BR112020004033B1 - Ferramenta de fresagem, método de obstrução e abandono de um furo de poço e seção de remoção de cortes de metal - Google Patents

Ferramenta de fresagem, método de obstrução e abandono de um furo de poço e seção de remoção de cortes de metal Download PDF

Info

Publication number
BR112020004033B1
BR112020004033B1 BR112020004033-9A BR112020004033A BR112020004033B1 BR 112020004033 B1 BR112020004033 B1 BR 112020004033B1 BR 112020004033 A BR112020004033 A BR 112020004033A BR 112020004033 B1 BR112020004033 B1 BR 112020004033B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
milling
section
cylinder
milling tool
magnetic element
Prior art date
Application number
BR112020004033-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020004033A2 (pt
Inventor
Jan Stangeland
Original Assignee
Norse Oiltools As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from NO20171418A external-priority patent/NO343705B1/en
Application filed by Norse Oiltools As filed Critical Norse Oiltools As
Publication of BR112020004033A2 publication Critical patent/BR112020004033A2/pt
Publication of BR112020004033B1 publication Critical patent/BR112020004033B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção se refere a uma ferramenta de fresagem (1) para um furo de poço, compreendendo uma seção de fresagem (2) e uma seção de remoção de cortes de metal (3); a seção de fresagem (2) compreendendo elementos de fresagem radialmente dispostos (4); e a seção de remoção de cortes de metal (3) possuindo uma primeira extremidade (5) e uma segunda extremidade (6) e compreendendo um elemento magnético configurado em cilindro (7), um dispositivo de geração de rotação (8) e um elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9); em que a primeira extremidade (5) é conectada para a seção de fresagem; o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) é disposto em torno do elemento magnético configurado em cilindro (7); o dispositivo de geração rotação (8) é operativamente conectado para o elemento magnético configurado em cilindro (7) ou para o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9); em que o elemento magnético configurado em cilindro (7) e o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) são rotacionáveis relativamente um para o outro em torno de uma linha central comum (C), e configurados de maneira tal que acúmulo de cortes de metal sobre o elemento magnético configurado em cilindro durante utilização é guiado pelo elemento de guia longitudinal configurado em hélice em direção da segunda (...).

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente invenção se refere para o campo de ferramentas de fresagem (trituração), e mais especificamente para uma ferramenta de fresagem e para um método de utilização de referida ferramenta de fresagem.
ANTECEDENTES
[0002] A indústria offshore de petróleo e gás encara uma demanda crescente a partir de governos e de instituições reguladoras para vedação/obstrução permanentemente de poços improdutivos. Poços improdutivos ou abandonados que não são permanentemente obstruídos representam uma grande e potencial ameaça ambiental.
[0003] Em uma operação de obstrução e abandono normal (P&A), uma seção do revestimento(s) de poço em um furo de poço é fresada e um plugue de cimento é subsequentemente assentado em referida seção para permanentemente vedar o poço. A operação de fresagem produz grandes quantidades de cortes de metal que podem interferir tanto na operação de fresagem em si mesma, quanto na subsequente operação de cimentação de plugue. Ao contrário da maior parte das operações desempenhadas em poços de pré- produção e produção, P&A não realmente requer que os cortes de metal (frequentemente chamados limalha de ferro) venham a ser removidos a partir do furo de poço depois da realização de uma operação de fresagem/corte, na medida em que um poço obstruído e abandonado não contém qualquer equipamento de poço, tal como um Preventor de Explosão (BOP), que pode ser danificado pela presença de cortes de metal. O único requerimento é o de que os cortes de metal venham a ser removidos a partir da área da seção de poço na qual o plugue é assentado. Isto é para evitar que cortes de metal estejam presentes na seção fresada, na medida em que os cortes podem comprometer a ou interferir com a operação de cimentação de plugue provocando vedação imprópria do furo de poço. Vários equipamentos e métodos de P&A são compreensivelmente revistos por Thomas Ringe na tese “Section milling during plug and abandonment of petroleum wells”, Faculty of Science and Technology, University of Stavanger.
[0004] Para evitar transportamento da parte superior de cortes de metal, várias ferramentas e métodos de fresagem foram propostos. Evitação de manipulação de parte superior de tais cortes de metal é altamente vantajoso na medida em que é consumidora de tempo/dispendiosa, requer equipamento de manipulação adicional e proporciona um número de problemas de HSE. Estas ferramentas e métodos de fresagem do estado da técnica possuem duas características em comum; a fresagem de seção é desempenhada enquanto movimentando a ferramenta em uma direção ascendentemente dentro do furo de poço e os cortes de metal produzidos são depositados/transportados adicionalmente para baixo no furo de poço.
[0005] A patente norte-americana número US 6679328 B2 descreve uma ferramenta de fresagem para fresagem de uma seção de revestimento. A fresagem é desempenhada enquanto puxando a ferramenta de fresagem em uma direção ascendente pela utilização de um mecanismo de empurrão hidráulico. Os cortes de metal produzidos são movimentados descendentemente para o furo de poço pela utilização de um trado em espiral.
[0006] O pedido de patente internacional número WO 2010/120108 A1 descreve uma ferramenta de fresagem para fresagem de uma seção de revestimento. A fresagem é desempenhada enquanto puxando a ferramenta de fresagem em uma direção ascendente presumivelmente pela utilização de um tubo de broca. Os cortes de metal produzidos são movimentados descendentemente para o furo de poço pela utilização de um conduíte de fluido e opcionalmente um trado em espiral.
[0007] A presente invenção proporciona uma ferramenta de fresagem, em que pelo menos algumas das desvantagens do estado da técnica são aliviadas ou evitadas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0008] A presente invenção é definida pelas reivindicações de patente anexadas e na descrição a seguir.
[0009] Em um primeiro aspecto, a presente invenção proporciona uma ferramenta de fresagem para furos de poço, compreendendo uma seção de fresagem e uma seção de remoção de cortes de metal; - a seção de fresagem compreendendo elementos de fresagem radialmente dispostos; e: - a seção de remoção de cortes de metal possuindo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade e compreendendo um elemento magnético configurado em cilindro, um dispositivo de geração de rotação e um elemento de guia longitudinal configurado em hélice; em que: o a primeira extremidade é conectada para a seção de fresagem; o o elemento de guia longitudinal configurado em hélice é disposto em torno do elemento magnético configurado em cilindro; o o dispositivo de geração rotação é operativamente conectado para o elemento magnético configurado em cilindro ou para o elemento de guia longitudinal configurado em hélice; em que: o elemento magnético configurado em cilindro e o elemento de guia longitudinal configurado em hélice são rotacionáveis em relação um ao outro em torno de uma linha central comum, e configurados de maneira tal que acúmulo de cortes de metal sobre o elemento magnético configurado em cilindro durante utilização é guiado pelo elemento de guia longitudinal configurado em hélice em direção à segunda extremidade da seção de remoção de cortes de metal quando o dispositivo de geração de rotação é operado.
[0010] O dispositivo de geração de rotação é preferivelmente conectado para o elemento de guia longitudinal configurado em hélice.
[0011] O elemento magnético configurado em cilindro é preferivelmente rigidamente conectado para a seção de fresagem, de maneira tal que o elemento magnético corrotaciona com a seção de fresagem. O elemento de guia longitudinal configurado em hélice é feito em um material não magnético adequado.
[0012] A seção de fresagem é rotacionável em relação a um furo de poço, preferivelmente por uma coluna de poço ou tubo de broca conectada. Alternativamente, a seção de fresagem é rotacionada por um segundo dispositivo de geração de rotação, tal como qualquer tipo adequado de motor hidráulico ou elétrico.
[0013] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, a seção de remoção de cortes de metal é configurada de maneira tal que o acúmulo de cortes de metal sobre o elemento magnético configurado em cilindro durante utilização é empurrado para fora da ferramenta de fresagem, e preferivelmente adicionalmente para baixo para o furo de poço. Em todas as concretizações, a seção de remoção de cortes de metal é configurada de maneira tal que acúmulo de cortes de metal sobre o elemento magnético configurado em cilindro é empurrado para fora da seção de fresagem.
