BR112020007703B1 - Método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo - Google Patents

Método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo Download PDF

Info

Publication number
BR112020007703B1
BR112020007703B1 BR112020007703-8A BR112020007703A BR112020007703B1 BR 112020007703 B1 BR112020007703 B1 BR 112020007703B1 BR 112020007703 A BR112020007703 A BR 112020007703A BR 112020007703 B1 BR112020007703 B1 BR 112020007703B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
energy
target object
fact
electrons
internal structure
Prior art date
Application number
BR112020007703-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020007703A2 (pt
Inventor
Simon Henry Connell
Martin Nkululeko Hogan Cook
Original Assignee
University Of Johannesburg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by University Of Johannesburg filed Critical University Of Johannesburg
Publication of BR112020007703A2 publication Critical patent/BR112020007703A2/pt
Publication of BR112020007703B1 publication Critical patent/BR112020007703B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V5/00Prospecting or detecting by the use of ionising radiation, e.g. of natural or induced radioactivity
    • G01V5/20Detecting prohibited goods, e.g. weapons, explosives, hazardous substances, contraband or smuggled objects
    • G01V5/22Active interrogation, i.e. by irradiating objects or goods using external radiation sources, e.g. using gamma rays or cosmic rays
    • G01V5/226Active interrogation, i.e. by irradiating objects or goods using external radiation sources, e.g. using gamma rays or cosmic rays using tomography
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V5/00Prospecting or detecting by the use of ionising radiation, e.g. of natural or induced radioactivity
    • G01V5/20Detecting prohibited goods, e.g. weapons, explosives, hazardous substances, contraband or smuggled objects
    • G01V5/22Active interrogation, i.e. by irradiating objects or goods using external radiation sources, e.g. using gamma rays or cosmic rays
    • G01V5/224Multiple energy techniques using one type of radiation, e.g. X-rays of different energies
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V5/00Prospecting or detecting by the use of ionising radiation, e.g. of natural or induced radioactivity
    • G01V5/04Prospecting or detecting by the use of ionising radiation, e.g. of natural or induced radioactivity specially adapted for well-logging
    • G01V5/08Prospecting or detecting by the use of ionising radiation, e.g. of natural or induced radioactivity specially adapted for well-logging using primary nuclear radiation sources or X-rays
    • G01V5/12Prospecting or detecting by the use of ionising radiation, e.g. of natural or induced radioactivity specially adapted for well-logging using primary nuclear radiation sources or X-rays using gamma or X-ray sources

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • High Energy & Nuclear Physics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Radiology & Medical Imaging (AREA)
  • Spectroscopy & Molecular Physics (AREA)

