BR112020018278A2 - Método e sistema para sincronizar rede em malha - Google Patents

Método e sistema para sincronizar rede em malha Download PDF

Info

Publication number
BR112020018278A2
BR112020018278A2 BR112020018278-8A BR112020018278A BR112020018278A2 BR 112020018278 A2 BR112020018278 A2 BR 112020018278A2 BR 112020018278 A BR112020018278 A BR 112020018278A BR 112020018278 A2 BR112020018278 A2 BR 112020018278A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nodes
subset
node
mesh network
values
Prior art date
Application number
BR112020018278-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Ido Gazit
Original Assignee
Connected Intelligence Systems Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Connected Intelligence Systems Ltd. filed Critical Connected Intelligence Systems Ltd.
Publication of BR112020018278A2 publication Critical patent/BR112020018278A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/001Synchronization between nodes
    • H04W56/0025Synchronization between nodes synchronizing potentially movable access points
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J3/00Time-division multiplex systems
    • H04J3/02Details
    • H04J3/06Synchronising arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W52/00Power management, e.g. TPC [Transmission Power Control], power saving or power classes
    • H04W52/02Power saving arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/18Self-organising networks, e.g. ad-hoc networks or sensor networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Synchronisation In Digital Transmission Systems (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

método e sistema para sincronizar rede em malha. um sistema e método de sincronização de uma rede em malha que compreende uma pluralidade de nós são fornecidos. o método pode incluir detectar e transmitir, por um primeiro subconjunto da pluralidade de nós, os valores de temperatura dos primeiros nós de subconjuntos; receber, por pelo menos uma unidade de retaguarda, a partir dos primeiros nós de subconjunto, os valores de temperatura dos primeiros nós de subconjunto; determinar, por pelo menos uma unidade de retaguarda, para um segundo subconjunto da pluralidade de nós incluindo todos os primeiros nós de subconjunto, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente, com base nos valores de temperatura dos primeiros nós de subconjunto e dados entre nós; transmitir, por pelo menos uma unidade de retaguarda, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente para os segundos nós de subconjunto; e determinar, pelos nós do segundo subconjunto, os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós.

