BR112020009110B1 - APPARATUS FOR DRIVING AT LEAST ONE OF TWO OR MORE ENGINE VALVES IN AN INTERNAL COMBUSTION ENGINE - Google Patents

APPARATUS FOR DRIVING AT LEAST ONE OF TWO OR MORE ENGINE VALVES IN AN INTERNAL COMBUSTION ENGINE Download PDF

Info

Publication number
BR112020009110B1
BR112020009110B1 BR112020009110-3A BR112020009110A BR112020009110B1 BR 112020009110 B1 BR112020009110 B1 BR 112020009110B1 BR 112020009110 A BR112020009110 A BR 112020009110A BR 112020009110 B1 BR112020009110 B1 BR 112020009110B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
motion
adjuster
fact
slack adjuster
Prior art date
Application number
BR112020009110-3A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR112020009110A2 (en
Inventor
David M. Ferreira
Gabriel S. Roberts
Justin D. Baltrucki
Original Assignee
Jacobs Vehicle Systems, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jacobs Vehicle Systems, Inc filed Critical Jacobs Vehicle Systems, Inc
Priority claimed from PCT/US2018/060225 external-priority patent/WO2019094846A1/en
Publication of BR112020009110A2 publication Critical patent/BR112020009110A2/en
Publication of BR112020009110B1 publication Critical patent/BR112020009110B1/en

Links

Abstract

A presente invenção se refere a sistemas para acionamento de válvula em motores de combustão interna que proporciona configurações para os ajustadores de folga hidráulicos e componentes de acionamento de válvula do comando de válvula que são particularmente adequados para a prevenção de elevação de HLA em ambientes de came de movimento perdido e em ambientes de ponte de válvula. Em um implementação, um balancim pode transmitir movimento a partir de um came de movimento perdido tendo lóbulos de evento principal e de evento auxiliar. O movimento de evento principal é transmitido a duas válvulas de motor através do balancim, um ajustador de folga, componente de carregamento de ajustador de folga e ponte de válvula, o que define parte de um primeiro trajeto de carga. Movimento de frenagem é transmitido para uma das válvulas de motor através de um acionador de válvula interna e pino de ponte, o que define parte de um segundo trajeto de carga. O HLA é assim disposto em um trajeto de carga separado a partir da carga de válvula de frenagem e o componente de carregamento de ajustador de folga mantém o ajustador de folga sob uma força compressiva constante para evitar elevação.The present invention relates to systems for valve actuation in internal combustion engines that provide configurations for hydraulic lash adjusters and valve actuation components of the camshaft that are particularly suitable for preventing HLA rise in cam environments. of lost motion and in valve bridge environments. In one implementation, a rocker arm may transmit motion from a lost motion cam having main event and auxiliary event lobes. The main event motion is transmitted to two engine valves via the rocker arm, a lash adjuster, lash adjuster loading component and valve bridge, which defines part of a first load path. Braking motion is transmitted to one of the engine valves via an internal valve actuator and bridge pin, which defines part of a second load path. The HLA is thus disposed in a separate load path from the braking valve load and the slack adjuster loading component maintains the slack adjuster under a constant compressive force to prevent lifting.

Description

Campo da técnicaField of technique

[001] A presente descrição se refere de modo geral um sistemas para acionar válvulas em motores de combustão interna. Mais particularmente, a presente descrição se refere um sistemas de acionamento de válvulas de motor que utilizam componentes e recursos de movimento perdido para ajuste de folga[001] The present description generally refers to systems for actuating valves in internal combustion engines. More particularly, the present disclosure relates to engine valve actuation systems that utilize lost motion components and features for valve clearance adjustment.

AntecedentesBackground

[002] Motores de combustão interna necessitam de sistemas de acionamento de válvula para controlar o fluxo de componentes combustíveis, tipicamente combustível e ar, para uma ou mais combustão câmaras durante operação. Os referidos sistemas controlam o movimento e o tempo das válvulas de admissão e de escape durante a operação do motor. Em um modo de energia positiva, as válvulas de admissão são abertas para permitir a entrada de combustível e ar no cilindro, para as válvulas de combustão e de escape serem posteriormente abertas para permitir que os produtos de combustão escapem do cilindro. Essa operação é normalmente chamada de operação de "energia positiva" do motor e os movimentos aplicados às válvulas durante a operação de energia positiva são normalmente chamados de movimentos de acionamento da válvula de "evento principal". O movimento de acionamento da válvula auxiliar, como o movimento que resulta em frenagem do motor (absorção de energia), pode ser realizado usando eventos "auxiliares" transmitidos a uma ou mais válvulas do motor.[002] Internal combustion engines require valve actuation systems to control the flow of combustible components, typically fuel and air, to one or more combustion chambers during operation. Said systems control the movement and timing of the intake and exhaust valves during engine operation. In a positive power mode, the intake valves are opened to allow fuel and air into the cylinder, and the combustion and exhaust valves are subsequently opened to allow combustion products to escape the cylinder. This operation is typically called "positive power" operation of the engine and the movements applied to the valves during positive power operation are typically called "main event" valve actuation movements. Auxiliary valve actuation movement, such as movement that results in engine braking (energy absorption), can be accomplished using "auxiliary" events transmitted to one or more engine valves.

[003] O movimento da válvula durante os modos de operação com energia positiva do evento principal é tipicamente controlado por um ou mais cames rotativos como fontes de movimento. Os seguidores do came, as hastes de impulsão, os balancins e outros elementos dispostos em um comando de válvulas permitem a transferência direta de movimento da superfície do came para as válvulas. O uso de uma ponte de válvula pode transmitir movimento a várias válvulas a partir de um único comando de válvula a montante. Para eventos auxiliares, os dispositivos de "movimento perdido" podem ser utilizados no comando de válvula para facilitar o movimento da válvula de evento auxiliar. Os dispositivos de movimento perdido se referem a uma classe de soluções técnicas nas quais o movimento da válvula é modificado em comparação com o movimento que de outra forma ocorreria como resultado do acionamento apenas de uma respectiva superfície do came. Os dispositivos de movimento perdido podem incluir dispositivos cujo comprimento, rigidez ou compressibilidade são variados e controlados, a fim de facilitar a ocorrência seletiva de eventos auxiliares, além ou como alternativa à operação de válvulas de evento principal.[003] Valve movement during main event positive energy modes of operation is typically controlled by one or more rotating cams as sources of movement. Cam followers, push rods, rocker arms, and other elements arranged in a camshaft allow the direct transfer of motion from the cam surface to the valves. Using a valve bridge can transmit motion to multiple valves from a single upstream valve drive. For auxiliary events, "lost motion" devices can be used on the valve control to facilitate movement of the auxiliary event valve. Lost motion devices refer to a class of technical solutions in which valve motion is modified compared to the motion that would otherwise occur as a result of actuating only a respective cam surface. Lost motion devices may include devices whose length, stiffness, or compressibility are varied and controlled in order to facilitate the selective occurrence of auxiliary events in addition to or as an alternative to the operation of main event valves.

[004] Os recursos de ajuste de folga são tipicamente proporcionados em sistemas de acionamento de válvula para facilitar a eliminação da folga, que é um espaço excessivo entre os componentes do comando de válvula que pode levar a excessivo ruído, vibração, forças de impacto e desgaste. Por exemplo, durante eventos de frenagem, folga substancial pode ser introduzida no comando de válvula do motor. Ajustadores de folga, que são tipicamente ajustadores de folga hidráulicos ("HLA's"), podem incluir componentes mecânicos que cooperam para expandir sob pressão hidráulica em um modo de captação de folga durante um porção do ciclo da válvula, tipicamente quando o comando de válvula está sob baixa carga ou descarregado, e então assume um modo hidraulicamente "travado" ou incompressível durante outra porção do ciclo da válvula, tipicamente quando o comando de válvula está sob alta carga, por exemplo, durante um acionamento de evento principal. Um desafio relacionado ao uso de HLAs é a prevenção de extensão excessiva ou "elevação" do HLA, que pode ocorrer quando o HLA pode se estender muito longe no modo de captação e fica travado hidraulicamente na posição super estendida. Isso pode resultar em forças excessivas do comando de válvulas e outras consequências indesejáveis. Como tais medidas foram tomadas na técnica anterior para impedir a elevação, mantendo cargas adequadas no HLA ou para limitar a extensão do HLA.[004] Backlash adjustment features are typically provided in valve drive systems to facilitate the elimination of backlash, which is excessive space between valve drive components that can lead to excessive noise, vibration, impact forces and wear. For example, during braking events, substantial backlash can be introduced into the engine valve timing. Feeler adjusters, which are typically hydraulic lash adjusters ("HLA's"), may include mechanical components that cooperate to expand under hydraulic pressure in a lash-capturing mode during a portion of the valve cycle, typically when the valvetrain is under low load or unloaded, and then assumes a hydraulically "locked" or incompressible mode during another portion of the valve cycle, typically when the valvetrain is under high load, for example, during a main event actuation. A challenge related to the use of HLAs is the prevention of overextension or "lift" of the HLA, which can occur when the HLA is allowed to extend too far in capture mode and becomes hydraulically locked in the overextended position. This can result in excessive valvetrain forces and other undesirable consequences. As such measures have been taken in the prior art to prevent elevation while maintaining adequate loads on the HLA or to limit extension of the HLA.

[005] Os sistemas de acionamento de válvulas da técnica anterior com ajuste de folga incluem sistemas como os descritos na Patente US 9.611.767 e no Pedido de Patente Publicado US No. 2015/0354418. O assunto de ambos os documentos é incorporado aqui por referência em sua totalidade. Os referidos sistemas fornecem recursos de ajuste de folga que podem ser integrados aos componentes do tubo de válvula em um arranjo de ponte de válvula de ponto de apoio. Nos referidos sistemas, os componentes de movimento perdido em geral estão situados no mesmo caminho de carga que o HLA. Os referidos sistemas foram desenvolvidos e são particularmente adequados para sistemas de acionamento de válvulas que utilizam um came dedicado para movimento auxiliar. No entanto, sua aplicação a outros tipos de sistemas de acionamento de válvulas, como sistemas que utilizam câmaras de movimento perdido em vez de câmaras auxiliares dedicadas, pode introduzir complexidades com relação à prevenção da elevação de HLA.[005] Prior art valve actuation systems with clearance adjustment include systems such as those described in US Patent 9,611,767 and US Published Patent Application No. 2015/0354418. The subject matter of both documents is incorporated herein by reference in their entirety. Said systems provide clearance adjustment capabilities that can be integrated into valve tube components in a fulcrum valve bridge arrangement. In said systems, the lost motion components are generally located in the same load path as the HLA. Said systems have been developed and are particularly suitable for valve drive systems that use a dedicated cam for auxiliary movement. However, its application to other types of valve actuation systems, such as systems that utilize lost motion chambers rather than dedicated auxiliary chambers, may introduce complexities with regards to preventing HLA elevation.

[006] Em contraste com os sistemas de movimento auxiliar de came dedicados, que utilizam um came dedicado para transmitir movimento auxiliar, os sistemas de came de movimento perdido normalmente usam pelo menos um came com seções de elevação perfiladas diferentes no mesmo lóbulo de came para transmitir movimento para o evento principal respectivo e um ou mais eventos auxiliares. Essas diferentes seções de elevação perfiladas são ativadas ou desativadas usando um mecanismo de movimento perdido separado, como um pistão ou acionador, localizado no comando de válvulas. Exemplos de eventos auxiliares incluem frenagem do motor, abertura antecipada da válvula de escape (EEVO) ou eventos de elevação do fechamento tardio da válvula de admissão (LIVC) e podem ser transmitidos a uma ou mais válvulas em um conjunto de válvulas (ou seja, duas válvulas de escape para um respectivo cilindro). Os sistemas auxiliares de elevação de válvula de movimento perdido, como sistemas de freio de movimento perdido, podem empregar um único balancim associado ao came de movimento perdido e uma ponte de válvula associada ao balancim para acionar duas válvulas do motor no movimento do evento principal. O movimento auxiliar de elevação ou frenagem da válvula em uma das válvulas é facilitado por um acionador auxiliar de elevação ou frenagem, que é um dispositivo de movimento perdido que pode ser alojado no balancim e pode transmitir seletivamente movimento auxiliar ou de frenagem à válvula por meio de um pino da ponte disposto na ponte e proporcionando movimento independente em relação a ela. O elevador auxiliar da válvula ou o acionador de frenagem é seletivamente ativado e desativado, de modo que a seção do perfil de elevação do evento auxiliar ou de frenagem ou o lóbulo no came de movimento perdido resultem em movimento auxiliar ou de frenagem na válvula quando um evento auxiliar, como a frenagem do motor, é desejado.[006] In contrast to dedicated cam auxiliary motion systems, which utilize a dedicated cam to transmit auxiliary motion, lost motion cam systems typically use at least one cam with different profiled lift sections on the same cam lobe to transmit motion to the respective main event and one or more auxiliary events. These different profiled lift sections are activated or deactivated using a separate lost motion mechanism, such as a piston or actuator, located on the camshaft. Examples of auxiliary events include engine braking, exhaust valve early opening (EEVO), or intake valve late closing (LIVC) lift events and may be transmitted to one or more valves in a valve assembly (i.e. two exhaust valves for a respective cylinder). Auxiliary lost-motion valve lift systems, such as lost-motion brake systems, may employ a single rocker arm associated with the lost-motion cam and a valve bridge associated with the rocker arm to actuate two engine valves in the main event movement. The auxiliary lifting or braking movement of the valve on one of the valves is facilitated by an auxiliary lifting or braking actuator, which is a lost motion device that can be housed in the rocker arm and can selectively transmit auxiliary or braking movement to the valve through of a bridge pin disposed in the bridge and providing independent movement relative to it. The auxiliary valve lift or braking actuator is selectively activated and deactivated so that the auxiliary or braking event lift profile section or the lobe on the lost motion cam results in auxiliary or braking movement at the valve when a auxiliary event, such as engine braking, is desired.

[007] A adaptação de sistemas da técnica anterior, como os descritos acima, a ambientes com câmera de movimento perdido, deve levar em consideração várias considerações, se quiserem suportar de maneira ideal a operação. Por exemplo, em sistemas que utilizam uma câmera de movimento perdido e um único balancim, geralmente com um acionador de válvula interno, tanto para o evento principal quanto para o movimento da válvula auxiliar (de frenagem), a interação (isto é, proporção de fulcro e proporção de balancim) entre o balancim e a ponte de ponto de apoio pode ser diferente para eventos principais e auxiliares. Além disso, o movimento primário (evento principal) é um evento de elevação mais alto que os eventos secundários (auxiliares ou de frenagem). Dadas essas circunstâncias, o uso de um HLA e um conjunto de movimento perdido no mesmo caminho de carga que nos sistemas da técnica anterior pode introduzir complexidades no que diz respeito à interação dos referidos componentes. Mais particularmente, o evento de elevação mais alta pode resultar em uma extensão do HLA além de um limite tolerável adequado para um movimento secundário subsequente, deixando o HLA em condição de elevação ou bombeamento que aumenta o risco de movimento inadequado da válvula durante o evento auxiliar. Por outro lado, durante eventos de movimentos auxiliares operando em uma única válvula, o HLA pode se estender para preencher uma lacuna no caminho de carga do evento principal. Essa extensão pode resultar em movimento inadequado da válvula durante um movimento subsequente do evento principal. Os sistemas da técnica anterior forneceram limitadores no curso do pistão HLA para garantir que o pistão não exceda o limite. No entanto, isso exige que a folga seja ajustada no sistema de movimento da válvula auxiliar para garantir que a elevação adequada seja alcançada.[007] The adaptation of prior art systems, such as those described above, to lost motion camera environments must take into account several considerations if they are to optimally support the operation. For example, in systems utilizing a lost motion camera and a single rocker arm, usually with an internal valve actuator, for both main event and auxiliary (braking) valve motion, the interaction (i.e., ratio of fulcrum and rocker ratio) between the rocker and the fulcrum bridge may be different for main and auxiliary events. Furthermore, the primary movement (main event) is a higher lift event than the secondary (auxiliary or braking) events. Given these circumstances, the use of an HLA and a lost motion set in the same load path as in prior art systems may introduce complexities with regard to the interaction of said components. More particularly, the higher lift event may result in an extension of the HLA beyond a tolerable limit suitable for subsequent secondary movement, leaving the HLA in a lifted or pumped condition that increases the risk of inadequate valve movement during the auxiliary event. . Conversely, during auxiliary motion events operating on a single valve, the HLA may extend to fill a gap in the main event load path. This extension may result in inadequate valve movement during subsequent movement of the main event. Prior art systems have provided limiters on the stroke of the HLA piston to ensure that the piston does not exceed the limit. However, this requires clearance to be adjusted in the auxiliary valve movement system to ensure proper lift is achieved.

[008] Seria, portanto, vantajoso fornecer sistemas que abordem o inconveniente mencionado e outros na técnica anterior.[008] It would therefore be advantageous to provide systems that address the aforementioned drawback and others in the prior art.

Sumáriosummary

[009] Em resposta aos desafios anteriores, a presente descrição proporciona várias modalidades de sistemas de acionamento de válvula com ajuste de folga e recursos de movimento perdido para sistemas de freio de movimento perdido. Mais particularmente, a descrição proporciona sistemas em que o HLA é fornecido com um conjunto de carregamento de ajustador de folga e ambos são dispostos em um caminho de carga separado do conjunto de movimento perdido. Dessa maneira, a carga de acionamento na válvula de frenagem é isolada do conjunto de carregamento do ajustador de folga. Assim, a força de orientação no HLA e, portanto, o risco de elevação do HLA, podem ser controlados pelo conjunto de carregamento sem influência do conjunto de movimento perdido. Portanto, o sistema fornece a operação facilitada do HLA e reduz o risco de elevação do HLA em sistemas de freios de motores de came com movimento perdido.[009] In response to the foregoing challenges, the present disclosure provides various embodiments of valve actuation systems with clearance adjustment and lost motion capabilities for lost motion brake systems. More particularly, the disclosure provides systems in which the HLA is provided with a backlash adjuster loading assembly and both are arranged in a load path separate from the lost motion assembly. In this way, the driving load on the braking valve is isolated from the slack adjuster loading assembly. Thus, the guiding force on the HLA, and therefore the risk of HLA elevation, can be controlled by the loading set without influence from the missing motion set. Therefore, the system provides facilitated operation of the HLA and reduces the risk of HLA lift in cam engine brake systems with lost motion.

[010] De acordo com um aspecto, um sistema para acionar pelo menos uma de duas ou mais válvulas de motor em um motor de combustão interna pode compreender uma ponte de válvula associada em modo de operação com as duas ou mais válvulas de motor, um balancim para transmitir movimento a partir de a fonte de movimento para a ponte de válvula através de um primeiro trajeto de carga; um acionador de válvula de movimento perdido para transmitir movimento a partir da fonte de movimento para uma das duas ou mais válvulas de motor através de um segundo trajeto de carga; um ajustador de folga disposto no primeiro trajeto de carga; e um conjunto de carregamento do ajustador de folga disposto no primeiro trajeto de carga para aplicar uma carga para o ajustador de folga. O ajustador de folga e o conjunto de carregamento do ajustador de folga são dispostos em uma trajeto de carga que é separado a partir do acionador de válvula e direcionar a carga da válvula de frenagem.[010] According to one aspect, a system for actuating at least one of two or more engine valves in an internal combustion engine may comprise a valve bridge associated in mode of operation with the two or more engine valves, a rocker arm for transmitting motion from the source of motion to the valve bridge via a first load path; a lost motion valve driver for transmitting motion from the motion source to one of the two or more engine valves via a second load path; a slack adjuster disposed in the first load path; and a slack adjuster loading assembly disposed in the first load path for applying a load to the slack adjuster. The slack adjuster and slack adjuster loading assembly are disposed in a load path that is separate from the valve actuator and directs the load to the braking valve.

[011] De acordo com outro aspecto, um sistema para acionar pelo menos uma das duas ou mais válvulas de motor em um motor de combustão interna inclui um conjunto de carregamento do ajustador de folga que mantém força compressiva apropriada no ajustador de folga e é separado a partir da carga direta da válvula de frenagem. O conjunto de carregamento do ajustador de folga pode ser um componente com curso limitado, como um pistão com curso limitado, que é orientado por mola em uma direção oposta à direção de extensão do ajustador de folga. O conjunto de carregamento do ajustador de folga aplica força de compressão suficiente para impedir a elevação do ajustador de folga durante a operação do evento principal e do evento auxiliar.[011] According to another aspect, a system for actuating at least one of two or more engine valves in an internal combustion engine includes a lash adjuster loading assembly that maintains appropriate compressive force on the lash adjuster and is separate from the direct load of the braking valve. The slack adjuster loading assembly may be a limited-stroke component, such as a limited-stroke piston, that is spring-driven in a direction opposite to the direction of extension of the slack adjuster. The slack adjuster loading assembly applies sufficient compression force to prevent lifting of the slack adjuster during main event and auxiliary event operation.

[012] De acordo com outro aspecto, o ajustador de folga e o conjunto de carregamento do ajustador de folga pode ser alojado na ponte de válvula. O balancim pode incluir um parafuso de ajuste que se estende a partir do mesmo com um "pé de elefante" ou "pé eletrônico" montado na esfera ou giratório, que engata na base do HLA montado na ponte. Passagens de fluido no parafuso de ajuste e o pé eletrônico fornecem fluido hidráulico ao HLA. O conjunto de carregamento do ajustador de folga pode incluir um componente limitado ao curso, como um pistão, alojado dentro de um furo na ponte da válvula. O pistão pode incluir um furo interno para alojar o ajustador de folga. O pistão inclina o ajustador de folga contra o pé eletrônico e mantém uma força de compressão no ajustador de folga durante a operação do evento principal e do evento auxiliar.[012] According to another aspect, the lash adjuster and the lash adjuster loading assembly may be housed in the valve bridge. The rocker arm may include an adjustment screw extending therefrom with a ball-mounted or swivel "elephant foot" or "electronic foot" that engages the base of the bridge-mounted HLA. Fluid passages in the adjustment screw and electronic foot supply hydraulic fluid to the HLA. The lash adjuster loading assembly may include a stroke-limited component, such as a piston, housed within a hole in the valve bridge. The piston may include an internal bore to house the clearance adjuster. The piston tilts the slack adjuster against the electronic foot and maintains a compressive force on the slack adjuster during main event and auxiliary event operation.

[013] De acordo com outro aspecto, o conjunto de carregamento do ajustador de folga pode ser proporcionado com recursos de movimento perdido de modo que o movimento do evento auxiliar é absorvido pelo conjunto de carregamento do ajustador de folga e não transportado para a ponte de válvula ou válvulas de motor.[013] According to another aspect, the slack adjuster loading assembly may be provided with lost motion features such that the movement of the auxiliary event is absorbed by the slack adjuster loading assembly and not transported to the slack bridge. valve or engine valves.

[014] Outros aspectos e vantagens da descrição serão evidentes para aqueles versados na técnica a partir da descrição detalhada a seguir e os aspectos acima não devem ser vistos como exaustivos ou limitantes. A descrição geral acima e a descrição detalhada a seguir se destinam a proporcionar exemplos dos aspectos inventivos da presente descrição e não devem, de forma alguma, ser interpretados como limitativos ou restritivos do escopo definido nas reivindicações em anexo.[014] Other aspects and advantages of the description will be evident to those skilled in the art from the detailed description below and the above aspects should not be viewed as exhaustive or limiting. The above general description and the following detailed description are intended to provide examples of the inventive aspects of the present description and should in no way be construed as limiting or restricting the scope defined in the appended claims.

Descrição dos desenhosDescription of the drawings

[015] As vantagens e características acima e outras características da presente invenção serão evidentes a partir da descrição detalhada a seguir, juntamente com os desenhos anexos, nos quais números de referência semelhantes representam elementos semelhantes em toda a extensão. Será entendido que a descrição e modalidades são pretendidas como exemplos ilustrativos de acordo com aspectos da descrição e não se destinam a limitar o escopo da invenção, que é estabelecido nas reivindicações em anexo a este documento.[015] The above advantages and features and other features of the present invention will be evident from the following detailed description, together with the accompanying drawings, in which similar reference numbers represent similar elements throughout. It will be understood that the description and embodiments are intended as illustrative examples in accordance with aspects of the description and are not intended to limit the scope of the invention, which is set forth in the claims appended hereto.

[016] A Figura 1 é um diagrama de bloco esquemático de um sistema de acionamento de válvula de acordo com aspectos da presente descrição.[016] Figure 1 is a schematic block diagram of a valve drive system in accordance with aspects of the present description.

[017] A Figura 2 é uma implementação de exemplo esquemático de um sistema de acionamento de válvula de acordo com a presente descrição e o sistema da Figura 1.[017] Figure 2 is a schematic example implementation of a valve drive system in accordance with the present description and the system of Figure 1.

[018] A Figura 3 é uma representação gráfica de um perfil de came de movimento perdido.[018] Figure 3 is a graphical representation of a lost motion cam profile.

[019] A Figura 4A é uma seção transversal mostrando os detalhes de outra implementação de um ajustador de folga e componente de carregamento de ajustador de folga em uma configuração modificada comparada àquela das Figuras 1 e 2. A Figura 4B é uma seção transversal mostrando os detalhes de ainda outra implementação de um ajustador de folga e componente de carregamento de ajustador de folga em uma configuração modificada comparada à Figura 4A.[019] Figure 4A is a cross-section showing the details of another implementation of a backlash adjuster and backlash adjuster loading component in a modified configuration compared to that of Figures 1 and 2. Figure 4B is a cross-section showing the details of yet another implementation of a slack adjuster and slack adjuster loading component in a modified configuration compared to Figure 4A.

[020] A Figura 5 é um diagrama de bloco esquemático de um sistema de acionamento de válvula de acordo com aspectos adicionais da descrição.[020] Figure 5 is a schematic block diagram of a valve drive system in accordance with additional aspects of the description.

[021] A Figura 6 é uma implementação de exemplo esquemático de um sistema de acionamento de válvula de acordo com a presente descrição e o sistema da Figura 5.[021] Figure 6 is a schematic example implementation of a valve drive system in accordance with the present description and the system of Figure 5.

Descrição detalhadaDetailed Description

[022] A funcionalidade dos componentes em um exemplo de sistema de acionamento de válvula de acordo com aspectos da descrição será primeiro explicada de modo geral, seguida de uma descrição de uma implementação de exemplo mais detalhada. As referidas descrições gerais e de exemplo devem ser ilustrativas e não exaustivas ou limitativas em relação às invenções refletidas na presente descrição.[022] The functionality of the components in an example valve drive system according to aspects of the description will first be explained generally, followed by a description of a more detailed example implementation. Said general and example descriptions must be illustrative and not exhaustive or limiting in relation to the inventions reflected in the present description.

[023] A Figura 1 é um diagrama de bloco esquemático de um sistema de acionamento de válvula 100 de acordo com aspectos da descrição. Uma fonte de movimento de acionamento de válvula 104 pode incluir componentes de fonte de movimento de evento principal 104.1 e componentes de fonte de movimento de evento auxiliar 104.2. Por exemplo, a fonte de movimento de acionamento de válvula 104 pode compreender um came e componentes de acionamento de eixo de came. Os componentes de fonte de movimento de evento principal 104.1 podem compreender um lóbulo de came de evento principal no came e os componentes de fonte de movimento de evento auxiliar 104.2 podem compreender um ou mais lóbulo de came auxiliar ou de movimento perdido no came.[023] Figure 1 is a schematic block diagram of a valve drive system 100 in accordance with aspects of the description. A valve actuation motion source 104 may include main event motion source components 104.1 and auxiliary event motion source components 104.2. For example, the valve drive motion source 104 may comprise a cam and cam shaft drive components. The main event motion source components 104.1 may comprise a main event cam lobe on the cam and the auxiliary event motion source components 104.2 may comprise one or more auxiliary or missing motion cam lobes on the cam.

[024] O movimento a partir da fonte de movimentos 104.1 e 104.2 é transferido para o comando de válvula 102, que pode compreender componentes de movimento de evento principal do comando de válvula 102.1 e componentes de movimento de evento auxiliar do comando de válvula 102.2. Será reconhecido que os componentes de movimento de comando de válvula 102.1 e 102.2 podem compreender elementos comuns. Por exemplo, os componentes de movimento de evento principal do comando de válvula 102.1 e os componentes de movimento de evento auxiliar do comando de válvula 102.2 podem utilizar um seguidor de came comum e um balancim comum. Componentes de evento principal do comando de válvula 102.1 podem incluir um ajustador de folga 102.11, que pode ser um ajustador de folga hidráulico.[024] Motion from the source of motions 104.1 and 104.2 is transferred to the valve drive 102, which may comprise main event motion components of the valve drive 102.1 and auxiliary event motion components of the valve drive 102.2. It will be recognized that valve control movement components 102.1 and 102.2 may comprise common elements. For example, the main event motion components of the 102.1 camshaft and the auxiliary event motion components of the 102.2 camshaft may utilize a common cam follower and a common rocker arm. Main event components of the valvetrain 102.1 may include a lash adjuster 102.11, which may be a hydraulic lash adjuster.

[025] Um ajustador de folga 102.11 pode ser disposto em um dos componentes de movimento de evento principal do comando de válvula 102.1, em cujo caso de que o componente pode funcionar como um alojamento para o ajustador de folga. Um conjunto de movimento perdido 102.21 pode ser incluído nos componentes de movimento de evento auxiliar do comando de válvula 102.2, em cujo caso o componente pode funcionar como um alojamento para o conjunto de movimento perdido.[025] A lash adjuster 102.11 may be disposed on one of the main event movement components of the valve drive 102.1, in which case the component may function as a housing for the lash adjuster. A lost motion assembly 102.21 may be included in the valve drive auxiliary event motion components 102.2, in which case the component may function as a housing for the lost motion assembly.

[026] O comando de válvula 102 e os componentes do mesmo cooperam com a ponte de válvula 106, que pode proporcionar movimento para as válvulas de motor 108.1 e 108.2. De acordo com um aspecto da descrição, um componente de carregamento de ajustador de folga 106.1 pode ser alojado na ponte de válvula 106 e pode cooperar com o ajustador de folga 102.11 para manter o ajustador de folga em um estado carregado (isto é, com uma força contra a direção estendida do ajustador de folga). A ponte de válvula 106 pode também alojar um componente de ponte de movimento auxiliar 106.2, que pode ser um componente que permite a transferência de movimento a partir do conjunto de movimento perdido 102.21 para uma válvula de motor de frenagem 108.2 sem proporcionar movimento para a ponte de válvula 106.[026] Valve drive 102 and components thereof cooperate with valve bridge 106, which can provide movement for engine valves 108.1 and 108.2. According to one aspect of the description, a lash adjuster loading component 106.1 may be housed in the valve bridge 106 and may cooperate with the lash adjuster 102.11 to maintain the lash adjuster in a loaded state (i.e., with a force against the extended direction of the slack adjuster). The valve bridge 106 may also house an auxiliary motion bridge component 106.2, which may be a component that allows the transfer of motion from the lost motion assembly 102.21 to a braking motor valve 108.2 without providing motion to the bridge. valve 106.

[027] A Figura 2 é uma ilustração esquemática de um sistema de acionamento de válvula 200 em uma implementação que é consistente com o diagrama de bloco funcional da Figura 1. A fonte de movimento de acionamento de válvula pode ser um came de movimento perdido 210 incluindo um lóbulo de evento principal 212 e lóbulos de evento auxiliar 214 e 216. Os eventos auxiliares podem incluir, entre outros, eventos de frenagem, como frenagem por liberação de compressão (CR), EEVO, LIVC ou recirculação de gases de escape (EGR). Com referência adicionalmente à Figura 3, mais detalhes de uma câmera de movimento perdido são ilustrados. Um perfil de exemplo de um came de movimento perdido pode incluir um perfil de lobo de evento principal 312 e perfis de lóbulos auxiliares 314 e 316. Os movimentos correspondentes são transmitidos ao balancim 220 durante cada rotação completa da câmera de movimento perdido 210. Tais movimentos podem ser transmitidos seletivamente ainda a outros componentes do dreno de válvula, como será explicado mais detalhadamente, para efetuar o movimento desejado nas válvulas do motor durante o evento principal e eventos auxiliares.[027] Figure 2 is a schematic illustration of a valve drive system 200 in an implementation that is consistent with the functional block diagram of Figure 1. The source of valve drive motion may be a lost motion cam 210 including a main event lobe 212 and auxiliary event lobes 214 and 216. The auxiliary events may include, but are not limited to, braking events such as compression release braking (CR), EEVO, LIVC, or exhaust gas recirculation (EGR ). With further reference to Figure 3, more details of a lost motion camera are illustrated. An example profile of a lost motion cam may include a main event lobe profile 312 and auxiliary lobe profiles 314 and 316. Corresponding movements are transmitted to rocker arm 220 during each complete rotation of the lost motion cam 210. Such movements they can be selectively transmitted to other components of the valve drain, as will be explained in more detail, to effect the desired movement in the engine valves during the main event and auxiliary events.

[028] Um balancim 220 inclui um seguidor de came 222 e é montado para movimento de rotação ou rotação em torno de um eixo do balancim (não mostrado) que se estende através do mancal do balancim 224. O balancim 220 pode incluir um primeiro furo 226 para alojar um acionador de válvula interno 240 e um segundo furo 228 para alojar um HLA 250. Como aqueles versados na técnica reconhecerão, o balancim 220 incluirá tipicamente uma passagem de fluido 229 (representada esquematicamente) no mesmo para fornecer um fornecimento constante de fluido hidráulico pressurizado da superfície interior do mancal do balancim 224 para o segundo furo 228 e o HLA. Uma ventilação 230 pode proporcionar a saída do fluido hidráulico a partir do furo do pistão 228. O fluido hidráulico é normalmente fornecido através do eixo do balancim (não mostrado). Como é conhecido na técnica, o HLA pode assumir passivamente um modo de ajuste de folga, no qual enche com fluido hidráulico pressurizado através de passagens portadas no balancim, de modo que o HLA se expanda para preencher as folgas no comando de válvula e um modo "travado" de modo hidráulico em que é isolado hidraulicamente, o fluido hidráulico no seu interior é verificado quanto à vazão de saída e, portanto, incompressível, funcionando essencialmente como um componente sólido. O HLA pode suportar um pivô 252 e um pedestal ou pé 254 cooperativo, o qual pode girar ou pivotar em relação ao pivô 252, proporcionando assim um movimento de pivô da ponte de válvula 260, até certo ponto.[028] A rocker arm 220 includes a cam follower 222 and is mounted for rotational or rotational movement about a rocker shaft (not shown) extending through the rocker arm bearing 224. The rocker arm 220 may include a first hole 226 for housing an internal valve actuator 240 and a second bore 228 for housing an HLA 250. As those skilled in the art will recognize, the rocker arm 220 will typically include a fluid passage 229 (shown schematically) therein to provide a constant supply of fluid. pressurized hydraulic pressure from the inner surface of the rocker bearing 224 to the second bore 228 and the HLA. A vent 230 may provide the exit of hydraulic fluid from the piston bore 228. Hydraulic fluid is normally supplied through the rocker shaft (not shown). As is known in the art, the HLA can passively assume a clearance adjustment mode, in which it fills with pressurized hydraulic fluid through ported passages in the rocker arm, such that the HLA expands to fill clearances in the valve train and a mode Hydraulically "locked" in that it is hydraulically isolated, the hydraulic fluid inside is checked for output flow and is therefore incompressible, essentially functioning as a solid component. The HLA may support a pivot 252 and a cooperative pedestal or foot 254, which may rotate or pivot relative to the pivot 252, thereby providing pivot movement of the valve bridge 260 to some extent.

[029] Nesta implementação, de acordo com aspectos inventivos da descrição, o HLA está sujeito à força de compressão limitada por curso fornecida por um componente de carregamento do ajustador de folga na forma do pistão limitado por curso 270 disposto em um furo 262 na ponte de válvula 260. O curso do componente de carregamento do ajustador de folga é orientado de uma maneira que comprime o HLA, mas também é limitado por um limitador de curso 276 para evitar a compressão excessiva do HLA. Uma mola de compressão 272 é disposta em um furo interno 274 do pistão 270 e engata uma parede de extremidade 275 do mesmo. Uma extremidade oposta da mola de compressão 272 engata uma parede inferior 263 do furo da ponte da válvula 262 e, portanto, fornece uma força para cima no pistão 270. Um limitador de curso 276, que pode ser um anel de retenção ou anel de retenção preso à ponte da válvula 260, pode engatar e impedir o deslocamento para cima de um ombro 277 do pistão 270 e, assim, limita o movimento para cima do pistão 270 em relação à ponte de válvula 260.[029] In this implementation, in accordance with inventive aspects of the description, the HLA is subject to the stroke-limited compression force provided by a slack adjuster loading component in the form of the stroke-limited piston 270 disposed in a hole 262 in the bridge. valve 260. The stroke of the lash adjuster loading component is oriented in a manner that compresses the HLA, but is also limited by a stroke limiter 276 to prevent excessive compression of the HLA. A compression spring 272 is disposed in an internal bore 274 of the piston 270 and engages an end wall 275 thereof. An opposite end of the compression spring 272 engages a lower wall 263 of the valve bridge bore 262 and therefore provides an upward force on the piston 270. A stroke limiter 276, which may be a circlip or circlip attached to the valve bridge 260, can engage and prevent upward movement of a shoulder 277 of the piston 270 and thus limits the upward movement of the piston 270 relative to the valve bridge 260.

[030] Movimento de válvula de evento principal pode ser transportado junto com um primeiro trajeto de carga a partir da fonte de movimento (came de movimento perdido) 210 para as duas válvulas de motor 280, 282. Mais particularmente, o primeiro trajeto de carga pode ser definido pelo seguidor de came 222, balancim 220, o HLA 250 e a ponte de válvula 260. O primeiro trajeto de carga a partir da fonte de movimento para as válvulas de motor pode assim incluir componentes do comando de válvula do seguidor de came 222, balancim 220, e HLA, incluindo o pivô 252 e o pedestal 254.[030] Main event valve motion may be carried along with a first load path from the source of motion (lost motion cam) 210 to the two engine valves 280, 282. More particularly, the first load path may be defined by the cam follower 222, rocker arm 220, the HLA 250, and the valve bridge 260. The first load path from the source of motion to the engine valves may thus include valve train components of the cam follower. 222, rocker 220, and HLA, including pivot 252 and pedestal 254.

