BR122020000671B1 - Dispensador com um suporte de cartucho, sistema compreendendo o dispensador e processo para a produção de uma bebida - Google Patents

Dispensador com um suporte de cartucho, sistema compreendendo o dispensador e processo para a produção de uma bebida Download PDF

Info

Publication number
BR122020000671B1
BR122020000671B1 BR122020000671-4A BR122020000671A BR122020000671B1 BR 122020000671 B1 BR122020000671 B1 BR 122020000671B1 BR 122020000671 A BR122020000671 A BR 122020000671A BR 122020000671 B1 BR122020000671 B1 BR 122020000671B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cartridge
compressed air
dispenser
cartridge receiver
receiver
Prior art date
Application number
BR122020000671-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Marc KRÜGER
Günter Empl
Daniel Fischer
Original Assignee
Freezio Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Freezio Ag filed Critical Freezio Ag
Publication of BR122020000671B1 publication Critical patent/BR122020000671B1/pt

Links

Abstract

A invenção se refere a um dispensador com um suporte de cartucho.

Description

(Dividido do BR 11 2018 014135 6, depositado em 12/01/2017) ESTADO DA TÉCNICA
[0001] A invenção se refere a um dispensador com um suporte de cartucho.
[0002] Tais sistemas são basicamente conhecidos pelo estado da técnica, por exemplo a partir dos documentos EP 2 017 221 A1, WO 96/36556 A1, EP 2 080 454 A1 e EP 2 000 063 A1 e são utilizados para a produção de bebidas a partir de cartuchos pré-porcionados. A produção de bebidas com tais sistemas é extremamente confortável para o usuário, visto que o mesmo precisa apenas inserir um cartucho no dispensador e iniciar um procedimento de início. O dispensador, também denominado como máquina de preparação de bebida, assume, então de forma completamente automática, a produção da bebida, o que significa particularmente, que a substância de alimento ou de bebida é misturada com uma quantidade previamente definida de líquido, particularmente, água fria e carbonatada, e conduzida para um recipiente de bebida. Desse modo, podem ser produzidas, particularmente, bebidas mistas de forma significativamente mais rápida e simples, e de baixo custo para o usuário. Nesse caso, o usuário pode selecionar a partir de uma múltipla variedade de cartuchos, de modo que, diferentes bebidas podem ser produzidas conforme o gosto do mesmo.
[0003] O dispensador mencionado anteriormente é conhecido, portanto, a partir do estado da técnica e é utilizado para produzir, por exemplo, bebidas frias, por meio de cartuchos. É importante que o cartucho seja mantido seguro no dispensador, de modo que não ocorra, por um lado, nenhum vazamento, e por outro, nenhuma contaminação.
REVELAÇÃO DA INVENÇÃO
[0004] Portanto, foi o objetivo da presente invenção, disponibilizar um dispensador que atenda a tais requisitos. Particularmente, deve ser permitida uma produção de bebida livre de vazamento sem posterior contaminação do dispensador. O dispensador deve oferecer, ao mesmo tempo, um conforto de uso elevado e ser realizado de forma econômica. Um outro objetivo da presente invenção é ajustar de forma controlada a formação de espuma no meio de bebida ou alimento.
[0005] O objetivo é solucionado com um dispensador com um suporte de cartucho, que apresenta pelo menos uma guia e/ou trava contra torção para um cartucho e/ou um receptor de cartucho.
[0006] As modalidades efetuadas para o objeto da presente invenção são válidas para os outros objetos da presente invenção, igualmente e vice- versa.
[0007] A presente invenção se refere a um dispensador com um suporte de cartucho, que armazena o cartucho no dispensador e suporte e/ou guia o cartucho. O cartucho apresenta um espaço oco, no qual se encontra um substrato de bebida e/ou de alimento. Esse substrato é preferencialmente fluido e particularmente um concentrado e é misturado com um solvente, particularmente, água, para a produção de uma bebida ou alimento e, então, recebido em um recipiente, particularmente, um copo, que permanece preferencialmente em um apoio disposto embaixo do suporte do dispensador. O substrato de bebida e/ou alimento compreende, preferencialmente, componentes fluidos de mistura prévia para bebidas refrigerantes, como, cafeína, ácido carbônico, frutas e / ou refrigerantes e sucos açucarados, bebidas de cerveja (mistas) ou outras bebidas alcoólicas ou não-alcoólicas (mistas).
[0008] De acordo com a invenção, é prevista apenas uma guia e/ou trava contra torção no suporte de cartucho. Através disso, é assegurado que o cartucho, por um lado, assume, pelo menos em relação a um sentido espacial, uma determinada posição em relação ao dispensador e, por outro, evita-se que o cartucho seja girado antes ou durante a produção da bebida ou seja inserido em uma orientação incorreta. Desse modo, é assegurado que, caso o cartucho seja equipado com uma identificação de produto, a ser lida pelo detector de identificação do dispensador, a identificação está sempre voltada ao detector, de modo que seja possível uma leitura segura e livre de erros.
[0009] Preferencialmente, o suporte de cartucho apresenta um recesso, que recebe pelo menos parcialmente o cartucho e/ou o receptor de cartucho. Preferencialmente, o recesso no suporte de cartucho e o cartucho ou receptor de cartucho atuam em conjunto pelo menos parcialmente em união positiva e atuam, assim, como apoio e/ou trava contra torção. Preferencialmente, o recesso se estende até a borda, de modo que a circunferência do recesso esteja aberta em uma posição. Nesse local, a protuberância pode ser colocada no receptor de cartucho. De forma alternativa, o recesso apresenta uma protuberância para a protuberância no receptor de cartucho.
[0010] De forma alternativa ou adicional, o suporte apresenta uma guia, que atua em conjunto com a circunferência do receptor de cartucho e/ou do cartucho. Essa guia pode ser, por exemplo, um colarinho alto, que se estende, preferencialmente, na área da borda do recesso no suporte. A guia se estende, preferencialmente, em um ângulo reto à horizontal e impede uma inclinação do cartucho em relação à vertical.
[0011] De acordo com uma modalidade preferida, o recesso e/ou a guia apresentam uma abertura para um ressalto/protuberância no receptor de cartucho, que pode atuar como trava contra torção ou como estabilização adicional.
[0012] Preferencialmente, o suporte apresenta uma conexão de fluido. Com essa conexão de fluido, é disponibilizado o solvente para a produção da bebida. A conexão de fluido do suporte é associada preferencialmente com a entrada do fluido no receptor de cartucho, particularmente, contra vazamento. De acordo com uma outra modalidade preferida da presente invenção, é previsto que a conexão de fluido é alimentada com fluido que é resfriado por um agregado de resfriamento, em que o agregado de resfriamento é parte do dispensador ou de um refrigerador separado que permanece em conexão operativa com o dispensador. De forma vantajosa, com isso, podem ser produzidas bebidas frias, mesmo se o próprio cartucho não estiver resfriado e, apresentar, por exemplo, temperatura ambiente. A integração do sistema em um refrigerador existente tem a vantagem de que o agregado de resfriamento existente do refrigerador, para o dispensador, pode ser facilmente compartilhado de forma eficiente. Particularmente, em denominados refrigeradores “Side-by-side” (também frequentemente denominados como refrigeradores americanos) encontra-se na frente espaço suficiente para a integração do dispensador. Também é possível que, pelo dispensador, se trate de um reequipamento para um tal refrigerador. O agregado de resfriamento compreende, preferencialmente, uma unidade de refrigeração do compressor, uma unidade de refrigeração do absorvente ou um resfriador termoelétrico. De acordo com uma outra modalidade preferida da presente invenção, é previsto que a conexão de fluido seja alimentada com fluido, que é deslocado por um carbonator com ácido carbônico. É possível que o carbonator seja parte do dispensador e em que o carbonator apresenta uma admissão para um projétil de CO2 e uma dispositivo de alimentação para deslocar o fluido com CO2 a partir do projétil de CO2. De forma vantajosa, com isso, também é possível produzir bebidas (refrigerantes) com gás com o sistema. De forma alternativa, também seria possível, que o carbonator apresentasse uma conexão externa para CO2. O fluido compreende particularmente água, que é disponibilizada a partir de uma tubulação de água ou de um reservatório de água do dispensador por meio de uma ou mais bombas, preferencialmente bombas de membrana. O transporte da água para a conexão de fluido é monitorado preferencialmente por meio de um sensor de passagem, por exemplo, um sensor de passagem de ultrassom ou um sensor de passagem indutivo magnético.
[0013] De acordo com a invenção é previsto, que o suporte apresente uma saída do ar comprimido unida à fonte de ar comprimido. A saída do ar comprimido se alinha como dispositivo de descarga do cartucho e serve para alimentar ar comprimido externo no espaço oco do cartucho, pelo qual, o substrato de alimento e/ou bebida é pressionado do espaço oco para a câmara de mistura do receptor de cartucho. O ar comprimido é disponibilizado particularmente pelo dispensador. O receptor de cartucho apresenta, preferencialmente, uma entrada de gás, que são acopladas na entrada do receptor de cartucho diretamente no suporte, na saída do ar comprimido do suporte. Isso tem a vantagem de que seja evitada de forma eficiente uma contaminação posterior no sentido do dispensador, visto que o canal de pressão permanece sob pressão imediatamente na inserção do sistema de cartucho no suporte e, com isso, evita-se que a substrato de bebida e/ou de alimento migre no sentido do dispensador e, particularmente, no sentido da fonte de ar comprimido. O substrato pode se mover partindo do espaço oco no cartucho, com isso, somente no sentido da câmara de mistura.
[0014] De acordo com uma outra modalidade preferida da presente invenção é previsto, que o suporte apresente um elemento de disparo, para transferir um meio de perfuração do receptor de cartucho de uma posição retraída para uma posição estendida. O cartucho é fechado, preferencialmente, com uma membrana, por exemplo, uma película de vedação. O receptor de cartucho apresenta, preferencialmente, um meio de perfuração que é deslocável dentro da guia do espigão, em que o meio de perfuração pode ser deslocado entre uma posição retraída, na qual o meio de perfuração se afasta da membrana, e uma posição estendida, na qual o meio de perfuração perfura a membrana e se projeta até entrar no espaço oco. O cartucho é aberto, portanto, pelo meio de perfuração. Para a transferência do meio de perfuração para a posição estendida, o suporte apresenta o elemento de distribuição. É possível que o elemento de distribuição compreenda um ressalto fixo, que, na inserção do sistema de cartucho no suporte, entra em contato com o meio de perfuração e o meio de perfuração se move, através de um movimento relativo entre o sistema de cartucho e o elemento de distribuição, para a posição estendida. De forma particularmente preferida, a saída do ar comprimido é integrada ao meio de perfuração.
[0015] Preferencialmente, o suporte compreende um flange de fixação compreende, que envolve, em união positiva e/ou em união não positiva, o receptor de cartucho durante ou após a inserção no suporte. O flange de fixação compreende ainda uma mecânica de distribuição, que é configurada de tal modo que, um acionamento da mecânica de distribuição leva a um envolvimento do receptor de cartucho pelo flange de fixação e/ou a um deslocamento do flange de fixação, de tal modo que seja gerado um movimento relativo entre o receptor de cartucho e o elemento de distribuição que permanece em contato com o meio de perfuração, pelo que, o meio de perfuração é transferido da posição retraída para a posição estendida. A mecânica de distribuição compreende particularmente uma alavanca manual para o acionamento manual da mesma, em que preferencialmente, a alavanca manual é formada giratória em torno de um eixo de rotação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do cartucho. Além disso, a mecânica de distribuição compreende, preferencialmente, uma engrenagem de transferência, que transmite um movimento de rotação da alavanca manual em torno do eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal em um movimento de translação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal. Depois que o sistema de cartucho foi inserido no suporte, a alavanca manual é acionada pelo usuário, pelo que, o sistema de cartucho é deslocado em engate firme e linear, contra o elemento de distribuição. Através da trava contra torção e a transferência do movimento de rotação para o movimento de translação linear, assegura-se que a orientação do cartucho permaneça relativamente constante em relação ao dispensador. Por meio disso, é simplificado, de forma vantajosa, uma leitura da identificação de produto, descrita a seguir.
[0016] De acordo com uma outra modalidade preferida da presente invenção é previsto, que o dispensador apresente um detector de identificação para ler a identificação de produto no cartucho e/ou no receptor de cartucho, em que o detector de identificação está disposto, preferencialmente, acima e/ou atrás do suporte. Preferencialmente, a identificação de produto está incluída em um código de barras, um código RFID, código QR, código de matriz de dados, código por cores, código de holograma ou similares. Com isso, de forma vantajosa, é possível uma leitura automática da identificação de produto. O detector de identificação compreende, particularmente, um sensor óptico, como, por exemplo, uma câmera CCD, que lê automaticamente o código de barras ou código QR ou código de matriz de dados, quando o cartucho é inserido na máquina de preparação de bebida. De forma alternativa, o detector de identificação compreende uma antena de envio e recepção para a leitura automática do código RFID. De forma alternativa, seria possível que a identificação de produto também estivesse incluída em outros chips de computador que podem ser lidos de forma automática. O termo código QR compreende, no sentido da presente invenção, particularmente, cada código de matriz de dados. Nessa extensão, o termo código QR e código de matriz de dados são utilizados como sinônimos. De forma alternativa ou adicional, também seria possível que a identificação de produto compreendesse um código de barras, código de ponto, código binário, código morse, código em Braille (escrita para deficientes visuais) ou similares. Nesse caso, o código também pode ser incluído em uma estrutura tridimensional, como, por exemplo, um relevo. A identificação de produto compreende, particularmente, o denominado número de identificação do produto, particularmente, um Universal Product Code (UPC), um European Article Number (EAN), um código GS1, um Global Trade Item Number (GTIN) ou similares. Desse modo, para isso, não é necessário ser utilizado qualquer novo sistema de código. Particularmente, a identificação de produto corre sob o padrão GS1. A identificação de produto é impressa, colada e/ou colocada, preferencialmente, diretamente no cartucho e/ou na superfície der cartucho, por exemplo, através de uma gravura (a laser), estampado ou diretamente na produção do cartucho. De forma alternativa, seria possível também que o cartucho fosse envolvido, pelo menos parcialmente, com um revestimento, por exemplo, uma manga, no qual a identificação de produto está disposta. O revestimento também pode ser colado ou soldado com o cartucho. O revestimento ou a manga poderiam ser produzidos a partir de película de material sintético, um material têxtil ou papel.
[0017] Um outro ou um objeto preferido da presente invenção, é um dispensador, que apresenta um apoio para um recipiente, no qual é recebida a bebida ou alimento produzido, em que o apoio é previsto de deslocável em altura e/ou giratório.
[0018] Preferencialmente, o apoio, por exemplo é previsto, por exemplo, em torno de um eixo ou em torno de um ponto, giratório de tal forma que o recipiente possa ser deslocado de forma oblíqua, particularmente, na alimentação da bebida ou do alimento. Através disso, é possível influenciar a formação de espuma sobre a bebida. O apoio pode ser deslocado de forma manual ou automática. O dispensador pode apresentar um meio, por exemplo, uma câmara, que determina o nível de espuma na bebida ou alimento e, com base no sinal desse meio, a inclinação é modificada de forma correspondente. Ainda de forma preferida, o cartucho, que é utilizado para a produção de bebida ou do alimento, apresenta uma informação sobre a inclinação oblíqua a ser utilizada. De acordo com uma outra modalidade preferida, o cartucho uma identificação com base na qual o mesmo é identificado. Tão logo o cartucho seja reconhecido, as informações sobre a inclinação oblíqua desejada do recipiente podem ser acessadas. O mesmo é válido para o recipiente, no qual a bebida ou alimento é recebido. Também esse pode apresentar informações e/ou uma identificação, com a qual a é determinada a inclinação oblíqua desejada. Além disso, o apoio é preferencialmente deslocável em altura, de modo que o apoio seja ajustado, por exemplo, a copos de diferentes tamanhos e/ou a formação de espuma seja influenciada pelo comprimento da extensão de queda.
[0019] Ademais, a presente invenção se refere a um sistema com um receptor de cartucho e/ou um cartucho, em que o receptor de cartucho recebe o cartucho parcialmente, de forma particular, de modo reversível ou irreversível. O cartucho tem um espaço oco, no qual se encontra a substância de bebida e/ou de alimento e que é hermeticamente fechada, particularmente pela membrana, antes da produção da bebida e/ou alimento. O cartucho é, então, aberto, particularmente, a membrana é perfurada, para a produção de bebida e/ou de alimento e o substrato corre/flui, particularmente apoiado pela inserção de ar comprimido no espaço oco, dentro da câmara de mistura do receptor de cartucho, que também permite, por uma entrada para um diluente (também referido como solvente), particularmente água, que o substrato seja misturado, para criar a bebida e/ou alimento pronto, que sai da câmara de mistura através de uma saída prevista, do mesmo modo, no receptor de cartucho. O fluxo de volume do solvente, nesse caso, geralmente, é maior que o fluxo de volume do substrato. O cartucho e o receptor de cartucho unido ao cartucho formam, em conjunto, um sistema de cartucho, que pode ser inserido no suporte do dispensador.
[0020] Preferencialmente, a seção transversal de fluxo, ou seja, a seção transversal, que está disponível para o fluxo do fluido, particularmente, do fluxo do solvente e/ou da mistura de solvente e substrato, agora, assim previstas, de modo que, em relação ao sentido de fluxo do solvente, inicialmente desacelere e, posteriormente, acelere a velocidade do fluxo. A aceleração que é obtida através de um estreitamento da seção transversal de fluxo, ocorre preferencialmente, após o solvente e o substrato terem sido misturados.
[0021] De acordo com um outro objeto preferido da presente invenção, a câmara de mistura apresenta uma protuberância. Essa protuberância se projeta, preferencialmente, a partir da circunferência, particularmente, da circunferência lateral que se estende entre ambos os lados frontais do receptor de cartucho. Preferencialmente, a protuberância é parte da câmara de mistura. Preferencialmente, a circunferência da câmara de mistura é configurada essencialmente circular e a protuberância se projeta a partir dessa forma circular. De acordo com uma modalidade particularmente preferida da presente invenção, a saída da bebida ou alimento produzido é prevista na protuberância.
[0022] De acordo com um objeto preferido da presente invenção, o receptor de cartucho apresenta um anel de fixação e/ou de segurança. Esse anel de fixação e/ou de segurança recebe, preferencialmente, o cartucho, que é fixado no receptor de cartucho. Preferencialmente, o anel de fixação e/ou de segurança é previsto com um ponto de ruptura e/ou de deformação predeterminado na câmara de mistura. Antes da produção de uma bebida ou alimento, esse ponto é rompido ou deformado, particularmente, deformado de forma irreversível. Isso pode ocorre, por exemplo, através de um movimento do cartucho e do receptor de cartucho um em relação ao outro. Através da deformação e/ou deformação, o receptor de cartucho pode ser utilizado apenas uma vez e/ou a conexão entre o receptor de cartucho e o cartucho não pode mais ser liberada.
[0023] Preferencialmente, é previsto, na câmara de mistura, pelo menos um elemento de mistura, que é responsável pela agitação do solvente ou da mistura de solvente e substrato. Preferencialmente, o elemento de mistura é previsto como protuberância e/ou deformação no fundo da câmara de mistura. Preferencialmente, o elemento de mistura é configurado de tal modo que ácido carbônico, que é liberado no solvente, não forma bolhas ou forme apenas de forma reduzida. Preferencialmente, o elemento de mistura é configurado de tal modo que o mesmo apresente apenas pouca perda de pressão.
[0024] Preferencialmente, o receptor de cartucho apresenta um meio de perfuração que perfura a membrana antes da produção da bebida ou do alimento. Esse meio de perfuração é configurado, por exemplo, como espigão, que se projeta a partir da câmara de mistura. O receptor de cartucho apresenta preferencialmente uma guia do espigão na qual o meio de perfuração é disposto de forma deslocável. O meio de perfuração, desse modo, é deslocável entre uma posição retraída, na qual o meio de perfuração se afasta da membrana, e uma posição estendida, na qual o meio de perfuração perfura a membrana e se projeta até entrar no espaço oco do cartucho.
[0025] Preferencialmente, o meio de perfuração apresenta, em sua circunferência externa, pelo menos um, preferencialmente, um bojo e/ou protuberância, que servem como saída para o substrato. A quantidade e a dimensão do bojo e/ou protuberância dependem, preferencialmente, da viscosidade do substrato. A parede externa do meio de perfuração é prevista, portanto, com pelo menos um canal lateral para a condução do substrato no sentido da câmara de mistura, quando a membrana for perfurada. Através do canal lateral formado lateralmente no meio de perfuração, o substrato pode passar, então, na membrana, no sentido câmara de mistura. Preferencialmente é formada uma pluralidade de canais laterais no meio de perfuração. Os canais laterais são formados, particularmente, respectivamente na forma de uma ranhura aberta em um lado. Também é possível que o corte transversal dos canais laterais e/ou o número dos canais laterais seja ajustado à viscosidade do substrato, de modo que os canais laterais controlem ou limitem o fluxo do substrato no sentido câmara de mistura. Em caso de uma viscosidade elevada, são utilizados vários canais laterais ou canais laterais com corte transversal maior, enquanto que em caso de uma baixa viscosidade, são previstos menos canais laterais ou canais laterais com corte transversal menor. Para cada cartucho existe, com isso, um receptor de cartucho ajustável.
[0026] Preferencialmente, uma tubulação de ar comprimido, particularmente na forma de um canal interno, é integrada ao meio de perfuração, e em que em um lado afastado do cartucho do meio de perfuração, particularmente, é formada pela conexão de ar comprimido acessível por fora do receptor de cartucho da tubulação de ar comprimido para a conexão com uma fonte de ar comprimido e em que em um lado voltado ao espaço oco do cartucho do meio de perfuração, é formada uma saída de ar comprimido do tubulação de ar comprimido para inserir ar comprimido no cartucho. Preferencialmente, já na inserção do sistema de cartucho, de cartucho e receptor de cartucho, no suporte, já chega ar comprimido na conexão de ar comprimido, para evitar qualquer contaminação posterior do dispensador. De forma alternativa, o meio de perfuração é procedido através do ar comprimido alimentado pelo dispensador da posição retraída para a posição estendida. Ao invés de ar comprimido também pode ser inserido CO2 no espaço oco, para transmitir o substrato do espaço oco para a câmara de mistura.
[0027] Preferencialmente, o meio de perfuração apresenta, portanto, um canal que se encerra dentro da ou na área do pico. Através desse canal, um gás, particularmente, ar ou CO2 pode ser soprado no cartucho, para acelerar e/ou dosar a distribuição do substrato.
[0028] O sistema é formado, preferencialmente, de tal modo que ocorra um acoplamento da conexão de ar comprimido com a saída do ar comprimido do suporte, quando o receptor de cartucho for inserido no suporte e/ou a mecânica de distribuição for acionada para o flange de fixação. A tubulação de ar comprimido, com isso, é colocada o mais cedo possível sob pressão, de tal modo que seja evitada uma contaminação posterior do dispensador por meio do substrato.
[0029] Preferencialmente, a entrada e saída são previstas em extremidades opostas do receptor de cartucho. De forma particularmente preferida, o meio de perfuração é previsto em um alinhamento à entrada e à saída.
[0030] De acordo com um outro objeto preferido da presente invenção, a saída é prevista móvel, particularmente, oscilável, na câmara de mistura ou apresenta um meio, com o qual a saída pode ser alinhada, particularmente no sentido da parede lateral do recipiente, que recebe a bebida ou alimento produzido. Essa modalidade é particularmente vantajosa em bebidas ou alimentos que tendem a formar espuma. O movimento da saída pode ocorre de forma manual ou automática. Para o caso em que o cartucho apresentar uma identificação, a oscilação pode ocorrer automaticamente, depois que o dispensador tiver reconhecido o cartucho. Além disso, pode haver um meio que determine a espuma. Com base na análise, pode ocorrer, então, o ajuste da saída.
[0031] O cartucho é produzido preferencialmente de material sintético, particularmente, através de um processo de moldagem e/ou por sopro. O cartucho apresenta uma parede lateral que apresenta, por exemplo, uma seção transversal arredondada, retangular, quadrada, cônica ou oval. Em uma extremidade da parede lateral é previsto, geralmente, um fundo, particularmente, em uma só peça. A parede lateral e eventualmente a área de fundo montam um espaço oco, no qual é previsto um substrato de bebida e/ou de alimento, particularmente, em forma fluida. Na outra extremidade da área de parede é prevista uma área de conexão, com a qual o cartucho é unido ao receptor de cartucho. Esse receptor de cartucho pode ser parte de um dispensador ou de um componente separado do dispensador.
[0032] Preferencialmente, a área de conexão é prevista de tal modo que a mesma apresente pelo menos um flange. O flange se projeta da área de conexão e se protubera, preferencialmente, em um ângulo, de forma particularmente preferida, um ângulo reto, de uma área de parede da área de conexão. Para a produção da bebida ou do alimento, o flange é alinhado, preferencialmente, de forma horizontal. Preferencialmente, o flange é produzido a partir de material sólido, ou seja, não oco. Particularmente, o flange é pulverizado.
[0033] Além disso, de forma preferida, o flange é previsto com um meio de posicionamento e ou de cobertura. O meio de posicionamento assegura que o cartucho possa ser disposto apenas em uma determinada posição, particularmente, em um ângulo de rotação determinado, particularmente, em relação ao eixo longitudinal médio do cartucho no dispensador e/ou no receptor de cartucho. O meio de cobertura cobre uma área, particularmente, uma área pela qual flui a bebida ou alimento produzidos. Preferencialmente, o meio de posicionamento e o meio de cobertura são idênticos.
[0034] Preferencialmente, o meio de posicionamento e/ou meio de cobertura é um bojo e/ou protuberância, que se projeta do flange, particularmente, de sua circunferência. Preferencialmente, o meio de posicionamento e/ou meio de cobertura é previsto em uma só peça com o flange. Por exemplo, o meio de posicionamento e/ou meio de cobertura é formado como nariz que é formado em uma posição na circunferência do flange. A espessura do meio de posicionamento e/ou meio de cobertura corresponde, nesse caso, pelo menos essencialmente à espessura do flange.
[0035] De acordo com uma modalidade preferida da invenção, entre a área de parede e a área de conexão é previsto um gargalo. Esse gargalo pode apresentar, por exemplo, uma seção transversal arredondada. O gargalo representa a área de parede da área de conexão. O flange se conecta, preferencialmente de forma retangular, no gargalo.
[0036] Preferencialmente, a membrana, que fecha, particularmente, hermeticamente o cartucho contra seu uso, é prevista no flange, particularmente, sua superfície anterior. Para isso, o flange, particularmente, sua superfície anterior, pode apresentar uma saliência, particularmente, uma saliência em forma de anel circular, que atua em conjunto na vedação ou com a ferramenta de vedação. Preferencialmente, a circunferência externa da membrana é menor que a circunferência externa do flange.
[0037] Preferencialmente, na área de parede e/ou na área do gargalo, é previsto um meio de fixação. Com esse meio de fixação, o cartucho pode ser unido a um dispensador. O meio de fixação pode ser, por exemplo, uma ranhura, na qual um meio de fixação engata no dispensador.
[0038] O receptor de cartucho pode ser unido de forma fixa ao cartucho ou uma parte de troca, que, após o uso do cartucho, é removido pelo mesmo e é unido com um novo cartucho. Preferencialmente, o receptor de cartucho é produzido a partir de material sintético, particularmente, em moldagem por injeção. Preferencialmente, o receptor de cartucho é unido a um dispensador.
[0039] Preferencialmente, o meio de cobertura, que é previsto no flange do cartucho, cobre a saída do receptor de cartucho.
[0040] Preferencialmente, o flange no cartucho, particularmente, sua circunferência, atua de forma vedante, em conjunto com o receptor de cartucho. Para isso, a circunferência do flange pode engatar, por exemplo, em uma ranhura no receptor de cartucho. Essa conexão flange/ranhura também pode servir como tração, para evitar que o cartucho se desloque em relação ao receptor de cartucho durante a produção da bebida ou alimento e a conexão entre cartucho e receptor de cartucho não seja vedada.
[0041] De acordo com uma modalidade preferida, o cartucho e o receptor de cartucho são perfurados particularmente antes da membrana, previsto deslocáveis longitudinalmente um em relação ao outro. Através desse deslocamento longitudinal, o meio de perfuração pode, então, ser trazido em contato com a membrana e perfurar a mesma.
[0042] Preferencialmente, o cartucho e o receptor de cartucho são unidos entre si, contra torção.
[0043] Preferencialmente, o meio de perfuração apresenta um canal.Através desse canal, um gás pode ser pressurizado no cartucho, que pressuriza o substrato de bebida e/ou de alimento do cartucho, particularmente, para o espaço de mistura do receptor de cartucho.
[0044] Um outro objeto da presente invenção é um processo para a produção de uma bebida com o sistema de acordo com a invenção, caracterizado pelas seguintes etapas: - inserir um sistema de cartuchos composto de cartucho e receptor de cartucho no suporte, - produzir uma conexão de fluido entre uma fonte de fluido do dispensador e a entrada do receptor de cartucho, - produzir uma conexão de ar comprimido entre uma fonte de ar comprimido do dispensador e uma conexão de ar comprimido do receptor de cartucho, - perfurar a membrana pela transferência do meio de perfuração da posição retraída para a posição estendida, - transmitir o substrato de bebida e/ou de alimento do cartucho para a câmara de mistura por alimentação do ar comprimido no cartucho através da conexão de ar comprimido, - alimentar um diluente na câmera de mistura através da entrada e - distribuir a bebida produzida com o diluente pela mistura do substrato de bebida e/ou de alimento na câmara de mistura por meio de uma saída.
[0045] Preferencialmente, o diluente é resfriado e/ou carbonatado antes da alimentação na entrada.
[0046] De acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, é previsto que o meio de perfuração seja transferido do elemento de distribuição do dispensador, da posição retraída para a posição estendida, em que o receptor de cartucho é movido, preferencialmente, de tal modo contra o elemento de distribuição fixado, de tal modo que o meio de perfuração seja transferido da posição retraída para a posição estendida. Através da transferência do meio de perfuração para a posição estendida a membrana é perfurada e, com isso, o cartucho é aberto. Através do elemento de distribuição fixo, apenas o sistema de cartucho precisa ser movido em relação ao suporte.
[0047] De acordo com uma outra modalidade preferida da presente invenção é previsto, que, durante ou após a inserção do sistema de cartuchos no suporte, um flange de fixação do suporte é operado, acionado de forma manual ou automática, por uma mecânica de distribuição, de tal modo que o receptor de cartucho é envolvido, em união positiva e/ou não positiva, pelo flange de fixação e/ou que o flange de fixação é deslocado de tal modo que seja gerado um movimento relativo entre o receptor de cartucho e o elemento de distribuição em contato com o meio de perfuração, pelo que, o meio de perfuração é transferido da posição retraída para a posição estendida. Também é possível que o flange de fixação compreenda garras que se movem em conjunto, que se aproximam uma da outra pela mecânica de distribuição e, desse modo, pinçam entre si, o receptor de cartucho. Posteriormente ou mesmo tempo, o flange de fixação se move contra o elemento de distribuição, para mover o meio de perfuração no interior do receptor de cartucho contra a membrana do cartucho.
[0048] Preferencialmente, a mecânica de distribuição por um giro manual de uma alavanca manual em torno de um eixo de rotação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do cartucho. A mecânica de distribuição transfere, nesse caso, por meio de uma engrenagem de transferência, o movimento de rotação da alavanca manual para o eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal para um movimento de translação essencialmente ao eixo longitudinal, pelo que, o flange de fixação é movido no sentido do elemento de distribuição. Isso tem a vantagem de que a orientação do cartucho permanece constante em torno de seu eixo longitudinal, de modo que, particularmente, a posição da identificação de produto não se modifica em relação ao detector de identificação.
[0049] De acordo com uma outra modalidade preferida da presente invenção é previsto, que, temporariamente antes, durante ou depois da inserção do sistema de cartuchos no suporte e/ou da alimentação de ar comprimido no cartucho e/ou da alimentação do diluente na câmara de mistura e/ou do deslocamento do flange de fixação contra o elemento de distribuição, a identificação de produto possa ser lida pelo detector de identificação. Caso a identificação de produto seja avaliada, preferencialmente, por uma unidade de avaliação, em que a alimentação do ar comprimido e/ou do diluente e/ou o deslocamento do flange de fixação ocorre contra o elemento de distribuição apenas, então, quando a identificação de produto puder ser verificada pela unidade de avaliação. Desse modo, assegura-se que o dispensador pode ser operado apenas com sistemas de cartucho conhecidos ou certificados para o dispensador, de modo que pode ser evitado um dano ao dispensador ou risco de acidente ao usuário devido a utilização inadvertida de sistemas de cartucho incorretos, que, por exemplo, não podem suportar pressão.
[0050] Também é possível que as propriedades do diluente alimentado e particularmente, o curso temporário do curso do fluxo do volume, volume total, pressão, pausas de avanço, temperatura e/ou carbonatação do diluente alimentado seja controlado dependendo da identificação de produto verificado. De forma alternativa ou adicional, também as propriedades do ar comprimido alimentado e, particularmente, o curso temporário do curso do fluxo do volume, volume total, pausas de avanço e/ou pressão do ar comprimido alimentado seja controlado dependendo da identificação de produto verificado. Preferencialmente é verificada a proporção entre o fluxo de volume do diluente e o fluxo de volume do ar comprimido dependendo da identificação de produto verificada. Na identificação de produto estão incluídos, particularmente, todos os parâmetros e/ou variáveis do processo de produção de bebida ajustáveis pelo dispensador, de tal modo que o dispensador contenha todas as informações do cartucho, que sejam úteis ou pelo menos necessárias para a produção da respectiva bebida. Também é possível que essas informações sejam arquivadas em uma memória interna do dispensador e sejam recuperadas com o auxílio da identificação de produto para o respectivo cartucho e sejam utilizadas para o controle do processo de produção de bebida subsequente, tão logo for detectada a frequência desse cartucho no suporte.
[0051] Ainda um objeto da presente invenção ou uma outra modalidade do processo é um ou o processo mencionado anteriormente para a produção de uma bebida ou alimento, no qual, para influenciar sobre a espuma na bebida ou alimento, o fluxo de volume de um solvente, particularmente, água, é controlado ou ajustado.
[0052] As modalidades efetuadas para o objeto da presente invenção são válidas para os outros objetos, igualmente e vice-versa.
[0053] De acordo com a invenção, o fluxo de volume é ajustado ou controlado para influenciar a espuma sobre a bebida ou alimento. Por exemplo, a quantidade de espuma pode ser influenciada, particularmente, media como altura da espuma, de tal modo que, durante a produção da bebida ou alimento, haja mais ou menos espuma. De forma alternativa ou adicional, a qualidade da espuma pode ser modificada pelo ajuste do fluxo de volume do solvente. Particularmente, podem ser criadas, no meio, pequenas bolhas e, com isso, uma espuma mais estável ou, no meio, bolhas maiores e, com isso, uma espuma instável.
[0054] Preferencialmente, é previsto um meio, que envolve pelo menos um parâmetro da espuma, por exemplo, sua altura. Com base no sinal desse meio, então, o fluxo de volume dos solventes pode ser ajustado ou controlado. Por exemplo, o meio é uma câmara. De forma alternativa ou adicional também pode ser conduzido, contudo, um curso de fluxo de volume fixo para o respectivo substrato.
[0055] Por exemplo, o solvente é dosado automaticamente de forma intermitente, particularmente, em uma câmara de mistura ou para o cartucho.O solvente é misturado ao substrato na câmara de mistura ou no cartucho.
[0056] De acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, o substrato é dosado no cartucho de forma proporcional ou não proporcional ao fluxo de volume do solvente.
[0057] Ainda uma outra modalidade de acordo com a invenção ou preferida da presente invenção se refere a um processo, no qual, para influenciar uma altura de espuma na bebida ou no alimento, é modificada a inclinação de um recipiente, no qual a bebida ou alimento é recebido.
[0058] As modalidades efetuadas para o objeto da presente invenção são válidas para os outros objetos da presente invenção, igualmente e vice- versa.
[0059] Preferencialmente, a inclinação é controlada e/ou ajustada como função de tempo e/ou do nível no recipiente.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0060] A seguir, a invenção é esclarecida com base nas Figuras 1 a 5. Esses esclarecimentos são apenas exemplificativos e não limitam o escopo geral de acordo com a invenção. Os esclarecimentos são válidos para o cartucho de acordo com a invenção e, do mesmo modo, para o sistema de acordo com a invenção.
[0061] Figura 1 mostra o cartucho e o receptor de cartucho do sistema acordo com uma primeira modalidade da presente invenção
[0062] Figuras 2 a 5 mostram um dispensador e um sistema de sistema acordo com a primeira modalidade da presente invenção
[0063] Figura 6a a 6c mostram um cartucho de um sistema de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção
[0064] Figura 7a e 7b mostram um receptor de cartucho do sistema acordo com a segunda modalidade da presente invenção
[0065] Figura 8a e 8b mostram um meio de perfuração do receptor de cartucho do sistema acordo com a segunda modalidade da presente invenção
[0066] Figura 9a e 9b mostram um dispensador e um sistema de sistema acordo com uma terceira modalidade da presente invenção
[0067] Figuras 1 mostra um sistema de cartucho, que consiste de um cartucho 1, assim como, de um receptor de cartucho 10. O cartucho 1 é produzido preferencialmente a partir de um material sintético, por exemplo, por moldagem ou moldagem por injeção ou por técnica de sopro. O cartucho 1 apresenta uma área de parede 6, no presente caso, quadrada, em cuja extremidade, aqui superior, se conecta uma área de fundo 7. A área de parede 6 e a área de fundo 7 limitam um espaço oco, no qual se encontra um substrato de bebida e/ou de alimento, particularmente, um concentrado, com o qual pode ser produzida a bebida ou alimento. Na extremidade oposta à área de fundo 7, aqui, extremidade inferior, da área de parede, é prevista uma área de conexão 4, que apresenta, no presente caso, um gargalo 3 e um flange 5. O espaço oco do cartucho 1 é hermeticamente fechado após seu preenchimento, por um fecho, aqui, uma membrana 14. A membrana 14, particularmente uma película de material sintético, é unida ao flange 5, preferencialmente por junção de material, particularmente, por selagem. Com a área de conexão 4, o cartucho 1 é unido a um receptor de cartucho 10. No flange 5 é previsto, opcionalmente, um meio de posicionamento e/ou meio de cobertura 8, que é previsto, no presente caso, como protuberância, particularmente, como protuberância em forma de nariz. O nariz é moldado aqui, em uma só peça, no flange 5. Além disso, o sistema de cartucho apresenta um receptor de cartucho 10. O receptor de cartucho 10 apresenta uma entrada 15 para um diluente (também indicado como solvente), que compreende, preferencialmente, água, assim como, uma câmara de mistura 13, na qual o diluente e o substrato de bebida e/ou de alimento são misturados entre si. O sentido do fluxo da mistura é representado pela seta 12. A bebida/alimento pronto deixa a câmara de mistura 13 pela saída 11 e é distribuída em um recipiente (não representado), por exemplo, um copo de beber. Além disso, o receptor de cartucho 10 apresenta um meio de perfuração, aqui um espigão 16, que perfura a membrana 14, que é selada na área do flange 5 do cartucho 1, de tal modo que o substrato da bebida ou do alimento possa fluir particularmente ao longo da superfície externa do espigão, que é previsto para isso, em seu lado externo, preferencialmente com canais laterais 17, para a câmara de mistura 13.
[0068] Para perfurar as membranas 14, o cartucho 1 e/ou o receptor de cartucho 10 são deslocados em relação tanto ao comprimento quanto um em relação ao outro, de tal modo que o espigão 16 perfure as membranas 14. De forma alternativa, o espigão 16 é disposto deslocável longitudinalmente em uma guia do espigão 28 do receptor de cartucho 10, de tal modo que não seja necessário nenhum movimento relativo entre o receptor de cartucho 10 e o cartucho 1, mas que apenas o espigão 16 seja transferido de uma posição retraída, na qual o mesmo está afastado da membrana 14 (ver Figura 1), para uma posição estendida, na qual o mesmo perfura a membrana 14 e se projeta para dentro do espaço oco.
[0069] O fluxo do substrato na câmara de mistura 13 pode ser acelerado e obtido por gás, que é pressionado por um canal 18 no espigão de perfuração 16 no espaço oco do cartucho. Por exemplo, a pressão no cartucho 1 e, com isso, o fluxo de volume do substrato, pode ser ajustada ao fluxo do volume do solvente. Isso pode ser particularmente interessante, então, quando, para influenciar a formação de espuma, o fluxo de volume do solvente seja controlado ou regulado de forma específica. O fluxo de volume do substrato é ajustado, então, preferencialmente, ao fluxo de volume do solvente.
[0070] Preferencialmente, o flange 5 do cartucho 1 atua em conjunto, de forma vedante, com o receptor de cartucho 10 e assegura, por meio disso, que o líquido deixe a câmara de mistura 13 apenas pela saída 5. Além disso, particularmente, pode ser extraído dessas Figuras, que a protuberância 8 não é apenas, no presente caso, um meio de posicionamento, mas também a saída 11 no receptor de cartucho é coberta particularmente de forma vedante. O flange 8 e as protuberâncias 8 previstas no mesmo podem atuar em conjunto com a superfície anterior e/ou com sua circunferência, de forma vedante, com a respectiva superfície do receptor de cartucho.
[0071] Na Figuras 2 a 5 é mostrado o suporte 24 do dispensador e o sistema de acordo com a primeira modalidade da invenção. Na Figura 2, é ilustrado o suporte 24, no qual, o sistema de cartucho e particularmente, o receptor de cartucho 10 do sistema de cartuchos, mostrado na Figura 1, são inseríveis, sem o sistema de cartucho. Nas Figuras 3 e 4, o sistema de cartucho é inserido no suporte 24. Na Figura 5 o sistema de cartucho e o suporte 24 são representados separados um do outro.
[0072] O suporte 24 apresenta, um recesso 26, que recebe parcialmente pelo menos um receptor de cartucho 10. Particularmente, com base na Figura 4, é possível reconhecer que a parte do receptor de cartucho 10, que se projeta no recesso 26, pode atuar em conjunto com o mesmo, em união positiva. As Figuras 2 e 3 ilustram, além disso, de forma muito clara, que o recesso 26 se estende até a borda do suporte 24, de tal modo que nesse local haja uma abertura, que se projeta na saída 11 da câmara de mistura 13. Por meio disso, é oferecida uma trava contra torção. Além disso, o suporte 24 apresenta uma guia 25, que atua em conjunto, em união positiva, com a circunferência do receptor de cartucho 10 e suporta o cartucho, particularmente, contra inclinação na vertical. Também essa guia 25 pode apresentar um recesso, que pode se projetar da saída 11. Também aqui a saída 11 evita, ao atuar em conjunto com a guia, que o receptor de cartucho 10 gire em relação ao suporte 24. Preferencialmente, o suporte 24 apresenta uma tubulação 22 como conexão de fluido, que é unida a um reservatório do solvente (também referenciado como reservatório para o diluente ou fonte de fluido). Quando o receptor de cartucho 10 é inserido no suporte 24, é criada uma conexão de fluxo entre a tubulação 22 e uma entrada 15 do receptor de cartucho 10, pelo qual, o diluente que flui pela tubulação 22 chegam na câmara de mistura 13.
[0073] A saída 11 do receptor de cartucho 10 pode ser prevista, particularmente, giratória em torno de um ângulo, com o qual se modifica o fluxo do jato da bebida ou alimento, no recipiente. Caso o jato por exemplo seja conduzido no sentido da parede de um recipiente, que recebe a bebida ou alimento pronto, pode ser reduzida, através disso, por exemplo uma formação de espuma. De forma alternativa ou adicional um apoio pode ser inclinado, que permanece no recipiente, de tal modo que, se modifique, novamente, o ângulo de impacto do jato da bebida ou alimento produzido em relação à parede. Também com isso, é possível influenciar a formação de espuma.
[0074] Nas Figuras 6a a 6c são mostradas vistas esquemáticas do cartucho 1 do sistema de cartucho do sistema de acordo com uma segunda modalidade exemplificativa. Pode ser visto que o cartucho 2 compreende um objeto em forma de garrafa com arestas arredondadas, lados longitudinais achatados e uma abertura do cartucho 1 em um lado oposto à área de fundo 7 ao longo do eixo longitudinal do cartucho. Na área de abertura do cartucho o cartucho 1 apresenta dois flanges de suporte 5 circulares, nos quais o receptor de cartucho 10 é encaixado. Um lado do cartucho 1 do cartucho 1 senão redondo ou arredondado apresenta uma área achatada 29. A identificação de produto é colocada, preferencialmente, na área achatada.
[0075] As Figuras 7a, 7b e 7c mostram, de forma esquemática, vistas de um receptor de cartucho 10 do sistema de cartucho do sistema da segunda modalidade exemplificativa da presente invenção. O receptor de cartucho 10 apresenta, em ambos os lados, uma barra de índice pelo menos parcialmente circular 30, com a qual o receptor de cartucho 10 seja encaixado no flange de suporte 5 do cartucho 1. Além disso, o receptor de cartucho 10 apresenta a câmera de mistura 13, na qual, em seu lado posterior, a entrada 15 é formada na forma de uma abertura de passagem simples na parede do receptor de cartucho 10. A entrada 15 é prevista para ser unida a uma tubulação 22, que permanece em conexão de fluxo com o reservatório de água, tão logo o sistema de cartucho seja inserido no suporte 24. Desse modo, opcionalmente, pode fluir água fria e/ou carbonatada do dispensador para a câmara de mistura 13. A saída da bebida 11 é formada no lado anterior, no fundo da câmera de mistura 8. O fundo da câmera de mistura 8 forma, no sentido da saída da bebida 11, recesso de aprofundamento constante, de modo que após o encerramento do processo de produção da bebida, não permaneçam quaisquer resíduos de líquido na câmera de mistura 13. Quase central dentro da câmara de mistura 13 pode ser visto nas Figuras 7a a 7c, além disso, a guia do espigão 28, na qual o meio de perfuração 16 ilustrado nas Figuras 8a e 8b pode ser disposto de forma deslocável.
[0076] A guia do espigão 80 compreende, para isso, uma parte guia com um canal guia interno, no qual o espigão de perfuração pode ser recebido de forma removível. O canal guia é formado essencialmente cilíndrico e se projeta quase verticalmente do fundo da câmera de mistura 13 no sentido do cartucho 1. Em uma extremidade voltada ao cartucho 1 da parte guia é formado um salto circular com diâmetro menor, no qual impacta o salto circular do espigão de perfuração, quando o espigão de perfuração 16 chega na posição estendida. O salto limita, com isso, o movimento do espigão de perfuração 16 no sentido do espaço oco 6. Microestruturas opcionais são dispostas opcionalmente no fundo da câmara de mistura 13, que provocam uma agitação da água que flui e, com isso, aprimoram a mistura do substrato e da água.
[0077] Nas Figuras 8a e 8b são representadas vistas detalhadas do meio de perfuração 16 (também denominadas de espigão de perfuração) do receptor de cartucho 10 do sistema de acordo com a segunda modalidade da presente invenção.
[0078] Para isso, o espigão de perfuração 16 é formado para ser disposto deslocável longitudinalmente na guia do espigão 28. Desse modo, o mesmo é deslocável entre uma posição de saída retraída, na qual o meio de perfuração 16 se afasta da membrana 14, para uma posição estendida, na qual o meio de perfuração 16 perfura a membrana 14 e se projeta até entrar no espaço oco do cartucho 1. A transferência do meio de perfuração 16 da posição retraída para a posição estendida ocorre por meio de um elemento de distribuição do dispensador.
[0079] A tubulação de ar comprimido 31 (também denominada como canal 22) que corre ao longo do espigão de perfuração 16 é integrada no espigão de perfuração 16. A tubulação de ar comprimido 31 corre de forma quase central dentro do espigão de perfuração 16, de uma primeira extremidade do espigão de perfuração 16 para uma segunda extremidade do espigão de perfuração 16. Na primeira extremidade do espigão de perfuração 16 é formada uma conexão de ar comprimido 40 da tubulação de ar comprimido 31 acessível a partir da parte externa do receptor de cartucho 10, que é prevista para a conexão com uma saída do ar comprimido 32, no suporte 24, que permanece em conexão de fluxo com uma fonte de ar comprimido do dispensador. Na segunda extremidade é formada uma saída de ar comprimido da tubulação de ar comprimido 31 para soprar o ar comprimido no espaço oco do cartucho 1, quando o espigão de perfuração 16 se encontra na posição estendida, pelo que, então, o substrato é misturado na câmara de mistura 13.
[0080] O sistema é formado de tal modo que ocorre um acoplamento da conexão de ar comprimido 40 do meio de perfuração 16 com a saída do ar comprimido 32 do suporte 24, tão logo o receptor de cartucho 10 seja inserido no suporte 24 e/ou uma mecânica de distribuição for acionada para o flange de fixação.
[0081] A parede externa do meio de perfuração 16 é formada com vários e, particularmente, precisamente cinco canais laterais 17 que correm quase paralelos um ao outro para conduzir o substrato no sentido da câmara de mistura 13 quando a membrana 14 é perfurada. Através dos canais laterais formados lateralmente no meio de perfuração 16, o substrato pode passar, então, na membrana 14, no sentido câmara de mistura 13. Os canais laterais 17 são formados respectivamente na forma de uma ranhura aberta em um lado. Também é possível que o corte transversal dos canais laterais e/ou o número dos canais laterais seja ajustado à viscosidade do substrato, de modo que os canais laterais 17 controlem ou limitem o fluxo do substrato no sentido câmara de mistura 13. O espigão de perfuração 16 é formado, preferencialmente, como parte de material sintético e, de forma particularmente preferida, como peça moldada por injeção de material sintético.
[0082] Nas Figura 9a e 9b são representados agora um dispensador e um sistema de sistema acordo com uma terceira modalidade da presente invenção.
[0083] O sistema compreende um sistema de cartucho que consiste em cartuchos 1 esclarecidos com base nas Figuras 6a a 6c e no receptor de cartucho 10 esclarecido com base nas Figuras 7a a 8b. O cartucho 1 e o receptor de cartucho 10 são unidos, particularmente, encaixados entre si.
[0084] O dispensador do sistema compreende um suporte 24, no qual o sistema de cartucho é inserido manualmente pelo usuário.
[0085] O suporte 24 compreende a saída do ar comprimido 32, que, após a inserção do sistema de cartuchos no suporte 24, incorre na conexão de fluxo com a conexão de ar comprimido 40 no meio de perfuração 16 do receptor de cartucho 10. A saída do ar comprimido 32 do dispensador é unida por uma tubulação flexível 33 a uma fonte de ar comprimido do dispensador, por exemplo, um compressor no interior do compartimento do dispensador, de tal modo que a tubulação de ar comprimido 31 no interior do meio de perfuração 16 seja colocada sob pressão. Também é possível que a fonte de ar comprimido do dispensador compreenda um cartucho de gás comutável. A saída do ar comprimido 32 é formada como elemento fixo e compreende, com isso, ao mesmo tempo, o elemento de distribuição, que transfere o meio de perfuração 16 de sua posição de saída retraída para a posição estendida, na qual o mesmo perfura a membrana 14 e a saída de ar comprimido é disposta dentro do espaço oco do cartucho 1.
[0086] O suporte 24 apresenta ainda a conexão de fluido 35 (indicado na Figura 2 também como tubulação 22), pela qual a entrada de água 15 do receptor de cartucho 10 água é alimentada ao reservatório de água do dispensador. O reservatório de água compreende particularmente um reservatório de água removível, a partir do qual, a água é recebida por meio de uma ou mais bombas e alimentada à entrada de água 15, sob pressão. Preferencialmente, a conexão é produzida diretamente entre a alimentação de fluido e a entrada de água 15, tão logo o sistema de cartucho seja inserido no suporte 24. A água do reservatório de água é carbonatada antes da alimentação à entrada de água 15, opcionalmente ainda dentro do dispensador, por meio de um carbonator (portanto, também é alimentado gás (ácido carbônico) e/ou por é resfriada por meio de uma unidade de refrigeração. A unidade de refrigeração compreende particularmente um circuito de refrigeração com compressor e é integrado, assim como o carbonator, do mesmo modo, no compartimento do dispensador.
[0087] O suporte 24 compreende ainda um flange de fixação 34, que envolve, em união positiva e/ou não positiva, o receptor de cartucho 10 na inserção no suporte. O flange de fixação 34 compreende, para isso, pelo menos duas garras 37, que envolvem radialmente o receptor de cartucho 10. O suporte 24 apresenta, além disso, uma mecânica de distribuição para o acionamento do flange de fixação 34. A mecânica de distribuição compreende por exemplo uma alavanca manual a ser acionada pelo usuário no suporte 24, que, em seu acionamento, é giratória em torno de um eixo de rotação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do cartucho 2. A alavanca manual é acoplada às garras 37 do flange de fixação 34, por uma engrenagem de transferência, de tal modo que, através do deslocamento da alavanca manual, as garras 37 são movidas uma sobre a outra e o recebem ou envolvem o receptor de cartucho 10 entre si, em união positiva.
[0088] Ao mesmo tempo, a engrenagem de transferência provoca a transferência do movimento de rotação da alavanca manual para um movimento de translação linear do flange de fixação 34, para baixo, de tal modo que todo o sistema de cartucho seja baixado. O receptor de cartucho 10, com isso, é movido de tal modo relativo ao elemento de distribuição 36 fixo, que o meio de perfuração 16 encosta no elemento de distribuição 36, pelo que, o meio de perfuração 16 se move da posição retraída para a posição estendida. Por meio disso, a membrana 14 é perfurada. Também é possível que, através do baixar do receptor de cartucho 10 em relação ao elemento de distribuição 36, seja produzida inicialmente a conexão de fluxo entre a saída do ar comprimido 32 e a conexão de ar comprimido 40. A engrenagem de transferência cria a transferência e o movimento de baixar através da engrenagem de elevação do eixo.
[0089] Através da inserção de ar comprimido no espaço oco e da água na câmara de mistura 13, agora, é conduzido o processo de produção da bebida e a bebida criada na câmara de mistura 14 pode chegar, através da saída 11, em um recipiente de bebida disposto embaixo da saída 11, em um apoio do dispensador. O apoio é previsto, particularmente, de forma giratória e/ou regulável em altura.
[0090] O cartucho 1 apresenta a identificação de produto 38 em sua área achatada 28 voltada ao compartimento do dispensador. A identificação de produto 38 compreende nesse caso, um código QR, no qual estão incluídas informações sobre o substrato disponível no espaço oco. No lado oposto, é disposto, no compartimento do dispensador, um detector de identificação 39 na forma de uma câmara óptica, particularmente, câmara CCD. O código QR é detectado pela câmara óptica e avaliado por meio de uma unidade de avaliação do dispensador. Desse modo, é reconhecido, pelo lado do dispensador, sobre qual tipo de cartucho 1 e/ou substrato se trata no sistema de cartucho inserido no suporte 24. Com base nessas informações, podem chegar, por uma memória interna do dispensador, eventualmente, informações sobre a alimentação da bebida com o auxílio do substrato que se encontra no cartucho 1. Particularmente, são especificados, por meio disso, valores nominais para o curso temporário e absoluto do fluxo de volume, da temperatura, da pressão e/ou da carbonatação da água alimentada ou do curso temporário e absoluto do fluxo de volume e/ou da pressão do ar comprimido alimentado. Também é possível que a proporção entre o fluxo de volume do diluente e o fluxo de volume do ar comprimido seja controlada dependendo da identificação de produto verificada, para atingir o resultado ideal, do ponto de vista da aparência e gosto, da bebida produzida para o respectivo tipo de cartucho.
[0091] Após a produção da bebida, a alavanca manual pode ser girada novamente pelo usuário, pelo que, o sistema de cartucho se eleva novamente. O sistema de cartucho, assim liberado, pode agora ser removido do dispensador e eliminado ou reciclado.
[0092] A seguir, são descritas as seguintes modalidades do sistema, de acordo com a invenção, do cartucho, de acordo com a invenção, da unidade de preparação de bebida, de acordo com a invenção, assim como do processo para a produção de uma bebida, de acordo com a invenção.
[0093] A modalidade 1 se refere a um dispensador com um suporte de cartucho 24, em que o mesmo apresenta pelo menos uma guia e/ou trava contra torção 25, 27 para um cartucho 1 e/ou um receptor de cartucho 10.
[0094] A modalidade 2 se refere a um dispensador, de acordo com a modalidade 1, em que o suporte de cartucho 24 apresenta um recesso 26, que recebe pelo menos parcialmente o cartucho 1 e/ou o receptor de cartucho 10.
[0095] A modalidade 3 se refere a um dispensador, de acordo com a modalidade 2, em que o recesso 26 e o cartucho 1 ou o receptor de cartucho 10 interagem pelo menos parcialmente em união positiva.
[0096] A modalidade 4 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o suporte 24 apresenta uma guia 25, que atua em conjunto com o contorno do receptor de cartucho 10.
[0097] A modalidade 5 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades 2 - 4, em que o recesso 26 e/ou a guia 25 apresentam uma abertura para um ressalto no receptor de cartucho 10.
[0098] A modalidade 6 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o suporte 24 apresenta uma conexão de fluido 35.
[0099] A modalidade 7 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o suporte 24 apresenta uma saída de ar comprimido 32 unida a uma fonte de ar comprimido.
[0100] A modalidade 8 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o suporte 24 apresenta um elemento de distribuição 36 para transferir um meio de perfuração 16 do receptor de cartucho 10 de uma posição retraída para uma posição estendida.
[0101] A modalidade 9 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o suporte 24 compreende um flange de fixação 34, que envolve, em união positiva ou não positiva, o receptor de cartucho 10 durante ou após a inserção no suporte 24.
[0102] A modalidade 10 se refere a um dispensador, de acordo com a modalidade 9, em que o flange de fixação 34 compreende ainda uma mecânica de distribuição, que é configurada de tal modo que, um acionamento da mecânica de distribuição leva a um envolvimento do receptor de cartucho 10 pelo flange de fixação 34 e/ou a um deslocamento do flange de fixação 34, de tal modo que seja gerado um movimento relativo entre o receptor de cartucho 10 e o elemento de distribuição 36 que permanece em contato com o meio de perfuração 16, pelo que, o meio de perfuração 16 é transferido da posição retraída para a posição estendida.
[0103] A modalidade 11 se refere a um dispensador, de acordo com a modalidade 10, em que a mecânica de distribuição compreende uma alavanca manual para o acionamento manual da mesma, em que, preferencialmente, a alavanca manual é formada giratória em torno de um eixo de rotação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do cartucho 1.
[0104] A modalidade 12 se refere a um dispensador, de acordo com a modalidade 11, em que a mecânica de distribuição compreende uma engrenagem de transferência, que transfere um movimento de rotação da alavanca manual em torno do eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal para um movimento de translação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal e particularmente, o elevar ou baixar do receptor de cartucho 10.
[0105] A modalidade 13 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o dispensador apresenta um detector de identificação 39 para ler a identificação de produto 38 no cartucho 1 e/ou do receptor de cartucho 10, em que o detector de identificação 39 está disposto, preferencialmente, acima e/ou atrás do suporte 24.
[0106] A modalidade 14 se refere a um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores, em que o dispensador apresenta um apoio para um recipiente, no qual a bebida ou alimento pronto é recebido, em que, o apoio é previsto de deslocável em altura e/ou giratório.
[0107] A modalidade 15 se refere a um sistema que apresenta um dispensador, de acordo com uma das modalidades anteriores e um receptor de cartucho 10 e/ou um cartucho 1.
[0108] A modalidade 16 se refere a um sistema, de acordo com a modalidade 15, em que o receptor de cartucho 10 apresenta uma entrada 15 para um diluente, particularmente, água, uma câmara de mistura 13, na qual o diluente e um substrato de bebida e/ou alimento são misturados e uma saída 11, em que a seção transversal de fluxo, de forma preferida, é inicialmente prolongada e então novamente reduzida em relação ao sentido do fluxo do diluente.
[0109] A modalidade 17 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 15 ou 16, em que a câmara de mistura 13 apresenta uma protuberância.
[0110] A modalidade 18 se refere a um sistema, de acordo com modalidade 17, em que, a saída 11 é prevista na protuberância.
[0111] A modalidade 19 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 15 a 18, em que o cartucho 1 é fechado por meio de uma membrana 14 e que o receptor de cartucho 10 apresenta um meio de perfuração 16 para perfurar a membrana 14.
[0112] A modalidade 20 se refere a um sistema, de acordo com a modalidade 19, em que o receptor de cartucho 10 apresenta um guia do mandril 28, no qual, o meio de perfuração 16 é disposto deslocável, em que, o meio de perfuração 16 pode ser deslocado entre uma posição retraída, na qual o meio de perfuração 16 se afasta da membrana 14, e uma posição estendida, na qual o meio de perfuração 16 perfura a membrana 14 do cartucho 1 e se projeta até entrar no cartucho 1.
[0113] A modalidade 21 se refere a um sistema, de acordo com a modalidade 20, em que na parede externa do meio de perfuração 16, é inserido pelo menos um canal lateral 71 para a condução do substrato de bebida e/ou alimento no sentido da câmara de mistura 13, quando a membrana 14 for perfurada pelo meio de perfuração 16.
[0114] A modalidade 22 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades19 a 21, em que no meio de perfuração 16 é integrada uma tubulação de ar comprimido 31 e em que, em um lado afastado do cartucho 1 do meio de perfuração 16, particularmente, é formada pela conexão de ar comprimido 40 acessível por fora do receptor de cartucho 10 da tubulação de ar comprimido 31 para a conexão com uma fonte de ar comprimido e em que, em um lado voltado do cartucho 1 do meio de perfuração 16, é formada uma saída de ar comprimido do tubulação de ar comprimido 34 para inserir ar comprimido no cartucho 1.
[0115] A modalidade 23 se refere a um sistema, de acordo com a modalidade 22, em que o sistema é formado, preferencialmente, de tal modo que ocorra um acoplamento da conexão de ar comprimido 40 com a saída do ar comprimido do suporte, quando o receptor de cartucho 10 for inserido no suporte e/ou a mecânica de distribuição for acionada para o flange de fixação.
[0116] A modalidade 24 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 15 - 23, em que a entrada 15 e a saída 11 são previstas na extremidade oposta do receptor de cartucho 10.
[0117] A modalidade 25 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 15 - 24, em que o meio de perfuração 16 é previsto alinhado com a entrada 15 e a saída 11.
[0118] A modalidade 26 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 15 - 25, em que um o cartucho 1 é previsto em ou dentro do receptor de cartucho 10, que apresenta uma área de parede 6, em cuja uma extremidade se conecta uma área de conexão 4, que é fechada, particularmente, com a membrana 14 e em cuja outra extremidade oposta é prevista, eventualmente, uma área de fundo 7, em que, a área de parede e eventualmente a área de fundo montam um espaço oco, que absorve um substrato de bebida e/ou de alimento.
[0119] A modalidade 27 se refere a um sistema, de acordo com a modalidade 26, em que a área de conexão 4 apresenta pelo menos um flange 5 que é previsto com um meio de posicionamento e/ou meio de cobertura 8.
[0120] A modalidade 28 se refere a um sistema, de acordo com a modalidade 27, em que o meio de posicionamento e/ou meio de cobertura 8 é um bojo e/ou protuberância, que se projeta do flange, particularmente, de sua circunferência.
[0121] A modalidade 29 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 26 - 29, em que entre a área de parede 6 e a área de conexão 4 é previsto um gargalo 3.
[0122] A modalidade 30 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 26 - 29, em que a membrana 14 é selada, particularmente,fixada no flange.
[0123] A modalidade 31 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 26 - 30, em que o receptor de cartucho 10 é fixado, particularmente, removível, na área de conexão 4 do cartucho 1.
[0124] A modalidade 32 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades anteriores 26 - 31, em que o flange atua, de forma vedante, em conjunto com o receptor de cartucho 10.
[0125] A modalidade 33 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 26 - 32, em que o cartucho 1 e o receptor de cartucho 10 são unidos entre si, contra torção.
[0126] A modalidade 34 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 27 - 33, em que um meio de cobertura 8 cobre a saída 11 do receptor de cartucho 10.
[0127] A modalidade 35 se refere a um sistema, de acordo com uma das modalidades 15 a 34, em que o cartucho 1 é previsto com uma identificação de produto, em que a identificação de produto é disposta, de forma preferida, em um lado do cartucho voltado ao detector de identificação e em que, de forma especialmente preferida, o cartucho apresenta, na área de identificação de produto, uma seção de superfície essencialmente plana.
[0128] A modalidade 36 se refere a um processo para a produção de uma bebida 70 com um sistema, de acordo uma das modalidades 15 a 35, caracterizado pelas seguintes etapas: - inserir um sistema de cartuchos composto de cartucho 1 e receptor de cartucho 10 no suporte, - produzir uma conexão de fluido entre uma fonte de fluido do dispensador e a entrada 15 do receptor de cartucho 10, - produzir uma conexão de ar comprimido entre uma fonte de ar comprimido do dispensador e uma conexão de ar comprimido 40 do receptor de cartucho 10, - perfurar a membrana 14 pela transferência do meio de perfuração 16 da posição retraída para a posição estendida, - transmitir o substrato de bebida e/ou de alimento do cartucho 1 para a câmara de mistura 13 por alimentação do ar comprimido no cartucho 1 através da conexão de ar comprimido 40, - alimentar um diluente na câmera de mistura 13 através da entrada 15 e - distribuir a bebida produzida com o diluente pela mistura do substrato de bebida e/ou de alimento na câmara de mistura 13 por meio de uma saída 11.
[0129] A modalidade 37 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 36, em que o diluente é resfriado e/ou carbonatado antes da alimentação na entrada 15.
[0130] A modalidade 38 se refere a um processo, de acordo com uma das modalidades 36 a 37, em que o meio de perfuração 16 é transferido de um elemento de distribuição do dispensador, da posição retraída para a posição estendida, em que o receptor de cartucho 10 é movido, preferencialmente, de tal modo contra o elemento de distribuição fixado, de tal modo que o meio de perfuração 16 seja transferido da posição retraída para a posição estendida.
[0131] A modalidade 39 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 38, em que durante ou após a inserção do sistema de cartuchos 1 no suporte, um flange de fixação do suporte é operado, acionado de forma manual ou automática, por uma mecânica de distribuição, de tal modo que o receptor de cartucho 10 é envolvido, em união positiva e/ou não positiva, pelo flange de fixação e/ou que o flange de fixação é deslocado de tal modo que seja gerado um movimento relativo entre o receptor de cartucho 10 e o elemento de distribuição em contato com o meio de perfuração, pelo que, o meio de perfuração é transferido da posição retraída para a posição estendida.
[0132] A modalidade 40 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 39, em que a mecânica de distribuição por um giro manual de uma alavanca manual em torno de um eixo de rotação essencialmente paralelo ao eixo longitudinal do cartucho.
[0133] A modalidade 41 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 40, em que a mecânica de distribuição transfere, nesse caso, por meio de uma engrenagem de transferência, o movimento de rotação da alavanca manual para o eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal para um movimento de translação essencialmente ao eixo longitudinal, pelo que, o flange de fixação é movido no sentido do elemento de distribuição.
[0134] A modalidade 42 se refere a um processo, de acordo com uma das modalidades 36 a 41, em que o fluxo de volume do solvente é controlado ou ajustado para influenciar sobre a espuma na bebida ou alimento.
[0135] A modalidade 43 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 42, em que o solvente é dosado de forma intermitente.
[0136] A modalidade 44 se refere a um processo, de acordo com uma das modalidades 42 ou 43, em que o substrato é dosado no cartucho de forma proporcional ou não proporcional ao fluxo de volume do solvente.
[0137] A modalidade 45 se refere a um processo, de acordo com uma das modalidades 42 - 44, caracterizado por, para influenciar uma altura de espuma na bebida ou no alimento, é modificada a inclinação de um recipiente, no qual a bebida ou alimento é recebido.
[0138] A modalidade 46 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 45, em que a inclinação é controlada e/ou ajustada como função de tempo e/ou do nível no recipiente.
[0139] A modalidade 47 se refere a um processo, de acordo com uma das modalidades 36 a 46, em que temporariamente antes, durante ou depois da inserção do sistema de cartuchos no suporte e/ou da alimentação de ar comprimido no cartucho 1 e/ou da alimentação do diluente na câmara de mistura 13 e/ou do deslocamento do flange de fixação contra o elemento de distribuição, a identificação de produto possa ser lida pelo detector de identificação.
[0140] A modalidade 48 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 47, em que a identificação de produto é avaliada, preferencialmente, por uma unidade de avaliação e a alimentação do ar comprimido e/ou do diluente e/ou o deslocamento do flange de fixação ocorre contra o elemento de distribuição apenas, então, quando a identificação de produto puder ser verificada pela unidade de avaliação.
[0141] A modalidade 49 se refere a um processo, de acordo com a modalidade 48, em que as propriedades do diluente alimentado e particularmente, o curso temporário do curso do fluxo do volume, volume total, pressão, pausas de avanço, temperatura e/ou carbonatação do diluente alimentado seja controlado dependendo da identificação de produto verificado.
[0142] A modalidade 50 se refere a um processo, de acordo com uma das modalidades 48 ou 49, em que as propriedades do ar comprimido alimentado e, particularmente, o curso temporário do curso do fluxo do volume, volume total, pausas de avanço e/ou pressão do ar comprimido alimentado seja controlado dependendo da identificação de produto verificado. LISTA DE REFERÊNCIAS NUMÉRICAS 1 cartucho 2 sentido do movimento 3 gargalo 4 área de conexão 5 flange 6 área de parede 7 área de fundo 8 meio de posicionamento e/ou meio de cobertura, bojo e/ou protuberância, 9 entrada da substância, meio de perfuração 10 receptor de cartucho 11 saída da substância mais solvente/água 12 sentido do fluxo da substância mais solvente/água 13 câmara de mistura 14 fecho, membrana 15 entrada de solvente, água 16 meio de perfuração, espigão 17 canais de saída 18 entrada de gás 19 vedação, conjunto de vedação 20 meio de fixação, conjunto 21 apoio 22 canal 23 bojo e/ou protuberância do receptor de cartucho 24 suporte 25 guia para o receptor de cartucho 26 recesso 27 aresta da guia 28 guia do espigão 29 área achatada 30 barra de índice 31 tubulação de ar comprimido 32 saída de ar comprimido 33 tubulação 34 flange de fixação 35 conexão de fluido 36 elemento de disparo 37 garra 38 identificação de produto 39 detector de identificação 40 conexão de ar comprimido

Claims (18)

1. Dispensador com um suporte de cartucho (24), tendo pelo menos uma guia e/ou trava contra torção (25, 27) para um cartucho (1) e/ou um receptor de cartucho (10), em que o suporte (24) compreende um flange de fixação (34) que envolve, em união positiva e/ou não positiva, o receptor de cartucho (10) durante ou após a inserção no suporte (24), em que o flange de fixação (34) compreende um mecanismo de disparo, caracterizado pelo fato de que o acionamento do mecanismo de disparo leva a um envolvimento do receptor de cartucho (10) pelo flange de fixação (34), de tal modo que seja gerado um movimento relativo entre o receptor de cartucho (10) e o elemento de disparo (36), que permanece em contato com o meio de perfuração (16), pelo que o meio de perfuração (16) é transferido da posição retraída para a posição estendida.
2. Dispensador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o suporte (24) apresenta uma conexão para fluido (35).
3. Dispensador, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o suporte (24) apresenta uma saída do ar comprimido (32) em conexão com uma fonte de ar comprimido.
4. Dispensador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o suporte (24) apresenta um elemento de disparo (36) para transferir um meio de perfuração (16) do receptor de cartucho (10) de uma posição retraída para uma posição estendida.
5. Dispensador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de disparo compreende uma alavanca manual para o acionamento manual da mesma.
6. Dispensador, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de disparo compreende uma engrenagem de transferência, que transfere um movimento de rotação da alavanca manual em torno do eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal para um movimento de translação paralelo ao eixo longitudinal.
7. Sistema compreendendo um dispensador, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender um receptor de cartucho (10) e/ou um cartucho (1).
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o receptor de cartucho (10) apresenta uma entrada (15) para um diluente, uma câmara de mistura (13), na qual o diluente e um substrato de bebida e/ou alimento são misturados, e uma saída (11), em relação ao sentido do fluxo do diluente.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o cartucho (1) é fechado por meio de uma membrana (14), e em que o receptor de cartucho (10) apresenta um meio de perfuração (16) para perfurar a membrana (14).
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o receptor de cartucho (10) apresenta uma guia do espigão (28), em que o meio de perfuração (16) é disposto de maneira deslocável, em que o meio de perfuração (16) pode ser deslocado entre uma posição retraída, na qual o meio de perfuração (16) está afastado da membrana (14), e uma posição estendida, na qual o meio de perfuração (16) perfura a membrana (14) do cartucho (1) e se projeta até entrar no cartucho (1).
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que, na parede externa do meio de perfuração (16), é inserido pelo menos um canal lateral (71) para a condução do substrato de bebida e/ou alimento no sentido da câmara de mistura (13), quando a membrana (14) for perfurada pelo meio de perfuração (16).
12. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 11, caracterizado pelo fato de que no meio de perfuração (16) é integrada uma tubulação de ar comprimido (31) e em que, em um lado do meio de perfuração (16) afastado do cartucho (1), é formada uma conexão de ar comprimido (40) da tubulação de ar comprimido (31), para a conexão com uma fonte de ar comprimido, e em que, de um lado do meio de perfuração (16) virado para o cartucho (1), é formada uma saída de ar comprimido da tubulação de ar comprimido (34) para a introdução de ar comprimido no cartucho (1).
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o sistema é formado de tal modo que ocorra um acoplamento da conexão de ar comprimido (40) com a saída do ar comprimido do suporte, quando o receptor de cartucho (10) for inserido no suporte e/ou o mecanismo de disparo para o flange de fixação for acionado.
14. Processo para a produção de uma bebida (70) com um sistema, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 7 a 13, caracterizado pelo fato de que contém as seguintes etapas: - inserir um sistema de cartuchos composto de um cartucho (1) e um receptor de cartucho (10) no suporte, - estabelecer uma conexão de fluido entre uma fonte de fluido do dispensador e uma entrada (15) do receptor de cartucho (10), - estabelecer uma conexão de ar comprimido entre uma fonte de ar comprimido do dispensador e uma conexão de ar comprimido (40) do receptor de cartucho (10), - perfurar a membrana (14) pela transição de um meio de perfuração (16) da posição retraída para a posição estendida, - transferir o substrato de bebida e/ou de alimento do cartucho (1) para uma câmara de mistura (13) por uma alimentação do ar comprimido no cartucho (1) através de uma conexão de ar comprimido (40), - introduzir um diluente na câmera de mistura (13) através da entrada (15), e - distribuir a bebida produzida com o diluente pela mistura do substrato de bebida e/ou de alimento na câmara de mistura (13) por meio de uma saída (11), - em que durante ou após a inserção do sistema de cartucho (1) no suporte, um flange de fixação do suporte é operado, acionado de forma manual ou automática, por um mecanismo de disparo, de tal modo que o receptor de cartucho (10) é envolvido, em união positiva e/ou não positiva, pelo flange de fixação, e - em que o meio de perfuração (16) é transferido da posição retraída para a posição estendida pelo elemento de disparo do dispensador.
15. Processo, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o receptor de cartucho (10) é movido de tal modo contra o elemento de disparo fixado de tal modo que o meio de perfuração (16) seja transferido da posição retraída para a posição estendida.
16. Processo, de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que o flange de fixação é deslocado de tal modo que seja gerado um movimento relativo entre o receptor de cartucho (10) e o elemento de disparo em contato com o meio de perfuração, com o resultado de que o meio de perfuração é transferido da posição retraída para a posição estendida.
17. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de disparo é acionado por um giro manual de uma alavanca manual em torno de um eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal do cartucho.
18. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de disparo transfere o movimento de rotação da alavanca manual em torno do eixo de rotação paralelo ao eixo longitudinal para um movimento de translação paralelo ao eixo longitudinal por meio de uma transmissão, com o resultado de que o flange de fixação é movido no sentido do elemento de disparo.
BR122020000671-4A 2016-01-12 2017-01-12 Dispensador com um suporte de cartucho, sistema compreendendo o dispensador e processo para a produção de uma bebida BR122020000671B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102016200254.6 2016-01-12
DE102016212012.3 2016-07-01
DE102016212013.1 2016-07-01
DE102016218507.1 2016-09-27
DE102016218509.8 2016-09-27

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122020000671B1 true BR122020000671B1 (pt) 2024-06-18

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122020000674B1 (pt) Sistema de dispensador com um receptor de cartucho e um cartucho
BR122020000671B1 (pt) Dispensador com um suporte de cartucho, sistema compreendendo o dispensador e processo para a produção de uma bebida
BR122020000668B1 (pt) Dispensador, com um suporte de cartucho, sistema compreendendo referido dispensador e método para a produção de uma bebida
AU2022206545B2 (en) Cartridge receptacle, cartridge system, beverage preparation system, and method for preparing a beverage
BR122020000475B1 (pt) Receptor de cartucho, sistema de cartucho, máquina de preparação de bebida e método para a produção de uma bebida
JP2024503634A (ja) カートリッジレセプタクル、カートリッジシステム、飲料準備システムおよび飲料を準備するための方法