Description

“MÉTODO E SISTEMA PARA SINCRONIZAR REDE EM MALHA” RELATÓRIO DESCRITIVO CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se ao campo das redes em malha e, mais particularmente, a métodos de sincronização de redes em malha.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] Redes em malha (por exemplo, redes de sensores sem fio) são amplamente utilizadas atualmente em várias aplicações militares e/ou industriais. Por exemplo, as redes em malha podem ser usadas no monitoramento do cuidado à saúde, detecção de terra, detecção de vazamento de gás e/ou monitoramento da qualidade da água. Algumas redes em malha podem incluir, por exemplo, poucos nós ou dezenas de nós, enquanto outras redes em malha podem incluir, por exemplo, milhares de nós. Os nós da rede em malha podem compartilhar informações uns com os outros ou podem usar uns aos outros para transferir dados ao longo de um caminho predeterminado (por exemplo, que pode incluir apenas nós específicos) para um destino (por exemplo, um nó alvo e/ou uma unidade de retaguarda). Normalmente, os nós da rede em malha não têm acesso à infraestrutura elétrica e são alimentados, por exemplo, por uma bateria. Os nós da rede em malha são normalmente necessários para operar por um longo tempo (por exemplo, por anos).
[0003] Normalmente, cada nó na rede em malha tem um primeiro desvio de relógio em relação aos nós restantes na rede. O primeiro desvio de relógio entre dois respectivos nós pode ser devido, por exemplo, às imprecisões dos respectivos relógios internos dos nós e/ou devido a diferentes condições ambientais sendo experimentadas pelos respectivos nós (por exemplo, diferentes valores de temperatura). Como um resultado, as redes em malha geralmente requerem procedimentos de sincronização frequentes para permitir que os nós operem de maneira sincronizada. No entanto, os seus procedimentos de sincronização são tipicamente dispendiosos em termos de consumo de energia e/ou recursos de rede.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0004] Um aspecto da presente invenção provê um sistema para sincronizar uma rede em malha. O sistema pode incluir: uma pluralidade de nós interconectados formando uma rede em malha, em que cada um dos nós está associado a um respectivo valor de relógio, e em que um primeiro subconjunto da pluralidade de nós está disposto para detectar e transmitir, através da rede em malha, valores temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; e pelo menos uma unidade de retaguarda disposta para: receber, através da rede em malha, os valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; calcular, para um segundo subconjunto da pluralidade de nós que inclui pelo menos alguns nós do primeiro subconjunto, respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente que indicam um desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos valores de temperatura associados com os nós do primeiro subconjunto e dados entre nós indicando relacionamento entre nós entre os nós do primeiro subconjunto e os nós do segundo subconjunto; e transmitir os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente, através da rede em malha, para os nós do segundo subconjunto, em que os nós do segundo subconjunto são dispostos para determinar os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos nós.
[0005] Em algumas modalidades, os nós do segundo subconjunto são dispostos para sincronizar uma operação entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, aplicando o deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós ao valor do relógio dos respectivos nós.
[0006] Em algumas modalidades, os nós do segundo subconjunto são dispostos para determinar os primeiros valores de desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, e ainda dispostos para determinar, com base nos respectivos primeiros valores de desvio de relógio dos nós, primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto.
[0007] Em algumas modalidades, os nós do segundo subconjunto são dispostos para sincronizar a operação entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós, os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós ou uma combinação dos mesmos.
[0008] Em algumas modalidades, o segundo subconjunto compreende ainda pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós.
[0009] Em algumas modalidades, o segundo subconjunto compreende todos os nós da pluralidade de nós.
[0010] Em algumas modalidades, o primeiro subconjunto compreende todos os nós da pluralidade de nós.
[0011] Em algumas modalidades, cada nó da pluralidade de nós se comunica diretamente com cada outro nó da pluralidade de nós.
[0012] Em algumas modalidades, cada nó da pluralidade de nós se comunica diretamente com alguns outros nós da pluralidade de nós e ainda se comunica indiretamente com os nós restantes da pluralidade de nós.
[0013] Em algumas modalidades, cada nó da pluralidade de nós se comunica diretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda da pelo menos uma unidade de retaguarda.
[0014] Em algumas modalidades, alguns nós da pluralidade de nós se comunicam diretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda da pelo menos uma unidade de retaguarda e em que alguns outros nós da pluralidade de nós se comunicam indiretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda da pelo menos uma unidade de retaguarda.
[0015] Outro aspecto da presente invenção provê um método de sincronização de uma rede em malha que compreende uma pluralidade de nós, o método compreendendo: detectar e transmitir, por um primeiro subconjunto da pluralidade de nós, através da rede em malha, valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; receber, por pelo menos uma unidade de retaguarda, através da rede em malha, a partir dos nós do primeiro subconjunto, os valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; determinar, por pelo menos uma unidade de retaguarda, para um segundo subconjunto da pluralidade de nós que inclui pelo menos alguns nós do primeiro subconjunto, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente que indicam um desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos valores de temperatura associados com os nós do primeiro subconjunto e dados entre nós indicando relacionamento entre nós entre os nós do primeiro subconjunto e os nós do segundo subconjunto; transmitir, por pelo menos uma unidade de retaguarda, através da rede em malha, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente para os nós do segundo subconjunto; e determinar, pelos nós do segundo subconjunto, valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós.
[0016] Em algumas modalidades, o método inclui ainda sincronizar, pelos nós do segundo subconjunto, uma operação entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, aplicando o deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós para o respectivo valor de relógio dos nós.
[0017] Em algumas modalidades, o método inclui ainda determinar, pelos nós do segundo subconjunto, os primeiros valores de desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto e determinar ainda, com base nos respectivos primeiros valores de desvio de relógio dos nós, primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto.
[0018] Em algumas modalidades, o método inclui ainda sincronizar, pelos nós do segundo subconjunto, uma operação entre cada um dos respectivos nós do segundo subconjunto, com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós, os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós ou uma combinação dos mesmos.
[0019] Em algumas modalidades, o método inclui ainda configurar o segundo subconjunto para compreender ainda pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós.
[0020] Em algumas modalidades, o método inclui ainda configurar o segundo subconjunto para compreender todos os nós da pluralidade de nós.
[0021] Em algumas modalidades, o método inclui ainda configurar o primeiro subconjunto para compreender todos os nós da pluralidade de nós.
[0022] Estes aspectos adicionais e/ou outros aspectos e/ou vantagens da presente invenção são apresentados na descrição detalhada que se segue; possivelmente deduzível da descrição detalhada; e/ou aprendível pela prática da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0023] Para uma melhor compreensão das modalidades da invenção e para mostrar como as mesmas podem ser realizadas, será feita agora referência, puramente a título de exemplo, aos desenhos anexos, nos quais numerais semelhantes designam elementos ou seções correspondentes em toda a extensão.
[0024] Nos desenhos anexos: a FIG. 1A e a FIG. 1B são gráficos que ilustram funções realizadas por dois nós de uma rede em malha para sincronizar uma operação entre os nós da mesma e uma falha de sincronização devido a um primeiro desvio de relógio entre os nós, respectivamente, de acordo com a técnica anterior; as FIGS. 2A-2E são ilustrações esquemáticas de várias configurações de um sistema para sincronizar uma rede em malha, de acordo com algumas modalidades da invenção; a FIG. 3A é um fluxograma de um método, realizado por um sistema para sincronizar uma rede em malha, para determinar valores de deslocamentos de tempo entre pelo menos alguns nós da rede em malha, de acordo com algumas modalidades da invenção; a FIG. 3B é um gráfico que ilustra funções executadas por dois nós de uma pluralidade de nós de uma rede em malha para determinar um primeiro valor de desvio de relógio e um primeiro valor de deslocamento de tempo entre os seus nós, de acordo com algumas modalidades da invenção; as FIGS. 3C-3E são gráficos que ilustram a operação sincronizada entre dois nós de uma pluralidade de nós de uma rede em malha, de acordo com algumas modalidades da invenção; e a FIG. 4 é um fluxograma de um método de sincronização de uma rede em malha compreendendo uma pluralidade de nós, de acordo com algumas modalidades da invenção.
[0025] Será tido em consideração que, para simplicidade e clareza de ilustração, os elementos mostrados nas figuras não foram necessariamente desenhados em escala. Por exemplo, as dimensões de alguns dos elementos podem ser exageradas em relação a outros elementos para maior clareza. Além disso, quando considerado apropriado, os números de referência podem ser repetidos entre as figuras para indicar elementos correspondentes ou análogos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0026] Antes da descrição detalhada ser apresentada, pode ser útil estabelecer as definições de certos termos que serão usados a seguir. O termo “todos os nós”, conforme usado neste pedido, não deve ser entendido como um termo limitante e deve ser entendido como se referindo a “alguns nós”.
[0027] Na seguinte descrição, vários aspectos da presente invenção são descritos. Para fins de explicação, configurações e detalhes específicos são estabelecidos a fim de prover uma compreensão completa da presente invenção. No entanto, também será evidente para um versado na técnica que a presente invenção pode ser praticada sem os detalhes específicos aqui apresentados. Além disso, características bem conhecidas podem ter sido omitidas ou simplificadas para não obscurecer a presente invenção. Com referência específica aos desenhos, é enfatizado que os detalhes mostrados são a título de exemplo e para fins de discussão ilustrativa da presente invenção apenas e são apresentados na causa de prover o que se acredita ser a descrição mais útil e facilmente compreendida dos princípios e aspectos conceituais da invenção. A este respeito, nenhuma tentativa é feita para mostrar detalhes estruturais da invenção em mais detalhes do que o necessário para uma compreensão fundamental da invenção, a descrição feita com os desenhos tornando aparente para aqueles versados na técnica como as várias formas da invenção podem ser incorporadas na prática.
[0028] Antes de pelo menos uma modalidade da invenção ser explicada em detalhes, deve ser entendido que a invenção não está limitada em sua aplicação aos detalhes de construção e ao arranjo dos componentes estabelecidos na descrição a seguir ou ilustrados nos desenhos. A invenção é aplicável a outras modalidades que podem ser praticadas ou realizadas de várias maneiras, bem como a combinações das modalidades divulgadas. Além disso, deve ser entendido que a fraseologia e a terminologia empregadas neste documento são para fins de descrição e não devem ser consideradas como limitantes.
[0029] A menos que especificamente indicado de outra forma, como aparente a partir das discussões a seguir, é tido em consideração que ao longo das discussões de especificação utilizando termos como “processamento”, “computação”, “cálculo”, “determinação”, “aprimoramento” ou semelhantes, referem-se à ação e/ou processos de um computador ou sistema de computação, ou dispositivo de computação eletrônico semelhante, que manipula e/ou transforma dados representados como físicos, tais como eletrônicos, quantidades dentro dos registros e/ou memórias do sistema de computação em outros dados representados de forma semelhante como quantidades físicas nas memórias do sistema de computação, registros ou outros dispositivos de armazenamento, transmissão ou exibição de informações. Qualquer um dos módulos ou unidades divulgados pode ser pelo menos parcialmente implementado por um processador de computador.
[0030] Geralmente, são providos sistemas e métodos de sincronização de uma rede em malha, incluindo uma pluralidade de nós. O sistema pode ser disposto para determinar os primeiros valores de desvio de relógio (por exemplo, devido às imprecisões dos relógios dos nós) entre cada um dos dois nós respectivos da rede em malha, por exemplo, durante uma configuração da rede em malha, e ainda para sincronizar uma operação entre cada um dos dois nós respectivos da rede em malha com base nos respectivos valores de desvio do primeiro relógio dos respectivos nós. No entanto, os primeiros valores de desvio de relógio dos mesmos podem, em algumas modalidades, depender, por exemplo, dos valores de temperatura dos nós da rede em malha. Como um resultado,
a manutenção de sincronização é necessária para garantir uma operação sincronizada da rede em malha. Redes em malha atuais são tipicamente dispostas para atualizar periodicamente os primeiros valores de desvio de relógio para, assim, manter a sincronização entre cada um dos respectivos nós da rede em malha. No entanto, essas atualizações são dispendiosas em termos de consumo de energia e/ou recursos de rede. Em contraste, o sistema divulgado pode ser disposto para determinar valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente (por exemplo, valores de desvio de relógio relacionados à temperatura) entre cada um dos dois nós respectivos da rede em malha e sincronizar ainda mais a operação entre cada um dos dois nós respectivos da rede em malha com base nos respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós. Como resultado, o sistema pode permitir reduzir a nulo o número de atualizações dos primeiros valores de desvio de relógio repetidos, reduzindo, assim, significativamente a energia sendo consumida pelos nós de rede em malha em comparação com as redes em malha atuais.
[0031] É feita agora referência à Figura 1A e à Figura 1B, que são gráficos que ilustram funções realizadas por dois nós 92a, 92b de uma rede em malha para sincronizar uma operação entre os nós da mesma e uma falha de sincronização devido a um primeiro desvio de relógio entre os nós 92a, 92b, respectivamente, de acordo com a técnica anterior. É de se notar que as funções ilustradas nas Figuras 1A-1B podem ser realizadas entre cada dois nós da rede em malha.
[0032] Normalmente, os nós da rede em malha, por exemplo, o nó 92a e o nó 92b, estão em um modo de espera quando nenhuma comunicação com outros nós e/ou com uma unidade de retaguarda da rede é necessária. A fim de, por exemplo, receber dados de outro nó e/ou da unidade de retaguarda da rede em malha, cada nó na rede deve ativar um receptor de nó respectivo (ou um transceptor) em um ponto de tempo de recepção predeterminado e para uma duração de tempo de recepção predeterminada.
[0033] As ativações do receptor 92a do nó são indicadas nas Figuras 1A-1B como “RX-Peeks” 92a-1 em pontos de tempo de recepção predeterminados correspondentes tAR1. tAR2. tAR3 e tAR4 e tendo as correspondentes durações de tempo de recepção predeterminadas ∆tAR1. ∆tAR2. ∆tAR3 e ∆tAR4, respectivamente. As ativações do receptor 92b do nó são indicadas nas Figuras 1A-1B como “RX-Peeks” 92b-1 em pontos de tempo de recepção predeterminados correspondentes tBR1, tBR2. tBR3 e tBR4 e tendo durações de tempo de recepção predeterminadas correspondentes ∆tBR1, ∆tBR2. ∆tBR3 e ∆tBR4, respectivamente.
[0034] O nó 92a pode incluir informações sobre os pontos de tempo de recepção predeterminados tBR1, tBR2. tBR3 e tBR4 e a duração de tempo de recepção predeterminada correspondente ∆tBR1, ∆tBR2. ∆tBR3 e ∆tBR4 do nó 92b (por exemplo, como mostrado na Figura 1A). O nó 92a pode determinar, por exemplo, com base no ponto de tempo de recepção predeterminado tBR2 e a duração de tempo de recepção predeterminada correspondente tBR2 do nó 92b, um primeiro ponto de transmissão tATI para transmitir uma solicitação de sincronização para o nó 92b (por exemplo, como mostrado na Figura 1A).
[0035] O nó 92b pode receber a solicitação de sincronização do nó 92a e pode ainda transmitir uma informação de sincronização para o nó 92a (por exemplo, como mostrado na Figura 1A). A informação de sincronização pode incluir, por exemplo, o ponto de tempo de recepção predeterminado tBR3 e/ou tBR4 e a duração de tempo de recepção predeterminada correspondente a tBR3 e/ou tBR4 do nó 92b, respectivamente (por exemplo, como mostrado na Figura 1A).
[0036] O nó 92a pode receber as informações de sincronização do nó 92b (por exemplo, durante “Rx” 92a-2 indicando que o receptor 92a do nó está ativado para receber as informações de sincronização do mesmo) e pode ainda determinar, com base nas informações de sincronização do mesmo e um protocolo de sincronização predeterminado, um próximo ponto de tempo de transmissão para transmitir a próxima solicitação de sincronização para o nó 92b (por exemplo, como descrito acima).
[0037] Normalmente, cada nó tem um primeiro desvio de relógio em relação a pelo menos um outro nó da rede em malha. O primeiro desvio de relógio entre dois respectivos nós pode ser devido, por exemplo, às imprecisões dos respectivos relógios internos dos nós. Como um resultado, a solicitação de sincronização sendo enviada por um dos nós pode perder o RX-Peek desejado do respectivo pelo menos um nó (por exemplo, determinado pelo ponto de tempo de recepção e a duração de tempo de recepção correspondente do respectivo pelo menos um outro nó). Por exemplo, a solicitação de sincronização sendo enviada pelo nó 92a no primeiro ponto de tempo de transmissão tATI pode perder, por exemplo, devido ao primeiro desvio de relógio entre os seus nós, o RX- Peek do nó 92b determinado pelo ponto de tempo de recepção correspondente tBR2 e a duração do tempo de recepção ∆tBR2 (por exemplo, conforme mostrado na Figura 1B). Além disso, o primeiro valor de desvio de relógio entre os respectivos nós pode mudar durante a vida útil da rede em malha e/ou pode depender das condições ambientais experimentadas pelos nós (por exemplo, temperatura ambiente). Assim, vários loops de sincronização são normalmente necessários durante a via útil da rede em malha para, assim, manter a sincronização entre os nós da rede em malha.
[0038] Uma maneira de manter a sincronização entre os nós da rede em malha pode incluir aumentar a periodicidade dos loops de sincronização e/ou aumentar as durações de tempo de recepção dos receptores dos nós da rede em malha. No entanto, isso é dispendioso em termos de consumo de energia e/ou recursos de rede, pois os nós podem consumir significativamente mais energia ao receber dados (ou transmitir dados) em comparação com, por exemplo, o modo de espera. Por exemplo, os nós podem consumir vários microwatts no modo de espera e dezenas ou centenas de miliwatts ao transmitir e/ou receber dados.
[0039] Outra maneira de manter a sincronização entre os nós da rede em malha pode incluir, por exemplo, o uso de osciladores precisos, por exemplo, osciladores atômicos, em seus nós. No entanto, isso pode aumentar significativamente o custo total da rede em malha, especialmente no caso de grandes redes em malha que podem incluir centenas ou milhares de nós.
[0040] É feita agora referência às Figuras 2A-2E, que são ilustrações esquemáticas de várias configurações de um sistema 100 para sincronizar uma rede em malha 110, de acordo com algumas modalidades da invenção.
[0041] O sistema 100 pode incluir uma rede em malha 110 e pelo menos uma unidade de retaguarda 120. A rede em malha 110 pode incluir uma pluralidade de nós 112. Por exemplo, a rede em malha 110 pode incluir um primeiro nó 112a, um segundo nó 112b, um terceiro nó 112c, um quarto nó 112d e um quinto nó 112e (por exemplo, como mostrado nas Figuras 2A-2E). Seria óbvio para aqueles versados na técnica que a rede em malha 110 possa incluir qualquer número de nós (por exemplo, dezenas, centenas e/ou milhares de nós). Cada nó de uma pluralidade de nós pode ser associado a um respectivo valor de relógio (por exemplo, determinado pelo relógio interno do respectivo nó).
[0042] Em algumas modalidades, a rede em malha 110 é uma rede em malha completa, em que cada nó da pluralidade de nós 112 diretamente (e não hierarquicamente) se comunica com todos os outros nós da pluralidade de nós 112 (por exemplo, como mostrado na Figura 2A). Note-se que a comunicação entre os nós é indicada nas Figuras 2A- 2E por setas tracejadas.
[0043] Em algumas modalidades, a rede em malha 110 é uma rede em malha parcial, na qual cada nó da pluralidade de nós 112 se comunica diretamente com alguns outros nós da pluralidade de nós 112 (por exemplo, como mostrado nas Figuras 2B-2D). Por exemplo, o primeiro nó 112a pode se comunicar diretamente com o quinto nó 112e e o segundo nó 112b pode se comunicar diretamente com o terceiro nó 112c e o quarto nó 112d (por exemplo, como mostrado na Figura 2B). Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 cominutam indiretamente com pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós. Por exemplo, o segundo nó 112b pode se comunicar indiretamente com o primeiro nó 112a (por exemplo, através do quarto nó 112d e quinto nó 112e). Em outro exemplo, o primeiro nó 112a pode se comunicar indiretamente com o terceiro nó 112c (por exemplo, através do quinto nó 112e e quarto nó 112d).
[0044] Em algumas modalidades, cada nó da pluralidade de nós 112 se comunica diretamente com a unidade de retaguarda 120 (por exemplo, como mostrado na Figura 2A). É notado que a comunicação entre os nós e unidade (s) de retaguarda 120 é indicada nas Figuras 2A-2E por setas em linha contínua.
[0045] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 se comunicam indiretamente com a unidade de retaguarda 120 (por exemplo, através de pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós 112). Por exemplo, o segundo nó 112b pode se comunicar indiretamente com a unidade de retaguarda 120 através do terceiro nó 112c, quarto nó 112d e quinto nó 112e (por exemplo, como mostrado na Figura 2B).
[0046] Em algumas modalidades, o sistema 100 inclui duas ou mais unidades de retaguarda 120. Por exemplo, o sistema 100 pode incluir uma primeira unidade de retaguarda 120a e uma segunda unidade de retaguarda 120b (por exemplo, como mostrado na Figura 2C). Em outro exemplo, o sistema 100 pode incluir a primeira unidade de retaguarda 120a, segunda unidade de retaguarda 120b e uma terceira unidade de retaguarda 120c (por exemplo, como mostrado na Figura 2D).
[0047] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 comunicam-se diretamente com uma unidade de retaguarda dA(s) unidade(s) de retaguarda 120. Por exemplo, o primeiro nó 112a e o quinto nó 112e podem se comunicar diretamente com a primeira unidade de retaguarda 120a, e segundo nó 112b, terceiro nó 112c e quarto nó 112d podem se comunicar diretamente com a segunda unidade de retaguarda 120b (por exemplo, como mostrado em Figura 2C).
[0048] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 se comunicam diretamente com uma ou mais unidades de retaguarda 120. Por exemplo, o quinto nó 112e pode se comunicar diretamente com a primeira unidade de retaguarda 120a e com a terceira unidade de retaguarda unidade 120c (por exemplo, como mostrado na Figura 2D). Em outro exemplo, o terceiro nó 112c pode se comunicar diretamente com a segunda unidade de retaguarda 120b e com a terceira unidade de retaguarda 120c (por exemplo, como mostrado na Figura 2D).
[0049] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 se comunicam diretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda dA(s) unidade(s) de retaguarda 120 e se comunicam indiretamente com pelo menos uma outra unidade de retaguarda dA(s) unidade(s) de retaguarda 120. Por exemplo, o segundo nó 112b pode se comunicar diretamente com a segunda unidade de retaguarda 120b e indiretamente se comunicar com a terceira unidade de retaguarda 120c (por exemplo, através do quarto nó 112d) e ainda se comunicar indiretamente com a primeira unidade de retaguarda 120a (por exemplo, através do quarto nó 112d e quinto nó 112e) (por exemplo, como mostrado na Figura 2D).
[0050] Em algumas modalidades, as unidades de retaguarda 120 podem se comunicar (direta ou indiretamente) umas com as outras. Por exemplo, a terceira unidade de retaguarda 120c pode se comunicar diretamente com a primeira unidade de retaguarda 120a e com a segunda unidade de retaguarda 120b (por exemplo, como mostrado na Figura 2D). É de se notar que a comunicação entre as unidades de retaguarda 120 é indicada na Figura 2D por setas tracejadas e pontilhadas.
[0051] A comunicação (direta ou indireta) de pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 com mais de uma unidade de retaguarda de unidade(s) de retaguarda 120 e/ou comunicação (direta ou indireta) entre as unidades de retaguarda 120 pode prover um backup no caso em que um dos nós e/ou unidades de retaguarda 120 falha. Por exemplo, referindo-se à Figura 2D como um exemplo, no caso em que a primeira unidade de retaguarda 120a falha, o primeiro nó 112a e o quinto nó 112e ainda podem se comunicar (direta ou indiretamente, por exemplo, como descrito acima em relação à Figura 2D) com a terceira unidade de retaguarda 120c e a segunda unidade de retaguarda 120b para assim garantir a comunicação direta ou indireta entre todos os nós 112 e/ou unidade (s) de retaguarda 120 da rede em malha 110.
[0052] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós de pluralidade de nós 112 estão localizados em um local específico com condições ambientais predeterminadas. Por exemplo, o primeiro nó 112a e o segundo nó 112b podem estar localizados, por exemplo, em um ambiente com temperatura estabilizada 82 (por exemplo, sala com ar condicionado), enquanto outros nós da rede em malha 110 (por exemplo, terceiro nó 112c, quarto nó 112d e o quinto nó 112e) pode estar localizado, por exemplo, em um terreno aberto.
[0053] Agora é feita referência à Figura 3A, que é um fluxograma de um método 200, realizado por um sistema 100 para sincronizar uma rede em malha, para determinar valores de deslocamentos de tempo entre pelo menos alguns nós da rede em malha, de acordo com algumas modalidades da invenção.
[0054] Pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 podem determinar os primeiros valores de desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos de pelo menos alguns nós dos mesmos (etapa 210) (por exemplo, conforme descrito abaixo em relação à Figura 3B).
[0055] Os pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 podem determinar os primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos dois nós respectivos dos pelo menos alguns nós dos mesmos, com base nos primeiros valores de desvio de relógio dos respectivos nós (etapa 212) (por exemplo, conforme descrito abaixo em relação à Figura 3B).
[0056] Em algumas modalidades, os primeiros valores de desvio de relógio dos mesmos são determinados apenas durante uma configuração de rede em malha 110. Opcionalmente, os primeiros valores de desvio de relógio dos mesmos podem ser determinados (por exemplo, por pelo menos alguns nós) periodicamente e/ou de acordo com um predeterminado protocolo de sincronização durante a vida útil da rede em malha 110.
[0057] Os pelo menos alguns nós podem ainda sincronizar uma operação entre cada um dos dois nós respectivos dos pelo menos alguns nós dos mesmos, com base nos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós (por exemplo, conforme descrito abaixo em relação à Figura 3C).
[0058] Em várias modalidades, cada nó da pluralidade de nós determina, para cada outro nó da pluralidade de nós 112, um primeiro valor de desvio de relógio entre os respectivos nós; cada nó da pluralidade de nós 112 determina, para cada outro nó da pluralidade de nós 112, um primeiro deslocamento de tempo entre os respectivos nós, com base no primeiro valor de desvio de relógio entre os respectivos nós; e/ou cada nó da pluralidade de nós 112 sincroniza uma operação do respectivo nó com cada outro nó da pluralidade de nós 112, com base no primeiro valor de deslocamento de tempo entre os respectivos nós.
[0059] Em algumas modalidades, os primeiros valores de desvio de relógio entre cada dois nós de pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 da rede em malha 110 variam com base, por exemplo, nas condições ambientais experimentadas pelos nós. Por exemplo, os primeiros valores de desvio de relógio dos mesmos podem ser baseados nos respectivos valores de temperatura dos nós. Em outro exemplo, os primeiros valores de desvio de relógio dos mesmos podem ser baseados na umidade ambiente. Como um resultado, a manutenção de sincronização é necessária para garantir uma operação sincronizada entre os nós da rede em malha.
[0060] As redes em malha atuais normalmente aumentam a periodicidade dos loops de sincronização para atualizar os primeiros valores de desvio de relógio entre os nós da rede em malha e/ou aumentam as durações de tempo de recepção dos receptores da rede em malha (por exemplo, conforme descrito acima em relação às Figuras 1A- 1B). No entanto, eles são dispendiosos em termos de consumo de energia e/ou recursos de rede, pois os nós podem consumir significativamente mais energia ao receber dados (ou transmitir dados) em comparação com, por exemplo, o modo de espera.
[0061] O sistema 100 pode ser disposto para determinar valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente (por exemplo, valores de desvio de relógio relacionados à temperatura) entre pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 e ainda para sincronizar, com base nos seus valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente (e opcionalmente com base nos primeiros valores de desvio de relógio), a operação entre a pluralidade de nós 112 da rede em malha 110 (por exemplo, conforme descrito abaixo em relação à Figura 3A-3E). Como resultado, o sistema 100 pode permitir reduzir a nulo o número de loops de sincronização repetidos (por exemplo, destinados a atualizar os primeiros valores de desvio de relógio entre os nós da rede em malha), para assim reduzir significativamente a energia sendo consumida pelos nós da rede em malha, e ainda garantindo operação sincronizada entre os nós da rede em malha do mesmo.
[0062] Pelo menos alguns nós, por exemplo, um primeiro subconjunto de nós, da pluralidade de nós 112, pode determinar valores de temperatura dos nós do primeiro subconjunto e ainda transmitir os valores de temperatura dos mesmos para pelo menos uma das unidades de retaguarda 120 (etapa 220).
[0063] Referindo-se à Figura 2E como exemplo, em que o primeiro nó 112a e o segundo nó 112b estão localizados no ambiente estabilizado por temperatura 82 (e, portanto, estão sujeitos ao mesmo valor de temperatura ambiente) e o terceiro nó 112c, o quarto nó 112d e o quinto nó 112e estão localizados no terreno aberto (e, portanto, pode ser submetido a diferentes valores de temperatura ambiente), o primeiro subconjunto pode incluir primeiro nó 112a (ou segundo nó 112b), terceiro nó 112c, quarto nó 112d e/ou quinto nó 112e. Pode ser suficiente que, por exemplo, apenas o primeiro nó 112a ou o segundo nó 112b, irá determinar e transmitir o respectivo valor de temperatura do nó para a(s) unidade(s) de retaguarda 120, já que tanto o primeiro nó 112a quanto o segundo nó 112b estão sujeitos ao mesmo valor de temperatura ambiente.
[0064] Em algumas modalidades, o primeiro subconjunto inclui todos os nós da pluralidade de nós 112. Por exemplo, no caso em que todos os nós da pluralidade de nós estão posicionados no terreno aberto de modo que cada nó da pluralidade de nós 112 pode experimentar diferentes valores de temperatura ambiente, ou os valores de temperatura dos mesmos podem mudar com o tempo, pode ser necessário que cada nó da pluralidade de nós 112 determine e transmita o respectivo valor de temperatura do nó para A(s) unidade(s) de retaguarda 120.
[0065] A(s) unidade(s) de retaguarda 120 pode (m) ser dispostas para receber, através da rede em malha 110, a partir dos nós do primeiro subconjunto, os valores de temperatura dos respectivos nós (etapa 230).
[0066] A(s) unidade(s) de retaguarda 120 pode (m) incluir, ou opcionalmente obter, dados entre nós indicando a relação entre nós entre os nós do primeiro subconjunto e um segundo subconjunto da pluralidade de nós 112 que inclui pelo menos alguns nós do primeiro subconjunto. Os dados entre nós dos mesmos podem, por exemplo, incluir informações relativas a uma localização física dos nós do primeiro subconjunto e os nós do segundo subconjunto e/ou os nós da pluralidade de nós 112.
[0067] A(s) unidade(s) de retaguarda 120 pode (m) determinar, para os nós do segundo subconjunto, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente que indicam um desvio de relógio relacionado ao ambiente entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos valores de temperatura dos primeiros nós de subconjunto e os dados entre nós (etapa 240). Em algumas modalidades, o segundo subconjunto inclui os nós do primeiro subconjunto e pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós 112. Em algumas modalidades, o segundo subconjunto inclui todos os nós da pluralidade de nós 112.
[0068] Com referência à Figura 2E, como exemplo, o segundo subconjunto pode incluir os nós do primeiro subconjunto (por exemplo, primeiro nó 112a, terceiro nó 112c, quarto nó 112d e quinto nó 112e) e ainda pode incluir o segundo nó 112b. A(s) unidade(s) de retaguarda 120 podem determinar os valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente entre: primeiro nó 112a e terceiro nó 112c; primeiro nó 112a e quarto nó 112d; primeiro nó 112a e quinto nó 112e; terceiro nó 112c e quarto nó 112d; terceiro nó 112c e quinto nó 112e e/ou entre o quarto nó 112d e o quinto nó 112e; com base nos respectivos valores de temperatura dos respectivos primeiros subconjuntos. A unidade de retaguarda 120 pode ainda determinar os valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente entre o segundo nó 112b (por exemplo, que não faz parte do primeiro subconjunto de nós do mesmo) e cada nó do terceiro nó 112c, quarto nó 112d e/ou quinto nó 112e, com base no valor de temperatura 112a do primeiro nó (já que tanto o primeiro nó 112a quanto o segundo nó 112b estão sujeitos à mesma temperatura ambiente) e o valor de temperatura 112c do terceiro nó, valor de temperatura 112d do quarto nó e/ou valor de temperatura 112e do quinto nó, respectivamente. Em algumas modalidades, os valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente entre o segundo nó 112b e cada nó do terceiro nó 112c, quarto nó 112d e quinto nó 112e terão os mesmos valores que os valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente correspondentes entre o primeiro nó 112a e cada nó do terceiro nó 112c, quarto nó 112d e quinto nó 112e, respectivamente. Em algumas modalidades, os valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos mesmos são determinados (por exemplo, por unidade (s) de retaguarda 120) entre cada dois nós dos segundos nós de subconjuntos, com base nos respectivos valores de temperatura dos nós.
[0069] Em outro exemplo, A(s) unidade(s) de retaguarda 120 podem determinar um primeiro valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre o terceiro nó 112c e o quarto nó 112d, um segundo valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre o quarto nó 112d e o quinto nó 112e, e mais para determinar, com base no primeiro valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre o terceiro nó 112c e o quarto nó 112d e o segundo valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre o quarto nó 112d e o quinto nó 112e, um terceiro valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre o terceiro nó 112c e quinto nó 112e.
[0070] Em algumas modalidades, A(s) unidade(s) de retaguarda 120 podem ser organizadas para determinar, para cada nó do segundo subconjunto, o respectivo valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente do nó e, ainda, para determinar, para cada dois nós do segundo subconjunto, com base nos respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós, o valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre os respectivos nós dos mesmos.
[0071] Com referência à Figura 2E como exemplo, a unidade de retaguarda 120 pode determinar um quarto valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente para o quarto nó 112d e um quinto valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente para o quinto nó 112e e ainda para determinar um sexto valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre o quarto nó 112d e o quinto nó 112e, com base no quarto valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente e o quinto valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente.
[0072] Em algumas modalidades, as unidades de retaguarda 120 podem ser dispostas para receber, de cada nó do primeiro subconjunto, em cada circuito de comunicação entre o respectivo nó e a unidade de retaguarda 120, o valor de temperatura dos respectivos nós e ainda armazenar os valores de temperatura dos respectivos nós (por exemplo, em um meio legível por computador dedicado) para, assim, gerar um conjunto de dados de valores de temperatura dos respectivos nós.
[0073] Por exemplo, a unidade de retaguarda 120 pode ser disposta para receber, a partir do quarto nó 112d, um valor de temperatura do primeiro quarto nó T1 em um primeiro loop de comunicação entre o quarto nó 112d e a unidade de retaguarda 120, e ainda receber um valor de temperatura de um segundo quarto nó T2 em um segundo loop de comunicação. A unidade de retaguarda 120 pode armazenar o valor de temperatura do primeiro quarto nó T1 e o valor de temperatura do segundo quarto nó T2 para, assim, formar um conjunto de dados de valores de temperatura do quarto nó.
[0074] A(s) unidade(s) de retaguarda 120 podem ser ainda dispostas para determinar o valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente para cada nó do segundo subconjunto, com base em pelo menos um valor de temperatura do respectivo nó armazenado no conjunto de dados de valores de temperatura do respectivo nó, e com base no tipo de relógio de um respectivo nó. Por exemplo, a Equação 1 mostra o valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente Cdesvio2 (por exemplo, em unidades de PPM) do quarto nó 112d tendo um relógio de cristais à base de quartzo da seguinte forma: Cdesvio2 = 0,034 - (T1 - T2)2 (Equação 1)
[0075] É notado que a Equação 1 mostra o valor de desvio do relógio relacionado ao ambiente para o relógio de cristais à base de quartzo e que outros tipos de relógio podem exibir diferentes valores de desvio do relógio relacionados ao ambiente.
[0076] Em algumas modalidades, a(s) unidade(s) de retaguarda 120 são dispostas para determinar, para cada nó do primeiro subconjunto, com base no conjunto de dados de valores de temperatura do respectivo nó, um padrão da mudança de temperatura do respectivo nó.
[0077] A(s) unidade(s) de retaguarda 120 podem transmitir os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente, através da rede em malha 110, para os nós do segundo subconjunto, mediante determinação dos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos mesmos (etapa 250). Em algumas modalidades, A(s) unidade(s) de retaguarda 120 estão dispostas para transmitir os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente para nós específicos apenas do segundo subconjunto, por exemplo, após a determinação dos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente entre os nós específicos do mesmo. Por exemplo, se nenhum valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente foi determinado entre o quarto nó 112d e qualquer um do primeiro nó 112a, segundo nó 112b, terceiro nó 112c e quinto nó 112e - nenhuma transmissão entre a unidade de retaguarda 120 e o quarto nó 112d será estabelecido para, assim, reduzir o consumo de energia do quarto nó 112d.
[0078] Os nós do segundo subconjunto podem determinar valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos nós (etapa 260). Em algumas modalidades, o segundo subconjunto de nós determina os valores de deslocamento de tempo globais entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós e os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós (etapa 262).
[0079] Em várias modalidades, os nós do segundo subconjunto podem sincronizar uma operação entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós, valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós e/ou os valores de deslocamento de tempo global dos respectivos nós (etapa 270) (por exemplo, conforme descrito abaixo em relação às Figuras 3C a 3E).
[0080] Em várias modalidades, cada nó da pluralidade de nós 112 determina um valor de temperatura do respectivo nó e transmite o valor de temperatura do mesmo para pelo menos uma unidade de retaguarda
120; pelo menos uma unidade de retaguarda 120 recebe, de cada nó da pluralidade de nós 112, o respectivo valor de temperatura do nó; pelo menos uma unidade de retaguarda 120 determina, para cada nó da pluralidade de nós 112, e para cada outro nó da pluralidade de nós 112, um valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre os respectivos nós; pelo menos uma unidade de retaguarda 120 transmite para cada nó da pluralidade de nós 112, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente do nó, mediante determinação dos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos mesmos; cada nó da pluralidade de nós 112 determina os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente para cada outro nó da pluralidade de nós 112, com base nos respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos nós; e/ou cada nó da pluralidade de nós 112 sincroniza uma operação com cada outro nó da pluralidade de nós 112, com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós e/ou com base nos valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós.
[0081] Agora é feita referência à Figura 3B, que é um gráfico que ilustra as funções realizadas por dois nós de uma pluralidade de nós 112 de uma rede em malha 110, por exemplo, um primeiro nó 112a e um terceiro nó 112c, para determinar um primeiro valor de desvio de relógio e um primeiro valor de deslocamento de tempo entre os seus nós, de acordo com algumas modalidades da invenção.
[0082] É notado que as funções ilustradas na Figura 3B para o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c podem ser realizadas, em várias modalidades, entre cada dois nós de pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 (por exemplo, entre os primeiros nós de subconjunto ou os segundo subconjunto de nós) e/ou entre cada dois nós da pluralidade de nós 112 (por exemplo, como descrito acima em relação à Figura 3A) para, desse modo, determinar os primeiros valores de desvio de relógio e/ou os primeiros valores de deslocamento de tempo entre os respectivos nós dos mesmos.
[0083] De acordo com algumas modalidades, os nós da rede em malha 112 estão em um modo de espera quando nenhuma comunicação e/ou sincronização com outros nós da rede em malha 110 e/ou com A(s) unidade(s) de retaguarda 120 é necessária. A fim de, por exemplo, receber dados de outro nó de pluralidade de nós 112 e/ou de unidade (s) de retaguarda 120, os nós de rede em malha 112 devem ativar os receptores (ou transceptores) dos respectivos nós em pontos de tempo de recepção predeterminados e para durações de tempo de recepção predeterminadas.
[0084] Por exemplo, as ativações do receptor 112a do primeiro nó são indicadas na Figura 3B como “A Rx-Peeks”, por exemplo, um primeiro “A Rx-Peek” 112a-1 e um segundo “A Rx-Peek” 112a-2, em pontos de tempo de recepção predeterminados correspondentes tAR1, tAR2, respectivamente, e tendo durações de tempo de recepção predeterminadas correspondentes ∆tAR1, ∆tAR2, respectivamente. As ativações do receptor 112c do terceiro nó são indicadas na Figura 3B como “C RX-Peeks”, por exemplo, um primeiro “C Rx-Peek” 112c-1 e um segundo “C Rx-Peek” 112c-2, nos pontos de tempo de recepção predeterminada correspondente tCR1, tCR2 e tendo durações de tempo de recepção predeterminadas correspondentes ∆tCR1, ∆tCR2, respectivamente.
[0085] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 determinam os primeiros valores de desvio de relógio entre cada dois respectivos nós de pelo menos alguns nós com base nos pontos de tempo de recepção predeterminados dos respectivos nós e nas durações de tempo de recepção predeterminadas dos respectivos nós. As informações sobre os pontos de tempo de recepção predeterminados e as durações de tempo de recepção predeterminadas de pelo menos alguns nós dos mesmos podem ser determinados durante, por exemplo, uma configuração de rede em malha 110 e/ou durante loop (s) de sincronização anterior (s) entre os respectivos nós. As informações dos mesmos podem ser armazenadas, por exemplo, na memória interna dos respectivos nós e/ou nA(s) unidade(s) de retaguarda 120 da rede em malha 110.
[0086] Por exemplo, o primeiro nó 112a pode determinar, com base no ponto de tempo de recepção predeterminado tAR1 do primeiro “A Rx- Peek” 112a-1 e com base no ponto de tempo de recepção predeterminado tCR1 e a duração de tempo de recepção predeterminada correspondente ∆tCR1 do primeiro “C RX-Peek” 112c-1 do terceiro nó 112c, um primeiro tempo de deslocamento de sincronização ∆Tsinc1 entre o ponto de tempo de recepção predeterminado tAR1e um primeiro ponto de tempo de transmissão tAT1para transmitir uma solicitação de sincronização para o terceiro nó 112c (por exemplo, como mostrado na Figura 3B). O terceiro nó 112c pode ainda transmitir, mediante recepção da solicitação de sincronização do primeiro nó 112a, uma informação de sincronização para o primeiro nó 112a. As informações de sincronização podem incluir, por exemplo, o ponto de tempo de recepção predeterminado tCR2 e a duração de tempo de recepção predeterminada correspondente ∆tCR2 do segundo “C Rx-Peek” 112c-2 do terceiro nó 112c.
[0087] O primeiro deslocamento de sincronização do tempo ∆Tsinc1, por exemplo, entre o ponto de tempo de recepção predeterminado tAR1 do primeiro “A Rx-Peek” 112a-1 e o primeiro ponto de tempo de transmissão tATI n do primeiro nó 112a, pode ser determinado para atender um meio do primeiro “C Rx-Peek” 112c-1 do terceiro nó 112c (por exemplo, em t = t tCR1 + 0,5 - ∆tCR1). Note-se que o meio do “C Rx-Peeks” é selecionado apenas como um ponto de tempo de referência e que, em algumas modalidades, outros pontos de tempo de referência podem ser selecionados. No entanto, o primeiro deslocamento de sincronização de tempo ∆Tsinc1 pode ter um intervalo de tempo ∆tintervalo em relação ao meio do primeiro “C Rx-Peek” 112c-1 do terceiro nó 112c, por exemplo, devido ao primeiro desvio de relógio entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c (por exemplo, conforme mostrado na Figura 3B).
[0088] O primeiro nó 112a pode determinar, após a recepção da informação de sincronização do terceiro nó 112c, com base na informação de sincronização do mesmo, um segundo deslocamento de sincronização de tempo ATsinc2 entre o ponto de tempo de recepção predeterminado tAR2 do segundo “A Rx-Peek” 112a-2 e um segundo ponto de tempo de transmissão tAT2 para transmitir outra solicitação de sincronização para o terceiro nó 112c.
[0089] O primeiro nó 112a pode ainda determinar, com base no primeiro deslocamento de sincronização de tempo ∆Tsinc1, o segundo deslocamento de sincronização de tempo ∆Tsinc2 e uma diferença de tempo entre o segundo ponto de transmissão tAT2 e o primeiro ponto de tempo de transmissão tAT1 do primeiro nó 112a, um primeiro valor de desvio de relógio entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c. Por exemplo, a Equação 2 mostra o primeiro valor de desvio de relógio Cdesvio1 entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c da seguinte forma: Cdesvio1 (∆Tsinc1 - ∆Tsinc2)/(tAT2 - tAT1) (Equação 2)
[0090] O primeiro nó 112a pode ainda determinar o primeiro deslocamento de tempo (∆Tdeslocamento1 entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c com base no primeiro valor de desvio de relógio Cdesvio1 entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c e com base em uma marcação de tempo de envelhecimento tenvelhecimento passado desde a sincronização anterior entre o primeiro nó 112a e terceiro nó 112c. Por exemplo, as Equações 3 mostram o primeiro deslocamento de tempo (∆Tdeslocamento1 entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c da seguinte forma: (∆Tdeslocamento1 - Cdesvio1 * tenvelhecimento (Equação 3)
[0091] Em várias modalidades, o primeiro valor de deslocamento de tempo tem um valor positivo ou negativo.
[0092] De preferência, os cálculos para determinar os primeiros valores de deslocamento de tempo entre os nós da rede em malha 112 devem ser tão simples quanto possível (por exemplo, como descrito acima), pois, em algumas modalidades, a potência de processamento dos nós 112 pode ser limitada.
[0093] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós de pluralidade de nós utilizam protocolos CSMA/CD, que requerem o envio de notificações de Solicitação de Envio (RTS) e de Liberação de Envio (CTS) antes de transmitir a mensagem de dados entre pelo menos alguns nós dos mesmos. Em algumas modalidades, as notificações CTS de pelo menos alguns nós podem incluir a solicitação de sincronização, eliminando assim uma necessidade de transmitir solicitações de sincronização separadas entre os pelo menos alguns nós dos mesmos.
[0094] Em algumas modalidades, a informação de sincronização sendo enviada por, por exemplo, o terceiro nó 112c para, por exemplo, primeiro nó 112a, pode também ser recebida por pelo menos um outro nó da pluralidade de nós 112. Neste caso, pode ser necessário gerar informações de sincronização genéricas para permitir, assim, o pelo menos um outro nó do mesmo determinar, com base nas informações de sincronização genéricas, o primeiro deslocamento de tempo entre pelo menos um outro nó e, por exemplo, o terceiro nó 112c.
[0095] É feita agora referência às Figuras 3C a 3E, que são gráficos que ilustram a operação sincronizada entre dois nós de uma pluralidade de nós 112 de uma rede em malha 110, por exemplo, um primeiro nó 112a e um terceiro nó 112c, de acordo com algumas modalidades da invenção.
[0096] É notado que as funções ilustradas nas Figuras 3C-3E para o primeiro nó 112a e terceiros nós 112c podem ser realizadas, em várias modalidades, entre cada dois nós de pelo menos alguns nós (por exemplo, os nós do primeiro subconjunto e/ou os nós do segundo subconjunto) da pluralidade de nós 112 e/ou entre cada dois nós da pluralidade de nós 112 (por exemplo, como descrito acima em relação à Figura 3A) para, desse modo, sincronizar a operação entre os respectivos nós dos mesmos.
[0097] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 podem sincronizar operações entre cada um dos dois nós respectivos de pelo menos alguns nós, com base nos primeiros deslocamentos de tempo dos respectivos nós (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A e à Figura 3B).
[0098] Por exemplo, o primeiro nó 112a pode sincronizar a operação entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c adicionando o primeiro valor de deslocamento de tempo ∆Tdeslocamento1 entre os seus nós a um terceiro deslocamento de sincronização de tempo ∆Tsinc3, para assim compensar um intervalo de tempo ∆tintervalo entre um terceiro “A Rx- Peek”112a-3 do primeiro nó 112a e um terceiro “C Rx-Peek”112c-3 do terceiro nó 112c devido ao primeiro deslocamento do relógio entre os seus nós (por exemplo, como mostrado na Figura 3C).
[0099] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 podem sincronizar as operações entre cada um dos dois nós respectivos dos pelo menos alguns nós dos mesmos, com base nos deslocamentos de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A).
[0100] Por exemplo, o primeiro nó 112a pode sincronizar a operação entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c adicionando o valor de deslocamento de tempo relacionado ao ambiente ∆Tdeslocamento2 (por exemplo, valor de deslocamento de tempo relacionado à temperatura) entre os seus nós para o terceiro deslocamento de sincronização de tempo ∆Tsincronização3, para assim compensar um intervalo de tempo ∆Tintervalo entre o terceiro “A Rx-Peek” 112a-3 do primeiro nó 112a e o terceiro “C Rx-Peek” 112c-3 do terceiro nó 112c devido ao segundo desvio de relógio (por exemplo, desvio de relógio relacionado à temperatura) entre os seus nós (por exemplo, como mostrado na Figura 3D).
[0101] Em algumas modalidades, pelo menos alguns nós da pluralidade de nós 112 podem sincronizar as operações entre cada um dos dois nós respectivos dos pelo menos alguns nós dos mesmos, com base nos primeiros deslocamentos de tempo dos respectivos nós e nos deslocamentos de tempo relacionados ao ambiente (por exemplo, como descrito acima em relação à Figura 3A).
[0102] Por exemplo, o primeiro nó 112a pode sincronizar a operação entre o primeiro nó 112a e o terceiro nó 112c adicionando o primeiro valor de deslocamento de tempo ∆Tdeslocamento1 e o valor de deslocamento de tempo relacionado ao ambiente ∆Tdeslocamento2 entre os seus nós para o terceiro deslocamento de sincronização de tempo ∆Tsinc3, para assim compensar um intervalo de tempo ∆Tintervalo entre o terceiro “A Rx-Peek” 112a-3 do primeiro nó 112a e o terceiro “C Rx-Peek” 112c-3 do terceiro nó 112c devido ao primeiro valor de desvio de relógio e o segundo desvio de relógio (por exemplo, desvio de relógio relacionado à temperatura) entre os seus nós (por exemplo, como mostrado na Figura 3E).
[0103] É feita agora referência à Figura 4, que é um fluxograma de um método 300 de sincronização de uma rede em malha compreendendo uma pluralidade de nós, de acordo com algumas modalidades da invenção.
[0104] O método 300 pode ser implementado pelo sistema 100, que pode ser disposto para implementar o método 300. Deve-se notar que o método 300 não está limitado ao fluxograma ilustrado na Figura 4 e à descrição correspondente. Por exemplo, em várias modalidades, o método 300 não precisa se mover através de cada caixa ou estágio ilustrado, ou exatamente na mesma ordem ilustrada e descrita.
[0105] De acordo com algumas modalidades, a rede em malha inclui a pluralidade de nós interconectados, cada um associado a um respectivo valor de relógio (por exemplo, conforme descrito acima em relação às Figuras 2A-2E).
[0106] O método 300 pode incluir determinar (etapa 310), por pelo menos alguns nós da pluralidade de nós, os primeiros valores de desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos de pelo menos alguns nós dos mesmos (por exemplo, como descrito acima em relação às Figuras 3A-3B). Em algumas modalidades, o método 300 inclui a configuração (etapa 312) de pelo menos alguns nós da pluralidade de nós para incluir todos os nós da pluralidade de nós.
[0107] O método 300 pode incluir determinar (etapa 314), por pelo menos alguns nós da pluralidade de nós, primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos dois respectivos dos pelo menos alguns nós dos mesmos, com base nos primeiros valores de desvio de relógio dos respectivos nós (por exemplo , conforme descrito acima em relação às Figuras 3A-3B).
[0108] Em várias modalidades, o método 300 inclui determinar (etapa 316) os primeiros valores de desvio de relógio e/ou os primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos dois nós respectivos de pelo menos alguns nós da pluralidade de nós durante uma configuração da rede em malha e/ou periodicamente durante a vida útil da rede em malha (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A).
[0109] O método 300 pode incluir a sincronização (etapa 318), por pelo menos alguns nós da pluralidade de nós, uma operação entre cada um dos respectivos nós de pelo menos alguns nós, com base nos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós (por exemplo, como descrito abaixo em relação à Figura 3C).
[0110] O método 300 pode incluir determinar (etapa 320) por um primeiro subconjunto da pluralidade de nós, valores de temperatura associados com os nós do primeiro subconjunto e ainda transmitir, através da rede em malha, os valores de temperatura dos mesmos para pelo menos uma unidade de retaguarda da rede em malha (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A). Em algumas modalidades, o método 300 inclui a configuração (etapa 322) do primeiro subconjunto para incluir todos os nós da pluralidade de nós.
[0111] O método 300 pode incluir receber (etapa 330), por pelo menos uma unidade de retaguarda, a partir dos primeiros nós de subconjunto, os valores de temperatura dos primeiros nós de subconjunto (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A).
[0112] O método 300 pode incluir determinar (etapa 340), por pelo menos uma unidade de retaguarda, para um segundo subconjunto da pluralidade de nós que inclui pelo menos alguns nós do primeiro subconjunto, respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente indicando um desvio de relógio entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto e dados entre nós indicando a relação entre nós entre os nós do primeiro subconjunto e os nós do segundo subconjunto (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A). Em algumas modalidades, o método 300 inclui a configuração (etapa 341) do segundo subconjunto para incluir os primeiros nós do subconjunto e pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós. Em algumas modalidades, o método 300 inclui a configuração (etapa 342) do segundo subconjunto para incluir todos os nós da pluralidade de nós.
[0113] Em algumas modalidades, o método 300 inclui determinar (etapa 343), por pelo menos uma unidade de retaguarda, para cada nó do segundo subconjunto, o valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente do respectivo nó e determinar ainda, para cada dois nós do segundo subconjunto, com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós, o valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre os respectivos nós dos mesmos.
[0114] Em algumas modalidades, o método 300 inclui receber (etapa 344), por pelo menos uma unidade de retaguarda, de cada nó dos primeiros nós de subconjunto, em cada loop de comunicação entre o respectivo nó e pelo menos uma unidade de retaguarda, o valor de temperatura dos respectivos nós; armazenar o respectivo valor de temperatura dos respectivos nós (por exemplo, em um meio legível por computador dedicado); e gerar um conjunto de dados de valores de temperatura do respectivo nó.
[0115] Em algumas modalidades, o método 300 inclui determinar (etapa 345), por pelo menos uma unidade de retaguarda, o valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente para cada nó do segundo subconjunto, com base em pelo menos um valor de temperatura do respectivo nó armazenado no conjunto de dados de valores de temperatura do respectivo nó e com base no tipo de relógio do respectivo nó.
[0116] Em algumas modalidades, o método 300 inclui determinar (etapa 346), por pelo menos uma unidade de retaguarda, para cada nó do primeiro subconjunto de nós, com base no conjunto de dados de valores de temperatura do respectivo nó, um padrão da mudança de temperatura do respectivo nó.
[0117] O método 300 pode incluir a transmissão (etapa 350), por pelo menos uma unidade de retaguarda, através da rede em malha, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente para os nós do segundo subconjunto, após a determinação dos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos mesmos (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A).
[0118] O método 300 pode incluir determinar (etapa 360), pelos nós do segundo subconjunto, valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós (por exemplo, como descrito acima em relação à Figura 3A). Em algumas modalidades, o método 300 inclui determinar (etapa 362), valores de deslocamento de tempo global entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base nos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós e os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3A).
[0119] O método 300 pode incluir sincronizar (etapa 370), pelos nós do segundo subconjunto, uma operação entre cada um dos respectivos nós do segundo subconjunto, aplicando o deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós para o valor de relógio dos respectivo nós (por exemplo, conforme descrito acima em relação à
Figura 3D).
[0120] O método 300 inclui sincronizar (etapa 380), pelos nós do segundo subconjunto, uma operação entre cada um dos dois nós respectivos do segundo subconjunto, com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós, os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós ou uma combinação dos mesmos (por exemplo, conforme descrito acima em relação à Figura 3E).
[0121] Em várias modalidades, o método 300 é implementado por/para cada nó da pluralidade de nós.
[0122] Em várias modalidades, o método 300 inclui pelo menos algumas das seguintes etapas: determinar, por cada nó da pluralidade de nós, para cada outro nó da pluralidade de nós, um primeiro valor de desvio de relógio entre os respectivos nós; determinar, para cada nó da pluralidade de nós, um primeiro valor de deslocamento de tempo entre os respectivos nós, com base no primeiro valor de desvio de relógio entre os respectivos nós; e/ou sincronizar, por cada nó da pluralidade de nós, para cada outro nó da pluralidade de nós, uma operação entre os respectivos nós, com base no primeiro valor de deslocamento de tempo entre os respectivos nós.
[0123] Em várias modalidades, o método 300 inclui pelo menos alguns dos seguintes estágios: determinar, por cada nó da pluralidade de nós, valores de temperatura do respectivo nó e transmitir o valor de temperatura dos mesmos para pelo menos uma unidade de retaguarda; receber, por pelo menos uma unidade de retaguarda, de cada nó da pluralidade de nós, o valor de temperatura do respectivo nó; determinar, por pelo menos uma unidade de retaguarda, para cada nó da pluralidade de nós e para cada outro nó da pluralidade de nós, um valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre os respectivos nós, com base nos valores de temperatura do respectivos nós; determinar, por cada nó da pluralidade de nós, para cada outro nó da pluralidade de nós, um valor de deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós, com base no valor de desvio de relógio relacionado ao ambiente entre os respectivos nós; e/ou sincronizar, por cada nó da pluralidade de nós, uma operação com cada outro nó da pluralidade de nós, com base no valor de deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós. Em algumas modalidades, o método 300 inclui sincronizar, por cada nó da pluralidade de nós, uma operação com cada outro nó da pluralidade de nós, com base no primeiro deslocamento de tempo e no valor de deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós.
[0124] Vantajosamente, os sistemas e métodos divulgados podem permitir, em algumas modalidades, manter a sincronização entre os nós da rede em malha, simplesmente: monitorando valores de temperatura dos nós de rede em malha, determinando valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente (por exemplo, valores de desvio de relógio relacionados à temperatura) entre os nós de rede em malha e sincronizando uma operação entre os nós de rede em malha com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos mesmos (por exemplo, conforme descrito acima em relação às Figuras 3A-3E). Como resultado, os sistemas e métodos divulgados podem permitir reduzir a nulo o número de loops de sincronização repetidos destinados a atualizar os primeiros valores de desvio de relógio (por exemplo, devido a imprecisões de relógios) entre os nós de rede em malha normalmente praticados em redes em malha atuais (por exemplo, conforme descrito acima em relação às Figuras 1A-1B), reduzindo assim significativamente a energia sendo consumida pelos nós da rede em malha. Vantajosamente, os sistemas e métodos divulgados não requerem transferências de dados dedicados entre os nós da rede em malha e/ou de retaguarda da rede em malha, uma vez que os valores de temperatura dos nós da rede em malha são tipicamente transferidos para as unidades de retaguarda da rede em malha como parte de tráfego de dados regular.
[0125] Aspectos da presente invenção são descritos acima com referência às ilustrações de fluxograma e/ou diagramas de partes de métodos, aparelhos (sistemas) e produtos de programa de computador de acordo com modalidades da invenção. Será entendido que cada parte das ilustrações do fluxograma e/ou diagramas de parte e combinações de partes nas ilustrações do fluxograma e/ou diagramas de parte podem ser implementadas por instruções de programa de computador. Estas instruções de programa de computador podem ser providas a um processador de um computador de uso geral, computador de uso especial ou outro aparelho de processamento de dados programável para produzir uma máquina, de modo que as instruções, que são executadas por meio do processador do computador ou outro aparelho de processamento de dados programável, criar meios para implementar as funções/atos especificados no fluxograma e/ou diagrama de parte ou partes do mesmo.
[0126] Estas instruções de programa de computador também podem ser armazenadas em um meio legível por computador que pode direcionar um computador, outro aparelho de processamento de dados programável ou outros dispositivos para funcionar de uma maneira particular, de modo que as instruções armazenadas no meio legível por computador produzam um artigo de fabricação incluindo instruções que implementam a função/ato especificado no fluxograma e/ou parte do diagrama de parte ou partes do mesmo. As instruções do programa de computador também podem ser carregadas em um computador, outro aparelho de processamento de dados programável ou outros dispositivos para fazer com que uma série de etapas operacionais sejam realizadas no computador, outro aparelho programável ou outros dispositivos para produzir um processo implementado por computador de modo que as instruções que executam no computador ou outro aparelho programável fornecem processos para implementar as funções/atos especificados no fluxograma e/ou parte do diagrama de parte ou partes do mesmo.
[0127] O fluxograma e os diagramas acima mencionados ilustram a arquitetura, funcionalidade e operação de possíveis implementações de sistemas, métodos e produtos de programa de computador de acordo com várias modalidades da presente invenção. A este respeito, cada parte do fluxograma ou diagramas de parte pode representar um módulo, segmento ou parte do código, que inclui uma ou mais instruções executáveis para implementar a (s) função (ões) lógica (s) especificada (s). Também deve ser observado que, em algumas implementações alternativas, as funções observadas na parte podem ocorrer fora da ordem observada nas figuras. Por exemplo, duas partes mostradas em sucessão podem, de fato, ser executadas substancialmente ao mesmo tempo, ou as partes podem, às vezes, ser executadas na ordem inversa, dependendo da funcionalidade envolvida. Também será notado que cada parte dos diagramas de parte e/ou ilustração do fluxograma e combinações de partes nos diagramas de parte e/ou ilustração do fluxograma podem ser implementados por sistemas baseados em hardware de propósito especial que executam as funções ou atos especificados, ou combinações de hardware para fins especiais e instruções de computador.
[0128] Na descrição acima, uma modalidade é um exemplo ou implementação da invenção. As várias aparências de “uma modalidade”, “uma modalidade”, “certas modalidades” ou “algumas modalidades” não se referem necessariamente às mesmas modalidades. Embora várias características da invenção possam ser descritas no contexto de uma única modalidade, os recursos também podem ser fornecidos separadamente ou em qualquer combinação adequada. Por outro lado, embora a invenção possa ser descrita neste documento no contexto de modalidades separadas para maior clareza, a invenção também pode ser implementada em uma única modalidade. Certas modalidades da invenção podem incluir características de diferentes modalidades divulgadas acima, e certas modalidades podem incorporar elementos de outras modalidades divulgadas acima. A divulgação dos elementos da invenção no contexto de uma modalidade específica não deve ser considerada como uma limitação do seu uso apenas na modalidade específica. Além disso, deve ser entendido que a invenção pode ser realizada ou praticada de várias maneiras e que a invenção pode ser implementada em certas modalidades além das descritas na descrição acima.
[0129] A invenção não se limita a esses diagramas ou às descrições correspondentes. Por exemplo, o fluxo não precisa se mover através de cada caixa ou estado ilustrado, ou exatamente na mesma ordem ilustrada e descrita. Os significados dos termos técnicos e científicos usados neste documento devem ser comumente entendidos como por alguém versado na técnica à qual a invenção pertence, a menos que definido de outra forma. Embora a invenção tenha sido descrita com relação a um número limitado de modalidades, estas não devem ser interpretadas como limitações ao escopo da invenção, mas sim como exemplificações de algumas das modalidades preferidas. Outras variações, modificações e aplicações possíveis também estão dentro do escopo da invenção. Consequentemente, o âmbito da invenção não deve ser limitado pelo que foi descrito até agora, mas pelas Reivindicações anexas e seus equivalentes legais.

Claims (18)

REIVINDICAÇÕES
1. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, o sistema compreendendo: uma pluralidade de nós interconectados formando uma rede em malha, caracterizado por que os nós são cada um associados a um respectivo valor de relógio e em que um primeiro subconjunto da pluralidade de nós é disposto para detectar e transmitir, através da rede em malha, valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; e pelo menos uma unidade de retaguarda disposta para: receber, através da rede em malha, os valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; calcular, para um segundo subconjunto da pluralidade de nós que inclui pelo menos alguns nós do primeiro subconjunto, respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente que indicam um desvio de relógio entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base nos valores de temperatura associados com os nós do primeiro subconjunto e dados entre nós indicando uma relação entre nós entre os nós do primeiro subconjunto e os nós do segundo subconjunto; e transmitir os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente, através da rede de malha, para os nós do segundo subconjunto, em que os nós do segundo subconjunto são dispostos para determinar valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós.
2. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que os nós do segundo subconjunto são dispostos para sincronizar uma operação entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, aplicando o deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós ao valor de relógio dos respectivos nós.
3. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 ou 2, caracterizado por que os nós do segundo subconjunto são dispostos para determinar os primeiros valores de desvio de relógio entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto e ainda dispostos para determinar, com base nos primeiros valores de desvio de relógio dos respectivos nós, os primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto.
4. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por que os nós do segundo subconjunto são dispostos para sincronizar a operação entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós, os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós ou uma combinação dos mesmos.
5. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 4, caracterizado por que o segundo subconjunto compreende ainda pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós.
6. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 4, caracterizado por que o segundo subconjunto compreende todos os nós da pluralidade de nós.
7. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 6, caracterizado por que o primeiro subconjunto compreende todos os nós da pluralidade de nós.
8. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 7, caracterizado por que cada nó da pluralidade de nós se comunica diretamente com cada outro nó da pluralidade de nós.
9. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 7, caracterizado por que cada nó da pluralidade de nós se comunica diretamente com alguns outros nós da pluralidade de nós e ainda se comunica indiretamente com os nós restantes da pluralidade de nós.
10. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 9, caracterizado por que cada nó da pluralidade de nós se comunica diretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda de pelo menos uma unidade de retaguarda.
11. Sistema Para Sincronizar Rede Em Malha, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 1 a 9, caracterizado por que alguns nós da pluralidade de nós se comunicam diretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda de pelo menos uma unidade de retaguarda e em que alguns outros nós da pluralidade de nós se comunicam indiretamente com pelo menos uma unidade de retaguarda de pelo menos uma unidade de retaguarda.
12. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, cada um associado a um respectivo valor de relógio e formando uma rede em malha, o método caracterizado por que compreende:
detectar e transmitir, por um primeiro subconjunto da pluralidade de nós, através da rede em malha, os valores de temperatura associados com os nós do primeiro subconjunto; receber, por pelo menos uma unidade de retaguarda, através da rede em malha, a partir dos nós do primeiro subconjunto, os valores de temperatura associados aos nós do primeiro subconjunto; determinar, por pelo menos uma unidade de retaguarda, para um segundo subconjunto da pluralidade de nós que inclui pelo menos alguns nós do primeiro subconjunto, respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente indicando um desvio de relógio entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base nos valores de temperatura associados com os nós do primeiro subconjunto e dados entre nós indicando uma relação entre nós entre os nós do primeiro subconjunto e os nós do segundo subconjunto; transmitir, por pelo menos uma unidade de retaguarda, através da rede de malha, os respectivos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente para os nós do segundo subconjunto; e determinar, pelos nós do segundo subconjunto, valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base nos valores de desvio de relógio relacionados ao ambiente dos respectivos nós.
13. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, de acordo com a Reivindicação 12, caracterizado por que compreende ainda sincronizar, pelos nós do segundo subconjunto, uma operação entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, aplicando o deslocamento de tempo relacionado ao ambiente entre os respectivos nós ao valor de relógio dos respectivos nós.
14. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, de acordo com qualquer uma das Reivindicações 12 ou 13, caracterizado por que compreende ainda determinar, pelos nós do segundo subconjunto, os primeiros valores de desvio de relógio entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto e determinar ainda, com base nos primeiros valores de desvio de relógio dos respectivos nós, os primeiros valores de deslocamento de tempo entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto.
15. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, de acordo com a Reivindicação 14, caracterizado por que compreende ainda sincronizar, pelos nós do segundo subconjunto, uma operação entre cada um dos respectivos dois nós do segundo subconjunto, com base em pelo menos um dos primeiros valores de deslocamento de tempo dos respectivos nós, os valores de deslocamento de tempo relacionados ao ambiente dos respectivos nós ou uma combinação dos mesmos.
16. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 12 a 15, caracterizado por que compreende ainda configurar o segundo subconjunto para compreender ainda pelo menos alguns outros nós da pluralidade de nós.
17. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 12 a 15, caracterizado por que compreende ainda configurar o segundo subconjunto para compreender todos os nós da pluralidade de nós.
18. Método Para Sincronizar Pluralidade de Nós Interconectados, de acordo com qualquer uma das Reivindicações de 12 a 17, caracterizado por que compreende ainda configurar o primeiro subconjunto para compreender todos os nós da pluralidade de nós.
Estado da Técnica
Estado da Técnica
BR112020018278-8A 2018-03-08 2019-03-07 Método e sistema para sincronizar rede em malha BR112020018278A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL257997A IL257997B (en) 2018-03-08 2018-03-08 Method and system for synchronizing a mesh network
IL257997 2018-03-08
PCT/IL2019/050254 WO2019171383A1 (en) 2018-03-08 2019-03-07 Method and system for synchronizing a mesh network

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020018278A2 true BR112020018278A2 (pt) 2020-12-29

Family

ID=66624748

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020018278-8A BR112020018278A2 (pt) 2018-03-08 2019-03-07 Método e sistema para sincronizar rede em malha

Country Status (9)

Country Link
US (1) US11026202B2 (pt)
EP (1) EP3763067A4 (pt)
JP (1) JP2021517444A (pt)
KR (1) KR20210010847A (pt)
CN (1) CN112088504A (pt)
BR (1) BR112020018278A2 (pt)
CA (1) CA3093341A1 (pt)
IL (1) IL257997B (pt)
WO (1) WO2019171383A1 (pt)

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7283568B2 (en) * 2001-09-11 2007-10-16 Netiq Corporation Methods, systems and computer program products for synchronizing clocks of nodes on a computer network
US7221686B1 (en) * 2001-11-30 2007-05-22 Meshnetworks, Inc. System and method for computing the signal propagation time and the clock correction for mobile stations in a wireless network
US7072432B2 (en) * 2002-07-05 2006-07-04 Meshnetworks, Inc. System and method for correcting the clock drift and maintaining the synchronization of low quality clocks in wireless networks
US7701858B2 (en) 2003-07-17 2010-04-20 Sensicast Systems Method and apparatus for wireless communication in a mesh network
WO2006069067A2 (en) 2004-12-20 2006-06-29 Sensicast Systems Method for reporting and accumulating data in a wireless communication network
US8351409B2 (en) * 2005-04-22 2013-01-08 Axiometric, Llc Timing synchronization in wireless mesh networks
US7450069B2 (en) * 2006-02-27 2008-11-11 Olympus Corporation Technology Of America Ranging system and method
US8194636B1 (en) * 2006-10-05 2012-06-05 Dust Networks, Inc. Adaptive timing synchronization for mesh networks
JP5354474B2 (ja) * 2007-09-14 2013-11-27 日本電気株式会社 クロック同期システム、その方法及びそのプログラム
DE102008010536A1 (de) * 2008-02-22 2009-08-27 Symeo Gmbh Schaltungsanordnung und Verfahren zur Synchronisation von Uhren in einem Netz
US20110299472A1 (en) 2009-02-23 2011-12-08 Praveen Kumar Adaptive Synchronization scheme for wireless communication systems
US8953581B1 (en) 2009-05-13 2015-02-10 Dust Networks, Inc. Timing synchronization for wireless networks
US8121050B2 (en) 2010-04-08 2012-02-21 Exelis Inc. Maintaining time of day synchronization
CN102237997B (zh) * 2011-07-08 2014-05-28 山东大学 一种链状以太网节点间的实时同步及动态补偿方法
CN102355319B (zh) 2011-08-17 2015-07-08 中国科学院深圳先进技术研究院 无线传感器网络中的时间同步方法及系统
ES2503568T3 (es) 2011-10-31 2014-10-07 Itron, Inc. Sincronización de los nodos en una red
CN103457685B (zh) 2012-05-29 2015-09-09 中国科学院沈阳自动化研究所 基于预测补偿的工业无线网络高精度时间同步方法
CN104396305A (zh) 2012-06-14 2015-03-04 诺基亚通信公司 用于针对小小区的空中同步中的网络监听方案的快速恢复
US9226252B2 (en) 2013-06-03 2015-12-29 King Fahd University Of Petroleum And Minerals Recursive time synchronization protocol method for wireless sensor networks
US20150025831A1 (en) * 2013-07-16 2015-01-22 Intellectual Property Administration Dynamically updating a time interval of a gps
US20150103817A1 (en) * 2013-10-11 2015-04-16 Qualcomm Incorporated Global time synchronization server for wireless devices
US9226253B2 (en) * 2013-12-04 2015-12-29 Mitsubishi Electric Research Laboratories, Inc. Passive synchronization in wireless networks
US9602270B2 (en) 2014-02-21 2017-03-21 Landis+Gyr Innovations, Inc. Clock drift compensation in a time synchronous channel hopping network
CA2856027A1 (en) * 2014-03-18 2015-09-18 Smartrek Technologies Inc. Mesh network system and techniques
CN104158647A (zh) 2014-08-26 2014-11-19 太原理工大学 一种无线传感网络时钟同步方法
US9693325B1 (en) * 2014-10-21 2017-06-27 The United States Of America, As Represented By The Secretary Of The Navy Method and apparatus for hybrid time synchronization based on broadcast sequencing for wireless ad hoc networks
WO2018014970A1 (en) 2016-07-22 2018-01-25 Fundació Per A La Universitat Oberta De Catalunya Drift correction in a wireless network
US10849086B2 (en) * 2017-07-20 2020-11-24 Itron Networked Solutions, Inc. Compensating for oscillator drift in wireless mesh networks
US10833840B2 (en) * 2018-05-07 2020-11-10 ZaiNar, Inc. Methods for nanosecond-scale time synchronization over a network

Also Published As

Publication number Publication date
US20200413361A1 (en) 2020-12-31
CA3093341A1 (en) 2019-09-12
IL257997A (en) 2018-04-30
CN112088504A (zh) 2020-12-15
US11026202B2 (en) 2021-06-01
KR20210010847A (ko) 2021-01-28
EP3763067A1 (en) 2021-01-13
JP2021517444A (ja) 2021-07-15
WO2019171383A1 (en) 2019-09-12
EP3763067A4 (en) 2021-04-28
IL257997B (en) 2019-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN109218348B (zh) 一种区块链中区块的确定方法及节点设备
Serpedin et al. Synchronization in wireless sensor networks: parameter estimation, performance benchmarks, and protocols
WO2021003685A1 (zh) 时间同步方法、多传感器系统及可移动平台
US8384590B2 (en) System and method for time synchronization
US11316605B2 (en) Method, device, and computer program for improving synchronization of clocks in devices linked according to a daisy-chain topology
JP6240048B2 (ja) 通信装置及び通信システム
CN103116322B (zh) 微调可调振荡器以匹配can总线的方法及can总线通信控制器
US9454919B2 (en) Electronic shelf label tag, electronic shelf label system for time-division transmission of display data and change command data, and operating method thereof
US20080183894A1 (en) Synchronizing cluster time
US10021636B2 (en) Methods, apparatuses, and computer program products for configuring and collecting information from sleepy devices
CN110176973B (zh) 时钟同步的方法、系统、计算机设备和存储介质
BR102019026425A2 (pt) Método e sistema para sincronizar um relógio local com um relógio mestre, e, rede de dispositivos distribuídos
US9245427B2 (en) System and method for synchronization of networked fire alarm panels
ES2881200T3 (es) Procedimiento y sistema de sincronización
BR112020018278A2 (pt) Método e sistema para sincronizar rede em malha
Schenato et al. Average timesync: A consensus-based protocol for time synchronization in wireless sensor networks
US9871863B2 (en) Managing network attached storage
US20230024329A1 (en) Apparatus and method for supporting precision time synchronization protocol of stealth clock type
US20210351856A1 (en) Slave equipment, computer readable medium, and embedded system
US8437983B2 (en) Method for determining definite clock and node apparatus
JP2017092856A (ja) 通信装置および通信システム
CN111125101B (zh) 一种数据中心表结构一致性监控方法及系统
EP3419217B1 (en) Network of nodes and method of operation
Chand Gautam et al. Quantitative and qualitative analysis of time synchronization protocols for wireless sensor networks
CN117424670A (zh) 传感数据的处理方法、装置、设备和存储介质

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]