BR112021004706A2 - colheitadeira com acionadores integrados na estrutura - Google Patents
colheitadeira com acionadores integrados na estrutura Download PDFInfo
- Publication number
- BR112021004706A2 BR112021004706A2 BR112021004706-9A BR112021004706A BR112021004706A2 BR 112021004706 A2 BR112021004706 A2 BR 112021004706A2 BR 112021004706 A BR112021004706 A BR 112021004706A BR 112021004706 A2 BR112021004706 A2 BR 112021004706A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- chassis
- drive
- combine
- partially
- width
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01D—HARVESTING; MOWING
- A01D69/00—Driving mechanisms or parts thereof for harvesters or mowers
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01D—HARVESTING; MOWING
- A01D69/00—Driving mechanisms or parts thereof for harvesters or mowers
- A01D69/06—Gearings
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01D—HARVESTING; MOWING
- A01D41/00—Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
- A01D41/12—Details of combines
- A01D41/14—Mowing tables
- A01D41/142—Header drives
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01D—HARVESTING; MOWING
- A01D67/00—Undercarriages or frames specially adapted for harvesters or mowers; Mechanisms for adjusting the frame; Platforms
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01F—PROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
- A01F12/00—Parts or details of threshing apparatus
- A01F12/10—Feeders
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Harvester Elements (AREA)
Abstract
COLHEITADEIRA COM ACIONADORES INTEGRADOS NA ESTRUTURA. A presente invenção refere-se à colheitadeira (101, 201) que compreende: um par de rodas dianteiras (015L, 015R) possuindo superfícies internas (015Li, 015Ri); uma estrutura principal de chassi (110, 210), a dita estrutura principal de chassi compreendendo, geralmente, elementos longitudinais de chassi (110L, 110R, 110LF, 110RF, 210L, 210R, 210LF, 210RF) que são dispostos pelo menos parcialmente entre as rodas dianteiras; pelo menos uma linha de acionamento (124, 135, 224, 235), a dita linha de acionamento compreendendo pelo menos um elemento de acionamento (126, 132, 134, 226, 234a) também disposto pelo menos parcialmente entre as rodas dianteiras, na qual o elemento de acionamento é disposto pelo menos parcialmente em pelo menos um dentre os elementos de chassi.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COLHEITADEIRA COM ACIONADORES INTEGRADOS NA ESTRUTURA". Campo da Invenção
[0001] A presente invenção refere-se a disposição de linhas de acionamento em veículos. Em particular, a invenção refere-se à disposição de linhas de acionamento em veículos agrícolas, tal como, por exemplo, colheitadeiras. Fundamentos da Invenção
[0002] Colheitadeiras são máquinas complexas com vários sistemas que exigem que a potência de acionamento seja transferida de um mecanismo para os sistemas em vários pontos no veículo. O espaço para as linhas de acionamento para essa transferência de potência deve ser encontrado dentro de um envelope de largura total que é inicialmente definido, na maior parte dos casos, por regulações que limitam a largura máxima na estrada da máquina como um todo. As linhas de acionamento para os sistemas devem competir por essa largura com os sistemas propriamente ditos, além de outros componentes do veículo tal como, particularmente, rodas e pneumáticos que são necessários para que a máquina se mova. Uma área de dificuldade em particular pode, frequentemente, ser encontrada, portanto, entre as rodas dianteiras de uma colheitadeira, onde um batedor de alimentação está frequentemente localizado. Dentro do envelope de largura interna definido pelas paredes internas dos pneumáticos das rodas dianteiras da máquina, deve estar localizado não apenas o batedor propriamente dito, mas também uma linha de acionamento para acionar o batedor, que é frequentemente um sistema de acionamento de correia e roldana. Essa correia/linha de acionamento de roldana é normalmente localizada em um lado da máquina. Ainda, dentro desse envelope de largura interna, deve ser encontrado,
também, o espaço para a passagem de uma linha de acionamento de cabeçote, normalmente no outro lado da máquina, que fornece potência para o cabeçote na frente da máquina a partir de um ponto atrás das rodas dianteiras da máquina. Esse acionamento de cabeçote compreende, normalmente, um eixo de acionamento.
[0003] Ambas essas linhas de acionamento são, normalmente, localizadas nos lados externos de um chassi da máquina. Isso, então, restringe a largura do chassi da máquina, e, consequentemente, também restringe a largura dos sistemas e dos componentes do sistema dentro do chassi, tal como o batedor de alimentação, entre as rodas, mas também outros componentes, tal como o debulhador e a sapata de limpeza. Isso é ilustrado na Figura 1.
[0004] A Figura 1 ilustra uma vista plana esquemática de uma disposição típica da técnica anterior de alguns componentes de uma colheitadeira.
[0005] A Figura 1 ilustra uma colheitadeira 001 com um chassi 010 compreendendo dois elementos principais de chassi 010L e 010R. Em uso, a colheitadeira moverá, normalmente, para frente na direção da seta F, e referências aqui a para frente, para trás, frente e trás, e outras referências direcionais, estão relacionadas geralmente a isso. Os elementos principais de chassi 010L e 010R são construídos de modo a encaixar entre as montagens de roda e pneumático 015L e 015R, e os elementos possuem, cada um, uma seção de elemento dianteiro 010LF e 010RF, respectivamente. Entre as seções do elemento dianteiro 010RF e 010LF são dispostos um alojamento de alimentador 020 e um batedor de alimentação 030, que também encaixam entre as rodas 015L e 015R.
[0006] No lado esquerdo do cabeçote 020 encontra-se uma caixa de engrenagem de acionamento de cabeçote 022 que fornece o acionamento de um cabeçote que pode ser encaixado no alojamento do alimentador 020 quando a colheitadeira está em uso. O acionamento é suprido à caixa de engrenagem do acionamento do cabeçote 022 por meio de uma montagem de eixo de acionamento 024, 025, 026 que é encaixado no exterior do elemento de chassi 010L/010LF por um número de suportes em braçadeiras de suporte (não ilustradas), e que, por sua vez, são acionados pela caixa de engrenagem traseira 028 que recebe o acionamento de um mecanismo da combinação (não ilustrado, mas conhecidos dos versados na técnica). As braçadeiras de suporte não são integrais ao chassi e não suportam qualquer uma das cargas primárias de chassi, estando apenas nesse local para suportar a carga secundária dos suportes, que suportam a montagem do eixo de acionamento. Como é aparente, não existe um espaço significativo G1 entre o exterior do elemento de chassi 010L, 010LF e a face interna 015Li da montagem de roda/pneumático 015L, que é necessário para se permitir o espaço para a montagem de eixo de acionamento 024, 025, 026, compreendendo o eixo 024, a junta universal 025 e o eixo 026, para transmitir o acionamento da caixa de engrenagem traseira 028 para a caixa de engrenagem de acionamento do cabeçote 022.
[0007] No lado direito da colheitadeira encontra-se uma roldana de acionamento 032 e a correia 034 que aciona o batedor de alimentação
030. A correia 034 é acionada por uma roldana adicional localizada mais para trás na máquina (não ilustrada) e, por fim, pelo motor da máquina (não ilustrado) de uma forma conhecida pelos versados na técnica. Quanto ao lado esquerdo da máquina, nesse lado direito da máquina encontra-se um espaço G2 entre o lado de fora do elemento de chassi 010R/010RF e a face interna 015Ri da montagem de roda/pneumático 015R. O espaço G2 é necessário para permitir o espaço para a roldana e a correia 032/034, para transmissão do acionamento para o batedor de alimentação.
[0008] Entre as faces internas 015Li e 015Ri das montagens de roda/pneumático encontra-se o espaço G0, dentro do qual o chassi 010 da máquina 001 deve encaixar, além da montagem de roldana e correia 032 e 034 e da montagem do eixo de acionamento 024, 025, 026. Isso resulta em uma largura de chassi G3, e também em uma largura de espaço de chassi interno G4. Na largura do chassi interno G4, outros sistemas da máquina 001 podem precisar ser encaixados, tal como um dispositivo de debulha e uma sapata de limpeza. É aparente que a presença da correia/roldana 034/032 e a montagem do eixo de acionamento 024/025/026 possui um efeito direto sobre a largura em potencial do projeto desses outros sistemas. Por fim, isso pode ter um efeito direto no rendimento, em potencial, do processamento realizado por toda a máquina, representando uma restrição significativa de projeto. Será notado que a largura do chassi, mais qualquer linha de acionamento montada externamente, pode ser maior se as montagens de roda/pneumático mais estreitas forem encaixadas na máquina 001; no entanto, isso é desvantajoso, visto que rodas maiores são preferíveis com o objetivo de se minimizar a compactação do solo da máquina à medida que atravessa os campos, e, dessa forma, não é normalmente uma opção preferida. Seria preferível se manter os pneumáticos largos, e ainda poder se substituir os mesmos por outros ainda mais largos.
[0009] Seria, dessa forma, vantajoso se minimizar a quantidade do envelope de largura como um todo da máquina, que é ocupado pelas linhas de acionamento. Sumário da Invenção
[0010] De acordo, é fornecido um aspecto de uma colheitadeira, compreendendo: um par de rodas dianteiras possuindo superfícies internas; uma estrutura principal de chassi, a dita estrutura principal de chassi compreendendo, geralmente, os elementos longitudinais de chassi que são dispostos, pelo menos parcialmente, entre as rodas dianteiras; pelo menos uma linha de acionamento, a dita linha de acionamento compreendendo pelo menos um elemento de acionamento também disposto pelo menos parcialmente entre as rodas dianteiras; em que o dito elemento de acionamento é disposto pelo menos parcialmente dentro de pelo menos um dos elementos de chassi.
[0011] A vantagem dessa disposição é que os elementos da linha de acionamento não estão preenchendo tanto o espaço entre o chassi e o interior das rodas, permitindo, assim, um chassi mais largo, rodas mais largas (as montagens de roda/pneumático), ou, potencialmente, ambos. Se um chassi mais largo for permitido, isso apresenta a vantagem de fornecer um espaço maior dentro de uma colheitadeira para outros sistemas (tal como debulhador, sapata, etc.), o que poderia permitir, potencialmente, um maior rendimento. Ainda, um chassi maior tem mais chances de ser mais forte com uma estabilidade de torção maior, fornecendo uma base melhor para todos os sistemas presentes em uma colheitadeira típica.
[0012] O elemento de acionamento pode ser um eixo de acionamento ou junta universal, ou até mesmo uma caixa de engrenagem, em um sistema de linha de acionamento de eixo de acionamento. O elemento de acionamento pode ser uma correia ou uma roldana de um sistema de linha de acionamento de correia e roldana.
[0013] O elemento de chassi pode ser um elemento oco de duplo revestimento. Essa não é uma disposição atípica. Onde é um elemento oco de revestimento duplo, o elemento de acionamento pode ser disposto totalmente dentro do elemento de chassi por pelo menos uma parte de seu comprimento. Em outras palavras, o elemento de acionamento (tal como um eixo de acionamento ou uma correia) é encerrado dentro da estrutura do elemento de chassi – pelo menos por parte de seu comprimento, e pelo menos para o comprimento do chassi necessário para se garantir que o elemento de linha de acionamento esteja dentro da estrutura do chassi onde se encontra ao longo do interior da montagem de roda/pneumático.
[0014] Alternativamente, o elemento de linha de acionamento pode ser disposto apenas parcialmente dentro do elemento de chassi. Isso facilita o aceso enquanto ainda ocupa menos largura dentro da pegada da máquina.
[0015] Um dos revestimentos de um elemento oco de revestimento duplo pode ser construído a fim de fornecer um recesso formatado no qual todo ou uma parte de um elemento de linha de acionamento pode ser disposto. O recesso pode assumir a forma de uma parte da seção transversal de um cilindro oco, dentro do qual (por exemplo), um eixo de acionamento pode ser disposto parcial ou completamente. Outros formatos recuados podem ser utilizados, por exemplo, uma seção quadrada ou seção hexagonal, e se o elemento de linha de acionamento for diferente de um eixo de acionamento (tais eixos sendo normalmente cilíndricos), tal como uma correia de um acionador de correia, o formato do recesso pode ser escolhido de acordo. Um recesso adequado para um elemento de correia de um acionador de correia pode ter uma seção transversal retangular, por exemplo. O recesso pode ser, e será preferivelmente por motivos de eficiência, um elemento de suporte de carga em seu próprio direito.
[0016] Pode haver uma cobertura fornecida para "vedar" efetivamente o recesso de modo a cobrir, com segurança, o elemento de linha de acionamento – essa cobertura também pode fornecer resistência adicional ao elemento de chassi e também permitir acesso (para fins de manutenção, etc.) ao elemento de linha de acionamento (eixo, correia e outros).
Descrição Específica
[0017] A invenção será descrita agora em maiores detalhes com referência às Figuras 2 a 4 em anexo.
[0018] A Figura 2 ilustra uma vista plana esquemática de uma disposição dos componentes de uma colheitadeira 101 que é amplamente equivalente e apresenta sistemas muito similares à colheitadeira 001 da Figura 1, mas disposta de acordo com aspectos e modalidades da invenção. A Figura 2 ilustra uma colheitadeira 101 com um chassi 110 compreendendo dois elementos principais de chassi 110L e 110R. De acordo com os elementos 010L e 010R na Figura 1, os elementos de chassi 110L e 110R são construídos para encaixar dentro das montagens de roda dianteira e pneumático 015L e 015R, e os elementos 110L, 110R apresentam seções de elemento dianteiro 110LF e 110RF, respectivamente. Entre as seções de elemento de avanço 110LF e 110RF são dispostos o alojamento de alimentador 020 o batedor de alimentação 030, que também devem encaixar entre as montagens de roda/pneumático 015L e 015R.
[0019] No lado esquerdo do cabeçote 020 encontra-se uma caixa de engrenagem de acionamento de cabeçote 122 que fornece o acionamento de um cabeçote que pode estar encaixado no alojamento de alimentador 020 quando a colheitadeira está em uso. O acionamento é suprido para a caixa de engrenagem de acionamento de cabeçote 122 por uma montagem de eixo de acionamento 124, compreendendo o eixo 123, a junta universal 125b, o eixo 126, a junta universal 125a, e o eixo 127, que, por sua vez, é acionado pela caixa de engrenagem traseira 128 que recebe o acionamento de um motor da colheitadeira (não ilustrado). Nessa modalidade, o elemento principal do chassi 110L e a seção de elemento dianteiro 110LF do mesmo são, ambos, significativamente mais largos do que os componentes equivalentes na Figura 1, e como aparente, partes da montagem de eixo de acionamento
124 e da caixa de engrenagem 128 são, de fato, encerradas nessas seções de elemento de chassi mais largas. Especificamente, o eixo 127, a junta universal 125a e parte do eixo 126 são todos encerrados pelas seções de elemento de chassi 110L e/ou 110LF. Como resultado disso, enquanto a largura interna do chassi G4 permanece inalterada através da mesma largura G4 da máquina da Figura 1, a largura total do chassi G103 da máquina 101 é maior do que a largura de chassi G3 da colheitadeira da Figura 1, e o espaço G101 é menor do que o espaço G1 da Figura 1. No entanto, no momento não existem quaisquer mecanismos entrando nesse espaço G101, e, logo, a totalidade do espaço G101 está disponível, de modo a permitir que o chassi 110 seja projetado para ter uma largura geral maior G103 (e, dessa forma, uma largura interna maior G4, de forma que a capacidade de processamento da máquina seja aperfeiçoada), ou para permitir que as montagens de roda/pneumático 015L/015L sejam mais largas enquanto não excedem a largura total da máquina 001 da Figura 1. A Figura 4b ilustra uma vista esquemática transversal parcial do lado esquerdo da colheitadeira 101, na direção das setas bb da Figura 2. O elemento de chassi dianteiro 110LF é observado com o revestimento interno 110LFin e o revestimento externo 110LFout. Os mesmos são equivalentes aos itens 010LF, 010LFin e 010LFout observados na Figura 4a, que é uma vista esquemática transversal parcial do lado esquerdo da modalidade da técnica anterior 001 da Figura 1 (na direção das setas aa). No entanto, pode ser observado que o eixo 126 da colheitadeira 101, nessa modalidade, está encerrado entre esses revestimentos do elemento de chassi, ao passo que o eixo 024 da colheitadeira 001 da Figura 1 se encontra fora do elemento de chassi e é suportado (como observado na Figura 4a) pelo suporte 029. Será reconhecido prontamente pelos versados na técnica que uma braçadeira interna pode ser fornecida dentro do elemento de chassi 110LF se for necessário se suportar o eixo
126.
[0020] No lado direito da colheitadeira, a montagem de acionamento de correia 135, compreendendo a roldana de acionamento 132 e a correia 134, o batedor de alimentação de acionamento 030, onde a correia 134 é acionada por uma roldana adicional localizada na parte de trás na máquina (não ilustrada) e, por fim, pelo motor da máquina (não ilustrado). De forma similar à montagem de eixo de acionamento 124 no lado esquerdo da máquina, a montagem de acionamento de correia 135 é agora encerrada dentro das seções de elemento de chassi 110R e 110RF, que são mais largas do que suas equivalências 010R e 010RF na colheitadeira da Figura 1. Dessa forma, apesar de a largura total do chassi G103 ser superior à largura do chassi G3 da Figura 1, e o espaço G102 ser inferior ao espaço G2 da Figura 1, esse espaço G102 está livre de qualquer obstrução ou mecanismo de intervenção, significando que esse espaço está disponível para criar aperfeiçoamentos de projeto em outro local – tal pelo aumento da largura total G103 do chassi (permitindo, assim, mais espaço na largura G4 para outros mecanismos de processamento), ou permitindo uma montagem de roda/pneumático maior 015R.
[0021] Uma consequência adicional das disposições das linhas de acionamento 124 e 135, dentro dos elementos de chassi 110L/110LF e 110R/110RF, respectivamente, da máquina é que, como notado, os elementos de chassi têm a necessidade de se tornarem mais largos. Isso fornece uma maior resistência à máquina e, potencialmente, uma rigidez à torção significativamente melhor – não devido apenas à maior largura dos elementos de chassi propriamente ditos, mas também devido à maior largura total G103 (em comparação com G3 da Figura 1) do chassi 110, como será prontamente compreendido pelos versados na técnica. Essa maior rigidez à torção é vantajosa visto que a máquina é, então, uma plataforma mais estável para todos os sistemas que são instalados sobre ou dentro da mesma.
[0022] Uma vantagem adicional da disposição ilustrada na Figura 2 é que à medida que as linhas de acionamento 124, 135 são ocultadas dentro dos elementos de chassi, as mesmas são automaticamente ocultadas do usuário e, dessa forma, não exigem a instalação de proteções de segurança – diferentemente da disposição da Figura 1, na qual o espaço e os encaixes também eram necessários a fim de se fornecer proteções de segurança adicionais para proteger os usuários contra as linhas de acionamento. Qualquer penalidade de peso adicional que possa ser incorrida pelos elementos de chassi mais largos/mais fortes é, dessa forma, desviada pela eliminação da exigência de tal proteção.
[0023] A Figura 3 ilustra também uma vista plana esquemática de uma disposição de componentes de uma colheitadeira adicional 201 que é muito equivalente e apresenta sistemas muito similares à colheitadeira 001 da Figura 1, mas dispostos de acordo com aspectos e modalidades adicionais da invenção.
[0024] A Figura 3 ilustra uma colheitadeira 201 com um chassi 210 compreendendo dois elementos de chassi principais 210L e 210R que encaixam entre as montagens de roda dianteira e pneumático 015L e 015R. Os elementos de chassi 210L e 210R possuem seções de elemento dianteiro 210LF e 210FR/210RFF, respectivamente. Entre as seções de elemento dianteiro 210LF e 210RFR/210RFF encontra-se um alojamento de alimentador 020 e um batedor de alimentação 030, todos os quais também encaixam entre as montagens de roda dianteira/pneumático 015L e 015R.
[0025] No lado esquerdo do cabeçote 020 encontra-se uma caixa de engrenagem de acionamento de cabeçote 222 que fornece acionamento para um cabeçote que pode ser encaixado no alojamento do alimentador quando a colheitadeira está em uso. O acionamento é suprido para a caixa de engrenagem de acionamento do cabeçote 222 por uma montagem de eixo de acionamento 224, compreendendo o eixo 223, a junta universal 225b, o eixo 226, a junta universal 225a e o eixo 227, que, por sua vez, é acionado pela caixa de engrenagem traseira 228 que recebe o acionamento de um motor da colheitadeira (não ilustrado). Nessa modalidade, o elemento principal de chassi 210L é mais largo do que o elemento equivalente 010L na Figura 1, e o eixo 227, a junta universal 225a e parte do eixo 226 são encerrados dentro desse elemento de chassi mais largo.
No entanto, a seção dianteira do elemento de chassi 210LF não é mais larga do que o elemento equivalente 010LF da Figura 1; em vez disso, a seção de elemento dianteira 210LF cerca apenas parcialmente parte do eixo de acionamento 226, uma seção semicilíndrica compreendendo, agora, parte da parede externa da seção de elemento 210LF para acomodar o eixo 226. Isso também pode ser observado na Figura 4c, que é uma vista esquemática transversal parcial do lado esquerdo da modalidade da Figura 3, na direção das setas cc da Figura 3. A Figura 4 ilustra a seção de elemento dianteiro de revestimento duplo 210LF, com um revestimento interno 210LFin e um revestimento externo 210LFout.
Os mesmos são equivalentes aos itens 010LF, 010LFin e 010LFout observados na Figura 4a, que é uma vista esquemática transversal parcial do lado esquerdo da modalidade da técnica anterior da Figura 1. Como pode ser observado, enquanto o revestimento externo 010LFout do elemento 010LF da Figura 1/4a é um revestimento plano, o revestimento externo 210LFout do elemento 210LFout é plano, mas com a adição de um componente semicilíndrico 226S que acomoda parte do eixo 226 (em seção transversal, como observado na Figura 4c), e por parte de seu comprimento (como observado na vista plana da Figura 3). Dessa forma, existe uma descontinuidade no revestimento externo 210LFout do elemento 210LF, mas existe pouca ou nenhuma degradação na resistência do componente.
Em uso, uma cobertura, na forma do componente 226C, como observado na Figura 4c1, pode ser adicionada, servindo para fornecer uma cobertura de segurança para a parte descoberta do eixo 226, além de fornecer resistência adicional à parede externa 210LFout na região do eixo. Será prontamente percebido pelos versados na técnica que a cobertura 226C pode ser enroscada, aparafusada, rebitada, colada ou soldada na posição, entre outras disposições.
[0026] Será aparente que essa disposição da montagem de eixo de acionamento 224 com os componentes do chassi 210L e 210LF resulta em um maior espaço entre a superfície interna 015Li da montagem de roda/pneumático 015L e do eixo de acionamento 224 (particularmente o eixo 226) do que o espaço existente entre a montagem de roda/pneumático 015L e os componentes de linha de acionamento 024, 025 e 026 da Figura 1. Além disso, apesar de o espaço G201 (entre a roda/pneumático 015Li e o elemento de chassi 210L da Figura 3) ser menor do que o espaço G1 (entre a roda/pneumático 015Li e o elemento de chassi 010L da Figura 1), visto que o elemento de chassi 210L é mais largo do que o elemento de chassi 010L, o espaço G201 está livre de mecanismos e é, portanto, o espaço que pode (no projeto) ser preenchido pelo alargamento do chassi como um todo 210, de modo que a largura G203 seja maior (e, consequentemente, a largura interna G4 se torna maior, permitindo componentes internos maiores e, potencialmente, maior rendimento), ou permitindo uma montagem de roda/pneumático mais larga 015L na colheitadeira 201 enquanto permanece dentro da pegada de largura total do veículo equivalente
001.
[0027] No lado direito da colheitadeira 201, o sistema de acionamento de correia 032/034 da colheitadeira 001 da Figura 1 foi substituído pelo sistema de acionamento 235, que compreende o eixo 234, a junta universal 234uj e o eixo 234a que acionam a caixa de engrenagem do batedor de alimentação 232, e que, por sua vez, são acionados por um motor da colheitadeira (não ilustrado). O que é aparente é que o elemento principal de chassi 210R é mais largo do que o componente equivalente 010R da Figura 1 e encerra o eixo de acionamento 234, a junta universal 234uj e parte do eixo 234a, enquanto um elemento de chassi dianteiro 210RF tem aproximadamente a mesma largura em uma parte traseira 210RFR para acomodar parte do eixo 234a e também a caixa de engrenagem 235. A parte dianteira 210RFF da seção de elemento de chassi dianteiro 210RF permanece inalterada e é similar em espessura à seção de elemento de chassi dianteira 010RF da colheitadeira 001 da Figura 1. O espaço G202 entre a face interna 015Ri da montagem de roda/pneumático e a face externa do elemento de chassi 210R é menor do que o espaço equivalente G2 da Figura 1, mas o espaço está livre de obstruções mecânicas e, dessa forma, o projetista está livre de reduzir ou preencher esse espaço, com um chassi de colheitadeira mais largo G203 (e, consequentemente, maior largura interna G4 para sistemas maiores, permitindo um maior rendimento), ou montagem de roda/pneumático mais larga 015R enquanto permanece dentro de uma pegada de largura de veículo total de acordo com a colheitadeira 001.
[0028] Enquanto na Figura 3, um sistema de correia/roldana, tal como o das Figuras 1 (032/034) e 2 (135), já foi substituído por uma montagem de eixo de acionamento/caixa de engrenagem 235, e isso foi observado como sendo uma opção ligeiramente mais cara, uma montagem de eixo/caixa de engrenagem tem maiores chances de poder fornecer mais potência para o batedor de alimentação 030 (sem deslizamento, etc.) e de ser mais simples, mais elegante e mais robusta. É, portanto, uma vantagem substituir a correia/roldana por tal disposição de eixo de acionamento/caixa de engrenagem.
[0029] Quanto à modalidade 101 da Figura 2, a modalidade de colheitadeira 201 da Figura 3 possui um chassi de rigidez e rigidez à torção superiores às da colheitadeira 001 da Figura 1, devido a elementos de chassi mais largos 210L/210R e à consequente largura de chassi maior G203 do chassi propriamente dito – com liberdade de projeto em potencial para aumentar ainda mais a largura do chassi para dentro dos espaços G202 e G201 e, logo, fornecer uma rigidez à torção ainda maior, o que é vantajoso quando da construção de uma colheitadeira na qual vários componentes mecânicos móveis são instalados e que está sujeita a um grande número de cargas altas, tanto estática quando dinâmica.
[0030] Claramente, os versados na técnica reconhecerão que vários aspectos, modalidades e elementos do presente pedido, incluindo o ilustrado nas Figuras ou descrito nas cláusulas acima, podem ser dispostos em combinações diferentes, toda e qualquer uma das quais podem ser consideradas incluídas no âmbito do conceito inventivo. A invenção será definida pelas reivindicações a seguir.
Claims (10)
1. Colheitadeira que compreende: um par de rodas dianteiras possuindo superfícies internas; uma estrutura principal de chassi, a dita estrutura principal de chassi compreendendo, geralmente, elementos longitudinais de chassi que são dispostos pelo menos parcialmente entre as rodas dianteiras; pelo menos uma linha de acionamento, a dita linha de acionamento compreendendo pelo menos um elemento de acionamento também disposto pelo menos parcialmente entre as rodas dianteiras; caracterizada pelo fato de o dito elemento de acionamento ser disposto pelo menos parcialmente em de pelo menos um dentre os elementos de chassi.
2. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o elemento de acionamento ser um ou mais dentre um eixo de acionamento, uma junta universal ou uma caixa de engrenagem.
3. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o elemento de acionamento ser um ou mais dentre uma correia ou uma roldana.
4. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o pelo menos um elemento de chassi ser um elemento oco de revestimento duplo.
5. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de o elemento de acionamento ser disposto totalmente dentro de pelo menos um elemento de chassi por pelo menos uma parte de seu comprimento.
6. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de o elemento de acionamento ser disposto parcialmente dentro de pelo menos um elemento de chassi por pelo menos uma parte de seu comprimento.
7. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de um revestimento do elemento de chassi oco ser um elemento de suporte de carga e compreender uma seção transversal parcial de um cilindro oco, em cuja dita seção transversal parcial do cilindro oco a pelo menos parte parcial do elemento de acionamento é disposta por pelo menos uma parte de seu comprimento.
8. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de o elemento de acionamento ser um eixo de acionamento cilíndrico e o eixo de acionamento ser encerrado parcialmente ao longo de uma parte de seu comprimento na seção transversal parcial do cilindro oco.
9. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de ser ainda fornecida uma cobertura que compreende uma seção transversal parcial complementar do cilindro oco, de modo a encerrar completamente o eixo de acionamento ao longo de pelo menos uma parte de seu comprimento.
10. Colheitadeira, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de pelo menos um revestimento do elemento de chassi oco ser um elemento de suporte de carga e compreender um recesso, em cujo dito recesso a pelo menos parte parcial do elemento de acionamento é disposta por pelo menos uma parte de seu comprimento.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US201862781655P | 2018-12-19 | 2018-12-19 | |
US62/781,655 | 2018-12-19 | ||
PCT/IB2019/059256 WO2020128660A1 (en) | 2018-12-19 | 2019-10-29 | Combine with drives integrated in the frame |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112021004706A2 true BR112021004706A2 (pt) | 2021-07-13 |
Family
ID=68470576
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112021004706-9A BR112021004706A2 (pt) | 2018-12-19 | 2019-10-29 | colheitadeira com acionadores integrados na estrutura |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20220078974A1 (pt) |
EP (1) | EP3897095B1 (pt) |
BR (1) | BR112021004706A2 (pt) |
WO (1) | WO2020128660A1 (pt) |
Family Cites Families (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2888088A (en) * | 1955-11-11 | 1959-05-26 | Claas August | Carrier for agricultural machinery |
CS157360B1 (pt) * | 1972-06-21 | 1974-09-16 | ||
US4009556A (en) * | 1975-05-08 | 1977-03-01 | International Harvester Company | Crop harvester drive and control system |
-
2019
- 2019-10-29 EP EP19798733.2A patent/EP3897095B1/en active Active
- 2019-10-29 US US17/416,653 patent/US20220078974A1/en not_active Abandoned
- 2019-10-29 BR BR112021004706-9A patent/BR112021004706A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2019-10-29 WO PCT/IB2019/059256 patent/WO2020128660A1/en unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20220078974A1 (en) | 2022-03-17 |
EP3897095B1 (en) | 2023-08-23 |
EP3897095A1 (en) | 2021-10-27 |
WO2020128660A1 (en) | 2020-06-25 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US12319134B2 (en) | Electric tractor | |
JP5932582B2 (ja) | インホイールモータ駆動装置のサスペンション構造 | |
US8727062B2 (en) | Work vehicle comprising vehicle frames | |
BRPI0715127A2 (pt) | estrutura de corpo inferior de veÍculo | |
US7300100B2 (en) | Windrower cab mounting and suspension system | |
BR112021004706A2 (pt) | colheitadeira com acionadores integrados na estrutura | |
BR102018017099A2 (pt) | conjunto de eixo com um conjunto de pinhão de acionamento | |
JP7594617B2 (ja) | 作業車 | |
US7284633B2 (en) | Tractor suspension with tensioned drive shaft | |
US20170036704A1 (en) | Vehicle body structure | |
BR112020000389A2 (pt) | dispositivo monobloco de suporte de um grupo motopropulsor de um veículo automotivo, e, veículo automotivo equipado com um grupo motopropulsor | |
US7204340B2 (en) | Tractor rear suspension | |
US11008055B2 (en) | Track management system for use with a work machine and track assembly | |
EP1623853A1 (en) | A device for steerable suspension of a vehicle wheel | |
US12286173B2 (en) | Track system for a vehicle | |
KR102435094B1 (ko) | 롤링 가능한 농업용 작업기 | |
BR102022017084A2 (pt) | Sistema de acionamento interno para moinho de sementes de ervas daninhas de colheitadeira | |
KR20150062287A (ko) | 트레일링암의 마운팅브라켓 | |
BR102020022993A2 (pt) | Transporte de plataforma de suspensão | |
BR112020025393A2 (pt) | Dispositivo para montagem de motor para um veículo motorizado e veículo motorizado | |
US3325170A (en) | Manure spreader construction | |
JP4694722B2 (ja) | 作業車の操作室装置 | |
KR101892701B1 (ko) | 편심 조향 구조를 갖는 작기형 로터리를 구비한 승용 농업 작업기 | |
ITTO20080806A1 (it) | Sospensione posteriore indipendente per veicolo agricolo | |
US1315818A (en) | Calvin r |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06W | Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette] | ||
B11B | Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements |