de frequência alta. Se uma tecnologia de codificação de IS for estendida para uma frequência baixa, um ruído artificial severo é causado.
[0006] A codificação de PS é um esquema de codificação baseado em um modelo auditivo binaural. Conforme mostrado na Figura 1 (na Figura 1, xL é um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo, e xR é um sinal de domínio de tempo de canal direito), em um processo de codificação de PS, um lado de codificador converte um sinal estéreo em um sinal mono e uns poucos parâmetros espaciais (ou parâmetros de percepção espacial) que descrevem um campo de som espacial. Conforme mostrado na Figura 2, após a obtenção de um sinal mono e parâmetros espaciais, um lado de decodificador restaura um sinal estéreo com referência aos parâmetros espaciais. Se comparada com a codificação de MS, a codificação de PS tem uma relação de compressão mais alta. Portanto, na codificação de PS, um ganho de codificação mais alto pode ser obtido com a premissa de uma qualidade de som relativamente boa ser mantida. Além disso, a codificação de PS pode ser realizada em uma largura de banda de áudio completa, e pode bem restaurar um efeito de percepção espacial de estéreo.
[0007] Na codificação de PS, os parâmetros de canal múltiplo (também referidos como parâmetros espaciais) incluem coerência intercanal (Inter-channel Coherence, IC), uma diferença de nível intercanal (Inter-channel Level Difference, ILD), uma diferença de tempo intercanal (Interchannel Time Difference, ITD), uma diferença de fase geral (Overall Phase Difference, OPD), uma diferença de fase intercanal (Inter-channel Phase Difference, IPD), e similares. A IC descreve uma correlação cruzada intercanal ou coerência. Este parâmetro determina a percepção de um alcance de campo de som, e pode melhorar um sentido de espaço e estabilidade de som de um sinal de áudio. A ILD é usada para distinguir um azimute horizontal de uma fonte acústica estéreo, e descreve uma diferença de energia intercanal. Este parâmetro afeta os componentes de frequência de um espectro inteiro. A ITD e a IPD são parâmetros espaciais que representam uma orientação horizontal de uma fonte acústica, e descrevem diferenças de tempo e fase intercanal. A ILD, a ITD e a IPD podem determinar a percepção de ouvidos humanos quanto a uma localização de uma fonte acústica, podem ser usadas para se determinar efetivamente uma localização de campo de som, e têm um papel importante na restauração de um sinal estéreo.
[0008] Em um processo de gravação estéreo, devido ao impacto de fatores tais como ruído de fundo, reverberação e fala de múltiplas partes, um parâmetro de canal múltiplo calculado de acordo com um esquema de codificação de PS existente sempre é instável (um valor de parâmetro de canal múltiplo muda de forma frequente e aguda). Um sinal mixado com redução calculado com base em um parâmetro de canal múltiplo como esse é descontínuo como resultado, a qualidade de estéreo obtida no lado de decodificador é ruim. Por exemplo, uma imagem acústica do estéreo tocado no lado de decodificador é instável frequentemente, e mesmo um congelamento auditivo ocorre.
SUMÁRIO
[0009] Este pedido provê um método de codificação de sinal de canal múltiplo e um codificador, para melhoria da estabilidade de um parâmetro de canal múltiplo em uma codificação de PS, desse modo se melhorando a qualidade de codificação de um sinal de áudio.
[0010] De acordo com um primeiro aspecto, um método de codificação de sinal de canal múltiplo é provido, que inclui: a obtenção de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual; a determinação de um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual; a determinação de um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios do quadro atual, em que o parâmetro de diferença é usado para a representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, e K é um inteiro maior do que ou igual a 1; a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e em um parâmetro característico do quadro atual; e a codificação do sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0011] O parâmetro de canal múltiplo do quadro atual é determinado com base em uma consideração compreensiva do parâmetro característico do quadro atual e na diferença entre o quadro atual e os K quadros prévios. Esta maneira de determinação é mais apropriada. Se comparada com uma maneira de reusar diretamente um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio para o quadro atual, esta maneira pode melhor assegurar a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.
[0012] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e um parâmetro característico do quadro atual inclui: se o parâmetro de diferença se adequar a uma primeira condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual.
[0013] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o parâmetro de diferença é um valor absoluto de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é maior do que um primeiro limiar predefinido.
[0014] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o parâmetro de diferença é um produto do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é menor do que ou igual a 0.
[0015] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual inclui: a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em um parâmetro de correlação do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual.
[0016] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o método ainda inclui: a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio.
[0017] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio inclui: a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é pelo menos um dentre um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0018] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o método ainda inclui: a determinação do parâmetro de correlação com base em um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio.
[0019] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual inclui: se o parâmetro característico se adequar a uma segunda condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual, em que T é um inteiro maior do que ou igual a 1.
[0020] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base nos parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual inclui: a determinação dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios como o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual, em que T é igual a 1.
[0021] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base nos parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual inclui: a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em uma tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios, em que o T é maior do que ou igual a 2.
[0022] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dentre o parâmetro de correlação e um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual; e a segunda condição predefinida é que o parâmetro característico é maior do que um limiar predefinido.
[0023] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual inclui pelo menos um dos seguintes: um valor de coerência intercanal IC inicial do quadro atual, um valor de diferença de tempo intercanal ITD inicial do quadro atual, uma diferença de fase intercanal IPD inicial do quadro atual, um valor de diferença de fase geral OPD inicial do quadro atual, e um valor de diferença de nível intercanal ILD inicial do quadro atual.
[0024] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dos parâmetros a seguir do quadro atual: o parâmetro de correlação, o parâmetro de relação de pico para média, um parâmetro de relação de sinal para ruído, e um parâmetro de inclinação de espectro, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio, o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, o parâmetro de relação de sinal para ruído é usado para a representação de uma relação de sinal para ruído de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, e o parâmetro de inclinação de espectro é usado para a representação de um grau de inclinação de espectro de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0025] De acordo com um segundo aspecto, é provido um codificador, que inclui: uma unidade de obtenção, configurada para a obtenção de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual; uma primeira unidade de determinação, configurada para a determinação de um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual; uma segunda unidade de determinação, configurada para a determinação de um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios do quadro atual, em que o parâmetro de diferença é usado para a representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, e K é um inteiro maior do que ou igual a 1; uma terceira unidade de determinação, configurada para a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e em um parâmetro característico do quadro atual; e uma unidade de codificação, configurada para a codificação do sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0026] O parâmetro de canal múltiplo do quadro atual é determinado com base em uma consideração compreensiva do parâmetro característico do quadro atual e na diferença entre o quadro atual e os K quadros prévios. Esta maneira de determinação é mais apropriada. Se comparada com uma maneira de reusar diretamente um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio para o quadro atual, esta maneira pode melhor assegurar a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.
[0027] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, a terceira unidade de determinação é especificamente configurada para: se o parâmetro de diferença se adequar a uma primeira condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual.
[0028] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o parâmetro de diferença é um valor absoluto de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é maior do que um primeiro limiar predefinido.
[0029] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o parâmetro de diferença é um produto do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é menor do que ou igual a 0.
[0030] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, a terceira unidade de determinação é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual.
[0031] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o codificador ainda inclui: uma quarta unidade de determinação, configurada para a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio.
[0032] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, a quarta unidade de determinação é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é pelo menos um dentre um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0033] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o codificador ainda inclui: uma quinta unidade de determinação, configurada para a determinação do parâmetro de correlação com base em um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio.
[0034] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, a terceira unidade de determinação é especificamente configurada para: se o parâmetro característico se adequar a uma segunda condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual, em que T é um inteiro maior do que ou igual a 1.
[0035] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, a terceira unidade de determinação é especificamente configurada para a determinação dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios como o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual, em que T é igual a 1.
[0036] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, a terceira unidade de determinação é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em uma tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios, em que o T é maior do que ou igual a 2.
[0037] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dentre o parâmetro de correlação e um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual; e a segunda condição predefinida é que o parâmetro característico é maior do que um limiar predefinido.
[0038] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual inclui pelo menos um dos seguintes: um valor de coerência intercanal IC inicial do quadro atual, um valor de diferença de tempo intercanal ITD inicial do quadro atual, uma diferença de fase intercanal IPD inicial do quadro atual, um valor de diferença de fase geral OPD inicial do quadro atual, e um valor de diferença de nível intercanal ILD inicial do quadro atual.
[0039] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dos parâmetros a seguir do quadro atual: o parâmetro de correlação, o parâmetro de relação de pico para média, um parâmetro de relação de sinal para ruído, e um parâmetro de inclinação de espectro, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio, o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, o parâmetro de relação de sinal para ruído é usado para a representação de uma relação de sinal para ruído de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, e o parâmetro de inclinação de espectro é usado para a representação de um grau de inclinação de espectro de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0040] De acordo com um terceiro aspecto, um codificador é provido, incluindo uma memória e um processador. A memória é configurada para o armazenamento de um programa, e o processador é configurado para executar o programa. Quando o programa é executado, o processador executa o método no primeiro aspecto.
[0041] De acordo com um quarto aspecto, um meio que pode ser lido em computador é provido. O meio que pode ser lido em computador armazena um código de programa para ser executado por um codificador. O código de programa inclui uma instrução usada para execução do método no primeiro aspecto.