Abstract

essa invenção refere-se a um método de criação de uma representação da estrutura interna de um objeto alvo. é provido um método para criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo compreendendo as etapas de aceleração de um número de partículas subatômicas carregadas, guiando as partículas para uma pluralidade de fontes de emissão em um lado de um objeto alvo, emitindo radiação eletromagnética de cada fonte de emissão específica por um período discreto tal que durante o período discreto, a fonte de emissão específica está associada ao período discreto, sendo a radiação eletromagnética gerada pela conversão das partículas à radiação eletromagnética, detectando, de um lado oposto às fontes de emissão, uma projeção de penetração da radiação eletromagnética proveniente de cada fonte de emissão, e a combinação das projeções a partir de cada fonte para criar uma representação da estrutura interna do objeto alvo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo e, mais especificamente, mas não exclusivamente, a um método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo por radiografia tomográfica por raios gama de múltiplas fontes para detectar diamantes em operações de mineração.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Radiografia tomográfica refere-se a uma técnica usada para calcular a estrutura interna de um objeto em dimensões superiores, com base em informações de vários conjuntos de dados de menor dimensionalidade. Raios gama, no sentido amplo da palavra, refere-se a fótons com energia tipicamente maior que 200 keV.
OBJETO DA INVENÇÃO
[003] É, portanto, um objetivo da invenção fornecer um aparelho para preparar e aplicar um spray foliar que, pelo menos parcialmente, alivia alguns dos problemas associados ao estado da técnica.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[004] De acordo com a invenção, é fornecido um método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo, compreendendo as etapas de: - acelerar um número de partículas subatômicas carregadas; - guiar as partículas para uma pluralidade de fontes de emissão em um lado de um objeto alvo; - emitir radiação eletromagnética a partir de cada fonte de emissão específica por um período discreto, de modo que, durante o período discreto, a fonte de emissão específica seja associada com o período discreto; - gerar a radiação eletromagnética pela conversão das partículas em radiação eletromagnética; - detectar, em um lado oposto às fontes de emissão, uma projeção de penetração da radiação eletromagnética de cada fonte de emissão; e - combinar as projeções de cada fonte para criar uma representação da estrutura interna do objeto alvo.
[005] O método pode incluir a etapa de mover o objeto alvo a partir de uma primeira posição para uma segunda posição e repetir as etapas de emissão e detecção do método para combinar as projeções da primeira e segunda posições para criar uma representação mais exata da estrutura interna do objeto. Esta etapa pode ser repetida de modo que as projeções de uma pluralidade de posições diferentes possam ser combinadas para construir a representação da estrutura interna do objeto alvo.
[006] A etapa de mover o objeto pode ser alcançada ao mover o objeto alvo em uma correia transportadora. O método também pode ser realizado durante o movimento contínuo do objeto alvo, consistente com sua passagem normal, para que seu movimento normal não seja interrompido. Esse movimento do objeto alvo não é em si feito com o propósito de aprimorar a tomografia. Em vez disso, é gravado de uma maneira que esse movimento possa ser totalmente compensado. Isso permite que o objeto alvo realize seu movimento normal dentro do processo contínuo em que está envolvido.
[007] A estrutura interna pode ser representada no espaço tridimensional como voxels, incluindo informações de atenuação de raios gama associadas aos voxels. As informações assim representadas são uma quantificação de um parâmetro ou conjunto de parâmetros, que podem ser atenuação de raios gama, relacionadas à atenuação de raios gama, ou também segmentadas em termos da composição material do objeto alvo ou qualquer outra quantidade ou parâmetro que possam ser derivados do conjunto de observações registradas.
[008] As partículas subatômicas podem ser elétrons e os elétrons podem ser acelerados com um acelerador linear (linac) ou qualquer outro acelerador capaz de acelerar os elétrons até pelo menos 200 keV de energia (raios gama).
[009] O acelerador pode emitir rajadas de partículas aceleradas em intervalos regulares e as rajadas podem ser dispostas em grupos ou pacotes com uma quantidade fixa de rajadas. Pacotes são emitidos em intervalos regulares e pacotes diferentes podem ser direcionados para diferentes fontes de emissão. Cada período discreto pode estar associado a um pacote.
[010] A energia da rajada pode variar de acordo com um padrão. O padrão pode ser um aumento ou diminuição regular e incremental de energia da rajada. A diferença em energia pode ser selecionada de modo que as energias escolhidas forneçam imagens de projeção que ofereçam o contraste máximo entre os diferentes materiais componentes do material alvo.
[011] A fonte de emissão converte as partículas aceleradas em fótons. Os fótons podem ser raios gama com energia excedendo 200 keV. Os elétrons podem ser convertidos em raios gama pela interação do feixe de elétrons de alta energia com a matéria, através da radiação de freamento (bremsstrahlung) saindo de um material apropriado, como o tungstênio. A radiação pode ser gerada por radiação de freamento coerente ou espalhamento Compton inverso.
[012] Os elétrons e a radiação são dispersados para criar um feixe de raios gama cônico emitido por cada fonte.
[013] Os feixes de elétrons podem ser divididos e guiados para a fonte de emissão por elementos ópticos de feixe, como kicker (ímã defletor), septum, ímãs de flexão e ímãs de focagem associados.
[014] O objeto alvo pode ser um diamante contendo quimberlito em um transportador em movimento. A energia pode variar para fornecer diferenciação ou contraste máximo entre quimberlito e diamante.
[015] O alvo também pode ser contêineres de mercadorias a serem importadas, que devem ser inspecionadas quanto à presença de materiais ou artefatos prescritos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[016] Uma modalidade da invenção é descrita abaixo, apenas a título de exemplo, e com referência aos desenhos nos quais: A Figura 1 é uma representação esquemática de um sistema para radiografia tomográfica; A Figura 2 é uma representação esquemática da saída da energia de um acelerador de partículas; Figura 3 é uma representação esquemática de um sistema para a radiografia tomográfica com cinco fontes da emissão e uma correia transportadora que corre abaixo das fontes; e A Figura 4 é uma representação esquemática de um sistema para radiografia tomográfica com seis fontes de emissão e seis detectores dispostos hexagonalmente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
[017] Com referência aos desenhos nos quais características iguais são indicadas por números iguais, um sistema para radiografia tomográfica é geralmente indicado pelo número de referência 1.
[018] O sistema 1 está configurado para executar um método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo 2 de acordo com a invenção. O método inclui a etapa de acelerar um número de partículas subatômicas carregadas. As partículas subatômicas podem ser elétrons e os elétrons podem ser acelerados com um acelerador linear (linac) 3.
[019] Os elétrons 4, ou um arranjo de elétrons, conforme descrito abaixo, são guiados para uma pluralidade de fontes de emissão 5 em um lado de um objeto alvo 2. Isso é alcançado usando elementos ópticos de feixe. Estes podem ser ímãs desviadores (kickers), onde o feixe desviado é coletado por ímãs de septum, se necessário, e posteriormente guiados por ímãs de flexão. Outros elementos ópticos de feixe para focar ou desfocar são usados conforme requerido. Os ímãs de flexão 9, mostrados na figura 1 como três agrupamentos (9a, 9b e 9c) de ímãs, são controlados com muita exatidão ao longo do tempo. Os ímãs são usados para ramificar os elétrons 4, como é o caso do agrupamento 9b, ou guiar os elétrons 4 em uma direção particular, como é o caso dos agrupamentos 9a e 9c.
[020] Os elétrons 4 são expelidos do acelerador 3 em rajadas 7 de elétrons acelerados 4 em intervalos regulares e as rajadas podem ser dispostas em grupos ou pacotes 8 de um número fixo de rajadas. Na figura 2, o gráfico A mostra a saída do acelerador 3 ao longo do tempo. A duração de tempo em que o acelerador está ativo por rajada 7 pode ser tão curto quanto 1 nanosegundo. Os pacotes 8 são emitidos em intervalos regulares e pacotes diferentes podem ser guiados para diferentes fontes de emissão 5. Dessa maneira, cada período discreto, ou pacote 8, pode ser associado a uma fonte específica. Por exemplo, o pacote 8a pode ser guiado para a fonte de emissão 5a e o pacote 8b pode ser guiado para a fonte de emissão 5b. Um pacote subsequente ao 8b pode ser guiado para a fonte de emissão 5c e um pacote subsequente pode ser novamente guiado para 5a. Este processo continua de tal forma que é possível, mantendo-se um registro adequado do tempo e orientação de cada pacote 8, distinguir entre as diferentes fontes de emissão 5 com base nas informações de tempo.
