BR112020006163B1 - Composições cosméticas, kit e métodos de aplicação das composições cosméticas - Google Patents
Composições cosméticas, kit e métodos de aplicação das composições cosméticas Download PDFInfo
- Publication number
- BR112020006163B1 BR112020006163B1 BR112020006163-8A BR112020006163A BR112020006163B1 BR 112020006163 B1 BR112020006163 B1 BR 112020006163B1 BR 112020006163 A BR112020006163 A BR 112020006163A BR 112020006163 B1 BR112020006163 B1 BR 112020006163B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- component
- silicone
- composition
- weight
- pigment
- Prior art date
Links
Abstract
São fornecidas composições cosméticas pigmentadas capazes de formar estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico, bem como métodos de sua utilização. Certas composições compreendem: a. Componente A que compreende: i. cerca de 0,01% a 60% em peso com relação ao peso total da composição de pelo menos um agente formador de filme contendo silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro que é inferior à temperatura normal do corpo humano; ii. pelo menos um pigmento ou carga, em que o pigmento ou carga é tratado na superfície com trialcoxialquilsilano; e b. Componente B que compreende: i. cerca de 0,01% a 90% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone em quantidades suficientes para atingir viscosidade de cerca de 1000 cSt a 10.000.000 cSt; em que o Componente A e o Componente B são imiscíveis.
Description
[001] A presente invenção refere-se a composições cosméticas pigmentadas capazes de formar estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico. Essas composições oferecem benefícios associados a produtos cosméticos com múltiplas camadas sem a necessidade de dedicar-se a processos de aplicação em múltiplas etapas.
[002] Muitas composições cosméticas, que incluem cosméticos pigmentados como batons, bases e sombras para os olhos, foram formuladas em tentativa para que possuam propriedades de longa duração mediante aplicação. Infelizmente, muitas dessas composições geralmente não possuem propriedades de longa duração e resistência à transferência, bem como boas propriedades de aplicação, boas propriedades de conforto e/ou propriedades de boa aparência (por exemplo, propriedades de brilho ou foscas).
[003] Com relação a produtos para os lábios, por exemplo, são conhecidos produtos comerciais que contêm resinas de silício, tais como resinas de MQ. Sabe-se que esses produtos fornecem boas propriedades de longa duração e/ou resistência à transferência. Esses produtos possuem, entretanto, más propriedades de aplicação, má sensação durante a aplicação (por exemplo, sensação áspera) e baixas propriedades de brilho ou lustro devido ao firme formado pela resina de MQ (por exemplo, aparência fosca). Segunda composição (revestimento superior) é, portanto, aplicada separadamente a esses produtos para aprimorar más propriedades das composições, a fim de tornar os produtos aceitáveis para os consumidores. Além disso, a composição de revestimento superior deve ser novamente aplicada de forma contínua, de forma que o produto permaneça aceitável para os consumidores, o que indica que os produtos efetivamente não são “de longa duração”, pois necessitam de manutenção e reaplicação constante.
[004] Além disso, com relação às bases, esses produtos podem fornecer boas propriedades de longa duração e/ou resistência à transferência. Esses produtos de longa duração/resistentes à transferência podem, entretanto, possuir más propriedades de aplicação e/ou sensação mediante aplicação, bem como más propriedades foscas.
[005] Permanece, portanto, a necessidade de composições cosméticas “de etapa única” aprimoradas que possuem propriedades cosméticas aprimoradas, particularmente boas características de desgaste, sensação, brilho, lustro e/ou foscas mediante aplicação, embora também seja uma formulação estável.
[006] A presente invenção refere-se a composições cosméticas capazes de formar estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico. Um aspecto da presente invenção refere-se a composições cosméticas capazes de formar estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico. Em uma ou mais realizações, a composição cosmética compreende: a. Componente A que compreende: i. cerca de 0,01% a 60% em peso com relação ao peso total da composição de pelo menos um agente de formação de filme contendo silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro que é inferior à temperatura normal do corpo humano; ii. pelo menos um pigmento ou carga, em que o pigmento ou carga é tratado na superfície com trialcoxialquilsilano; e b. Componente B que compreende: 1. cerca de 0,01% a 90% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone em quantidades suficientes para atingir viscosidade de cerca de 1000 cSt a 10.000.000 cSt; em que o Componente A e o Componente B são imiscíveis; e em que a razão em peso entre agente(s) de formação de filme que contém(êm) hidrocarboneto e/ou silicone no Componente A e composto(s) de silicone no Componente B é de cerca de 1:50 a 50:1.
[007] Em uma ou mais realizações, o pigmento está presente em quantidade de cerca de 1% a 15% em peso com relação ao peso total da composição. Em algumas realizações, o pigmento tratado na superfície é parte do Componente A. Em uma ou mais realizações, o pigmento compreende um óxido metálico. Em algumas realizações, o óxido metálico compreende óxido de ferro, dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cromo ou suas combinações.
[008] Em uma ou mais realizações, o pigmento compreende um sulfeto metálico. Em algumas realizações, o sulfeto metálico compreende azul ultramarino. Em uma ou mais realizações, o pigmento compreende um pigmento orgânico. Em algumas realizações, o pigmento orgânico compreende azul 1, amarelo 5, amarelo 6, vermelho 33, vermelho 6, vermelho 7, vermelho 36, vermelho 28, vermelho 22 ou suas combinações. Em uma ou mais realizações, o trialcoxialquilsilano compreende trietoxicaprilil silano.
[009] Em algumas realizações, a composição compreende adicionalmente segundo pigmento. Em uma ou mais realizações, o segundo pigmento é um pigmento orgânico não tratado. Em algumas realizações, a composição cosmética é anidra. Em uma ou mais realizações, o pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto e/ou silicone compreende cerca de 15% a 60% em peso com relação ao peso total da composição. Em algumas realizações, o Componente B compreende cerca de 0,01% a cerca de 80% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone em quantidades suficientes para atingir viscosidade de cerca de 1000 cSt a 900.000 cSt.
[010] Em uma ou mais realizações, o composto de silicone compreende pelo menos um polímero selecionado a partir do grupo que consiste em goma de silicone, fluido de silicone e suas misturas. Em algumas realizações, o Componente A compreende pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone selecionado a partir do grupo que consiste em resina de silicone, copolímero de acrilato de silicone e suas misturas.
[011] Em uma ou mais realizações, o pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone compreende silsesquioxano. Em algumas realizações, o Componente A compreende pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto selecionado a partir do grupo que consiste em polissacarídeos, ésteres de alta viscosidade, polibutenos, póli-isobutenos, butenos poli-hidrogenados, polímeros acrílicos, copolímeros de acrilato, copolímeros e homopolímeros que contêm vinil pirrolidona (VP), poliuretanos, poliolefinas e suas misturas. Em uma ou mais realizações, a composição cosmética não compreende um composto fluoretado.
[012] Qualquer uma das realizações acima pode ser combinada com as demais. Em uma ou mais realizações, a composição cosmética compreende: a. Componente A que compreende: i. cerca de 20% a 40% em peso com relação ao peso total da composição de pelo menos um agente de formação de filme contendo silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro que é inferior à temperatura normal do corpo humano e selecionado a partir do grupo que consiste em silsesquioxanos, copolímeros de acrilato e suas combinações; ii. cerca de 1% a 8% com relação ao peso total da composição de pelo menos um pigmento de óxido metálico tratado na superfície com trietoxicaprilil silano; e b. Componente B que compreende cerca de 10% a 30% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone selecionados a partir do grupo que consiste em dimeticone, dimeticonol e suas combinações, em quantidades suficientes para atingir viscosidade de cerca de 1000 cSt a 900.000 cSt; em que o Componente A e o Componente B são imiscíveis; e em que a razão em peso entre agente(s) de formação de filme que contém(êm) hidrocarboneto e/ou silicone no Componente A e composto(s) de silicone no Componente B é de cerca de 50:1 a 1:2.
[013] Outro aspecto da presente invenção refere-se a um kit. Em uma ou mais realizações, o kit compreende (a) a composição cosmética de acordo com a reivindicação 1; (b) pelo menos um recipiente que contém a composição cosmética de acordo com a reivindicação 1; e (c) pelo menos um aplicador. Em algumas realizações, o pelo menos um recipiente é configurado para misturar a composição cosmética.
[014] Terceiro aspecto da presente invenção refere-se a um método de aplicação de qualquer uma das composições cosméticas descritas no presente a material queratínico. Em uma ou mais realizações, o método compreende a mistura da composição cosmética para formar uma composição misturada na qual o Componente A e o Componente B são temporariamente miscíveis e aplicação da composição misturada ao material queratínico. Em uma ou mais realizações, o material queratínico compreende lábio.
[015] Deve-se compreender que a descrição geral acima e a descrição detalhada a seguir são apenas exemplos e explicações e não restringem a presente invenção.
[016] Da forma utilizada no presente, a expressão “pelo menos um” indica um ou mais e inclui, portanto, componentes individuais, bem como misturas/combinações.
[017] Exceto nos exemplos de operação ou quando indicado em contrário, todos os números que expressam quantidades de ingredientes e/ou condições de reação devem ser compreendidos como sendo modificados em todos os casos pela expressão “cerca de”, que indica até 10% a 15% do número indicado.
[018] “Formador de filme” ou “agente de formação de filme”, da forma utilizada no presente, indica um polímero ou resina que deixa um filme sobre o substrato ao qual é aplicado.
[019] “Polímero”, da forma utilizada no presente, indica um composto que é constituído de pelo menos dois monômeros.
[020] “Substituído”, da forma utilizada no presente, indica que compreende pelo menos um substituinte. Exemplos não limitadores de substituintes incluem átomos, tais como átomos de oxigênio e átomos de nitrogênio, bem como grupos funcionais, tais como grupos hidroxila, grupos éter, grupos alcóxi, grupos aciloxialquila, grupos oxialquileno, grupos polioxialquileno, grupos de ácido carboxílico, grupos amina, grupos acilamino, grupos amida, grupos que contêm halogênio, grupos éster, grupos tiol, grupos sulfonato, grupos tiossulfato, grupos siloxano, grupos hidroxialquila e grupos polissiloxano. O(s) substituinte(s) pode(m) ser adicionalmente substituído(s).
[021] “Volátil”, da forma utilizada no presente, indica que possui ponto de ignição de menos de cerca de 100 °C.
[022] “Não volátil”, da forma utilizada no presente, indica que possui ponto de ignição de mais de cerca de 100 °C.
[023] “Anidro” indica composições que contêm menos de 1% de água. Preferencialmente, as composições de acordo com a presente invenção contêm menos de 0,5% de água e, de preferência superior, não contêm água.
[024] “Resistência à transferência”, da forma utilizada no presente, indica a qualidade exibida por composições que não são facilmente removidas por meio de contato com outro material, tal como vidro, item de vestuário ou a pele, por exemplo, ao comer ou beber. A resistência à transferência pode ser avaliada por meio de qualquer método conhecido na técnica para sua avaliação. A resistência à transferência de uma composição pode ser avaliada, por exemplo, por meio de um teste de “beijo”. O teste de “beijo” pode envolver a aplicação da composição a material queratínico humano, tal como cabelo, pele ou lábios, seguido por esfregamento de material, tal como folha de papel, contra os cabelos, a pele ou os lábios após decorrer certo período de tempo após a aplicação, tal como 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ou 15 minutos após a aplicação. De forma similar, a resistência à transferência da composição pode ser avaliada pela quantidade de produto transferida por um usuário para qualquer outro substrato, tal como transferência dos cabelos, pele ou lábios do indivíduo para um colar ao vestir a roupa após decorrer certo período de tempo após a aplicação da composição aos cabelos, à pele ou aos lábios. A quantidade de composição transferida para o substrato (por exemplo, colar ou papel) pode ser avaliada e comparada em seguida. A composição pode ser, por exemplo, resistente à transferência se a maior parte do produto for mantida sobre os cabelos, a pele ou os lábios do usuário. Além disso, a quantidade transferida pode ser comparada com a transferida por outras composições, tais como composições disponíveis comercialmente. Em realização preferida da presente invenção, pouca ou nenhuma composição é transferida dos cabelos, pele ou lábios para o substrato.
[025] “Adesão”, da forma utilizada no presente, designa a qualidade exibida por composições que se aderem a um substrato após a aplicação. A adesão pode ser avaliada por meio de qualquer método conhecido na técnica para sua avaliação. Amostras a serem testadas para determinar as propriedades de adesão podem, por exemplo, ser depositadas sobre uma superfície tal como substrato de pele biológica ou Painéis de Atrito Pretos Byko- Charts P122-10N (16,5 x 43,2 cm). Após secagem, um pedaço de fita reticulada ASTM (Permacel 99/PA-28060/51596) pode ser colocado sobre a amostra e removido em ângulo de 180°. Pode-se determinar em seguida a quantidade da amostra que se adere à fita. Pode-se utilizar, por exemplo, escala de avaliação tal como escala 1-3 para determinar o grau de remoção de amostra do substrato sobre a fita, em que 1 é essencialmente sem remoção, 2 é alguma remoção e 3 é remoção essencialmente completa.
[026] A expressão resistência ao atrito, da forma utilizada no presente, designa abrasão física, tal como atrito da pele humana com as mãos, roupas ou outra interação física. Ela pode também ser descrita como a capacidade de reter ingredientes ativos sobre a pele ou evitar a remoção de ingredientes ativos da pele ou substrato, tais como Painéis de Atrito Pretos Byko- Charts P122-10N (16,5 x 43,2 cm) ou pele biológica por meio de abrasão ou outra interação física.
[027] Composições de “longa duração”, da forma utilizada no presente, indica composições em que a coloração permanece idêntica ou substancialmente idêntica ao momento da aplicação, conforme observado a olho nu, após extenso período de tempo. Propriedades de longa duração podem ser avaliadas por meio de qualquer método conhecido na técnica de avaliação dessas propriedades. Longa duração pode ser avaliada, por exemplo, por um teste que envolva a aplicação de uma composição à pele e avaliação da coloração da composição após extenso período de tempo. A coloração da composição pode ser avaliada imediatamente após a aplicação à pele e essas características podem ser novamente avaliadas e comparadas após certo período de tempo. Além disso, essas características podem ser avaliadas com relação a outras composições, tais como composições disponíveis comercialmente. Alternativa ou adicionalmente, propriedades de longa duração podem ser avaliadas por meio da aplicação de amostra, manutenção em secagem e abrasão da amostra em seguida para determinar a remoção/perda da amostra.
[028] As composições cosméticas e métodos de acordo com a presente invenção podem compreender, consistir ou consistir essencialmente nos elementos essenciais e limitações da presente invenção descritos no presente, bem como quaisquer ingredientes, componentes ou limitações adicionais ou opcionais descritos no presente ou úteis de outra forma em cuidados pessoais.
[029] Segundo várias realizações da presente invenção, são fornecidas composições cosméticas capazes de formar estruturas com múltiplas camadas após aplicação a materiais queratínicos. Essas composições oferecem benefícios associados a produtos cosméticos com múltiplas camadas sem a necessidade de dedicar-se a processos de aplicação em múltiplas etapas. Em uma ou mais realizações, essas composições são apropriadas como batons, brilhos labiais, bases, sombras para os olhos e outras composições da pele.
[030] Segundo uma ou mais realizações da presente invenção, as composições cosméticas de acordo com a presente invenção compreendem pelo menos dois componentes, denominados a seguir “Componente A” e “Componente B”. Em uma ou mais realizações, o Componente A e o Componente B compreendem silicone. O Componente A pode compreender, por exemplo, um agente de formação de filme que contém silicone. O Componente B pode compreender, por exemplo, goma de silicone. Em algumas realizações, o Componente A compreende um agente de formação de filme de hidrocarboneto e o Componente B compreende um composto de silicone. Novamente, o Componente B pode compreender, por exemplo, goma de silicone. Em uma ou mais realizações, o Componente A pode compreender um agente de formação de filme que contém silicone e também um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto.
[031] O Componente A é o componente das composições de acordo com a presente invenção que forma a camada da estrutura com múltiplas camadas que é mais próxima ao material queratínico após aplicação da composição ao material queratínico. Esta camada da estrutura com múltiplas camadas é denominada a seguir “Camada A”. Segundo realizações preferidas, o Componente A/Camada A possui afinidade para a superfície do material queratínico devido às características de energia de superfície entre os dois.
[032] O Componente B é o componente das composições de acordo com a presente invenção que forma a camada da estrutura com múltiplas camadas que é mais distante do material queratínico após aplicação da composição ao material queratínico. Esta camada da estrutura com múltiplas camadas é denominada a seguir “Camada B”. Segundo realizações preferidas, o Componente B/Camada B possui afinidade para a interface de ar.
[033] Segundo a presente invenção, todas as quantidades e razões em peso definidas no presente com referência ao Componente A e ao Componente B designam quantidades de material ativo (ou seja, material não volátil) nesses componentes. De forma similar, todas as quantidades e razões em peso descritas no presente com relação à Camada A e à Camada B designam quantidades de material ativo à medida que a Camada A e a Camada B estão presentes após a evaporação de solvente volátil.
[034] Antes da aplicação a material queratínico, o Componente A e o Componente B são imiscíveis nas composições de acordo com a presente invenção. Preferencialmente, a imiscibilidade dos componentes imiscíveis resulta de incompatibilidade entre os dois componentes quando a composição estiver em repouso, incompatibilidade entre os dois componentes após aplicação a material queratínico ou ambos.
[035] Em uma ou mais realizações, a imiscibilidade dos componentes imiscíveis resulta de diferenças tais como diferenças de viscosidade, temperatura de transição em vidro, tensão interfacial, parâmetros de solubilidade, densidade e/ou incompatibilidade química/estrutural dos componentes e/ou diferenças induzidas pela temperatura e/ou pressão.
[036] A imiscibilidade dos componentes imiscíveis quando a composição estiver em repouso pode resultar, por exemplo, da incompatibilidade química/estrutural, diferenças da tensão interfacial entre os componentes, tais como diferenças da tensão interfacial entre as fases em solvente(s) compatível(is) entre si, diferenças de viscosidade, diferenças das temperaturas de transição em vidro dos polímeros dentro de cada fase e/ou diferenças induzidas pela temperatura e/ou pressão.
[037] A imiscibilidade dos componentes imiscíveis durante a aplicação da composição pode resultar, por exemplo, de incompatibilidade química/estrutural, diferenças da tensão interfacial entre os componentes, diferenças de densidade dos componentes após evaporação de solvente e/ou diferenças induzidas pela temperatura e/ou pressão.
[038] Em uma ou mais realizações, imediatamente antes da aplicação e/ou durante a aplicação a material queratínico, a composição de acordo com a presente invenção é misturada ou combinada de forma que o Componente A e o Componente B sejam temporariamente miscíveis mediante aplicação da composição de acordo com a presente invenção a material queratínico.
[039] Após a aplicação da composição de acordo com a presente invenção a material queratínico, o Componente A separa-se do Componente B. À medida que a composição seca sobre o material queratínico ao qual foi aplicado, Componente A e Componente B imiscíveis formam uma estrutura com múltiplas camadas que compreende Camada A e Camada B, respectivamente, sobre o material queratínico, tal como:
[040] Segundo uma ou mais realizações da presente invenção, após a aplicação de composições de acordo com a presente invenção a material queratínico, o Componente B resulta em Camada B que é nivelada; ou seja, a Camada B é plana, de forma que possa possuir propriedades de refração para impor brilho à composição. Segundo estas realizações, o Componente B possui propriedades autoniveladoras; ele resulta em Camada B nivelada após a aplicação. O brilho dessas composições pode ser aprimorado, se desejado, pela adição de um ou mais agentes amplificadores do brilho ou lustro que possuem propriedades de alto índice de refração. Alternativamente, essas composições podem possuir propriedades foscas por meio da adição de um ou mais agentes matificantes.
[041] Segundo realizações preferidas da presente invenção, após a aplicação de composições de acordo com a presente invenção a material queratínico, o Componente B resulta em Camada B que não é nivelada; ou seja, a Camada B não é plana, de forma que pode fornecer propriedades foscas à composição. Segundo estas realizações, o Componente B não possui propriedades autoniveladoras; ele resulta em Camada B não nivelada após a aplicação. As propriedades foscas dessas composições podem ser aprimoradas, se desejado, por meio da adição de um ou mais agentes matificantes. Alternativamente, essas composições podem receber propriedades de brilho/luminosidade por meio da adição de um ou mais agentes amplificadores do brilho ou lustro que possuem propriedades de alto índice de refração. Outro benefício das composições é o fato de que, quando utilizadas como camada base/primer, a natureza autoniveladora das composições pode fornecer superfície macia, de forma a reduzir as imperfeições da pele.
[042] Segundo a presente invenção, a estrutura com múltiplas camadas compreende a Camada A e a Camada B. Em certos casos, dependendo de fatores como razões de ingredientes, concentrações de ingredientes, características de evaporação de solventes e Tg de polímeros, as camadas poderão ser levemente misturadas entre si após aplicação a material queratínico, o que resulta em Camada A que possui quantidade maior de A e quantidade menor de B e/ou Camada B que possui quantidade maior de B e quantidade menor de A. Preferencialmente, a Camada A compreende 40% ou menos de Camada B, preferencialmente 30% ou menos de Camada B, preferencialmente 20% ou menos de Camada B, preferencialmente 10% ou menos de Camada B, preferencialmente 5% ou menos de Camada B, incluindo todas as faixas e subfaixas do presente. De forma similar, preferencialmente, a Camada B compreende 40% ou menos de Camada A, preferencialmente 30% ou menos de Camada A, preferencialmente 20% ou menos de Camada A, preferencialmente 10% ou menos de Camada B e, preferencialmente, 5% ou menos de Camada A, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[043] Fatores que afetam a separação de Componente A e Componente B após aplicação a material queratínico podem incluir, por exemplo, as propriedades discutidas acima, que incluem, mas sem limitações, a energia de superfície do substrato, a densidade de cada Componente, as propriedades de evaporação do(s) solvente(s), a Tg dos formadores de filme e/ou a viscosidade dos formadores de filme.
[044] Embora sem desejar restrições a nenhuma teoria específica, acredita-se que o Componente A possua propriedades de energia de superfície mais próximas das propriedades de energia de superfície do material queratínico ao qual é aplicado que o Componente B. Estima-se, por exemplo, que a energia de superfície da pele seja de 36 mN/m. Consequentemente, quando o Componente A possuir energia de superfície de cerca de 36 mN/m, acredita-se que o Componente A possa migrar para a pele. O Componente B possuiria preferencialmente energia de superfície inferior, tornando mais provável sua migração em direção à interface de ar.
[045] Embora sem restrições a nenhuma teoria específica, acredita-se que a tensão interfacial de Componentes A e B afete a separação de fases (particularmente, a velocidade de separação dos Componentes A e B após a aplicação). Acredita-se que essa separação de fases possa ser afetada por diferenças como as discutidas acima, tais como diferenças de temperatura dos Componentes A e B, da Tg dos Componentes A e B (quanto mais alta a Tg de um componente, mais tempo levará a separação de fases), da fração de peso dos formadores de filme e/ou da pressão dos Componentes A e B.
[046] Essas diferenças também serão adicionalmente discutidas abaixo.
[047] Segundo realizações preferidas, o Componente A e/ou o Componente B compreendem pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C). Preferencialmente, o Componente A e/ou o Componente B compreendem pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto que possui todas as suas temperaturas de transição em vidro abaixo da temperatura do corpo humano (37 °C). Pode-se adicionar plastificante para ajustar a Tg do(s) agente(s) de formação de filme, conforme conhecido na técnica. Segundo realizações preferidas, a Camada A e a Camada B compreendem pelo menos um agente de formação que possui temperatura de transição em vidro de menos de 37 °C.
[048] Um método preferido de determinação de Tg é a remoção de todo o solvente volátil da Camada e determinação de Tg por meio de Calorimetria de Varredura Diferencial.
[049] Segundo realizações preferidas, Componente A e Componente B possuem propriedades de densidade diferentes e a diferença é tal que o Componente A e o Componente B são imiscíveis nas composições de acordo com a presente invenção. Preferencialmente, o Componente A/Camada A e o Componente B/Camada B possuem diferença de densidade de 0,001-1 kg/m3, preferencialmente 0,005-0,8 kg/m3 e, preferencialmente, 0,01-0,6 kg/m3.
[050] Segundo realizações preferidas, o Componente A e o Componente B são afetados pela temperatura e o efeito é tal que o Componente A e o Componente B são imiscíveis nas composições de acordo com a presente invenção sob temperaturas abaixo de 50 °C por período de tempo previamente determinado, como é conhecido na técnica, ao contrário de emulsões que são consideradas estáveis sob essas condições.
[051] Segundo realizações preferidas, o Componente A e/ou o Componente B compreendem pelo menos um polímero, tal como um agente de formação de filme que possui peso molecular crítico de entrelaçamento (Mc), de forma que: - quando presente no Componente A, o pelo menos um polímero possui Mc<wMw, em que w = fração em peso e Mw = peso molecular do polímero; e - quando presente no Componente B, o pelo menos um polímero possui Mc<wMw<108 g/mol.
[052] Além disso, segundo realizações preferidas, a viscosidade do pelo menos um polímero do Componente B é de mais de 350 cSt, preferencialmente mais de 500 cSt, preferencialmente mais de 750 cSt e, preferencialmente, mais de 1000 cSt, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[053] O Componente A e o Componente B podem diferir de diversas formas, com base principalmente nas diferentes funcionalidades associadas à Camada A e à Camada B. Quando a Camada A realizar função de aderência ou resistência à transferência, por exemplo, ingredientes de Componente A podem ser selecionados para realizar aderência ou resistência à transferência. De forma similar, quando a Camada A realizar função de aprimoramento da coloração, pelo menos um agente corante pode ser adicionado à Camada A. Além disso, por exemplo, quando a Camada B realizar função de aumento do brilho e/ou fornecer melhor sensação (por exemplo, gerar sensação mais confortável) e/ou fornecer camada de barreira para inibir a transferência de coloração, ingredientes de Componente B podem ser selecionados para realizar propriedades de brilho, lustro, conforto e/ou camada de barreira. Dever-se-á compreender, entretanto, que, na interface de Camada A e Camada B, a interface de Camada A pode possuir propriedades mais associadas à Camada B (por exemplo, brilho), enquanto a Camada B pode possuir propriedades mais associadas à Camada A (por exemplo, adesão).
[054] Segundo realizações preferidas, o Componente A compreende pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto, pelo menos um agente corante ou ambos e a Camada A fornece propriedades de adesão, resistência à transferência e/ou coloração à estrutura com múltiplas camadas. Segundo essas realizações, o Componente B pode compreender pelo menos um agente aprimorador do brilho, pelo menos um agente de conforto e/ou pelo menos um agente de barreira e a Camada B fornece propriedades de brilho, conforto e/ou barreira à estrutura com múltiplas camadas.
[055] Em algumas realizações, as composições compreendem menos de cerca de 1% ou 0,5% de composto fluoretado ou não contêm composto fluoretado.
[056] Segundo realizações preferidas, as composições de acordo com a presente invenção contêm menos de 0,5% de cera e/ou menos de 0,5% de composto fluoretado.
[057] Segundo realizações preferidas, as composições de acordo com a presente invenção não contêm cera e/ou composto fluoretado.
[058] Segundo realizações preferidas, pelo menos um dos mesmos solventes é utilizado no Componente A e no Componente B. Preferencialmente, do total de solvente presente em cada Componente, a maior parte em cada Componente é idêntica.
[059] Segundo realizações preferidas, a razão em peso entre o Componente A e o Componente B é de 1:50 a 1,5:1, 1:75 a 1,5:1, 1:50 a 1,5:1 ou de 1:20 a 1,5:1, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[060] Exemplos de ingredientes aceitáveis adicionados ao Componente A e/ou Componente B são discutidos abaixo.
[061] As composições de acordo com a presente invenção podem compreender pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto. Agentes de formação de filme que contêm silicone e hidrocarboneto são conhecidos na técnica e qualquer agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto pode ser utilizado. Segundo realizações preferidas, pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C) é incluído na composição de acordo com a presente invenção. Preferencialmente, o pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto possui todas as suas temperaturas de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C). A propriedade de Tg do pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto pode resultar de diversas formas conhecidas na técnica, tais como a Tg do próprio agente de formação de filme que contém silicone e/ou hidrocarboneto, a combinação de diferentes agentes de formação de filme para atingir Tg abaixo da temperatura normal do corpo humano ou a combinação de agente(s) de formação de filme e plastificante(s) para atingir Tg abaixo da temperatura normal do corpo humano.
[062] Segundo realizações preferidas, o(s) agente(s) de formação de filme está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,05, 0,1, 0,5, 1, 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20 ou 25% a cerca de 25, 30, 35, 45, 50, 55, 60, 65, 70, 80 ou 90% em peso.
[063] As composições de acordo com a presente invenção podem compreender pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto. Da forma utilizada no presente, “agente de formação de filme que contém hidrocarboneto” designa um agente de formação de filme que compreende pelo menos cerca de 2,5, 5, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 95 ou 99% de hidrocarboneto em peso. Em realizações adicionais, o agente de formação de filme que contém hidrocarboneto compreende menos de cerca de 5 ou 1% de resinas de silicone e, em ainda outras realizações, nenhuma resina de silicone.
[064] Agentes de formação de filme que contêm hidrocarboneto são conhecidos na técnica e qualquer agente de formação de filme que contém hidrocarboneto pode ser utilizado. Segundo realizações preferidas, pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C) é incluído na composição de acordo com a presente invenção. Preferencialmente, o pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto possui todas as suas temperaturas de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C). A propriedade de Tg do pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto pode resultar de diversas formas conhecidas na técnica, tais como a Tg do próprio agente de formação de filme que contém hidrocarboneto, a combinação de diferentes agentes de formação de filme para atingir Tg abaixo da temperatura normal do corpo humano ou a combinação de agente(s) de formação de filme e plastificante(s) para atingir Tg abaixo da temperatura normal do corpo humano.
[065] Exemplos de classes aceitáveis de agentes de formação de filme incluem polímeros acrílicos, copolímeros de acrilato, homopolímeros e copolímeros que contêm vinil pirrolidona (VP), poliuretanos, poliolefinas e suas misturas.
[066] Agentes de formação de filme de polímero acrílico aceitáveis são conhecidos na técnica e incluem, mas sem limitações, os descritos no Pedido de Patente Norte-Americano 2004/0170586 e no Pedido de Patente Norte-Americano 2011/0020263, cujo teor completo é integralmente incorporado ao presente como referência.
[067] “Formadores de filme de polímero acrílico”, da forma utilizada no presente, designa polímeros que são agentes de formação de filme que são baseados em um ou mais monômeros de ácido (meta)acrílico (e (meta)acrilato correspondente) ou monômeros similares. Em realizações adicionais, os formadores de filme de polímero acrílico não contêm um grupo siloxano ou silicone.
[068] Exemplos representativos não limitadores desses agentes de formação de filme incluem copolímeros que contêm pelo menos um monômero apolar, pelo menos um monômero olefinicamente insaturado e pelo menos um monômero com funcionalidade vinílica.
[069] Para os monômeros apolares, monômeros acrílicos que compreendem ésteres acrílicos e metacrílicos com grupos alquila compostos de 4 a 14 átomos de C, são preferencialmente preferidos 4 a 9 átomos de C. Exemplos de monômeros deste tipo são acrilato de n-butila, metacrilato de n- butila, acrilato de n-pentila, metacrilato de n-pentila, acrilato de n-amila, acrilato de n-hexila, metacrilato de hexila, acrilato de n-heptila, acrilato de n-octila, metacrilato de n-octila, acrilato de n-nonila, acrilato de isobutila, acrilato de isooctila, metacrilato de iso-octila e seus isômeros ramificados, tais como acrilato de 2-etil-hexila e metacrilato de 2-etil-hexila.
[070] Para monômeros olefinicamente insaturados, prefere-se utilizar monômeros que possuem grupos funcionais selecionados a partir de hidroxila, carboxila, grupos de ácido sulfônico, grupos de ácido fosfônico, anidridos ácidos, epóxidos e aminas. Exemplos particularmente preferidos de monômeros olefinicamente insaturados incluem ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido itacônico, ácido maleico, ácido fumárico, ácido crotônico, ácido aconítico, ácido dimetilacrílico, ácido beta-acriloiloxipropiônico, ácido tricloroacrílico, ácido vinilacético, ácido vinilfosfônico, ácido itacônico, anidrido maleico, acrilato de hidroxietila, acrilato de hidroxipropila, metacrilato de hidroxietila, metacrilato de hidroxipropila, metacrilato de 6-hidroxietila, álcool alílico, acrilato de glicidila e metacrilato de glicidila.
[071] Para compostos com funcionalidade vinílica, monômeros preferidos incluem monômeros que são copolimerizáveis com um ou ambos os monômeros discutidos anteriormente e incluem, por exemplo, acrilato de metila, acrilato de etila, acrilato de propila, metacrilato de metila, metacrilato de etila, acrilato de benzila, metacrilato de benzila, acrilato de sec-butila, acrilato de terc- butila, acrilato de fenila, metacrilato de fenila, acrilato de isobornila, metacrilato de isobornila, acrilato de terc-butilfenila, metacrilato de terc-butilfenila, metacrilato de dodecila, acrilato de isodecila, acrilato de laurila, acrilato de n- undecila, acrilato de estearila, acrilato de tridecila, acrilato de beenila, metacrilato de ciclo-hexila, metacrilato de ciclopentila, acrilato de fenoxietila, metacrilato de fenoxietila, metacrilato de 2-butoxietila, acrilato de 2-butoxietila, acrilato de 3,3,5- trimetilciclo-hexila, acrilato de 3,5-dimetiladamantila, metacrilato de 4-cumilfenila, acrilato de cianoetila, metacrilato de cianoetila, acrilato de 4-bifenila, metacrilato de 4-bifenila, acrilato de 2-naftila, metacrilato de 2-naftila, acrilato de tetra- hidrofurfurila, acrilato de dietilaminoetila, metacrilato de dietilaminoetila, acrilato de dimetilaminoetila, metacrilato de dimetilaminoetila, acrilato de 2-butoxietila, metacrilato de 2-butoxietila, 3-metoxiacrilato de metila, acrilato de 3-metoxibutila, acrilato de fenoxietila, metacrilato de fenoxietila, metacrilato de 2-fenoxietila, metacrilato de butildiglicol, acrilato de etileno glicol, monometilacrilato de etileno glicol, metacrilato de metoxipolietileno glicol 350, metacrilato de metoxipolietileno glicol 500, monometacrilato de propileno glicol, metacrilato de butoxidietileno glicol, metacrilato de etoxitrietileno glicol, dimetilaminopropilacrilamida, dimetilaminopropilmetacrilamida, N-(1-metilundecil)acrilamida, N-(n- butoximetil)acrilamida, N-(butoximetil)metacrilamida, N-(etoximetil)acrilamida, N- (n-octadecil)acrilamida e também amidas N,N-dialquil-substituídas, tais como N,N-dimetilacrilamida, N,N-dimetilmetacrilamida, N-benzilacrilamidas, N- isopropilacrilamida, N-terc-butilacrilamida, N-terc-octilacrilamida, N- metilolacrilamida, N-metilolmetacrilamida, acrilonitrila, metacrilonitrila, vinil éteres, tais como vinil metil éter, etil vinil éter, vinil isobutil éter, vinil ésteres, tais como acetato de vinila, cloreto de vinila, haletos de vinila, cloreto de vinilideno, haleto de vinilideno, vinilpiridina, 4-vinilpiridina, N-vinilftalimida, N-vinil lactama, N-vinilpirrolidona, estireno, a e p-metilestireno, a-butilestireno, 4-n-butilestireno, 4-n-decilestireno, 3,4-dimetoxiestireno, macromonômeros tais como metacrilato de 2-poliestirenoetila (peso molecular Mw 4000 a 13.000 g/mol) e metacrilato de póli(metacrilato de metila)etila (Mw 2000 a 8000 g/mol).
[072] Um exemplo de polímero acrílico é um copolímero de ácido acrílico, acrilato de isobutila e acetato de isobornila, tal como vendido com os nomes Pseudoblock (Chimex) e Synamer-3. Nesses dois produtos comerciais, o copolímero está presente com solvente em razão 1:1 (50% sólido). Outro formador de filme preferido é poli(metacrilato de isobornila 8 co-acrilato de isobornila co-acrilato de isobutila co-ácido acrílico) a 50% de material ativo em 50% de neopentanoato de octildodecila (Mexomere PAZ da Chimex).
[073] Homopolímeros ou copolímeros de vinilpirrolidona aceitáveis incluem, por exemplo, homopolímeros de vinilpirrolidona reticulados ou não reticulados, tais como o Polímero ACP-10, bem como copolímeros produzidos com alfa-olefina e vinilpirrolidona nos quais, preferencialmente, o copolímero contém vinilpirrolidona e um componente alquila que contém pelo menos uma porção C4-C30 preferencialmente em concentração de 10 a 80%, tal como os disponíveis por meio da Ashland com o nome Ganex, tais como VP/eicoseno (GANEX V-220) e copolímero de VP/tricontanila (GANEX WP660).
[074] Em uma ou mais realizações, a composição cosmética de acordo com a presente invenção pode também conter pelo menos um éster de alta viscosidade. Seus exemplos incluem, mas sem limitações, monoésteres e poliésteres C1-C30 de açúcares e materiais relacionados. Estes ésteres são derivados de açúcar ou porção poliol e uma ou mais porções de ácido carboxílico. Dependendo do componente ácido e açúcar, estes ésteres podem encontrar-se em forma sólida ou líquida à temperatura ambiente. Ésteres líquidos apropriados incluem, mas sem limitações: tetraoleato de glicose, os tetraésteres de glicose de ácidos graxos de óleo de soja (insaturados), os tetraésteres de manose de ácidos graxos de óleo de soja misturados, os tetraésteres de galactose de ácido oleico, os tetraésteres de arabinose de ácido linoleico, tetralinoleato de xilose, pentaoleato de galactose, tetraoleato de sorbitol, hexaésteres de sorbitol de ácidos graxos de óleo de soja insaturados, pentaoleato de xilitol, tetraoleato de sacarose, pentaoleato de sacarose, hexaoleato de sacarose, heptaoleato de sacarose, octaoleato de sacarose e suas misturas. Ésteres sólidos apropriados podem incluir, mas sem limitações: hexaéster de sorbitol em que as porções éster de ácido carboxílico são palmitoleato e araquidato em razão molar 1:2; o octaéster de rafinose em que as porções éster de ácido carboxílico são linoleato e beenato em razão molar 1:3; o heptaéster de maltose em que as porções de ácido carboxílico esterificantes são ácidos graxos de óleo de semente de girassol e lignocerato em razão molar 3:4; o octaéster de sacarose em que as porções de ácido carboxílico esterificantes são oleato e beenato em razão molar 2:6; e o octaéster de sacarose em que as porções de ácido carboxílico esterificantes são laurato, linoleato e beenato em razão molar 1:3:4. Em uma realização, o éster é um poliéster de sacarose em que o grau de esterificação é 7-8, as porções de ácido graxo são C18 mono e/ou bi-insaturado e beênico, em razão molar de insaturados:beênico de 1:7 a 3:5. Em outra realização, o poliéster de açúcar é o octaéster de sacarose em que existem cerca de sete porções de ácido graxo beênico e cerca de porção de ácido oleico na molécula. Outros materiais podem incluir ésteres de ácido graxo de óleo de soja ou óleo de semente de algodão de sacarose.
[075] Em uma ou mais realizações, o éster com alta viscosidade compreende isobutirato acetato de sacarose. Um exemplo de composto de isobutirato acetato de sacarose apropriado é SAIB-100®, disponível comercialmente por meio da Eastman®, Kingsport, Tenn. Este éster possui viscosidade de cerca de 100.000 cps a 30 °C e índice de refração de cerca de 1,5 a 20 °C.
[076] Agentes de formação de filme de polímero acrílico aceitáveis são conhecidos na técnica e incluem, mas sem limitações, os descritos no Pedido de Patente Norte-Americano 2004/0170586 e no Pedido de Patente Norte-Americano 2011/0020263, cujo teor completo é integralmente incorporado ao presente como referência.
[077] As composições de acordo com a presente invenção podem compreender pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone. Da forma utilizada no presente, “agente de formação de filme que contém silicone” designa um agente de formação de filme que contém silicone. Em uma ou mais realizações, “agente de formação de filme que contém silicone” inclui polímeros que contêm pelo menos cerca de 2,5%, 5%, 10%, 20%, 30%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80%, 90%, 95% ou 99% de silicone em peso. Agentes de formação de filme que contêm silicone são conhecidos na técnica e qualquer agente de formação de filme que contém silicone pode ser utilizado. Segundo realizações preferidas, pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C) é incluído na composição de acordo com a presente invenção. Preferencialmente, o pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone possui todas as suas temperaturas de transição em vidro abaixo de 60 °C, preferencialmente abaixo de 55 °C, preferencialmente abaixo de 50 °C e, preferencialmente, abaixo da temperatura normal do corpo humano (37 °C). A propriedade de Tg do pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone pode resultar de diversas formas conhecidas na técnica, tais como a Tg do próprio agente de formação de filme que contém silicone, a combinação de diferentes agentes de formação de filme para atingir Tg abaixo da temperatura normal do corpo humano ou a combinação de agente(s) de formação de filme e plastificante(s) para atingir Tg abaixo da temperatura normal do corpo humano.
[078] Exemplos de classes aceitáveis de agentes de formação de filme que contêm silicone incluem resinas de silicone, copolímeros de acrilato de silicone, copolímeros que contêm vinil pirrolidona (VP), poliuretanos, poliolefinas e suas misturas.
[079] Em uma ou mais realizações, o(s) agente(s) de formação de filme que contém(êm) silicone é(são) selecionado(s) a partir do grupo que consiste em resinas de silicone, copolímeros de acrilato de silicone e suas misturas.
[080] Da forma utilizada no presente, o termo “resina” indica estrutura tridimensional reticulada ou não reticulada. Segundo uma ou mais realizações da presente invenção, o Componente A compreende pelo menos um acrilato de silicone. A nomenclatura da resina de silicone é conhecida na técnica como nomenclatura “MDTQ”, em que uma resina de silicone é descrita de acordo com as diversas unidades de siloxano monoméricas que compõem o polímero. \
[081] Cada letra de “MDTQ” indica um tipo de unidade diferente. A letra “M” indica a unidade monofuncional (CH3)3SiO1/2. Esta unidade é considerada monofuncional, pois o átomo de silicone compartilha apenas um oxigênio quando a unidade for parte de um polímero. A unidade “M” pode ser representada pela estrutura a seguir:
[082] Pelo menos um dos grupos metila da unidade M pode ser substituído por outro grupo, por exemplo, para fornecer uma unidade com a fórmula [R(CH3)2]SiO1/2, conforme representado pela estrutura a seguir: em que R é selecionado a partir de grupos diferentes de grupos metila. Exemplos não limitadores desses grupos diferentes de grupos metila incluem grupos alquila diferentes de grupos metila, grupos alqueno, grupos alquino, grupos hidroxila, grupos tiol, grupos éster, grupos ácidos e grupos éter, em que grupos diferentes de grupos metila podem ser adicionalmente substituídos.
[083] O símbolo D indica a unidade bifuncional (CH3)2SiO2/2 em que dois átomos de oxigênio ligados ao átomo de silicone são utilizados para ligação ao restante do polímero. A unidade “D”, que é o principal bloco de construção de óleos de dimeticone, pode ser representada como:
[084] Pelo menos um dos grupos metila da unidade D pode ser substituído por outro grupo, por exemplo, para fornecer uma unidade com a fórmula [R(CH3)2]SiO1/2.
[085] O símbolo T indica a unidade trifuncional (CH3)SiO3/2 e pode ser representado como:
[086] Pelo menos um dos grupos metila da unidade T pode ser substituído por outro grupo, por exemplo, para fornecer uma unidade com a fórmula [R(CH3)2]SiO1/2.
[087] Por fim, a letra Q indica uma unidade tetrafuncional SiO4/2 na qual o átomo de silício é ligado a quatro átomos de hidrogênio, que são ligados ao restante do polímero.
[088] Desta forma, pode-se fabricar ampla quantidade de polímeros de silicone diferentes. Além disso, seria claro para os técnicos no assunto que as propriedades de cada um dos potenciais polímeros de silicone variarão dependendo do(s) tipo(s) de monômero(s), do(s) tipo(s) de substituição(ões), do tamanho da cadeia polimérica, do grau de retícula e do tamanho de qual(is)quer cadeia(s) lateral(is).
[089] Exemplos não limitadores de polímeros de silicone incluem siloxissilicatos e silsesquioxanos.
[090] Um exemplo não limitador de siloxissilicato é trimetilsiloxissilicato, que pode ser representado pela fórmula a seguir: [(CH3)3xSixO]xX(SiO4/2)y (ou seja, unidades MQ), em que x e y podem, por exemplo, variar de 50 a 80. Silsesquioxanos, por outro lado, podem ser representados pela fórmula a seguir: (CH3SiO3/2).x (ou seja, unidades T), em que x pode, por exemplo, possuir valor de até vários milhares.
[091] A resina MQ, que é disponível por meio da Wacker, General Electric e Dow Corning, é um exemplo de siloxissilicato disponível comercialmente aceitável. Trimetilsiloxissilicato (TMS), por exemplo, é disponível comercialmente por meio da General Electric com o nome comercial SR1000 e da Wacker com o nome comercial TMS 803. TMS é também disponível comercialmente por meio da Dow Chemical em solvente, tal como ciclometicone. Segundo a presente invenção, entretanto, TMS pode ser utilizado na forma de material ativo a 100%, ou seja, não em solvente.
[092] Resinas de silício apropriadas que compreendem pelo menos uma unidade T de acordo com a presente invenção são descritas, por exemplo, nos pedidos de patente norte-americanos publicados n° 2007/0166271, 2011/0038820, 2011/0002869 e 2009/0214458, cujo teor completo é integralmente incorporado ao presente como referência.
[093] Quando a resina de silicone contiver pelo menos uma unidade T, ela pode ser, por exemplo, resina T, MT, MTQ ou MDTQ.
[094] Segundo realizações preferidas, a composição unitária da resina de silicone pode ser de pelo menos 50% de unidades T, pelo menos 70% de unidades T, pelo menos 80% de unidades T ou pelo menos 90% de unidades T.
[095] Nas unidades M, D e T relacionadas como exemplos acima, pelo menos um dos grupos metila pode ser substituído. Segundo realizações preferidas, a pelo menos uma resina de silicone que compreende pelo menos uma unidade trifuncional da fórmula (R)SiO3/2 é selecionada a partir dos silsesquioxanos da fórmula: ((R’)SiO3/2)x, em que x varia de 100 a 500 e R’ é selecionado, independentemente por unidade trifuncional, a partir de um grupo com base em hidrocarboneto que contém de 1 a 10 átomos de carbono ou grupo hidroxila, desde que pelo menos um R’ seja um grupo com base em hidrocarboneto. Segundo realizações preferidas, o grupo com base em hidrocarboneto que contém de 1 a 10 átomos de carbono é um grupo metila. Segundo realizações preferidas, a pelo menos uma resina de silicone que compreende pelo menos uma unidade trifuncional da fórmula (R)SiO3/2 é selecionada a partir dos silsesquioxanos da fórmula: ((R’)SiO3/2)x, em que x varia de 100 a 500 e R’ é selecionado, independentemente por unidade a partir de CH3, um grupo com base em hidrocarboneto que contém de 2 a 10 átomos de carbono, ou um grupo hidroxila, desde que pelo menos um R’ seja um grupo com base em hidrocarboneto.
[096] Segundo realizações preferidas, as resinas T podem conter unidades M, D e Q, de forma que pelo menos 80% molar ou pelo menos 90% molar com relação à quantidade de silicones são unidades T. As resinas T podem também conter grupos hidroxila e/ou alcóxi. As resinas T podem possuir peso total de funções hidroxila que varia de 2% a 10% e peso total de funções alcóxi que pode ser de até 20%; em algumas realizações, o peso total de funções hidroxila varia de 4% a 8% e o peso total de funções alcóxi pode ser de até 10%.
[097] A resina de silicone pode ser selecionada a partir de silsesquioxanos que são representados pela fórmula a seguir: ((CH3)SiO3/2)x, em que x pode ser de até alguns milhares e o grupo CH3 pode ser substituído por um grupo R, conforme descrito anteriormente na definição das unidades T. O número x de unidades T do silsesquioxano pode ser menor ou igual a 500 ou pode variar de 50 a 500, incluindo todas as suas faixas e subfaixas. O peso molecular da resina de silicone pode variar de cerca de 500, 1000, 5000, 10.000, 15.000 ou 20.000 g/mol a cerca de 30.000, 35.000, 40.000, 45.000, 50.000, 75.000 ou 100.000 g/mol, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[098] Como exemplos apropriados dessas resinas de silicone que contêm pelo menos uma unidade T, pode-se fazer menção de: - polissilsesquioxanos da fórmula ((R)SiO3/2)x (unidades T) em que x é maior que 100 e os grupos R podem ser independentemente metila ou outros substituintes conforme definido acima; - polimetilsilsesquioxanos, que são polissilsesquioxanos em que R é um grupo metila; estes polimetilsilsesquioxanos são descritos, por exemplo, na Patente Norte-Americana n° 5.246.694, cujo teor completo é integralmente incorporado ao presente como referência; - polipropilsilsesquioxanos, em que R é um grupo propila; estes compostos e sua síntese são descritos, por exemplo, no pedido de patente WO 2005/075567, cujo teor completo é integralmente incorporado ao presente como referência; e - polifenilsilsesquioxanos, em que R é um grupo fenila. Estes compostos e sua síntese são descritos, por exemplo, no pedido de patente US 2004/0180011, cujo teor completo é integralmente incorporado ao presente como referência.
[099] Exemplos de resinas de polimetilsilsesquioxano disponíveis comercialmente que podem ser mencionadas incluem as vendidas pela companhia Wacker com a referência Resina MK tal como Belsil PMS MK: polímero que compreende unidades de repetição CH3SiO3/2 (unidades T), que podem também compreender até 1% em peso de unidades (CH3)2SiO2/2 (unidades D) e possui peso molecular médio de cerca de 10.000 g/mol. Acredita- se que o polímero se encontre em configuração de “gaiola” e “escada”, conforme representado nas figuras abaixo. O peso molecular médio das unidades em configuração de “gaiola” foi calculado como 536 g/mol. A maior parte do polímero encontra-se na configuração de “escada” com grupos etóxi nas extremidades. Estes grupos etóxi representam 4,5% em massa do polímero. Como esses grupos terminais podem reagir com água, pequena quantidade variável de grupos SiOH pode também estar presente; e pela companhia Shin-Etsu com as referências KR-220L, que são compostas de unidades T da fórmula CH3SiO3/2 e possuem grupos terminais Si--OH (silanol), com a referência KR-242A, que compreendem 98% de unidades T e 2% de unidades D dimetila e possuem grupos terminais Si--OH ou, alternativamente, com a referência KR-251 que compreende 88% de unidades T e 12% de unidades D dimetila e possuem grupos terminais Si--OH.
[100] Exemplos de resinas de polipropilsilsesquioxano disponíveis comercialmente que podem ser mencionadas incluem as vendidas pela companhia Dow Corning com a referência Fluido Dow Corning 670 ou Fluido 680. Tipicamente, esses produtos disponíveis comercialmente são polipropilsilsesquioxano diluído em óleo volátil, tal como óleo de hidrocarboneto volátil ou óleo de silicone volátil como D5. Fluidos Dow Corning 670 e 680 possuem fórmula geral RnSiO(4-n)/2 em que R é independentemente selecionado a partir de um átomo de hidrogênio e um grupo hidrocarboneto monovalente que compreende três átomos de carbono, em que mais de 80% molar de R são grupos propila, n é um valor de 1,0 a 1,4, mais de 60% molar do copolímero compreendem unidades RSiO3/2 e possuem teor hidroxila ou alcóxi de 0,2 a 10% em peso, tal como de 1 a 4% em peso, preferencialmente de 5 a 10% em peso e, de maior preferência, de 6 a 8% em peso. Preferencialmente, a resina de polipropilsilsesquioxano possui peso molecular de cerca de 5.000, 7.000, 10.000, 15.000, 20.000, 25.000 a cerca de 30.000, 50.000, 75.000, 100.000 g/mol e Tg de menos de cerca de 37 °C, cerca de -100, -50, -37 ou -20 a cerca de 37 °C.
[101] Exemplos de resinas de polifenilsilsesquioxano disponíveis comercialmente que podem ser mencionadas incluem as vendidas: - pela companhia Dow Corning com a referência Resina em Flocos Dow Corning 217, que é polifenilsilsesquioxano com grupos terminais silanol; e - pela companhia Wacker com a referência Belsil SPR 45 VP.
[102] Copolímeros de acrilato de silicone apropriados incluem polímeros que compreendem um grupo siloxano e um grupo hidrocarboneto. Em algumas realizações, esses copolímeros de acrilato de silicone compreendem pelo menos cerca de 10%, 20%, 30%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80% ou 90% de silicone em peso. Polímeros apropriados incluem, por exemplo, polímeros que compreendem cadeia principal de hidrocarbonetos, tal como, por exemplo, cadeia principal selecionada a partir de polímeros vinílicos, polímeros metacrílicos e/ou polímeros acrílicos e pelo menos uma cadeia selecionada a partir de grupos siloxano pendentes e polímeros que compreendem uma cadeia principal de grupos siloxano e pelo menos uma cadeia de hidrocarbonetos pendente, tal como grupos vinila, metacrílicos e/ou acrílicos pendentes.
[103] O pelo menos um copolímero de acrilato de silicone pode ser selecionado a partir de copolímeros de silicone e (meta)acrilato, tais como os descritos nas patentes norte-americanas 5.061.481, 5.219.560 e 5.262.087 e no pedido de patente norte-americano 2012/0301415, cujo teor completo é incorporado ao presente como referência.
[104] O pelo menos um copolímero de acrilato de silicone pode ser selecionado a partir de polímeros derivados de copolímeros de silicone não polares que compreendem unidades de repetição de pelo menos uma unidade de (meta)acrilato polar e copolímeros vinílicos enxertados com pelo menos uma cadeia de silicone não polar. Exemplos não limitadores desses copolímeros são copolímeros de dimeticone e acrilatos tais como os disponíveis comercialmente por meio da Shin-Etsu, como os produtos vendidos com os nomes comerciais KP-545 (ciclopentassiloxano (e) copolímero de acrilatos/dimeticone), KP-543 (acetato de butila (e) copolímero de acrilatos/dimeticone), KP-549 (metil trimeticone (e) copolímero de acrilatos/dimeticone), KP-550 (nome INCI: isododecano (e) copolímero de acrilato/dimeticone), KP-561 (copolímero de acrilatos/acrilato de estearila/acrilatos de dimeticone), KP-562 (copolímero de acrilatos/acrilato de beenila/acrilatos de dimeticone) e suas misturas. Exemplos adicionais incluem os copolímeros de acrilato/dimeticone vendidos pela Dow Corning com os nomes comerciais ACRILATO DE SILICONE FA 4001 CM (ciclopentassiloxano (e) copolímero de acrilatos/politrimetilsiloximetacrilato) e ACRILATO DE SILICONE FA 4002 ID (isododecano (e) copolímero de acrilatos/politrimetilsiloximetacrilato) e suas misturas.
[105] Exemplos não limitadores adicionais desses polímeros e sua síntese são descritos, por exemplo, nas Patentes Norte-Americanas 4.972.037, 5.061.481, 5.209.924, 5.849.275 e 6.033.650 e nos pedidos PCT WO 93/23446, WO 95/06078 e WO 01/32737, cujos relatórios descritivos são incorporados ao presente como referência. Estes polímeros podem ser adquiridos de diversas companhias. Uma dessas companhias é a Minnesota Mining and Manufacturing Company, que oferece esses tipos de polímeros com os nomes comerciais polímeros “Silicone Plus” (por exemplo, póli(metacrilato de isobutila-co-metil FOSEA)-g-póli(dimetilsiloxano), vendidos com o nome comercial SA 70-5 IBMMF).
[106] Outros exemplos não limitadores de copolímeros de acrilato de silicone úteis incluem terpolímeros de enxerto de silicone/acrilato, tais como os copolímeros descritos no pedido PCT WO 01/32727, cujo relatório descritivo é incorporado ao presente como referência.
[107] Outros polímeros úteis incluem os descritos na Patente Norte-Americana n° 5.468.477, cuja descrição é incorporada ao presente como referência. Um exemplo não limitador desses polímeros é póli(dimetilsiloxano)- g-póli(metacrilato de isobutila), que é disponível comercialmente por meio da 3M Company com o nome comercial VS 70 IBM.
[108] Copolímeros de acrilato de silicone apropriados incluem copolímeros de silicone/(meta)acrilato, tais como os descritos nas Patentes Norte-Americanas n° 5.061.481, 5.219.560 e 5.262.087, cujos relatórios descritivos são incorporados ao presente como referência. Ainda outros exemplos não limitadores de formadores de filme de silicone são copolímeros de silicone não polares que compreendem unidades de repetição de pelo menos uma unidade de (meta)acrilato polar e copolímeros vinílicos enxertados com pelo menos uma cadeia de silicone não polar. Exemplos não limitadores desses copolímeros são copolímeros de acrilatos/dimeticone tais como os disponíveis comercialmente por meio da Shin-Etsu; por exemplo, o produto vendido com o nome comercial KP-545.
[109] Outros exemplos não limitadores de formadores de filme de silicone apropriados para uso na presente invenção são ésteres de silicone que compreendem unidades das fórmulas (A) e (B), descritas nas Patentes Norte- Americanas n° 6.045.782, 5.334.737 e 4.725.658, cujos relatórios descritivos são incorporados ao presente como referência: Ra REb SiO [4-(a+b)/2] (A); e R’x REy SiO1/2 (B) em que - R e R’, que podem ser idênticos ou diferentes, são independentemente selecionados a partir de grupos hidrocarboneto opcionalmente substituídos; - a e b, que podem ser idênticos ou diferentes, são independentemente um número que varia de 0 a 3, com a ressalva de que a soma de a e b é um número que varia de 1 a 3; - x e y, que podem ser idênticos ou diferentes, são independentemente um número que varia de 0 a 3, com a ressalva de que a soma de x e y é um número que varia de 1 a 3; e - RE, que podem ser idênticos ou diferentes, são independentemente selecionados a partir de grupos que compreendem pelo menos um éster carboxílico.
[110] Segundo as realizações preferidas, grupos RE são selecionados a partir de grupos que compreendem pelo menos um grupo éster formado por meio da reação de pelo menos um ácido e pelo menos um álcool. Segundo realizações preferidas, o pelo menos um ácido compreende pelo menos dois átomos de carbono. Segundo realizações preferidas, o pelo menos um álcool compreende pelo menos dez átomos de carbono. Exemplos não limitadores do pelo menos um ácido incluem ácidos ramificados tais como ácido isoesteárico e ácidos lineares tais como ácido beênico. Exemplos não limitadores do pelo menos um álcool incluem alcoóis mono-hídricos e álcoois póli-hídricos, tais como n-propanol, e eteralcanóis ramificados, tais como (3,3,3- trimetilolpropóxi)propano.
[111] Exemplos não limitadores adicionais do pelo menos um formador de filme de copolímero de acrilato de silicone acima incluem silóxi silicatos líquidos e ésteres de silicone como os descritos na Patente Norte- Americana n° 5.334.737, cujo relatório descritivo é incorporado ao presente como referência, tal como trimetilolpropano siloxissilicato de di-isoestearoíla e trimetilolpropano siloxissilicato de dilauroíla, que são disponíveis comercialmente por meio da General Electric com os nomes comerciais SF 1318 e SF 1312, respectivamente.
[112] Segundo uma ou mais realizações da presente invenção, o Componente A compreende pelo menos um acrilato de silicone e pelo menos uma resina de silicone. Preferencialmente, a pelo menos uma resina de silicone é resina de polipropilsilsesquioxano.
[113] Segundo realizações preferidas, o(s) agente(s) de formação de filme está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,01%, 0,05%, 0,08%, 1%, 2%, 3%, 4%, 5%, 6%, 7%, 8%, 9%, 10%, 11%, 12%, 13%, 14%, 15%, 20%, 25%, 30%, 35% a cerca de 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80% ou 90%. Em uma ou mais realizações, essas quantidades referem-se à quantidade de agente de formação de filme que contém silicone. Em algumas realizações, essas quantidades referem-se à quantidade total de agentes de formação de filme caso haja outros presentes além do pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone. Em realizações adicionais, o(s) agente(s) de formação de filme(s) está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,01% a cerca de 90% em peso, preferencialmente 0,08% a 80% em peso, preferencialmente de 0,1% a 60% em peso do peso total do componente no qual são encontrados, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[114] Em uma ou mais realizações, o Componente B compreende um ou mais compostos de silicone. Da forma utilizada no presente, “composto de silicone” designa um composto que compreende silicone que possui energia de superfície inferior à dos agentes de formação de filme que contêm silicone no Componente A. Em uma ou mais realizações, a expressão designa um composto que pode ser polimérico, que compreende um silício ligado a pelo menos um oxigênio e, em ainda outras realizações, dois oxigênios. Em algumas realizações, o silício é ligado a um hidrocarboneto (por exemplo, linear, ramificado e/ou arila C1-22). Em realizações adicionais, o hidrocarboneto é selecionado a partir do grupo que consiste em metila, etila, propila e fenila. Em uma ou mais realizações, o composto de silicone compreende polidimetilsiloxano (PDMS). Em algumas realizações, o próprio composto de silicone pode ser linear, ramificado ou dendrítico. Em realizações adicionais, o composto de silicone é linear ou substancialmente linear. Em uma ou mais realizações, o composto de silicone compreende terminal de cadeia selecionado a partir do grupo que consiste em hidrocarboneto, álcool, éster, ácido, cetona, amina, amida, epóxi, vinila (por exemplo, grupo alqueno ou alquina), halogênio, hidreto e similares. Em realizações nas quais o composto de silicone compreende polidimetilsiloxano, por exemplo, o composto pode ter extremidade de cadeia encerrada com -OH ou grupo metila.
[115] Em uma ou mais realizações, a expressão “composto de silicone” inclui, mas sem limitações, gomas de silicone, fluidos de silicone, cera de silicone e similares. Os compostos de silicone podem fornecer propriedades à composição (por exemplo, aumentar a qualidade de brilho ou fosca). Em uma ou mais realizações, os compostos de silicone estão presentes em quantidade suficiente para atingir viscosidade de mais de cerca de 1000 cSt e/ou menos de cerca de 22.000.000 cSt. Em algumas realizações, a viscosidade varia de cerca de 1.000, 5.000, 10.000, 20.000, 30.000, 40.000, 50.000 ou 60.000 cSt a cerca de 100.000, 200.000, 300.000, 400.000, 500.000, 600.000, 700.000, 800.000, 900.000, 1.000.000, 5.000.000, 10.000.000 ou 22.000.000 cSt. Em uma ou mais realizações, os compostos de silicone estão presentes em quantidade suficiente para atingir viscosidade que varia de cerca de 10.000, 15.000, 20.000, 25.000, 30.000, 35.000 ou 40.000 a cerca de 60.000, 65.000, 70.000, 80.000, 90.000 ou 100.000.
[116] Segundo realizações preferidas da presente invenção, pelo menos um agente amplificador do brilho pode ser adicionado ao Componente A, Componente B ou ambos. Esses agentes amplificadores do brilho podem fornecer efeito luminoso e/ou fresco às composições descritas no presente, o que pode ser vantajoso no caso de composições de base ou efeito de brilho no caso de composições labiais. Preferencialmente, o agente amplificador do brilho é selecionado a partir do grupo que consiste em agentes que possibilitam o autonivelamento de uma camada, agentes que possuem alto índice de refração ou suas misturas.
[117] Agentes amplificadores do brilho apropriados incluem os compostos portadores de índice de refração que varia de cerca de 1,45 a cerca de 1,60 e peso molecular ponderal médio de menos de 15.000, preferencialmente menos de 10.000 e, preferencialmente, menos de 2000. Exemplos desses agentes incluem, mas sem limitações, silicones fenilados tais como os comercializados com o nome comercial “ABIL AV 8853” pela Goldschmidt, os comercializados com os nomes comerciais “DC 554”, “DC 555”, “DC 556” e “SF 558” pela Dow Corning e os comercializados com o nome comercial “SILBIONE 70633 V 30” pela Rhone-Poulenc.
[118] Exemplos adicionais de silicones fenilados apropriados incluem, mas sem limitações, os comercializados pela Wacker Silicones, tais como BELSIL PDM 20, silicone fenilado com viscosidade a 25 °C de cerca de 20 cSt; BELSIL PDM 200, silicone fenilado com viscosidade a 25 °C de cerca de 200 cSt; e BELSIL PDM 1000, silicone fenilado com viscosidade a 25 °C de cerca de 1000 cSt.