[031] Movimento auxiliar, tal como o movimento de frenagem, pode ser proporcionado para uma das válvulas de motor 282, por meio de um segundo trajeto de carga, que inclui o acionador de válvula interna 240. Um componente de ponte de movimento auxiliar, nesse caso na forma de pino de ponte 266, pode proporcionar para a transferência de movimento, separado a partir do movimento da ponte de válvula 260, a partir do acionador de válvula interna 240 para a válvula de frenagem 282. O acionador de válvula interna 240 é um conjunto ou dispositivo de movimento perdido, que pode ser seletivamente ativado e desativado de modo hidráulico, por meio de uma passagem hidráulica comutada 227, em tempos apropriados durante um ciclo do motor para realizar eventos auxiliares, tais como frenagem do motor. A passagem hidráulica comutada 227 fornece fluido hidráulico para o furo do pistão 226, tipicamente a partir de uma passagem que se estende axialmente (não mostrada) no eixo do balancim, que fornece fluido hidráulico para vários balancins de válvula montados no eixo. Em um estado ativado, um pistão 242 que forma o acionador de válvula interno 240 pode ser estendido para fora de um furo de pistão correspondente 226 e mantido em um estado estendido incompressível ou sólido e, assim, transferir o movimento. Em um estado desativado, o pistão do acionador 242 do acionador da válvula interna pode ser permitido retrair para dentro do seu furo 226, perdendo assim qualquer movimento transferido do balancim e, portanto, estar em um estado compressível ou absorvente de movimento. Como será reconhecido, nesta implementação, um segundo caminho de carga da fonte de movimento para a válvula de frenagem 282 é definido pelos componentes do comando de válvulas de movimento de evento auxiliar (seguidor de came 222, balancim 220, acionador de válvula interno 240) e pelo pino de ponte 266.[031] Auxiliary movement, such as braking movement, may be provided for one of the engine valves 282, by means of a second load path, which includes the internal valve driver 240. An auxiliary movement bridge component, in which case in the form of bridge pin 266, may provide for the transfer of motion, separate from the movement of the valve bridge 260, from the internal valve actuator 240 to the braking valve 282. The internal valve actuator 240 is a lost motion assembly or device, which can be selectively activated and deactivated hydraulically, by means of a switched hydraulic passage 227, at appropriate times during an engine cycle to perform auxiliary events, such as engine braking. The switched hydraulic passage 227 supplies hydraulic fluid to the piston bore 226, typically from an axially extending passage (not shown) in the rocker shaft, which supplies hydraulic fluid to a plurality of valve rockers mounted on the shaft. In an activated state, a piston 242 forming the internal valve actuator 240 may be extended outward from a corresponding piston hole 226 and held in an extended incompressible or solid state and thereby transfer motion. In a deactivated state, the actuator piston 242 of the internal valve actuator may be allowed to retract into its bore 226, thereby losing any motion transferred from the rocker arm and therefore being in a compressible or motion-absorbing state. As will be recognized, in this implementation, a second load path from the motion source to the braking valve 282 is defined by the auxiliary event motion valve drive components (cam follower 222, rocker arm 220, internal valve actuator 240). and by bridge pin 266.

[032] Como será reconhecido, de acordo com aspectos inventivos da descrição, a implementação descrita acima fornece caminhos de carga separados para o acionamento da válvula de evento principal ajustada por folga e o acionamento da válvula de evento auxiliar (de frenagem). Em operação, quando a frenagem do motor é realizada, o acionador de válvula interno 240 se estende para transmitir movimento apenas para a válvula interna 282, sendo reconhecido que o balancim 220 terá, substancialmente ao mesmo tempo, movimento proporcionado por um dos lóbulos auxiliares no câmera de movimento perdido. À medida que o balancim passa do círculo base interno do came para o círculo definido pelo lóbulo auxiliar, o balancim 220 gerará mais curso no HLA, que é disposto a uma distância maior do pivô do balancim (centro do balancim eixo do braço) que o acionador da válvula interna. O componente de carregamento do ajustador de folga (pistão da ponte com curso limitado 270) criará, assim, uma carga compressiva no HLA e evitará qualquer extensão excessiva ou elevação, pois o lado interno (lado direito na Figura 2) da ponte 260 gira para baixo em conjunto com o movimento descendente do pino de ponte 266, que se move sob força a partir do acionador de válvula interno 240.[032] As will be recognized, in accordance with inventive aspects of the description, the implementation described above provides separate load paths for the actuation of the clearance-adjusted main event valve and the actuation of the auxiliary (braking) event valve. In operation, when engine braking is performed, the internal valve actuator 240 extends to transmit motion only to the internal valve 282, it being recognized that the rocker arm 220 will, at substantially the same time, have motion provided by one of the auxiliary lobes in the lost motion camera. As the rocker arm passes from the inner base circle of the cam to the circle defined by the auxiliary lobe, the rocker arm 220 will generate more travel in the HLA, which is disposed a greater distance from the rocker arm pivot (center of the rocker arm axis) than the internal valve actuator. The slack adjuster loading component (limited stroke bridge piston 270) will thus create a compressive load on the HLA and prevent any excessive extension or lifting as the inner side (right side in Figure 2) of the bridge 260 rotates to downward in conjunction with the downward movement of the bridge pin 266, which moves under force from the internal valve driver 240.

[033] Como mostrado na Figura 2, existe um espaço entre a superfície inferior do pistão 270 e a parede inferior 263 do furo da ponte da válvula. O referido espaço define uma distância de deslocamento de movimento perdido 279 para o componente de carregamento do ajustador de folga do pistão. A distância de deslocamento de movimento perdido pode ser selecionada para garantir que os movimentos de evento auxiliares do balancim 220 sejam "perdidos" e não resultem em movimento indesejado da ponte de válvula 260 e das válvulas do motor 280 e 282. Ou seja, em um evento de frenagem, a válvula 282 será acionada em movimento a partir de um lóbulo de frenagem no came 210 transmitido através do acionador de válvula interno, enquanto o movimento do balancim 220 e HLA será "perdido" através do pistão de curso limitado 270 e não transmitido para a válvula ponte ou válvula de motor 280 até que o pistão 270 se encoste contra a parede inferior 263 do furo da ponte de válvula e resulta em movimento da ponte de válvula e na abertura de ambas as válvulas para o movimento do evento principal. A folga do movimento perdido é projetada para "perder" o movimento que de outra forma resultaria dos perfis de elevação do came do evento auxiliar, mas sem perder o movimento do evento principal.[033] As shown in Figure 2, there is a space between the bottom surface of the piston 270 and the bottom wall 263 of the valve bridge hole. Said space defines a lost motion offset distance 279 for the piston clearance adjuster loading component. The lost motion travel distance can be selected to ensure that the auxiliary event movements of the rocker arm 220 are "lost" and do not result in unwanted movement of the valve bridge 260 and the engine valves 280 and 282. That is, in a braking event, the valve 282 will be driven into motion from a braking lobe on the cam 210 transmitted through the internal valve actuator, while the movement of the rocker arm 220 and HLA will be "lost" through the limited-stroke piston 270 and not transmitted to the bridge valve or engine valve 280 until the piston 270 abuts against the bottom wall 263 of the valve bridge bore and results in movement of the valve bridge and the opening of both valves for main event movement. The lost motion clearance is designed to "lose" the motion that would otherwise result from the auxiliary event cam elevation profiles, but without losing the main event motion.

[034] A Figura 4A ilustra um arranjo alternativo para um componente de carregamento do ajustador de folga e HLA, de acordo com aspectos da descrição. Nesta implementação, os recursos do pistão com curso limitado são integrados no balancim em vez da ponte da válvula (como na Figura 2). Este arranjo permite que o movimento de frenagem da válvula seja realizado pelo mesmo caminho de carga no qual o ajustador de folga está disposto e, portanto, pode ser usado para eliminar a necessidade de um acionador de válvula independente (acionador de válvula interno) para facilitar o movimento de frenagem da válvula. Nesse sentido, o caminho de carga no qual o ajustador de folga está disposto (primeiro caminho de carga) e o caminho de carga no qual o acionador de movimento da válvula auxiliar está disposto (segundo caminho de carga) são os mesmos. Um balancim 420 pode incluir um furo 428 para receber um pistão de curso limitado 470, que por sua vez inclui um furo receptor de HLA 471 para suportar um HLA no mesmo. Um limitador de deslocamento 476 limita o deslocamento (em uma direção descendente) do pistão 470. Uma mola de compressão 472 é disposta no furo do balancim 428 e engata um ombro 477 no pistão 470 em uma extremidade e uma parede de furo inferior 429 na outra extremidade, proporcionando uma força de compressão no HLA contra a ponte (não mostrada), que é engatada pelo pivô 452 e pelo suporte 454. Como na configuração ilustrada na Figura 2, o pistão 470 está configurado para definir uma câmara 430 com furo 428 e parede inferior 429 e para fornecer uma distância de deslocamento de movimento perdida 479, impedindo assim a transmissão de eventos de válvula auxiliares através do primeiro caminho de carga. O pistão 470 pode incluir um espaço anular 472 que permite o fluxo de fluido hidráulico a partir de uma passagem de fornecimento constante (contínua) 421 no balancim 420 para o furo de recepção HLA 471 e o HLA. Uma passagem de fornecimento de fluido comutada 424 pode fornecer fluido para o furo 428 sob controle de uma válvula de controle 425. O fluxo de fluido do HLA pode ser impedido a partir do furo 429 por espaços apertados entre o pistão 470 e o furo 428. Uma ventilação 473 pode ser fornecida no pistão 470 e uma válvula de retenção 474 fornecida no mesmo para facilitar o fluxo unidirecional para o HLA. Em operação, quando a ativação da válvula de movimento auxiliar é desejada, a válvula de controle de fluido hidráulico 425 pode ser comutada para fornecer pressão hidráulica (óleo) para a câmara 430 e estender o conjunto de carregamento do ajustador de folga (pistão 470) e travar o mesmo em uma posição estendida , iniciando assim o movimento de frenagem da válvula. Quando a válvula de controle 425 é desligada, a válvula de retenção do ajustador de folga indexa para uma posição "desligada" e a câmara 430 pode ventilar, pela passagem de fluido pela ventilação 472 e pela válvula de retenção 474 para permitir que o freio seja desativado. Como será reconhecido, essa configuração permite que o movimento de frenagem seja realizado pelo mesmo caminho de carga em que o ajustador de chicote está disposto. Isso pode ser usado para eliminar a necessidade de um acionador de válvula independente (separado), como um acionador de válvula interno descrito acima, para realizar o movimento auxiliar da válvula.[034] Figure 4A illustrates an alternative arrangement for a slack adjuster and HLA loading component, in accordance with aspects of the description. In this implementation, the stroke-limited piston features are integrated into the rocker arm instead of the valve bridge (as in Figure 2). This arrangement allows the braking movement of the valve to be carried out by the same load path in which the lash adjuster is arranged and can therefore be used to eliminate the need for an independent valve actuator (internal valve actuator) to facilitate the braking movement of the valve. In this sense, the load path in which the slack adjuster is arranged (first load path) and the load path in which the auxiliary valve movement driver is arranged (second load path) are the same. A rocker arm 420 may include a bore 428 for receiving a limited stroke piston 470, which in turn includes an HLA receiving bore 471 for supporting an HLA therein. A displacement limiter 476 limits the displacement (in a downward direction) of the piston 470. A compression spring 472 is disposed in the rocker arm bore 428 and engages a shoulder 477 with the piston 470 at one end and a lower bore wall 429 at the other. end, providing a compressive force on the HLA against the bridge (not shown), which is engaged by pivot 452 and bracket 454. As in the configuration illustrated in Figure 2, piston 470 is configured to define a chamber 430 with bore 428 and bottom wall 429 and to provide a lost motion travel distance 479, thereby preventing transmission of auxiliary valve events through the first load path. The piston 470 may include an annular space 472 that allows the flow of hydraulic fluid from a constant (continuous) supply passage 421 in the rocker arm 420 to the HLA receiving hole 471 and the HLA. A switched fluid supply passage 424 may supply fluid to bore 428 under control of a control valve 425. HLA fluid flow may be impeded from bore 429 by tight spaces between piston 470 and bore 428. A vent 473 may be provided on the piston 470 and a check valve 474 provided thereon to facilitate unidirectional flow to the HLA. In operation, when activation of the auxiliary motion valve is desired, the hydraulic fluid control valve 425 may be switched to supply hydraulic pressure (oil) to the chamber 430 and extend the slack adjuster loading assembly (piston 470). and lock it in an extended position, thus initiating the valve braking movement. When the control valve 425 is turned off, the slack adjuster check valve indexes to an "off" position and the chamber 430 is allowed to vent, by fluid passing through the vent 472 and the check valve 474 to allow the brake to be disabled. As will be recognized, this configuration allows the braking movement to be accomplished by the same load path in which the harness adjuster is arranged. This can be used to eliminate the need for an independent (separate) valve driver, such as an internal valve driver described above, to perform auxiliary valve movement.

[035] A Figura 4B ilustra um arranjo alternativo para um componente de carregamento do ajustador de folga e HLA, de acordo com aspectos da descrição. Nesta implementação, os recursos do pistão com curso limitado são integrados no balancim em vez da ponte da válvula (como na Figura 2). Este arranjo permite que o movimento de frenagem da válvula seja realizado em um segundo caminho de carga no qual o ajustador de folga está disposto e, portanto, pode ser usado em implementações utilizando um acionador de válvula independente (acionador de válvula interno como descrito acima) para facilitar o movimento de frenagem de válvula. Um balancim 420 pode incluir um furo 428 para receber um pistão de curso limitado 470, que por sua vez inclui um furo receptor de HLA 471 para suportar um HLA no mesmo. Um limitador de deslocamento 476 limita o deslocamento (em uma direção descendente) do pistão 470. Uma mola de compressão 472 é disposta no furo do balancim 428 e engata um ombro 477 no pistão 470 em uma extremidade e uma parede de furo inferior 429 na outra extremidade, proporcionando uma força de compressão no HLA contra a ponte (não mostrada), que é engatada pelo pivô 452 e pelo suporte 454. Como na configuração ilustrada na Figura 2, o pistão 470 está configurado para definir uma câmara 430 com furo 428 e parede inferior 429 e para fornecer uma distância de deslocamento de movimento perdida 479, impedindo assim a transmissão de eventos de válvula auxiliares através do primeiro caminho de carga. O pistão 470 pode incluir um espaço anular 472 que permite o fluxo de fluido hidráulico a partir de uma passagem de fornecimento constante (contínua) 421 no balancim 420 para o furo de recepção HLA 471 e o HLA. O fluxo de fluido do HLA pode ser impedido a partir do furo 429 por espaços apertados entre o pistão 470 e o furo 428. Em operação, o fluido hidráulico é fornecido ao ajustador de folga através da passagem de suprimento contínua 421 e espaço anular 472. A câmara 430 pode estar sem qualquer fluido hidráulico, ou seja, ocupado pelo ar. Uma ventilação 427 pode ventilar o ar para o ambiente externo. O ar do ajustador de folga pode ventilar para a câmara 430 por meio da ventilação 473. Como será reconhecido, essa configuração pode ser utilizada em ambientes de motor, eliminando onde um acionador de válvula independente (separado), como um acionador de válvula interno descrito acima, é utilizado para realizar o movimento da válvula auxiliar.[035] Figure 4B illustrates an alternative arrangement for a slack adjuster and HLA loading component, in accordance with aspects of the description. In this implementation, the stroke-limited piston features are integrated into the rocker arm instead of the valve bridge (as in Figure 2). This arrangement allows the braking movement of the valve to be carried out in a second load path in which the lash adjuster is arranged and can therefore be used in implementations utilizing an independent valve actuator (internal valve actuator as described above). to facilitate valve braking movement. A rocker arm 420 may include a bore 428 for receiving a limited stroke piston 470, which in turn includes an HLA receiving bore 471 for supporting an HLA therein. A displacement limiter 476 limits the displacement (in a downward direction) of the piston 470. A compression spring 472 is disposed in the rocker arm bore 428 and engages a shoulder 477 with the piston 470 at one end and a lower bore wall 429 at the other. end, providing a compressive force on the HLA against the bridge (not shown), which is engaged by pivot 452 and bracket 454. As in the configuration illustrated in Figure 2, piston 470 is configured to define a chamber 430 with bore 428 and bottom wall 429 and to provide a lost motion travel distance 479, thereby preventing transmission of auxiliary valve events through the first load path. The piston 470 may include an annular space 472 that allows the flow of hydraulic fluid from a constant (continuous) supply passage 421 in the rocker arm 420 to the HLA receiving hole 471 and the HLA. HLA fluid flow may be impeded from bore 429 by tight spaces between piston 470 and bore 428. In operation, hydraulic fluid is supplied to the slack adjuster through continuous supply passage 421 and annular space 472. Chamber 430 may be without any hydraulic fluid, i.e., occupied by air. A 427 vent can vent air to the outside environment. Air from the lash adjuster can vent to chamber 430 via vent 473. As will be recognized, this configuration can be utilized in engine environments, eliminating where an independent (separate) valve actuator, such as an internal valve actuator described above, is used to perform the movement of the auxiliary valve.

[036] Como será reconhecido pelos versados na técnica, as modalidades descritas acima em relação às Figuras 2 e 4B podem ser utilizadas em ambientes onde o movimento auxiliar é aplicado a pelo menos uma válvula, com uma fonte de movimento auxiliar separada da fonte de movimento do evento principal. Por exemplo, em sistemas de movimento auxiliar em que o movimento auxiliar é facilitado por um balancim dedicado ou freio escravo mestre aparafusado ou qualquer fonte de movimento auxiliar que não seja necessariamente uma fonte de movimento do evento principal de movimento perdido. O movimento do balancim do evento principal pode ser sincronizado com os eventos de movimento auxiliares, de modo que a mola de compressão (274 na Figura 2 ou 472 na Figura 4B, por exemplo) permaneça pelo menos parcialmente comprimida durante esses eventos, mas não totalmente comprimida até o ponto em que a elevação é fornecida em potência positiva ou durante eventos de elevação auxiliares. Isso evita a extensão do ajustador de folga durante qualquer evento de movimento auxiliar, pré-carregando o ajustador de folga com o movimento do evento principal.[036] As will be recognized by those skilled in the art, the embodiments described above in relation to Figures 2 and 4B can be used in environments where auxiliary movement is applied to at least one valve, with a source of auxiliary movement separate from the source of movement of the main event. For example, in auxiliary motion systems where the auxiliary motion is facilitated by a dedicated rocker or bolt-on master slave brake or any auxiliary motion source that is not necessarily a motion source of the main event of lost motion. The movement of the main event rocker can be synchronized with the auxiliary movement events so that the compression spring (274 in Figure 2 or 472 in Figure 4B, for example) remains at least partially compressed during these events, but not fully compressed. compressed to the point where lift is provided at positive power or during auxiliary lift events. This prevents slack adjuster extension during any auxiliary motion event by preloading the slack adjuster with the main event motion.

[037] A Figura 5 é um diagrama de blocos esquemático de um sistema de acionamento de válvula 500 de acordo com aspectos adicionais da descrição. Este sistema é semelhante ao sistema descrito acima em relação à Figura 1. No entanto, algumas diferenças estão relacionadas à localização do ajustador de folga. Mais especificamente, o ajustador de folga 506.3 pode estar disposto na ponte de válvula 506 juntamente com o componente de carregamento 506.1 do ajustador de folga. A fonte de movimento de acionamento de válvula 504 pode incluir componentes de fonte de movimento de evento principal 504.1 e componentes de fonte de movimento de evento auxiliar 504.2. O movimento das fontes de movimento 504.1 e 504.2 é transferido para o comando de válvula 502, que pode compreender os componentes 502.1 do comando de válvula de movimento do evento principal e os componentes 502.1 do comando de válvula de movimento do evento auxiliar. Esses conjuntos de componentes podem incluir elementos comuns, como um único balancim. Um conjunto de movimento perdido 502.21 pode ser incluído nos componentes auxiliares de válvula de movimento de movimento de evento 502.2, caso em que o componente pode funcionar como um alojamento para o conjunto de movimento perdido.[037] Figure 5 is a schematic block diagram of a valve drive system 500 in accordance with additional aspects of the description. This system is similar to the system described above in relation to Figure 1. However, some differences are related to the location of the slack adjuster. More specifically, the lash adjuster 506.3 may be disposed in the valve bridge 506 together with the lash adjuster loading component 506.1. Valve drive motion source 504 may include main event motion source components 504.1 and auxiliary event motion source components 504.2. Motion from motion sources 504.1 and 504.2 is transferred to valve drive 502, which may comprise main event motion valve drive components 502.1 and auxiliary event motion valve drive components 502.1. These component assemblies may include common elements such as a single rocker arm. A lost motion assembly 502.21 may be included in event motion valve auxiliary components 502.2, in which case the component may function as a housing for the lost motion assembly.

[038] Os componentes do comando de válvula transmitem movimento para a ponte de válvula 506, e/ou componentes da mesma. Um ajustador de folga 506.3 e componente de carregamento de ajustador de folga 506.1 pode ser disposto na ponte de válvula 506. Um componente de ponte de movimento auxiliar 506.2 pode ser proporcionado como um componente para a ponte de válvula 506 e pode incluir, por exemplo, um pino de ponte, que permite a transferência de movimento a partir do conjunto de movimento perdido 502.21 para a válvula de motor de frenagem 508.2 sem proporcionar movimento para a ponte de válvula 506. De acordo com um aspecto da descrição, um componente de carregamento de ajustador de folga 506.1 funciona para manter o ajustador de folga 506.3 em um estado carregado (isto é, com uma força contra a direção estendida do ajustador de folga).[038] The valve control components transmit movement to the valve bridge 506, and/or components thereof. A lash adjuster 506.3 and lash adjuster loading component 506.1 may be disposed on the valve bridge 506. An auxiliary motion bridge component 506.2 may be provided as a component for the valve bridge 506 and may include, for example, a bridge pin, which allows the transfer of motion from the lost motion assembly 502.21 to the braking motor valve 508.2 without providing motion to the valve bridge 506. According to one aspect of the description, a load-bearing component Slack adjuster 506.1 functions to maintain slack adjuster 506.3 in a loaded state (i.e., with a force against the extended direction of the slack adjuster).

[039] A Figura 6 é uma ilustração esquemática de um sistema de acionamento de válvula 600 em uma implementação que é consistente com o diagrama de bloco funcional da Figura 5. O balancim 620 é acionado pelo came de movimento perdido 610 e inclui um acionador de válvula interna 640, que coopera com um pino de ponte 666 para proporcionar movimento para a válvula de frenagem 682. O balancim 620 também inclui um pivô estendido (sólido) estático (652) que se estende a partir de sua extremidade e tendo uma articulação ou esfera. O pivô 652 coopera com um pedestal de pé eletrônico 654 que engata uma base HLA 655 para transmitir movimento a um conjunto HLA / ponte, como descrito em mais detalhes. Uma passagem de fluido hidráulico 622 pode se estender através do pivô 652, do pedestal 654 e do balancim do munhão para componentes acionados hidraulicamente, como o acionador de válvula interno 640 e HLA 650.[039] Figure 6 is a schematic illustration of a valve actuation system 600 in an implementation that is consistent with the functional block diagram of Figure 5. The rocker arm 620 is actuated by the lost motion cam 610 and includes a internal valve 640, which cooperates with a bridge pin 666 to provide movement for the braking valve 682. The rocker arm 620 also includes a static extended (solid) pivot (652) extending from its end and having a pivot or ball. The pivot 652 cooperates with an electronic foot pedestal 654 that engages an HLA base 655 to transmit motion to an HLA/bridge assembly, as described in more detail. A hydraulic fluid passage 622 may extend through the pivot 652, the pedestal 654, and the trunnion rocker to hydraulically actuated components such as the internal valve actuator 640 and HLA 650.

[040] Um pistão de curso limitado 670 é montado dentro de um furo 662 na ponte de válvula 660. Um ombro 677 pode ser fornecido em uma superfície superior do pistão para engatar um limitador de deslocamento 676 preso à ponte 660. O pistão 670 também inclui uma parede anular interna 678 configurada para alojar os componentes do HLA. A parede anular 678 também define uma reentrância anular 680 que abriga parcialmente uma mola de compressão 672 para inclinar o pistão em uma direção para cima. A mola de compressão 672 engata uma parede inferior 663 do furo da ponte 662 e uma parede superior definida dentro da reentrância anular 680 do pistão 670. Um espaço de movimento perdido com um espaço 679 é definido entre a extremidade inferior do pistão 670 e a parede de fundo do furo da ponte 663.[040] A limited-stroke piston 670 is mounted within a hole 662 in the valve bridge 660. A shoulder 677 may be provided on an upper surface of the piston to engage a travel limiter 676 attached to the bridge 660. The piston 670 also includes an internal annular wall 678 configured to house the HLA components. The annular wall 678 also defines an annular recess 680 that partially houses a compression spring 672 for tilting the piston in an upward direction. The compression spring 672 engages a lower wall 663 of the bridge bore 662 and an upper wall defined within the annular recess 680 of the piston 670. A lost motion space with a space 679 is defined between the lower end of the piston 670 and the wall. bottom of bridge hole 663.

[041] Em operação, durante o movimento do evento principal (energia positiva) do motor, o balancim 620 transmite o movimento do evento principal do came de movimento perdido 610 para a ponte da válvula via pivô 652, pedestal 654 e HLA 650. As forças de compressão constantes fornecidas no componente de carregamento do ajustador de folga localizado na ponte, que inclui o pistão de mola 670 e componentes relacionados, operam para garantir que não ocorra excesso de extensão ou "elevação" do HLA 650. Durante o movimento auxiliar, quando uma operação de frenagem está sendo executada ou está ativa, o movimento do balancim 620 é transmitido através do atuador de válvula interno ativado 640 para o pino da ponte 666 e a válvula de frenagem 682. O movimento do balancim, devido à proporção do balancim e as respectivas localizações do acionador interno e do ponto de apoio 652 no balancim 620, resultarão em um deslocamento ou curso maior do HLA do que o curso realizado pelo acionador de válvula interno. Este curso maior resultará em uma força compressiva do pistão com limite de curso 670 atuando contra o HLA para impedir, assim, a super extensão. A função de movimento perdido da configuração de montagem HLA, devido ao espaço 679 entre o pistão 670 e a parede inferior do furo da ponte 663, operará para "ocultar" o movimento auxiliar do balancim da ponte de válvula 660 e, portanto, as válvulas do motor 680 e 682, sendo entendido que a válvula 682 ainda sofrerá movimento de acordo com a ação de frenagem.[041] In operation, during the main event movement (positive energy) of the engine, the rocker arm 620 transmits the main event movement from the lost motion cam 610 to the valve bridge via pivot 652, pedestal 654 and HLA 650. Constant compression forces provided on the slack adjuster loading component located in the bridge, which includes the spring piston 670 and related components, operate to ensure that over-extension or "lifting" of the HLA 650 does not occur. During auxiliary movement, When a braking operation is being performed or is active, the movement of the rocker arm 620 is transmitted through the activated internal valve actuator 640 to the bridge pin 666 and the braking valve 682. The movement of the rocker arm, due to the proportion of the rocker arm and the respective locations of the internal actuator and the fulcrum 652 on the rocker arm 620, will result in a greater displacement or stroke of the HLA than the stroke taken by the internal valve actuator. This increased stroke will result in a compressive force from the 670 stroke limit piston acting against the HLA to prevent overextension. The lost motion function of the HLA mounting configuration, due to the space 679 between the piston 670 and the bottom wall of the bridge bore 663, will operate to "hide" the auxiliary movement of the valve bridge rocker arm 660 and therefore the valves. of engine 680 and 682, it being understood that valve 682 will still undergo movement according to the braking action.

[042] Embora as presentes implementações tenham sido descritas com referência a modalidades de exemplo específicas, será evidente que várias modificações e alterações podem ser feitas nessas modalidades sem se afastar do espírito e do escopo mais amplos da invenção, conforme estabelecido nas reivindicações. Por conseguinte, a especificação e os desenhos devem ser considerados em um sentido ilustrativo e não restritivo.[042] Although the present implementations have been described with reference to specific exemplary embodiments, it will be evident that various modifications and changes can be made to these embodiments without departing from the broader spirit and scope of the invention, as set forth in the claims. Therefore, the specification and drawings should be considered in an illustrative and not a restrictive sense.

Claims (20)

1. Aparelho para acionar pelo menos uma das duas ou mais válvulas de motor em um motor de combustão interna, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma ponte de válvula associada em modo de operação com as duas ou mais válvulas de motor; um balancim para transmitir movimento a partir da fonte de movimento para a ponte de válvula através de um primeiro trajeto de carga; um acionador de válvula para transmitir movimento a partir da fonte de movimento para uma das duas ou mais válvulas de motor através de um segundo trajeto de carga; um ajustador de folga disposto no primeiro trajeto de carga; um conjunto de carregamento do ajustador de folga disposto no primeiro trajeto de carga o conjunto de carregamento do ajustador de folga sendo disposto e adaptado para evitar a extensão excessiva do ajustador de folga quando o acionador de válvula transmite movimento para a válvula de um motor.1. Apparatus for actuating at least one of the two or more engine valves in an internal combustion engine, CHARACTERIZED by the fact that it comprises: a valve bridge associated in operating mode with the two or more engine valves; a rocker arm for transmitting motion from the source of motion to the valve bridge via a first load path; a valve driver for transmitting motion from the motion source to one of the two or more engine valves via a second load path; a slack adjuster disposed in the first load path; a lash adjuster loading assembly disposed in the first loading path, the lash adjuster loading assembly being arranged and adapted to prevent excessive extension of the lash adjuster when the valve actuator transmits movement to the valve of an engine. 2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o ajustador de folga é um ajustador de folga hidráulico disposto no balancim.2. Apparatus according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the slack adjuster is a hydraulic slack adjuster disposed on the rocker arm. 3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga compreende um pistão localizado na ponte de válvula e é orientado em uma direção que comprime o ajustador de folga.3. Apparatus according to claim 2, CHARACTERIZED by the fact that the lash adjuster loading assembly comprises a piston located in the valve bridge and is oriented in a direction that compresses the lash adjuster. 4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga compreende um pistão, um elemento de orientação para orientar o pistão em uma direção que comprime o ajustador de folga, e um limitador de curso para limitar o curso do pistão.4. Apparatus according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the slack adjuster loading assembly comprises a piston, a guiding element for orienting the piston in a direction that compresses the slack adjuster, and a pressure limiter. stroke to limit piston travel. 5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga compreende um pistão disposto em um furo no balancim e um elemento de orientação para orientar o pistão em uma direção que comprime o ajustador de folga.5. Apparatus according to claim 2, CHARACTERIZED by the fact that the backlash adjuster loading assembly comprises a piston disposed in a hole in the rocker arm and a guiding element for orienting the piston in a direction that compresses the backlash adjuster. day off. 6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o ajustador de folga é disposto dentro de um furo na ponte de válvula.6. Apparatus according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the clearance adjuster is disposed within a hole in the valve bridge. 7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga compreende um pistão disposto no furo na ponte de válvula para orientar o pistão em direção que comprime o ajustador de folga.7. Apparatus according to claim 6, CHARACTERIZED by the fact that the clearance adjuster loading assembly comprises a piston disposed in the hole in the valve bridge to orient the piston in a direction that compresses the clearance adjuster. 8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a fonte de movimento é um lóbulo de came de movimento perdido tendo uma porção de evento principal do lóbulo de came e uma porção de evento auxiliar do mesmo lóbulo de came.8. Apparatus according to any one of claims 1 to 7, CHARACTERIZED by the fact that the source of motion is a lost motion cam lobe having a main event portion of the cam lobe and an auxiliary event portion thereof cam lobe. 9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a porção de evento principal do lóbulo de came representa uma fonte de movimento principal e a porção secundária do mesmo lóbulo de came representa uma fonte de movimento auxiliar.9. Apparatus according to claim 8, CHARACTERIZED by the fact that the main event portion of the cam lobe represents a source of main movement and the secondary portion of the same cam lobe represents a source of auxiliary movement. 10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o acionador de válvula é um dispositivo de movimento perdido.10. Apparatus according to any one of claims 1 to 9, CHARACTERIZED by the fact that the valve actuator is a lost movement device. 11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende um eixo a eixo de balancim para o balancim, em que o acionador de válvula é localizado mais próximo do eixo de balancim do que o ajustador de folga.11. Apparatus according to claim 10, CHARACTERIZED by the fact that it additionally comprises a rocker shaft to the rocker arm, wherein the valve actuator is located closer to the rocker shaft than the clearance adjuster. 12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o ajustador de folga é alojado no balancim.12. Apparatus, according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the slack adjuster is housed in the rocker arm. 13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga é alojado na ponte de válvula.13. Apparatus according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the clearance adjuster loading assembly is housed in the valve bridge. 14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o ajustador de folga é alojado na ponte de válvula.14. Apparatus according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the clearance adjuster is housed in the valve bridge. 15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga é alojado na ponte de válvula.15. Apparatus according to claim 14, CHARACTERIZED by the fact that the clearance adjuster loading assembly is housed in the valve bridge. 16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga é um dispositivo de movimento perdido.16. Apparatus according to claim 1, CHARACTERIZED by the fact that the slack adjuster loading assembly is a lost movement device. 17. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de carregamento do ajustador de folga inclui um pistão de curso limitado.17. Apparatus according to any one of claims 1 to 16, CHARACTERIZED by the fact that the slack adjuster loading assembly includes a limited stroke piston. 18. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro trajeto de carga e o segundo trajeto de carga são coextensivos, o ajustador de folga e acionador de válvula sendo dispostos no mesmo trajeto de carga.18. Apparatus according to any one of claims 1 to 17, CHARACTERIZED by the fact that the first load path and the second load path are coextensive, the clearance adjuster and valve actuator being disposed in the same load path. 19. Aparelho para acionar pelo menos uma das duas ou mais válvulas de motor em um motor de combustão interna, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um balancim associado em modo de operação com uma ou mais válvulas de motor e configurado para transmitir movimento a partir de uma fonte de movimento para uma ou mais válvulas de motor; um ajustador de folga disposto no balancim; um conjunto de carregamento do ajustador de folga disposto no balancim e configurado para aplicar carga compressiva ao ajustador de folga; em que o conjunto de carregamento do ajustador de folga é adaptado para permitir movimento perdido; e em que o conjunto de carregamento do ajustador de folga pode ser seletivamente travado em um estado estendido para ativar um perfil de elevação auxiliar na fonte de movimento.19. Apparatus for actuating at least one of two or more engine valves in an internal combustion engine, CHARACTERIZED by the fact that it comprises: a rocker arm associated in operating mode with one or more engine valves and configured to transmit movement from from a source of motion to one or more engine valves; a slack adjuster arranged on the rocker arm; a slack adjuster loading assembly disposed on the rocker arm and configured to apply compressive load to the slack adjuster; wherein the slack adjuster loading assembly is adapted to allow for lost movement; and wherein the slack adjuster loading assembly may be selectively locked in an extended state to activate an auxiliary elevation profile at the source of motion. 20. Aparelho para acionar pelo menos uma das duas ou mais válvulas de motor em um motor de combustão interna, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma ponte de válvula associada em modo de operação com as duas ou mais válvulas de motor; um balancim para transmitir movimento a partir da fonte de movimento para a ponte de válvula através de um primeiro trajeto de carga; um acionador de válvula para transmitir movimento a partir da fonte de movimento para uma das duas ou mais válvulas de motor através de um segundo trajeto de carga; um ajustador de folga disposto no primeiro trajeto de carga, o ajustador de folga sendo adaptado para se estender automaticamente para preencher a folga no primeiro trajeto de carga; e; um conjunto de carregamento do ajustador de folga disposto no primeiro trajeto de carga para aplicar uma carga para o ajustador de folga para evitar a extensão excessiva do mesmo.20. Apparatus for actuating at least one of the two or more engine valves in an internal combustion engine, CHARACTERIZED by the fact that it comprises: a valve bridge associated in operating mode with the two or more engine valves; a rocker arm for transmitting motion from the source of motion to the valve bridge via a first load path; a valve driver for transmitting motion from the motion source to one of the two or more engine valves via a second load path; a slack adjuster disposed in the first load path, the slack adjuster being adapted to automatically extend to fill the gap in the first load path; It is; a slack adjuster loading assembly disposed in the first loading path to apply a load to the slack adjuster to prevent excessive extension thereof.
BR112020009110-3A 2017-11-10 2018-11-10 APPARATUS FOR DRIVING AT LEAST ONE OF TWO OR MORE ENGINE VALVES IN AN INTERNAL COMBUSTION ENGINE BR112020009110B1 (en)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762584642P 2017-11-10 2017-11-10
US62/584,642 2017-11-10
PCT/US2018/060225 WO2019094846A1 (en) 2017-11-10 2018-11-10 Lash adjustment in lost motion engine systems

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020009110A2 BR112020009110A2 (en) 2020-10-20
BR112020009110B1 true BR112020009110B1 (en) 2023-09-12

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10590810B2 (en) Lash adjustment in lost motion engine systems
US11255226B2 (en) Lash adjuster control in engine valve actuation systems
US9926816B2 (en) Switchable rocker arm with pivot joint
JP6109345B2 (en) Integrated master-slave piston for actuating engine valves
KR101683492B1 (en) Cylinder deactivation engine
US20160017765A1 (en) Bias mechanisms for a rocker arm and lost motion component of a valve bridge
JP2017528647A (en) Lost motion assembly in the valve bridge for use in valve trains with hydraulic lash adjusters
BRPI0816861B1 (en) DEVICE FOR BRAKE DRIVING DECOMPRESSION ENGINE IN AN INTERNAL COMBUSTION ENGINE SUPPLIED WITH HYDRAULIC TORCHES
JP2024001113A (en) Lash adjuster control in engine valve actuation system
BR112020018120A2 (en) ROCKER ARM CONTROL SYSTEMS
BR112020009110B1 (en) APPARATUS FOR DRIVING AT LEAST ONE OF TWO OR MORE ENGINE VALVES IN AN INTERNAL COMBUSTION ENGINE
US11619147B2 (en) Valve actuation system comprising parallel lost motion components deployed in a rocker arm and valve bridge
BR112021010709A2 (en) VALVE Actuation SYSTEM THAT COMPRISES AT LEAST TWO ROCKER ARMS AND A UNIDIRECTIONAL COUPLING MECHANISM
BR112021005695A2 (en) variable length piston assemblies for engine valve actuation systems
KR20220105673A (en) Valve actuation system including serial lost motion components for use in cylinder deactivation and auxiliary valve actuation
KR102132310B1 (en) System for engine valve operation including anti-lash valve operation
CN112639254A (en) Hybrid variable valve actuation system
KR101684560B1 (en) Cylinder deactivation engine
US20180209313A1 (en) Dynamic locking and releasing cam lobe
BR102018012543A2 (en) FORCE TRANSMISSION DEVICE
BR112018006101B1 (en) SYSTEM FOR USE IN INTERNAL COMBUSTION ENGINE