[021] Neste exemplo, três fontes de emissão (5a, 5b e 5c) são dispostas linearmente com a fonte central 5b direcionada ao centro de um detector 6 e as fontes de flanqueamento 5a e 5c direcionadas, em ângulo, em direção ao centro do detector 6. O detector 6, para os fins deste exemplo, é retangular e pode detectar radiação eletromagnética em duas dimensões. Cada fonte 5 emite radiação eletromagnética por um período discreto, de modo que, durante o período discreto, a fonte de emissão específica seja associada com o período discreto. A radiação eletromagnética é gerada pela conversão dos elétrons 4 em raios gama. Isso pode ser alcançado direcionando o feixe de elétrons incidente em um alvo de radiação de freamento de tungstênio 10 para criar os raios gama. A radiação eletromagnética é gerada pela interação do feixe de radiação de alta energia com a matéria ou com a luz. Os elétrons 4, e consequentemente o feixe de raios gama 11 resultante, são dispersados para criar um feixe em expansão de forma aproximadamente cônica. O feixe de elétrons é escaneado sobre uma área dispersa e, como tal, passa através do material conversor de radiação de freamento (tungstênio). Os fótons resultantes são substancialmente colineares com o feixe de elétrons primário, mas há alguma divergência adicional introduzida pela radiação de freamento. O feixe 11 é direcionado ao objeto alvo 2 e ao detector 6 e é alternado entre as diferentes fontes de emissão (5a, 5b e 5c).
[022] O detector 6 é capaz de registrar a energia, o tempo e a posição de cada fóton que o impacta, com alta eficiência e com capacidade de vários acertos e de uma maneira que tem pouca latência e fornece um alto grau de capacidade de processamento paralelo para informações ópticas, eletrônicas e digitais decorrentes de diferentes pontos espaciais. Isso pode ser feito com taxas de aquisição de dados muito altas. O detector 6 é adaptado à energia que deve ser detectada e é provável que inclua material cintilador segmentado contínuo ou discreto, em que a luz de cintilação é convertida em um pulso eletrônico para processamento a jusante. Também é possível a conversão direta de energia de raios gama em um sinal elétrico.
[023] O método inclui a etapa de detectar, em um lado oposto às fontes de emissão 5, uma projeção 12 da probabilidade de penetração relativa (probabilidade de transmissão) da radiação eletromagnética de cada fonte de emissão 5. Neste exemplo, a projeção 12a corresponde à fonte de emissão 5a, a projeção 12b à fonte 5b e a projeção 12c à fonte 5c. A projeção 1, como exemplificado na presente invenção, é uma projeção transversal espacial da radiação 11 e tem um mapa bidimensional com a penetração indicada de acordo com a cor da penetração resultante. Uma cor mais clara (branco ou cinza) corresponderá a uma baixa atenuação de raios gama e uma cor mais escura (cinza escuro ou preto) corresponderá a uma atenuação superior de raios gama. A probabilidade de transmissão pode ser registrada como uma função também da energia do fóton, de modo que se tenha projeções de transmissão separadas em caixas de energia de fóton.
[024] A etapa final do método inclui a combinação das projeções 12 de cada fonte 5 para criar uma representação da estrutura interna do objeto alvo 2. Como pode ser visto na figura 1, as projeções 12 (ou sombras) têm padrões diferentes representando a penetração dos raios gama emitidos das diferentes fontes. Em um exemplo em que o objeto alvo é uma esfera sólida para fins de ilustração, as projeções externas (12a e 12c) terão formatos elípticos substancialmente alongados com a projeção central tendo um formato aproximadamente redondo. Cada uma das projeções (12a, 12b e 12c) terá um mapa de penetração que mostra a mais alta atenuação de raios gama (mais escuro) no centro do projeto que gradualmente mostra menor atenuação (mais claro) em direção ao perímetro da projeção 12 e com uma queda acentuada para atenuação muito baixa (muito claro ou branco) além do perímetro.
[025] Uma variação da modalidade descrita acima (não mostrada) na qual o uso de ímãs de flexão é minimizado (por razões orçamentárias ou outras razões) requer que as fontes de emissão estejam mais próximas do divisor de ímãs de flexão 9b. Isso nega a exigência de agrupamentos de ímãs de flexão 9a e 9c. Nesta variação, três detectores 6 são dispostos para corresponder à direção das fontes de emissão e os diferentes ângulos do objeto alvo 2 são registrados à medida que o objeto se move entre a primeira, segunda e terceira fontes de emissão 5 e os detectores associados 6. Com o movimento do objeto alvo conhecido, a diferença de tempo resultante entre a captura das projeções 12 entre cada fonte de emissão e detector pode ser calculada e usada para combinar as projeções.