[0014] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, a seção de fresagem compreende múltiplos bocais para lama de perfuração, ou bocais de lama de perfuração, as saídas dos bocais são dispostas de maneira tal que cortes de metal formados/produzidos durante uma operação de perfuração são guiados em direção à seção de remoção de cortes de metal durante utilização. Preferivelmente, os bocais são dispostos para ejetar lama de perfuração na direção descendentemente do furo de poço. O fluxo de lama de perfuração a partir dos bocais contribui para empurrar os cortes de metal para baixo para o furo de poço. Os bocais múltiplos são preferivelmente radialmente dispostos na circunferência da seção de fresagem.
[0015] Em uma concretização, a ferramenta de fresagem compreende uma passagem central, por exemplo, um conduíte de fluido ao longo da linha central da ferramenta, para suprimento de lama de perfuração para os bocais de lama de perfuração, para movimentação dos cortadores para a posição ativada, e/ou para tração do dispositivo de geração de rotação.
[0016] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, uma seção de extremidade do raspador, a seção de extremidade sendo distal para a seção de fresagem, é disposta em torno de um elemento não magnético configurado em cilindro. O elemento não magnético se estende por uma distância a partir do elemento magnético, a distância sendo suficiente para eliminar a atração magnética entre os cortes de metal e o elemento magnético configurado em cilindro.
[0017] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, os elementos de perfuração dispostos radialmente são múltiplos cortadores radialmente dispostos. Preferivelmente, de três a oito cortadores. Em uma concretização, a seção de fresagem compreende um revestimento cilíndrico no qual os cortadores são dispostos. Os cortadores podem estar em uma posição não ativada, em que os cortadores são retraídos no alojamento ou seção de fresagem, e uma posição ativada, em que os cortadores são radialmente estendidos. Em uma concretização, os cortadores são movimentados para a posição ativada por pressão hidráulica proporcionada pela lama de perfuração.
[0018] Em uma concretização, a ferramenta de fresagem é para utilização em operações de obstrução e abandono. Preferivelmente, a ferramenta de fresagem é uma seção de fresa para fresagem de uma seção radial de todas as colunas de revestimento em uma operação de obstrução e abandono.
[0019] Em uma concretização, a seção de fresagem é disposta em um nível acima da seção de remoção de cortes de metal durante utilização.
[0020] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, o dispositivo de geração de rotação é um motor hidráulico, preferivelmente um motor operado por lama de perfuração, ou um elemento de centralização antitorque. O motor operado por lama de perfuração é preferivelmente um motor de palhetas.
[0021] O elemento de centralização antitorque é conectado para o elemento de guia longitudinal configurado em hélice e tem capacidade para interagir com uma superfície interna de um furo de poço, de maneira tal que o elemento de guia longitudinal configurado em hélice é mantido (segurado) substancialmente rotativamente estacionário em relação ao elemento magnético configurado em cilindro quando referido elemento magnético rotaciona juntamente com a seção de fresagem.
[0022] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, o dispositivo de geração de rotação é um motor hidráulico ou elétrico, preferivelmente um motor operado por lama de perfuração, disposto na segunda extremidade da seção de remoção de cortes de metal e operativamente conectado para rotacionar o elemento de guia longitudinal configurado em hélice em relação ao elemento magnético.
[0023] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, a seção de fresagem ou a seção de remoção de cortes compreende uma extremidade de conexão distal para a seção de remoção de cortes ou para a seção de fresagem, respectivamente, a extremidade de conexão sendo adequada para conexão da ferramenta para um cabo de aço, um cabo de força, um umbilical, uma coluna de perfuração, um tubo de broca ou uma tubulação bobinada.
[0024] Em uma concretização da ferramenta de fresagem, a seção de fresagem compreende uma extremidade de conexão distal para a seção de remoção de cortes de metal, a extremidade de conexão sendo adequada para conexão da ferramenta para um cabo de aço, um cabo de força, um umbilical, uma coluna de perfuração, um tubo de broca ou uma tubulação bobinada.
[0025] Em um segundo aspecto, a presente invenção proporciona um método de obstrução e abandono de um furo de poço, compreendendo as etapas de: - abaixar uma ferramenta de fresagem em conforme definida em qualquer concretização do primeiro aspecto da presente invenção para o furo de poço; e - perfurar uma seção radial através de todas as colunas de revestimento presentes no furo de poço durante movimentação da ferramenta de fresagem em uma direção descendente, enquanto simultaneamente empurrando cortes de metal a partir da fresagem para fora da ferramenta de fresagem e adicionalmente para baixo para o furo de poço.
[0026] Em uma concretização, o método compreende as etapas de: - recuperar a parte superior (lateral de topo) de ferramenta de fresagem; e: - realizar as operações requeridas para cimentação de um plugue na seção radial fresada.
[0027] O termo “cortes de metal” é intencionado para significar algum tipo de detritos e partículas de metal, comumente chamado de “limalhas” produzido durante uma operação de fresagem.
[0028] O termo “elementos de fresagem é intencionado para significar qualquer tipo de característica de fresagem de borda afiada que pode ser disposta sobre uma ferramenta de fresagem para esmerilhamento/corte de lixo, revestimentos, etc., presentes em um furo de poço.
CURTA DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0029] A presente invenção é descrita em detalhes por referência para os Desenhos das Figuras a seguir.
[0030] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma primeira concretização de uma ferramenta de fresagem em concordância com a presente invenção.
[0031] A Figura 2 é uma vista lateral de seção transversal da ferramenta de fresagem na Figura 1.
[0032] A Figura 3 é uma vista de seção transversal expandida da seção de fresagem da ferramenta de fresagem na Figura 1 e na Figura 2.
[0033] A Figura 4 é uma vista de seção transversal expandida do dispositivo de geração de rotação da ferramenta de fresagem na Figura 1 e na Figura 2.
[0034] A Figura 5 é uma vista expandida do dispositivo de geração de rotação de uma segunda concretização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0035] Uma primeira concretização de uma ferramenta de fresagem em concordância com a presente invenção é mostrada nas Figuras 1 - 4.
[0036] A ferramenta de fresagem da presente invenção é particularmente adequada para fresagem de seção em operações de obstrução e abandono (P&A). Como em oposição para as ferramentas de fresagem do estado da técnica, a ferramenta de fresagem em concordância com a presente invenção tem capacidade para desempenhar fresagem em uma direção descendente enquanto ao mesmo tempo empurrando/guiando cortes de metal produzidos adicionalmente para baixo no furo de poço. Adicionalmente, a presente ferramenta de fresagem evita ou alivia a interferência de cortes de metal produzidos com a fresagem em si mesma, isto é, os cortes de metal são prevenidos de vir a se aninhar/entupir os cortadores.
[0037] A ferramenta de fresagem compreende uma seção de fresagem 2 e uma seção de remoção de cortes de metal 3. A seção de fresagem apresenta quatro cortadores radialmente dispostos (isto é, elementos de fresagem) adequados para fresagem de um revestimento de furo de poço. Os cortadores podem se movimentar entre uma posição passiva e uma posição ativa. Na posição passiva, como mostrada nas Figuras 1 - 3, os cortadores estão retraídos para a seção de fresagem. Os cortadores são pré-tensionados para a posição passiva por uma mola 11, e sobre ativação por pressão de lama de perfuração por intermédio da passagem 12, uma montagem de pistão 18 irá empurrar os cortadores radialmente para o exterior para uma posição ativa, na qual os cortadores estão em contato com um revestimento de furo de poço para ser cortado e fresado. Várias soluções para projeto de seções de fresagem com cortadores retráteis, e bem como o projeto dos cortadores em si mesmos, são bem conhecidos pela pessoa especializada no estado da técnica e são descritos, por exemplo, no pedido de patente internacional número WO 95/03473, na patente norte- americana número US 5265675 A, no pedido de patente norte- americano número US 2015/0129195 A1 e no pedido de patente internacional número WO 2016/108837 A1.
[0038] A seção de remoção de cortes de metal 3 possui uma primeira extremidade 5 e uma segunda extremidade 6 e compreende um elemento magnético configurado em cilindro 7, um motor de palhetas 8 (isto é, um dispositivo de geração de rotação) e um raspador 9 formado como uma hélice (isto é, um elemento de guia longitudinal configurado em hélice). A primeira extremidade 5 é conectada para a seção de fresagem. O raspador 9 é coaxialmente disposto em torno do elemento magnético configurado em cilindro 7 e é operativamente conectado para o motor de palhetas 8. O motor de palhetas 8 é tracionado por lama de perfuração adentrando o motor por intermédio da passagem de lama longitudinal central 12 e as entradas de lama 13. Vários motores de palhetas adequados para utilização em uma ferramenta de fresagem em concordância com a presente invenção são conhecidos e descritos, por exemplo, no pedido de patente internacional número WO 93/08374, no pedido de patente internacional número WO 94/16198 e na patente norte-americana número US 6302666 B1. Em adição para os motores de palhetas, qualquer tipo adequado de motor hidráulico ou elétrico pode ser utilizado para rotacionar o raspador em relação ao elemento magnético.
[0039] O elemento magnético 7 e o raspador 9 são rotacionáveis em relação um ao outro em torno de uma linha central comum C, e configurados de maneira tal que o acúmulo de cortes de metal sobre o elemento magnético durante utilização é guiado pelo raspador em direção à segunda extremidade 6 da seção de remoção de cortes de metal 3 quando o motor de palhetas 8 é operado. Uma parte 17 do raspador 9 sendo proximal da segunda extremidade 6 é disposta em torno de um elemento não magnético configurado em cilindro 16 da seção de remoção de cortes de metal. O raspador 9 é preferivelmente feito em um aço inoxidável não magnético, por exemplo, um tipo adequado de aço inoxidável austenítico.
[0040] A superfície interna do raspador (isto é, a superfície virada em direção à superfície circunferencial do elemento magnético) é ligeiramente espaçada (0,1 mm - 0,5mm) a partir da superfície circunferencial. Adicionais detalhes, função e características de um raspador configurado em hélice e de um correspondente elemento magnético adequado são descrito/as no pedido de patente internacional número WO 2016/155852 A1, o conteúdo no qual é aqui incorporado por referência.
[0041] A seção de fresagem 2 apresenta uma extremidade de conexão 14 distal a partir da seção de remoção de cortes de metal 3. A extremidade de conexão da presente concretização é adequada para conexão da ferramenta de fresagem para um tubo de broca (não mostrado). O tubo de broca irá proporcionar a rotação requerida da seção de fresagem 2, enquanto ao mesmo tempo proporcionando lama para o motor de palhetas 8 para rotação do raspador 9 em relação ao elemento magnético 7, e bem como uma pressão hidráulica requerida para ativação dos cortadores 4. Para auxiliar em guia dos cortes de metal em direção ao elemento magnético, a seção de fresagem apresenta múltiplos bocais de lama 10. As saídas dos bocais são dispostas em uma direção de maneira tal que os cortes de metal produzidos são movimentados em direção à seção de remoção de cortes de metal (3) durante utilização. A lama deixando os (saindo dos) bocais é também vantajosa em que ela contribui para uma fresagem (trituração) mais efetiva por guia dos cortes de metal para fora dos cortadores.
[0042] Uma vista expandida da seção de remoção de cortes de metal 3 de uma segunda concretização de uma ferramenta de fresagem em concordância com a presente invenção é mostrada na Figura 5. A segunda concretização difere da ferramenta de fresagem nas Figuras 1 - 4 em que o motor de palhetas 8 é substituído por um elemento de centralização antitorque 15 ou âncora (isto é, um dispositivo de geração de rotação alternativo) conectado para o raspador 9. Durante fresagem (trituração), o elemento antitorque 15 é radialmente estendido para proporcionar um contato de fricção adequado com a superfície interna do furo de poço/revestimento, de maneira tal que o raspador 9 obtém uma movimentação rotacional em relação ao elemento magnético 7. O elemento antitorque é somente mostrado esquematicamente, entretanto, projetos detalhados de elementos antitorque adequados deveriam ser óbvios para a pessoa especializada no estado da técnica com base sobre a presente divulgação e o estado da técnica. O elemento antitorque 15 pode, por exemplo, ser similar para os dispositivos de âncora antitorque apresentados na patente norte-americana número US 6679328 B2 ou para o mecanismo de agarre apresentado no pedido de patente internacional número WO 2015/112353 A1, ambos dos quais são aqui incorporados por referência. O elemento de centralização antitorque 15 pode, por exemplo, compreender seções radialmente extensíveis que são hidraulicamente ativadas por lama de perfuração por intermédio da passagem de lama longitudinal central 12.
[0043] A ferramenta de fresagem em concordância com a presente invenção é descrita em detalhes por referência para concretizações particularmente adequadas para fresagem de seção em conexão com operações de P&A, em que a seção de remoção de cortes é disposta para guiar/empurrar os cortes de metal produzidos adicionalmente para baixo para o furo de poço. Entretanto, as características principais da ferramenta de fresagem da presente invenção, isto é, a combinação da seção de fresagem 2 e da seção de remoção de cortes de metal 3 irá proporcionar um efeito vantajoso em um número de diferentes ferramentas de perfuração possuindo tipos diferentes de elementos de fresagem (incluindo tanto cortadores retráteis e quanto cortadores/lâminas fixados), tais como fresas de topo, fresas cônicas, fresas de lixo, etc., na medida em que os cortes de metal produzidos, e quaisquer outros detritos de metal, são eficientemente guiados para fora da seção de fresagem. Este efeito contribui para evitar entupimento de detritos de metal no sítio de perfuração e também para reduzir desgaste dos elementos de fresagem (trituração) e também para diminuir o desgaste dos elementos de fresagem. O efeito vantajoso é adicionalmente aumentado pela característica de se possuir bocais 10 proporcionando um fluxo de lama de perfuração guiando os cortes/detritos de metal para fora dos elementos de fresagem e em direção à seção de remoção de cortes de metal.

Claims (13)

1. Ferramenta de fresagem (1) para um furo de poço, a ferramenta de fresagem compreendendo uma seção de fresagem (2) e uma seção de remoção de cortes de metal (3), a seção de fresagem (2) compreendendo elementos de fresagem radialmente dispostos (4); e a seção de remoção de cortes de metal (3) possuindo uma primeira extremidade (5) e uma segunda extremidade (6) e compreendendo um elemento magnético configurado em cilindro (7), um dispositivo de geração de rotação (8) e um elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9); a ferramenta de fresagem caracterizada pelo fato de que o a primeira extremidade (5) é acoplada à seção de fresagem (2); o o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) é disposto em torno do elemento magnético configurado em cilindro (7); e o o dispositivo de geração rotação (8) é operativamente acoplado ao elemento magnético configurado em cilindro (7) ou ao elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9); e em que um dentre o elemento magnético configurado em cilindro (7) e o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) é rotacionável em relação ao outro em torno de uma linha central comum (C), e configurado de maneira tal que cortes de metal se acumulando no elemento magnético configurado em cilindro (7), durante utilização, são guiados pelo elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) em direção à segunda extremidade (6) da seção de remoção de cortes de metal (3) quando o dispositivo de geração de rotação (8) é operado.
2. Ferramenta de fresagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a seção de remoção de cortes de metal (3) é configurada de tal maneira que cortes de metal que, durante utilização, se acumulam no elemento magnético configurado em cilindro (7), são empurrados para fora da ferramenta de fresagem (1).
3. Ferramenta de fresagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a seção de fresagem (2) compreende múltiplos bocais (10) para lama de perfuração, e as saídas dos bocais são dispostas de maneira tal que, durante utilização, cortes de metal são guiados em direção da seção de remoção de cortes de metal (3).
4. Ferramenta de fresagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma seção de extremidade (17) do elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9), a dita seção de extremidade (17) sendo distal à seção de fresagem (2), é disposta em torno de um elemento não magnético configurado em cilindro (16).
5. Ferramenta de fresagem, de acordo com precedentes reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os elementos de fresagem radialmente dispostos são múltiplos cortadores radialmente dispostos (4).
6. Ferramenta de fresagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de geração de rotação (8) é um motor hidráulico, preferivelmente um motor operado por lama de perfuração, ou um elemento de centralização antitorque (15).
7. Ferramenta de fresagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de geração de rotação (8) é um motor operado por lama de perfuração disposto na segunda extremidade (6) da seção de remoção de cortes de metal (3) e conectado para rotacionar o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) em relação ao elemento magnético configurado em cilindro (7).
8. Ferramenta de fresagem, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a seção de fresagem (2) ou a seção de remoção de cortes de metal (3) compreende uma extremidade de conexão (14) distal à seção de remoção de cortes de metal (3) ou à seção de fresagem (2), respectivamente, a extremidade de conexão (14) sendo adequada para conexão da ferramenta de fresagem (1) a um cabo de aço, um cabo de força, um umbilical, uma coluna de perfuração, um tubo de perfuração ou uma tubulação bobinada.
9. Método de obstrução e abandono de um furo de poço, o método caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: - abaixar uma ferramenta de fresagem (1) conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 8 em um furo de poço; e - fresar uma seção radial através de todas as colunas de revestimento presentes no furo de poço durante movimentação da ferramenta de fresagem, enquanto simultaneamente empurrando cortes de metal da fresagem para fora a partir da ferramenta de fresagem e adicionalmente para baixo para o furo de poço.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente as etapas de: - recuperar a parte superior de ferramenta de fresagem (2); e - realizar as operações requeridas para cimentação de um plugue na seção radial fresada.
11. Seção de remoção de cortes de metal (3) possuindo uma primeira extremidade (4) e uma segunda extremidade (5) e sendo configurada para ser acoplada através da primeira extremidade (4) a uma seção de fresagem de uma ferramenta de fresagem (1) para um furo de poço, a seção de remoção de cortes de metal caracterizada pelo fato de que compreende: um elemento magnético configurado em cilindro (7), um dispositivo de geração de rotação (8) e um elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9); em que o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) é disposto em torno do elemento magnético configurado em cilindro (7); e o dispositivo de geração rotação (8) é operativamente acoplado ao elemento magnético configurado em cilindro (7) ou ao elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9); e em que um dentre o elemento magnético configurado em cilindro (7) e o elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) é rotacionável em relação ao outro em torno de uma linha central comum (C), e configurados de maneira tal que cortes de metal se acumulando no elemento magnético configurado em cilindro (7) durante utilização são guiados pelo elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) em direção à segunda extremidade (6) da seção de remoção de cortes de metal (3) quando o dispositivo de geração de rotação (8) é operado.
12. Seção de remoção de cortes de metal (3), de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que é configurada de tal maneira que os cortes de metal que, durante utilização, se acumulam no elemento magnético configurado em cilindro (7), são empurrados para fora da ferramenta de fresagem (1).
13. Seção de remoção de cortes de metal (3), de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizada pelo fato de que uma seção de extremidade (17) do elemento de guia longitudinal configurado em hélice (9) é disposta em torno de um elemento não magnético configurado em cilindro (16), a dita seção de extremidade (17) sendo distal à seção de fresagem (2), quando, durante utilização, a seção de remoção de cortes de metal (3) é acoplada à seção de fresagem (2).
BR112020004033-9A 2017-09-01 2018-08-02 Ferramenta de fresagem, método de obstrução e abandono de um furo de poço e seção de remoção de cortes de metal BR112020004033B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20171418A NO343705B1 (en) 2017-09-01 2017-09-01 Milling tool
NO20171418 2017-09-01
PCT/EP2018/070975 WO2019042699A1 (en) 2017-09-01 2018-08-02 GRINDING TOOL

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020004033A2 BR112020004033A2 (pt) 2020-09-01
BR112020004033B1 true BR112020004033B1 (pt) 2023-08-22

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9187971B2 (en) Oilfield downhole wellbore section mill
US7063155B2 (en) Casing cutter
EP3169862B1 (en) Wellbore intervention tool for penetrating obstructions in a wellbore
CA2787570C (en) Pulsing tool
US11371315B2 (en) Milling tool
US20210207448A1 (en) Apparatus for Downhole Milling of Material of a Well Wall
US10927629B2 (en) Downhole machining tool
WO2024003561A1 (en) Apparatus for and method of cutting through or deforming a sidewall of a downhole tubular
BR112020004033B1 (pt) Ferramenta de fresagem, método de obstrução e abandono de um furo de poço e seção de remoção de cortes de metal
US20190078409A1 (en) Installing multiple tubular strings through blowout preventer
US11560758B2 (en) Drilling and milling tool
US2211223A (en) Excavator and pipe layer
EA040756B1 (ru) Фрезерный инструмент
US11376641B2 (en) Method and apparatus for seam dressing
US11125020B2 (en) Downhole drilling apparatus with drilling, steering, and reaming functions and methods of use
US11913284B2 (en) Drilling and milling tool