[0042] Neste pedido, o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual é determinado com base em uma consideração compreensiva do parâmetro característico do quadro atual e na diferença entre o quadro atual e os K quadros prévios. Esta maneira de determinação é mais apropriada. Se comparada com uma maneira de reusar diretamente um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio para o quadro atual, esta maneira pode melhor assegurar a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0043] A Figura 1 é um fluxograma de uma codificação de PS na técnica anterior; Figura 2 é um fluxograma de uma codificação de PS na técnica anterior; Figura 3 é um fluxograma esquemático de um método de extração de parâmetro de ITD baseado em domínio de tempo na técnica anterior; Figura 4 é um fluxograma esquemático de um método de extração de parâmetro de ITD baseado em domínio da frequência na técnica anterior; Figura 5 é um fluxograma esquemático de um método de codificação de sinal de canal múltiplo de acordo com uma modalidade deste pedido; Figura 6 é um fluxograma detalhado da etapa 540 na Figura 5; Figura 7 é um fluxograma esquemático de um método de codificação de sinal de canal múltiplo de acordo com uma modalidade deste pedido; Figura 8 é um diagrama de blocos esquemático de um codificador de acordo com uma modalidade deste pedido; e Figura 9 é um diagrama estrutural esquemático de um codificador de acordo com uma modalidade deste pedido.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
[0044] Deve ser notado que um sinal estéreo também pode ser referido como um sinal de canal múltiplo. O precedente descreve brevemente funções e significados de parâmetros de canal múltiplo do sinal de canal múltiplo: uma ILD, uma ITD e uma IPD. Para facilidade de entendimento, o que vem a seguir descreve a ILD, a ITD e a IPD de uma maneira mais detalhada pelo uso de um exemplo no qual um sinal capturado por um primeiro microfone é um sinal de primeiro canal e um sinal capturado por um segundo microfone é um sinal de secundo canal.
[0045] A ILD descreve uma diferença de energia entre o sinal de primeiro canal e o sinal de segundo canal. Usualmente, uma relação de energia de um canal esquerdo para uma energia de um canal direito é calculada, e, então, a relação é convertida em um valor de domínio de logaritmo. Por exemplo, se um valor de ILD for maior do que 0, ele indicará que a energia do sinal de primeiro canal é mais alta do que a energia do sinal de segundo canal; se um valor de ILD for igual a 0, ele indicará que a energia do sinal de primeiro canal é igual à energia do sinal de segundo canal; ou se um valor de ILD for menor do que 0, ele indicará que a energia do sinal de primeiro canal é menor do que a energia do sinal de segundo canal. Para um outro exemplo, se a ILD for menor do que 0, ela indicará que a energia do sinal de primeiro canal é mais alta do que a energia do sinal de segundo canal; se a ILD for igual a 0, ela indicará que a energia do sinal de primeiro canal é igual à energia do sinal de segundo canal; ou se a ILD for maior do que 0, ela indicará que a energia do sinal de primeiro canal é menor do que a energia do sinal de segundo canal. Deve ser entendido que os valores precedentes são meramente exemplos, e uma relação entre o valor de ILD e a diferença de energia entre o sinal de primeiro canal e o sinal de segundo canal pode ser definida com base na experiência ou uma exigência real.
[0046] A ITD descreve uma diferença de tempo entre o sinal de primeiro canal e o sinal de segundo canal, especificamente, uma diferença entre um tempo no qual um som gerado por uma fonte acústica chega ao primeiro microfone e um tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao segundo microfone. Por exemplo, se um valor de ITD for maior do que 0, ele indicará que o tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao primeiro microfone é anterior ao tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao segundo microfone; se um valor de ITD for igual a 0, ele indicará que o som gerado pela fonte acústica chega simultaneamente ao primeiro microfone e ao segundo microfone; ou se um valor de ITD for menor do que 0, ele indicará que o tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao primeiro microfone é posterior ao tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao segundo microfone. Para um outro exemplo, se a ITD for menor do que 0, ela indicará que o tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao primeiro microfone é anterior ao tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao segundo microfone; se a ITD for igual a 0, ela indicará que o som gerado pela fonte acústica chega simultaneamente ao primeiro microfone e ao segundo microfone; ou se a ITD for maior do que 0, ela indicará que o tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao primeiro microfone é posterior ao tempo no qual o som gerado pela fonte acústica chega ao segundo microfone. Deve ser entendido que os valores precedentes são meramente exemplos, e uma relação entre o valor de ITD e a diferença de tempo entre o sinal de primeiro canal e o sinal de segundo canal pode ser definida com base na experiência ou uma exigência real.
[0047] A IPD descreve uma diferença de fase entre o sinal de primeiro canal e o sinal de segundo canal. Este parâmetro usualmente é usado em conjunto com a ITD para a restauração de uma informação de fase de um sinal de canal múltiplo em um lado de decodificador.
[0048] Pode ser aprendido a partir das descrições precedentes que uma maneira de cálculo de parâmetro de canal múltiplo existente causa uma descontinuidade de um sinal de canal múltiplo. Para facilidade de entendimento, com referência à Figura 3 e à Figura 4, o que vem a seguir descreve em detalhes a maneira de cálculo de parâmetro de canal múltiplo existente e as desvantagens da maneira de cálculo de parâmetro de canal múltiplo existente pelo uso de um exemplo no qual um sinal de canal múltiplo inclui um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito, e um parâmetro de canal múltiplo é um valor de ITD.
[0049] Na técnica anterior, um valor de ITD pode ser calculado de uma pluralidade de maneiras. Por exemplo, o valor de ITD pode ser calculado em domínio de tempo, ou o valor de ITD pode ser calculado em domínio da frequência.
[0050] A Figura 3 é um fluxograma esquemático de um método de cálculo de valor de ITD com base em domínio de tempo. O método na Figura 3 inclui as etapas a seguir: 310: calcular um valor de ITD com base em um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito.
[0051] Especificamente, o parâmetro de ITD pode ser calculado com base no sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e no sinal de domínio de tempo de canal direito pelo uso de uma função de correlação cruzada de domínio de tempo. Por exemplo, um cálculo é realizado em uma faixa 0 < i < Tmax:
[0052] Se , Ti é um número oposto de um valor de índice correspondente a max(Cn(i)); caso contrário, Ti é um valor de índice correspondente a max(Cp(i)), em que i é um valor de índice da função de correlação cruzada, x é o sinal de domínio de tempo de canal direito, x é o sinal de domínio de tempo de canal esquerdo, Tmax é correspondente a um valor de ITD máximo em taxas de amostragem diferentes, e Length é um comprimento de quadro. 320: executar um processamento de quantificação no valor de ITD.
[0053] A Figura 4 é um fluxograma esquemático de um método de cálculo de valor de ITD baseado em domínio da frequência. O método na Figura 4 inclui as etapas a seguir: 4i0: executar uma transformação de tempo-frequência em um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito, para a obtenção de um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito.
[0054] Especificamente, na transformação de tempo- frequência, um sinal de domínio de tempo pode ser transformado em um sinal de domínio da frequência pelo uso de uma tecnologia, tal como uma transformada de Fourier discreta (DFT) ou uma transformada de cosseno discreta modificada (MDCT).
[0055] Por exemplo, uma transformação de tempo- frequência pode ser executada no sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e no sinal de domínio de tempo de canal direito introduzidos pelo uso de uma transformação de DFT. Especificamente, a transformação de DFT pode ser realizada pelo uso da fórmula a seguir: domínio de tempo, k é um valor de índice de um intervalo de frequência de um sinal de domínio da frequência, Lé um comprimento de transformação de tempo-frequência, e x(n) é o sinal de domínio de tempo de canal esquerdo ou o sinal de domínio de tempo de canal direito. 402: calcular um valor de ITD com base no sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e no sinal de domínio de tempo de canal direito.
[0056] Especificamente, L intervalos de frequência de umsinal de domínio da frequência podem ser divididos em uma pluralidade de sub-bandas. Um valor de índice de um intervalo de frequência incluído na b-ésima sub-banda . Em uma faixa de busca: , um valor de amplitude pode ser calculado pelo uso da fórmula a seguir:
[0057] Neste caso, um valor de ITD da b-ésima sub-banda d T(k) = arg max (mag( j)) it é l d ídi pode ser , isto é, um valor de índice max max de uma amostra correspondente a um valor máximo calculado com base na fórmula precedente. 430: executar um processamento de quantificação no valor de ITD.
[0058] Na técnica anterior, se um valor de pico de um coeficiente de correlação cruzada de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual for relativamente pequeno, um valor de ITD calculado poderá ser considerado não acurado. Neste caso, o valor de ITD do quadro atual é zerado. Devido ao impacto de fatores tais como ruído de fundo, reverberação e fala de múltiplas partes, um valor de ITD calculado de acordo com um esquema de codificação de PS existente é frequentemente zerado. Como resultado, o valor de ITD muda de forma frequente e aguda, e uma descontinuidade interquadro é causada para um sinal mixado com redução calculado com base em um valor de ITD como esse, e, consequentemente, uma qualidade acústica de um sinal de canal múltiplo é ruim.
[0059] Para resolução do problema de um parâmetro de canal múltiplo mudar de forma frequente e aguda, uma maneira de processamento possível é conforme se segue: quando um parâmetro de canal múltiplo calculado de um quadro atual é considerado não acurado, um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual pode ser reusado. Nesta maneira de processamento, o problema de um parâmetro de canal múltiplo mudar de forma frequente e aguda pode ser bem resolvida. Contudo, esta maneira de processamento pode causar o problema a seguir: se uma qualidade de sinal do quadro atual for relativamente boa, o parâmetro de canal múltiplo calculado do quadro atual usualmente será relativamente acurado. Neste caso, se a maneira de processamento ainda for usada, o parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio ainda poderá ser reusado como um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual, e o parâmetro de canal múltiplo relativamente acurado do quadro atual é descartado. Como resultado, uma informação intercanal de sinal de canal múltiplo é não acurada.
