BR112021008140B1 - Dispositivo de monitoramento de higiene, sistema de monitoramento de higiene e método para medir impedância - Google Patents

Dispositivo de monitoramento de higiene, sistema de monitoramento de higiene e método para medir impedância Download PDF

Info

Publication number
BR112021008140B1
BR112021008140B1 BR112021008140-2A BR112021008140A BR112021008140B1 BR 112021008140 B1 BR112021008140 B1 BR 112021008140B1 BR 112021008140 A BR112021008140 A BR 112021008140A BR 112021008140 B1 BR112021008140 B1 BR 112021008140B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plates
pair
monitoring device
hygiene
hygiene monitoring
Prior art date
Application number
BR112021008140-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112021008140A2 (pt
Inventor
Michael Öberg
Joshua Carney
Henrik Pettersson-Falk
Anders Olsson
Original Assignee
Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Filing date
Publication date
Application filed by Essity Hygiene And Health Aktiebolag filed Critical Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Priority claimed from PCT/EP2018/086218 external-priority patent/WO2020126000A1/en
Publication of BR112021008140A2 publication Critical patent/BR112021008140A2/pt
Publication of BR112021008140B1 publication Critical patent/BR112021008140B1/pt

Links

Abstract

DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE, SISTEMA, KIT E MÉTODO REALIZADO PELO DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE. A presente invenção refere-se a um dispositivo de monitoramento de higiene(100). O dispositivo de monitoramento de higiene compreende um painel de detecção (12). O painel de detecção (12) compreende um painel flexível alongado que define um eixo longitudinal (L). O painel flexível alongado compreende um primeiro par de placas espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal. O painel flexível alongado compreende um segundo par de placas espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal. O primeiro par de placas e o segundo par de placas estão dispostos sobre um substrato flexível do painel flexível alongado. Cada placa do primeiro par de placas e cada placa do segundo par de placas é alongada ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado. O primeiro par de placas é deslocado ao longo do eixo longitudinal em relação ao segundo par de placas. O dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para medir a impedância entre duas das placas.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de monitoramento de higiene que compreende um painel de detecção e, em particular, um dispositivo de monitoramento de higiene que compreende um painel de detecção com um painel flexível alongado. A presente invenção também se refere a um sistema e kit compreendendo o mesmo e um método realizado pelo mesmo.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Um dispositivo de monitoramento de higiene pode ser usado para monitorar o estado de higiene de um usuário. Por exemplo, um dispositivo de monitoramento de higiene pode monitorar um nível de umidade, uma temperatura e/ou uma concentração de uma determinada substância associada ao usuário. Em certos dispositivos conhecidos, o dispositivo de monitoramento de higiene é anexado a um artigo que é usado pelo usuário, de modo que o dispositivo de monitoramento de higiene pode monitorar o estado de higiene do artigo. Em alguns dispositivos, o dispositivo de monitoramento de higiene transmite informações relacionadas ao estado higiênico monitorado do usuário, como um evento de excremento. Adicionalmente ou alternativamente, em alguns dispositivos, o dispositivo de monitoramento de higiene produz um alerta, como um som, para notificar uma detecção de evento de excremento.
[003] Certos dispositivos de monitoramento de higiene compreendem um painel de detecção com uma ou mais placas de detecção, que são configuradas para serem fixadas à superfície do artigo ou dentro do artigo. Como tais painéis de detecção podem precisar se conformar à forma do artigo, que pode mudar dependendo dos movimentos do usuário, o painel de detecção pode ser flexível.
[004] As placas de detecção típicas são quadradas ou circulares e são dispostas de modo que sejam deslocadas ao longo do comprimento do painel de detecção. Tal configuração é divulgada no pedido co-pendente da Depositante PCT/EP2017/079675.
[005] No entanto, devido às formas curvas típicas tomadas pelo painel de detecção quando o artigo é usado por um usuário, o acoplamento indesejado entre as placas de detecção do painel de detecção pode ocorrer nestes arranjos típicos. Especialmente quando as placas de detecção são adaptadas para medir uma impedância entre placas adjacentes, é possível que ocorra um acoplamento não intencional com placas adicionais que estão distantes das placas adjacentes. Em particular, arranjos típicos das placas tendem a ser sensíveis a fatores indesejados, como o próprio usuário e/ou a roupa usada pelo usuário, em vez de serem sensíveis ao estado do artigo, que é usado para determinar o estado higiênico do artigo.
[006] Consequentemente, existe a necessidade de um dispositivo de monitoramento de higiene que permita uma detecção mais precisa de um estado de higiene.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[007] Em uma primeira realização da presente invenção, é fornecido um dispositivo de monitoramento de higiene. O dispositivo de monitoramento de higiene compreende um painel de detecção. O painel de detecção compreende um painel flexível alongado que define um eixo longitudinal. O painel flexível alongado compreende um primeiro par de placas espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal. O painel flexível alongado compreende um segundo par de placas espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal. O primeiro par de placas e o segundo par de placas estão dispostos sobre um substrato flexível do painel flexível alongado. Cada placa do primeiro par de placas e cada placa do segundo par de placas é alongada ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado. O primeiro par de placas é deslocado ao longo do eixo longitudinal em relação ao segundo par de placas. O dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para medir a impedância entre duas das placas.
[008] Verificou-se que o uso de placas alongadas que são configuradas para medir uma impedância entre elas permite que as linhas de campo elétrico entre as placas sejam mais localizadas em regiões na vizinhança imediata do dispositivo de monitoramento de higiene (ou seja, o artigo), independentemente da forma curva tomada pelo painel de detecção. Consequentemente, variações na constante dielétrica e resistência (por exemplo, causadas pelo usuário ou suas roupas) em outras áreas que não as imediações do dispositivo de monitoramento de higiene não têm um grande impacto na impedância entre as placas.
[009] Portanto, com tal configuração, um dispositivo de monitoramento de higiene é fornecido, o que permite uma detecção mais precisa de um estado de higiene.
[0010] Em certas formas de realização, as placas do primeiro par de placas se sobrepõem parcialmente ou totalmente ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado. Em certas formas de realização, as placas do segundo par de placas se sobrepõem parcialmente ou totalmente ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado. Em outras palavras, as placas do primeiro par de placas e/ou as placas do segundo par de placas têm extensões longitudinais parcialmente ou totalmente sobrepostas ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado.
[0011] Como usado aqui, ‘espaçadas’ significa que as placas não entram em contato umas com as outras. Ao longo desta invenção, nenhuma das placas entra em contato uma com a outra.
[0012] Em certas formas de realização, as placas do primeiro par de placas ficam no mesmo plano. Em certas formas de realização, as placas do segundo par de placas ficam no mesmo plano. Em outras palavras, as placas do primeiro par de placas e/ou as placas do segundo par de placas são coplanares.
[0013] Em certas formas de realização, as placas do primeiro par de placas ficam no mesmo plano que o substrato flexível. Em certas formas de realização, as placas do segundo par de placas ficam no mesmo plano que o substrato flexível.
[0014] Em certas formas de realização, as placas do par de placas espaçadas são espaçadas ao longo de um eixo transversal do painel flexível alongado que é perpendicular ao eixo longitudinal.
[0015] Os eixos longitudinais das placas são paralelos ao eixo longitudinal do painel flexível alongado.
[0016] Ao longo desta invenção, a medição da impedância pode, opcionalmente, ser uma medição e/ou um cálculo da magnitude da impedância.
[0017] Em certas formas de realização, as placas são dispostas em um lado do substrato flexível e em que o painel flexível alongado compreende ainda uma placa de aterramento disposta no outro lado do substrato flexível.
[0018] O uso de uma placa de aterramento disposta no lado oposto das placas resulta nos campos elétricos entre as placas sendo amplamente localizados em apenas um lado do dispositivo de monitoramento de higiene.
[0019] Consequentemente, as medições realizadas pelo dispositivo de monitoramento de higiene são principalmente sensíveis a apenas um lado do dispositivo, o que significa que a constante dielétrica e a resistência do outro lado do dispositivo não afetam significativamente a impedância medida.
[0020] A constante dielétrica e a resistência do outro lado das placas podem tender a mudar com frequência (por exemplo, devido a uma mudança na roupa usada pelo usuário). No entanto, com a configuração acima, a impedância medida não é significativamente afetada por essas mudanças, o que resulta em maior precisão de detecção.
[0021] Em certas formas de realização, a placa de aterramento se sobrepõe parcialmente ou totalmente às placas no plano do substrato flexível.
[0022] Com esta configuração, a placa de aterramento pode localizar melhor os campos elétricos em apenas um lado do dispositivo de monitoramento de higiene.
[0023] Em certas formas de realização, o eixo longitudinal de cada uma das placas do primeiro par de placas são paralelos. Adicionalmente ou alternativamente, o eixo longitudinal de cada uma das placas do segundo par de placas é paralelo. As placas do primeiro par de placas podem ser paralelas às placas do segundo par de placas.
[0024] Com tal configuração, é possível restringir ainda mais os campos elétricos entre as placas, o que melhora ainda mais a precisão da detecção do estado de higiene.
[0025] Em certas formas de realização, o eixo longitudinal de cada uma das placas do primeiro par de placas converge. Adicionalmente ou alternativamente, o eixo longitudinal de cada uma das placas do segundo par de placas converge.
[0026] Com essa configuração, os campos elétricos ficam mais localizados nas extremidades das placas, que estão mais próximas entre si, o que resulta em uma região de sensibilidade mais localizada em direção desta extremidade das placas. Consequentemente, as placas podem ser dispostas para serem sensíveis a dois tipos diferentes de exsudado em lados opostos das placas.
[0027] Em certas formas de realização, pelo menos uma das placas tem uma forma geralmente retangular, cônica ou curva.
[0028] Em certas formas de realização, pelo menos uma das placas tem uma forma geralmente retangular com cantos arredondados.
[0029] Em certas formas de realização, a impedância entre as placas do primeiro par de placas no espaço livre tem um primeiro valor. A impedância entre as placas do segundo par de placas no espaço livre tem um segundo valor. O primeiro valor e o segundo valor são diferentes.
[0030] Ao longo desta invenção, uma comparação entre a impedância entre quaisquer dois pares de placas é uma referência a uma comparação entre as impedâncias medidas na mesma frequência entre os dois pares de placas. Por exemplo, a impedância de cada par de placas pode ser medida em uma e na mesma frequência, tal como 10 kHz, 20 kHz, 30 kHz, 40 kHz, 50 kHz, 60 kHz ou 70 kHz.
[0031] Como as propriedades dos dois pares de placas são diferentes, de modo que sua impedância no espaço livre é diferente, é possível adaptar cada par de placas de modo a ser mais sensível a um determinado tipo de excremento. Por exemplo, o primeiro par de placas pode ser configurado de modo que sejam mais sensíveis às medições de urina, enquanto o segundo par de placas pode ser configurado de modo que sejam mais sensíveis à medição de matéria fecal.
[0032] Em certas formas de realização, pelo menos uma ou ambas as placas do primeiro par de placas têm uma forma diferente de pelo menos uma ou ambas as placas do segundo par de placas. Pelo menos uma ou ambas as placas do primeiro par de placas pode ter uma largura diferente e/ou comprimento de, pelo menos, uma ou ambas as placas do segundo par de placas.
[0033] Em certas formas de realização, as placas do primeiro par de placas são espaçadas uma primeira distância. As placas do segundo par de placas são espaçadas a uma segunda distância. A primeira distância e a segunda distância são diferentes.
[0034] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene compreende uma unidade de monitoramento eletricamente conectada a cada uma das placas. A unidade de monitoramento é configurada para medir a impedância entre as duas placas.
[0035] Em certas formas de realização, as duas placas são placas no mesmo par de placas.
[0036] Com tal configuração, o acoplamento entre as duas placas é principalmente reativo, o que permite uma resolução melhorada ao medir baixos graus de saturação em um artigo de higiene absorvente vestível.
[0037] Em certas formas de realização, as duas placas são placas em diferentes pares de placas.
[0038] Com tal configuração, o acoplamento entre as duas placas é principalmente resistivo, o que permite uma resolução melhorada ao medir altos graus de saturação em um artigo de higiene absorvente vestível.
[0039] Especificamente, como as duas placas estão em pares de placas diferentes, as duas placas têm um espaçamento maior ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado, em oposição à situação em que as duas placas estão no mesmo par. Com maiores graus de saturação no artigo de higiene vestível, um grande volume de exsudado se forma no artigo de higiene vestível para formar um material absorvente (ou seja, material superabsorvente)/ gel de exsudado e tende a se estender em tamanho ao longo do comprimento do artigo, com as duas placas excitando lados opostos do volume de exsudato. Com a configuração acima, o acoplamento entre as duas placas é principalmente resistivo e, portanto, à medida que o tamanho do volume de exsudato aumenta, a resistência entre as duas placas cai sistematicamente, o que permite a medição com uma resolução maior.
[0040] Em certas formas de realização, a primeira placa das duas placas está em um primeiro lado do painel flexível alongado ao longo de uma direção perpendicular ao eixo longitudinal. A segunda placa das duas placas está em um segundo lado oposto do painel flexível alongado ao longo da direção perpendicular ao eixo longitudinal.
[0041] Em certas formas de realização, as duas placas estão deslocadas uma da outra em uma direção que cruza o eixo longitudinal. Em uma forma de realização, as duas placas são opostas uma à outra ao longo de uma direção perpendicular ao eixo longitudinal.
[0042] Com tais configurações, como as duas placas são dispostas diagonalmente através do painel flexível alongado, a sensibilidade do dispositivo de monitoramento de higiene pode ser disposta para se estender por uma porção maior de um artigo de higiene absorvente vestível.
[0043] Em certas formas de realização, o painel flexível alongado compreende ainda um terceiro par de placas espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal, o terceiro par de placas sendo disposto no substrato flexível. Pelo menos uma das duas placas é uma placa no terceiro par de placas.
[0044] Com tal configuração, a precisão das medições pode ser melhorada.
[0045] Em certas formas de realização, o terceiro par de placas é deslocado ao longo do eixo longitudinal em relação a cada um do primeiro e segundo par de placas.
[0046] O segundo par de placas está disposto ao longo do eixo longitudinal entre o primeiro par de placas e o segundo par de placas.
[0047] Em certas formas de realização, uma das duas placas é uma placa no primeiro par de placas e a outra das duas placas é uma placa no terceiro par de placas.
[0048] Com tal configuração, o acoplamento entre as duas placas é principalmente resistivo, o que permite uma resolução melhorada ao medir altos graus de saturação em um artigo de higiene absorvente vestível.
[0049] Especificamente, de uma maneira semelhante à descrita acima, como as duas placas estão em pares opostos de placas, as duas placas têm um espaçamento maior ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado em oposição à situação em que as duas placas estão no mesmo par/ pares vizinhos. Com maiores graus de saturação no artigo de higiene vestível, um grande volume de exsudado se forma no artigo de higiene vestível para formar um material absorvente (ou seja, material superabsorvente)/ gel de exsudado e tende a se estender em tamanho ao longo do comprimento do artigo, com as duas placas excitando lados opostos do volume de exsudato. Com a configuração acima, o acoplamento entre as duas placas é principalmente resistivo e, portanto, conforme o tamanho do volume de exsudato aumenta, a resistência entre as duas placas cai sistematicamente, o que permite a medição com uma resolução maior.
[0050] Em certas formas de realização, as duas placas são placas no mesmo par de placas. O dispositivo de monitoramento de higiene é ainda configurado para medir uma segunda impedância entre as duas segundas placas. As segundas duas placas podem ser placas em diferentes pares de placas.
[0051] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para medir individualmente a impedância entre cada uma e todas as combinações possíveis de duas placas.
[0052] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para medir individualmente a impedância entre duas, três, quatro, cinco ou seis combinações de duas placas.
[0053] Com tais configurações, como diferentes emparelhamentos das duas placas medidas são particularmente adequados para medir certos eventos higiênicos e/ou níveis de saturação no artigo de higiene absorvente vestível, o dispositivo de monitoramento de higiene pode basear a determinação do estado higiênico no emparelhamento de placas (ou combinação de pares) que fornece uma avaliação precisa do estado de higiene.
[0054] Em certas formas de realização, o painel flexível alongado compreende ainda uma camada isolante que cobre inteiramente as placas.
[0055] Com tal configuração, um acoplamento puramente resistivo entre as duas placas pode ser evitado, o que melhora o valor das medições de impedância.
[0056] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser anexado a um artigo de higiene absorvente vestível.
[0057] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser removivelmente acoplável a um artigo de higiene absorvente vestível.
[0058] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene compreende um prendedor do tipo gancho e/ou alça configurado para ser removivelmente fixável ao artigo de higiene absorvente vestível.
[0059] Em certas formas de realização, o prendedor do tipo gancho e/ou alça é disposto no painel flexível alongado. O prendedor do tipo gancho e/ou alça pode ser disposto sobre as placas.
[0060] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser anexado a um artigo de higiene absorvente vestível. O dispositivo de monitoramento de higiene compreende um adesivo sensível à pressão configurado para permitir que o dispositivo de monitoramento de higiene seja anexado ao artigo de higiene absorvente vestível. O adesivo sensível à pressão pode ser disposto sobre o painel flexível alongado. O adesivo sensível à pressão pode ser disposto sobre as placas.
[0061] Em certas formas de realização, pelo menos uma placa ou todas as placas têm uma largura (WP) na direção transversal (T) do painel flexível alongado. A largura (WP) pode situar-se entre 4 mm e 7 mm, e, de preferência 6 mm.
[0062] Em certas formas de realização, pelo menos uma placa ou todas as placas têm um comprimento (LP) na direção longitudinal (L) do painel flexível alongado. O comprimento (LP) pode ser entre 45 mm a 1000 mm, preferencialmente entre 180 mm e 220 mm, e mais preferencialmente 200 mm.
[0063] As placas em pelo menos um par ou todos os pares de placas estão espaçadas ao longo da direção transversal (T) do painel flexível alongado por uma distância (WSA).
[0064] A distância (WSA) pode estar entre 4 mm e 7 mm e, de preferência, 6 mm.
[0065] As placas em pelo menos um par ou todos os pares de placas estão espaçadas ao longo do eixo longitudinal em relação às placas do segundo par de placas (15a, 15b) por uma distância (LSA). A distância (LSA) pode estar entre 4 mm e 7 mm e, de preferência, 6 mm.
[0066] De preferência, a distância (WSA) e a distância (LSA) são iguais.
[0067] O painel flexível alongado tem um comprimento (LSP) na direção longitudinal (L). Em certas formas de realização, o comprimento (LP) pode ser entre 20% a 40%, de preferência 30% do comprimento (LSP).
[0068] Em uma segunda realização da presente invenção, é fornecido um sistema que compreende um artigo de higiene absorvente vestível que define uma região frontal de cintura, uma região traseira de cintura, uma região de virilha e um eixo longitudinal. O artigo de higiene absorvente vestível compreende uma camada superior permeável a líquidos adaptada para ficar voltada para o usuário durante o uso. O artigo de higiene absorvente vestível compreende uma camada traseira oposta à camada superior. O artigo de higiene absorvente vestível compreende um núcleo absorvente pelo menos na região de virilha e localizado entre a camada superior e a camada traseira. O sistema compreende ainda o dispositivo de monitoramento de higiene de qualquer forma de realização aqui descrita.
[0069] O eixo longitudinal do artigo de higiene absorvente vestível estende-se desde a região frontal de cintura até a região traseira de cintura.
[0070] A camada traseira é impermeável a líquidos e, opcionalmente, a camada traseira é respirável ou permeável ao vapor.
[0071] Com tal configuração, o estado higiênico do artigo pode ser detectado com mais precisão.
[0072] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser anexado à camada traseira do artigo de higiene absorvente vestível.
[0073] O dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser acoplado à superfície externa da camada traseira. Especificamente, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser acoplado à superfície da camada traseira que é oposta à superfície da camada traseira voltada para o núcleo absorvente.
[0074] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para ser removivelmente fixável à camada traseira do artigo de higiene absorvente vestível.
[0075] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene e a camada traseira compreendem, cada um, prendedores do tipo gancho e alça correspondentes.
[0076] Em certas formas de realização, o painel flexível alongado é adaptado de modo que o eixo longitudinal do painel flexível alongado possa ser paralelo ao eixo longitudinal do artigo de higiene absorvente vestível.
[0077] Em certas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene é fixado ao artigo de higiene absorvente vestível de modo que o eixo longitudinal do painel flexível alongado seja paralelo ao eixo longitudinal do artigo de higiene absorvente vestível.
[0078] Com tais configurações, como o artigo de higiene absorvente vestível tende a ser curvado durante o uso normal ao longo do eixo longitudinal do artigo, essas disposições permitem uma detecção mais precisa do estado higiênico quando o artigo é curvo durante o uso típico do artigo.
[0079] Em certas formas de realização, as placas são configuradas para serem dispostas inteiramente dentro da área definida pelo núcleo absorvente.
[0080] Em certas formas de realização, o núcleo absorvente tem um comprimento do núcleo ao longo do eixo longitudinal. A extensão das placas ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado define um comprimento de detecção. Em certas formas de realização, o comprimento de detecção é de 50% a 100% do comprimento do núcleo.
[0081] Verificou-se que com placas de detecção típicas (quadradas ou circulares), como a área de detecção é menos localizada no artigo absorvente, tiras de detecção mais longas resultam em maiores erros devido a fatores indesejados, como o próprio usuário e/ou a roupa usada pelo usuário, em vez de ser sensível ao estado do próprio artigo.
[0082] Verificou-se que o uso de placas alongadas e um comprimento de detecção que é de 50% a 100% do comprimento do núcleo permite uma detecção mais completa do estado do artigo absorvente, enquanto melhora a precisão das medições enquanto o artigo é curvo. Em particular, o uso de placas alongadas permite que as linhas de campo elétrico entre as placas sejam mais localizadas em regiões nas imediações do dispositivo de monitoramento de higiene (ou seja, o artigo), independentemente da forma curva tomada pelo painel de detecção, que por sua vez, permite um comprimento de detecção mais longo sem comprometer a precisão.
[0083] Portanto, com essa configuração, é fornecido um dispositivo de monitoramento de higiene que permite a detecção mais precisa e completa de um estado de higiene quando o dispositivo de monitoramento de higiene é curvo.
[0084] Em certas formas de realização, o comprimento de detecção é de 15 cm a 40 cm, ou em que o comprimento de detecção é de 40 cm a 80 cm.
[0085] Em certas formas de realização, o comprimento de detecção é de 60% a 95% do comprimento do núcleo.
[0086] Com essa configuração, o dispositivo de monitoramento de higiene é ainda mais otimizado para permitir a detecção mais precisa e completa de um estado higiênico quando o dispositivo de monitoramento de higiene é curvo.
[0087] Em certas formas de realização, o comprimento de detecção é de 18 cm a 38 cm, ou em que o comprimento de detecção é de 38 cm a 76 cm.
[0088] Em certas formas de realização, o comprimento de detecção é de 70% a 80% do comprimento do núcleo.
[0089] Com essa configuração, o dispositivo de monitoramento de higiene é ainda mais otimizado para permitir uma detecção mais precisa e completa de um estado higiênico quando o dispositivo de monitoramento de higiene é curvo.
[0090] Em certas formas de realização, o comprimento de detecção é de 21 cm a 32 cm, ou em que o comprimento de detecção é de 32 cm a 64 cm.
[0091] Em uma terceira realização da presente invenção, é fornecido um kit que compreende um artigo de higiene absorvente vestível que define uma região frontal de cintura, uma região traseira de cintura, uma região de virilha e um eixo longitudinal. O artigo de higiene absorvente vestível compreende uma camada superior permeável a líquidos adaptada para ficar voltada para o usuário durante o uso. O artigo de higiene absorvente vestível compreende uma camada traseira oposta à camada superior. O artigo de higiene absorvente vestível compreende um núcleo absorvente na região de virilha e localizada entre a camada superior e a camada traseira. O kit compreende ainda o dispositivo de monitoramento de higiene de qualquer forma de realização aqui descrita.
[0092] Com tal configuração, o estado higiênico do artigo pode ser detectado com mais precisão.
[0093] Em uma quarta realização da presente invenção, é fornecido um dispositivo de monitoramento de higiene adaptado para ser fixado de forma removível a uma camada traseira de um artigo de higiene absorvente vestível. O dispositivo de monitoramento de higiene possui um painel de detecção. O painel de detecção compreende um painel flexível alongado que define um eixo longitudinal e compreende placas. As placas compreendem um par de placas espaçadas uma da outra. As placas são dispostas sobre um substrato flexível do painel flexível alongado. E cada uma das placas é alongada ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado. O dispositivo de monitoramento de higiene é configurado para medir a impedância entre duas das placas. A extensão das placas ao longo do eixo longitudinal do painel flexível alongado define um comprimento de detecção. O comprimento de detecção é de 15 cm a 40 cm ou 40 cm a 80 cm.
[0094] Com essa configuração, é fornecido um dispositivo de monitoramento de higiene que permite a detecção mais precisa e completa de um estado de higiene quando o dispositivo de monitoramento de higiene é curvo.
[0095] Em uma quinta realização da presente invenção, é fornecido um método realizado pelo dispositivo de monitoramento de higiene de qualquer uma das formas de realização aqui descritas. O método consiste em medir a impedância entre as duas placas.
[0096] Com esse método, é possível detectar com mais precisão o estado de higiene do dispositivo de monitoramento de higiene.
[0097] Em uma realização, o método compreende ainda medir uma segunda impedância entre duas segundas placas.
[0098] Com tal método, é possível discriminar entre eventos localizados em diferentes posições no dispositivo e/ou mais precisamente determinar o evento higiênico, já que diferentes emparelhamentos das duas placas medidas são particularmente adequados para medir certos eventos higiênicos e/ou níveis de saturação no artigo de higiene absorvente vestível.
[0099] Em uma realização, a impedância entre as duas placas no espaço livre tem um primeiro valor. A impedância entre as duas placas secundárias tem um segundo valor. O primeiro valor e o segundo valor são diferentes.
[00100] Como as propriedades dos dois pares de placas são diferentes, de modo que sua impedância no espaço livre é diferente, é possível adaptar cada par de placas de modo a ser mais sensível a um determinado tipo de excremento.
[00101] Em uma realização, o método compreende ainda detectar um evento higiênico analisando a impedância medida entre as duas placas.
[00102] Com tal método, é possível discriminar com precisão entre um evento higiênico e outros distúrbios locais ao ambiente ao redor da faixa do sensor.
[00103] Em uma realização, o método compreende ainda detectar um evento higiênico analisando a segunda impedância medida entre as duas segundas placas. O método pode compreender a detecção de um evento higiênico, analisando a impedância medida entre as duas placas e analisando a impedância medida entre as duas segundas placas.
[00104] Com tais métodos, é possível discriminar com precisão entre eventos higiênicos localizados nas proximidades das segundas duas placas e outros distúrbios locais no ambiente ao redor das segundas duas placas.
[00105] Em uma realização, o evento higiênico detectado pela análise da impedância e o evento higiênico detectado pela análise da segunda impedância são o mesmo evento higiênico. O evento higiênico pode ser micção ou defecação.
[00106] Com tal método, é possível discriminar com precisão entre eventos higiênicos localizados nas proximidades do segundo par de placas e outros distúrbios locais no ambiente ao redor do segundo par de placas.
[00107] Em uma realização, o evento higiênico detectado pela análise da impedância e o evento higiênico detectado pela análise da segunda impedância são eventos higiênicos diferentes. Um evento higiênico pode ser a micção e o outro evento higiênico é a defecação.
[00108] Com tal método, é possível discriminar com precisão entre eventos higiênicos com base em sua localização espacial em relação às placas.
[00109] Em uma realização, pelo menos uma ou ambas as placas das duas placas têm uma largura maior do que pelo menos uma ou ambas as placas das segundas duas placas. O evento higiênico detectado pela análise da impedância pode ser a defecação e o evento higiênico detectado pela análise da segunda impedância pode ser a micção.
[00110] Com esse método, os campos elétricos que emanam do primeiro par de placas se estendem por uma distância maior do que os campos elétricos que emanam do segundo par de placas. Como a matéria fecal não tende a penetrar no artigo durante um evento de sujidade, a matéria fecal é disposta mais longe das placas do que a urina.
[00111] Consequentemente, com este método, é possível detectar com mais precisão a urina/matéria fecal.
[00112] Em certas realizações, o primeiro par de placas é disposto em direção a uma região traseira de cintura de um artigo de higiene absorvente vestível. Em certas realizações, o segundo par de placas é disposto em direção a uma região frontal de cintura de um artigo de higiene absorvente vestível.
[00113] Em uma realização, o método compreende ainda a identificação de um artigo de higiene para o qual, entre uma variedade de artigos de higiene, o dispositivo de monitoramento de higiene foi instalado, analisando a impedância medida entre as duas placas.
[00114] Com esse método, é possível confirmar o uso correto da tira com o artigo ao qual ela se destina a ser usada.
[00115] Em certas realizações, o dispositivo de monitoramento de higiene é fixado a um artigo de higiene vestível de modo que o eixo longitudinal do painel flexível alongado seja substancialmente paralelo ao eixo longitudinal do artigo de higiene absorvente vestível.
[00116] Para todas as formas de realização aqui descritas, a camada traseira é impermeável a líquidos e, opcionalmente, a camada traseira é respirável ou permeável ao vapor.
[00117] Para todas as formas de realização aqui descritas, o dispositivo de monitoramento de higiene pode ser configurado para ser anexado à superfície externa da camada traseira. Especificamente, o dispositivo de monitoramento de higiene pode ser configurado para ser acoplado à superfície da camada traseira que é oposta à superfície da camada traseira voltada para o núcleo absorvente.
[00118] Para todas as formas de realização aqui descritas, o painel flexível alongado pode ser um painel de PCB flexível alongado. Vários componentes do painel de detecção, em particular, as placas, faixas e contatos, podem ser componentes impressos.
[00119] Para todas as formas de realização aqui descritas, o artigo de higiene absorvente vestível pode ser uma fralda do tipo aberto, fralda do tipo cueca, fralda com cinto, absorvente para incontinência ou absorvente higiênico.
[00120] Para todas as formas de realização aqui descritas, o evento higiênico que é detectado com base na(s) impedância(s) medida(s) pode ser a presença de líquido, como urina, ou a presença de fezes.
[00121] Para todas as formas de realização aqui descritas, o núcleo absorvente pode ser adaptado para absorver líquidos corporais. O núcleo absorvente pode incluir um componente de polpa de madeira fofa para absorção e integridade estrutural e um material de alta absorvência (ou superabsorvente) para conter líquidos, ou qualquer outra composição conhecida na técnica.
[00122] Para todas as formas de realização aqui descritas, a menos que indicado de outra forma, todas as placas do painel flexível alongado podem ter substancialmente o mesmo comprimento e largura e, opcionalmente, podem ter substancialmente a mesma forma e tamanho.
[00123] Ao longo desta invenção, a referência a um comprimento/ largura de um elemento se refere à dimensão relevante do elemento quando o elemento é disposto de forma plana e, se o elemento for extensível, enquanto o elemento está em sua configuração totalmente estendida.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00124] Para uma melhor compreensão da presente invenção e para mostrar como a mesma pode ser realizada, será feita agora referência, apenas a título de exemplo, aos desenhos anexos, nos quais: A Figura 1 mostra um dispositivo de monitoramento de higiene para monitorar o estado higiênico de um usuário; As Figuras 2 e 3 mostram o painel de detecção do dispositivo de monitoramento de higiene; A Figura 4 mostra um artigo de higiene absorvente vestível que compreende o dispositivo de monitoramento de higiene; A Figura 5 mostra uma forma de realização alternativa do painel de detecção; A Figura 6 mostra outra forma de realização alternativa do painel de detecção; As Figuras 7A e 7B mostram, cada uma, seções transversais do painel de detecção da Figura 6 na proximidade de um artigo; As Figuras 8 a 11 mostram outras formas de realização alternativas do painel de detecção; e A Figura 12 mostra as dimensões de uma forma de realização do painel de detecção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[00125] A Figura 1 mostra um dispositivo de monitoramento de higiene (10) para monitorar o estado de higiene de um usuário. O dispositivo de monitoramento de higiene (10) pode ser fixado de forma removível a um artigo vestível de um usuário de modo que ele possa monitorar o estado higiênico do artigo. Especificamente, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) é removivelmente fixável à superfície externa da camada traseira (104) do artigo absorvente vestível (100) (ver Figuras 4, 7A e 7B), embora outras configurações também sejam contempladas. Para este fim, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) compreende ainda um prendedor tipo gancho e/ou alça (não mostrado) configurado para ser removivelmente fixável ao artigo de higiene absorvente vestível (100) que pode opcionalmente ter um prendedor tipo gancho e/ou alça correspondente (não mostrando). Outros tipos de prendedores são contemplados aqui.
[00126] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) compreende um alojamento (11) e um painel de detecção (12) na forma de uma tira. O painel de detecção (12) se estende em ambos os lados do alojamento (11). No entanto, em outras formas de realização, o painel de detecção (12) pode se estender em apenas um lado do alojamento (11). O painel de detecção (12) está na forma de um painel de PCB flexível alongado tendo vários componentes impressos nele, conforme descrito abaixo.
[00127] O dispositivo de monitoramento de higiene compreende uma unidade de monitoramento (não mostrada) removivelmente fornecida ao painel de detecção (12) que está configurada para receber informações (por exemplo, na forma de sinais elétricos) do painel de detecção (12) sobre o estado higiênico do artigo. Nesta forma de realização, a unidade de monitoramento está disposta no alojamento (11). Em algumas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) compreende ainda um transmissor (não mostrado) que está configurado para transmitir dados para um dispositivo externo, como um servidor centralizado (não mostrado) O dispositivo de monitoramento de higiene (10) é configurado para transmitir informações relacionadas ao estado higiênico monitorado do artigo. Em algumas formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) pode ser configurado para soar um alarme ou fornecer outra forma de alerta, como uma indicação visível ou háptica quando um determinado estado higiênico do artigo é detectado. Nesta forma de realização, o transmissor está disposto no alojamento (11).
[00128] Como mostrado na Figura 2, o painel de detecção (12) do dispositivo de monitoramento de higiene (10) tem um painel de PCB flexível alongado tendo um eixo longitudinal (L) e um eixo transversal (T).
[00129] O painel de PCB flexível alongado compreende placas dispostas sobre um substrato flexível (13) do painel de PCB flexível alongado. As placas são separadas umas das outras. Conforme usado aqui, ‘placas’ referem-se a placas eletricamente condutoras.
[00130] Especificamente, o painel de PCB flexível alongado tem um primeiro par de placas (14a, 14b) espaçadas umas das outras. O primeiro par de placas (14a, 14b) está disposto no substrato flexível (13) do painel de PCB flexível alongado. As placas do primeiro par de placas (14a, 14b) estão espaçadas ou deslocadas uma em relação à outra ao longo do eixo transversal (T) do painel de PCB flexível alongado. Em outras palavras, as placas do primeiro par de placas (14a, 14b) estão espaçadas ou deslocadas uma em relação à outra ao longo da direção que cruza perpendicularmente o eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado. Em outras formas de realização, as placas do primeiro par de placas (14a, 14b) são espaçadas ou deslocadas em relação uma à outra ao longo de qualquer direção que cruza o eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado.
[00131] O par de placas (14a e 14b) são coplanares. Da mesma forma, o par de placas (15a e 15b) são coplanares. Cada uma das placas (14a, 14b, 15a e 15b) encontra-se no mesmo plano que o substrato flexível.
[00132] O primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é configurado para permitir uma medição de uma impedância entre elas pela unidade de monitoramento.
[00133] Como pode ser visto na Figura 2, cada placa do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é alongada ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado. Os eixos longitudinais das placas (14a, 14b) são paralelos uns aos outros.
[00134] Cada placa (14a, 14b) é de forma retangular.
[00135] As placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) estão substancialmente alinhadas ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado.
[00136] Um certo arranjo do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é dado, no entanto, como exemplificado abaixo, outras formas e arranjos das placas são contemplados neste documento.
[00137] Além do primeiro par de placas (14a, 14b), o painel de PCB flexível alongado também tem um segundo par de placas (15a, 15b) disposto no substrato flexível (13). O segundo par de placas (15a, 15b) é semelhante ao primeiro par de placas (14a, 14b) descrito acima e, portanto, por questões de brevidade, nenhum detalhe adicional é fornecido a este respeito. Todas as realizações aqui descritas em relação ao primeiro par de placas (14a, 14b) são igualmente aplicáveis ao segundo par de placas (15a, 15b).
[00138] Como pode ser visto na Figura 2, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) estão espaçadas ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado. Em outras palavras, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é deslocado ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado em relação ao segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00139] Na forma de realização mostrada na Figura 2, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) não se sobrepõe ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado com o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b). No entanto, em formas de realização alternativas, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) (no máximo) se sobrepõe parcialmente ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado com o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00140] O substrato flexível (13) é fornecido com faixas (16) e contatos (17) que são configurados para permitir que cada uma das placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) sejam eletricamente acopladas à unidade de monitoramento (não mostrado). Por exemplo, os contatos da unidade de monitoramento (não mostrado) podem contatar os respectivos contatos (17) para acoplar eletricamente as respectivas placas com a unidade de monitoramento (não mostrado).
[00141] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) é configurado de modo que o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) podem ser colocados na vizinhança do artigo vestível de modo que possam medir o estado higiênico do artigo, por exemplo, por medição da impedância entre as respectivas placas em cada um do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b). As medições de impedância entre duas placas podem ser realizadas por qualquer método conveniente conhecido pelo técnico no assunto.
[00142] Sem desejar ser limitado por qualquer teoria particular de operação, o ajuste da geometria das placas irá ajustar a extensão em que as linhas de campo elétrico entre as placas se estendem para o ambiente circundante. Por exemplo, as linhas de campo elétrico entre as placas separadas por uma distância aumentada podem penetrar mais profundamente no ambiente local. Tal efeito pode ser apreciado com referência às Figuras 7A e 7B, que são explicadas em detalhes abaixo. Portanto, eles serão afetados mais fortemente por uma mudança no ambiente a uma distância maior das placas.
[00143] A geometria das placas pode ser determinada com base na construção esperada dos artigos absorventes ou gama de artigos absorventes com os quais o painel de detecção (12) deve ser usado. Por exemplo, para uso com artigos absorventes com uma espessura particular de material absorvente em um núcleo absorvente, o espaçamento das placas pode ser ajustado de modo a garantir que as linhas de campo elétrico entre as placas penetrem no núcleo, mas não penetrem significativamente além do núcleo. Tal configuração permite que o acoplamento entre as placas seja sensível a uma mudança no núcleo, por exemplo, absorção de líquido, mas não aos movimentos do corpo do usuário. Em outras configurações, o espaçamento das placas pode ser ajustado de modo a permitir que as linhas de campo elétrico entre as placas penetrem apenas ligeiramente no núcleo.
[00144] Além do acima, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) está configurado para medir a impedância entre duas placas em dois pares diferentes de placas. Nesta forma de realização particular, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) é configurado para medir individualmente a impedância entre cada e toda combinação possível de duas placas. Em particular, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) é configurado para medir individualmente a impedância entre: placa (14a) e placa (14b); placa (15a) e placa (15b); placa (14a) e placa (15a); placa (14a) e placa (15b); placa (14b) e placa (15a); e placa (14b) e placa (15b).
[00145] Na situação em que a impedância é medida entre a placa (14a) e a placa (15b) ou onde a impedância é medida entre a placa (14b) e a placa (15a), a primeira placa (isto é, a placa (14a) ou a placa (14b), respectivamente) está em um primeiro lado do painel de PCB flexível alongado ao longo do eixo transversal (T), e a segunda placa (isto é, placa (15b) ou placa (15a), respectivamente) está em um segundo lado do painel de PCB flexível alongado ao longo do eixo transversal (T), onde o segundo lado é oposto ao primeiro lado ao longo do eixo transversal (T).
[00146] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) pode realizar um método que compreende medir a impedância entre qualquer uma das duas placas e, opcionalmente, medir uma segunda impedância entre duas placas diferentes.
[00147] Por exemplo, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) pode realizar um método que compreende medir uma impedância entre as placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b). A impedância medida entre o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) pode ser usada para determinar pela unidade de monitoramento do estado higiênico em uma primeira área do artigo de higiene.
[00148] Em particular, o dispositivo de monitoramento de higiene pode identificar um evento higiênico, como um insulto urinário ou fecal, com base em uma alteração na impedância entre as placas. A mudança na impedância pode ser detectada com base em uma mudança na magnitude da impedância da resposta das placas em uma ou mais frequências. Por exemplo, um insulto urinário pode estar associado a uma mudança na magnitude da resposta das placas em uma determinada frequência, enquanto um insulto fecal pode estar associado a uma mudança diferente na magnitude da resposta.
[00149] Além disso, o dispositivo de monitoramento de higiene pode identificar um evento higiênico com base na resposta das placas em uma pluralidade de frequências. Por exemplo, um insulto urinário pode estar associado a uma mudança na magnitude da impedância das placas predominantemente em uma frequência, enquanto um insulto fecal pode estar associado a uma mudança na magnitude predominantemente em uma segunda frequência diferente.
[00150] Em uma realização, o dispositivo de monitoramento de higiene pode associar uma primeira resposta de frequência característica das placas a um primeiro evento, como um insulto urinário, e pode associar uma segunda resposta de frequência característica das placas a um segundo evento, como um insulto fecal.
[00151] O método pode compreender ainda medir uma segunda impedância entre as placas do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b). A segunda impedância medida pode ser usada para determinar pela unidade de monitoramento do estado higiênico em uma segunda área do artigo de higiene. Novamente, o dispositivo de monitoramento de higiene pode identificar um evento higiênico com base em uma mudança na impedância entre as placas, e a mudança na impedância pode ser detectada com base em uma mudança na magnitude da impedância medida.
[00152] Os eventos higiênicos detectados pela análise da primeira impedância e da segunda impedância podem ser diferentes, por exemplo, o primeiro evento pode ser a micção e o segundo evento pode ser defecar. O dispositivo de monitoramento pode discriminar entre diferentes eventos com base na área associada a um par de placas que fornece a resposta mais forte a um sinal de acionamento durante o evento. O dispositivo de monitoramento também pode ou alternativamente discriminar entre eventos diferentes com base na consideração da magnitude da impedância medida entre as placas em uma ou mais frequências. Por exemplo, o dispositivo de monitoramento de higiene pode comparar a resposta de um ou ambos os pares de placas em uma ou mais frequências contra um conjunto de respostas características correlacionadas com um conjunto correspondente de eventos distintos e selecionar o evento que mais se aproxima da resposta.
[00153] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) também pode realizar um método de confirmação da instalação da tira (12) em um artigo pretendido. Por exemplo, a resposta de um ou ambos os pares de placas podem diferir dependendo se a tira (12) está no espaço livre, está em uma configuração de armazenamento ou está disposta contra um artigo absorvente. Ao confirmar a resposta de um ou ambos os pares de placas, o dispositivo de monitoramento de higiene pode confirmar que a tira foi instalada corretamente no artigo pretendido, por um mecanismo semelhante à classificação de diferentes eventos higiênicos, conforme descrito acima. Além disso, o dispositivo de monitoramento de higiene pode confirmar em qual, entre uma gama de artigos de higiene, a tira foi instalada, novamente com base na consideração da magnitude da resposta de um ou ambos os pares de placas em uma ou mais frequências, novamente por um mecanismo semelhante à classificação de diferentes eventos higiênicos, conforme descrito acima.
[00154] A Figura 2 mostra vários componentes/ elementos do painel de detecção (12) impressos em um primeiro lado do substrato flexível (13) do painel de PCB flexível alongado. A Figura 3 mostra o lado oposto do substrato flexível (13) e os vários componentes/ elementos impressos no mesmo.
[00155] Como pode ser visto na Figura 3, o painel de PCB flexível alongado compreende ainda uma placa de aterramento (18) disposta no lado oposto do substrato flexível (13) do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b). Uma camada dielétrica impermeável à água, como um revestimento de polímero, pode cobrir as placas de modo a protegê-las e evitar que a umidade induza curtos-circuitos entre as placas.
[00156] Na Figura 3, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b), o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) e os contatos (17) são mostrados com linhas fantasmas. As faixas (16) não são mostradas para facilidade de ilustração, no entanto, elas são dispostas da maneira mostrada na Figura 2.
[00157] A placa de aterramento (18) está disposta no segundo lado do substrato flexível (13) e define um contato (18a) que pode ser conectado ao solo (aterramento relativo), por exemplo, o aterramento na unidade de monitoramento.
[00158] A placa de aterramento (18) é disposta de modo que se sobreponha inteiramente ao primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b), ao segundo par de placas espaçadas (15a, 15b), às faixas (16) (não mostradas na Figura 3) e aos contatos (17). No entanto, outras disposições da placa de aterramento (18) são contempladas com apenas sobreposição parcial.
[00159] A placa de aterramento (18) é configurada para proteger os campos elétricos que emanam do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b). Em outras palavras, a placa de aterramento (18) é configurada para atenuar os campos elétricos que emanam do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b). Por tal configuração, os campos elétricos que emanam das placas são direcionados principalmente para o primeiro lado do substrato flexível (13).
[00160] A Figura 4 mostra um artigo de higiene absorvente vestível (100) que tem o dispositivo de monitoramento de higiene (10). Na forma de realização mostrada na Figura 4, o artigo de higiene absorvente vestível (100) é uma fralda de tipo aberto, no entanto, outros artigos de higiene absorventes usáveis são contemplados neste documento. Para facilidade de ilustração, o alojamento (11) do dispositivo de monitoramento de higiene (10) não é mostrado na Figura 4.
[00161] O artigo de higiene absorvente vestível (100) define uma região frontal de cintura (101), uma região de virilha (102) e uma região traseira de cintura (103). Como mostrado nas Figuras 7A e 7B, o artigo de higiene absorvente vestível (100) compreende uma camada superior permeável a líquidos (106) adaptada para ficar voltada para o usuário durante o uso, uma camada traseira (104) oposta à camada superior e um membro/ núcleo absorvente (105) localizado entre a camada superior (106) e a camada traseira (104).
[00162] O artigo de higiene absorvente vestível (100) define um eixo longitudinal (L’) e um eixo transversal perpendicular (T’), como mostrado na Figura 4 e como seria entendido pelo técnico no assunto.
[00163] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) está disposto de modo que o eixo longitudinal (L) do painel de detecção (12) (e o painel de PCB flexível alongado) seja paralelo ao eixo longitudinal (L’) do artigo de higiene absorvente vestível (100), como mostrado na Figura 4.
[00164] Na forma de realização mostrada na Figura 4, o painel de detecção (12) e, em particular, o painel de PCB flexível alongado se estende na região da cintura (101), na região de virilha (102) e na região traseira de cintura (103). Além disso, as placas têm uma extensão longitudinal que estende-se na região da cintura (101), na região de virilha (102) e na região traseira de cintura (103).
[00165] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) e, em particular, o painel de detecção (12) podem ser configurados para serem dispostos na camada traseira oposta ao lado do membro absorvente. Em outras palavras, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) e, em particular, o painel de detecção (12) podem ser configurados para serem dispostos no lado externo da camada traseira. Por exemplo, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) pode ser fixado de forma removível à camada traseira por qualquer meio, em particular, o painel de detecção (10) pode ser fixado de forma removível à camada traseira por prendedores de velcro, como VELCRO®. O painel de detecção é configurado para ser disposto de modo que as placas sejam dispostas inteiramente dentro da área definida pelo núcleo absorvente (105). No entanto, também é contemplado que o painel de detecção seja configurado de modo que as placas se estendam parcialmente fora da área definida pelo núcleo absorvente (105).
[00166] O núcleo absorvente (105) tem um comprimento de núcleo (LC) ao longo do eixo longitudinal (L’) do artigo de higiene absorvente vestível (100).
[00167] A extensão das placas ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado define um comprimento de detecção (LS). Em outras palavras, os pontos opostos longitudinalmente mais espaçados das placas são separados pelo comprimento de detecção (LS).
[00168] Na forma de realização da Figura 4, o comprimento de detecção (LS) é de 75% do comprimento (Lc) do núcleo. No entanto, é contemplado que o comprimento de detecção (LS) pode ser de 50% a 100% do comprimento do núcleo (Lc).
[00169] Os artigos de higiene absorventes vestíveis adequados para serem usados com crianças podem, por exemplo, ter um núcleo absorvente com um comprimento de núcleo (Lc) de 15 a 50 cm.
[00170] Sensores adaptados para tais artigos de higiene podem ter comprimento de detecção (LS) de 8, 15, 20 a 50, 40 ou 30 cm.
[00171] Artigos de higiene absorventes vestíveis adequados para uso com adultos podem, por exemplo, ter um núcleo absorvente com um comprimento de núcleo (LC) de 40 a 100 cm.
[00172] Sensores adaptados para tais artigos de higiene podem ter comprimento de detecção (LS) de 20, 30, 40, a 100, 90, 80, 70 cm.
[00173] Em outras formas de realização, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) e, em particular, o painel de detecção (12) pode ser disposto entre a camada superior permeável a líquidos e a camada traseira e, em certas formas de realização, entre o membro absorvente e a camada traseira. Em tais formas de realização, o painel de PCB flexível alongado pode compreender uma camada isolante que cobre inteiramente as placas.
[00174] A Figura 5 mostra uma forma de realização alternativa do painel de detecção (12). A forma de realização mostrada na Figura 5 é semelhante à forma de realização mostrada nas Figuras 2 e 3 e inclui elementos semelhantes. Consequentemente, por questões de brevidade, apenas as diferenças são detalhadas abaixo.
[00175] Especificamente, como mostrado na Figura 5, as placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) têm uma largura maior na direção transversal (T) do painel de PCB flexível alongado do que as placas do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00176] O primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b), portanto, é mais sensível ao material que não penetra profundamente em um artigo absorvente contra o qual o painel de detecção está disposto. Por conseguinte, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é configurado preferencialmente para detectar matéria fecal, que tende a ser absorvida com maior dificuldade em um núcleo absorvente, e que pode ficar na superfície do mesmo após um insulto. O segundo par de placas espaçadas (15a, 15b), portanto, é mais responsivo ao material que penetra profundamente em um artigo absorvente contra o qual o painel de detecção está disposto. Consequentemente, o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) é configurado para detectar urina, que tende a ser absorvida com maior facilidade em um núcleo absorvente, e que pode ser totalmente absorvida nele.
[00177] O primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é configurado para ser disposto em direção à região traseira de cintura (103) do artigo de higiene absorvente vestível (100).
[00178] O segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) é configurado para ser disposto em direção à região frontal de cintura (101) do artigo de higiene absorvente vestível (100).
[00179] A Figura 6 mostra outra forma de realização alternativa do painel de detecção (12). A forma de realização mostrada na Figura 6 é semelhante à forma de realização mostrada nas Figuras 2 e 3 e inclui elementos semelhantes. Consequentemente, por questões de brevidade, apenas as diferenças são detalhadas abaixo.
[00180] Especificamente, como mostrado na Figura 6, as placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) estão espaçadas na direção transversal (T) a uma distância maior do que as placas do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00181] O primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é configurado para ser disposto em direção à região traseira de cintura (103) do artigo de higiene absorvente vestível (100).
[00182] O segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) é configurado para ser disposto em direção à região frontal de cintura (101) do artigo de higiene absorvente vestível (100).
[00183] As Figuras 7A e 7B mostram, cada uma, uma seção transversal de um artigo de higiene absorvente vestível (100) com o painel de detecção (12) da Figura 6 disposto na camada traseira (104) do artigo de higiene absorvente vestível (100). A Figura 7A mostra uma seção transversal incluindo o primeiro par das placas separadas (14a, 14b) e a Figura 7B mostra uma seção transversal incluindo o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00184] Não desejando ser limitado pela teoria, as Figuras 7A e 7B mostram adicionalmente os campos elétricos típicos (E) entre os pares de placas, onde em cada caso, as placas (14a e 15a) são carregadas negativamente e as placas (14b e 15b) são carregadas positivamente.
[00185] Como mostrado nas Figuras 7A e 7B, os campos elétricos (E) entre o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) tendem a se estender mais para longe do substrato (13) do que os campos elétricos (E) entre o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00186] A força do campo elétrico (E) entre o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) acima da camada superior (106) (isto é, no lado voltado para o usuário da camada superior (106)) é maior do que a força do campo elétrico (E) entre o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b).
[00187] O primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b), portanto, é mais sensível ao material que não penetra profundamente em um artigo absorvente contra o qual o painel de detecção está disposto. Por conseguinte, o primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) é configurado preferencialmente para detectar matéria fecal, que tende a ser absorvida com maior dificuldade no núcleo absorvente (105), e que pode ficar na superfície do mesmo após um insulto. O segundo par de placas espaçadas (15a, 15b), portanto, é mais responsivo ao material que penetra profundamente em um artigo absorvente contra o qual o painel de detecção está disposto. Consequentemente, o segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) é configurado para detectar urina, que tende a ser absorvida com maior facilidade pelo núcleo absorvente (105), e que pode ser totalmente absorvida nele.
[00188] A Figura 8 mostra outra forma de realização alternativa do painel de detecção (12). A forma de realização mostrada na Figura 6 é semelhante à forma de realização mostrada nas Figuras 2 e 3 e inclui elementos semelhantes. Consequentemente, por questões de brevidade, apenas as diferenças são detalhadas abaixo.
[00189] Especificamente, como mostrado na Figura 8, cada uma das placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e cada uma das placas do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) tem uma forma afunilada. Em outras palavras, cada uma das placas tem uma largura que diminui ao se mover ao longo do eixo longitudinal da placa. Pela largura decrescente, uma folga aumentada é fornecida entre as respectivas placas que se movem ao longo do eixo longitudinal. Com uma folga maior, conforme descrita acima, a placa se torna mais sensível ao ambiente a uma distância maior. As placas da Figura 6, portanto, exibem uma sensibilidade de distância aumentada em uma extremidade longitudinal do que na outra.
[00190] Na forma de realização mostrada na Figura 8, a largura diminui ao longo de todo o comprimento das placas. No entanto, em formas de realização alternativas, a largura diminui ao longo de apenas uma parte do comprimento das placas. Em outras palavras, as placas compreendem uma parte cônica. Em outras formas de realização alternativas, como mostrado na Figura 10, as placas podem não ser cônicas, mas podem ser dispostas para convergir ao longo do eixo longitudinal da faixa de detecção, com efeitos semelhantes.
[00191] Conforme mostrado na Figura 8, as porções mais estreitas das placas são dispostas em direção ao centro do painel de PCB flexível alongado. Tal configuração pode ter melhorado a discriminação entre eventos higiênicos e movimentos do corpo do usuário em tal região. No entanto, em formas de realização alternativas, as porções mais largas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e/ou as porções mais estreitas do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) podem ser dispostas em direção ao centro do painel de PCB flexível alongado. Tal configuração pode melhorar o tempo de resposta a um evento higiênico que ocorre nas proximidades do centro do painel.
[00192] Em uma realização alternativa àquela mostrada na Figura 8, apenas um único par de placas (14a, 14b) pode ser fornecido, exibindo uma porção com espaçamento grande em uma primeira extremidade da tira e uma porção com espaçamento pequeno em uma segunda extremidade da tira. Ainda mais alternativamente, esse par único de placas pode ter uma porção com espaçamento grande (ou uma porção com espaçamento pequeno) nas extremidades e uma porção com espaçamento pequeno correspondente (ou uma porção com espaçamento grande) entre as extremidades. Como acima, a porção com espaçamento grande e a porção com espaçamento pequeno podem ser formadas alterando a largura das placas, inclinando as placas ou ambos.
[00193] A Figura 9 mostra outra forma de realização alternativa do painel de detecção (12). A forma de realização mostrada na Figura 9 é semelhante à forma de realização mostrada nas Figuras 2 e 3 e inclui elementos semelhantes. Consequentemente, por questões de brevidade, apenas as diferenças são detalhadas abaixo.
[00194] Especificamente, como mostrado na Figura 9, cada uma das placas do primeiro par de placas espaçadas (14a, 14b) e cada uma das placas do segundo par de placas espaçadas (15a, 15b) tem uma forma ondulada, que é uma forma específica de forma curva.
[00195] A divulgação acima pode ser estendida a três, quatro, cinco ou mais pares de placas dispostas longitudinalmente.
[00196] Por exemplo, a Figura 11 mostra outra forma de realização alternativa do painel de detecção (12). A forma de realização mostrada na Figura 11 é semelhante à forma de realização mostrada nas Figuras 2 e 3 e inclui elementos semelhantes. Consequentemente, por questões de brevidade, apenas as diferenças são detalhadas abaixo.
[00197] Especificamente, como mostrado na Figura 11, o painel de detecção (12) compreende: um primeiro par de placas (19a, 19b) e um segundo par de placas (20a, 20b) e o terceiro par de placas (21a, 21b). O primeiro par de placas (19a, 19b), o segundo par de placas (20a, 20b) e o terceiro par de placas (21a, 21b) estão cada um deslocado um do outro ao longo do eixo longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado. O segundo par de placas (20a, 2b) está disposto na direção longitudinal (L) entre o primeiro par de placas (19a, 19b) e o terceiro par de placas (21a, 21b).
[00198] Estes pares de placas são dispostos e configurados de maneira semelhante aos pares de placas (14a, 14b) e (15a, 15b), conforme descrito em qualquer uma das formas de realização acima.
[00199] O monitoramento de higiene (10) pode ser configurado para medir a impedância pelo menos entre uma placa no primeiro par de placas (19a, 19b) e uma placa no terceiro par de placas (21a, 21b).
[00200] O monitoramento de higiene (10) também pode ser configurado para medir a impedância também entre uma placa no primeiro par de placas (19a, 19b) e uma placa no segundo par de placas (20a, 20b). Adicionalmente ou alternativamente, o monitoramento de higiene (10) também pode ser configurado para medir a impedância também entre duas placas no mesmo par de placas (isto é, entre as placas (19a e 19b); placas (20a e 20b); ou placas (21a e 21b)).
[00201] O dispositivo de monitoramento de higiene (10) pode ser configurado para medir individualmente a impedância entre cada uma e todas as combinações possíveis de duas placas.
[00202] A Figura 12 mostra a forma de realização do painel de detecção (12) mostrado nas Figuras 2 e 3 com certos elementos omitidos para facilidade de ilustração.
[00203] Como pode ser visto na Figura 12, cada placa tem uma largura (WP) na direção transversal (T) do painel de PCB flexível alongado e um comprimento (LP) na direção longitudinal (L) do painel de PCB flexível alongado.
[00204] Como pode ser visto na Figura 12, as placas em cada par de placas estão espaçadas ao longo da direção transversal (T) do painel de PCB flexível alongado por uma distância (WSA). As placas do primeiro par de placas (14a, 14b) são deslocadas ao longo do eixo longitudinal em relação às placas do segundo par de placas (15a, 15b) por uma distância (LSA).
[00205] Na forma de realização da Figura 12, a largura (WP) é de 6 mm para todas as placas. É aqui contemplado que a largura (WP) pode situar-se entre 4 mm e 7 mm.
[00206] Na forma de realização da Figura 12, o comprimento (LP) é de 200 mm. É aqui contemplado que o comprimento (LP) pode estar entre 45 mm a 1000 mm, de preferência entre 180 mm e 220 mm.
[00207] Na forma de realização da Figura 12, a distância (WSA) é de 6 mm. É contemplado aqui que a distância (WSA) pode estar entre 4 mm e 7 mm.
[00208] Na forma de realização da Figura 12, a distância (LSA) é de 6 mm. É contemplado aqui que a distância (LSA) pode estar entre 4 mm e 7 mm.
[00209] De preferência, a distância (WSA) e a distância (LSA) são iguais.
[00210] O painel de PCB flexível alongado tem um comprimento (LSP) na direção longitudinal (L). O comprimento (LP) pode estar entre 20% a 40%, de preferência 30% do comprimento (LSP).
[00211] Embora a explicação acima seja considerada para esclarecer completamente como a presente invenção pode ser diretamente implementada pelos técnicos no assunto, ela deve ser considerada puramente exemplar.
[00212] Por exemplo, embora as formas de realização acima descrevam dois ou mais pares de eletrodos espaçados, é contemplado que o dispositivo de monitoramento de higiene compreende um número diferente de pares de eletrodos espaçados. Por exemplo, o dispositivo de monitoramento de higiene pode compreender apenas um único par de eletrodos espaçados.
[00213] Nas configurações em que o dispositivo de monitoramento de higiene compreende um único par de placas, as placas podem ser espaçadas ao longo da direção transversal (T) e/ou da direção longitudinal (L) do painel de PCB flexível.
[00214] Além disso, embora nas formas de realização acima as placas dos pares de eletrodos espaçados sejam as mesmas, é possível que as placas sejam diferentes. Por exemplo, a placa (14a) e a placa (14b) podem ter formas diferentes. Adicionalmente ou alternativamente, a placa (15a) e a placa (15b) podem ter formas diferentes. Por exemplo, as placas podem ser substancialmente lineares, podem ter uma forma em zigue-zague, uma forma sinusoidal ou uma forma irregular.
[00215] Além disso, embora na forma de realização acima, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) esteja configurado para medir individualmente a impedância entre cada uma e todas as combinações possíveis de duas placas, é contemplado que o dispositivo de monitoramento de higiene (10) está configurado para medir a impedância entre uma única das duas placas.
[00216] Além disso, embora na forma de realização acima, o dispositivo de monitoramento de higiene (10) compreenda um painel de PCB flexível alongado, é contemplado que outros painéis podem ser usados. Por exemplo, o dispositivo de monitoramento de higiene pode compreender um painel flexível alongado de qualquer tipo. Os outros componentes, em particular, as placas, pistas e contatos podem ser formados por qualquer meio conhecido na técnica.
[00217] Todos os itens acima estão totalmente no escopo da invenção e são considerados como a base para formas de realização alternativas nas quais uma ou mais combinações das características descritas acima são aplicadas, sem limitação às combinações específicas divulgadas acima.
[00218] À luz disso, haverá muitas alternativas que implementam o ensino da presente invenção. Espera-se que um técnico no assunto seja capaz de modificar e adaptar a invenção acima para se adequar às suas próprias circunstâncias dentro do escopo da presente invenção, enquanto retém alguns ou todos os efeitos técnicos da mesma, divulgados ou deriváveis do acima, à luz de seu conhecimento geral comum nesta arte. Todas essas modificações ou adaptações equivalentes estão dentro do escopo da presente invenção, conforme definidas pelas reivindicações anexas.

Claims (15)

1. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), caracterizado por compreender um painel de detecção (12), o painel de detecção (12) compreendendo: um painel flexível alongado definindo um eixo longitudinal (L), o painel flexível alongado compreendendo um primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) eletricamente condutoras espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal (L) e um segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b) eletricamente condutoras espaçadas umas das outras em uma direção que cruza o eixo longitudinal (L), o primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) e o segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b) sendo dispostos sobre um substrato flexível (13) do painel flexível alongado, em que cada placa do primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) e cada placa do segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b) é alongada ao longo do eixo longitudinal (L) do painel flexível alongado, em que o primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) é deslocado ao longo do eixo longitudinal (L) em relação ao segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b), e em que o dispositivo de monitoramento de higiene (10) é configurado para medir a impedância entre duas das placas.
2. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas placas estarem dispostas em um lado do substrato flexível (13) e em que o painel flexível alongado compreende ainda uma placa de aterramento (18) disposta no outro lado do substrato flexível (13).
3. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado por um eixo longitudinal (L) de cada uma das placas do primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) ser paralelo e/ou em que um eixo longitudinal (L) de cada uma das placas do segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b) é paralelo, e, opcionalmente, em que as placas do primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) são paralelas às placas do segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b).
4. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pela impedância entre as placas do primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) em um espaço livre ter um primeiro valor, em que a impedância entre as placas do segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b) em um espaço livre tem um segundo valor, e em que o primeiro valor e o segundo valor são diferentes.
5. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelas placas do primeiro par de placas (14a, 14b, 19a, 19b) estarem espaçadas a uma primeira distância, em que as placas do segundo par de placas (15a, 15b, 20a, 20b) estão espaçadas a uma segunda distância, e em que a primeira distância e a segunda distância são diferentes.
6. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por compreender uma unidade de monitoramento eletricamente conectada a cada uma das placas, em que a unidade de monitoramento é configurada para medir a impedância entre as duas placas.
7. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelas duas placas serem placas no mesmo par de placas.
8. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelas duas placas serem placas em pares de placas diferentes.
9. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelas duas placas serem placas no mesmo par de placas e em que o dispositivo de monitoramento de higiene (10) é ainda configurado para medir uma segunda impedância entre duas segundas placas, as duas segundas placas sendo placas em diferentes pares de placas e, opcionalmente, em que o dispositivo de monitoramento de higiene (10) é configurado para medir individualmente a impedância entre cada uma e todas as combinações possíveis de duas placas.
10. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo painel flexível alongado compreender ainda uma camada isolante que cobre inteiramente as placas.
11. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE HIGIENE (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo dispositivo de monitoramento de higiene (10) ser configurado para ser removivelmente fixável a um artigo de higiene absorvente vestível (100).
12. SISTEMA DE MONITORAMENTO DE HIGIENE, caracterizado por compreender: um artigo de higiene absorvente vestível (100) definindo uma região frontal de cintura (101), uma região traseira de cintura (103), uma região de virilha (102) e um eixo longitudinal (L), o artigo de higiene absorvente vestível (100) compreendendo: uma camada superior permeável a líquidos (106) adaptada para esta de frente para um usuário durante o uso; uma camada traseira (104) oposta à camada superior (106); e um núcleo absorvente (105) pelo menos na região de virilha (102) e localizado entre a camada superior (106) e a camada traseira (104); e o dispositivo de monitoramento de higiene (10), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
13. MÉTODO PARA MEDIR IMPEDÂNCIA, realizado pelo dispositivo de monitoramento de higiene (10), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, o método sendo caracterizado por compreender a medição da impedância entre as duas placas.
14. MÉTODO PARA MEDIR IMPEDÂNCIA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por compreender ainda medir uma segunda impedância entre as duas segundas placas.
15. MÉTODO PARA MEDIR IMPEDÂNCIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 14, caracterizado por compreender ainda detectar um evento higiênico por meio da análise da impedância medida entre as duas placas.
BR112021008140-2A 2018-12-20 Dispositivo de monitoramento de higiene, sistema de monitoramento de higiene e método para medir impedância BR112021008140B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2018/086218 WO2020126000A1 (en) 2018-12-20 2018-12-20 A hygiene monitoring device comprising a sensing panel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021008140A2 BR112021008140A2 (pt) 2021-08-03
BR112021008140B1 true BR112021008140B1 (pt) 2024-04-09

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2594875C2 (ru) Впитывающее изделие, содержащее датчик обнаружения жидких выделений
CA3008224C (en) Wearable absorbent article
AU2011347415B2 (en) Absorbent article comprising a liquid discharge sensor
AU2018454396B2 (en) A hygiene monitoring device comprising a sensing panel
AU2018454245B2 (en) A system comprising a wearable absorbent hygiene article and a hygiene monitoring device
BR112021008140B1 (pt) Dispositivo de monitoramento de higiene, sistema de monitoramento de higiene e método para medir impedância
BR112021011142B1 (pt) Sistema, kit, dispositivo de monitoramento de higiene e método