[026] A combinação de projeções radiográficas transversais em uma única representação tridimensional é um processo tomográfico. A invenção usa múltiplas fontes 5 e vários detectores 6 referenciados a uma multiplexação de alta taxa de modo que a taxa de aquisição de dados seja altamente aprimorada habilitando o processamento contínuo ao invés do modo de lote. A detecção dispersiva de energia de fótons únicos também é considerada. Como a energia do feixe transmitido pode ser variada como uma distribuição variando a energia do feixe de elétrons acelerado, a coleta de um conjunto de projeções radiográficas transversais diferencial de energia (projeções com etiquetas de energia) também poderia explorar a capacidade de energia variável da fonte de raios gama.
[027] Muitos algoritmos podem ser empregados para criar a representação da estrutura interna. Como as projeções 12 são bidimensionais, a estrutura interna resultante pode ser representada no espaço tridimensional como voxels com informações de atenuação de raios gama associadas aos voxels. Um exemplo de tal algoritmo é referido como o algoritmo de verossimilhança máxima iterativa. O algoritmo assume uma estimada distribuição de atenuação de raios gama da estrutura interna do objeto alvo 2. A distribuição estimada é adivinhada e não é exigida ser exata. Um cálculo é realizado para determinar um padrão de projeção no detector 6, a distribuição estimada do objeto teria criado para cada uma das fontes 5 usadas. Isso é referido como projeção dianteira. As diferenças entre o padrão estimado e os valores medidos são então usados para atualizar a distribuição estimada. Isso é chamado de projeção de trás. A distribuição estimada atualizada é então usada como o palpite para a próxima iteração, e assim por diante. À medida que o processo itera, a distribuição estimada converge para a distribuição real do objeto, até os limites das informações disponíveis (resolução, ângulos disponíveis, etc.). Efeitos sistemáticos de atenuação e dispersão de fótons, efeitos de sistema relacionados ao detector 6 ou feixe 11, igual espalhamentos não uniformes de fótons, e eficiências de detecção não uniformes podem ser compensados ou parcialmente removidos de maneiras determinísticas ou estocásticas.
[028] O método pode incluir a etapa de mover o objeto alvo 2 de uma primeira posição 2a para uma segunda posição 2b e repetir as etapas de emissão e detecção do método para combinar as projeções das primeira e segunda posições para criar uma representação mais exata da estrutura interna do objeto 2. Essa etapa pode ser repetida de tal modo que as projeções de uma pluralidade de diferentes posições possam ser combinadas a fim de construir a representação da estrutura interna do objeto alvo sem a degradação causada pelo movimento. A etapa de mover o objeto pode ser alcançada movendo o objeto alvo em uma correia transportadora, ou pode ser um trem carregando um contêiner em um trilho ou qualquer outro sistema desse tipo. É geralmente o movimento normal do objeto que é acomodado no processo, para que processos contínuos possam ser acomodados. As projeções adicionais capturadas e posições associadas podem ser usadas em conjunção com o algoritmo descrito acima para construir uma distribuição tridimensional de atenuação de raios gama da estrutura interna.
[029] A energia das rajadas pode ser variada de acordo com um padrão. A extração de uma dimensão extra de informações de energia para os fótons transmitidos detectados explora a capacidade de detecção dispersiva de energia de fóton único dos detectores 6. O padrão pode ser regular e incluir aumentos ou diminuições incrementais na energia da rajada. O padrão pode ser variado de acordo com uma função matemática ou a diferença de energia pode ser selecionada de tal forma que as energias escolhidas fornecem o contraste máximo entre a composição disponível do objeto alvo. O processo pode ter sua precisão aumentada pelo uso de múltiplas energias de fótons. A discriminação energética pode ser fornecida por um método que pode armazenar a energia do fóton com base em sua produção, ou por um método que filtra os fótons, ou por um método baseado em sua detecção. Por exemplo, utilizando um linac (ou qualquer outra fonte aceleradora) capaz de aumentar sua energia em uma curta escala de tempo, é então possível obter múltiplas informações de energia em uma amostra usando raios gama. Isso é feito a fim de rotular uma dimensão de energia de fótons, além do conjunto de projeções radiográficas transversais são consideradas. Isso fornece uma maneira de atingir algum grau de discriminação de número atômico dentro do objeto examinado.
[030] No exemplo atual, informações relativas às informações de energia do feixe 11 para um intervalo de tempo particular 8 e informações espectroscópicas do detector 6 são capturadas. A técnica de energia variada poderia ser combinada com os dados tomográficos para entregar mais informações sobre o objeto alvo 2. Em vez de realizar a tomografia sobre o número total de eventos detectados em um elemento detector em particular, incluiríamos uma etiqueta adicional nos dados em cada pixel de detector, que é uma combinação dos sinais recebidos apropriados para extrair as diferentes energias. Haverá conjuntos de projeções radiográficas transversais em caixas de energia de fótons. A segmentação da imagem quantitativa tridimensional (para atenuação de fótons) pode ser suplementada por uma dimensão adicional de informação, que é a dependência energética da atenuação. Isso confere capacidade adicional para identificação de material, com base na dependência energética de cada coeficiente de atenuação de raios gama de materiais e aprimora a sensibilidade à composição material, habilitando uma segmentação mais detalhada.
[031] Em um exemplo do método em uso, um sistema 1 para executar o método pode ser configurado como mostrado na figura 3. O sistema mostrado na figura 3 é especificamente adaptado para uso em uma mina de diamantes, onde os objetos alvo 2 são rochas trituradas do processo de mineração. O sistema 1 possui cinco fontes de emissão (5d a 5h) dispostas com uma fonte central 5e, cercada por quatro fontes de emissão (5d, 5f, 5g e 5h) espaçadas em distâncias e ângulos iguais em torno da fonte central 5e. Cada fonte de emissão emite um feixe de raios gama (11d a 11h) em direção aos objetos alvo 2 que estão se movendo em uma correia transportadora 13 operativamente abaixo das fontes de emissão. Um detector 6 está posicionado abaixo da correia transportadora 13. A reconstrução tomográfica pode, portanto, ser realizada em projeções obtidas de cinco ângulos das cinco fontes de emissão, bem como no movimento contínuo da correia transportadora 13.
[032] As energias no sistema exemplo são variadas para fornecer contraste máximo entre o quimberlito e o carbono. Isso fornece a discriminação máxima entre carbono, com número atômico (Z = 6) e quimberlito, que é composto por elementos Z superiores. Os valores podem ser combinados tomograficamente para criar um mapa tridimensional da função de discriminação de carbono, permitindo a detecção de diamante dentro do quimberlito. Os objetos alvo que têm uma grande probabilidade de diamantes confinados podem, com base nessas informações, ser filtrados ou direcionados para um transportador separado.
[033] Em ainda outra modalidade da invenção mostrada na figura 4, o sistema 1 para executar o método inclui um linac 3, seis feixes de divisão e arranjos de ímã de flexão 9, dispostos hexagonalmente com seis fontes de emissão 5 correspondentes aos arranjos 9. Seis detectores 6 estão posicionados em oposição às fontes de emissão com um objeto alvo entre a fonte e os detectores 6. O sistema pode incluir mais ou menos fontes de emissão, dispostas geometricamente de acordo com o número de fontes de emissão e detectores escolhidos, por exemplo, tendo cinco fontes 5 e os detectores 6 dispostos, é o formato de um pentágono.
[034] Está previsto que a invenção forneça um método para reconstruir a estrutura interna de objetos desconhecidos, especificamente diamantes confinados, que forneça informações tridimensionais e seja capaz de altas energias e penetração.
[035] As desvantagens que são aliviadas incluem a habilidade de criar representações em um processo contínuo ao invés de em lotes. O uso de radiação mais penetrante (raios gama) permite que objetos alvo grandes sejam processados. O uso paralelo de vários detectores e fontes (que são desambiguados no processo de formação de representação usando informações de correlação de tempo) habilita taxas muito altas de aquisição de dados. A invenção usa a detecção da radiação por fóton único, ao invés de um processo dispersivo de saturação ou sem energia, tornando possível o uso de um componente extra da energia do fóton transmitida. A invenção permite que todos esses aspectos sejam combinados simultaneamente. Os raios gama são produzidos por métodos capazes de atingir energias superiores aos raios X e, geralmente, são fontes baseadas em aceleradores. Esta invenção considera vários tipos de tais fontes em que a energia do feixe acelerado também pode ser variada como parte da estratégia na criação de representação tridimensional quantitativa rápida.
[036] A invenção não se limita aos detalhes precisos, como descrito na presente invenção. Por exemplo, em vez de usar o método para detectar diamantes, um sistema pode ser configurado para detectar a estrutura interna de contêineres de frete ou veículos em travessias de fronteira. Além disso, as energias não são exigidas ser selecionadas para o contraste máximo entre diamante e quimberlito e podem atingir vários grupos de números atômicos e tipos de materiais.

