BR112020026821A2 - Método e sistema para aquecimento elétrico direto de um tubo de parede dupla para o transporte de fluidos - Google Patents

Método e sistema para aquecimento elétrico direto de um tubo de parede dupla para o transporte de fluidos Download PDF

Info

Publication number
BR112020026821A2
BR112020026821A2 BR112020026821-6A BR112020026821A BR112020026821A2 BR 112020026821 A2 BR112020026821 A2 BR 112020026821A2 BR 112020026821 A BR112020026821 A BR 112020026821A BR 112020026821 A2 BR112020026821 A2 BR 112020026821A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
duct
inner layer
conductive
outer layer
Prior art date
Application number
BR112020026821-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020026821B1 (pt
Inventor
Raymond Hallot
Original Assignee
Saipem S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saipem S.A. filed Critical Saipem S.A.
Publication of BR112020026821A2 publication Critical patent/BR112020026821A2/pt
Publication of BR112020026821B1 publication Critical patent/BR112020026821B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L53/00Heating of pipes or pipe systems; Cooling of pipes or pipe systems
    • F16L53/30Heating of pipes or pipe systems
    • F16L53/35Ohmic-resistance heating
    • F16L53/37Ohmic-resistance heating the heating current flowing directly through the pipe to be heated
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L59/00Thermal insulation in general
    • F16L59/14Arrangements for the insulation of pipes or pipe systems
    • F16L59/143Pre-insulated pipes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rigid Pipes And Flexible Pipes (AREA)
  • General Induction Heating (AREA)
  • Pipe Accessories (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)

Abstract

método e sistema para aquecimento elétrico direto de um tubo de parede dupla para o transporte de fluidos. a presente invenção refere-se a um método e sistema para aquecimento elétrico direto de uma conduta (tubo) de camada (parede) dupla ("pipe-in pipe") para o transporte de fluidos, o método compreendendo ligar mecanicamente a camada interna de aço (2) à camada externa de aço (6) em diferentes intervalos da conduta, estabelecer um isolamento elétrico e térmico entre a camada interna e a camada externa, aplicando uma corrente elétrica alternada entre uma superfície externa da camada interna e uma superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta, de modo a aquecer a camada interna da conduta por efeito joule, e colocando na superfície externa da camada interna pelo menos uma camada feita de material resistivo e ferromagnético (18) de modo a aumentar a razão de energia elétrica transmitida à camada interna.

Description

"MÉTODO E SISTEMA PARA AQUECIMENTO ELÉTRICO
DIRETO DE UM TUBO DE PAREDE DUPLA PARA O TRANSPORTE DE FLUIDOS". Antecedentes da invenção
[001] A presente invenção refere-se ao campo geral de aquecimento elétrico de condutas (tubos) metálicas para o transporte de fluidos, e particularmente condutas (pipelines) submarinas situadas no fundo do mar garantindo uma ligação entre poços para a produção de hidrocarbonetos submarinos, em particular petróleo e gás, e uma instalação de superfície, por exemplo uma unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga.
[002] Refere-se mais especificamente ao aquecimento elétrico das condutas submarinas de camada (parede) dupla do tipo "Pipe-In-Pipe" ou PIP, em que uma camada interna transporta os fluidos e uma camada externa coaxial com a camada interna está em contato com o ambiente circundante ambiente, ou seja, com a água do mar.
[003] No mesmo campo de produção de hidrocarbonetos offshore, é comum explorar vários poços que podem estar separados uns dos outros por vários quilómetros ou mesmo dezenas de quilómetros. Os fluidos provenientes destes diferentes poços devem ser recolhidos por condutas submarinas metálicas (tipicamente de aço) colocadas no fundo do mar e transferidos por condutas de ligação fundo/superfície a uma instalação de superfície, por exemplo, uma plataforma, um navio ou um ponto de recolha terrestre, que os recolherá para os armazenar (e possivelmente os tratará).
[004] Os fluidos provenientes dos poços de produção tendem a arrefecer muito rapidamente à medida que percorrem os muitos quilómetros de condutas submarinas. No entanto, se nenhuma medida for tomada para manter um limiar mínimo de temperatura dentro dessas condutas, há um risco significativo de que as moléculas de gás, em particular o metano, contidas nos fluidos transportados se combinem com as moléculas de água para formar, a baixa temperatura, cristais de hidrato. Estes podem aderir às paredes, aglomerar-se com as mesmas e originar a formação de tampões capazes de bloquear o fluxo de fluidos no interior das condutas. Da mesma forma, a solubilidade em óleo dos compostos de alto peso molecular, como parafinas ou asfaltenos, diminui quando a temperatura cai, o que dá origem a depósitos sólidos, por sua vez, capazes de bloquear o fluxo.
[005] É conhecido o recurso a soluções passivas para tentar contornar este problema. Estas soluções passivas consistem essencialmente em posicionar um material isolante no espaço anular delimitado entre a camada interna e a camada externa da conduta, podendo este isolante ser um material seco ou húmido ou mesmo a vácuo.
[006] Também é conhecido o recurso a soluções ativas para tentar contornar este problema. Uma dessas soluções consiste em aquecer a camada interna da conduta com cabos elétricos redondos ou planos, que são dispostos ao redor da camada interna em toda sua extensão para aquecê-la por efeito Joule. A energia elétrica fornecida aos cabos elétricos vem de um gerador elétrico externo ligado aos cabos por um umbilical. Esta solução de aquecimento elétrico, que é chamada de "deteção térmica", permite manter os fluidos transportados nos condutas a uma temperatura acima de um limite crítico ao longo de seu percurso desde o poço de produção até a instalação na superfície.
[007] Outra solução ativa conhecida na qual a invenção está mais particularmente interessada consiste em aquecer a conduta submarina através da aplicação de uma corrente elétrica alternada diretamente à camada interna de aço da conduta, sendo a camada externa que é feita de aço, usada como um condutor para o percurso de retorno da corrente elétrica. A corrente elétrica alternada que viaja através da camada interna permite, assim, o aquecimento desta por efeito Joule. Mais especificamente, o aquecimento da camada interna é produzido pelo efeito Joule pela corrente que o atravessa; muito do calor produzido é transmitido para os fluidos na camada interna, as perdas térmicas através do isolador sendo relativamente reduzidas. Esta solução de aquecimento elétrico, que é chamada de "aquecimento elétrico direto" (ou DEH), tem a vantagem de ser relativamente simples na sua configuração, em particular, em comparação com a solução de detecção térmica.
[008] Por outro lado, a principal desvantagem da solução de aquecimento elétrico direto reside no seu baixo desempenho, normalmente na ordem de cerca de 50% a 60%. Na verdade, o calor dissipado pelo efeito Joule pela corrente que viaja através da camada externa é amplamente perdido no ambiente, uma vez que a camada externa está em contato direto com a água do mar. Tais soluções de aquecimento elétrico direto são conhecidas dos documentos GB 2 084 284, WO 2015/148162, US 6,264,401 e US 6,371,693. Objeto e sumário da invenção
[009] O principal objetivo da presente invenção é, portanto, superar tais desvantagens, propondo um método e sistema de aquecimento elétrico direto que tem um desempenho muito superior.
[0010] Este objetivo é alcançado graças a um método para aquecimento elétrico direto de um conduta Pipe-In-Pipe para o transporte de fluidos, compreendendo a conduta uma camada interna de aço destinada ao transporte de fluidos e uma camada externa de aço posicionada em torno da camada interna, sendo coaxial com ela a fim de delimitar um espaço anular com o mesmo, o método compreendendo ligar mecanicamente a camada interna à camada externa em diferentes intervalos da conduta, estabelecendo um isolamento elétrico e térmico entre a camada interna e a camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta, e aplicar uma corrente elétrica alternada entre uma superfície externa do camada interno e uma superfície interna do camada externo ao longo de todo o comprimento da conduta de modo a aquecer a camada interna da conduta por efeito Joule, o método ainda compreende, de acordo com a invenção, colocação na superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta uma cobertura feita de material condutor e material não magnético e / ou colocação na superfície externa da camada interna ao longo de todo o comprimento da conduta pelo menos uma camada feita de material resistivo e ferromagnético de modo a aumentar a razão de energia elétrica transmitida à camada interna.
[0011] Os inventores observaram que a aplicação na superfície interna da camada externa de uma cobertura feita de um material condutor e não magnético permite melhorar significativamente a proporção de energia elétrica transmitida para a camada interna e, assim, obter um desempenho de pelo menos 90 % e até 95% dependendo das características eletromagnéticas dos materiais presentes. Da mesma forma, a aplicação na superfície externa da camada interna de uma camada feita de material resistivo e ferromagnético tem o efeito de aumentar substancialmente a razão de energia elétrica transmitida à camada interna a fim de obter um desempenho de pelo menos 85% e superior a 90% dependendo das características eletromagnéticas dos materiais presentes. Finalmente, ao aplicar tanto a cobertura de material condutor e não magnético e a camada de material resistivo e ferromagnético, é possível obter desempenho de até 98%.
[0012] A corrente elétrica alternada que flui na superfície externa da camada interna por efeito de pele e na superfície interna da camada externa por efeito de proximidade ao longo de todo o comprimento da conduta pode ter uma frequência de 50 Hz ou 60 Hz.
[0013] A corrente elétrica alternada pode ser aplicada num único ponto da conduta. Alternativamente, a corrente elétrica alternada pode ser aplicada em vários pontos da conduta, cada um correspondendo a pelo menos uma seção de conduta, cada seção de conduta compreendendo uma seção de camada interna e uma seção de camada externa.
[0014] Colocar a cobertura feita de material condutor e não magnético pode compreender inserir um tubo feito de material condutor e não magnético dentro da camada externa e, em seguida, expandir sob pressão o tubo contra a superfície interna da camada externa.
[0015] Correspondentemente, a invenção também se refere a um sistema de aquecimento elétrico direto de uma conduta Pipe-In-Pipe para o transporte de fluidos, a conduta compreendendo uma camada interna de aço destinada a transportar fluidos e uma camada externa de aço posicionada em torno da camada interna sendo coaxial com esta para delimitar um espaço anular com o mesmo, o sistema compreendendo uma pluralidade de ligações mecânicas entre a camada interna e o camada externa que estão posicionadas em diferentes intervalos da conduta, um isolamento elétrico e térmico entre a camada interna e a camada externa que está posicionado sobre o comprimento total da conduta, e um gerador de corrente elétrica alternada aplicado entre uma superfície externa da camada interna e uma superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta, de modo a aquecer a camada interna da conduta por efeito Joule, e compreendendo ainda, de acordo com a invenção, uma cobertura feita de material condutor e não magnético posicionado no superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta e / ou pelo menos uma camada feita de material resistivo e ferromagnético posicionada na superfície externa da camada interna ao longo de todo o comprimento da conduta, de modo a aumentar a razão de energia elétrica transmitida para a camada interna.
[0016] A cobertura de material condutor e não magnético é vantajosamente feita de alumínio, cobre, bronze, latão ou zinco. De preferência, tem uma espessura compreendida entre 1 e 6 mm.
[0017] Quanto à camada de material resistivo e ferromagnético, é vantajosamente feita de aço elétrico ou metal amorfo. De preferência, tem uma espessura compreendida entre 1 e 3 mm.
[0018] As ligações mecânicas entre a camada interna e a camada externa da conduta podem ser saliências anulares uniformemente espaçadas ao longo de todo o comprimento da conduta.
[0019] A camada interna e a camada externa da conduta podem compreender, cada uma, uma pluralidade de seções de camada ligadas de ponta a ponta entre si por cordões de solda, a cobertura feita de material condutor e não magnético e a camada feita de material resistivo e ferromagnético tendo descontinuidades nos cordões de solda.
[0020] Neste caso, a continuidade elétrica da cobertura feita de material condutor e não magnético e da camada de material resistivo e ferromagnético pode ser alcançada, seja diretamente através das camadas interna e externa, ou indiretamente através de um anel anular condutor ou uma manga condutora que é posicionada nos cordões de solda. Breve descrição dos desenhos
[0021] Outras características e vantagens da presente invenção emergirão da descrição dada abaixo, com referência aos desenhos anexos que ilustram formas de realização exemplares da mesma sem qualquer limitação. Nas figuras:
[0022] - A Figura 1 é uma vista esquemática de uma conduta submarina Pipe-In-Pipe para o transporte de hidrocarbonetos fornecida com um sistema de aquecimento elétrico direto de acordo com uma forma de realização da invenção;
[0023] - A Figura 2 é uma ampliação da Figura 1;
[0024] - As Figuras 3 e 4 mostram formas de realização alternativas da continuidade elétrica da cobertura de material condutor e não magnético e da camada de material resistivo e ferromagnético nos cordões de solda; e
[0025] - A Figura 5 é uma vista esquemática de uma conduta submarina Pipe-In-Pipe para o transporte de hidrocarbonetos fornecido com um sistema de aquecimento elétrico direto de acordo com outra forma de realização da invenção. Descrição detalhada da invenção
[0026] A invenção refere-se ao aquecimento elétrico direto de qualquer conduta de metal terrestre ou submarino para o transporte de fluidos e, em particular, o aquecimento elétrico direto dos condutas submarinos de aço Pipe-In-Pipe situados no fundo do mar e garantindo um transporte entre poços para a produção de hidrocarbonetos submarinos, em particular petróleo e gás, e uma instalação de superfície.
[0027] Um conduta submarino do tipo "Pipe-In-Pipe" (PIP) conforme representado nas Figuras 1 e 2 é uma conduta 2 que compreende uma camada interna 4 centrada num eixo longitudinal XX e destinada a transportar hidrocarbonetos provenientes de poços de produção, e uma camada externa 6 disposta em torno da camada interna enquanto é coaxial com a mesma e destinada a estar em contato direto com a água do mar circundante.
[0028] As camadas internas 4 e externas 6 da conduta submarina são normalmente feitas de aço de carbono. Obviamente, outros materiais eletricamente condutores podem ser usados para esses camadas, em particular liga de aço (tipo de aço inoxidável), alumínio, cobre, carbono, etc.
[0029] Este tipo de conduta submarino é normalmente usado na produção offshore de hidrocarbonetos em grandes profundidades. Dentro da estrutura de tais instalações, os condutas Pipe-In-Pipe podem ser montados em terra em várias seções de conduta 2a, cada seção de conduta compreendendo uma seção de camada interna 4a e uma seção de camada externa 6a.
[0030] Conforme representado na Figura 2, as seções de camada interna 4a são ligadas ponta a ponta entre si por cordões de solda 8 para formar a camada interna da conduta. Da mesma forma, as seções de camada externa 6a são ligadas de ponta a ponta entre si por cordões de solda 10 para formar a camada externa da conduta.
[0031] Além disso, as seções de revestimento interno 4a e as seções de revestimento externo 6a delimitam entre os espaços anulares 12 que compreendem meios de isolamento elétrico e térmico (não representados nas figuras). Normalmente, estes meios de isolamento podem ser na forma de vácuo ou preenchidos com um material isolante térmico.
[0032] Em cada extremidade das camadas interna e externa da conduta, os espaços anulares 12 são fechados de forma vedada por anteparas de metal 13. Essas anteparas garantem uma conexão mecânica e elétrica entre a camada interna e a externa.
[0033] Além disso, em intervalos diferentes ao longo de todo o comprimento da conduta, a camada interna e a camada externa são conectadas uma ao outra por elos intermediários 15, comumente chamados de "anteparas intermediárias", que permitem manter juntos as camadas na posição coaxial. Estas ligações intermediárias 15 são eletricamente isoladas (nenhuma corrente elétrica passa através delas). Por exemplo, é possível usar anéis feitos de elastômero ou de polímero.
[0034] Além disso, como indicado acima, as seções de camada que formam a camada interna e a camada externa da conduta são ligadas umas às outras por cordões de solda 8, 10.
[0035] De acordo com a invenção, é fornecido para colocar uma cobertura feita de material condutor e não magnético 16 na superfície interna da camada externa 6 ao longo de todo o comprimento da conduta e / ou uma camada feita de material resistivo e ferromagnético 18 sobre a superfície externa da camada interna 4 ao longo de todo o comprimento da conduta a ser aquecida.
[0036] Como será discutido abaixo, a presença de tal cobertura feita de material condutor e não magnético 16 e / ou de tal camada feita de material resistivo e ferromagnético 18 permite aumentar a razão de energia elétrica transmitida a camada interna durante a aplicação de uma corrente elétrica para aquecer a conduta submarina.
[0037] Ainda de acordo com a invenção, uma corrente elétrica alternada é aplicada a partir de uma fonte de alimentação monofásica 20 entre a superfície externa da camada interna 4 e a superfície interna da camada externa 6 ao longo de todo o comprimento da conduta, de modo a aquecer a camada interna do gasoduto por efeito Joule. Na prática, um dos dois cabos da fase é ligado na parte externa da camada interna e o outro na parte interna da camada externa.
[0038] Mais especificamente, o aquecimento da camada interna da conduta é obtido por uma combinação de efeitos interativos que compreendem, em particular, efeitos de resistência elétrica e efeitos eletromagnéticos (como efeitos de pele e de proximidade).
[0039] A corrente elétrica que flui na superfície externa da camada interna 4 por efeito de pele e na superfície interna da camada externa 6 da conduta por efeito de proximidade é tipicamente uma corrente elétrica alternada (sinusoidal ou não sinusoidal) com uma frequência da ordem de 50 Hz ou 60 Hz.
[0040] Os inventores observaram que a eficiência de um aquecimento elétrico direto como descrito acima é aumentada de duas maneiras: aumentando para a camada interna a resistividade elétrica para o produto de permeabilidade magnética e diminuindo para a camada externa a resistividade elétrica para o produto de permeabilidade magnética.
[0041] Os inventores também observaram que a resistividade ao produto de permeabilidade da camada interna pode ser aumentada adicionando à superfície externa da camada interna uma camada feita de material resistivo e ferromagnético. Quanto à resistividade ao produto de permeabilidade da camada externa, ela é aumentada adicionando à superfície interna da camada externa uma cobertura feita de material condutor e não magnético. Além disso, deve-se observar que esses resultados são obtidos mesmo sem adesão da camada de material resistivo e ferromagnético na superfície externa do camada interno e sem adesão da cobertura de material condutor e não magnético na superfície interna do a camada externa. Da mesma forma, a camada feita de material resistivo e ferromagnético pode consistir em uma pluralidade de camadas separadas por um pequeno espaço.
[0042] Além disso, a camada de material condutor e não magnético 16 é, de preferência, de alumínio, cobre, bronze, latão ou zinco, materiais que apresentam os melhores resultados em termos de aumento da relação de energia elétrica transmitida à camada interna. Com tais materiais, um desempenho de até 95% é obtido dependendo das características elétricas dos materiais presentes.
[0043] Além disso, tem vantajosamente uma espessura compreendida entre 1 e 6 mm, a fim de maximizar ainda mais o ganho na relação de energia elétrica transmitida para a camada interna.
[0044] Quanto à camada de material resistivo e ferromagnético 18, é preferencialmente feita de aço elétrico ou metal amorfo ou uma liga de níquel e ferro (mu-metal). Mais especificamente, o aço elétrico (aço de grão orientado ou não orientado) ou Metglas ® (liga de metal amorfo)
será escolhido como material. Com tais materiais, um desempenho de até 90% é obtido dependendo das características elétricas dos materiais presentes.
[0045] Além disso, tem vantajosamente uma espessura compreendida entre 1 e 3 mm, a fim de maximizar ainda mais o ganho na relação de energia elétrica transmitida para a camada interna.
[0046] As duas tabelas abaixo mostram cálculos de eficiência (ou seja, cálculos da relação de energia elétrica transmitida para o revestimento interno) para diferentes condutas Pipe-In-Pipe (Nº 1 a Nº 8). unidade Conduta Nº. 1 Conduta Nº. 2 Conduta Nº. 3 d_i mm 558,8 558,8 558,8 e_i mm 31,75 31,75 31,75 d_e mm 736,6 736,6 736,6 e_e mm 34,925 34,925 34,925 rho_i Ω.m 0,00000013 0,00000013 0,0000012 mu_i – 150 150 1,500 rho_e Ω.m 0,00000013 2,80E – 08 1,30E-07 mu_e – 150 1 150 eta – 0,544 0,969 0,920 unidade Conduta Nº. 4 Conduta Nº. 5 Conduta Nº.6 d_i mm 558,8 558,8 558,8 e_i mm 31,75 31,75 31,75 d_e mm 736,6 736,6 736,6 e_e mm 34,925 34,925 34,925 rho_i Ω.m 0,0000012 0,00000058 0,00000058 mu_i – 1,500 750 750 rho_e Ω.m 2,80E – 08 1,30E-07 2,80E – 08 mu_e – 1 150 1 eta – 0,997 0,849 0,993
[0047] Nas tabelas acima:
[0048] "d_i" refere-se ao diâmetro externo da camada interna;
[0049] "e_i" refere-se à espessura da camada interna;
[0050] "d_e" refere-se ao diâmetro interno da camada externa;
[0051] "e_e" refere-se à espessura do revestimento externo;
[0052] "rho_i" refere-se à resistividade da camada interna;
[0053] "mu_i" refere-se à permeabilidade da camada interna;
[0054] "rho_e" refere-se à resistividade do revestimento externo;
[0055] "mu_e" refere-se à permeabilidade da camada externa;
[0056] "eta" refere-se à eficiência (compreendida entre 0 e 1);
[0057] A conduta nº 1 corresponde a uma conduta de aço da técnica anterior descrita na publicação WO 2015/148162;
[0058] A conduta No. 2 corresponde a uma conduta de aço da técnica anterior descrita em particular na publicação WO 2015/148162 e cuja superfície interna da camada externo compreende uma cobertura feita de alumínio de acordo com o princípio da invenção;
[0059] A conduta N ° 3 corresponde a uma conduta de aço da técnica anterior descritos em particular na publicação WO 2015/148162 e cuja superfície exterior da camada interior compreende uma camada feita de Metglas ® de acordo com o princípio da invenção;
[0060] A conduta nº 4 corresponde a uma conduta de aço da técnica anterior descrita em particular na publicação WO 2015/148162 e cuja superfície interna da camada externa compreende uma cobertura feita de alumínio e a superfície externa da camada interna compreende uma camada feita de Metglas ® de acordo com o princípio da invenção;
[0061] A conduta nº 5 corresponde a uma conduta de aço da técnica anterior descrita em particular na publicação WO 2015/148162 e cuja superfície externa da camada interna compreende uma camada feita de mu-metal de acordo com o princípio da invenção; e
[0062] A conduta nº 6 corresponde a uma conduta de aço da técnica anterior descrita em particular na publicação WO 2015/148162 e cuja superfície interna da camada externa compreende uma cobertura feita de alumínio e a superfície externa da camada interna compreende uma camada feita de mu-metal de acordo com o princípio da invenção.
[0063] Resulta dessas tabelas que o princípio de acordo com a invenção de aplicar uma cobertura feita de material condutor e não magnético na superfície interna da camada externa e / ou uma camada de material resistivo e ferromagnético na superfície externa da camada interna permite aumentar significativamente a eficiência do aquecimento elétrico da conduta, esta eficiência mudando de 0,544 para a conduta de aço da técnica anterior, conforme descrito na publicação WO 2015/148162 para mais de 0,84 para as mesmas tubulações fornecidas com uma cobertura e / ou uma camada de acordo com a invenção.
[0064] Além disso, como representado na Figura 2, a cobertura feita de material condutor e não magnético 16 e a camada feita de material resistivo e ferromagnético 18 têm, cada uma, descontinuidades (respetivamente 16a e 18a) nos cordões de solda 15a, 15b. Estas descontinuidades 16a, 18a, que se estendem longitudinalmente em ambos os lados dos cordões de solda, são necessárias para produzir os cordões de solda entre as seções de camada interna e externa da conduta.
[0065] Essas descontinuidades 16a, 18a podem causar muito pouca perda de desempenho. No entanto, essa perda é aceitável na medida em que, na ausência de reconstituição dessas descontinuidades, a continuidade elétrica da cobertura de material condutor e não magnético e da camada de material resistivo e ferromagnético é alcançada diretamente através do interior e do exterior cascas do gasoduto graças ao fluxo da corrente elétrica na parede do aço de carbono das cascas interna e externa.
[0066] De acordo com uma alternativa, a fim de evitar essa baixíssima perda de desempenho, é possível, conforme representado na Figura 3, garantir a continuidade elétrica da cobertura 16 feita de material condutor e não magnético por meio de um anel anular condutor 22 posicionado nos cordões de solda.
[0067] Este anel 22 feito de material condutor permite assegurar, por meio de abas ou lâminas flexíveis 24, uma continuidade elétrica entre as duas extremidades de cada descontinuidade 16a.
[0068] De acordo com outra alternativa representada na Figura 4, a continuidade elétrica da camada 18 feita de material resistivo e ferromagnético é alcançada através de uma luva anular condutiva 26 posicionada nos cordões de solda 8a e ligando as extremidades das descontinuidades 18a.
[0069] Além disso, existem diferentes métodos para colocar a cobertura feita de material condutivo e não magnético 16 dentro da camada externa 6 da conduta.
[0070] Um desses métodos consiste em inserir um tubo feito de material condutor e não magnético dentro da camada externa, em seguida, realizar sua expansão sob pressão (por exemplo, sob uma pressão hidráulica de várias centenas de bar) contra a superfície interna da camada externa para permitir que corresponda ao seu perfil.
[0071] Outro método consiste em inserir dentro da camada externa um tubo feito de material condutor e não magnético que é dividido e fechado, em seguida, em liberá-lo uma vez na camada externa para permitir que encoste na superfície interna deste último. Este tubo dividido também pode ser encaixado à força no revestimento externo, puxando-o por uma de suas extremidades.
[0072] Ainda um outro método consiste em usar tiras de calha longitudinais feitas de material condutor e não magnético para deslizar para dentro da camada externa e soldá-las nas extremidades desta.
[0073] Ainda outro método consiste em produzir a cobertura feita de material condutor e não magnético por pulverização de pó sob a tocha de plasma na superfície interna da camada externa da conduta. Esta pulverização de pó também pode ser realizada apenas nas extremidades da camada externa para servir como uma área soldável para um tubo ou tiras longitudinais inseridas dentro da camada externa.
[0074] Finalmente, ainda outro método consiste em produzir a cobertura feita de material condutor e não magnético por galvanização espessa.
[0075] Na forma de realização exemplar da Figura 1, a corrente elétrica alternada para aquecer a camada é interna e aplicada no meio da conduta, ou seja, a uma distância igual das duas anteparas 13. As correntes dos cabos elétricos da fonte de alimentação são então divididas em duas correntes de igual intensidade, cada uma viajando através de uma das metades da conduta, entre o ponto médio desta última e uma das extremidades através do corpo da camada interna, a seguir, entre a extremidade e o meio da conduta através do corpo da camada externa, a continuidade elétrica entre as duas camadas sendo assegurada pelas anteparas 13.
[0076] A Figura 5 representa uma forma de realização alternativa da invenção em que a conduta 2, e mais especificamente sua camada interna 4, é aquecida pela aplicação de uma corrente elétrica alternada em vários pontos da conduta.
[0077] De preferência, esses pontos de aplicação da corrente elétrica correspondem, cada um, a pelo menos uma seção de conduta 2a. Neste caso, as seções de camada interna e as seções de camada externa de cada seção de conduta são eletricamente isoladas umas das outras, por exemplo, nas anteparas 13. Neste exemplo da Figura 5, três seções de conduta 2a são, cada uma, alimentadas com corrente elétrica de forma independente e no meio pela fonte de alimentação monofásica
20. Assim, a corrente de uma seção de conduta passa da camada interna para a camada externa passando através da superfície adjacente da antepara e da mesma forma para a seção de conduta adjacente.
Por outras palavras, nesta configuração de alimentação múltipla da conduta, as duas faces internas das anteparas são atravessadas por correntes, cada uma proveniente das redes elétricas em ambos os lados das anteparas.

Claims (16)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para aquecimento elétrico direto de uma conduta de camada dupla ("Pipe-In-Pipe") para o transporte de fluidos, a conduta (2) compreendendo uma camada interna de aço (4) destinada a transportar fluidos e uma camada externa de aço (6) posicionada em torno da camada interna enquanto se encontra coaxial em relação ao mesmo, a fim de delimitar um espaço anular (12) com o mesmo, o método compreendendo: ligar mecanicamente a camada interna à camada externa em diferentes intervalos da conduta; estabelecer um isolamento elétrico e térmico entre a camada interna e a camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta; e aplicar uma corrente elétrica alternada entre uma superfície externa da camada interna e uma superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta, de modo a aquecer a camada interna da conduta por efeito Joule; caracterizado pelo fato de que ainda compreende: colocar na superfície externa da camada interna ao longo de todo o comprimento da conduta pelo menos uma camada feita de material resistivo e ferromagnético (18) de modo a aumentar a razão de energia elétrica transmitida à camada interna.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende colocar na superfície interna da camada externa, ao longo de todo o comprimento da conduta, uma cobertura feita de material condutor e não magnético (16).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a corrente elétrica alternada, que flui na superfície externa da camada interna por efeito de pele e na superfície interna da camada externa por efeito de proximidade, tem uma frequência de 50 Hz ou 60 Hz.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a corrente elétrica alternada é aplicada em um único ponto na conduta.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a corrente elétrica alternada é aplicada em vários pontos da conduta, cada uma correspondendo a pelo menos uma seção de conduta (2a), cada seção de conduta compreendendo uma seção de camada interna (4a) e um seção de camada externa (6a).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que, colocar a cobertura feita de material condutor e não magnético (16), compreende inserir um tubo feito de material condutor e não magnético dentro da camada externa, em seguida, expandir sob pressão o tubo contra a superfície interna da camada externa.
7. Sistema de aquecimento elétrico direto de uma conduta Pipe-In-Pipe para o transporte de fluidos, a conduta (2) compreendendo uma camada interna de aço (4) destinada a transportar fluidos e uma camada externa de aço (6) posicionada em torno da camada interna enquanto é coaxial com isso para delimitar um espaço anular com o mesmo, o sistema compreendendo: uma pluralidade de ligações mecânicas (15) entre a camada (parede) interna e a camada externa que são posicionadas em diferentes intervalos da conduta; um isolamento elétrico e térmico entre a camada (parede) interna e a camada externa que está posicionado ao longo de todo o comprimento da conduta; e um gerador de corrente elétrica alternada (20) aplicado entre uma superfície externa da camada interna e uma superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta, de modo a aquecer a camada interna da conduta por efeito Joule; caracterizado pelo fato de que ainda compreende: pelo menos uma camada feita de material resistivo e ferromagnético (18) posicionada na superfície externa da camada interna ao longo de todo o comprimento da conduta de modo a aumentar a razão de energia elétrica transmitida à camada interna.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que ainda compreende uma cobertura feita de material condutor e não magnético (16) posicionada na superfície interna da camada externa ao longo de todo o comprimento da conduta.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o revestimento feito de material condutor e não magnético (16) é feito de alumínio, cobre, bronze, latão ou zinco.
10. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que a cobertura feita de material condutor e não magnético tem uma espessura compreendida entre 1 e 6 mm.
11. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que a camada de material resistivo e ferromagnético (18) é feita de aço elétrico ou metal amorfo.
12. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 11, caracterizado pelo fato de que a camada feita de material resistivo e ferromagnético tem uma espessura compreendida entre 1 e 3 mm.
13. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 12, caracterizado pelo fato de que as ligações mecânicas entre a camada interna e a camada externa da conduta são saliências anulares (15) espaçadas uniformemente ao longo de todo o comprimento da conduta.
14. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 13, caracterizado pelo fato de que o invólucro interno e o invólucro externo da conduta compreendem, cada um, uma pluralidade de seções de invólucro (2a) ligadas de ponta a ponta entre si por cordões de solda (8, 10), a cobertura feita de material condutor e não magnético e a camada de material resistivo e ferromagnético tendo descontinuidades (16a, 18a) nos cordões de solda.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a continuidade elétrica da cobertura feita de material condutor e não magnético e da camada feita de material resistivo e ferromagnético é alcançada diretamente através das camadas interna e externa.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a continuidade elétrica da cobertura feita de material condutor e não magnético e da camada feita de material resistivo e ferromagnético é alcançada indiretamente através de um anel anular condutor (22) ou uma luva condutora (26) que são posicionados nos cordões de solda.
BR112020026821-6A 2018-07-16 2019-06-24 Método e sistema para aquecimento elétrico direto de um tubo de parede dupla para o transporte de fluidos BR112020026821B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1856544A FR3083841B1 (fr) 2018-07-16 2018-07-16 Procede et systeme de chauffage electrique direct d'une conduite a double enveloppe pour le transport de fluides
FR1856544 2018-07-16
FRFR1856544 2018-07-16
PCT/FR2019/051536 WO2020016498A1 (fr) 2018-07-16 2019-06-24 Procede et systeme de chauffage electrique direct d'une conduite a double enveloppe pour le transport de fluides

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020026821A2 true BR112020026821A2 (pt) 2021-04-06
BR112020026821B1 BR112020026821B1 (pt) 2023-10-10

Family

ID=65031436

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020026821-6A BR112020026821B1 (pt) 2018-07-16 2019-06-24 Método e sistema para aquecimento elétrico direto de um tubo de parede dupla para o transporte de fluidos

Country Status (8)

Country Link
US (2) US20210301964A1 (pt)
EP (1) EP3824214B8 (pt)
BR (1) BR112020026821B1 (pt)
FR (1) FR3083841B1 (pt)
HR (1) HRP20220975T1 (pt)
PL (1) PL3824214T3 (pt)
PT (1) PT3824214T (pt)
WO (1) WO2020016498A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111911723B (zh) * 2020-07-07 2021-10-08 山东顺发重工有限公司 一种磁牵引式自来水管口抗冰阻法兰环
FR3115116B1 (fr) * 2020-10-09 2022-11-11 Saipem Sa Procédé de détermination de la résistance électrique linéique en régime alternatif d’une conduite en acier et dispositif de mise en œuvre d’un tel procédé
WO2022079689A1 (en) * 2020-10-16 2022-04-21 Saipem S.P.A. System to convey a fluid

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5852315B2 (ja) * 1979-02-21 1983-11-21 チッソエンジニアリング株式会社 表皮電流加熱パイプライン
GB2084284B (en) 1980-09-22 1984-08-15 Showa Denki Kogyo Co Ltd Heated pipeline
US4645906A (en) * 1985-03-04 1987-02-24 Thermon Manufacturing Company Reduced resistance skin effect heat generating system
NO884850D0 (no) * 1988-10-31 1988-10-31 Norske Stats Oljeselskap Fremgangsmaate for oppvarming av en transportroerledning, samt transportroerledning med oppvarming.
US6264401B1 (en) 1995-12-29 2001-07-24 Shell Oil Company Method for enhancing the flow of heavy crudes through subsea pipelines
US6371693B1 (en) 1999-08-27 2002-04-16 Shell Oil Company Making subsea pipelines ready for electrical heating
WO2015148162A1 (en) 2014-03-26 2015-10-01 Exxonmobil Upstream Research Company Annulus design for pipe-in-pipe system
EP3140365B1 (en) * 2014-05-07 2023-03-22 Glen R. Sumner Submarine or buried piping and pipelines insulated with liquids
FR3058497B1 (fr) * 2016-11-04 2019-08-30 Saipem S.A. Procede et dispositif de chauffage par induction d'une conduite interne d'un ensemble de deux conduites coaxiales

Also Published As

Publication number Publication date
EP3824214B1 (fr) 2022-06-08
US20210301964A1 (en) 2021-09-30
FR3083841B1 (fr) 2020-11-27
US20240044434A1 (en) 2024-02-08
WO2020016498A1 (fr) 2020-01-23
PL3824214T3 (pl) 2022-09-12
EP3824214A1 (fr) 2021-05-26
HRP20220975T1 (hr) 2022-10-28
EP3824214B8 (fr) 2022-09-07
PT3824214T (pt) 2022-08-12
BR112020026821B1 (pt) 2023-10-10
FR3083841A1 (fr) 2020-01-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20240044434A1 (en) Method and system for direct electric heating of a double-walled pipe for transporting fluids
US5256844A (en) Arrangement in a pipeline transportation system
CN103202096B (zh) 用于电热管道的感应加热器系统
JPS5852315B2 (ja) 表皮電流加熱パイプライン
US6049657A (en) Marine pipeline heated with alternating current
BR112018002664B1 (pt) Um tubo flexível não ligado
DK173871B1 (da) Fremgangsmåde til opvarmning af en transportrørledning, transportrørledning forsynet med opvarmningsmidler samt fremgangsmåde til anbringelse af et system af elektriske ledere langs en transportrørledning
BR112014020336B1 (pt) instalação de aquecimento elétrico direto de longa extensão
BR102012016594B1 (pt) Seção equipada com um sistema de aquecimento elétrico, tubo de transporte de fluidos e processo para o assentamento de um tubo
NL2007780C2 (en) Thermally isolated heated pipeline made of double casing sections and laying process for such a pipeline.
EP2567138B1 (en) Pipeline
US11441719B2 (en) Method and device for induction heating of an inner pipe of an assembly of coaxial pipes
BR112013018984B1 (pt) Meio para aquecimento por indução de eficiência ou aquecimento elétrico direto de diversas m tubulações e sistema para aquecimento elétrico direto ou aquecimento por indução de pelo menos uma primeira das pelo menos duas tubulações submarinas paralelas
CN1120918C (zh) 加热的海底管线和其制造方法
RU196562U1 (ru) Кабелепровод кабельной линии
BR102018013379A2 (pt) sistema estendido de aquecimento elétrico direto
BR102018071955A2 (pt) Sistema de cabos submarinos e método para fornecer energia elétrica a um dispositivo submarino
US10816123B2 (en) Station for heating fluids flowing through a network of submarine pipelines
CN106535377A (zh) 一种集肤效应加热电缆
BR112019008651B1 (pt) Método de montar em conjunto dois dutos de materiais termoplásticos e processo para conectar dois elementos unitários de um tubo de transporte de fluido
US20230383884A1 (en) System to convey a fluid
US20220252198A1 (en) Underwater heated pipe for the transport of fluids and method for assembling such a pipe
EP3663622B1 (en) Umbilical with semiconductive outer sheath
OA21229A (en) System to convey a fluid.
KR830001381B1 (ko) 표피 전류 가열 파이프 라인

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS