BR112020002865B1 - Sistema gerador de aerossol eletricamente operável e dispositivo gerador de aerossol - Google Patents

Sistema gerador de aerossol eletricamente operável e dispositivo gerador de aerossol Download PDF

Info

Publication number
BR112020002865B1
BR112020002865B1 BR112020002865-7A BR112020002865A BR112020002865B1 BR 112020002865 B1 BR112020002865 B1 BR 112020002865B1 BR 112020002865 A BR112020002865 A BR 112020002865A BR 112020002865 B1 BR112020002865 B1 BR 112020002865B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aerosol generating
generating device
aerosol
charging
coupling
Prior art date
Application number
BR112020002865-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020002865A2 (pt
Inventor
Raphael Holzherr
Hankak Lee
Original Assignee
Philip Morris Products S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Philip Morris Products S.A. filed Critical Philip Morris Products S.A.
Priority claimed from PCT/EP2017/071979 external-priority patent/WO2019037883A1/en
Publication of BR112020002865A2 publication Critical patent/BR112020002865A2/pt
Publication of BR112020002865B1 publication Critical patent/BR112020002865B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a um sistema gerador de aerossol eletricamente operável que compreende um dispositivo de carregamento (201) compreendendo uma fonte de energia primária (203) e um dispositivo gerador de aerossol alongado (220) compreendendo uma fonte de energia secundária (226). O dispositivo gerador de aerossol tem uma extremidade proximal (223), uma extremidade distal (224) e um corpo (225) que se estende entre a extremidade proximal e a extremidade distal. O dispositivo de carregamento tem um arranjo de acoplamento configurado para encaixar com o dispositivo gerador de aerossol, o arranjo de acoplamento compreendendo um espaço de acoplamento (205) definido entre uma primeira extremidade (206) e uma segunda extremidade oposta (207) espaçada e fixada em relação à primeira extremidade. Os contatos elétricos (227, 228) estão localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol para encaixe com os contatos elétricos correspondentes (217, 218) localizados em pelo menos uma das primeira e segunda extremidades do arranjo de acoplamento. O espaço de encaixe acomoda uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado entre a primeira extremidade e a segunda extremidade. O dispositivo gerador de aerossol pode ser acoplado ao arranjo de encaixe por meio de um movimento transversal.

Description

[001] A presente invenção refere-se a um sistema gerador de aerossol eletricamente operado e particularmente a um sistema gerador de aerossol eletricamente operado com um dispositivo gerador de aerossol e um dispositivo de carregamento para receber e carregar o dispositivo gerador de aerossol.
[002] Os sistemas geradores de aerossol operados eletricamente geralmente compreendem um substrato formador de aerossol e um atomizador, que é operado para atomizar compostos voláteis no substrato formador de aerossol para formar um aerossol para inalação por um usuário. Normalmente, os sistemas geradores de aerossol operados eletricamente também compreendem um dispositivo gerador de aerossol que compreende uma fonte de alimentação elétrica para fornecer energia ao atomizador. O atomizador pode ser um meio de aquecimento operado eletricamente, por exemplo, um aquecedor elétrico.
[003] Em alguns sistemas, um dispositivo gerador de aerossol é configurado para receber um artigo gerador de aerossol compreendendo um substrato formador de aerossol sólido, por exemplo, um substrato compreendendo tabaco homogeneizado. Nesses sistemas, o dispositivo compreende tipicamente o atomizador, que é disposto para aquecer o substrato formador de aerossol quando o artigo for recebido no dispositivo. O artigo pode igualmente compreender um filtro, que está envolvido junto com o substrato formador de aerossol na forma de uma coluna, similar a um cigarro convencional. Em alguns sistemas, um artigo gerador de aerossol pode compreender um cartucho contendo um substrato formador de aerossol líquido ou gel que pode ser aquecido por um atomizador. Em alguns sistemas, um dispositivo pode ser configurado para receber um cartucho que compreende o atomizador e um substrato formador de aerossol líquido. Tais cartuchos são frequentemente referidos como cartomizadores. Uma configuração comum de atomizador usada em um cartomizador compreendem uma bobina de fio de aquecimento enrolado em torno de um pavio alongado embebido em substrato formador de aerossol líquido.
[004] Alguns sistemas geradores de aerossol eletricamente operado compreendem um dispositivo de carregamento separado para segurar e recarregar de forma destacável o dispositivo gerador de aerossol quando não estiver em uso. Esses dispositivos de carregamento também podem funcionar como um estojo ou suporte e podem fornecer um grau de proteção para o dispositivo gerador de aerossol. Um dispositivo de carregamento também pode fornecer funções adicionais, tal como registro de dados e reabastecimento do dispositivo gerador de aerossol com substrato formador de aerossol.
[005] Os dispositivos geradores de aerossol geralmente têm uma alta razão de aspecto, com uma primeira dimensão longitudinal maior em magnitude que a segunda e a terceira dimensões em largura. Os estojos para a realização de dispositivos geradores de aerossol geralmente compreendem alojamentos que definem aberturas estreitas nas quais um usuário é obrigado a inserir o dispositivo. As aberturas estreitas normalmente têm uma largura semelhante à largura do dispositivo gerador de aerossol. Os usuários que inserem um dispositivo gerador de aerossol nesses casos geralmente precisam alinhar estreitamente o dispositivo gerador de aerossol com a abertura estreita para inserir o dispositivo gerador de aerossol no estojo e, em seguida, deslizar o dispositivo gerador de aerossol longitudinalmente no estojo. Isso pode ser difícil para os usuários, especialmente em pouca luz ou quando o usuário estiver se movendo.
[006] Seria desejável fornecer um sistema gerador de aerossol que melhore a velocidade e a facilidade com que um usuário é capaz de inserir um dispositivo gerador de aerossol em um dispositivo de carregamento compatível e remover o dispositivo gerador de aerossol do dispositivo de carregamento.
[007] Um sistema gerador de aerossol eletricamente operável pode ser fornecido compreendendo um dispositivo de carregamento incluindo uma fonte de energia primária e um dispositivo gerador de aerossol alongado incluindo uma fonte de energia secundária e tendo uma extremidade proximal, uma extremidade distal e um corpo que se estende entre a extremidade proximal final e distal. O dispositivo de carregamento tem um arranjo de acoplamento configurado para acoplar ao dispositivo gerador de aerossol. O arranjo de acoplamento compreende um espaço de acoplamento definido entre uma primeira extremidade e uma segunda extremidade oposta separada de, e fixada em relação à primeira extremidade, o espaço de acoplamento acomodando uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado entre a primeira extremidade e a segunda extremidade. Os contatos elétricos estão localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol para encaixe com os contatos elétricos correspondentes localizados em pelo menos uma das primeiras extremidades e a segunda extremidade do arranjo de acoplamento.
[008] Preferencialmente, pelo menos uma porção do dispositivo gerador de aerossol permanece exposta quando o dispositivo gerador de aerossol estiver acoplado ao dispositivo de carregamento. Por exemplo, pelo menos uma superfície lateral de um corpo do dispositivo gerador de aerossol pode ser exposta e formar uma superfície externa do sistema gerador de aerossol quando o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado no dispositivo de carregamento.
[009] Preferencialmente, o engate entre o dispositivo gerador de aerossol e o arranjo de acoplamento é efetuado pelo movimento relativo do dispositivo gerador de aerossol e a porção receptora em uma direção perpendicular ou substancialmente perpendicular ao eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol.
[0010] Preferivelmente, a primeira extremidade e a segunda extremidade fazem parte do dispositivo de carregamento, por exemplo, fazem parte de um alojamento do dispositivo de carregamento. A primeira extremidade e a segunda extremidade podem ser paredes do alojamento do dispositivo de carregamento. A primeira extremidade e a segunda extremidade podem ser elementos que se estendem a partir do alojamento do dispositivo de carregamento. Preferivelmente, o espaço de acoplamento é pelo menos parcialmente externo ao dispositivo de carregamento. Por exemplo, o espaço de acoplamento pode estar aberto ao ambiente externo ao dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol não estiver acomodado dentro do espaço de acoplamento.
[0011] Preferivelmente, o dispositivo de carregamento compreende um alojamento para reter a fonte de energia primária. A fonte de energia primária pode ser, por exemplo, uma bateria recarregável retida por, ou dentro de um alojamento do dispositivo de carregamento. Preferencialmente, o engate entre o dispositivo de carregamento e o dispositivo gerador de aerossol quando o dispositivo gerador de aerossol é acomodado pelo espaço de acoplamento permite que a fonte de energia secundária do dispositivo gerador de aerossol seja carregada pela fonte de energia primária do dispositivo de carregamento. Por exemplo, os contatos elétricos localizados no dispositivo gerador de aerossol são dispostos para se engatar com os contatos elétricos correspondentes localizados no dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado com o arranjo de acoplamento e podem ser usados para carregar.
[0012] Como usado neste documento, o termo "dispositivo gerador de aerossol" se refere a um dispositivo que interage com um substrato formador de aerossol para gerar um aerossol que é diretamente inalável nos pulmões de um usuário através da boca do usuário. Em certas modalidades, um dispositivo gerador de aerossol pode aquecer um substrato formador de aerossol para facilitar a liberação dos compostos voláteis. Um dispositivo gerador de aerossol pode interagir com um artigo gerador de aerossol que compreende um substrato formador de aerossol ou um cartucho que compreende um substrato formador de aerossol. Um dispositivo gerador de aerossol operado eletricamente pode compreender um atomizador, como um aquecedor elétrico, para aquecer o substrato formador de aerossol para formar um aerossol.
[0013] Como usado neste documento, o termo "artigo gerador de aerossol" se refere a um artigo que compreende um substrato formador de aerossol capaz de liberar compostos voláteis, que podem formar um aerossol. Em determinadas modalidades, o artigo gerador de aerossol pode compreender um substrato formador de aerossol capaz de liberar, após aquecimento, compostos voláteis, que podem formar um aerossol.
[0014] Conforme utilizados neste documento, os termos "a jusante", "a montante", "proximal" e "distal" são utilizados para descrever as posições relativas dos componentes, ou as porções dos componentes, dos dispositivos geradores de aerossol, artigos geradores de aerossol e estojos.
[0015] Tal como usado neste documento, o termo "longitudinal" é usado para descrever o sentido entre a extremidade a jusante ou proximal e a extremidade a montante ou distal oposta e o termo "transversal" é usado para descrever o sentido perpendicular ao sentido longitudinal.
