BR112021012783A2 - Método de identificação de usuários de uma escova de dentes, sistema de rastreamento do movimento de escovas de dente e programa de computador - Google Patents

Método de identificação de usuários de uma escova de dentes, sistema de rastreamento do movimento de escovas de dente e programa de computador Download PDF

Info

Publication number
BR112021012783A2
BR112021012783A2 BR112021012783-6A BR112021012783A BR112021012783A2 BR 112021012783 A2 BR112021012783 A2 BR 112021012783A2 BR 112021012783 A BR112021012783 A BR 112021012783A BR 112021012783 A2 BR112021012783 A2 BR 112021012783A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
toothbrush
user
data
motion
users
Prior art date
Application number
BR112021012783-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Derek Guy Savill
Robert Lindsay Treloar
Ruediger ZILLMER
Original Assignee
Unilever Ip Holdings B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Ip Holdings B.V. filed Critical Unilever Ip Holdings B.V.
Publication of BR112021012783A2 publication Critical patent/BR112021012783A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C17/00Devices for cleaning, polishing, rinsing or drying teeth, teeth cavities or prostheses; Saliva removers; Dental appliances for receiving spittle
    • A61C17/16Power-driven cleaning or polishing devices
    • A61C17/22Power-driven cleaning or polishing devices with brushes, cushions, cups, or the like
    • A61C17/221Control arrangements therefor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B15/00Other brushes; Brushes with additional arrangements
    • A46B15/0002Arrangements for enhancing monitoring or controlling the brushing process
    • A46B15/0038Arrangements for enhancing monitoring or controlling the brushing process with signalling means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B15/00Other brushes; Brushes with additional arrangements
    • A46B15/0002Arrangements for enhancing monitoring or controlling the brushing process
    • A46B15/0004Arrangements for enhancing monitoring or controlling the brushing process with a controlling means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B2200/00Brushes characterized by their functions, uses or applications
    • A46B2200/10For human or animal care
    • A46B2200/1066Toothbrush for cleaning the teeth or dentures
    • A46B2200/1073Denture toothbrush, i.e. used for dentures specifically

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Brushes (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)

Abstract

método de identificação de usuários de uma escova de dentes, sistema de rastreamento do movimento de escovas de dente e programa de computador. método de identificação do usuário de uma escova de dentes dentre uma série de usuários de escova de dentes diferentes que compreende a obtenção de dados indicativos de movimento da escova de dentes com relação a pelo menos dois eixos da escova de dentes e filtragem dos dados de movimento para extrair dados de movimento ao longo de uma faixa de frequências previamente determinada, tal como dentro de uma banda de passagem de frequências previamente determinada. é determinada a distribuição de componentes de movimento dos dados de movimento filtrados e a distribuição de componentes de movimento é comparada com uma série de distribuições de componentes de movimento específicos de usuário para estabelecer os dados indicativos de um dentre a mencionada série de usuários. dados de escovamento dos dentes capturados por um sistema de rastreamento de movimentos de escova de dentes de múltiplos usuários podem, portanto, ser atribuídos ao usuário correto dentro de um conjunto de usuários do sistema.

Description

“MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO DE USUÁRIOS DE UMA ESCOVA DE DENTES, SISTEMA DE RASTREAMENTO DO MOVIMENTO DE ESCOVAS DE DENTE E PROGRAMA DE COMPUTADOR”
[001] A presente invenção refere-se a métodos e aparelhos de monitoramento e análise do movimento de escovas de dentes.
[002] O estado da técnica ensina uma série de sistemas para fornecer ao usuário feedback sobre sua atividade de escovamento dos dentes, incluindo o fornecimento ao usuário de indicações se regiões específicas da boca foram adequada ou suficientemente escovadas. Foram propostos diversos sistemas de monitoramento da atividade de escovamento dos dentes, incluindo os que utilizam sensores como acelerômetros localizados na escova de dentes ou sobre ela, bem como os que utilizam uma câmera e sistemas de rastreamento de imagens para observar a posição de escovamento e o ângulo de escovamento adotado pelo usuário.
[003] O usuário pode então receber indicativo de feedback se estão escovando seus dentes de forma ideal. O feedback pode ser de diversos tipos, incluindo se a duração do escovamento dos dentes em cada local específico da boca é suficiente, se todas as superfícies dos dentes foram adequadamente tratadas durante uma atividade de escovamento dos dentes e se é seguido um trajeto de escovamento ou padrão de escovamento ideal pela escova ao longo da boca. WO 2018/037318 descreve um sistema de higiene oral para realizar o monitoramento que rastreia o movimento e a orientação de um dispositivo de higiene oral.
[004] Alguns sistemas de monitoramento do escovamento dos dentes que permitem o ensino ou treinamento do usuário ao longo de períodos de tempo por meio de rastreamento do uso da escova de dentes e fornecem feedback para que o usuário ajude a melhorar sua técnica, eficácia de escovamento e duração do escovamento ao longo do tempo.
[005] Um método eficiente e preciso de rastreamento do movimento de escovas de dentes utiliza sensores de movimento, tais como acelerômetros na escova de dentes. Estes podem detectar com precisão o movimento da escova de dentes, em seis graus de liberdade, ou seja, o movimento de translação da escova de dentes ao longo de todos os três eixos ortogonais no espaço (x, y, z), bem como o movimento de rotação da escova de dentes em volta de cada um dos seus três eixos ortogonais.
[006] Ao rastrear o movimento e o uso de uma escova de dentes por um usuário específico, para feedback sustentado para assistir aquele usuário, é importante que o usuário seja identificado em cada ocasião de uso da escova de dentes. Isso pode ser realizado pelo sistema de rastreamento completo do movimento e da escova de dentes, que é personalizado para o usuário individual, ou seja, utilizado por apenas um usuário.
[007] Em muitas residências, entretanto, uma unidade base ou unidade motora de escovas de dentes, na qual esses sensores de movimento podem estar dispostos, pode ser compartilhada por diversos membros da família. Cada membro da família pode tipicamente possuir sua própria cabeça de escovamento dos dentes que pode ser fixada à unidade motora ou unidade base da escova de dentes. Mesmo quando a unidade de escova de dentes não for compartilhada, a funcionalidade de rastreamento de movimentos e feedback para o usuário pode ser fornecida, em parte, por um dispositivo de processamento de dados distante da escova de dentes, que dela recebe sinais.
Esse dispositivo de processamento de dados pode ser compartilhado por diversos membros da família ou mesmo por uma quantidade maior de usuários, na forma de função de servidor em nuvem e, portanto, o usuário da escova de dentes da qual a unidade de processamento de dados recebe os dados deve ser conhecido pela unidade de processamento de dados.
[008] Para fornecer monitoramento e feedback de escovamento dos dentes individualizado, é, portanto, desejável o fornecimento de um método apropriado de identificação de cada usuário específico de uma escova de dentes, de forma que o monitoramento e feedback do escovamento dos dentes possa ser atribuído corretamente a cada usuário. Um método de identificação de usuários individuais é solicitar uma função de “login” do usuário, tal como uma função de identificação manual de usuários, mas isso pode ser considerado inconveniente ou demorado por muitos usuários para rotina de escovamento dos dentes diário.
[009] É desejável tornar o processo de identificação de usuários específicos de um sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes o mais fácil possível para o usuário e/ou reduzir o risco de erro ao atribuir incorretamente dados de escovamento dos dentes para um usuário diferente.
[0010] Segundo um aspecto, a presente invenção fornece um método de identificação de usuários de uma escova de dentes dentre uma série de usuários de escova de dentes diferentes, que compreende: - obtenção de dados indicativos do movimento da escova de dentes com relação a pelo menos dois eixos da escova de dentes; - filtragem dos dados de movimento para extrair dados de movimento ao longo de uma faixa de frequências previamente determinada; - determinação de uma distribuição de componentes de movimento dos dados de movimento filtrados; e - comparação da distribuição de componentes de movimento com uma série de distribuições de componentes de movimento específicos de usuário para estabelecer os dados indicativos de um dentre a mencionada série de usuários.
[0011] A determinação da distribuição de componentes de movimento dos dados de movimento filtrados pode compreender o uso de análise dos componentes principais.
O método pode incluir adicionalmente,
com base na comparação, a seleção de um dentre a mencionada série de usuários como o usuário indicado e armazenagem de dados ou fornecimento de feedback com base no usuário selecionado.
A faixa de frequências previamente determinada pode compreender frequências acima de 1 Hz.
A faixa de frequências previamente determinada pode compreender uma banda de passagem de 1 a 7 Hz ou de 2 a 6 Hz.
Os pelo menos dois eixos podem incluir um eixo longitudinal da escova de dentes.
O método pode incluir adicionalmente o uso de dados de movimento relativos a pelo menos três eixos da escova de dentes.
A determinação de distribuição de componentes de movimento pode compreender a realização da mencionada análise de componentes principais para projetar os dados de movimento sobre um conjunto de eixos principais, de forma a maximizar a variação ao longo dos eixos principais, e o uso de características dos componentes de movimento no quadro de referência dos principais eixos para diferenciar o movimento específico de usuário de outros dos mencionados usuários.
A determinação de distribuição de componentes de movimento pode compreender a realização da mencionada análise de componentes principais para projetar os dados de movimento sobre um conjunto de eixos principais, de forma a maximizar a variação ao longo dos eixos principais, e o uso de uma matriz de rotação ou mapeamento dos eixos dos dados de movimento da escova de dentes para os eixos principais, a fim de diferenciar o movimento específico de usuário de outros dos mencionados usuários.
As características dos componentes de movimento utilizados podem compreender uma medida de variações de movimento ao longo dos eixos principais.
A determinação da distribuição de componentes de movimento pode compreender a realização de análises de componentes principais para projetar os dados de movimento sobre eixos principais selecionados e discriminação do movimento específico de usuário de outros dos mencionados usuários no espaço de características.
A distribuição de componentes de movimento pode compreender a direção dos principais componentes de movimento dos dados de movimento filtrados.
A distribuição de componentes de movimento pode compreender a medida da variação dos principais componentes de movimento dos dados de movimento filtrados.
O método pode incluir adicionalmente a obtenção de dados de treinamento indicativos de movimento de escova de dentes para cada um dentre a mencionada série de usuários e uso dos mencionados dados de treinamento para derivar distribuições de componentes de movimento de referência para cada um dentre a mencionada série de usuários.
Os dados de movimento da escova de dentes podem ser obtidos de um acelerômetro montado em uma escova de dentes ou sobre ela.
Os dados de movimento da escova de dentes podem ser obtidos a partir de imagens de vídeo do movimento da escova de dentes durante o escovamento.
A obtenção de dados indicativos do movimento de escova de dentes pode compreender a obtenção de imagens de vídeo do movimento da escova de dentes durante o escovamento e análise de imagens do usuário e/ou da escova de dentes para deduzir o movimento da escova de dentes.
O método pode incluir adicionalmente a alocação de dados obtidos a um conjunto de dados específico de usuário de acordo com o usuário selecionado dentre a série de usuários.
O método pode compreender adicionalmente o fornecimento para o usuário selecionado de feedback de escovamento de dentes com base no usuário selecionado dentre a série de usuários.
Ele pode incluir ainda o envio de dados de escovamento dos dentes,
tais como os dados indicativos do movimento da escova de dentes, para o smartphone do usuário selecionado.
O método pode ser conduzido durante uma parte inicial de uma sessão de escovamento dos dentes do usuário, que compreende adicionalmente o uso dos dados obtidos que indicam movimento de escovamento dos dentes com relação a pelo menos dois eixos da escova de dentes como parte de um conjunto de dados completo de uma sessão de escovamento dos dentes. O método pode incluir adicionalmente a etapa de seleção de um dentre uma série de usuários com base em um algoritmo de k vizinhos mais próximos, análise discriminatória ou classificador Mahalanobis.
[0012] Segundo outro aspecto, a presente invenção fornece um sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes que compreende um processador de dados configurado para desempenhar as etapas de qualquer um dos métodos acima.
[0013] O sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes pode compreender adicionalmente um receptor configurado para receber sem fios os dados indicativos de movimento de escovas de dentes de um sensor de movimento. O sistema de rastreamento de movimento de escovas de dentes pode incluir adicionalmente um módulo sensor do movimento configurado para fixação removível a uma escova de dentes. O módulo sensor de movimento pode compreender um sensor de movimento configurado para determinar o movimento da escova de dentes ao qual está conectado e um transmissor sem fios configurado para transmitir os dados de movimento determinados para um dispositivo remoto. O processador de dados do sistema de rastreamento de movimentos de escova de dentes pode ser disposto em uma escova de dentes ou sobre ela. O processador de dados do sistema de rastreamento de movimentos de escova de dentes pode ser ao menos parcialmente disposto em um dispositivo de telecomunicações móvel.
[0014] Segundo outro aspecto, a presente invenção fornece um programa de computador, que pode ser distribuído por meio de transmissão eletrônica de dados, que compreende meios de código de programa de computador adaptados, quando o mencionado programa for carregado a um computador, para fazer com que o computador execute o procedimento de acordo com qualquer dos métodos acima.
[0015] Serão agora descritas realizações da presente invenção como forma de exemplo e com referência aos desenhos anexos, nos quais: - a Figura 1 exibe uma vista esquemática de diferentes tipos de escovas de dentes e um sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes; - a Figura 2 exibe um fluxograma de processo para identificar usuários específicos de dados de movimento de escova de dentes recebidos; - a Figura 3 exibe uma escova de dentes que incorpora funções sensoras e os principais eixos da escova de dentes; - a Figura 4 exibe um gráfico que exibe a discriminação entre características de escovamento de cinco usuários no espaço de características com a variação associada aos dois componentes de movimento principais; e - a Figura 5 exibe um gráfico que ilustra a dependência de precisão da identificação de usuário sobre o comprimento de segmento de sessão de escovamento de dentes utilizado.
[0016] Com referência à Figura 1, os sistemas descritos no presente permitem a identificação de usuários específicos, a partir de um grupo de possíveis usuários, de um sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes. Isso é particularmente útil quando ao menos partes do sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes forem compartilhadas entre diversos usuários. Como forma de exemplo, o sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes 1 pode incorporar movimento e/ou outros sensores 2 em uma escova de dentes 10.
Alternativamente, os sensores de movimento e/ou outros 2a podem ser incorporados a uma parte de uma escova de dentes 11, tal como uma unidade motora de escova de dentes 11a que possibilita o uso de cabeças de escova individualizadas 11b. Em outra disposição alternativa, os sensores de movimento e/ou outros 2b podem ser incorporados a um anexo da escova de dentes 12 (“dongle”) para fixação a uma escova de dentes. O dongle 12 pode ser configurado para fixação temporária ou permanente a uma escova de dentes genérica 13 para fornecer capacidade sensora do movimento. O termo “dongle” destina-se a englobar qualquer fixação temporária ou permanente a uma escova de dentes que forneça funcionalidade adicional à escova de dentes, tais como sensora dos movimentos e/ou captura de dados e/ou fornecimento/transmissão de dados para outro dispositivo separado da escova de dentes. Particularmente, o termo “dongle” engloba um módulo sensor de movimentos configurado para determinar o movimento da escova de dentes à qual é conectado e um transmissor sem fios configurado para transmitir os dados de movimento determinados para um dispositivo remoto.
[0017] A expressão “fixação permanente” pode englobar um dongle 12 que é fixado uma vez a uma escova de dentes 13 por um usuário para modificar a escova de dentes pela sua vida esperada ou um dongle que é adicionado a uma escova de dentes genérica por um fabricante ou fornecedor da escova de dentes para aprimorar a sua funcionalidade. A expressão “fixação temporária” pode englobar um dongle 12 que é fixado a uma escova de dentes e dela removido muitas vezes durante a vida da escova de dentes, tal como a cada vez em que o usuário utiliza a escova de dentes, de forma que o dongle possa ser utilizado por diversos membros da mesma família, cada qual com sua própria escova de dentes genérica. Ele possui a vantagem de reduzir os custos da funcionalidade sensora do movimento, pois não necessita ser construído na forma de produto mais descartável como a escova de dentes 13 e também permite o compartilhamento da funcionalidade sensora de movimentos entre diversos usuários.
[0018] O sistema de rastreamento de movimentos de escovas de dentes pode também fornecer um sistema de comunicação para transferência de dados entre a escova de dentes (ou combinação de escova de dentes e dongle) e um ou mais dispositivos de processamento de dados separados (por exemplo, remotos) da escova de dentes. O sistema de comunicação pode compreender um ou mais canais de comunicação sem fios. No exemplo da Figura 1, cada escova de dentes 10, 11 ou dongle 12 pode ser equipado com um transmissor 3 para transmissão de dados para um receptor remoto 5 em um sistema de processamento de dados 6. Dependendo da funcionalidade necessária, a comunicação pode ser unidirecional, da escova de dentes 10 ou 11 ou dongle 12 para o receptor 5. Em outras realizações, entretanto, o transmissor 3 e o receptor 5 podem ser ambos configurados como transceptores para comunicação bidirecional.
[0019] O sistema de rastreamento de movimentos de escovas de dentes 1 pode também fornecer um sistema de processamento de dados 6 que pode ser configurado para analisar o movimento da escova de dentes 10, 11, 12, 13 e gerar informações de feedback para o usuário relativas ao uso da escova de dentes. No exemplo da Figura 1, o sistema de processamento de dados pode incluir um módulo de análise do movimento 101 configurado para receber dados de movimento dos sensores de escovas de dentes 2 e analisar o movimento da escova de dentes.
[0020] O sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes 1 pode também fornecer um dispositivo de feedback que transmite o feedback gerado pelo sistema de processamento de dados para o usuário. Um dispositivo de feedback apropriado pode incluir um ou mais dentre um visor para fornecer feedback visual, sistema de áudio para fornecer feedback de áudio e um transdutor para fornecer feedback táctil. No exemplo da Figura 1, o dispositivo de feedback pode compreender um módulo gerador de feedback 102 configurado para receber dados de análise de movimento do módulo de análise de movimentos 101 e determinar feedback de usuário apropriado para auxiliar o usuário a aprimorar o método de escovamento dos dentes, que pode ser exibido em um módulo de visor 110.
[0021] Ao menos parte do hardware/software que fornece alguns ou todos esses componentes de um sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes 1 podem ser compartilhados entre diversos usuários e a invenção busca garantir que os dados de movimento de escovas de dentes capturados com relação a um usuário específico sejam atribuídos corretamente àquele usuário, independentemente do uso de componentes compartilhados do sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes.
[0022] No exemplo da Figura 1, o sistema de processamento de dados 6 pode incluir um módulo de identificação de usuários 103 e um banco de dados 104 a ele acoplado que podem incluir perfis de usuário 105 e conjuntos de dados de usuários 106 a serem descritos com mais detalhes abaixo.
[0023] O sistema de rastreamento do movimento de escovas de dentes 1 é particularmente configurado para reunir dados referentes aos padrões de escovamento e sequências de escovamento de usuários. A expressão “padrão de escovamento” destina-se a englobar o padrão de movimento da escova ao longo das diversas superfícies dos dentes e a duração/velocidade daquele movimento. A expressão “sequência de escovamento” destina-se a englobar a sequência desses padrões que compõem um ou mais eventos ou períodos de escovamento. Esses padrões de escovamento e sequências de escovamento, que podem incluir o período decorrido em áreas da boca, tipicamente são altamente individualizados, ou seja, diferentes usuários possuem padrões de escovamento e sequências de escovamento significativamente diferentes que poderão ser indicativos de usuários específicos. Considerando, entretanto, que um objetivo do fornecimento de feedback a usuários sobre um método de escovamento de dentes é tentar normalizar o comportamento de escovamento dos usuários em um padrão de escovamento mais otimizado e eficaz, espera-se que o padrão de escovamento e a sequência de escovamento de cada usuário sejam alterados ao longo do tempo, de acordo com o feedback fornecido pelo sistema de rastreamento do movimento da escova de dentes. Os padrões de escovamento e as sequências de escovamento (“comportamento de escovamento”) observados pelo sensor de movimento da escova de dentes, portanto, não seriam necessariamente compreendidos como sendo uma fonte de dados confiável para identificar um usuário individual dentre um conjunto de possíveis usuários.
[0024] Os inventores descobriram, entretanto, que certos movimentos característicos da escova de dentes (denominados a seguir “movimentos de assinatura”) que são relativamente independentes de padrões de escovamento e sequências de escovamento gerais, são altamente característicos de usuários individuais e podem ser utilizados para identificar usuários específicos a partir de um conjunto de possíveis usuários. Cada usuário segura a escova de dentes de forma levemente diferente e, por exemplo, um usuário pode esfregar linearmente ao longo do eixo principal da escova enquanto outro usuário pode inclinar a escova de forma que haja também um componente ao longo do eixo de cerdas. Além disso, concluiu-se que esses movimentos de assinatura são identificáveis em apenas um curto período de amostragem do movimento da escova de dentes com relação à duração de uma sequência de escovamento e padrão de escovamento geral.
Isso significa que os movimentos de assinatura podem ser detectados em uma parte inicial da atividade de escovamento dos dentes e servem de identificação do usuário ou função “login” do usuário, de forma que a atividade de escovamento dos dentes possa ser alocada corretamente ao usuário específico em seguida. Os inventores descobriram que esses movimentos de assinatura específicos de usuários podem ser amostrados e detectados com sucesso em até 10-25 segundos de atividade de escovamento, em vez de monitorar uma sessão completa de escovamento, e são geralmente independentes das alterações gerais aprendidas em comportamentos de escovamento dos dentes que podem ser esperadas do uso de feedback de escovamento dos dentes. Os “movimentos de assinatura” são, portanto, relativamente inalterados por alterações substantivas do comportamento de escovamento, incluindo a realização ou não pelo usuário de uma rápida sessão de escovamento dos dentes ou uma sessão de escovamento dos dentes completa e mais extensa.
[0025] Esses “movimentos de assinatura” específicos de usuários podem ser considerados dinâmica de escovamento individual ou específica de usuário e podem ser causados por atributos biomecânicos dos usuários individuais, tais como geometria dos braços, mãos e pulsos, posicionamento relativo das posições de pivô das articulações das juntas, ângulos dos membros, mãos e dedos ao realizar impulsos de escovamento dos dentes em ângulos diferentes no interior da boca.
[0026] Os movimentos de assinatura compreendem micromovimentos que são executados de forma subconsciente e podem ser detectados com base em acelerações da escova de dentes ao longo de três eixos ortogonais. Eles podem ser particularmente encontrados nos movimentos mais rápidos da escova de dentes, em vez dos movimentos mais lentos da escova de dentes que podem compreender alteração de posição ou tempos de permanência e são mais susceptíveis a alterações durante o retreinamento do usuário a partir do feedback. Esses movimentos de assinatura são preferencialmente medidos pelo sensor de movimento 2 fixado sobre ou no interior da escova de dentes 10, 11 ou dongle associado 12. Compreender-se- á, entretanto, que os dados de movimento poderão também ser capturados por um sensor de movimento sobre o usuário (por exemplo, sobre a mão ou o pulso do usuário) ou capturado por um sensor de movimentos de formação de imagens no qual uma imagem de vídeo do usuário/escova de dentes é analisada para deduzir o movimento da escova de dentes.
[0027] Para extrair as características discriminativas dos sinais de movimento que correspondem a esses movimentos de assinatura, segue-se um exemplo de processo, descrito com referência à Figura 2.
[0028] Em primeiro lugar, é detectado o início de uma sessão de escovamento (caixa 201). Isso poderá ser atingido por qualquer método apropriado, tal como um usuário que liga ou pega a escova de dentes, iniciando um aplicativo de escovamento de dentes em um dispositivo de feedback tal como um sistema de processamento de dados 6 ou são recebidos/detectados sinais de aceleração que são indicativos de uma sessão de escovamento dos dentes em andamento (por exemplo, pelo módulo de análise de movimentos 101). Sinais de aceleração em pelo menos dois eixos, preferencialmente três eixos, são coletados (caixa 202), por exemplo, pelo módulo de identificação de usuários 103, para um período de detecção de usuários após o início de um sinal de escovamento. Dependendo da orientação dos sensores de movimento na escova de dentes, os eixos podem corresponder aos da escova de dentes; em um espaço tridimensional x-y-z, por exemplo, o eixo x pode ser definido como o eixo longo da escova de dentes ao longo do comprimento do cabo (os eixos da escova de dentes são ilustrados na Figura 3), y pode ser definido como o eixo ortogonal ao cabo da escova de dentes e ortogonal aos eixos das cerdas; e z pode ser definido como o eixo paralelo às cerdas da escova.
[0029] O período de detecção do usuário é preferencialmente de pelo menos cerca de 20 segundos, embora os métodos descritos possam ser possíveis utilizando sinais de um período de detecção de usuário de até 10 segundos, geralmente na faixa de 10 a 25 segundos, embora períodos mais longos também possam ser utilizados. Em um exemplo ilustrativo, os sinais de aceleração são coletados como uma série de valores de aceleração para cada um dos eixos ortogonais dos sensores de movimento; por exemplo, se amostrados a 20 Hz por, por exemplo, 20 segundos, serão 400 valores de dados de aceleração para cada um dos três eixos. Os sinais do período de detecção de usuários são filtrados por alta passagem para remover variações lentas, tais como as resultantes de manobras da escova de um lugar para o outro na boca (caixa 203). De maior preferência, os sinais de aceleração são filtrados por banda de passagem com um filtro passa-banda que opera em banda de passagem de cerca de 1 a 7 Hz; banda de passagem de 2 a 6 Hz pode gerar resultados ainda melhores. Caso a escova de dentes incorpore um motor elétrico, será mais importante filtrar frequências mais altas, tais como as que podem ser atribuídas ao motor elétrico. No exemplo fornecido acima, o conjunto de dados de amostra após filtragem pode ainda compreender, portanto, 400 valores de dados de aceleração para cada eixo, considerando ausência de subamostragem. Estes valores podem ser considerados uma nuvem de valores de aceleração distribuídos no espaço x-y-z. Cada evento de escovamento dos dentes (por exemplo, o período de amostragem de 10-25 segundos do período de detecção de usuário) gera, portanto, essa nuvem de pontos. Cada nuvem de pontos pode ser considerada uma amostra com relação a cada evento de escovamento dos dentes pelo usuário.
[0030] Diversos desses eventos de escovamento dos dentes de usuários podem ser registrados para gerar diversas amostras, cada qual compreendendo uma nuvem de pontos de dados. As diversas amostras podem corresponder a um ou mais usuários.
[0031] Realiza-se então análise dos componentes principais (PCA) (caixa 204, por exemplo, por meio do módulo de identificação de usuário
103) no espaço x-y-z tridimensional, por exemplo, em que o eixo x pode ser definido como eixo longo da escova de dentes ao longo do comprimento do cabo (os eixos da escova de dentes são ilustrados na Figura 3), y pode ser definido como eixo ortogonal ao cabo da escova de dentes e ortogonal aos eixos das cerdas; e z pode ser definido como o eixo paralelo às cerdas da escova. Este PCA projeta os dados de movimento sobre um conjunto ordenado de eixos principais, de forma a maximizar a variação ao longo dos eixos principais de PCA, mantendo ao mesmo tempo a condição de que a variação total permanece inalterada e os eixos de PCA são ortogonais entre si. Em alguns casos, conclui-se que o eixo principal pode coincidir de perto com o eixo x da escova de dentes, por exemplo, em que os usuários realizam escovamento linear ao longo do eixo x (eixo do cabo) ou podem incluir algum componente ao longo do eixo z à medida que o usuário inclina levemente a escova. Quando escovações de cima para baixo forem dominantes, uma proporção significativa do movimento pode ocorrer ao longo do eixo y. Na maior parte dos casos, portanto, o primeiro eixo de PCA pode corresponder a uma combinação dos movimentos lineares e o segundo eixo de PCA pode corresponder a uma combinação de movimentos do tipo giratório. A principal análise de componentes é independente da disposição/orientação de eixos do sensor de movimento da escova de dentes 2, 2a, 2b e determinará a projeção ideal de rotação/transformação, independentemente da orientação do sensor, e estabelecerá os eixos principais de acordo com o comportamento dos usuários.
Para escovas de dentes elétricas, os principais componentes podem ser diferentes, por exemplo, em que o usuário implementa movimento de escovamento tal como círculos sobre as superfícies dos dentes.
[0032] São então extraídas características da projeção de PCA; por exemplo, a variação associada aos eixos principais (caixa 205). Essas características podem ser utilizadas em seguida para diferenciar os diversos usuários. Em um aspecto, o PCA encontra um sistema de coordenadas (x’, y’, z’), em que a trajetória de movimento é independente de formas individuais de segurar a escova; escovamento linear, por exemplo, pode ser mapeado sobre o eixo x’ (substancialmente sem componentes na direção y’, z’); de forma similar, movimento de escovamento elíptico (círculo distorcido) pode ser mapeado sobre o plano x’-y’, com x’ alinhado ao eixo mais longo da elipse. No PCA, o primeiro componente principal (PC1) é alinhado a um componente de movimento com variação mais alta e o segundo componente principal (PC2) é alinhado a um segundo componente de variação mais alta etc. O PCA pode, portanto, realizar mapeamento “personalizado” para cada usuário separadamente.
[0033] O mapeamento e os componentes de movimento resultantes ao longo dos eixos x’, y’, z’ variam entre os usuários e podemos utilizar essa característica para identificar usuários individuais. Em aspecto geral, o sistema de coordenadas x’, y’, z’ otimizado para cada usuário individual pode ser determinado e é estabelecido mapeamento entre os eixos da escova de dentes/sensor (x, y, z) e os principais eixos de componentes (x’, y’, z’) para cada amostra de usuário. Em um aspecto, é possível utilizar o próprio mapeamento (ou seja, a matriz de rotação que consiste de vetores principais) que reflete a forma individual de segurar a escova para diferenciá-la entre os usuários. Em disposição preferida, entretanto, são utilizadas características extraídas dos componentes de movimento reais no quadro x’, y’, z’ tais como as variações de movimento ao longo das direções x’, y’, z’. Particularmente, variações de movimento ao longo dos eixos x’, y’, z’, podem ser preferencialmente utilizadas para diferenciar entre os usuários.
[0034] Como se pode observar na Figura 4, as diversas amostras de dados de cinco usuários marcadas com 1-5 são distribuídas no espaço das características, exibindo clara diferenciação entre os usuários, utilizando a variação associada aos dois componentes principais, PC1 (eixo horizontal) e PC2 (eixo vertical). Para um conjunto de dados tridimensionais, também estaria presente um terceiro eixo (não exibido). Cada ponto de dados no espaço de características exibido na Figura 4 pode compreender uma amostra de usuário conforme definido acima, por exemplo, em que os dados de variação de uma nuvem de pontos de dados de uma amostra corespondente a valores de aceleração derivados de um período de detecção de usuários dos primeiros 25 segundos de uma sessão de escovamento dos dentes (existem, por exemplo, 12 sessões exibidas para o usuário 5). Cada um dos pontos do espaço de características da Figura 4 pode representar uma medida da variação estatística dos dados para aquela amostra (no caso preferido, a variação) nas direções de cada um dos eixos de PCA ortogonais para aquela amostra. Um usuário que emprega escovamento predominantemente linear pode ter substancialmente todas as variações na direção x’ (o usuário 5 na plotagem parece ser um exemplo), enquanto um usuário que emprega principalmente movimento circular/elíptico terá variação nas direções x’ e y’ (por exemplo, o usuário 1 na plotagem).
[0035] Uma vantagem do método de PCA é o fato de que o método é mais robusto com relação à forma em que o usuário segura a escova, pois PCA encontra os principais eixos de ação de escovamento independentemente da forma em que o usuário segura a escova. Quando aplicado especificamente a conteúdo em frequências mais altas (por exemplo, >1 Hz) conforme proposto acima, o método é capaz de diferenciar os movimentos de assinatura específicos de usuário de alterações de orientação de escova lentas ou estáticas devido a (a) mudanças de orientação da escova para atingir diferentes regiões da boca (estas geram orientação em lenta alteração nos dados do acelerômetro que são filtrados); e (b) variações aleatórias da forma em que o usuário segura a escova (estas geram orientação aleatória dos principais eixos de ação da escova com relação aos eixos do sensor).
[0036] Como se pode observar facilmente na plotagem da Figura 4, usuários individuais podem ser facilmente identificados/diferenciados entre si, utilizando os dados de referência no espaço de características. O conjunto de dados de referência pode ser armazenado na forma de conjunto de dados de perfil do usuário 105 no banco de dados 104. Qualquer atividade de escovamento dos dentes subsequente por um desses usuários pode ser facilmente comparada (caixa 206) com os perfis de usuário de referência 105 no espaço de características e atribuída a um usuário específico no conjunto de dados de referência. Isso pode ser atingido utilizando um método analítico apropriado para comparar a posição de uma nova amostra dentro do espaço de características com os conjuntos de amostras de usuário existentes no espaço de características.
[0037] Qualquer modelo multivariado apropriado aplicado ao espaço de características para diferenciar os usuários pode ser utilizado; por exemplo, os k modelos vizinhos mais próximos, análise discriminatória linear ou classificador Mahalanobis. Compreender-se-á que o método analítico pode determinar que é estatisticamente improvável que os dados de uma nova atividade de escovamento dos dentes realmente corresponde a qualquer um dos usuários dos perfis de usuários de referência 105. Neste caso, o sistema pode ser configurado para forçar verificação da identidade de usuário ou para identificar os dados como pertencentes a um novo usuário.
[0038] Em aspecto geral, portanto, o exemplo de sistema de processamento de dados 6 é configurado para: obter dados indicativos do movimento de escova de dentes com relação a pelo menos dois eixos da escova de dentes (e, preferencialmente, três eixos); filtrar os dados de movimento para extrair dados de movimento ao longo de uma faixa de frequências previamente determinada, tal como faixa de frequências de mais de 1 Hz, de maior preferência faixa de frequências que compreende banda de passagem de mais de 1 Hz e menos de 7 Hz; ou, de maior preferência, faixa de frequências que compreende banda de passagem de mais de 2 Hz e menos de
6 Hz; determinar distribuição de componentes de movimento dos dados de movimento filtrados; e comparar a distribuição de componentes de movimento com uma série de distribuições de componentes de movimento específicas de usuário nos perfis de usuário 105 do banco de dados 104 para estabelecer os dados como indicativos de um dentre uma série de possíveis usuários.
Os dados de movimento podem compreender a magnitude de aceleração,
velocidade, deslocamento ou suas combinações.
Utiliza-se preferencialmente aceleração, pois pode ser mais fácil obtê-la utilizando microssensores, tais como acelerômetros.
No caso de obtenção de dados de movimento a partir de imagens de vídeo, pode ser ideal o monitoramento da magnitude de deslocamento ou os dados de aceleração ou velocidade podem ser derivados das medições de deslocamento.
No caso de uso de dados de deslocamento,
pode ser necessário filtrar para garantir a remoção de qualquer nível inicial em lenta alteração.
Outros tipos de sensor de movimento 2, 2a, 2b podem ser utilizados, tais como giroscópios ou magnetômetros.
Combinações desses sensores de movimento podem ser utilizados para fornecer os dados de movimento necessários.
Cada uma das distribuições de componentes de movimento comparadas pode compreender a direção dos principais componentes de movimento do conjunto de dados de movimento filtrados correspondente.
Alternativa ou adicionalmente, cada uma das distribuições de componentes de movimento comparadas pode compreender a magnitude de variação sobre cada um dentre dois ou mais eixos de componentes principais para o conjunto de dados de movimento filtrados correspondente.
Alternativa ou adicionalmente, as distribuições de componentes de movimento poderão ser distribuições ou espectros de frequências no sistema de coordenadas x’, y’, z’ ou correlações no sistema de coordenadas x’, y’, z’, tais como correlações cruzadas de medições de sensor entre os eixos <ax’,ay’>, <ax’,az’> e <ay’,az’>, em que ax’ poderá ser o componente x’, por exemplo, de aceleração ou outro componente de movimento.
[0039] Com referência à Figura 5, conclui-se que o comprimento do segmento de escovamento (período de detecção do usuário) empregado para identificação do usuário pode ser mantido curto, para que seja robusto com as variações dos tempos de escovamento. Conforme exibido na Figura 5, a duração do segmento de escovamento para o período de detecção do usuário pode ser de até 20 segundos, gerando ainda precisões médias de mais de 70%.
[0040] Após a identificação do usuário, o movimento de escova de dentes relativo ao padrão de escovamento e à sequência de escovamento daquele usuário individual pode ser armazenado em um conjunto de dados específico de usuário 106 no banco de dados 104 para uso futuro e para auxiliar a permitir o fornecimento de feedback para o usuário pelo módulo gerador de feedback 102 e unidade de visor 110 ou outro mecanismo de feedback.
[0041] A fim de fornecer o conjunto de dados de perfil de usuário de referência exibido na Figura 4, um processo de registro de usuário é preferencialmente implementado para fornecer dados de treinamento marcados para inicializar o modelo. Para dados de escovamento de adultos e crianças, concluiu-se que três ou quatro sessões de escovamento são suficientes para inicializar o modelo, por exemplo, para fornecer o conjunto de dados de perfis de usuários de referência 105 no espaço de características observado na Figura 4. Preferencialmente, pode-se solicitar ao usuário que se identifique ativamente (por exemplo, faça login) para uma ou mais sessões de escovamento iniciais, a fim de capturar dados suficientes para o conjunto de dados de referência 105. O conjunto de dados de referência 105 pode compreender geralmente um conjunto de distribuições de componentes de movimento para uma série de usuários, em que cada distribuição de componente de movimento é marcada de acordo com o usuário correspondente. Os conjuntos de dados de referência poderão ser obtidos em diversos momentos de uma ou mais sessões de escovamento.
[0042] Em primeiro exemplo do sistema de rastreamento do movimento da escova de dentes 1, um conjunto de dados de perfil de usuário de referência 105 pode compreender cada um dos membros da família que compartilham o sistema. O sistema pode ser inicializado no primeiro registro e adicionar usuários ao conjunto de dados de referência de perfis de usuário 105 à medida que cada um se registrar. Alternativamente, o sistema poderá iniciar a coleta de dados e detectar conjuntos não marcados nos conjuntos de dados de perfis de usuário no espaço de características e, em seguida, sempre que uma ID de usuário for disponibilizada (por exemplo, por meio de login do usuário ou outra ação de identificação de usuário), um conjunto correspondente daquele usuário poderá ser marcado.
[0043] Em primeiro exemplo, portanto, cada novo usuário pode necessitar identificar-se para as primeiras amostras, a fim de marcar os pontos de dados no espaço de características no conjunto de dados do perfil de usuário de referência 105. Após o estabelecimento de diversas amostras marcadas para cada usuário, a identidade do usuário pode ser detectada automaticamente. Quando os usuários alterarem os seus estilos de segurar a escova ao longo do tempo, o conjunto de dados do perfil de usuário de referência pode ser atualizado rotineira ou periodicamente com amostras de dados de movimento posterior ou poderá até ser sistematicamente atualizado pela exclusão de pontos de dados mais antigos em favor dos mais novos, por exemplo, com base na média móvel.
[0044] Conforme descrito acima, o exemplo da Figura 4 ilustra cada ponto no espaço de características como representando uma amostra de usuário correspondente a valores de aceleração derivados de um período de detecção de usuário isolado dos primeiros 25 segundos de uma sessão de escovamento dos dentes e a identificação do usuário pode ser realizada por meio de método analítico comparável com a posição de uma nova amostra com conjuntos de amostras de usuários existentes. Em outra disposição, entretanto, o estabelecimento de cada conjunto de dados de referência de usuário poderá compreender a combinação de todos os pontos derivados de vários ou muitos períodos de detecção de usuários em um ponto agregado sobre o gráfico para cada usuário e a identificação do usuário pode ser realizada por meio de determinação de qual ponto de referência de usuário agregado é mais próximo de uma nova amostra. Neste cenário, o conjunto de dados de perfil de usuário de referência pode ser também atualizado rotineira ou periodicamente com novos dados de referência, incluindo com base na média móvel.
[0045] Em certas circunstâncias, tais como para um pequeno grupo familiar de usuários, pode ser possível implementar um sistema de identificação de usuários totalmente automático. Cada amostra fornecida pode ser adicionada ao conjunto de dados de perfil de usuário de referência 105 e conjuntos de dados de usuário nele identificados. Cada nova sessão de escovamento dos dentes pode gerar uma amostra na parte inicial da sessão de escovamento dos dentes que determinará se a amostra de dados enquadra-se em um dos conjuntos estabelecidos no espaço de características. Caso isso aconteça, o registro de dados e o feedback podem ser fornecidos em seguida com base no conjunto de dados de usuário para aquele conjunto. Caso o conjunto de dados não se enquadre evidentemente dentro de um dos conjuntos estabelecidos no espaço de características, o conjunto de dados pode ser retido na forma de amostra não alocada, que poderá ser determinada como pertencendo a um novo usuário quando houverem sido fornecidas amostras suficientes.
[0046] O sistema de processamento de dados 6 pode ser implementado em uma série de formas, em uma única plataforma ou ao longo de diversas plataformas. Ao menos parte da funcionalidade do sistema de processamento de dados 6 pode ser implementada, por exemplo, por meio de um aplicativo de smartphone ou outro processo em execução em um dispositivo de telecomunicações móvel. O receptor 5 pode compreender um dispositivo de comunicação sem fios de curto alcance do smartphone, tal como um sistema de comunicação Bluetooth, WiFi ou NFC. Algumas ou todas as funcionalidades descritas podem ser fornecidas no smartphone. Parte das funcionalidades pode ser fornecida por um servidor remoto, utilizando os dispositivos de comunicação de longo alcance do smartphone, tais como a rede de telefonia celular e/ou conexão à internet sem fios. O aplicativo de smartphone poderá necessitar que o usuário se conecte e identifique-se no aplicativo nas primeiras sessões para obter os dados de treinamento, ou seja, os dados que preenchem os dados de perfis de usuários de referência 105.
Outros perfis de usuários poderão ser fornecidos por meio de outros usuários na residência que compartilham o mesmo smartphone ou aplicativo de smartphone, tais como crianças que utilizam o smartphone dos pais. Caso o sistema de processamento de dados 6 esteja parcialmente localizado em um servidor remoto (por exemplo, na “nuvem”), a identificação/verificação do usuário pode ser realizada por meio de referência a um banco de dados central de um conjunto de usuários que também utilizam o aplicativo do smartphone, para verificar que os dados de escovamento dos dentes sejam consistentes com o proprietário registrado do smartphone. O módulo gerador de feedback
102 do sistema de processamento de dados 1 pode ser disposto em um servidor remoto e dados de feedback/escovamento dos dentes podem ser fornecidos de volta para o smartphone para exibição ao usuário.
[0047] O módulo de identificação do usuário 103 pode ser configurado para computar uma medida de confiança de associação entre uma sessão de escovamento e um usuário esperado e marcar a sessão/armazená- la no conjunto de dados de usuário 106 somente se a confiança for suficientemente alta. Desta forma, a quantidade de dados marcados aumentará ao longo do tempo, de forma a aumentar continuamente a precisão da identificação do usuário.
[0048] O sistema de identificação de usuários descrito acima, que utiliza “movimentos de assinatura” inerentes que são altamente característicos de usuários individuais, possui a vantagem distinta de que a cessão de conjuntos de dados para usuários individuais não depende de um sistema de autenticação separado tal como “login” de usuário ou aceitação da propriedade de um dispositivo de escovamento específico, que são facilmente subvertidos, de forma acidental ou intencional, pelo uso do dispositivo de escovamento de outra pessoa, dongle ou aplicativo de smartphone. Com o sistema de identificação de usuários conforme descrito no presente, garante-se automaticamente que os dados de escovamento do usuário sejam atribuídos ao conjunto de dados/perfil de usuário correto 106. Caso o sistema de processamento de dados 6 seja fornecido pelo smartphone do usuário, por exemplo, permite-se que o smartphone rejeite quaisquer dados que não coincidam com o perfil do usuário.
[0049] Como os movimentos de assinatura inerentes utilizados para identificar ou verificar o usuário são também parte da captura/verificação de movimento da própria sessão de escovamento dos dentes, uma vantagem adicional é que o conjunto de dados utilizado para identificar o usuário pode também fazer parte do conjunto de dados de escovamento utilizado para analisar o método de escovamento dos dentes e/ou gerar feedback para o usuário.
[0050] Por meio de disposição de grande parte da funcionalidade para identificação de usuário e análise do movimento e feedback para um dispositivo separado, tal como sistema de processamento de dados 6, partes de alto custo do sistema de rastreamento do movimento da escova de dentes 1 podem ser separadas de itens descartáveis, tais como escovas de dentes ou cabeças de escova.
[0051] São possíveis, entretanto, outras configurações do sistema de rastreamento de movimentos de escovas de dentes exemplificado na Figura
1. Alguma funcionalidade adicional pode ser fornecida na própria escova de dentes. A escova de dentes 10, 11 ou o dongle 12 podem, por exemplo, ser equipados com algumas ou todas as funcionalidades do sistema de processamento de dados 6. A identificação do usuário, por exemplo, pode ser realizada na escova de dentes. A geração de feedback pode ser realizada na escova de dentes.
[0052] Alternativamente, a escova de dentes 10, 11 ou o dongle 12 podem ser equipados com memória 4 que pode ser utilizada para armazenar dados de escovamento dos dentes em tempo real para identificação/verificação subsequente de um usuário específico posteriormente caso a escova de dentes não seja conectada a um sistema de processamento de dados apropriado 6, tal como o smartphone do usuário. Desta forma, conjuntos de dados determinados sobre a escova de dentes/dongle enquanto a escova de dentes/dongle estiver “offline” podem ser carregados, determinados/alocados em seguida a um usuário específico e armazenados para uso futuro e feedback. O processo de upload pode ocorrer automaticamente quando a escova de dentes detectar a presença do sistema de processamento de dados 6, tal como o smartphone do usuário. Caso a escova de dentes seja uma escova de dentes de múltiplos usuários (tais como corpo de escova/unidade motora com cabeças de escova intercambiáveis), a memória 4 pode armazenar dados de diversas sessões de escovamento para diferentes usuários; estes podem ser carregados em seguida para processamento de dados 6, a identidade do usuário é estabelecida e os conjuntos de dados são armazenados após o término das sessões de escovamento.
[0053] Conforme mencionado acima, embora os exemplos descritos acima utilizem um ou mais sensores de movimento integrados ou fixados a uma escova de dentes ou usuário, o movimento da escova de dentes durante o uso por um usuário pode ser obtido a partir de imagens de vídeo do usuário durante uma atividade de escovamento dos dentes. Marcações de referência visual apropriadas podem ser dispostas sobre uma escova de dentes ou dongle para fornecer ao sistema de formação de imagens uma indicação precisa da posição e apresentação angular da escova de dentes com relação a um dispositivo de captura de vídeo e/ou com relação à posição da cabeça do usuário. Essas marcações de referência podem ser então rastreadas e a disposição precisa da escova de dentes é rastreada no tempo e no espaço.
[0054] O sistema de rastreamento de movimentos descrito acima foi ilustrado utilizando análise de componentes principais em dados de aceleração de dois ou três eixos, mas o PCA poderá ser realizado em número maior de dimensões, por exemplo, incluindo alteração de dados de posição ou deslocamento ou dados de velocidade em dois ou três eixos, além dos dados de aceleração em dois ou três eixos, para ajudar a atingir formação de conjuntos bem definida, que é indicativa de usuários individuais.
[0055] O sistema de rastreamento de movimentos descrito acima foi ilustrado utilizando análise de componentes principais para determinar distribuições de componentes de movimento dos dados de movimento filtrados de um usuário desconhecido e, desta forma, comparar a distribuição de componentes de movimento daquele usuário com as distribuições de componentes de movimento de uma série de usuários para determinar a qual dos usuários correspondem os dados de usuário desconhecidos. PCA pode ser particularmente vantajoso quando os pontos de dados de diversos usuários forem não marcados, ou seja, a identidade do usuário originário de cada nuvem de pontos de dados é inicialmente desconhecida. Caso os dados de perfis de usuários de referência representem um conjunto limitado de usuários, ou seja, uma amostra nova nunca vem de um novo usuário, outros métodos de comparação de distribuições de componentes de movimento podem ser utilizados, tais como análise discriminatória linear ou uso de máquinas de vetor de suporte para definir os eixos do conjunto de dados de perfis de usuários de referência 105.
[0056] Outras realizações encontram-se intencionalmente dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (23)

REIVINDICAÇÕES
1. MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO DE USUÁRIOS DE UMA ESCOVA DE DENTES dentre uma série de usuários de escova de dentes diferentes, caracterizado por compreender: - obtenção de dados que indicam o movimento da escova de dentes com relação a pelo menos dois eixos da escova de dentes; - filtragem dos dados de movimento para extrair dados de movimento ao longo de uma faixa de frequências previamente determinada; - determinação da distribuição de componentes de movimento dos dados de movimento filtrados utilizando análise dos componentes principais; e - comparação da distribuição de componentes de movimento com uma série de distribuições de componentes de movimento específicos de usuário para estabelecer os dados indicativos de um dentre a mencionada série de usuários.
2. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir adicionalmente, com base na mencionada comparação, a seleção de um dentre a mencionada série de usuários como o usuário indicado e armazenagem de dados ou fornecimento de feedback com base no usuário selecionado.
3. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela faixa de frequências previamente determinada compreender frequências acima de 1 Hz.
4. MÉTODO de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela faixa de frequências previamente determinada compreender uma banda de passagem de 1 a 7 Hz ou de 2 a 6 Hz.
5. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por pelo menos dois eixos incluírem um eixo longitudinal da escova de dentes.
6. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir adicionalmente o uso de dados de movimento relativos a pelo menos três eixos da escova de dentes.
7. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela determinação de distribuição de componentes de movimento compreender a realização da mencionada análise de componentes principais para projetar os dados de movimento sobre um conjunto de eixos principais, de forma a maximizar a variação ao longo dos eixos principais, e o uso de características dos componentes de movimento no quadro de referência dos eixos principais para diferenciar o movimento específico de usuário de outros dos mencionados usuários.
8. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela determinação de distribuição de componentes de movimento compreender a realização da mencionada análise de componentes principais para projetar os dados de movimento sobre um conjunto de eixos principais, de forma a maximizar a variação ao longo dos eixos principais, e o uso de uma matriz de rotação ou mapeamento dos eixos dos dados de movimento da escova de dentes para os eixos principais, a fim de diferenciar o movimento específico de usuário de outros dos mencionados usuários.
9. MÉTODO de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelas características dos componentes de movimento utilizados compreenderem uma medida de variações de movimento ao longo dos eixos principais.
10. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir adicionalmente a obtenção de dados de treinamento indicativos de movimento de escova de dentes para cada um dentre a mencionada série de usuários e uso dos mencionados dados de treinamento para derivar distribuições de componentes de movimento de referência para cada um dentre a mencionada série de usuários.
11. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelos dados de movimento da escova de dentes serem obtidos de um acelerômetro montado em uma escova de dentes ou sobre ela.
12. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela obtenção de dados indicativos do movimento de escova de dentes compreender a obtenção de imagens de vídeo do movimento da escova de dentes durante o escovamento e análise de imagens do usuário e/ou da escova de dentes para deduzir o movimento da escova de dentes.
13. MÉTODO de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por incluir adicionalmente a alocação de dados obtidos a um conjunto de dados específico de usuário de acordo com o usuário selecionado dentre a série de usuários.
14. MÉTODO de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por compreender adicionalmente o fornecimento para o usuário selecionado de feedback de escovamento dos dentes com base no usuário selecionado dentre a série de usuários.
15. MÉTODO de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por incluir adicionalmente o envio dos mencionados dados indicativos do movimento da escova de dentes, para o smartphone do usuário selecionado.
16. MÉTODO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser conduzido durante uma parte inicial de uma sessão de escovamento dos dentes do usuário, que compreende adicionalmente o uso dos dados obtidos que indicam movimento de escovamento dos dentes com relação a pelo menos dois eixos da escova de dentes como parte de um conjunto de dados de uma sessão completa de escovamento dos dentes.
17. MÉTODO de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por incluir adicionalmente a etapa de seleção de um dentre uma série de usuários com base em um algoritmo de k vizinhos mais próximos, análise discriminatória linear ou classificador Mahalanobis.
18. SISTEMA DE RASTREAMENTO DO MOVIMENTO DE ESCOVAS DE DENTES caracterizado por compreender um processador de dados configurado para realizar as etapas conforme definido em qualquer das reivindicações 1 a 17.
19. SISTEMA DE RASTREAMENTO DO MOVIMENTO DE ESCOVAS DE DENTES de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por compreender adicionalmente um receptor configurado para receber sem fios os dados indicativos de movimento de escovas de dentes de um sensor de movimento.
20. SISTEMA DE RASTREAMENTO DO MOVIMENTO DE ESCOVAS DE DENTES de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por incluir adicionalmente um módulo sensor do movimento configurado para fixação removível a uma escova de dentes, em que o módulo sensor do movimento compreende um sensor de movimento configurado para verificar o movimento de uma escova de dentes à qual é fixado e um transmissor sem fios configurado para transmissão dos dados de movimento verificados para um dispositivo remoto.
21. SISTEMA DE RASTREAMENTO DO MOVIMENTO DE ESCOVAS DE DENTES de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo processador de dados ser disposto em uma escova de dentes ou sobre ela.
22. SISTEMA DE RASTREAMENTO DO MOVIMENTO DE ESCOVAS DE DENTES de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo processador de dados ser ao menos parcialmente disposto em um dispositivo de telecomunicações móvel.
23. PROGRAMA DE COMPUTADOR, que pode ser distribuído por meio de transmissão eletrônica de dados, caracterizado por compreender meios de código de programa de computador adaptados, quando o mencionado programa for carregado a um computador, para fazer com que o computador execute o procedimento conforme definido em qualquer das reivindicações 1 a 17.
BR112021012783-6A 2019-02-05 2020-01-23 Método de identificação de usuários de uma escova de dentes, sistema de rastreamento do movimento de escovas de dente e programa de computador BR112021012783A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP19155535 2019-02-05
EP19155535.8 2019-02-05
PCT/EP2020/051605 WO2020160921A1 (en) 2019-02-05 2020-01-23 Toothbrush motion analysis

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021012783A2 true BR112021012783A2 (pt) 2021-09-14

Family

ID=65324252

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021012783-6A BR112021012783A2 (pt) 2019-02-05 2020-01-23 Método de identificação de usuários de uma escova de dentes, sistema de rastreamento do movimento de escovas de dente e programa de computador

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20220104612A1 (pt)
EP (1) EP3920839B1 (pt)
CN (1) CN113395947B (pt)
BR (1) BR112021012783A2 (pt)
CL (1) CL2021002018A1 (pt)
WO (1) WO2020160921A1 (pt)

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI20085488A0 (fi) * 2008-05-23 2008-05-23 Pump & Brush Finland Oy Älykäs hammasharjamonitorointilaite
FI20105846A0 (fi) * 2010-08-11 2010-08-11 Vti Technologies Oy Hammasharjausmonitorointilaite
KR102584374B1 (ko) * 2016-03-14 2023-09-27 콜리브리 준수 모니터링을 위한 시각적 인식을 갖는 구강 위생 시스템
EP3279737A1 (en) * 2016-08-05 2018-02-07 ASML Netherlands B.V. Diagnostic system for an industrial process
EP4360589A2 (en) * 2016-08-22 2024-05-01 Kolibree SAS Oral hygiene system for compliance monitoring
KR20180116859A (ko) * 2017-04-18 2018-10-26 김성수 사용자 맞춤형 칫솔질 유도 시스템 및 방법
WO2019072917A1 (en) * 2017-10-13 2019-04-18 Koninklijke Philips N.V. METHODS AND SYSTEMS FOR CHARACTERIZING THE USER OF A PERSONAL CARE DEVICE
CN107832719B (zh) * 2017-11-15 2020-09-04 西藏班公湖藏药材开发有限责任公司 刷牙分析方法、装置及刷牙系统

Also Published As

Publication number Publication date
CN113395947B (zh) 2022-11-01
US20220104612A1 (en) 2022-04-07
CN113395947A (zh) 2021-09-14
WO2020160921A1 (en) 2020-08-13
CL2021002018A1 (es) 2022-01-21
EP3920839B1 (en) 2024-03-06
EP3920839A1 (en) 2021-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN111465333B (zh) 口腔卫生系统
US20220354625A1 (en) Oral hygiene system with visual recognition for compliance monitoring
RU2753920C2 (ru) Система для контроля соблюдения гигиены полости рта и система теле-стоматологии
CN107949298A (zh) 确定用户当前被护理的身体部分
CN108135682A (zh) 具有用于口腔卫生监测的磁力仪的牙刷系统
RU2759877C2 (ru) Способ определения ориентации головы пользователя во время чистки зубов
JP2020534879A (ja) 歯ブラシの管理指導システム
EP3547955B1 (en) Method and system for calibrating an oral cleaning device
BR112021012783A2 (pt) Método de identificação de usuários de uma escova de dentes, sistema de rastreamento do movimento de escovas de dente e programa de computador
Chang et al. Opportunistic calibration of sensor orientation using the kinect and inertial measurement unit sensor fusion