Claims (13)

1. Método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo (2), caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: - acelerar um número de partículas subatômicas carregadas em rajadas (7) de partículas subatômicas carregadas em intervalos regulares de modo que as rajadas (7) sejam dispostas em grupos em que cada grupo tem uma quantidade fixa de rajadas (7), em que as partículas subatômicas carregadas são elétrons (4) e os ditos elétrons (4) são acelerados até pelo menos 200 keV de energia; - guiar as partículas para uma pluralidade de fontes de emissão (5) em um lado de um objeto alvo (2) de modo que cada grupo seja guiado para uma fonte de emissão (5); - emitir radiação eletromagnética de cada fonte de emissão (5) por um período discreto de modo que, durante o período discreto, a fonte de emissão (5) específica e o grupo sejam associados com o período discreto; - a radiação eletromagnética ser gerada pela conversão das partículas em fótons com energias excedendo 200 keV; - detectar, em um lado oposto às fontes de emissão (5), energia, tempo e posição para cada fóton detectado e usando a energia, tempo e posição de cada fóton detectado para criar uma pluralidade de projeções (12a, 12b, 12c) de penetração de fótons de cada fonte de emissão (5); e - combinar as projeções (12a, 12b, 12c) de cada fonte (5) para criar uma representação da estrutura interna do objeto alvo (2).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a energia de cada rajada (7) é variada.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a energia de rajadas (7) é variada de acordo com um padrão.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o padrão é um aumento regular e incremental da energia da rajada (7).
5. Método, da reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o padrão é uma diminuição regular e incremental de energia da rajada (7).
6. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a variação em energia é selecionada de modo que as energias variadas forneçam imagens de projeção com maior contraste entre os diferentes componentes materiais do objeto alvo (2).
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os elétrons (4) são convertidos em raios gama por espalhamento Compton inverso.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os elétrons (4) são convertidos em raios gama por interação dos elétrons (4) com a matéria através de radiação de freamento saindo de um objeto.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a radiação de freamento é uma radiação de freamento coerente.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o objeto (2) é feito de tungstênio.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os raios gama são dispersos para criar um feixe cônico de raios gama (11) emitido de cada fonte (5).
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o objeto alvo (2) é diamante contendo quimberlito em um transportador em movimento.
13. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a energia é variada para fornecer diferenciação máxima entre quimberlito e diamante.
BR112020007703-8A 2017-10-19 2018-10-19 Método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo BR112020007703B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ZA201707077 2017-10-19
ZA2017/07077 2017-10-19
PCT/IB2018/058162 WO2019077580A1 (en) 2017-10-19 2018-10-19 TOMOGRAPHIC RADIOGRAPHY BY GAMMA RAYS