[0016] Conforme utilizado neste documento, o termo 'comprimento' é usado para descrever a dimensão longitudinal máxima entre a extremidade distal ou a montante e a extremidade proximal ou a jusante de componentes, dispositivos geradores de aerossol e artigos geradores de aerossol.
[0017] Conforme utilizado neste documento, o termo 'diâmetro' é usado para descrever a dimensão transversal máxima dos componentes, por exemplo, dispositivos geradores de aerossol, artigos geradores de aerossol e estojos.
[0018] Conforme utilizado neste documento, o termo "seção transversal" é usado para descrever a seção transversal de componentes, dispositivos geradores de aerossol, artigos geradores de aerossol e estojos na direção perpendicular ao eixo principal dos componentes, dispositivos geradores de aerossol, artigos geradores de aerossol e estojos, respectivamente.
[0019] Como utilizado neste documento, o termo 'exposto' é usado para indicar que uma parte de um recurso ou componente é aberta ao ambiente externo e não é envolvida ou coberta.
[0020] O termo "material magnético" é usado neste documento para descrever um material que é capaz de interagir com um campo magnético, incluindo materiais paramagnéticos e ferromagnéticos. Um material magnetizável pode ser um material paramagnético, de modo que só permanece magnetizado na presença de um campo magnético externo. Alternativamente, um material magnetizável pode ser um material que se torna magnetizado na presença de um campo magnético externo e que permanece magnetizado depois que o campo externo é removido (um material ferromagnético, por exemplo). O termo "material magnético", como utilizado neste documento, abrange os dois tipos de material magnetizável, assim como o material que já está magnetizado.
[0021] O dispositivo gerador de aerossol alongado é configurado para gerar um aerossol inalável a partir de um substrato formador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol alongado pode ter uma forma substancial como um cigarro ou charuto. Por exemplo, o dispositivo gerador de aerossol alongado pode ter uma primeira dimensão longitudinal ou de comprimento que é maior em magnitude do que a segunda e terceira dimensões de largura. A segunda e a terceira dimensões podem ser indicadas como largura e espessura, embora a segunda e a terceira dimensões sejam preferencialmente substancialmente as mesmas e possam, portanto, ser referidas como largura. O dispositivo gerador de aerossol alongado pode ser substancialmente cilíndrico. A dimensão longitudinal define um eixo longitudinal. As dimensões da largura se estendem perpendicularmente ao eixo longitudinal. O dispositivo gerador de aerossol alongado pode ser descrito como tendo uma extremidade proximal e uma extremidade distal, com um corpo alongado definido entre a extremidade proximal e a extremidade distal. O corpo pode compreender pelo menos uma superfície lateral que se estende entre a extremidade proximal e a extremidade distal.
[0022] O espaço de acoplamento pode ser ainda definido por uma porção traseira que se estende entre a primeira extremidade e a segunda extremidade. Assim, o espaço de acoplamento pode ser pelo menos parcialmente definido pela primeira extremidade, a segunda extremidade e uma porção traseira. A porção traseira pode ser uma parede traseira. A porção traseira pode fazer parte de uma parede externa de um alojamento do dispositivo de carregamento.
[0023] O dispositivo gerador de aerossol pode ser facilmente engatado e desengatado com o arranjo de acoplamento por movimento no espaço de acoplamento em uma direção perpendicular a um eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol, que é movimento em uma direção transversal em relação ao dispositivo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol pode ser facilmente engatado e desengatado com o arranjo de acoplamento por movimento no espaço de acoplamento em uma direção substancialmente perpendicular a um eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol. Por exemplo, uma extremidade proximal ou uma extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol pode ser inserida no engate com o dispositivo de carregamento no espaço de acoplamento. A extremidade oposta pode então ser articulada no espaço de acoplamento, de modo que o dispositivo gerador de aerossol esteja totalmente engatado no dispositivo de carregamento. Ao usar movimento perpendicular ou substancialmente perpendicular, é necessário percorrer menos distância para engatar o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento do que seria o caso em um sistema típico que aceita o dispositivo gerador de aerossol quando inserido em uma direção longitudinal em um dispositivo de carregamento. O espaço de acoplamento do dispositivo de carregamento acomoda a dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol. Se presente, uma abertura no espaço de acoplamento acomoda a dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol. Assim, é mais fácil localizar o dispositivo gerador de aerossóis no espaço de acoplamento do que seria o caso se o espaço de acoplamento fosse dimensionado para acomodar apenas dimensões transversais do dispositivo gerador de aerossóis.
[0024] O espaço de acoplamento pode pelo menos parcialmente formar uma ranhura aberta em um alojamento do dispositivo de carregamento. Assim, o espaço de acoplamento pode ser, pelo menos parcialmente, definido por uma primeira parede lateral, uma segunda parede lateral, uma parede traseira e as primeira e segunda extremidades. A ranhura aberta pode ser uma depressão ou fenda alongada definida por um alojamento do dispositivo de carregamento. O dispositivo gerador de aerossol alongado pode ser inteiramente aceito dentro da ranhura aberta, de modo que nenhuma porção do dispositivo gerador de aerossol se estenda além de um limite periférico do dispositivo de carregamento. Alternativamente, o dispositivo gerador de aerossol alongado pode ser apenas parcialmente aceito dentro da ranhura aberta. Neste caso, uma porção do dispositivo gerador de aerossol, que pode ser denominado uma porção exposta, se estende além de um limite periférico do dispositivo de carregamento.
[0025] Pode ser vantajoso que uma porção do dispositivo gerador de aerossol forme uma superfície externa do sistema quando o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado no dispositivo de carregamento. Por exemplo, pode ser vantajoso que pelo menos uma superfície lateral de um corpo do dispositivo gerador de aerossol forme uma superfície externa do sistema quando o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado no dispositivo de carregamento. O dispositivo gerador de aerossol pode ser facilmente recuperado por um usuário, que precisaria apenas agarrar a parte exposta do dispositivo gerador de aerossol e desengatar o dispositivo gerador de aerossol do dispositivo de carregamento. A porção exposta do dispositivo gerador de aerossol pode ser configurada para se adaptar ou corresponder a uma forma de um alojamento do dispositivo de carregamento. O dispositivo de carregamento pode ter um alojamento que é moldado ou contornado, e o gerador de aerossol também possui um alojamento ou superfície externa configurada para estar em conformidade com a forma ou o contorno do alojamento do dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol está engatado no dispositivo de carregamento. O dispositivo gerador de aerossol pode atuar para fechar ou cobrir uma ranhura aberta no dispositivo de carregamento. Assim, os recursos do dispositivo de carregamento, como displays, indicadores, contatos ou botões localizados em uma dita ranhura aberta, podem ser protegidos do ambiente externo quando um dispositivo gerador de aerossóis está conectado com o dispositivo de carregamento. Desta forma, displays, indicadores, contatos ou botões podem ser protegidos quando o dispositivo gerador de aerossóis está ativado com o dispositivo de carregamento, por exemplo, durante o trânsito.
[0026] Em algumas modalidades, a primeira extremidade e a segunda extremidade estão localizadas em projeções que se estendem a partir de um alojamento do dispositivo de carregamento, por exemplo, primeira e segunda projeções que se estendem a partir do alojamento. As projeções podem ser denominadas terminais. Assim, uma dimensão longitudinal do espaço de acoplamento pode ser definida entre a primeira e a segunda extremidades opostas localizadas na primeira e na segunda projeções. O espaço de acoplamento não pode ser restringido em nenhuma outra dimensão. Um dispositivo gerador de aerossol engatado em tal espaço de acoplamento teria apenas contato com a primeira e a segunda extremidades e, quando engatado, se estenderia longitudinalmente entre as projeções. Alternativamente, o espaço de acoplamento pode ser ainda mais restringido por uma parede traseira que se estende entre a primeira e a segunda projeções. O espaço de acoplamento pode ainda ser restringido por uma ou mais paredes laterais que se estendem entre a primeira e a segunda projeções.
[0027] O espaço de acoplamento é de preferência configurado para receber o dispositivo gerador de aerossol quando o dispositivo gerador de aerossol é empurrado para o espaço de acoplamento em uma direção perpendicular à dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol. Assim, quando engatada no dispositivo de carregamento, a dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol é preferencialmente paralela a um lado ou a uma borda do dispositivo de carregamento.
[0028] O arranjo de acoplamento pode compreender meios de travamento, como um trinco mecânico, para reter de maneira liberável o dispositivo gerador de aerossol em engate com o arranjo de acoplamento. Por exemplo, uma projeção de travamento pode ser configurada para se estender da primeira extremidade ou da segunda extremidade para engatar com uma extremidade distal ou extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol. A projeção de travamento pode ser desviada da primeira ou da segunda extremidade, por exemplo, por uma mola. A projeção de travamento pode se estender da primeira ou da segunda extremidade quando acionada por um usuário. A projeção de travamento pode interagir com um furo, depressão, ranhura ou fenda correspondente, definido em uma extremidade distal ou uma extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol. Uma trava mecânica pode estar localizada nas primeira e segunda extremidades para reter de maneira liberável a extremidade distal e a extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol. Da mesma forma, a extremidade proximal, ou a extremidade distal, ou a extremidade proximal e a extremidade distal, do dispositivo gerador de aerossol podem compreender uma projeção de travamento, conforme descrito acima, e a projeção de travamento pode interagir com um furo, depressão, ranhura ou fenda, definido na primeira extremidade ou na segunda extremidade do dispositivo gerador de aerossol.
[0029] Um meio de travamento pode compreender um ou mais ímãs. Por exemplo, o arranjo de acoplamento pode compreender uma trava magnética para reter de maneira liberável o dispositivo gerador de aerossol em engate com o arranjo de acoplamento. Um ou mais ímãs podem estar localizados no carregador, por exemplo, em uma porção do carregador em ou próximo à primeira extremidade ou segunda extremidade. O dispositivo gerador de aerossol incluiria então uma ou mais porções que são atraídas magneticamente para um ou mais ímãs para reter o dispositivo gerador de aerossol engatado no dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol estiver alinhado dentro do espaço de acoplamento. Um ou mais ímãs podem estar localizados no dispositivo gerador de aerossol, por exemplo, em uma porção do dispositivo gerador de aerossol em ou próximo à extremidade distal ou extremidade proximal. O dispositivo de carregamento incluiria então uma ou mais porções que são atraídas magneticamente para um ou mais ímãs para reter o dispositivo gerador de aerossol engatado no dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol estiver alinhado dentro do espaço de acoplamento.
[0030] Ímãs para travamento podem ser incluídos no dispositivo de carregamento e no dispositivo gerador de aerossol. O ímã em um dos dispositivos de carregamento e o dispositivo gerador de aerossol podem apresentar um polo norte e o ímã correspondente no outro dispositivo de carregamento e o dispositivo gerador de aerossol podem apresentar um polo sul. O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um par de ímãs espaçados longitudinalmente e o dispositivo de carregamento pode compreender um par de ímãs correspondentes dispostos para travar com o par de ímãs no dispositivo gerador de aerossol. O par de ímãs espaçados longitudinalmente pode ser denominado primeiro e segundo ímãs do dispositivo gerador de aerossol e o par de ímãs correspondentes pode ser denominado primeiro e segundo ímãs do dispositivo de carregamento. O primeiro ímã do dispositivo gerador de aerossol pode estar localizado na extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol ou próximo a ela. O segundo ímã do dispositivo gerador de aerossol pode estar localizado na extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol ou próximo a ela. Tanto o primeiro quanto o segundo ímã do dispositivo gerador de aerossol podem ter uma polaridade no polo norte; nesse caso, o primeiro e o segundo ímã do dispositivo de carregamento terão polaridade no polo sul. Se o primeiro e o segundo ímãs do dispositivo gerador de aerossol tiverem uma polaridade no polo sul, o primeiro e o segundo ímãs do dispositivo de carregamento terão uma polaridade no polo norte. Se o primeiro e o segundo ímãs do dispositivo gerador de aerossol são espaçados simetricamente em torno do ponto médio longitudinal do dispositivo gerador de aerossol, tal arranjo pode permitir que o dispositivo gerador de aerossol trave com o dispositivo de carregamento em qualquer orientação longitudinal. Em uma disposição, o primeiro ímã do dispositivo gerador de aerossol pode apresentar uma polaridade no polo norte e o segundo ímã do dispositivo gerador do aerossol pode apresentar uma polaridade no polo sul. Nesse caso, o primeiro ímã do dispositivo de carregamento apresentará uma polaridade no polo sul e o segundo ímã do dispositivo de carregamento apresentará uma polaridade no polo norte. Essa configuração permitirá que o dispositivo gerador de aerossol trave com o dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol for apresentado em uma configuração na qual o primeiro ímã do dispositivo gerador de aerossol se alinha ao primeiro ímã do dispositivo de carregamento, mas a trava não ocorrerá quando o dispositivo gerador de aerossol é apresentado em uma configuração na qual o primeiro ímã do dispositivo gerador de aerossol se alinha ao segundo ímã do dispositivo de carregamento. Isso pode vantajosamente garantir que a trava ocorra apenas em uma orientação longitudinal específica. Isso pode ser chamado de chaveamento magnético.
[0031] Preferencialmente, os ímãs usados para travar são ímãs de alta potência, como ímãs de terras raras, por exemplo, ímãs NdFeB. Os ímãs de alta potência precisam apenas ser de tamanho pequeno para reter o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento.
[0032] O dispositivo gerador de aerossol pode ser retido em contato com o dispositivo de carregamento por interferência. Por exemplo, uma extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol pode engatar com a primeira extremidade e uma extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol pode engatar com a segunda extremidade, o engate por atrito entre as extremidades opostas do dispositivo e a primeira e a segunda extremidades do dispositivo de carregamento que retém o dispositivo gerador de aerossol em contato com o dispositivo de carregamento. Os meios de polarização, como uma mola, podem estar localizados em uma ou nas extremidades do dispositivo gerador de aerossol para ajudar a fornecer interferência quando o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento estão engatados. Os meios de polarização também podem ajudar a fornecer uma pressão entre os contatos localizados no dispositivo gerador de aerossol e os contatos localizados no dispositivo de carregamento para aumentar a confiabilidade desses contatos durante o engate entre o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento.
[0033] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender contatos elétricos localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol, e o dispositivo de carregamento pode compreender contatos elétricos correspondentes localizados na primeira extremidade e na segunda extremidade do arranjo de acoplamento. O dispositivo gerador de aerossol pode compreender contatos elétricos localizados em uma extremidade distal, e o dispositivo de carregamento pode compreender contatos elétricos correspondentes localizados na primeira extremidade e na segunda extremidade do arranjo de acoplamento. O dispositivo gerador de aerossol pode compreender contatos elétricos localizados em uma extremidade proximal, e o dispositivo de carregamento pode compreender contatos elétricos correspondentes localizados na primeira extremidade e na segunda extremidade do arranjo de acoplamento. Alternativamente, o dispositivo de carregamento pode compreender contatos elétricos localizados na primeira extremidade e o dispositivo gerador de aerossol pode compreender contatos elétricos correspondentes localizados na extremidade proximal e na extremidade distal. O dispositivo de carregamento pode compreender contatos elétricos localizados na segunda extremidade, e o dispositivo gerador de aerossol pode compreender contatos elétricos correspondentes localizados na extremidade proximal e na extremidade distal.
[0034] Pode ser vantajoso se os contatos de carregamento forem configurados concentricamente, por exemplo, como anéis concêntricos em uma face terminal do dispositivo gerador de aerossol, por exemplo, em uma face terminal distal do dispositivo gerador de aerossol. Os contatos elétricos localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol podem incluir um contato elétrico positivo e um contato elétrico negativo, pelo menos um dos contatos elétricos positivos e negativos sendo um contato elétrico anular, os contatos elétricos positivo e negativo preferencialmente sendo dispostos concentricamente em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol. Os contatos elétricos localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol podem incluir um contato elétrico positivo anular e um contato elétrico negativo anular, os contatos elétricos positivos e negativos sendo dispostos concentricamente no pelo menos uma das extremidades proximal ou distal do dispositivo gerador de aerossol. Assim, uma face de extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol pode compreender o primeiro e o segundo contatos elétricos concêntricos dispostos como anéis concêntricos, o primeiro contato elétrico sendo um contato positivo e o segundo contato elétrico sendo um contato negativo. Não é essencial que ambos os contatos sejam anéis concêntricos. Um contato pode ser um contato pontual e o outro contato pode ser um anel ao redor do contato pontual.
[0035] Os contatos correspondentes, que podem ou não estar na forma de anéis concêntricos, podem ser definidos na primeira extremidade ou na segunda extremidade do dispositivo de carregamento para permitir o acoplamento elétrico entre o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento. Os contatos elétricos podem estar localizados em pelo menos uma das primeira extremidade e segunda extremidades do arranjo de acoplamento e podem incluir um contato elétrico positivo anular e um contato elétrico negativo anular, os contatos elétricos positivos e negativos sendo dispostos concentricamente em pelo menos uma da primeira extremidade e a segunda extremidade do arranjo de acoplamento. A primeira extremidade ou a segunda extremidade do dispositivo de carregamento pode compreender o primeiro e o segundo contatos elétricos concêntricos dispostos como anéis concêntricos, o primeiro contato elétrico sendo um contato positivo e o segundo contato elétrico sendo um contato negativo. Os contatos correspondentes, que podem ou não estar na forma de anéis concêntricos, podem então ser definidos na extremidade distal ou na extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol para permitir o acoplamento elétrico entre o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento. O uso de contatos na forma de um anel ou anéis permite que o dispositivo gerador de aerossol seja orientado em qualquer sentido radial quando acoplado ao dispositivo de carregamento. Isto é, devido ao fato de que pelo menos uma porção de um conjunto de contatos está na forma de um anel, o contato correspondente pode ser posicionado de modo que o contato seja sempre feito, seja qual for a orientação radial que o dispositivo gerador de aerossol estiver quando apresentado ao arranjo de acoplamento do dispositivo de carregamento. Isso pode simplificar ainda mais o engate e a desintegração dos respectivos dispositivos, uma vez que um usuário não precisa estar preocupado com a orientação radial do dispositivo gerador de aerossol.
[0036] Os contatos de carregamento podem permitir a transferência de dados entre o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento, além de permitir o carregamento da fonte de energia secundária. Alternativamente, um ou mais contatos de transferência de dados dedicados podem ser definidos no dispositivo gerador de aerossol e no dispositivo de carregamento para permitir a transferência de dados entre os dispositivos.
[0037] O sistema gerador de aerossol pode compreender meios de transferência de dados sem fio, por exemplo, uma conectividade Bluetooth.
[0038] O sistema gerador de aerossol pode ser configurado de modo que o dispositivo gerador de aerossol possa ser carregado, qualquer que seja a orientação longitudinal que estiver engatada com o dispositivo de carga. Em uma configuração vantajosa, o dispositivo gerador de aerossol pode compreender contatos de carregamento localizados em, ou próximo a, pelo menos uma de uma extremidade distal ou uma extremidade proximal, e o dispositivo de carregamento compreende contatos de carregamento correspondentes localizados na primeira extremidade e na segunda extremidade do arranjo de acoplamento. Assim, mesmo que o dispositivo gerador de aerossol inclua apenas contatos de carregamento em uma das extremidades distal e proximal, uma conexão elétrica pode ser feita em qualquer orientação em que o dispositivo gerador de aerossol seja apresentado ao dispositivo de carregamento. Assim, se o dispositivo gerador de aerossol compreender contatos de carregamento localizados na sua extremidade distal e o dispositivo de carregamento compreender contatos de carregamento correspondentes localizados na primeira extremidade e na segunda extremidade do arranjo de acoplamento, o dispositivo gerador de aerossol pode ser engatado com o arranjo de acoplamento em uma primeira posição na qual a extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol engata com a primeira extremidade do dispositivo de carregamento e a extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol engata na segunda extremidade do dispositivo de carregamento ou em uma segunda posição em que a extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol engata com a segunda extremidade do dispositivo de carregamento e a extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol engata com a primeira extremidade do dispositivo de carregamento. Nesta configuração, um usuário não precisa se preocupar em orientar corretamente o dispositivo gerador de aerossol no dispositivo de carregamento. Isso pode ser particularmente vantajoso ao usar o sistema em condições de pouca luz. O dispositivo gerador de aerossol pode, da mesma forma, ter contatos elétricos para carregar a bateria secundária localizada nas extremidades proximal e distal, desse modo efetivando a capacidade de carregar a fonte de energia secundária, qualquer que seja a orientação longitudinal, o dispositivo gerador de aerossol está engatado no dispositivo de carregamento.
[0039] O sistema pode ser configurado de maneira semelhante de modo que qualquer conexão de dados entre o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento possa ser feita independentemente da orientação de engate.
[0040] Vantajosamente, o dispositivo gerador de aerossol pode compreender um ou mais meios de indicação de estado, tais como luzes de indicação de estado, que se estendem circunferencialmente em torno do dispositivo gerador de aerossol. Assim, as informações de estado podem ser determinadas por um usuário sem a necessidade de pesquisar o dispositivo para o aspecto correto para visualização dos meios de indicação de estado. Pode ser particularmente vantajoso que os meios de indicação de estado possam ser visualizados em qualquer orientação radial que o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado com o dispositivo de carregamento. As informações de estado podem, assim, ser vistas durante o carregamento, sem a necessidade de orientar especificamente o dispositivo gerador de aerossol.
[0041] Um meio preferencial de indicação de status pode compreender mais de uma luz espaçada longitudinalmente no dispositivo gerador de aerossol, cada luz se estendendo circunferencialmente em torno do dispositivo. Cada luz pode indicar o status de um parâmetro diferente. O progresso de um status, como o nível de carga da bateria, pode ser indicado acendendo mais ou menos luzes. Cada luz indicadora separada pode compreender um anel de LEDs espaçados circunferencialmente. Cada luz indicadora separada pode ser um LED em forma de anel que se estende circunferencialmente ao redor do dispositivo gerador de aerossol.
[0042] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um ou mais botões acionáveis pelo usuário localizados em uma primeira parede lateral do dispositivo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol pode compreender uma ou mais telas localizadas na primeira parede lateral do dispositivo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um ou mais contatos, tais como contatos elétricos ou contatos de dados, localizados na primeira parede lateral do dispositivo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol pode compreender qualquer combinação de botões, telas e contatos acionáveis pelo usuário, tais como contatos elétricos ou contatos de dados localizados na primeira parede lateral do dispositivo gerador de aerossol. O sistema pode ser vantajosamente configurado de modo que a primeira parede lateral esteja voltada para o dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol for acoplado ao dispositivo de carregamento. Por exemplo, o arranjo de acoplamento pode ser configurado de modo que a primeira parede lateral esteja voltada para o dispositivo de carregamento quando o dispositivo gerador de aerossol estiver localizado no espaço de acoplamento. Nessa configuração, o dispositivo gerador de aerossol é radialmente orientado em uma orientação específica para acoplar com o dispositivo de carregamento. Essa orientação pode ser efetuada por meios de chaveamento que impedem que o dispositivo gerador de aerossol se engate com o dispositivo de carregamento de maneira diferente da orientação desejada. Uma vantagem dessa orientação é que os botões no dispositivo gerador de aerossol podem ser protegidos contra acionamento acidental quando o dispositivo gerador de aerossol estiver acoplado ao dispositivo de carregamento. Da mesma forma, qualquer tela pode ser protegida contra danos acidentais quando o dispositivo gerador de aerossol estiver acoplado ao dispositivo de carregamento. Além disso, quaisquer contatos podem ser alinhados com contatos correspondentes no dispositivo de carregamento.
[0043] Preferencialmente, pelo menos uma porção do dispositivo gerador de aerossol permanece exposta quando o dispositivo gerador de aerossol estiver acoplado ao dispositivo de carregamento. Por exemplo, preferencialmente pelo menos uma parede lateral do dispositivo gerador de aerossol, por exemplo, pelo menos uma parede lateral externa, permanece exposta ao ambiente externo quando o dispositivo gerador de aerossol estiver acoplado ao dispositivo de carregamento. Um usuário pode ser mais facilmente capaz de segurar a superfície exposta de pelo menos uma parede lateral externa para facilitar o desengate do dispositivo gerador de aerossol do dispositivo de carregamento. Um usuário pode ser capaz de agarrar a superfície exposta e aplicar pressão para desengatar o dispositivo gerador de aerossol do dispositivo de carregamento. O dispositivo gerador de aerossol pode, portanto, ser mais fácil de retirar do engate com o dispositivo de carregamento. Pelo menos uma parede lateral externa preferencialmente não localiza botões, displays e contatos acionáveis pelo usuário. Se a seção transversal do dispositivo gerador de aerossol for aproximada a um círculo, a pelo menos uma parede lateral externa pode compreender pelo menos 180 graus da circunferência do círculo, por exemplo, pelo menos 240 graus, ou pelo menos 250 graus, ou pelo menos 260 graus, ou pelo menos 270 graus da circunferência do círculo. A circunferência restante do círculo compreende a primeira parede lateral do dispositivo gerador de aerossol. Pode ser que pelo menos 4 mm do diâmetro do dispositivo gerador de aerossol permaneçam expostos quando o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado no dispositivo de carregamento. Esta porção exposta pode fornecer uma superfície para um usuário agarrar o dispositivo gerador de aerossol. Preferivelmente, pelo menos 5 mm do diâmetro do dispositivo gerador de aerossol permanecem expostos quando o dispositivo gerador de aerossol está engatado no dispositivo de carregamento, por exemplo, pelo menos 6 mm, ou pelo menos 7 mm, ou pelo menos 8 mm, ou pelo menos 9 mm ou pelo menos 10 mm.
[0044] O dispositivo de carregamento pode definir um espaço de acoplamento que é uma ranhura aberta definida, pelo menos parcialmente, por uma primeira parede lateral, uma segunda parede lateral, uma parede traseira e as primeira e segunda extremidades. Porções da primeira parede lateral ou da segunda parede lateral ou da primeira parede lateral e da segunda parede lateral podem ser parcialmente cortadas para expor mais do dispositivo gerador de aerossol. Tais porções da parede cortada podem facilitar o desengate do dispositivo gerador de aerossol do dispositivo de carregamento, aumentando a superfície exposta do dispositivo gerador de aerossol na região das porções da parede cortada.
[0045] Preferencialmente, os um ou mais botões acionáveis pelo usuário, uma ou mais telas ou um ou mais contatos, tais como contatos elétricos ou contatos de dados, não são expostos quando o dispositivo gerador de aerossol estiver acoplado ao dispositivo de carregamento para protegê-los de acionamento acidental.
[0046] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um bocal na sua extremidade proximal. Assim, o bocal pode engatar diretamente com a primeira extremidade ou a segunda extremidade do arranjo de acoplamento. O bocal pode compreender a extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol e uma porção do corpo do dispositivo gerador de aerossol que se estende em direção à extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol. O bocal compreende, de preferência, um canal para passagem de aerossol gerado pelo dispositivo gerador de aerossol, por exemplo, um canal que possui uma abertura definida na extremidade proximal do dispositivo gerador de aerossol, de modo que um usuário possa puxar aerossol para a boca utilizando o bocal.
[0047] O bocal pode compreender um ou mais contatos elétricos ou de dados configurados para entrar em contato com os contatos elétricos ou de dados correspondentes localizados no dispositivo de carregamento. O bocal pode compreender meios para facilitar o encaixe do dispositivo gerador de aerossol no dispositivo de carregamento. Por exemplo, o bocal pode compreender um furo ou depressão ou ranhura ou fenda para receber uma projeção móvel localizada no dispositivo de carregamento para travar mecanicamente o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento. Da mesma forma, o bocal pode compreender uma projeção móvel para interagir com um furo ou depressão ou ranhura ou fenda localizada no dispositivo de carregamento para travar mecanicamente o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento.
[0048] O bocal pode ser um bocal separável que é removível e separável do dispositivo gerador de aerossol. Isso pode facilitar a limpeza do bocal. Além disso, um bocal separável pode permitir o acesso a uma porção interna do dispositivo gerador de aerossol. Isso pode ser desejável para, por exemplo, substituir um substrato formador de aerossol localizado dentro do dispositivo gerador de aerossol. Um substrato formador de aerossol pode estar localizado ou contido dentro de um bocal separável, de modo que um bocal de substituição possa ser fornecido para reabastecer o substrato formador de aerossol.
[0049] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender uma seção de substrato substituível contendo um substrato formador de aerossol. A seção de substrato substituível pode formar uma porção do corpo do dispositivo gerador de aerossol e pode ela própria localizar ou conter uma porção de substrato formador de aerossol para consumo no dispositivo. A seção de substrato substituível pode estar localizada distal à extremidade proximal do dispositivo, por exemplo distal a um bocal. A seção de substrato substituível pode estar localizada proximal à extremidade distal do dispositivo. A seção de substrato substituível pode ser acoplada a uma ou mais outras seções que formam o corpo do dispositivo gerador de aerossol por meios de acoplamento, como roscas de parafuso, encaixe de baioneta ou conexão magnética ou meios de trava mecânicos, como encaixes por pressão ou encaixes de interferência.
[0050] Uma seção de substrato substituível pode compreender um reservatório de substrato formador de aerossol líquido. Por exemplo, uma seção de substrato substituível pode compreender um reservatório de um líquido compreendendo nicotina e um aerossol, como propileno glicol ou glicerina. Alternativamente, uma seção de substrato substituível pode compreender um recipiente de substrato formador de aerossol sólido, ou um recipiente de substrato formador de aerossol coloidal, como um substrato gel.
[0051] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender uma seção de substrato substituível contendo dois ou mais componentes que formam um aerossol quando combinados.
[0052] Uma seção de substrato substituível pode compreender um atomizador, como um elemento de aquecimento para aquecer o substrato formador de aerossol ou para aquecer pelo menos um dos dois ou mais componentes que formam um aerossol quando combinados. Assim, uma seção de substrato substituível pode ser uma forma de cartomizador e incluir um substrato formador de aerossol e um componente de atomização. A seção de substrato substituível, em tais modalidades, preferencialmente inclui contatos elétricos configurados para entrar em contato com os contatos elétricos correspondentes em uma porção de bateria do dispositivo gerador de aerossol para fornecer energia para atuação do atomizador.
[0053] Em modalidades preferidas, o atomizador pode ser um aquecedor de resistência, como um fio resistivo, ou uma trilha resistiva em um substrato. Em outras modalidades, o atomizador pode ser um susceptor indutivo capaz de aquecer quando dentro de um campo magnético flutuante gerado por uma bobina indutiva.
[0054] Em outras modalidades preferidas, o dispositivo gerador de aerossol pode compreender uma cavidade de recepção de substrato para receber um artigo gerador de aerossol consumível compreendendo um substrato formador de aerossol. Exemplos de artigos geradores de aerossol incluem sachês cheios de substratos formadores de aerossol sólidos, cigarros e artigos semelhantes a cigarros que incluem um substrato formador de aerossol contido em um invólucro, como papel de cigarro, cápsulas ou recipientes de substrato formador de aerossol líquido ou substrato formador de aerossol coloidal. O artigo gerador de aerossol consumível pode compreender uma seção de substrato substituível contendo dois ou mais componentes que formam um aerossol quando combinados.
[0055] Um artigo gerador de aerossol consumível pode compreender um atomizador, como um elemento de aquecimento para aquecer o substrato formador de aerossol ou para aquecer pelo menos um dos dois ou mais componentes que formam um aerossol quando combinados. Assim, um artigo gerador de aerossol consumível pode ser uma forma de cartomizador e incluir um substrato formador de aerossol e um componente de atomização. O artigo gerador de aerossol consumível incluiria, nessas modalidades, preferencialmente contatos elétricos configurados para entrar em contato com os contatos elétricos correspondentes em uma porção de bateria do dispositivo gerador de aerossol para fornecer energia para atuação do atomizador.
[0056] Nas modalidades, o atomizador pode ser um aquecedor de resistência, como um fio resistivo, ou uma trilha resistiva em um substrato. Em outras modalidades, o atomizador pode ser um susceptor indutivo capaz de aquecer quando dentro de um campo magnético flutuante gerado por uma bobina indutiva.
[0057] Um artigo gerador de aerossol consumível preferido pode estar na forma de um cigarro ou artigo semelhante a cigarro compreendendo um substrato formador de aerossol sólido contido dentro de um invólucro. Preferencialmente, esse artigo inclui uma extremidade da boca destinada a ser inserida na boca do usuário para consumo do artigo. Preferivelmente, a extremidade da boca inclui um filtro para emular um cigarro convencional. Preferivelmente, o artigo gerador de aerossol consumível é configurado para interagir com um atomizador, preferencialmente um aquecedor, localizado no corpo do dispositivo gerador de aerossol. Assim, um meio de aquecimento, como um elemento de aquecimento por resistência, pode estar localizado dentro ou ao redor da cavidade de recepção do substrato para receber o artigo gerador de aerossol consumível. A cavidade receptora do substrato pode estar localizada na extremidade proximal do dispositivo. Por exemplo, uma abertura para a cavidade receptora do substrato pode estar localizada na extremidade proximal do dispositivo.
[0058] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um elemento de aquecimento para aquecer um artigo gerador de aerossol consumível. O elemento de aquecimento pode ser um aquecedor interno projetado para ser inserido em um artigo gerador de aerossol consumível, por exemplo, um elemento de aquecimento resistivo ou um susceptor na forma de um pino ou lâmina que pode ser inserido em um substrato formador de aerossol localizado dentro de um artigo gerador de aerossol consumível. O elemento de aquecimento pode ser um aquecedor externo projetado para aquecer uma superfície externa de um artigo gerador de aerossol consumível, por exemplo, um elemento de aquecimento resistivo ou um susceptor localizado na periferia ou circundante de uma cavidade de recebimento de substrato para receber o artigo gerador de aerossol consumível.
[0059] Pode ser vantajoso que o sistema gerador de aerossol compreenda mais de um artigo gerador de aerossol. Pode ser ainda mais vantajoso que o sistema gerador de aerossol seja capaz de reter ou carregar simultaneamente mais de um dispositivo gerador de aerossol. Um sistema pode ser fornecido em que, o arranjo de acoplamento é um primeiro arranjo de acoplamento que compreende um primeiro espaço de acoplamento, e o dispositivo de carregamento compreende ainda um segundo arranjo de acoplamento configurado para engatar com o dispositivo gerador de aerossol. O segundo arranjo de acoplamento compreende um segundo espaço de acoplamento definido por uma terceira extremidade, e uma quarta extremidade oposta separada de e fixada em relação à terceira extremidade, o segundo espaço de acoplamento acomodando uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado. Qualquer recurso de um sistema definido acima relacionado a um arranjo de acoplamento pode ser aplicado mutatis mutandis ao primeiro arranjo de acoplamento e ao segundo arranjo de acoplamento desta modalidade.
[0060] Vantajosamente, o sistema pode compreender mais de um dispositivo gerador de aerossol. Por exemplo, o sistema pode compreender o primeiro e o segundo dispositivos geradores de aerossol que estão configurados para engatar com o dispositivo de carregamento a ser carregado. Preferivelmente, o dispositivo de carregamento compreende o primeiro e o segundo arranjos de acoplamento, de modo que o primeiro e o segundo dispositivos geradores de aerossol possam ser acoplados simultaneamente ao dispositivo de carregamento.
[0061] Um sistema gerador de aerossol como descrito acima pode ainda compreender um ou mais artigos geradores de aerossol consumíveis. O sistema pode compreender artigos geradores de aerossol consumíveis na forma de hastes que compreendem um substrato formador de aerossol sólido. Por exemplo, os artigos geradores de aerossol consumíveis podem compreender uma pluralidade de elementos, incluindo um substrato formador de aerossol sólido, que são circunscritos por um invólucro à maneira de um cigarro tradicional.
[0062] Um dispositivo de carregamento para um sistema gerador de aerossol eletricamente operável também pode ser fornecido. Um dispositivo de carregamento pode compreender uma fonte de energia primária e ter um arranjo de acoplamento configurado para engatar com um dispositivo gerador de aerossol alongado. O arranjo de acoplamento compreende preferencialmente um espaço de acoplamento definido entre uma primeira extremidade e uma segunda extremidade oposta espaçada e fixa em relação à primeira extremidade. O espaço de acoplamento acomoda uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado.
[0063] Um dispositivo de carregamento pode compreender uma fonte de energia primária e ter um primeiro arranjo de acoplamento configurado para engatar com um dispositivo gerador de aerossol alongado. O primeiro arranjo de acoplamento compreende preferencialmente um primeiro espaço de acoplamento definido entre uma primeira extremidade e uma segunda extremidade oposta espaçada e fixa em relação à primeira extremidade. O primeiro espaço de acoplamento acomoda uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado. O dispositivo de carregamento pode ainda compreender um segundo arranjo de acoplamento configurado para engatar com o dispositivo gerador de aerossol alongado. O segundo arranjo de acoplamento compreende, de preferência, um segundo espaço de acoplamento definido entre uma terceira extremidade e uma quarta extremidade oposta espaçada e fixa em relação à terceira extremidade. O segundo espaço de acoplamento acomoda uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado.
[0064] O dispositivo de carregamento para um sistema gerador de aerossol pode estar de acordo com qualquer modalidade conforme descrito acima em relação a um sistema gerador de aerossol.
[0065] Um dispositivo gerador de aerossol para um sistema gerador de aerossol eletricamente operável também pode ser fornecido. Um dispositivo gerador de aerossol compreende uma fonte de energia secundária e está configurado para engatar com um dispositivo de carregamento em qualquer sistema gerador de aerossol, como descrito acima.
[0066] Um método de recarga de um dispositivo gerador de aerossol alongado de um sistema gerador de aerossol pode compreender etapas de alinhamento de um eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado com um arranjo de acoplamento tendo um espaço de acoplamento definido por um dispositivo de carregamento e impelindo o dispositivo gerador de aerossol a acoplar com o arranjo de acoplamento em um sentido perpendicular ao eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol alongado. O sistema gerador de aerossol, dispositivo gerador de aerossol e dispositivo de carregamento são, preferencialmente, quaisquer dispositivos tais como descritos acima.
[0067] O dispositivo de carregamento está configurado para receber o dispositivo gerador de aerossol. O dispositivo de carregamento pode ter qualquer tamanho e forma adequados para receber o dispositivo gerador de aerossol. Normalmente, o dispositivo de carregamento é portátil. Em outras palavras, o dispositivo de carregamento possui um tamanho e forma adequados para ser transportado por um usuário. O dispositivo de carregamento pode ter um tamanho e formato semelhantes a um maço de cigarros convencional. O dispositivo de carregamento pode ter qualquer seção transversal máxima adequada e qualquer comprimento adequado. Em algumas modalidades, o dispositivo de carregamento pode ter uma forma, seção transversal máxima e comprimento substancialmente semelhantes a um maço de cigarros convencional. O dispositivo de carregamento pode ter um comprimento entre cerca de 50 mm e cerca de 200 mm. O dispositivo de carregamento pode ter um diâmetro externo, ou seção transversal máxima, entre cerca de 10 mm e cerca de 50 mm.
[0068] O dispositivo de carregamento pode ter uma seção transversal de qualquer formato adequado. Por exemplo, o dispositivo de carregamento pode ter uma seção transversal substancialmente circular, elíptica, triangular, quadrada, romboidal, trapezoidal, pentagonal, hexagonal ou octogonal. O dispositivo de carregamento pode ter uma seção transversal substancialmente constante ao longo de seu comprimento. O dispositivo de carregamento pode ter uma seção transversal substancialmente retangular ao longo de seu comprimento. Em modalidades particulares, o dispositivo de carregamento pode ser um cuboide substancialmente retangular.
[0069] Um alojamento pode geralmente formar a forma do dispositivo de carregamento. O alojamento pode compreender uma ou mais paredes. Em modalidades em particular, o alojamento pode ser um cuboide substancialmente retangular.
[0070] O alojamento pode compreender qualquer material ou combinação de materiais apropriados. Os exemplos de materiais adequados incluem metais, ligas, plásticos ou materiais compostos que contêm um ou mais daqueles materiais, ou termoplásticos que são adequados para as aplicações farmacêuticas ou alimentícias, por exemplo, polipropileno, poli-éter-éter-cetona (PEEK) e polietileno. Nas modalidades em particular, o material é leve e não frágil.
[0071] O dispositivo gerador de aerossol pode ser um dispositivo portátil. Em outras palavras, o dispositivo gerador de aerossol pode ter qualquer tamanho e forma adequados para serem mantidos na mão de um usuário. O dispositivo gerador de aerossol pode ter um tamanho e forma similar a um charuto ou cigarro convencional. O dispositivo gerador de aerossol pode ser portátil.
[0072] O dispositivo gerador de aerossol pode ter qualquer tamanho e forma adequados.
[0073] O dispositivo gerador de aerossol pode ter uma seção transversal de qualquer forma adequada. Por exemplo, o dispositivo gerador de aerossol pode ter uma seção transversal substancialmente circular, elíptica, triangular, quadrada, romboide, trapezoide, pentagonal, hexagonal ou octogonal. Em algumas modalidades em particular, o dispositivo gerador de aerossol tem uma seção transversal substancialmente circular.
[0074] O dispositivo gerador de aerossol pode ter uma seção transversal substancialmente constante ao longo do seu comprimento. O dispositivo gerador de aerossol pode ter uma seção transversal substancialmente circular ao longo de seu comprimento. O dispositivo pode ter simetria rotacional sobre seu eixo longitudinal. O dispositivo pode ter simetria rotacional de uma ordem maior que uma ao redor de seu eixo longitudinal. O dispositivo pode ser substancialmente axissimétrica ao redor de seu eixo longitudinal. Em modalidades em particular, o dispositivo gerador de aerossol pode ser de forma substancialmente circular cilíndrica.
[0075] O dispositivo gerador de aerossol pode ter qualquer diâmetro adequado (seção transversal máxima) e qualquer comprimento adequado. Um dispositivo gerador de aerossol pode ser alongado. Em algumas modalidades em particular, o dispositivo gerador de aerossol pode ter uma forma, um diâmetro e um comprimento substancialmente similares a um cigarro ou a um charuto convencional. O dispositivo gerador de aerossol pode ter um comprimento entre cerca de 30 mm e cerca de 150 mm. O dispositivo gerador de aerossol pode ter um diâmetro externo entre cerca de 5 mm e cerca de 30 mm.
[0076] O dispositivo gerador de aerossol pode ser configurado para receber um ou mais cartuchos, um atomizador e um artigo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol pode ser configurado para receber um ou mais dentre um cartucho, um atomizador e um artigo gerador de aerossol em uma extremidade proximal. O dispositivo pode incluir uma cavidade para receber um ou mais dentre um cartucho, um atomizador e um artigo gerador de aerossol.
[0077] Em algumas modalidades, o dispositivo gerador de aerossol pode compreender um atomizador. Quando o dispositivo gerador de aerossol compreender um atomizador, o dispositivo pode ser configurado para receber um artigo que compreende um substrato formador de aerossol ou um cartucho que compreende um substrato formador de aerossol. Em outras modalidades, o dispositivo gerador de aerossol pode ser configurado para receber um atomizador ou uma combinação de um atomizador e um artigo ou um cartucho que compreende um substrato formador de aerossol. Quando o dispositivo compreender uma cavidade para receber um ou mais de um cartucho e um artigo gerador de aerossol, o atomizador pode ser disposto na cavidade.
[0078] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um alojamento. Em modalidades em particular, o alojamento pode ser de forma substancialmente circular cilíndrica. O alojamento pode compreender qualquer material ou combinação de materiais apropriados. Os exemplos de materiais adequados incluem metais, ligas, plásticos ou materiais compostos que contêm um ou mais daqueles materiais, ou termoplásticos que são adequados para as aplicações farmacêuticas ou alimentícias, por exemplo, polipropileno, poli-éter-éter-cetona (PEEK) e polietileno. Nas modalidades em particular, o material é leve e não frágil.
[0079] A fonte de energia primária e a fonte de energia secundária podem compreender quaisquer tipos adequados de fontes de energia elétrica. Por exemplo, a fonte de energia primária e a fonte de energia secundária podem compreender uma ou mais baterias e capacitores. A fonte de energia primária e a fonte de energia secundária podem compreender baterias de íons de lítio. A fonte de energia primária e a fonte de energia secundária podem ser fontes de energia elétrica recarregáveis. A fonte de energia primária e a fonte de energia secundária podem ser idênticas. A fonte de energia primária e a fonte de energia secundária podem ser diferentes. A fonte de energia primária pode ter um tamanho maior que a fonte de energia secundária do dispositivo gerador de aerossol.
[0080] O dispositivo de carregamento pode compreender circuitos elétricos. O circuito elétrico pode ser configurado para controlar a transferência de energia do dispositivo de carregamento para o dispositivo gerador de aerossol quando o dispositivo de carregamento e o dispositivo gerador de aerossol estão em engate elétrico. O circuito elétrico pode ser configurado para controlar a transferência de dados de um ou mais dispositivos de carregamento para o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo gerador de aerossol para o dispositivo de carregamento. O circuito elétrico pode compreender um microprocessador.
[0081] O dispositivo gerador de aerossol pode compreender um circuito elétrico. O circuito elétrico pode ser configurado para controlar a transferência de energia do dispositivo de carregamento para o dispositivo gerador de aerossol. O circuito elétrico pode ser configurado para controlar a transferência de dados de um ou mais dispositivos de carregamento para o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo gerador de aerossol para o dispositivo de carregamento. O circuito elétrico pode compreender um microprocessador.
[0082] A invenção será descrita a seguir, apenas a título de exemplo, tendo como referência as figuras anexas, em que:
[0083] A Figura 1 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado conhecido compreendendo um artigo gerador de aerossol, um dispositivo gerador de aerossol e um dispositivo de carregamento para carregar o dispositivo gerador de aerossol;
[0084] A Figura 2 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com uma modalidade específica da invenção;
[0085] A Figura 3 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com uma modalidade específica da invenção;
[0086] A Figura 4 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com uma modalidade específica da invenção;
[0087] A Figura 5 mostra uma ilustração esquemática mostrando uma modalidade de um artigo gerador de aerossol para uso em um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com a invenção;
[0088] A Figura 6 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com uma modalidade específica da invenção;
[0089] A Figura 7 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com uma modalidade específica da invenção;
[0090] A Figura 8 mostra uma ilustração esquemática de um mecanismo de trava para a modalidade da Figura 7;
[0091] A Figura 9 mostra uma ilustração esquemática de um mecanismo de trava para a modalidade da Figura 7; e
[0092] A Figura 10 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado de acordo com uma modalidade específica da invenção.
[0093] A Figura 1 mostra uma ilustração esquemática de um sistema gerador de aerossol operado eletricamente conhecido. O sistema gerador de aerossol eletricamente operado compreende um dispositivo de carregamento 1, um dispositivo gerador de aerossol 20 e um artigo gerador de aerossol 30.
[0094] O dispositivo de carregamento 1 compreende um alojamento 2 tendo o tamanho e a forma geral de um maço de cigarros convencional. Uma bateria de íon de lítio 3 e um circuito elétrico 4 estão alojados dentro do dispositivo de carregamento 1. O dispositivo de carregamento 1 compreende ainda uma cavidade geralmente circular cilíndrica 5 para receber o dispositivo gerador de aerossol 20. A cavidade 5 é definida pelo alojamento 2. Uma primeira parte do conector elétrico (não mostrada) é disposta em uma extremidade fechada da cavidade 5 para conectar-se eletricamente um dispositivo gerador de aerossol recebido na cavidade 5 à bateria 3 do dispositivo de carregamento 1.
[0095] O dispositivo gerador de aerossol 20 é substancialmente circularmente cilíndrico e tem as dimensões gerais de um charuto convencional. O comprimento do dispositivo 20 é substancialmente idêntico ao comprimento da cavidade 5 e o diâmetro do dispositivo 20 é ligeiramente menor do que o diâmetro da cavidade 5, de modo que o dispositivo 20 se encaixe de forma justa na cavidade 5. O dispositivo gerador de aerossol 20 compreende uma cavidade aberta 21 em uma extremidade proximal para receber um artigo gerador de aerossol. O dispositivo gerador de aerossol 20 compreende ainda uma bateria (não mostrada) alojada no alojamento do dispositivo e um aquecedor elétrico (não mostrado) disposto na cavidade 21 para aquecer pelo menos uma porção do artigo gerador de aerossol 30 quando o artigo gerador de aerossol 30 for recebido na cavidade 21.
[0096] O artigo gerador de aerossol 30 compreende um substrato formador de aerossol (não mostrado) compreendendo uma folha frisada reunida de tabaco e um filtro (não mostrado) disposto de volta para trás com o substrato formador de aerossol na forma de uma coluna. O artigo gerador de aerossol 30 tem um diâmetro substancialmente igual ao diâmetro da cavidade 21 do dispositivo 20 e um comprimento maior do que a cavidade 21, de modo que quando o artigo 30 for recebido na cavidade 21 do dispositivo 20, o filtro se estenderá para fora da cavidade 21 e poderá ser tragado por um usuário, similarmente a um cigarro convencional.
[0097] Em uso, um usuário insere o artigo 30 na cavidade 21 do dispositivo 20 e liga o dispositivo 20 para ativar o aquecedor elétrico. O aquecedor elétrico aquece o substrato formador de aerossol do artigo 30, de modo que os compostos voláteis do substrato formador de aerossol sejam liberados e atomizados para formar um aerossol. O usuário aspira o bocal do artigo 30 e inala o aerossol gerado a partir do substrato formador de aerossol aquecido.
[0098] Após o uso do dispositivo 20, o artigo 30 pode ser removido do dispositivo 20 para descarte, e o dispositivo 20 pode ser colocado no dispositivo de carregamento 1 para armazenamento e carregamento da bateria do dispositivo 20. Para colocar o artigo 30 no dispositivo de carregamento 1, é necessário alinhar estreitamente o eixo longitudinal do dispositivo 20 com o eixo longitudinal da cavidade 5 do dispositivo de carregamento 1. Quando o dispositivo 20 estiver alinhado com a cavidade 5, a extremidade distal do dispositivo 20 poderá ser inserida na extremidade aberta da cavidade 5. Em algumas modalidades, uma tampa é fornecida para fechar a extremidade aberta da cavidade e reter o dispositivo 20 na cavidade 5.
[0099] A Figura 2 fornece uma ilustração esquemática de uma modalidade específica de um sistema gerador de aerossol eletricamente operado. O sistema compreende
[00100] Um dispositivo de carregamento 201, um dispositivo gerador de aerossol 220 e um artigo gerador de aerossol 230.
[00101] O dispositivo de carregamento 201 compreende um alojamento 202 que é aproximadamente do mesmo tamanho e formato que um maço de cigarros convencional. O alojamento 202 localiza e retém uma bateria de íon de lítio 203. Esta bateria 203 pode ser denominada fonte de energia primária ou bateria primária do sistema. A bateria principal 203 é eletricamente conectada a uma porta de carregamento 213 para permitir que a bateria principal 203 seja recarregada de uma fonte de alimentação externa, como a energia da rede elétrica. O dispositivo de carregamento compreende ainda um arranjo de acoplamento que compreende um espaço de acoplamento 205 definido entre uma primeira extremidade 206 e uma segunda extremidade oposta 207 que é espaçada e fixa em relação à primeira extremidade 206. O espaço de acoplamento é ainda definido por uma parede traseira 208 e primeira e segunda paredes laterais (não mostradas) para formar um espaço de acoplamento alongado 205 tendo um eixo longitudinal que se estende entre a primeira extremidade 206 e a segunda extremidade 207. A primeira extremidade 206, segunda extremidade 207, parede traseira 208 e primeira e segunda paredes laterais são porções do alojamento 202. O espaço de acoplamento não é fechado por uma cobertura ou tampa e forma uma ranhura aberta no alojamento 202 do dispositivo de carregamento 201. O primeiro e o segundo contatos elétricos 217, 218 estão localizados na segunda extremidade 207 e estão voltados para o espaço de acoplamento 205. O primeiro e o segundo contatos elétricos são conectados eletricamente à bateria principal 203. O dispositivo de carregamento compreende ainda circuitos elétricos, como pelo menos um microprocessador, para controlar o carregamento e a descarga da bateria principal 203.
[00102] O dispositivo gerador de aerossol tem um alojamento alongado 222 que é substancialmente cilíndrico tendo uma extremidade proximal 223, uma extremidade distal 224 e um corpo 225 que se estende entre a extremidade proximal 223 e a extremidade distal 224. O comprimento do dispositivo 220 é substancialmente o mesmo que o comprimento da dimensão longitudinal do espaço de acoplamento 205. O primeiro e o segundo contatos do dispositivo 227, 228 estão localizados na extremidade distal 224 e estão voltados para a extremidade distal. Os primeiro e o segundo contatos do dispositivo são eletricamente conectados a uma bateria do dispositivo 226 para permitir o recarregamento da bateria do dispositivo 226. A bateria do dispositivo 226, que pode ser denominada fonte de energia secundária ou bateria secundária, pode ser qualquer bateria adequada, por exemplo, uma bateria de íon de lítio ou uma bateria de fosfato de ferro e lítio.
[00103] Uma cavidade receptora de substrato 221 é definida em uma porção proximal do dispositivo 220 para receber um artigo gerador de aerossol compreendendo um substrato formador de aerossol. A cavidade 221 é substancialmente cilíndrica e tem uma abertura definida na extremidade proximal do dispositivo. Elementos de aquecimento posicionados em torno das paredes internas 229 da cavidade receptora de substrato 221 são eletricamente conectados à bateria do dispositivo 226 e atuam para aquecer a cavidade. Em modalidades alternativas, os elementos de aquecimento podem ser definidos em um elemento de aquecimento, como um pino ou uma lâmina que está localizada dentro da cavidade para inserção em um artigo gerador de aerossol. Em outras modalidades, bobinas de indução podem estar localizadas em torno das paredes 229 da cavidade 221 para aquecer indutivamente um susceptor dentro da cavidade 221 ou dentro de um artigo gerador de aerossol inserido na cavidade.
[00104] Os eletrônicos, incluindo um microprocessador, estão incluídos no dispositivo gerador de aerossol para controlar o carregamento da bateria do dispositivo 226 e a operação dos meios de aquecimento.
[00105] O artigo gerador de aerossol 230 é um artigo cilíndrico compreendendo uma pluralidade de componentes, incluindo um substrato formador de aerossol 231 e um filtro de boca 232, montado dentro de um papel de cigarro 233. O artigo 230 tem uma extremidade distal 234 e uma extremidade proximal 235 ou extremidade da boca localizada a jusante da extremidade distal 234. O substrato formador de aerossol 231 está de preferência na forma de uma folha recolhida de material de tabaco homogeneizado e está localizado em ou perto da extremidade distal 234 do artigo 230. Outros componentes, tais como elementos de resfriamento de aerossol, elementos de sabor e elementos de espaçamento podem ser posicionados entre o substrato formador de aerossol 231 e o filtro de boca 232 dentro do artigo 230.
[00106] O dispositivo gerador de aerossol 220 tem uma dimensão longitudinal que é aproximadamente do mesmo comprimento que a dimensão longitudinal do espaço de acoplamento 205. O dispositivo gerador de aerossol 220 pode ser engatado com o dispositivo de carregamento 210 alinhando o eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol 220 com o eixo longitudinal do espaço de acoplamento 205, com a extremidade proximal 223 do dispositivo gerador de aerossol 220 adjacente à primeira extremidade 206 do arranjo de acoplamento e a extremidade distal 224 do dispositivo gerador de aerossol 220 adjacente à segunda extremidade 207 do arranjo de acoplamento. O dispositivo gerador de aerossol pode então ser movido para engate por um movimento de translação, que é um movimento perpendicular ao eixo longitudinal do dispositivo gerador de aerossol 220, para o espaço de acoplamento 205. A extremidade proximal 223 do dispositivo gerador de aerossol 220 engata com a primeira extremidade 206 e a extremidade distal do dispositivo gerador de aerossol 224 engata com a segunda extremidade 207. O primeiro e o segundo contatos 217, 218 se alinham e fazem contato elétrico com o primeiro e o segundo contatos do dispositivo 227, 228. O dispositivo gerador de aerossol pode ser mantido em engate por um engate por interferência ou fricção. Alternativamente, os meios de travamento mecânico podem ser operados automática ou manualmente para reter o dispositivo gerador de aerossol em engate com o dispositivo de carregamento. Em outras modalidades, os meios de trava magnética podem ser utilizados para reter o dispositivo gerador de aerossol em engate com o dispositivo de carregamento.
[00107] Quando acoplado ao dispositivo de carregamento 210, uma porção do corpo 225 do dispositivo gerador de aerossol 220 permanece exposta ao ambiente externo. Em algumas modalidades, o espaço de acoplamento não é fechado e a maioria do corpo 225 do dispositivo gerador de aerossol 220 é exposta quando o dispositivo gerador de aerossol 220 estiver acoplado ao dispositivo de carregamento 201.
[00108] O carregamento da bateria do dispositivo pode ser efetuado automaticamente no engate entre o dispositivo gerador de aerossol 220 e o dispositivo de carregamento 201. Alternativamente, o carregamento pode exigir atuação manual, por exemplo, com a operação de um botão.
[00109] O dispositivo gerador de aerossol 220 pode ser removido do engate com o dispositivo de carregamento 201 segurando uma porção exposta do dispositivo gerador de aerossol e movendo o dispositivo gerador de aerossol para fora do espaço de acoplamento com um movimento transversal. Em algumas modalidades, uma trava mecânica pode precisar ser liberada. Em algumas modalidades, uma ferramenta de extração ou um meio de extração pode engatar com o dispositivo gerador de aerossol para empurrar o dispositivo gerador de aerossol para fora do espaço de acoplamento. Uma ferramenta de extração pode simplesmente ser um elemento que empurra o dispositivo gerador de aerossol 220 transversalmente para fora do espaço de acoplamento 205.
[00110] Uma vez que a bateria do dispositivo 226 foi carregada, o dispositivo gerador de aerossol pode ser usado para o consumo de um artigo gerador de aerossol consumível. O dispositivo gerador de aerossol é removido do engate com o dispositivo de carregamento e o artigo gerador de aerossol é inserido na cavidade receptora do substrato 221. O aquecedor do dispositivo 220 é acionado e o substrato formador de aerossol 231 se o artigo 230 for aquecido a uma temperatura suficiente para gerar um aerossol inalável. Ao puxar a extremidade proximal 235 do artigo 230, um usuário é capaz de inalar o aerossol na boca e nos pulmões. Uma vez que o artigo foi consumido, ele pode ser removido do dispositivo 220 e o dispositivo gerador de aerossol 220 pode ser retornado ao engate com o dispositivo de carregamento 201 para recarregar a bateria do dispositivo 226.
[00111] Em algumas modalidades, os dados podem ser transferidos entre o dispositivo gerador de aerossol e o dispositivo de carregamento. Os dados podem ser transferidos usando os mesmos contatos que são usados para carregar 217, 218, 227, 228. Alternativamente, contatos de dados separados podem ser fornecidos. A transferência de dados entre o dispositivo de carregamento 201 e o dispositivo gerador de aerossol 220 pode ser obtida sem fio, por exemplo, por conexão Bluetooth.
[00112] Em uma modalidade preferencial, os primeiro e segundo contatos de carregamento 217, 218 podem estar na forma de anéis concêntricos. Os contatos de carregamento do dispositivo 227, 228 podem ser anéis concêntricos correspondentes ou podem ser contatos de ponto configurados para alinhar com os respectivos anéis concêntricos. A vantagem desta configuração é que o dispositivo gerador de aerossol pode ser acoplado ao dispositivo de carregamento em qualquer orientação radial.
[00113] A Figura 3 ilustra uma modalidade vantajosa na qual o dispositivo gerador de aerossol 220 pode ser acoplado ao dispositivo de carregamento 201 em qualquer orientação longitudinal possível. Bem como o primeiro e o segundo contatos de carregamento 217, 218 localizados na segunda extremidade 207, o dispositivo de carregamento 201 compreende ainda o terceiro e o quarto 317, 318 contatos de carregamento localizados na primeira extremidade 206 do dispositivo de carregamento 201. O terceiro e quarto contatos de carregamento são eletricamente conectados à bateria principal 203. Os terceiro e quarto contatos de carregamento 317, 318 são configurados para fazer contato com o primeiro e o segundo contatos de dispositivo 227, 228 se o dispositivo gerador de aerossol estiver engatado com o dispositivo de carregamento em uma orientação na qual a extremidade proximal 223 do gerador de aerossol o dispositivo é orientado para engatar com a primeira extremidade 206 do dispositivo de carregamento 201.
[00114] A Figura 4 ilustra uma modalidade na qual um dispositivo de carregamento 401 define um primeiro espaço de acoplamento 405 e um segundo espaço de acoplamento 1405, ambos os espaços de acoplamento capazes de receber um dispositivo gerador de aerossol 220. O sistema pode compreender mais de um dispositivo gerador de aerossol, cada um dos quais pode ser como descrito acima em relação à figura 2. Tanto o primeiro espaço de acoplamento 405 como o segundo espaço de acoplamento 1405 são como descritos acima em relação à figura 1. Cada espaço de acoplamento 405, 1405 tem contatos elétricos que são eletricamente conectados a uma bateria 403 do dispositivo de carregamento 401. Além de reter dois dispositivos gerador de aerossol 220, esta modalidade permite que um dispositivo gerador de aerossol seja usado enquanto um segundo dispositivo gerador de aerossol está sendo recarregado.
[00115] Os dispositivos geradores de aerossol descritos acima incluem uma cavidade aberta para receber um artigo gerador de aerossol. No entanto, um dispositivo gerador de aerossol para uso em um sistema gerador de aerossol de acordo com a invenção pode, alternativamente, compreender um bocal removível ou pode ser configurado com uma cavidade interna para receber um substrato formador de aerossol. Um bocal removível pode permitir o acesso a uma cavidade interna para substituir um substrato formador de aerossol, por exemplo, um substrato formador de aerossol sólido. Um bocal removível pode ser um componente descartável que contém um substrato formador de aerossol.
[00116] A Figura 5 fornece uma ilustração esquemática de um dispositivo gerador de aerossol 520 que compreende uma porção de corpo 540, alojando uma bateria 545 e um bocal removível 550. O bocal removível 550 localiza um plugue de tabaco homogeneizado, que age como o substrato formador de aerossol e um elemento de aquecimento. Os contatos elétricos no bocal 551 engatam com contatos elétricos 541 na porção de corpo 540 para fornecer energia elétrica ao aquecedor (não mostrado). Um usuário pode tragar em uma extremidade proximal 523 do bocal 550 para inalar um aerossol gerado pelo dispositivo. O dispositivo gerador de aerossol 520 é ilustrado com o bocal 550 tanto fixado quanto separado.
[00117] Um dispositivo gerador de aerossol para uso com o sistema da invenção pode ter uma ou mais luzes de indicação de estado. A Figura 6 ilustra uma modalidade de um dispositivo gerador de aerossol 620 em engate com um dispositivo de carregamento 601. O dispositivo gerador de aerossol 620 compreende quatro luzes de indicação de estado separadas longitudinalmente 690. Cada luz de indicação de estado 690 é formada por um LED que se estende ao redor de uma circunferência do dispositivo gerador de aerossol para permitir que as luzes de estado sejam vistas, seja qual for a orientação radial que o dispositivo gerador de aerossol está envolvido com o dispositivo de carregamento.
[00118] O encaixe entre um dispositivo gerador de aerossol e um dispositivo de carregamento pode ser fixado por um mecanismo de trava mecânica. Um exemplo desse mecanismo é ilustrado esquematicamente nas Figuras 7, 8 e 9.
[00119] O sistema da Figura 7 é substancialmente idêntico ao descrito em relação à Figura 2. Um elemento de retenção acionável 710 é implantável a partir da primeira extremidade 206 para engatar com a cavidade receptora de substrato 221. O elemento de retenção 710, quando implantado, estende-se para dentro da cavidade 221 para impedir que o dispositivo gerador de aerossol 220 seja retirado do dispositivo de carregamento 201.
[00120] Um método de fornecimento do mecanismo de trava é ilustrado nas Figuras 8 e 9. O elemento de retenção acionável 710 é montado em um elemento de mola 810 dentro de uma cavidade de trava 830 localizada na primeira extremidade 206 do dispositivo de carregamento 201. O elemento de mola 810 é inclinado para retirar o elemento de retenção 710 dentro da cavidade. Um botão deslizante 820 é operável manualmente a partir de uma primeira posição para uma segunda posição para se encaixar com o elemento de mola 820 e impelir o elemento de retenção através de uma abertura 850 na primeira extremidade 206 para tragar com um dispositivo gerador de aerossol 220. O movimento do botão deslizante 820 da segunda posição de volta para a primeira posição permite que o elemento de retenção 710 seja retirado de volta para a cavidade de retenção 830.
[00121] O encaixe entre um dispositivo gerador de aerossol e um dispositivo de carregamento pode ser fixado por um mecanismo de trava magnética. Um exemplo desse mecanismo é ilustrado esquematicamente na Figura 10. O sistema da Figura 7 é substancialmente idêntico ao descrito em relação à Figura 2, com a exceção de que o dispositivo de carregamento 901 e o dispositivo gerador de aerossol 920 compreendem ímãs NdFeb 910, 911 que se alinham para travar o dispositivo gerador de aerossol 920 em engate com o dispositivo de carregamento 901.
[00122] Será observado que as modalidades descritas acima são modalidades exemplificativas da invenção somente. Também será apreciado que as características descritas acima em relação a uma modalidade também podem ser aplicadas a outras modalidades da invenção.

Claims (14)

1. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, caracterizado pelo fato de que compreende: um dispositivo de carregamento (201) incluindo uma fonte de energia primária (203) e um dispositivo gerador de aerossol (220) alongado incluindo uma fonte de energia secundária (545) e tendo uma extremidade proximal (223), uma extremidade distal (224) e um corpo (225) que se estende entre a extremidade proximal (223) e a extremidade distal (224), o dispositivo de carregamento (201) tendo um arranjo de acoplamento configurado para engatar com o dispositivo gerador de aerossol (220), o arranjo de acoplamento incluindo um espaço de acoplamento (205) definido entre uma primeira extremidade (206) e uma segunda extremidade (207) oposta espaçada e fixada em relação à primeira extremidade (206), o espaço de acoplamento (205) acomodando uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol (220) alongado, no qual os contatos elétricos (227, 228) estão localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal (223, 224) do dispositivo gerador de aerossol (220) para encaixe com os contatos elétricos correspondentes (217, 218, 317, 318) localizados em pelo menos uma dentre a primeira extremidade (206) e segunda extremidade (207) do arranjo de acoplamento, e em que o espaço de acoplamento (205) está configurado para receber o dispositivo gerador de aerossol (220) quando instado no espaço de acoplamento (205) em uma direção perpendicular, ou substancialmente perpendicular, à dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol (220).
2. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo gerador de aerossol (220) compreende contatos elétricos (227, 228) localizados em pelo menos uma dentre as extremidades proximal ou distal (223, 224) do dispositivo gerador de aerossol (220), e o dispositivo de carregamento (201) compreende contatos elétricos correspondentes (217, 218, 317, 318) localizados na primeira extremidade (206) e na segunda extremidade (207) do arranjo de acoplamento.
3. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dispositivo gerador de aerossol (220) compreende contatos elétricos (227, 228) localizados em uma extremidade distal (224) e o dispositivo de carregamento (201) compreende contatos elétricos correspondentes (217, 218, 317, 318) localizados na primeira extremidade (206) e na segunda extremidade (207) do arranjo de acoplamento.
4. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que os contatos elétricos (227, 228) localizados em pelo menos uma das extremidades proximal ou distal (223, 224) do dispositivo gerador de aerossol (220) incluem um contato elétrico positivo e um contato elétrico negativo, pelo menos um dos contatos elétricos positivo e negativo sendo um contato elétrico anular, os contatos elétricos positivo e negativo sendo dispostos concentricamente na pelo menos uma das extremidades proximal ou distal (223, 224) do dispositivo gerador de aerossol (220).
5. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que os contatos elétricos (217, 218, 317, 318) localizados em pelo menos uma dentre a primeira extremidade (206) e a segunda extremidade (207) do arranjo de acoplamento incluem um contato elétrico positivo anular e um contato elétrico negativo anular, os contatos elétricos positivo e negativo sendo dispostos concentricamente na pelo menos uma dentre a primeira extremidade (206) e segunda extremidade (207) do arranjo de acoplamento.
6. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção do dispositivo gerador de aerossol (220) permanece exposta quando o dispositivo gerador de aerossol (220) está engatado no dispositivo de carregamento (201).
7. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o espaço de acoplamento (205) forma, pelo menos parcialmente, uma ranhura aberta em um alojamento (202) do dispositivo de carregamento (201).
8. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a primeira extremidade (206) e a segunda extremidade (207) estão localizadas em projeções que se estendem a partir de um alojamento (202) do dispositivo de carregamento (201).
9. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o arranjo de acoplamento compreende uma trava mecânica (710) para reter de forma destacável o dispositivo gerador de aerossol (220) em engate com o arranjo de acoplamento.
10. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o arranjo de acoplamento compreende uma trava magnética (910, 911) para reter de forma destacável o dispositivo gerador de aerossol (220) em engate com o arranjo de acoplamento.
11. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dispositivo gerador de aerossol (220) compreende uma ou mais luzes de indicação de estado (690) que se estendem circunferencialmente em torno do dispositivo gerador de aerossol (220).
12. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dispositivo gerador de aerossol (220) compreende uma cavidade receptora de substrato (221) para receber um artigo gerador de aerossol (230) consumível compreendendo um substrato formador de aerossol (231), preferencialmente, em que o dispositivo gerador de aerossol (220) compreende um elemento de aquecimento para aquecer um artigo gerador de aerossol (230) descartável.
13. Sistema gerador de aerossol eletricamente operável, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o arranjo de acoplamento é um primeiro arranjo de acoplamento compreendendo um primeiro espaço de acoplamento (405), o dispositivo de carregamento (201) compreendendo ainda um segundo arranjo de acoplamento configurado para engatar com o dispositivo gerador de aerossol (220), o segundo arranjo de acoplamento compreendendo um segundo espaço de acoplamento (1405) definido por uma primeira extremidade e uma segunda extremidade oposta separada e fixada em relação à primeira extremidade, o segundo espaço de acoplamento (1405) acomodando uma dimensão longitudinal do dispositivo gerador de aerossol (220) alongado.
14. Dispositivo gerador de aerossol (220), caracterizado pelo fato de que serve para um sistema gerador de aerossol eletricamente operado, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13.
BR112020002865-7A 2017-08-23 2017-09-01 Sistema gerador de aerossol eletricamente operável e dispositivo gerador de aerossol BR112020002865B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17187604 2017-08-23
EP17187604.8 2017-08-23
PCT/EP2017/071979 WO2019037883A1 (en) 2017-08-23 2017-09-01 AEROSOL GENERATION SYSTEM WITH CHARGE DEVICE AND AEROSOL GENERATION DEVICE WITH END CONTACTS

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020002865A2 BR112020002865A2 (pt) 2020-07-28
BR112020002865B1 true BR112020002865B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP7500645B2 (ja) 充電装置を有するエアロゾル発生システムおよび端接点を有するエアロゾル発生装置
US20220192277A1 (en) Aerosol-generating system with charging device
JP7253532B2 (ja) エアロゾル発生装置および作動ボタン保護を備えたエアロゾル発生システム
RU2756887C2 (ru) Генерирующая аэрозоль система с зарядным устройством и генерирующим аэрозоль устройством с боковым соединением
BR112020002865B1 (pt) Sistema gerador de aerossol eletricamente operável e dispositivo gerador de aerossol
BR112020002060B1 (pt) Sistema gerador de aerossol com dispositivo de carregamento e dispositivo gerador de aerossol com acoplamento lateral