BR112020003779B1 - Artigo adesivo e método de uso de um artigo adesivo - Google Patents

Artigo adesivo e método de uso de um artigo adesivo Download PDF

Info

Publication number
BR112020003779B1
BR112020003779B1 BR112020003779-6A BR112020003779A BR112020003779B1 BR 112020003779 B1 BR112020003779 B1 BR 112020003779B1 BR 112020003779 A BR112020003779 A BR 112020003779A BR 112020003779 B1 BR112020003779 B1 BR 112020003779B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adhesive
core
article
layer
adhesive layer
Prior art date
Application number
BR112020003779-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020003779A2 (pt
Inventor
Brett P. Krull
Dawud H. Tan
Bradley W. Eaton
Original Assignee
3M Innovative Properties Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Company filed Critical 3M Innovative Properties Company
Priority claimed from PCT/US2018/047939 external-priority patent/WO2019040862A1/en
Publication of BR112020003779A2 publication Critical patent/BR112020003779A2/pt
Publication of BR112020003779B1 publication Critical patent/BR112020003779B1/pt

Links

Abstract

A presente revelação fornece artigos adesivos que podem ser removidos das superfícies sem danos por terem contribuição reduzida ou eliminada de um revestimento do núcleo para a força de descolamento gerada pelo adesivo durante a remoção. Em alguns casos, isso pode ser realizado por um núcleo que perde sua integridade estrutural em uma direção normal a um plano definido por uma superfície principal. Em outros casos, a contribuição é reduzida comprometendo a interface entre o núcleo e uma camada de adesivo descolável.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se refere genericamente a artigos adesivos descoláveis que são capazes de fixar ou aderir a um substrato e que podem ser removidos do substrato sem causar danos ao substrato. A presente invenção também se refere genericamente a métodos de fabricação e uso de tais artigos adesivos.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Os revolucionários produtos de tira adesiva Command® são uma linha de tiras adesivas removíveis por estiramento que se fixam fortemente sobre uma variedade de superfícies (incluindo tinta, madeira e ladrilho) e que são removidas de modo limpo, sem orifícios, marcas ou resíduos pegajosos. Esses produtos têm, de modo geral, utilidade na ligação a várias superfícies ou substratos para várias aplicações.
[003] De modo geral, esses produtos incluem uma composição adesiva de liberação por estiramento disposta em uma fita ou outras camadas de suporte. Adesivos com liberação por estiramento são adesivos sensíveis à pressão de alto desempenho que combinam uma força de fixação forte com remoção limpa e nenhum dano superficial. Os produtos adesivos removíveis por estiramento são projetados para aderirem firmemente um artigo, como um gancho (para manter uma fotografia ou um artigo de vestuário) ou outro elemento decorativo ou utilitário, a uma superfície (um material de adesão), e serem removidos de modo limpo quando puxados na direção oposta à superfície arquitetônica em um ângulo baixo. O aspecto limpo da remoção significa que um resíduo pegajoso e/ou de aparência desagradável não é deixado sobre a superfície após a remoção do adesivo com liberação por estiramento e que nenhum dano à superfície ocorre durante o processo de remoção. Durante o processo de remoção com liberação por estiramento, a camada adesiva tipicamente permanece aderida à camada de suporte da fita conforme o suporte é estendido, mas liberado da superfície (de adesão).
[004] A tecnologia de adesivo descolável foi recentemente introduzida em produtos de montagem. Alguns produtos de montagem descoláveis comercialmente disponíveis (por exemplo, produtos Jimmy Hook™, produtos GeckoTech™, produtos Freestyle™ da Elmer e produtos Hook Um™) dependem tanto da tecnologia de sucção quanto dos adesivos de atrito ou secos para gerar a potência de fixação do dispositivo de montagem. Os dispositivos de montagem incluem uma camada de suporte plástico semirrígido e um gancho rígido, ambos sendo integrados como um suporte para artigo de peça única. O gancho rígido é fixado permanentemente a uma primeira superfície plana principal da camada de suporte plástico semirrígido. A segunda superfície plana principal da camada de suporte pode ser aderida a uma superfície de parede. A segunda superfície plana principal inclui um ou mais dentre tecnologia de sucção (por exemplo, inúmeros elementos de microssucção ou nanossucção) e/ou um adesivo por atrito (em que o suporte é impregnado com um adesivo à base de borracha para aumentar o atrito entre o substrato e a camada de suporte) ou adesivo seco (que conta com forças de van der Waals). Toda a construção pode, posteriormente, ser removida por descolamento.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[005] Os produtos adesivos descoláveis existentes muitas vezes não funcionam bem em várias superfícies, incluindo, por exemplo, superfícies pintadas e superfícies ásperas (por exemplo, gesso acartonado). Adicionalmente, os produtos descoláveis existentes podem ter baixa resistência a cisalhamento e, dessa forma, podem suportar pouco peso ou alternativamente exigir uma grande área/espessura de superfície adesiva, o que pode causar um aumento no potencial de dano quando esses produtos são removidos de uma superfície de adesão. Tentou-se substituir as camadas de suporte existentes por outras de rigidez mais baixa (módulo) para reduzir a força de descolamento após a remoção. Camadas de suporte elásticas, macias, por exemplo, demonstraram que resultam em forças de descolamento mais baixas correlacionadas ao estiramento (extensão) apreciável do adesivo na liberação. Mesmo com modificações vantajosas nos materiais de suporte, os presentes inventores reconheceram que certas superfícies delicadas (por exemplo, papel e gesso acartonado) ainda apresentam danos visíveis, particularmente, sob circunstâncias nas quais a capacidade de estiramento do suporte é comprometida. Assim, os inventores da presente invenção buscaram formular produtos de montagem e/ou artigos adesivos descoláveis com ao menos um dentre resistência a cisalhamento maior, que funciona bem em superfícies pintadas ou ásperas, e/ou que são capazes de suportar consistentemente pesos maiores, sem danificar o substrato ao qual são aplicados.
[006] Os inventores da presente invenção reconheceram que os produtos adesivos com liberação descolável poderiam ser melhorados ou aprimorados mediante a redução ou eliminação da contribuição da camada de suporte à força de descolamento gerada pelo adesivo durante a remoção. Em alguns casos, isso pode ser realizado assegurando-se que o núcleo perca sua integridade estrutural em uma direção normal a um plano definido por uma superfície principal. Em outros casos, a contribuição é reduzida comprometendo-se a interface entre a camada de suporte e uma camada de adesivo descolável. Mediante a separação da força de descolamento das características da camada de suporte, os artigos adesivos da presente invenção podem aproveitar os inúmeros materiais de suporte e construções sem afetar negativamente a removabilidade isenta de danos. Em alguns casos, a construção aprimorada possibilita que os artigos adesivos suportem mais peso. Em algumas realizações, a removabilidade aprimorada possibilita que os artigos adesivos sejam usados em novas superfícies (por exemplo, papel delicado). Em algumas realizações, a conformidade aprimorada aumenta ou melhora o desempenho do produto em certas superfícies (por exemplo, em superfícies ásperas ou texturizadas como, por exemplo, papel de parede, gesso acartonado, etc.).
[007] Os inventores da presente invenção também reconheceram que fornecer um suporte que contribua minimamente para a força de liberação por descolamento durante o processo de remoção é um método inovador e eficaz para aumentar o desempenho do artigo adesivo acentuando, ao mesmo tempo, as características de um produto isento de danos.
[008] Em um aspecto, a presente invenção apresenta um artigo adesivo que compreende uma primeira camada adesiva descolável, uma segunda camada adesiva descolável e um núcleo isolado disposto entre o primeiro e o segundo adesivos descoláveis e definindo um plano de núcleo. Qualquer uma das camadas adesivas se descola do núcleo quando o artigo adesivo é removido em um ângulo maior que 35 graus.
[009] Em um aspecto, a presente invenção apresenta um artigo adesivo que compreende: uma primeira camada adesiva descolável; uma segunda camada adesiva descolável; um núcleo isolado disposto entre o primeiro e o segundo adesivos descoláveis e que tem uma primeira e segunda superfícies principais, sendo que o núcleo define um plano de núcleo coincidente com a primeira superfície principal; uma pluralidade de áreas de contato adesivas que compreendem uma interface entre a primeira e a segunda camadas adesivas.
[0010] Em outro aspecto, a presente descrição fornece um artigo adesivo para montagem de um objeto em uma superfície, o artigo compreendendo: uma primeira camada adesiva; uma segunda camada adesiva; um núcleo definindo um perímetro, sendo o núcleo disposto entre a primeira camada adesiva e a segunda camada adesiva; e uma pluralidade de áreas de contato adesivas, sendo que as áreas de contato adesivas compreendem uma interface entre a primeira e a segunda camadas adesivas e sendo que as áreas de contato adesivas estão situadas dentro do perímetro do núcleo.
[0011] Em outro aspecto, a presente invenção fornece um objeto para montagem em uma superfície, o objeto compreendendo: um produto rígido tendo uma primeira superfície principal; um núcleo isolado definindo uma primeira superfície em contato com o produto rígido e uma segunda superfície oposta à primeira superfície; e uma camada adesiva ligada tanto à primeira superfície principal do produto rígido quanto à segunda superfície do núcleo, sendo que a força de liberação por descolamento necessária para remover o adesivo do produto rígido é maior que pelo menos uma força de liberação por descolamento necessária para descolar o adesivo do núcleo ou a força de descolamento necessária para delaminar o núcleo.
[0012] Em outro aspecto, a presente invenção apresenta um método de uso de um artigo adesivo, que compreende: colocar qualquer um dos artigos adesivos aqui descritos com uma superfície de adesão.
[0013] Como usado aqui, "camada" significa um único estrato que pode ser contínuo ou descontínuo sobre uma superfície.
[0014] Como usado aqui, os termos "altura", "profundidade", "topo" e "fundo" são para propósitos ilustrativos apenas e não definem necessariamente a orientação ou a relação entre a superfície e o recurso intrusivo. Consequentemente, os termos "altura" e "profundidade", bem como "topo" e "fundo", devem ser considerados intercambiáveis.
[0015] O termo "compreende", e variações do mesmo, não tem um significado limitador quando esses termos aparecerem nas descrições e nas reivindicações.
[0016] As expressões "preferencial" e "de preferência" se referem às realizações da invenção que podem proporcionar certos benefícios, sob certas circunstâncias. Entretanto, outras realizações podem também ser preferenciais, sob circunstâncias iguais ou diferentes. Além disso, a menção de uma ou mais realizações preferenciais não acarreta que outras realizações não sejam úteis e não pretende excluir outras realizações do escopo da invenção.
[0017] Conforme referido aqui, todos os números devem ser considerados modificados pelo termo "cerca de".
[0018] Como usados aqui, "um", "uma", "o", "a", "ao menos um", "ao menos uma", "um ou mais" e "uma ou mais" são intercambiáveis. Dessa forma, por exemplo, um núcleo que compreende "um" padrão de reentrâncias pode ser interpretado como um núcleo que compreende "um ou mais" padrões.
[0019] Também conforme usado aqui, as menções a faixas numéricas por pontos extremos incluem todos os números contidos nessa faixa, bem como os extremos (por exemplo, de 1 a 5 inclui 1, 1,5, 2, 2,75, 3, 3,80, 4, 5 etc.).
[0020] Como usado aqui, como um modificador de uma propriedade ou de um atributo, o termo "de modo geral", exceto onde definido especificamente de outro modo, significa que a propriedade ou o atributo seria prontamente passível de reconhecimento pelo versado na técnica, sem a necessidade de precisão absoluta ou uma correspondência perfeita (por exemplo, dentro de +/- 20%, para propriedades quantificáveis). O termo "substancialmente", exceto onde definido especificamente em contrário, significa com um alto grau de aproximação (por exemplo, dentro de +/- 10%, para propriedades quantificáveis), mas, novamente, sem a necessidade de precisão absoluta ou correspondência perfeita. Entende-se que termos como "o mesmo", "igual", "uniforme", "constante", "estritamente" e similares são entendidos como estando dentro das tolerâncias ou erros de medição usuais aplicáveis à circunstância específica, ao invés da necessidade de precisão absoluta ou combinação perfeita.
[0021] O sumário da presente invenção acima, não se destina a descrever cada uma das realizações reveladas ou todas as implementações da presente invenção. A descrição a seguir exemplifica, mais particularmente, as realizações ilustrativas. Em diversos lugares ao longo do pedido, é fornecida orientação através de listas de exemplos, os quais podem ser usados em várias combinações. Em cada caso, a lista referida serve somente como um grupo representativo e não deve ser interpretada como uma lista exaustiva.
[0022] Breve Descrição dos Desenhos
[0023] A Figura 1 é uma vista em planta de topo de uma realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito;
[0024] A Figura 2 é uma vista em seção transversal do artigo adesivo da Figura 2;
[0025] As Figuras 3A a 3C são fotografias de um artigo adesivo genericamente do tipo identificado nas Figuras 1 e 2 sendo removido da superfície de um material de adesão;
[0026] A Figura 4 é uma vista em seção transversal de uma realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito;
[0027] A Figura 5 é uma vista em seção transversal de uma realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito;
[0028] A Figura 6 é uma vista em planta de topo de uma realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito;
[0029] A Figura 7 é uma vista em seção transversal do artigo adesivo da Figura 6;
[0030] A Figura 8 é uma vista em seção transversal de outra realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito;
[0031] A Figura 9 é uma vista em seção transversal de uma realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito;
[0032] A Figura 10 é uma vista em seção transversal de outra realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito; e
[0033] A Figura 11 é uma vista em perspectiva de um gancho usado para conduzir o teste de suspensão de peso nos artigos adesivos da presente invenção.
[0034] As camadas em certas realizações retratadas são apenas para fins ilustrativos e não se destinam a definir completamente a espessura, relativa ou não, ou o local absoluto de qualquer componente. Embora as figuras identificadas acima estabeleçam várias realizações da invenção, outras realizações são também contempladas, conforme observado na descrição. Em todos os casos, a invenção é apresentada a título de representação e não de limitação. Deve-se compreender que várias outras modificações e realizações podem ser desenvolvidas pelos técnicos no assunto, que se inserem no escopo da invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0035] Várias realizações e implementações serão descritas em detalhes. Estas realizações não devem ser, de forma alguma, interpretadas como limitadoras do escopo do presente pedido e alterações e modificações podem ser feitas sem que se desvie do escopo das invenções. Adicionalmente, apenas alguns usos finais foram discutidos aqui, mas usos finais não especificamente descritos aqui estão incluídos no escopo do presente pedido. Desse modo, o escopo do presente pedido deve ser determinado pelas reivindicações.
[0036] A presente invenção se refere genericamente a artigos adesivos que podem ser removidos de um substrato, de uma parede ou superfície (genericamente, um material de adesão) sem danos. Para uso na presente invenção, os termos "sem danos" e "isento de danos" ou similares significam que o artigo adesivo pode ser separado do substrato sem causar danos visíveis a tintas, revestimentos, resinas, coberturas ou o substrato subjacente e/ou sem deixar resíduo. Os danos visíveis aos substratos podem estar sob a forma de, por exemplo, arranhões, rasgos, delaminação, ruptura, esfarelamento, estiramento e similares, em quaisquer camadas do substrato. Danos visíveis podem também ser descoloração, enfraquecimento, alterações no brilho, alterações na opacidade ou outras alterações na aparência do substrato.
[0037] O artigo adesivo inclui (1) uma ou mais camadas adesivas descoláveis adjacentes a (2) um núcleo isolado. Como usado aqui, o termo "descolável" significa que o artigo adesivo pode ser removido de um substrato ou superfície por descolamento em um ângulo entre cerca de 1 e cerca de 180°. Em algumas realizações, o artigo adesivo pode ser removido de um substrato ou superfície por descolamento em um ângulo de 30° a 120°. Em algumas realizações, o artigo adesivo pode ser removido de um substrato ou superfície por descolamento em um ângulo de pelo menos cerca de 35°. Durante a remoção de liberação por descolamento, pelo menos uma primeira camada adesiva se separa de ou deforma o núcleo. Os artigos adesivos são, dessa forma, especificamente projetados para imitar uma construção "sem suporte", onde o núcleo tem pouca ou nenhuma contribuição para as forças de remoção adesivas experimentadas pelo material de adesão. A construção "sem suporte" fornece um artigo adesivo com uma força de descolamento que não excede o limite de danos em substratos incluindo, por exemplo, gesso acartonado, tinta, vidro, entre outros.
[0038] As Figuras 1 e 2 representam uma realização de um artigo adesivo 100, conforme geralmente aqui descrito. O artigo adesivo 100 inclui um núcleo 110 que tem primeira e segunda superfícies principais opostas 111 e 112. A Figura 1 representa o artigo adesivo 100 na vista em planta superior, com o núcleo 110 visível através de uma camada adesiva 140. Em algumas realizações, o adesivo 140 pode ser genericamente opticamente transparente de modo que o núcleo é ao menos parcialmente visível. Em outras realizações, a camada adesiva 140 pode ser genericamente opaca ou o núcleo pode ser de outro modo não visualmente identificável em vista em planta superior. Conforme visto na Figura 2, o núcleo 110 tem um formato quadrado definido por uma borda superior 113, uma borda inferior 114 e bordas laterais 115, 116. O formato do núcleo 110 não é particularmente limitado e pode incluir qualquer formato ou combinação de formatos adequados. As bordas de 113 a 116 cooperam para formar um perímetro do núcleo 117, que define um contorno identificável entre o núcleo e o restante do artigo adesivo 110 (por exemplo, a camada adesiva 140).
[0039] O núcleo 110 existe como um componente estrutural distinto do artigo adesivo 100 e não como material disperso ou de outro modo distribuído em uma ou ambas as camadas adesivas 140, 142. Os materiais que formam o núcleo 110 podem um papel, filmes de polímero natural ou sintético, não-tecidos feitos de fibras naturais e/ou sintéticas e combinações das mesmas, filmes de polímero reforçado com tecido, filmes de polímero reforçado com fibra ou fio ou não- tecidos, tecidos como tecidos tecidos formados de fios de materiais sintéticos ou naturais, como algodão, náilon, raiom, vidro, materiais cerâmicos, e similares, ou combinações de qualquer um desses materiais. O núcleo 110 pode também ser formado de metal, filmes de polímero metalizado ou materiais laminares cerâmicos. Em algumas realizações, o núcleo é um filme multicamada que tem duas ou mais camadas; em algumas dessas realizações, as camadas são laminadas. Por exemplo, o núcleo pode ser formado de uma espuma, um filme, ou uma combinação dos mesmos, com qualquer espessura, composição e opacidade ou claridade adequadas. Em outras realizações, o núcleo pode incluir uma disposição de partículas individuais ou um adesivo ou outra composição tendo teor de gel relativamente alto. Materiais e construções do núcleo 110 são explorados em mais detalhes abaixo. Combinações de duas ou mais de tais composições e construções também são úteis em várias realizações da presente invenção.
[0040] Na realização específica das Figuras 1 e 2, o núcleo 110 inclui uma única camada de núcleo de material com uma espessura "T", embora construções multicamada ou multimaterial sejam também contempladas e aqui descritas. Em algumas realizações, o núcleo tem uma espessura "T" entre cerca de 2 mils e 100 mils. Em algumas realizações, o núcleo tem uma espessura maior que 2 mils, maior que 5 mils, maior que 8 mils, maior que 10 mils, maior que 12 mils, maior que 15 mils, maior que 20 mils, maior que 22 mils ou maior que 24 mils. Em algumas realizações, o núcleo tem uma espessura menor que 100 mils, menor que 90 mils, menor que 80 mils, menor que 65 mils, menor que 60 mils, menor que 45 mils, menor que 40 mils, menor que 75 mils, menor que 70 mils, menor que 55 mils, menor que 50 mils, menor que 38 mils, menor que 35 mils, menor que 32 mils, menor que 30 mils, menor que 28 mils ou menor que 25 mils.
[0041] A camada adesiva 140 se estende ao longo de cada lado do perímetro 117, que circunda eficazmente o núcleo 110 e define o contorno 105 do artigo adesivo 100. A camada adesiva 140, conforme representado na Figura 1, apresenta essencialmente o mesmo formato quadrado do núcleo 110. Em outras realizações, a camada adesiva 140 pode, em vez disso, definir, por exemplo, um formato retangular, elíptico ou ovular. Em outras realizações, a camada adesiva 140 se estende ao longo de apenas as bordas laterais 115, 116 ou apenas as bordas superior e inferior do núcleo 110. Em ainda outras realizações, a camada adesiva 140 se estende parcialmente ao longo de uma única borda, ou parcialmente ao longo de múltiplas bordas.
[0042] Conforme representado na Figura 2, o núcleo 110 é genericamente retangular na seção transversal, entretanto, o núcleo pode ter uma variedade de formatos em seção transversal. Por exemplo, o formato em seção transversal do núcleo 110 pode ser um polígono (por exemplo, quadrado, tetraedro, losango ou trapézio), que pode ser um polígono regular ou não, ou o formato em seção transversal do núcleo 110 pode ser curvo (por exemplo, redondo ou elíptico). Um primeiro plano do núcleo 118 é coincidente com a primeira superfície principal 111, enquanto um segundo plano do núcleo 119 é coincidente com a segunda superfície principal 112. Os planos do núcleo 118, 119 são representados em paralelo, mas podem se cruzar e formar um ângulo oblíquo em outras realizações.
[0043] Cada uma das superfícies principais 111, 112 é adjacente às camadas adesivas descoláveis 140 e 142. As camadas adesivas descoláveis 140 e 142 podem ser iguais entre si ou diferentes uma da outra. As camadas adesivas 140 e 142 podem ser uma camada única ou multicamada. As camadas adesivas 140 e 142 podem cada uma ser contínua ou descontínua (por exemplo, dotada de um padrão) ao longo das superfícies principais do núcleo 110. Cada uma das camadas adesivas 140 e 142 inclui superfícies principais opostas 141, 145, respectivamente. Uma área adesiva disponível para o artigo é definida pelo comprimento e pela largura das superfícies principais opostas 141, 145 de cada camada adesiva (aqui maior que a primeira superfície principal 111 do núcleo 110). As áreas adesivas disponíveis das superfícies principais 141, 145 são usadas para acoplar o artigo adesivo 100 a, por exemplo, uma superfície de parede ou um produto rígido.
[0044] As porções das camadas adesivas 140 e 142 que são coextensivas com as superfícies principais 111, 112 do núcleo são separadas pela espessura "T". O núcleo 110 é, dessa forma, isolado das camadas adesivas 140, 142 e inclui uma geometria definida e identificável, conforme descrito acima. A espessura da(s) camada(s) adesiva(s) não é particularmente limitada, mas é tipicamente substancialmente contínua ao longo de pelo menos as superfícies principais do núcleo. Em implementações atualmente preferenciais, a espessura da camada adesiva não é maior que 95% da espessura "T" do núcleo, não é maior que 90%, não é maior que 80%, não é maior que 75%, não é maior que 60%, não é maior que 50%, não é maior que 40%, não é maior que 30%, não é maior que 20% e, em algumas realizações, não é maior que 10% da espessura "T" do núcleo. Em realizações típicas, uma ou ambas as camadas adesivas 140, 142 têm uma espessura entre cerca de 1 mil e cerca de 3 mils.
[0045] Em certas implementações, a espessura de uma dada camada adesiva 140, 142 sobre as superfícies principais do núcleo 110 pode ser maior que a espessura combinada das camadas adesivas em uma interface adesiva 150, conforme descrito abaixo.
[0046] O contato entre a primeira camada adesiva e a primeira superfície principal 111 do núcleo define uma primeira interface do núcleo 120. De modo similar, o contato entre a segunda camada adesiva 142 e a segunda superfície principal 112 define uma segunda interface do núcleo 122 oposta à primeira interface do núcleo 120. Em algumas realizações, a primeira e a segunda interfaces 120, 122 incluem uma área de contato adesivo com o núcleo de pelo menos cerca de 5%; pelo menos cerca de 10%; pelo menos 25%; pelo menos cerca de 30%; pelo menos cerca de 35%; pelo menos cerca de 40%; pelo menos cerca de 45%; pelo menos cerca de 50%; pelo menos cerca de 55%; pelo menos cerca de 60%; pelo menos cerca de 65%; pelo menos cerca de 70%; pelo menos cerca de 75%; ou pelo menos cerca de 80%. Em algumas realizações, a primeira e a segunda interfaces do núcleo incluem uma área de contato adesivo entre a camada adesiva 140, 142 e o núcleo de entre cerca de 10% e cerca de 100%. Em algumas realizações, a primeira e a segunda interfaces do núcleo 120, 122 incluem uma área de contato adesivo entre a camada adesiva 140, 142 e o núcleo de entre cerca de 40% e cerca de 90%. A área de contato adesivo para cada interface do núcleo 140, 142 pode ser igual ou diferente. Em algumas realizações, inclusive aquelas com um produto rígido montado na primeira camada adesiva descolável 140, a área de contato adesivo na primeira interface do núcleo 140 é maior que a área de contato adesivo na segunda interface do núcleo 142. Em outras realizações, a segunda área de contato adesivo na segunda interface do núcleo 142 é maior que a área de contato adesivo na segunda interface do núcleo 140.
[0047] As superfícies principais das camadas adesivas 140, 142 que não são deslocadas pelo núcleo 110 são ligadas uma a outra para formar uma interface adesiva 150. Na realização ilustrada nas Figuras 1 e 2, as interfaces adesivas 150 definem uma junção que circunda o perímetro do núcleo 110. As interfaces adesivas 150 repousam em um plano genericamente paralelo aos planos do núcleo 118, 119, mas podem ser coplanares ao plano do núcleo 118, 119 em outras implementações.
[0048] Os materiais que constituem o núcleo 110 e as camadas adesivas 140, 142 são selecionados de modo que a ligação na interface adesiva 150 é mais forte que: 1) a força de colagem em ou próxima à primeira e/ou segunda interfaces do núcleo 120, 122; 2) a integridade estrutural (por exemplo, força coesiva) do núcleo 110 em uma direção substancialmente perpendicular ao plano do núcleo 118; ou 3) combinações dos mesmos. A ligação na interface adesiva 150 pode ser coesiva (nas realizações que apresentam o mesmo adesivo descolável em camadas adesivas 140, 142), adesiva ou combinações das mesmas.
[0049] A relação entre a interface do núcleo e a interface adesiva pode ser expressa como uma razão de descolamento, que é definida como a resistência ao descolamento (oz/pol2) nas interfaces adesivas em comparação com a resistência ao descolamento na(s) interface(s) do núcleo. Em algumas realizações, a razão de descolamento pode ser de ao menos 1,15:1; em algumas realizações, ao menos 1,25:1; em algumas realizações, ao menos 1,5:1; em algumas realizações, ao menos 2:1; em algumas realizações, ao menos 3:1; em algumas realizações, ao menos 5:1; em algumas realizações, ao menos 10:1; em algumas realizações, ao menos 15:1; em algumas realizações, ao menos 20:1.
[0050] Em certas realizações, o material do núcleo 110 é selecionado de modo que ele forme uma ligação relativamente fraca com uma ou ambas as camadas adesivas 140, 142.
[0051] Alternativamente, uma ou ambas as superfícies principais 111, 112 do núcleo 110 podem incluir um material de liberação para reduzir ou minimizar a força de colagem na interface do núcleo. Os materiais de liberação adequados incluem, mas não se limitam a, materiais de baixa energia de superfície como silicones, silicones de epóxi curados por reticulação gerada por fotoácido, fluorossilicones, acrilatos de silicone, perfluoropoliéter e outros materiais fluoroquímicos, materiais de olefina, materiais funcionais de hidrocarboneto de cadeia longa e copolímeros e misturas dos mesmos. Em outras realizações, uma camada de amortecimento é aplicada sobre a porção da interface do núcleo. O material de amortecimento diminui ou elimina a aderência do adesivo na interface do núcleo. Materiais de amortecimento incluem, por exemplo, bolhas de vidro, um filme, uma tinta transparente, um líquido e/ou um adesivo com baixas propriedades de adesão. Em algumas realizações, um adesivo na interface do núcleo é tratado de maneira que reduz ou elimina sua adesividade. Alguns tratamentos incluem, por exemplo, radiação, exposição a UV, feixe eletrônico ou outros meios para reticular ou remover o adesivo.
[0052] Em outras realizações, o material ou a construção do núcleo é selecionado de modo a delaminar, falhar coesivamente ou de outro modo separar mediante aplicação de força gerada sobre o artigo adesivo durante a remoção.
[0053] Mesmo nas realizações que apresentam um núcleo destrutível, o núcleo 110 pode ainda fornecer resistência o suficiente ao longo do plano geral de sua separação de modo que, dependendo da aplicação específica, a integridade estrutural do núcleo não falhará com base no uso do artigo adesivo 100 para montagem de um objeto em uma superfície de montagem. O núcleo 110 pode vantajosamente fornecer uma resistência a cisalhamento estático interna em uma direção paralela aos planos do núcleo 118, 119 suficiente para sustentar um objeto e fornecer um nível de resiliência ao artigo 100.
[0054] As Figuras 3A a 3C mostram a remoção de um artigo 100 posicionado entre um filme rígido 190 e uma superfície de adesão 180. Conforme representado nas Figuras 3A a 3C, quando o artigo 100 é removido da superfície de adesão em um ângulo de descolamento acima de 35 graus, a camada adesiva 140 desacopla de ao menos uma porção do volume do núcleo 110. Isso pode ocorrer devido a uma falha na ligação adesiva na primeira interface do núcleo 120 ou pode ocorrer devido à degradação (por exemplo, falha coesiva ou delaminação) do material do núcleo na primeira superfície principal 111 ou então dentro do corpo do núcleo 110. Por exemplo, conforma mostrado nas Figuras 3B e 3C, o núcleo 110 inclui um material não tecido, a força de remoção por descolamento pode fazer com que as fibras ou filamentos no material não tecido na interface do núcleo se desloquem do restante do núcleo 110 ou causem a destruição do núcleo 110 na direção geral da espessura do núcleo (ou seja, em uma direção substancialmente perpendicular a um ou ambos os planos do núcleo 118, 119 (não mostrado nas Figuras 3A a 3C)). Sem se ater à teoria, a ruptura ou degradação em uma ou ambas as interfaces do núcleo serve para pelo menos reduzir ou potencialmente eliminar a contribuição do núcleo 110 para a força de descolamento, possibilitando que a(s) camada(s) adesiva(s) se estendam independentemente e reduza(m) danos potenciais à superfície de adesão. Em algumas realizações, a agressividade das camadas adesivas descoláveis 140, 142 pode ser escolhida de modo que a separação ou degradação do núcleo ocorra antes da delaminação das interfaces adesivas 150 (não mostrada nas Figuras 3A a 3C) ou da separação da ligação entre a camada adesiva descolável necessária e uma superfície de adesão ou produto rígido.
[0055] A Figura 4 mostra outra realização de um artigo adesivo 200 de acordo com a presente invenção. Como o artigo adesivo 100 das Figuras 1 e 2, o artigo adesivo 200 inclui um núcleo 210, uma primeira camada adesiva descolável 240 e uma segunda camada adesiva descolável 242. O núcleo 210 inclui uma primeira e uma segunda superfícies principais 211, 212 adjacentes à primeira e à segunda camadas adesivas 240, 242. O contato entre a primeira camada adesiva 240 e a primeira superfície principal 211 do núcleo define uma primeira interface do núcleo 220. De modo similar, o contato entre a segunda camada adesiva 242 e a segunda superfície principal 212 define uma segunda interface do núcleo 222 oposta à primeira interface do núcleo 220. O artigo 200 difere do artigo adesivo 100 no sentido em que o artigo 200 inclui um núcleo multicamada 210.
[0056] O núcleo multicamada 210 pode incluir uma camada de suporte 260 e uma ou mais camadas de revestimento 270 acopladas a ou, de outro modo, dispostas sobre superfícies principais opostas do suporte 260. Conforme representado, o núcleo multicamada inclui duas camadas de revestimento 270 e 272. Em certas realizações, a camada de suporte 260 é uma camada de filme extensível. Por exemplo, a camada de suporte 260 pode estar sob a forma de uma espuma, um filme, ou uma combinação dos mesmos, com qualquer espessura, composição e opacidade ou claridade adequadas. A camada de suporte 260 pode ser uma camada única de filme, uma camada única de espuma, múltiplas camadas de filme, múltiplas camadas de espuma e filme ou camadas únicas e múltiplas de adesivo. Em realizações específicas, o núcleo 210 inclui os filmes multicamada conforme descrito no pedido PCT n° US2017/016039 (Runge et al.), aqui incorporado a título de referência em sua totalidade. As camadas de revestimento 270 e 272 podem ser iguais entre si ou diferentes uma da outra. Cada uma das camadas dentro das camadas de revestimento 270, 272 pode ser uma camada única ou pode ser multicamada.
[0057] Em certas realizações, a camada de suporte 260 inclui um material que tem uma rigidez ou módulo substancialmente mais alto que qualquer uma ou ambas as camadas de revestimento 270, 272. O uso de uma camada de suporte 260 mais rígida pode fornecer suporte estrutural ao núcleo 210 para, por exemplo, melhorar o comportamento de retenção de cisalhamento e pode também ser selecionado para influenciar a remoção de características como ângulo de remoção por descolamento e taxa de remoção por descolamento. Em algumas realizações, a região de alta rigidez tem uma rigidez que é pelo menos cerca de 5% maior que a rigidez em uma região de baixa rigidez do conjunto de montagem do adesivo. A rigidez da camada de suporte 260 (ou qualquer camada aqui descrita) é definida pela combinação da espessura e do módulo de Young. Um módulo de Young de camadas de suporte aqui descrito se situa entre cerca de 100 psi e cerca de 15.000 psi. Para uso na presente invenção, o termo "alta rigidez" se refere a uma camada ou disposição de material que tem uma rigidez que é pelo menos cerca de 5% maior que uma camada de revestimento. Em algumas realizações, a camada de suporte 260 de alta rigidez tem uma rigidez entre cerca de 5% que é 10.000% maior que a rigidez em uma camada de revestimento. Em algumas realizações, a região de alta rigidez região tem uma rigidez que é pelo menos 50% maior, pelo menos 100% maior e, em algumas realizações, pelo menos 1.000% maior que a rigidez em uma ou ambas as camadas de revestimento 270, 272. Em algumas realizações, a camada de suporte 260 tem um módulo de Young entre cerca de 660 psi e cerca de 2.000 psi. Em algumas realizações, a(s) camada(s) superficial(is) 270, 272 têm um módulo de Young entre cerca de 600 psi e cerca de 1.500 psi. Em outra realização, a camada de revestimento de alta rigidez 270, 272 tem uma rigidez entre cerca de 5% e cerca de 10.000% maior que cerca e a rigidez na camada de suporte 260.
[0058] A Figura 5 mostra outra realização de um artigo adesivo 300 de acordo com a presente invenção, apresentando com um núcleo 310 projetado para separação interna mediante a remoção do artigo 300 de uma superfície de adesão. Assim como os artigos adesivos 100 e 200, o artigo adesivo 300 inclui um núcleo 310, uma primeira camada adesiva descolável 340 e uma segunda camada adesiva descolável 342. O núcleo 310 inclui uma primeira e uma segunda superfícies principais 311, 312 adjacentes à primeira e à segunda camadas adesivas 340, 342. O contato entre a primeira camada adesiva 340 e a primeira superfície principal 311 do núcleo define uma primeira interface do núcleo 320. De modo similar, o contato entre a segunda camada adesiva 342 e a segunda superfície principal 312 define uma segunda interface do núcleo 322 oposta à primeira interface do núcleo 320. O núcleo 310 inclui um conector separável 360 entre a primeira e a segunda camadas de suporte 310a, 310b. O conector separável 360 inclui um primeiro membro conectado separável 362, disposto sobre a segunda superfície principal da primeira camada de suporte 310a, e um segundo membro conectado separável 364, disposto sobre a segunda superfície principal da segunda camada de suporte 310b. O primeiro e o segundo membros conectados separáveis 362 e 364 são engatáveis um no outro para formar uma conexão separável, conectando assim de modo removível as camadas de suporte do núcleo: o primeiro membro conectado separável flexível 362 permanece com a primeira camada de suporte do núcleo 310a e o segundo membro conectado separável 364 permanece com a segunda camada de suporte do núcleo 310b após a separação do conector separável 360.
[0059] O conector separável 360 pode incluir qualquer conector reutilizável conhecido ou desenvolvido para conectar o as camadas de suporte do núcleo. O conector separável 360 possibilita a separação e a conexão da primeira e da segunda camadas de suporte do núcleo 310a, 310b ao longo de um plano geral. Em algumas realizações, o conector separável 360 pode incluir, por exemplo, um fecho do tipo mecânico incluindo um sistema de intertravamento, um sistema de intercalamento que tem conexão sem deformação ou interferência mecânica macroscópica, um fecho responsivo de contato liberável, uma construção divisível e similares. Em outras realizações, o conector separável 360 inclui uma ou mais camadas de um adesivo, gel ou adesivo em gel ligado por ligação covalente, ligação iônica, ligação ao hidrogênio e/ou forças de van der Waals.
[0060] Em algumas realizações, o primeiro membro conectado separável 362 pode incluir uma camada de material de gancho que é ligada à primeira camada de suporte do núcleo 310a em uma segunda superfície principal do mesmo, e o segundo membro conectável separável 364 pode incluir uma camada de material de laço que é ligada à segunda camada de suporte do núcleo 130b em uma segunda superfície principal do mesmo. Contempla-se que qualquer sistema de conexão de gancho e laço comercialmente disponível, incluindo aqueles disponíveis junto à 3M Company, pode ser utilizado. Sistemas de conexão de gancho e laço são apenas um tipo dentre os sistemas de conexão por intertravamento mecânico que são sugeridos por esta realização. Por intertravamento mecânico, entende-se os prendedores que quando ao menos um dentre os elementos de conexão sofre alguma deformação macroscópica (de preferência, deformação plástica), de modo que uma interferência mecânica resulta entre os componentes plurais. Muitas modificações diferentes dos elementos engrenados são projetadas com base na força indispensável e modo de separação entre as camadas de cooperação de tal sistema de conexão separável. Alguns conectores separáveis são descritos, por exemplo, nas patentes US n°s 6.572.945; 7.781.056; 6.403.206; e 6.972.141, todos as quais estão aqui incorporados a título de referência em sua totalidade.
[0061] A área de conexão e o tipo do conector separável 360 podem ser selecionados de modo que a força necessária para separar as camadas de suporte do núcleo 310a, 310b seja substancialmente menor que aquela necessária para remover a camada adesiva por descolamento de uma superfície de adesão ou romper a ligação em uma interface adesiva 350. Tal força pode ser aplicada em uma direção substancialmente perpendicular ao plano geral do conector 360. Em algumas realizações, os membros conectados separáveis 362, 364 podem ser escolhidos de modo que o conector separável 360 separa, comprometendo a integridade estrutural do núcleo 310, antes de delaminação da interface adesiva 350 ou da separação da ligação entre a camada adesiva descolável e a superfície de adesão.
[0062] Sob certas circunstâncias, o conector separável pode ser reconstituído para reutilização mesmo após separação durante a remoção por descolamento. Por exemplo, membro conectado separável 362, 364 pode ser realinhado e pode ser aplicada pressão em uma superfície principal para causar outro intertravamento mecânico. Como outro exemplo, um conector separável com uma ou mais camadas de adesivo e/ou gel pode possibilitar que uma ou mais ligações (por exemplo, iônica, van der Waals) sejam refeitas.
[0063] O conector separável 360 pode fornecer resistência suficiente ao longo do plano geral de sua separação, de modo que, dependendo da aplicação específica, o conector separável 360 não se separará com base no uso do artigo adesivo para montagem de um objeto em uma superfície de montagem. O conector separável 360 pode fornecer uma resistência a cisalhamento estático interna em uma direção paralela ao plano geral para suportar o objeto montado (por exemplo, produto rígido).
[0064] Um artigo adesivo , de acordo com algumas realizações da presente descrição, é ilustrado nas Figuras 6 e 7. O artigo adesivo 400 inclui uma camada adesiva 440 que é coextensiva com um núcleo 410. O núcleo inclui uma primeira superfície principal 411, com a borda superior 413, uma borda inferior 414 e bordas laterais 415, 416 que cooperam para formar um perímetro. O núcleo 410 inclui uma matriz de aberturas 470 que se estendem através da espessura "T" do material do núcleo. Em algumas realizações, o núcleo 410 inclui um padrão disposto de aberturas 470. Um "padrão disposto" é uma pluralidade de recursos (por exemplo, aberturas, reentrâncias, canais, etc.) dispostos em posições predeterminadas, dispostos com um grau de regularidade ou dispostos de qualquer maneira desejada. As aberturas 470 no núcleo 410 estão dispostas em uma matriz em grade, mas outros padrões e disposições são possíveis. Em algumas realizações, as aberturas 470 são distribuídas como uma matriz periódica ao longo de uma região de uma superfície do núcleo (por exemplo, uma matriz unidimensional ou uma matriz bidimensional, por exemplo, uma matriz quadrada, hexagonal ou outra matriz regular). Por exemplo, o padrão de aberturas dispostas pode incluir um padrão de fileiras dispostas, um padrão de treliça, como um padrão de treliça quadrada disposta, um padrão disposto em ziguezague ou um padrão radial. O padrão disposto não precisa ser formado uniformemente em toda a superfície, mas pode ser formado em apenas uma porção da superfície do núcleo. O padrão das aberturas pode permanecer o mesmo ou variar ao longo de qualquer porção do artigo. Por exemplo, padrões semelhantes ou diferentes podem ser usados dentro do mesmo plano. As aberturas no padrão podem ter tamanho e formato similares ou podem ter tamanhos e formatos diferentes.
[0065] Um sistema de coordenadas cartesianas x-y-z é incluído nas Figuras 6 e 7 para propósitos de referência. A primeira e a segunda superfícies principais 411, 412 se estendem genericamente paralelas ao plano x-y, e a espessura do núcleo 410 corresponde ao eixo z. A matriz de aberturas 470 inclui uma direção transversal, em geral, ao longo do eixo x e uma direção longitudinal, geralmente ao longo do eixo y. O passo entre as aberturas adjacentes 470 em uma matriz ou padrão pode ser igual tanto na direção longitudinal como na direção transversal. O padrão disposto inclui um espaçamento ou passo definido entre aberturas adjacentes 470. A configuração de aberturas em qualquer dada região pode ser escolhida de modo que o passo 471 (ou seja, o centroide médio até a distância do centróide entre recursos adjacentes) seja de pelo menos 0,5 mm, em outras realizações pelo menos 1 mm, em outras realizações pelo menos 5 mm, em outras realizações pelo menos 15 mm, em outras realizações pelo menos 20 mm, em outras realizações pelo menos 25 mm e em ainda outras realizações pelo menos 30 mm. Em certas realizações, o passo não é maior que 70 mm, em algumas realizações não é maior que 60 mm, em algumas realizações não é maior que 50 mm e em algumas realizações não é maior que 45 mm.
[0066] As aberturas 470 podem assumir qualquer formato. A realização ilustrada do núcleo 410 compreende uma pluralidade de aberturas circulares 472. Exemplos não limitadores de formatos que são adequados para aberturas 472 incluem círculos, triângulos, quadrados, retângulos e outros polígonos. De modo similar, a geometria tridimensional das aberturas 470 não é particularmente limitada contanto que a abertura se estenda através do núcleo 410 e possa incluir cilíndrica circular; cilíndrica elíptica; cuboide, por exemplo, cubo quadrado ou cuboide retangular; cônica; cônica truncada e similares. Independentemente do formato da seção transversal, cada abertura 470 compreende uma dimensão de seção transversal maior na abertura 472. O tamanho da maior dimensão da seção transversal não é particularmente limitado. A maior seção transversal pode ser, em realizações não maior que 80 mm, em algumas realizações não maior que 70 mm e em algumas realizações não maior que 60 mm. A maior dimensão da seção transversal pode ser de pelo menos 0,5 mm, em outras realizações pelo menos 1 mm, em outras realizaçãos pelo menos 5 mm, em algumas realizações pelo menos 10 mm, em algumas realizações pelo menos 15 mm e em algumas realizações pelo menos 20 mm.
[0067] Conforme mostrado, as aberturas 470 são separadas ao longo de ambas as direções transversal e longitudinal. Em outras realizações, as aberturas 470 podem ser separadas ao longo de uma direção, de modo que as aberturas se assemelhem a canais no núcleo, ou podem se estender diagonalmente (em relação à orientação mostrada na Figura 6) através das superfícies principais 411, 412 do núcleo. Tais canais podem seguir qualquer trajetória desejada e podem ser contínuos ao longo de uma superfície do núcleo em uma dada direção, ou descontínuos.
[0068] As camadas adesivas 440, 442 entram em contato para formar uma pluralidade de interfaces adesivas 450 dentro do volume das aberturas 470. Conforme representado na Figura 7, cada Abertura 470 em uma linha da matriz inclui uma interface adesiva 450. Embora uma razão de um para um de abertura para fazer interface possa ser preferencial em certas circunstâncias, outras realizações da presente invenção podem incluir uma interface adesiva 450 em menos que todas as aberturas disponíveis 470. Em outras realizações, as camadas adesivas podem não criar uma interface adesiva em qualquer uma das aberturas 470.
[0069] A primeira e a segunda camadas adesivas 440, 442 são representadas nas Figuras 6 e 7 cobrindo o espaço intersticial nas superfícies principais 411, 412 do núcleo entre as aberturas 470. Em outras realizações, as camadas adesivas podem cobrir uma porção menos que contínua do espaço intersticial ou podem cobrir apenas o espaço intersticial adjacente que circunda a abertura ou a base da abertura 470. Em ainda outras realizações, uma ou ambas as camadas adesivas existem apenas dentro da abertura 470, de modo que tanto uma interface do núcleo quanto uma interface adesiva estejam localizadas dentro do volume de uma abertura. Em realizações típicas, as camadas adesivas 440, 442 não ocupam todo o volume disponível dentro de uma dada abertura.
[0070] A pluralidade de interfaces adesivas 450 existe dentro do perímetro do núcleo 410 e em um plano genericamente paralelo a e deslocado a partir do primeiro e segundo planos do núcleo 418, 419. O núcleo 410 do artigo 400 pode ser combinado com os outros recursos dos artigos adesivos 100-300 em outras implementações, de modo que os artigos incluam interfaces adesivas tanto dentro do perímetro quanto se estendendo para fora do perímetro do núcleo.
[0071] Tipicamente, uma ou ambas as camadas adesivas 440, 442 são laminadas ou de outro modo acopladas ao núcleo 410 depois que aberturas 470 são criadas no material do núcleo. As aberturas podem ser criadas por qualquer método conhecido para remoção de material de uma estrutura, como corte por matriz, corte a laser, estampagem e similares. Em outras realizações, o núcleo 410 pode ser extrudado para incluir aberturas, conforme descrito na publicação US n°s 2017/0022339 (Hanschen et al.) e 2016/0002838 (Ausen et al.), todos os quais estão aqui incorporados a título de referência em sua totalidade.
[0072] A Figura 8 mostra uma representação em seção transversal de uma realização de um artigo adesivo 500 do tipo genericamente aqui descrito que inclui um produto rígido. O artigo adesivo 500 inclui um produto rígido 590, um núcleo 510 e camadas adesivas 540, 542. O núcleo 510 pode ser qualquer um dos materiais e construções aqui descritos. O produto rígido 590 mostrado na Figura 8 inclui um gancho 596 que se estende de uma primeira superfície principal 592 ambos os quais são opostos e espaçados a partir de uma segunda superfície principal 594. Detalhes adicionais referentes a produtos rígido adequados podem ser encontrados abaixo. A segunda superfície principal 594 do produto rígido 590 é adjacente a uma superfície principal 545 da segunda camada adesiva 542, criando uma interface do produto rígido 598. O contato entre a segunda camada adesiva 542 e a segunda superfície principal 512 define uma interface do núcleo 524 oposta à interface do produto rígido 598. Da mesma forma, o contato entre a segunda camada adesiva 542 e a primeira camada adesiva define uma pluralidade de interfaces adesivas 550 opostas à interface do produto rígido 598.
[0073] A Figura 9 mostra outra realização de um artigo adesivo 600 do tipo genericamente aqui descrito incluindo um produto rígido 690 e apresentando uma única camada adesiva descolável 640. O artigo adesivo inclui um núcleo 610 montado em um produto rígido 690 através da camada adesiva 640. O núcleo 610 pode ser qualquer um dos materiais e construções aqui descritos. Uma segunda superfície principal 694 do produto rígido 690 é adjacente a uma segunda superfície principal 643 da primeira camada adesiva 640, criando uma interface do produto rígido 698 genericamente coplanar ao plano do núcleo 619. O contato entre a primeira camada adesiva 640 e a primeira superfície principal 611 define uma interface do núcleo 620 disposta acima da interface do produto rígido 698. A primeira superfície principal 641 da camada adesiva 640 pode ser acoplada ao material de adesão desejado (por exemplo, superfície de parede, superfície de armário, etc.). A força de colagem na interface do produto rígido 698 é de preferência mais forte que: 1) a força coesiva do núcleo; 2) a união na interface do núcleo 620, ou 3) uma combinação das mesmas. A falta de interface adesivo- adesivo pode resultar na degradação e/ou desmontagem quase completa do artigo adesivo 600 após a remoção do produto rígido (ou da superfície de montagem). Isso pode ser, no entanto, aceitável sob circunstâncias em que o usuário pode aceitar o posicionamento de cada elemento constituinte do artigo adesivo 600 separadamente.
[0074] A Figura 10 mostra outra realização de um artigo adesivo do tipo genericamente aqui descrito incluindo um produto rígido 790 e um núcleo com aberturas 710 e uma única camada adesiva descolável 740. O núcleo 710 pode ser qualquer um dos materiais e construções aqui descritos e inclui uma matriz disposta de aberturas 770 que se estendem através da espessura "T" do material do núcleo. Uma segunda superfície principal 794 do produto rígido 790 é afixada à primeira camada adesiva 740, criando uma pluralidade de interfaces rígidas 798 em um plano genericamente paralelo, se não coplanar com o plano do núcleo 719 dentro de ao menos algumas das aberturas 770. O contato entre a camada adesiva 740 e a primeira superfície principal 711 define uma interface do núcleo 720 disposta em um plano acima das interfaces do produto rígido 798. A primeira superfície principal 741 da camada adesiva 740 pode ser usada para fixar o artigo 700 à superfície de adesão desejada (por exemplo, superfície de parede, superfície de armário, etc.). A força de colagem na pluralidade de interfaces do produto rígido 798 é de preferência mais forte que: 1) a força coesiva do núcleo 710; 2) a união na interface do núcleo 720, ou 3) uma combinação das mesmas. O aumento do número de interfaces de adesivo-produto rígido dentro do perímetro do núcleo pode melhorar a separação do núcleo 710 da camada adesiva 740 durante a remoção por descolamento, garantindo que o adesivo possa se estirar suficientemente para evitar danos demonstráveis.
MATERIAL DO NÚCLEO
[0075] O núcleo faz parte da construção do adesivo e interfere com a ligação interfacial de porções de camadas adesivas de outro modo adjacentes. O material do núcleo pode ser selecionado para proporcionar uma superfície de baixa energia para possibilitar a fácil separação entre o núcleo e o adesivo descolável. O núcleo pode ser uma construção de camada única ou de multicamada. Mais de uma camada de núcleo pode estar presente no núcleo. Múltiplas camadas de núcleo podem ser separadas por camadas de filme, que podem conter adicionalmente uma ou mais camadas. Em algumas realizações, o núcleo inclui ao menos um dentre material plástico, metal, papel, não tecido, produtos têxteis, material tecido, espuma, adesivo, gel e/ou um material reforçado com filamentos. Em algumas realizações, o núcleo tem ao menos um dentre uma camada única de material ou um filme multicamada. Em outras realizações, o núcleo pode ser uma disposição de partículas dispostas entre camadas adesivas adjacentes.
[0076] Em algumas realizações, duas ou mais subcamadas podem ser coextrudadas de modo a formar o núcleo. Em algumas realizações, o núcleo é flexível. Algumas realizações incluem corantes ou pigmentos no núcleo. Algumas realizações incluem pelo menos um acentuador de pegajosidade em ao menos uma camada do núcleo. Algumas realizações incluem um óleo plastificante em uma ou mais camadas do núcleo.
[0077] O núcleo pode ser produzido a partir de qualquer material ou materiais desejados. Exemplos representativos de materiais adequados para o núcleo podem incluir, por exemplo, poliolefinas, como polietileno, incluindo polietileno de alta densidade, polietileno de baixa densidade, polietileno linear de baixa densidade e polietileno linear de ultra baixa densidade, polipropileno e polibutilenos; copolímeros de vinila, como cloretos de polivinila, plasticizados e não plasticizados, e acetatos de polivinila; copolímeros olefínicos, como copolímeros de etileno/metacrilato, copolímeros de etileno/acetato de vinila, copolímeros de acrilonitrila-butadienoestireno e copolímeros de etileno/propileno; polímeros acrílicos e copolímeros; poliuretanos; e combinações dos itens anteriormente mencionados. Misturas ou blendas de quaisquer materiais plásticos, ou plásticos e elastoméricos como polipropileno/polietileno, poliuretano/poliolefina, poliuretano/policarbonato, poliuretano/poliéster, podem também ser usadas.
[0078] Em algumas realizações, o núcleo é ou inclui uma espuma compósita que inclui uma camada de espuma polimérica flexível, um primeiro filme laminado em uma primeira superfície principal da camada de espuma e um segundo filme laminado em uma segunda superfície principal oposta da camada de espuma. Adesivo(s) podem ser afixados aos filmes para formar uma estrutura de adesivo- filme-espuma-filme-adesivo. A camada de espuma polimérica flexível pode ser escolhida para melhorar as propriedades de conformabilidade e resiliência, que são úteis quando um artigo adesivo está para ser aderido a superfícies que têm irregularidades de superfície. Esse é o caso de uma típica superfície de parede. Uma camada de espuma polimérica flexível está disponível comercialmente sob a designação comercial de "Command", junto à Minnesota Mining and Manufacturing Company ("3M") de St. Paul, MN, EUA. Em algumas realizações, a camada de espuma polimérica flexível do núcleo pode incluir espumas poliméricas que estão disponíveis sob as designações comerciais de "Volextra" e "Volara", junto à Voltek, uma divisão da Sekisui America Corporation, de Lawrence, MA, EUA. Em algumas realizações, o núcleo é de ou inclui madeira ou é similar a madeira.
[0079] O núcleo pode ser ou incluir qualquer um dos materiais ou camadas de suporte descritos em qualquer um dos seguintes pedidos de patente, todos os quais estão aqui incorporados em sua totalidade, no pedido PCT n° US2018/024347 e publicação WO n°s 2015/195344, 2017/136432 e 2018/039584.
[0080] Em várias realizações, o núcleo pode ser fabricado ou produzido a partir de materiais de fita microestruturada descritos por exemplo, na patente US n° 8.530.021, concedida a Bartusiak et al.
[0081] Em algumas realizações, o núcleo pode incluir aberturas padronizadas descritas no caso de procurador 3M n° 79768WO004, intitulado "Adhesive Articles Permitting Damage Free Removal", aqui depositados simultaneamente.
[0082] O núcleo pode ser de qualquer formato desejado incluindo, por exemplo, quadrado, retângulo, triangulo, polígono, círculo, quadrilátero, trapezoide, cilindro, semicircular, estrela, meia-lua, tetraedro, etc.
[0083] O núcleo pode ser substancialmente não extensível ou elástico. Em algumas realizações, o material do núcleo tem um módulo de armazenamento entre cerca de 15 x 103 Pa e cerca de 2,5 x 106 Pa em 25 graus Celsius. Em algumas realizações, o material do núcleo tem uma tan δ (onde tan δ é o módulo de perda dividido pelo módulo de armazenamento) entre cerca de 0,4 e cerca de 1,2 a 25 graus Celsius. Em algumas realizações, o núcleo tem uma temperatura de transição vítrea entre cerca de -125 e cerca de 40 graus Celsius. Em outras realizações, o material do núcleo tem um relaxamento de estresse entre 10% e 100% após 10 segundos.
[0084] Em algumas realizações, o núcleo exibe uma recuperação elástica entre 1 e 99% em 10% de deformação. Em algumas realizações, o núcleo exibe uma recuperação elástica entre 1 e 99% em 20% de deformação. Em algumas realizações da invenção, o material do núcleo tem um alongamento no rompimento maior que 50% em ao menos uma direção. Em algumas realizações da invenção, o material do núcleo tem um alongamento no rompimento entre cerca de 50% e cerca de 1.200% em ao menos uma direção.
[0085] Em algumas realizações, o núcleo tem um módulo de Young entre cerca de 100 psi e cerca de 100.000 psi. Em algumas realizações, o núcleo exibe uma recuperação elástica entre 1 e 100% em 10% de deformação conforme medido pelo método ASTM D5459-95. Em algumas realizações, o núcleo exibe uma recuperação elástica entre 1 e 100% em 20% de deformação.
[0086] Em algumas realizações, o núcleo tem um módulo de elasticidade e/ou um módulo de secante entre cerca de 100 psi e cerca de 15.000 psi conforme determinado por ao menos um dentre ASTM D638-14 e ASTM D412-06a. Em algumas realizações, o núcleo tem um módulo na faixa de entre 100 psi e 15.000 psi. Em algumas realizações o módulo é maior que 100 psi, maior que 500 psi, maior que 1.000 psi. Em algumas realizações, o módulo do núcleo é menor que 15.000 psi, menor que 10.000 psi, menor que 8.000 psi, menor que 5.000 psi, menor que 3.500 psi, menor que 2.000 psi e menor que 1.500 psi.
[0087] Em algumas realizações, o núcleo tem uma espessura entre cerca de 0,1 mil e cerca de 100 mils. Em algumas realizações, o núcleo tem uma espessura maior que 1 mil, maior que 5 mils, maior que 8 mils, maior que 10 mils, maior que 12 mils, maior que 15 mils, maior que 20 mils, maior que 22 mils ou maior que 24 mils. Em algumas realizações, o núcleo tem uma espessura menor que 100 mils, menor que 90 mils, menor que 80 mils, menor que 75 mils, menor que 70 mils, menor que 65 mils, menor que 60 mils, menor que 55 mils, menor que 50 mils, menor que 45 mils, menor que 40 mils, menor que 38 mils, menor que 35 mils, menor que 32 mils, menor que 30 mils, menor que 28 mils ou menor que 25 mils.
NÃO TECIDOS
[0088] Em algumas realizações atualmente preferenciais, o núcleo inclui um substrato não tecido. O substrato não tecido pode ser uma manta ou tecido não tecido produzido por qualquer um dos processos comumente conhecidos para a produção de mantas de não tecido. Para uso na presente invenção, o termo "não tecido" se refere a um tecido que tem uma estrutura de fibras ou filamentos individuais que são aleatórios e/ou unidirecionalmente intercalados em uma configuração semelhante a uma esteira, mas não de maneira identificável como um tecido de malha. Materiais ou mantas não tecidos podem ser formados a partir de vários processos, como processos de fiação via sopro, processos de fiação contínua, processos de fiação por entrelaçamento e processos de manta de filamentos cardados, processos de deposição a ar e processos de deposição a úmido. Em algumas realizações, o núcleo compreende múltiplas camadas de materiais não tecidos como, por exemplo, ao menos uma camada de um não tecido de sopro em fusão e ao menos uma camada de um não tecido de fiação contínua ou qualquer outra combinação adequada de materiais não tecidos. Por exemplo, o núcleo pode ser um material multicamada de fiação contínua-ligado por fusão- fiação contínua, de fiação contínua-fiação contínua ou de fiação contínua-fiação contínua-fiação contínua. Ou o núcleo pode ser uma manta compósita que compreende uma camada de não tecido e uma camada de filme.
[0089] O termo "fiação via fusão e sopro", como usado aqui, significa um método para formação de uma manta fibrosa de não tecido mediante a extrusão de um material formador de fibras fundido através de uma pluralidade de orifícios em uma matriz para formar fibras, ao mesmo tempo em que se coloca as fibras em contato com ar ou outro fluido atenuante, para atenuar as fibras em fibras e, consequentemente, coletar as fibras atenuadas. Um processo de fiação via fusão e sopro é apresentado, por exemplo, na patente US n° 6.607.624 (Berrigan et al.). O termo "fibras produzidas por sopro em fusão" significa fibras preparadas por um processo de fiação via fusão e sopro. Os termos "fiação contínua" e "processo de fiação contínua" significam um método para formação de uma manta fibrosa de não tecido por extrusão de material formador de fibras fundido sob a forma de fibras contínuas ou semicontínuas a partir de uma pluralidade de capilares finos de uma fiandeira e, em seguida, coleta das fibras atenuadas. Um processo de fiação contínua é revelado, por exemplo, na patente US n° 3.802.817 concedida a Matsuki et al. "Fibras de fiação contínua" e "fibras de processo de fiação contínua" significam fibras produzidas com o uso de um processo de fiação contínua ou com fiação contínua. Tais fibras são, em geral, fibras contínuas e são entrelaçadas ou ligadas por pontos suficientes para formar uma manta fibrosa não tecida coesiva, de modo que geralmente não é possível remover uma fibra de fiação contínua completa de uma massa de tais fibras. As fibras podem também ter formatos como aqueles descritos, por exemplo, na patente US n° 5.277.976 concedida a Hogle et al., que descreve fibras com formatos não convencionais. Os termos "cardação" e "processo de cardação" significam um método para formação de uma manta fibrosa não-tecida mediante o processamento de fibras têxteis através de uma unidade de penteamento ou cardação, que separa ou rompe e alinha as fibras têxteis na direção da máquina, para formar uma manta fibrosa de não-tecido genericamente orientada na direção da máquina. Os processos de cardação e máquinas de cardar são ensinados em, por exemplo, patente US n° 5.114.787 concedida a Chaplin et al. e 5.643.397. O termo "manta de filamentos cardados" se refere a uma manta fibrosa não tecida formada por um processo de cardação no qual ao menos uma porção das fibras são ligadas umas às outras por métodos que incluem, por exemplo, consolidação por ponto térmico, união autógena, ligação por ar quente, união por ultrassom, perfuração por agulhagem, calandragem, aplicação de um adesivo aplicado por aspersão, e similares. Mais detalhes sobre a produção e as características de mantas de não tecido e laminados incluindo as mantas de não tecido podem ser encontrados, por exemplo, na patente US n° 9.469.091 n° (Henke et al.), que está aqui incorporada a título de referência em sua totalidade. O processo de "deposição a ar", se refere a um processo no qual feixes de pequenas fibras com comprimentos típicos na faixa de cerca de 3 a cerca de 52 milímetros (mm) são separados e arrastados em um suprimento de ar e, então, depositados sobre uma tela de formação, geralmente com a assistência de uma fonte de vácuo. As fibras aleatoriamente orientadas podem, então, ser ligadas umas às outras com o uso, por exemplo, de ligação por ponto térmico, união autógena, ligação por ar quente, perfuração por agulhagem, calandragem, um adesivo aplicado por aspersão e similares. Um processo por deposição a ar (airlaid) exemplificativo é ensinado, por exemplo, na patente US n° 4.640.810 atribuída a Laursen et al. O processo de "deposição a úmido" se refere a um processo no qual feixes de pequenas fibras com comprimentos típicos na faixa de cerca de 3 a cerca de 52 milímetros (mm) são separados e arrastados em um suprimento de líquido e, então, depositados sobre uma tela de formação, geralmente com a assistência de uma fonte de vácuo. A água é, tipicamente, o líquido preferencial. As fibras depositadas aleatoriamente podem ser adicionalmente entrelaçadas (por exemplo, hidroentrelaçadas), ou podem ser ligadas umas às outras com o uso, por exemplo, de união por ponto térmico, união autógena, união por ar quente, união por ultrassom, perfuração por agulhagem, calandragem, aplicação de um adesivo por aspersão e similares. Um processo de deposição a úmido e união é apresentado, por exemplo, na patente US n° 5.167.765 concedida a Nielsen et al. Processos de união também são revelados, por exemplo, na patente US n° 9.139.940 concedida a Berrigan et al.
[0090] Materiais fibrosos que fornecem núcleos não tecidos úteis podem ser produzidos a partir de fibras naturais (por exemplo, fibras de madeira ou algodão), fibras sintéticas (por exemplo, fibras termoplásticas) ou uma combinação de fibras naturais e sintéticas. Materiais para formar fibras termoplásticas incluem poliolefinas (por exemplo, copolímeros de polietileno, polipropileno, polibutileno, etileno, copolímeros de propileno, copolímeros de butileno e copolímeros e misturas desses polímeros), poliésteres e poliamidas. O substrato não tecido pode ser formado a partir de fibras ou filamentos feitos de qualquer material polimérico termoplástico adequado. Os materiais poliméricos adequados incluem, mas não se limitam a poliolefinas, poli(isoprenos), poli(butadienos), polímeros fluorados, polímeros clorados, poliamidas, poliimidas, poliéteres, poli(éter sulfonas), poli(sulfonas), poli(acetatos de vinila), copolímeros de acetato de vinila, como poli(etileno)-co-poli(álcool vinílico), poli(fosfazenos), poli(ésteres de vinila), poli(éteres de vinila), poli(alcoóis vinílicos) e poli(carbonatos). Poliolefinas adequadas incluem, mas não se limitam a, poli(etileno), poli(propileno), poli(1- buteno), copolímeros de etileno e propileno, copolímeros de alfa-olefina (como copolímeros de etileno ou prolileno com 1-buteno, 1-hexeno, 1-octeno, e 1-deceno), poli(etileno-co-1-buteno) e poli(etileno-co-1-buteno-co-1-hexeno). Os polímeros fluorados adequados incluem, mas não se limitam a, poli(fluoreto de vinila), poli(fluoreto de vinilideno), copolímeros de fluoreto de vinilideno (como poli(fluoreto de vinilideno-co-hexafluorpropileno) e copolímeros de clorotrifluoroetileno (como poli(etileno-co-clorotrifluoroetileno). As poliamidas adequadas incluem, mas não se limitam a, poli(iminoadipoilimino-hexametileno), poli(iminoadipoiliminodecametileno), e policaprolactama. As poliimidas adequadas incluem poli(piromelitimida). As poli(sulfonas de éter) adequadas incluem, mas não se limitam a, poli(sulfonas de éter difenílico) e poli(óxido de sulfona de difenilsulfona- co-difenileno). Copolímeros adequados de acetato de vinila incluem, mas não se limitam a, poli(etileno-co-acetato de vinila) e tais copolímeros em que pelo menos alguns dos grupos acetato foram hidrolisados para obter vários poli(álcoois vinílicos), incluindo poli(etileno-álcool-co-vinílico).
[0091] As fibras podem também ser fibras de múltiplos componentes, por exemplo, que têm um núcleo de um material termoplástico e um envoltório de outro material termoplástico. O envoltório pode ser fundido a uma temperatura mais baixa do que o núcleo, fornecendo ligação parcial, aleatória entre as fibras quando a manta de fibras é exposta a uma temperatura na qual o envoltório se funde. Uma combinação de fibras monocomponentes tendo diferentes pontos de fusão pode também ser útil para este propósito. Em algumas realizações, a manta ou tecido não tecido útil no núcleo, de acordo com a presente invenção, é ao menos parcialmente elástica. Exemplos de polímeros para produzir fibras elásticas incluem elastômeros termoplásticos, como copolímeros em bloco de ABA, elastômeros de poliuretano, elastômero de poliolefina (por exemplo, elastômeros de metaloceno poliolefina), copolímeros em bloco de olefina, elastômero de poliamida, elastômeros de etileno-acetato de vinila e elastômeros de poliéster. Um elastômero de copolímero de bloco ABA, geralmente, é um onde os blocos A são poliestirênicos e os blocos B são preparados a partir dos dienos conjugados (por exemplo, alquilenodienos inferiores). O bloco A é, de modo geral, predominantemente formado de porções estirênicas substituídas (por exemplo, alquiladas) ou não substituídas (por exemplo, poliestireno, poli(alfametil estireno) ou poli (t- butilestireno)), com um peso molecular médio de cerca de 4.000 a 50.000 gramas por mol. O(s) bloco(s) B é/são geralmente predominantemente formado(s) de dienos conjugados (por exemplo, isopreno, 1,3-butadieno ou monômeros de etileno-butileno), que podem ser substituídos ou não substituídos, e que têm um peso molecular médio de cerca de 5.000 a 500.000 gramas por mol. Os blocos A e B podem ser configurados, por exemplo, nas configurações linear, radial ou em estrela. Um copolímero em bloco ABA pode conter múltiplos blocos A e/ou B, blocos estes que podem ser produzidos a partir de monômeros iguais ou diferentes. Um copolímero em bloco típico é um copolímero em bloco ABA linear, em que os blocos A podem ser iguais ou diferentes, ou um copolímero em bloco que tem mais de três blocos, predominantemente terminando em blocos A. Os copolímeros em multibloco podem conter, por exemplo, uma certa proporção de copolímeros em dibloco AB, os quais tendem a formar um segmento de filme elastomérico mais pegajoso. Outros polímeros elásticos podem ser misturados aos elastômeros de copolímero em bloco, e vários polímeros elásticos podem ser misturados para se obter graus variáveis de propriedades elásticas. Muitos tipos de elastômeros termoplásticos estão disponíveis comercialmente, incluindo aqueles junto à BASF, Florham Park, NJ, EUA sob a designação comercial "STYROFLEX"; junto à Kraton Polymers, Houston, TX, EUA, sob a designação comercial "KRATON"; junto à Dow Chemical, Midland, MI, EUA, sob a designação comercial "PELLETHANE", "INFUSE", VERSIFY" ou "NORDEL"; junto à DSM, Heerlen, Holanda, sob a designação comercial "ARNITEL"; junto à E. I. duPont de Nemours and Company, Wilmington, DE, EUA, sob a designação comercial "HYTREL"; junto à ExxonMobil, Irving, TX, EUA, sob a designação comercial "VISTAMAXX", e mais.
[0092] Por exemplo, a manta não tecida fibrosa pode ser feita por cardação, produzida por deposição a ar (airlaid), produzida por deposição a úmido (wetlaid), hidroentrelaçada, por fiação contínua, eletrofiação ou técnicas de fiação via fusão e sopro, como produzida por extrusão em blocos com giro de ar quente em alta velocidade (meltspun) ou produzida por extrusão em blocos com passagem de ar quente em alta velocidade (meltblown), ou combinações dos mesmos. Qualquer uma das mantas não tecidas pode ser feita de um único tipo de fibra ou de duas ou mais fibras que sejam diferentes quanto ao tipo de polímero termoplástico, formato e/ou espessura; o único tipo de fibra ou pelo menos um dos múltiplos tipos de fibra podem ser cada um uma fibra multicomponente conforme descrito acima.
[0093] Fibras têxteis podem também estar presentes na manta. A presença de fibras têxteis fornece, em geral, uma manta mais aerada, menos densa que uma manta de apenas microfibras produzidas por sopro em fusão. Uma manta mais aerada pode ter força coesiva reduzida na interface do núcleo ou no volume do próprio núcleo, levando à separação mais fácil de uma ou mais camadas adesivas.
[0094] O núcleo não tecido pode, opcionalmente, compreender ainda uma ou mais camadas de talagarça. Por exemplo, uma ou ambas as superfícies principais podem opcionalmente compreender ainda uma camada de talagarça. A talagarça, que é tipicamente um reforço tecido ou não tecido produzido a partir de fibras, é incluída para oferecer força ao artigo não tecido. Os materiais de talagarça adequados incluem, mas não se limitam a, náilon, poliéster, fibra de vidro, polietileno, polipropileno e similares. A espessura média da talagarça pode variar. A camada da talagarça pode, opcionalmente, ser ligada ao substrato não-tecido. Uma variedade de materiais adesivos pode ser usada para ligar a talagarça ao substrato. Alternativamente, a talagarça pode ser ligada por calor ao não tecido.
[0095] Os núcleos não tecidos úteis podem ter qualquer diâmetro eficaz da fibra, peso base ou espessura adequados desejados para uma aplicação específica. "Diâmetro eficaz da fibra" ou "DEF" é o diâmetro aparente das fibras em uma manta de fibras com base em um teste de permeação de ar no qual ar a 1 atmosfera e à temperatura ambiente é passado através de uma amostra de manta com uma espessura e uma velocidade de face especificadas (tipicamente 5,3 cm/segundo), sendo medida a queda de pressão correspondente. Com base na queda de pressão medida, o diâmetro eficaz da fibra é calculado conforme descrito em Davies, C. N., "The Separation of Airborne Dust and Particulates", Institution of Mechanical Engineers, London Proceedings, IB (1952). As fibras do substrato não tecido têm tipicamente um diâmetro eficaz de fibra de ao menos 0,1, 1, 2, ou mesmo 4 micrômetros e de no máximo 125, 75, 50, 35, 25, 20, 15, 10, 8 ou mesmo 6 micrômetros. Núcleos de fiação contínua têm tipicamente uma DFE não maior que 35, enquanto os núcleos produzidos por deposição a ar podem ter uma DFE maior, na ordem de 100 mícrons. O núcleo não tecido tem, de preferência, um peso base na faixa de ao menos 5, 10, 20 ou mesmo 50 g/m2; e de no máximo 800, 600, 400, 200 ou mesmo 100 g/m2. O "peso base" é calculado a partir do peso de uma amostra de manta de 10 cm x 10 cm. A resistência à tração mínima da manta de não tecido é de cerca de 4,0 Newtons.
[0096] A espessura desses não tecidos pode também ser caracterizada em termos de solidez (conforme definido aqui e conforme medido pelos métodos relatados na presente invenção).
[0097] A solidez é determinada pela divisão da densidade aparente medida de uma manta fibrosa não tecida pela densidade dos materiais que compõem a porção sólida da manta. A densidade aparente de uma manta pode ser determinada primeiro medindo-se o peso (por exemplo, de uma seção de 10 por 10 centímetros) de uma manta. A divisão do peso médio da manta pela área da manta fornece o peso de base da manta, que é registrado em g/m2. A espessura da manta pode ser medida pela obtenção (por exemplo, por corte por matriz) de um disco de 135 mm de diâmetro da rede e medindo-se a espessura da manta com um peso de 230 g e um diâmetro de 100 mm centrado acima da manta. A densidade aparente da manta é determinada pela divisão do peso de base da manta pela espessura da manta e é registrado como g/m3. A solidez é, então, determinada pela divisão da densidade aparente da manta fibrosa não tecida pela densidade do material (por exemplo, polímero) compreendendo os filamentos sólidos da manta. A densidade de uma batelada de polímero pode ser medida por métodos convencionais, se o fornecedor não especificar a densidade do material. A espessura é usualmente descrita como 100% menos a solidez (por exemplo, uma solidez de 7% equivale a uma espessura de 93%).
[0098] Conforme apresentado na presente invenção, mantas com solidez de cerca de 2,0% a menos que 12,0% (isto é, de espessura de cerca de 98,0% até mais de 88,0%) podem ser produzidas. Em várias realizações, as mantas, conforme aqui revelado, compreendem uma solidez de no máximo cerca de 7,5%, no máximo cerca de 7,0% ou no máximo cerca de 6,5%. Em realizações adicionais, as mantas, conforme aqui revelado, compreendem uma solidez de pelo menos cerca de 5,0%, pelo menos cerca de 5,5% ou pelo menos cerca de 6,0%.
FILMES POLIMÉRICOS
[0099] Em muitas realizações da presente invenção, o núcleo pode incluir ou consistir em um filme polimérico. Camadas de núcleo de filme polimérico podem ser de uma variedade de formas, incluindo, por exemplo, um filme de camada única ou multicamada, um filme poroso e combinações dos mesmos. O filme polimérico pode conter uma ou mais cargas (por exemplo, carbonato de cálcio). O filme de polímero pode ser uma camada contínua ou uma camada descontínua. Filmes de polímero multicamada são, de preferência, integralmente unidos um ao outro sob a forma de um filme compósito, um filme laminado, e combinações dos mesmos. Filmes poliméricos multicamada podem ser preparados usando-se qualquer método adequado incluindo, por exemplo, co-moldagem, co- extrusão, revestimento de extrusão, união através de um adesivo, união sob pressão, união sob calor, e combinações dos mesmos.
[00100] O filme pode compreender um único material polimérico ou pode ser preparado a partir de uma mistura de materiais poliméricos. Exemplos de materiais adequados incluem poliésteres como politereftalato de etileno, naftalato de polietileno, copoliésteres ou combinações de poliéster à base de ácidos naftaleno dicarboxílicos; policarbonatos; poliestirenos; estireno-acrilonitrilas; acetatos de celulose; poliéter sulfonas; poli(met)acrilatos como metacrilato de polimetila; poliuretanos; cloreto de polivinila; policiclo-olefinas; poli-imidas; ou suas combinações.
[00101] Exemplos de materiais que podem ser incluídos no núcleo incluem poliolefinas, como polietileno, polipropileno (incluindo polipropileno isotático), poliestireno, poliéster, álcool polivinílico, poli(tereftalato de etileno), poli(tereftalato de butileno), poli-imida, poli(caprolactama), poli(fluoreto de vinilideno), polilactídeos, acetato de celulose, etilcelulose e similares.
[00102] A camada de filme polimérico pode ser uma construção de camada única ou de multicamada. Mais de uma camada de filme polimérico pode estar presente. As camadas de filme polimérico podem ser compreendidas de qualquer polímero formador de filme.
[00103] Em algumas realizações, a(s) camada(s) de filme polimérico incluem pelo menos um dentre um copolímero vinil aromático, um polietileno linear de baixa densidade, um polietileno de baixa densidade, um polietileno de alta densidade, um copolímero de etileno e monômeros de (met)acrilato, um copolímero de etileno e monômeros de (met)acrilato contendo modificações de ácido, um copolímero de etileno e acetato de vinila, um copolímero de etileno e acetato de vinila contendo acrilato e/ou modificações de ácido. Em algumas realizações, o filme contém polímeros de monômeros de olefina com 2 a 16 carbonos. Em algumas realizações, o filme é um copolímero de dois ou mais monômeros de olefina. Em algumas realizações, o filme contém polímeros de monômeros de olefina com estereoquímica atática, sindiotática ou isotática. Em algumas realizações, o filme é um copolímero de um ou mais monômeros de olefina polimerizada com o uso de um catalisador de metaloceno. Em algumas realizações, o filme é compreendido de copolímeros de vinila, como poli(cloreto de vinila), poli(acetato de vinila) e similares. Em algumas realizações, o filme é uma blenda que compreende qualquer um dos polímeros mencionados acima.
[00104] Materiais de filme adequados podem incluir SEBS, SEPS, SIS, SBS, poliuretano, etil acetato de vinila (EVA), polietileno linear de densidade ultra baixa (ULLDPE), polipropileno hidrogenado, etil acrilato de metila (EMA), polietileno de alta densidade (HDPE), polietileno de baixa densidade (LDPE), polietileno linear de baixa densidade (LLDPE), poliésteres incluindo politereftalato de etileno (PET) e combinações ou misturas dos mesmos. Em algumas realizações, o filme polimérico é constituído por múltiplas camadas de qualquer um dos polímeros mencionados acima. Em realizações específicas, as múltiplas camadas incluem uma camada de núcleo e uma ou mais camadas de revestimento, conforme descrito no pedido PCT n° US2017/016039 (Runge et al.), aqui incorporado a título de referência em sua totalidade.
[00105] Os filmes poliméricos aqui descritos podem ser produzidos com o uso de qualquer método conhecido na técnica.
PARTÍCULAS
[00106] Em algumas realizações, a camada de núcleo consiste em um sortimento de partículas. As partículas podem ser distribuídas em uma ou mais camadas de núcleo. De modo geral, as partículas podem ser sólidas, ocas ou porosas e rígidas ou não rígidas. As partículas podem ser produzidas a partir de qualquer material adequado incluindo madeira, vidro, cerâmicas, polímeros, metais, óxidos metálicos e materiais de carbono. As partículas da camada do núcleo têm, de modo geral, um tamanho de cerca de 1 mícron a cerca de 100 mils. Diferentes partículas podem ser distribuídas em diferentes camadas de núcleo. Uma camada de núcleo pode conter também múltiplas composições, tipos ou tamanhos de partículas. As partículas em uma camada de núcleo podem ter composições e tratamentos de superfície iguais ou diferentes. As partículas podem ser dispostas em um formato específico ou podem ser distribuídas irregularmente. A superfície das partículas pode ser tratada ou funcionalizada para ser hidrofóbica ou hidrofílica. As partículas podem ser aglomeradas ou não aglomeradas e agregadas ou não agregadas. "Aglomeradas" se refere a uma associação fraca entre partículas primárias que podem ser mantidas juntas através de carga ou polaridade e podem ser decompostas em entidades menores. "Agregadas" se refere a partículas fortemente ligadas ou fundidas nas quais a área de superfície externa resultante pode ser significativamente menor que a soma das áreas calculadas da superfície dos componentes individuais. As forças que mantêm um agregado unido podem incluir forças intensas, por exemplo, ligações covalentes, ou aquelas resultantes de sinterização ou entrelaçamento físico complexo. Um agregado pode também ser mantido unido por ligações reversíveis ou dependentes de temperatura (por exemplo, ligações iônicas).
[00107] Em algumas realizações, o núcleo inclui partículas inorgânicas. As partículas inorgânicas podem ser naturais ou sintéticas. O termo "partículas inorgânicas sintéticas", conforme usado aqui, inclui quaisquer partículas que foram transformadas, regeneradas, recristalizadas, reconstituídas, etc., a partir de um estado original que pode ser seu estado natural extraído em seu estado atual por um processo de síntese química (por exemplo, precipitado da solução, gerado pela hidrólise em chama, etc.) ou por um processo de síntese física (por exemplo, precipitado a partir de uma fase gasosa, solidificado por meio de um processo solgel, etc.). O termo "carga inorgânica sintética", como usado aqui, inclui também qualquer carga que foi substancialmente transformada a partir do seu estado original (que pode ser seus estado de ocorrência natural extraído) em seu estado atual por um processo de síntese física sendo levada a um estado ao menos parcialmente amolecido ou fundido e, então, solidificada por resfriamento, de modo que qualquer estrutura substancialmente cristalina que possa ter existido no estado natural seja substancialmente apagada de modo que o material esteja agora em uma forma substancialmente amorfa (por exemplo, compreendendo menos que cerca de 0,5 por cento de cristalinidade por peso). Esses processos podem incluir, por exemplo, processamento por fusão, fusão em chama e similares. Por outro lado, "partículas inorgânicas naturais" são definidas como um mineral que foi extraído da terra em sua forma de ocorrência natural e, embora seja possivelmente submetido a processos de purificação e/ou modificação, é usado ainda que substancialmente em sua forma de ocorrência natural.
[00108] Usando as definições fornecidas acima, partículas sintéticas inorgânicas incluem, por exemplo, as assim-chamadas bolhas ou microesferas de vidro (como aqueles disponíveis junto à 3M Company de St. Paul, MN, EUA, sob a designação comercial de microesferas de vidro da 3M), microesferas de cerâmica (como aquelas disponíveis junto à 3M Company sob a designação comercial microesferas de cerâmica da 3M), argilas sintéticas (por exemplo, argilas sintéticas de silicato como aquelas disponíveis sob a designação comercial Laponite disponível junto à Southern Clay Products, Gonzales, TX, EUA), sílica precipitada, sílica pirolisada, sílica vítrea, dióxido de titânio sintético (como produzido, por exemplo, pelo processo de sulfato ou o processo de cloreto), carbonato de cálcio sintético (precipitado) (como produzido, por exemplo, pela passagem de dióxido de carbono através de uma solução de hidróxido de cálcio) e similares.
[00109] Partículas inorgânicas naturais adequadas incluem calcita, witerita, rútilo, anatásio, ilmenita, mica, sericita, perlita, talco, calcário, sílica, barita, gesso natural, gipsita calcinada, caulinita, montmorilonita, atapulgita, ilita, saponita, hectorita, beidelita, stevensita, sepiolita, bentonita, pirofilita, terra diatomácea, e similares, bem como misturas dos mesmos.
[00110] Se usadas no núcleo, as partículas poliméricas podem ser produzidas a partir de qualquer material polimérico adequado. As partículas poliméricas podem ser produzidas a partir de materiais rígidos ou materiais elastoméricos. Os materiais poliméricos rígidos adequados incluem polímeros termofixáveis, por exemplo, polímeros fenólicos ou polímeros termoplásticos, por exemplo, copolímeros de acrilonitrila e cloreto de polivinilideno (copolímeros PVDC). Microesferas elastoméricas são descritas nas patentes US n° 3.691.140, concedida a Silver, e n°s 3.857.731 e 4.166.152 concedidas a Baker et al. Em outro aspecto, a microesfera preenchida com fluido compreende uma carcaça de polímero que consiste em copolímero de acrilonitrila ou copolímero de cloreto de polivinilideno com um revestimento de carbonato de cálcio, como aquela vendida sob o nome comercial de microesferas poliméricas DUALITE junto à Henkel.
[00111] Outras partículas incluem óxido de alumínio fundido, óxido de alumínio tratado por calor, óxido de alumínio fundido branco, carbureto de silício preto, carbureto de silício verde, diboreto de titânio, carboneto de boro, carboneto de tungstênio, carboneto de titânio, diamante (natural e sintético), sílica, óxido de ferro, cromo, céria, zircônia, óxido de titânio, silicatos, óxido de estanho, nitreto de boro cúbico, granada, zircônia alumina fundida, partículas de sol-gel, e similares, bem como misturas dos mesmos.
[00112] Tipicamente, as partículas usadas no núcleo têm um tamanho de partícula (por exemplo, diâmetro) primária média (em algumas realizações, primária média e aglomerada) não maior que 1 mícron. "Tamanho de partícula primária" se refere à maior dimensão (por exemplo, o diâmetro de uma partícula esférica) de uma partícula única (não agregada, não aglomerada). Em algumas realizações, as partículas têm um tamanho de partícula (em algumas realizações, primária média e aglomerada) não maior que 0,1 mícron.
[00113] As partículas podem ter um formato substancialmente esférico. Entretanto, outras formas, como formas alongadas, podem ser empregadas alternativamente. Exemplos desses formatos incluem bastões, triângulos, placas, pirâmides, cones, esferas sólidas, esferas ocas e similares. Alternativamente, as partículas podem ter um formato aleatório.
GÉIS
[00114] Se usado no núcleo, um gel tipicamente tem uma viscosidade (até o ponto onde é mensurável) de pelo menos 100.000 centipoise (cP), pelo menos 500.000 cP, pelo menos 600.000 cP e, em ainda outras realizações, pelo menos 700.000 cP quando medido a 23°C utilizando um viscosímetro Brookfield LVT. Em algumas realizações, o núcleo pode ter um teor de gel (ou seja, fração de gel) maior que 25% da, ou maior que 50%, ou maior que 80%, quando medido pela extração do polímero solúvel em um solvente adequado (por exemplo, tetraidrofurano ou tolueno aquecido). Em algumas realizações, o gel é um adesivo conforme descrito abaixo. As ligações ou outras forças de atração em certos géis podem ser reconstituíveis após a separação, possibilitando que um núcleo de gel seja reutilizado mesmo depois de um artigo adesivo tenha sido removido de uma superfície de adesão.
[00115] Géis tixotrópicos são particularmente úteis para inclusão no núcleo porque são menos propensos a fluir sob forças tipicamente experimentadas durante o uso dos artigos adesivos da presente invenção. Géis adequados incluem géis contendo glicerina (consulte, por exemplo, a patente US n° 3.780.537 (Spencer) e a publicação do pedido de patente US n° 2010/0274333 (Dunshee et al.)); géis contendo silicone e compostos contendo silóxi (consulte, por exemplo, a patente US n° 7.795.326 (Salamone et al.)); géis contendo propileno glicol (consulte, por exemplo, a patente US n° 5.843.145 (Brink)); géis contendo um polímero reticulado hidroabsorvente, como poliacrilamida reticulada e poliacrilato de sódio (consulte, por exemplo, a patente US n° 5.697.961 (Kiamil)); e géis hidrofílicos preparados a partir de materiais de partida, como poli(óxido de etileno), polivinilpirrolidona, poliacrilamida, poliacrilamida aniônica, álcool polivinílico, copolímeros de vinil éter-anidrido maleico, ácido poliacrílico, copolímeros de etileno- anidrido maleico, éter polivinílico, dextrano, gelatina, hidróxi propil celulose, metil celulose, carbóxi metil celulose, hidróxi etil-carbóxi metil celulose, hidróxi etil celulose, alginato de propileno glicol, alginato de sódio, polietileno imina, haletos de polivinila alquil piridínio, poliprolina, amidos naturais, caseína, proteínas, ácido polimetacrílico, ácido polivinil sulfônico, ácido sulfônico de poliestireno, polivinilamina, poli-4-vinilpiridina, monoésteres polimerizados de ácidos olefínicos, diésteres polimerizados de ácidos olefínicos, acrilamida e materiais polimerizáveis difuncionais (por exemplo, diácidos, diésteres ou diamidas) e similares.
[00116] Géis adequados são comercialmente disponíveis como NICKOLODEON GAK (junto à NSI International).
ADESIVO
[00117] Em algumas realizações, o núcleo inclui um adesivo. Em algumas realizações, o núcleo é um adesivo sensível à pressão. Uma descrição geral de adesivos sensíveis à pressão úteis pode ser encontrada na Encyclopedia of Polymer Science and Engineering, volume 13, Wiley-Interscience Publishers (New York, EUA, 1988). Descrição adicional de adesivos sensíveis à pressão úteis pode ser encontrada na Encyclopedia of Polymer Science and Technology, volume 1, Interscience Publishers (New York, EUA, 1964). As composições de adesivo sensível à pressão são bem conhecidas pelos técnicos no assunto por possuírem propriedades incluindo as seguintes: (1) adesão, (2) aderência com não mais que a pressão dos dedos, (3) capacidade suficiente para se fixarem a uma superfície de adesão e (4) resistência coesiva suficiente para serem totalmente removíveis da superfície de adesão. Verificou-se que os materiais que funcionam bem como adesivos sensíveis à pressão são polímeros projetados e formulados para apresentarem as propriedades viscoelásticas indispensáveis que resultam em um equilíbrio desejado entre adesão, adesividade e potência de retenção de cisalhamento. Adesivos sensíveis à pressão (ASPs) adequados podem ser à base de met(acrílicos) reticulados ou não reticulados, borrachas, elastômeros termoplásticos, silicones, poliuretanos, e similares, e podem incluir acentuadores de pegajosidade a fim de fornecer a adesão desejada, bem como outros aditivos. Em algumas realizações, o ASP é à base de um ASP (met)acrílico ou pelo menos um poli(met)acrilato, sendo que (met)acrilato se refere a ambos os grupos acrilato e metacrilato. Em algumas realizações, o ASP é um copolímero em bloco de olefina à base de adesivo. Os adesivos sensíveis à pressão à base de acrílico são descritos na patente US n° 4.726.982 (Traynor et al.) e na patente US n° 5.965.256 (Barrera), por exemplo. Os adesivos sensíveis à pressão à base de silicone são descritos na patente US n° 6.730.397 (Melancon et al.) e na patente US n° 5.082.706 (Tangney), por exemplo. Os adesivos sensíveis à pressão à base de poliuretano são descritos na publicação de pedido de patente US n° 2005/0137375 (Hansen et al.), por exemplo. Os adesivos sensíveis à pressão à base de copolímero em bloco de olefina são descritos na publicação de pedido de patente US n° 2014/0335299 (Wang et al.), por exemplo.
[00118] O núcleo pode incluir uma pluralidade de camadas adesivas. Por exemplo, o núcleo pode incluir um adesivo à base de borracha relativamente rígido como camada interna, com um ASP à base de acrílico mais macio disposto entre a camada de núcleo interna e a(s) camada(s) adesiva(s) descolável(is). Como outro exemplo, o núcleo pode incluir um adesivo à base de acrílico relativamente macio como camada interna, com um adesivo à base de borracha relativamente mais rígido disposto entre a camada de núcleo interna e a(s) camada(s) adesiva(s) descolável(is). As características do adesivo no núcleo podem ser selecionadas ou modificadas para se obter as propriedades desejadas.
[00119] Se usado no núcleo, um adesivo pode ter uma composição diferente da(s) camada(s) adesiva(s) descolável(is) para evitar um aumento na força coesiva em qualquer interface entre adesivo e o núcleo. Alternativamente, a superfície do adesivo pode ser modificada pelos materiais de liberação ou pela camada de amortecimento, conforme descrito acima.
CAMADA(S) ADESIVA(S) DESCOLÁVEL(IS)
[00120] Os adesivos usados nos artigos adesivos aqui descritos podem incluir qualquer adesivo que tem as propriedades desejadas. Em algumas realizações, o adesivo é descolável. Em algumas realizações, o adesivo é liberado de maneira limpa de uma superfície de um material de adesão quando o artigo adesivo é descolado em um ângulo de cerca de 35° ou menos a partir de uma superfície de um material de adesão. Em algumas realizações, o adesivo descolável é liberado de uma superfície de um material de adesão quando o suporte multicamada é descolado em um ângulo de cerca de 35° ou mais a partir da superfície do material de adesão de modo que não haja substancialmente nenhum vestígio do adesivo deixado sobre a superfície do material de adesão.
[00121] O adesivo pode ser, por exemplo, qualquer um dos adesivos descritos em qualquer um dos seguintes pedidos de patente, todos os quais estão aqui incorporados por referência: publicações internacionais n°s WO/2015/035556, WO/2015/035960, WO/2017/136219, WO/2017/136188 e no pedido de patente US n° 2015/034104, todos os quais estão aqui incorporados em sua totalidade.
[00122] Em algumas realizações, o adesivo descolável é um adesivo sensível à pressão. Qualquer composição, material ou ingrediente adequado pode ser usado no adesivo sensível à pressão. Adesivos sensíveis à pressão utilizam um ou mais elastômeros termoplásticos, por exemplo, em combinação com uma ou mais resinas taquificantes. Em algumas realizações, o adesivo não é um adesivo sensível à pressão.
[00123] Em algumas realizações, a camada adesiva descolável pode incluir ao menos um dentre adesivos à base de borracha, silicone ou acrílico. Em algumas realizações, a camada do adesivo descolável pode incluir um adesivo sensível a pressão (ASP). Em algumas realizações, o adesivo descolável pode incluir adesivos de borracha com pegajosidade acentuada, como borracha natural; olefinas; silicones, como silicone de poliureia ou copolímeros em bloco de silicone; adesivos de borracha sintética, como poli-isopreno, polibutadieno e copolímeros em bloco de estireno-isopreno-estireno, estireno-etileno-butileno-estireno e estireno- butadieno-estireno, e outros elastômeros sintéticos; e adesivos acrílicos de pegajosidade acentuada ou sem pegajosidade, como copolímeros de acrilato de iso-octila e ácido acrílico, que podem ser polimerizados por técnicas de radiação, solução, suspensão ou emulsão; poliuretanos; os copolímeros em bloco de silicone; e combinações dos itens acima.
[00124] Geralmente, quaisquer aditivos conhecidos úteis na formulação de adesivos podem também ser incluídos. Os aditivos incluem plastificantes, agentes antienvelhecimento, estabilizantes ultravioleta, corantes, estabilizantes térmicos, agentes anti-infecciosos, cargas, reticuladores, bem como misturas e combinações dos mesmos. Em certas realizações, o adesivo pode ser reforçado com fibras ou uma talagarça de fibra que pode incluir fibras inorgânicas e/ou orgânicas. Talagarças de fibra adequadas podem incluir mantas ou talagarças tecidas, não tecidas ou de malha. Por exemplo, as fibras na talagarça podem incluir fios metálicos, fibra cerâmica, fibra de vidro, e fibras orgânicas (por exemplo, fibras orgânicas naturais e/ou sintéticas).
[00125] Em algumas realizações, os adesivos incluem um acentuador de pegajosidade. Alguns acentuadores de pegajosidade incluem pelo menos um dentre politerpeno, terpeno fenol, ésteres de rosina e/ou ácidos de rosina.
[00126] Em algumas realizações, o adesivo descolável é um adesivo fluxível que pode ser aplicado como revestimento sobre a camada de suporte. Em algumas realizações, o adesivo descolável é um adesivo mais sólido, como é geralmente descrito, por exemplo, na patente alemã n° 33 31 016.
[00127] Em algumas realizações, o adesivo descolável tem uma temperatura de transição vítrea (Tg) entre cerca de -125 graus Celsius e cerca de 20 graus Celsius, conforme determinado pela análise mecânico-dinâmica do valor de pico de tan δ. Em algumas realizações, o adesivo descolável tem uma Tg entre cerca de -70 graus Celsius e cerca de 0 grau Celsius. Em algumas realizações, o adesivo descolável tem uma Tg entre cerca de -60 graus Celsius e cerca de -20 graus Celsius. Em algumas realizações, o adesivo descolável tem uma Tg maior que -80 graus Celsius, maior que -70 graus Celsius, maior que -60 graus Celsius, maior que -50 graus Celsius, maior que -40 graus Celsius ou maior que -30 graus Celsius. Em algumas realizações, o adesivo descolável tem uma Tg menor que 20 graus Celsius, 10 graus Celsius, 0 grau Celsius, -10 graus Celsius, -20 graus Celsius ou de -30 graus Celsius.
[00128] Alguns adesivos descoláveis que podem ser usados nos artigos adesivos da presente invenção têm um módulo de armazenamento de cerca de 300.000 Pa ou mais, cerca de 400.000 Pa ou mais, cerca de 500.000 Pa ou mais, cerca de 1.000.000 Pa ou mais a 25°C, conforme determinado pela análise mecânico-dinâmica. Em outras realizações, o adesivo tem um módulo de armazenamento de 1.500.000 Pa ou menos, 755.000 Pa ou menos, 500.000 Pa ou menos, 400.000 Pa ou menos, 300.000 Pa ou menos, ou 250.000 Pa ou menos a 25°C, conforme determinado pela análise mecânico- dinâmica.
[00129] Em algumas realizações, a espessura do adesivo descolável sobre ao menos uma dentre a primeira ou a segunda superfícies principais do núcleo é de cerca de 1 μm a cerca de 1 mm.
[00130] Em algumas realizações, as propriedades de adesão do adesivo podem situar-se na faixa de 0,1 N/dm a 25 N/dm. Em algumas realizações, as propriedades de adesão do adesivo podem situar-se na faixa de 0,5 N/dm a 10 N/dm. Em algumas realizações, as propriedades de adesão do adesivo podem situar-se na faixa de 1 N/dm a 5 N/dm.
[00131] Em algumas realizações, o adesivo descolável pode fornecer uma resistência a cisalhamento, por exemplo, de 1 a 20 libras por polegada quadrada conforme medida pelo método de teste ASTM D3654M06.
[00132] Em algumas realizações, os adesivos descoláveis são produzidos para obter descolamento sem nenhum ou com dano mínimo. Métodos e artigos com essa finalidade são descritos em, por exemplo, patente US n° 6.835.452, publicação internacional n°s WO/2018/039584 e WO/2017/136188, cada uma aqui incorporada em sua totalidade.
ARTIGO(S) ADESIVO(S)
[00133] Em algumas realizações, o artigo adesivo inclui adicionalmente uma aba. A aba é uma área que pode ser facilmente acessada pelo usuário para auxiliar ou começar a liberar o artigo adesivo de uma superfície de adesão. A aba de remoção pode ser pegajosa a partir da camada adesiva mais externa ou não pegajosa estando coberta por camadas de filme estirável, filme não estirável, revestimento removível ou adesivo sem pegajosidade.
[00134] Em algumas realizações, o artigo adesivo inclui adicionalmente um ou mais revestimentos removíveis. O revestimento removível pode estar, por exemplo, em uma ou ambas as superfícies principais das camadas adesivas. O revestimento removível protege o adesivo durante a fabricação, transporte e antes do uso. Quando o usuário desejar usar o artigo adesivo, o usuário poderá descolar ou remover o revestimento removível para expor o adesivo. Exemplos de revestimentos adequados incluem papel, por exemplo, papel kraft, ou filmes poliméricos, por exemplo, polietileno, polipropileno ou poliéster. Pelo menos uma superfície do revestimento pode ser tratada com um agente de liberação, como silicone, um fluoroquímico, ou outro material de liberação à base de baixa energia de superfície para fornecer um revestimento removível. Revestimentos removíveis adequados e métodos para tratamento de revestimentos são descritos, por exemplo, na patente US n°s 4.472.480, 4.980.443 e 4.736.048, e aqui incorporados. Os revestimentos removíveis preferenciais são papel polirrevestido de silicone de fluoro alquila. Os revestimentos removíveis podem ser impressos com linhas, símbolos de marca ou outras informações.
[00135] Em algumas realizações, os artigos adesivos da presente invenção podem ser removidos de um substrato ou superfície sem danos. Em realizações particularmente vantajosas, os artigos adesivos podem ser removidos de ao menos um dentre gesso acartonado pintado e papel de parede sem danos.
[00136] Alguns artigos adesivos da presente invenção têm excelente resistência a cisalhamento. Algumas realizações da presente invenção têm uma resistência a cisalhamento maior que 1.600 minutos, conforme medido de acordo com o método ASTM D3654-82. Algumas realizações da presente invenção têm resistência a cisalhamento maior que 10.000 minutos, conforme medido de acordo com o método ASTM D365482. Algumas outras realizações da presente invenção têm resistência a cisalhamento maior que 100.000 minutos, conforme medido de acordo com o método ASTM D3654-82.
[00137] Alguns artigos adesivos da presente invenção demonstram uma resistência à adesividade menor que 90° para facilitar a remoção do artigo adesivo. Outros demonstram uma resistência à adesividade maior que 90°, mas ainda assim proporcionam uma remoção isenta de danos. Alguns artigos adesivos da presente invenção podem ter uma resistência à adesividade maior que 90° de modo a permitir o manuseio do artigo adesivo pelo usuário sem separação acidental. Algumas realizações da presente invenção têm uma resistência à adesividade a 90° entre cerca de 10 on/pol2 e 300 on/pol2. Algumas realizações da presente invenção têm uma resistência à adesividade a 90° entre cerca de 50 on/pol2 e 200 on/pol2.
[00138] Alguns artigos adesivos da presente invenção demonstram capacidade de suportar o peso aprimorada, suportando um peso de 0,5 libras durante pelo menos 24 horas, de acordo com o teste de suspensão de peso. Em outras implementações, os artigos adesivos da presente invenção demonstram suportar um peso de 0,5 libras durante ao menos 24 horas, de acordo com o teste de suspensão de peso. Em realizações atualmente preferenciais, os artigos adesivos da presente invenção demonstram capacidade de suportar o peso aprimorada, suportando um peso de 0,5 libras durante pelo menos 72 horas, de acordo com o teste de suspensão de peso.
[00139] Alguns artigos adesivos da presente invenção têm um alongamento no rompimento maior que 50% em pelo menos uma direção. Alguns artigos adesivos da presente invenção têm um alongamento no rompimento entre cerca de 50% e cerca de 1.200% em pelo menos uma direção.
[00140] Alguns artigos adesivos da presente invenção têm uma resistência à tração no rompimento suficientemente alta para que o artigo adesivo não se rompa antes de ser removido de um adesivo em um ângulo de 35° ou maior.
[00141] Em algumas realizações, os artigos adesivos da presente invenção apresentam uma conformabilidade com um substrato ou superfície acentuada em relação aos artigos adesivos de montagem da técnica anterior. Em algumas realizações, os artigos adesivos da presente invenção suportam mais peso quando aderidos ou fixados a um substrato ou superfície adesiva em relação aos artigos adesivos de montagem da técnica anterior. Em algumas realizações, os artigos adesivos da presente invenção suportam mais peso durante um período de tempo mais longo quando aderidos ou fixados a um substrato ou superfície em relação aos artigos adesivos de montagem da técnica anterior. Em algumas realizações, os artigos adesivos da presente invenção permanecem aderidos a uma superfície texturizada, áspera ou irregular durante um período de tempo mais longo em relação aos artigos adesivos de montagem da técnica anterior. Em algumas realizações, os artigos adesivos da presente invenção suportam uma maior quantidade de peso quando aderidos a uma superfície texturizada, áspera ou irregular em relação aos artigos adesivos de montagem da técnica anterior.
[00142] Em algumas realizações, o artigo adesivo é substancialmente opticamente transparente. Algumas realizações têm uma transmissão de luz de ao menos cerca de 50%. Algumas realizações têm uma transmissão de luz de ao menos cerca de 75%. Algumas realizações têm uma opacidade de no máximo 40%. Algumas realizações têm uma opacidade de no máximo 20%. Tanto a transmissão de luz quanto a opacidade do artigo adesivo podem ser determinadas com o uso, por exemplo, do método ASTM D1003-95.
[00143] Em algumas realizações, o artigo adesivo apresenta uma recuperação elástica maior que 70% ou maior que 80% ou maior que 95% em 10% de deformação. Em algumas realizações, o artigo adesivo apresenta uma recuperação elástica maior que 70% ou maior que 80% ou maior que 90% em 25% de deformação. Em algumas realizações, o artigo adesivo apresenta uma recuperação elástica maior que 70% ou maior que 80% ou maior que 90% ou maior que 95% a 50% de deformação. Em algumas realizações, o artigo adesivo apresenta uma recuperação elástica maior que 50% ou maior que 70% ou maior que 95% em 100% de deformação.
[00144] Em algumas realizações, o núcleo pode impedir ou minimizar danos ao substrato mediante a redução, minimização ou eliminação da contribuição do material do núcleo à força de descolamento, o que auxilia na remoção de adesivo isenta de danos. Em algumas realizações, isso pode ocorrer em ângulos de descolamento na faixa de 0 a 180 graus. Em algumas realizações, quando a construção do artigo adesivo final é descolada da superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo se alonga menos que 1% durante o descolamento. Em algumas realizações, quando a construção do artigo adesivo é descolada da superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo se alonga menos que 5% durante o descolamento. Em algumas realizações, quando a construção é descolada da superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo se alonga menos que 10% durante o descolamento. Em algumas realizações, quando o artigo é descolado de uma superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo alonga em mais de 10% de estiramento e recupera elasticamente mais de 80% dessa deformação. Em algumas realizações, quando o adesivo é descolado de uma superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo alonga em mais de 10% de estiramento e recupera elasticamente mais de 90% dessa deformação. Em algumas realizações, quando o artigo adesivo é descolado de uma superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo alonga em mais de 10% de estiramento e recupera elasticamente mais de 95% dessa deformação. Em algumas realizações, quando o artigo adesivo é descolado de uma superfície de adesão em 90 a 180 graus, o núcleo alonga em mais de 10% de estiramento e recupera elasticamente mais de 99% dessa deformação.
[00145] Os artigos adesivos da presente invenção podem fornecer vantajosamente capacidade de suporte de peso intensificada com uma redução ou eliminação de danos ao substrato durante a remoção. Consequentemente, as realizações atualmente preferenciais da presente invenção demonstram uma capacidade de suporte de peso eficaz, uma adesão mais forte por polegada quadrada de área adesiva disponível e removabilidade de descolamento de um substrato de gesso acartonado pintado sem danos.
PRODUTOS RÍGIDOS
[00146] Algumas realizações incluem adicionalmente um dispositivo de produto rígido ou de montagem. Dispositivos de produto rígido ou de montagem incluem, por exemplo, ganchos, botões, presilhas e laços. Em algumas realizações, o produto rígido se assemelha a um prego. Em algumas realizações, o produto rígido tem uma única projeção para fora para agir como uma superfície suspensa. Em algumas realizações, o produto rígido tem múltiplas projeções para fora para agir como uma superfície suspensa. Em algumas realizações, o produto rígido é moldado em um formato que pode reter um ou mais itens dentro, como mas não se limitando a, uma caixa ou lata. Em algumas realizações, o produto rígido é uma prateleira, saliência ou suporte. Em algumas realizações, o produto rígido é uma barra sendo que a barra pode ser reta ou curva ou substancialmente um anel em que a barra pode ser montada paralela ou normal à superfície do substrato. Em algumas realizações, o produto rígido usa múltiplos métodos para montar ou pendurar itens. Qualquer um dos seguintes dispositivos de montagem pode ser usado com o artigo adesivo da presente descrição: assunto do pedido n° 77486US002 (atribuído ao presente cessionário), patente US n° 5.409.189 (Luhmann), patente US n° 5.989.708 (Kreckel), 8.708.305 (McGreevy a), patente US n° 5.507.464 (Hamerski et al.), patente US n° 5.967.474 (doCanto et al.), patente US n° 6.082.686 (Schumann), patente US n° 6.131.864 (Schumann), patente US n° 6.811.126 (Johansson et al.), patente US n° D665.653 e patente US n° 7.028.958 (Pitzen, et al.), todas as quais estão aqui incorporadas a título de referência em sua totalidade. O produto rígido pode ser qualquer objeto a ser montado em um substrato.
[00147] Em algumas realizações, o produto rígido é montado no substrato em um ou mais locais em que um ou mais dos locais de montagem contêm um artigo adesivo descrito nesta invenção. Em algumas realizações, o produto rígido é montado com o uso de uma combinação de artigo removíveis e fechos mecânicos convencionais incluindo, mas não se limitando a, pregos, parafusos, cavilhas e rebites.
[00148] Em algumas realizações, o produto rígido é feito de polímeros termoplásticos. Em algumas realizações, o produto rígido é feito de polímeros termofixos. Em algumas realizações, o produto rígido é feito com o uso de materiais de poliolefina. Em algumas realizações, o produto rígido é feito com o uso de materiais de policarbonato. Em algumas realizações, o produto rígido é feito com o uso de poliestireno de alto impacto. Em algumas realizações, o produto rígido é feito com o uso de terpolímeros de acrilonitrila- butadieno-estireno (ABS). Em algumas realizações, o produto rígido é feito com o uso de dois ou mais materiais de policarbonato. Em algumas realizações, o produto rígido é feito de metal. Em algumas realizações, o produto rígido é feito de aço inoxidável. Em algumas realizações, o metal é pintado, glazeado, corado, escovado ou revestido para alterar sua aparência. Em algumas realizações, o produto rígido é feito de cerâmica. Em algumas realizações, o produto rígido é feito de uma cerâmica glazeada. Em algumas realizações, o produto rígido é feito de uma cerâmica não glazeada. Em algumas realizações, o produto rígido é compreendido de materiais com base natural, como madeira, bambu, painéis de partículas, pano, lona ou derivado de fontes biológicas, e similares. Em algumas realizações, os materiais de base natural podem ser pintados, glazeados, corados ou revestidos para alterar sua aparência. Em algumas realizações, o produto rígido é feito com o uso de dois ou mais materiais da lista acima. Em algumas realizações, o produto rígido é feito a partir de duas peças que são reversivelmente ou irreversivelmente fixadas, unidas ou soldadas juntas.
[00149] Em algumas realizações, o produto rígido compreende duas peças sendo que a primeira peça age como uma superfície de montagem para fixar o artigo adesivo em um substrato, e a segunda peça age como um membro suspenso que pode ser usado para pendurar ou montar objetos ao substrato. As duas peças podem ser reversivelmente fixadas com o uso de fechos mecânicos, materiais de gancho e laço ou uma camada adesiva adicional.
[00150] O produto rígido pode ser feito utilizando-se qualquer método conhecido na técnica.
[00151] Em algumas realizações, a(s) camada(s) adesiva(s) descolável(is) e o núcleo podem ser fixados ao produto rígido utilizando-se um processo de laminação. Em algumas realizações, a(s) camada(s) adesiva(s) descolável(is) e o núcleo podem ser fixados ao produto rígido utilizando-se múltiplos processos de laminação.
[00152] Em algumas realizações, o núcleo pode ser fixado ao produto rígido com o uso de duas ou mais etapas de modelagem por injeção com o uso de um ou mais moldes. Em algumas realizações, o núcleo e/ou a(s) camada(s) adesiva(s) descolável(is) podem ser fixadas manualmente pelo usuário final.
MÉTODO PARA PRODUÇÃO DOS ARTIGOS ADESIVOS AQUI DESCRITOS
[00153] Os artigos adesivos aqui descritos podem ser produzidos de várias maneiras. Uma realização envolve dispor um adesivo sobre ou adjacente a uma superfície principal de um núcleo. Em algumas realizações, um segundo adesivo é disposto sobre a outra superfície principal do núcleo.
[00154] O adesivo pode ser disposto sobre o núcleo de qualquer modo conhecido, incluindo, por exemplo, a composição adesiva sensível à pressão pode ser aplicada como cobertura sobre um revestimento removível, diretamente sobre um suporte ou formada como uma camada separada (por exemplo, aplicada como cobertura sobre um revestimento removível) e, então, laminada em um suporte. Um adesivo pode ser depositado sobre um núcleo com um método de deposição conhecido, incluindo, por exemplo, métodos de revestimento com solvente, métodos de revestimento à base de água ou métodos de revestimento termofusível, por exemplo, revestimento com faca, revestimento por cilindro, revestimento por cilindro reverso, revestimento por gravura, revestimento por haste de fio enrolado, revestimento de orifício em fenda, revestimento de matriz em fenda, revestimento por extrusão ou similares.
[00155] Interfaces adesivas podem ser criadas dentro do núcleo, ou ao longo de uma ou mais bordas do núcleo, por qualquer um dos métodos descritos acima ou aqueles descritos nos exemplos abaixo.
MÉTODOS DE USO DOS ARTIGOS ADESIVOS AQUI DESCRITOS
[00156] Os artigos descoláveis da presente invenção podem ser usados de várias maneiras. Em algumas realizações, o artigo adesivo é aplicado, fixado ou pressionado em um material de adesão. Dessa forma, o artigo adesivo entra em contato com o material de adesão. Quando um revestimento removível está presente, o revestimento removível é removido antes que o artigo adesivo seja aplicado, fixado, ou prensado em um material de adesão. Em algumas realizações, pelo menos uma porção do material aderente é esfregada com álcool antes do artigo adesivo ser aplicado, fixado ou pressionado em um material de adesão.
[00157] Para remover o artigo adesivo de um material de adesão, ao menos uma porção do artigo adesivo é descolada ou estendida na direção contrária ao material de adesão. Em algumas realizações, o ângulo de estiramento é de 35° ou menos. Em realizações onde uma aba está presente, o usuário pode segurar a aba e usá-la para liberar ou remover o artigo adesivo de uma superfície de adesão.
[00158] Os artigos adesivos podem ser usados isoladamente, como um dos muitos artigos fixados a uma superfície, ou como parte de uma pilha de artigos adesivos. Na última implementação, a construção resultante incluiria uma pluralidade de artigos adesivos dispostos em uma relação vertical entre si.
USOS
[00159] Os artigos adesivos podem ser usados em ambientes molhados ou de alta umidade como aqueles encontrados em banheiros. Por exemplo, eles podem ser colados a vasos sanitários (por exemplo, tanques de vaso sanitário), banheiras, pias e paredes. O artigo adesivo pode ser usado em chuveiros, vestiários, saunas, piscinas, jacuzzis e cozinhas (por exemplo, pias de cozinha, lava-louças e áreas de respingo, refrigeradores e caixas térmicas). O artigo adesivo pode também ser usado em aplicações de baixa temperatura incluindo aplicações para uso em ambientes externos e refrigeradores. Aplicações para uso em ambientes externos úteis incluem artigos de ligação como sinalização para superfícies externas como janelas, portas e veículos.
[00160] Os artigos adesivos podem ser usados para montar vários itens e objetos à superfícies como gesso acartonado pintado, reboco, concreto, vidro, cerâmica, fibra de vidro, metal ou plástico. Itens que podem ser montados incluem, mas não se limitam a, decorações de parede, organizadores, vasilhames, cestas, recipientes, decorações (por exemplo, decorações de Natal), calendários, pôsteres, dispensadores, presilhas de arame, friso lateral para veículos, cabos para transporte, aplicações de sinalização como sinais de trânsito, marcações de veículo, marcações de transporte e laminação reflexiva.
[00161] Os artigos adesivos podem ser usados para montar itens e materiais, como tapetes antideslizamento ou tapetes antifadiga, a uma superfície de piso ou ao fundo de uma banheira ou chuveiro, ou para prender itens, como tapetes de área, a um piso. O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de união e montagem incluindo adesão de pelo menos dois recipientes (por exemplo, caixas) para separação posterior. O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de isolamento e amortecimento de ruídos como, por exemplo, materiais isolantes para serem colocados sob objetos, materiais laminares de isolamento acústico, amortecimento de vibração, e combinações dos mesmos. O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de fechamento incluindo tampas de recipientes (por exemplo, tampas para caixas, tampas para recipientes de alimentos e tampas para recipientes de bebidas), fechos de fraldas e coberturas para pensos cirúrgicos. O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de isolamento térmico. O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de vedação como em gaxetas para líquidos, vapores (por exemplo, umidade) e poeira. O artigo adesivo pode ser usado em vários rótulos como rótulos removíveis (por exemplo, notas, etiquetas de preço e rótulos de identificação em recipientes) e em sinalizações. O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações médicas (por exemplo, bandagens, tratamento de ferimentos e marcação de dispositivos médicos como em um ambiente hospitalar). O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de fixação como fixação de um objeto (por exemplo, um vaso ou outro objeto frágil) a outro objeto (por exemplo, uma mesa ou uma prateleira de livros). O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de segurança como fixação de um ou mais componentes de um mecanismo de travamento a um substrato (por exemplo, uma trava de segurança para crianças pode ser colada a um gabinete ou armário). O artigo adesivo pode ser usado em várias aplicações de indicação de adulteração (por exemplo, artigos para indicação de adulteração). O artigo adesivo pode também ser incorporado em uma variedade outras construções, incluindo, mas não se limitando a, artigos abrasivos (por exemplo, para lixação), artigos para aplicações de lixação e polimento (por exemplo, boinas lustradoras, blocos de disco, blocos manuais e blocos de polimento), artigos para demarcação de pavimento, acarpetamento (por exemplo, suporte para acarpetamento) e dispositivos eletrônicos (por exemplo, prender uma bateria no interior de uma carcaça em um telefone celular ou PDA (assistente digital pessoal) para evitar movimento indesejado).
[00162] O artigo adesivo (isto é, aquele em fitas adesivas ou artigos únicos) pode ser fornecido de qualquer forma útil incluindo, por exemplo, fita, tira, folha (por exemplo, folha perfurada), rótulo, rolo, manta, disco e kit (por exemplo, um objeto para montagem e a fita adesiva usada para montar o objeto). De modo semelhante, artigos adesivos múltiplos podem ser fornecidos sob qualquer forma adequada inclusive, por exemplo, fita, tira, folha (por exemplo, folha perfurada), rótulo, rolo, manta, disco, kit, pilha, tablete e combinações dos mesmos, em qualquer embalagem adequada incluindo, por exemplo, um dispensador, bolsa, recipiente ou caixa de papelão.
[00163] Existe também uma necessidade por um artigo adesivo com propriedades óticas desejáveis, que possibilitam que o mesmo seja usado para fixar um substrato, como uma lente ou cobertura ótica, a um dispositivo de exibição ótico, como um telefone celular ou tocador de música portátil (por exemplo, tocadores de MP3). Em tais aplicações finais, é desejável que o artigo adesivo seja opticamente transparente.
[00164] Os artigos adesivos podem também ser inicialmente reposicionáveis e pode até mesmo ser reutilizáveis em algumas iterações do núcleo até que uma das camadas adesivas perca a adesão. Para uso na presente invenção, "reposicionável" significa um artigo adesivo que pode ser aplicado a um substrato e, então, removido e reaplicado sem distorção, desfiguração ou destruição do artigo adesivo ou substrato. REALIZAÇÕES 1. Um artigo adesivo que compreende: uma primeira camada adesiva descolável; uma segunda camada adesiva descolável; um núcleo isolado disposto entre o primeiro e o segundo adesivos descoláveis e que tem uma primeira e segunda superfícies principais, sendo que o núcleo define um plano de núcleo coincidente com a primeira superfície principal; e uma pluralidade de áreas de contato adesivas que compreendem uma interface entre a primeira e a segunda camadas adesivas. 2. O artigo adesivo da realização 1, em que cada interface existe fora do plano do núcleo. 3. O artigo adesivo da realização 1 ou 2, em que o núcleo inclui um filme multicamada. 4. O artigo adesivo da realização 3, em que o filme multicamada inclui um núcleo do filme e pelo menos uma camada de revestimento. 5. O artigo adesivo das realizações de 1 a 4, em que o núcleo inclui uma camada descontínua de material. 6. O artigo adesivo das realizações de 1 a 4, em que o núcleo inclui uma camada contínua de material. 7. O artigo adesivo das realizações de 1 a 6, em que a primeira camada adesiva é ligada por adesivo ao núcleo. 8. O artigo adesivo das realizações de 1 a 7, em que o núcleo inclui um material não tecido. 9. O artigo adesivo das realizações de 1 a 8, em que o núcleo define uma série de aberturas e sendo que cada interface está situada dentro de uma abertura. 10. O artigo adesivo da realização 1, em que o núcleo inclui um terceiro adesivo em contato com o primeiro adesivo e sendo que a resistência ao descolamento em cada interface é maior que a resistência ao descolamento entre o primeiro e terceiro adesivos. 11. O artigo adesivo das realizações 1 e 2, em que o núcleo consiste em uma pluralidade de partículas de um tamanho suficiente para evitar o contato entre a primeira e a segunda camadas adesivas. 12. O artigo adesivo da realização 11, em que as partículas são selecionadas do grupo que consiste em madeira, metais, óxidos metálicos, cerâmicas e combinações dos mesmos. 13. O artigo adesivo da realização 1, em que artigo inclui uma interface do núcleo entre a primeira camada adesiva e o núcleo e sendo que a resistência da união adesiva nas interfaces adesivas é maior que a resistência da união adesiva na interface do núcleo. 14. O artigo adesivo, de qualquer uma das realizações anteriores, em que a aplicação de força em uma direção normal ao plano do núcleo resulta em uma perda de integridade estrutural dentro do núcleo. 15. O artigo adesivo de qualquer uma das realizações anteriores, em que o núcleo define um perímetro e sendo que as áreas de contato adesivas circundam o perímetro. 16. O artigo adesivo da realização 15 em que as áreas de contato adesivas incluem pelo menos uma junção contínua que se estende ao longo de uma porção do perímetro. 17. O artigo adesivo das realizações de 1 a 16, em que o núcleo define um contorno do perímetro e sendo que as áreas de contato adesivas são dispostas dentro do contorno. 18. Um artigo adesivo para montar objetos, o artigo compreendendo: uma primeira camada adesiva de liberação por descolamento; uma segunda camada adesiva de liberação por descolamento; um núcleo definindo um contorno do perímetro disposto entre a primeira e a segunda camadas adesivas; uma pluralidade de junções que se estendem ao longo de ao menos uma porção do contorno do perímetro, sendo que as junções compreendem uma interface entre a primeira e a segunda camadas adesivas. 19. O artigo adesivo da realização 18 em que a pluralidade de junções inclui uma junção que se estende ao longo de ao menos dois lados do contorno. 20. O artigo adesivo das realizações 18 e 19, em que a pluralidade de junções circunda o contorno. 21. O artigo adesivo das realizações de 18 a 20, em que um formato do contorno é um dentre quadrado, retangular, circular, ovular e tetraédrico. 22. O artigo adesivo das realizações de 18 a 21, em que o núcleo inclui um material não tecido. 23. O artigo adesivo da realização 22, em que o núcleo inclui uma camada de liberação disposta entre o material não tecido e a primeira camada adesiva. 24. O artigo adesivo das realizações de 18 a 23, em que o núcleo define um plano, sendo o plano substancialmente paralelo a uma interface entre a primeira camada adesiva e o núcleo. 25. O artigo adesivo da realização 24, em que a resistência à adesividade em 90° do artigo é de pelo menos 40 oz/pol2. 26. O artigo adesivo das realizações de 18 a 25, em que o artigo é aderido a uma superfície e a primeira camada adesiva é removida da superfície a um ângulo de descolamento de pelo menos 35 graus, o núcleo não contribui substancialmente para a força de descolamento. 27. O artigo adesivo da realização 26, em que a primeira camada adesiva é ligada ao núcleo e sendo que a remoção da primeira camada adesiva de uma superfície de montagem resulta em um descolamento do primeiro adesivo do núcleo. 28. O artigo adesivo das realizações de 18 a 27, em que a remoção da primeira camada adesiva da superfície de montagem não resulta em descolamento em pelo menos uma das junções. 29. O artigo adesivo da realização 18, e que compreende adicionalmente um revestimento removível sobre a superfície da primeira camada adesiva oposta ao núcleo. 30. O artigo adesivo das realizações de 18 a 29, e que compreende adicionalmente um produto rígido sobre a primeira camada adesiva oposta ao núcleo. 31. O artigo adesivo das realizações de 18 a 29, e que compreende adicionalmente uma estrutura ou um cartaz sobre uma superfície da primeira camada adesiva oposta ao núcleo. 32. O artigo adesivo das realizações de 18 a 29, em que o núcleo tem uma tração e/ou o módulo elástico entre cerca de 50 psi e cerca de 5.000 psi conforme medido de acordo com o método ASTM D638. 33. O artigo adesivo da realização 18, em que o núcleo é opticamente transparente. 34. O artigo adesivo da realização 18, em que o núcleo inclui um filme multicamada que compreende: uma camada do núcleo que compreende ao menos um dentre um material elastomérico, um polímero elastomérico, SEBS, SEPS, SIS, SBS, poliuretano, etil acetato de vinila (EVA), etil acrilato de metila (EMA), polietileno linear de densidade ultra baixa (ULLDPE), polipropileno hidrogenado, e combinações ou misturas dos mesmos; e uma primeira camada de revestimento que compreende pelo menos um dentre polipropileno, polietileno, polietileno de alta densidade (HDPE), polietileno de baixa densidade (LDPE), polietileno linear de baixa densidade (LLDPE), um poliuretano, EVA, EMA, um adesivo e combinações ou misturas dos mesmos. 35. O artigo adesivo para montagem de um objeto em uma superfície, o artigo que compreende: uma primeira camada adesiva; uma segunda camada adesiva; um núcleo definindo um perímetro, sendo o núcleo disposto entre a primeira camada adesiva e a segunda camada adesiva; e uma pluralidade de áreas de contato adesivas, sendo que as áreas de contato adesivas compreendem uma interface entre a primeira e a segunda camadas adesivas e sendo que as áreas de contato adesivas estão situadas dentro do perímetro do núcleo. 36. O artigo adesivo da realização 35, em que o núcleo inclui um material não tecido. 37. O artigo adesivo da realização 35, em que o núcleo compreende uma pluralidade de partículas de um tamanho suficiente para evitar que uma porção da primeira e da segunda camadas adesivas estabeleçam uma interface. 38. O artigo adesivo da realização 35, em que o núcleo inclui uma abertura e sendo que ao menos uma das áreas de contato adesivas está situada dentro da abertura. 39. O artigo adesivo de qualquer uma das realizações anteriores, em que o artigo adesivo é removido de uma superfície de um material de adesão quando o artigo é descolado em um ângulo de cerca de 35° ou mais a partir da superfície do material de adesão. 40. O artigo adesivo de qualquer uma das realizações anteriores, em que o artigo adesivo é removido de um material de adesão sem danos. 41. O artigo adesivo da realização 35, em que ao menos a primeira camada adesiva se descola do núcleo quando o artigo adesivo é removido em um ângulo maior que 35 graus, e sendo que a primeira camada adesiva não se descola da segunda camada adesiva em cada uma das interfaces quando o artigo adesivo é removido em um ângulo maior que 35 graus. 42. O artigo adesivo de qualquer uma das realizações anteriores, em que o adesivo descolável inclui pelo menos um dentre SBS, SBR, SIS, SEBS, acrilato e/ou poliuretano. 43. O artigo adesivo de qualquer uma das realizações anteriores, em que o adesivo descolável inclui pelo menos um dos seguintes acentuadores de pegajosidade: politerpeno, terpeno fenol, ésteres de rosina, hidrocarbonetos, resinas C5, resinas C9 e/ou ácidos de rosina. 44. O artigo adesivo de qualquer uma das realizações anteriores, em que o adesivo descolável inclui ao menos um dentre um acrilato, um poliuretano, um adesivo de borracha pegajosa, como borracha natural; olefinas; silicone, como silicone de poliureia; adesivos de borracha sintética, como poli-isopreno, polibutadieno e copolímeros em bloco de estireno- isopreno-estireno, estireno-etileno-butileno-estireno e estireno-butadieno- estireno, SBR, SEBS e outros elastômeros sintéticos; e adesivos acrílicos de pegajosidade acentuada ou sem pegajosidade, como copolímeros de acrilato de iso-octila e ácido acrílico, que podem ser polimerizados por técnicas de radiação, solução, suspensão ou emulsão; poliuretanos; copolímeros de bloco de silicone; e combinações dos mesmos. 45. Um objeto para montagem em uma superfície, o objeto compreendendo: um produto rígido tendo uma primeira superfície principal; um núcleo isolado definindo uma primeira superfície em contato com o produto rígido e uma segunda superfície oposta à primeira superfície; uma camada adesiva ligada tanto à primeira superfície principal do produto rígido quanto à segunda superfície do núcleo, sendo que a força de liberação por descolamento necessária para a remoção do adesivo do produto rígido é maior que a força de liberação por descolamento necessária para pelo menos um dentre descolar o adesivo do núcleo ou causar a delaminação do núcleo. 46. O objeto de montagem da realização 45, em que o produto rígido inclui ao menos um dentre um gancho, um botão, uma presilha, uma lata, uma caixa e/ou um laço. 47. Um método de uso de um artigo adesivo, que compreende: colocar o artigo adesivo de qualquer uma das realizações de 1 a 46 em contato com uma superfície do material de adesão. 48. O método da realização 47, que compreende adicionalmente: descolar o artigo adesivo da superfície do material de adesão para remover pelo menos uma porção do artigo adesivo da superfície do material de adesão, sendo que o artigo adesivo é descolado em um ângulo de 35° ou mais. 49. O método da realização 48, sendo que a integridade estrutural do núcleo é comprometida durante a etapa de descolamento do artigo adesivo a partir da superfície aderida. 50. O método da realização 48 ou 49, em que o descolamento do artigo adesivo da superfície aderida faz com que a primeira camada adesiva se descole do núcleo. 51. O método das realizações de 48 a 50 acima, sendo que a primeira camada adesiva permanece ligada à segunda camada adesiva na área de contato adesiva enquanto o artigo adesivo é descolado.
[00165] Os exemplos a seguir descrevem algumas estruturas e métodos para construir várias realizações dentro do escopo do presente pedido. Os exemplos a seguir são destinados a serem ilustrativos, embora os materiais e quantidades específicos dos mesmos mencionados nesses exemplos, assim como outras condições e detalhes, não devem ser interpretados como indevidamente limitadores desta invenção. EXEMPLOS TABELA 1. INFORMAÇÕES SOBRE MATERIAIS E FORNECEDORES
MÉTODOS DE TESTE TESTE DE RESISTÊNCIA À ADESIVIDADE (DESCOLAMENTO A 0°) DO CISALHAMENTO DAS JUNTAS SOBREPOSTAS
[00166] A resistência de adesividade e removabilidade foram avaliadas pelo seguinte método. Construções de teste foram aplicadas ao material de adesão à mão sob pressão moderada (aproximadamente 5 libras) durante 5 segundos. Amostras aderidas foram envelhecidas a 72°F (22°C), 50% de umidade relativa durante 3 dias antes do teste. Imediatamente antes do teste, o revestimento remanescente da construção adesiva foi removido e a cunha de aço inoxidável (6 pol x 2 pol x 0,031 pol, obtida junto à ChemInstruments, West Chester Township, OH, EUA) foi aplicada à superfície adesiva de topo com pressão moderada (aproximadamente 5 libras) durante 5 segundos. As bordas expostas do material de adesão e aços inoxidáveis foram colocadas em garras opostas na máquina para testes universal INSTRON. Os testes de cisalhamento foram conduzidos com uma máquina de teste universal INSTRON com uma velocidade de tração de 1 2 pol/min (30,5 cm/min) até que a construção fosse removida da superfície do material de adesão. A força da célula de carga foi registrada como uma função do deslocamento da cruzeta. Quatro réplicas foram testadas para cada amostra.
TESTE DE RESISTÊNCIA À ADESIVIDADE POR DESCOLAMENTO EM 90°
[00167] A resistência de adesividade e removabilidade foram avaliadas pelo seguinte método. Construções de teste foram aplicadas ao material de adesão à mão sob pressão moderada (aproximadamente 5 libras) durante 5 segundos. Amostras aderidas foram envelhecidas a 72°F (22°C), 50% de umidade relativa durante 3 dias antes do teste. Imediatamente antes do teste, o revestimento remanescente da construção adesiva foi removido e uma barra T de alumínio (barra T exposta de alumínio de 1,5 pol x 1,5 pol x 0,25 pol cortada até 1,5 pol 6061-T6, obtida junto à OnlineMetals, Seattle, WA, EUA) foi aplicada à superfície adesiva de topo com pressão moderada (aproximadamente 5 libras) durante 5 segundos. O material de adesão foi preso a uma superfície plana e a barra T de alumínio foi colocada na garra superior de uma máquina de teste universal INSTRON. Os testes de descolamento foram conduzidos com uma máquina de teste universal INSTRON com uma velocidade de tração de 12 pol/min (30,5 cm/min) até que a construção fosse removida da superfície do material de adesão. A força da célula de carga foi registrada como uma função do deslocamento da cruzeta. Qualquer adesivo que permanecesse no material de adesão foi removido manualmente para melhor observação do nível de dano. Quatro réplicas foram testadas para cada amostra. A avaliação visual dos danos foi da seguinte forma: 0 - nenhum dano, 1 - bolha de tinta pequena (menos de 50% da área superficial), 2 - bolha de tinta grande (mais de 10% da área superficial), 3 - rasgo de papel pequeno, 4 - rasgo/dano ao papel (< 50%), 5 - rasgo/dano ao papel (> 50%). Duas réplicas foram testadas para cada amostra.
TESTE DE SUSPENSÃO DE PESO
[00168] As construções de teste foram aplicadas primeiro em ganchos de policarbonato moldados por injeção de 1,25 pol por 1,35 pol, cada gancho tendo uma espessura de 30 mils e do tipo representado na Figura 11, à mão sob pressão moderada (aproximadamente 5 libras) durante 5 segundos. O gancho e a construção adesiva foram, então, aplicados ao material de adesão à mão sob pressão moderada (aproximadamente 5 libras durante 5 segundos) de modo que o gancho foi posicionado no fundo da construção possibilitando que os pesos ficassem suspensos. Um saco plástico contendo granalha de aço (0,5 libra) foi suspenso pelo gancho imediatamente após a aplicação à superfície de adesão de gesso acartonado. As amostras foram observadas após 1, 24, 48 e 72 horas suspensas e as falhas foram registradas em cada ponto no tempo. Todas as amostras foram testadas em 3 réplicas, exceto o Exemplo 9 que continha 2 réplicas. O valor de desempenho é uma média do tempo de suspensão para todas as réplicas de um dado exemplo de modo que o valor de desempenho máximo seria 72 horas e o mínimo seria 0 horas.
DETERMINAÇÃO DO PICO DE FORÇA
[00169] O pico de força de cada um dos testes de resistência à adesividade foi determinado a partir de dados brutos obtidos pelo software Bluehill 3 da INSTRON, que registrou o deslocamento da cruzeta e a força (onças). O pico de força foi, então, dividido pela área adesiva ativa para obter uma força (onças) por unidade de área (polegadas quadradas).
TESTE DE MATERIAIS DE ADESÃO
[00170] Painéis de gesso acartonado (obtidos junto à Materials Company, Metzger Building, St. Paul, MN) foram pintados com tinta branca da cor "Ben Bone" de látex acrílico para interior DURATION da Sherwin Williams (Sherwin-Williams Company, Cleveland, OH, EUA) para testes de descolamento e tinta de interior Behr Premium Plus Ultra Flat Egyptian Nile Paint & Primer in One (Behr Process Corporation, Santa Ana, CA, EUA) para testes de suspensão de peso.
[00171] Procedimento para pintura: uma primeira camada de tinta foi aplicada a um painel com rolo de tinta, seguido de secagem a ar durante aproximadamente 1 hora sob condições ambientes. Uma segunda camada de tinta foi aplicada e submetida a secagem em condições ambientes durante ao menos 7 dias sob condições ambientes antes do uso. EXEMPLOS DE 1 A 9 E EXEMPLOS COMPARATIVOS DE 1 A 4 E CONTROLES 1 E 2 TABELA 2: CONSTRUÇÕES EXEMPLIFICADORAS
FILME MULTICAMADA
[00172] O filme multicamada usado nos Exemplos foi preparado mediante a coextrusão de uma folha de material do núcleo elastomérico juntamente com duas camadas de revestimento, uma em cada lado da camada de núcleo elastomérico, com o uso de um processo de coextrusão contínuo descrito para o Exemplo 3 na patente US n° 5.501.679. Detalhes da construção do filme multicamada são fornecidos na Tabela 3. O filme é similar ao Exemplo 16 da publicação PCT n° WO2017/136432 TABELA 3. CONSTRUÇÃO DE FILME MULTICAMADA
MANTA DE NÃO TECIDO
[00173] A manta de não tecido foi obtida junto à 3M Company, St. Paul, MN, EUA, do tipo geral descrito na patente US 8.162.153. A manta era uma manta de fiação contínua com um peso base de 65 gramas por metro quadrado e um diâmetro eficaz da fibra (conforme definido e descrito na patente 153) de 18,40 μm.
COMPOSIÇÕES ADESIVAS SENSÍVEIS À PRESSÃO
[00174] Adesivo 1: Uma composição adesiva sensível à pressão foi preparada tendo uma razão de 15:85 entre KRATON D1184 e SOLPRENE 1205 como o componente de elastômero e 35 partes de componente acentuador de pegajosidade total com base em 100 partes de elastômero total. Todos os componentes foram adicionados a um frasco de vidro juntamente com tolueno para fazer uma solução de aproximadamente 30% de sólidos. O frasco foi vedado e o conteúdo inteiramente misturado colocando-se o jarro em um cilindro a cerca de 2-6 rpm durante pelo menos 24 horas antes do revestimento.
[00175] Adesivo 2: Uma composição adesiva sensível à pressão à base de copolímero em bloco de silicone de poliureia foi preparada de acordo com o método descrito para o Exemplo 28 na patente US n° 6.569.521, exceto que a composição foi preparada para ter uma quantidade de resina MQ de 50% em peso.
PREPARAÇÃO DE ADESIVOS DE TRANSFERÊNCIA
[00176] Adesivo 1: As composições adesivas sensíveis à pressão acima foram revestidas por faca sobre uma manta de revestimento de papel que tem uma superfície de liberação de silicone. A velocidade da manta de revestimento de papel foi de 2,75 metro/min. Após o revestimento, a manta foi passada através de um forno de 11 metros de comprimento (tempo de permanência total de 4 minutos) que tem três zonas de temperatura. A temperatura na zona 1 (2,75 metros) foi de 57°C; a temperatura na zona 2 (2,75 metros) foi de 71°C; a temperatura na zona 3 (cerca de 5,5 metros) foi 82°C. O calibre do adesivo seco foi de aproximadamente 2,0 mils de espessura. Os adesivos de transferência foram então armazenados sob condições ambientes.
[00177] Adesivo 2: As composições adesivas sensíveis à pressão foram revestidas por faca sobre uma manta de revestimento de papel que tem uma superfície de liberação de silicone. A velocidade da manta de revestimento de papel foi de 2,75 metro/min. Após o revestimento, a manta foi passada através de um forno de 11 metros de comprimento (tempo de permanência total de 4 minutos) que tem três zonas de temperatura. A temperatura na zona 1 (2,75 metros) foi de 57°C; a temperatura na zona 2 (2,75 metros) foi de 80°C; a temperatura na zona 3 (cerca de 5,5 metros) foi 93°C. O calibre do adesivo seco foi de aproximadamente de 2,5 a 3,0 mils de espessura. Os adesivos de transferência foram então armazenados sob condições ambientes.
PREPARAÇÃO DE CONSTRUÇÕES DE ARTIGOS ADESIVOS
[00178] Controle 1: Um lado de uma das mantas de não tecido (aproximadamente 6” x 12”) foi tratado por descarga corona. O adesivo no revestimento foi laminado manualmente sobre a superfície e, então, passada através de um laminador de cilindro a uma velocidade de aproximadamente 12 polegadas por minuto em uma pressão de 40 psi. O segundo lado (exposto) da manta de não tecido foi então tratado por descarga corona e o adesivo no revestimento foi laminado manualmente e passado através do laminador de cilindro sob as mesmas condições. Finalmente, toda a construção foi passada através do laminador de cilindro a 100 psi a uma taxa de 12 polegadas por minuto. Construções adesivas de quadrados de 1”x1” foram cortadas por matriz do laminado montado.
[00179] Controle 2: O adesivo foi colocado entre os revestimentos e cortado por matriz em quadrados de 1”x1”. Um revestimento foi removido de modo que um lado do quadrado de adesivo foi exposto e dois quadrados foram laminados juntos manualmente.
[00180] Exemplos de 1 a 6: O adesivo foi colocado entre os revestimentos e cortado por matriz em quadrados de 1,25”x1,25”. Um revestimento foi removido de modo que 1 lado do quadrado de adesivo foi exposto. O material do núcleo (ver abaixo) foi centralizado sobre o adesivo exposto de modo a deixar uma borda de 0,125” de adesivo exposto ao redor do perímetro da construção. Um segundo quadrado de adesivo foi então laminado no topo e vedado manualmente de modo que uma borda de 0,125” formou uma junção ao redor do núcleo. ■ Exemplos 1 e 2: Quadrados de 1”x1” não tecidos cortados por matriz ■ Exemplo 3: Filme multicamada revestido com aspersão de LIBERAÇÃO Smooth-On (aplicado de acordo com as especificações do fabricante) ■ Exemplo 4: 1,0 grama de GAK foi resfriado em um congelador (~10°F) e então formatado em um quadrado de aproximadamente 1”x1” antes da vedação entre adesivos. ■ Exemplo 5: 0,05 grama de bolhas vítreas foi colocado no centro do quadrado de adesivo e espalhado para cobrir aproximadamente 1”x1” antes da vedação entre adesivos. ■ Exemplo 6: Quadrados de 1”x1” foram cortados por matriz a partir do material de revestimento removível. Dois pedaços de revestimento removível foram empilhados de modo que os lados revestidos removíveis eram opostos um ao outro e voltados para as superfícies adesivas.
[00181] Exemplos 7 e 8: O adesivo foi colocado entre os revestimentos e cortado por matriz em quadrados de 1”x1”. O material do núcleo não tecido foi perfurado manualmente com uma punção oca de 1/16” de modo que vãos de 1/16” foram formados no material do núcleo. Os vãos foram espaçados em 3/8” de centro a centro a uma densidade de 9 orifícios por núcleo. Um revestimento foi removido de modo que 1 lado do quadrado de adesivo foi exposto. O material do núcleo foi laminado entre as camadas adesivas manualmente de modo que os orifícios cortados por matriz formaram junções.
[00182] Exemplo 9: O adesivo foi colocado entre os revestimentos e cortado por matriz em quadrados de 1,25”x1,25” e quadrados de 1”x1”. O material do núcleo foi construído por corte por matriz de quadrados de 1”x1” do revestimento removível secundário 5002 3M e, então, laminação de uma pilha de revestimento de 1”x1” - adesivo de 1”x1” - revestimento de 1”x1”, de modo que as porções não removíveis ficassem voltadas para dentro em direção ao quadrado de adesivo de 1”x1” e a superfície de liberação ficasse voltada para fora. O núcleo de 3 camadas foi perfurado manualmente com uma punção oca de 1/16” de modo que vãos de 1/16” foram formados no material do núcleo. Os vãos foram espaçados em 3/8” de centro a centro a uma densidade de 9 orifícios por núcleo. Um revestimento foi removido de modo que 1 lado do quadrado de adesivo de 1,25”x1,25” foi exposto. O material do núcleo foi laminado entre as camadas adesivas de 1,25”x1,25” manualmente de modo que os orifícios cortados por matriz formaram junções.
[00183] Exemplos comparativos de 1 a 4: As amostras foram aplicadas ao material de adesão conforme recebidas em um formato que mais se assemelhava a uma área de projeção quadrada de 1”x1”. TABELA 4. DADOS DO TESTE DE RESISTÊNCIA À ADESIVIDADE (DESCOLAMENTO A 0°) DO CISALHAMENTO DAS JUNTAS SOBREPOSTAS TABELA 5. DADOS DO TESTE DE RESISTÊNCIA À ADESIVIDADE DE ÂNGULO DE 90° TABELA 6. DADOS DO TESTE DE SUSPENSÃO DE PESO
[00184] O cisalhamento das juntas sobrepostas: dá uma indicação da força necessária para um artigo falhar no cisalhamento. Os dados mostram que uma placa sólida de adesivo (Controle 2) fornece os valores mais elevados para uma dada composição adesiva, mas causa danos. A presença de um núcleo conforme descrito na presente invenção fornece uma liberação isenta de danos, mas em detrimento de resistência a cisalhamento. A presença de um núcleo e uma junção (Exemplos de 1 a 9) melhora o desempenho do cisalhamento mantendo, ao mesmo tempo, uma remoção por descolamento entre duas superfícies rígidas isenta de danos. Em contraste, cada um dos Exemplos comparativos causa danos enquanto mostram diferentes graus de desempenho de cisalhamento. Os dados do teste de suspensão de peso mostram que a composição do núcleo e o formato da junta podem ser ajustados para afetar o desempenho do peso suspenso.
[00185] A menção de todas as faixas numéricas por pontos extremos é usada para incluir todos os números contidos dentro da faixa (ou seja, a faixa de 1 a 10 inclui, por exemplo, 1, 1,5, 3,33 e 10).
[00186] As patentes, os documentos de patente e as publicações citadas na presente invenção estão aqui incorporados a título de referência em sua totalidade como se cada um fosse individualmente incorporado por referência. Será evidente para os técnicos no assunto que várias alterações e modificações podem ser feitas sem se desviar dos conceitos inventivos definidos a partir do exposto acima. Dessa forma, o escopo da presente invenção não deve se limitar às estruturas aqui descritas. Os técnicos no assunto devem considerar que muitas alterações podem ser feitas nos detalhes das realizações e implementações descritas acima sem que se afaste dos princípios básicos das mesmas. Adicionalmente, várias modificações e alterações da presente invenção se tornarão evidentes aos técnicos no assunto, sem que se desvie do caráter e âmbito da invenção. O escopo do presente pedido deve, portanto, ser determinado apenas pelas reivindicações a seguir e por seus equivalentes.

Claims (8)

1. ARTIGO ADESIVO (100), compreendendo: uma primeira camada adesiva descolável (140); uma segunda camada adesiva descolável (142); um núcleo (110) isolado disposto entre a primeira e a segunda camadas adesivas descoláveis (140, 142) e que tem uma primeira e segunda superfícies principais (111, 112), sendo que o núcleo (110) define um plano de núcleo (118) coincidente com a primeira superfície principal (111) e compreende um material poroso; e uma pluralidade de áreas de contato adesivas, cada área de contato adesiva compreendendo uma interface (150) entre a primeira e a segunda camadas adesivas descoláveis (140, 142), caracterizado pelo núcleo (110) compreender uma série de aberturas feitas no material poroso, em que cada interface (150) existe fora do plano do núcleo (118) e está situada dentro de uma abertura.
2. ARTIGO ADESIVO (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo artigo adesivo (100) ser configurado de modo que a remoção do artigo adesivo (100) de um aderente a um ângulo de descolagem de pelo menos 90 graus resulta em pelo menos um dentre delaminação da primeira camada adesiva descolável (140) a partir do núcleo (110) ou degradação do núcleo (110).
3. ARTIGO ADESIVO (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo núcleo (110) incluir um material não tecido.
4. ARTIGO ADESIVO (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela a pelo menos primeira camada adesiva (140) se descolar do núcleo (110) isolado quando o artigo adesivo (100) é removido de um aderente por descolagem, e em que a primeira camada adesiva (140) não se descola da segunda camada adesiva (142) em cada uma das interfaces (150) quando o artigo adesivo (100) é removido do aderente por descolagem.
5. ARTIGO ADESIVO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo artigo (100) incluir uma interface de núcleo (120) entre a primeira camada adesiva (140) e o núcleo (110) e sendo que a resistência da união adesiva nas interfaces adesivas é maior que a resistência da união adesiva na interface do núcleo (120).
6. ARTIGO ADESIVO (400) para montagem de um objeto em uma superfície, o artigo (400) compreendendo: uma primeira camada adesiva (440) com liberação descolável; uma segunda camada adesiva (442) com liberação descolável; um núcleo (410) definindo um perímetro, sendo o núcleo (410) disposto entre a primeira camada adesiva e a segunda camada adesiva (440, 442) com liberação descolável e compreende um material poroso; e uma pluralidade de áreas de contato adesivas (450) que se estende ao longo de pelo menos uma porção do limite do perímetro do núcleo, sendo que as áreas de contato adesivas (450) compreendem uma interface entre a primeira e a segunda camadas adesivas (440, 442) com liberação descolável, caracterizado pelo núcleo (110) compreender uma série de aberturas feitas no material poroso, em que cada interface (150) existe fora do plano do núcleo (118) e está situada dentro de uma abertura.
7. ARTIGO ADESIVO (400), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pela primeira camada adesiva (440) com liberação descolável ser ligada ao núcleo (410) e sendo que ao menos uma dentre uma remoção da primeira camada adesiva (440) com liberação descolável de uma superfície de montagem resulta em um descolamento da primeira camada adesiva com liberação descolável do núcleo; e a remoção da primeira camada adesiva (440) com liberação descolável da superfície de montagem deixa de resultar em descolamento em pelo menos uma das junções.
8. MÉTODO DE USO DE UM ARTIGO ADESIVO (100, 300, 400), caracterizado por compreender: colocar o artigo adesivo (100, 300, 400), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1, ou 7, em contato com uma superfície aderente; e descolar o artigo adesivo (100, 300, 400) da superfície aderente para remover pelo menos uma porção do artigo adesivo (100, 300, 400) da superfície aderente, em que o artigo adesivo (100, 300, 400) é descolado a um ângulo de 35° ou mais, sendo que a integridade estrutural do núcleo (110, 310, 410) é comprometida durante a etapa de descolamento do artigo adesivo (100, 300, 400) da superfície aderente.
BR112020003779-6A 2017-08-25 2018-08-24 Artigo adesivo e método de uso de um artigo adesivo BR112020003779B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201762550190P 2017-08-25 2017-08-25
US62/550,190 2017-08-25
PCT/US2018/047939 WO2019040862A1 (en) 2017-08-25 2018-08-24 ADHESIVE ARTICLES FOR DAMAGE-FREE WITHDRAWAL

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020003779A2 BR112020003779A2 (pt) 2020-09-01
BR112020003779B1 true BR112020003779B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7237063B2 (ja) 損傷のない取り外しを可能にする接着性物品
TWI795430B (zh) 容許無損傷移除的黏著劑物品
AU2019401968C1 (en) Flexible hardgoods with enhanced peel removability
BR112020003779B1 (pt) Artigo adesivo e método de uso de um artigo adesivo
US20210071043A1 (en) Positionable and repositionable adhesive articles for stretch release removal
TW202216933A (zh) 容許增強承重性能及無損傷移除的黏著劑總成
TW202031837A (zh) 包括斷續連接之本體區段的可撓性黏著劑安裝物品