[0060] Com referência à Figura 5 e à Figura 6, o que vem a seguir descreve em detalhes um método de codificação de sinal de áudio de acordo com as modalidades deste pedido.
[0061] A Figura 5 é um fluxograma esquemático de um método de codificação de sinal de canal múltiplo de acordo com uma modalidade deste pedido. O método na Figura 5 inclui as etapas a seguir: 510: Obter um sinal de canal múltiplo de um quadro atual.
[0062] Deve ser notado que uma quantidade de sinais de canal múltiplo não é especificamente limitada nesta modalidade deste pedido. Especificamente, o sinal de canal múltiplo pode ser um sinal de canal duplo, um sinal de canal triplo ou um sinal de mais de três canais. Por exemplo, o sinal de canal múltiplo pode incluir um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito. Para um outro exemplo, o sinal de canal múltiplo pode incluir um sinal de canal esquerdo, um sinal de canal médio, um sinal de canal direito e um sinal de canal traseiro. 520: Determinar um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual.
[0063] Em algumas modalidades, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual pode ser usado para a representação de uma correlação entre os sinais de canal múltiplo.
[0064] Em algumas modalidades, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual inclui pelo menos um dos seguintes: um valor de IC inicial do quadro atual, um valor de ITD inicial do quadro atual, um valor de IPD inicial do quadro atual, um valor de OPD inicial do quadro atual, um valor de ILD inicial do quadro atual e similares.
[0065] O parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual pode ser calculado de uma pluralidade de maneiras. Para detalhes, faça uma referência à técnica anterior. Por exemplo, um parâmetro de canal múltiplo é um valor de ITD. A maneira de cálculo de valor de ITD baseado em domínio de tempo mostrada na Figura 3 ou a maneira de cálculo de valor de ITD baseado em domínio da frequência mostrada na Figura 4 pode ser usada na etapa 520. Alternativamente, uma maneira de cálculo de valor de ITD baseado em domínio híbrido (domínio de tempo + domínio da frequência) pode ser usada, com base na fórmula a seguir: L ( f ) representa um coeficiente de domínio da frequência de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo, R* (f) representa um conjugado de um coeficiente de domínio da frequência de um sinal de domínio da frequência de canal direito, arg max() significa a seleção de um valor máximo a partir de uma pluralidade de valores, e IDFT () representa uma transformada de Fourier discreta inversa. 530: Determinar um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e parâmetros de canal múltiplo de K quadros prévios do quadro atual, em que o parâmetro de diferença é usado para representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo de K quadros prévios, e K é um inteiro maior do que ou igual a 1.
[0066] Deve ser entendido que os K quadros prévios do quadro atual são K quadros prévios proximamente adjacentes ao quadro atual em todos os quadros de um sinal de áudio a ser codificado. Por exemplo, assumindo que o sinal de áudio a ser codificado inclui 10 quadros e K = 1, se o quadro atual for um quinto quadro nos 10 quadros, os K quadros prévios do quadro atual serão um quarto quadro nos 10 quadros. Para um outro exemplo, assumindo que o sinal de áudio a ser codificado inclui 10 quadros e K = 2, se o quadro atual for um sétimo quadro nos 10 quadros, os K quadros prévios do quadro atual serão um quinto quadro e um sexto quadro nos 10 quadros.
[0067] A menos que especificado de outra forma, K quadros prévios aparecendo da maneira a seguir são K quadros prévios de um quadro atual, e um quadro prévio aparecendo a seguir é um quadro prévio de um quadro atual. 540: Determinar um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e um parâmetro característico do quadro atual.
[0068] Deve ser notado que o parâmetro de canal múltiplo (incluindo o parâmetro de canal múltiplo inicial) pode ser representado em uma forma de um valor numérico. Portanto, o parâmetro de canal múltiplo também pode ser referido como um valor de parâmetro de canal múltiplo.
[0069] Em algumas modalidades, o parâmetro característico do quadro atual pode incluir um parâmetro mono do quadro atual. O parâmetro mono pode ser usado para a representação de um recurso de um sinal de um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0070] Em algumas modalidades, a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual na etapa 540 pode incluir: a modificação do parâmetro de canal múltiplo inicial para a obtenção do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual. Por exemplo, o parâmetro característico do quadro atual é o parâmetro mono do quadro atual. A etapa 540 pode incluir: a modificação do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual com base no parâmetro de diferença e no parâmetro mono do quadro atual, para a obtenção do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0071] Em algumas modalidades, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dos parâmetros a seguir do quadro atual: um parâmetro de correlação, um parâmetro de relação de pico para média, um parâmetro de relação de sinal para ruído, e um parâmetro de inclinação de espectro. O parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio. O parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual. O parâmetro de relação de sinal para ruído é usado para a representação de uma relação de sinal para ruído de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual. O parâmetro de inclinação de espectro é usado para a representação de um grau de inclinação de espectro de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual. 550: Codificar o sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0072] Por exemplo, as operações, tais como codificação de áudio mono, codificação de parâmetro espacial e multiplexação de fluxo de bit, mostradas na Figura 1, podem ser realizadas. Para um esquema de codificação específico, faça uma referência à técnica anterior.
[0073] Nesta modalidade deste pedido, o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual é determinado com base em uma consideração compreensiva do parâmetro característico do quadro atual e na diferença entre o quadro atual e os K quadros prévios. Esta maneira de determinação é mais apropriada. Se comparada com uma maneira de reusar diretamente um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio para o quadro atual, esta maneira pode melhor assegurar a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.
[0074] O que vem a seguir descreve uma implementação da etapa 540 em detalhes.
[0075] Opcionalmente, em algumas modalidades, a etapa 540 pode incluir: se o parâmetro de diferença se adequar a uma primeira condição predefinida, o ajuste de um valor do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual com base em um valor do parâmetro característico do quadro atual, para a obtenção do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0076] Opcionalmente, em algumas modalidades, a etapa 540 pode incluir: se o parâmetro característico do quadro atual atender a uma primeira condição predefinida, o ajuste de um valor do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual com base em um valor do parâmetro de diferença, para a obtenção do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0077] Deve ser entendido que a primeira condição predefinida pode ser uma condição, ou pode ser uma combinação de uma pluralidade de condições. Além disso, se a primeira condição predefinida for atendida, uma determinação pode ser adicionalmente realizada com base em uma outra condição. Se todas as condições forem atendidas, uma etapa subsequente será realizada.
[0078] Opcionalmente, em algumas modalidades, conforme mostrado na Figura 6, a etapa 540 pode incluir as subetapas a seguir: 542: Determinar se o parâmetro de diferença atende a uma primeira condição predefinida. 544: Se o parâmetro de diferença atender à primeira condição predefinida, determinar o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual no parâmetro característico do quadro atual.
[0079] Deve ser entendido que o parâmetro de diferença pode ser definido de uma pluralidade de maneiras. Maneiras diferentes de definição do parâmetro de diferença podem ser correspondentes a diferentes primeiras condições predefinidas. O que vem a seguir descreve em detalhes o parâmetro de diferença e a primeira condição predefinida correspondente ao parâmetro de diferença.
[0080] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença pode ser uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e o parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio, ou um valor absoluto da diferença. A primeira condição predefinida pode ser que o parâmetro de diferença é maior do que um primeiro limiar predefinido. O primeiro limiar pode ser de 0,3 a 0,7 vezes um valor alvo. Por exemplo, o primeiro limiar pode ser de 0,5 vezes o valor alvo. O valor alvo é um parâmetro de canal múltiplo cujo valor absoluto é maior do que no parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio e no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual.
[0081] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença pode ser uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um valor médio dos parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, ou um valor absoluto da diferença. A primeira condição predefinida pode ser que o parâmetro de diferença é maior do que um primeiro limiar predefinido. O primeiro limiar pode ser de 0,3 a 0,7 vezes um valor alvo. Por exemplo, o primeiro limiar pode ser de 0,5 vezes o valor alvo. O valor alvo é um parâmetro de canal múltiplo cujo valor absoluto é maior do que no parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio e no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual.
[0082] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença pode ser um produto do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e do parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio, e a primeira condição predefinida pode ser que o parâmetro de diferença é menor do que ou igual a 0.
[0083] O que vem a seguir descreve uma implementação específica da etapa 544 em detalhes.
[0084] Opcionalmente, em algumas modalidades, a etapa 544 pode incluir: a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de correlação e/ou no parâmetro de inclinação de espectro do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio, e o parâmetro de inclinação de espectro é usado para representação do grau de inclinação de espectro ou a tendência de mudança de energia espectral do sinal de pelo menos um canal no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0085] Opcionalmente, em algumas modalidades, a etapa 544 pode incluir: a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de correlação e/ou no parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0086] O que vem a seguir descreve o parâmetro de correlação do quadro atual em detalhes.
[0087] Especificamente, o parâmetro de correlação pode ser usado para representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio. O grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio pode ser representado de uma pluralidade de maneiras. Diferentes maneiras de representação podem ser correspondentes a diferentes maneiras de cálculo do parâmetro de correlação. O que vem a seguir provê descrições detalhadas com referência a modalidades específicas.
