BR112021005016A2 - dispositivo de codificação de vídeo, método de codi-ficação de vídeo, programa de codificação de vídeo, dispositivo de decodificação de vídeo, método de decodificação de vídeo e programa de decodificação de vídeo - Google Patents
dispositivo de codificação de vídeo, método de codi-ficação de vídeo, programa de codificação de vídeo, dispositivo de decodificação de vídeo, método de decodificação de vídeo e programa de decodificação de vídeo Download PDFInfo
- Publication number
- BR112021005016A2 BR112021005016A2 BR112021005016-7A BR112021005016A BR112021005016A2 BR 112021005016 A2 BR112021005016 A2 BR 112021005016A2 BR 112021005016 A BR112021005016 A BR 112021005016A BR 112021005016 A2 BR112021005016 A2 BR 112021005016A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- individual
- image capture
- capture device
- image
- head
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B3/00—Apparatus for testing the eyes; Instruments for examining the eyes
- A61B3/10—Objective types, i.e. instruments for examining the eyes independent of the patients' perceptions or reactions
- A61B3/11—Objective types, i.e. instruments for examining the eyes independent of the patients' perceptions or reactions for measuring interpupillary distance or diameter of pupils
-
- G—PHYSICS
- G02—OPTICS
- G02C—SPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
- G02C13/00—Assembling; Repairing; Cleaning
- G02C13/003—Measuring during assembly or fitting of spectacles
- G02C13/005—Measuring geometric parameters required to locate ophtalmic lenses in spectacles frames
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61B—DIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
- A61B3/00—Apparatus for testing the eyes; Instruments for examining the eyes
- A61B3/10—Objective types, i.e. instruments for examining the eyes independent of the patients' perceptions or reactions
- A61B3/11—Objective types, i.e. instruments for examining the eyes independent of the patients' perceptions or reactions for measuring interpupillary distance or diameter of pupils
- A61B3/111—Objective types, i.e. instruments for examining the eyes independent of the patients' perceptions or reactions for measuring interpupillary distance or diameter of pupils for measuring interpupillary distance
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04N—PICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
- H04N23/00—Cameras or camera modules comprising electronic image sensors; Control thereof
- H04N23/60—Control of cameras or camera modules
- H04N23/61—Control of cameras or camera modules based on recognised objects
- H04N23/611—Control of cameras or camera modules based on recognised objects where the recognised objects include parts of the human body
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Ophthalmology & Optometry (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biophysics (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Surgery (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Medical Informatics (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Optics & Photonics (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Geometry (AREA)
- Multimedia (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Eye Examination Apparatus (AREA)
- Image Analysis (AREA)
- Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)
Abstract
MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE PELO MENOS UM PARÂMETRO GEOMÉTRICO/MORFOLÓGICO DE UM INDIVÍDUO EM UMA POSTURA NATURAL PARA DETERMINAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE CORREÇÃO DE VISÃO.
A presente invenção refere-se a tal método em que são efetuadas as seguintes etapas: a) o indivíduo é colocado em uma postura natural, na qual pelo menos uma das direções de olhar fixo(GDR, GDL) do indivíduo aponta para um alvo visual (20), b) um aparelho de captura de imagens (12) é colocado entre a cabeça (50) do indivíduo e o referido alvo visual, c) a postura relativa do aparelho de captura de imagens e da cabeça do indivíduo é ajustada de modo que a pupila (P) do aparelho de captura de imagens fique posicionada junto da direção de olhar fixo (GDR, GDL) de pelo menos um dos olhos (OR, OL) do indivíduo, d) é capturada uma imagem da cabeça do indivíduo, e) e pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico é deduzido desde essa imagem.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTO-
[0001] A invenção se relaciona com um método para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo em uma postura natural para determinação de um equipamento de correção de visão.
[0002] A fabricação de uma lente oftálmica adaptada a um indiví- duo e uma armação para fornecer ao indivíduo equipamento oftálmico apropriado requer a determinação de inúmeros dados de montagem para montar a lente na armação escolhida.
[0003] Para obter esses dados de montagem, é necessária a de- terminação de parâmetros geométricos/morfológicos do indivíduo.
[0004] Inúmeros documentos descrevem dispositivos e métodos para determinação desses parâmetros. Esses parâmetros são, por exemplo, a distância interpupilar do indivíduo ou a altura de monta- gem, definida como a distância vertical entre a pupila do olho do indi- víduo e a extremidade de baixo da armação ou lente usada pelo indi- víduo, em condições de uso.
[0005] Para ser exata, a medição dos parâmetros geométri- cos/morfológicos do indivíduo, tal como a altura de montagem, requer que o indivíduo se encontre em uma postura natural.
[0006] Todavia, é sempre difícil garantir que o indivíduo permane- ce na postura natural durante a captura de imagens que permitirá a determinação desses parâmetros.
[0007] Por consequência, a repetibilidade dos métodos conhecidos não é sempre satisfatória.
[0008] Além do mais, os métodos conhecidos muitas vezes reque- rem o uso de instrumentos específicos que nem sempre se encontram facilmente disponíveis para o público em geral.
[0009] Finalmente, os métodos conhecidos usualmente requerem a intervenção de um profissional de saúde ocular. Por exemplo, o pro- fissional de saúde ocular pode medir manualmente a altura de monta- gem com uma régua.
[0010] Por essas razões, os métodos conhecidos não permitem a determinação de forma precisa dos parâmetros geométricos/morfoló- gicos do indivíduo em uma postura natural.
[0011] Além do mais, não permitem a autodeterminação do parâ- metro pelo próprio indivíduo.
[0012] Por consequência, um objetivo da invenção é fornecer um simples método para determinação de pelo menos um parâmetro ge- ométrico/morfológico em uma postura natural confiável.
[0013] O objetivo acima é realizado de acordo com a invenção ao fornecer um método para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo em uma postura natural para determinação de um equipamento de correção de visão, em que são efetuadas as seguintes etapas: a) o indivíduo é colocado em uma postura natural, na qual pelo menos uma das direções de olhar fixo do indivíduo aponta para um alvo visual, b) um aparelho de captura de imagens é colocado entre a cabeça do indivíduo e o referido alvo visual, c) a postura relativa do aparelho de captura de imagens e da cabeça do indivíduo é ajustada de modo que a pupila do aparelho de captura de imagens fique posicionada junto da direção de olhar fixo de pelo menos um dos olhos do indivíduo, d) é capturada uma imagem da cabeça do indivíduo, e) o pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico é deduzido desde essa imagem.
[0014] Graças ao ajuste da posição da etapa c), os olhos do indi- víduo permanecem focados no alvo visual. Por consequência, os mesmos não se focam na pupila da câmera. É assim mais fácil para o indivíduo permanecer na postura correspondendo a uma visão a gran- de, intermédia ou pequena distância, com um olhar fixo do olho direci- onado diretamente em frente do indivíduo, em relação ao alvo visual. A postura adotada pelo indivíduo na etapa a) é portanto inalterada pela colocação do aparelho de captura de imagens em frente do indivíduo. O alvo visual pode corresponder a uma tarefa visual a grande distân- cia, distância intermédia ou pequena distância.
[0015] As instruções fornecidas ao indivíduo são simples e fáceis de seguir, originando uma melhor repetibilidade do método.
[0016] Um outro objetivo da invenção é fornecer um método que o indivíduo seja capaz de efetuar sozinho. O indivíduo é então capaz de efetuar o referido método sozinho, com um dispositivo eletrônico seu. Dessa forma, o indivíduo pode determinar sozinho o parâmetro geo- métrico/morfológico, em casa ou em qualquer outra localização longe do consultório do profissional de saúde ocular.
[0017] Em alternativa, o método de acordo com a invenção pode igualmente ser implementado com ferramentas dedicadas e ajuda op- cional do profissional de saúde ocular.
[0018] Particularidades vantajosas e não limitativas do método da invenção são: - nas etapas c) e d), a direção de olhar fixo de pelo menos um dos olhos do indivíduo aponta para o referido alvo visual; - na etapa c), a postura relativa do aparelho de captura de imagens e da cabeça do indivíduo é ajustada movendo o aparelho de captura de imagens sem mover a cabeça do indivíduo, na etapa d), a direção de olhar fixo de ambos os olhos do indivíduo aponta para a referida pupila do aparelho de captura de imagens e, na etapa e), a distância entre o aparelho de captura de imagens e os olhos do indiví- duo é levada em conta para determinação do referido parâmetro;
- na etapa b), o aparelho de captura de imagens pertence a um dispositivo portátil eletrônico pessoal do indivíduo;
- na etapa b), o indivíduo pressiona o aparelho de captura de imagens contra o vidro da janela e, na etapa c), o indivíduo move o aparelho de captura de imagens contra o vidro da janela;
- as etapas a) a c) são efetuadas pelo próprio indivíduo: na etapa a), o próprio indivíduo se coloca na postura natural e, nas etapas b) e c), o aparelho de captura de imagens é segurado e movido manu- almente pelo indivíduo;
- o aparelho de captura de imagens compreende uma uni- dade de movimento inercial adaptada para determinar a posição angu- lar no espaço do aparelho de captura de imagens e um dispositivo de comunicação adaptado para enviar informações sobre a posição angu- lar no espaço do aparelho ao indivíduo e, na etapa c), o aparelho de captura de imagens fornece informações ao indivíduo sobre a posição angular do aparelho em comparação com uma posição angular do al- vo;
- na etapa d), a captura de imagens é acionada pelo indiví- duo ou automaticamente acionada pelo aparelho de captura de ima- gens quando a cabeça do indivíduo é detectada pelo referido aparelho de captura de imagens;
- o aparelho de captura de imagens é preso em uma coluna e verticalmente móvel nessa coluna;
- na etapa e), é determinado pelo menos um dos seguintes parâmetros: distância interpupilar, meia distância interpupilar, alturas de montagem; - na etapa e) é igualmente determinado o olho dominante do indivíduo; - o aparelho de captura de imagens é posicionado de modo que o eixo óptico do aparelho de captura de imagens fique próximo ou paralelo à direção de olhar fixo do indivíduo durante a captura da refe- rida imagem da cabeça do indivíduo; - um elemento de referência para dimensionamento da imagem é colocado junto da cabeça do indivíduo e, na etapa d), é cap- turada uma imagem do elemento de referência com a imagem da ca- beça do indivíduo; e - na etapa d), o indivíduo não usa nenhuma armação real e é capturada uma imagem tridimensional da cabeça do indivíduo pelo referido aparelho de captura de imagens, na etapa e), uma armação virtual é virtualmente montada na imagem tridimensional da cabeça do indivíduo e é deduzida uma imagem bidimensional da cabeça do indi- víduo usando a referida armação virtual, e o parâmetro de altura de montagem é determinado com base nessa imagem bidimensional.
[0019] Preferencialmente, na etapa c), a inclinação do aparelho de captura de imagens é ajustada de modo que a cabeça do indivíduo fique no campo do aparelho de captura de imagens.
[0020] Em uma modalidade, na etapa d), o indivíduo usa a arma- ção escolhida.
[0021] Em outra modalidade, na etapa e), um erro de paralaxe é levado em conta para determinação do referido parâmetro.
[0022] Em uma modalidade, na etapa c), o aparelho de captura de imagens é movido pelo indivíduo ou por outra pessoa, direta ou indire- tamente.
[0023] A invenção se relaciona igualmente com um sistema para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo em uma postura natural para determinação de um equi- pamento de correção de visão, compreendendo: - um alvo visual adaptado para ser colocado em frente do indivíduo, de modo que o indivíduo fique colocado em uma postura natural quando pelo menos uma direção de olhar fixo do indivíduo aponta para o referido alvo visual, - um aparelho de captura de imagens adaptado para ser co- locado entre a cabeça do indivíduo e o referido alvo visual e para cap- turar uma imagem da cabeça do indivíduo, - meios de ajuste para ajustar a posição e/ou orientação do aparelho de captura de imagens de modo que a pupila do aparelho de captura de imagens fique posicionada junto da direção de olhar fixo de pelo menos um dos olhos do indivíduo, - meios de cálculo programados para deduzir o pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico desde a referida imagem da ca- beça do indivíduo capturada com o referido aparelho de captura de imagens.
[0024] A seguinte descrição, enriquecida com desenhos anexos que devem ser tomados como exemplos não limitativos, ajudará a en- tender a invenção e a descobrir como pode ser realizada.
[0025] Nos desenhos anexos: - a figura 1 é um diagrama de blocos das etapas de uma modalidade do método de acordo com a invenção, - a figura 2 é uma vista lateral esquemática de uma primeira posição relativa possível do indivíduo, dispositivo eletrônico e alvo du- rante a etapa d), - a figura 3 é uma vista lateral esquemática de uma segun- da posição relativa possível do indivíduo, dispositivo eletrônico e alvo durante a etapa d), - a figura 4 é uma vista esquemática de cima da primeira posição relativa possível do indivíduo, dispositivo eletrônico e alvo du- rante a etapa d).
[0026] Em seguida, a expressão "postura natural” é definida como uma postura na qual a posição da cabeça não é imposta por uma res- trição física, tal como aplicando uma parte da cabeça contra uma su- perfície.
[0027] De acordo com a invenção, o método para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo em uma postura natural para determinação de um equipamento de corre- ção de visão compreende as seguintes etapas: a) o indivíduo é colocado em uma postura natural, na qual pelo menos uma das direções de olhar fixo do indivíduo aponta para um alvo visual 20 (bloco 100 da figura 1), b) um aparelho de captura de imagens 10 é colocado em frente da cabeça 50 do indivíduo (bloco 200 da figura 1), c) a postura relativa do aparelho de captura de imagens 10 e da cabeça 50 do indivíduo é ajustada de modo que a pupila P do aparelho de captura de imagens 10 fique posicionada junto da direção de olhar fixo GDL, GDR de pelo menos um dos olhos OL, OR do indi- víduo (bloco 300 da figura 1), d) é capturada uma imagem da cabeça 50 do indivíduo (bloco 400 da figura 1), e) o pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico é deduzido desde essa imagem (bloco 500 da figura 1).
[0028] Em uma primeira modalidade do método de acordo com a invenção, o aparelho de captura de imagens 12 pertence a um disposi- tivo eletrônico portátil 10 que o indivíduo segura em suas próprias mãos.
[0029] O dispositivo eletrônico portátil 10 é, por exemplo, um smar- tohone ou um tablet digital. É, por exemplo, um dispositivo pessoal do indivíduo. O mesmo compreende um corpo 11 com uma tela e o apa- relho de captura de imagens 12.
[0030] Instruções para efetuar o método podem ser fornecidas ao indivíduo por via do dispositivo eletrônico portátil. Por exemplo, as ins- truções podem ser apresentadas em uma tela desse dispositivo quan- do o indivíduo roda um aplicativo dedicado à implementação do méto- do de acordo com a invenção.
[0031] Nesse caso, a câmera frontal do smartphone, colocada jun- to da tela é vantajosamente usada de modo que o indivíduo possa ler as instruções e capturar a imagem sem ter de virar o smartphone.
[0032] Em alternativa, pode ser um dispositivo eletrônico portátil equipado com um apoio permitindo que o mesmo seja colocado em frente da cabeça do indivíduo. O apoio é, por exemplo, uma estante adaptada para ser movida e com uma altura ajustável.
[0033] Em uma segunda modalidade (não mostrada nas figuras), o aparelho de captura de imagens é preso em uma coluna e vertical- mente móvel. É, por exemplo, uma câmera ou um smartphone.
[0034] Nesse caso, instruções para efetuar o método podem ser fornecidas ao indivíduo por via de uma tela colocada na coluna ou for- necidas oralmente por um operador ajudando o indivíduo a efetuar o método.
Etapa a)
[0035] Na etapa a), representada como bloco 100 na figura 1, o indivíduo é colocado em uma postura natural.
[0036] Preferencialmente, o próprio indivíduo se coloca na postura natural.
[0037] Para essa finalidade, são fornecidas instruções ao indivíduo para olhar fixamente para um alvo visual 20 colocado a uma distância
D1 especificada de seus olhos (figuras 2 a 4).
[0038] Pelo menos uma das direções de olhar fixo GDL, GDR do indivíduo aponta para o referido alvo visual 20. Preferencialmente, na etapa a), ambas as suas direções de olhar fixo GDR, GDL apontam para o alvo visual 20.
[0039] A direção de olhar fixo GDR, GDL de cada olho OR, OL do indivíduo é definida como a linha ligando a pupila do referido olho ao ponto no qual o olho está focado (figura 4). Essa direção de olhar fixo corresponde igualmente à linha passando pelo centro de rotação do olho e pelo centro da pupila.
[0040] Por exemplo, se o parâmetro geométrico/morfológico tiver de ser determinado em condições de visão de longe, é indicado ao in- divíduo que deve olhar fixamente para um alvo 20 colocado o mais longe possível de si. Esse alvo 20 pode ser, por exemplo, o horizonte ou um edifício colocado muito à frente ou qualquer alvo colocado a uma distância D1 de mais de cinco metros. Esse caso é mostrado nas figuras 2 a 4. As figuras são esquemáticas e não se encontram em ta- manho real.
[0041] Nesse caso, a postura natural assumida pelo indivíduo é preferencialmente a postura em que olha diretamente em frente para o horizonte sem qualquer restrição. Essa postura natural é igualmente denominada como postura ortostática e corresponde à posição na qual o indivíduo realiza esforços mínimos. As direções de olhar fixo corres- pondentes são as direções de olhar fixo primárias.
[0042] Nessa postura natural, o plano de Frankfurt da cabeça é horizontal. O plano de Frankfurt é definido como o plano passando pe- la margem inferior de uma órbita (por exemplo, o ponto denominado como a esquerda orbitária) e a margem superior de cada canal auditi- vo ou meato auditivo externo, um ponto denominado como o pório.
[0043] Em uma modalidade particularmente vantajosa, o próprio indivíduo pode se colocar em frente de uma janela 30 e olhar fixamen- te diretamente em frente para um alvo distante pela janela 30. A dire- ção de olhar fixo GDR, GDL do indivíduo é então a direção de olhar fixo primária e a postura do indivíduo é a postura ortostática.
[0044] Se o parâmetro geométrico/morfológico tiver de ser deter- minado em condições de visão intermédia, é indicado ao indivíduo que deve olhar fixamente para um alvo colocado a uma distância de cerca de um metro, por exemplo, compreendida entre 80 centímetros e 5 metros. Esse alvo pode ser, por exemplo, uma armação em uma pare- de ou uma tela de computador. Nesse caso, a situação é similar à si- tuação mostrada nas figuras 2 a 4.
[0045] Se o parâmetro geométrico/morfológico tiver de ser deter- minado em condições de visão de perto, é indicado ao indivíduo que deve olhar fixamente para um alvo colocado a uma distância de leitura de si, por exemplo, entre 25 e 50 centímetros. Esse alvo pode, por exemplo, compreender um texto ou um livro colocado em uma de suas mãos ou em um apoio, por exemplo, uma mesa. Nesse caso, o olhar fixo do indivíduo pode ser inclinado diante do alvo, com um ângulo sem ser de zero em relação à direção horizontal. Nesse caso, a postu- ra natural é preferencialmente a postura naturalmente assumida pelo indivíduo quando está lendo um texto (não representado nas figuras). Etapa b)
[0046] Na etapa b), o referido aparelho de captura de imagens 12 é colocado em frente da cabeça 50 do indivíduo.
[0047] Esse aparelho de captura de imagens 12 pode capturar imagens em duas ou três dimensões. Pode ser, por exemplo, a câme- ra frontal ou posterior de um smartphone ou tablet, ou meios para aquisição de dados tridimensionais, tais como imagens, usando câme- ra de infravermelhos e pontos infravermelhos projetados na cabeça do indivíduo usados para identificar a face do usuário do smartphone.
[0048] O aparelho de captura de imagens 12 é colocado entre a cabeça 50 do indivíduo e o referido alvo visual 20 como mostrado nas figuras 2 a 4. Isso é verificado para quaisquer distâncias entre a cabe- ça 50 e o alvo visual 20.
[0049] O aparelho de captura de imagens 20 pode ser colocado em frente da cabeça do indivíduo pelo indivíduo ou por outra pessoa.
[0050] Na primeira modalidade, o dispositivo eletrônico portátil compreendendo o aparelho de captura de imagens é preferencialmen- te colocado em frente do próprio indivíduo.
[0051] Na referida modalidade particularmente vantajosa, o indiví- duo pode colocar o dispositivo portátil eletrônico em frente de sua ca- beça 50, o colocando contra a referida janela 30. Ele pressiona o dis- positivo portátil eletrônico 10 com o aparelho de captura de imagens 12 contra o vidro da janela 30. Por exemplo, o indivíduo segura o apa- relho de captura de imagens no comprimento do braço.
[0052] Em seguida, é instruído para sobrepor visualmente a pupila P do aparelho de captura de imagens 12 com o alvo 20 na etapa c).
[0053] Na segunda modalidade, a coluna é colocada em frente do indivíduo quer pelo próprio, se colocando em frente da coluna, quer por outra pessoa, por exemplo, um operador o ajudando ao o conduzir até à coluna.
[0054] O indivíduo pode estar sentado ou de pé em frente do apa- relho de captura de imagens 12. Etapa c)
[0055] Na etapa c), a postura relativa do aparelho de captura de imagens 12 e da cabeça 50 do indivíduo é ajustada de modo que a pupila P do aparelho de captura de imagens 12 fique posicionada junto da direção de olhar fixo GDL, GDR de pelo menos um dos olhos OL, OR do indivíduo.
[0056] O aparelho de captura de imagens é posicionado junto da direção de olhar fixo de pelo menos um dos olhos do indivíduo. Prefe- rencialmente, a pupila P do aparelho de captura de imagens 12 é colo- cada na direção de olhar fixo GDR de um dos referidos olhos OL, OR (figuras 2, 4).
[0057] Caso contrário, é preferencialmente colocada em um ângu- lo sólido de cerca de 1 a 10 graus em torno da direção de olhar fixo do referido pelo menos um olho (figura 3).
[0058] A Figura 3 mostra um exemplo onde a pupila do aparelho de captura de imagens é deslocada em relação a ambas as direções de olhar fixo do indivíduo.
[0059] A mesma é, por exemplo, deslocada em direção ao chão.
[0060] Para efetuar esse ajuste, a cabeça 50 do indivíduo e/ou o aparelho de captura de imagens 12 podem ser movidos um em rela- ção ao outro.
[0061] O aparelho de captura de imagens pode ser movido pelo indivíduo ou por outra pessoa, direta ou indiretamente.
[0062] O próprio indivíduo pode mover sua cabeça e/ou o aparelho de captura de imagens 12.
[0063] Na primeira modalidade, o dispositivo eletrônico portátil 10 é preferencialmente movido diretamente pelo indivíduo que o segura em sua mão. A postura relativa do aparelho de captura de imagens 12 e da cabeça 50 do indivíduo é ajustada movendo o aparelho de captu- ra de imagens 12 sem mover a cabeça 50 do indivíduo.
[0064] Na modalidade particularmente vantajosa descrita anteri- ormente, o indivíduo move o dispositivo portátil eletrônico 10 com o aparelho de captura de imagens 12 contra o vidro da janela 30. Mais precisamente, ele move o dispositivo portátil eletrônico 10 o transla- dando contra a janela. Sua cabeça 50 permanece na mesma posição.
[0065] É pedido ao indivíduo, por exemplo, que mova o aparelho de captura de imagens, ou seja, nesse caso, o smartphone, até a pupi-
la P do aparelho de captura de imagens 12 ficar colocada mesmo em frente de um de seus olhos OL, OR. A pupila P do aparelho de captura de imagens 12 é depois visualmente sobreposta pelo alvo 20.
[0066] Vantajosamente, nessa situação, a cabeça do indivíduo usualmente ficará inteiramente no campo do aparelho de captura de imagens.
[0067] Na segunda modalidade, o indivíduo pode mover sua cabe- ça 50 em relação ao aparelho de captura de imagens que é preso na coluna. O aparelho de captura de imagens pode ser movido para cima e/ou para baixo na coluna, uma vez que é verticalmente móvel. O indi- víduo pode mover sozinho e pode ele próprio mover o aparelho de captura de imagens, direta ou indiretamente, por exemplo, manual- mente ou com um controle remoto ou dando instruções a outra pessoa para o mover. Em alternativa, os movimentos do indivíduo e/ou do aparelho de captura de imagens podem ser guiados por outra pessoa, tal como o profissional de saúde ocular.
[0068] Preferencialmente, na etapa c), a inclinação e/ou posição do aparelho de captura de imagens são ajustadas de modo que a ca- beça do indivíduo fique no campo do aparelho de captura de imagens.
[0069] Preferencialmente, o aparelho de captura de imagens é po- sicionado de modo que o eixo óptico do aparelho de captura de ima- gens fique próximo ou paralelo à direção de olhar fixo do indivíduo du- rante a captura da referida imagem da cabeça do indivíduo na etapa d).
[0070] No caso da primeira modalidade, isso pode ser realizado manualmente pelo indivíduo.
[0071] Preferencialmente, o aparelho de captura de imagens 12 é orientado de modo que seu eixo óptico fique paralelo ao eixo de olhar fixo GDL, GDR do indivíduo (figuras 2 e 3).
[0072] Quando o aparelho de captura de imagens 12 é parte de um smartphone ou tablet, o eixo óptico do aparelho de captura de imagens é usualmente perpendicular à tela do dispositivo. Essa tela é, por consequência, colocada na perpendicular ao eixo de olhar fixo do indivíduo. Essa situação é mostrada nas figuras 2 a 4.
[0073] Isso pode ser facilmente realizado na referida modalidade particularmente vantajosa, onde o dispositivo eletrônico portátil 10 com o aparelho de captura de imagens 12 é pressionado contra o vidro da janela 30. O corpo 11 do dispositivo eletrônico portátil 10 que suporta a tela é então aplicado contra o vidro da janela 30, significando que o eixo óptico OA do aparelho de captura de imagens 12 é sobretudo perpendicular ao vidro da janela 30.
[0074] O indivíduo pode portanto facilmente olhar diretamente pelo vidro da janela 30, tendo assim pelo menos uma de suas direções de olhar fixo GDR, GDL perpendicular ao vidro da janela 30 e paralela ao eixo óptico do aparelho de captura de imagens 12.
[0075] Na situação da figura 2, onde a pupila de entrada P do apa- relho de captura de imagens 12 é alinhada com a pupila PR de um dos olhos OR do indivíduo, por exemplo, o olho direito OR, e o alvo 20, o eixo óptico do aparelho de captura de imagens é sobreposto pela dire- ção de olhar fixo GDR desse olho OR do indivíduo.
[0076] Nesse caso, uma linha de observação OBLR1 ligando a pupila PR do olho direito OR do indivíduo e a pupila P do aparelho de captura de imagens 12 é sobreposta à direção de olhar fixo GDR des- se olho direito OR.
[0077] Na situação da figura 3, onde a pupila de entrada P do apa- relho de captura de imagens 12 é deslocada em relação à direção de olhar fixo GDR do indivíduo, o eixo óptico OA do aparelho de captura de imagens 12 é paralelo à direção de olhar fixo GDR do indivíduo.
[0078] Nesse caso, uma linha de observação OBLR?2 ligando a pupila PR do olho direito OR do indivíduo e a pupila P do aparelho de captura de imagens 12 forma um ângulo sem ser de zero com a dire- ção de olhar fixo GDR desse olho direito OR.
[0079] Em alternativa, especialmente no caso onde o indivíduo se- gura o aparelho de captura de imagens sem o aplicar contra uma jane- la, o eixo óptico do aparelho de captura de imagens 12 pode ser incli- nado em comparação com o eixo de olhar fixo GDR, GDL do indivíduo, desde que os olhos OL, OD do indivíduo apareçam nas imagens cap- turadas, ou seja, desde que os olhos OD, OL do indivíduo se encon- trem no campo do aparelho de captura de imagens 12.
[0080] Essa situação é representada com um dispositivo eletrônico portátil 10A em linhas tracejadas nas figuras 2 e 3.
[0081] Na segunda modalidade, pode ou pode não ser possível inclinar o aparelho de captura de imagens em relação à coluna. Se o mesmo puder ser inclinado, esse ajuste pode ser efetuado pelo indiví- duo ou pelo operador. Caso contrário, somente é realizado o ajuste da posição.
[0082] Em alternativa, a pupila do aparelho de captura de imagens pode igualmente ser colocada entre os olhos do indivíduo. A mesma permanece então junto de ambas as direções de olhar fixo do indiví- duo
[0083] Em uma modalidade, o aparelho de captura de imagens compreende uma unidade de movimento inercial adaptada para de- terminar a posição angular no espaço do dispositivo e um dispositivo de comunicação adaptado para enviar informações sobre a posição angular no espaço do dispositivo ao indivíduo e, na etapa c), o apare- lho de captura de imagens fornece informações ao indivíduo sobre a posição angular do dispositivo em comparação com uma posição an- gular do alvo.
[0084] Por exemplo, o aparelho de captura de imagens fornece informações ao indivíduo sobre a posição angular do eixo óptico do aparelho de captura de imagens em comparação com um plano ou eixo horizontal.
[0085] As informações podem ser apresentadas em uma tela do dispositivo portátil eletrônico ou da coluna. As mesmas podem, em al- ternativa, ser fornecidas por um sinal sonoro.
[0086] Esse é especialmente o caso quando o aparelho de captura de imagens pertence a um dispositivo eletrônico portátil, tal como um smartphone ou um tablet. O smartphone e o tablet podem ser equipa- dos com meios giroscópicos com capacidade para determinar sua ori- entação no espaço. Uma posição angular do alvo pode ser especifica- da, e meios de cálculo do dispositivo eletrônico portátil podem ser pro- gramados para realizar a referida comparação. A unidade de movi- mento inercial pode igualmente compreender um acelerômetro e/ou um magnetômetro.
[0087] Preferencialmente, na etapa c), a direção de olhar fixo GDL do outro olho OL do indivíduo permanece apontada para o referido al- vo visual 20, como mostrado na figura 4.
[0088] Isso significa que a pupila P do aparelho de captura de imagens 12 é colocada junto da, ou na, direção de olhar fixo GDR de um dos olhos OR do indivíduo, enquanto o outro olho OL permanece focado no alvo visual 20.
[0089] Para essa finalidade, o tamanho do dispositivo eletrônico portátil 10 é limitado de modo a não obstruir o campo de visão do outro olho OL, OR do indivíduo. O outro olho pode, por consequência, per- manecer focado no alvo 20 (figura 4).
[0090] Em alternativa, o aparelho de captura de imagens 12 pode ser deslocado para cima ou para baixo de modo a permitir ao indivíduo manter ambos os seus olhos OR, OL focados no alvo 20 (figura 3). Quando o aparelho de captura de imagens 12 é deslocado das dire- ções de olhar fixo GDR, GDL do indivíduo, tal como na situação mos-
trada na figura 3, o indivíduo pode manter ambos os seus olhos OL,OR focados no alvo visual 20 enquanto está capturando a imagem na etapa d).
[0091] Vantajosamente, a acomodação dos olhos do indivíduo no aparelho de captura de imagens é assim evitada.
[0092] Isso é particularmente vantajoso quando o parâmetro geo- métrico/morfológico está sendo determinado em condições de visão de longe.
[0093] Vantajosamente, no caso onde a pupila do aparelho de captura de imagens é colocada entre os olhos do indivíduo, o indivíduo usa um pequeno dispositivo eletrônico portátil que não obstrui a visão do indivíduo quando é colocado entre os olhos do indivíduo. Isso o permite manter ambos os seus olhos focados no alvo visual enquanto está capturando a imagem na etapa d). Esse pequeno dispositivo ele- trônico portátil é, por exemplo, um smartphone e apresenta uma largu- ra típica de cerca de 5 a 8 centímetros.
[0094] A pupila de entrada do aparelho de captura de imagens po- de então se encontrar ao mesmo nível que a pupila dos olhos.
[0095] Na etapa d), a imagem pode ser capturada na postura natu- ral, sem acomodação no aparelho de captura de imagens 12.
[0096] No caso das medições de visão intermédia e de perto, é esperada acomodação. Todavia, o uso do método permite manter a acomodação do olho em um alvo colocado a uma distância predeter- minada. A medição corresponde então precisamente às condições vi- suais definidas pelo alvo visual.
[0097] Em qualquer caso, o fato de um dos olhos permanecer fo- cado no alvo visual origina a captura de uma imagem dos olhos nas condições visuais definidas pelo alvo visual, com nenhuma perturba- ção devido à colocação do aparelho de captura de imagens entre os olhos e o alvo.
[0098] Em alternativa, a direção de olhar fixo de ambos os olhos do indivíduo pode apontar para a referida pupila de entrada do apare- lho de captura de imagens e os olhos podem ser focados nessa pupila de entrada durante a referida captura de imagens na etapa d). Isso é levado em conta na etapa e). Etapa d)
[0099] Na etapa d), uma imagem da cabeça do indivíduo é captu- rada pelo referido aparelho de captura de imagens colocado na postu- ra em relação à cabeça do indivíduo determinada na etapa c) do mé- todo de acordo com a invenção.
[0100] Essa imagem pode ser uma imagem bidimensional ou uma imagem tridimensional da cabeça do indivíduo.
[0101] Na etapa d), a captura de imagens é acionada pelo indiví- duo ou automaticamente acionada pelo aparelho de captura de ima- gens quando a cabeça do indivíduo é detectada pelo referido aparelho de captura de imagens.
[0102] Na primeira modalidade aqui descrita, o indivíduo segura o dispositivo eletrônico portátil 10 em suas mãos e pode diretamente acionar manualmente a captura da imagem quando o aparelho de cap- tura de imagens é posicionado em frente de seus olhos como instruí- do, ou seja, com a pupila P do aparelho de captura de imagens se en- contrando na direção de olhar fixo de um de seus olhos ou junto da direção de olhar fixo de pelo menos um de seus olhos.
[0103] Na segunda modalidade aqui descrita, o aparelho de captu- ra de imagens é colocado em uma coluna. Nesse caso, o indivíduo preferencialmente aciona a captura de uma imagem com um controle remoto. Em alternativa, outra pessoa pode acionar a captura da ima- gem, por exemplo, o profissional de saúde ocular.
[0104] Em todos os casos, o aparelho de captura de imagens pode ser programado para reconhecer a cabeça do indivíduo no campo do aparelho de captura de imagens e acionar automaticamente a captura da imagem quando a cabeça ou, mais precisamente, quando os olhos do indivíduo são detectados na referida imagem. A captura de ima- gens pode igualmente ser acionada quando é detectada uma ausência de movimento, significando que o aparelho de captura de imagens é corretamente posicionado.
[0105] Para essa finalidade, imagens são automaticamente captu- radas e tratadas com um software ou um aplicativo integrado no apa- relho de captura de imagens ou no dispositivo eletrônico portátil ou na coluna para reconhecimento da cabeça e/ou dos olhos do indivíduo. As imagens podem igualmente ser enviadas e tratadas em outro dis- positivo ou em um servidor distante compreendendo o referido softwa- re. Esse software é bem conhecido do perito na técnica.
[0106] Na etapa d), o indivíduo pode ou pode não usar a armação escolhida na qual a lente tem de ser montada.
[0107] Vantajosamente, um elemento de referência para dimensi- onamento da imagem pode ser colocado junto da cabeça do indivíduo e, na etapa d), uma imagem desse elemento de referência pode ser capturada com a imagem da cabeça do indivíduo.
[0108] Esse elemento de referência é preferencialmente um objeto com dimensões padrão internacionais específicas, tal como um cartão de crédito. Em alternativa, pode ser qualquer objeto com uma dimen- são conhecida.
[0109] O indivíduo pode depois determinar essa dimensão e intro- duzir essa dimensão no dispositivo eletrônico portátil ou na coluna.
[0110] Se a armação escolhida for usada pelo indivíduo, as di- mensões da armação, usualmente indicadas no interior das hastes da armação, podem ser usadas como um elemento de referência para dimensionamento da imagem.
[0111] Em alternativa, nenhum elemento de referência é usado e,
na etapa e), a imagem pode ser dimensionada usando dois pontos de referência da cabeça do indivíduo, como descrito posteriormente. Etapa e)
[0112] Na etapa e), o pelo menos um parâmetro geométri- co/morfológico é deduzido da imagem capturada na etapa d).
[0113] Mais precisamente, é determinado pelo menos um dos se- guintes parâmetros: distância interpupilar, meia distância interpupilar, alturas de montagem.
[0114] No caso onde, na etapa d), a direção de olhar de ambos os olhos do indivíduo aponta para a referida pupila do aparelho de captu- ra de imagens durante a captura da imagem dos olhos do indivíduo, a distância entre o aparelho de captura de imagens e os olhos do indiví- duo é levada em conta para determinação do referido parâmetro.
[0115] Na primeira modalidade do método, o dispositivo eletrônico portátil pode compreender meios GPS e/ou outros meios de posicio- namento permitindo a determinação da posição no espaço do disposi- tivo eletrônico portátil.
[0116] Diferentes meios de posicionamento podem ser considera- dos. Por exemplo, para um uso no consultório de um profissional de saúde ocular, uma câmera de tempo de voo ou um laser e um sensor de detecção podem ser adicionados ao dispositivo eletrônico portátil. Em casa, o indivíduo pode, por exemplo, usar um smartphone como o dispositivo eletrônico portátil e a unidade de medição inercial do smar- tphone pode ser usada como os meios de posicionamento.
[0117] Essa distância entre o aparelho de captura de imagens e os olhos do indivíduo é, por exemplo, determinada graças a uma etapa de calibração.
[0118] Nesse caso, na etapa de calibração, o indivíduo coloca o dispositivo eletrônico portátil contra sua cabeça, por exemplo, contra sua testa, e registra a posição de sua cabeça graças aos referidos meios GPS e/ou de posicionamento. Em seguida, segura o dispositivo na distância na qual a imagem é capturada e registra igualmente sua posição. A distância entre a cabeça do indivíduo e o aparelho de cap- tura de imagens pode então ser facilmente determinada. Em alternati- va, a distância entre a cabeça do indivíduo e o aparelho de captura de imagens pode ser determinada por outros meios, por exemplo, colo- cando no campo de visão do aparelho de captura de imagens um obje- to de referência com uma dimensão conhecida, tal como um cartão de crédito ou um alvo impresso para dimensionamento da imagem.
[0119] Nos casos onde a pupila P do aparelho de captura de ima- gens 12 não é colocada na direção de olhar fixo de um dos olhos do indivíduo, pode ser determinado um erro de paralaxe de modo a poder ser levado em conta para a determinação do referido parâmetro.
[0120] Por exemplo, quando a pupila P do aparelho de captura de imagens é colocada por baixo da direção de olhar fixo do indivíduo, pode ser determinado um erro de paralaxe de modo a determinar a altura de montagem do indivíduo.
[0121] Quando a pupila P do aparelho de captura de imagens é deslocada na lateral, ou seja, em um plano horizontal em relação à direção de olhar fixo do indivíduo, pode ser determinado um erro de paralaxe de modo a determinar a distância interpupilar ou meia distân- cia interpupilar.
[0122] A distância interpupilar é determinada medindo a distância entre os centros das imagens das pupilas da referida imagem captura- da. As distâncias pupilares esquerda e direita são determinadas me- dindo a distância entre os centros das imagens de cada uma das pupi- las e a imagem do meio da ponte da armação.
[0123] Em uma modalidade onde o indivíduo usa sua armação es- colhida real durante a etapa d) da captura de imagens, a altura de montagem pode ser determinada medindo a distância entre o centro da pupila da imagem do olho do indivíduo e a extremidade de baixo da imagem da lente na referida imagem capturada.
[0124] A mesma é deduzida dessa medição graças ao fator de es- cala da imagem determinada e, opcionalmente, após uma correção devido a um erro de paralaxe.
[0125] Por exemplo, para ângulo teta entre a direção de olhar fixo GDR do indivíduo e a linha de observação OBLR?2 ligando a pupila do olho OR do indivíduo e a pupila P do aparelho de captura de imagens 12, o valor corrigido da altura de montagem FHecorrigido Seria igual ao va- lor de altura de montagem FHmedido inicialmente determinado com base na imagem capturada menos o produto da distância DVO entre o olho e a lente oftálmica colocada na armação quando usada pelo indivíduo (não mostrado na figura 3) e a tangente do ângulo teta: FHcorrigido = FHmedido - DVO.tan(teta).
[0126] A distância entre o olho e a lente é determinada como a dis- tância entre o centro de rotação do olho e a superfície posterior da len- te. A mesma é estimada como sendo de cerca de 24 milímetros.
[0127] O ângulo teta é determinado, por exemplo, graças à unida- de de movimento inercial e/ou graças a um tratamento da imagem capturada. O mesmo pode igualmente ser estimado. Tipicamente, é compreendido entre 1 e 10 graus.
[0128] O ângulo teta pode ser definido no aplicativo dedicado à implementação do método de acordo com a invenção.
[0129] O indivíduo ou o profissional de saúde ocular ajusta a posi- ção do smartphone com ajuda de um indicador em um vídeo ao vivo (por exemplo, no caso do profissional de saúde ocular) ou com ajuda de um sinal de sonar para o indivíduo.
[0130] Se nenhuma imagem de um elemento de referência estiver presente na imagem capturada para dimensionar a imagem, a imagem pode ser dimensionada usando dois pontos de referência da cabeça do indivíduo. Por exemplo, é possível detectar o centro da imagem das pupilas do indivíduo na referida imagem capturada e medir a distância interpupilar do indivíduo por outro meio, por exemplo, com um pupilô- metro ou uma régua. A imagem pode depois ser dimensionada usando o valor da distância interpupilar assim determinado e o comparando com a distância entre as imagens do centro da imagem das pupilas. Outros pontos notáveis da cabeça podem ser usados.
[0131] Quando o indivíduo usa óculos, podem ser usadas as di- mensões dos óculos. É, por exemplo, possível usar a largura do círcu- lo direito ou esquerdo ou a largura da ponte, como notado no interior de uma das têmporas.
[0132] Em outra modalidade, na etapa d), o indivíduo não usa ne- nhuma armação real. Nesse caso, é captura uma imagem tridimensio- nal da cabeça do indivíduo pelo referido aparelho de captura de ima- gens na etapa d).
[0133] Uma representação virtual da armação escolhida pelo indi- víduo é determinada em uma etapa adicional (bloco 600 da figura 1). Essa determinação pode compreender a obtenção de um modelo da referida armação escolhida desde uma base de dados, escaneando a armação real com um escâner 3D de modo a determinar a referida re- presentação virtual da armação, ou medindo alguns dos elementos da armação real (tal como largura, comprimento das têmporas, largura da ponte, etc.).
[0134] Vantajosamente, ao usar o método de acordo com a inven- ção para encomendar óculos online, é selecionado um conjunto de armações tendo particularidades geométricas adaptadas à cabeça do indivíduo desde uma base de dados de armações como uma função da imagem tridimensional capturada da cabeça do indivíduo. Essa ba- se de dados compreende a representação virtual de diferentes arma- ções.
[0135] A representação virtual da armação escolhida é denomina- da em seguida como a armação virtual. A mesma compreende pelo menos uma lista de particularidades geométricas da armação escolhi- da, tal como comprimento da têmpora, largura da ponte, largura dos círculos, ângulo de envolvimento, largura total.
[0136] A etapa de seleção da armação apropriada pode ser feita montando virtualmente a armação virtual da imagem tridimensional da cabeça do indivíduo, como é conhecido, por exemplo, a partir do do- cumento WO2015101738.
[0137] Em uma outra etapa, as armações selecionadas são sub- metidas ao indivíduo e o indivíduo escolhe a armação que gostaria de adquirir entre essa seleção.
[0138] Na etapa e), a referida armação virtual é virtualmente mon- tada na imagem tridimensional da cabeça do indivíduo e é deduzida uma imagem bidimensional da cabeça do indivíduo usando a referida armação virtual.
[0139] Virtualmente montada significa que a armação virtual é ta- pada na imagem tridimensional da cabeça, de modo a ser colocada na cabeça como seria colocada quando usada pelo indivíduo. Para esse fim, são bem conhecidos métodos de montagem virtual onde partes notáveis da armação virtual são sobrepostas em zonas notáveis da imagem tridimensional da cabeça.
[0140] Após a armação virtual ser virtualmente montada na ima- gem tridimensional da cabeça do indivíduo, uma projeção da represen- tação tridimensional assim obtida é determinada em um plano frontal. O plano frontal é perpendicular ao plano sagital da cabeça do indivíduo e ao plano de Frankfurt da cabeça do indivíduo.
[0141] Essa projeção forma uma imagem bidimensional da cabeça equipada com a armação virtual.
[0142] A altura de montagem do indivíduo equipado com a arma-
ção escolhida é determinada com base na imagem bidimensional as- sim determinada, como descrito anteriormente. As distâncias pupilares direita e esquerda podem igualmente ser determinadas com base na imagem bidimensional como a distância entre o centro da pupila de cada olho e o meio da ponte da armação.
[0143] No caso onde o indivíduo é instruído para colocar a pupila do aparelho de captura de imagens na direção de olhar fixo de um de seus olhos, ou seja, para sobrepor a pupila do aparelho de captura de imagens com o alvo, sem especificar a direção de olhar fixo de qual olho onde deve ser colocada, o olho dominante do indivíduo pode igualmente ser determinado como o olho correspondendo à direção de olhar fixo na qual o indivíduo coloca a pupila do aparelho de captura de imagens. A imagem do olho dominante é, na verdade, posicionada no centro da imagem capturada.
Claims (15)
1. Método para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo em uma postura natural para determinação de um equipamento de correção de visão, caracterizado pelo fato de que são efetuadas as seguintes etapas: a) o indivíduo é colocado (100) em uma postura natural, na qual pelo menos uma das direções de olhar fixo (GDR, GDL) do indiví- duo aponta para um alvo visual (20), b) um aparelho de captura de imagens (12) é colocado (200) entre a cabeça (50) do indivíduo e o referido alvo visual (20), c) a postura relativa do aparelho de captura de imagens (12) e da cabeça (50) do indivíduo é ajustada (300) de modo que a pupila (P) do aparelho de captura de imagens (12) fique posicionada junto da direção de olhar fixo (GDR, GDL) de pelo menos um dos olhos (OR, OL) do indivíduo, d) é capturada (400) uma imagem da cabeça (50) do indiví- duo, e) o pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico é deduzido (500) dessa imagem.
2. Método para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo, de acordo com a reivindica- ção 1, caracterizado pelo fato de que, nas etapas c) e d), a direção de olhar fixo (GDR, GDL) de pelo menos um dos olhos (OR, OL) do indi- víduo aponta para o referido alvo visual (20).
3. Método para determinação de pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico de um indivíduo, de acordo com a reivindica- ção 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que: - na etapa c), a postura relativa do aparelho de captura de imagens (12) e da cabeça (50) do indivíduo é ajustada movendo o aparelho de captura de imagens (12) sem mover a cabeça (50) do in-
divíduo e, na etapa d), a direção de olhar fixo (GDR, GDL) de ambos os olhos (OR, OL) do indivíduo aponta para a referida pupila (P) do aparelho de captura de imagens (12), - na etapa e), a distância entre o aparelho de captura de imagens (12) e os olhos (OR, OL) do indivíduo é levada em conta para determinação do referido parâmetro.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que, na etapa b), o aparelho de captu- ra de imagens (12) pertence a um dispositivo portátil eletrônico pesso- al do indivíduo.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que, na etapa a), o indivíduo olha pa- ra longe por uma janela (30), na etapa b), o indivíduo pressiona o apa- relho de captura de imagens (12) contra o vidro da janela (30) e, na etapa c), o indivíduo move o aparelho de captura de imagens (12) con- tra o vidro da janela (30).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a5, caracterizado pelo fato de que as etapas a) a c) são efetuadas pelo próprio indivíduo: na etapa a), o próprio indivíduo se coloca na postura natural e, nas etapas b) e c), o aparelho de captura de ima- gens (12) é segurado e movido manualmente pelo indivíduo.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o aparelho de captura de ima- gens (12) compreende uma unidade de movimento inercial adaptada para determinar a posição angular no espaço do aparelho de captura de imagens (12) e um dispositivo de comunicação adaptado para en- viar informações sobre a posição angular no espaço do aparelho ao indivíduo e, na etapa c), o aparelho de captura de imagens (12) forne- ce informações ao indivíduo sobre a posição angular do aparelho em comparação com uma posição angular do alvo.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que, na etapa d), a captura de ima- gens é acionada pelo indivíduo ou automaticamente acionada pelo aparelho de captura de imagens (12) quando a cabeça (50) do indiví- duo é detectada pelo referido aparelho de captura de imagens (12).
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o aparelho de captura de ima- gens é preso em uma coluna e verticalmente móvel nessa coluna.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 9, caracterizado pelo fato de que, na etapa e), é determinado pelo menos um dos seguintes parâmetros: distância interpupilar, meia distância interpupilar, alturas de montagem.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 10, caracterizado pelo fato de que, na etapa e), o olho domi- nante do indivíduo é igualmente determinado.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o aparelho de captura de imagens (12) é posicionado de modo que o eixo óptico (OA) do apare- lho de captura de imagens (12) fique próximo ou paralelo à direção de olhar fixo (GDR, GDL) do indivíduo durante a captura da referida ima- gem da cabeça (50) do indivíduo.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 12, caracterizado pelo fato de que um elemento de referência para dimensionamento da imagem é colocado junto da cabeça (50) do indivíduo e, na etapa d), é capturada uma imagem do elemento de re- ferência com a imagem da cabeça (50) do indivíduo.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 13, caracterizado pelo fato de que: - na etapa d), o indivíduo não usa nenhuma armação real, e uma imagem tridimensional da cabeça (50) do indivíduo é capturada pelo referido aparelho de captura de imagens (12), - na etapa e), uma armação virtual é virtualmente montada na imagem tridimensional da cabeça (50) do indivíduo e é deduzida uma imagem bidimensional da cabeça (50) do indivíduo usando a refe- rida armação virtual, - o parâmetro de altura de montagem é determinado com base nessa imagem bidimensional.
15. Sistema para determinação de pelo menos um parâme- tro geométrico/morfológico de um indivíduo em uma postura natural para determinação de um equipamento de correção de visão, caracte- rizado pelo fato de que compreende: - um alvo visual (20) adaptado para ser colocado em frente do indivíduo, de modo que o indivíduo fique colocado em uma postura natural quando pelo menos uma direção de olhar fixo (GDL, GDR) do indivíduo aponta para o referido alvo visual (20), - um aparelho de captura de imagens (12) adaptado para ser colocado entre a cabeça (50) do indivíduo e o referido alvo visual (20) e para capturar uma imagem da cabeça (50) do indivíduo, - meios de ajuste para ajustar a posição e/ou orientação do aparelho de captura de imagens (12) de modo que a pupila (P) do apa- relho de captura de imagens (12) fique posicionada junto da direção de olhar fixo (GDR, GDL) de pelo menos um dos olhos (OR, OL) do indi- víduo, - meios de cálculo programados para deduzir o pelo menos um parâmetro geométrico/morfológico desde a referida imagem da ca- beça (50) do indivíduo capturada com o referido aparelho de captura de imagens (12).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP18306260 | 2018-09-26 | ||
EP18306260.3 | 2018-09-26 | ||
PCT/EP2019/075742 WO2020064755A1 (en) | 2018-09-26 | 2019-09-24 | Method for determining at least one geometrico-morphological parameters of a subject in a natural posture for determining a vision correction equipment |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112021005016A2 true BR112021005016A2 (pt) | 2021-06-08 |
Family
ID=63798912
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112021005016-7A BR112021005016A2 (pt) | 2018-09-26 | 2019-09-24 | dispositivo de codificação de vídeo, método de codi-ficação de vídeo, programa de codificação de vídeo, dispositivo de decodificação de vídeo, método de decodificação de vídeo e programa de decodificação de vídeo |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US11927831B2 (pt) |
EP (1) | EP3856009A1 (pt) |
CN (1) | CN112752537A (pt) |
BR (1) | BR112021005016A2 (pt) |
MX (1) | MX2021003564A (pt) |
WO (1) | WO2020064755A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US20240231127A1 (en) | 2021-05-28 | 2024-07-11 | Essilor International | A photography and thermography combining method of obtaining a fitting parameter to fit an ophthalmic lens into a spectacle frame |
Family Cites Families (16)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
PT1704437E (pt) * | 2004-01-16 | 2015-10-20 | Carl Zeiss Vision Gmbh | Dispositivo e processo para a determinação de dados de centragem para óculos |
WO2006030658A1 (ja) * | 2004-09-15 | 2006-03-23 | Matsushita Electric Works, Ltd. | 視野計 |
FR2914173B1 (fr) * | 2007-03-30 | 2010-02-26 | Essilor Int | Procede de mesure de la position suivant une direction horizontale du plan sagittal d'un point remarquable d'un oeil d'un sujet |
FR2952517B1 (fr) * | 2009-11-13 | 2012-07-20 | Essilor Int | Procede et dispositif de mesure automatique d'au moins une caracteristique de refraction des deux yeux d'un individu |
JP2011209530A (ja) * | 2010-03-30 | 2011-10-20 | Seiko Epson Corp | 眼鏡レンズの装用状態パラメーター測定装置および眼鏡レンズの装用状態パラメーター測定方法 |
FR2965364B1 (fr) | 2010-09-23 | 2013-07-05 | Acep France | Methode de selection de lentilles ophtalmiques progressives |
FR2992843B1 (fr) * | 2012-07-06 | 2016-05-06 | Essilor Int | Dispositif et procede de mesure de refraction oculaire objective et d'au moins un parametre geometrico-morphologique d'un individu |
FR2992844B1 (fr) * | 2012-07-06 | 2016-03-18 | Essilor Int | Dispositif et procede de mesure d'au moins une caracteristique de refraction oculaire objective d'un sujet pour une pluralite de distances de vision |
EP2696259B1 (en) * | 2012-08-09 | 2021-10-13 | Tobii AB | Fast wake-up in a gaze tracking system |
AU2014221656B2 (en) * | 2013-02-28 | 2016-12-08 | Hoya Corporation | Spectacle lens design system, supply system, design method, and production method |
FR3006776B1 (fr) * | 2013-06-07 | 2016-10-21 | Essilor Int | Procede de determination d'au moins une valeur d'un parametre de personnalisation d'un equipement de compensation visuelle |
FR3016050B1 (fr) | 2014-01-02 | 2017-12-08 | Essilor Int | Procede d’ajustage d’une monture de lunettes predeterminee pour son utilisation par un porteur donne |
FR3016052B1 (fr) * | 2014-01-02 | 2018-03-30 | Essilor International | Procede de determination d'une definition geometrique d'un equipement optique personnalise |
US9971172B2 (en) * | 2014-01-15 | 2018-05-15 | Carl Zeiss Vision International Gmbh | Method for determining the far visual point for a spectacle lens and system therefor |
EP3305176A1 (en) * | 2016-10-04 | 2018-04-11 | Essilor International | Method for determining a geometrical parameter of an eye of a subject |
EP3430973A1 (en) * | 2017-07-19 | 2019-01-23 | Sony Corporation | Mobile system and method |
-
2019
- 2019-09-24 MX MX2021003564A patent/MX2021003564A/es unknown
- 2019-09-24 US US17/279,973 patent/US11927831B2/en active Active
- 2019-09-24 BR BR112021005016-7A patent/BR112021005016A2/pt unknown
- 2019-09-24 EP EP19770134.5A patent/EP3856009A1/en active Pending
- 2019-09-24 WO PCT/EP2019/075742 patent/WO2020064755A1/en unknown
- 2019-09-24 CN CN201980062994.0A patent/CN112752537A/zh active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2020064755A1 (en) | 2020-04-02 |
CN112752537A (zh) | 2021-05-04 |
MX2021003564A (es) | 2021-05-27 |
US11927831B2 (en) | 2024-03-12 |
US20220035182A1 (en) | 2022-02-03 |
EP3856009A1 (en) | 2021-08-04 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
CN111031893B (zh) | 用于确定与眼科装置相关联的至少一个参数的方法 | |
US10201273B2 (en) | Method for determining ocular measurements using a consumer sensor | |
EP2761365B1 (en) | MEASUREMENT apparatus OF MORPHO-GEOMETERICAL PARAMETERS OF A PERSON WEARING EYEGLASSES | |
US9759934B2 (en) | Method for measuring morpho-geometric parameters of a spectacle wearing individual | |
US20110267578A1 (en) | Method and systems for measuring interpupillary distance | |
KR101964575B1 (ko) | 안경 렌즈를 위한 원거리 시각적 지점 결정 | |
ES2754310T3 (es) | Procedimiento de ayuda para la determinación de parámetros de visión de un sujeto | |
US10048516B2 (en) | Methods and systems for measuring human faces and eyeglass frames | |
US9110312B2 (en) | Measurement method and equipment for the customization and mounting of corrective ophthalmic lenses | |
US20140240470A1 (en) | Method, system and device for improving optical measurement of ophthalmic spectacles | |
KR102074310B1 (ko) | 사람 착용 안경의 기하학적 형태계측적 파라미터를 측정하는 방법 | |
BR112021005016A2 (pt) | dispositivo de codificação de vídeo, método de codi-ficação de vídeo, programa de codificação de vídeo, dispositivo de decodificação de vídeo, método de decodificação de vídeo e programa de decodificação de vídeo | |
EP2772795A1 (en) | Method, system and device for improving optical measurement of ophthalmic spectacles | |
US20220229312A1 (en) | Method for determining an oriented 3d representation of the head of a person in a natural visual posture | |
US20220031158A1 (en) | Method for determining at least one geometrico-morphological parameter of a subject | |
CN111183389B (zh) | 用于通过人工识别来确定光学设备的配适参数的方法和系统 | |
BR112020010174A2 (pt) | método e conjunto para verificação da montagem de uma lente oftálmica em uma armação | |
BR112020008533A2 (pt) | método e aparelho para determinação de uma postura de cabeça de referência de um sujeito | |
PT108300A (pt) | Sistema e método para medição da distância interpupilar usando um espelho e um dispositivo móvel equipado com uma câmara |