BR122022010190B1 - Tela de cristal líquido e dispositivo eletrônico - Google Patents

Tela de cristal líquido e dispositivo eletrônico Download PDF

Info

Publication number
BR122022010190B1
BR122022010190B1 BR122022010190-9A BR122022010190A BR122022010190B1 BR 122022010190 B1 BR122022010190 B1 BR 122022010190B1 BR 122022010190 A BR122022010190 A BR 122022010190A BR 122022010190 B1 BR122022010190 B1 BR 122022010190B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
transparent
layer
lcd
region
glass substrate
Prior art date
Application number
BR122022010190-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Bangshi Yin
Fan Yang
Bin Yan
Kangle Xue
Xiaomeng Chen
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BR122022010190B1 publication Critical patent/BR122022010190B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a uma tela de LCD, um dispositivo eletrônico, um método de fabricação de tela de LCD e um dispositivo eletrônico. A tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente que são dispostas no modo de empilhamento. Há uma região transparente local na tela de LCD. Nenhum material não transparente é aplicado às várias camadas de material não transparente na região transparente local, para formar um canal transparente na região transparente local ao longo de uma direção de empilhamento. Um componente ótico é completo ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD. De acordo com modalidades da presente invenção, componentes óticos como uma câmera, um sensor de luz ambiente e um sensor de impressão digital ótico e outro componente pode ser disposto sob a tela usando a região transparente local na tela de LCD, assim aumentando grandemente a proporção tela- para-corpo e obtendo um efeito de tela cheia.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se ao campo de uma tela de LCD e, em particular, a uma tela de LCD, um dispositivo eletrônico e um método de fabricação de tela de LCD.
FUNDAMENTOS
[002] Atualmente, um dispositivo eletrônico com uma tela de cristal líquido (liquid crystal display, LCD) de grande tamanho é mais popular entre os consumidores. No entanto, uma proporção de tela para corpo do dispositivo eletrônico ainda é limitada no nível atual e não atende às expectativas dos consumidores e, consequentemente, uma aparência do dispositivo eletrônico não é estética. Como a concorrência de dispositivos eletrônicos é cada vez mais intensa, se os dispositivos eletrônicos têm quase as mesmas funções, uma aparência se torna um fator importante para a compra de um dispositivo eletrônico por um consumidor. Portanto, o aumento da proporção de tela para corpo de um dispositivo eletrônico é uma corrente principal dos fabricantes de dispositivos eletrônicos no futuro.
SUMÁRIO
[003] Modalidades da presente invenção fornecem uma tela de LCD, um dispositivo eletrônico e um método de fabricação de tela de LCD, para aumentar a proporção de tela para corpo de um dispositivo eletrônico.
[004] De acordo com um primeiro aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece uma tela de LCD, onde a tela de LCD é disposta em um dispositivo eletrônico. A tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente dispostas em modo de pilha, e nenhum material não transparente é aplicado a cada camada de material não transparente em uma região transparente local na tela de LCD (em outras palavras, nenhum material não transparente é processado na região transparente local nas várias camadas de material não transparente), para formar um canal transparente na região transparente local ao longo de uma direção de empilhamento. Um corpo de componente de um componente ótico correspondente à tela de LCD é completo ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD.
[005] De acordo com esta modalidade da presente invenção, nenhum material não transparente é retido na região transparente local em cada camada de material não transparente na tela de LCD para formar o canal transparente na região transparente local ao longo da direção de empilhamento, o corpo de componente do componente ótico é completa ou parcialmente disposto no canal transparente, e o corpo de componente do componente ótico é completa ou parcialmente disposto na tela de LCD, de modo que um tamanho maior da tela de LCD possa ser formado no dispositivo eletrônico, uma proporção de tela para corpo do dispositivo eletrônico é aprimorada, e a experiência visual do dispositivo eletrônico é adicionalmente aprimorada.
[006] Em uma possível modalidade, como o material não transparente é não transparente para aumentar uma transmitância na região transparente local, uma posição, nas camadas de material não transparente na tela de LCD, para a qual material não transparente é aplicado deve ser preenchida com um enchimento transparente ou um material de cristal líquido. A posição, nas camadas de material não transparente da tela de LCD, para a qual nenhum material não transparente é aplicado é preenchida com o enchimento transparente ou o material de cristal líquido, de modo que transmissão de luz da tela de LCD seja aprimorada, e lacunas de ar geradas depois que nenhum material não transparente é aplicado aos vários materiais não transparentes na região transparente local podem ser eliminadas. Adicionalmente, um cristal líquido existente pode ser usado como material de cristal líquido para enchimento sem adicionar um dispositivo ou um processo de outro material de enchimento.
[007] Em uma possível modalidade, nenhum enchimento transparente ou material de cristal líquido preenche a posição, na camada de material não transparente na tela de LCD, para a qual nenhum material não transparente é aplicado. Se nenhum enchimento transparente ou material de cristal líquido preenche a posição, um processo de fabricação é mais fácil e um requisito de transmissão de luz de alguns componentes óticos também pode ser atendido.
[008] Em uma possível modalidade, uma camada de material que está na tela de LCD e cuja transmitância é menor que um limiar é definida como uma camada de material não transparente, e uma camada de material que está na tela de LCD e cuja transmitância é maior que um limiar é definida como uma camada de material transparente. Nesta modalidade da presente invenção, a camada de material transparente inclui um vidro de cobertura CG (vidro de cobertura), um primeiro substrato de vidro de LCD e um segundo substrato de vidro de LCD, e a camada de material não transparente inclui um primeiro polarizador, uma película colorida, uma camada de cristal líquido, um transistor de película fino, um segundo polarizador e um módulo de luz de fundo. O primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF (filtro de cor, CF), a camada de cristal líquido, o transistor de efeito de campo de película fina (ou transistor de película fino, TFT), o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo são formados sequencialmente em uma superfície inferior do vidro de cobertura CG. Adicionalmente, nenhum material não transparente é aplicado a cada um do primeiro polarizador, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo polarizador, e o módulo de luz de fundo na região transparente local. O canal transparente é formado na região transparente local ao longo da direção de empilhamento, de modo que o corpo de componente do componente ótico possa ser total ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD.
[009] Em uma possível modalidade, além da camada de material transparente, há ainda uma camada de ITO em uma superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD e em uma superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD. Um sinal elétrico é aplicado à camada de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de cristal líquido. Uma camada de ITO ainda é processada em vários canais transparentes, e é conectada a um sinal elétrico correspondente. Por exemplo, uma camada de ITO em uma região correspondente a um canal transparente no primeiro substrato de vidro de LCD também é conectada a uma camada de ITO em outra região, e um mesmo sinal elétrico é usado; e uma camada de ITO em uma região correspondente a um canal transparente no segundo substrato de vidro de LCD é conectada a um sinal elétrico de controle independente, por exemplo, um sinal elétrico de controle de um ou vários pixels em uma região original correspondente ao canal transparente pode ser usado. A tensão é aplicada às duas camadas de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de um material de cristal líquido nos canais transparentes, de modo que uma grande quantidade de luz possa passar através das regiões correspondentes aos terminais inseridos no furo (pin-through-holes), alcançando um efeito transparente local.
[0010] Em uma possível modalidade, além da camada de material transparente, o material transparente inclui ainda uma primeira película de alinhamento e uma segunda película de alinhamento, a camada de cristal líquido é formada entre uma superfície inferior da primeira película de alinhamento e uma superfície superior da segunda película de alinhamento, e a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento são usadas para fornecer uma deflexão inicial específica para um cristal líquido em um caso sem campo elétrico. Nenhuma película de alinhamento é processada na região transparente local na primeira película de alinhamento e na segunda película de alinhamento, e um material de cristal líquido é pingado na região. Devido à falta de restrição a partir da primeira película de alinhamento e da segunda película de alinhamento, alinhamentos dos materiais de cristal líquido preenchidos em um terminal inserido no furo são desordenados, e os materiais de cristal líquido são representados como materiais isotrópicos. Dessa maneira, uma grande quantidade de luz pode passar através de uma região correspondente ao terminal inserido no furo, conseguindo assim um efeito transparente local.
[0011] Em uma possível modalidade, nenhum material transparente é aplicado ao primeiro substrato de vidro de LCD e ao segundo substrato de vidro de LCD na região transparente local, para formar o canal transparente na região transparente local ao longo da direção de empilhamento. Adicionalmente, depois que nenhum material transparente é aplicado ao primeiro substrato de vidro de LCD e ao segundo substrato de vidro de LCD na região transparente local, não há necessidade de resolver um problema de lacunas de ar entre o primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD. Adicionalmente, o corpo de componente do componente ótico pode ser disposto em um canal de luz, reduzindo assim uma espessura global.
[0012] Em uma possível modalidade, um material transparente é processado no canal transparente nas várias camadas de material transparente.
[0013] Especificamente, o material transparente é processado no canal transparente nas várias camadas de material transparente, para formar o canal transparente na região transparente no modo de empilhamento. Nenhum processo de fabricação adicional é necessário, custos de fabricação são reduzidos, e o efeito de exibição em tela cheia não é afetado. Adicionalmente, o material transparente é processado na região transparente local nas várias camadas de material transparente, para que a resistência mecânica da tela de LCD possa ser aumentada, e a qualidade geral da tela de LCD possa ser melhorada.
[0014] Em uma possível modalidade, nenhum material transparente é processado na região transparente local no vidro de cobertura CG, para formar o canal transparente na região transparente local ao longo da direção de empilhamento. Nenhum material transparente é processado na região transparente local no vidro de cobertura CG, para transmitir voz a um componente como um receptor.
[0015] Em uma possível modalidade, um material de vedação é aplicado a uma periferia do canal transparente das várias camadas não transparentes. O material de vedação é aplicado na periferia do canal transparente das várias camadas não transparentes, de modo que não haja cristal líquido em uma região isolada usando o material de vedação. Alternativamente, um material de vedação ou uma tinta aplicada à parte traseira do vidro de cobertura CG pode ser usado para proteger uma região de cabeamento.
[0016] Em uma possível modalidade, uma proporção comprimento-largura de uma dimensão de tela de uma região de tela retangular sem um canal transparente na tela de LCD é 16:9, 18:9 ou outra proporção de formato de vídeo padrão.
[0017] De acordo com um segundo aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um dispositivo eletrônico. O dispositivo eletrônico inclui um componente ótico e uma tela de LCD, e um corpo de componente do componente ótico é completa ou parcialmente disposto em um canal transparente da tela de LCD.
[0018] De acordo com esta modalidade da presente invenção, uma estrutura da tela de LCD é projetada para implementar uma região transparente local, de modo que a luz externa possa entrar em componentes óticos, como uma câmera frontal, um sensor de luz ambiente, um sensor ótico e um sensor de impressão digital ótico que são dispostos sob a tela de LCD, e um efeito de exibição em tela cheia é obtido em combinação com a otimização do layout de componentes como uma câmera e um receptor.
[0019] Em uma possível modalidade, o componente ótico inclui pelo menos um dentre um sensor de impressão digital ótico, uma câmera, um sensor de proximidade ótico, um sensor de luz estruturado, um transmissor a laser infravermelho e um sensor de luz ambiente.
[0020] De acordo com um terceiro aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece uma tela de LCD.
[0021] A tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente dispostas em modo de pilha, e nenhum material não transparente é processado em uma região transparente local na tela de LCD em cada camada de material não transparente, para formar um canal de componente na região transparente local ao longo de uma direção de empilhamento. Um sensor de impressão digital é totalmente ou parcialmente disposto no canal de componente da tela de LCD.
[0022] De acordo com esta modalidade da presente invenção, nenhum material não transparente é processado na região transparente local em cada camada de material não transparente, para formar o canal de componente na região transparente local ao longo da direção de empilhamento. O sensor de impressão digital é completo ou parcialmente disposto sob o canal de componente da tela de LCD ou parcialmente disposto no canal de componente.
[0023] Em uma possível modalidade, o sensor de impressão digital pode ser um sensor de impressão digital capacitivo. Uma tela pode ser disposta nos dois lados do sensor de impressão digital capacitivo, para aumentar a proporção de tela para corpo.
[0024] De acordo com um quarto aspecto, uma modalidade da presente invenção fornece um método de fabricação de tela de LCD. O método de fabricação de tela de LCD inclui: determinar, com base no projeto estrutural de uma máquina inteira, uma região transparente local disposta em uma tela de LCD, onde a tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente; cortar um material não transparente de cada camada de material não transparente na região transparente local, para formar um canal transparente na região transparente local ao longo de uma direção de empilhamento, onde um corpo de componente de um componente ótico é completa ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD; e combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente.
[0025] De acordo com esta modalidade da presente invenção, componentes óticos como uma câmera, um sensor de luz ambiente, um sensor ótico e um sensor de impressão digital ótico e outro componente podem ser dispostos sob a tela usando a região transparente na tela de LCD, assim aumentando grandemente a proporção de tela para corpo e obtendo um efeito de tela cheia.
[0026] Em uma possível modalidade, porque o material não transparente é não transparente, para formar a região transparente local, uma posição, nas camadas de material não transparente na tela de LCD, na qual nenhum material não transparente é processado precisa ser preenchida com um enchimento transparente ou um material de cristal líquido. A posição, nas camadas de material não transparente da tela de LCD, na qual nenhum material não transparente é processado, é preenchida com enchimento transparente ou material de cristal líquido, de modo que a transmissão de luz da tela de LCD seja aprimorada, e lacunas de ar geradas depois que nenhum material não transparente é processado para os vários materiais não transparentes podem ser eliminadas. Adicionalmente, um cristal líquido existente pode ser usado como material de cristal líquido para enchimento sem adicionar um dispositivo ou um processo de outro material de enchimento.
[0027] Em uma possível modalidade, a camada de material transparente inclui um vidro de cobertura CG, um primeiro substrato de vidro de LCD e um segundo substrato de vidro de LCD, e a camada de material não transparente inclui um primeiro polarizador, uma película colorida, uma camada de cristal líquido, um TFT, um segundo polarizador e um módulo de luz de fundo. O primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo são formados sequencialmente sobre uma superfície inferior do vidro de cobertura CG. Adicionalmente, nenhum material não transparente é processado na região transparente local em cada um do primeiro polarizador, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo. O canal transparente é formado na região transparente local ao longo da direção de empilhamento, de modo que o corpo de componente do componente ótico possa ser total ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD.
[0028] Em uma possível modalidade, com base na região transparente projetada, durante a fabricação da tela de LCD, nenhum processamento é realizado nas regiões que correspondem à região transparente que é do CF, da camada de cristal líquido, do TFT e roteamento de metal, e o processamento é ignorado diretamente ao projetar uma máscara. Adicionalmente, o cabeamento de linha-coluna que poderia existir e que é interrompido por uma região correspondente à região transparente pode ser disposto em torno da região correspondente à região transparente, e o cabeamento é conduzido separadamente a partir de um lado esquerdo / direito e um lado superior / inferior, reduzindo assim um impacto sobre uma área da região transparente.
[0029] Em uma possível modalidade, além da camada de material transparente, há ainda uma camada de ITO em uma superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD e em uma superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD. Um sinal elétrico é aplicado à camada de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de cristal líquido. Uma camada de ITO ainda é mantida em vários canais transparentes e é conectada a um sinal elétrico correspondente. Por exemplo, uma camada de ITO em uma região correspondente a um canal transparente no primeiro substrato de vidro de LCD também é conectada a uma camada de ITO em outra região e um mesmo sinal elétrico é usado; e uma camada de ITO em uma região correspondente a um canal transparente no segundo substrato de vidro de LCD é conectada a um sinal elétrico de controle independente, por exemplo, um sinal elétrico de controle de um ou vários pixels em uma região original correspondente ao canal transparente pode ser usado. A tensão é aplicada às duas camadas de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de um material de cristal líquido nos canais transparentes, de modo que uma grande quantidade de luz possa passar através das regiões correspondentes aos terminais inseridos no furo, alcançando assim um efeito transparente local.
[0030] Em uma possível modalidade, além da camada de material transparente, o material transparente inclui ainda uma primeira película de alinhamento e uma segunda película de alinhamento, um cristal líquido é pingado entre a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento para formar a camada de cristal líquido, e a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento são usadas para fornecer uma deflexão inicial específica ao cristal líquido em um caso sem campo elétrico. Nenhuma película de alinhamento é processada na região transparente local na primeira película de alinhamento e na segunda película de alinhamento, e um material de cristal líquido é pingado na região. Devido à falta de restrição a partir da primeira película de alinhamento e da segunda película de alinhamento, os alinhamentos dos materiais de cristal líquido preenchidos em um terminal inserido no furo são desordenados, e os materiais de cristal líquido são representados como materiais isotrópicos. Dessa maneira, uma grande quantidade de luz pode passar através de uma região correspondente ao terminal inserido no furo, conseguindo assim um efeito transparente local.
[0031] Em uma possível modalidade, antes do passo de combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente, o método inclui ainda: cortar um material transparente a partir do primeiro substrato de vidro de LCD e do segundo substrato de vidro de LCD na região transparente local, para formar o canal transparente na região transparente local ao longo da direção de empilhamento. Depois que vários terminais inseridos no furo são dispostos no primeiro substrato de vidro de LCD e no segundo substrato de vidro de LCD, não é necessário resolver um problema de lacunas de ar geradas entre várias camadas de material. Adicionalmente, os canais transparentes do primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD podem ainda ser utilizados para dispor o componente ótico em um canal de luz, reduzindo, assim, uma espessura global.
[0032] Em uma possível modalidade, um material transparente é retido no canal transparente nas várias camadas de material transparente.
[0033] Especificamente, o material transparente é retido na região transparente nas várias camadas de material transparente, para formar o canal transparente na região transparente no modo de empilhamento. Nenhum processo de fabricação adicional é necessário, os custos de fabricação são reduzidos, e o efeito de exibição em tela cheia não é afetado. Adicionalmente, o material transparente é retido na região transparente local nas várias camadas de material transparente, de modo que resistência mecânica da tela de LCD possa ser aumentada, e a qualidade geral da tela de LCD possa ser aprimorada.
[0034] Em uma possível modalidade, antes do passo de combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente, o método inclui ainda: em um processo de fabricação real da tela de LCD, cortar um material transparente a partir do vidro de cobertura CG na região transparente local, para formar o canal transparente na região transparente local ao longo da direção de empilhamento. Um canal transparente do vidro de cobertura CG é usado para fornecer uma base acústica para um receptor disposto sob a tela de LCD.
[0035] Em uma possível modalidade, um material de vedação é aplicado a uma periferia do canal transparente das várias camadas não transparentes. O material de vedação é aplicado na periferia do canal transparente das várias camadas não transparentes, de modo que não haja cristal líquido em uma região isolada usando o material de vedação. Alternativamente, um material de vedação ou uma tinta aplicada à parte traseira do vidro de cobertura CG pode ser usado para proteger uma região de cabeamento.
[0036] Em uma possível modalidade, uma proporção comprimento-largura de uma dimensão de tela de uma região de tela retangular sem uma região transparente na tela de LCD é 16:9, 18:9 ou outra proporção de formato de vídeo padrão.
[0037] Em comparação com a técnica anterior, de acordo com a tela de LCD, o dispositivo eletrônico, e o método de fabricação de tela de LCD fornecido nas modalidades, transparência local da tela de LCD é implementada usando vários terminais inseridos no furo em cada uma das várias camadas de material não transparente na tela de LCD, onde os vários terminais inseridos no furo são dispostos de maneira oposta ao longo da direção de empilhamento, para que a luz possa entrar nos componentes óticos, como a câmera, o sensor de luz ambiente, o sensor ótico, e o sensor de impressão digital ótico que são dispostos sob a tela de LCD, e a tela inteira é implementada em combinação com a otimização do layout da câmera e do receptor. Dessa maneira, a proporção de tela para corpo do dispositivo eletrônico é aumentada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0038] A Figura 1 é um diagrama estrutural esquemático de um telefone móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 2 é um diagrama estrutural esquemático de outro telefone móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 3 é um diagrama esquemático de uma interface de telefone móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 4 à Figura 17 são diagramas estruturais esquemáticos de uma tela de LCD de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 18 é um diagrama esquemático de uma interface de telefone móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 19 é um diagrama estrutural esquemático de cabeamento metálico de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 20 é um diagrama estrutural esquemático de uma região transparente local em uma tela de acordo com uma modalidade da presente invenção; a Figura 21 é um diagrama estrutural esquemático de outra tela de LCD de acordo com uma modalidade da presente invenção; e a Figura 22 é um diagrama esquemático de um método de fabricação de tela de LCD de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[0039] Um dispositivo eletrônico usado nas modalidades da presente invenção pode ser um dispositivo eletrônico móvel, como um telefone móvel, um computador tablet, um assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant, PDA), um ponto de venda (Point of Sale), POS), um computador de bordo, um notebook ou um dispositivo vestível inteligente (wearable device). O telefone móvel é usado como exemplo. A Figura 1 é um diagrama estrutural esquemático de um telefone móvel relacionado a uma modalidade da presente invenção. Com referência à Figura 1, um telefone móvel 100 inclui componentes como um circuito de frequência de rádio (Radio Frequency, RF para abreviar) 110, uma memória 120, uma unidade de entrada 130, uma unidade de tela 140, um sensor 150, um circuito de áudio 160, um módulo de fidelidade sem fio (Wireless Fidelity, Wi-Fi), um subsistema de E / S 170, um processador 180 e uma fonte de potência 190. Os especialistas na técnica podem entender que a estrutura do telefone móvel mostrada na Figura 1 é apenas um exemplo de implementação e não constitui uma limitação no telefone móvel. O telefone móvel pode incluir mais ou menos componentes do que os mostrados na figura, ou combinar alguns componentes, ou ter diferentes arranjos de componentes.
[0040] O seguinte descreve detalhadamente todos os componentes constituintes do telefone móvel 100, com referência à Figura 1.
[0041] O circuito de RF 110 pode ser configurado para: receber e enviar um sinal em um processo de recepção ou envio de informação ou um processo de chamada e, particularmente, receber informação de enlace descendente a partir de uma estação base, e depois enviar a informação de enlace descendente para o processador 180 para processamento. Adicionalmente, o circuito de RF 110 envia dados de enlace ascendente relacionados para a estação base. Geralmente, o circuito de RF inclui, mas não está limitado a uma antena, pelo menos um amplificador, um transceptor, um acoplador, um amplificador de baixo ruído (low noise amplifier, LNA), um duplexador, e semelhantes. Adicionalmente, o circuito de RF 110 também pode se comunicar com uma rede e outro dispositivo através de comunicação sem fio. A comunicação sem fio pode usar qualquer padrão ou protocolo de comunicação, incluindo, entre outros, o Sistema Global para Comunicações Móveis (global system for mobile communications, GSM), Serviço de Rádio por Pacotes Geral (general packet radio service, GPRS), Acesso Múltiplo por Divisão de Código (code Division multiple access, CDMA), Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Larga (wideband code Division Multiple acesso, WCDMA), Evolução de Longo Prazo (Long Term Evolution, LTE), um e-mail, um serviço de mensagens curtas (short messaging service, SMS), e semelhantes.
[0042] A memória 120 pode ser configurada para armazenar um programa de software e um módulo. O processador 180 executa várias aplicações funcionais do telefone móvel 100 e processamento de dados executando o programa de software e o módulo que são armazenados na memória 120. A memória 120 pode incluir principalmente uma área de armazenamento de programa e uma área de armazenamento de dados. A área de armazenamento de programa pode armazenar um sistema operacional, um programa de aplicação exigido por pelo menos uma função (como uma função de reprodução de voz e uma função de reprodução de imagem) e semelhantes. A área de armazenamento de dados pode armazenar dados (como dados de áudio e uma lista telefônica) que são criados com base no uso do telefone móvel 100 e semelhantes. Adicionalmente, a memória 120 pode incluir uma memória de acesso aleatório de alta velocidade ou pode incluir ainda uma memória não volátil, como pelo menos um dispositivo de armazenamento em disco, um dispositivo de memória flash ou outro dispositivo de armazenamento de estado sólido volátil.
[0043] O outro dispositivo de entrada 130 pode ser configurado para receber informações digitais ou de caracteres inseridas, e gerar entrada de sinal de tecla relacionada a uma configuração de usuário e controle de função do telefone móvel 100. Especificamente, o outro dispositivo de entrada 130 pode incluir um painel de controle de toque 142 e outros dispositivos de entrada 130. O painel de controle de toque 142, também conhecido como tela sensível ao toque, pode coletar uma operação de toque (por exemplo, uma operação executada por um usuário no painel de controle de toque 142 ou próximo ao painel de controle de toque 142 usando um dedo, uma caneta stylus ou qualquer outro objeto ou acessório adequado) executada pelo usuário em ou perto do painel de controle de toque 142, e aciona um dispositivo de conexão correspondente de acordo com um programa predefinido. Opcionalmente, o painel de controle de toque 142 pode incluir duas partes: um aparelho de detecção de toque e um controlador de toque. O aparelho de detecção de toque detecta uma posição de toque do usuário, detecta um sinal trazido pela operação de toque, e transmite o sinal ao controlador de toque. O controlador de toque recebe informação de toque a partir do aparelho de detecção de toque, converte a informação de toque em coordenadas de ponto de toque, e depois envia as coordenadas de ponto de toque para o processador 180, e pode receber um comando enviado pelo processador 180 e executar o comando. Adicionalmente, o painel de controle de toque 142 pode ser implementado em uma pluralidade de tipos, como um tipo resistivo, um tipo capacitivo, um tipo de infravermelho, e um tipo de onda acústica de superfície. A unidade de entrada 130 pode incluir ainda os outros dispositivos de entrada 130, além do painel de controle de toque 142. Especificamente, os outros dispositivos de entrada 130 podem incluir, mas não estão limitados a, pelo menos um teclado físico, um botão funcional (como botão de controle de volume ou um botão de liga / desliga), uma trackball, mouse, joystick e semelhantes.
[0044] A tela 140 pode ser configurada para exibir informação inserida pelo usuário, informação fornecida para o usuário, e vários menus do telefone móvel 100. A tela 140 pode incluir um painel de exibição 141. Opcionalmente, o painel de exibição 141 pode ser configurado na forma de uma tela de cristal líquido (liquid Crystal display, LCD), um diodo de emissão de luz orgânico (organic light-emitting diode, OLED) ou semelhantes. Adicionalmente, o painel de controle de toque 142 pode cobrir o painel de exibição 141. Após detectar uma operação de toque em ou perto do painel de controle de toque 142, o painel de controle de toque 142 transfere a operação de toque para o processador 180 para determinar um tipo de um evento de toque. Então, o processador 180 fornece saída visual correspondente no painel de exibição 141 com base no tipo do evento de toque. Na Figura 1, o painel de controle de toque 142 e o painel de exibição 141 são usados como dois componentes independentes para implementar as funções de entrada e saída do telefone móvel 100. No entanto, em algumas modalidades, o painel de controle de toque 142 e o painel de exibição 141 podem ser integrados para implementar as funções de entrada e saída do telefone móvel 100.
[0045] O telefone móvel 100 pode ainda incluir pelo menos um sensor 150, como um sensor ótico, um sensor de movimento e outro sensor. Especificamente, o sensor ótico pode incluir um sensor de luz ambiente e um sensor de proximidade ótico. O sensor de luz ambiente pode ajustar a luminância do painel de exibição 141 com base no brilho da luz ambiente. O sensor de proximidade pode desligar o painel de exibição 141 e / ou a luz de fundo quando o telefone móvel 100 se move para um ouvido. Como um tipo de sensor de movimento, um sensor de acelerômetro pode detectar uma magnitude de uma aceleração em cada direção (geralmente, três eixos), e pode detectar uma magnitude e uma direção de gravidade quando o sensor de aceleração é estático. O sensor de acelerômetro pode ser aplicado a uma aplicação para reconhecer uma postura (por exemplo, comutação de tela entre um modo paisagem e um modo retrato, um jogo relacionado, ou calibração de postura de magnetômetro) do telefone móvel, uma função relacionada ao reconhecimento de vibração (por exemplo, um pedômetro e leve toque), e assim por diante. Para outro sensor que pode ser configurado adicionalmente no telefone móvel 100, como um giroscópio, um barômetro, um higrômetro, um termômetro ou um sensor de infravermelho, os detalhes não são descritos aqui.
[0046] O circuito de áudio 160, um alto-falante 161 e um microfone 162 podem fornecer uma interface de áudio entre o usuário e o telefone móvel 100. O circuito de áudio 160 pode transmitir, para o alto-falante 161, um sinal elétrico que é convertido a partir de dados de áudio recebidos, e o alto-falante 161 converte o sinal elétrico em um sinal de som para saída. Adicionalmente, o microfone 162 converte um sinal de som coletado em um sinal elétrico, e o circuito de áudio 160 recebe o sinal elétrico, converte o sinal elétrico em dados de áudio, e envia os dados de áudio para o processador 180 para processamento, para enviar os dados de áudio para, por exemplo, outro telefone móvel usando o circuito de RF 110, ou enviar os dados de áudio para a memória 120 para processamento posterior.
[0047] Wi-Fi é uma tecnologia de transmissão sem fio de curto alcance. O telefone móvel 100 pode ajudar, usando o módulo Wi-Fi, o usuário a receber / enviar e-mails, navegar em páginas web, acessar mídia de transmissão contínua e semelhantes. O módulo Wi-Fi oferece ao usuário acesso à Internet de banda larga sem fio, ou pode ser usado para comunicação de curto alcance entre dois telefones móveis. Embora a Figura 1 mostre o módulo Wi-Fi, pode ser entendido que o módulo Wi-Fi não é uma parte necessária do telefone móvel 100 e pode certamente ser omitido conforme necessário, desde que a essência da presente invenção não seja alterada.
[0048] O processador 180 é um centro de controle do telefone móvel 100, conecta todas as partes do telefone móvel usando várias interfaces e linhas, e executa várias funções e processamento de dados do telefone móvel 100 por rodar ou executar o programa de software e / ou o módulo armazenado na memória 120 e invocar dados armazenados na memória 120, para realizar monitoramento geral no telefone móvel. Opcionalmente, o processador 180 pode incluir uma ou mais unidades de processamento. De preferência, o processador 180 pode integrar um processador de aplicação e um processador de modem. O processador de aplicação processa principalmente um sistema operacional, uma interface de usuário, um programa de aplicação e semelhantes. O processador de modem processa principalmente a comunicação sem fio. Pode ser entendido que o processador de modem pode não estar integrado ao processador 180.
[0049] O telefone móvel 100 inclui ainda uma fonte de potência 190 (por exemplo, uma bateria) fornecendo potência aos componentes. De preferência, a fonte de potência pode ser conectada logicamente ao processador 180 usando um sistema de gerenciamento de potência, para implementar funções como gerenciamento de carga e descarga e gerenciamento de consumo de potência usando o sistema de gerenciamento de potência.
[0050] Embora não mostrado, o telefone móvel 100 pode ainda incluir uma câmera, um módulo Bluetooth e semelhantes. Os detalhes não são descritos aqui.
[0051] Nesta modalidade da presente invenção, o telefone móvel 100 inclui pelo menos um módulo de comunicações sem fio de curto alcance, como um módulo Wi-Fi, um módulo Bluetooth ou um módulo NFC.
[0052] Nesta modalidade da presente invenção, o processador incluído no sistema tem as seguintes funções: quando é detectado que um arquivo exibido na tela sensível ao toque é tocado, determinar se um atributo tocado satisfaz uma condição predefinida, onde o atributo tocado inclui pelo menos um de um tempo de toque de arquivo, um traçado de arrastamento de arquivo, e uma localização final para a qual o arquivo é arrastado; e quando o atributo tocado satisfaz a condição predefinida, transmitir o arquivo para um dispositivo eletrônico alvo usando um canal de dados de comunicações sem fio de curto alcance estabelecido.
[0053] A Figura 2 mostra uma modalidade de outro telefone móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção. Com referência à Figura 2, o telefone móvel 200 inclui um corpo 201 e uma tela 140. A tela 140 pode ser implementada integrando um painel de controle de toque e um painel de exibição para implementar as funções de entrada e saída do telefone móvel 200. Um usuário pode executar operações de leve toque e deslizamento na tela 140 usando um dedo 202 ou uma caneta 203, e o painel de controle de toque pode detectar as operações. A tela 140 também pode ser referida como um visor. O corpo 201 inclui um elemento fotossensível 210, um receptor 220, uma câmera 230, um botão físico 240, um botão de liga / desliga 250, um botão de volume 260 e semelhantes. O elemento fotossensível 210 pode incluir um sensor de proximidade ótico e um sensor de luz ambiente. O elemento fotossensível 210 é configurado principalmente para detectar uma distância entre um corpo humano e o telefone móvel. Por exemplo, quando um usuário está em uma chamada e o celular está perto de um ouvido, depois que o elemento fotossensível 210 detecta informação de distância, a tela sensível ao toque 140 do telefone móvel 200 pode desativar uma função de entrada para impedir o toque acidental.
[0054] Deve ser notado que o telefone móvel 200 mostrado na Figura 2 é meramente um exemplo e não constitui uma limitação. O telefone móvel 200 pode incluir mais ou menos componentes do que os mostrados na figura, ou combinar alguns componentes, ou ter diferentes arranjos de componentes.
[0055] Para aumentar a proporção de tela para corpo, considera-se mover parte ou toda a câmera, o sensor de proximidade ótico, o sensor de luz ambiente, o receptor e um sensor de impressão digital frontal a partir de uma região sem tela no painel de exibição 141 para um lado inferior de uma região de tela, e mudar cabeamento, um chip de acionamento, e um processo de corte da tela 140, para usar eficazmente o painel de exibição 141 do telefone móvel, reduzir a região sem tela do painel de exibição 141, aumentando assim a proporção de tela para corpo. Adicionalmente, uma solução que a câmara, o sensor de proximidade ótico, e/ou o sensor de luz ambiente são/é configurado como um módulo ótico de aparecimento aumenta a complexidade de um projeto estruturas de um dispositivo eletrônico. Consequentemente, a confiabilidade do produto é reduzida e até uma espessura de todo o dispositivo eletrônico é aumentada. Adicionalmente, considera-se o uso de uma tela de LCD durante o projeto do dispositivo eletrônico, para resolver problemas de aumento de custos e falta de funções à prova d'água e poeira devido a um orifício se um diodo de emissão de luz orgânico (organic light-emitting diode, OLED) é usado.
[0056] Nesta modalidade da presente invenção, toda ou parte da câmera, o sensor de proximidade ótico, o sensor de luz ambiente, o receptor e o sensor de impressão digital frontal estão dispostos na região de tela no painel de exibição 141 da tela de LCD. Na Figura 2, que o elemento fotossensível 210 e o receptor 220 estão dispostos na região sem tela da tela 140 e uma parte da câmera 230 está disposta na região sem tela da tela 140 é utilizada como uma modalidade. O elemento fotossensível 210 inclui o sensor de proximidade ótico, um sensor fotossensível, um detector de infravermelho, um detector de laser e semelhantes. A câmera 230 inclui uma câmera frontal e uma câmera traseira. O botão físico 240 é geralmente um botão inicial, ou um botão inicial integrado com um módulo de reconhecimento de impressão digital. O botão físico 240 pode ainda incluir um botão de voltar, um botão de menu e um botão de sair. Alternativamente, o botão físico 240 pode ser um botão de toque em uma posição especificada na tela de toque. Por exemplo, o botão físico 240 é um botão de toque no centro da tela de toque, e o botão de toque é integrado a um módulo de reconhecimento de impressão digital. Para detalhes do receptor 220, consulte as descrições do alto-falante 161 na modalidade mostrada na Figura 1. Para detalhes do botão físico 240, o botão de liga/desliga 250 e o botão de volume 260, consulte as descrições do outro dispositivo de entrada 130 na modalidade mostrada na Figura 1. Deve ser notado que, nesta modalidade deste pedido, o telefone móvel pode incluir ainda um microfone, uma interface de dados, uma interface de cartão de módulo de identidade de assinante (módulo de identificação de assinante, SIM) (não mostrado na figura), uma entrada de fone de ouvido e semelhantes.
[0057] Deve ser notado que, nesta modalidade da presente invenção, para aparências do componente fotossensível 210, o receptor 220, a câmera 230 e o botão físico 240 no telefone móvel 200, as aparências do componente fotossensível 210, o receptor 220, a câmera 230 e o botão físico 240 no telefone móvel 200 podem ser coletivamente referidos como uma região transparente. A região transparente é utilizada para transmitir luz ao componente fotossensível 210 e à câmera 230, e transmitir voz ao receptor 220.
[0058] De acordo com a tela de LCD fornecida nesta modalidade da presente invenção, uma estrutura da tela de LCD é projetada para implementar uma região transparente local, para que a luz externa possa entrar em componentes como a câmera frontal e o sensor de luz ambiente que é disposto sob a tela, e um efeito de exibição em tela cheia é obtido em combinação com a otimização do layout de componentes como a câmera e o receptor. Portanto, a tela de LCD fornecida nesta modalidade da presente invenção pode ser aplicada a todos os cenários em que a transparência local da tela de LCD precisa ser implementada. A tela de LCD fornecida nesta modalidade da presente invenção e uma solução na qual uma estrutura de aparecimento (pop-up) e a tela de OLED são usadas pode implementar a exibição em tela cheia de um dispositivo eletrônico móvel com baixos custos, e melhorar a experiência do usuário.
[0059] A Figura 3 é um diagrama esquemático de uma interface de telefone móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 3, lados de uso (uma frente e/ou uma traseira) do telefone móvel podem incluir uma região de tela 32 e uma região sem tela 33. A região de tela inclui uma região transparente local 31.
[0060] A região de tela 32 pode ser a tela 140 na Figura 2. A região sem tela 33 pode ser uma região sem tela da tela 140 de uma aparência de interface na superfície superior do telefone móvel 200 na Figura 2. A região transparente local 31 pode ser o elemento fotossensível 210 e a câmera 230 na Figura 2. Na Figura 3, que a região transparente local 31 está completamente disposta no canto superior esquerdo da região de tela 32, está completamente disposta em um centro da região de tela 32, está parcialmente disposta em um centro de uma superfície inferior da região de tela 32, ou parcialmente disposta no centro de uma superfície superior da região de tela 32 é usado como exemplo. Com referência a um projeto de uma interface de usuário de telefone móvel, todo ou parte de um componente fotossensível 11, um receptor 12 e uma câmera 13 podem ser dispostos no canto superior esquerdo da região de tela 32 ou dispostos em qualquer posição na região de tela 32, e a posição não está limitada ao centro da superfície superior. Um botão físico 14 pode ser completamente disposto no centro da região de tela 32 ou completa ou parcialmente disposto em qualquer posição na superfície inferior da região de tela 32, e a posição não está limitada ao centro da superfície inferior.
[0061] Deve ser notado que o componente fotossensível 210, o receptor 220, a câmera 230 e o botão físico 240 têm estruturas diferentes dentro do telefone móvel e, portanto, as formas apresentadas na superfície do telefone móvel também são diferentes. Por outras palavras, as formas na região transparente 31 podem ser diferentes. Por exemplo, as aparências do componente fotossensível 210, a câmera 230 e o botão físico 240 podem estar em formas circulares na superfície do telefone móvel, e o receptor 220 e o botão físico 240 podem estar em formas retangulares curvas.
[0062] A Figura 4 é um diagrama estrutural esquemático de uma tela de LCD de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 4, a tela de LCD pode ser disposta em um dispositivo eletrônico, e a tela de LCD e o corpo de um componente 409 de um componente ótico podem ser dispostos juntos.
[0063] A tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente que são dispostas no modo de empilhamento. Há uma região transparente local na tela de LCD. Nenhum material não transparente é aplicado a cada camada de material não transparente na região transparente local, para formar um canal transparente na região transparente local ao longo de uma direção de empilhamento. O corpo de componente 409 do componente ótico pode ser total ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD.
[0064] Que nenhum material não transparente seja processado na região transparente local em cada camada de material não transparente pode ser o seguinte: Em um processo de fabricação, para cada material não transparente, nenhum material não transparente é processado em uma posição de uma região transparente local predefinida ou um material não transparente da região transparente local predefinida é removido de todas as camadas de material transparente, para que não haja material não transparente na região transparente local na camada de material não transparente.
[0065] Deve ser notado que tanto a região transparente local quanto uma região transparente podem ser definidas como uma região, na tela de LCD, que é usada para transmitir luz ao componente ótico. Por uma questão de brevidade, a região transparente local e a região transparente têm o mesmo significado e são usadas de forma intercambiável.
[0066] Nesta modalidade da presente invenção, a região transparente pode ser apresentada como um terminal inserido no furo ou uma lacuna na tela de LCD. Um material do terminal inserido no furo ou a lacuna na tela de LCD pode ser implementado pulando o processamento ou usando um processo de corte, por exemplo, um terminal inserido no furo 410 na Figura 4 à Figura 16 e uma lacuna 1310 na Figura 13. Os terminais inseridos no furo ou lacunas são dispostos de maneira oposta ao longo da direção de empilhamento, para formar o canal transparente na tela de LCD. O corpo de componente 409 do componente ótico pode ser total ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD. O terminal inserido no furo ou a lacuna são duas maneiras diferentes de apresentação da região transparente. Por questões de brevidade, o terminal inserido no furo é usado para descrição.
[0067] Em algumas modalidades, a tela de LCD pode incluir várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente que são dispostas em modo de pilha. Vários terminais inseridos no furo 410 podem ser dispostos em cada material não transparente, e os vários terminais inseridos no furo 410 são dispostos de maneira oposta ao longo da direção de empilhamento, para formar um canal transparente na tela de LCD. Do mesmo modo, o corpo de componente 409 do componente ótico é completa ou parcialmente disposto no canal transparente na tela de LCD.
[0068] Deve ser notado que uma quantidade de terminais inseridos no furo dispostos no material não transparente está relacionada a uma quantidade de corpos de componente 409 de componentes óticos. Uma pluralidade de terminais inseridos no furo precisa ser disposta se houver corpos de componente 409 de uma pluralidade de componentes óticos. Por outras palavras, a quantidade de corpos de componente 409 de componentes óticos corresponde à quantidade de canais de componente. Para facilitar a descrição, o seguinte executa a descrição usando um exemplo no qual um terminal inserido no furo é disposto em uma camada de material não transparente e um corpo de componente 409 de um componente ótico é disposto no terminal inserido no furo.
[0069] Em uma possível modalidade, a camada de material não transparente é uma camada de material cuja transmitância é menor que um limiar de transmitância. O limiar de transmitância pode ser 40%, 50%, 60%, 80% ou semelhantes. O limiar de transmitância pode ser definido com base em um requisito de detecção ótica específico de um componente ótico. Por exemplo, uma câmera possui um requisito relativamente alto para transmissão de luz e o limiar de transmitância pode ser definido entre 40% e 45%. Portanto, a região transparente local ou a região transparente descrita nesta especificação também pode ser uma região cuja transmitância atenda a um limiar de transmitância predefinido.
[0070] Nesta modalidade da presente invenção, a camada de material não transparente inclui um primeiro polarizador 402a, uma película colorida (Filtro de cor, CF) 404, uma camada de cristal líquido 405, um transistor de película fino (Thin film transistor, TFT) 406, um segundo polarizador 402b e um módulo de luz de fundo 407. A camada de material transparente inclui um vidro de cobertura CG 400, um primeiro substrato de vidro de LCD 403a e um segundo substrato de vidro de LCD 403b. O primeiro polarizador 402a, o primeiro substrato de vidro de LCD 403a, o CF 404, a camada de cristal líquido 405, o TFT 406, o segundo substrato de vidro de LCD 403b, o segundo polarizador 402b e o módulo de luz de fundo 407 são empilhados sequencialmente em uma superfície inferior do vidro de cobertura CG 400. A superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 é definida com base na direção de empilhamento da tela de LCD quando a tela de LCD do telefone móvel está voltada para cima. Alternativamente, a superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 pode ser definida especificamente para um caso em que a tela de LCD do telefone móvel está voltada para baixo. Isso não está limitado nesta modalidade da presente invenção. A Figura 4 é um diagrama estrutural esquemático de um exemplo de uma tela de LCD. Uma ordem de empilhamento da tela de LCD pode ser ajustada com base em um projeto real, e a tela de LCD pode incluir mais estruturas para implementar a tela. Por uma questão de brevidade, os detalhes não são descritos aqui.
[0071] Um terminal inserido no furo 410 é disposto no primeiro polarizador 402a, um terminal inserido no furo 410 é disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406, e um terminal inserido no furo 410 é disposto no segundo polarizador 402b e no módulo de luz de fundo 407. Uma posição do terminal inserido no furo 410 disposta no primeiro polarizador 402a corresponde separadamente a uma posição do terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, a camada de cristal líquido 405, e o TFT 406 e uma posição do terminal inserido no furo 410 disposto no segundo polarizador 402b e no módulo de luz de fundo 407.
[0072] Especificamente, o terminal inserido no furo 410 é disposto no primeiro polarizador 402a, o terminal inserido no furo 410 é disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406, e o terminal inserido no furo 410 é disposto no segundo polarizador 402b e no módulo de luz de fundo 407, para dispor a região transparente em uma interface de telefone móvel. Durante a fabricação real da tela de LCD, a posição da região transparente na tela de LCD é determinada primeiro com base nos requisitos de projeto de todo o telefone móvel. A região transparente é utilizada para transmitir luz ao componente fotossensível 210 e à câmera 230 na Figura 2, e transmite voz para o receptor 220.
[0073] Especificamente, uma região local que precisa ser transparente na tela de LCD é determinada com base nos requisitos de projeto de toda a máquina. As regiões correspondentes ao primeiro polarizador 402a e ao segundo polarizador 402b na tela de LCD são removidas. As regiões podem ser removidas antes ou depois do primeiro polarizador 402a e do segundo polarizador 402b serem respectivamente formados no primeiro substrato de vidro de LCD 403a e no segundo substrato de vidro de LCD 403b. De acordo com a região transparente projetada, durante a fabricação da exibição de cristal LCD, uma camada de material não transparente, como o CF 404, a camada de cristal líquido 405, o TFT 406, e o cabeamento metálico correspondente à região transparente não são processados. Um método de fabricação pode ser o seguinte: Durante o processamento desses materiais, a região não é diretamente processada por projetar uma máscara. O cabeamento de linha-coluna que poderia existir e que é interrompido pela região pode ser disposto em torno da região e, portanto, uma região não transparente com uma largura específica é formada. Alternativamente, o cabeamento de linha-coluna que é interrompido pode ser arranjado de forma independente, e o cabeamento é conduzido separadamente a partir de um lado esquerdo/direito e/ou lado superior/inferior próximo, para reduzir o impacto sobre uma área da região transparente, como mostrado na Figura 19. Um material de vedação, como um adesivo de vedação ou outro material de vedação, é processado em uma periferia da região transparente entre o primeiro substrato de vidro de LCD 403a e o segundo substrato de vidro de LCD 403b, para que não exista cristal líquido na região isolada por utilizar o material de vedação, e uma grande quantidade de luz pode passar pela tela de LCD. Adicionalmente, um material de vedação ou uma tinta aplicada à parte traseira do vidro de cobertura pode ser usado para proteger uma região de cabeamento. Como o módulo de luz de fundo 407 não é transparente, uma parte correspondente à região transparente precisa ser escavada durante o projeto do módulo de luz de fundo 407, e um corpo de componente de um componente ótico, como uma câmera, pode ser parcialmente estendido para uma parte de cavidade com base na espessura da parte oca, para reduzir a espessura de toda a máquina. Como a luz é parcialmente refletida em telas para as quais a diferença entre os índices de refração é relativamente grande, a transmitância é reduzida. Por exemplo, lacunas de ar geradas após a remoção dos materiais anteriores no LCD causam uma redução na transmitância. Um material como um OCA cujo índice de refração é próximo aos do primeiro substrato de vidro de LCD 403a e o segundo substrato de vidro de LCD 403b pode preencher as lacunas de ar. O OCA pode ser um adesivo sólido ou um adesivo líquido. O OCA sólido pode ser formado, em uma maneira de ligação, em uma superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD 403a e em uma superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD 403b que corresponde à região transparente, para aumentar uma transmitância de luz geral. Como alternativa, um lado interno do substrato de vidro de LCD inferior pode ser revestido com uma película antirreflexo AR 411, para aumentar ainda mais a transmitância e fornecer uma boa base ótica para o componente ótico, como a câmera 230. Uma lacuna de ar entre o vidro de cobertura CG 400 e o primeiro substrato de vidro de LCD 403a pode ser preenchida com um OCA original 401, e outra camada do OCA pode ser ainda usada ou um OCA líquido pode ser usado para preencher a lacuna.
[0074] Em uma possível modalidade, nenhum material não transparente é processado na região transparente em cada camada de material não transparente, e a região transparente na camada de material não transparente é preenchida com um enchimento transparente ou um material de cristal líquido.
[0075] Especificamente, o material de cristal líquido ou o enchimento transparente preenche uma região correspondente à região transparente entre o primeiro substrato de vidro de LCD 403a e o segundo substrato de vidro de LCD 403b. Para ser específico, o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 é preenchido com o material de cristal líquido ou o enchimento transparente. Na Figura 6, que o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, a camada de cristal líquido 405 e o TFT 406 é preenchido com o material de cristal líquido é usado como exemplo. Especificamente, como a luz é parcialmente refletida em telas para as quais a diferença entre os índices de refração é relativamente grande, uma transmitância é reduzida. Por exemplo, uma lacuna de ar gerada depois que o terminal inserido no furo 410 é disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 causa uma redução de transmitância. Para resolver um problema da lacuna de ar, o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 pode ser preenchido com um cristal líquido sem adicionar um dispositivo ou processo de outro material de enchimento. Se nenhum material de cristal líquido ou enchimento transparente for pingado na região correspondente à região transparente, nenhum processo de produção adicional será necessário, e a transmissão de luz não será afetada.
[0076] O terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 pode ainda ser preenchido com um material transparente, tal como um material transparente 710 na Figura 7. Um índice de refração do material transparente 710 pode estar próximo dos índices de refração do primeiro substrato de vidro de LCD 403a e do segundo substrato de vidro de LCD 403b. Por exemplo, o terminal inserido no furo 410 disposto no primeiro polarizador 402a e o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, a camada de cristal líquido 405 e o TFT 406 podem ser preenchidos com um OCA, e um OCA é formado em uma superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD. Diferentes processos podem ser usados com base em diferentes formas materiais do OCA. Por exemplo, uma maneira de ligação pode ser usada para um OCA sólido, e o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 é preenchido com o OCA, para aumentar uma transmitância de luz geral. Por exemplo, na Figura 10, o material transparente 610 pode preencher o terminal inserido no furo 410 disposto no primeiro polarizador 402a, e o material de cristal líquido preenche o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406, e o OCA é formado na superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD.
[0077] Deve ser notado que o terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 é preenchido com o material de cristal líquido. No entanto, o material de cristal líquido preenchido tem uma transmitância muito baixa. Portanto, em um processo de fabricação real, um material de ITO é processado na superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD 403a correspondente à região transparente, e um material de ITO é retido na superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD 403b. Como mostrado na Figura 8, um material de ITO 811 é formado na superfície superior e a superfície inferior é preenchida com o material de cristal líquido. Depois que o material de ITO é alimentado, o desempenho do material de cristal líquido preenchido muda, para que a luz possa ser transmitida e a transmissão de luz aprimorada.
[0078] Especificamente, além da camada de material transparente, há ainda uma camada de ITO na superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD 403a e na superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD 403b. Um sinal elétrico é aplicado à camada de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de cristal líquido. Uma camada de ITO ainda é retida em vários orifícios de passagem através de pinos 410 e é conectada a um sinal elétrico correspondente. Por exemplo, uma camada de ITO em uma região correspondente a um terminal inserido no furo 410 no primeiro substrato de vidro de LCD 403a também é conectada a uma camada de ITO em outra região e um mesmo sinal elétrico é usado; e uma camada de ITO em uma região correspondente a um terminal inserido no furo 410 no segundo substrato de vidro de LCD 403b é conectada a um sinal elétrico de controle independente, por exemplo, um sinal elétrico de controle de um ou vários pixels em uma região original correspondente ao canal transparente pode ser usado. Tensão é aplicada às duas camadas de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de um material de cristal líquido nos terminais inseridos no furo 410, de modo que uma grande quantidade de luz possa passar através das regiões correspondentes aos terminais inseridos no furo, conseguindo assim um efeito transparente local.
[0079] Em uma possível modalidade, o material transparente inclui ainda uma primeira película de alinhamento e uma segunda película de alinhamento. A primeira película de alinhamento é fabricada em uma superfície superior da camada de cristal líquido 405, e a segunda película de alinhamento é fabricada em uma superfície inferior da camada de cristal líquido 405. Por exemplo, na Figura 9, que uma primeira película de alinhamento 911a é fabricada na superfície superior da camada de cristal líquido 405 e que uma segunda película de alinhamento 911b é fabricada na superfície inferior da camada de cristal líquido 405 é usado como exemplo.
[0080] Especificamente, na Figura 9, a camada de cristal líquido 405 é formada entre uma superfície inferior da primeira película de alinhamento 911a e uma superfície superior da segunda película de alinhamento 911b. Nenhuma primeira película de alinhamento ou segunda película de alinhamento pode ser processada em uma região do terminal inserido no furo 410, e o terminal inserido no furo 410 correspondente ao CF 404, à camada de cristal líquido 405 e ao TFT 406 é preenchido com o material de cristal líquido. Por exemplo, devido à falta da primeira película de alinhamento 911a e da segunda película de alinhamento 911b na região, os alinhamentos na camada de cristal líquido 405 são desordenados, e os materiais de cristal líquido na camada de cristal líquido 405 são representados como materiais isotrópicos, de modo que normalmente, uma grande quantidade de luz pode passar pela região, alcançando um efeito transparente local.
[0081] Em uma possível modalidade, a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento podem ser processadas em uma região do terminal inserido no furo 410. Por exemplo, na Figura 10, quando a luz precisa ser transmitida, a primeira película de alinhamento 911a e a segunda película de alinhamento 911b no terminal inserido no furo 410 são alimentadas, de modo que a primeira película de alinhamento 911a e a segunda película de alinhamento 911b no terminal inserido no furo 410 são inválidas, alinhamentos na camada de cristal líquido 405 são desordenados, e os materiais de cristal líquido na camada de cristal líquido 405 são representados como materiais isotrópicos. Dessa forma, uma grande quantidade de luz normalmente pode passar pela região, alcançando um efeito transparente local.
[0082] Em uma possível modalidade, a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento podem ser processadas somente em uma região do terminal inserido no furo 410. Quando a luz precisa ser transmitida, a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento que são processadas na região do terminal inserido no furo 410 são alimentadas, de modo que a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento no terminal inserido no furo 410 são inválidas, os alinhamentos na camada de cristal líquido 405 são desordenados, e materiais de cristal líquido na camada de cristal líquido 405 são representados como materiais isotrópicos. Dessa forma, uma grande quantidade de luz normalmente pode passar pela região, alcançando um efeito transparente local.
[0083] Em uma possível modalidade, como mostrado na Figura 15, uma película antirreflexo AR 411 pode ser processada adicionalmente na superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 correspondente ao terminal inserido no furo 410. Como mostrado na Figura 4, a superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD 403b correspondente ao terminal inserido no furo 410 é revestida com a película antirreflexo AR 411. Uma quantidade de películas antirreflexo AR 411 está relacionada a um requisito da tela de LCD para uma transmitância. A quantidade de películas antirreflexo AR 411 pode ser correspondentemente aumentada de acordo com um caso específico, para melhorar uma transmitância e fornecer uma boa base ótica para um componente ótico, como uma câmera. Nenhum OCA é formado na película antirreflexo AR 411, para evitar interferência ótica no componente ótico.
[0084] Em uma possível modalidade, nenhum material transparente é processado na região transparente no primeiro substrato de vidro de LCD 403a e no segundo substrato de vidro de LCD 403b, para formar um canal transparente na região transparente ao longo da direção de empilhamento.
[0085] Especificamente, vários terminais inseridos no furo são dispostos separadamente no primeiro substrato de vidro de LCD 403a e no segundo substrato de vidro de LCD 403b. As regiões dos terminais inseridos no furo dispostas no primeiro substrato de vidro de LCD 403a e no segundo substrato de vidro de LCD 403b são correspondentes ao terminal inserido no furo 410. Por exemplo, na Figura 12, que dois terminais inseridos no furo 1210 são dispostos separadamente no primeiro substrato de vidro de LCD 403a e o segundo substrato de vidro de LCD 403b é usado como exemplo. Os dois terminais inseridos no furo 1210 são dispostos em cada um do primeiro substrato de vidro de LCD 403a e segundo substrato de vidro de LCD 403b, de modo que uma espessura de tela na região transparente possa ser usada ainda por outro componente e uma espessura global pode ser reduzida.
[0086] Em uma possível modalidade, um material transparente é retido no canal transparente nas várias camadas de material transparente.
[0087] Especificamente, o material transparente é retido no canal transparente nas várias camadas de material transparente, para formar o canal transparente na região transparente no modo de empilhamento. Nenhum processo de fabricação adicional é necessário, os custos de fabricação são reduzidos e o efeito de exibição em tela cheia não é afetado. Adicionalmente, o material transparente é retido na região transparente nas várias camadas de material transparente, para que a resistência mecânica da tela de LCD possa ser aumentada e a qualidade geral da tela de LCD possa ser aprimorada.
[0088] Deve ser notado que o canal transparente é formado em modo de pilha quando nenhum material não transparente é processado na região transparente nas várias camadas de material não transparente.
[0089] Em uma possível modalidade, nenhum material transparente é processado na região transparente no vidro de cobertura CG, para formar o canal transparente na região transparente ao longo da direção de empilhamento.
[0090] Especificamente, vários terminais inseridos no furo podem ser ainda dispostos no vidro de cobertura CG 400. As regiões dos terminais inseridos no furo, dispostas no vidro de cobertura CG 400 correspondem a uma posição do terminal inserido no furo 410. Por exemplo, na Figura 13, que dois terminais inseridos no furo 1310 estão dispostos no vidro de cobertura CG 400 é usado como exemplo. Dois orifícios de passagem 1310 são dispostos no vidro de cobertura CG 400, para fornecer uma boa base acústica para um componente acústico, como um receptor.
[0091] Deve ser notado que na Figura 13, para fornecer uma boa base acústica para o componente acústico, como o receptor, os dois terminais inseridos no furo 1210 dispostos em cada um dos primeiros substratos de vidro de LCD 403a e o segundo substrato de vidro de LCD 403b correspondem aos dois terminais inseridos no furo 1310 dispostos no vidro de cobertura CG 400. Uma boa base acústica é fornecida para o componente acústico, como o receptor 220, usando o terminal inserido no furo 410, os orifícios de passagem pino 1210 e a terminais inseridos no furo 1310 dispostos.
[0092] Em uma possível modalidade, um material de vedação é aplicado a uma periferia do terminal inserido no furo 410.
[0093] Especificamente, o material de vedação, como um selante de silicone, é aplicado na periferia do terminal inserido no furo 410, de modo que não exista cristal líquido em uma região isolada usando o material de vedação. Por exemplo, na Figura 4, que um material de vedação é aplicado a uma periferia do terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404, na camada de cristal líquido 405 e no TFT 406 é usado como exemplo.
[0094] Deve ser notado que nenhum material de vedação pode ser aplicado a uma periferia do terminal inserido no furo 410 disposto no CF 404 e uma periferia do terminal inserido no furo 410 disposto no TFT 406, desde que cristal líquido seja usado para isolamento.
[0095] Em uma possível modalidade, uma proporção comprimento-largura de uma dimensão de tela de uma região de tela retangular sem um canal transparente em uma região de tela é 16:9 ou 18:9.
[0096] Especificamente, na Figura 18 (d), para uma tela sob a região transparente, a saber, uma tela excluindo a região transparente, um comprimento da tela é H, e uma largura da tela é W. A proporção H/W da tela pode ser 18:9, 16:9 ou 4:3 ou outra proporção de formato padrão suportada por filme/vídeo, para que a experiência em assistir um filme ou vídeo, visualizar uma imagem ou algo semelhante não seja afetada pela região transparente.
[0097] Em uma possível modalidade, a região transparente pode ser total ou parcialmente disposta na região de tela no vidro de cobertura CG 400.
[0098] Especificamente, a câmera 20 pode ser completa ou parcialmente disposta na região de tela no vidro de cobertura CG 400. Por exemplo, a câmera 20 está completamente disposta na região de tela na Figura 18 (a), (b), (d), (e) e (f), e a câmera 20 está parcialmente disposta na região de tela na Figura 18 (c). A região transparente pode ser disposta em diferentes posições na região de tela. Por exemplo, na Figura 18 (b) e Figura 18 (d), as câmeras 20 estão dispostas em diferentes posições da região de tela. A região transparente pode ser definida para diferentes formas. Por exemplo, na Figura 18 (f), a câmera 20 e o componente fotossensível 21 podem ser dispostos na mesma região transparente 27. Na Figura 18 (e), existem duas câmeras 20. O mesmo que a câmera 20, o componente fotossensível 21 pode ser parcial ou completamente disposto na região de tela, e um tamanho e uma posição de uma região transparente correspondente ao componente fotossensível 21 podem variar com o componente fotossensível. O receptor pode ser parcial ou completamente disposto na região de tela. O botão físico 24 também pode ser parcial ou completamente disposto na região de tela. O botão físico 24 pode, alternativamente, ser um botão de toque em uma posição especificada na região de tela. Por exemplo, o botão físico 24 é um botão de toque em uma posição central na região de tela, e o botão de toque é integrado a um módulo de reconhecimento de impressão digital, por exemplo, um botão físico 25 mostrado na Figura 18 (b), a Figura 18 (c), a Figura 18 (d), e a Figura 18 (e).
[0099] O seguinte descreve uma posição, um tamanho e uma forma da região transparente disposta na região de tela com referência a Figura 4 à Figura 17.
[00100] Uma posição de uma lacuna 1410 na Figura 14 é diferente das posições na Figura 4 a Figura 13 e Figura 15 a Figura 17. O canal transparente na Figura 15 tem uma profundidade maior e o corpo de componente 409 do componente ótico pode ser parcialmente disposto no canal transparente. O corpo de componente 409 do componente ótico pode ser total ou parcialmente disposto sob o canal transparente em outros desenhos anexos. Na Figura 16, para prevenir melhor o corpo de componente 409 do componente ótico contra interferência de poeira, um material de vedação 1611 pode ser aplicado ao corpo de componente 409 do componente ótico, mas o canal transparente médio precisa ser retido. Um OCA é removido do terminal inserido no furo no qual o material de vedação 1611 é aplicado. Quando o OCA 401 é exposto ao ar, o OCA é facilmente coberto de poeira e uma superfície se torna irregular. Consequentemente, a fotografia é afetada. Algumas das várias camadas de materiais na tela de LCD podem ser sintetizadas. Por exemplo, na Figura 17, o primeiro substrato de vidro de LCD e o CF são sintetizados como um vidro CF 1711, e o segundo substrato de vidro de LCD e o TFT são sintetizados como um vidro TFT 1712.
[00101] Nesta modalidade da presente invenção, uma maneira de corte, como controle numérico computadorizado (computerized numerical control, CNC) ou corte de processamento a laser, pode ser usada para o primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo. Pelo menos um terminal inserido no furo é disposto no primeiro polarizador, no segundo polarizador e no módulo de luz de fundo. O pelo menos um terminal inserido no furo pode ser obtido através do corte antes ou depois do primeiro polarizador e do segundo polarizador serem formados no vidro de cobertura CG. Durante o projeto da região transparente, nenhum material não transparente correspondente à região transparente pode ser processado, por exemplo, CF, TFT e cabeamento metálico. Para o CF, o TFT e o cabeamento metálico, nenhum material não transparente correspondente à região transparente pode ser processado projetando uma máscara. O cabeamento de linha-coluna que poderia existir e que é interrompido pela região não processada pode ser disposto em torno da região não processada e, portanto, uma região não transparente com uma largura específica é formada. Alternativamente, o cabeamento de linha-coluna que é interrompido pode ser arranjado de forma independente, cabeamento de linha é conduzido para fora a partir de um lado direito/esquerdo, e cabeamento de coluna é conduzido para fora a partir de um lado superior/inferior, para reduzir um impacto sobre uma área da região transparente. Como mostrado na Figura 19, o cabeamento de linha-coluna que poderia existir e que é interrompido pela região não processada pode ser disposto em torno da região não processada e, portanto, uma região não transparente com uma largura específica é formada. A região não transparente pode ser formada através de vedação usando um material de vedação m. Em alternativa, o cabeamento de linha-coluna que é interrompido pode ser arranjado de forma independente, cabeamento de linha h é conduzido para fora a partir de um lado direito/esquerdo, e cabeamento de coluna l é conduzido para fora a partir de um lado superior/inferior, para reduzir um impacto sobre uma área da região transparente. Para evitar vazamentos de cabeamento, um material de vedação ou uma tinta aplicada à parte traseira do vidro de cobertura pode ser usado para proteger uma região de cabeamento. Por exemplo, na Figura 20, um material de vedação 2004 é usado para isolar uma região transparente 2001 e um cristal líquido 2003, e um selante de silicone 2002 é usado para impedir que o cristal líquido 2003 vaze.
[00102] Deve ser notado que um processo de produção da tela de LCD é um processo de produção relacionado à evaporação, pulverização catódica e semelhantes, e um OCA ou uma fita adesiva é utilizada para ligação apenas entre os módulos.
[00103] Em algumas modalidades, a tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente que são dispostas em modo de pilha. Há uma região transparente na tela de LCD. Nenhum material não transparente é processado na região transparente nas várias camadas de material não transparente, para formar um canal de componente na região transparente ao longo de uma direção de empilhamento. Um sensor de impressão digital é totalmente ou parcialmente disposto no canal de componente da tela de LCD.
[00104] Nesta modalidade da presente invenção, a região transparente pode ser apresentada como um terminal inserido no furo ou uma lacuna na tela de LCD. Um material do terminal inserido no furo ou da lacuna na tela de LCD pode ser implementado pulando o processamento ou usando um processo de corte, por exemplo, um terminal inserido no furo 410 na Figura 21. Os terminais inseridos no furo ou lacunas são dispostos de maneira oposta ao longo da direção de empilhamento, para formar um canal transparente na tela de LCD. O corpo de componente 409 do componente ótico pode ser total ou parcialmente disposto sob o canal transparente da tela de LCD ou parcialmente disposto no canal transparente. O terminal inserido no furo ou a lacuna são duas maneiras diferentes de apresentação da região transparente. Por questões de brevidade, o terminal inserido no furo é usado para descrição.
[00105] Em algumas modalidades, a tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente que são dispostas em modo de pilha. Existem vários terminais inseridos no furo na tela de LCD que são formados em pelo menos uma camada das várias camadas de material não transparente e nas várias camadas de material transparente, e os vários terminais inseridos no furo são dispostos de maneira oposta ao longo da direção de empilhamento, para formar um canal de componente na tela de LCD. Um sensor de impressão digital é parcial ou completamente disposto no canal de componente. Na Figura 21, o sensor de impressão digital está completamente disposto no canal de componente. Nesse caso, o telefone móvel tem uma espessura menor.
[00106] A camada de material não transparente é uma camada de material cuja transmitância é menor que um limiar de transmitância. O limiar de transmitância pode ser 40%, 50%, 60%, 80% ou semelhantes. O limiar de transmitância pode ser definido com base em um requisito de detecção ótica específico de um componente ótico. Por exemplo, uma câmera possui um requisito relativamente alto para transmissão de luz, e o limiar de transmitância pode ser definido entre 40% e 45%.
[00107] Vários terminais inseridos no furo são dispostos em pelo menos uma das várias camadas de material transparente, de modo que vários materiais transparentes possam ser usados para transmitir luz, e os terminais inseridos no furo podem ser correspondentemente ajustados com base em uma quantidade de sensores de impressão digital e um tamanho do sensor de impressão digital.
[00108] Nesta modalidade da presente invenção, a camada de material não transparente inclui um primeiro polarizador 402a, um CF 404, uma camada de cristal líquido 405, um TFT 406, um segundo polarizador 402b e um módulo de luz de fundo 407. A camada de material transparente inclui um vidro de cobertura CG 400, um primeiro substrato de vidro de LCD 403a e um segundo substrato de vidro de LCD 403b. O primeiro polarizador 402a, o primeiro substrato de vidro de LCD 403a, o CF 404, a camada de cristal líquido 405, o TFT 406, o segundo substrato de vidro de LCD 403b, o segundo polarizador 402b e o módulo de luz de fundo 407 são empilhados sequencialmente em uma superfície inferior do vidro de cobertura CG 400. Adicionalmente, o terminal inserido no furo 410 é disposto em todo o primeiro polarizador 402a, o primeiro substrato de vidro de LCD 403a, o CF 404, a camada de cristal líquido 405, o TFT 406, o segundo substrato de vidro de LCD 403b, o segundo polarizador 402b e o módulo de luz de fundo 407. O sensor de impressão digital 2011 está completamente disposto no canal de componente. A superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 é definida com base na direção de empilhamento da tela de LCD quando a tela de LCD do telefone móvel está voltada para cima. Alternativamente, a superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 pode ser definida especificamente para um caso em que a tela de LCD do telefone móvel está voltada para baixo. Isso não está limitado nesta modalidade da presente invenção. A Figura 21 é um diagrama estrutural esquemático de um exemplo de uma tela de LCD. Uma ordem de empilhamento da tela de LCD pode ser ajustada com base em um projeto real, e a tela de LCD pode incluir mais estruturas para implementar a tela. Por uma questão de brevidade, os detalhes não são descritos aqui.
[00109] Em uma possível modalidade, o sensor de impressão digital pode ser um sensor de impressão digital ótico, um sensor de impressão digital capacitivo ou um sensor de reconhecimento ótico digital. Uma exibição pode ser disposta nos dois lados do sensor, para aumentar uma proporção de tela para corpo.
[00110] Nesta modalidade da presente invenção, os vários terminais inseridos no furo são dispostos na tela de LCD, para formar o canal de componente na tela de LCD, de modo que o sensor de impressão digital seja parcial ou completamente disposto no canal de componente.
[00111] Deve ser notado que a Figura 5 é um diagrama esquemático de seção transversal ao longo das direções de AA' e BB' de um lado direito da Figura 4 e a Figura 6 à Figura 17.
[00112] Em um processo de fabricação de tela de LCD, para fixar o vidro de cobertura CG 400 e uma capa do telefone móvel, um adesivo 413 na Figura 4 pode ser usado para colar o vidro de cobertura CG 400 e uma estrutura 412, para fixar o vidro de cobertura CG 400 e a capa do telefone móvel. A estrutura 412 pode ser uma estrutura de suporte ou uma região de cabeamento. Por uma questão de brevidade, os detalhes não são descritos aqui.
[00113] Nas modalidades anteriores da presente invenção, o componente ótico pode ser qualquer componente que é configurado para formar um circuito ótico ou constitui um componente ótico, ou um componente ótico-relacionado. Por exemplo, o componente ótico pode ser um componente como um sensor de impressão digital ótico, uma câmera, um sensor de proximidade ótico, um sensor de luz estruturado, um transmissor a laser infravermelho e um sensor de luz ambiente. Por exemplo, quando a luz passa pela câmera, uma imagem pode ser formada.
[00114] Certamente, as modalidades anteriores podem ser combinadas de várias maneiras dentro do escopo de proteção solicitado por este pedido.
[00115] De acordo com as modalidades da presente invenção, componentes óticos, como uma câmera e um sensor de luz ambiente, e um sensor de impressão digital ótico e outro componente podem ser dispostos sob a tela de LCD usando a região transparente na tela de LCD, desse modo aumentando significativamente a proporção de tela para corpo e obtendo um efeito de tela cheia.
[00116] A Figura 22 é um fluxograma de um método de fabricação de tela de LCD de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 22, o método de fabricação de tela de LCD pode incluir os seguintes passos.
[00117] Passo 2201: Determinar uma região transparente disposta em uma tela de LCD.
[00118] Passo 2202: Pular o processamento de um material não transparente na região transparente, onde a tela de LCD inclui várias camadas de material transparente e várias camadas de material não transparente, para formar um canal transparente na região transparente ao longo de uma direção de empilhamento.
[00119] Passo 2203: Combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente.
[00120] Que nenhum material não transparente é processado em uma região transparente local em cada camada de material não transparente pode ser o seguinte: Em um processo de fabricação, para cada material não transparente, nenhum material não transparente é processado em uma posição de uma região transparente local predefinida ou um material não transparente da região transparente local predefinida é removido de todas as camadas de material transparente, para que não haja material não transparente na região transparente local na camada de material não transparente.
[00121] Deve ser notado que tanto a região transparente local quanto a região transparente podem ser definidas como uma região, na tela de LCD, usada para transmitir luz a um componente ótico. Por uma questão de brevidade, a região transparente local e a região transparente têm o mesmo significado e são usadas de forma intercambiável.
[00122] Nesta modalidade da presente invenção, a região transparente pode ser apresentada como um terminal inserido no furo ou um espaço na tela de LCD. Um material do terminal inserido no furo ou da lacuna na tela de LCD pode ser implementado pulando o processamento ou usando um processo de corte, por exemplo, um terminal inserido no furo na Figura 4 à Figura 16 e uma lacuna na Figura 13. Os terminais inseridos no furo ou lacuna são dispostos de maneira oposta ao longo da direção de empilhamento, para formar o canal transparente na tela de LCD. Um corpo de componente de um componente ótico pode ser total ou parcialmente disposto no canal transparente da tela de LCD. O terminal inserido no furo ou a lacuna são duas maneiras diferentes de apresentação da região transparente. Por questões de brevidade, o terminal inserido no furo é usado para descrição.
[00123] Deve ser notado que uma quantidade de terminais inseridos no furo dispostos no material não transparente está relacionada a uma quantidade de componentes óticos. Uma pluralidade de terminais inseridos no furo precisa ser disposta se houver uma pluralidade de componentes óticos. Em outras palavras, a quantidade de componentes óticos pode estar em uma correspondência de um para um com a quantidade de canais de componente, ou uma pluralidade de componentes óticos são dispostos em um terminal inserido no furo. Isso é determinado especificamente com base em um projeto de processo. Para facilitar a descrição, a descrição a seguir é executada usando um exemplo no qual um terminal inserido no furo é disposto na camada de material não transparente.
[00124] Em uma possível modalidade, a camada de material não transparente é uma camada de material cuja transmitância é menor que um limiar de transmitância. O limiar de transmitância pode ser 40%, 50%, 60%, 80% ou semelhantes. O limiar de transmitância pode ser definido com base em um requisito de detecção ótica específico de um componente ótico. Por exemplo, uma câmera possui um requisito relativamente alto para transmissão de luz, e o limiar de transmitância pode ser definido entre 40% e 45%. Portanto, a região transparente local ou a região transparente descrita nesta especificação também pode ser uma região cuja transmitância atenda a um limiar de transmitância predefinido.
[00125] Nesta modalidade da presente invenção, a camada de material não transparente inclui um primeiro polarizador, um CF, uma camada de cristal líquido, um TFT, um segundo polarizador e um módulo de luz de fundo. A camada de material transparente inclui um vidro de cobertura CG, um primeiro substrato de vidro de LCD e um segundo substrato de vidro. O primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo são empilhados sequencialmente em uma superfície inferior do vidro de cobertura CG. A superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 é definida com base na direção de empilhamento da tela de LCD quando a tela de LCD de um telefone móvel está voltada para cima. Alternativamente, a superfície inferior do vidro de cobertura CG 400 pode ser definida especificamente para um caso em que a tela de LCD do telefone móvel está voltada para baixo. Isso não está limitado nesta modalidade da presente invenção. A Figura 4 é um diagrama estrutural esquemático de um exemplo de uma tela de LCD. Uma ordem de empilhamento da tela de LCD pode ser ajustada com base em um projeto real, e a tela de LCD pode incluir mais estruturas para implementar a tela. Por uma questão de brevidade, os detalhes não são descritos aqui.
[00126] Especificamente, é determinada uma posição para dispor a região transparente. A região transparente é disposta na tela de LCD. A tela de LCD inclui o vidro de cobertura CG, o primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo. Nenhum material não transparente é processado na região transparente no primeiro polarizador, o CF, o cristal líquido, o TFT, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo, para formar o canal transparente na região transparente ao longo da direção de empilhamento. O vidro de cobertura CG, o primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF, o cristal líquido, o TFT, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo são formados sequencialmente.
[00127] Nesta modalidade da presente invenção, uma maneira de corte como CNC ou corte de processamento a laser pode ser usada para o primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo. Um primeiro terminal inserido no furo é disposto no primeiro polarizador, no segundo polarizador e no módulo de luz de fundo. O primeiro terminal inserido no furo pode ser obtido através do corte antes ou depois do primeiro polarizador e do segundo polarizador serem formados no vidro de cobertura CG. Durante o projeto da região transparente, nenhum material não transparente correspondente à região transparente pode ser processado, por exemplo, CF, TFT e cabeamento metálico. Para o CF, o TFT e o cabeamento metálico, nenhum material não transparente correspondente à região transparente pode ser processado ao projetar uma máscara.
[00128] De acordo com esta modalidade da presente invenção, componentes óticos, como uma câmera, um sensor de luz ambiente e um sensor de impressão digital ótico e outro componente podem ser dispostos sob a tela de LCD usando a região transparente na tela de LCD, desse modo aumentando significativamente a proporção de tela para corpo e obtendo um efeito de tela cheia.
[00129] Em uma possível modalidade, antes do passo de combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente, o método de fabricação de tela de LCD inclui ainda: pular o processamento de um material não transparente na região transparente nas várias camadas de material não transparente, e preencher um enchimento transparente ou um material de cristal líquido.
[00130] Especificamente, o material de cristal líquido ou o enchimento transparente preenche uma região correspondente à região transparente entre o primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD. Para ser específico, o primeiro terminal inserido no furo é preenchido com o material de cristal líquido ou o enchimento transparente, como mostrado na Figura 6. O preenchimento da região correspondente à região transparente com o material de cristal líquido não aumenta a dificuldade de implementação. Adicionalmente, se nenhum material de cristal líquido ou enchimento transparente for pingado na região correspondente à região transparente, nenhum processo de produção adicional será necessário, e a transmissão de luz não será afetada.
[00131] Como a luz é parcialmente refletida em telas para as quais a diferença entre os índices de refração é relativamente grande, a transmitância é reduzida. Por exemplo, uma lacuna de ar gerada após um primeiro terminal inserido no furo ser disposto no CF, na camada de cristal líquido e no TFT causa uma redução de transmitância. Para resolver um problema da lacuna de ar, o primeiro terminal inserido no furo disposto no CF, na camada de cristal líquido e no TFT pode ser preenchido com um cristal líquido sem adicionar um dispositivo ou um processo de outro material de enchimento.
[00132] O primeiro terminal inserido no furo disposto no CF, na camada de cristal líquido e no TFT pode ainda ser preenchido com um material transparente. Um índice de refração do material transparente pode estar próximo dos índices de refração do primeiro substrato de vidro de LCD e do segundo substrato de vidro de LCD. Por exemplo, o primeiro terminal inserido no furo disposto no primeiro polarizador, o CF, a camada de cristal líquido e o TFT podem ser preenchidos com um OCA, e um OCA é formado em uma superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD. Diferentes processos podem ser usados com base em diferentes formas materiais do OCA. Por exemplo, uma maneira de ligação pode ser usada para um OCA sólido e o primeiro terminal inserido no furo disposto no CF, na camada de cristal líquido e no TFT pode ser preenchido com o OCA, para melhorar uma transmitância de luz geral. Como alternativa, o material transparente pode preencher um primeiro orifício disposto no primeiro polarizador, e o material de cristal líquido preenche o primeiro orifício disposto no CF, na camada de cristal líquido e no TFT, e o OCA é formado na superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD, como mostrado na Figura 11.
[00133] Deve ser notado que o primeiro terminal inserido no furo disposto no CF, na camada de cristal e no TFT é preenchido com o material de cristal líquido. No entanto, o material de cristal líquido cheio tem uma transmitância muito baixa. Portanto, em um processo de fabricação real, um material de ITO é retido em uma superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD correspondente à região transparente, e um material de ITO é retido em uma superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD. Um sinal elétrico é aplicado ao material de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de cristal líquido. Uma camada de ITO ainda é mantida em vários canais transparentes e é conectada a um sinal elétrico correspondente. Por exemplo, uma camada de ITO em uma região correspondente a um segundo terminal inserido no furo no primeiro substrato de vidro de LCD também é conectada a uma camada de ITO em outra região e um mesmo sinal elétrico é usado; e uma camada de ITO em uma região correspondente a um segundo terminal inserido no furo no segundo substrato de vidro de LCD é conectada a um sinal elétrico de controle independente, por exemplo, um sinal elétrico de controle de um ou vários pixels em uma região original correspondente ao canal transparente pode ser usado. Tensão é aplicada às duas camadas de ITO, para produzir um campo elétrico para controlar a deflexão de um material de cristal líquido nos canais transparentes, de modo que uma grande quantidade de luz possa passar através das regiões correspondentes aos terminais inseridos no furo, alcançando assim um efeito transparente local, como mostrado na Figura 8.
[00134] Especificamente, ainda existe uma camada de ITO na superfície inferior do primeiro substrato de vidro de LCD e uma camada de ITO na superfície superior do segundo substrato de vidro de LCD.
[00135] Em uma possível modalidade, o material transparente inclui ainda uma primeira película de alinhamento e uma segunda película de alinhamento. Um material de cristal líquido é pingado entre uma superfície inferior da primeira película de alinhamento e uma superfície superior da segunda película de alinhamento, como mostrado na Figura 4.