[0088] Opcionalmente, em algumas modalidades, o grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio pode ser representado pelo uso de um grau de correlação entre um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio. Deve ser entendido que o sinal de canal alvo do quadro atual é correspondente ao sinal de canal alvo do quadro prévio. Para se ser específico, se o sinal de canal alvo do quadro atual for um sinal de canal esquerdo, o sinal de canal alvo do quadro prévio será um sinal de canal esquerdo; se o sinal de canal alvo do quadro atual for um sinal de canal direito, o sinal de canal alvo do quadro prévio será um sinal de canal direito; ou se o sinal de canal alvo do quadro atual incluir um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito, o sinal de canal alvo do quadro prévio incluirá um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito. Deve ser ainda entendido que o sinal de canal alvo pode ser um sinal de domínio de tempo de canal alvo ou um sinal de domínio da frequência de canal alvo.
[0089] Por exemplo, o sinal de canal alvo é um sinal de domínio da frequência. A determinação do parâmetro de correlação com base no sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e o sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio pode especificamente incluir: a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é pelo menos um dentre um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0090] Em algumas modalidades, o valor de amplitude de domínio da frequência do sinal de canal alvo pode ser de valores de amplitude de domínio da frequência de algumas ou de todas as sub-bandas do sinal de canal alvo. Por exemplo, o valor de amplitude de domínio da frequência do sinal de canal alvo pode ser de valores de amplitude de domínio da frequência de sub-bandas em uma parte de frequência baixa do sinal de canal alvo.
[0091] Especificamente, por exemplo, o sinal de canal alvo é um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo. Assumindo que uma parte de frequência baixa do sinal de domínio da frequência de canal esquerdo inclui M sub-bandas, e cada sub-banda inclui N valores de amplitude de domínio da frequência, os valores de correlação cruzada normalizados de valores de amplitude de domínio da frequência de sub-bandas do quadro atual e do quadro prévio podem ser calculados com base na fórmula a seguir, para a obtenção de M valores de correlação cruzada normalizados que estão em uma correspondência de um para um com as M sub-bandas: representa um j-ésimo valor de amplitude de domínio da frequência de uma i-ésima sub-banda em uma parte de frequência baixa de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo do quadro atual, representa um j- ésimo valor de amplitude de domínio da frequência de uma i- ésima sub-banda em uma parte de frequência baixa de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo do quadro prévio, e cor(i) representa um valor de correlação cruzada normalizado de uma i-ésima sub-banda nas M sub-bandas.
[0092] Então, os M valores de correlação cruzada normalizados podem ser determinados como o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio; ou uma soma dos M valores de correlação cruzada normalizados ou um valor médio dos M valores de correlação cruzada normalizados pode ser determinado como o parâmetro de correlação do quadro atual.
[0093] Em algumas modalidades, a maneira precedente de cálculo do parâmetro de correlação com base no valor de amplitude de domínio da frequência pode ser substituída por uma maneira de cálculo do parâmetro de correlação com base no coeficiente de domínio da frequência.
[0094] Em algumas modalidades, a maneira precedente de cálculo do parâmetro de correlação com base no valor de amplitude de domínio da frequência pode ser substituída por uma maneira de cálculo do parâmetro de correlação com base em um valor absoluto do coeficiente de domínio da frequência.
[0095] Deve ser entendido que o sinal de canal múltiplo do quadro atual pode ser um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro atual. Da mesma forma, o sinal de canal múltiplo do quadro prévio pode ser um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro prévio. Em outras palavras, o parâmetro de correlação pode ser calculado com base em todos os sinais de canal múltiplo do quadro atual e todos os sinais de canal múltiplo do quadro prévio, ou pode ser calculado com base em um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro atual e um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro prévio.
[0096] Por exemplo, o sinal de canal alvo inclui um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito. Um valor de correlação normalizado de um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito do quadro atual e um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito do quadro prévio em cada amostra podem ser calculados com base na fórmula a seguir, para a obtenção de N valores de correlação cruzada normalizados, e os N valores de correlação cruzada normalizados são pesquisados quanto a um valor de correlação normalizado máximo: L(n) representa o sinal de domínio de tempo de canal esquerdo, R(n) representa o sinal de domínio de tempo de canal direito, N é uma quantidade total de amostras do sinal de domínio de tempo de canal esquerdo, e L é uma quantidade de amostras deslocadas entre uma enésima amostra do sinal de domínio de tempo de canal direito e uma enésima mostra do sinal de domínio de tempo de canal esquerdo.
[0097] Em algumas modalidades, o valor de correlação cruzada normalizado máximo calculado na fórmula precedente pode ser usado como o parâmetro de correlação do quadro atual.
[0098] Deve ser entendido que o sinal de canal múltiplo do quadro atual pode ser um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro atual. Da mesma forma, o sinal de canal múltiplo do quadro prévio pode ser um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro prévio. Por exemplo, uma pluralidade de valores de correlação cruzada normalizados máximos que estão em uma correspondência de um para um com uma pluralidade de subquadros pode ser calculada com base na fórmula precedente pelo uso de um subquadro como uma unidade. Então, um ou mais da pluralidade de valores de correlação cruzada normalizada máximos, uma soma da pluralidade de valores de correlação cruzada normalizada máximos, ou um valor médio da pluralidade de valores de correlação cruzada normalizados máximos é usado como o parâmetro de correlação do quadro atual.
[0099] O precedente provê uma maneira de cálculo do parâmetro de correlação com base no sinal de domínio de tempo. O que vem a seguir descreve em detalhes uma maneira de cálculo do parâmetro de correlação com base em um período de passo.
[0100] Opcionalmente, em algumas modalidades, o grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio pode ser representado pelo uso de um grau de correlação entre um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio. Neste caso, o parâmetro de correlação pode ser determinado com base no período de passo do quadro atual e no período de passo do quadro prévio.
[0101] Em algumas modalidades, o período de passo do quadro atual ou do quadro prévio pode incluir um período de passo de cada subquadro do quadro atual ou do quadro prévio.
[0102] Especificamente, o período de passo do quadro atual ou um período de passo de cada subquadro do quadro atual, e o período de passo do quadro prévio ou um período de passo de cada subquadro do quadro prévio pode ser calculado com base em um algoritmo de período de passo existente. Então, um valor de desvio entre o período de passo do quadro atual e o período de passo de cada subquadro do quadro prévio ou um valor de desvio entre o período de passo de cada subquadro do quadro atual e o período de passo de cada subquadro do quadro prévio é calculado. Então, o valor de desvio de período de passo calculado pode ser usado como o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio.
[0103] O que vem a seguir descreve o parâmetro de relação de pico para média do quadro atual em detalhes.
[0104] O parâmetro de relação de pico para média do quadro atual pode ser usado para a representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0105] Por exemplo, o sinal de canal múltiplo inclui um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito. O parâmetro de relação de pico para média pode ser uma relação de pico para média do sinal de canal esquerdo, ou pode ser uma relação de pico para média do sinal de canal direito, ou pode ser uma combinação de uma relação de pico para média do sinal de canal esquerdo e uma relação de pico para média do sinal de canal direito.
[0106] O parâmetro de relação de pico para média pode ser calculado de uma pluralidade de maneiras. Por exemplo, o parâmetro de relação de pico para média pode ser calculado com base em um valor de amplitude de domínio da frequência de um sinal de domínio da frequência. Para um outro exemplo, o parâmetro de relação de pico para média pode ser calculado com base em um coeficiente de domínio da frequência de um sinal de domínio da frequência ou um valor absoluto do coeficiente de domínio da frequência.
[0107] Em algumas modalidades, o valor de amplitude de domínio da frequência do sinal de domínio da frequência pode ser de valores de amplitude de domínio da frequência de algumas ou de todas as sub-bandas do sinal de domínio da frequência. Por exemplo, o valor de amplitude de domínio da frequência do sinal de domínio da frequência pode ser de valores de amplitude de domínio da frequência de sub-bandas em uma parte de frequência baixa do sinal de domínio da frequência.
[0108] Um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo é usado como um exemplo. Assumindo que uma parte de frequência baixa do sinal de domínio da frequência de canal esquerdo inclua M sub-bandas, e cada sub-banda inclua N valores de amplitude de domínio da frequência, uma relação de pico para média dos N valores de amplitude de domínio da frequência pode ser calculada, para a obtenção de M relações de pico para média que estão em uma correspondência de um para um com as M sub-bandas. Então, as M relações de pico para média, uma soma das M relações de pico para média, ou um valor médio das M relações de pico para média são / é usada(s) como o parâmetro de relação de pico para média do quadro atual. Deve ser notado que, em um processo de cálculo da relação de pico para média de cada sub-banda, para redução de complexidade de cálculo, uma relação de um valor de amplitude de domínio da frequência máximo de cada sub-banda para uma soma dos N valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda pode ser usada como uma relação de pico para média. Quando a relação de pico para média é comparada com um limiar predefinido, o valor de amplitude de domínio da frequência máximo pode ser comparado com um produto do limiar predefinido e a soma dos N valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda, ou o valor de amplitude de domínio da frequência máximo pode ser comparado com um produto do limiar predefinido e um valor médio dos N valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda.
[0109] Em algumas modalidades, o sinal de canal múltiplo do quadro atual pode ser um sinal de canal múltiplo de um ou mais subquadros do quadro atual.
[0110] O parâmetro característico do quadro atual pode incluir ainda o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual. O que vem a seguir descreve o parâmetro de relação de sinal para ruído em detalhes.
[0111] O parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual pode ser usado para a representação da relação de sinal para ruído ou de um recurso de relação de sinal para ruído do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0112] Deve ser entendido que o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual pode incluir um ou mais parâmetros. Uma maneira de seleção de parâmetro específica não é limitada nesta modalidade deste pedido. Por exemplo, o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual pode incluir pelo menos uma dentre uma relação de sinal para ruído de sub-banda, uma relação de sinal para ruído de subbanda modificada, uma relação de sinal para ruído de segmento, uma relação de sinal para ruído de segmento modificada, uma relação de sinal para ruído de banda completa, e uma relação de sinal para ruído de banda completa modificada do sinal de canal múltiplo, e um outro parâmetro que pode representar um recurso de relação de sinal para ruído do sinal de canal múltiplo.
[0113] Deve ser notado que uma maneira de determinação do parâmetro de relação de sinal para ruído não é especificamente limitada nesta modalidade deste pedido.
[0114] Por exemplo, o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual pode ser calculado pelo uso de todos os sinais no sinal de canal múltiplo.
[0115] Para um outro exemplo, o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual pode ser calculado pelo uso de alguns sinais no sinal de canal múltiplo.
[0116] Para um outro exemplo, o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual pode ser calculado pela seleção de forma adaptativa de um sinal de qualquer canal no sinal de canal múltiplo.
[0117] Para um outro exemplo, um cálculo de média ponderada pode ser primeiramente executado em dados representando o sinal de canal múltiplo, para formar um novo sinal, e, então, o parâmetro de relação de sinal para ruído do quadro atual é representado pelo uso de uma relação de sinal para ruído do novo sinal.
[0118] O parâmetro característico do quadro atual pode incluir ainda o parâmetro de inclinação de espectro do quadro atual. O que vem a seguir descreve o parâmetro de inclinação de espectro em detalhes.
[0119] O parâmetro de inclinação de espectro do quadro atual pode ser usado para representação do grau de inclinação de espectro ou da tendência de mudança de energia espectral do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual. Deve ser entendido que um grau de inclinação de espectro maior indica uma vocalização de sinal mais fraca, e um grau de inclinação de espectro menor indica uma vocalização de sinal mais forte.
[0120] O que vem a seguir descreve em detalhes uma maneira de determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual na etapa 544.
[0121] Opcionalmente, em algumas modalidades, pode ser determinado, com base no parâmetro característico do quadro atual, se é para reusar o parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio para o quadro atual.
[0122] Por exemplo, se o parâmetro característico atender a uma segunda condição predefinida, o parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio será usado para o quadro atual. Alternativamente, se o parâmetro característico não atender à segunda condição predefinida, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual será usado como o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual. Deve ser entendido que uma maneira de processamento usada quando o parâmetro característico não atende à segunda condição predefinida não é especificamente limitada nesta modalidade deste pedido. Por exemplo, o parâmetro de canal múltiplo inicial pode ser modificado de uma outra maneira existente.
[0123] Opcionalmente, em algumas modalidades, pode ser determinado, com base no parâmetro característico do quadro atual, se é para determinar o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em uma tendência de mudança de parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios, em que T é maior do que ou igual a 2.
[0124] Por exemplo, se o parâmetro característico atender a uma segunda condição predefinida, o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual será determinado com base na tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios. Alternativamente, se o parâmetro característico não atender à segunda condição predefinida, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual será usado como o parâmetro de canal múltiplo de quadro atual. Deve ser entendido que uma maneira de processamento usada quando o parâmetro característico não atende à segunda condição predefinida não é especificamente limitada nesta modalidade deste pedido. Por exemplo, o parâmetro de canal múltiplo inicial pode ser modificado de uma outra maneira existente.
[0125] Deve ser entendido que a segunda condição predefinida pode ser uma condição, ou pode ser uma combinação de uma pluralidade de condições. Além disso, se a segunda condição predefinida fora atendida, uma determinação poderá ser adicionalmente realizada com base em uma outra condição. Se todas as condições forem atendidas, uma etapa subsequente será realizada.
[0126] Deve ser entendido que os T quadros prévios do quadro atual são T quadros prévios proximamente adjacentes ao quadro atual em todos os quadros do sinal de áudio a ser codificado. Por exemplo, se o sinal de áudio a ser codificado incluir 10 quadros, T = 2, e o quadro atual for um quinto quadro nos 10 quadros, os T quadros prévios do quadro atual serão um terceiro quadro e um quarto quadro nos 10 quadros.
[0127] Deve ser entendido que o parâmetro de canal múltiplo de quadro atual pode ser determinado com base na tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios de uma pluralidade de maneiras. Por exemplo, o parâmetro de canal múltiplo é um valor de ITD. Um valor de ITD ITD [i] do quadro atual pode ser calculado da maneira a seguir:, em que representa um valor de ITD do quadro prévio do quadro atual, e ITD [i-2] representa um valor de ITD de um quadro prévio do quadro prévio do quadro atual.
[0128] O que vem a seguir descreve a segunda condição predefinida precedente em detalhes.
[0129] Deve ser entendido que a segunda condição predefinida pode ser definida de uma pluralidade de maneiras, e a regulagem da segunda condição predefinida está relacionada a uma seleção do parâmetro característico. Isto não é especificamente limitado nesta modalidade deste pedido.
[0130] Por exemplo, o parâmetro característico é o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média, o parâmetro de correlação é um valor médio de valores de correlação do sinal de canal múltiplo do quadro atual e o sinal de canal múltiplo do quadro prévio em subbandas, e o parâmetro de relação de pico para média é um valor médio das relações de pico para média do sinal de canal múltiplo do quadro atual nas sub-bandas. A segunda condição predefinida pode ser uma ou mais das condições a seguir: o parâmetro de correlação é maior do que um segundo limiar, em que uma faixa de valores do segundo limiar pode ser, por exemplo, de 0,6 a 0,95, por exemplo, o segundo limiar pode ser de 0,85; o parâmetro de relação de pico para média é maior do que um terceiro limiar, em que uma faixa de valores do terceiro limiar pode ser, por exemplo, de 0,4 a 0,8, por exemplo, o terceiro limiar pode ser de 0,6; o parâmetro de correlação é maior do que um quarto limiar, e um valor de correlação em uma sub-banda é maior do que um quinto limiar, em que uma faixa de valores do quarto limiar pode ser de 0,6 a 0,85, por exemplo, o quarto limiar pode ser de 0,7; e uma faixa de valores do quinto limiar pode ser de 0,8 a 0,95, por exemplo, o quinto limiar pode ser de 0,9; e o parâmetro de relação de pico para média é maior do que um sexto limiar, e uma relação de pico para média em uma sub-banda é maior do que um sétimo limiar, em que uma faixa de valores do sexto limiar pode ser de 0,4 a 0,75, por exemplo, o sexto limiar pode ser de 0,55; e uma faixa de valores do sétimo limiar pode ser de 0,6 a 0,9, por exemplo, o sétimo limiar pode ser de 0,7.
[0131] O segundo limiar pode ser maior do que o quarto limiar, e o quarto limiar pode ser menor do que o quinto limiar; ou o terceiro limiar pode ser maior do que o sexto limiar, e o sexto limiar pode ser menor do que o sétimo limiar.
[0132] Deve ser notado que, se o parâmetro característico incluir o parâmetro de relação de pico para média e a segunda condição predefinida incluir que o parâmetro de relação de pico para média é maior do que ou igual a um limiar predefinido, uma relação de valor entre o parâmetro de relação de pico para média e o limiar predefinido precisará ser determinada. Para simplificar o cálculo, um processo de comparação do parâmetro de relação de pico para média com o limiar predefinido pode ser convertido em uma comparação entre um valor de pico das relações de pico para média e um valor alvo. O valor alvo pode ser um produto do limiar predefinido e um valor médio das relações de pico para média, ou pode ser um produto do limiar predefinido e uma soma de parâmetros usados para o cálculo das relações de pico para média. Por exemplo, os parâmetros usados para o cálculo das relações de pico para média são valores de amplitude de domínio da frequência de sub-bandas, e cada sub-banda inclui N valores de amplitude de domínio da frequência. Quando as relações de pico para média são comparadas com o limiar predefinido, um valor de amplitude de domínio da frequência máximo de cada sub-banda pode ser comparado com um produto do limiar predefinido e uma soma dos N valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda, ou um valor de amplitude de domínio da frequência máximo de cada sub-banda pode ser comparado com um produto do limiar predefinido e um valor médio dos N valores de amplitude de cada sub-banda.
[0133] O que vem a seguir descreve modalidades deste pedido de uma maneira mais detalhada com referência a um exemplo na Figura 7. A Figura 7 é descrita principalmente usando-se um exemplo no qual o sinal de canal múltiplo de uma quantidade inclui um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito, e um parâmetro de canal múltiplo é um valor de ITD. Deve ser notado que o exemplo na Figura 7 é meramente pretendido para ajudar uma pessoa versada na técnica a entender as modalidades deste pedido, mas não pretendido para limitar as modalidades deste pedido a um valor específico ou um cenário específico que é listado como um exemplo. Obviamente, uma pessoa versada na técnica pode executar várias modificações equivalentes ou variações, com base no exemplo provido na Figura 7, e essas modificações ou variações também caem no escopo das modalidades deste pedido.
[0134] A Figura 7 é um fluxograma esquemático de um método de codificação de sinal de canal múltiplo de acordo com uma modalidade deste pedido. Deve ser entendido que as etapas de processamento ou operações mostradas na Figura 7 são meramente exemplos, e outras operações ou variações das operações na Figura 7 podem ser adicionalmente executadas nesta modalidade deste pedido. Além disso, as etapas na Figura 7 podem ser executadas em uma sequência diferente daquela mostrada na Figura 7, e algumas operações na Figura 7 podem não precisar ser realizadas.
[0135] O método na Figura 7 inclui as etapas a seguir: 710: executar uma transformação de tempo-frequência em um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito de um quadro atual, para a obtenção de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo e um sinal de domínio da frequência de canal direito. 720: executar uma operação de correlação cruzada normalizada no sinal de domínio da frequência de canal esquerdo e no sinal de domínio da frequência de canal direito, para a obtenção de um sinal de domínio da frequência alvo. 730: executar uma transformação de frequência-tempo no sinal de domínio da frequência alvo, para a obtenção de um sinal de domínio de tempo alvo. 740: determinar um valor de ITD inicial do quadro atual com base no sinal de domínio de tempo alvo.
[0136] Um processo descrito nas etapas 720 a 740 pode ser representando pelo uso da fórmula a seguir: L ( f ) representa um coeficiente de domínio da frequência de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo, Ri (f) representa um conjugado de um coeficiente de domínio da frequência de um sinal de domínio da frequência de canal direito, arg max() significa a seleção de um valor máximo a partir de uma pluralidade de valores, e IDFT () representa uma transformada de Fourier discreta inversa. 750: executar um controle de ITD de grão fino, para o cálculo de um valor de ITD do quadro atual. 760: executar um deslocamento de fase no sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e no sinal de domínio de tempo de canal direito com base no valor de ITD do quadro atual. 770: executar uma mixagem com redução em um sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e um sinal de domínio de tempo de canal direito.
[0137] Para as implementações das etapas 760 e 770, faça uma referência à técnica anterior. Os detalhes não são descritos aqui.
[0138] A etapa 750 é correspondente à etapa 540 na Figura 5. Qualquer implementação provida na etapa 530 pode ser usada para a etapa 750. O que vem a seguir lista várias implementações opcionais.
[0139] Implementação 1: Etapa 1: dividir uma parte de frequência baixa do sinal de domínio da frequência de canal esquerdo do quadro atual em M sub-bandas, em que cada sub-banda inclui N valores de amplitude de domínio da frequência. Etapa 2: calcular um parâmetro de correlação do quadro atual e um quadro prévio com base na fórmula a seguir: em que representa um j-ésimo valor de amplitude de domínio da frequência de uma i-ésima sub-banda em uma parte de frequência baixa de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo do quadro atual, representa um j- ésimo valor de amplitude de domínio da frequência de uma i- ésima sub-banda em uma parte de frequência baixa de um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo do quadro prévio, e cor(i) representa um valor de correlação cruzada normalizado de uma i-ésima sub-banda nas M sub-bandas.
[0140] Deve ser entendido que o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio é obtido através de um cálculo na etapa 2. O parâmetro de correlação pode ser um valor de correlação cruzada normalizado de cada sub-banda, ou pode ser um valor médio de valores de correlação cruzada normalizados das sub-bandas. Etapa 3: calcular uma relação de pico para média de cada sub-banda do quadro atual.
[0141] Deve ser entendido que a etapa 2 e a etapa 3 podem ser executadas simultaneamente, ou podem ser executadas sequencialmente. Além disso, a relação de pico para média de cada sub-banda pode ser representada pelo uso de uma relação de um valor de pico dos valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda para um valor médio dos valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda, ou pode ser representada usando-se uma relação de um valor de pico dos valores de amplitude de domínio da frequência de cada sub-banda para uma soma dos valores de amplitude de domínio da frequência da sub-banda. Isto pode reduzir uma complexidade de cálculo.
[0142] Deve ser entendido que um parâmetro de relação de pico para média de um sinal de canal múltiplo do quadro atual pode ser obtido através de cálculo na etapa 3. O parâmetro de relação de pico para média pode ser uma relação de pico para média de cada sub-banda, uma soma de relações de pico para média das sub-bandas ou um valor médio de relações de pico para média das sub-bandas. Etapa 4: se o valor de ITD inicial do quadro atual e um valor de ITD do quadro prévio atender a uma primeira condição predefinida, determinar, com base no parâmetro de correlação e/ou em um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, se é para reusar o valor de ITD do quadro prévio para o quadro atual.
[0143] Por exemplo, a primeira condição predefinida pode ser: um produto do valor de ITD do quadro prévio e do valor de ITD inicial do quadro atual é 0; ou um produto do valor de ITD do quadro prévio e do valor de ITD inicial do quadro atual é negativo; ou um valor absoluto de uma diferença entre o valor de ITD do quadro prévio e o valor de ITD inicial do quadro atual é maior do que metade de um valor alvo, em que o valor alvo é um valor de ITD cujo valor absoluto é maior do que o valor de ITD do quadro prévio e o valor de ITD inicial do quadro atual.
[0144] Deve ser notado que a primeira condição predefinida pode ser uma condição, ou pode ser uma combinação de uma pluralidade de condições. Além disso, se a primeira condição predefinida for atendida, uma determinação pode ser adicionalmente realizada com base em uma outra condição. Se todas as condições forem atendidas, uma etapa subsequente será realizada.
[0145] A determinação, com base no parâmetro de correlação e/ou em um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, se é para reusar o valor de ITD do quadro prévio para o quadro atual pode ser especificamente: determinar se o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média do quadro atual atende(m) a uma segunda condição predefinida; e se o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média do quadro atual atender(em) à segunda condição predefinida, o reuso do valor de ITD do quadro prévio para o quadro atual.
[0146] Por exemplo, a segunda condição predefinida pode ser: o valor médio dos valores de correlação cruzada normalizados das sub-bandas é maior do que um primeiro limiar; ou o valor médio das relações de pico para média das subbandas é maior do que um segundo limiar; ou o valor médio dos valores de correlação cruzada normalizados das sub-bandas é maior do que um terceiro limiar, e um valor de correlação cruzada normalizado de uma sub-banda é maior do que um quarto limiar; ou o valor médio das relações de pico para média das subbandas é maior do que um quinto limiar, e uma relação de pico para média de uma sub-banda é maior do que um sexto limiar.
[0147] O primeiro limiar é maior do que o terceiro limiar, e o terceiro limiar é menor do que o quarto limiar; ou o segundo limiar é maior do que o quinto limiar, e o quinto limiar é menor do que o sexto limiar.
[0148] Deve ser notado que a segunda condição predefinida pode ser uma condição, ou pode ser uma combinação de uma pluralidade de condições. Além disso, se a segunda condição predefinida fora atendida, uma determinação poderá ser adicionalmente realizada com base em uma outra condição. Se todas as condições forem atendidas, uma etapa subsequente será realizada.
[0149] Deve ser notado que o sinal de domínio da frequência de canal esquerdo descrito precedente do quadro atual pode ser um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo de um ou alguns subquadros do quadro atual, e o sinal de domínio da frequência de canal esquerdo descrito precedente do quadro prévio pode ser um sinal de domínio da frequência de canal esquerdo de um ou mais subquadros do quadro prévio. Em outras palavras, o parâmetro de correlação pode ser calculado pelo uso de um parâmetro do quadro atual e um parâmetro do quadro prévio, ou pode ser calculado pelo uso de um parâmetro de um ou mais subquadros do quadro atual e um parâmetro de um ou mais subquadros do quadro prévio. Da mesma forma, o parâmetro de relação de pico para média pode ser calculado pelo uso de um parâmetro de um ou mais subquadros do quadro atual.
[0150] Implementação 2: Uma diferença entre a implementação 2 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio é calculado com base nos valores de amplitude de domínio da frequência da sub-bandas, mas, na implementação 2, o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio é calculado com base em um coeficiente de domínio da frequência de uma sub-banda ou um valor absoluto do coeficiente de domínio da frequência. Um processo de implementação específico da implementação 2 é similar àquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0151] Implementação 3: Uma diferença entre a implementação 3 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o parâmetro de relação de pico para média é calculado com base nos valores de amplitude de domínio da frequência das sub-bandas, mas, na implementação 3, o parâmetro de relação de pico para média é calculado com base em um valor absoluto de um coeficiente de domínio da frequência de um sub-banda. Um processo de implementação específico da implementação 3 é similar àquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0152] Implementação 4: Uma diferença entre a implementação 4 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média são/é calculado(s) com base no sinal de domínio da frequência de canal esquerdo, mas, na implementação 4, o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média são/é calculado(s) com base em um sinal de domínio da frequência de canal direito. Um processo de implementação específico da implementação é similar àquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0153] Implementação 5: Uma diferença entre a implementação 5 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média são/é calculados com base no sinal de domínio da frequência de canal esquerdo ou no sinal de domínio da frequência de canal esquerdo, mas, na implementação 5, o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média são/é calculados com base no sinal de domínio da frequência de canal esquerdo e no sinal de domínio da frequência de canal direito.
[0154] Durante uma implementação específica, um grupo de parâmetro de correlação e/ou de parâmetro de relação de pico para média pode ser calculado com base no sinal de domínio da frequência de canal esquerdo e, então, um grupo de parâmetro de correlação e/ou parâmetro de relação de pico para média é calculado pelo uso do sinal de domínio da frequência de canal direito. Então, um grupo maior dos dois grupos de parâmetros pode ser selecionado como um parâmetro de correlação e/ou um parâmetro de relação de pico para média final. Um outro processo da implementação 5 é similar àquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0155] Implementação 6: Uma diferença entre a implementação 6 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o parâmetro de correlação é calculado com base nos sinais de domínio da frequência, mas, na implementação 6, o parâmetro de correlação é calculado com base em sinais de domínio de tempo.
[0156] Especificamente, o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio pode ser calculado pelo uso da fórmula a seguir: L(n) representa o sinal de domínio de tempo de canal esquerdo, R(n) representa o sinal de domínio de tempo de canal direito, N é uma quantidade total de amostras do sinal de domínio de tempo de canal esquerdo, e L é uma quantidade de amostras deslocadas entre uma enésima amostra do sinal de domínio de tempo de canal direito e uma enésima mostra do sinal de domínio de tempo de canal esquerdo.
[0157] Deve ser entendido que o sinal de domínio de tempo de canal esquerdo e o sinal de domínio de tempo de canal direito aqui podem ser todos sinais de canal esquerdo e sinais de canal direito do quadro atual, ou podem ser um sinal de canal esquerdo e um sinal de canal direito de um ou mais subquadros do quadro atual.
[0158] Um outro processo de implementação da implementação 6 é similar àquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0159] Implementação 7: Uma diferença entre a implementação 7 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, precisa ser determinado se é para reusar o valor de ITD do quadro prévio para o quadro atual, mas, na implementação 7, precisa ser determinado se é para reusar o valor de ITD do quadro prévio para o quadro atual, mas, na implementação 7, precisa ser determinado se é para estimar o valor de ITD do quadro atual com base em uma tendência de mudança de valores de ITD de T quadros prévios do quadro atual, em que T é um inteiro maior do que ou igual a 2.
[0160] O valor de ITD ITD [i] do quadro atual pode ser calculado da maneira a seguir:, em que representa um valor de ITD do quadro prévio do quadro atual, e ITD [i-2] representa um valor de ITD de um quadro prévio do quadro prévio do quadro atual.
[0161] Implementação 8: Uma diferença entre a implementação 8 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio é calculado com base nos sinais de tempo / frequência do quadro atual e do quadro prévio, mas, na implementação 8, o parâmetro de correlação é calculado com base em períodos de passo do quadro atual e do quadro prévio.
[0162] Especificamente, um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio correspondente podem ser calculados com base em um algoritmo de período de passo existente; um desvio entre o período de passo do quadro atual e o período de passo do quadro prévio é calculado; e o desvio entre o período de passo do quadro atual e o período de passo do quadro prévio é usado como o parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio.
[0163] Deve ser entendido que o desvio entre o período de passo do quadro atual e o período de passo do quadro prévio pode ser um desvio entre um período de passo geral do quadro atual e um período de passo geral do quadro prévio, ou pode ser um desvio entre um período de passo de um ou mais subquadros do quadro atual e um período de passo de um ou mais subquadros do quadro prévio, ou pode ser uma soma de desvios entre períodos de passo de alguns subquadros do quadro atual e períodos de passo de alguns subquadros do quadro prévio, ou pode ser um valor médio de desvios entre períodos de passo de alguns subquadros do quadro atual e períodos de passo de alguns subquadros do quadro prévio.
[0164] Implementação 9: Uma diferença entre a implementação 9 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o valor de ITD do quadro atual é determinado com base no parâmetro de correlação e/ou no parâmetro de relação de pico para média, mas, na implementação 9, o valor de ITD do quadro atual é determinado com base no parâmetro de correlação e/ou um parâmetro de inclinação de espectro.
[0165] Neste caso, uma segunda condição predefinida pode ser: um valor de correlação do parâmetro de correlação do quadro atual e do quadro prévio é maior do que um limiar, e/ou um valor de inclinação de espectro do parâmetro de inclinação de espectro é menor do que um limiar (deve ser entendido que um valor de inclinação de espectro maior indica uma vocalização de sinal mais fraca, e um grau de inclinação de espectro menor indica uma vocalização de sinal mais forte).
[0166] Um outro processo da implementação 9 é similar àquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0167] Implementação 10: Uma diferença entre a implementação 10 e a implementação precedente é conforme se segue: na implementação precedente, o valor de ITD do quadro atual é calculado, mas, na implementação 10, um valor de IPD do quadro atual é calculado. Deve ser entendido que o processo de cálculo relacionado ao valor de ITD nas etapas 710 a 770 precisa ser substituído por um processo relacionado a valor de IPD. Para uma maneira de cálculo do valor de IPD, faça uma referência à técnica anterior. Os detalhes não são descritos aqui.
[0168] Um outro processo da implementação 10 é aproximadamente similar aquele da implementação precedente. Os detalhes não são descritos aqui.
[0169] Deve ser entendido que as implementações 10 precedentes são meramente exemplos para descrição. Na prática, estas implementações podem ser substituídas ou combinadas com cada outra, para a obtenção de uma nova implementação. Por brevidade, os exemplos não são listados um por um aqui.
[0170] O que vem a seguir descreve modalidades de aparelho deste pedido. As modalidades de aparelho podem ser usadas para a execução dos métodos precedentes. Portanto, para uma parte não descrita em detalhes, faça uma referência às modalidades de método precedentes.
[0171] A Figura 8 é um diagrama de blocos esquemático de um codificador de acordo com uma modalidade deste pedido. Um outro codificador 800 na Figura 8 inclui: uma unidade de obtenção 810, configurada para a obtenção de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual; uma primeira unidade de determinação 820, configurada para a determinação de um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual; uma segunda unidade de determinação 830, configurada para a determinação de um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios do quadro atual, em que o parâmetro de diferença é usado para a representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, e K é um inteiro maior do que ou igual a 1; uma terceira unidade de determinação 840, configurada para a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e em um parâmetro característico do quadro atual; e uma unidade de codificação 850, configurada para a codificação do sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0172] Nesta modalidade deste pedido, o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual é determinado com base em uma consideração compreensiva do parâmetro característico do quadro atual e na diferença entre o quadro atual e os K quadros prévios. Esta maneira de determinação é mais apropriada. Se comparada com uma maneira de reusar diretamente um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio para o quadro atual, esta maneira pode melhor assegurar a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.
[0173] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para: se o parâmetro de diferença se adequar a uma primeira condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual.
[0174] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença é um valor absoluto de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é maior do que um primeiro limiar predefinido.
[0175] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença é um produto do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é menor do que ou igual a 0.
[0176] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual.
[0177] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em um parâmetro de relação de pico para média do atributo, em que o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0178] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em um parâmetro de correlação e um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0179] Opcionalmente, em algumas modalidades, o codificador ainda inclui: uma quarta unidade de determinação, configurada para a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio.
[0180] Opcionalmente, em algumas modalidades, a quarta unidade de determinação é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é pelo menos um dentre um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0181] Opcionalmente, em algumas modalidades, o codificador ainda inclui: uma quinta unidade de determinação, configurada para a determinação do parâmetro de correlação com base em um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio.
[0182] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para: se o parâmetro característico se adequar a uma segunda condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual, em que T é um inteiro maior do que ou igual a 1.
[0183] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para a determinação dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios como o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual, em que T é igual a 1.
[0184] Opcionalmente, em algumas modalidades, a terceira unidade de determinação 840 é especificamente configurada para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em uma tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios, em que o T é maior do que ou igual a 2.
[0185] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dentre o parâmetro de correlação e/ou um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual; e a segunda condição predefinida é que o parâmetro característico é maior do que um limiar predefinido.
[0186] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual inclui pelo menos um dos seguintes: um valor de coerência intercanal IC inicial do quadro atual, um valor de diferença de tempo intercanal ITD inicial do quadro atual, uma diferença de fase intercanal IPD inicial do quadro atual, um valor de diferença de fase geral OPD inicial do quadro atual, e um valor de diferença de nível intercanal ILD inicial do quadro atual.
[0187] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dos parâmetros a seguir do quadro atual: o parâmetro de correlação, o parâmetro de relação de pico para média, um parâmetro de relação de sinal para ruído, e um parâmetro de inclinação de espectro, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio, o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, o parâmetro de relação de sinal para ruído é usado para a representação de uma relação de sinal para ruído de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, e o parâmetro de inclinação de espectro é usado para a representação de um grau de inclinação de espectro de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0188] A Figura 9 é um diagrama de blocos esquemático de um codificador de acordo com uma modalidade deste pedido. Um codificador 900 na Figura 9 inclui: uma memória 910, configurada para o armazenamento de um programa; e um processador 920, configurado para a execução do programa. Quando o programa é executado, o processador 920 é configurado para: a obtenção de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual; a determinação de um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual; a determinação de um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios do quadro atual, em que o parâmetro de diferença é usado para a representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, e K é um inteiro maior do que ou igual a 1; a determinação de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e em um parâmetro característico do quadro atual; e a codificação do sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
[0189] Nesta modalidade deste pedido, o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual é determinado com base em uma consideração compreensiva do parâmetro característico do quadro atual e na diferença entre o quadro atual e os K quadros prévios. Esta maneira de determinação é mais apropriada. Se comparada com uma maneira de reusar diretamente um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio para o quadro atual, esta maneira pode melhor assegurar a acurácia de informação intercanal de um sinal de canal múltiplo.
[0190] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para: se o parâmetro de diferença atender a uma primeira condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual.
[0191] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença é um valor absoluto de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é maior do que um primeiro limiar predefinido.
[0192] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de diferença é um produto do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é menor do que ou igual a 0.
[0193] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual.
[0194] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em um parâmetro de relação de pico para média do atributo, em que o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0195] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em um parâmetro de correlação e um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0196] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é adicionalmente configurado para a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio.
[0197] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no parâmetro de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é um valor de amplitude de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0198] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é pelo menos um dentre um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0199] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de correlação com base no parâmetro de domínio da frequência do parâmetro de canal múltiplo de quadro atual no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
[0200] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de correlação com base em um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio.
[0201] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para: se o parâmetro característico se adequar a uma segunda condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual, em que T é um inteiro maior do que ou igual a 1.
[0202] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios como o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual, em que T é igual a 1.
[0203] Opcionalmente, em algumas modalidades, o processador 920 é especificamente configurado para a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em uma tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios, em que o T é maior do que ou igual a 2.
[0204] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro característico do quadro atual inclui o parâmetro de correlação e/ou o parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual; e a segunda condição predefinida é que o parâmetro característico é maior do que um limiar predefinido.
[0205] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual inclui pelo menos um dos seguintes: um valor de coerência intercanal IC inicial do quadro atual, um valor de diferença de tempo intercanal ITD inicial do quadro atual, uma diferença de fase intercanal IPD inicial do quadro atual, um valor de diferença de fase geral OPD inicial do quadro atual, e um valor de diferença de nível intercanal ILD inicial do quadro atual.
[0206] Opcionalmente, em algumas modalidades, o parâmetro característico do quadro atual inclui pelo menos um dos parâmetros a seguir do quadro atual: o parâmetro de correlação, o parâmetro de relação de pico para média, um parâmetro de relação de sinal para ruído, e um parâmetro de inclinação de espectro, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio, o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação da relação de pico para média do sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, o parâmetro de relação de sinal para ruído é usado para a representação de uma relação de sinal para ruído de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual, e o parâmetro de inclinação de espectro é usado para a representação de um grau de inclinação de espectro de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual.
[0207] O termo “e/ou” neste relatório descritivo indica que podem existir três relações. Por exemplo, A e/ou B pode indicar os três casos a seguir: A existe sozinho, ambos A e B existem, e B existe sozinho. Além disso, o caractere “/” neste relatório descritivo usualmente indica que objetos associados estejam em uma relação “ou”.
[0208] Uma pessoa de conhecimento comum na técnica pode estar ciente que, com referência aos exemplos descritos nas modalidades expostas neste relatório descritivo, unidades e etapas de algoritmo podem ser implementadas por um hardware eletrônico ou uma combinação de software de computador e hardware eletrônico. Se as funções são executadas por um hardware ou um software depende de aplicações em particular e restrições de projeto das soluções técnicas. Uma pessoa versada na técnica pode usar diferentes métodos para a implementação das funções descritas para cada aplicação em particular, mas não deve ser considerado que a implementação vai além do escopo deste pedido.
[0209] Pode ser claramente entendido por uma pessoa versada na técnica que, por conveniência e brevidade de descrição, para processos de trabalho detalhados do sistema, aparelho e unidade descritos anteriormente, uma referência pode ser feita a processos correspondentes nas modalidades de método precedentes, e os detalhes não são descritos de novo.
[0210] Nas várias modalidades providas neste pedido, deve ser entendido que o sistema, o aparelho e o método expostos podem ser implementados de outras maneiras. Por exemplo, as modalidades de aparelho descritas são meramente exemplos. Por exemplo, a divisão de unidade é meramente uma divisão de função lógica, e pode ser uma outra divisão durante uma implementação real. Por exemplo, uma pluralidade de unidades ou componentes pode ser combinada ou integrada em um outro sistema, ou alguns recursos podem ser ignorados ou não realizados. Além disso, os acoplamentos mútuos exibidos ou discutidos ou acoplamentos diretos ou comunicações de comunicação podem ser implementados pelo uso de algumas interfaces. Os acoplamentos indiretos ou conexões de comunicação entre aparelhos ou unidades podem ser implementados em formas elétricas, mecânicas ou outras.
[0211] As unidades descritas como partes separadas podem ou não ser fisicamente separadas, e partes exibidas como unidades podem ou não ser unidades físicas; em outras palavras, elas podem estar localizadas em um lugar, ou podem ser distribuídas em uma pluralidade de unidades de rede. Algumas ou todas as unidades podem ser selecionadas com base em exigências reais para o alcance dos objetivos das soluções das modalidades.
[0212] Além disso, as unidades funcionais nas modalidades deste pedido podem ser integradas em uma unidade de processamento, ou cada uma das unidades pode existir sozinha fisicamente, ou duas ou mais unidades podem ser integradas em uma unidade.
[0213] Quando as funções são implementadas em uma forma de uma unidade funcional de software e vendidas ou usadas como um produto independente, as funções podem ser armazenadas em um meio de armazenamento que pode ser lido em computador. Com base em um entendimento como esse, as soluções técnicas deste pedido essencialmente, ou a parte contribuindo para a técnica anterior, ou algumas das soluções técnicas podem ser implementadas em uma forma de um produto de software. O produto de software de computador é armazenado em um meio de armazenamento, e inclui várias instruções para se instruir um dispositivo de computação (que pode ser um computador pessoal, um servidor, um dispositivo de rede ou similar) para execução de todas ou de algumas etapas dos métodos descritos nas modalidades deste pedido. O meio de armazenamento inclui qualquer meio que pode armazenar um código de programa, tal como uma unidade flash de USB, um disco rígido removível, uma memória apenas de leitura (ROM, Read-Only Memory), uma memória de acesso randômico (RAM, Random Access Memory), um disco magnético ou um disco ótico.
[0214] As descrições precedentes são meramente implementações específicas deste pedido e não são pretendidas para limitação do escopo de proteção deste pedido. Qualquer variação ou substituição prontamente imaginada por uma pessoa versada na técnica no escopo técnico exposto neste pedido deve cair no escopo de proteção deste pedido. Portanto, o escopo de proteção deste pedido deve estar sujeito ao escopo de proteção das reivindicações.

Claims (12)

1. Método de codificação de sinal de canal múltiplo, caracterizadopelo fato de que compreende: a obtenção (510) de um sinal de canal múltiplo de um quadro atual; a determinação (520) de um parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual; a determinação (530) de um parâmetro de diferença com base no parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e em parâmetros de canal múltiplo de K quadros prévios do quadro atual, em que o parâmetro de diferença é usado para a representação de uma diferença entre o parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e os parâmetros de canal múltiplo dos K quadros prévios, e K é um número inteiro maior do que ou igual a 1; a determinação (540) de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e em um parâmetro característico do quadro atual; e a codificação (550) do sinal de canal múltiplo com base no parâmetro de canal múltiplo do quadro atual.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a determinação (540) de um parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro de diferença e um parâmetro característico do quadro atual compreende: se o parâmetro de diferença se adequar a uma primeira condição predefinida, a determinação (544) do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que o parâmetro de diferença é um produto do parâmetro de canal múltiplo inicial do quadro atual e um parâmetro de canal múltiplo de um quadro prévio do quadro atual, e a primeira condição predefinida é que o parâmetro de diferença é menor do que ou igual a 0.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizadopelo fato de que a determinação (544) do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual compreende: a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em um parâmetro de correlação do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação de um grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que o método ainda compreende: a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que a determinação do parâmetro de correlação com base em um sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um sinal de canal alvo em um sinal de canal múltiplo do quadro prévio compreende: a determinação do parâmetro de correlação com base em um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro atual e um parâmetro de domínio da frequência do sinal de canal alvo no sinal de canal múltiplo do quadro prévio, em que o parâmetro de domínio da frequência é pelo menos um dentre um valor de amplitude de domínio da frequência e um coeficiente de domínio da frequência do sinal de canal alvo.
7. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que o método ainda compreende: a determinação do parâmetro de correlação com base em um período de passo do quadro atual e um período de passo do quadro prévio.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 7, caracterizadopelo fato de que a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base no parâmetro característico do quadro atual compreende: se o parâmetro característico se adequar a uma segunda condição predefinida, a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual, em que T é um número inteiro maior do que ou igual a 1.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base nos parâmetros de canal múltiplo de T quadros prévios do quadro atual compreende: a determinação dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios como o parâmetro de canal múltiplo do quadro atual, em que T é igual a 1; ou a determinação do parâmetro de canal múltiplo do quadro atual com base em uma tendência de mudança dos parâmetros de canal múltiplo dos T quadros prévios, em que T é maior do que ou igual a 2.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizadopelo fato de que o parâmetro característico do quadro atual compreende pelo menos um dentre o parâmetro de correlação e um parâmetro de relação de pico para média do quadro atual, em que o parâmetro de correlação é usado para a representação do grau de correlação entre o quadro atual e o quadro prévio do quadro atual, e o parâmetro de relação de pico para média é usado para a representação de uma relação de pico para média de um sinal de pelo menos um canal no sinal de canal múltiplo do quadro atual; e a segunda condição predefinida é que o parâmetro característico é maior do que um limite predefinido.
11. Codificador, caracterizadopelo fato de que compreende: uma memória para o armazenamento de instruções executáveis em computador; e um processador operativamente acoplado à memória, o processador sendo configurado para execução das instruções executáveis em computador para a execução do método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
12. Meio de armazenamento legível por computador que tem instruções executáveis em computador gravadas nele, caracterizadopelo fato de que as instruções executáveis em computador fazem com que o computador execute o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
BR122023026024-4A 2016-08-10 2017-02-22 Método de codificação de sinal de canal múltiplo, codificador, e meio de armazenamento legível por computador BR122023026024A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201610652506.X 2016-08-10

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122023026024A2 true BR122023026024A2 (pt) 2024-04-24

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11935548B2 (en) Multi-channel signal encoding method and encoder
US11217257B2 (en) Method for encoding multi-channel signal and encoder
BR122023026024A2 (pt) Método de codificação de sinal de canal múltiplo, codificador, e meio de armazenamento legível por computador
BR122023025915A2 (pt) Método para codificar um sinal multicanal, codificador, e meio de armazenamento legível por computador