[119] Exemplos adicionais de agentes amplificadores do brilho apropriados incluem, mas sem limitações, policiclopentadieno, dibenzoato de póli(propileno glicol) (nD = 1,5345), aminopropil fenil trimeticone (nD = 1,491,51), tetraoleato de pentaeritritila disponível comercialmente como PURESYN 4E68 (nD = 1,473) da ExxonMobil e miristato de benzil éter PPG-3 disponível comercialmente como CRODAMOL STS (nD = 1,4696) da Croda Inc.
[120] Agentes amplificadores do brilho particularmente preferidos são os silicones fenilados tais como fenil trimeticone e trimetil pentafenil trissiloxano e ésteres como tetraoleato de pentaeritritila e miristato de benzil éter PPG-3.
[121] Agentes aprimoradores do brilho apropriados incluem aqueles que fornecem propriedades autoniveladoras às composições de acordo com a presente invenção. Exemplos apropriados dessas composições incluem, mas sem limitações, as gomas de silicone discutidas abaixo.
[122] A goma de silicone pode corresponder à fórmula: em que: - R7, R8, R11 e R12 são idênticos ou diferentes, cada qual selecionado a partir de radicais alquila que compreendem de 1 a 6 átomos de carbono; - R9 e R10 são idênticos ou diferentes, cada qual selecionado a partir de radicais alquila que compreendem de 1 a 6 átomos de carbono e radicais arila; - X é selecionado a partir de radicais alquila que compreendem de 1 a 6 átomos de carbono, radical hidroxila e radical vinila; - n e p são selecionados de forma a fornecer à goma de silicone viscosidade de 350 cSt a 50.000.000 cSt, preferencialmente de 500 cSt a 40.000.000 cSt, preferencialmente de 750 cSt a 30.000.000 cSt, preferencialmente de 850 cSt a 20.000.000 cSt, preferencialmente de 950 cSt a 18.000.000 cSt e preferencialmente de 1000 cSt a 10.000.000 cSt, incluindo todas as suas faixas e subfaixas. Uma faixa particularmente preferida é de 20.000 cSt a 800.000 cSt, em que 25.000 cSt a 750.000 cSt é de preferência superior.
[123] Geralmente, cada um dentre n e p pode assumir valores que variam de 0 a 10.000, tal como de 0 a 5.000.
[124] Dentre as gomas de silicone que podem ser utilizadas de acordo com a presente invenção, pode-se fazer menção daquelas para as quais: - os substituintes R7 a R12 e X indicam um grupo metila, p = 0 e n = 2700, tal como o produto vendido ou elaborado com o nome SE30 pela companhia General Electric; - os substituintes R7 a R12 e X indicam um grupo metila, p = 0 e n = 2300, tal como o produto vendido ou elaborado com o nome AK 500.000 pela companhia Wacker; os substituintes R7 a R12 indicam um grupo metila e o substituinte X indica um grupo hidroxila, p = 0 e n = 2700, na forma de solução a 13% em ciclopentassiloxano, tal como o produto vendido ou elaborado com o nome Q2-1401 pela companhia Dow Corning; - os substituintes R7 a R12 indicam um grupo metila e o substituinte X indica um grupo hidroxila, p = 0 e n = 2700, na forma de solução a 13% em polidimetilsiloxano, tal como o produto vendido ou elaborado com o nome Q2-1403 pela companhia Dow Corning; e - os substituintes R7, R8, R11, R12 e X representam um grupo metila e os substituintes R9 e R10 indicam um grupo arila, de tal forma que o peso molecular da goma seja de cerca de 600.000, tal como o produto vendido ou elaborado com o nome 761 pela companhia Rhône-Poulenc (Rhodia Chimie).
[125] Em realizações preferidas, a goma de silicone corresponde à fórmula a seguir:
[126] Nesta fórmula, os Si terminais podem também ser diferentes de metila e podem ser indicados por substituições sobre o Si repetido, de forma que o grupo R seja alquila com 1 a 6 átomos de carbono, que pode ser linear, ramificado e/ou funcionalizado, selecionado a partir de metila, etila, propila, isopropila, butila, isobutila, t-butila, amila, hexila, vinila, alila, ciclo-hexila, fenila e suas misturas. As gomas de silicone empregadas na presente invenção podem ser encerradas por grupos triorganossilila da fórmula R’3 em que R’ é um radical de hidrocarbonetos monovalentes que contém de 1 a 6 átomos de carbono, grupos hidroxila, grupos alcoxila e suas misturas.
[127] Segundo realizações preferidas, o Componente B/Camada B compreende pelo menos um agente amplificador do brilho (lustro).
[128] Segundo realizações preferidas, o Componente B/Camada B possui propriedade autoniveladora que resulta em interface mais plana entre a Camada A e a Camada B e/ou entre a Camada B e o ar e essa interface mais plana resulta em propriedades de difração, refração e/ou reflexão da luz para a Camada B que aumentam o brilho da composição.
[129] Segundo realizações preferidas da presente invenção, pelo menos dois compostos de silicone, tais como fluidos de silicone (por exemplo, silicones fenilados descritos acima) e/ou gomas de silicone estão presentes nas composições de acordo com a presente invenção.
[130] Segundo realizações preferidas, quando presente(s), agente(s) que possibilita(m) o autonivelamento de uma camada tal(is) como goma(s) de silicone está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,01% a cerca de 90% em peso, preferencialmente de 1% a 85% em peso, preferencialmente de 5% a 80% em peso do peso total da composição, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[131] Segundo realizações preferidas, quando presente(s), agente(s) que possui(em) alto índice de refração tal(is) como óleo(s) de silicone fenilado(s) está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,05% a cerca de 90% em peso, preferencialmente de 0,1% a 75% em peso, preferencialmente de 1% a 50% em peso do peso total da composição, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[132] Segundo realizações preferidas da presente invenção, pelo menos dois compostos de silicone, tais como fluidos de silicone (por exemplo, silicones fenilados descritos acima) e/ou gomas de silicone estão presentes nas composições de acordo com a presente invenção.
[133] Segundo realizações preferidas, o(s) amplificador(es) de brilho está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,05% a cerca de 90% em peso, preferencialmente de 0,1% a 50% em peso, preferencialmente de 1% a 35% em peso do peso total da composição, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[134] Segundo realizações preferidas da presente invenção, pelo menos um agente amplificador fosco pode ser adicionado ao Componente A, Componente B ou ambos. Com relação ao Componente B, o pelo menos um agente amplificador fosco pode ser adicionado independentemente se o Componente B não for autonivelador e/ou a Camada B possuir propriedades de refração para fornecer propriedades foscas à composição descrita acima.
[135] Agentes amplificadores foscos apropriados incluem, mas sem limitações, cargas matificantes tais como, por exemplo, talco, sílica, elastômeros de silicone, poliamidas e ceras, tais como cera de abelhas e cera de Copernicia cerifera (carnaúba).
[136] Segundo realizações preferidas, o(s) amplificador(es) fosco(s) está(ão) preferencialmente presente(s) em quantidade de cerca de 0,05% a cerca de 90% em peso, preferencialmente de 0,1% a 50% em peso, preferencialmente de 1% a 35% em peso do peso total da composição, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[137] Segundo uma ou mais realizações, as composições descritas no presente compreendem um agente de foco macio. Da forma utilizada no presente, a expressão “foco macio” indica que a aparência visual da pele é mais homogênea e fosca, gerando embaçamento ou ocultamento de imperfeições da pele.
[138] Em algumas realizações, o pelo menos um agente de foco macio pode ser selecionado a partir de partículas de aerogel de sílica hidrofóbica. Aerogéis de sílica são materiais porosos obtidos por meio de substituição (por secagem) do componente líquido de sílica gel com ar.
[139] Partículas de aerogel de sílica hidrofóbicas úteis de acordo com realizações da presente invenção incluem partículas de aerogel de sílica sililada (nome INCI: sililato de sílica). A preparação de partículas de aerogel de sílica hidrofóbica que foram modificadas na superfície por meio de sililação é descrita mais completamente na Patente Norte-Americana n° 7.470.725, incorporada ao presente como referência.
[140] Em diversas realizações, podem ser selecionadas partículas de aerogel de sílica hidrofóbica modificadas na superfície por grupos trimetilsilila. Pode-se selecionar, por exemplo, o aerogel vendido com o nome VM-2260® pela companhia Dow Corning, cujas partículas possuem tamanho médio de cerca de 1000 micra e extensão específica por unidade de massa que varia de 600 a 800 m2/g, ou o aerogel vendido com o nome VM-2270®, também pela companhia Dow Corning, cujas partículas possuem tamanho médio que varia de 5 a 15 micra e extensão específica por unidade de massa que varia de 600 a 800 m2/g. Em outras realizações, podem ser selecionados os aerogéis vendidos pela companhia Cabot com os nomes Aerogel TLD 201®, Aerogel OGD 201®, Aerogel TLD 203®, CAB-O-SIL TS-530, CAB-O-SIL TS-610, CAB-O-SIL TS-720, Enova Aerogel MT 1 100® e Enova Aerogel MT 1200®.
[141] Outros agentes de efeito de foco macio podem ser encontrados em WO 2016/100690, cujo teor completo é incorporado ao presente como referência.
[142] Segundo uma ou mais realizações da presente invenção, as composições compreendem pelo menos um pigmento ou carga, em que o pigmento ou carga é tratado na superfície com trialcoxialquilsilano (por exemplo, trimetoxicaprililsilano ou trietoxicaprililsilano). Essas composições coloridas podem ser composições cosméticas, tais como composições labiais, bases ou sombras para os olhos. O pelo menos um pigmento ou carga tratado na superfície com trialcoxialquilsilano pode ser encontrado no Componente A (ou seja, em conjunto com o agente de formação de filme que contém hidrocarboneto e/ou silicone).
[143] Descobriu-se, surpreendentemente, que essas cargas e pigmentos tratados na superfície são capazes de permanecer estáveis, particularmente no componente A. Embora a formulação geral possa separar-se em fases, os pigmentos e cargas que são tratados na superfície com trialcoxialquilsilano permitem que os pigmentos permaneçam de forma estável em uma fase específica (ou seja, Componente A com os agentes de formação de filme). Outros pigmentos conhecidos podem resultar na separação do pigmento da fórmula, o que claramente não é desejado.
[144] Fornecedores dos pigmentos tratados na superfície são disponíveis por meio da Kobo, Daito Kasei, Gelest, Sensient e Miyoshi.
[145] Em uma ou mais realizações, a composição compreende adicionalmente mais de um pigmento. Os pigmentos adicionais podem ser não tratados, desde que permaneçam estáveis na composição. Em algumas realizações, a composição compreende adicionalmente um pigmento orgânico não tratado.
[146] Em uma ou mais realizações, o pigmento compreende um óxido metálico (que é tratado na superfície com trialcoxialquilsilano). Em realizações adicionais, o óxido metálico compreende óxido de ferro, dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cromo ou suas combinações.
[147] Em realizações alternativas, o pigmento compreende um sulfeto metálico (que é tratado na superfície com trialcoxialquilsilano). Em realizações adicionais, o sulfeto metálico compreende azul ultramarino.
[148] Exemplos representativos de pigmentos minerais incluem dióxido de titânio, óxido de zircônio, óxido de zinco, óxido de cério, óxidos de ferro, óxidos de cromo, violeta de manganês, azul ultramarino, hidrato de cromo, azul férrico, ferrocianeto de amônio férrico, fluoroflogopita etc. Exemplos representativos de pigmentos orgânicos incluem fuligem, pigmentos do tipo D&C e vernizes com base em carmim de cochonilha, bário, estrôncio, cálcio e alumínio.
[149] Exemplos representativos de pigmentos inorgânicos úteis na presente invenção incluem os selecionados a partir do grupo que consiste em dióxido de titânio anatase ou rutílio, codificado no Índice de Coloração com a referência CI 77.891; óxidos de ferro preto, amarelo, vermelho e marrom, codificados com as referências CI 77.499, 77.492 e 77.491; violeta de manganês (CI 77.742); azul ultramarino (CI 77.007); óxido de cromo (CI 77.288); hidrato de cromo (CI 77.289); azul férrico (CI 77.510) e suas misturas.
[150] Exemplos representativos de pigmentos orgânicos e vernizes úteis na presente invenção incluem, mas sem limitações, Vermelho D&C n° 19 (CI 45.170), Vermelho D&C n° 9 (CI 15.585), Vermelho D&C n° 21 (CI 45.380), Laranja D&C n° 4 (CI 15.510), Laranja D&C n° 5 (CI 45.370), Vermelho D&C n° 27 (CI 45.410), Vermelho D&C n° 13 (CI 15.630), Vermelho D&C n° 7 (CI 15.850), Vermelho D&C n° 6 (CI 15.850), Amarelo D&C n° 5 (CI 19.140), Vermelho D&C n° 36 (CI 12.085), Laranja D&C n° 10 (CI 45.425), Amarelo D&C n° 6 (CI 15.985), Vermelho D&C n° 30 (CI 73.360), Vermelho D&C n° 3 (CI 45.430) e tinturas ou vernizes com base em carmim de cochonilha (CI 75.570) e suas misturas.
[151] Cargas apropriadas para tratamento na superfície com trialcoxialquilsilano incluem, mas sem limitações, talco e mica.
[152] O pelo menos um pigmento ou carga tratado na superfície com trialcoxialquilsilano pode estar presente na composição em concentração que varia até 50% em peso do peso total da composição, tal como cerca de 0,01, 0,05, 0,1, 0,5, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 15, 17, 20% a 5, 6, 7, 8, 9, 10, 15, 20, 25, 30, 35 ou 40%. Em realizações nas quais existe mais de um pigmento presente na composição, as quantidades acima indicam a quantidade total de pigmento.
[153] A composição pode compreender adicionalmente uma ou mais cargas. Exemplos dessas cargas incluem, mas sem limitações, talco e mica.
[154] Segundo realizações preferidas da presente invenção, são fornecidas composições que compreendem adicionalmente pelo menos uma substância graxa. Substâncias graxas apropriadas incluem óleo(s) e/ou cera(s). “Óleo” indica qualquer meio não aquoso que seja líquido à temperatura ambiente (25 °C) e pressão atmosférica (760 mm Hg). “Cera”, para os propósitos da presente invenção, é um composto graxo lipofílico que é sólido à temperatura ambiente (25 °C) e altera-se do estado sólido para o líquido de forma reversível, possui temperatura de fusão de mais de 30 °C, por exemplo mais de 45 °C, que pode ser de até 150 °C, dureza de mais de 0,5 MPa à temperatura ambiente e organização cristalina anisotrópica em estado sólido. Tomando-se a cera à sua temperatura de fusão, é possível utilizar a(s) própria(s) cera(s) como veículo(s) e/ou é possível produzir cera(s) miscível(is) com os óleos para formar uma mistura microscopicamente homogênea.
[155] Óleos apropriados incluem óleos voláteis e/ou não voláteis. Esses óleos podem ser qualquer óleo aceitável, incluindo, mas sem limitações, óleos de silicone e/ou óleos de hidrocarbonetos.
[156] Segundo certas realizações, as composições de acordo com a presente invenção compreendem preferencialmente um ou mais óleos de silicone voláteis. Exemplos desses óleos de silicone voláteis incluem óleos de silicone lineares ou cíclicos que possuem viscosidade à temperatura ambiente menor ou igual a 6 cSt e contêm 2 a 7 átomos de silício, em que esses silicones são opcionalmente substituídos por grupos alquila ou alcóxi com 1 a 10 átomos de carbono. Óleos específicos que podem ser utilizados na presente invenção incluem octametiltetrassiloxano, decametilciclopentassiloxano, dodecametilciclo-hexassiloxano, heptametiloctiltrissiloxano, hexametildissiloxano, decametiltetrassiloxano, dodecametilpentassiloxano e suas misturas. Outros óleos voláteis que podem ser utilizados incluem KF 96A com viscosidade de 6 cSt, produto comercial da Shin Etsu que possui ponto de ignição de 94 °C. Preferencialmente, os óleos de silicone voláteis possuem ponto de ignição de pelo menos 40 °C.
[157] Exemplos não limitadores de óleos de silicone voláteis encontram-se relacionados na Tabela 1 abaixo. TABELA 1
[158] Além disso, pode-se empregar óleo de silicone linear volátil na presente invenção. Óleos de silicone linear voláteis apropriados incluem os descritos na Patente Norte-Americana n° 6.338.839 e WO 03/042221, cujo teor completo é incorporado ao presente como referência. Em uma realização, o óleo de silicone linear volátil é decametiltetrassiloxano. Em outra realização, o decametiltetrassiloxano é adicionalmente combinado com outro solvente que é mais volátil que decametiltetrassiloxano.
[159] Segundo certas realizações da presente invenção, a composição preferencialmente compreende um ou mais óleos voláteis não de silicone e pode ser selecionada a partir de óleos de hidrocarbonetos voláteis, ésteres voláteis e éteres voláteis. Exemplos desses óleos não de silicone voláteis incluem, mas sem limitações, óleos de hidrocarboneto voláteis que contêm de 8 a 16 átomos de carbono e suas misturas, particularmente alcanos C8 a C16 ramificados, tais como isoalcanos C8 a C16 (também conhecidos como isoparafinas), iso-hexacecano, isododecano, isodecano e, por exemplo, os óleos vendidos com os nomes comerciais Isopar ou Permethyl. Preferencialmente, os óleos não de silicone voláteis possuem ponto de ignição de pelo menos 40 °C.
[160] Exemplos não limitadores de óleos não de silicone voláteis são fornecidos na Tabela 2 abaixo. TABELA 2
[161] A volatilidade dos solventes/óleos pode ser determinada utilizando a velocidade de evaporação definida na Patente Norte-Americana n° 6.338.839, cujo teor é incorporado ao presente como referência.
[162] Segundo certas realizações da presente invenção, a composição compreende pelo menos um óleo não volátil. Exemplos de óleos não voláteis que podem ser utilizados na presente invenção incluem, mas sem limitações, óleos polares, tais como: - óleos vegetais com base em hidrocarbonetos com alto teor de triglicerídeos, que consistem em ésteres de ácidos graxos de glicerol, em que esses ácidos graxos podem possuir comprimentos de cadeia variados e essas cadeias são possivelmente lineares ou ramificadas, saturadas ou insaturadas; esses óleos são especialmente óleo de gérmen de trigo, óleo de milho, óleo de girassol, manteiga de carité, óleo de rícino, óleo de amêndoa doce, óleo de macadâmia, óleo de damasco, óleo de soja, óleo de canola, óleo de semente de algodão, óleo de alfafa, óleo de papoula, óleo de abóbora, óleo de semente de gergelim, óleo de polpa, óleo de abacate, óleo de avelã, óleo de semente de uva, óleo de semente de groselha preta, óleo de primavera noturna, óleo de milheto, óleo de cevada, óleo de quinoa, óleo de oliva, óleo de centeio, óleo de açafrão, óleo de noz de Iguape, óleo de passiflora ou óleo de almíscar; ou triglicerídeos de ácido cáprico/caprílico, tais como os vendidos pela companhia Stearineries Dubois ou os vendidos com os nomes Miglyol 810, 812 e 818 pela companhia Dynamit Nobel; - óleos sintéticos ou ésteres da fórmula R5COOR6, em que R5 indica um resíduo de ácido graxo superior linear ou ramificado contendo de 1 a 40 átomos de carbono, incluindo de 7 a 19 átomos de carbono, e R6 indica uma cadeia com base em hidrocarboneto ramificada que contém de 1 a 40 átomos de carbono, incluindo de 3 a 20 átomos de carbono, com R6 + R7 > 10, tal como óleo de purcellin (octanoato de cetoestearila), isononanoato de isononila, neopentanoato de octildodecila, benzoato de alquila C12-C15, miristato de isopropila, palmitato de 2-etil-hexila e octanoatos, decanoatos ou ricinoleatos de álcoois ou poliálcoois; ésteres hidroxilados, tais como lactato de isoestearila ou malato de di-isoestearila; e ésteres de pentaeritritol; - éteres sintéticos que contêm de 10 a 40 átomos de carbono; - álcoois graxos C8 a C26, tais como álcool oleílico, álcool cetílico, álcool estearílico e álcool cetearílico; e - suas misturas.
[163] Além disso, exemplos de óleos não voláteis que podem ser utilizados na presente invenção incluem, mas sem limitações, óleos não polares tais como hidrocarbonetos ramificados e não ramificados e ceras de hidrocarbonetos, incluindo poliolefinas, particularmente vaselina (petrolato), óleo de parafina, esqualano, esqualeno, póli-isobuteno hidrogenado, polideceno hidrogenado, polibuteno, óleo mineral, penta-hidrosqualeno e suas misturas.
[164] Segundo realizações preferidas, quando presente, o pelo menos um óleo está presente nas composições de acordo com a presente invenção em quantidade que varia de cerca de 5 a cerca de 60% em peso, de maior preferência cerca de 10 a cerca de 50% em peso, de preferência superior cerca de 15 a cerca de 35% em peso, com base no peso total da composição, incluindo todas as faixas e subfaixas dentro dessas faixas.
[165] Segundo realizações preferidas da presente invenção, as composições de acordo com a presente invenção compreendem adicionalmente pelo menos uma cera. Exemplos preferidos de ceras que podem ser utilizadas de acordo com a presente invenção incluem as geralmente utilizadas no campo de cosméticos; elas incluem ceras de origem natural, tais como cera de abelhas, cera de carnaúba, cera de candelilla, cera de ouricuri, cera japonesa, cera de fibra de cortiça ou cera de cana de açúcar, cera de arroz, cera Montana, cera de parafina, cera de lignita ou cera microcristalina, ceresina ou ozocerita e óleos hidrogenados, tais como óleo de jojoba ou óleo de rícino hidrogenado; ceras sintéticas, tais como as ceras de polietileno obtidas por meio da polimerização ou copolimerização de etileno, e ceras Fischer-Tropsch, ou ésteres de ácidos graxos, tais como estearato de octacosanila, glicerídeos que são concretos a 30 °C, por exemplo a 45 °C.
[166] Segundo realizações particularmente preferidas da presente invenção, as composições de acordo com a presente invenção incluem adicionalmente pelo menos uma cera de silicone. Exemplos de ceras de silicone apropriadas incluem, mas sem limitações, ceras de silicone tais como alquil ou alcoxidimeticones que contêm cadeia alquila ou alcóxi que varia de 10 a 45 átomos de carbono, ésteres de póli(di)metilsiloxano que são sólidos a 30 °C e cuja cadeia éster compreende pelo menos 10 átomos de carbono, tetraestearato de di(1,1,1-trimetilolpropano), que é vendido ou fabricado pela Heterene com o nome HEST 2T-4S; ceras de copolímero de acrilato de silicone alquilado que compreendem pelo menos 40% molar de unidades silóxi que possuem a fórmula (R2R’SiO1/2)x(R”SiO3/2)y, em que x e y possuem valor de 0,05 a 0,95, R é um grupo alquila que contém de 1 a 8 átomos de carbono, grupo arila, grupo carbinol ou grupo amino, R é um hidrocarboneto monovalente que contém 9-40 átomos de carbono, R” é um grupo hidrocarboneto monovalente que contém de 1 a 8 átomos de carbono, grupo arila tal como os descritos no Pedido de Patente Norte-Americano 2007/0149703, cujo teor integral é incorporado ao presente como referência, em que um exemplo específico é alquildimetilsilil C30-C45 polipropilsilsesquioxano; e suas misturas.
[167] Segundo realizações particularmente preferidas da presente invenção, as composições de acordo com a presente invenção incluem adicionalmente pelo menos uma cera de álcool de cadeia longa. Preferencialmente, a pelo menos uma cera de álcool de cadeia longa possui comprimento médio de cadeia de carbono de cerca de 20 a cerca de 60 átomos de carbono, de preferência superior cerca de 30 a cerca de 50 átomos de carbono. Exemplos apropriados de ceras de álcool de cadeia longa incluem, mas sem limitações, as ceras de álcool disponíveis comercialmente por meio da Baker Hughes com o nome comercial Performacol, tais como Performacol 350, 425 e 550. De preferência superior, a cera de álcool de cadeia longa possui faixa de temperatura de fusão de cerca de 93 °C a cerca de 105 °C.
[168] Quando presentes, a(s) cera(s) pode(m) estar presente(s) em quantidade que varia de 1 a 30% em peso com relação ao peso total da composição, tal como de 2 a 20% e, por exemplo, de 3 a 10%, incluindo todas as suas faixas e subfaixas.
[169] Segundo realizações preferidas da presente invenção, são fornecidos métodos de tratamento, cuidado e/ou maquiagem de material queratínico, tal como pele, por meio da aplicação de composições de acordo com a presente invenção ao material queratínico em quantidade suficiente para o tratamento, cuidado e/ou maquiagem do material queratínico. Preferencialmente, “maquiagem” do material queratínico inclui a aplicação de pelo menos um agente corante ao material queratínico em quantidade suficiente para fornecer coloração ao material queratínico.
[170] Segundo ainda outras realizações preferidas, são fornecidos métodos de aprimoramento da aparência de material queratínico por meio da aplicação de composições de acordo com a presente invenção ao material queratínico em quantidade suficiente para aprimorar a aparência do material queratínico.
[171] Segundo realizações preferidas da presente invenção, são fornecidos métodos de aplicação de composições de acordo com a presente invenção a material queratínico (por exemplo, pele e/ou lábios) que compreendem mistura ou combinação da composição de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis e aplicação da composição que compreende os componentes temporariamente miscíveis ao material queratínico. Em uma ou mais realizações, a composição pode ser misturada em uma embalagem de mistura ou pode ser misturada manualmente. Após a aplicação ao material queratínico, os componentes separam-se para formar uma estrutura com múltiplas camadas sobre o material queratínico.
[172] Segundo realizações preferidas da presente invenção, kits que compreendem (1) pelo menos um recipiente; (2) pelo menos um aplicador; e (3) pelo menos uma composição cosmética capaz de formar uma estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico, em que a composição compreende pelo menos dois componentes imiscíveis antes da aplicação.
[173] Segundo as realizações preferidas acima, as composições de acordo com a presente invenção são aplicadas topicamente à área desejada do material queratínico em quantidade suficiente para tratamento, cuidado e/ou maquiagem do material queratínico, para cobrir ou ocultar defeitos associados a material queratínico, imperfeições ou descolorações da pele, ou para aprimorar a aparência do material queratínico. As composições podem ser aplicadas à área desejada conforme o necessário, preferencialmente uma vez por dia, e preferencialmente mantida para secar antes da submissão a contato, tal como com roupas ou outros objetos. Preferencialmente, a composição é mantida para secar por cerca de 4 minutos ou menos, de maior preferência por cerca de 2 minutos ou menos.
[174] Além disso, de acordo com as realizações preferidas acima, composições são preferencialmente contidas em um recipiente apropriado para composições cosméticas. Formas apropriadas desses recipientes incluem, mas sem limitações, qualquer forma geométrica, tal como quadrada, retangular, piramidal, oval, circular, semiesférica etc. Adicionalmente, o recipiente pode ser elaborado com material flexível ou inflexível.
[175] De forma similar, qualquer aplicador apropriado para aplicação de composições cosméticas pode ser utilizado de acordo com a presente invenção, em que exemplos apropriados de tipos de aplicadores incluem, mas sem limitações, escova, palito, almofada, roll-on etc.
[176] Preferencialmente, (1) o recipiente é capaz de misturar ou combinar a composição de acordo com a presente invenção, de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis; (2) o aplicador é capaz de misturar ou combinar a composição de acordo com a presente invenção, de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis; ou (3) o recipiente e o aplicador trabalhando em conjunto são capazes de misturar ou combinar a composição de acordo com a presente invenção, de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis de acordo com as realizações preferidas acima. Recipiente flexível, por exemplo, em virtude da sua flexibilidade, poderá criar forças suficientes quando manipulado para misturar ou combinar temporariamente a composição de acordo com a presente invenção, de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis; um aplicador, em virtude do seu projeto, poderá criar forças suficientes quando retirado do recipiente para misturar ou combinar temporariamente a composição de acordo com a presente invenção, de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis; ou (3) um recipiente inflexível e um aplicador em virtude dos seus elementos de projeto sinérgicos poderão criar forças suficientes quando o aplicador for retirado do recipiente para misturar ou combinar temporariamente a composição de acordo com a presente invenção, de forma que os componentes imiscíveis sejam temporariamente miscíveis.
[177] A menos que indicado em contrário, todos os números que expressam quantidades de ingredientes, condições de reação e assim por diante utilizados no presente relatório descritivo e nas reivindicações devem ser compreendidos como sendo modificados, em todos os casos, pela expressão “cerca de”. Consequentemente, a menos que indicado em contrário, os parâmetros numéricos descritos no relatório descritivo e nas reivindicações anexas são aproximações que podem variar, dependendo das propriedades desejadas que se pretende obter por meio da presente invenção.
[178] Não obstante o fato de que as faixas numéricas e os parâmetros que definem o espectro amplo da presente invenção são aproximações, os valores numéricos estabelecidos nos exemplos específicos são relatados na forma mais precisa possível. Qualquer valor numérico contém inerentemente, entretanto, certos erros necessariamente resultantes do desvio padrão encontrado nas suas medições correspondentes. Os exemplos a seguir destinam-se a ilustrar a presente invenção sem limitar o escopo como resultado. Os percentuais são fornecidos com base em peso.
[179] Foram preparadas diversas fórmulas de batom líquido que contêm os ingredientes exibidos abaixo na Tabela 3. A mistura de pigmento e óleo (isododecano) foi processada para criar uma dispersão de pigmento. A mistura foi processada utilizando-se um moinho Disconti até que a dispersão passasse pelo teste Hegman Gauge (ASTM D1210-05). Dimeticonol e dimeticones foram misturados com alto corte até tornarem-se homogêneos. Em seguida, a dispersão de pigmento, a mistura de silicone e os ingredientes restantes foram combinados em agitação à temperatura ambiente até a obtenção de composição líquida homogênea. As composições foram transferidas para recipientes e/ou aplicadores desejados.
[180] Os pigmentos avaliados foram os seguintes: - pigmentos tradicionais; - pigmentos NAI - estearoil glutamato dissódico a 3% (e) hidróxido de alumínio a 0,5%; - pigmentos AS - copolímero de acrilatos/dimeticone (5%); e - pigmentos OTS - trietoxicaprililsilano (2%)/trietoxicaprililsilano (2%), alumina (1,1%) e sílica (0,4%). TABELA 3
[181] Fórmulas:
[182] Utilizou-se um teste de centrifugação para determinar a estabilidade dos pigmentos nas fórmulas acima. Separação após centrifugação indica instabilidade e, portanto, geralmente não é desejada. As fórmulas acima foram misturadas a mão e 6 ml foram transferidos para um tubo de centrifugação plástico de 15 ml. As amostras foram centrifugadas por 25 minutos a 2800G (Centrífuga IEC C130 da Thermo Electron Corporation). As amostras foram avaliadas em seguida para separação de pigmentos. Todos os pigmentos exibiram assentamento preto e branco, exceto por pigmentos tratados com trietoxicaprililsilano.
[183] As fórmulas acima foram mantidas em assentamento sem rompimento. Após 24 horas, as fórmulas foram avaliadas visualmente para determinar a uniformidade da tonalidade. Todos os pigmentos possuem tonalidade não uniformizada a granel 24 horas após a preparação, exceto por pigmentos tratados com trietoxicaprililsilano.
[184] Conforme observado de cima, somente as fórmulas com pigmentos tratados com trietoxicaprililsilano foram estáveis.
Claims (15)
1. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA capaz de formar estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico, caracterizada por compreender: a. Componente A que compreende: i. 0,01% a 60% em peso com relação ao peso total da composição de pelo menos um agente formador de filme contendo silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro que é inferior à temperatura normal do corpo humano; ii. pelo menos um pigmento ou carga, em que o pigmento ou carga é tratado na superfície com trialcoxialquilsilano; e b. Componente B que compreende: i. 0,01% a 90% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone em quantidades suficientes para atingir viscosidade de 1000 cSt a 10.000.000 cSt; em que o Componente A e o Componente B são imiscíveis; e em que a composição cosmética é anidra, em que o Componente A e Componente B são separados na composição cosmética, e em que, antes da aplicação ao material queratínico, a composição cosmética é misturada de forma que o Componente A e o Componente B sejam temporariamente miscíveis mediante aplicação ao material queratínico e, após aplicação ao material queratínico, o Componente A se separa do Componente B para formar uma estrutura de múltiplas camadas sobre o material queratínico compreendendo a Camada A correspondente ao Componente A e a Camada B correspondente ao Componente B, e em que a razão em peso entre agente(s) de formação de filme que contém(êm) hidrocarboneto e/ou silicone no Componente A e composto(s) de silicone no Componente B é de 1:50 a 50:1.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo pigmento estar presente em quantidade de 1% a 15% em peso com relação ao peso total da composição.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo pigmento tratado na superfície ser parte de Componente A.
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo pigmento compreender óxido metálico ou sulfeto metálico, ou pigmento orgânico, em que o óxido metálico compreende óxido de ferro, dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cromo ou suas combinações, em que o sulfeto metálico compreende azul ultramarino, em que o pigmento orgânico compreende azul 1, amarelo 5, amarelo 6, vermelho 33, vermelho 6, vermelho 7, vermelho 36, vermelho 28, vermelho 22 ou suas combinações.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo trialcoxialquilsilano compreender trietoxicaprilil silano.
6. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por compreender adicionalmente segundo pigmento, em que o segundo pigmento é um pigmento orgânico não tratado.
7. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo Componente A compreender 15% a 60% em peso com relação ao peso total da composição, em que o Componente A compreende pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone selecionado a partir do grupo que consiste em resina de silicone, copolímero de acrilato de silicone e suas misturas, em que opcionalmente o pelo menos um agente de formação de filme que contém silicone compreende silsesquioxano.
8. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo Componente B compreender 0,01% a 80% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone em quantidades suficientes para atingir viscosidade de 1000 cSt a 900.000 cSt, em que o composto de silicone compreende pelo menos um polímero selecionado a partir do grupo que consiste em goma de silicone, fluido de silicone e suas misturas.
9. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo Componente A compreender pelo menos um agente de formação de filme que contém hidrocarboneto selecionado a partir do grupo que consiste em polissacarídeos, ésteres de alta viscosidade, polibutenos, póli- isobutenos, butenos póli-hidrogenados, polímeros acrílicos, copolímeros de acrilato, copolímeros e homopolímeros que contêm vinil pirrolidona (VP), poliuretanos, poliolefinas e suas misturas.
10. KIT, caracterizado por compreender: (a) a composição cosmética conforme definida na reivindicação 1; (b) pelo menos um recipiente que contém a composição cosmética conforme definida na reivindicação 1; e (c) pelo menos um aplicador.
11. KIT, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada por o pelo menos um recipiente ser configurado para misturar a composição cosmética.
12. MÉTODO DE APLICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, conforme definida na reivindicação 1 a um material queratínico, caracterizado por compreender a mistura da composição cosmética para formar uma composição misturada na qual o Componente A e o Componente B são temporariamente miscíveis e aplicação da composição misturada ao material queratínico.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo material queratínico compreender lábio.
14. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA capaz de formar estrutura com múltiplas camadas após aplicação a material queratínico, caracterizada por compreender: a. Componente A que compreende: i. 20% a 40% em peso com relação ao peso total da composição de pelo menos um agente de formação de filme contendo silicone e/ou hidrocarboneto que possui pelo menos uma temperatura de transição em vidro que é inferior à temperatura normal do corpo humano e selecionado a partir do grupo que consiste em silsesquioxanos, copolímeros de acrilato e suas combinações; e ii. 1% a 8% com relação ao peso total da composição de pelo menos um pigmento de óxido metálico tratado na superfície com trietoxicaprilil silano; b. Componente B que compreende pelo menos uma cera de silicone selecionada do grupo que consiste em alquildimeticonas, alcoxidimeticones que contêm cadeia alquila ou alcóxi contendo de 10 a 45 átomos de carbono, e suas misturas, e 10% a 30% em peso com relação ao peso total da composição de um ou mais compostos de silicone selecionados a partir do grupo que consiste em dimeticone, dimeticonol e suas combinações, em quantidades suficientes para atingir viscosidade de 1000 cSt a 900.000 cSt; em que o Componente A e o Componente B são imiscíveis; em que a composição cosmética é anidra, em que o Componente A e Componente B são separados na composição cosmética, e em que, antes da aplicação ao material queratínico, a composição cosmética é misturada de forma que o Componente A e o Componente B sejam temporariamente miscíveis mediante aplicação ao material queratínico e, após aplicação ao material queratinoso, o Componente A se separa do Componente B para formar uma estrutura de múltiplas camadas sobre o material queratínico compreendendo a Camada A correspondente ao Componente A e a Camada B correspondente ao Componente B, e em que a razão em peso entre agente(s) de formação de filme que contém(êm) hidrocarboneto e/ou silicone no Componente A e composto(s) de silicone no Componente B é de 50:1 a 1:2.
15. MÉTODO DE APLICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, conforme definida na reivindicação 14 a um material queratínico, caracterizado por compreender a mistura da composição cosmética para formar uma composição misturada na qual o Componente A e o Componente B são temporariamente miscíveis e aplicação da composição misturada ao material queratínico.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US15/720,341 | 2017-09-29 | ||
US15/720,341 US10952954B2 (en) | 2017-09-29 | 2017-09-29 | Cosmetic compositions capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material |
PCT/US2018/053134 WO2019067726A1 (en) | 2017-09-29 | 2018-09-27 | COSMETIC COMPOSITIONS THAT CAN FORM A MULTILAYER STRUCTURE AFTER APPLICATION TO A KERATINIC MATERIAL |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112020006163A2 BR112020006163A2 (pt) | 2020-10-20 |
BR112020006163B1 true BR112020006163B1 (pt) | 2023-06-06 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10772806B2 (en) | Liquid lipstick compositions capable of forming a multilayer structure after application to lips | |
JP7463274B2 (ja) | ケラチン物質に塗布した後に多層構造を形成することができる化粧料組成物 | |
KR102467005B1 (ko) | 케라틴 물질에 도포 후 다층 구조물을 형성할 수 있는 화장용 조성물 | |
US10369387B2 (en) | Cosmetic compositions capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material | |
US10780040B2 (en) | Cosmetic compositions which are homogenous in the bulk and capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material | |
JP2023036589A (ja) | ケラチン物質に塗布した後に多層構造を形成することができる化粧料組成物 | |
US11464731B2 (en) | Cosmetic compositions capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material | |
BR112020006163B1 (pt) | Composições cosméticas, kit e métodos de aplicação das composições cosméticas | |
BR112020006165B1 (pt) | Composições cosméticas, kit, métodos de aplicação das composições cosméticas | |
US11712412B2 (en) | Cosmetic compositions capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material | |
US20180243202A1 (en) | Cosmetic compositions capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material | |
US20230346685A1 (en) | Cosmetic compositions capable of forming a multilayer structure after application to a keratinous material |