BR122020004344B1 - Método de caracterização dos atributos espaçotemporais de uma composição de perfume e dispositivo para gerar e emitir um fluxo de ar direcional - Google Patents

Método de caracterização dos atributos espaçotemporais de uma composição de perfume e dispositivo para gerar e emitir um fluxo de ar direcional Download PDF

Info

Publication number
BR122020004344B1
BR122020004344B1 BR122020004344-0A BR122020004344A BR122020004344B1 BR 122020004344 B1 BR122020004344 B1 BR 122020004344B1 BR 122020004344 A BR122020004344 A BR 122020004344A BR 122020004344 B1 BR122020004344 B1 BR 122020004344B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
perfume
methyl
channel
composition
olfactory
Prior art date
Application number
BR122020004344-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Alain Alchenberger
Christian Quellet
Original Assignee
Givaudan Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GBGB1409348.8A external-priority patent/GB201409348D0/en
Application filed by Givaudan Sa filed Critical Givaudan Sa
Publication of BR122020004344B1 publication Critical patent/BR122020004344B1/pt

Links

Abstract

a presente invenção se refere a, composições de perfume apresentando perfis olfativos espaço-temporais controlados. a invenção também se refere a um método de medição dos perfis olfativos espaço-temporais das composições.

Description

Dividido do BR112016026888-1, depositado em 27.05.2015.
[001] Esta invenção se refere a composições de perfume que apresentam perfis olfativos espaço-temporal controlado. Mais particularmente, esta invenção se refere às composições de perfumes que apresentam impacto olfativo coerente, de rápido desenvolvimento e prolongado em uma distância da fonte das composições, quando submetidas ao fluxo de convecção. A invenção também se refere a um método de medição desses perfis olfativos espaço-temporal dessas composições.
[002] Fragrância em uma atmosfera ou pulverizada sobre um substrato (incluindo, pele) é muitas vezes desejada por várias razões estéticas e práticas, por exemplo, para refrescar o ar, para proporcionar uma fragrância pessoal atrativa, ou uma disposição ou ambiente particular em uma sala. Ao longo dos séculos, perfumistas desenvolveram a arte de obter o efeito estético apropriado por meio de mistura de uma ampla faixa de ingredientes apresentando várias características, volatilidades e intensidades olfativas, de uma maneira similar a, como pintores misturam suas cores para realizar obras- primas. Esta técnica permaneceu essencialmente empírica.
[003] Mais recentemente, têm sido feitas tentativas de desenvolver regras de perfumaria com base em propriedades físico- químicas do ingrediente, tais como, ponto de ebulição, pressão de vapor, ou polaridade, e propriedades sensoriais, tais como, limiar de detecção de odor.
[004] A relação entre pressão a vapor e limiar de detecção de odor (LDO) é conhecida por várias décadas. O chamado "Valor de Odor", que é simplesmente a razão de concentração de espaço livre de um odorante para o limiar de detecção de odor é uma forma conveniente de combinar essas duas últimas propriedades para uma medida única e quantitativa de força de odor, a qual permite discriminar entre odorantes que são substantivos, isto é, os quais podem ser percebidos em um substrato por um longo período de tempo e aqueles que são elusivos, ou seja, que desaparecem rapidamente, bem como, entre odorantes que são de grande impacto e aqueles que são fracos.
[005] Com relação a uma composição de fragrância que é diluída em água, sob tais condições, o impacto instantâneo de um odorante é proporcional àquela volatilidade do odorante (ou sua chamada "aceleração" em água) e inversamente proporcional ao seu limiar.
[006] Entretanto, ambas dessas observações são relacionadas com as propriedades do perfume próximas a sua origem e não com a forma como o perfume executa sob uma distância relativamente grande a partir da fonte.
[007] O impacto de um perfume em uma distância a partir de sua fonte é muitas vezes referido como o "volume", ou se fluxos de convecção direcional estão presentes, como "rastro" ou "silagem" desse perfume. Silagem sempre é considerada de interesse, particularmente, nos campos de fragrâncias pessoais ou finas. A capacidade de um perfume ser reconhecido em um espaço em alguma distância a partir de sua fonte é uma característica importante de um perfume. É surpreendente que não existem métodos adequados de avaliação dos aspectos dos rastros de perfumes, e perfumistas estão geralmente, satisfeitos para avaliar suas criações, aplicando-as a mata-borrões (blotters) e sentindo-as em faixa próxima, tipicamente, em uma distância de 5 a 10 centímetros; ou através da avaliação da capacidade de um odor preencher um espaço definido em uma cabina de cheiro, o que proporciona uma avaliação da quantidade de odor que se acumulou em uma cabina entre o momento em que a fonte de odor foi liberada para a cabina e o momento de sua detecção ou observação. Tal avaliação é essencialmente estática.
[008] Aquele versado no estado da técnica avaliará que a convecção é o principal condutor do transporte de odorantes por meio do ar. Aquele versado no estado da técnica também entenderá que todos os odorantes serão transportados coerentemente através do ar por meio de fluxos de convecção, isto é, com aproximadamente a mesma velocidade, e que a velocidade média de cada odorante, em qualquer ponto do espaço é a mesma como aquela do próprio fluxo de convecção neste ponto de espaço.
[009] Aquele versado no estado da técnica também entenderá que a intensidade de percepção deste odorante sob distância será proporcional ao seu valor de odor parcial, isto é, o valor de odor do odorante puro multiplicado por sua concentração eficaz nessa distância.
[0010] Prossegue-se a partir disto que, aquele versado no estado da técnica avaliará que selecionando odorantes em certa janela operativa de volatilidade e limiar de detecção de odor (LDO), deve ser possível prever um efeito olfativo em alguma distância a partir de uma fonte de perfume.
[0011] Visto que, aquele versado no estado da técnica entenderá que movimento coerente de ingredientes de perfume em um fluxo de convecção e detecção baseia-se em considerações do limiar de detecção de odor e pressão de vapor, o requerente verificou que uma simples consideração desses fatores não é preditiva de desempenho da composição de perfume sob condições de rastros.
[0012] Permanece uma necessidade de proporcionar métodos de avaliação de odores, que respondem às condições verdadeiras da vida de rastros, a fim de diferenciar perfumes com base em suas características de rastros, e desenvolver regras de seleção de perfume que permitem aquele selecionar ingredientes de perfume com base de seu ser condutor de rastros, e criar novos perfumes otimizados para rastros. Há também uma necessidade de novas composições de perfume que exibem impacto olfativo coerente, de rápido desenvolvimento e prolongado, em alguma distância a partir de um objeto perfumado.
[0013] O requerente verificou que os ingredientes de perfume podem ser agrupados em relação dependente do tempo para formar composições de perfumes, de tal modo que, quando colocadas em um fluxo de convecção direcional, a natureza e perfil olfativo dessa composição de perfume podem ser detectados sob uma distância a partir de sua fonte com um odor confiável e reconhecível.
[0014] Em um primeiro aspecto da presente invenção é proporcionado um método de determinação do perfil olfativo espaço- temporal de fragrâncias.
[0015] Em outro aspecto da presente invenção é proporcionado um método de criação de uma composição de perfume de tal modo que, quando colocada em um fluxo de convecção direcional, a natureza e perfil olfativo dessa composição de perfume podem ser detectados em uma distância de sua fonte com um odor confiável e reconhecível.
[0016] Em ainda outro aspecto da presente invenção é proporcionado uma composição de perfume que, quando colocada em um fluxo de convecção direcional, a natureza e perfil olfativo dessa composição de perfume podem ser detectados em uma distância a partir da sua fonte, com um odor confiável e reconhecível.
[0017] Em ainda outro aspecto da presente invenção é proporcionado um perfume fino, composição para cuidados pessoais ou composição para cuidados domiciliares compreendendo uma composição de perfume definida neste relatório.
[0018] Detalhes de uma ou mais modalidades desta invenção são apresentados na descrição seguinte. Outras características, objetos e vantagens da invenção serão evidentes a partir da seguinte descrição e reivindicações.
[0019] A invenção baseia-se na descoberta surpreendente de que o tempo também desempenha um papel fundamental na percepção de ingredientes de perfume à distância. Em particular, verificou-se agora que a percepção de ingredientes a uma distância caracteriza-se por duas vezes percepções características consecutivas, as quais são referidas a seguir como "tempo de detecção" Td e "tempo de reconhecimento", Tr (isto é, o tempo em que o cheiro atingiu seu máximo e não altera mais, pelo menos dentro do período de tempo do experimento de avaliação tal como é definido abaixo).
[0020] Mais particularmente, o requerente verificou que alguns ingredientes são caracterizados por um tempo de detecção extremamente curto e são reconhecíveis quase imediatamente, enquanto outros ingredientes demoram mais tempo de ser detectados e ainda mais de ser reconhecidos. Finalmente, o requerente verificou que alguns perfume e ingredientes de perfumaria permanecem perceptíveis na pluma perfumada que emana a partir de uma fonte por um longo período de tempo, mesmo em alguma distância a partir da fonte, enquanto outros desaparecem logo após ter sido percebido na mesma distância. Contrário ao entendimento daquele versado no estado da técnica, esse comportamento dependente do tempo, não pode ser explicado a partir de considerações meramente de volatilidade e de limiar de detecção de odor.
[0021] Embora uma consideração de pressão de vapor e limiar de detecção de odor, por si próprio, não explica o conceito de rastro, o requerente verificou que, a fim de ser percebido à distância, um ingrediente de perfumaria deve ter certas combinações de limiar de pressão de vapor e de detecção de odor.
[0022] Em particular, o requerente verificou que, a fim de ser percebido à distância, a concentração padrão de espaço livre de equilíbrio (HS0i), expressa em microgramas/l, e o limiar de detecção de odor (LDOi), expresso em nanograma/l, de um ingrediente puro deve situar-se em, ou abaixo de uma linha crítica em uma concentração padrão de espaço livre de equilíbrio vesus gráfico de limiar de detecção de odor (ver Figura 1), em que as coordenadas dessa linha crítica neste gráfico são obtidas por meio de equações (1) A = [log(LDOa); log(HSa)] e B = [log (LDOb); log (HSb)]
[0023] A representação gráfica referida acima e mostrada na Figura 1 define uma linha reta, apresentando uma inclinação negativa em um gráfico de log HS0i versus log LDOi, que se refere a seguir como a "linha de fronteira da percepção de distância" (LFPD) ou "linha isoradiante". O termo "log" na equação (1) e ao longo da descrição se refere ao logaritmo decimal.
[0024] O termo "concentração padrão do espaço livre (headspace) de equilíbrio" utilizado acima neste relatório se refere à concentração do ingrediente em equilíbrio com a forma condensada, isto é, a forma sólida ou líquida desse ingrediente sob uma temperatura de 25°C e sob uma pressão de 1 atmosfera. Esta pode ser medida por meio de qualquer uma das técnicas de análise quantitativa de espaço livre conhecidas, ver, por exemplo, Mueller e Lamparsky in Perfumes: Art, Science and Technology, Capítulo 6 "The Measurement of Odors" em páginas 176 - 179 (Elsevier, 1991).
[0025] O termo Limiar de Detecção de Odor (LDOi) usado acima neste relatório se refere à concentração média acima que um odorante i pode ser percebido por um avaliador perfumista e pode ser medido por olfatometria, conforme descrito, por exemplo, em Mueller e Lamparsky (cit.op.).
[0026] Tipicamente, a concentração de espaço livre de equilíbrio pode ser medida como segue: 500 mg do composto de teste são adicionados a um recipiente da câmara de espaço livre (headspace) que é em seguida selado. O recipiente é então incubado sob constante 25°C até que o composto tenha atingido equilíbrio entre o gás e a fase líquida. Um volume definido desse espaço livre saturado (geralmente de 0,5-1 litro) é capturado em um microfiltro usando Porapak Q como sorvente. Após extração do filtro com um solvente apropriado (geralmente, 30-100 microlitros de éter metil-terc-butílico), uma alíquota do extrato é analisada por meio de CG. Quantificação é realizada através do método padrão de calibração externa. A concentração no espaço livre original pode ser calculada (em termos de micrograma/l) a partir do volume do espaço livre sugado através do microfiltro e a alíquota do extrato do filtro injetada no cromatógrafo de gás. O valor da concentração final de espaço livre de um dado composto de teste é obtido como o valor médio de três medições independentes, cada. Informação adicional da técnica acima descrita pode ser encontrada no artigo de Etzweiler, F.; Senn E. e Neuner- Jehle N., Ber. Bunsen-Ges. Phys. Chem. 1984, 88, 578-583.
[0027] O Limiar de Detecção de Odor (LDOi) pode ser medido por meio de um olfatômetro.
[0028] As funções do olfatômetro sobre o princípio de uma diluição linear de um odorante em um gás transportador. A quantidade de odorante deslocado depende de sua pressão de vapor e o fluxo de gás transportador. Um fluxo constante de nitrogênio, regulado por um regulador de fluxo, transporta o odorante a partir de um recipiente de amostra para uma câmara de mistura. Nesta, a mistura de gás transportador-odor é diluída com ar inodoro. A partir da câmara de mistura uma parte do ar odorífero diluída é deixada fluir através de um capilar de sílica fundida para o funil fungador. A taxa de fluxo através do capilar, a qual determina a dosagem de ar odorífero a partir da câmara de mistura para o funil fungador, depende da abertura da válvula, que pode ser regulada através de PC a partir de 1 a 256 ml em etapas binárias. A diluição final da amostra de ar odorífero ocorre no funil de vidro lavando-os permanentemente com ar inodoro sob uma vazão 8 litros/minuto. Apresentação de triângulo de escolha forçada é obtida por um dispositivo de fixação do canal especial automatizado em que apenas uma posição de um comutador do capilar que transfere odorante entra no funil fungador, visto que em duas outras posições o capilar é posicionado fora do funil e em que o efluente é sugado para fora. Após cada ensaio a fixação do canal é alterada automaticamente e em uma ordem aleatória. A concentração é calculada a partir da pressão de vapor de odorantes e a partir das razões de diluição que foram aplicadas no olfatômetro, assumindo que saturação da pressão de vapor é obtida no gerador de amostra. Como um controle, a concentração é determinada analiticamente por meio de amostragem de um volume conhecido a partir do efluente capilar para um filtro de espaço livre e por meio de quantificação cromatográfica gasosa subsequente do odorante na solução de dessorção.
[0029] Cada membro avaliador-perfumista (painel de 15 pessoas) começa a inalar no olfatômetro sob um nível de concentração em que se percebe o odorante sob intensidade média. Após três respostas corretas em três ensaios consecutivos (ou quatro corretas de cinco ensaios), no mesmo nível, a concentração de estímulo é reduzida por um fator de dois para o nível inferior seguinte, e assim por diante, até que o membro do painel tenha atingido o seu nível limiar. O valor do limiar final de um dado odorante é obtido como o valor médio de todos os níveis de limiar individual.
[0030] Como explicado em maiores detalhes abaixo neste relatório, as coordenadas A e B são funções complexas da quantidade de ingrediente em uma fonte no momento que o desempenho olfativo é avaliado; da distância em que o desempenho olfativo é avaliado; e da diluição que ocorre entre a fonte e o ponto de avaliação devido aos fluxos de convecção. A quantidade de ingrediente em uma fonte depende do período de tempo em que o perfume foi deixado evaporar- se após ter sido colocado em um substrato. É naturalmente bem conhecido, que uma vez que um perfume é depositado em um substrato, sua composição variará no tempo, à medida que a evaporação prossegue. É também bem sabido que a quantidade de cada ingrediente no substrato reduzirá e que a taxa de redução de qualquer ingrediente determinado será proporcional à pressão de vapor do ingrediente.
[0031] Conforme usado neste relatório, o termo "impacto olfativo coerente" em relação a uma composição de perfume toma-se significar que o impacto olfativo de todos os ingredientes de perfume é percebido dentro de um período de tempo em alguma distância da fonte, de tal modo que as características olfativas do impacto serão homogêneas e permanecem qualitativamente inalteradas à medida que o tempo evolui. Em contraste, uma composição de perfume exibe um impacto olfativo incoerente quando é caracterizada por sucessivos cheiros apresentando diferentes características olfativas. Por exemplo, uma composição de fragrância apresentando um impacto olfativo incoerente pode desenvolver-se em uma primeira etapa de um cheiro pulverulento, seguido por um cheiro floral e evoluindo etapa por etapa, até que se torne percebida como um perfume completo.
[0032] Conforme usada neste relatório, uma composição de perfume exibindo um "rápido impacto olfativo de desenvolvimento" caracteriza-se por um impacto olfativo que aumenta drasticamente com o tempo. Uma composição de fragrância apresentando tal perfil olfativo aguçado pode ser observada rapidamente em alguma distância de uma fonte e, desde que tenha um impacto olfativo coerente, pode ser imediatamente reconhecida.
[0033] Conforme usada neste relatório, uma composição de perfume exibe um "impacto olfativo de longa duração" se seu impacto olfativo permanece perceptível durante um período de tempo prolongado, por exemplo, por um período de 30 segundos ou mais no local em que o perfume é percebido.
[0034] A presente invenção proporciona um método direcionado à caracterização dos atributos de fragrâncias de espaço-temporal sob condições controladas. Em particular, o método caracteriza-se atributos de fragrâncias espaço-temporal sob fluxo de convecção que apresenta distribuição e velocidade espaciais controladas.
[0035] Em uma modalidade particular, o método compreende as etapas de:
[0036] a) proporcionar um dispositivo de geração e emitir um fluxo de ar direcional,
[0037] b) colocar uma amostra de uma composição de perfume nesse dispositivo, de tal modo que seja disposta no percurso da circulação de ar.
[0038] c) incorporar a composição de perfume na circulação de ar e emitir esta a partir do dispositivo como uma pluma perfumada em que a composição de perfume é substancialmente confinada, e
[0039] d) direcionar a pluma perfumada junto a um canal no sentido de uma abertura nesse canal sob uma distância definida em que a abertura da pluma perfumada pode ser cheirada e avaliada.
[0040] Uma representação esquemática de um dispositivo capaz de gerar e emitir circulação de ar direcional na Figura 2. Um dispositivo (1) consiste em um corpo oco (3), que compreende uma parte mais ampla (3a) que aloja uma ventoinha (não representada) para gerar uma circulação de ar, que pode ser empurrada para fora do invólucro através de um conduto alongado (5), alojado em uma parte mais estreita (3b) do corpo, visto que a direção do fluxo é representada esquematicamente pela seta preta (8). O diâmetro interno do conduto pode ser menor que 10 cm, mais preferivelmente, menor que 5 cm e, mais preferivelmente, menor que 2 cm. O diâmetro interno da parte mais ampla não é crítico, mas é preferivelmente, entre 2 e 5 cm, e mais preferencialmente, entre 2,5 e 3,5 cm. De preferência, há uma parte cônica (não mostrada na figura) entre a parte mais ampla e a parte mais estreita, de modo que o diâmetro interno do corpo oco seja progressivamente reduzido a partir da parte mais ampla para a parte mais estreita, a fim de minimizar turbulências na circulação de ar. O corpo contém uma ranhura ou abertura (4) para receber uma amostra de uma composição de fragrância em um suporte adequado (não mostrado), tais como uma placa de vidro, tira de papel, tira de tecido, pele artificial, pele de animais, pêlos e similares. O invólucro pode conter um elemento termorregulado (não mostrado) para o aquecimento da amostra. O invólucro é fixado em um suporte (5) por meio de um pé opcionalmente flexível (6) permitindo orientação do conduto em todas as direções de espaço. Em utilização, a ventoinha gera um fluxo de ar direcional, que passa através da amostra, desse modo, para arrastar a composição de fragrância e criar uma pluma de fragrância que é expressa através do conduto e emitida para um canal (2) que é delimitado por painéis (ABCD) e (EFGH), que suprimem convecção de ambiente lateral indesejável. A parte superior do canal (ABEF) deve ser aberta para permitir que um avaliador avalie a pluma de fragrância em diferentes distâncias ao longo do canal.
[0041] Os painéis ABCD e EFGH podem ser paralelos ou não, embora seja preferida uma disposição em paralelo. Os segmentos CD e GH podem ter comprimentos iguais ou diferentes, embora comprimentos iguais sejam preferidos, e podem ser variados, dependendo da distância em que a avaliação olfativa necessita de ser realizada. Tipicamente, o comprimento dos segmentos CD e GH é pelo menos de 0,5 m, preferencialmente, pelo menos de 1 m, e mais preferivelmente, pelo menos de 1,5 m. A largura do canal, conforme definida pelo comprimento dos segmentos AE, CG, BF e GH, pode ser pelo menos de 0,1 m, de preferência, pelo menos de 0,3 m, e mais preferencialmente, pelo menos de 0,5 m. A altura dos canais, definida pelos segmentos AC, EG, BD e FH, pode ser pelo menos de 0,3 m, de preferência, pelo menos de 0,5 m e, mais preferencialmente, pelo menos de 0,7 m.
[0042] Em uma modalidade específica da presente invenção, o dispositivo (1) apresenta um comprimento de 20,5 cm e é fixado em um pé flexível apresentando uma altura de 18 cm e que pode ser orientado em todas as direções do espaço. O pé flexível é fixado em um suporte que apresenta um diâmetro de 11,5 cm e uma altura de 3,5 cm.
[0043] O diâmetro do invólucro (3) é de 3,5 cm na parte mais ampla e de 2,5 cm na parte mais estreita (3), o diâmetro interno da parte mais ampla (3a) é de 2,6 cm e o diâmetro interno da parte mais estreita (3b) é de 1,4 cm. O comprimento da parte mais ampla é de 8 cm, que inclui uma parte cônica oca apresentando uma altura de 1 cm (não mostrada na figura 1), permitindo a redução progressiva do diâmetro interno de 2,6 para 1,4 cm. O comprimento da parte mais estreita é de 12 cm. A placa termorregulada construída no invólucro apresenta uma superfície de 5 cm2 por 2 cm2. O comprimento da fenda (ou porta de amostra) (4) é de 4,1 cm e sua largura de 0,3 cm. Essas dimensões são, contudo, não crítica e podem ser adaptadas,dependendo das necessidades.
[0044] A temperatura do elemento termorregulado pode ser medida por quaisquer meios conhecidos, tais como um termopar, sonda de platina ou detector infravermelho, enquanto que a circulação de ar através do tubo direcional pode ser medida, por exemplo, utilizando um anemômetro ou um tubo de Venturi incorporado no tubo e ligado a um manômetro de pressão, ou qualquer sensor de fluxo.
[0045] A quantidade de composição de fragrância depositada no suporte é tipicamente de 0,01 a 10 microlitros, de preferência, de 0,05 a 5 microlitros, e mais preferivelmente, de 0,1 a 1,5 microlitros. A composição pode ser depositada como óleo puro ou diluída em um solvente hidroalcoólico, ou qualquer outro solvente adequado.
[0046] Em uma modalidade específica, o suporte é uma placa de vidro, que apresenta uma parte retangular, gravada ou de base, a qual é circundada por uma moldura de vidro não gravado. O comprimento e largura da parte gravada são, tipicamente, de 1,8 cm e 0,4 cm, e a largura da moldura de vidro não gravado é tipicamente de 0,1 cm. Portanto, a superfície total da placa de vidro é tipicamente de 2 cm2 por 0,5 cm2.
[0047] A placa de vidro pode ser inserida em um suporte de amostra vedável, o qual é projetado de tal maneira que uma parte do suporte que compreende a placa de vidro pode ser inserida no dispositivo (1) através da abertura (4), enquanto que outra parte permanece fora e serve como um meio de preensão permitindo fácil inserção e remoção da amostra. As dimensões do suporte de amostra são comensuráveis com o tamanho da abertura (4), de modo que o tampão é ajustado no dispositivo de tal modo que possíveis espaços vazios entre o suporte de amostra e os limites da abertura sejam minimizados, por exemplo, não maior que 0,5 milímetros. As dimensões típicas do suporte de amostra são de 5,3 cm x 4 cm e a espessura da parte que é introduzida na abertura (4) é de 0,2 cm. O suporte de amostra pode ser vedado por quaisquer meios de vedação, de modo que a evaporação do perfume depositado na placa de vidro seja impedida. Tipicamente, o meio de vedação é removido antes de inserção no dispositivo (1).
[0048] Medições podem ser realizadas em composições de fragrância frescas ou após as composições ter sido deixada a evaporar-se por certo período de tempo. De preferência, as composições são deixadas a evaporar-se durante pelo menos 30 minutos, preferencialmente, pelo menos uma hora e, mais preferivelmente, pelo menos 2 horas, antes de serem inseridas no dispositivo (1). Um tempo de evaporação típico é de 4 horas sob uma temperatura de 32 ± 2°C. Sob essas condições, o estado de uma composição é mais próximo do que àquele aplicado a um consumidor na vida diária e a avaliação proporciona uma melhor imagem do desempenho de uma composição de fragrância sob condições reais de vida. Além disso, a cinética de evaporação de composições será muito mais lenta após tempo de evaporação de 4 horas do que na fase inicial da evaporação, o que torna variações entre as amostras menos significativas e melhora a reprodutibilidade da avaliação.
[0049] O comprimento do canal pode ser arbitrariamente definido, dependendo da distância em que é desejada uma avaliação de desempenho. A avaliação é, entretanto, realizada em uma distância maior que 0,5 metro, mais preferivelmente, sob uma distância maior que 1 m e, mais preferivelmente, maior que 1,5 metros, por exemplo, 2 metros.
[0050] O dispositivo e o canal podem ser colocados em um ambiente apresentando condições de ventilação constante mantidos sob temperatura e umidade constantes. Fluxos de convecção no ambiente devem ser minimizados e o modo como o ar circula no ambiente deve ser mantido constante, a temperatura no ambiente não deve variar por mais de ± 5°C ao longo do tempo e a umidade relativa no ambiente não deve variar por mais de ± 20%. Tais condições são facilmente realizadas utilizando sistemas padrão de condicionamento de ar.
[0051] A temperatura de amostra pode tomar qualquer valor desejado da escala termométrica e é apenas limitada pela resistência térmica dos materiais que constituem o dispositivo e dos ingredientes de perfume. Tipicamente, a temperatura varia preferencialmente entre 0°C a 150°C, mais preferencialmente, de 10°C a 100°C e, mais preferencialmente, de 20°C a 50°C. Temperaturas abaixo de temperaturas ambientes são melhores alcançadas através da incorporação de elementos de resfriamento na placa termorregulada. Uma temperatura de amostra típica é de 32 ± 2°C.
[0052] Em outra modalidade específica da presente invenção, o procedimento de avaliação envolve as etapas de:
[0053] (i) permitir que uma amostra de perfume evapora-se por certo período de tempo T1 em um ambiente aberto, sob uma temperatura de, entre 20 e 35°C, T1 sendo preferencialmente mais longo que 30 minutos, mais preferivelmente, mais longo que 60 minutos e, mais preferivelmente, pelo menos 120 minutos,
[0054] (ii) inserir a amostra no dispositivo, a qual foi mantida sob uma temperatura de 32°C ± 2oC
[0055] (iii) avaliar as características olfativas e intensidade do odor na saída do canal (retângulo BDFH na Figura 2) como uma função de tempo e;
[0056] (iv) após um tempo específico T2, opcionalmente, avaliar as características olfativas e intensidade do cheiro em diferentes locais no topo do canal (ABEF da Figura 2), partindo da saída e movendo a jusante, dentro de um intervalo de tempo T3.
[0057] A amostra é em seguida removida do dispositivo e o canal é descarregado usando a ventoinha (7), que opera de tal maneira que o ar contido no canal é movido na direção oposta relativamente ao fluxo produzido pelo dispositivo, como simbolizado pela seta branca (9) na figura 2. Uma vez que o canal é limpo olfativamente, uma segunda avaliação pode ser iniciada.
[0058] A convecção no ambiente e a vazão na abertura do conduto (5) são, preferencialmente, fixas de tal modo que:
[0059] a) 10 microlitros de uma solução de RADJANOL (2-etil-4- (2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-il)-2-buten-1-ol, 2-etil-4-(2',2',3-trimetilciclopent-3'-enil)but-2-enol) a 0,24% em peso, em uma mistura de solventes compreendendo etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6%, evaporados por 4 horas sob condições padrão de ambiente (20 ± 2°C, 50 ± 20% de umidade relativa) em uma placa de vidro, são detectados por mais de 90% dos avaliadores do painel que avaliam o ingrediente na saída de um canal longo de 2 metros, como descrito na Figura 2, com uma intensidade média de 4,5 ± 0,5 em uma escala de 1-10. Essa escala pode ser definida de tal maneira que um ingrediente apresentando uma força de odor quase imperceptível sob as condições da medição será dada uma intensidade de 1, enquanto que um ingrediente que produz o cheiro mais forte imaginável sob as condições da medição será dada uma intensidade de 10. A escala é calibrada, além disso, através da atribuição de uma nota de 6 para CICLO-HEXAL -(4-(4-hidróxi-4-metilpentil)ciclo-hex-3-eno carbaldeído) - o qual é utilizado neste relatório como referência; e
[0060] 2) 10 microlitros de uma solução de POLISANTOL ((E)-3,3- dimetil-5-(2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-il)-4-penten-2-ol) em 0,24 % em peso, em uma mistura de solventes constituída por etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6%, evaporada durante 4 horas sob condições padrão de ambiente (20 ± 2°C, 50 ± 20% de umidade relativa) na placa de vidro acima mencionada, pode ser detectada por até 70% dos avaliadores do painel na saída de um canal longo de 2 metros, como descrito na Figura 2, com uma intensidade média de 1 ± 0,5 em uma escala de 10.
[0061] Aquele versado no estado da técnica avaliará que as condições acima mencionadas e projeto de ajuste experimental constitui meramente de um exemplo de como é possível determinar a medida de rastro. Em qualquer evento, essas condições são tomadas para serem satisfeitas quando a convecção de ambiente é minimizada durante a medição, por exemplo, desligando qualquer sistema de controle de ar no ambiente, e aplicando um fluxo de 5 a 30 ml/minuto na abertura da parte mais estreita (3b) na Figura. 2, em que o valor exato do fluxo deve ser ajustado pelo operador.
[0062] A avaliação dos atributos olfativos à distância a partir de uma fonte pode ser diversa e compreende intensidade ou impacto olfativo, e qualificadores mais descritivos, tais como descrição de odor, nitidez, transparência, presença, volume e similares. Tais qualificadores determinam a "natureza" do perfil olfativo, como discutido em maiores detalhes abaixo.
[0063] Por "descritores de odor" entende-se uma descrição do cheiro em palavras de acordo com um vocabulário específico, normalmente, definido por convenção. Um vocabulário do descritor de odor adequado compreende, mas não se limita aos termos, tais como "cítrico", "róseo", "hesperídico", "verde", "lenhoso", "ambry","almiscarado"; e similares. Descritores de odores são amplamente utilizados no estado da técnica de avaliação de produtos de perfumaria e uma discussão mais detalhada não é merecida neste relatório. Uma discussão completa de descritores de odores é fornecida em "Perfume and Flavour Chemicals", S. Arctander, Allured Publishing Corporation, 1994, IL, EUA, que é incorporado neste relatório como referência.
[0064] O presente método permite aquele avaliar o desempenho de rastro de perfumes. Tipicamente, o perfume é aplicado sobre um substrato em uma concentração de 10% em peso em um solvente, tal como mistura de etanol, etanol/água, propileno glicol, dipropileno- glicol, citrato de trietila e similares; ou como proporcionados por vendedores, por exemplo, 5%, 10% ou 15% em peso. Tipicamente, 10 microlitros de solução de perfume são aplicados sobre o substrato.
[0065] O presente método também permite aquele agrupar ingredientes de perfume que se comportam coerentemente com relação um ao outro, por qual se entende, agrupamentos de ingredientes de perfume podem ser feitos com base na observação de que estes são detectados em um ponto particular definido no espaço em relação a uma fonte de perfume dentro de um determinado período de tempo, de modo que estes exibem um impacto olfativo coerente, como este termo é definido acima.
[0066] Um primeiro agrupamento de ingredientes de perfume, referido daqui em diante como GRUPO DE INGREDIENTE 1, é selecionado daqueles ingredientes que apresentam uma combinação de concentração padrão de espaço livre de equilíbrio e o limiar de detecção de odor, de modo que os ingredientes situam-se em ou abaixo de uma Linha Limite de Percepção de Distância (LLPD) em um gráfico de log HS0i versus log de LDO, caracterizado por uma coordenada A = [log(LDOa); log(HSa)] = [-3;6] e B = [log (LDOb); log (HSb)] = [2;1]; em que LDOi é o limiar de detecção de odor de um ingrediente de perfume i, medido em nanogramas/litro; e HSi é a concentração de espaço livre de equilíbrio de ingrediente i, medida em microgramas/litro; e em que o termo "log" se refere ao logaritmo decimal.
[0067] Quando 10 microlitros de uma solução de 0,24% em peso de um material do GRUPO DE INGREDIENTE 1 em uma mistura de solventes compreendendo etanol a 76,4%, citrato de etila a 10% e água a 3,6% são colocados em um substrato, tal como uma superfície de vidro gravado e deixados durante 30 minutos sob uma temperatura de 25°C antes de ser colocados sob uma temperatura de 32 +/- 2°C, sob condições de fluxo e convecção de ambiente acima mencionado, serão detectáveis 2 metros a jusante do substrato durante um período de tempo de detecção de 5 a 120 segundos, em média, e com uma intensidade média maior que 1 em uma escala de 10, conforme definida acima.
[0068] Ingredientes de perfume do GRUPO DE INGREDIENTE 1 incluem, mas não se limitam aos mesmos, (2-benzil-1,3-dioxolan-4-il) metanol; (2-(1-propoxietóxi)etil)benzeno; 1-(4-metoxifenil)etanona; 2- fenoxiacetato de alila; (Z)-4,11,11-trimetil-8-metilenobiciclo[7.2.0] undec-4-eno; acetato (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1-il)fenila; 1-(pirazin-2- il) etanona; acetato de 4-formil-2-metoxifenila; 2,6,10-trimetilundec-9- enal; undecanal; decanal; dodecanal; 2-metilundecanal; tridecanal; (E)- undec-9-enal; 4-[(6,6-dimetil-5-biciclo[2.2.1]heptanil)metil]-2-metilciclo- hexano-1-ona; 2-(isopentilóxi)acetato de alila; 3-ciclo-hexilpropanoato de alila; 1-((2-(terc-butil)ciclo-hexil)óxi)butan-2-ol; 3,8,8,11a-tetrametil- dodeca-hidro-1H-3,5a-epoxinafto[2,1-c]oxepina; formato de (2,4a,5,8a- tetrametil-1,2,3,4,7,8-hexa-hidronaftalen-1-ila); (Z)-oxaciclo-heptadec- 10-en-2-ona; 2,5,5-trimetil-1,2,3,4,4a,5,6,7-octa-hidronaftalen-2-ol; (4aR, 5R,7aS,9R)-octa-hidro-2,2,5,8,8,9a-hexametil-4h-4a, 9-metanoazuleno (5,6-d)-1,3-dioxol; 3a,6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; 3a,6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; (Z)-2-benzilideno- heptanal; 2-fenilacetato de pentila; 2-hidroxibenzoato de pentila; (4- metoxifenil)metanol; 1-feniletanotiol; 4-metoxibenzaldeído; 2-((7-hi- dróxi-3,7-dimetiloctilideno)amino)benzoato de (E)-metila; 7-isopentil- 2H-benzo[b][1,4]dioxepin-3(4H)-ona; (1R,2S,4R)-2'-isopropil-1,7,7-tri- metilespiro[biciclo[2.2.1]heptano-2,4'-[1,3]dioxano]; benzofenona; benzoato de benzila; (E)-3-fenil-prop-2-enoato de benzila; 2- fenilacetato de benzila; 2-hidroxibenzoato de benzila; octa-hidro-2H- cromen-2-ona; (etoximetóxi)ciclododecano; 3-(4-(terc-butil)fenil) propanal; (1R,5S,E)-1,5-dimetilbiciclo[3.2.1]octan-8-ona; 6-(sec-butil)quinolina; 7-metil-2H-benzo[b][1,4]dioxepin-3(4H)-ona; octanal, 6- metóxi-2,6-dimetil-; 3-(4-metoxifenil)-2-metilpropanal; 3-hidróxi-4,5- dimetilfuran-2(5H)-ona; 5-isopropil-2-metilfenol; 2-metil-5-(prop-1-en-2- il)ciclo-hex-2-enona; 1,1, 2,3,3-pentametil-2,3,6,7-tetra-hidro-1H-inden- 4 (5H)-ona; 4-(1,3-benzodioxol-5-il)butan-2-ona; ((1S,8aR)-1,4,4- trimetil-2,3,3a,4,5,8-hexa-hidro-1H-5,8a-metanoazulen-6-il)metanol; acetato de (1S,6R,8aR)-1,4,4,6-tetrametilocta-hidro-1H-5,8a- metanoazulen-6-ila; (1S,6R,8aR)-1,4,4,6-tetrametilocta-hidro-1H-5,8a- metanoazulen-6-ol; (4Z, 8Z)-1,5,9-trimetil-13-oxabiciclo[10.1.0]trideca- 4,8-dieno; (1R,6S,8aS)-6-metóxi-1,4,4,6-tetrametilocta-hidro-1H-5,8a- metanoazuleno; acetato 2-(3-oxo-2-pentilciclopentil)metila; 3a,6,6,9a- tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex- 2-en-1-il)hepta-1,6-dien-3-ona; ácido 3-fenilprop-2-enoico; (E)-3- fenilprop-2-en-1-ol; 3-fenilpropenal; ácido 3-(4-acetiloxifenil)prop-2- enoico; 3-fenilprop-2-enoato de 3-fenilprop-2-enila; 2-aminobenzoato de [(Z)-hex-3-enila]; 2-hidroxibenzoato de (Z)-hex-3-en-1-ila; 3,7- dimetiloct-6-en-1-ol; oxalato de 3,7-dimetiloct-6-en-1-il-etila; 2-((3,7- dimetiloct-6-en-1-il)óxi)acetaldeído; (Z)-ciclo-heptadec-9-enona; dodecanonitrila; 2-(2-mercaptopropan-2-il)-5-metilciclo-hexanona; 2-(3- fenilpropil)piridina; 2-hidróxi-3-metilciclopent-2-enona; (Z)-3- metilciclotetradec-5-enona; 2H-cromen-2-ona; 2-metóxi-4-metilfenol; p- cresol; acetato de p-tolila; octanoato de p-tolila; 2-fenilacetato de p- tolila; 4-isopropilbenzonitrila; 3-(4-isopropilfenil)-2-metilpropanal; 2- (ciclo-hexilóxi)acetato de alila; 4-(4-hidróxi-4-metilpentil)ciclo-hex-3- enocarbaldeído; 2-hidroxibenzoato de ciclo-hexila; 3-(4-metilciclo-hex- 3-en-1-il)butan-1-ol; 8,8-dimetil-1,2,3,4,5,6, 7,8-octa-hidronaftaleno-2- carbaldeído; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hexa-1,3-dien-1-il)but-2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex-2-en-1-il)but-2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6- trimetilciclo-hex-1-en-1-il)but-2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex- 3-en-1-il)but-2-en-1-ona; 6-pentiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 6- hexiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 6-heptiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 6- propitetra-hidro-2H-piran-2-ona; 6-propitetra-hidro-2H-piran-2-ona; 5- octildi-hidrofuran-2(3H)-ona; (E)-dec-2-enal; (E)-dec-4-enal; decanal; acetato de 2-(sec-butil)-1-vinilciclo-hexila; 1-oxaciclo-heptadecan-2- ona; 1-metóxi-4-propilbenzeno; 2-metóxi-4-propilfenol; (Z)-3,7,11- trimetildodeca-6,10-dienal; 4-(2,6,6-trimetilciclo-hex-1-en-1-il)butan-2- ona; 2-N-hexil-3-metoxicarbonilciclopentanona; 3-metil-2- pentilciclopent-2-enona; 2-(metilamino)benzoato de metila; 2-(2-(3,3,5- trimetilciclo)acetil)ciclopentanona; 7,9-dimetilespiro[5.5]undecan-3-ona; 6-heptiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 5-octildi-hidrofuran-2(3H)-ona; (E)- dodec-2-enal; (E)-4-((3aS,7aS)-hexa-hidro-1H-4,7-metanoinden-5(6H)- ilideno) butanal; (E)-3-metil-5-(2,2,3-trimetilciclopent-3-en-1-il)pent-4- en-2-ol; (E)-3-fenilprop-2-enoato de etila; 8-etil-1-oxaespiro[4.5]decan- 2-ona; 2-etil-3-hidróxi-4H-piran-4-ona; 2-fenilacetato de etila; 3-fenilo- xirano-2-carboxilato de etila; 2,6,6-trimetilciclo-hexa-1,3-dieno-1-carbo- xilato de etila; 3-etóxi-4-hidroxibenzaldeído; 1,4-dioxaciclo-hepta- decano-5,17-diona; 4-alil-2-metoxifenol; acetato de 4-alil-2-meto- xifenila; 2,4-di-hidróxi-3,6-dimetilbenzoato de metila; (4Z)-ciclopen- tadec-4-en-1-ona; 3-(4-metoxifenil)-2-metilpropanal; 3a, 6,6,9a-tetra- metildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; 1-(3,5,5,6,8,8-hexametil-5,6,7,8- tetra-hidronaftalen-2-il)etanona; 3-(3-isopropilfenil)butanal; (E)-undec- 9-enonitrila; propionato de (3aR,6S,7aS)-3a,4,5,6,7,7a-hexa-hidro-1H- 4,7-metanoinden-6-ila; 2,4,6-trimetil-4-fenil-1,3-dioxano; (Z)-1-(ciclooct- 3-en-1-il)propan-1-ol; oct-2-inoato de metila; 3-metildodecanonitrila; octa-hidro-1H-4,7-metanoindeno-3a-carboxilato (3aS,4S,7R,7aS)-etila; 4,6,6,7,8,8-hexametil-1,3,4,6,7,8-hexa-idrociclopenta[g]isocromeno; 1- (3,3-dimetilciclo-hex-1-en-1-il)pent-4-en-1-ona; N,2-dimetil-N-fenilbu- tanamida; isobutirato de (3aR,6S,7aS)-3a,4,5,6,7,7a-hexa-hidro-1H- 4,7-metanoinden-6-ila; 1-(1,2,8,8-tetrametil-1,2,3,4,5,6,7,8-octa-hidro- naftalen-2-il)etanona; (E)-3,7-dimetilocta-2,6-dien-1-ol; (E)-6,10-dime- tilundeca-5,9-dien-2-ona; 2-fenilacetato de (E)-3,7-dimetilocta-2,6-dien- 1-ila; 2-metilbut-2-enoato de (E)-(E)-3,7-dimetilocta-2,6-dien-1-ila; 3a- etil-6,6,9a-trimetildodeca-hidronafto[1,2-c]furano; acetato de 2-(3,8-di- metil-1,2,3,4,5,6,7,8-octa-hidroazulen-5-il)propan-2-ila; (E)-oxaciclo-he- xadec-12-en-2-ona; acetato de 2-(3-oxo-2-pentilciclopentil)metila; acetato de 2-(3-oxo-2-pentilciclopentil)metila; benzo[d][1,3]dioxol-5- carbaldeído; propionato de 2-(1-(3,3-dimetilciclo-hexil)etóxi)-2- metilpropila; heptil-2-ciclopentanona; hex-3-enoato de (Z)-(Z)-hex-3- en-1-ila; (Z)-hex-3-en-1-ol; 2-hidroxibenzoato de (Z)-hex-3-en-1-ila; benzoato de hexila; (E)-3-fenilprop-2-enoato de hexila; (E)-2- benzilidenoctanal; 2-hidroxibenzoato de hexila; 2-etil-4-hidróxi-5- metilfuran-3(2H)-ona; 7-hidróxi-3,7-dimetiloctanal; 1H-indol; 8,8-di(1H- indol-3-il)-2,6-dimetiloctan-2-ol; (E)-4-(2,6,6-trimetilciclo-hex-1-en-1- il)but-3-en-2-ona; (E)-3-metil-4-(2,6,6-trimetilciclo-2-en-1-il)but-3-en-2- ona; (E)-4-(2,6,6-trimetilciclohex-2-en-1-il)but-3-en-2-ona; (E)-4- (2,5,6,6-tetrametilciclohex-2-en-1-il)but-3-en-2-ona; (E)-4-(2,5,6,6- tetrametilciclohex-2-en-1-il)but-3-en-2-ona; 1-(2,3,8,8-tetrametil- 1,2,3,4,5,6,7,8-octa-hidronaftalen-2-il) etanona; isobutirato de 4-formil- 2-metoxifenila; 2-isobutilquinolina; acetato de (2-metóxi-4-prop-1- enilfenila); (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1-il)fenol; 6-isopropilquinolina; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-2-en-1-il)pent-1-en-3-ona; (E)-3-metil-4-(2,6,6- trimetilciclo-2-en-1-il)but-3-en-2-ona; (E)-3-metil-4-(2,6,6- trimetilciclohex-2-en-1-il)but-3-en-2-ona; (E)-3-metil-4-(2,6,6- trimetilciclohex-2-en-1-il)but-3-en-2-ona; 2-hexilciclopent-2-en-1-ona; acetato de (3aR,6S,7aS)-3a,4,5,6,7,7a-hexa-hidro-1H-4,7-meta- noinden-6-ila; (Z)-6-(pent-2-en-1-il)tetra-hidro-2H-piran-2-ona; (Z)-5- (hex-3-en-1-il)-5-metildi-hidrofuran-2(3H)-ona; (E)-6-(pent-3-en-1-il) te- tra-hidro-2H-piran-2-ona; (Z)-3-metil-2-(pent-2-en-1-il)ciclopent-2-eno- na; (1-metil-2-((1,2,2-trimetilbiciclo[3.1.0]hexan-3-il)metil)ciclopropil) metanol; 5-(sec-butil)-2-(2,4-dimetilciclo-hex-3-en-1-il)-5-metil-1,3-dio- xano; ácido benzoico, 2-hidróxi-, éster (3Z)-1-metil-3-hexen-1-ilíco; 4- (1-etoxivinil)-3,3,5,5-tetrametilciclo-hexanona; (E)-2,4,4,7-tetrametil- nona-6,8-dien-3-ona; 6,8-nonadien-3-ona, 2,4,4,7-tetrametil-, oxima; 2,8,8-trimetilocta-hidro-1H-4a,2-(epoximetano)naftalen-10-ona; 8-iso- propil-1-oxaespiro[4.5]decan-2-ona; (2E,6Z)-3,7-dimetilnona-2,6-die- nonitrila; 2-(((2,4-dimetilciclo-hex-3-en-1-il)metileno)amino) benzoato de (E)-metila; 3-(4-(terc-butil)fenil)-2-metilpropanal; cinamato de 3,7- dimetilocta-1,6-dien-3-ila; 5-metil-7- (1-metiletil)biciclo[2.2.2]oct-5-eno- 2-carboxaldeído; 2,4-dimetil-4,4a, 5,9b-tetra-hidroindeno[1,2-d][1,3] dioxina; 2,2-dimetil-3-(m-tolil)propan-1-ol; isobutirato de 2-metil-4-oxo- 4H-piran-3-ila; 3-hidróxi-2-metil-4H-piran-4-ona; 2-(4-(terc-butil)fenil) acetonitrila; 3-metil-5-fenilpentanal; 3-metil-5-fenilpentanol; 4-(4-meto- xifenil)butan-2-ona; 2-aminobenzoato de metila; (E)-3-fenil-prop-2- enoato de metila; 2-hidróxi-5-metilbenzoato de metila; 5-hexil-5-metildi- hidrofuran-2(3H)-ona; 2-etóxi-4-(metoximetil)fenol; 2-metóxi-1,1'-bife- nila; 2-(3-oxo-2-(pent-2-en-1-il)ciclopentil)acetato de (Z)-metila; 4,4,8a- trimetildeca-hidronaftalen-4a-ol; 3-butenal, 2,3-dimetil-4-(2,6,6-trimetil- 2-ciclo-hexen-1-il)-; (E)-1,2-dimetóxi-4-(prop-1-en-1-il)benzeno; 8-metil- 1-oxaespiro[4.5]decan-2-ona; octadeca-9,12-dienoato de (9E,12E)- metila; non-2-inoato de metila; 2-fenilacetato de metila; 4-metil-5- pentildi-hidrofuran-2(3H)-ona; ácido (E/Z)dec-5(6)enoico; naft[2,3-b] oxireno, 1a,2,3,4,5,6,7,7a-octa-hidro-1a, 3,3,4,6,6-hexametila, (1aR, 4S,7aS)-rel-; (Z)-3-metilciclopentadec-5-enona; 3-metilciclopenta- decanona; 1,4-dioxaciclo-hexadecano-5,16-diona; ciclopentadecanona; 1-(4-(terc-butil)-2,6-dimetil-3,5-dinitrofenil) etanona; 1,7-dioxaciclo-heptadecan-8-ona; benzeno, 1-(1,1-dimetiletil)- 3,5-dimetil-2,4,6-trinitro-; 4-(4-metilpent-3-en-1-il)ciclo-hex-3- enocarbaldeído; acetato de (4-(4-metilpent-3-en-1-il)ciclo-hex-3-en-1- il)metila; ácido 2-metilundecanoico; (3,3,4,5-pentametil-11,13- dioxatriciclo-[7,4,0,0-{2,6}]-tridec-2/6-eno); 2-(2-(4-metilciclo-hex-3-en- 1-il)propil)ciclopentanona; acetato de (Z)-3,7,11-trimetildodeca-1,6,10- trien-3-ila; 2-etoxinaftaleno; 1-(3-metilbenzofuran-2-il)etanona; (E)-13- metiloxaciclopentadec-10-en-2-ona; (2E, 6Z)-nona-2,6-dienal; (2E,6Z)- nona-2,6-dien-1-ol; (Z)-non-6-enal; (Z)-non-6-en-1-ol; 4,4a-dimetil-6- (prop-1-en-2-il)-4,4a,5,6,7,8-hexa-hidronaftalen-2(3H)-ona; 6- propiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 5-butildi-hidrofuran-2(3H)-ona; 2,4- dimetil-2-(5,5,8,8-tetrametil-5,6,7,8-tetra-hidronaftalen-2-il)-1,3- dioxolano; 1-naftalen-2-iletanona; 3-metóxi-5-metilfenol; 2-metil-4- propil-1,3-oxatiano; octanoato de p-tolila; isobutirato de p-tolila; 2- fenilacetato de p-tolila; 2-etil-N-metil-N-(m-tolil)butanamida; (1-metil-2- (((1R,3R)-2,2,3-trimetilciclopentil)metil)ciclopropil)metanol; 4,8a,9,9- tetrametildeca-hidro-1,6-metanonaftalen-1-ol; 5-heptildi-hidrofuran- 2(3H)-ona; 2-metil-4-metileno-6-feniltetra-hidro-2H-pirano; 2-ciclo- hexilideno-2-fenilacetonitrila; dimetilcarbamato de 3,7-dimetilocta-1,6- dien-3-ila; benzenoacetonitrila, alfa-ciclo-hexilideno-2-metila; 1- (1,1,2,3,3,6-hexametil-2H-inden-5-il)etanona; 2-ciclo-hexilepta-1,6- dien-3-ona; isobutirato de 2-fenoxietila; 2-fenoxiacetaldeído; ácido 2- fenilacético; acetato de fenetila; 2-fenil-etanol; (E)-3-fenil-prop-2- enoato de fenila; 2-fenilacetato de fenetila; 2-hidroxibenzoato de fenetila; 3-fenilpropanal; 3-fenilpropan-1-ol; 3-(6,6- dimetilbiciclo[3.1.1]hept-2-en-2-il)propanal; pivalato de (3aR,6S,7aS)- 3a,4,5,6,7,7a-hexa-hidro-1H-4,7-metanoinden-6-ila; (E)-3,3-dimetil-5- (2,2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-il)-4-penten-2-ol; (2E,5E)-5,6,7- trimetilocta-2,5-dien-4-ona; (1S,4R,6S)-4,7,7-trimetil-4-(3-metilbut-2- en-1-il)biciclo[4.1.0]heptan-3-ona; 1-metil-4-(4-metilpent-3-en-1-il)ciclo- hex-3-enocarbaldeído; 2-etóxi-4-(isopropoximetil)fenol; 5-pentildi- hidrofuran-2(3H)-ona; 6-(sec-butil)quinolina; (E)-2-etil-4-(2,2,3- trimetilciclopent-3-en-1-il)but-2-en-1-ol; (E)-2-etil-4-(2,2,3- trimetilciclopent-3-en-1-il)but-2-en-1-ol; 4-(4-hidroxifenil)butan-2-ona; 2,4-dimetil-4-feniltetra-hidrofurano; (2R,8aS)-3',6-dimetil-3,4,4a,5,8,8a- hexa-hidro-1H-espiro[1,4-metanonaftaleno-2,2'-oxirano]; ácido (1- oxopropóxi)acético, éster 1-(3,3-dimetilciclo-hexil)etílico; acetato de 2,2,2-tricloro-1-feniletila; dec-9-en-1-ol; 2-metil-5-fenilpentan-1-ol; 3- isobutil-1-metilciclo-hexanol; 4-metileno-2-feniltetra-hidro-2H-pirano; (3S,5R,8S)-5-isopropenil-3,8-dimetil-3,4,5,6,7,8-hexa-hidro-1(2H)- azulenona; 2,6,6-trimetilciclo-hexa-1,3-dienocarbaldeído; 2,3,3-trimetil- 2,3-di-hidro-1H-inden-1-ona; 3-metil-5-(2,2,3-trimetilciclopent-3-en-1- il)pentan-2-ol; 3-((1R,2S,4R,6R)-5,5,6-trimetilbiciclo[2.2.1]heptan-2- il)ciclo-hexanol; (E)-2-metil-4-(2,2,3-trimetil-1-ciclopent-3-enil)but-2-en- 1-ol; (3aR,4R,6S,7R,7aR)-6-metoxiocta-hidro-1H-4,7-metanoindeno-1- carbaldeído; 2,4-di-hidróxi-3-metilbenzoato de metila; ciclopropanocarboxilato de 2-(1-(3,3-dimetilciclo-hexil)etóxi)-2- metilpropila; 3-(4-isobutilfenil)-2-metilpropanal; 3-metil-1H-indol; 2',2',3, 7,7-pentametilespiro[biciclo[4.1.0]heptano-2,5'-[1,3]dioxano]; SPIROGALBANONA 10%/DPG; etil-3-metil-3-feniloxirano-2- carboxilato; (E)-6-etil-3-metiloct-6-en-1-ol; ciclopropanocarboxilato de (E)-2-((3,5-dimetilex-3-en-2-il)óxi)-2-metilpropila; acetato de (E)-6,10- dimetilundeca-5,9-dien-2-ila; oxaciclo-hexadecan-2-ona; (E)-3,7- dimetilocta-2,6-dieno-1-tiol; 2-isopropil-5-metilfenol; 1-(2,2,6- trimetilciclo-hexil)hexan-3-ol; 1-(ciclopropilmetil)-4-metoxibenzeno; ácido 4-oxo-4-[(2S,3S)-1,1,2,6-tetrametil-3-(propan-2-il)-2,3-di-hidro- 1H-inden-5-il]butanoico; (E)-tridec-2-enonitrila; 3-fenilbutanal; 1- ((2E,5Z,9Z)-2,7,8-trimetilciclododeca-2,5,9-trien-1-il)etanona; deca- hidro-2,6,6,7,8,8-hexametil-2H-indeno (4,5-b)furano; 3- (benzo[d][1,3]dioxol-5-il)-2-metilpropanal; 2-etóxi-4-metilfenol; 6- hexiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; (3E,5Z)-undeca-1,3,5-trieno; (E)-4- metildec-3-en-5-ol; (E)-undec-2-enonitrila; 4-hidróxi-3- metoxibenzaldeído; (E)-2-etóxi-5-(prop-1-en-1-il)fenol; (Z)-ciclo-hexa- dec-5-enona; 2-((3-(4-(terc-butil)fenil)-2-metilprop-1-en-1-il)amino) benzoato de (E)-metila; 1-((1S,8aS)-1,4,4,6-tetrametil-2,3,3a,4,5,8- hexa-hidro-1H-5,8a-metanoazulen-7-il)etanona; 2,4-dietóxi-5-metilpiri- midina; acetato de 4-metil-4-fenilpentan-2-ila; (5R,6R)-6,10-dimetil-3- propan-2-ilidenoespiro[4,5]dec-9-en-8-ol; acetato de (2R,5R,8S)-4,4,8- trimetiltriciclo[6.3.1.02,5]dodecan-1-ila; (2E,6Z)-nona-2,6-dienonitrila; undec-10-enonitrila; 2-metoxinaftaleno; 2-(2,4-dimetilciclo-hexil) piridina; óleo de patchuli; (E)-9-hidróxi-5,9-dimetildec-4-enal; 3-(4- isobutil-2-metilfenil)propanal, 2-(2-(4-metilciclo-hex-3-en-1- il)alil)ciclopentanona; 1-((1S,4R,8R)-1,8-dimetil-2- oxabiciclo[2.2.2]octan-5-il)etanol; ((1S,4R, 7S)-3,6,7-trimetil-2- oxabiciclo[2.2.2]octan-5-il)metanol; 9-hidróxi-5,9-dimetildecanal; (S)-2- ((2S,4aR)-1,1,5,5-tetrametil-2,3,4,5,6,7-hexa-hidro-1H-2,4a- metanonaftalen-8-il)butan-1-ol; (R)-2-((2S,4aS,8aS)-1,1, 5,5-tetrametil- 2,3,4,5,6,8a-hexa-hidro-1H-2,4a-metanonaftalen-8-il) butan-1-ol; (3aR,5aS,8S,9aR,9bS)-2,2,3a,5,5,9,9-heptametilocta-hidro-3aH-5a,8- metanonafto[1,2-d][1,3]dioxol; (1-metil-2-(5-metilex-4-en-2-il)ciclopropil) metanol; (E)-7-(4-metilpent-1-en-1-il)-2H-benzo[b][1,4] dioxepin-3(4H)- ona.
[0069] Ingredientes de perfume que conformam essa definição são considerados ser coerentes em relação um ao outro de acordo como esse termo é entendido na presente invenção.
[0070] Um segundo agrupamento de ingredientes de perfume, referido daqui por diante como GRUPO DE INGREDIENTE 2 é selecionado daqueles ingredientes que apresentam uma combinação de concentração padrão de espaço livre de equilíbrio e limiar de detecção de odor, de modo que esses ingredientes situam-se em, ou abaixo de uma linha limite de percepção à distância em um gráfico de log HS0i versus log de LDOi, caracterizado por uma coordenada A = [log(LDOa); log(HSa)] = [-3;6] e B = [log (LDOb); log (HSb)] = [1;0]; em que LDOi é o limiar de detecção de odor de um ingrediente de perfume i, medido em nanogramas/litro; e HSi é a concentração de espaço livre de equilíbrio de ingrediente i, medida em microgramas/litro; e em que o termo "log" se refere ao logaritmo decimal.
[0071] Quando 10 microlitros de uma solução de 0,24% em peso do ingrediente do GRUPO DE INGREDIENTE 2 em uma mistura de solventes compreendendo etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6% são colocados em uma placa de vidro gravada e deixados durante 4 horas sob uma temperatura de 32oC +/- 2oC antes de ser colocados sob uma temperatura de 32oC +/- 2°C, sob condições de fluxo e convecção de ambiente acima mencionados, esse ingrediente será detectável 2 metros a jusante do substrato dentro de um período de tempo de detecção de 5 a 60 segundos em média, com uma intensidade média maior que 1 em uma escala de 10, como definida acima.
[0072] Ingredientes de perfume do GRUPO DE INGREDIENTE 2 incluem: 2-fenoxiacetato de alila; acetato (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1- il)fenila; 1-(pirazin-2-il)etanona; 2-metilundecanal; tridecanal; 4-[(6,6- dimetil-5-biciclo[2.2.1]heptanil)metil]-2-metilciclo-hexan-1-ona; 3,8,8, 11a-tetrametildodeca-hidro-1H-3,5a-epoxinafto[2,1-c]oxepina; acetato de 4-formil-2-metoxifenila; formato de (2,4a,5,8a-tetrametil-1,2,3,4,7,8- hexa-hidronaftalen-1-ila); (Z)-oxaciclo-heptadec-10-en-2-ona; 2,5,5- trimetil-1,2,3,4,4a,5,6,7-octa-hidronaftalen-2-ol; (4aR,5R, 7aS,9R)-octa-hidro-2,2,5,8,8,9a-hexametil-4h-4a, 9-metanoazuleno (5,6-d)-1,3- dioxol; 3a, 6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; 3a,6,6,9a- tetrametil-dodeca-hidronafto[2,1-b]furano; (4-metoxifenil)metanol; 4- metoxibenzaldeído; 2-((7-hidróxi-3,7-dimetiloctilideno)amino)benzoato de (E)-metila; 7-isopentil-2H-benzo[b][1,4]dioxepin-3(4H)-ona; (E)-3- fenilprop-2-enoato de benzila; 2-hidroxibenzoato de benzila; octa- hidro-2H-cromen-2-ona; (etoximetóxi)ciclododecano; 3-(4-(terc-butil) fenil) propanal; 6-(sec-butil)quinolina; 7-metil-2H-benzo[b][1,4]dioxepin- 3 (4H)-ona; 3-hidróxi-4,5-dimetilfuran-2(5H)-ona; 4-(1,3-benzodioxol-5- il) butan-2-ona; 3a,6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; 3- fenilpropenal; (E)-3-fenilprop-2-en-1-ol; 2-aminobenzoato [(Z)-hex-3- enila]; 2-hidroxibenzoato (Z)-hex-3-en-1-ila; (Z)-ciclo-heptadec-9- enona; 2-(2-mercaptopropan-2-il)-5-metilciclo-hexanona; 2-(3-fenil- propil)piridina; (Z)-3-metilciclotetradec-5-enona; 2H-cromen-2-ona; octanoato de p-tolila; 2-(ciclo-hexilóxi)acetato de alila; 4-(4-hidróxi-4- metilpentil)ciclo-hex-3-enocarbaldeído; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hexa- 1,3-dien-1-il)but-2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex-1-en-1-il)but- 2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex-3-en-1-il)but-2-en-1-ona; 6- pentiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 6-hexiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 6- heptiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; (E)-dec-4-enal; acetato de 2-(sec- butil)-1-vinilciclo-hexila; 2-metóxi-4-propilfenol; 2-(2-(3,3,5-trimetilciclo- hexil)acetil)ciclopentanona; (E)-4- ((3aS,7aS)-hexa-hidro-1H-4,7-meta- noinden-5(6H)-ilideno)butanal; (E)-3-metil-5-(2,2,3-trimetilciclopent-3- en-1-il)pent-4-en-2-ol; 8-etil-1-oxa-espiro[4.5]decan-2-ona; 2-etil-3- hidróxi-4H-piran-4-ona; (1S,6R,8aR)-1,4,4,6-tetrametilocta-hidro-1H- 5,8a-metanoazulen-6-ol; 3-etóxi-4-hidroxibenzaldeído; -1,4-dioxaciclo- heptadecano-5,17-diona; 4-alil-2-metoxifenol; 2,4-di-hidróxi-3,6-dime- tilbenzoato de metila; 3-(4-metoxifenil)-2-metilpropanal; ácido 3- fenilprop-2-enoico; 1-(3,5,5,6,8,8-hexametil-5,6,7,8-tetra-hidronaftalen- 2-il)etanona; 3-(3-isopropilfenil)butanal; 4,6,6,7,8,8-hexametil-1,3,4, 6,7,8-hexa-idrociclopenta[g]isocromeno; 2-fenilacetato de p-tolila; 1- (3,3-dimetilciclo-hex-1-en-1-il)pent-4-en-1-ona; 5-butildi-hidrofuran- 2(3H)-ona; 6-propiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 5-octildi-hidrofuran- 2(3H)-ona; 1-(1,2,8,8-tetrametil-1,2,3,4,5,6,7,8-octa-hidronaftalen-2-il) etanona; 3a-etil-6,6,9a-trimetildodeca-hidronafto[1,2-c]furano; (E)-oxa- ciclo-hexadec-12-en-2-ona; 2-(3-oxo-2-pentilciclopentil)acetato de metila; 1H-indol; acetato (4-(4-metilpent-3-en-1-il)ciclo-hex-3-en-1-il) metila; propionato 2-(1-(3,3-dimetilciclo-hexil)etóxi)-2-metilpropila; 2- hidroxibenzoato de (Z)-hex-3-en-1-ila; 2-etil-4-hidróxi-5-metilfuran- 3(2H)-ona; (E)-4-(2,6,6-trimetilciclo-hex-1-en-1-il)but-3-en-2-ona; (E)-3- metil-4-(2,6,6-trimetilciclo-hex-2-en-1-il) but-3-en-2-ona; 1-(2,3,8,8- tetrametil-1,2,3,4,5,6,7,8-octa-hidronaftalen-2-il)etanona; isobutirato de 4-formil-2-metoxifenila; (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1-il)fenol; 6- isopropilquinolina; (1-metil-2-((1,2,2-trimetilbiciclo [3.1.0]hexan-3- il)metil) ciclopropil)metanol; 5-(sec-butil)-2-(2,4-dimetilciclo-hex-3-en-1- il)-5-metil-1,3-dioxano; ácido 2-hidróxi-benzoico; éster (3Z)-1-metil-3- hexen-1-ílico; 6,8-nonadien-3-ona, 2,4,4,7-tetrametilaoxima; 8- isopropil-1-oxaespiro[4.5]decan-2-ona; 3-(4-(terc-butil)fenil)-2- metilpropanal; cinamato de 3,7-dimetilocta-1,6-dien-3-ila; 2,4-dimetil- 4,4a,5,9b-tetra-hidroindeno[1,2-d][1,3]dioxina; 3-hidróxi-2-metil-4H- piran-4-ona; 3-metil-5-fenilpentanol; 2-aminobenzoato de metila; 8- metil-1-oxaespiro[4.5]decan-2-ona; naft[2,3-b]oxireno, 1a, 2,3,4,5,6,7,7a-octa-hidro-1a,3,3,4,6,6-hexametila, (1aR,4S,7aS)-rel-; (Z) -3-metilciclopentadec-5-enona; 1,4-dioxaciclo-hexadecano-5,16- diona; ciclopentadecanona; 1-(4-(terc-butil)-2,6-dimetil-3,5-dinitrofenil) etanona; 1,7-dioxaciclo-heptadecan-8-ona; 1-(1,1-dimetiletil)-3,5- dimetil-2,4,6-trinitrobenzeno; ácido 2-metilundecanoico; 2-(2-(4- metilciclo-hex-3-en-1-il)propil) ciclopentanona; 2-etoxinaftaleno; (E)-13- metiloxaciclopentadec-10-en-2-ona; (2E, 6Z)-nona-2,6-dienal; (2E,6Z)- nona-2,6-dien-1-ol; 4,4a-dimetil-6-(prop-1-en-2-il)-4,4a,5,6,7,8-hexa- hidronaftalen-2(3H)-ona; 5-butildi-hidrofuran-2(3H)-ona; 1-naftalen-2- iletanona; 3-metóxi-5-metilfenol; 2-fenilacetato de p-tolila; 2-etil-N- metil-N-(m-tolil)butanamida; 5-heptildi-hidrofuran-2(3H)-ona; 2-ciclo- exilideno-2-fenilacetonitrila; benzenoacetonitrila, alfa-ciclo-hexilideno- 2-metila; 2-ciclo-hexilepta-1,6-dien-3-ona; ácido 2-fenilacético; acetato de fenetila; 2-feniletanol; (E)-3-fenilprop-2-enoato de fenila; 2- hidroxibenzoato de fenetila; (E)-3,3-dimetil-5-(2,2,3-trimetil-3- ciclopenten-1-il)-4-penten-2-ol; 2-etóxi-4-(isopropoximetil)fenol; 5- pentildi-hidrofuran-2(3H)-ona; 6-(sec-butil)quinolina; (E)-2-etil-4-(2,2,3- trimetilciclopent-3-en-1-il)but-2-en-1-ol; 4-(4-hidroxifenil)butan-2-ona; 2- metil-5-fenilpentan-1-ol; 4-metileno-2-feniltetra-hidro-2H-pirano; (3S, 5R,8S)-5-isopropenil-3,8-dimetil-3,4,5,6,7,8-hexa-hidro-1(2H)-azuleno- na; (2-butenol-2-metil-4-(2,3-trimetil-3-ciclopenten-1-ila); 2,5-dimetil-4- metóxi-3(2H)furanona; ciclopropanocarboxilato 2-(1-(3,3-dimetilciclo- hexil)etóxi)-2-metilpropila; 3-(4-isobutilfenil)-2-metilpropanal; 3-metil-3- feniloxirano-2-carboxilato de etila; ciclopropanocarboxilato (E)-2-((3,5- dimetilex-3-en-2-il)óxi)-2-metilpropila; oxaciclo-hexadecan-2-ona; 1- (2,2,6-trimetilciclo-hexil)hexan-3-ol; ácido 4-oxo-4-[(2S,3S)-1,1,2,6- tetrametil-3-(propan-2-il)-2,3-di-hidro-1H-inden-5-il]butanoico; (E)-tri- dec-2-enonitrila; 1-((2E,5Z,9Z)-2,7,8-trimetilciclododeca-2,5,9-trien-1-il) etanona; 3- (benzo[d][1,3]dioxol-5-il)-2-metilpropanal, 2-etóxi-4-me- tilfenol; 4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído; (2E,6Z)-nona-2,6-dienonitrila; 1-((1S, 8aS)-1,4,4,6-tetrametil-2,3,3a,4,5,8-hexa-hidro-1H-5,8a-meta- noazulen-7-il)etanona; 2,4-dietóxi-5-metilpirimidina; 2-metoxinaftaleno; óleo de Patchuli; (E)-9-hidróxi-5,9-dimetildec-4-enal; 3-(4-isobutil-2- metilfenil) propanal; 2-(2-(4-metilciclo-hex-3-en-1-il)alil)ciclopentanona; 1-((1S,4R, 8R)-1,8-dimetil-2-oxabiciclo[2.2.2]octan-5-il)etanol; ((1S,4R, 7S)-3,6,7-trimetil-2-oxabiciclo[2.2.2]octan-5-il)metanol; 9-hidróxi-5,9- dimetildeca- nal; (S)-2-((2S,4aR)-1,1,5,5-tetrametil-2,3,4,5,6,7-hexa- hidro-1H-2,4a-metanonaftalen-8-il)butan-1-ol; (R)-2-((2S,4aS,8aS)-1,1, 5,5-tetrametil-2,3,4,5,6,8a-hexa-hidro-1H-2,4a-metanonaftalen-8-il) butan-1-ol; (3aR, 5aS,8S,9aR,9bS)-2,2,3a,5,5,9,9-heptametilocta- hidro-3aH-5a,8-metano-nafto[1,2-d][1,3]dioxol; (1-metil-2-(5-metilex-4- en-2-il) ciclopropil) metanol; (E)-7-(4-metilpent-1-en-1-il)-2H- benzo[b][1,4] dioxepin-3(4H)-ona.
[0073] Ingredientes de perfume que se adaptam a esta definição são considerados ser coerentes em relação um ao outro de acordo como esse termo é entendido na presente invenção.
[0074] Um terceiro grupo de ingredientes de perfume, referido daqui por diante como GRUPO DE INGREDIENTE 3, é caracterizado pelo fato de que pertencem ao GRUPO DE INGREDIENTE 1 e são adicionalmente caracterizados pelo fato de que são cristalinos sob temperatura ambiente (20°C).
[0075] Quando 10 microlitros de uma solução de 0,24% em peso de um ingrediente do GRUPO INGREDIENTE 3 em uma mistura de solventes que compreende etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6% são colocados em um substrato de vidro gravado e deixados durante 4 horas sob uma temperatura de 32°C +/- 2°C antes de ser colocados sob uma temperatura de 32°C +/- 2°C, sob condições de fluxo e convecção de ambiente acima mencionado, esse ingrediente será detectável a 2 metros a jusante do substrato dentro de um período de tempo de detecção de 5 a 60 segundos em média e com uma intensidade média maior que 1 em uma escala de 10, conforme definido acima.
[0076] Este terceiro grupo de ingredientes compreende: acetato (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1-il)fenila; acetato de 4-formil-2-metoxifenila; 1-((2-(terc-butil)ciclo-hexil)óxi)butan-2-ol; 3,8,8,11a-tetrametildodeca- hidro-1H-3,5A-epoxinafto[2,1-c]oxepino-1,3,4,5,6,7-hexa-hidro-beta, 1,1,5,5-pentametil-2H-2,4a-metanonaftaleno-8-etanol; (4aR,5R,7aS, 9R)-octa-idro-2,2,5,8,8,9a-hexametil-4H-4a, 9-metanoazuleno(5,6-d)- 1,3-dioxol; 3a,6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; ((1S, 8aR)-1,4,4-trimetil-2,3,3a,4,5,8-hexa-hidro-1H-5,8a-metanoazulen-6-il) metanol; 7-isopentil-2H-benzo[b][1,4]dioxepin-3(4H)-ona; 7-metil-2H- benzo[b][1,4] dioxepin-3(4H)-ona; 3-hidróxi-4,5-dimetilfuran-2(5H)-ona; 4-(1,3-benzodioxol-5-il)butan-2-ona; (1S,6R,8aR)-1,4,4,6-tetrametiloc- ta-hidro-1H-5,8a-metanoazulen-6-ol; acetato de (1S,6R,8aR)-1,4,4,6- tetrametilocta-hidro-1H-5,8a-metanoazulen-6-ila; 2,4-di-hidróxi-3-metil- benzoato de metila; ácido 3-fenilprop-2-enoico; 2-hidróxi-3-metilci- clopent-2-enona; 2H-cromen-2-ona; 2-fenilacetato de p-tolila; 3-fe- nilprop-2-enoato de 3-fenilprop-2-enila; 2-etil-3-hidróxi-4H-piran-4-ona; 3-etóxi-4-hidroxibenzaldeído; 2,4-di-hidróxi-3,6-dimetilbenzoato de metila; 1-(3,5,5,6,8,8-hexametil-5,6,7,8-tetra-hidronaftalen-2-il)etanona; benzo [d][1,3]dioxol-5-carbaldeído; 2-etil-4-hidróxi-5-metilfuran-3(2H)- ona; 1H-indol; 6,8-nonadien-3-ona, 2,4,4,7-tetrametiloxima; 3-hidróxi-2- metil-4H-piran-4-ona; (E)-3-fenilprop-2-enoato de hexila; naft[2,3-b] oxireno, 1a,2,3,4,5,6,7,7a-octa-hidro-1a,3,3,4,6,6-hexametila, (1AR,4S, 7aS)-rel-; (Z)-3-metilciclopentadec-5-enona; ciclopentadecanona; 1-(4- (terc-butil)-2,6-dimetil-3,5-dinitrofenil)etanona; 1,7-dioxaciclo-heptade- can-8-ona; ácido 2-metilundecanoico; 2-etoxinaftaleno; 4,4a-dimetil-6- (prop-1-en-2-il)-4,4a,5,6,7,8-hexa-hidronaftalen-2(3H)-ona; 1-naftalen- 2-iletanona; 3-metóxi-5-metilfenol; benzenoacetonitrila, alfa-ciclo- exilideno-2-metila; 2-ciclo-hexilideno-2-fenilacetonitrila; ácido 2-fe- nilacético; (E)-3-fenilprop-2-enoato de fenila; 2-hidroxibenzoato de fenetila; 2-metil-5-fenilpentan-1-ol; acetato de 2,2,2-tricloro-1-feniletila; 2,5-dimetil-4-metóxi-3(2H)furanona; 3-metil-1H-indol; oxaciclo-hexade- can-2-ona; 4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído; 2-metoxinaftaleno.
[0077] GRUPO DE INGREDIENTE 3 preferido são 3,8,8,11a- tetrametildodeca-hidro-1H-3,5a-epoxinafto[2,1-c]oxepina; 1,3,4,5,6,7- hexa-hidro-beta, 1,1,5,5-pentametil-2H-2,4a-metanonaftaleno-8-etanol; (4aR,5R,7aS,9R)-octa-hidro-2,2,5,8,8,9a-hexametil-4H-4a,9-metano- azul-eno(5,6-d)-1,3-dioxol; 3a,6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1- b]furano; 7-isopentil-2H-benzo[b][1,4]dioxepin-3(4H)-ona; 7-metil-2H- benzo[b] [1,4]dioxepin-3(4H)-ona; 2H-cromen-2-ona; 2-etil-3-hidróxi- 4H-piran-4-ona; 3-etóxi-4-hidroxibenzaldeído; 2,4-di-hidróxi-3,6-dimetil- benzoato de metila; 1-(3,5,5,6,8,8-hexametil-5,6,7,8-tetra-hidronafta- len-2-il)etanona; benzo[d][1,3]dioxol-5-carbaldeído; 2-etil-4-hidróxi-5- metilfurano-3(2H)ona; 1H-indol; 3-hidróxi-2-metil-4H-piran-4-ona; naft [2,3-b]oxireno, 1a,2,3,4,5,6,7,7a-octa-hidro-1a,3,3,4,6,6-hexametila, (1aR, 4S,7aS)-rel-; (Z)-3-metilciclopentadec-5-enona; ciclopentadecanona; 1- (4-(terc-butil)-2,6-dimetil-3,5- dinitrofenil)etanona; ácido 2-metilundecanoico; 2-etoxinaftaleno; 1- naftalen-2-iletanona; benzenoacetonitrila, alfa-ciclo-hexilideno-2-metila; 2-metil-5-fenilpentan-1-ol; acetato de 2,2,2-tricloro-1-feniletila; oxaciclo- hexadecan-2-ona; 4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído; 2-metoxinaftaleno.
[0078] Ingredientes de perfume que se adaptam a esta definição são considerados ser coerentes em relação um ao outro de acordo como esse termo é entendido na presente invenção.
[0079] Um quarto grupo de ingredientes de perfume, referido daqui por diante como GRUPO DE INGREDIENTE 4, são caracterizados pelo fato de que pertencem ao GRUPO DE INGREDIENTE 2, mas são caracterizados por um desempenho superior em termos de intensidade à distância, e não são cristalinos em seu estado puro sob temperatura ambiente (20°C).
[0080] Quando 10 microlitros de uma solução de 0,24% em peso de um ingrediente do GRUPO DE INGREDIENTE 4 em uma mistura de solventes que compreende etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6% são colocados em um substrato e deixados durante 4 horas sob uma temperatura de 32°C +/- 2°C antes de ser colocados a uma temperatura de 32°C +/- 2°C, sob condições de fluxo e convecção de ambiente acima mencionado, esse ingrediente será detectável a 2 metros a jusante do substrato dentro de um período de tempo de detecção de 5 a 60 segundos e com uma intensidade média maior que 2,4 em uma escala de 10, conforme definida acima.
[0081] Esse quarto grupo de ingredientes compreende:
[0082] (Z)-oxaciclo-heptadec-10-en-2-ona; 4-metoxibenzaldeído;3- (4-(terc-butil)fenil)propanal; 2-(2-mercaptopropan-2-il)-5-metilciclo- exanona; (Z)-3-metilciclotetradec-5-enona; 4-(4-hidróxi-4-metilpentil) ciclo-hex-3-enocarbaldeído; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hexa-1,3-dien-1-il) but-2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex-1-en-1-il)but-2-en-1-ona; (E) -1-(2,6,6-trimetilciclo-hex-3-en-1-il)but-2-en-1-ona; 6-pentiltetra- hidro-2H-piran-2-ona; 2-(2-(3,3,5-trimetilciclo-hexil)acetil) ciclopentanona; 6-heptiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 8-etil-1- oxaespiro[4.5]decan-2-ona; 6-pentiltetra-hidro-2H-piran-2-ona; 4-alil-2- metoxifenol; 3-(3-isopropilfenil) butanal; 1-(3,3-dimetilciclo-hex-1-en-1- il)pent-4-en-1-ona; 2-isobutilquinolina; (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1- il)fenol; 6-isopropilquinolina; (1-metil-2-((1,2,2- trimetilbiciclo[3.1.0]hexan-3-il)metil) ciclopropil)metanol; 3-(4-(terc- butil)fenil)-2-metilpropanal; 3-metil-5-fenilpentanol; 8-metil-1- oxaespiro[4.5]decan-2-ona; 2-aminobenzoato de metila; 2-(2-(4- metilciclo-hex-3-en-1-il)propil)ciclopentanona; (2E,6Z)-nona-2,6-dienal; 5-heptildi-hidrofuran-2 (3H)-ona; 2-ciclo-hexilepta-1,6-dien-3-ona; (E)- 2-etil-4-(2,2,3-trimetilciclopent-3-en-1-il)but-2-en-1-ol; 4-metileno-2- feniltetra-hidro-2H-pirano; 2-hidroxibenzoato de (Z)-hex-3-en-1-ila; 2,4- dietóxi-5-metilpirimidina; (2E,6Z)-nona-2,6-dienenitrila; óleo de patchuli; (E)-9-hidróxi-5,9-dimetildec-4-enal; 3-(4-isobutil-2- metilfenil)propanal; 2-(2-(4-metilciclo-hex-3-en-1-il)alil)ciclopentanona.
[0083] GRUPO DE INGREDIENTE 4 preferido são (Z)-oxaciclo- heptadec-10-en-2-ona; 4-metoxibenzaldeído; 3-(4-(terc-butil) fenil)propanal; 2-(2-mercaptopropan-2-il)-5-metilciclo-hexanona; (Z)-3- metilciclotetradec-5-enona; 4-(4-hidróxi-4-metilpentil)ciclo-hex-3-eno- carbaldeído; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hexa-1,3-dien-1-il)but-2-en-1-ona; (E)-1-(2,6,6-trimetilciclo-hex-3-en-1-il)but-2-en-1-ona; 8-etil-1-oxaespiro [4.5]decan-2-ona; 4-alil-2-metoxifenol; (E)-2-metóxi-4-(prop-1-en-1- il)fenol; (1-metil-2-((1,2,2-trimetilbiciclo[3.1.0]hexan-3-il)metil)ciclopro- pil) metanol; 3-(4-(terc-butil)fenil)-2-metilpropanal; 3-metil-5-fenilpen- tanol; 8-metil-1-oxaespiro[4.5]decan-2-ona; 2-aminobenzoato de metila; 2-(2-(4-metilciclo-hex-3-en-1-il)propil)ciclopentanona; (2E,6Z)- nona-2,6-dienal; 5-heptildi-hidrofuran-2 (3H)-ona; 2-ciclo-hexilepta-1,6- dien-3-ona; (E)-2-etil-4-(2,2,3-trimetilciclopent-3-en-1-il)but-2-en-1-ol; 4-metileno-2-feniltetra-hidro-2H-pirano; 2-hidroxibenzoato de (Z)-hex- 3-en-1-ila; (E)-9-hidróxi-5,9-dimetildec-4-enal; 3-(4-isobutil-2-metilfenil) propanal.
[0084] Ingredientes de perfume que se adaptam a esta definição são considerados ser coerentes em relação um ao outro de acordo como esse termo é entendido na presente invenção.
[0085] Um quinto grupo de ingredientes de perfume, referido daqui por diante como GRUPO DE INGREDIENTE 5, são caracterizados pelo fato de que pertencem ao GRUPO DE INGREDIENTE 2 e são cristalinos sob temperatura ambiente (20°C).
[0086] Quando 10 microlitros de uma solução de 0,24% em peso de um ingrediente do GRUPO DE INGREDIENTE 5 em uma mistura de solventes compreendendo etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6% são colocados em um substrato e deixados por 4 horas sob uma temperatura de de 32°C +/- 2°C antes de ser colocados a uma temperatura de 32°C +/- 2°C, sob condições de fluxo e convecção de ambiente acima mencionado, esse ingrediente será detectável 2 metros a jusante do substrato dentro de um período de tempo de detecção de 5 a 60 segundos e com uma intensidade média maior que 5 em uma escala de 10.
[0087] Este quinto grupo de ingredientes compreende: 3,8,8,11a- tetrametildodeca-hidro-1H-3,5a-epoxinafto[2,1-c]oxepina; formato de (2,4a,5,8a-tetrametil-1,2,3,4,7,8-hexa-hidronaftalen-1-ila); (4aR, 5R,7aS,9R)-octa-hidro-2,2,5,8,8,9a-hexametil-4H-4a, 9-metanoazuleno (5,6-d)-1,3-dioxol; 3a,6,6,9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; 7-isopentil-2H-benzo[b][1,4]dioxepin-3(4H)-ona; 7-metil-2H-benzo[b] [1,4] dioxepin-3(4H)-ona; 3-hidróxi-4,5-dimetilfuran-2(5H)-ona; 3a,6,6, 9a-tetrametildodeca-hidronafto[2,1-b]furano; 2,4-di-hidróxi-3-metilben- zoato de metila; 2H-cromen-2-ona; 2-etil-3-hidróxi-4H-piran-4-ona; 3- etóxi-4-hidroxibenzaldeído; 2,4-di-hidróxi-3,6-dimetilbenzoato de metila; 1-(4- (terc-butil)-2,6-dimetil-3,5-dinitrofenil)etanona; ácido 2-me- tilundecanoico; 1-naftalen-2-iletanona; ácido 2-fenilacético; 2-metil-5- fenilpentan-1-ol; e 3-metil-1H-indol; 4-hidróxi-3-metoxibenzaldeído.
[0088] Ingredientes de perfume que se adaptam a esta definição são considerados ser coerentes em relação um ao outro de acordo como esse termo é entendido na presente invenção.
[0089] Composições de perfumes que compreendem misturas do GRUPO DE INGREDIENTES 2, 3, 4 e 5 exibirão um impacto olfativo coerente, de rápido desenvolvimento e prolongado sob uma distância da fonte das composições, quando submetidas a fluxo de convecção, e a um avaliador versado no estado da técnica a composição apresentará um perfil olfativo facilmente reconhecível. Desse modo, os perfumistas serão capazes de projetar novos produtos de perfumaria que apresentarão, com uso, uma assinatura instantaneamente memorável reconhecível por consumidores que levam a maior aceitação do consumidor. Tais composições de perfume coerentes devem ser contrastadas com composições de perfume que apresentam um impacto olfativo incoerente, o qual exibe sequencialmente impressões de fragrâncias diferentes, por exemplo, floral, pó etc. antes do impacto de perfume total evoluir ao longo do tempo.
[0090] Consequentemente, em outro aspecto da presente invenção proporciona-se uma composição de perfume que compreende dois ou mais ingredientes de perfume selecionados desses ingredientes que pertencem aos GRUPOS 2, 3, 4 e 5 de acordo com as seguintes regras:
[0091] 1) A soma das concentrações em porcentagem em peso (% em peso) de ingredientes selecionados a partir do Grupo 2 é, de pelo menos, 10% em peso, mais particularmente entre 10% em peso e 100% em peso, mais particularmente, entre 25% em peso e 90% em peso, e ainda mais particularmente, entre 40% em peso e 70% em peso por peso,
[0092] E
[0093] 2) A soma das concentrações de ingredientes do GRUPO 3, 4 e 5, cada ingrediente contado apenas uma vez na soma, é de pelo menos 5% em peso, mais particularmente, entre 5 e 60% em peso, mais particularmente, entre 7,5% em peso e 50% em peso, e ainda mais particularmente, entre 10% em peso e 40% em peso.
[0094] E/OU
[0095] 3) A soma das concentrações de ingredientes selecionados do GRUPO 5 é de pelo menos 0,1% em peso, mais particularmente, entre 0,1% em peso e 30% em peso, mais particularmente, entre 0,5% em peso e 20% em peso, e ainda mais particularmente, entre 1% em peso e 15% em peso.
[0096] Composições de perfume de acordo com a presente invenção não precisam ser limitadas a uma mistura desses ingredientes de perfume mencionados acima. Outros ingredientes normalmente usados em perfumaria podem ser empregados para formar o equilíbrio de ingredientes de perfume. Qualquer desses ingredientes descritos em "Perfume and Flavour Chemicals", S. Arctander, Allured Publishing Corporation, 1994, IL, EUA, que é aqui incorporado como referência.
[0097] Composições de perfume da presente invenção e os produtos para consumidores que contêm os mesmos podem também conter adjuvantes comumente utilizados. O termo, "adjuvantes" se refere a ingredientes que podem afetar o desempenho de uma composição, além de seu desempenho hedônico. Por exemplo, um adjuvante pode ser um ingrediente que atua como um auxiliar para processamento de uma composição de perfume ou produto de consumo contendo a referida composição, ou pode melhorar manuseamento ou armazenagem de uma composição de perfume ou produto de consumo. Esta também pode ser um ingrediente que proporciona benefícios adicionais, tais como conferir cor ou textura. Também pode ser um ingrediente que confere resistência à luz ou estabilidade química de um ou mais ingredientes contidos em uma composição de perfume ou produto de consumo. Uma descrição detalhada da natureza e tipo de adjuvantes comumente utilizados em composições de perfumes ou produtos de consumo não pode ser exaustiva, mas tem de ser mencionada que esses ingredientes são bem conhecidos daquele versado no estado da técnica. Exemplos de adjuvantes incluem solventes e co-solventes; tensoativos e emulsificantes; viscosidade e modificadores de reologia; agentes de espessamento e agentes de gelificação; materiais conservantes; pigmentos, corantes e matérias de coloração; extensores, agentes de enchimento e agentes de reforço; estabilizadores contra os efeitos prejudiciais de calor e luz, agentes de volume, acidulantes, agentes de tamponamento e antioxidantes.
[0098] Um ou mais dos ingredientes de perfume ou adjuvants empregados em composições de perfumes ou produtos de consumo podem ser formulados em um veículo de entrega para proporcionar um efeito desejado. Veículos de entrega podem incluir tecnologias de cápsulas. Alternativamente, o veículo de entrega pode ser na forma de um suporte sólido, por exemplo, um material de suporte polimérico no qual um ou mais ingredientes de perfume podem ser química ou fisicamente ligado. Ainda adicionalmente, um ou mais ingredientes de perfume podem ser dissolvidos ou dispersos em um material de matriz, que serve para controlar a taxa à qual esse ingrediente ou ingredientes emanam. Em ainda uma modalidade alternativa, um ou mais ingredientes podem ser suportados sobre um substrato poroso, tal como uma ciclodextrina ou um zeólito ou outro material inorgânico. Em ainda uma modalidade adicional, um ou mais ingredientes podem ser proporcionados na forma de um pró-perfume, o qual reagirá em um ambiente adequado para liberar o ingrediente de perfume de um modo controlado.
[0099] Composições de perfume da presente invenção podem ser empregadas em todos os tipos de produtos de consumo para cuidados pessoais e domiciliares conhecidos no estado da técnica. Uma lista não limitativa de aplicações inclui um produto para tratamento têxtil, um auxiliar de engomagem, um pano de limpeza, um detergente para lavanderia, um produto de limpeza, em particular, para superfícies duras e/ou macias, um limpador doméstico, um produto de tratamento, um produto para cuidados de lavagem, um produto para cuidados de lavanderia, aromatizador de ambiente, e purificador de ar, condicionadores, corante, condicionador de tecido, substrato de condicionamento, um produto farmacêutico, um produto de proteção de culturas, polidores, alimentos, um produto cosmético, fertilizantes, material para construção, adesivo, alvejante, descalcificante, um produto para cuidados automotivos, produto para cuidados de assoalhos, produtos para limpeza de fogões, produto para cuidados de couro ou produto para cuidados de móveis, esfregadores, desinfetante, aromatizador, removedor de mofo, fragrância fina, loção para o corpo, preparações para cuidados da pele, velas, purificadores de ar, conectadores e sabonetes.
[00100] Exemplos particulares de produtos de limpeza incluem os limpadores sanitários ou limpadores de lavatório, esses produtos sendo fornecidos na forma de pós, blocos, comprimidos ou líquidos ou géis, produtos para limpeza de tubos ou limpadores de drenagem, limpadores universais ou para todos os fins de limpeza ou de uso geral, tais como aqueles utilizados universalmente para todas as superfícies duras de residências e no comércio que podem ser limpas umedecidas ou molhadas, limpadores sanitários, limpadores de forno ou limpadores de grelhas que podem ser apresentados na forma de géis ou sprays de espuma, polidores de metais, incluindo, aqueles fornecidos como panos para polimento, banhos de imersão, pastas e líquidos; limpadores de vidro e limpadores de janelas; produtos de limpeza para fins especiais, por exemplo, aqueles para placas de vitrocerâmica; limpadores de carpetes e removedores de manchas.
[00101] Exemplos particulares de produtos de manutenção automotiva incluem preservadores de tintas, polimentos de tintas, removedores de tinta, preservadores de lavagem, xampus para autolavagem, produtos para autolavagem e produtos de cera, polimentos de metais de acabamento, películas protetoras para metais de acabamento, limpadores de plásticos, removedores de alcatrão, limpadores de telas, limpadores de motor e similares.
[00102] Exemplos particulares de produtos cosméticos incluem produtos cosméticos para cuidados da pele, por exemplo, produtos de banho, produtos de lavagem e limpeza de pele, produtos para cuidados da pele, maquiagem dos olhos, produtos para cuidados labiais, produtos para cuidados das unhas, produtos para cuidados íntimos, produtos para cuidados dos pés; produtos cosméticos com efeitos específicos, tais como protetores solares, produtos de bronzeamento, produtos de despigmentação, desodorantes, antiperspirantes, removedores de cabelo, produtos de barbear; produtos cosméticos para cuidados dentários, tais como, produtos para cuidados dentais e orais, produtos para cuidados dentários, limpadores de próteses dentárias, adesivos para próteses dentárias; produtos cosméticos para cuidados do cabelo, por exemplo, xampus para cabelos, produtos para cuidados do cabelo, produtos fixadores de cabelo, produtos para modelagem de cabelos, e produtos para coloração de cabelos.
[00103] Exemplos particulares de produtos de tratamento têxtil incluem detergentes ou amaciadores de tecidos.
[00104] Exemplos particulares de purificadores de ar e aromatizadores de ambientes incluem aromatizadores para espaços, tais como automóveis, armários, máquinas de lavar louça, refrigeradores ou sapatos, e limpadores a vácuo.
[00105] Em uma modalidade particular da presente invenção, a composição de perfume é empregada em uma composição de fragrância fina. Mais particularmente, em uma aplicação de fragrância fina, a composição de perfume pode ser diluída em uma base hidroalcoólica, compreendendo de 0 a 50% em peso, mais particularmente, de 0,5 a 30% em peso, ainda mais particularmente, de 1 a 25% em peso de água. Alternativamente, em uma aplicação de fragrância fina, a composição de perfume pode ser apresentada na forma de uma microemulsão, em que a composição de perfume está presente em uma quantidade de 1 a 50% em peso, mais particularmente, de 3 a 40% em peso, e ainda mais particularmente, entre 5 e 30% em peso com base no peso total da composição.
[00106] Segue-se agora uma série de exemplos que servem para ilustrar a invenção.
Exemplo 1
[00107] 0,24% em peso dos seguintes ingredientes de perfumaria é dissolvido em 99,76% de uma mistura compreendendo etanol a 76,4%, citrato de trietila a 10% e água a 3,6%; e 10 microlitros desta solução são colocados em uma placa de vidro gravada, a qual apresenta uma superfície gravada de 0,4 x 1,8 cm2 e uma superfície total de 0,5 x 2 cm2 e deixada evaporar-se durante 4 horas sob uma temperatura de 32°C +/- 2°C. Cada placa é em seguida inserida no dispositivo conforme descrito acima e submetida às condições de convecção de fluxo e ambiente acima mencionado, visto que as condições ótimas de medição para o ambiente foram obtidas ajustando o fluxo de ar em 20 ml/minuto. A intensidade de odor é então medida na saída do canal por pelo menos 5 membros avaliadores treinados e registrada na Tabela 1. Todos os ingredientes são detectados dentro de 60 segundos, em média. Os escores obtidos pelos avaliadores considerados anósmicos para um ingrediente particular são removidos.
[00108] Ingredientes apresentando uma intensidade média maior que 7 foram dados um Escore de Classe A; ingredientes apresentando uma intensidade média que varia de 6 a 7 foram dados um Escore de Classe B; ingredientes apresentando uma intensidade média que varia de 5 a 6 foram dados um Escore de Classe C; ingredientes apresentando uma intensidade média que varia de 3 a 5 foram dados um Escore de Classe D, e ingredientes apresentando uma intensidade média que varia de 1 a 3 foram dados um Escore de Classe E, e os ingredientes apresentando uma intensidade média menor que 1, foram dados um Escore de Classe F.TABELA 1
Exemplo 2
[00109] As formulações de uma série de perfumes são relatadas na Tabela 2 como exemplos ilustrativos, mas não limitativos. As somas das concentrações dos ingredientes em cada GRUPO são também relatadas na Tabela 2. A intensidade à distância foi medida de acordo com os seguintes procedimentos: 10 microlitros de uma solução de 10% de perfume em solventes compreendendo etanol a 96% e água a 4% (solução hidroalcoólica) são colocados em uma placa de vidro gravada apresentando uma superfície gravada de 0,4 x 1,8 cm2 e uma superfície total de 0,5 x 2 cm2 e deixados evaporar-se durante 4 horas sob uma temperatura de 32°C +/- 2°C. Cada placa é em seguida inserida no dispositivo conforme descrito acima e submetida às condições de convecção de fluxo e ambiente acima mencionado, visto que as condições ótimas de medição para o ambiente foram obtidas ajustando o fluxo de ar em 20 ml/minuto. A intensidade de odor é então medida na saída do canal (isto é, 2 m de distância da fonte) por pelo menos 5 avaliadores treinados e registrada na Tabela 2. Os perfumes que apresentam uma intensidade média superior a 7 foram dados um escore de "+++"; perfumes apresentando uma intensidade média que varia de 4 a 7 foram dados um escore de "++"; perfumes apresentando uma intensidade média que varia de 1 a 4 foram dados um escore de "+" e perfumes apresentando substancialmente nenhum rastro (isto é, uma intensidade média inferior a 1) foram dados um escore de "-".
[00110] Perfumes C, D, E, F, G e H foram detectados no período de 60 segundos, em média, e verificados produzir um impacto olfativo coerente, de rápido desenvolvimento e prolongado sob uma distância de 2 m, visto que a velocidade de coerência e desenvolvimento verificou-se aumentar com intensidade crescente. Pelo contrário, os perfumes A e B, que não estavam obedecendo às regras da composição de acordo com a presente invenção foram verificados produzir um impacto olfativo incoerente sob uma distância de 2 m, isto é, o perfume que não atingiu uma intensidade máxima de odor não podia ser reconhecido pelos avaliadores qualificados dentro do período de tempo da medição. Apenas os perfumes C, D, E, F, G e H podem ser considerados como apresentando impacto olfativo coerente, de rápido desenvolvimento e prolongado sob uma distância da fonte das composições, quando submetidos a fluxo de convecção.TABELA 2: Composições de perfumes e escores de rastros

Claims (11)

1. Método de caracterização dos atributos espaço-temporais de uma composição de perfume, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: a) gerar um fluxo de ar direcional, no qual uma fonte da composição de perfume é colocada; b) incorporar a composição de perfume no dito fluxo de ar para proporcionar uma pluma perfumada, na qual a composição é substancialmente confinada; e c) direcionar a pluma perfumada juntamente com um canal no sentido de uma abertura no dito canal sob uma distância definida a partir da fonte, cuja abertura na dita pluma perfumada pode ser cheirada e avaliada em diferentes locais ao longo do canal.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a avaliação é realizada após a composição do perfume ter evaporado por um certo tempo, preferencialmente por pelo menos 30 minutos, mais preferencialmente por pelo menos uma hora, e mais preferencialmente por pelo menos 2 horas, e em particular durante 4 horas a uma temperatura de 32 ± 2°C.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a avaliação é realizada a uma distância maior que 0,5, mais preferencialmente maior que 1 m, e de maior preferência maior que 1,5 metros, em particular a uma distância de 2 metros.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o procedimento de avaliação envolve as etapas de: - permitir que uma amostra de perfume evapore por um certo tempo T1 em um ambiente aberto, a uma temperatura de 20 a 35°C, sendo T1 preferencialmente mais de 30 minutos, mais preferencialmente de mais de 60 minutos, e mais preferencialmente de pelo menos 120 minutos, - inserir a referida amostra no dispositivo, que foi mantido a uma temperatura de 32 ± 2°C, - avaliar as características olfativas e a intensidade do cheiro na saída do canal em função do tempo, e - após um tempo específico T2, avaliar opcionalmente as características olfativas e a intensidade do cheiro em diferentes locais no topo do canal, começando na saída e movendo-se a jusante, dentro de um intervalo de tempo T3.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a avaliação dos atributos olfativos compreende intensidade ou impacto olfativo, descrição do odor, nitidez, transparência, presença e/ou volume.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a composição do perfume é aplicada sobre um substrato a uma concentração de 10% em peso em um solvente.
7. Dispositivo (1) para gerar e emitir um fluxo de ar direcional, caracterizado pelo fato de que consiste em: um corpo oco (3), compreendendo uma parte mais larga (3a) que aloja um ventilador para gerar um fluxo de ar, que pode ser lavado para fora do alojamento por meio de um conduto alongado, hospedado em uma parte mais estreita (3b) do corpo oco (3); em que o corpo oco (3) contém uma fenda ou abertura (4) para receber uma amostra de uma composição de fragrância em um suporte adequado; em que o alojamento é fixo em um suporte (5) por meio de um pé opcionalmente flexível (6) permitindo a orientação do conduíte em todas as direções do espaço; em que, em uso, o ventilador gera um fluxo de ar direcional, que passa sobre a amostra para arrastar a composição da fragrância e criar uma pluma de fragrância que é expressa através do conduíte e emitida em um canal (2) delimitado por painéis (ABCD) e (EFGH), que suprimem a convecção lateral indesejável da sala, em que a parte superior do canal (ABEF) deve estar aberta para permitir que um avaliador avalie a pluma de fragrância a diferentes distâncias ao longo do canal.
8. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende uma parte cônica entre a parte mais larga e a parte mais estreita, de modo que o diâmetro interno do corpo oco seja progressivamente reduzido da parte mais larga para a parte mais estreita, a fim de minimizar turbulências no fluxo de ar.
9. Dispositivo (1) de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o alojamento contém um elemento termorregulado para aquecer a amostra.
10. Dispositivo (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que os painéis (ABCD) e (EFGH) são paralelos.
11. Dispositivo (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo fato de que o comprimento dos segmentos CD e GH é de pelo menos 0,5 m, preferencialmente de pelo menos 1 m e mais preferencialmente de pelo menos 1,5 m.
BR122020004344-0A 2014-05-27 2015-05-27 Método de caracterização dos atributos espaçotemporais de uma composição de perfume e dispositivo para gerar e emitir um fluxo de ar direcional BR122020004344B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB1409348.8 2014-05-27
GBGB1409348.8A GB201409348D0 (en) 2014-05-27 2014-05-27 Perfume compositions
BR112016026888 2015-05-27
PCT/EP2015/061756 WO2015181257A2 (en) 2014-05-27 2015-05-27 Perfume compositions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122020004344B1 true BR122020004344B1 (pt) 2023-10-24

Family

ID=89028801

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122020004344-0A BR122020004344B1 (pt) 2014-05-27 2015-05-27 Método de caracterização dos atributos espaçotemporais de uma composição de perfume e dispositivo para gerar e emitir um fluxo de ar direcional

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR122020004344B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11639484B2 (en) Perfume compositions
JP4878078B2 (ja) 2−ベンゾイルベンゾエート、2−アルカノイルベンゾエート又はα−ケトエステルを用いる香料中の芳香化合物の徐放
US20160362630A1 (en) Fragrance Compositions and Uses Thereof
JP2017537173A (ja) 清浄組成物およびこれを含むデバイス
US20180064838A1 (en) Air freshening device
US10501706B2 (en) Fragrance compositions and uses thereof
US20190376001A1 (en) Fragrance Fixatives and Compositions Comprising Thereof
US20180087005A1 (en) Fragrance Compositions Comprising Ionic Liquids
BR112018067322B1 (pt) Composições de perfume
US20180334637A1 (en) Fragrance Compositions and Uses Thereof
US20220096355A1 (en) Fragrance compositions
CN111936608B (zh) 麝香味组合物
BR122020004344B1 (pt) Método de caracterização dos atributos espaçotemporais de uma composição de perfume e dispositivo para gerar e emitir um fluxo de ar direcional
CA2998210A1 (en) Fragrance compositions comprising ionic liquids
JP2018178018A (ja) カプセル用香料の選択方法
CN107848924B (zh) 作为香料成分的2,4,7-三甲基辛-6-烯-1-醇
CN109562032A (zh) 包含至少二氢-5-戊基-2(3h)-呋喃酮和2,4-二甲基-4-苯基四氢呋喃的混合物及其用于掩盖异味的用途

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/05/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS