BR112020009736A2 - método e dispositivo para determinar recursos no domínio de tempo usados para transmissão gratuita - Google Patents

método e dispositivo para determinar recursos no domínio de tempo usados para transmissão gratuita Download PDF

Info

Publication number
BR112020009736A2
BR112020009736A2 BR112020009736-5A BR112020009736A BR112020009736A2 BR 112020009736 A2 BR112020009736 A2 BR 112020009736A2 BR 112020009736 A BR112020009736 A BR 112020009736A BR 112020009736 A2 BR112020009736 A2 BR 112020009736A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
index
slot
authorization
time domain
free transmission
Prior art date
Application number
BR112020009736-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Xiuqiang Xu
Yan Chen
Liqing Zhang
Yi Wang
Yinggang Du
Yu Cao
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd. filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd.
Publication of BR112020009736A2 publication Critical patent/BR112020009736A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • H04W72/044Wireless resource allocation based on the type of the allocated resource
    • H04W72/0446Resources in time domain, e.g. slots or frames
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0078Timing of allocation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/02Selection of wireless resources by user or terminal
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

O presente pedido fornece um método para determinar um recurso no domínio de tempo usado para transmissão gratuita. O método inclui: obter, por um dispositivo terminal, um primeiro período no domínio de tempo e um segundo período no domínio de tempo de recursos de transmissão gratuita, em que o primeiro período no domínio no tempo são unidades de tempo P1, o segundo período no domínio no tempo são unidades de tempo P2 e P1 é maior do que ou igual a P2; obter, pelo dispositivo terminal, uma quantidade k de recursos de transmissão gratuita no primeiro período no domínio de tempo; e determinar, pelo dispositivo terminal com base no primeiro período no domínio de tempo, no segundo período no domínio de tempo e na quantidade k de recursos de transmissão gratuita no primeiro período no domínio de tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão gratuita usado para transmissão gratuita está localizado. Desta maneira, os recursos de transmissão gratuita configurados para o dispositivo terminal em dois períodos adjacentes não se sobrepõem.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTO-
DO PARA DETERMINAR RECURSOS NO DOMÍNIO DO TEMPO USADO PARA TRANSMISSÃO LIVRE DE AUTORIZAÇÃO, DISPOS- ITIVO DE COMUNICAÇÃO, DISPOSITIVO TERMINAL, DISPOSITIVO DE REDE, MEIO DE ARMAZENAMENTO, PRODUTO DE PRO- GRAMA, E CHIP DE COMUNICAÇÃO".
[1] O presente pedido reivindica prioridade ao Pedido Provisó- rio N° 62/588.133, depositado no United States Patent and Trademark Office em 17 de novembro de 2017 e intitulado "METHOD AND AP- PARATUS FOR DETERMINING TIME-DOMAIN RESOURCE USED FOR GRANT-FREE TRANSMISSION", o qual é incorporado aqui por referência na íntegra.
CAMPO TÉCNICO
[2] O presente pedido se refere ao campo de comunicações e, mais especificamente, a um método e um dispositivo para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de au- torização.
ANTECEDENTES
[3] A transmissão de uplink livre de autorização é um método de envio de dados de uplink no qual os dados são enviados imediata- mente após a recepção. Para ser específico, quando os dados che- gam, em vez de enviar uma solicitação de escalonamento (Scheduling Request, SR) para um dispositivo de rede para solicitar que o disposi- tivo de rede aloque um recurso de transmissão de uplink e enviar os dados de uplink para o dispositivo de rede após receber a informação de autorização enviada pelo dispositivo de rede, um dispositivo termi- nal envia diretamente os dados de uplink para o dispositivo de rede usando um recurso pré-alocado pelo dispositivo de rede, um parâme- tro de transmissão especificado e assim por diante. Comparado com um método de transmissão convencional com base em "solicitação de autorização", um método de envio de dados de uplink no qual os da- dos são enviados imediatamente após a recepção, tal como transmis- são de uplink livre de autorização, tem efeitos benéficos óbvios. Por exemplo, a transmissão de uplink livre de autorização pode reduzir bastante as despesas gerais de sinalização, a latência de transmissão e o consumo de energia de um dispositivo terminal.
[4] Na transmissão de uplink livre de autorização, um dispositi- vo de rede precisa pré-alocar um recurso de transmissão livre de auto- rização a um dispositivo terminal, o que inclui especificamente: alocar, ao dispositivo terminal, um recurso de transmissão, parâmetros de transmissão e assim por diante. Os parâmetros de transmissão inclu- em principalmente: um período do domínio do tempo do recurso de transmissão livre de autorização, um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo, uma alocação de recursos no domínio do tempo, uma alocação de recursos no domínio da frequência, infor- mação sobre configuração do sinal de referência de desmodulação específica para usuário, um esquema de modulação e codificação/um tamanho de bloco de transporte, uma quantidade de repetições, um parâmetro relacionado ao controle de potência e assim por diante.
[5] No estado da técnica, há um método para a configuração de recursos de transmissão livres de autorização com base em perío- dos duais. Para ser específico, os recursos de transmissão livres de autorização que são alocados por um dispositivo de rede a um disposi- tivo terminal têm dois períodos no domínio do tempo, em que um longo período do domínio do tempo é usado para configurar o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização em um grupo de recursos de transmissão livres de autorização e um curto período do domínio do tempo é usado para configurar outro recurso de transmissão livre de autorização no grupo de recursos de transmissão livres de autoriza- ção. No método de configuração de recursos de transmissão livres de autorização existente, um grupo de recursos de transmissão livres de autorização anterior pode se sobrepor a um grupo de recursos de transmissão livres de autorização atual, resultando em alta complexi- dade da determinação de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização do terminal dispositivo está locali- zado.
SUMÁRIO
[6] O presente pedido fornece um método para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autori- zação, de modo que os recursos de transmissão livres de autorização configurados para um dispositivo terminal em dois períodos adjacentes não se sobreponham.
[7] De acordo com um primeiro aspecto, é fornecido um méto- do para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autorização que inclui: obter, por um dispositivo terminal, um primeiro período do domínio do tempo e um segundo pe- ríodo do domínio do tempo de recursos de transmissão livres de auto- rização, em que um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2; obter, pelo dispositivo terminal, uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo; e determinar, pelo dispositivo terminal com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autori- zação usado para transmissão livre de autorização está localizado.
[8] Opcionalmente, o dispositivo terminal determina, com base apenas no segundo período do domínio do tempo, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização que são alocados por um dispositivo de rede para o dispositivo terminal.
[9] Especificamente, após um recurso de transmissão livre de autorização de um primeiro tipo no primeiro período do domínio do tempo atual, o dispositivo terminal determina uma quantidade de re- cursos de transmissão livres de autorização de um segundo tipo com base no segundo período do domínio do tempo P2; e, quando um de- terminado recurso de transmissão livre de autorização do segundo tipo está localizado em um primeiro período do domínio do tempo após o primeiro período do domínio do tempo atual, ignora ou descarta o re- curso de transmissão livre de autorização do segundo tipo determina- do localizado no primeiro período do domínio do tempo após o primei- ro período do domínio do tempo atual.
[10] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada e o índice da unidade de tempo na qual o recur- so de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determinado com base no primeiro perí- odo do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autorização configurados para o dispositivo ter- minal em dois períodos adjacentes não se sobrepõem.
[11] Com referência ao primeiro aspecto, em uma possível im- plementação do primeiro aspecto, a determinação, pelo dispositivo terminal, com base no primeiro período do domínio do tempo, no se- gundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índi- ce da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de au- torização está localizado.
[12] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada e o índice da unidade de tempo na qual o recur- so de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determinada com base no índice da uni- dade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autori- zação configurados para o dispositivo terminal em dois períodos adja- centes não se sobrepõem.
[13] Com referência ao primeiro aspecto, em uma possível im- plementação do primeiro aspecto, quando a unidade de tempo é espe- cificamente um mini-slot, o método inclui ainda: obter, pelo dispositivo terminal, informação sobre o formato do mini-slot, onde a informação sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quantidade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma localização de um símbolo OFDM inicial e uma localização de um símbolo OFDM final que são de cada mini-slot em cada slot. A quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na informação so-
bre o formato do mini-slot.
[14] De acordo com um segundo aspecto, é fornecido um méto- do para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autorização que inclui: obter, por um dispositivo de rede, uma quantidade k de recursos de transmissão livres de auto- rização em um primeiro período de domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização; e determinar, pelo dispositivo de rede com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de au- torização usado para receber dados livres de autorização está locali- zado, onde um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[15] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada e o índice da unidade de tempo na qual o recur- so de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determinado com base no primeiro perí- odo do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autorização configurados para um dispositivo terminal em dois períodos adjacentes não se sobrepõem.
[16] Com referência ao segundo aspecto, em uma possível im- plementação do segundo aspecto, a determinação, pelo dispositivo de rede com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, de um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de au- torização usado para receber dados livres de autorização está locali- zado inclui: determinar, pelo dispositivo de rede com base em um índi- ce de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmis- são livre de autorização está localizado, no primeiro período do domí- nio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para receber os da- dos livres de autorização está localizado.
[17] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada e o índice da unidade de tempo na qual o recur- so de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determinada com base no índice da uni- dade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autori- zação configurados para um dispositivo terminal em dois períodos ad- jacentes não se sobrepõem.
[18] Com referência ao segundo aspecto, em uma possível im- plementação do segundo aspecto, quando a unidade de tempo é es- pecificamente um mini-slot, o método inclui ainda: determinar, pelo dispositivo de rede, informação sobre o formato do mini-slot, onde a informação sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quanti- dade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogo- nal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbo- lo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma localiza-
ção de um símbolo OFDM inicial e uma localização de um símbolo OFDM final que são de cada mini-slot em cada slot. A quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na in- formação sobre o formato do mini-slot.
[19] De acordo com um terceiro aspecto, é fornecido um dispo- sitivo terminal que inclui um módulo de processamento. O módulo de processamento é configurado para obter um primeiro período do do- mínio do tempo e um segundo período do domínio do tempo de recur- sos de transmissão livres de autorização, em que um tamanho do pri- meiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um ta- manho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 uni- dades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2. O módulo de pro- cessamento é ainda configurado para obter uma quantidade k de re- cursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. O módulo de processamento é ainda configurado para determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado.
[20] Com referência ao terceiro aspecto, em uma possível im- plementação do terceiro aspecto, o módulo de processamento é ainda configurado para determinar, com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de trans- missão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo,
o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está loca- lizado.
[21] Com referência ao terceiro aspecto, em uma possível im- plementação do terceiro aspecto, quando a unidade de tempo é espe- cificamente um mini-slot, o módulo de processamento é ainda configu- rado para obter informação sobre o formato do mini-slot, onde a infor- mação sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quantidade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma localização de um símbolo OFDM inicial e a localização de um símbolo OFDM final que é de cada mini-slot em cada slot. Do mesmo modo, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na in- formação sobre o formato do mini-slot.
[22] De acordo com um quarto aspecto, é fornecido um disposi- tivo de rede que inclui um módulo de processamento. O módulo de processamento está configurado para obter uma quantidade k de re- cursos de transmissão livres de autorização em um primeiro período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autoriza- ção. O módulo de processamento é ainda configurado para determi- nar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo do recurso de transmissão livre de auto- rização e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autori- zação usado para receber dados livres de autorização está localiza- do. Um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é
P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[23] Com referência ao quarto aspecto, em uma possível im- plementação do quarto aspecto, o módulo de processamento é ainda configurado para determinar, com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de trans- missão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para receber os dados livres de autorização está localizado.
[24] Com referência ao quarto aspecto, em uma possível im- plementação do quarto aspecto, quando a unidade de tempo é especi- ficamente um mini-slot, o módulo de processamento é ainda configu- rado para determinar a informação sobre o formato do mini-slot, onde a informação sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quan- tidade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência orto- gonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma lo- calização de um símbolo OFDM inicial e a localização de um símbolo OFDM final que é de cada mini-slot em cada slot. Do mesmo modo, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no pri- meiro período do domínio do tempo é determinada com base no pri- meiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na informação sobre o formato do mini-slot.
[25] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a determinação,
com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui: determinar um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões relacionais: - TU_index = Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2; - TU_index = [Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2] mod X; - TU_index = Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2+F2; ou - TU_index = [Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2+F2] mod X, onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme- ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[26] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo.
[27] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo e no índice da uni- dade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determi- nada com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autorização configurados para o dis- positivo terminal em dois períodos adjacentes não se sobrepõem.
[28] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a determinação de uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro perío- do do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui:
[29] determinar a quantidade k de recursos de transmissão li- vres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acor- do com a expressão relacional a seguir: P  k  ceil  1   P2 
[30] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a determinação de uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro perío- do do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui: determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a ex- pressão relacional a seguir:  P  T   k  floor  1  1  P2  onde: T representa uma quantidade de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo.
[31] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e no comprimento da unidade de tempo de transmissão e no índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorizado usado para trans- missão livre de autorização está localizado é determinada com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmis- são livre de autorização está localizado, no primeiro período do domí- nio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de trans- missão livres de autorização configurados para o dispositivo terminal em dois períodos adjacentes não se sobrepõem.
[32] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a determinação de uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro perío- do do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui: determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autori-
zação no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a ex- pressão relacional a seguir:   P1   k  min ceil  , N   P2   onde: N representa uma quantidade máxima de vezes de transmissão repe- tida, a quantidade máxima de vezes de transmissão repetida é uma quantidade máxima de vezes de envio dos mesmos dados de uplink para o dispositivo de rede antes que a informação de feedback envia- da pelo dispositivo de rede seja recebida e N ≥ 1.
[33] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade má- xima de vezes de transmissão repetida e no índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determinada com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro perío- do do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autorização configurados para o dispositivo ter- minal em dois períodos adjacentes não se sobrepõem.
[34] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a determinação de uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro perío- do do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui: determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:   P1  T    k  min floor    1, N    P2   onde: T representa uma quantidade de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo, a quantidade máxima de vezes de trans- missão repetida é uma quantidade máxima de vezes que os mesmos dados são enviados para o dispositivo de rede antes que a informação de feedback enviada pelo dispositivo de rede seja recebida e N ≥ 1.
[35] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo, no comprimento da unidade de tempo de transmissão e na quantidade máxima de vezes de transmissão repetida e no índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado é determinada com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autorização configurados para o dispositivo terminal em dois perío- dos adjacentes não se sobrepõem.
[36] Com referência a qualquer uma das possíveis implementa- ções do primeiro aspecto ao quarto aspecto, em uma possível imple- mentação do primeiro aspecto ao quarto aspecto, a unidade de tempo inclui pelo menos qualquer uma das seguintes unidades de tempo: um radio frame, um subquadro, um slot e um símbolo de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM.
[37] De acordo com um quinto aspecto, é fornecido um disposi- tivo terminal. O dispositivo terminal inclui uma memória e um proces- sador. A memória está configurada para armazenar uma instrução. O processador está configurado para executar a instrução armazenada na memória e a execução da instrução armazenada na memória per- mite que o dispositivo terminal execute o método em com qualquer um do primeiro aspecto ou as possíveis implementações do primeiro as- pecto.
[38] De acordo com um sexto aspecto, é fornecido um meio de armazenamento legível por computador. Um programa de computador é armazenado no meio de armazenamento legível por computador. Quando o programa é executado por um processador, o método em com qualquer um do primeiro aspecto ou as possíveis implementações do primeiro aspecto é implementado.
[39] De acordo com um sétimo aspecto, é fornecido um produto de programa de computador. O produto de programa de computador inclui um código de programa de computador. Quando o código de programa de computador é executado por um módulo de processa- mento ou um processador de um dispositivo terminal, o dispositivo terminal está habilitado para executar o método em qualquer um do primeiro aspecto ou as possíveis implementações do primeiro aspecto.
[40] De acordo com um oitavo aspecto, é fornecido um chip de comunicações. Uma instrução é armazenada no chip de comunica- ções. Quando a instrução é executada em um dispositivo terminal, o dispositivo terminal é habilitado para executar o método em qualquer um do primeiro aspecto ou as possíveis implementações do primeiro aspecto.
[41] De acordo com um nono aspecto, é fornecido um dispositi- vo de rede. O dispositivo de rede inclui uma memória e um processa-
dor. A memória está configurada para armazenar uma instrução. O processador está configurado para executar a instrução armazenada na memória e a execução da instrução armazenada na memória per- mite que o dispositivo de rede execute o método em com qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo as- pecto.
[42] De acordo com um décimo aspecto, é fornecido um meio de armazenamento legível por computador. Um programa de compu- tador é armazenado no meio de armazenamento legível por computa- dor. Quando o programa é executado por um processador, o método em qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo aspecto é implementado.
[43] De acordo com um décimo primeiro aspecto, é fornecido um produto de programa de computador. O produto de programa de computador inclui um código de programa de computador. Quando o código de programa de computador é executado por um módulo de processamento ou um processador de um dispositivo de rede, o dis- positivo de rede é habilitado para executar o método em qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo as- pecto.
[44] De acordo com um décimo segundo aspecto, é fornecido um chip de comunicações. Uma instrução é armazenada no chip de comunicações. Quando a instrução é executada em um dispositivo de rede, o dispositivo de rede é habilitado para executar o método em qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo aspecto.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[45] A Figura 1 é um diagrama arquitetônico esquemático de um sistema de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[46] a Figura 2 é um fluxograma esquemático de um método para determinar um recurso no domínio do tempo usado para trans- missão livre de autorização de acordo com uma modalidade do pre- sente pedido;
[47] a Figura 3 é um diagrama esquemático da distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização configura- dos com base em períodos duplos de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[48] a Figura 4 é um diagrama esquemático da distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[49] a Figura 5 é outro diagrama esquemático da distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[50] a Figura 6 é ainda outro diagrama esquemático da distribui- ção de recursos de recursos de transmissão livres de autorização de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[51] a Figura 7 é ainda outro diagrama esquemático da distribui- ção de recursos de recursos de transmissão livres de autorização de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[52] a Figura 8 é ainda outro diagrama esquemático da distribui- ção de recursos de recursos de transmissão livres de autorização de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[53] a Figura 9 é um diagrama esquemático da distribuição de recursos de mini-slots incluídos em um slot de acordo com uma moda- lidade do presente pedido;
[54] a Figura 10 é outro diagrama esquemático da distribuição de recursos de mini-slots incluídos em um slot de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[55] a Figura 11 é ainda outro diagrama esquemático da distri- buição de recursos de mini-slots incluídos em um slot de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[56] a Figura 12 é ainda outro diagrama esquemático da distri- buição de recursos de mini-slots incluídos em um slot de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[57] a Figura 13 é ainda outro diagrama esquemático da distri- buição de recursos de mini-slots incluídos em um slot de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[58] a Figura 14 é um diagrama esquemático da distribuição de recursos de mini-slots incluídos em um radio frame de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[59] a Figura 15 é outro diagrama esquemático da distribuição de recursos de mini-slots incluídos em um radio frame de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[60] a Figura 16 é um diagrama esquemático da distribuição de recursos de símbolos OFDM incluídos em um radio frame de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[61] a Figura 17 é outro diagrama esquemático da distribuição de recursos dos símbolos OFDM incluídos em um radio frame de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[62] a Figura 18 é um diagrama esquemático da distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização que trans- portam pacotes de dados de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[63] a Figura 19 é outro diagrama esquemático da distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização que transportam pacotes de dados de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[64] a Figura 20 é ainda um outro diagrama esquemático da dis- tribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização que transportam pacotes de dados de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[65] a Figura 21 é ainda outro diagrama esquemático da distri- buição de recursos dos símbolos OFDM incluídos em um radio frame de acordo com uma modalidade do presente pedido;
[66] a Figura 22 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo de comunicação de acordo com uma modalidade do pre- sente pedido; e
[67] a Figura 23 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo de comunicação de acordo com uma modalidade do pre- sente pedido.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
[68] Daqui em diante, são descritas soluções técnicas no pre- sente pedido com referência aos desenhos anexos.
[69] As soluções técnicas nas modalidades do presente pedido de patente podem ser aplicadas a diversos sistemas de comunicações sem fio, por exemplo, um futuro sistema de 5ª geração (5ª Generation, 5G) ou um sistema novo rádio (New Radio, NR).
[70] Um dispositivo terminal nas modalidades do presente pedi- do é um dispositivo com uma função de recepção e envio sem fio. O dispositivo pode ser implantado em terra, por exemplo, um dispositi- vo interno ou um dispositivo externo, um dispositivo portátil, um dispo- sitivo utilizável ou um dispositivo montado em um veículo; pode ser implantado na água (por exemplo, em um navio); ou pode ser implan- tado no ar (por exemplo, em um avião, um balão ou um satélite). O dispositivo terminal pode ser um telefone celular (mobile phone), um tablet (Pad), um computador com uma função de recepção e envio sem fio, um dispositivo terminal de realidade virtual (Virtual Reality, VR), um dispositivo terminal de realidade aumentada (Augmented Reality, AR), um terminal sem fio em controle industrial (industrial con- trol), um terminal sem fio em auto-condução (self driving), um terminal sem fio em telemedicina (remote medical), um terminal sem fio em uma rede inteligente (smart grid), um terminal sem fio terminal em se- gurança de transporte (transportation safety), um terminal sem fio em uma cidade inteligente (smart city), um terminal sem fio em uma casa inteligente (smart home), um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de protocolo de início de sessão (Session Initiation Protocol, SIP), uma estação de loop local sem fio (Wireless Local Loop, WLL), um assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant, PDA), um dispositivo portátil com uma função de comunicação sem fio, um dis- positivo de computação ou outro dispositivo de processamento conec- tado a um modem sem fio, um dispositivo montado em um veículo, um dispositivo vestível, um dispositivo terminal em uma futura rede 5G, um dispositivo terminal em uma futura rede móvel pública terrestre evoluída (Public Land Mobile Network, PLMN) ou similar. O ambiente de aplicação não está limitado nas modalidades do presente pedido. O dispositivo terminal, algumas vezes, também pode ser denominado como equipamento de usuário (User Equipment, UE), um dispositivo terminal de acesso, um UE de unidade, um UE de estação, uma esta- ção móvel, um console móvel, uma estação remota, um dispositivo terminal remoto, um dispositivo móvel, um UE de dispositivo terminal, um terminal (terminal), um dispositivo de comunicação sem fio, um UE de agente, um UE de aparelho ou similar.
[71] Um dispositivo de rede nas modalidades do presente pedi- do pode ser um dispositivo que está configurado para se comunicar com um dispositivo terminal. O dispositivo de rede pode ser qualquer dispositivo com uma função de recepção e envio sem fio incluindo, po- rém sem limitações, uma estação base (por exemplo, um Nó B (No- deB), um nó B evoluído (eNodeB), uma estação base em um sistema de comunicações de 5ª geração (a 5ª Generation, 5G), uma estação base ou um dispositivo de rede em um futuro sistema de comunica-
ções, um nó de acesso em um sistema Wi-Fi, um nó de retransmissão sem fio ou um nó de backhaul sem fio) e assim por diante. O dispositi- vo de rede pode, alternativamente, ser um controlador de rádio em um cenário de rede de acesso via rádio em nuvem (Cloud Radio Access Network, CRAN). O dispositivo de rede pode, alternativamente, ser um dispositivo de rede em uma rede 5G, um dispositivo de rede em uma futura rede evoluída, um dispositivo vestível, um dispositivo montado em um veículo ou similar. O dispositivo de rede pode, alternativamen- te, ser uma célula pequena, um ponto de recepção de transmissão (Transmission Reception Point, TRP) ou similar. Evidentemente, o presente pedido não está limitado aos mesmos.
[72] Para facilitar a compreensão do presente pedido, vários elementos introduzidos nas descrições do presente pedido são descri- tos aqui primeiro.
[73] A Figura 1 é um diagrama esquemático de um sistema de comunicações sem fio de acordo com uma modalidade do presente pedido. Conforme mostrado na Figura 1, o sistema de comunicações 100 inclui um dispositivo de rede 102 e o dispositivo de rede 102 pode incluir uma ou mais antenas, por exemplo, antenas 104, 106, 108, 110, 110, 112 e 114. Além disso, o dispositivo de rede 102 pode incluir ain- da uma cadeia transmissora e uma cadeia receptora. Será entendido por aqueles versados na técnica que tanto a cadeia transmissora quanto a cadeia receptora podem incluir uma pluralidade de compo- nentes relacionados ao envio e recepção de sinal (tal como um pro- cessador, um modulador, um multiplexador, um desmodulador, um desmultiplexador ou uma antena).
[74] O dispositivo de rede 102 pode se comunicar com uma plu- ralidade de dispositivos terminais (tal como um dispositivo terminal 116 e um dispositivo terminal 122). No entanto, será entendido que o dis- positivo de rede 102 pode se comunicar com qualquer quantidade de dispositivos terminais similares ao dispositivo terminal 116 ou ao dis- positivo terminal 122. Cada um do dispositivo terminal 116 e o dispositivo terminal 122 pode ser qualquer dispositivo terminal descrito acima.
[75] Conforme mostrado na Figura 1, o dispositivo terminal 116 se comunica com a antena 112 e a antena 114. A antena 112 e a an- tena 114 enviam informações para o dispositivo terminal 116 através de um link direto (também denominado como um downlink) 118 e re- cebem informações do terminal dispositivo 116 através de um link re- verso (também denominado como uplink) 120. Além disso, o dispositi- vo terminal 122 se comunica com a antena 104 e a antena 106. A an- tena 104 e a antena 106 enviam informações para o dispositivo termi- nal 122 através de um link direto 124 e recebe informações do disposi- tivo terminal 122 através de um link reverso 126.
[76] Além disso, o sistema de comunicações 100 pode ser uma rede PLMN, uma rede D2D, uma rede M2M ou outra rede. A Figura 1 é apenas um diagrama esquemático simplificado exemplificativo. A rede pode ainda incluir outro dispositivo de rede o qual não é mostrado na Figura 1.
[77] A Figura 2 é um fluxograma esquemático de um método 200 para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autorização de acordo com uma modalidade do presente pedido. Um dispositivo terminal na Figura 2 pode ser um do dispositivo terminal 116 e o dispositivo terminal 122 na Figura 1 e um dispositivo de rede na Figura 2 pode ser o dispositivo de rede 102 na Figura 1. Evidentemente, em um sistema real, a quantidade de dispo- sitivos de rede e a quantidade de dispositivos terminais pode não estar limitada a um exemplo nesta modalidade ou outra modalidade. Os de- talhes não são descritos abaixo. O método 200 inclui pelo menos as etapas a seguir.
[78] 201. O dispositivo terminal obtém um primeiro período do domínio do tempo e um segundo período do domínio do tempo de re- cursos de transmissão livres de autorização, em que um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[79] Especificamente, ao alocar recursos de transmissão livres de autorização para o dispositivo terminal, o dispositivo de rede pode configurar os recursos de transmissão livres de autorização para o dispositivo terminal com base em períodos duplos (por exemplo, o primeiro período do domínio do tempo e o segundo período do domí- nio do tempo). O primeiro período do domínio do tempo inclui P1 uni- dades de tempo, o segundo período do domínio do tempo inclui P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2. No presente pe- dido, um recurso de transmissão livre de autorização também pode ser denominado como uma oportunidade de transmissão livre de autoriza- ção, o qual é um recurso de tempo-frequência usado para uma trans- missão de um bloco de dados, por exemplo, um bloco de transporte (Transport Block, TB).
[80] Por exemplo, o dispositivo de rede configura um recurso de transmissão livre de autorização de primeiro tipo para o dispositivo terminal com base no primeiro período do domínio do tempo e configu- ra um recurso de transmissão livre de autorização de segundo tipo pa- ra o dispositivo terminal com base no segundo período do domínio do tempo. Conforme mostrado na Figura 3, em recursos de transmissão livres de autorização configurados pelo dispositivo de rede para o dis- positivo terminal, um primeiro tipo de recurso de transmissão livre de autorização aparece repetidamente no primeiro período do domínio do tempo P1 e um segundo tipo de recurso de transmissão livre de autori- zação aparece repetidamente no segundo período do domínio do tem-
po P2. O primeiro recurso de transmissão livre de autorização que apa- rece no primeiro período do domínio do tempo P1 é um recurso de transmissão livre de autorização de primeiro tipo e um recurso de transmissão livre de autorização configurado com base no segundo período do domínio do tempo P2 após o primeiro recurso de transmis- são livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo P1 é um recurso de transmissão livre de autorização de segundo tipo.
[81] Opcionalmente, o primeiro tipo de recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo é usado para a transmissão inicial de um pacote de dados do dispositivo termi- nal e o segundo tipo de recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo é usado para transmissão não inicial do pacote de dados. Portanto, o primeiro período do domínio do tempo também pode ser denominado como um período de um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão inicial e o segundo período do domínio do tempo também pode ser denominado como um período de um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão não inicial.
[82] Quando o dispositivo terminal determina os recursos de transmissão livres de autorização alocados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal, o dispositivo terminal precisa primeiro obter informação sobre parâmetros relacionada aos recursos de transmissão livres de autorização, por exemplo, obter o primeiro período do domí- nio do tempo P1 e o segundo período do domínio do tempo P2 dos re- cursos de transmissão livres de autorização e determinar, com base na informação sobre parâmetros relacionada aos recursos de trans- missão livres de autorização, os recursos de transmissão livres de au- torização alocados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal.
[83] Opcionalmente, além de incluir o primeiro período do domí- nio do tempo P1 e o segundo período do domínio do tempo P2, a infor-
mação sobre parâmetros pode incluir pelo menos uma quantidade má- xima N de vezes de transmissão repetida e uma quantidade T de uni- dades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo. A quantidade máxima N de vezes de transmissão repetida é o número máximo de vezes de envio dos mesmos dados de uplink para o dispositivo de re- de antes que a informação de feedback enviada pelo dispositivo de rede seja recebida, onde N ≥ 1. Na transmissão repetida, uma mesma versão de redundância dos mesmos dados de uplink ou diferentes versões de redundância dos mesmos dados podem ser transmitidas em diferentes momentos da transmissão.
[84] Deve ser observado que a quantidade máxima N de vezes de transmissão repetida é uma quantidade máxima de vezes de trans- missão repetida que inclui a transmissão inicial dos dados de uplink.
[85] Opcionalmente, qualquer unidade de tempo incluída em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo pode ser qualquer um de um símbolo de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (Orthogonal Frequency Division Multiplexing, OFDM), um mini-slot (mini-slot), um slot e um subquadro.
[86] Opcionalmente, a informação sobre parâmetros pode ser notificada pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal através de qualquer uma das maneiras a seguir. A informação sobre parâme- tros pode ser notificada pelo dispositivo de rede para o dispositivo ter- minal ao enviar qualquer tipo de sinalização de camada superior (por exemplo, controle de recursos de rádio (sinalização Radio Resource Control, RRC)) ou sinalização L1/L2 (por exemplo, informação sobre controle de downlink (Downlink Control Information, DCI) ou um ele- mento de controle de acesso à mídia (Media Access Control Control Element, MAC CE)). Alternativamente, a informação sobre parâmetros pode ser pré-acordada entre o dispositivo de rede e o dispositivo ter- minal, por exemplo, a informação sobre parâmetros é especificada em um padrão. Alternativamente, a informação sobre parâmetros pode ser um valor-padrão. Isto não está particularmente limitado nesta modali- dade do presente pedido.
[87] 202. O dispositivo terminal obtém uma quantidade k de re- cursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo que são configurados com base no primeiro período do domínio do tempo P1 e no segundo período do domínio do tempo P2.
[88] Especificamente, em 201, o dispositivo terminal determina o primeiro período do domínio do tempo P1 e o segundo período do do- mínio do tempo P2 dos recursos de transmissão livres de autoriza- ção; e, em 202, o dispositivo terminal precisa determinar, além disso, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização incluí- dos no primeiro período do domínio do tempo.
[89] Nesta modalidade, os recursos de transmissão livres de autorização incluídos no primeiro período do domínio do tempo são um recurso de transmissão livre de autorização configurado com base no primeiro período do domínio do tempo P1 e um recurso de transmissão livre de autorização configurado com base no segundo período do do- mínio do tempo P2. Os k recursos de transmissão livres de autorização incluem um recurso de transmissão livre de autorização configurado com base no primeiro período do domínio do tempo e (k-1) recursos de transmissão livres de autorização configurados com base no se- gundo período do domínio do tempo.
[90] 203. O dispositivo terminal determina, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual está localizado um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização.
[91] Especificamente, em 202, o dispositivo terminal determina a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização incluí- dos no primeiro período do domínio do tempo; e, em 203, o dispositivo terminal determina, com base no primeiro período do domínio do tem- po, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual está locali- zado o recurso de transmissão livre de autorização usado para trans- missão livre de autorização.
[92] Portanto, nesta modalidade do presente pedido, a quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada e o dispositivo terminal determina, com base no primeiro período do domínio do tempo, no se- gundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado. Desta maneira, os recursos de transmissão livres de autori- zação configurados para o dispositivo terminal em dois primeiros perí- odos no domínio do tempo adjacentes não se sobrepõem.
[93] A seguir, é descrito em detalhes um método para determi- nar, pelo dispositivo terminal, a quantidade k de recursos de transmis- são livres de autorização incluídos no primeiro período do domínio do tempo.
[94] A título de exemplo, mas não de limitação, onde qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma unidade de tempo é usado como exem- plo para descrever o método para determinar a quantidade k de recur-
sos de transmissão livres de autorização incluídos no primeiro período do domínio do tempo. Método 1
[95] O dispositivo terminal determina a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo P1 e no segundo período do domínio do tempo P2.
[96] Especificamente, o dispositivo terminal determina a quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:  P1  k  ceil   (1),  P2  onde: ceil significa arredondar para cima.
[97] Por exemplo, se a quantidade de unidades de tempo incluí- das no primeiro período do domínio do tempo P1 for 5 e a quantidade de unidades de tempo incluídas no segundo período do domínio do tempo for 2, a quantidade k de recursos de transmissão livres de auto- rização no primeiro período do domínio do tempo determinada de acordo com a expressão relacional (1) é a seguinte: k = ceil(5/2) = 3
[98] Em outras palavras, é determinado que a quantidade de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é 3 e um diagrama esquemático da distribuição de recursos de transmissão livres de autorização é mostrado na Figura 4. Método 2
[99] O dispositivo terminal determina a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo P1, no segundo período do domínio do tempo P2 e na quantidade T de unida-
des de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo.
[100] Especificamente, o dispositivo terminal determina a quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:  P1  T   k  floor   1 (2),  P2  onde: floor significa arredondar para baixo.
[101] Por exemplo, se a quantidade de unidades de tempo incluí- das no primeiro período do domínio do tempo P1 for 8 e a quantidade de unidades de tempo incluídas no segundo período do domínio do tempo for 3, a quantidade k de recursos de transmissão livres de auto- rização no primeiro período do domínio do tempo determinada de acordo com a expressão relacional (2) é a seguinte: k = floor[(8−1)/3]+1 = 3
[102] Em outras palavras, é determinado que a quantidade de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é 3 e um diagrama esquemático da distribuição de recursos de transmissão livres de autorização é mostrado na Figura 5. Método 3
[103] O dispositivo terminal determina a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo, no se- gundo período do domínio do tempo e na quantidade máxima N de vezes de transmissão repetida.
[104] Especificamente, o dispositivo terminal determina a quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:
  k  min ceil  1 , N
P   (3),  P2  onde: a função min significa retorno de um valor mínimo do parâmetro da- do [ceil(P1/P2), N].
[105] Por exemplo, se a quantidade de unidades de tempo incluí- das no primeiro período do domínio do tempo P1 for 8, a quantidade de unidades de tempo incluídas no segundo período do domínio do tempo for 2 e a quantidade máxima N de vezes repetida transmissão for 4, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no pri- meiro período do domínio do tempo determinada de acordo com a ex- pressão relacional (3) é a seguinte: k = min[ceil(8/2),N] = 4
[106] Em outras palavras, é determinado que a quantidade de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é 4 e um diagrama esquemático da distribuição de recursos de transmissão livres de autorização é mostrado na Figura 6. Método 4
[107] O dispositivo terminal determina a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo, no se- gundo período do domínio do tempo, na quantidade T de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autoriza- ção no primeiro período do domínio do tempo e na quantidade máxima N de vezes de transmissão repetida.
[108] Especificamente, o dispositivo terminal determina a quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:   P1  T    k  min floor   1, N  (4),   P2  
[109] Por exemplo, se a quantidade de unidades de tempo incluí- das no primeiro período do domínio do tempo P1 for 10, a quantidade de unidades de tempo incluídas no segundo período do domínio do tempo for 2 e a quantidade máxima N de vezes repetida transmissão for 4, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo determinada de acordo com a expressão relacional (4) é a seguinte: k = min[floor[(10−1)/2]+1,N] = 4.
[110] Em outras palavras, é determinado que a quantidade de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é 4 e um diagrama esquemático da distribuição de recursos de transmissão livres de autorização é mostrado na Figura 7.
[111] Para o método 3 e o método 4, N na expressão relacional (3) e na expressão relacional (4) pode ser substituído por outro parâ- metro. Por exemplo, N na expressão relacional (3) e na expressão re- lacional (4) pode ser substituído por L, onde L é usado para indicar que (L-1) recursos de transmissão livres de autorização do segundo tipo são configurados após o recurso de transmissão livre de autoriza- ção de primeiro tipo no primeiro período do domínio do tempo.
[112] Uma forma de substituição da expressão relacional (3) é mostrada na expressão relacional (5):   P1   k  min ceil  , L    P2   (5)
[113] Uma forma de substituição da expressão relacional (4) é mostrada na expressão relacional (6):   P1  T    k  min floor    1, L  (6)   P2  
[114] Opcionalmente, o parâmetro L pode ser notificado pelo dis- positivo de rede para o dispositivo terminal através de qualquer uma das maneiras a seguir. O parâmetro L pode ser notificado pelo disposi-
tivo de rede para o dispositivo terminal ao enviar qualquer tipo de sina- lização de camada superior (por exemplo, sinalização RRC), sinaliza- ção L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE. Alternativamente, o pa- râmetro L pode ser acordado previamente entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal. Alternativamente, o parâmetro L pode ser um valor padrão. Isto não está particularmente limitado nesta modalidade do presente pedido. Método 5
[115] O dispositivo terminal determina, com base no segundo pe- ríodo do domínio do tempo, a quantidade k de recursos de transmis- são livres de autorização alocados pelo dispositivo de rede para o dis- positivo terminal.
[116] Especificamente, após o recurso de transmissão livre de autorização do primeiro tipo no primeiro período do domínio do tempo atual, o dispositivo terminal determina a quantidade de recursos de transmissão livres de autorização do segundo tipo com base no se- gundo período do domínio do tempo P2; e, quando um determinado recurso de transmissão livre de autorização do segundo tipo estiver localizado em um primeiro período do domínio do tempo após o pri- meiro período do domínio do tempo atual, ignora ou descarta o recurso de transmissão livre de autorização do segundo tipo determinado loca- lizado no primeiro período do domínio do tempo após o primeiro perío- do do domínio do tempo atual.
[117] Por exemplo, conforme mostrado na Figura 8, se a quanti- dade de unidades de tempo incluídas no primeiro período do domínio do tempo P1 for 8 e a quantidade de unidades de tempo incluídas no segundo período do domínio do tempo for 3, o dispositivo terminal de- terminará, com base no tamanho do segundo período do domínio do tempo, que um primeiro período do domínio do tempo pode incluir apenas dois recursos de transmissão livres de autorização do segundo tipo e o dispositivo terminal ignora ou descarta um recurso de trans- missão livre de autorização de segundo tipo localizado no primeiro pe- ríodo do domínio do tempo após o primeiro período do domínio do tempo atual. Os recursos de transmissão livres de autorização de se- gundo tipo ignorados ou descartados pelo dispositivo terminal são mostrados na Figura 8.
[118] Deve ser observado que as expressões relacionais listadas nos métodos precedentes são meramente descrições exemplificativas e não constituem qualquer limitação nesta modalidade do presente pedido.
[119] A título de exemplo, mas não de limitação, onde qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma unidade de tempo e a unidade de tempo é um mini-slot (mini-slot) é usado como exemplo para descrever o mé- todo para determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização incluídos no primeiro período do domínio do tempo.
[120] Deve ser observado que, quando qualquer unidade de tem- po incluída em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo é um mini-slot, além de obter a informação sobre parâmetros anterior, o dispositivo terminal precisa determinar ainda a informação sobre o formato do mini-slot. A informa- ção sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quantidade símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui a localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot e uma localização de um símbolo OFDM final de cada mini-slot em cada slot.
[121] A seguir, são descritos vários métodos para determinar, pe- lo dispositivo terminal, a informação sobre o formato do mini-slot e de- terminar, pelo dispositivo terminal, com base na informação sobre o formato do mini-slot, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização incluídos no primeiro período do domínio do tempo. Método 1
[122] O dispositivo de rede predefine uma pluralidade de forma- tos do mini-slot e fornece, para o dispositivo terminal, um número de formato de mini-slot que corresponde ao mini-slot de modo que o dis- positivo terminal determine um formato do mini-slot.
[123] Cada formato do mini-slot representa um estado de distri- buição do mini-slot em um slot. O estado de distribuição pode ser uma quantidade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou pode ser uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em ca- da slot e uma localização de um símbolo OFDM final de cada mini-slot em cada slot. Formato 1
[124] Conforme mostrado na Tabela 1, a informação sobre o for- mato do mini-slot inclui pelo menos a seguinte informação: um índice de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot e uma quantidade de símbolos ocupados por cada mini-slot. Tabela 1 Número de formato Índice de um símbolo OFDM Quantidade de símbolos ocupados por do mini-slot inicial cada mini-slot B I1, I2, …, e IX n1, n2, …, e nX
[125] A primeira coluna na Tabela 1 representa o número de for- mato do mini-slot. Quando o dispositivo de rede notifica o dispositivo terminal de um determinado formato do mini-slot, o dispositivo de rede precisa apenas distribuir o número de formato para o dispositivo termi- nal. A segunda coluna da Tabela 1 indica que um slot inclui X (X é um número inteiro positivo maior do que 1) mini-slots e indica que o índice de um símbolo OFDM inicial do i-ésimo mini-slot em um slot é Ii (0 ≤ Ii ≤
1 3 e 1 ≤ i ≤ X). A terceira coluna da Tabela 1 representa a quantidade de símbolos OFDM ocupados por cada mini-slot, em que ni (0 ≤ ni ≤ 14 e 1 ≤ i ≤ X) representa uma quantidade de símbolos OFDM ocupados pelo i-ésimo mini-slot cujo símbolo OFDM inicial tem o índice Ii.
[126] Por exemplo, quando o número de formato B do mini-slot na Tabela 1 é 2, um formato correspondente do mini-slot é mostrado na Tabela 2 e um diagrama de distribuição esquemático correspon- dente dos mini-slots em um slot é mostrado na Figura 9. Tabela 2 Número de formato do Índice de um símbolo OFDM Quantidade de símbolos ocupados por mini-slot inicial cada mini-slot 2 2, 4, 7 e 10 2, 3, 3 e 2 Formato 2
[127] Conforme mostrado na Tabela 3, a informação sobre o for- mato do mini-slot inclui pelo menos a seguinte informação: um índice de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot e uma quantidade de símbolos ocupados por cada mini-slot. Tabela 3 Número de formato Índice de um símbolo OFDM Quantidade de símbolos ocupados por do mini-slot inicial cada mini-slot B I1, I2, …, e IX n
[128] A primeira coluna na Tabela 3 representa o formato de nú- mero de mini-slot. Quando o dispositivo de rede notifica o dispositivo terminal de um determinado formato do mini-slot, o dispositivo de rede precisa apenas distribuir o número de formato para o dispositivo termi- nal. A segunda coluna da Tabela 3 indica que um slot inclui X (X é um número inteiro positivo maior do que 1) mini-slots e indica que o índice de um símbolo OFDM inicial do i-ésimo mini-slot em um slot é Ii (0 ≤ Ii ≤ 13 e 1 ≤ i ≤ X). A terceira coluna da Tabela 3 indica que a quantidade de símbolos ocupados por cada mini-slot, isto é, a quantidade de sím- bolos OFDM ocupados por cada um dos X mini-slots é n.
[129] Por exemplo, quando o número de formato B do mini-slot na Tabela 3 é 2, um formato correspondente do mini-slot é mostrado na Tabela 4 e um diagrama de distribuição esquemático correspon- dente dos mini-slots em um slot é mostrado na Figura 10. Tabela 4 Número de formato Índice de um símbolo Quantidade de símbolos ocupados do mini-slot OFDM inicial por cada mini-slot 2 2, 6 e 10 2 Formato 3
[130] Conforme mostrado na Tabela 5, a informação sobre o for- mato do mini-slot inclui pelo menos a seguinte informação: um índice de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot e um índice de um sím- bolo OFDM final de cada mini-slot. Tabela 5 Número de formato Índice de um símbolo Índice de um símbolo do mini-slot OFDM inicial OFDM final B I1, I2, … e IX E1, E2, … e EX
[131] A primeira coluna da Tabela 5 representa o número de for- mato do mini-slot. Quando o dispositivo de rede notifica o dispositivo terminal de um determinado formato do mini-slot, o dispositivo de rede precisa apenas distribuir o número de formato para o dispositivo termi- nal. A segunda coluna na Tabela 5 indica que um slot inclui X (X é um número inteiro positivo maior do que 1) mini-slots e indica que o índice de um símbolo OFDM inicial do i-ésimo mini-slot em um slot é Ii (0 ≤ Ii ≤ 13 e 1 ≤ i ≤ X). A terceira coluna da Tabela 5 representa o índi- ce do símbolo OFDM final de cada mini-slot, em que Ei (0 ≤ Ei ≤ 14 e 1 ≤ i ≤ X) representa um índice de um símbolo OFDM final do i-ésimo mini-slot cujo símbolo OFDM inicial tem o índice Ii.
[132] Por exemplo, quando o número de formato B do mini-slot na Tabela 5 é 2, um formato correspondente do mini-slot é mostrado na Tabela 6 e um diagrama de distribuição esquemático correspon- dente dos mini-slots em um slot é mostrado na Figura 11.
Tabela 6 Número de formato do Índice de um símbolo OFDM Índice de um símbolo OFDM mini-slot inicial final 2 2, 6 e 10 4, 8 e 12 Formato 4
[133] Conforme mostrado na Tabela 7, a informação sobre o for- mato do mini-slot inclui pelo menos a seguinte informação: um índice de um símbolo OFDM inicial de um mini-slot inicial, uma quantidade de símbolos ocupados e um período durante o qual um mini-slot aparece várias vezes em um slot ou um intervalo entre dois mini-slots adjacen- tes em um slot. Tabela 7 Índice de um símbolo Número de for- Quantidade de símbolos Período ou inter- OFDM inicial de um mini- mato do mini-slot ocupados por um mini-slot valo do mini-slot slot inicial B Isímbolo nsímbolo psímbolo
[134] A primeira coluna na Tabela 7 representa o número de for- mato do mini-slot. Quando o dispositivo de rede notifica o dispositivo terminal de um determinado formato do mini-slot, o dispositivo de rede precisa apenas distribuir o número de formato para o dispositivo termi- nal. A segunda coluna na Tabela 7 indica que o índice do símbolo OFDM inicial do mini-slot inicial no slot é Isímbolo (0 ≤ Isímbolo ≤ 13). A ter- ceira coluna da Tabela 7 indica que a quantidade de símbolos ocupa- dos pelo mini-slot é nsímbolo (0 ≤ nsímbolo ≤ 14). A quarta coluna da Tabela 7 representa o período em que um mini-slot aparece repetidamente em um slot ou o intervalo entre dois mini-slots adjacentes.
[135] Por exemplo, quando o número de formato B do mini-slot na Tabela 7 é 2 e a quarta coluna na Tabela 7 representa o perío- do em que um mini-slot aparece repetidamente em um slot, um forma- to correspondente do mini-slot é mostrado na Tabela 8 e um diagrama de distribuição esquemático correspondente dos mini-slots em um slot é mostrado na Figura 12.
Tabela 8 Índice de um símbolo Número de forma- Quantidade de símbolos ocu- Período de OFDM inicial de um mini- to do mini-slot pados por um mini-slot mini-slot slot inicial 2 2 2 4
[136] Em outro exemplo, quando o número de formato B do mini- slot no Tabela 7 é 2 e a quarta coluna na Tabela 7 representa o inter- valo entre dois mini-slots adjacentes em um slot, um formato corres- pondente do mini-slot é mostrado na Tabela 9 e um diagrama de dis- tribuição esquemático correspondente dos mini-slots em um slot é mostrado na Figura 13. Tabela 9 Número de Índice de um símbolo Quantidade de símbolos Intervalo entre dois formato do mini- OFDM inicial de um mini- ocupados por um mini-slot mini-slots adjacentes slot slot inicial 2 2 2 2
[137] No método 1, o formato do mini-slot pode ser especificado em um padrão. O dispositivo de rede determina o formato do mini-slot e distribui o número de formato do mini-slot para o dispositivo terminal para que o dispositivo terminal determine o formato do mini-slot com base no número. Esta modalidade do presente pedido não está limita- da ao mesmo.
[138] Por exemplo, alternativamente, o dispositivo de rede pode configurar diretamente o formato do mini-slot no slot e enviar informa- ções específicas sobre o formato configurado (por exemplo, a informa- ção sobre o formato descrita na tabela anterior) do mini-slot para o dispositivo terminal usando qualquer um dos seguintes tipos de sinali- zação: sinalização de camada superior (por exemplo, sinalização RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE.
[139] Alternativamente, o formato do mini-slot no slot pode ser pré-acordado entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal (isto é, o formato é acordado em um padrão observado pelo dispositivo de rede e pelo dispositivo terminal) ou o formato é um formato padrão.
[140] Depois que o dispositivo terminal determina a informação sobre o formato do mini-slot que é configurada pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal, o dispositivo terminal pode, além disso, de- terminar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autoriza- ção incluídos no primeiro período do domínio do tempo.
[141] Especificamente, o dispositivo de rede notifica o dispositivo terminal do primeiro período do domínio do tempo, do segundo perío- do do domínio do tempo e do número de formato do mini-slot. Por exemplo, se o dispositivo de rede notificar o dispositivo terminal que o primeiro período do domínio do tempo inclui sete mini-slots e o segun- do período do domínio do tempo inclui dois mini-slots e notificar o dis- positivo terminal que o formato do mini-slot é que cada mini-slot ocupa dois símbolos OFDM, o dispositivo terminal determina, de acordo com a expressão relacional (1), que a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização incluídos no primeiro período do domínio do tempo é a seguinte: k = ceil(7/2) = 4.
[142] Deve ser observado que, se o dispositivo de rede não indi- car um tamanho do primeiro período do domínio do tempo para o dis- positivo terminal, quando o dispositivo terminal determinar a quantida- de de recursos de transmissão livres de autorização, o tamanho do primeiro período do domínio do tempo é, por padrão, uma quantidade de mini-slots incluídos em um slot. Método 2
[143] O dispositivo de rede fornece a informação sobre o formato de mini-slot usando um parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo livre de autorização e a informação sobre o formato do mini- slot é usada para indicar um formato selecionado ou determina- do do mini- slot.
[144] Opcionalmente, a informação sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quantidade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em ca- da slot ou inclui uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot e uma localização de um símbolo OFDM final de cada mini-slot em cada slot.
[145] Especificamente, o dispositivo de rede fornece um parâme- tro de compensação de recursos no domínio do tempo e o parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo é usado para indi- car um índice de uma unidade de tempo (por exemplo, um slot) no qual um recurso de transmissão livre de autorização inicial configurado está localizado ou é usado para indicar um índice de uma unidade de tempo para a inicialização de recursos de transmissão livres de autori- zação.
[146] Por exemplo, o dispositivo terminal considera que, a partir de uma localização de um slot indicado pelo parâmetro de compensa- ção de recursos no domínio do tempo, recursos de transmissão livres de autorização são configurados em todos os slots após o slot e recur- sos de transmissão livre de autorização são configurados em todos os mini-slots em um slot indicado pela informação sobre o formato do mi- ni-slot.
[147] Para outro exemplo, o dispositivo de rede fornece um perí- odo do domínio do tempo de recursos de transmissão livre de autori- zação, o período do domínio do tempo é um período pelo qual um slot no qual um recurso de transmissão livre de autorização é configurado aparece repetidamente no domínio do tempo e o dispositivo terminal considera que, a partir de uma localização de um slot indicado pelo parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo, um re- curso de transmissão livre de autorização é configurado apenas em um slot que aparece durante um período indicado pelo período de do-
mínio do tempo do recurso de transmissão livre de autorização e re- cursos de transmissão livres de autorização são configurados em to- dos os mini-slots no slot indicado pela informação sobre o formato do mini-slot.
[148] Deve ser observado que o número de formato do mini-slot ou todos os parâmetros podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal através de qualquer uma das maneiras a seguir. O número de formato do mini-slot ou todos os parâmetros po- dem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo termi- nal ao enviar qualquer tipo de sinalização de camada superior (por exemplo, sinalização RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE. Alternativamente, o número de formato do mini-slot ou todos os parâmetros podem ser pré-acordados entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal. Isto não está particularmente limitado nesta modalidade do presente pedido.
[149] Na etapa 202, o dispositivo terminal determina a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo. Para realizar a transmissão de uplink usando o recurso de transmissão livre de autorização que é alocado pelo dispo- sitivo de rede para o dispositivo terminal, o dispositivo terminal precisa ainda determinar o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado.
[150] A seguir, é descrito um método para determinar, pelo dis- positivo terminal, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização configurado pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal está localizado.
[151] Opcionalmente, o dispositivo terminal determina, com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmis- são livre de autorização está localizado, no primeiro período do domí- nio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quanti-
dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado.
[152] Deve ser observado que, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma pluralidade de unidades de tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado é um índice de uma unidade de tempo inicial na pluralidade de unidades de tempo incluídas no recurso de transmissão livre de autorização.
[153] Por exemplo, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma pluralidade de símbolos OFDM, um índice de uma unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado é um índice de um símbolo OFDM inicial na pluralidade de símbolos OFDM.
[154] Também deve ser observado que o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado é usado para a inicialização do recurso de trans- missão livre de autorização e o índice é indicado como Star- ting_index. O índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado pode ser notifica- do pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal através de pelo menos uma das maneiras a seguir. O índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado pode ser notificado pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal ao enviar qualquer tipo de sinalização de camada superior (por exemplo, sinalização RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE. Alternativamente, o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali-
zado pode ser pré-acordado entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal, por exemplo, o índice é especificado em um padrão. Alterna- tivamente, o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado pode ser um valor pa- drão. Isto não está particularmente limitado nesta modalidade do pre- sente pedido.
[155] A título de exemplo, mas não de limitação, o dispositivo ter- minal determina um índice de uma unidade de tempo na qual um re- curso de transmissão livre de autorização Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões relacionais: - TU_index = Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2 (7); - TU_index = [Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2] mod X (8); - TU_index = Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2+F2 (9); e - TU_index = [Starting_index+floor(Y/k) * P1+(Y mod k) * P2+F2] mod X (10), onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme- ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[156] A título de exemplo, mas não de limitação, o dispositivo terminal pode determinar ainda, de acordo com qualquer uma das se- guintes expressões relacionais, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização (D*k+e) está localizado, em que D representa um número de sequência do primeiro período do domínio do tempo, k representa uma quantidade de recur-
sos de transmissão livres de autorização incluídos em cada primeiro período do domínio do tempo, e é um número inteiro não negativo e 0 ≤ e ≤ (k− 1). Para qualquer valor de D, um valor de e vai de 0 a (k − 1). - TU_index = Starting_index+D * P1+e * P2 (11); - TU_index = [Starting_index+D * P1+e * P2] mod X (12); - TU_index = Starting_index+D * P1+e * P2+F2 (13); e - TU_index = [Starting_index+D * P1+e * P2+F2] mod X (14), onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de (D*k+e); - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[157] Deve ser observado que TU_index calculado de acordo com as expressões relacionais (7) a (14) é um índice global de uma unidade de tempo. No presente pedido, um índice local de uma unida- de de tempo e um índice global de uma unidade de tempo podem indi- car uma localização de uma unidade de tempo e cada um do índice local e do índice global pode ser denominado como índice de uma uni- dade de tempo.
[158] Quando a unidade de tempo é especificamente um símbolo OFDM, um índice global do símbolo OFDM é determinado com base no número de quadro de um radio frame no qual o símbolo OFDM está localizado, um índice, no radio frame, de um subquadro no qual o sím- bolo OFDM está localizado, um índice, no subquadro, de um slot no qual o símbolo OFDM está localizado, um índice do símbolo OFDM no slot, uma quantidade de subquadros incluídos em um radio frame, uma quantidade de slots incluídos em um subquadro e uma quantidade de símbolos incluídos em um slot. Um índice local do símbolo OFDM é representado em conjunto pelo número de radio frames no qual o sím- bolo OFDM está localizado, o índice, no quadro, do subquadro no qual o símbolo OFDM está localizado, o índice, no subquadro, do slot no qual o símbolo OFDM está localizado e o índice do símbolo OFDM no slot.
[159] Quando a unidade de tempo é especificamente um slot (slot), um índice global do slot é determinado com base no número de quadro de um radio frame no qual o slot está localizado, um índice, no radio frame, de um subquadro no qual o slot está localizado, um índice do slot no subquadro, uma quantidade de subquadros incluídos em um radio frame e uma quantidade de slots incluídos em um subqua- dro. Um índice local do slot é representado em conjunto pelo número de radio frame no qual o slot está localizado, o índice, no quadro, do subquadro no qual o slot está localizado e o índice do slot no subqua- dro.
[160] Quando a unidade de tempo é especificamente um mini-slot (mini-slot), um índice global do mini-slot é determinado com base no número de quadro de um radio frame no qual o mini-slot está localiza- do, um índice, no radio frame, de um subquadro no qual o mini-slot está localizado, um índice, no subquadro, de um slot no qual o mini- slot está localizado, um índice do mini-slot no slot, uma quantidade de subquadros incluídos em um radio frame, uma quantidade de slots in- cluídos em um subquadro e uma quantidade de mini-slots incluídos em um slot. Um índice local do mini-slot é representado em conjunto pelo número de quadros do radio frame no qual o mini-slot está localizado, o índice, no radio frame, do subquadro no qual o mini-slot está locali- zado, o índice, no subquadro, do slot no qual o mini-slot está localiza- do e o índice do mini-slot no slot.
[161] Em um sistema de comunicações, quando há três níveis de recursos no domínio do tempo: um radio frame, um slot e um símbolo, um índice local de uma unidade de tempo e um índice global de uma unidade de tempo podem ser alternativamente os seguintes:
[162] Quando a unidade de tempo é especificamente um símbolo OFDM, um índice global do símbolo OFDM é determinado com base no número de quadro de um radio frame no qual o símbolo OFDM está localizado, um índice, no radio frame, de um slot no qual o símbolo OFDM está localizado, um índice do símbolo OFDM no slot, uma quantidade de slots incluídos em um radio frame e uma quantidade de símbolos incluídos em um slot. Um índice local do símbolo OFDM é representado em conjunto pelo número de quadros do radio frame no qual o símbolo OFDM está localizado, o índice, no radio frame, do slot no qual o símbolo OFDM está localizado e o índice do símbolo OFDM no slot.
[163] Quando a unidade de tempo é especificamente um slot (slot), um índice global do slot é determinado com base no número de quadros de um radio frame no qual o slot está localizado, um índice do slot no radio frame e uma quantidade de slots incluídos em um radio frame. Um índice local do slot é representado em conjunto pelo núme- ro de quadros do radio frame no qual o slot está localizado e o índice do slot no radio frame.
[164] Quando a unidade de tempo é especificamente um mini-slot (mini-slot), um índice global do mini-slot é determinado com base no número de quadros de um radio frame no qual o mini-slot está loca- lizado, um índice, no radio frame, de um slot no qual o mini-slot está localizado, um índice do mini-slot no slot, uma quantidade de slots in- cluídos em um radio frame e uma quantidade de mini-slots incluídos em um slot. Um índice local do mini-slot é representado em conjun- to pelo número de quadros do radio frame no qual o mini-slot está lo-
calizado, o índice, no radio frame, do slot no qual o mini-slot está loca- lizado e o índice do mini-slot no slot.
[165] A seguir, é descrito um método para determinar um índice local que corresponde a Starting_index e TU_index com relação a dife- rentes tipos de unidades de tempo. Supõe-se que cada radio frame (Radio Frame) inclua M_subframe subquadros (Subframe), cada subquadro inclua M_slot slots (slot), cada slot inclua M_mini-M slotini- slots (mini-slot) e cada slot inclua M_symbol símbolos OFDM (sym- bol). Os índices subframe_index dos M_subframe subframes em um quadro são 0, 1,… e M_subframe − 1; os índices slot_index dos M_slot slots em um subquadro são 0, 1,… e M_slot-1; os índices mini- slot_index dos M_mini-M slotini-slots em um slot são 0, 1,… e M_mini- slot-1; e os índices simbol_index dos M_symbol símbolos em um slot são 0, 1,… e M_symbol − 1.
[166] M_subframe, M_slot, M_mini-slot e M_symbol podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal através de qualquer uma das maneiras a seguir. M_subframe, M_slot, M_mini- slot e M_symbol podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal ao enviar qualquer tipo de sinalização de camada superior (por exemplo, sinalização RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE. Alternativamente, M_subframe, M_slot, M_mini-slot e M_symbol podem ser pré-acordados entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal. Alternativamente, M_subframe, M_slot e M_mini-slot podem ser valores padrão. Isto não está particularmente limitado nesta modalidade do presente pedido.
[167] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um slot, TU_index pode ser ainda expresso como: TU_index = SFN * M_subframe * M_slot+subframe_index *
M_slot+slot_index (15), onde: SFN representa um número de quadro de sistema de um radio frame no qual está localizado um slot com o índice slot_index e subfra- me_index representa um índice de um subquadro no qual o slot com o índice slot_index está localizado.
[168] Starting_index pode ser ainda expresso como: Starting_index = SFN_Starting * M_subframe * M_slot+subframe_index_Starting * M_slot+slot_index_Starting (16), onde: slot_index_Starting representa um índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, subfra- me_index_Starting representa um índice de um subquadro no qual o slot com o índice slot_index_Starting está localizado e SFN_starting representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual o slot com o índice slot_index_Starting está localizado.
[169] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um mini-slot, TU_index pode ainda ser expresso como: TU_index = SFN * M_subframe * M_slot * M_mini-slot+subframe_index * M_slot * M_mini-slot+slot_index * M_mini-slot+mini-slot_index (17), onde: SFN representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual está localizado um mini-slot com o índice mini-slot_index, sub- frame_index representa um índice de um subquadro no qual o mini- slot com o índice mini-slot_index está localizado e slot_index represen- ta um índice de um slot no qual o mini-slot com o índice mini-
slot_index está localizado.
[170] O índice inicial pode ser ainda expresso como: Starting_index = SFN_Starting * M_subframe * M_slot * M_mini- slot+subframe_index_Starting * M_slot * M_mini-slot+slot_index_Starting * M_ mini-slot+mini-slot_index_Starting (18), onde: mini-slot_index_Starting representa um índice de um mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado, slot_index_Starting representa um índice de um slot no qual o mini-slot com o índice mini-slot_index_Starting está localizado, sub- frame_index_Starting representa um índice de um subquadro no qual o mini-slot com o índice mini-slot_index_Starting está localizado e SFN_starting representa um número de quadros de sistema de um ra- dio frame no qual o mini-slot com o índice mini-slot_index_Starting es- tá localizado.
[171] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um símbolo OFDM, TU_index pode ser ainda expresso como: TU_index = SFN * M_subframe * M_slot * M_symbol+subframe_index * M_slot * M_symbol+slot_index * M_symbol+symbol_index (19), onde: SFN representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual um símbolo OFDM com o índice symbol_index está localizado, subframe_index representa um índice de um subquadro no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index está localizado e slot_index representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM com o índi- ce symbol_index está localizado.
[172] O índice inicial pode ser ainda expresso como:
Starting_index = SFN_Starting * M_subframe * M_slot * M_symbol+subframe_index_Starting * M_slot * M _symbol+slot_index_Starting * M _symbol+symbol_index_Starting (20), onde: symbol_index_Starting representa um índice de um símbolo OFDM no qual está localizada a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização, slot_index_Starting representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está locali- zado, subframe_index_Starting representa um índice de um subquadro no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está lo- calizado e SFN_starting representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM com o índice sym- bol_index_Starting está localizado.
[173] Em outra modalidade, um método para determi- nar um índice local que corresponde a Starting_index e TU_index é descrito em relação a diferentes tipos de unidades de tempo. Nesta modalidade, assume-se que cada radio frame (Radio Frame) inclui M_slot slots (slot), cada slot inclui M_mini-M slotini-slots (mini-slot) e cada slot inclui M_symbol símbolos (symbol) OFDM. Os índices slot_index dos M_slot slots em um radio frame são 0, 1,… e M_slot- 1; os índices mini-slot_index dos mini-slots M_mini-slot em um slot são 0, 1,… e M_mini-slot-1; e os índices symbol_index dos M_symbol sím- bolos em um slot são 0, 1,… e M_symbol − 1.
[174] M_slot, M_mini-slot e M_symbol podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal através de qualquer uma das maneiras a seguir. M_slot, M_mini-slot e M_symbol podem ser no- tificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal ao envi- ar qualquer tipo de sinalização de camada superior (por exemplo, sina- lização RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE. Alternativamente, M_slot, M_mini-slot e M_symbol podem ser pré-
acordados entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal. Alterna- tivamente, M_slot e M_mini-slot podem ser valores padrão. Isto não está particularmente limitado nesta modalidade do presente pedido.
[175] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um slot, TU_index pode ser determinado com base em um índice do slot e, por exemplo, pode ser ainda expresso como: TU_index = SFN *M_slot+slot_index (15a), onde: SFN representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual um slot com o índice slot_index está localizado.
[176] O índice inicial é determinado com base em um índice, em um radio frame, de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado e, por exemplo, pode ser ainda ex- presso como: Starting_index = SFN_Starting * M_slot+slot_index_Starting (16a), onde: slot_index_Starting representa o índice, no radio frame, do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado, SFN_starting representa um número de quadros de sistema do radio frame no qual o slot com o índice slot_index_Starting está locali- zado e slot_index_Starting e SFN_starting são determinados com base no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo.
[177] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um mini-slot, TU_index pode ser determinado com base em um índice do mini-slot e, por exemplo, pode ser adicionalmente expresso como:
TU_index = SFN * M_slot * M_mini-slot+slot_index * M_mini-slot+mini- slot_index (17a), onde: SFN representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual está localizado um mini-slot com o índice mini-slot_index e slot_index representa o índice de um slot no qual o mini-slot com o ín- dice mini-slot_index está localizado.
[178] O índice inicial pode ser determinado com base em um ín- dice, em um slot, de um mini-slot no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado e, por exemplo, pode ser expresso ainda como: Starting_index = SFN_Starting * M_slot * M_mini-slot+slot_index_Starting * M_ mini-slot+mini-slot_index_Starting (18a), onde: mini-slot_index_Starting representa o índice, no slot, do mini-slot na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado, slot_index_Starting representa um índice, em um radio frame, do slot no qual o mini-slot com o índice mini-slot_index_Starting está loca- lizado, SFN_starting representa um número de quadros de sistema do radio frame no qual o mini-slot com o índice mini-slot_index_Starting está localizado, slot_index_Starting e SFN_starting são determinados com base no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e mini-slot_index_Starting é determinado com base no parâme- tro de alocação de recursos no domínio do tempo.
[179] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um símbolo OFDM, TU_index pode ser determinado com base em um índice do símbolo e, por exemplo, pode ser ainda expres- so como:
TU_index = SFN * M_slot * M_symbol+slot_index * M_symbol+symbol_index (19a) onde: SFN representa um número de quadros de sistema de um radio frame no qual um símbolo OFDM com o índice symbol_index está localizado e slot_index representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index está localizado.
[180] Starting_index pode ser determinado com base em um ín- dice, em um slot, de um símbolo OFDM no qual está localiza- da a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização e, por exemplo, pode ser ainda expresso como: Starting_index = SFN_Starting * M_slot * M_symbol+slot_index_Starting * M _symbol+symbol_index_Starting (20a), onde: symbol_index_Starting representa o índice, no slot, do símbolo OFDM no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização está localizada, slot_index_Starting representa um índice, em um radio frame, do slot no qual o símbolo OFDM com o symbol_index_Starting índice está localizado, SFN_starting representa um número de qua- dros de sistema do radio frame no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado, slot_index_Starting e SFN_starting são determinadas com base nos parâmetros compensa- ção de recursos no domínio do tempo e symbol_index_Starting é de- terminado com base nos parâmetros de alocação de recursos no do- mínio do tempo.
[181] Opcionalmente, um índice, em um radio frame ou subqua- dro, de um slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização (ou o primeiro recurso de transmissão livre de autorização) está localizado pode ser determinado ou obtido com base nos parâme- tros de compensação de recursos no domínio do tempo. Em outras palavras, o parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar o índice, no radio frame ou no subquadro, do slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autori- zação está localizada. Um índice, em um slot, de um mini-slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização está loca- lizada pode ser determinado ou obtido com base nos parâmetros de alocação de recursos no domínio do tempo. Em outras palavras, o pa- râmetro de alocação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar o índice, no slot, do mini-slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização está localizada. Um índice, em um slot, de um símbolo OFDM no qual a primeira oportunidade de trans- missão livre de autorização está localizada pode ser determinado ou obtido com base nos parâmetros de alocação de recursos no domínio do tempo. Em outras palavras, o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar o índice, no slot, do símbolo OFDM no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autori- zação está localizada.
[182] Em uma modalidade, o parâmetro de compensação de re- cursos no domínio do tempo e o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal através de qualquer uma das maneiras a seguir. O parâmetro de compensação de recursos no domínio do tem- po e o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo po- dem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo termi- nal ao enviar qualquer tipo de sinalização de camada superior (por exemplo, sinalização RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI ou um elemento de controle de acesso à mídia (Media Access Control Element, MAC CE)). Alternativamente, o parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e o parâmetro de alocação de recur- sos no domínio do tempo podem ser pré-acordados entre o dispositivo de rede e o dispositivo terminal, por exemplo, o parâmetro de compen- sação de recursos no domínio do tempo e o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo são especificados em um padrão. Al- ternativamente, o parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo podem ser valores padrão. Isto não está particularmente limitado nesta modalidade do presente pedido.
[183] Em uma modalidade, o parâmetro de compensação de re- cursos no domínio do tempo, o parâmetro de alocação do recurso no domínio do tempo e o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal usando uma parte de sinaliza- ção. Por exemplo, os três parâmetros são transportados na sinalização RRC. Alternativamente, os três parâmetros podem ser notificados pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal usando diferentes partes de sinalização. Por exemplo, o período, no domínio do tempo, do re- curso de transmissão livre de autorização é notificado para o dispositi- vo terminal usando sinalização RRC e parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo são notificados para o dispositivo do terminal usando DCI. Isto não está particularmente limitado no presente pedido.
[184] Um índice local de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização está localizado pode ser determinado de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (7) a (14) e qualquer uma das expressões relacionais (15), (17), (19), (15a), (17a) e (19a). Alternativamente, será entendido que, para uma unidade de tempo determinada com base em um índice local, se a unidade de tempo é uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização está localizado é determinada desta maneira.
[185] A seguir, é usado um exemplo no qual qualquer unidade de tempo incluída em qualquer recurso de transmissão livre de autoriza- ção no primeiro período do domínio do tempo é um mini-slot para des- crever o método para determinar, pelo dispositivo terminal, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autoriza- ção configurado pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal está localizado.
[186] O dispositivo terminal determina, com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado.
[187] Especificamente, por exemplo, com base na informação sobre parâmetros distribuída pelo dispositivo de rede, o dispositivo terminal determina que um slot inclui M_mini-slot = 7 mini-slots e que qualquer recurso de transmissão livre de autorização ocupa um mini- slot (isto é, T = 1); determina que cada mini-slot ocupa dois símbolos OFDM; determina que um radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui M_subframe = 10 subquadros, que um subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui M slot = 2 slots, que o primeiro período do domínio do tempo inclui sete mini-slots e que o segundo período do domínio do tempo inclui dois mini-slots; e determina ainda que um número de quadros de sistema do radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de auto- rização está localizado é SFN_starting, que um índice do subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é 0, isto é, subframe_index_Starting = 0, que o índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado é 0, isto é, slot_index_Starting = 0 e que o índice de um mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado é 0, isto é, mini-slot_index_Starting = 0.
[188] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação incluídos no primeiro período do domínio do tempo que é de- terminado pelo dispositivo terminal de acordo com a expressão relaci- onal (1) é a seguinte: k = ceil(7/2) = 4
[189] O dispositivo terminal determina, de acordo com a expres- são relacional (18), que o índice global Starting_index do mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado nos recursos de transmissão livres de autorização é (140 * SFN_starting+14 * 0+7 * 0+0).
[190] Deve ser observado que, se o dispositivo de rede não noti- ficou um valor do primeiro período do domínio do tempo para o dispo- sitivo terminal, o dispositivo terminal determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é a quantidade M_mini-slot dos mini- slots incluídos em um slot, isto é, determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é 7.
[191] Até agora, o dispositivo terminal determinou o índice global Starting_index do mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado nos recursos de transmissão livres de autorização e determinou que um primeiro período do domínio do tempo inclui quatro mini-slots nos quais os recursos de transmissão livres de autorização estão configurados. O dispositivo terminal deter- mina, de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (7) a (10) ou qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14), a ex- pressão relacional (17) e a expressão relacional (18), um índice, no radio frame com o número de quadros de sistema SFN_starting, de um mini-slot no qual está localizado um recurso de transmissão livre de autorização no radio frame. Um estado de distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização no radio frame que são finalmente determinados pelo dispositivo terminal é mostrado na Figu- ra 14.
[192] Para outro exemplo, com base na informação sobre parâ- metros fornecida pelo dispositivo de rede, o dispositivo terminal deter- mina que um slot inclui M_mini-slot = 7 mini-slots; determina que cada mini-slot ocupa dois símbolos OFDM; determina que um radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui M_subframe = 10 subquadros, que um subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado inclui M slot = 2 slots, que o primeiro período do domínio do tem- po inclui sete mini-slots e que o segundo período do domínio do tempo inclui dois mini-slots; e determina ainda que um número de quadros de sistema do radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é SFN_starting, que um índice do subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado é 0, isto é, subframe_index_Starting = 0, que o ín- dice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado é 0, isto é, slot_index_Starting = 0 e que o índice de um mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é 2, isto é, mini-slot_index_Starting = 2.
[193] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação incluídos no primeiro período do domínio do tempo que é de- terminado pelo dispositivo terminal de acordo com a expressão relaci- onal (1) é a seguinte: k = ceil(7−2)/2 = 3.
[194] O dispositivo terminal determina, de acordo com a expres- são relacional (18), que o índice global Starting_index do mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado nos recursos de transmissão livres de autorização é (140 * SFN_starting+14 * 0+7 * 0+2).
[195] Deve ser observado que, se o dispositivo de rede não noti- ficou um valor do primeiro período do domínio do tempo para o dispo- sitivo terminal, o dispositivo terminal determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é a quantidade M_mini-slot dos mini- slots incluídos em um slot, isto é, determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é 7.
[196] Até agora, o dispositivo terminal determinou o índice global Starting_index do mini-slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado nos recursos de transmissão livres de autorização e determinou que um primeiro período do domínio do tempo inclui três mini-slots nos quais os recursos de transmissão livres de autorização estão configurados. O dispositivo terminal determina, de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (7) a (10) ou qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14), a expressão re- lacional (17) e a expressão relacional (18), um índice, no radio fra- me com o número de quadros de sistema SFN_starting, de um mini- slot no qual está localizado um recurso de transmissão livre de autori- zação no radio frame. Um estado de distribuição de recursos de recur- sos de transmissão livres de autorização no radio frame que são final- mente determinados pelo dispositivo terminal é mostrado na Figura 15.
[197] A seguir, é usado um exemplo no qual qualquer unidade de tempo incluída em qualquer recurso de transmissão livre de autoriza- ção no primeiro período do domínio do tempo é um símbolo OFDM para descrever o método para determinar, pelo dispositivo terminal, o índice da unidade de tempo na qual está localizado o recurso de transmissão livre de autorização configurado pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal.
[198] O dispositivo terminal determina, com base no índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado.
[199] Especificamente, por exemplo, com base na informação sobre parâmetros fornecidas pelo dispositivo de rede, o dispositivo terminal determina que um slot inclui M_symbol = 14 símbolos OFDM e que qualquer recurso de transmissão livre de autorização ocupa dois símbolos OFDM (isto é, T = 2); determina que um radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado inclui M_subframe = 10 subquadros, que um subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui M slot = 2 slots, que o primeiro período do domínio do tempo in- clui 14 símbolos OFDM e que o segundo período do domínio do tempo inclui quatro símbolos OFDM; e determina ainda que um número de quadros de sistema do radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é SFN_starting, que um índice do subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão li- vre de autorização está localizado é 0, isto é, subfra- me_index_Starting = 0, que o índice de um slot no qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado é 0, isto é, slot_index_Starting = 0 e que o índice de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é 0, isto é, symbol_index_Starting = 0.
[200] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação incluídos no primeiro período do domínio do tempo que é de- terminada pelo dispositivo terminal de acordo com a expressão relaci-
onal (1) é a seguinte: k = ceil(14/4) = 4.
[201] O dispositivo terminal determina, de acordo com a expres- são relacional (20), que o índice global Starting_index do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado nos recursos de transmissão livres de autorização é (280 * SFN_starting+28 * 0 +14 * 0+0).
[202] Deve ser observado que, se o dispositivo de rede não noti- ficou um valor do primeiro período do domínio do tempo para o dispo- sitivo terminal, o dispositivo terminal determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é a quantidade do M_symbol dos símbo- los OFDM incluídos em um slot, isto é, determina que o valor do pri- meiro período do domínio do tempo é 14.
[203] Até agora, o dispositivo terminal determinou o índice global Starting_index do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado nos recursos de transmis- são livres de autorização e determinou que um primeiro período do domínio do tempo inclui quatro recursos de transmissão livres de auto- rização e cada recurso de transmissão livre de autorização inclui dois símbolos OFDM. O dispositivo terminal determina, de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (7) a (10) ou qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14), a expressão relacional (19) e a expressão relacional (20), um índice, no radio frame com o número de quadros de sistema SFN_starting, de um símbolo OFDM em que um recurso de transmissão livre de autorização no radio frame está locali- zado. Um estado de distribuição de recursos de recursos de transmis- são livres de autorização no radio frame que são finalmente determi- nados pelo dispositivo terminal é mostrado na Figura 16.
[204] Para outro exemplo, com base na informação sobre parâ- metros fornecida pelo dispositivo de rede, o dispositivo terminal deter-
mina que um slot inclui M_symbol = 14 símbolos OFDM e que qual- quer recurso de transmissão livre de autorização ocupa dois símbolos OFDM (isto é, T = 2); determina que um radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui M_subframe = 10 subquadros, que um subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado inclui M- slot = 2 slots, que o primeiro período do domínio do tempo inclui 14 símbolos OFDM e que o segundo período do domínio do tempo inclui quatro símbolos OFDM; e determina ainda que um número de quadros de sistema do radio frame no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é SFN_starting, que um índice do subquadro no qual o primeiro recurso de transmissão livre de auto- rização está localizado é 0, isto é, subframe_index_Starting = 0, que o índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é 0, isto é, slot_index_ s iniciando = 0 e que o índice de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é 2, isto é, sym- bol_index_Starting = 2.
[205] A quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação incluídos no primeiro período do domínio do tempo determinado pelo dispositivo terminal de acordo com a expressão relacional (1) é a seguinte: k = ceil(14−2)/4 = 3.
[206] O dispositivo terminal determina, de acordo com a expres- são relacional (20), que o índice global Índice inicial do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado nos recursos de transmissão livres de autorização é (280 * SFN_starting+28 * 0 +14 * 0+2).
[207] Observe que, se o dispositivo de rede não notificou um va- lor do primeiro período do domínio do tempo para o dispositivo termi-
nal, o dispositivo terminal determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é a quantidade do M_symbol dos símbolos OFDM incluídos em um slot isto é, determina que o valor do primeiro período do domínio do tempo é 14.
[208] Até agora, o dispositivo terminal determinou o índice global Starting_index do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado nos recursos de transmis- são livres de autorização e determinou que um primeiro período do domínio do tempo inclui três recursos de transmissão livres de autori- zação e cada recurso de transmissão livre de autorização inclui dois símbolos OFDM. O dispositivo terminal determina, de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (7) a (10) ou qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14), a expressão relacional (19) e a expressão relacional (20), um índice, no radio frame com o número de quadros de sistema SFN_starting, um símbolo OFDM no qual um re- curso de transmissão livre de autorização no radio frame está localiza- do. Um estado de distribuição de recursos de recursos de transmissão livres de autorização no radio frame que são finalmente determinados pelo dispositivo terminal é mostrado na Figura 17. Opcionalmente, o método 200 pode incluir ainda as seguintes etapas.
[209] 204. O dispositivo terminal envia dados de uplink para o dispositivo de rede no recurso de transmissão livre de autorização de- terminado.
[210] Especificamente, na etapa 203, o dispositivo terminal de- termina o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmis- são livre de autorização no primeiro período do domínio do tempo está localizado e, na etapa 204, o dispositivo terminal pode enviar os dados de uplink para o dispositivo de rede no recurso de transmissão livre de autorização determinado.
[211] Quando os dados de uplink são enviados para o dispositivo de rede, uma transmissão inicial de N repetições de um pacote de da- dos pode ser enviada para o dispositivo de rede no recurso de trans- missão livre de autorização de primeiro tipo e uma repetição não inici- al de N repetições do pacote de dados pode ser enviada no recurso de transmissão livre de autorização de segundo tipo.
[212] Quando o primeiro tipo de recurso de transmissão livre de autorização é usado para a repetição inicial das N repetições de en- vio do pacote de dados e o segundo tipo de recurso de transmissão livre de autorização é usado para a repetição não inicial das N repeti- ções de envio do pacote de dados, o dispositivo terminal envia, nas várias implementações a seguir, o pacote de dados usando o recurso de transmissão livre de autorização que é alocado pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal. Modo 1
[213] Quando a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo for menor do que a quantidade máxima N de repetições, por exemplo, k = 3 e N = 4, quando o dispositivo terminal envia dados de uplink para o dispositivo de rede, o dispositivo terminal pode implementar quatro vezes de transmissão repetida de um pacote de dados 1 ao ocupar três recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo atual e o primeiro recurso de transmissão livre de autori- zação em um primeiro período do domínio do tempo. Corresponden- temente, o dispositivo terminal implementa quatro vezes de transmis- são repetida de um pacote de dados 2 da mesma maneira. Um fluxo- grama esquemático do envio de pacote de dados é mostrado na Figu- ra 18. Modo 2
[214] Quando a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é igual à quantidade máxima N de repetições, por exemplo, k = 4 e N = 4, quando o dispositivo terminal envia dados de uplink para o dispositivo de rede, o dispositivo terminal pode implementar quatro vezes de transmissão repetida de um pacote de dados ao ocupar quatro recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo atual. Correspondentemente, o dispositivo terminal im- plementa quatro vezes de transmissão repetida de um pacote de da- dos 2 da mesma maneira. Um fluxograma esquemático do envio de pacotes de dados é mostrado na Figura 19. Modo 3
[215] Quando a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é maior do que a quantidade máxima N de repetições, por exemplo, k = 4 e N = 3, quando o dispositivo terminal envia de dados de uplink para o disposi- tivo de rede, o dispositivo terminal pode executar três vezes de trans- missão repetida de um pacote de dados ao ocupar os três primeiros recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo atual. Correspondentemente, o dispositivo terminal implementa três vezes de transmissão repetida de um pacote de da- dos 2 da mesma maneira. Um fluxograma esquemático do envio de pacotes de dados é mostrado na Figura 20.
[216] Opcionalmente, o dispositivo de rede pode determinar, usando pelo menos o método a seguir, se o dispositivo terminal usa o recurso de transmissão livre de autorização de primeiro tipo pa- ra enviar inicialmente um pacote de dados.
[217] Especificamente, o dispositivo de rede determina, com base em um requisito de latência de transmissão do pacote de dados, se o dispositivo terminal usa o primeiro tipo de recurso de transmissão livre de autorização para enviar inicialmente o pacote de dados. Por exem- plo, quando o requisito de latência de transmissão do pacote de dados é maior do que um limite de latência de transmissão predefinido, o dis- positivo de rede determina que o dispositivo terminal usa o recurso de transmissão livre de autorização de primeiro tipo para enviar inicial- mente o pacote de dados.
[218] Opcionalmente, depois que o dispositivo de rede determina que o dispositivo terminal usa o recurso de transmissão livre de autori- zação de primeiro tipo para enviar inicialmente o pacote de dados, o dispositivo de rede pode instruir usando, sem limitação, qualquer um dos métodos a seguir, o dispositivo terminal a usar o recurso de transmissão livre de autorização de primeiro tipo para enviar inicial- mente o pacote de dados. Método 1
[219] O dispositivo de rede envia explicitamente informação so- bre indicação para o dispositivo terminal e a informação sobre indica- ção é usada para instruir o dispositivo terminal a usar o primeiro recur- so de transmissão livre de autorização de primeiro tipo para enviar ini- cialmente o pacote de dados.
[220] A título de exemplo, mas não de limitação, o dispositivo de rede pode enviar a informação sobre indicação para o dispositivo ter- minal usando sinalização de camada superior (por exemplo, sinaliza- ção RRC), sinalização L1/L2 (por exemplo, DCI) ou um MAC CE. Método 2
[221] O dispositivo de rede instrui implicitamente o dispositivo terminal a usar o recurso de transmissão livre de autorização de pri- meiro tipo para enviar inicialmente o pacote de dados.
[222] Especificamente, o dispositivo terminal pode determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo configurado pelo dispositivo de rede, se o primeiro tipo de recurso de transmissão livre de autorização é usado para enviar inicialmente o pacote de dados. Por exemplo, quando o primeiro período do domínio do tempo é menor do que um limite de período predefinido, o dispositivo terminal deter- mina o uso do recurso de transmissão livre de autorização de primeiro tipo para enviar inicialmente o pacote de dados.
[223] Alternativamente, o dispositivo terminal pode determinar, com base em uma relação de valor entre a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo e a quantidade máxima N de vezes de transmissão repetida configurada pelo dispositivo de rede, se deve usar o recurso de trans- missão livre de autorização de primeiro tipo para enviar inicialmente o pacote de dados. Por exemplo, quando a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo for maior do que ou igual à quantidade máxima N de vezes de transmissão repetida, o dispositivo terminal determina o uso do recur- so de transmissão livre de autorização de primeiro tipo para enviar ini- cialmente o pacote de dados.
[224] 205. O dispositivo de rede obtém a quantidade k de recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período no domí- nio do tempo do recurso de transmissão livre de autorização.
[225] 206. O dispositivo de rede determina, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autori- zação usado para receber dados livres de autorização está localizado, onde um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é unida- des de tempo P1, um tamanho do segundo período do domínio do tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[226] 207. O dispositivo de rede recebe, no recurso de transmis- são livre de autorização determinado, os dados de uplink enviados pe- lo dispositivo terminal.
[227] Especificamente, quando o dispositivo de rede recebe os dados de uplink que são enviados pelo dispositivo terminal no recurso de transmissão livre de autorização, o dispositivo de rede também pre- cisa primeiro determinar o índice da unidade de tempo na qual o re- curso de transmissão livre de autorização está localizado e receber, no recurso de transmissão livre de autorização indicado pelo índice da unidade de tempo determinado, os dados de uplink que são enviados pelo dispositivo terminal.
[228] Para um método para determinar, pelo dispositivo de rede, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado, consulte as descrições relacionadas no lado do dispositivo terminal. Por uma questão de brevidade, deta- lhes não são descritos aqui novamente.
[229] O presente pedido também fornece um método para deter- minar um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado em relação aos re- cursos de transmissão livres de autorização configurados com base em um único período. A seguir, é descrito brevemente o método.
[230] Opcionalmente, um dispositivo terminal determina, com ba- se no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado e um período do do- mínio do tempo P, um índice de uma unidade de tempo na qual o re- curso de transmissão livre de autorização está localizado.
[231] Especificamente, o dispositivo terminal determina o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autori- zação Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões relacionais: - TU_index = Starting_index+Y * P (21); - TU_index = [Starting_index+Y * P] mod X (22); - TU_index = Starting_index+Y * P+F2 (23);
- TU_index = [Starting_index+Y * P+F2] mod X (24); - [TU_index –Starting_index] mod P = Y (25); e - [TU_index – Starting_index – F2] mod P = Y (26), onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme- ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[232] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no período do domínio do tempo inclui uma unidade de tempo e a unidade de tempo é um slot, TU_index é expresso, por exemplo, como a expressão relacional (15) e Starting_index é expresso, por exemplo, como a expressão relacio- nal (16).
[233] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no período do domínio do tempo inclui uma unidade de tempo e a unidade de tempo é um mini- slot, TU_index é expresso, por exemplo, como a expressão relacional (17) e Starting_index é expresso, por exemplo, como a expressão re- lacional (18).
[234] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um símbolo OFDM, TU_index é expresso, por exemplo, como a ex-
pressão relacional (19) e Starting_index é expresso, por exemplo, co- mo a expressão relacional (20).
[235] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um slot, TU_index é expresso, por exemplo, como a expressão relaci- onal (15a) e Starting_index pode ser determinado com base em um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e é ex- presso, por exemplo, como a expressão relacional (16a).
[236] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um mini-slot, TU_index é expresso, por exemplo, como a expressão relacional (17a) e Starting_index pode ser determinado com base em um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e em um parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo e é expresso, por exemplo, como a expressão relacional (18a). Um índice, em um radio frame, de um slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização está localizada é determinado com base no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tem- po. Um índice, no slot, de um mini-slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização está localizada é determinado com base no parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo.
[237] A título de exemplo, mas não de limitação, quando qualquer recurso de transmissão livre de autorização no período do domínio do tempo inclui uma ou mais unidades de tempo e a unidade de tempo é um símbolo OFDM, TU_index é expresso, por exemplo, como a ex- pressão relacional (19a) e Starting_index pode ser determinado com base em um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e um parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo e é expresso, por exemplo, como a expressão relacional (20a). Um índice, em um radio frame, de um slot no qual a primeira oportunidade de transmissão livre de autorização está localizada é determinado com base no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tem- po. Um índice, no slot, de um símbolo OFDM no qual a primeira opor- tunidade de transmissão livre de autorização está localizada é deter- minado com base no parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo.
[238] Para um método de implementação específico para deter- minar, pelo dispositivo terminal, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização que é configu- rado por um dispositivo de rede para o dispositivo terminal está locali- zado, consulte as descrições relacionadas anteriores. Por uma ques- tão de brevidade, detalhes não são descritos aqui novamente.
[239] Deve ser observado que, nesta modalidade do presente pedido, para a unidade de tempo, determinada pelo dispositivo termi- nal, na qual o recurso de transmissão livre de autorização Y está loca- lizado, quando a unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado é uma unidade de tempo indispo- nível (por exemplo, a unidade de tempo é uma unidade de tempo usa- da para transmissão de downlink ou a unidade de tempo é outra uni- dade de tempo usada para transmissão de uplink livre de autorização), o dispositivo terminal pode ignorar ou descartar o recurso de transmis- são livre de autorização que está localizado na unidade de tempo (ou a partir da unidade de tempo). Alternativamente, o dispositivo ter- minal pode determinar novamente, através do método a seguir, a uni- dade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado.
[240] Especificamente, um estado de distribuição de símbolos de uplink que podem ser usados para transmissão livre de autorização em um slot (um exemplo de unidade de tempo) no qual o recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado é mostrado na Figu- ra 21. Por exemplo, em um slot, um símbolo 3 a um símbolo 8 podem ser usados para transmissão de dados de uplink livre de autorização e outros símbolos não podem ser usados para transmissão de dados de uplink livre de autorização.
[241] Um índice Starting_index de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado é 3 e, portanto, a oportunidade de transmissão inicial (isto é, Y = 0) livre de autorização ocorre em um símbolo 3 e um símbolo 4 (por exemplo, um recurso de transmissão livre de autorização ocupa dois símbo- los). Supõe-se que o período P no domínio do tempo seja sete símbo- los e é determinado de acordo com qualquer uma das expressões re- lacionais (7) a (10) ou qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14), a expressão relacional (19) e a expressão relacional (20), de que uma oportunidade de transmissão livre de autorização 1 (isto é, Y = 1) ocorre em um símbolo 10 e um símbolo 11. No entanto, o sím- bolo 10 e o símbolo 11 não podem ser usados para transmissão livre de autorização de dados de uplink. Neste caso, o valor de F2 na ex- pressão relacional (9) ou (10) é -3. Portanto, quando F2 = -3, é deter- minado, de acordo com a expressão relacional (9) ou (10), que a opor- tunidade de transmissão livre de autorização 1 ocorre em um símbolo 7 e um símbolo 8.
[242] Deve ser observado que o valor de F2 está relacionado a qualquer um dos seguintes parâmetros: o valor de Y e/ou uma estrutu- ra de rádio e/ou o índice da unidade de tempo na qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado e/ou uma quantidade de unidades de tempo incluídas em um recurso de trans- missão livre de autorização.
[243] Também deve ser observado que o valor de F2 pode ser configurado pelo dispositivo de rede para o dispositivo terminal ou po- de ser especificado em um padrão. Isto não está particularmente limi- tado nesta modalidade do presente pedido.
[244] Opcionalmente, para a unidade de tempo, determinada pelo dispositivo terminal, na qual o recurso de transmissão livre de autori- zação Y está localizado, quando a unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado é uma unidade de tempo indisponível (por exemplo, a unidade de tempo é uma unidade de tempo usada para transmissão de downlink ou a unidade de tempo é outra unidade de tempo usada para transmissão de uplink livre de autorização), se o dispositivo terminal ignora ou descarta o recurso de transmissão livre de autorização e o dispositivo terminal deve enviar a n-ésima repetição (1 < n ≤ N) de um pacote de dados sobre o recurso de transmissão livre de autorização, o dispositivo terminal pode optar por abandonar a n-ésima repetição do pacote de dados e usar um pró- ximo recurso transmissão sem subvenção para envie um máximo das restantes (N-n) repetições do pacote de dados ou o dispositivo termi- nal poderá usar o próximo recurso de transmissão livre de autorização para enviar (N-n+1) repetições do pacote de dados. Se o dispositivo terminal abandona a n-ésima repetição pode ser configurado pela es- tação base. Por exemplo, a estação base comunica, ao distribuir uma instrução, o dispositivo terminal a abandonar, se o recurso a transmis- são livre de autorização Y está disponível, a n-ésima repetição. Alter- nativamente, o dispositivo terminal pode determinar independentemen- te se deve abandonar a n-ésima repetição. Por exemplo, quando um serviço tem um alto requisito em uma latência, o dispositivo terminal abandona a n-ésima repetição e usa o próximo recurso de transmissão livre de autorização para enviar um máximo das repetições restantes (N-n) ou, se o dispositivo terminal não abandona a n-ésima repetição, o dispositivo terminal usa o próximo recurso de transmissão livre de autorização para enviar (N-n+1) repetições do pacote de dados. Por outro exemplo, quando um serviço requer alta confiabilidade, o dispo- sitivo terminal usa o próximo recurso de transmissão livre de autoriza- ção para enviar as (N-n+1) repetições restantes; caso contrário, o dis- positivo terminal abandona a n-ésima repetição e usa um próximo re- curso de transmissão livre de autorização para enviar um máximo das (N-n) repetições restantes.
[245] O anterior descreve, com referência à Figura 2 à Figura 21, métodos para determinar o recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autorização fornecido nas modalidades do pre- sente pedido. O seguinte descreve, com referência à Figura 22 e Figu- ra 23, um dispositivo de comunicação e um dispositivo de comunica- ção fornecidos nas modalidades do presente pedido.
[246] A Figura 22 é um diagrama de blocos esquemático de um dispositivo de comunicação 300 de acordo com uma modalidade do presente pedido. O dispositivo de comunicação 300 inclui um módulo de processamento 310 e um módulo transceptor 320.
[247] Em uma implementação opcional, o dispositivo de comuni- cação 300 é um dispositivo terminal.
[248] O módulo de processamento 310 está configurado para ob- ter um primeiro período do domínio do tempo e um segundo período do domínio do tempo de recursos de transmissão livres de autoriza- ção. Um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 uni- dades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tem- po de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[249] O módulo de processamento 310 é ainda configurado para obter uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autoriza- ção no primeiro período do domínio do tempo.
[250] O módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de auto- rização está localizado.
[251] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, com base em um índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no se- gundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização está localizado.
[252] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das ex- pressões relacionais (7) a (10) anteriores, um índice de um recurso de transmissão livre de autorização Y. Em outra modalidade, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14) anteriores, um índice de um recurso de transmissão livre de autorização (D*k+e).
[253] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das ex- pressões relacionais (21) a (24) anteriores, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado.
[254] Opcionalmente, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é de- terminada com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo.
[255] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das ex- pressões relacionais (1) a (6) anteriores, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo.
[256] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para obter informação sobre o formato do mini-slot quando a unidade de tempo é especificamente um mini-slot. A informação so- bre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quantidade de símbo- los de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM inclu- ídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma localização de um símbo- lo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot e uma localização de um símbolo OFDM final de cada mini-slot em cada slot. A quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na in- formação sobre o formato do mini-slot.
[257] Opcionalmente, a unidade de tempo inclui pelo menos qualquer uma das seguintes unidades de tempo: um radio frame, um subquadro, um slot ou um símbolo OFDM.
[258] Opcionalmente, o módulo transceptor 320 está configurado para enviar dados de uplink no recurso de transmissão livre de autori- zação determinado.
[259] Em outra implementação opcional, o dispositivo de comuni- cação 300 é um dispositivo de rede.
[260] O módulo de processamento 310 está configurado para ob- ter uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização em um primeiro período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização.
[261] O módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização e na quantidade k de recursos de transmissão li- vres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um ín- dice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão li- vre de autorização usado para receber dados livres de autorização es- tá localizado. Um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[262] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, com base em um índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no se- gundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para receber dados livres de autorização está localizado.
[263] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das ex- pressões relacionais (7) a (10) anteriores, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado. Em outra modalidade, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das expressões relacionais (11) a (14) anteriores, um índice de um recurso de transmissão livre de autorização (D*k+e).
[264] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das ex- pressões relacionais (21) a (24) anteriores, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado.
[265] Opcionalmente, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é de- terminada com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo.
[266] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar, de acordo com qualquer uma das ex- pressões relacionais (1) a (6) anteriores, uma quantidade k de recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo.
[267] Opcionalmente, o módulo de processamento 310 é ainda configurado para determinar a informação sobre o formato do mini- slot quando a unidade de tempo é especificamente um mini-slot. A in- formação sobre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quanti- dade de símbolos de multiplexagem por divisão de frequência ortogo- nal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localização de um símbo- lo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma localiza- ção de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot e uma localização de um símbolo OFDM final de cada mini-slot em cada slot. A quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domí- nio do tempo e na informação sobre o formato do mini-slot.
[268] Opcionalmente, a unidade de tempo inclui pelo menos qualquer uma das seguintes unidades de tempo: um radio frame, um subquadro, um slot ou um símbolo OFDM.
[269] Opcionalmente, o módulo transceptor 320 é configurado para receber, no recurso de transmissão livre de autorização determi- nado, dados de uplink enviados pelo dispositivo terminal.
[270] Deve ser entendido que o módulo de processamento 310 nesta modalidade da presente invenção pode ser implementado por um processador ou um componente de circuito relacionado a um pro- cessador e o módulo transceptor 320 pode ser implementado por um transceptor ou um componente de circuito relacionado a um transcep- tor.
[271] Conforme mostrado na Figura 23, uma modalidade do pre- sente pedido fornece ainda um dispositivo de comunicação 400. O dispositivo de comunicação 400 inclui um processador 410, uma me- mória 420 e um transceptor 430. O processador 410 pode ser imple- mentado por software, tal como uma instrução ou um programa, por hardware ou uma combinação de software e hardware.
[272] Em uma implementação opcional, o dispositivo de comuni- cação 400 é um dispositivo terminal, a memória 420 armazena uma instrução ou um programa e o processador 430 é configurado para executar a instrução ou o programa armazenado na memória 420. Quando a instrução ou o programa armazenado na memória 420 é executado, o processador 410 é configurado para executar uma ope- ração executada pelo módulo de processamento 310 do dispositivo terminal na modalidade anterior e o transceptor 430 é configurado para executar uma operação executada pelo módulo transceptor 320 do dispositivo terminal na modalidade anterior.
[273] Em outra implementação opcional, o dispositivo de comuni- cação 400 é um dispositivo de rede, a memória 420 armazena uma instrução ou um programa e o processador 430 é configurado para executar a instrução ou o programa armazenado na memória 420. Quando a instrução ou o programa armazenado na memória 420 é executado, o processador 410 é configurado para executar uma ope- ração executada pelo módulo de processamento 310 do dispositivo de rede na modalidade anterior e o transceptor 430 é configurado para executar uma operação executada pelo módulo transceptor 320 do dispositivo de rede na modalidade anterior.
[274] Em outra implementação opcional, todas ou algumas das funções do dispositivo de comunicação 300 ou do dispositivo de co- municação 400 podem ser implementadas usando uma tecnologia de sistema em chip (System on Chip, SoC), por exemplo, usando um chip. O chip é integrado a um núcleo (kernel), uma interface de entra- da/saída e assim por diante. A interface de entrada/saída pode imple- mentar uma função do módulo transceptor, por exemplo, executar ope- rações de envio de dados de uplink para um dispositivo de rede em um determinado recurso de transmissão livre de autorização e rece- ber, no recurso de transmissão livre de autorização determinado, os dados de uplink enviados por um dispositivo terminal. O núcleo pode implementar uma função de processamento, por exemplo, executar uma operação de obtenção de um primeiro período do domínio do tempo e um segundo período do domínio do tempo de recursos de transmissão livres de autorização, em que um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2 ou realizar uma operação de obtenção de um quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo ou realizar uma operação para determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de auto- rização está localizado. As funções do núcleo e da interface de entra- da/saída podem ser implementadas por hardware ou podem ser im- plementadas pelo software correspondente executado pelo hardwa-
re. O hardware ou o software inclui um ou mais módulos que corres- pondem à função. Deve ser entendido que o processador mencionado nas modalidades da presente invenção pode ser uma unidade de pro- cessamento central (Central Processing Unit, CPU) ou outro proces- sador de uso geral, um processador de sinal digital (Digital Signal Pro- cessor, DSP), um circuito integrado específico para aplicação (Applica- tion Specific Integrated Circuit, ASIC), um arranjo de portas programá- vel em campo (Field Programmable Gate Array, FPGA) ou outro dis- positivo lógico programável, um dispositivo lógico de porta ou transis- tor discreto, um componente de hardware discreto ou similar. O pro- cessador de uso geral pode ser um microprocessador ou o processa- dor pode ser qualquer processador convencional ou similar.
[275] Pode ainda ser entendido que a memória mencionada nas modalidades da presente invenção pode ser uma memória volátil ou uma memória não volátil ou pode incluir uma memória volátil e uma memória não volátil. A memória não volátil pode ser uma memória de leitura apenas (Read-Only Memory, ROM), uma memória de leitura apenas programável (Programmable ROM, PROM), uma memória de leitura apenas programável apagável (Erasable PROM, EPROM), uma memória de leitura apenas programável eletricamente apagável (Elec- trically EPROM, EEPROM) ou uma memória flash. A memória volátil pode ser uma memória de acesso aleatório (Random Access Memory, RAM) e é usada como um cache externo. A título de exemplo, mas não de limitação, muitas formas de RAM podem ser usadas, tais como memória estática de acesso aleatório (Static RAM, SRAM), memória dinâmica de acesso aleatório (Dynamic RAM, DRAM), memória sín- crona de acesso aleatório dinâmico (Synchronous DRAM, SDRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico síncrono com taxa de da- dos dupla (Double Data Rate SDRAM, DDR SDRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico síncrona aprimorada (SDRAM, ES-
DRAM), uma memória de acesso aleatório dinâmico de sincronização (Synchlink DRAM, SLDRAM) e uma memória de acesso aleatório dire- to rambus (Direct Rambus RAM, DR RAM).
[276] Deve ser observado que, quando o processador é um pro- cessador de uso geral, um DSP, um ASIC, um FPGA ou outro disposi- tivo lógico programável, um dispositivo lógico de porta ou transistor discreto ou um componente de hardware discreto, a memória (um mó- dulo de armazenamento) é integrada ao processador.
[277] Deve ser observado que a memória descrita no presente relatório descritivo se destina a incluir, porém sem limitações, estes tipos de memórias e quaisquer outros tipos apropriados de memórias.
[278] A presente invenção fornece ainda as seguintes modalida- des. Deve ser observado que não é necessário que os números de sequência das modalidades a seguir sejam compatíveis com os núme- ros de sequência de modalidades precedentes.
[279] Modalidade 1: É fornecido um método para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autori- zação que inclui: obter, por um dispositivo terminal, um primeiro período do domínio do tempo e um segundo período do domínio do tempo de recursos de transmissão livres de autorização, em que um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2; obter, pelo dispositivo terminal, uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo; e determinar, pelo dispositivo terminal com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no pri-
meiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado.
[280] Modalidade 2: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 1, a determinação, pelo dispositivo terminal, com base no pri- meiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de auto- rização no primeiro período do domínio do tempo, de um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de au- torização usado para transmissão livre de autorização está localizado inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, com base no índice de uma uni- dade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de trans- missão livre de autorização usado para transmissão livre de autoriza- ção está localizado.
[281] Modalidade 3: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 2, a determinação, pelo dispositivo terminal, com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período de domínio, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmis- são livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões re- lacionais: - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2; - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2] mod X; - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2; ou - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2] mod X, onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme- ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[282] Modalidade 4: De acordo com o método descrito em qual- quer uma da Modalidade 1 à Modalidade 3, a quantidade k de recur- sos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domí- nio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo.
[283] Modalidade 5: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 4, a determinação de uma quantidade k de recursos de trans- missão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo pe- ríodo do domínio do tempo inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:  P1  k  ceil    P2 
[284] Modalidade 6: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 4, a determinação, pelo dispositivo terminal, da quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:  P1  T   k  floor   1  P2  onde: T representa uma quantidade de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo.
[285] Modalidade 7: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 4, a determinação, pelo dispositivo terminal, da quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:   P1   k  min ceil  , N   P 2   onde: N representa uma quantidade máxima de vezes de transmissão repe- tida, a quantidade máxima de vezes de transmissão repetida é uma quantidade máxima de vezes de envio dos mesmos dados de uplink para um dispositivo de rede antes que a informação de feedback envi- ada pelo dispositivo de rede seja recebida e N ≥ 1.
[286] Modalidade 8: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 4, a determinação, pelo terminal de dispositivo, da quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo com base no primeiro período do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tempo inclui: determinar, pelo dispositivo terminal, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:   P1  T    k  min floor    1, N    P2   onde: T representa uma quantidade de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo, N representa uma quantidade máxima de vezes de transmissão repetida, a quantidade máxima de vezes de transmissão repetida é a quantidade máxima de vezes que os mesmos dados são enviados para um dispositivo de rede antes que a informa- ção de feedback enviada pelo dispositivo de rede seja recebida e N ≥
1.
[287] Modalidade 9: De acordo com o método descrito em qual- quer uma da Modalidade 1 à Modalidade 8 em que, quando a unidade de tempo é especificamente um mini-slot, o método inclui ainda: obter, pelo dispositivo terminal, informação sobre o formato do mini- slot, em que a informação sobre o formato do mini-slot inclui pelo me- nos uma quantidade de símbolos de multiplexagem por divisão de fre- quência ortogonal OFDM incluídos em cada mini-slot e uma localiza- ção de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou in- clui uma localização de um símbolo OFDM inicial e uma localização de um símbolo OFDM final que são de cada mini-slot em cada slot; e, cor- respondentemente, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determina- da com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na informação sobre o formato do mi- ni-slot.
[288] Modalidade 10: É fornecido um método para determinar um recurso no domínio do tempo usado para transmissão livre de autori- zação que inclui: obter, por um dispositivo de rede, uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização em um primeiro período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização; e determinar, pelo dispositivo de rede com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização e na quantidade k de re- cursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para receber dados livres de autorização está localizado, em que: um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[289] Modalidade 11: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 10, a determinação, pelo dispositivo de rede com base no pri- meiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no pri- meiro período do domínio do tempo, de um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para receber dados livres de autorização está localizado inclui:
determinar, pelo dispositivo de rede com base no índice de uma uni- dade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de trans- missão livre de autorização usado para receber os dados livres de au- torização está localizado.
[290] Modalidade 12: De acordo com o método descrito na Moda- lidade 11, a determinação, pelo dispositivo de rede com base em um índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no pri- meiro período de domínio, do índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autorização usado para receber os da- dos livres de autorização está localizado inclui: determinar, pelo dispositivo de rede, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões re- lacionais: - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2; - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2] mod X; - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2; ou - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2] mod X, onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme-
ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[291] Modalidade 13. É fornecido um dispositivo terminal que in- clui: um módulo de processamento configurado para obter um primeiro pe- ríodo do domínio do tempo e um segundo período do domínio do tem- po de recursos de transmissão livres de autorização, em que um ta- manho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2, onde: o módulo de processamento é ainda configurado para obter uma quan- tidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo; e o módulo de processamento é ainda configurado para determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização usado para transmissão livre de autorização está localizado.
[292] Modalidade 14: De acordo com o dispositivo terminal des- crito na Modalidade 13, o módulo de processamento é ainda configu- rado para: determinar, com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado,
no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do do- mínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autoriza- ção usado para transmissão livre de autorização está localizado.
[293] Modalidade 15: De acordo com o dispositivo terminal des- crito na Modalidade 14, o módulo de processamento é ainda configu- rado para: determinar um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões relacionais: - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2; - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2] mod X; - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2; ou - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2] mod X, onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme- ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[294] Modalidade 16: De acordo com o dispositivo terminal des- crito em qualquer uma da Modalidade 13 à Modalidade 15, a quanti- dade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro pe- ríodo do domínio do tempo e no segundo período do domínio do tem- po.
[295] Modalidade 17: De acordo com o dispositivo terminal des- crito na Modalidade 16, o módulo de processamento é ainda configu- rado para: determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a ex- pressão relacional a seguir:  P1  k  ceil    P2 
[296] Modalidade 18: de acordo com o dispositivo terminal des- crito na Modalidade 16, o módulo de processamento é ainda configu- rado para: determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a ex- pressão relacional a seguir:  P1  T   k  floor   1  P2  onde: T representa uma quantidade de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo.
[297] Modalidade 19: De acordo com o dispositivo terminal des- crito na Modalidade 16, o módulo de processamento é ainda configu- rado para: determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a ex- pressão relacional a seguir:
  P1   k  min ceil  , N    P2   onde: N representa uma quantidade máxima de vezes de transmissão repe- tida, a quantidade máxima de vezes de transmissão repetida é uma quantidade máxima de vezes de envio dos mesmos dados de uplink para um dispositivo de rede antes que a informação de feedback envi- ada pelo dispositivo de rede seja recebida e N ≥ 1.
[298] Modalidade 20: De acordo com o dispositivo terminal des- crito na Modalidade 16, o módulo de processamento é ainda configu- rado para determinar a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo de acordo com a expressão relacional a seguir:   P1  T    k  min floor   1, N    P2   onde: T representa uma quantidade de unidades de tempo incluídas em qualquer recurso de transmissão livre de autorização no primeiro perí- odo do domínio do tempo, N representa uma quantidade máxima de vezes de transmissão repetida, a quantidade máxima de vezes de transmissão repetida é uma quantidade máxima de vezes de envio mesmos dados de uplink para um dispositivo de rede antes que a in- formação de feedback enviada pelo dispositivo de rede seja recebida e N ≥ 1.
[299] Modalidade 21: De acordo com o dispositivo terminal des- crito em qualquer uma da Modalidade 13 à Modalidade 20, quando a unidade de tempo é especificamente um mini-slot, o módulo de pro- cessamento é ainda configurado para: obter informação sobre o formato do mini-slot, onde a informação so- bre o formato do mini-slot inclui pelo menos uma quantidade de símbo-
los de multiplexagem por divisão de frequência ortogonal OFDM inclu- ídos em cada mini-slot e uma localização de um símbolo OFDM inicial de cada mini-slot em cada slot ou inclui uma localização de um símbo- lo OFDM inicial e uma localização de um símbolo OFDM final que são de cada mini-slot em cada slot.
[300] De forma correspondente, a quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo é determinada com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do domínio do tempo e na informação so- bre o formato do mini-slot.
[301] Modalidade 22: É fornecido um dispositivo de rede que in- clui: um módulo de processamento configurado para obter uma quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização em um primeiro período do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de autorização, em que: o módulo de processamento está ainda configurado para determinar, com base no primeiro período do domínio do tempo, no segundo perí- odo do domínio do tempo de um recurso de transmissão livre de auto- rização e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autori- zação no primeiro período do domínio do tempo, um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autori- zação usado para receber dados livres de autorização está localizado, em que: um tamanho do primeiro período do domínio do tempo é P1 unidades de tempo, um tamanho do segundo período do domínio do tempo de tempo é P2 unidades de tempo e P1 é maior do que ou igual a P2.
[302] Modalidade 23: De acordo com o dispositivo de rede des- crito na Modalidade 22, o módulo de processamento é ainda configu- rado para:
determinar, com base no índice de uma unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, no primeiro período do domínio do tempo, no segundo período do do- mínio do tempo e na quantidade k de recursos de transmissão livres de autorização no primeiro período do domínio do tempo, o índice da unidade de tempo na qual o recurso de transmissão livre de autoriza- ção usado para receber os dados livres de autorização está localizado.
[303] Modalidade 24: De acordo com o dispositivo de rede des- crito na Modalidade 23, o módulo de processamento é ainda configu- rado para: determinar um índice de uma unidade de tempo na qual um recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado de acordo com qualquer uma das seguintes expressões relacionais: - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2; - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2] mod X; - TU_index = Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2; ou - TU_index = [Starting_index + floor(Y/k) * P1 + (Y mod k) * P2 + F2] mod X, onde: - F2 representa um parâmetro de correção e o valor de F2 está correla- cionado ao valor de Y; - Y é um número inteiro não negativo e é usado para indicar um núme- ro sequencial de um recurso de transmissão livre de autorização; - X é um número inteiro não negativo predefinido; - Starting_index representa o índice da unidade de tempo na qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e - TU_index representa um índice de uma unidade de tempo na qual qualquer recurso de transmissão livre de autorização, incluindo o pri- meiro recurso de transmissão livre de autorização, está localizado.
[304] Aqueles versados na técnica estarão cientes de que as uni-
dades e etapas de algoritmos nos exemplos descritos com referência às modalidades descritas no presente relatório descritivo podem ser implementadas por hardware eletrônico ou uma combinação de sof- tware e hardware eletrônico. Se as funções são executadas por hardware ou software depende de aplicativos específicos e restrições de design das soluções técnicas. Aqueles versados na técnica podem usar métodos diferentes para implementar as funções descritas para cada aplicação em particular, mas não deve ser considerado que a implementação vá além do escopo do presente pedido.
[305] Pode ser claramente entendido por aqueles versados na técnica que, para facilidade e brevidade da descrição, para processos de trabalho detalhados do sistema, dispositivo e unidade anteriores, refira-se aos processos correspondentes nas modalidades do método anterior. Os detalhes não são descritos aqui novamente.
[306] Nas várias modalidades fornecidas no presente pedido, de- ve ser entendido que o sistema, dispositivo e método descritos podem ser implementados de outras maneiras. Por exemplo, as modalidades de dispositivo descritas são meramente exemplos. Por exemplo, a di- visão de unidades é meramente uma divisão de função lógica e pode ser outra divisão na implementação real. Por exemplo, uma pluralidade de unidades ou componentes pode ser combinada ou integrada a ou- tro sistema ou alguns recursos podem ser ignorados ou não executa- dos. Além disso, os acoplamentos mútuos ou acoplamentos diretos ou conexões de comunicação exibidos ou discutidos podem ser acopla- mentos indiretos ou conexões de comunicação através de interfaces, alguns dispositivos ou unidades e podem ser aplicados em formas elé- tricas, mecânicas ou outras.
[307] As unidades descritas como partes separadas podem ou não estar fisicamente separadas e as partes exibidas como unidades podem ou não ser unidades físicas, podem estar localizadas em uma posição ou podem ser distribuídas em uma pluralidade de unidades de rede. Algumas ou todas as unidades podem ser selecionadas com ba- se nos requisitos reais para atingir os objetivos das soluções das mo- dalidades.
[308] Além disso, as unidades funcionais nas modalidades do presente pedido podem ser integradas em uma unidade de processa- mento ou cada uma das unidades pode existir sozinha fisicamente ou duas ou mais unidades podem ser integradas em uma unidade.
[309] Quando as funções são implementadas na forma de uma unidade funcional de software e vendidas ou usadas como um produto independente, as funções podem ser armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador. Com base neste entendimen- to, as soluções técnicas do presente pedido essencialmente ou a parte que contribui para o estado da técnica ou algumas das soluções técni- cas podem ser implementadas na forma de um produto de software. O produto de software de computador é armazenado em um meio de armazenamento e inclui várias instruções para instruir um dispositivo de computador (o qual pode ser um computador pessoal, um servidor, um dispositivo de rede ou similar) a executar todas ou algumas das etapas dos métodos descritos nas modalidades do presente pedido. O meio de armazenamento anterior inclui qualquer meio que possa ar- mazenar um código de programa, tal como uma unidade flash USB, um disco rígido removível, uma memória de leitura apenas (Read-Only Memory, ROM), uma memória de acesso aleatório (Random Access Memory, RAM), um disco magnético ou um disco óptico.
[310] As descrições acima são meramente implementações es- pecíficas do presente pedido, mas não se destinam a limitar o escopo de proteção do presente pedido. Qualquer variação ou substituição prontamente identificada por aqueles versados na técnica dentro do escopo técnico descrito no presente pedido deve estar dentro do es-
copo de proteção do presente pedido.
Portanto, o escopo de proteção do presente pedido deve estar sujeito ao escopo de proteção das rei- vindicações.

Claims (23)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para determinar um recurso no domínio do tem- po usado para transmissão livre de autorização caracterizado por com- preender: obter, por um dispositivo terminal, informação sobre confi- guração de recursos de transmissão livres de autorização, em que a informação sobre configuração compreende: um parâmetro de aloca- ção de recursos no domínio do tempo, um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e um período no domínio do tempo de recursos de transmissão livres de autorização, o parâmetro de alo- cação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar um índi- ce, em um slot, de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado e o parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar um índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e determinar uma localização, no domínio do tempo, de um recurso de transmissão livre de autorização com base no índice, no slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, o índice do slot no qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado e o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação de uma localização, no domínio do tempo, de um recurso de transmissão livre de autorização com base no índice, no slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, o índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado e o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização compreende:
determinar um símbolo OFDM inicial de um recurso de transmissão livre de autorização Y de acordo com a fórmula a seguir: SFN * M_slot * M_symbol + slot_index * M_symbol + sym- bol_index = [compensação * M_symbol + symbol_index_Starting + Y * P] mod X, em que SFN representa um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, M_slot re- presenta uma quantidade de slots compreendidos em um radio frame, M_symbol representa uma quantidade de símbolos OFDM compreen- didos em um slot, slot_index representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, symbol_index representa um índice do símbolo OFDM inicial no slot, compensação representa o índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, symbol_index_Starting representa o índi- ce, em um slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, P representa o perío- do, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autoriza- ção e X é um número inteiro não negativo predefinido.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compensação = SFN_Starting * M_slot + slot_index_Starting, em que SFN_Starting representa um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado, slot_index_Starting re- presenta um índice, no radio frame, do slot no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado e slot_index_Starting e SFN_Starting são determinados com base no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracteri- zado pelo fato de que o método compreende ainda: descartar ou ignorar o recurso de transmissão livre de auto-
rização Y quando o slot no qual o determinado recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado não estiver disponível.
5. Método para determinar um recurso no domínio do tem- po usado para transmissão livre de autorização caracterizado por compreender: enviar, por um dispositivo de rede, informação sobre confi- guração de recursos de transmissão livres de autorização para um dispositivo terminal, em que a informação sobre configuração compre- ende: um parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo, um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e um período, no tempo de tempo, do recurso de transmissão livre de autorização, o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tem- po é usado para indicar um índice, em um slot, de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado e o parâmetro de compensação de recursos no domínio no tempo é usado para indicar um índice do slot no qual o primeiro recur- so de transmissão livre de autorização está localizado; e determinar, pelo dispositivo de rede com base no índice, no slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, o índice do slot no qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado e o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização, um índice de um slot no qual está localizado um recurso de transmis- são livre de autorização usado para receber dados livres de autoriza- ção do dispositivo terminal.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a determinação, pelo dispositivo de rede com base no índice, no slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado, o índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado e o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização, de um índice de um slot no qual está localizado um recur- so de transmissão livre de autorização usado para receber dados li- vres de autorização do dispositivo terminal compreende: determinar um símbolo OFDM inicial de um recurso de transmissão livre de autorização Y de acordo com a fórmula a seguir: SFN * M_slot * M_symbol + slot_index * M_symbol + sym- bol_index = [compensação * M_symbol + symbol_index_Starting + Y * P] mod X, em que SFN representa um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, M_slot re- presenta uma quantidade de slots compreendidos em um radio frame, M_symbol representa uma quantidade de símbolos OFDM compreen- didos em um slot, slot_index representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, symbol_index representa um índice do símbolo OFDM inicial no slot, compensação representa o índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, symbol_index_Starting representa o índi- ce, em um slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado, P representa o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização e X é um número inteiro não negativo predefinido.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compensação = SFN_Starting * M_slot + slot_index_Starting, em que SFN_Starting representa um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado, slot_index_Starting re- presenta um índice, no radio frame, do slot no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado e slot_index_Starting e SFN_Starting são determinados com base no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracteri- zado pelo fato de que ainda compreende: descartar ou ignorar o recurso de transmissão livre de auto- rização Y quando o slot no qual o determinado recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado não estiver disponível.
9. Dispositivo de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende: um módulo receptor configurado para receber informação sobre configuração de recursos de transmissão livres de autorização enviada por um dispositivo de rede, em que a informação sobre confi- guração compreende: um parâmetro de alocação de recursos no do- mínio do tempo, um parâmetro de compensação de recursos no domí- nio do tempo e um período, no domínio do tempo, do recurso de trans- missão livre de autorização, o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar um índice, em um slot, de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de au- torização está localizado e o parâmetro de compensação de recursos no domínio no tempo é usado para indicar um índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e um módulo de processamento configurado para determinar uma localização, no domínio do tempo, de um recurso de transmissão livre de autorização com base no índice, no slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está locali- zado, o índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado e o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização.
10. Dispositivo de comunicação, de acordo com a reivindi- cação 9, caracterizado pelo fato de que o módulo de processamento está configurado para determinar um símbolo OFDM inicial de um recurso de transmissão livre de autorização Y de acordo com a fórmula a seguir: SFN * M_slot * M_symbol + slot_index * M_symbol + sym- bol_index = [compensação * M_symbol + symbol_index_Starting + Y * P] mod X, em que SFN representa um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, M_slot re- presenta uma quantidade de slots compreendidos em um radio frame, M_symbol representa uma quantidade de símbolos OFDM compreen- didos em um slot, slot_index representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, symbol_index representa um índice do símbolo OFDM inicial no slot, compensação representa o índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, symbol_index_Starting representa o índi- ce, em um slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado, P representa o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização e X é um número inteiro não negativo predefinido.
11. Dispositivo de comunicação, de acordo com a reivindi- cação 10, caracterizado pelo fato de que compensação = SFN_Starting * M_slot + slot_index_Starting, em que SFN_Starting re- presenta um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado, slot_index_Starting representa um índice, no radio frame, do slot no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está locali- zado e slot_index_Starting e SFN_Starting são determinados com ba- se no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo.
12. Dispositivo de comunicação, de acordo com a reivindi- cação 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que o módulo de proces- samento é ainda configurado para descartar ou ignorar o recurso de transmissão livre de autorização Y quando o slot no qual o determina- do recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado não estiver disponível.
13. Dispositivo de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende: um módulo de envio configurado para enviar informação sobre configuração de recursos de transmissão livres de autorização para um dispositivo terminal, em que a informação sobre configuração compreende: um parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo, um parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo e um período, no tempo de tempo, do recurso de transmissão livre de autorização, o parâmetro de alocação de recursos no domínio do tempo é usado para indicar um índice, em um slot, de um símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autoriza- ção está localizado e o parâmetro de compensação de recursos no domínio no tempo é usado para indicar um índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado; e um módulo de processamento configurado para determinar, com base no índice, no slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro re- curso de transmissão livre de autorização está localizado, o índice do slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização es- tá localizado e o período, no domínio do tempo, do recurso de trans- missão livre de autorização, um índice de um slot no qual está locali- zado um recurso de transmissão livre de autorização usado para rece- ber dados livres de autorização do dispositivo terminal.
14. Dispositivo de comunicação, de acordo com a reivindi- cação 13, caracterizado pelo fato de que o módulo de processamento está configurado para determinar um símbolo OFDM inicial de um re- curso de transmissão livre de autorização Y de acordo com a fórmula a seguir:
SFN * M_slot * M_symbol + slot_index * M_symbol + sym- bol_index = [compensação * M_symbol + symbol_index_Starting + Y * P] mod X, em que SFN representa um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, M_slot re- presenta uma quantidade de slots compreendidos em um radio frame, M_symbol representa uma quantidade de símbolos OFDM compreen- didos em um slot, slot_index representa um índice de um slot no qual o símbolo OFDM inicial está localizado, symbol_index representa um índice do símbolo OFDM inicial no slot, compensação representa o índice de um slot no qual o primeiro recurso de transmissão livre de autorização está localizado, symbol_index_Starting representa o índi- ce, em um slot, do símbolo OFDM no qual o primeiro recurso de trans- missão livre de autorização está localizado, P representa o período, no domínio do tempo, do recurso de transmissão livre de autorização e X é um número inteiro não negativo predefinido.
15. Dispositivo de comunicação, de acordo com a reivindi- cação 14, caracterizado pelo fato de que compensação = SFN_Starting * M_slot + slot_index_Starting, em que SFN_Starting re- presenta um número de frames de sistema de um radio frame no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está localizado, slot_index_Starting representa um índice, no radio frame, do slot no qual o símbolo OFDM com o índice symbol_index_Starting está locali- zado e slot_index_Starting e SFN_Starting são determinados com ba- se no parâmetro de compensação de recursos no domínio do tempo.
16. Dispositivo de comunicação, de acordo com a reivindi- cação 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que o módulo de proces- samento é ainda configurado para descartar ou ignorar o recurso de transmissão livre de autorização Y quando o slot no qual o determina- do recurso de transmissão livre de autorização Y está localizado não estiver disponível.
17. Dispositivo terminal, caracterizado pelo fato de que compreende uma memória e um processador, a memória está configu- rada para armazenar uma instrução, o processador está configurado para executar a instrução armazenada na memória e a execução da instrução armazenada na memória permite que o dispositivo terminal execute o método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
18. Dispositivo de rede, caracterizado pelo fato de que com- preende uma memória e um processador, a memória está configurada para armazenar uma instrução, o processador está configurado para executar a instrução armazenada na memória e a execução da instru- ção armazenada na memória permite que o dispositivo de rede execu- te o método como definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 8.
19. Meio de armazenamento legível em computador, carac- terizado pelo fato de que um programa de computador está armaze- nado no meio de armazenamento legível em computador e, quando o programa é executado por um processador, o método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8 é implementado.
20. Produto de programa de computador, caracterizado pe- lo fato de que compreende um código de programa de computador e, quando o código de programa de computador é executado por um módulo de processamento ou um processador de um dispositivo ter- minal, o dispositivo terminal é habilitado para executar o método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
21. Produto de programa de computador, caracterizado pe- lo fato de que compreende um código de programa de computador e, quando o código de programa de computador é executado por um módulo de processamento ou um processador de um dispositivo de rede, o dispositivo de rede é habilitado para executar o método como definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 8.
22. Chip de comunicação, caracterizado pelo fato de que uma instrução é armazenada no chip de comunicação e, quando a ins- trução é executada em um dispositivo terminal, o dispositivo terminal é habilitado para executar o método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
23. Chip de comunicação, caracterizado pelo fato de que uma instrução é armazenada no chip de comunicação e, quando a ins- trução é executada em um dispositivo de rede, o dispositivo de rede é habilitado para executar o método como definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 8.
BR112020009736-5A 2017-11-17 2018-11-19 método e dispositivo para determinar recursos no domínio de tempo usados para transmissão gratuita BR112020009736A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762588133P 2017-11-17 2017-11-17
US62/588,133 2017-11-17
PCT/CN2018/116124 WO2019096295A1 (zh) 2017-11-17 2018-11-19 确定用于免授权传输的时域资源的方法和装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020009736A2 true BR112020009736A2 (pt) 2020-11-03

Family

ID=66540029

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020009736-5A BR112020009736A2 (pt) 2017-11-17 2018-11-19 método e dispositivo para determinar recursos no domínio de tempo usados para transmissão gratuita

Country Status (7)

Country Link
US (1) US11515972B2 (pt)
EP (1) EP3709752B1 (pt)
JP (1) JP7011712B2 (pt)
KR (1) KR20200087835A (pt)
AU (1) AU2018366785B2 (pt)
BR (1) BR112020009736A2 (pt)
WO (1) WO2019096295A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11012996B2 (en) * 2017-11-27 2021-05-18 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Devices and methods for scheduling data transmissions in a wireless communication system

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2010065759A2 (en) 2008-12-03 2010-06-10 Interdigital Patent Holdings, Inc. Uplink power headroom reporting for carrier aggregation
US7940740B2 (en) * 2009-02-03 2011-05-10 Motorola Mobility, Inc. Apparatus and method for communicating and processing a positioning reference signal based on identifier associated with a base station
CN102932925B (zh) 2011-08-11 2015-09-30 华为技术有限公司 一种资源分配方法及装置、资源获取方法及装置
EP3091773B1 (en) 2014-01-26 2019-03-13 Huawei Technologies Co., Ltd. Competition method and apparatus for channel of unlicensed frequency band
US9750056B2 (en) 2015-01-27 2017-08-29 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for transmission in a grant-free uplink transmission scheme
RU2691054C1 (ru) 2015-06-23 2019-06-07 Хуавэй Текнолоджиз Ко., Лтд. Способ передачи без-разрешения, оборудование пользователя, устройство сети доступа и устройство базовой сети
CN107852704A (zh) 2015-07-17 2018-03-27 华为技术有限公司 配置信息获取的方法和装置
CN106507497B (zh) 2015-09-08 2020-09-11 华为技术有限公司 用于上行数据传输的方法、终端设备和网络设备
CN106507486B (zh) * 2015-09-08 2020-04-28 华为技术有限公司 用于上行数据传输的方法、网络设备和终端设备
US10299283B2 (en) 2016-04-29 2019-05-21 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for coexistence of grant-free and grant-based uplink traffic
US10750488B2 (en) * 2017-09-11 2020-08-18 Apple Inc. Hybrid automatic repeat request (HARQ) based on codeblock groups in new radio systems

Also Published As

Publication number Publication date
WO2019096295A1 (zh) 2019-05-23
EP3709752A4 (en) 2020-12-02
AU2018366785B2 (en) 2021-08-12
US20200280403A1 (en) 2020-09-03
JP2021503789A (ja) 2021-02-12
AU2018366785A1 (en) 2020-06-25
EP3709752B1 (en) 2022-05-11
RU2020119788A (ru) 2021-12-17
US11515972B2 (en) 2022-11-29
EP3709752A1 (en) 2020-09-16
KR20200087835A (ko) 2020-07-21
RU2020119788A3 (pt) 2021-12-17
JP7011712B2 (ja) 2022-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2814624T3 (es) Método y aparato para determinar el tamaño de bloque de transporte
ES2900579T3 (es) Conmutación de parte de ancho de banda
ES2940127T3 (es) Método y aparato de transmisión de información de control, método y aparato de configuración de agrupación de recursos, y dispositivo de comunicación
ES2956442T3 (es) Método y dispositivo de transmisión de datos
US10103847B2 (en) Methods apparatus of eNB and UE for MTC with narrowband deployment
ES2925213T3 (es) Método y aparato para transmitir señales de referencia
US20190159182A1 (en) Determination of resource block groups in a user equipment bandwidth part
BR112020002686A2 (pt) sistema e método para habilitar comunicação confiável e de baixa latência
BR112018015340B1 (pt) Método de comunicação e aparelho de comunicações
BR112019003501B1 (pt) Primeiro aparelho de comunicação, segundo aparelho de comunicação, circuito integrado e método de comunicação
BR112019013562A2 (pt) Método de indicação de recurso de canal de controle, equipamento de usuário, e dispositivo de rede
ES2940485T3 (es) Método de asignación de recursos y dispositivo terminal
BR112019012941A2 (pt) método de transmissão de dados, dispositivo de rede e dispositivo terminal
BR112019026426A2 (pt) método de configuração de recurso de largura de banda, aparelho, e sistema
WO2020169063A1 (zh) 一种数据传输方法及通信装置
BR112019027303A2 (pt) método para transmissão de dados e, dispositivo terminal
WO2019029731A1 (zh) 一种资源配置方法及设备
BR112020002794A2 (pt) método e dispositivo de comunicação sem fio
BR112018073336B1 (pt) Método e aparelho de envio de sinal de referência de enlace ascendente, método e aparelho de recebimento de sinal de referência de enlace ascendente, sistema de comunicação e meio de armazenamento legível por computador
BR112019019118A2 (pt) método de transmissão de enlace descendente, aparelho de transmissão de enlace ascendente, dispositivo terminal, dispositivo de rede de acesso e sistema de transmissão de enlace ascendente
BR112020027040A2 (pt) Método para transmissão de dados, dispositivo terminal e produto de programa de computador
BR112020002455A2 (pt) método e dispositvo para receber informaçõs de controle e método e dispositivo para enviar informações de controle
BR112020022922A2 (pt) método de transmissão de informações, dispositivo terminal e dispositivo de rede
BR112019027048A2 (pt) método para alocação de recursos, dispositivo terminal e dispositivo de rede
BR112020011090A2 (pt) método de transmissão de dados e dispositivo terminal

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]