[00136] Em uma possível modalidade, o material de cristal líquido é pingado entre a superfície inferior da primeira película de alinhamento e a superfície superior da segunda película de alinhamento, para formar a camada de cristal líquido. Nenhuma primeira película de alinhamento ou segunda película de alinhamento é processada em uma região do primeiro terminal inserido no furo, e o primeiro terminal inserido no furo é preenchido com o material de cristal líquido. Devido à falta da primeira película de alinhamento e da segunda película de alinhamento na região, os alinhamentos na camada de cristal líquido são desordenados, e os materiais de cristal líquido na camada de cristal líquido são representados como materiais isotrópicos, de modo que uma grande quantidade de luz pode normalmente passar pela região, conseguindo assim um efeito transparente local, como mostrado na Figura 9.
[00137] Em uma possível modalidade, o material de cristal líquido é pingado entre a superfície inferior da primeira película de alinhamento e a superfície superior da segunda película de alinhamento, para formar a camada de cristal líquido. A primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento são processadas no primeiro terminal inserido no furo, e o primeiro terminal inserido no furo é preenchido com o material de cristal líquido. Quando a luz precisa ser transmitida, a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento no primeiro terminal inserido no furo são alimentadas, de modo que a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento no primeiro terminal inserido no furo são inválidas, alinhamentos na camada de cristal líquido são desordenados, e os materiais de cristal líquido na camada de cristal líquido são representados como materiais isotrópicos. Desta forma, uma grande quantidade de luz pode normalmente passar através da região, conseguindo assim um efeito transparente local, como mostrado na Figura 10.
[00138] Em uma possível modalidade, a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento podem ser processadas apenas em uma região do primeiro terminal inserido no furo. Quando a luz precisa ser transmitida, a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento que são processadas na região do primeiro terminal inserido no furo são alimentadas, de modo que a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento no primeiro terminal inserido no furo são inválidas, alinhamentos na camada de cristal líquido são desordenados, e os materiais de cristal líquido na camada de cristal líquido são representados como materiais isotrópicos. Dessa forma, uma grande quantidade de luz normalmente pode passar pela região, alcançando um efeito transparente local.
[00139] Em uma possível modalidade, antes do passo de combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente, o método inclui ainda: cortar um material transparente a partir do primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD na região transparente, para formar o canal transparente na região transparente ao longo da direção de empilhamento.
[00140] Especificamente, o material transparente do primeiro substrato de vidro de LCD e do segundo substrato de vidro de LCD na região transparente é removido. Por outras palavras, um segundo terminal inserido no furo correspondente ao primeiro terminal inserido no furo é disposto no primeiro substrato de vidro de LCD e no segundo substrato de vidro de LCD. Uma quantidade de segundos terminais inseridos no furo está relacionada com uma quantidade de câmaras, receptores, componentes fotossensíveis, ou botões físicos. Por exemplo, quando existem duas câmeras, dois segundos terminais inseridos no furo são dispostos em cada um do primeiro substrato de vidro de LCD e segundo substrato de vidro de LCD, como mostrado na Figura 12.
[00141] Em uma possível modalidade, antes do passo de combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente, o método inclui ainda: processar um material transparente no canal transparente nas várias camadas de material transparente.
[00142] Especificamente, o material transparente é processado no canal transparente nas várias camadas de material transparente, para formar o canal transparente na região transparente em modo de pilha. Nenhum processo de fabricação adicional é necessário, os custos de fabricação são reduzidos e o efeito de exibição em tela cheia não é afetado. Adicionalmente, o material transparente é retido na região transparente nas várias camadas de material transparente, para que a resistência mecânica da tela de LCD possa ser aumentada e a qualidade geral da tela de LCD possa ser aprimorada.
[00143] Deve ser notado que o canal transparente é formado em modo de pilha quando nenhum material não transparente é processado na região transparente nas várias camadas de material não transparente.
[00144] Em uma possível modalidade, antes do passo de combinar as várias camadas de material transparente e as várias camadas de material não transparente, o método inclui ainda: cortar um material transparente da cobertura CG na região transparente, para formar o canal transparente na região transparente ao longo da direção de empilhamento.
[00145] Especificamente, o material transparente da cobertura CG na região transparente é removido, de modo que um terceiro terminal inserido no furo correspondente ao primeiro terminal inserido no furo é disposto no vidro de cobertura CG. Uma região que é do vidro de cobertura CG e que é correspondendo ao terceiro terminal inserido no furo é removida, de modo que o terceiro terminal inserido no furo corresponde ao primeiro terminal inserido no furo. O terceiro terminal inserido no furo é disposto para transmitir voz para um componente acústico disposto sob a tela de LCD. Uma quantidade de terceiros terminais inseridos no furo estão relacionadas a uma quantidade de componentes acústicos, como mostrado na Figura 13.
[00146] Em uma possível modalidade, um material de vedação é aplicado a uma periferia do canal transparente das várias camadas não transparentes.
[00147] Especificamente, o material de vedação é aplicado a uma periferia do primeiro terminal inserido no furo disposto na camada de cristal líquido.
[00148] Em uma possível modalidade, uma proporção comprimento-largura de uma dimensão de tela de uma região de tela retangular sem um canal transparente em uma região de tela é 16:9 ou 18:9.
[00149] Especificamente, na Figura 18 (d), para uma tela sob a região transparente, ou seja, uma tela excluindo a região transparente, um comprimento da tela é H e uma largura da tela é W. A proporção H/W da tela pode ser 18:9, 16:9 ou 4:3, para que a experiência de assistir a um filme ou vídeo, visualizar uma imagem ou algo semelhante não seja afetada pela região transparente.
[00150] Deve ser notado que, a região transparente é disposta na tela de LCD e as regiões correspondentes à região transparente do primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo na tela de LCD são removidos separadamente. As regiões podem ser removidas antes ou depois do primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro de LCD, o CF, a camada de cristal líquido, o TFT, o segundo substrato de vidro de LCD, o segundo polarizador, e o módulo de luz de fundo são formados.
[00151] De acordo com esta modalidade da presente invenção, componentes óticos como a câmera e o sensor de luz ambiente e outro componente podem ser dispostos sob a tela usando a região transparente na tela de LCD, aumentando assim muito a tela para proporção corporal e alcançar um efeito de tela cheia.
[00152] A seguir, é descrito o método de fabricação de telas de LCD fornecido nas modalidades da presente invenção com referência à Modalidade 1, Modalidade 2 e Modalidade 3.
Modalidade 1
[00153] Em uma possível modalidade, o primeiro polarizador e o segundo polarizador são usados, e o primeiro polarizador e o segundo polarizador são parcialmente removidos de uma região específica. A luz penetrada em uma região específica no primeiro substrato de vidro de LCD pode ser considerada como luz natural. Nenhum material de alta transmitância, como o CF, uma linha de metal e o componente de TFT é processado na região específica, e um selante de silicone é aplicado, para que não haja cristal líquido na região específica. Desta maneira, uma grande quantidade de luz pode passar através da região, alcançando assim um efeito transparente local, como mostrado na Figura 4.
[00154] Especificamente, o método de fabricação de tela de LCD pode incluir os seguintes passos.
[00155] Passo 1: Determinar, com base nos requisitos de projeto de toda a máquina, uma região que precisa ser transparente na tela de LCD, e remover regiões correspondentes ao primeiro polarizador e ao segundo polarizador na tela de LCD, onde as regiões podem ser removidas antes que os polarizadores sejam formados nos vidros ou depois que os polarizadores são laminados nos vidros. A região transparente pode estar completamente dentro da região de tela ou em uma borda da região de tela.
[00156] Passo 2: Saltar, com base na região transparente projetada, processamento de uma camada de material não transparente, como CF, TFT e cabeamento metálico correspondentes à região transparente durante a fabricação da tela de LCD e durante o processamento do CF e o TFT correspondentes à região transparente, diretamente saltar processamento do CF e o TFT correspondentes à região transparente por projetar uma máscara. O cabeamento de linha- coluna que poderia existir e que é interrompido pela região pode ser disposto em torno da região e, portanto, uma região não transparente com uma largura específica é formada. Em alternativa, o cabeamento de linha-coluna que é interrompido pode ser arranjado de forma independente, e o cabeamento é conduzido separadamente a partir de um lado esquerdo/direito ou lado superior/inferior próximo, para reduzir o impacto sobre uma área da região transparente, como mostrado na Figura 19.
[00157] Passo 3: Processar um adesivo de vedação ou outro material de vedação em uma periferia da região transparente no primeiro substrato de vidro de LCD e no segundo substrato de vidro de LCD que são correspondentes à região transparente, para que não haja cristal líquido em uma região isolada usando o material de vedação, e uma grande quantidade de luz possa passar pela tela de LCD. Adicionalmente, um material de vedação ou uma tinta aplicada à parte traseira do vidro de cobertura pode ser usado para proteger uma região de cabeamento.
[00158] Passo 4: Como o módulo de luz de fundo da tela de LCD não é transparente, escavar uma parte correspondente à região transparente durante o projeto do módulo de luz de fundo, e parcialmente estender um corpo de componente de um componente, como uma câmera, em uma parte escavada com base na espessura da parte escavada, para reduzir a espessura de toda a máquina.
[00159] Passo 5: Como a luz é parcialmente refletida nas telas para as quais uma diferença entre os índices de refração é relativamente grande, e a transmitância é reduzida, por exemplo, as lacunas de ar geradas após a remoção dos materiais anteriores na tela de LCD causam uma redução na transmitância, preencher as lacunas de ar com um material como um OCA cujo índice de refração seja próximo ao primeiro substrato de vidro de LCD e ao segundo substrato de vidro de LCD, para aumentar a transmitância de luz geral, ou revestir uma superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD com uma película antirreflexo AR, para aumentar ainda mais a transmitância e fornecer uma boa base ótica para um componente ótico, como a câmera.
[00160] Especificamente, uma lacuna de ar entre o vidro de cobertura CG e o substrato de vidro de LCD pode ser preenchida com um OCA original, e outra camada do OCA pode ser ainda usada ou um OCA líquido pode ser usado para preencher o espaço.
[00161] Passo 7: Combinar e posicionar a tela de LCD e a câmera, um sensor de luz ambiente, um sensor de proximidade ótico ou outro componente para obter um efeito de tela cheia.
[00162] Deve ser notado que os passos 1, 2 e 4 podem ser executados simultaneamente ou separadamente, e uma ordem de execução não é limitada.
[00163] De acordo com uma estrutura de tela de LCD melhorada e um método de implementação da estrutura de tela de LCD melhorada fornecidos na presente invenção, um orifício é colocado em um material de estrutura diferente de um vidro, para alcançar a transparência local. Em comparação com a arte anterior, não há necessidade de usar uma tela de OLED, e não é necessário remover um vidro para obter um efeito transparente. Portanto, existem mais vantagens em boa produtividade, confiabilidade e custos.
Modalidade 2
[00164] Na Modalidade 2 da presente invenção, o primeiro polarizador e o segundo polarizador no qual são formadas diferentes formas de furos são utilizados. Em outras palavras, os polarizadores são parcialmente removidos de uma região específica, para que a luz penetrada na região específica em um vidro de LCD ainda seja luz natural. Adicionalmente, nenhum material de alta transmitância, como o CF, uma linha de metal e o componente de TFT, é fabricado na região específica. Adicionalmente, uma película de alinhamento na região é tornada inválida, alinhamentos de cristais líquidos são desordenados, e os cristais líquidos são representados como materiais isotrópicos, de modo que uma grande quantidade de luz normalmente pode passar através da região, para obter um efeito transparente local. Nenhum outro material transparente, como uma película de alinhamento e cabeamento de ITO, pode ser processado, para aumentar ainda mais a transmitância, como mostrado na Figura 9.
[00165] Passo 1: determinar, com base em um requisito de projeto de toda a máquina, uma região que precisa ser transparente na tela de LCD, e remover regiões correspondentes ao primeiro polarizador e ao segundo polarizador na tela de LCD, onde as regiões podem ser removidas antes ou depois dos polarizadores serem laminados nos vidros. A região transparente pode estar completamente dentro da região de tela ou em uma borda da região de tela.
[00166] Passo 2: saltar, com base na região transparente projetada, processamento de uma camada de material não transparente, como CF, TFT e cabeamento metálico correspondentes à região transparente durante a fabricação da tela de LCD e durante o processamento do CF 404 e o TFT 406 correspondentes à região transparente, diretamente saltar o processamento do CF e do TFT correspondentes à região transparente ao projetar uma máscara. O cabeamento de linha-coluna que poderia existir e que é interrompido pela região pode ser disposto em torno da região e, portanto, uma região não transparente com uma largura específica é formada. Em alternativa, o cabeamento de linha-coluna que é interrompido pode ser arranjado de forma independente, e o cabeamento é conduzido separadamente a partir de um lado esquerdo/direito ou lado superior/inferior próximo, para reduzir o impacto sobre uma área da região transparente, como mostrado na Figura 19.
[00167] Passo 3: Processar um adesivo de vedação ou outro material de isolamento em uma periferia da região transparente no primeiro substrato de vidro de LCD e no segundo substrato de vidro de LCD, e tornar uma película de alinhamento na região inválida, para que cristais líquidos na região transparente estejam em direções aleatórias, e os cristais líquidos apresentam um recurso isotrópico, e uma grande quantidade de luz normalmente pode passar pela tela de LCD.
[00168] Passo 4: como o módulo de luz de fundo da tela de LCD é não transparente, escavar uma parte correspondente à região transparente durante o projeto do módulo de luz de fundo, e parcialmente estender um corpo de componente de um componente, como uma câmera, em uma parte escavada com base na espessura da parte escavada, para reduzir a espessura de toda a máquina.
[00169] Passo 5: como a luz é parcialmente refletida nas telas para as quais uma diferença entre os índices de refração é relativamente grande, e a transmitância é reduzida, por exemplo, as lacunas de ar geradas após a remoção dos materiais anteriores na tela de LCD causam uma redução na transmitância, preencher as lacunas de ar com um material como um OCA cujo índice de refração seja próximo ao primeiro substrato de vidro de LCD e ao segundo substrato de vidro de LCD, para aumentar a transmitância de luz geral, ou revestir uma superfície inferior do segundo substrato de vidro de LCD com uma película antirreflexo AR, para aumentar ainda mais a transmitância e fornecer uma boa base ótica para um componente ótico, como a câmera.
[00170] Especificamente, uma lacuna de ar entre o vidro de cobertura CG 400 e o substrato de vidro de LCD 403a pode ser preenchida com um OCA original, e outra camada do OCA pode ser ainda usada ou um OCA líquido pode ser usado para preencher o espaço.
[00171] Passo 7: combinar e posicionar a tela de LCD e a câmera, um sensor de luz ambiente, um sensor de proximidade ótico ou outro componente para obter vários efeitos de tela cheia.
[00172] Deve ser notado que os passos 1, 2 e 4 podem ser executados simultaneamente ou separadamente, e uma ordem de execução não é limitada.
[00173] De acordo com esta modalidade da presente invenção, um cristal líquido existente pode ser usado para preencher uma região de isolamento entre o primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD sem a adição de um dispositivo ou um processo de outro material de enchimento.
Modalidade 3
[00174] Na Modalidade 3 da presente invenção, uma região sem tela local é projetada em uma região de tela na tela de LCD. Não há cristal líquido, cabeamento metálico, componente de TFT ou outra estrutura na região, e a região é removida, de modo que uma grande quantidade de luz normalmente passa pela região, para obter um efeito transparente local, como mostrado na Figura 12.
[00175] Especificamente, o método de fabricação de tela de LCD pode incluir os seguintes passos.
[00176] Passo 1: determinar, com base nos requisitos de projeto de toda a máquina, uma região que precisa ser transparente local na tela de LCD, e remover regiões correspondentes ao primeiro polarizador e ao segundo polarizador na tela de LCD, onde as regiões podem ser removidas antes que os polarizadores sejam laminados no primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD ou as regiões podem ser removidas juntamente com o primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD após os polarizadores serem laminados no primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD. A região transparente pode estar completamente dentro da região de tela ou em uma borda da região de tela.
[00177] Passo 2: saltar, com base na região transparente projetada, processamento de uma camada de material não transparente, como o CF 404, o componente de TFT 406 e o roteamento de metal correspondente à região durante a fabricação da tela de cristal líquido LCD, e durante o processamento do CF 404 e do TFT 406 correspondentes à região transparente, saltar diretamente processamento da região ao projetar uma máscara. O cabeamento de linha-coluna que poderia existir e que é interrompido pela região pode ser disposto em torno da região e, portanto, uma região não transparente com uma largura específica é formada. Em alternativa, o cabeamento de linha-coluna que é interrompido pode ser disposto de forma independente, e o cabeamento é conduzido separadamente a partir de um lado esquerdo/direito ou lado superior/inferior próximo, para reduzir o impacto sobre uma área da região transparente.
[00178] Passo 3: Processar um adesivo de vedação ou outro material de vedação em uma periferia da região transparente no primeiro substrato de vidro de LCD e no segundo substrato de vidro de LCD, para que não exista cristal líquido em uma região isolada usando o material de vedação; usar um material de vedação ou uma tinta aplicada na parte traseira do vidro de cobertura CG para proteger uma região de cabeamento; e remover completamente a região transparente a partir da tela usando um método de processamento, como uma roda de corte ou corte a laser.
[00179] Passo 4: como o módulo de luz de fundo da tela de LCD não é transparente, escavar uma parte correspondente à região transparente durante o projeto do módulo de luz de fundo, e parcialmente estender um corpo de componente de um componente, como uma câmera, em uma parte escavada com base na espessura da parte escavada, para reduzir a espessura de toda a máquina.
[00180] Passo 5: como a luz é parcialmente refletida em telas para as quais uma diferença entre os índices de refração é relativamente grande, e a transmitância é reduzida, cobrir um lado interno do vidro de cobertura CG 400 do LCD com uma película antirreflexo AR, para aumentar ainda mais a transmitância e fornecer uma boa base ótica para um componente ótico, como a câmera.
[00181] Deve ser notado que um OCA entre o vidro de cobertura CG 400 e o primeiro substrato de vidro de LCD e um OCA entre o primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD também podem ser removidos da região transparente.
[00182] Passo 6: combinar e posicionar a câmera, um sensor de luz ambiente, um sensor de proximidade ótico ou outro componente para obter um efeito de tela cheia.
[00183] Deve ser notado que os passos 1, 2 e 4 podem ser executados simultaneamente ou separadamente, e uma ordem de execução não é limitada.
[00184] Os efeitos técnicos da Modalidade 3 da presente invenção são os seguintes: não há necessidade de preencher uma lacuna de ar entre a cobertura de vidro CG e o primeiro substrato de vidro de LCD, e uma espessura da tela na região transparente pode ser ainda usada por outro componente, reduzindo assim uma espessura geral.
[00185] De acordo com as modalidades da presente invenção, uma estrutura da tela de LCD é projetada para implementar a transparência local, para que a luz externa possa entrar em componentes como a câmera, o sensor de luz ambiente, o sensor ótico e o sensor de impressão digital ótico que é disposto sob a tela de LCD e, em combinação com a otimização de layout de componentes como a câmera e um receptor, uma estrutura na qual os componentes e outro componente são dispostos sob a tela é implementada, a proporção de tela para corpo é aumentada consideravelmente, e o efeito de tela cheia é alcançado.
[00186] Os passos no método ou algoritmo descrito nas modalidades divulgadas nesta especificação podem ser implementados por hardware, um módulo de software executado pelo processador ou uma combinação de hardware e software. O módulo de software pode residir em uma memória de acesso aleatório (RAM), uma memória, uma memória somente de leitura (ROM), uma ROM eletricamente programável, uma ROM programável eletricamente apagável, um registrador, um disco rígido, um disco removível, um CD-ROM ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica.
[00187] Nas implementações específicas anteriores, o objetivo, as soluções técnicas, e os benefícios da presente invenção são ainda descritos em detalhes. Deve ser entendido que as descrições anteriores são apenas implementações específicas da presente invenção, mas não pretendem limitar o escopo de proteção da presente invenção. Qualquer modificação, substituição equivalente ou melhoria feita sem se afastar do princípio da presente invenção deve estar dentro do escopo de proteção da presente invenção.

Claims (20)

1. Dispositivo eletrônico, caracterizado pelo fato de que compreende: um corpo compreendendo uma câmera frontal que está disposta dentro do corpo; e uma tela de cristal líquido (LCD) acoplada ao corpo, em que a LCD compreende um vidro de cobertura, uma camada de adesivo oticamente transparente (OCA), um primeiro polarizador, um primeiro substrato de vidro, uma camada de película colorida (CF), uma camada de transistor de película fino (TFT), um segundo substrato de vidro, um segundo polarizador e um módulo de luz de fundo, em que um furo é providenciado através do primeiro polarizador, do primeiro substrato de vidro, da camada de CF, da camada de TFT, do segundo substrato de vidro, do segundo polarizador e do módulo de luz de fundo para formar um canal de luz na LCD para luz ambiente vindo de fora do dispositivo eletrônico, passando através do vidro de cobertura e do canal de luz, e entrando na câmera frontal, em que a câmera frontal está disposta em todo ou em parte dentro do furo.
2. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda o cristal líquido que está preenchido entre a camada de CF e a camada de TFT.
3. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um material disposto em torno da periferia do canal de luz e conectado à camada CF e à camada TFT para vedar o cristal líquido entre a camada CF e a camada TFT.
4. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a camada de OCA é formada por um OCA sólido ou um OCA líquido.
5. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a LCD compreende ainda uma linha de metal, em que a linha de metal é distribuída em torno da região do canal de luz e entre a camada de TFT e a camada de CF.
6. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um material que protege a linha de metal que está disposta em uma superfície interior do vidro de cobertura e está disposta em torno de uma circunferência do canal de luz.
7. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: uma primeira película de alinhamento; e uma segunda película de alinhamento, em que a primeira película de alinhamento está disposta em uma superfície da camada de CF voltada para a camada de TFT, em que a segunda película de alinhamento está disposta em uma superfície da camada de TFT voltada para a camada de CF, e em que a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento cada uma tem um furo em uma região correspondente ao canal de luz.
8. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o vidro de cobertura, a camada OCA, o primeiro polarizador, o primeiro substrato de vidro, a camada de CF, a camada de TFT, o segundo substrato de vidro, o segundo polarizador e o módulo de luz de fundo estão dispostos em uma ordem de empilhamento.
9. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o vidro de cobertura não é escavado em uma região correspondendo ao canal de luz.
10. Dispositivo eletrônico, caracterizado pelo fato de que compreende: um corpo compreendendo uma câmera frontal que está disposta dentro do corpo; e uma tela de cristal líquido (LCD) acoplada ao corpo, em que a LCD compreende um vidro de cobertura, uma camada de adesivo oticamente transparente (OCA), um primeiro polarizador, um primeiro substrato de vidro, uma camada de película colorida (CF), uma camada de transistor de película fino (TFT), um segundo substrato de vidro, um segundo polarizador e um módulo de luz de fundo, em que um furo é providenciado através do primeiro polarizador, da camada de CF, da camada de TFT, do segundo polarizador e do módulo de luz de fundo para formar um canal de luz na LCD para luz ambiente vindo de fora do dispositivo eletrônico, passando através do vidro de cobertura e do canal de luz, e entrando na câmera frontal, em que a câmera frontal está disposta em todo ou em parte dentro do furo, em que o primeiro substrato de vidro e o segundo substrato de vidro não são escavados em uma região correspondendo ao canal de luz.
11. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda o cristal líquido que está preenchido entre a camada de CF e a camada de TFT; e um material disposto em torno da periferia do canal de luz e conectado à camada CF e à camada TFT para vedar o cristal líquido entre a camada CF e a camada TFT.
12. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a camada de OCA é formada por um OCA sólido ou um OCA líquido.
13. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o furo do primeiro polarizador é preenchido com um enchimento transmissivo de luz.
14. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o enchimento transmissivo de luz é formado de uma OCA sólido ou um OCA líquido.
15. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 14, caracterizado pelo fato de que o LCD compreende ainda uma linha de metal, em que a linha de metal é distribuída entre a camada de TFT e a camada de CF e é distribuída em torno do canal de luz.
16. Dispositivo eletrônico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um material que protege a linha de metal que está disposto entre o vidro de cobertura e o primeiro substrato de vidro e está em torno do canal de luz.
17. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 16, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma primeira película de alinhamento e uma segunda película de alinhamento, em que a primeira película de alinhamento está em uma superfície da camada de CF voltada para a camada de TFT, em que a segunda película de alinhamento está em uma superfície da camada de TFT voltada para a camada de CF, e em que a primeira película de alinhamento e a segunda película de alinhamento não são escavadas em uma região correspondente ao canal de luz.
18. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 17, caracterizado pelo fato de que o canal de luz entre o primeiro substrato de vidro de LCD e o segundo substrato de vidro de LCD tem cristal líquido.
19. Dispositivo eletrônico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 18, caracterizado pelo fato de que o vidro de cobertura não é escavado em uma região correspondente ao primeiro canal de luz.
20. Tela de cristal líquido (LCD) configurada para ser usada em um dispositivo eletrônico com uma câmera frontal, caracterizada pelo fato de que a tela de LCD compreende: um vidro de cobertura, uma camada de adesivo oticamente transparente (OCA), um primeiro polarizador, um primeiro substrato de vidro, uma camada de película colorida (CF), uma camada de transistor de película fino (TFT), um segundo substrato de vidro, um segundo polarizador e um módulo de luz de fundo que estão dispostos em uma ordem de empilhamento, e em que um furo é providenciado através do primeiro polarizador, do primeiro substrato de vidro, da camada de CF, da camada de TFT, do segundo substrato de vidro, do segundo polarizador e do módulo de luz de fundo para formar um canal de luz no LCD para luz ambiente vinda de fora do dispositivo eletrônico, passando através do vidro de cobertura e do canal de luz, e entrando na câmera frontal quando a câmera frontal estiver disposta em todo ou em parte dentro do furo.
BR122022010190-9A 2017-04-25 2017-06-26 Tela de cristal líquido e dispositivo eletrônico BR122022010190B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201710279141.5 2017-04-25

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122022010190B1 true BR122022010190B1 (pt) 2023-08-22

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11281252B2 (en) Liquid crystal display comprising an optical component having a component body that is competely or partially disposed in a pin through-hole in a backlight and electronic device having the same
US9977541B2 (en) Mobile terminal and method for controlling the same
TWI507767B (zh) 顯示裝置及用於製造其之方法
EP3660821A1 (en) Organic light-emitting display (oled) screen and terminal
WO2017156700A1 (zh) 一种防窥膜、显示装置和终端及其制备方法
US11240921B2 (en) Display device and electronic device including the same
KR102636438B1 (ko) 인터페이스 디스플레이 방법 및 단말
CN110837319B (zh) 一种可视角度调节方法及电子设备
BR122022010190B1 (pt) Tela de cristal líquido e dispositivo eletrônico
US11994902B2 (en) Liquid crystal display comprising a light channel formed through a stack including at least a color film layer, a thin-film-transistor layer, and a backlight and electronic device having the same
BR112019022364B1 (pt) Tela de cristal líquido e dispositivo eletrônico
EP4040229A1 (en) Liquid crystal display panel and liquid display device
CN113641024B (zh) 显示面板及其制备方法