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020007703A2 BR112020007703A2 (pt) 2020-10-13
BR112020007703B1 true BR112020007703B1 (pt) 2024-02-20

Family

ID=64426974

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020007703-8A BR112020007703B1 (pt) 2017-10-19 2018-10-19 Método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US11415722B2 (pt)
CN (1) CN111433635B (pt)
AU (1) AU2018353564A1 (pt)
BR (1) BR112020007703B1 (pt)
CA (1) CA3079654A1 (pt)
WO (1) WO2019077580A1 (pt)
ZA (1) ZA202002925B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL2021956B1 (en) * 2018-11-08 2020-05-15 Univ Johannesburg Method and system for high speed detection of diamonds

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7082182B2 (en) * 2000-10-06 2006-07-25 The University Of North Carolina At Chapel Hill Computed tomography system for imaging of human and small animal
EP1209956A1 (en) * 2000-11-24 2002-05-29 Vanderbilt University System and method for producing pulsed monochromatic X-rays
CA2559516C (en) * 2004-03-12 2012-07-10 University Of The Witwatersrand Johannesburg Detection of diamonds
WO2013055449A2 (en) * 2011-08-22 2013-04-18 Lawrence Livermore National Security, Llc Isotope specific arbitrary material sorter and flow meter
AU2015202281A1 (en) 2005-09-30 2015-05-21 Hazardscan, Inc Multi-energy cargo inspection system based on an electron accelerator
WO2013082005A1 (en) 2011-11-29 2013-06-06 American Science And Engineering, Inc. System and methods for multi-beam inspection of cargo in relative motion
US8541756B1 (en) * 2012-05-08 2013-09-24 Accuray Incorporated Systems and methods for generating X-rays and neutrons using a single linear accelerator
CN103913779B (zh) * 2012-12-31 2017-07-07 清华大学 多能ct成像系统以及成像方法
RU2521723C1 (ru) * 2013-03-01 2014-07-10 Общество с ограниченной ответственностью "Нейтронные технологии" Способ и устройство для обнаружения алмазов в кимберлите
US9778391B2 (en) * 2013-03-15 2017-10-03 Varex Imaging Corporation Systems and methods for multi-view imaging and tomography
RU2623692C2 (ru) * 2015-10-15 2017-06-28 Общество с ограниченной ответственностью "Лаборатория Скантроник" Система и способ для обнаружения алмазов в кимберлите и способ предварительного обогащения алмазов с их применением
EP3371814B1 (en) * 2015-11-06 2019-09-18 ASML Netherlands B.V. Radioisotope production

Also Published As

Publication number Publication date
CN111433635B (zh) 2023-09-15
RU2020115823A (ru) 2021-11-19
RU2020115823A3 (pt) 2022-04-07
US11415722B2 (en) 2022-08-16
CN111433635A (zh) 2020-07-17
US20200241164A1 (en) 2020-07-30
CA3079654A1 (en) 2019-04-25
ZA202002925B (en) 2021-10-27
AU2018353564A1 (en) 2020-05-07
WO2019077580A1 (en) 2019-04-25
BR112020007703A2 (pt) 2020-10-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7869566B2 (en) Integrated multi-sensor systems for and methods of explosives detection
US10401308B2 (en) Dual-energy detection apparatus, system and method
CN102289000B (zh) X射线断层摄影检查系统
US7400701B1 (en) Backscatter inspection portal
US9541510B2 (en) System and methods for multi-beam inspection of cargo in relative motion
US5703923A (en) Three dimensional imaging system using laser generated ultrashort x-ray pulser
US10884139B2 (en) Techniques for producing an image of radioactive emissions using a compton camera and compton lines
CN103901057B (zh) 使用了分布式x射线源的物品检查装置
EP2817661B1 (en) X-ray imager with sparse detector array
EP2963455B1 (en) X-ray backscattering safety inspection system having distributed x-ray source and method using the same
US9588064B2 (en) Charged particle tomography with improved momentum estimation
CN110702706B (zh) 一种能谱ct系统输出数据的模拟方法
US9029790B2 (en) Method and system for imaging using nuclear medicine imaging apparatus, nuclear medicine imaging system, and radiation therapy control system
JP2008501463A (ja) 干渉性散乱コンピュータ断層撮影装置及び方法
US9895125B2 (en) Multi-source CT systems and pre-reconstruction inversion methods
EP3190431B1 (en) Imaging device and method
CN102271585A (zh) 在利用散射辐射的条件下x射线成像的方法
BR112020007703B1 (pt) Método de criar uma representação da estrutura interna de um objeto alvo
EP3014571B1 (en) Projection image generation via computed tomography system
RU2773120C2 (ru) Гамма-лучевая томографическая радиография
Calderón et al. Design, development, and modeling of a compton camera tomographer based on room temperature solid statepixel detector
RU2813286C2 (ru) Устройство обнаружения, система обнаружения и способ позиционирования устройства обнаружения для уменьшения артефактов изображения
Sharma et al. Near-field high-energy spectroscopic gamma imaging using a rotation modulation collimator
Kasper Optimisation of the SiFi-CC Compton camera for range verification in proton therapy through a genetic algorithm
Ellin et al. Prompt gamma timing for proton range verification with TlBr and TlCl as pure Cherenkov emitters

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/10/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS