BR112019019971B1 - AEROSOL SOURCE, ATOMIZER, WICK AND CARTOMIZER - Google Patents

AEROSOL SOURCE, ATOMIZER, WICK AND CARTOMIZER Download PDF

Info

Publication number
BR112019019971B1
BR112019019971B1 BR112019019971-3A BR112019019971A BR112019019971B1 BR 112019019971 B1 BR112019019971 B1 BR 112019019971B1 BR 112019019971 A BR112019019971 A BR 112019019971A BR 112019019971 B1 BR112019019971 B1 BR 112019019971B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wick
reservoir
cross
liquid
heater portion
Prior art date
Application number
BR112019019971-3A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR112019019971A2 (en
Inventor
Alex Simpson
Terry Lee Angell
Original Assignee
Nicoventures Trading Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GBGB1704674.9A external-priority patent/GB201704674D0/en
Application filed by Nicoventures Trading Limited filed Critical Nicoventures Trading Limited
Publication of BR112019019971A2 publication Critical patent/BR112019019971A2/en
Publication of BR112019019971B1 publication Critical patent/BR112019019971B1/en

Links

Abstract

Uma fonte de aerossol para um sistema eletrônico de fornecimento de vapor compreende um elemento de aquecimento; uma câmara de atomização; um reservatório para reter líquido fonte de fluxo livre; e um pavio poroso que se estende da câmara de atomização para o reservatório e compreende uma porção de aquecedor em cooperação com o elemento de aquecimento dentro da câmara de atomização e pelo menos uma porção de coleta de líquido dentro do reservatório, a porção de coleta de líquido tendo um parâmetro máximo de seção transversal que é maior que um parâmetro de seção transversal equivalente da porção do aquecedor.An aerosol source for an electronic steam supply system comprises a heating element; an atomization chamber; a reservoir for retaining free-flowing source liquid; and a porous wick extending from the atomization chamber to the reservoir and comprising a heater portion in cooperation with the heating element within the atomization chamber and at least one liquid collection portion within the reservoir, the liquid collection portion liquid having a maximum cross-sectional parameter that is greater than an equivalent cross-sectional parameter of the heater portion.

Description

Campo TécnicoTechnical Field

[0001] A presente divulgação refere-se a uma fonte de aerossol para um sistema de fornecimento de vapor eletrônico, tal como um cigarro eletrônico.[0001] The present disclosure relates to an aerosol source for an electronic vapor delivery system, such as an electronic cigarette.

AntecedentesBackground

[0002] Muitos sistemas de fornecimento de vapor, tais como cigarros eletrônicos e outros sistemas de entrega de nicotina eletrônicos, são formados a partir de dois componentes principais ou seções, nomeadamente um cartomizador e uma unidade de controle (seção da bateria). O cartomizador geralmente inclui um reservatório de líquido e um atomizador para a vaporização do líquido. Essas partes podem ser coletivamente designadas como uma fonte de aerossol. O atomizador pode ser implementado como um aquecedor elétrico (resistivo), como um fio formado em uma bobina ou outra forma e em um elemento de drenagem capilar na proximidade do aquecedor que transporta líquido do reservatório para o aquecedor. A unidade de controle geralmente inclui uma bateria para fornecer energia ao atomizador. Em operação, a unidade de controle pode ser ativada, por exemplo, através da detecção de quando um usuário inala no dispositivo e/ou quando o usuário pressiona um botão, para fornecer potência elétrica a partir da bateria para o aquecedor. Essa ativação faz com que o aquecedor vaporize uma pequena quantidade de líquido entregue pelo elemento de drenagem capilar do reservatório, que é então inalado pelo usuário.[0002] Many vapor delivery systems, such as electronic cigarettes and other electronic nicotine delivery systems, are formed from two main components or sections, namely a cartomizer and a control unit (battery section). The cartomizer usually includes a liquid reservoir and an atomizer for vaporizing the liquid. These parts can be collectively referred to as an aerosol source. The atomizer may be implemented as an electrical (resistive) heater, as a wire formed into a coil or other shape and a capillary drainage element in the vicinity of the heater that transports liquid from the reservoir to the heater. The control unit usually includes a battery to provide power to the atomizer. In operation, the control unit may be activated, for example, by detecting when a user inhales into the device and/or when the user presses a button, to provide electrical power from the battery to the heater. This activation causes the heater to vaporize a small amount of liquid delivered by the reservoir's capillary drainage element, which is then inhaled by the user.

[0003] Uma geração consistente e eficiente de vapor requer uma drenagem efetiva do líquido do reservatório pelo elemento de drenagem capilar. Por conseguinte, a configuração do elemento de drenagem capilar é de interesse.[0003] Consistent and efficient vapor generation requires effective drainage of liquid from the reservoir by the capillary drainage element. Therefore, the configuration of the capillary drainage element is of interest.

Sumáriosummary

[0004] De acordo com um primeiro aspecto de algumas concretizações descritas neste documento, é fornecida uma fonte de aerossol para um sistema de fornecimento de vapor eletrônico, compreendendo: um elemento de aquecimento; uma câmara de atomização; um reservatório para reter líquido fonte de fluxo livre; um pavio poroso que se estende da câmara de atomização para o reservatório e compreende uma porção de aquecedor em cooperação com o elemento de aquecimento dentro da câmara de atomização e pelo menos uma porção de coleta de líquido dentro do reservatório, a porção de coleta de líquido tendo um parâmetro de seção transversal máximo que é maior que um parâmetro transversal equivalente da porção do aquecedor.[0004] According to a first aspect of some embodiments described herein, an aerosol source for an electronic vapor supply system is provided, comprising: a heating element; an atomization chamber; a reservoir for retaining free-flowing source liquid; a porous wick extending from the atomization chamber to the reservoir and comprising a heater portion in cooperation with the heating element within the atomization chamber and at least one liquid collection portion within the reservoir, the liquid collection portion having a maximum cross-sectional parameter that is greater than an equivalent cross-sectional parameter of the heater portion.

[0005] De acordo com um segundo aspecto de algumas concretizações descritas neste documento, é fornecido um atomizador para um sistema de fornecimento de vapor eletrônico compreendendo: um elemento de aquecimento; e um pavio poroso que compreende uma porção de aquecedor em cooperação com o elemento de aquecimento e pelo menos uma porção de coleta de líquido contígua à porção de aquecedor para colocação em um reservatório de líquido fonte, a porção de coleta de líquido tendo um parâmetro de seção transversal máximo que é maior que um parâmetro transversal equivalente da porção do aquecedor.[0005] According to a second aspect of some embodiments described herein, an atomizer for an electronic vapor supply system is provided comprising: a heating element; and a porous wick comprising a heater portion in cooperation with the heating element and at least one liquid collection portion contiguous to the heater portion for placement in a source liquid reservoir, the liquid collection portion having a parameter of maximum cross-section that is greater than an equivalent cross-sectional parameter of the heater portion.

[0006] De acordo com um terceiro aspecto de algumas concretizações descritas neste documento, é fornecido um pavio para um atomizador de um sistema eletrônico de fornecimento de vapor, feito de material poroso e compreendendo: uma porção de aquecedor para cooperação com um elemento de aquecimento; e pelo menos uma porção de coleta de líquido contígua à porção de aquecedor para colocação em um reservatório de líquido fonte, a porção de coleta de líquido tendo um parâmetro de seção transversal máximo que é maior que um parâmetro de seção transversal equivalente da porção de aquecedor.[0006] According to a third aspect of some embodiments described herein, there is provided a wick for an atomizer of an electronic vapor supply system, made of porous material and comprising: a heater portion for cooperation with a heating element ; and at least one liquid collection portion contiguous to the heater portion for placement in a source liquid reservoir, the liquid collection portion having a maximum cross-sectional parameter that is greater than an equivalent cross-sectional parameter of the heater portion .

[0007] De acordo com um quarto aspecto de algumas concretizações descritas neste documento, é fornecido um cartomizador para um sistema de fornecimento eletrônico de vapor compreendendo uma fonte de aerossol de acordo com o primeiro aspecto, ou um atomizador de acordo com o segundo aspecto ou um pavio de acordo com o terceiro aspecto.[0007] According to a fourth aspect of some embodiments described herein, there is provided a cartomizer for an electronic vapor delivery system comprising an aerosol source according to the first aspect, or an atomizer according to the second aspect or a wick according to the third aspect.

[0008] Estes e outros aspectos de certas concretizações são apresentados nas reivindicações independentes e dependentes em anexo. Deverá ser notado que as características das reivindicações dependentes podem ser combinadas entre si e características das reivindicações independentes em combinações diferentes daquelas explicitamente definidas nas reivindicações. Além disso, a abordagem aqui descrita não se restringe a concretizações específicas, como definido abaixo, mas inclui e contempla quaisquer combinações apropriadas de características aqui apresentadas. Por exemplo, uma fonte de aerossol ou um sistema de fornecimento de vapor, incluindo uma fonte de aerossol, pode ser fornecida de acordo com as abordagens aqui descritas, que incluem qualquer uma ou mais das várias características descritas abaixo, conforme apropriado.[0008] These and other aspects of certain embodiments are set forth in the attached independent and dependent claims. It should be noted that features of the dependent claims may be combined with each other and features of the independent claims in combinations other than those explicitly defined in the claims. Furthermore, the approach described herein is not restricted to specific embodiments, as defined below, but includes and contemplates any appropriate combinations of features presented herein. For example, an aerosol source or a vapor delivery system, including an aerosol source, may be provided in accordance with the approaches described herein, which include any one or more of the various features described below, as appropriate.

Breve Descrição dos DesenhosBrief Description of the Drawings

[0009] Várias concretizações da invenção serão agora descritas em detalhes a título de exemplo apenas com referência aos seguintes desenhos nos quais:[0009] Various embodiments of the invention will now be described in detail by way of example only with reference to the following drawings in which:

[0010] A Figura 1 mostra uma seção transversal através de um exemplo de cigarro eletrônico compreendendo um cartomizador e uma unidade de controle na qual as concretizações podem ser implementadas;[0010] Figure 1 shows a cross-section through an example of an electronic cigarette comprising a cartomizer and a control unit in which embodiments can be implemented;

[0011] A Figura 2 mostra uma vista externa em perspectiva do cartomizador da Figura 1;[0011] Figure 2 shows an external perspective view of the cartomizer of Figure 1;

[0012] A Figura 3 mostra uma vista explodida dos componentes do exemplo de cartomizador da Figura 2;[0012] Figure 3 shows an exploded view of the components of the cartomizer example of Figure 2;

[0013] As Figuras 4A e 4B mostram vistas em perspectiva de um conjunto de pavio e aquecedor de exemplo sendo encaixado em um plugue de cartomizador incluído no cartomizador da Figura 2;[0013] Figures 4A and 4B show perspective views of an example wick and heater assembly being fitted to a cartomizer plug included in the cartomizer of Figure 2;

[0014] As Figuras 5A e 5B mostram vistas em perspectiva de uma estrutura interna e uma vedação de ventilação sendo ajustada ao plugue do cartomizador das Figuras 4A e 4B;[0014] Figures 5A and 5B show perspective views of an internal structure and a ventilation seal being fitted to the cartomizer plug of Figures 4A and 4B;

[0015] A Figura 6A mostra uma vista em perspectiva dos componentes das Figuras 4A a 5B sendo encaixados em uma concha do cartomizador da Figura 2 para formar um reservatório;[0015] Figure 6A shows a perspective view of the components of Figures 4A to 5B being fitted into a shell of the cartomizer of Figure 2 to form a reservoir;

[0016] A Figura 6B mostra uma vista em perspectiva do reservatório formado na Figura 6A sendo preenchido com líquido fonte;[0016] Figure 6B shows a perspective view of the reservoir formed in Figure 6A being filled with source liquid;

[0017] A Figura 7 mostra uma vista explodida dos componentes de um outro exemplo de cartomizador em que concretizações podem ser implementadas;[0017] Figure 7 shows an exploded view of the components of another example of cartomizer in which embodiments can be implemented;

[0018] A Figura 8 mostra uma vista lateral em seção transversal parcial de uma fonte de aerossol exemplar para um cartomizador;[0018] Figure 8 shows a partial cross-sectional side view of an exemplary aerosol source for a cartomizer;

[0019] A Figura 8A mostra uma vista lateral esquemática de um pavio de exemplo;[0019] Figure 8A shows a schematic side view of an example wick;

[0020] As Figuras 9, 10 e 11 mostram vistas laterais esquemáticas de outros exemplos de pavios;[0020] Figures 9, 10 and 11 show schematic side views of other examples of wicks;

[0021] A Figura 12 mostra uma vista lateral em seção transversal parcial de uma outra fonte de aerossol de exemplo;[0021] Figure 12 shows a partial cross-sectional side view of another example aerosol source;

[0022] A Figura 13 mostra uma vista em corte transversal parcial de uma fonte de aerossol ainda mais exemplar; e[0022] Figure 13 shows a partial cross-sectional view of an even more exemplary aerosol source; It is

[0023] A Figura 14 mostra uma vista lateral esquemática de um exemplo de conjunto de pavio e aquecedor.[0023] Figure 14 shows a schematic side view of an example wick and heater assembly.

Descrição DetalhadaDetailed Description

[0024] A Figura 1 mostra uma vista em corte transversal através de um cigarro eletrônico 100 de acordo com algumas concretizações da invenção. O cigarro eletrônico compreende dois componentes principais ou seções, nomeadamente um cartomizador 200 e uma unidade de controle 300. Como discutido em mais detalhes abaixo, o cartomizador 200 inclui uma câmara 270 que define um reservatório de líquido fonte, um aquecedor (não mostrado na Figura 1) para gerar vapor a partir do líquido fonte, e um bocal. O líquido no reservatório 270 (às vezes referido como fonte de líquido ou líquido eletrônico) normalmente inclui nicotina em um solvente apropriado e pode incluir outros constituintes, por exemplo, para ajudar na formação de aerossóis, e/ou flavorizantes adicionais. O cartomizador 200 inclui ainda um elemento de drenagem capilar (pavio) 500, que fornece uma instalação de pavio, capilar ou similar para transportar uma pequena quantidade de líquido do reservatório 270 para um local de aquecimento no, ou adjacente ao, aquecedor. O aquecedor e o pavio 500 podem ser coletivamente designados como um atomizador ou vaporizador. O atomizador ou vaporizador e o reservatório 270 podem ser coletivamente designados como uma fonte de aerossol. Portanto, o cartomizador 200 é a seção do cigarro eletrônico 100 que, neste exemplo, abriga o atomizador e a fonte de aerossol.[0024] Figure 1 shows a cross-sectional view through an electronic cigarette 100 in accordance with some embodiments of the invention. The electronic cigarette comprises two main components or sections, namely a cartomizer 200 and a control unit 300. As discussed in more detail below, the cartomizer 200 includes a chamber 270 that defines a source liquid reservoir, a heater (not shown in FIG. 1) to generate steam from the source liquid, and a nozzle. The liquid in the reservoir 270 (sometimes referred to as source liquid or e-liquid) typically includes nicotine in a suitable solvent and may include other constituents, for example, to aid in the formation of aerosols, and/or additional flavorings. The cartomizer 200 further includes a capillary drainage element (wick) 500, which provides a wick, capillary or similar installation for transporting a small amount of liquid from the reservoir 270 to a heating location in, or adjacent to, the heater. The heater and wick 500 may be collectively referred to as an atomizer or vaporizer. The atomizer or vaporizer and reservoir 270 may be collectively referred to as an aerosol source. Therefore, the cartomizer 200 is the section of the electronic cigarette 100 that, in this example, houses the atomizer and the aerosol source.

[0025] A unidade de controle 300 inclui uma célula ou bateria recarregável 350 para fornecer energia ao cigarro eletrônico 100, uma placa de circuito impresso (PCB) para controlar de forma geral o cigarro eletrônico (não mostrado na Figura 1) e um sensor de pressão ou sensor de fluxo de ar 345 para detectar uma inalação do usuário (através de uma queda de pressão). Quando o aquecedor recebe energia da bateria 350, conforme controlado pela PCB em resposta ao sensor 345 detectar uma baforada do usuário no cigarro eletrônico 100, o aquecedor vaporiza o líquido do pavio 500 e esse vapor é então inalado por um usuário através do bocal.[0025] The control unit 300 includes a rechargeable cell or battery 350 for providing power to the electronic cigarette 100, a printed circuit board (PCB) for generally controlling the electronic cigarette (not shown in Figure 1), and a sensor for pressure or airflow sensor 345 to detect a user inhalation (through a pressure drop). When the heater receives power from the battery 350, as controlled by the PCB in response to the sensor 345 detecting a user's puff on the electronic cigarette 100, the heater vaporizes the liquid from the wick 500 and this vapor is then inhaled by a user through the mouthpiece.

[0026] Para facilitar a referência, os eixos x e y estão marcados na Figura 1. O eixo x será referido aqui como a largura do dispositivo (de lado a lado), enquanto que o eixo y será referido aqui como o eixo de altura, em que o cartomizador 200 representa a porção superior do cigarro eletrônico 100 e a unidade de controle 300 representa a porção inferior do cigarro eletrônico 100. Observe que essa orientação reflete como um usuário segura o cigarro eletrônico 100 durante o funcionamento normal do dispositivo, dado que o pavio 500 está localizado na parte inferior do reservatório 270 no cartomizador 200. Portanto, segurar o cigarro eletrônico 100 nesta orientação põe o pavio 500 em contato com o líquido na parte inferior do reservatório 270. Outros dispositivos podem ter um pavio orientado ou posicionado de maneira diferente.[0026] For ease of reference, the x and y axes are marked in Figure 1. The x axis will be referred to here as the device width (side to side), while the y axis will be referred to here as the height axis, in that the cartomizer 200 represents the upper portion of the electronic cigarette 100 and the control unit 300 represents the lower portion of the electronic cigarette 100. Note that this orientation reflects how a user holds the electronic cigarette 100 during normal operation of the device, given that the wick 500 is located at the bottom of the reservoir 270 in the cartomizer 200. Therefore, holding the electronic cigarette 100 in this orientation puts the wick 500 in contact with the liquid at the bottom of the reservoir 270. Other devices may have a wick oriented or positioned so different.

[0027] Um eixo z (não mostrado na Figura 1) também é assumido, o qual é perpendicular aos eixos x e y mostrados na Figura 1. O eixo z será aqui referido como o eixo de profundidade. Neste exemplo, a profundidade do cigarro eletrônico 100 é significativamente menor que a largura do cigarro eletrônico 100, resultando em uma configuração geralmente plana ou achatada (no plano xy). Por conseguinte, o eixo z pode ser considerado como se estendendo de face a face do cigarro eletrônico 100, onde uma face pode ser considerada (arbitrariamente) como a face frontal do cigarro eletrônico e a face oposta como a face traseira do cigarro eletrônico 100.[0027] A z axis (not shown in Figure 1) is also assumed, which is perpendicular to the x and y axes shown in Figure 1. The z axis will be referred to here as the depth axis. In this example, the depth of the electronic cigarette 100 is significantly less than the width of the electronic cigarette 100, resulting in a generally flat or flattened configuration (in the xy plane). Therefore, the z-axis can be considered to extend from face to face of the electronic cigarette 100, where one face can be considered (arbitrarily) as the front face of the electronic cigarette and the opposite face as the back face of the electronic cigarette 100.

[0028] O cartomizador 200 e a unidade de controle 300 são destacáveis um do outro, separando em uma direção paralela ao eixo y, mas são unidos quando o dispositivo 100 está em uso, de modo a fornecer conectividade mecânica e elétrica entre o cartomizador 200 e a unidade de controle 300. Quando o líquido eletrônico no reservatório 270 tiver sido esgotado, o cartomizador 200 pode ser removido e um novo cartomizador ligado à unidade de controle 300. Assim, o cartomizador 200 pode por vezes ser referido como uma porção descartável do cigarro eletrônico 100, enquanto que a unidade de controle 300 representa uma porção reutilizável. Em outros exemplos, o cartomizador 200 pode ser configurado de modo que o reservatório 270, quando vazio, possa ser reabastecido com líquido, de modo que o cartomizador também possa ser reutilizado.[0028] The cartomizer 200 and the control unit 300 are detachable from each other, separating in a direction parallel to the y-axis, but are joined together when the device 100 is in use, so as to provide mechanical and electrical connectivity between the cartomizer 200 and the control unit 300. When the e-liquid in the reservoir 270 has been exhausted, the cartomizer 200 can be removed and a new cartomizer connected to the control unit 300. Thus, the cartomizer 200 can sometimes be referred to as a disposable portion of the electronic cigarette 100, while the control unit 300 represents a reusable portion. In other examples, the cartomizer 200 can be configured so that the reservoir 270, when empty, can be refilled with liquid, so that the cartomizer can also be reused.

[0029] A Figura 2 é uma vista externa em perspectiva do cartomizador 200 do cigarro eletrônico da Figura 1, de acordo com algumas concretizações da invenção. Esta visão externa confirma que a profundidade do cartomizador 200 (e o cigarro eletrônico 100 como um todo), medida paralela ao eixo z, é significativamente menor que a largura do cartomizador 200 (e o cigarro eletrônico 100 como um todo), medida paralelamente ao eixo x.[0029] Figure 2 is an external perspective view of the cartomizer 200 of the electronic cigarette of Figure 1, according to some embodiments of the invention. This external view confirms that the depth of the cartomizer 200 (and the electronic cigarette 100 as a whole), measured parallel to the z-axis, is significantly less than the width of the cartomizer 200 (and the electronic cigarette 100 as a whole), measured parallel to the X axis.

[0030] O cartomizador 200 compreende duas porções principais (pelo menos de um ponto de vista externo). Em particular, há uma porção inferior ou de base 210 e uma porção superior 220. A porção superior 220 fornece um bocal 250 para o cigarro eletrônico. Quando o cartomizador 200 é montado com a unidade de controle 300, a porção de base 210 do cartomizador fica dentro da unidade de controle 300 e, portanto, não é visível externamente, enquanto que a porção superior 220 do cartomizador se projeta acima da unidade de controle 300 e, portanto, é visível externamente. Por conseguinte, a profundidade e a largura da porção de base 210 são menores que a profundidade e a largura da porção superior 220, para permitir que a porção de base 210 caiba dentro da unidade de controle 300. O aumento na profundidade e largura da porção superior 220 em comparação com a porção de base 210 é fornecido por um lábio ou aba 240. Quando o cartomizador 200 é inserido na unidade de controle 300, esse lábio ou aba 240 encosta contra o topo da unidade de controle 300.[0030] The cartomizer 200 comprises two main portions (at least from an external point of view). In particular, there is a lower or base portion 210 and an upper portion 220. The upper portion 220 provides a mouthpiece 250 for the electronic cigarette. When the cartomizer 200 is assembled with the control unit 300, the base portion 210 of the cartomizer is within the control unit 300 and is therefore not externally visible, while the upper portion 220 of the cartomizer projects above the control unit. control 300 and is therefore visible externally. Therefore, the depth and width of the base portion 210 are less than the depth and width of the upper portion 220, to allow the base portion 210 to fit within the control unit 300. The increase in depth and width of the portion The upper portion 220 compared to the base portion 210 is provided by a lip or tab 240. When the cartomizer 200 is inserted into the control unit 300, this lip or tab 240 abuts against the top of the control unit 300.

[0031] Como mostrado na Figura 2, a parede lateral da porção de base 210 inclui um entalhe ou recorte 260 para receber um membro de trava correspondente da unidade de controle 300. A parede lateral oposta da porção de base 210 é fornecida com um entalhe ou recorte a semelhantemente a receber um membro de trava correspondente da unidade de controle 300. Deverá ser notado que este par de entalhes 260 na porção de base 200 (e os membros de trava correspondentes da unidade de controle) fornecem uma conexão de trava ou encaixe rápido para reter com segurança o cartomizador 200 dentro da unidade de controle 300 durante a operação do dispositivo.[0031] As shown in Figure 2, the side wall of the base portion 210 includes a notch or cutout 260 for receiving a corresponding locking member of the control unit 300. The opposite side wall of the base portion 210 is provided with a notch or similarly cut out to receive a corresponding locking member of the control unit 300. It should be noted that this pair of notches 260 in the base portion 200 (and the corresponding locking members of the control unit) provide a locking or mortise connection. quick to safely retain the cartomizer 200 within the control unit 300 during operation of the device.

[0032] Como também mostrado na Figura 2, a parede inferior 211 da porção de base 210 inclui dois orifícios maiores 212A, 212B em ambos os lados de um orifício menor 214 para entrada de ar no cartomizador durante a inalação do usuário. Os orifícios maiores 212A e 212B são usados para fornecer conexões elétricas positivas e negativas da unidade de controle 300 para o cartomizador 200, em particular para o aquecedor e a placa de circuito impresso. Quando um usuário inala através do bocal 250 e o dispositivo 100 é ativado, o ar flui para dentro do cartomizador 200 através do orifício de entrada de ar 214. Esta entrada de ar flui passando pelo aquecedor (não visível na Figura 2), que recebe energia elétrica da bateria na unidade de controle 300, de modo a vaporizar o líquido entregue ao aquecedor a partir do reservatório pelo pavio. Este líquido vaporizado é então incorporado ou arrastado para o fluxo de ar através do cartomizador e, portanto, é retirado do cartomizador 200 através do bocal 250 para inalação pelo usuário.[0032] As also shown in Figure 2, the bottom wall 211 of the base portion 210 includes two larger holes 212A, 212B on either side of a smaller hole 214 for air intake into the cartomizer during user inhalation. The larger holes 212A and 212B are used to provide positive and negative electrical connections from the control unit 300 to the cartomizer 200, in particular to the heater and printed circuit board. When a user inhales through the mouthpiece 250 and the device 100 is activated, air flows into the cartomizer 200 through the air inlet hole 214. This air inlet flows past the heater (not visible in Figure 2), which receives electrical energy from the battery in the control unit 300 so as to vaporize the liquid delivered to the heater from the reservoir by the wick. This vaporized liquid is then incorporated or drawn into the air stream through the cartomizer and is therefore withdrawn from the cartomizer 200 through the mouthpiece 250 for inhalation by the user.

[0033] A Figura 3 é uma vista explodida do cartomizador 200 do cigarro eletrônico da Figura 1, de acordo com algumas concretizações. O cartomizador inclui um invólucro 410, uma vedação de ventilação 420, uma estrutura interna 430, uma bobina de aquecimento 450 localizada em um pavio 500, uma vedação primária 460 (também chamada de plugue do cartomizador), uma placa de circuito impresso (PCB) 470 e uma tampa de extremidade 480. A vista da Figura 3 mostra os componentes acima explodidos ao longo do eixo longitudinal (altura ou y) do cartomizador 200.[0033] Figure 3 is an exploded view of the cartomizer 200 of the electronic cigarette of Figure 1, according to some embodiments. The cartomizer includes a housing 410, a vent seal 420, an internal frame 430, a heating coil 450 located in a wick 500, a primary seal 460 (also called a cartomizer plug), a printed circuit board (PCB) 470 and an end cap 480. The view of Figure 3 shows the above components exploded along the longitudinal axis (height or y) of the cartomizer 200.

[0034] A tampa 480 é formada a partir de plástico substancialmente rígido como o polipropileno e fornece a porção de base 210 do cartomizador. A tampa 480 é fornecida com dois orifícios 260, 261 de cada lado. O orifício inferior 260 é para travar o cartomizador 200 na unidade de controle 300. O orifício superior 261 é para travar a tampa de extremidade 480 ao invólucro 410 para concluir a montagem do cartomizador 410 e reter os vários componentes mostrados na Figura 3 na posição correta no cartomizador montado 410.[0034] Lid 480 is formed from substantially rigid plastic such as polypropylene and provides the base portion 210 of the cartomizer. The cover 480 is provided with two holes 260, 261 on each side. The lower hole 260 is for locking the cartomizer 200 to the control unit 300. The upper hole 261 is for locking the end cap 480 to the housing 410 to complete the assembly of the cartomizer 410 and to retain the various components shown in Figure 3 in the correct position in the assembled cartomizer 410.

[0035] Acima da tampa de extremidade está localizada a PCB 470, que inclui um orifício de ar central 471 para permitir que o ar flua através da PCB para o atomizador (a tampa de extremidade 480 também é fornecida com um orifício de ar central, mostrado na Figura 2 como a característica 214). De acordo com algumas concretizações, a PCB não contém nenhum componente elétrico ativo, mas fornece um circuito ou caminho condutor entre a unidade de controle 300 e o aquecedor 450.[0035] Above the end cap is located the PCB 470, which includes a central air hole 471 to allow air to flow through the PCB to the atomizer (the end cap 480 is also provided with a central air hole, shown in Figure 2 as feature 214). According to some embodiments, the PCB does not contain any active electrical components, but rather provides a circuit or conductive path between the control unit 300 and the heater 450.

[0036] Acima do PCB 470, está localizada a vedação primária 460, que possui duas porções principais, uma porção superior que define (em parte) uma câmara do atomizador 465, e uma porção inferior 462 que atua como uma vedação do reservatório 270. Observe que no cartomizador montado 200, o reservatório de líquido eletrônico está localizado ao redor da parte externa da câmara do atomizador e o líquido eletrônico é impedido de deixar o cartomizador (pelo menos em parte) pela porção inferior 462 do plugue do cartomizador 460. O plugue do cartomizador 460 é feito de um material que é ligeiramente deformável, para permitir que a porção inferior 462 seja comprimida um pouco quando inserida no invólucro 410 e, portanto, fornece uma boa vedação para reter o líquido eletrônico no reservatório 270.[0036] Above the PCB 470, the primary seal 460 is located, which has two main portions, an upper portion that defines (in part) an atomizer chamber 465, and a lower portion 462 that acts as a reservoir seal 270. Note that in the assembled cartomizer 200, the e-liquid reservoir is located around the outside of the atomizer chamber and the e-liquid is prevented from leaving the cartomizer (at least in part) by the lower portion 462 of the cartomizer plug 460. The cartomizer plug 460 is made of a material that is slightly deformable to allow the lower portion 462 to be compressed somewhat when inserted into the housing 410 and therefore provides a good seal to retain the e-liquid in the reservoir 270.

[0037] Duas paredes laterais opostas da câmara do atomizador 465 são fornecidas com as respectivas ranhuras 569 nas quais o pavio 500 é inserido. Esta configuração localiza o aquecedor 450, o qual está posicionado sobre o pavio 500, perto do fundo da câmara do atomizador para vaporizar o líquido introduzido na câmara do atomizador 465 pelo pavio 500. Em algumas concretizações, o pavio 500 é feito de corda de fibra de vidro (isto é, filamentos ou fios de fibra de vidro torcidos juntos), e a bobina de aquecimento 450 é feita de nicromo (uma liga de níquel e cromo). No entanto, vários outros formatos de pavio e aquecedor são conhecidos e podem ser utilizados no cartomizador 200; estes são discutidos mais adiante. A bobina do aquecedor 450 tem um fio saindo do pavio em cada extremidade, pelas quais o aquecedor 450 pode ser conectado eletricamente à bateria. O pavio 500 tem uma forma alargada, em que suas porções de extremidade que atingem o reservatório 270 têm uma seção transversal ampliada em comparação com sua porção central em torno da qual a bobina de aquecimento 450 é envolvida. A forma do pavio 500 é discutida mais adiante.[0037] Two opposing side walls of the atomizer chamber 465 are provided with respective slots 569 into which the wick 500 is inserted. This configuration locates the heater 450, which is positioned over the wick 500, near the bottom of the atomizer chamber to vaporize the liquid introduced into the atomizer chamber 465 by the wick 500. In some embodiments, the wick 500 is made of fiber rope. of glass (i.e., glass fiber filaments or strands twisted together), and the 450 heating coil is made of nichrome (an alloy of nickel and chromium). However, several other wick and heater shapes are known and can be used in the cartomizer 200; these are discussed further below. The heater coil 450 has a wire leading from the wick at each end, by which the heater 450 can be electrically connected to the battery. The wick 500 has an enlarged shape, wherein its end portions reaching the reservoir 270 have an enlarged cross section compared to its central portion around which the heating coil 450 is wrapped. The shape of the wick 500 is discussed further below.

[0038] O plugue do cartomizador 460 e o conjunto de pavio/aquecedor são transpostos pela estrutura interna 430, que possui três seções principais. A estrutura interna 430 é substancialmente rígida e pode ser feita de um material como tereftalato de polibutileno. A seção mais baixa 436 da estrutura interna 430 engata com a porção inferior 462 do plugue do cartomizador 460, enquanto que a seção central 434 completa a câmara do atomizador 465 do plugue do cartomizador 460. Em particular, a estrutura interna 430 fornece uma parede superior da câmara do atomizador, e também duas paredes laterais que se sobrepõem com as duas paredes laterais da câmara de atomização 465 fornecida pelo plugue do cartomizador 460. A seção final da estrutura interna 430 é um tubo de fluxo de ar 432 que se estende para cima a partir da parede superior da câmara de atomização (parte da seção média 434) para conectar com um orifício de saída no bocal 250. O tubo 432 proporciona uma passagem para o vapor produzido na câmara de atomização 465 para ser tirado para fora do cigarro eletrônico 100 por inalação através do bocal 250.[0038] The cartomizer plug 460 and the wick/heater assembly are transposed by the internal structure 430, which has three main sections. The internal structure 430 is substantially rigid and may be made of a material such as polybutylene terephthalate. The lower section 436 of the inner frame 430 engages with the lower portion 462 of the cartomizer plug 460, while the central section 434 completes the atomizer chamber 465 of the cartomizer plug 460. In particular, the inner frame 430 provides an upper wall of the atomizer chamber, and also two side walls that overlap with the two side walls of the atomization chamber 465 provided by the cartomizer plug 460. The final section of the internal structure 430 is an airflow tube 432 that extends upward. from the top wall of the atomization chamber (part of the middle section 434) to connect with an exit hole in the mouthpiece 250. The tube 432 provides a passage for the vapor produced in the atomization chamber 465 to be drawn out of the electronic cigarette 100 per inhalation through the 250 mouthpiece.

[0039] A vedação de ventilação 420 é inserida em torno do topo do tubo de fluxo de ar 432 para proporcionar uma vedação entre a estrutura interior e o orifício de saída do bocal 250. A vedação de ventilação 420 é feita de um material adequadamente deformável e resistente, como silicone. Por fim, o invólucro 410 fornece a superfície externa da porção superior 220 do cartomizador 200, incluindo o bocal 250 e também o lábio ou flange 240, e também uma parede externa para o reservatório 270 em torno da câmara do atomizador 465. O invólucro 410 é formado de um material substancialmente rígido, como polipropileno. A seção inferior 412 do invólucro 410, abaixo do lábio 240, fica dentro da tampa de extremidade 480 quando o cartomizador 200 foi montado. O invólucro 410 é fornecido com uma aba de trava 413 em cada lado para engatar com o orifício 261 em cada lado da tampa de extremidade 480, mantendo assim o cartomizador 200 em sua condição montada.[0039] The vent seal 420 is inserted around the top of the air flow tube 432 to provide a seal between the interior structure and the nozzle exit orifice 250. The vent seal 420 is made of a suitably deformable material and resistant, like silicone. Finally, the housing 410 provides the outer surface of the upper portion 220 of the cartomizer 200, including the nozzle 250 and also the lip or flange 240, and also an outer wall for the reservoir 270 surrounding the atomizer chamber 465. The housing 410 is formed from a substantially rigid material, such as polypropylene. The lower section 412 of the housing 410, below the lip 240, lies within the end cap 480 when the cartomizer 200 has been assembled. The housing 410 is provided with a locking tab 413 on each side for engaging with the hole 261 on each side of the end cap 480, thereby maintaining the cartomizer 200 in its assembled condition.

[0040] A passagem do fluxo de ar através do cartomizador montado entra em um orifício central na tampa 480 (não visível na Figura 3) e depois passa através do orifício 471 na PCB. O fluxo de ar em seguida passa para a câmara do atomizador 465, que é formada como parte do plugue do cartomizador 460, flui em torno de, sobre e pelo conjunto do pavio 500 e aquecedor 450, e através do tubo 432 da estrutura interna 430 (e através da vedação de ventilação 420) e, finalmente, sai pelo orifício (não mostrado) no bocal 250.[0040] The airflow passage through the assembled cartomizer enters a central hole in the lid 480 (not visible in Figure 3) and then passes through hole 471 in the PCB. The airflow then passes into the atomizer chamber 465, which is formed as part of the cartomizer plug 460, flows around, over, and through the wick assembly 500 and heater 450, and through the tube 432 of the internal structure 430 (and through the vent seal 420) and finally exits through the hole (not shown) in the nozzle 250.

[0041] O reservatório 270 de líquido eletrônico está contido no espaço entre esta passagem de fluxo de ar e a superfície externa do cartomizador 200. Assim, o invólucro 410 fornece as paredes externas (e a parte superior) do reservatório 270, enquanto que a seção inferior 436 da estrutura interna em conjunto com a porção de base 462 da vedação primária 460 e a tampa de extremidade 480 fornecem o fundo ou o piso do reservatório 270. As paredes internas do reservatório são fornecidas pela câmara de atomização 465 da vedação primária 460, em cooperação com a seção intermediária 434 da estrutura interna, e também o tubo de fluxo de ar 432 da estrutura interna 430 e a vedação de ventilação 420. Em outras palavras, o líquido eletrônico é armazenado no espaço do reservatório entre as paredes externas e internas. O pavio 500 passa através de aberturas nas paredes internas de modo que o líquido a partir do reservatório 270 pode penetrar no interior das paredes internas, através de absorção e capilaridade dentro do pavio 500 para o aquecedor 450. Outra penetração de líquidos para dentro da passagem de fluxo de ar deve ser minimizada para inibir o vazamento de líquido para fora do orifício no bocal 250.[0041] The electronic liquid reservoir 270 is contained in the space between this airflow passage and the outer surface of the cartomizer 200. Thus, the housing 410 provides the outer walls (and top) of the reservoir 270, while the lower section 436 of the internal structure together with the base portion 462 of the primary seal 460 and the end cap 480 provide the bottom or floor of the reservoir 270. The inner walls of the reservoir are provided by the atomization chamber 465 of the primary seal 460 , in cooperation with the middle section 434 of the inner frame, and also the air flow tube 432 of the inner frame 430 and the vent seal 420. In other words, the electronic liquid is stored in the reservoir space between the outer walls and internal. The wick 500 passes through openings in the inner walls so that liquid from the reservoir 270 can penetrate into the inner walls through absorption and capillarity within the wick 500 to the heater 450. Further penetration of liquids into the passage airflow must be minimized to inhibit liquid leakage out of the orifice in nozzle 250.

[0042] A capacidade do espaço que forma o reservatório 270 é tipicamente da ordem de 2 ml de acordo com algumas concretizações, embora deva ser notado que essa capacidade varia de acordo com as características particulares de qualquer projeto. Observe que, diferentemente de alguns cigarros eletrônicos, o reservatório de líquido eletrônico 270 não é fornecido com nenhum material absorvente (como algodão, esponja, espuma, etc.) para reter o líquido eletrônico. Ao invés disso, a câmara do reservatório contém apenas o líquido, de modo que o líquido possa se mover livremente dentro do reservatório 270. Essa configuração pode ser referida como reservatório de “líquido livre” e tem vantagens, incluindo geralmente suportar uma capacidade maior, e também tornar o procedimento de preenchimento menos complexo.[0042] The capacity of the space forming the reservoir 270 is typically on the order of 2 ml according to some embodiments, although it should be noted that this capacity varies according to the particular characteristics of any design. Please note that unlike some electronic cigarettes, the 270 e-liquid reservoir is not provided with any absorbent material (such as cotton, sponge, foam, etc.) to retain the e-liquid. Instead, the reservoir chamber contains only the liquid, so that the liquid can move freely within the reservoir 270. This configuration can be referred to as a “free liquid” reservoir and has advantages including generally supporting a larger capacity, and also make the filling procedure less complex.

[0043] As Figuras 4A e 4B ilustram o conjunto de pavio/aquecedor a ser encaixado no plugue do cartomizador de acordo com algumas concretizações da invenção. O conjunto pavio/aquecedor é formado a partir do fio do aquecedor 450 e do pavio 500. Neste exemplo, o pavio 500 compreende fibras de vidro formadas em uma forma geralmente alongada. O aquecedor 450 compreende uma bobina de fio 551 enrolada em torno de uma porção central do pavio 500. Em cada extremidade da bobina 551 existe um fio de contato 552A, 552B, que em conjunto atuam como os terminais positivo e negativo para permitir que a bobina 551 receba energia elétrica.[0043] Figures 4A and 4B illustrate the wick/heater assembly to be fitted to the cartomizer plug according to some embodiments of the invention. The wick/heater assembly is formed from heater wire 450 and wick 500. In this example, wick 500 comprises glass fibers formed into a generally elongated shape. The heater 450 comprises a coil of wire 551 wound around a central portion of the wick 500. At each end of the coil 551 there is a contact wire 552A, 552B, which together act as the positive and negative terminals to allow the coil to 551 receive electrical energy.

[0044] Como é visível na Figura 4 A, a vedação primária 460 inclui a porção da base 462 e a câmara de atomização 465. A câmara de atomização 465 compreende quatro paredes em um arranjo retangular, um par de paredes laterais opostas 568, e um par de paredes frontal e traseira opostas 567. Cada uma das paredes laterais opostas 568 inclui uma ranhura 569 que tem uma extremidade aberta no topo (e no centro) da parede lateral e uma extremidade fechada 564 relativamente próxima ao fundo da câmara de atomização 465. As duas ranhuras 569 se estendem por mais da metade das suas respectivas paredes laterais 568.[0044] As visible in Figure 4A, the primary seal 460 includes the base portion 462 and the atomization chamber 465. The atomization chamber 465 comprises four walls in a rectangular arrangement, a pair of opposing side walls 568, and a pair of opposing front and back walls 567. Each of the opposing side walls 568 includes a groove 569 that has an open end at the top (and center) of the side wall and a closed end 564 relatively close to the bottom of the atomization chamber 465 The two grooves 569 extend more than half of their respective side walls 568.

[0045] Com referência agora à Figura 4B, é mostrado o conjunto de pavio/aquecedor instalado na câmara de atomização 465 do plugue do cartomizador. Em particular, o conjunto pavio/aquecedor é posicionado de modo que o pavio 500 se estenda entre e se projete para fora das duas ranhuras opostas 569A, 569B, com a bobina do aquecedor (não mostrada na Figura 4B) localizada entre as ranhuras 569A, 569B, de modo que está dentro da câmara do atomizador 465. O pavio 500 é abaixado até atingir a extremidade fechada 564 de cada ranhura. Nesta posição, a bobina 551 é então localizada inteiramente na câmara de atomização 465 e apenas o pavio 500 que se estende para fora das ranhuras atinge a área do reservatório 270. Deverá ser notado que esta disposição permite que o pavio 500 puxe líquido do reservatório 270 para a câmara de atomização 465 para vaporização pela bobina do aquecedor de fio 551. Ter o pavio 500 localizado próximo ao fundo da câmara de atomização 465 e, mais particularmente, também próximo ao fundo do reservatório 270, ajuda a garantir que o pavio retenha o acesso ao líquido no reservatório, mesmo quando o nível de líquido cai à medida que o líquido é consumido. A Figura 4B também mostra como os fios de contato do aquecedor 552A, 552B se estendem abaixo da vedação primária 460.[0045] Referring now to Figure 4B, the wick/heater assembly installed in the atomization chamber 465 of the cartomizer plug is shown. In particular, the wick/heater assembly is positioned so that the wick 500 extends between and projects out of two opposing slots 569A, 569B, with the heater coil (not shown in Figure 4B) located between the slots 569A, 569B, so that it is within the atomizer chamber 465. The wick 500 is lowered until it reaches the closed end 564 of each slot. In this position, the coil 551 is then located entirely in the atomization chamber 465 and only the wick 500 extending out of the slots reaches the reservoir area 270. It should be noted that this arrangement allows the wick 500 to draw liquid from the reservoir 270. to the atomization chamber 465 for vaporization by the wire heater coil 551. Having the wick 500 located near the bottom of the atomization chamber 465, and more particularly also near the bottom of the reservoir 270, helps ensure that the wick retains the access to the liquid in the reservoir, even when the liquid level drops as the liquid is consumed. Figure 4B also shows how heater contact wires 552A, 552B extend below the primary seal 460.

[0046] As Figuras 5A e 5B ilustram a estrutura interna e a vedação de ventilação sendo encaixadas no plugue do cartomizador de acordo com algumas concretizações da invenção. Assim, como descrito anteriormente, a estrutura interna 430 compreende uma seção de base 436, uma seção intermediária 434 e um tubo de ar 432 localizado no topo da estrutura interna. A seção de base contém duas ranhuras 671A, 671B que se estendem na direção lateral horizontal (paralela ao eixo x). À medida que a seção de base 436 da estrutura interna é abaixada além da câmara de atomização 465, as porções do pavio 500 que se estendem a partir de cada lado da câmara de atomização 465 passam através dessas fendas 671A, 671B, permitindo assim que a seção de base da estrutura interna seja abaixada ainda mais até que seja recebida na porção inferior 462 do plugue do cartomizador.[0046] Figures 5A and 5B illustrate the internal structure and ventilation seal being fitted to the cartomizer plug in accordance with some embodiments of the invention. Thus, as previously described, the internal structure 430 comprises a base section 436, an intermediate section 434, and an air tube 432 located at the top of the internal structure. The base section contains two slots 671A, 671B that extend in the horizontal lateral direction (parallel to the x-axis). As the base section 436 of the internal structure is lowered beyond the atomization chamber 465, the portions of the wick 500 extending from each side of the atomization chamber 465 pass through these slots 671A, 671B, thereby allowing the base section of the internal structure is lowered further until it is received at the lower portion 462 of the cartomizer plug.

[0047] Como observado acima, a seção intermediária 434 da estrutura interna complementa e completa a câmara de atomização 465 do plugue do cartomizador 460. Em particular, a seção intermediária fornece duas paredes laterais opostas 668 e uma parede de topo ou teto 660. O último fecha o topo da câmara de atomização 465, exceto em relação ao tubo de ar 432 que se estende a partir da câmara de atomização 465 até o orifício de saída do bocal 250.[0047] As noted above, the middle section 434 of the internal structure complements and completes the atomization chamber 465 of the cartomizer plug 460. In particular, the middle section provides two opposing side walls 668 and a top wall or roof 660. The latter closes the top of the atomization chamber 465, except with respect to the air tube 432 which extends from the atomization chamber 465 to the nozzle exit port 250.

[0048] Cada uma das paredes laterais opostas 668 inclui uma ranhura 669A, 669B que se estende para cima (paralela ao eixo y) a partir do fundo da parede lateral até a extremidade fechada da respectiva ranhura. Por conseguinte, à medida que a seção de base 436 da estrutura interna é abaixada além da câmara de atomização 465, as porções do pavio 500 que se estendem para fora de cada lado da câmara de atomização 465 passam através dessas ranhuras 669A, 669B (além das ranhuras 671A 671B). Isto permite, portanto, que as paredes laterais 668 da estrutura interna 430 se sobreponham às paredes laterais 568 do plugue do cartomizador. O movimento descendente adicional da estrutura interna 430 é impedido uma vez que a extremidade fechada das fendas 669A, 669B entra em contato com o pavio 500, o que coincide com a seção de base 436 da estrutura interna sendo recebida na porção inferior 462 do plugue do cartomizador. Nesta fase, a combinação do plugue do cartomizador 460, conjunto aquecedor/pavio e estrutura interna 430, foi formada como mostrado na Figura 5B, e a vedação de ventilação 420 pode agora ser encaixada no tubo de ar 432 da estrutura interna 430.[0048] Each of the opposing side walls 668 includes a slot 669A, 669B that extends upwardly (parallel to the y axis) from the bottom of the side wall to the closed end of the respective slot. Accordingly, as the base section 436 of the internal structure is lowered beyond the atomization chamber 465, the portions of the wick 500 extending outwardly on each side of the atomization chamber 465 pass through these grooves 669A, 669B (in addition to slots 671A 671B). This therefore allows the side walls 668 of the internal structure 430 to overlap the side walls 568 of the cartomizer plug. Further downward movement of the internal structure 430 is prevented once the closed end of the slots 669A, 669B comes into contact with the wick 500, which coincides with the base section 436 of the internal structure being received at the lower portion 462 of the wick plug. cartomizer. At this stage, the combination of cartomizer plug 460, heater/wick assembly and internal structure 430 has been formed as shown in Figure 5B, and the vent seal 420 can now be fitted to the air tube 432 of the internal structure 430.

[0049] A Figura 6A ilustra a combinação da estrutura interna 430, o conjunto pavio/aquecedor, e a vedação primária 460 sendo montada dentro do invólucro 410. As várias paredes que definem o reservatório 270 são desse modo postas em conjunto para criar o reservatório, de modo que o cartomizador 200 está agora pronto para encher com líquido fonte.[0049] Figure 6A illustrates the combination of the internal structure 430, the wick/heater assembly, and the primary seal 460 being assembled within the housing 410. The various walls defining the reservoir 270 are thereby brought together to create the reservoir , so that the cartomizer 200 is now ready to fill with source liquid.

[0050] A Figura 6B mostra o cartomizador 200 montado até este ponto. O enchimento com líquido é realizado, conforme indicado pelas setas 701A, 701B, através dos orifícios 582A e 582 B na vedação primária 460 e através das fendas 671A, 671B na estrutura interna 430. Para completar o cartomizador 200 como está representado na Figura 2, a PCB 470 é instalada em um recorte retangular 584 no lado de baixo da vedação primária 460, e a tampa de extremidade 480 é encaixada sobre a extremidade do plugue do cartomizador 460 e a seção mais baixa 412 do invólucro 410. Neste estado completamente montado (ver Figura 2), a tampa de extremidade 480 cobre e, por conseguinte, fecha os orifícios 582A, 582B no plugue do cartomizador que foram utilizados para encher o reservatório de líquido 270. Por conseguinte, o reservatório 270 é agora totalmente vedado, além da abertura em cada lado da câmara de atomização 465 através da qual o pavio 500 passa para a câmara de atomização 465.[0050] Figure 6B shows the cartomizer 200 assembled up to this point. Filling with liquid is carried out, as indicated by arrows 701A, 701B, through holes 582A and 582B in the primary seal 460 and through slots 671A, 671B in the internal structure 430. To complete the cartomizer 200 as shown in Figure 2, The PCB 470 is installed in a rectangular cutout 584 on the underside of the primary seal 460, and the end cap 480 is fitted over the end of the cartomizer plug 460 and the lower section 412 of the housing 410. In this completely assembled state ( see Figure 2), the end cap 480 covers and therefore closes the holes 582A, 582B in the cartomizer plug that were used to fill the liquid reservoir 270. Therefore, the reservoir 270 is now completely sealed in addition to the opening on each side of the atomization chamber 465 through which the wick 500 passes into the atomization chamber 465.

[0051] Um cigarro eletrônico pode ser configurado de outra forma que não o exemplo descrito até agora, incluindo um pavio alargado. A Figura 7 mostra uma vista explodida dos componentes de um cartomizador de acordo com um outro exemplo. Muitos dos componentes são semelhantes aos do exemplo das Figuras 1-6, mas com formas diferentes para que o cartomizador tenha uma forma mais alongada e menos plana. O cartomizador é composto por uma parte de base 1 que forma a face inferior do cartomizador. Um plugue inferior 2 fecha a extremidade inferior de um reservatório, que de outra forma é composto por uma porção de parede 3 na forma de uma parede externa anular que engata no plugue 2 e um plugue ou vedação superior 4 que engata na extremidade superior da porção de parede 3. Um pavio alargado 500 tem uma bobina de aquecimento 450 enrolada em torno dele e está localizado dentro do volume definido pela porção de parede 3. Um canal de ar tubular 5 fica dentro da porção de parede 3, de modo a envolver o pavio 500 e o aquecedor 450, particionando essas partes do reservatório e formando uma câmara de atomização. O canal tubular 5 compreende um par de fendas 5A dispostas de maneira oposta que se estende para cima a partir de sua borda inferior, e as porções de extremidade do pavio 500 estão recebendo nessas fendas de modo a alcançar o reservatório com o objetivo de coletar líquido do reservatório. Uma vedação de ventilação 6 é empurrada para dentro de uma abertura 4A no plugue superior 4; isto está alinhado com o canal tubular 5A. Um invólucro oco 7 forma o exterior do cartomizador 200 e recebe os outros componentes dentro de si para alinhar o canal de ar formado pelo canal tubular 5 e a vedação de ventilação 6 com uma saída de ar 7A em um bocal 7B do invólucro 7. A parte de base fecha a extremidade inferior do invólucro 7. Uma porção inferior 7C do invólucro 7 é recuada em comparação com o bocal 7B, para ser recebida dentro de uma parte superior de uma unidade de controle, semelhante ao arranjo conectado do exemplo das Figuras 1-6.[0051] An electronic cigarette can be configured other than the example described so far, including an enlarged wick. Figure 7 shows an exploded view of the components of a cartomizer according to another example. Many of the components are similar to the example in Figures 1-6, but with different shapes so that the cartomizer has a more elongated and less flat shape. The cartomizer consists of a base part 1 that forms the lower face of the cartomizer. A lower plug 2 closes the lower end of a reservoir, which is otherwise composed of a wall portion 3 in the form of an annular outer wall that engages the plug 2 and an upper plug or seal 4 that engages the upper end of the portion. wall portion 3. An enlarged wick 500 has a heating coil 450 wound around it and is located within the volume defined by the wall portion 3. A tubular air channel 5 lies within the wall portion 3 so as to enclose the wick 500 and heater 450, partitioning these parts of the reservoir and forming an atomization chamber. The tubular channel 5 comprises a pair of oppositely arranged slits 5A extending upwardly from its lower edge, and the end portions of the wick 500 are receiving in these slits so as to reach the reservoir for the purpose of collecting liquid. of the reservoir. A vent seal 6 is pushed into an opening 4A in the upper plug 4; this is aligned with tubular channel 5A. A hollow casing 7 forms the exterior of the cartomizer 200 and receives the other components within it to align the air channel formed by the tubular channel 5 and the vent seal 6 with an air outlet 7A in a nozzle 7B of the casing 7. base part closes the lower end of the housing 7. A lower portion 7C of the housing 7 is recessed in comparison with the nozzle 7B, to be received within an upper part of a control unit, similar to the connected arrangement of the example of Figures 1 -6.

[0052] Concretizações da divulgação não estão limitadas a esses dispositivos de exemplo e podem ser implementadas em sistemas de fornecimento de vapor configurados de outras maneiras.[0052] Embodiments of the disclosure are not limited to these example devices and may be implemented in steam supply systems configured in other ways.

[0053] Deverá ser observado a partir desses exemplos que o reservatório de um cigarro eletrônico pode compreender um volume relativamente pequeno, formado por paredes estreitamente espaçadas. O pavio necessariamente se projeta nesse volume para poder absorver o líquido contido no reservatório, mas pode haver muito pouco espaço disponível para acomodá-lo. Por conseguinte, quando o reservatório está cheio, bolhas de ar podem ficar presas ao redor do pavio, como entre as extremidades do pavio e a parede externa do reservatório. A tensão superficial do líquido também pode inibir o fluxo do líquido ao redor do pavio, durante o enchimento e durante o uso subsequente. O enchimento adequado do reservatório pode, assim, ser evitado, proporcionando uma capacidade efetiva reduzida do reservatório. Além disso, a absorção de líquido pelo pavio pode ser inibida se o líquido não envolver completamente as extremidades do pavio devido a bolhas de ar e efeitos de tensão superficial.[0053] It should be noted from these examples that the reservoir of an electronic cigarette may comprise a relatively small volume, formed by closely spaced walls. The wick necessarily projects into this volume to be able to absorb the liquid contained in the reservoir, but there may be very little space available to accommodate it. Therefore, when the reservoir is full, air bubbles can become trapped around the wick, such as between the ends of the wick and the outer wall of the reservoir. The surface tension of the liquid can also inhibit the flow of the liquid around the wick, during filling and during subsequent use. Adequate reservoir filling can thus be avoided, providing reduced effective reservoir capacity. Additionally, liquid absorption by the wick may be inhibited if the liquid does not completely surround the ends of the wick due to air bubbles and surface tension effects.

[0054] Para solucionar este problema, propõe-se fornecer um pavio moldado que se alarga para fora na porção ou porções que se estendem para o reservatório. Essa largura ou seção transversal aumentada melhora a absorção de líquido pelo pavio, de forma que a transferência de líquido do reservatório para o aquecedor é aprimorada e a produção consistente de vapor possa ser mantida.[0054] To solve this problem, it is proposed to provide a molded wick that flares outwardly in the portion or portions extending into the reservoir. This increased width or cross-section improves liquid absorption by the wick so that liquid transfer from the reservoir to the heater is improved and consistent vapor production can be maintained.

[0055] O elemento de drenagem capilar ou pavio pode compreender qualquer material poroso adequado, tendo uma estrutura de poros que fornece uma capacidade de drenagem para transportar o líquido absorvido por uma parte do material (uma parte dentro de um reservatório de líquido) para outra parte (adjacente a um elemento de aquecimento) por uma ação capilar. Materiais exemplares incluem estruturas à base de fibras, como feixes, fios, tiras, fitas ou cordas formadas a partir de fibras de algodão, lã, vidro ou fibras artificiais tecidas, não- tecidas, fiadas, entrançadas ou torcidas, ou materiais sólidos/rígidos não baseados em fibra com poros intersticiais integrais, como cerâmica porosa. O modo em que a forma alargada é fornecida será adequado ao material usado para o pavio.[0055] The capillary drainage element or wick may comprise any suitable porous material, having a pore structure that provides a drainage capacity to transport liquid absorbed by one part of the material (a part within a liquid reservoir) to another part (adjacent to a heating element) by capillary action. Exemplary materials include fiber-based structures such as bundles, threads, strips, ribbons or ropes formed from woven, non-woven, spun, braided or twisted cotton, wool, glass or artificial fibers, or solid/rigid materials not based on fiber with integral interstitial pores, such as porous ceramics. The way in which the flared shape is provided will suit the material used for the wick.

[0056] Uma cerâmica porosa ou outro material sólido pode ser fabricado diretamente na forma de alargamento requerida, por exemplo, por moldagem ou usinagem. Uma densidade do material de pavio pode ser substancialmente a mesma nas partes de extremidade alargadas que na parte adjacente ao elemento de aquecimento. Alternativamente, o tamanho e/ou distribuição dos poros pode diferir na parte de extremidade em comparação com a porção de aquecimento, por exemplo, com um tamanho de poro maior e/ou uma densidade mais alta de poros na parte ou partes de extremidade, e tamanho de poro menor e/ou menor densidade de poros na parte adjacente ao elemento de aquecimento. Em outras palavras, a porosidade varia através do pavio, com uma porosidade mais elevada na parte ou partes alargadas destinadas a imersão no reservatório e uma porosidade mais baixa nas proximidades do elemento de aquecimento. O maior volume de material poroso, e, opcionalmente, o maior tamanho de poro/maior quantidade de poros/maior porosidade da(s) porção(ões) alargada(s), vai auxiliar na melhoria da capacidade do material de pavio de absorver o líquido a partir do reservatório.[0056] A porous ceramic or other solid material can be manufactured directly into the required enlarged shape, for example, by molding or machining. A density of the wick material may be substantially the same in the flared end portions as in the portion adjacent to the heating element. Alternatively, the size and/or distribution of the pores may differ in the end part compared to the heating portion, for example, with a larger pore size and/or a higher pore density in the end part or parts, and smaller pore size and/or lower pore density in the part adjacent to the heating element. In other words, the porosity varies across the wick, with a higher porosity in the enlarged part or parts intended for immersion in the reservoir and a lower porosity in the vicinity of the heating element. The greater volume of porous material, and optionally the greater pore size/more pores/greater porosity of the enlarged portion(s), will assist in improving the ability of the wick material to absorb the liquid from the reservoir.

[0057] Para um pavio fibroso, a seção transversal nas extremidades do reservatório pode ser aumentada em comparação com a parte de aquecimento, desfiando ou desenrolando fibras que são tecidas, fiadas, torcidas e/ou agrupadas, e espalhando ou dispersando as fibras separadas ou tiras de fibras resultantes afastadas uma da outra. As fibras individuais podem ser separadas umas das outras, ou camadas individuais que compreendem duas ou mais fibras podem ser separadas uma da outra, ou uma combinação das duas, dependendo da configuração das fibras. Qualquer arranjo que aumente o espaçamento fibra a fibra de pelo menos algumas das fibras adjacentes na parte aumentada do pavio pode ser empregado. Isso tem o efeito de reduzir a densidade do material de pavio nas seções alargadas, uma vez que as fibras têm uma separação maior e são menos compactadas em conjunto em comparação com a porção do aquecedor. Um efeito similar pode ser alcançado usando um comprimento de fibras relativamente fiado, tecido ou torcido, ou um feixe de fibras frouxamente compactado, e comprimindo ou esmagando uma parte para formar uma seção de aquecimento. A parte ou partes não compactadas restantes serão espalhadas em comparação com a peça compactada e, portanto, terão uma seção transversal maior. A compressão ou confinamento da porção de aquecimento do pavio pode ser mantida ao amarrar ou enrolar outras fibras ao redor da fibra do pavio ou do feixe de fibras; estas fibras de fixação podem ser iguais ou diferentes do material do pavio. Alternativamente, o elemento de aquecimento pode ser usado para comprimir as fibras se tiver a forma de uma bobina de fio; o fio pode ser embrulhado em torno de uma fibra ou feixe de fibras para espremer as fibras em conjunto no mesmo tempo que forma uma bobina.[0057] For a fibrous wick, the cross-section at the ends of the reservoir can be increased compared to the heating part by unraveling or unwinding fibers that are woven, spun, twisted and/or bundled, and spreading or dispersing the separated fibers or strips of resulting fibers spaced apart from each other. Individual fibers may be separated from each other, or individual layers comprising two or more fibers may be separated from each other, or a combination of the two, depending on the configuration of the fibers. Any arrangement that increases the fiber-to-fiber spacing of at least some of the adjacent fibers in the enlarged portion of the wick may be employed. This has the effect of reducing the density of the wick material in the flared sections since the fibers have a greater separation and are less tightly packed together compared to the heater portion. A similar effect can be achieved by using a relatively spun, woven or twisted length of fibers, or a loosely packed bundle of fibers, and compressing or crushing a portion to form a heating section. The remaining uncompressed part or parts will be spread out compared to the compacted part and will therefore have a larger cross-section. Compression or confinement of the heating portion of the wick can be maintained by tying or wrapping other fibers around the wick fiber or fiber bundle; these fixing fibers can be the same or different from the wick material. Alternatively, the heating element can be used to compress the fibers if it is in the form of a coil of wire; The yarn can be wrapped around a fiber or bundle of fibers to squeeze the fibers together while forming a coil.

[0058] A Figura 8 mostra uma vista lateral esquemática de um exemplo simples de pavio alargado geralmente de acordo com concretizações da invenção, mostrado dentro de uma vista em seção transversal parcial de uma seção de um cartomizador. O pavio 500 tem uma porção central H disposta dentro de uma câmara de atomização 465, estendendo-se através da câmara perpendicularmente à direção do fluxo de ar através da câmara (indicada pela seta A). Um aquecedor de 450 sob a forma de uma bobina de fio é enrolado em torno da porção central, H. Por conseguinte, esta parte do pavio 500 pode ser considerada como uma porção de aquecimento, uma porção aquecida ou uma porção de elemento de aquecimento, ou em alternativa, uma porção de atomização. A câmara de atomização 465 é delimitada por uma parede anular 270b (mostrada em seção transversal), no lado oposto (fora) do qual repousa um reservatório 270 de líquido fonte. Uma parede anular externa 270a forma a parte externa do reservatório 270 e, possivelmente, também a parede externa do cartomizador. O reservatório é, portanto, também anular e envolve a câmara de atomização 465. O reservatório 270 contém apenas líquido fonte, de modo que o líquido flui livremente dentro do reservatório.[0058] Figure 8 shows a schematic side view of a simple example of a flared wick generally in accordance with embodiments of the invention, shown within a partial cross-sectional view of a section of a cartomizer. The wick 500 has a central portion H disposed within an atomization chamber 465, extending through the chamber perpendicular to the direction of air flow through the chamber (indicated by arrow A). A heater 450 in the form of a coil of wire is wound around the central portion, H. Therefore, this portion of the wick 500 may be considered as a heating portion, a heated portion, or a heating element portion. or alternatively, an atomizing portion. The atomization chamber 465 is delimited by an annular wall 270b (shown in cross section), on the opposite side (outside) of which rests a reservoir 270 of source liquid. An outer annular wall 270a forms the outer part of the reservoir 270 and possibly also the outer wall of the cartomizer. The reservoir is therefore also annular and surrounds the atomization chamber 465. The reservoir 270 contains only source liquid, so that the liquid flows freely within the reservoir.

[0059] A parede anular interna 270b tem duas aberturas opostamente dispostas 270c, alinhadas perpendicularmente ao fluxo de ar A, e o pavio 250 tem porções de extremidade E1, E2 que são contínuas com a porção de aquecimento H, mas se estendem através das aberturas 270c para alcançar o interior do reservatório 270 com a finalidade de absorver o líquido mantido no reservatório 270. As porções de extremidade E1, E2 podem, portanto, ser consideradas como porções de coleta de líquido, porções de absorção de líquido ou porções de reservatório. O pavio tem um eixo L indicado por uma linha pontilhada que é designada como eixo longitudinal, embora isso não implique que a extensão do pavio ao longo da direção do eixo L seja necessariamente a sua maior dimensão. Neste exemplo, o eixo longitudinal é disposto ortogonalmente à direção do fluxo de ar A. Além disso, o eixo longitudinal é reto, e a porção de aquecimento H e as porções de extremidade E1, E2 são dispostas contiguamente ao longo do eixo L, de modo que o pavio tenha uma configuração linear reta geral e possa ser considerado alongado. O eixo longitudinal pode ser curvado ou dobrado em outras configurações, no entanto.[0059] The inner annular wall 270b has two oppositely arranged openings 270c, aligned perpendicular to the air flow A, and the wick 250 has end portions E1, E2 that are continuous with the heating portion H, but extend through the openings 270c to reach the interior of the reservoir 270 for the purpose of absorbing the liquid held in the reservoir 270. The end portions E1, E2 can therefore be considered as liquid collection portions, liquid absorption portions or reservoir portions. The wick has an L axis indicated by a dotted line which is designated as the longitudinal axis, although this does not imply that the length of the wick along the direction of the L axis is necessarily its greatest dimension. In this example, the longitudinal axis is arranged orthogonal to the air flow direction A. Furthermore, the longitudinal axis is straight, and the heating portion H and the end portions E1, E2 are arranged contiguously along the L axis, so so that the wick has an overall straight linear configuration and can be considered elongated. The longitudinal axis may be curved or bent in other configurations, however.

[0060] Cada uma das porções de extremidade E1, E2 tem uma forma alargada (ou, inversamente, cônica), em que uma seção transversal através do pavio em um plano perpendicular ao eixo longitudinal L é maior ao longo de pelo menos uma dimensão na porção de extremidade E1, E2 do que na porção de aquecedor H. Isso pode ser pensado como o pavio tendo um comprimento (ao longo da direção L) e uma largura em suas porções de extremidade que é maior que uma largura em sua porção do aquecedor, onde a largura é ortogonal ao comprimento. De modo semelhante ou alternativo, um perímetro (que pode ser uma circunferência se o pavio tiver uma seção geralmente circular ou formato de haste) das porções de extremidade é maior que um perímetro da porção do aquecedor. A porção do aquecedor, sendo a parte dentro da câmara de atomização, em um primeiro lado da parede que separa a câmara de atomização do reservatório, pode ter uma largura, diâmetro, diâmetro, perímetro, circunferência ou área de seção transversal constante ou média ao longo de seu comprimento, e cada porção de extremidade, sendo a parte no reservatório, em um segundo lado da parede separadora, pode ter uma largura, diâmetro, perímetro, circunferência ou área de seção transversal maior que o parâmetro constante ou médio correspondente para a porção do aquecedor. A forma alargada também pode ser descrita como o pavio possuindo uma largura, perímetro ou área de seção transversal que aumenta a partir de um primeiro valor em uma porção de aquecimento do pavio, ou em uma posição em que o pavio se alinha com a abertura na parede de separação, para um segundo valor na porção de coleta de líquido, de extremidade, onde o segundo valor é maior que o primeiro valor. O aumento pode estar em uma única dimensão apenas ortogonal ao eixo L (como apenas espessura ou altura), ou pode estar em duas dimensões ortogonais ao eixo L e entre si (espessura e altura). Tanto a espessura como a altura podem ser convenientemente designadas como largura, sendo uma dimensão ortogonal (transversal) ao eixo longitudinal da porção relevante do pavio, nomeadamente um eixo longitudinal local. Em pavios com seção transversal circular, a largura é um diâmetro. Um aumento em duas dimensões pode ou não ser tal que mantenha a mesma forma de seção transversal (mas não o tamanho) da porção do aquecedor para as porções de extremidade. Observe que a parte maior (mais larga) da(s) porção(ões) de extremidade do pavio pode ou não estar em sua extremidade física, dependendo da forma externa adotada para a parte de extremidade.[0060] Each of the end portions E1, E2 has an enlarged (or, conversely, conical) shape, wherein a cross-section through the wick in a plane perpendicular to the longitudinal axis L is greater along at least one dimension in end portion E1, E2 than in the heater portion H. This can be thought of as the wick having a length (along the L direction) and a width in its end portions that is greater than a width in its heater portion , where the width is orthogonal to the length. Similarly or alternatively, a perimeter (which may be a circumference if the wick has a generally circular section or rod shape) of the end portions is greater than a perimeter of the heater portion. The heater portion, being the part within the atomization chamber, on a first side of the wall separating the atomization chamber from the reservoir, may have a constant or average width, diameter, diameter, perimeter, circumference or cross-sectional area along its length, and each end portion, being the part in the reservoir, on a second side of the separating wall, may have a width, diameter, perimeter, circumference or cross-sectional area greater than the corresponding constant or average parameter for the portion of the heater. The flared shape may also be described as the wick having a width, perimeter, or cross-sectional area that increases from a first value in a heating portion of the wick, or in a position where the wick aligns with the opening in the wick. separation wall, to a second value at the end liquid collection portion, where the second value is greater than the first value. The increase can be in a single dimension just orthogonal to the L axis (such as just thickness or height), or it can be in two dimensions orthogonal to the L axis and each other (thickness and height). Both thickness and height can be conveniently referred to as width, being a dimension orthogonal (transverse) to the longitudinal axis of the relevant portion of the wick, namely a local longitudinal axis. In wicks with a circular cross section, the width is a diameter. An increase in two dimensions may or may not be such that it maintains the same cross-sectional shape (but not size) from the heater portion to the end portions. Note that the largest (widest) part of the end portion(s) of the wick may or may not be at its physical end, depending on the external shape adopted for the end portion.

[0061] As várias medidas de largura, diâmetro, espessura, altura, perímetro, circunferência e área da seção transversal são de interesse e um aumento constante (linear) ou variável (não linear) de qualquer uma dessas medidas em pelo menos parte da extensão longitudinal de uma porção de extremidade de pavio pode ser implementado para fornecer uma forma alargada. As medidas são todas características da seção transversal do pavio no local de interesse, portanto podem ser designadas coletivamente como parâmetros de seção transversal, medidas de seção transversal, valores de seção transversal ou valores numéricos de seção transversal. Dentro desse conjunto de parâmetros, as medidas de largura (espessura, altura, diâmetro) são medidas lineares, portanto podem ser consideradas dimensões transversais, uma vez que “dimensão” normalmente indica uma extensão linear.[0061] The various measurements of width, diameter, thickness, height, perimeter, circumference and cross-sectional area are of interest and a constant (linear) or variable (non-linear) increase in any of these measurements over at least part of the length Longitudinal of a wick end portion can be implemented to provide a flared shape. The measurements are all characteristics of the cross-section of the wick at the location of interest, so they can be collectively referred to as cross-section parameters, cross-section measurements, cross-section values, or numerical cross-section values. Within this set of parameters, width measurements (thickness, height, diameter) are linear measurements, therefore they can be considered transverse dimensions, since “dimension” normally indicates a linear extension.

[0062] A Figura 8A mostra uma vista lateral esquemática de um pavio de exemplo para ilustrar a configuração alargada. Uma porção de aquecedor central H tem uma extensão longitudinal L1 ao longo do eixo L, uma largura W1 perpendicular ao eixo L e um perímetro P1 em um plano perpendicular ao eixo L. Em cada lado da porção central, a largura (e, portanto, também o perímetro) aumenta para formar as porções de extremidade E1 e E2 que terminam com uma largura máxima W2 maior que W1 e um perímetro máximo P1 maior que P2. Uma primeira porção de extremidade E1 tem um comprimento L2 ao longo do eixo L, e a segunda porção de extremidade E2 tem um comprimento L2 ao longo do eixo L. O limite ou junção entre a porção central H e cada porção de extremidade E1, E2 é indicado como "a”, e marca o ponto onde o pavio se destina a passar através de uma abertura numa parede de um reservatório (correspondentemente, uma parede da câmara de atomização alojando o aquecedor). Essa junção ou fronteira pode ser considerada como um “pescoço” da porção de extremidade, além da qual o pavio se expande para fora. As junções “a” se alinham com a parede do reservatório e indicam o local em que a porção do aquecedor do pavio faz a transição para uma porção de extremidade. As duas larguras W1 e W2 são separadas na dimensão longitudinal L ao longo do comprimento do pavio geralmente alongado, onde L é ortogonal à dimensão da largura. O aumento na dimensão para formar o alargamento pode ser linear, de modo que os lados do pavio nas porções de extremidade sejam retos e angulados para fora em relação à porção central, como no exemplo da Figura 8. No exemplo da Figura 8A, a largura crescente é não linear, de modo que a largura aumenta mais rapidamente em direção às extremidades do pavio, dando lados curvos ao pavio 500, de modo que cada extremidade tenha uma forma de "trompete". Uma combinação de aumentos lineares e não lineares pode ser usada para fornecer um perfil desejado para o pavio 500. O aumento na largura/perímetro/seção transversal da porção de extremidade em comparação com a porção central pode começar no local do limite "a", ou em qualquer local após o ponto "a", em direção à extremidade física do pavio, distante da porção do aquecedor e dentro da porção de extremidade, ou antes do ponto "a", longe da extremidade física do pavio e dentro da porção do aquecedor.[0062] Figure 8A shows a schematic side view of an example wick to illustrate the flared configuration. A central heater portion H has a longitudinal extent L1 along the L axis, a width W1 perpendicular to the L axis, and a perimeter P1 in a plane perpendicular to the L axis. On each side of the central portion, the width (and therefore also the perimeter) increases to form end portions E1 and E2 which terminate with a maximum width W2 greater than W1 and a maximum perimeter P1 greater than P2. A first end portion E1 has a length L2 along the L axis, and the second end portion E2 has a length L2 along the L axis. The boundary or junction between the central portion H and each end portion E1, E2 is denoted as "a", and marks the point where the wick is intended to pass through an opening in a wall of a reservoir (correspondingly, a wall of the atomization chamber housing the heater). This junction or boundary may be considered as a “neck” of the end portion, beyond which the wick expands outward. “a” junctions align with the reservoir wall and indicate the location at which the heater portion of the wick transitions to an end portion . The two widths W1 and W2 are separated in the longitudinal dimension L along the length of the generally elongated wick, where L is orthogonal to the width dimension. The increase in dimension to form the flare may be linear, so that the sides of the wick at the end portions are straight and angled outward relative to the center portion, as in the example of Figure 8. In the example of Figure 8A, the increasing width is nonlinear, so that the width increases more rapidly toward the ends of the wick , giving curved sides to the wick 500 so that each end has a "trumpet" shape. A combination of linear and non-linear increases may be used to provide a desired profile for the wick 500. The increase in width/perimeter/cross-section of the end portion compared to the center portion may begin at the boundary location "a", or at any location after point "a", towards the physical end of the wick, away from the heater portion and within the end portion, or before point "a", away from the physical end of the wick and within the heater portion. heater.

[0063] Observe que nos exemplos das Figuras 8 e 8A, a maior largura/perímetro (W2 ou P2) para as porções de extremidade está na extremidade, mas isso não precisa ser o caso.[0063] Note that in the examples of Figures 8 and 8A, the largest width/perimeter (W2 or P2) for the end portions is at the end, but this need not be the case.

[0064] Formas regulares, como nas Figuras 8 e 8A, podem ser obtidas para um material de pavio sólido, como uma cerâmica porosa. Pavios formados a partir de fibras ou feixes de fibras podem ter uma forma menos regular e mais irregular, dentro de um contorno alargado, mas a impressão geral será a mesma, com uma largura e um perímetro claramente aumentados para as porções de extremidade em comparação com a porção do aquecedor.[0064] Regular shapes, as in Figures 8 and 8A, can be obtained for a solid wick material, such as a porous ceramic. Wicks formed from fibers or bundles of fibers may have a less regular and more irregular shape, within an enlarged outline, but the overall impression will be the same, with a clearly increased width and perimeter for the end portions compared to the heater portion.

[0065] A maior dimensão para as porções de extremidade pode ser maior ou menor em comparação com a porção central, conforme necessário. Qualquer alargamento das seções de extremidade pode ter um efeito positivo na drenagem, com um maior alargamento produzindo um efeito mais perceptível. Portanto, a largura (ou profundidade ou espessura) W2 é maior que W1, de modo que W2/W1 possui qualquer valor maior que 1. Por exemplo, W2/W1 pode ser de pelo menos 1,25, ou pelo menos 1,5 ou pelo menos 2 ou pelo menos pelo menos 3, ou pelo menos 4 ou pelo menos 5. Em termos de circunferência ou perímetro (em outras palavras, a medição em torno do pavio na posição da largura de interesse), P2 é maior que P1, de modo que P2/P1 tem qualquer valor maior que 1. Por exemplo, P2/P1 pode ser pelo menos 1,25 ou pelo menos 1,5 ou pelo menos 2 ou pelo menos 3 ou pelo menos 4 ou pelo menos 5. Em termos de área da seção transversal ortogonal para o eixo longitudinal, a área máxima A2 da porção de extremidade é maior que a área A1 da porção do aquecedor, de modo que A2/A1 tenha qualquer valor maior que 1. Por exemplo, A2/A1 pode ser pelo menos 1,25 ou pelo menos 1,5, ou pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4 ou pelo menos 5.[0065] The largest dimension for the end portions can be larger or smaller compared to the central portion, as necessary. Any widening of the end sections can have a positive effect on drainage, with greater widening producing a more noticeable effect. Therefore, the width (or depth or thickness) W2 is greater than W1, so W2/W1 has any value greater than 1. For example, W2/W1 can be at least 1.25, or at least 1.5 or at least 2 or at least at least 3, or at least 4 or at least 5. In terms of circumference or perimeter (in other words, the measurement around the wick at the width position of interest), P2 is greater than P1 , so that P2/P1 has any value greater than 1. For example, P2/P1 can be at least 1.25 or at least 1.5 or at least 2 or at least 3 or at least 4 or at least 5. In terms of cross-sectional area orthogonal to the longitudinal axis, the maximum area A2 of the end portion is greater than the area A1 of the heater portion, so that A2/A1 has any value greater than 1. For example, A2/ A1 can be at least 1.25 or at least 1.5, or at least 2, or at least 3, or at least 4 or at least 5.

[0066] Em muitos exemplos, a porção do aquecedor terá uma espessura ou largura geralmente constante, de modo que a largura W1, o perímetro P1 e a área da seção transversal A1 sejam iguais no meio do pavio (e em outros locais intermediários) como no local do pescoço onde a porção de extremidade começa. No entanto, isso não precisa ser o caso, e a porção do aquecedor pode ter uma seção transversal variável. Nesse caso, um valor para W1 ou P1 ou A1 para comparação com o parâmetro equivalente W2 ou P2 ou A2 para a porção de extremidade pode ser obtido a partir da largura ou perímetro ou da área de seção transversal no pescoço.[0066] In many examples, the heater portion will have a generally constant thickness or width such that the width W1, the perimeter P1, and the cross-sectional area A1 are equal at the middle of the wick (and other intermediate locations) as at the place on the neck where the butt portion begins. However, this need not be the case, and the heater portion may have a variable cross-section. In this case, a value for W1 or P1 or A1 for comparison with the equivalent parameter W2 or P2 or A2 for the end portion can be obtained from the width or perimeter or the cross-sectional area at the neck.

[0067] A Figura 9 mostra uma vista em perspectiva de um pavio de exemplo com uma seção transversal geralmente circular e na qual o parâmetro ou parâmetros aumentados para formar as extremidades alargadas E1, E2 estão em duas dimensões, de modo que a seção transversal circular é preservada da porção central H para porções de extremidade E1, E2. O aumento é não linear, de modo que o pavio possui um perfil curvo. A forma geral do pavio pode ser considerada uma forma de "halter".[0067] Figure 9 shows a perspective view of an example wick having a generally circular cross-section and in which the parameter or parameters increased to form the flared ends E1, E2 are in two dimensions, so that the circular cross-section is preserved from central portion H to end portions E1, E2. The rise is non-linear, so the wick has a curved profile. The overall shape of the wick can be considered a "dumbbell" shape.

[0068] A Figura 10 mostra uma vista em perspectiva de um pavio de exemplo no qual o aumento para formar o formato alargado está em apenas uma dimensão. A porção central H tem uma seção transversal quadrada. Nas porções de extremidade E1, E2, a largura na direção da espessura (conforme ilustrado, no plano da página) permanece a mesma da porção central H, mas a largura na direção da altura (conforme ilustrado, verticalmente no plano da página) aumenta linearmente ao longo da extensão longitudinal das porções de extremidade. O formato geral do pavio pode ser considerado uma forma de "gravata borboleta".[0068] Figure 10 shows a perspective view of an example wick in which the increase to form the flared shape is in only one dimension. The central portion H has a square cross-section. In the end portions E1, E2, the width in the thickness direction (as illustrated, in the plane of the page) remains the same as in the central portion H, but the width in the height direction (as illustrated, vertically in the plane of the page) increases linearly along the longitudinal extent of the end portions. The overall shape of the wick can be considered a "bow tie" shape.

[0069] Como outro exemplo, um pavio com uma porção central quadrada, como na Figura 10, pode ter uma largura aumentada em duas dimensões, como na Figura 9, para preservar a seção transversal quadrada dentro das porções de extremidade. Além disso, uma porção do aquecedor lateralmente achatada pode expandir-se para porções de extremidade curvadas ou arredondadas, ou uma porção do aquecedor curvada ou arredondada pode expandir-se para porções de extremidade planas. Não há necessidade de preservar qualquer forma ou característica geométrica da porção do aquecedor para as porções de extremidade, apenas que haja pelo menos um aumento dimensional transversal para alcançar a forma alargada.[0069] As another example, a wick with a square central portion, as in Figure 10, may have a width increased in two dimensions, as in Figure 9, to preserve the square cross-section within the end portions. Furthermore, a laterally flat portion of the heater may expand into curved or rounded end portions, or a curved or rounded portion of the heater may expand into flat end portions. There is no need to preserve any shape or geometric characteristic of the heater portion for the end portions, only that there be at least one transverse dimensional increase to achieve the flared shape.

[0070] A Figura 11 mostra uma vista em perspectiva de um pavio de exemplo formado a partir de um feixe de fibras. Na porção central H, as fibras são fiadas ou torcidas. Nas porções de extremidade E1, E2, as fibras são separadas umas das outras e espaçadas. Portanto, a largura das porções de extremidade é maior que a largura da porção central. Essa configuração pode ser alcançada ao tomar um comprimento de fibras agrupadas previamente torcidas, fiadas, entrelaçadas, tecidas ou entrançadas, e desenrolar as fibras em cada extremidade do comprimento para espalhá-las em uma forma alargada. Alternativamente, fibras individuais podem ser tomadas e torcidas, fiadas, entrelaçadas, tecidas ou entrançadas em uma região central para formar um feixe mais estreito para a porção do aquecedor do pavio. Como alternativa, como mencionado acima, o feixe central mais estreito pode ser formado ligando, amarrando ou enrolando uma região central do feixe para comprimir e confinar as fibras nessa região, usando fibras adicionais do mesmo ou de um tipo diferente, ou usando as bobinas de um elemento de aquecimento.[0070] Figure 11 shows a perspective view of an example wick formed from a fiber bundle. In the central portion H, the fibers are spun or twisted. In the end portions E1, E2, the fibers are separated from each other and spaced apart. Therefore, the width of the end portions is greater than the width of the central portion. This configuration can be achieved by taking a length of previously twisted, spun, interlaced, woven or plaited bundled fibers, and unwinding the fibers at each end of the length to spread them into a flared shape. Alternatively, individual fibers may be taken and twisted, spun, intertwined, woven or plaited in a central region to form a narrower bundle for the heater portion of the wick. Alternatively, as mentioned above, the narrower central bundle can be formed by binding, tying or wrapping a central region of the bundle to compress and confine the fibers in that region, using additional fibers of the same or a different type, or using the coils of a heating element.

[0071] Os exemplos até agora compreenderam pavios com uma porção de aquecedor central e duas porções de extremidade, em um alinhamento linear com a porção do aquecedor no centro entre as porções de extremidade. Uma tal disposição é conveniente para um reservatório anular em torno de uma câmara de atomização, onde é desejável que o pavio chegue através da câmara e para dentro do reservatório em dois lados opostos. No entanto, as presentes concretizações não são limitadas a esse respeito, e o pavio pode compreender qualquer número de porções de extremidade alargadas destinadas à imersão em um reservatório e contíguas a uma porção de aquecedor destinada a localização em uma câmara de atomização.[0071] The examples thus far have comprised wicks with a central heater portion and two end portions, in a linear alignment with the heater portion in the center between the end portions. Such an arrangement is convenient for an annular reservoir around an atomization chamber, where it is desirable for the wick to reach through the chamber and into the reservoir on two opposite sides. However, the present embodiments are not limited in this regard, and the wick may comprise any number of flared end portions intended for immersion in a reservoir and contiguous with a heater portion intended for location in an atomization chamber.

[0072] A Figura 12 mostra uma seção transversal parcial simplificada de um exemplo de pavio com uma extremidade alargada. O pavio compreende uma porção de aquecimento H disposta linearmente continuamente com uma única porção de extremidade E1. A porção de aquecimento H é provida com um elemento de aquecimento 450 na forma de uma bobina de fio enrolada em torno do pavio; essas partes estão dispostas em uma câmara de atomização 465. Uma parede 270b divide a câmara de atomização 465 de um reservatório 270, e o pavio é disposto para se estender através de uma abertura 270c na parede, de modo que a porção de extremidade alargada E esteja situada dentro do reservatório.[0072] Figure 12 shows a simplified partial cross-section of an example wick with a flared end. The wick comprises a continuously linearly arranged heating portion H with a single end portion E1. The heating portion H is provided with a heating element 450 in the form of a coil of wire wound around the wick; these parts are disposed in an atomization chamber 465. A wall 270b divides the atomization chamber 465 from a reservoir 270, and the wick is arranged to extend through an opening 270c in the wall, so that the flared end portion E is located inside the reservoir.

[0073] A Figura 13 mostra uma vista simplificada de um exemplo de pavio com quatro extremidades alargadas, mostrada em seção transversal através de uma fonte de aerossol (isto é, perpendicular à direção do fluxo de ar, que estará no plano da página). É conhecido configurar um atomizador para compreender um par de pavios, cada um com um elemento de aquecimento, e organizá-los em forma de cruz em relação ao fluxo de ar através de uma câmara de atomização cercada por um reservatório anular, de modo que ambas as extremidades de cada pavio atinjam o reservatório. A presente invenção pode ser aplicada a esse arranjo, seja alargando as extremidades de dois pavios separados de duas extremidades ou fornecendo um pavio único em forma de cruz no qual cada um dos quatro braços termina em uma porção de extremidade alargada. A Figura 13 mostra um exemplo dessa configuração. O pavio 500 tem uma porção central H na forma de uma cruz, que é cercada por um elemento de aquecimento 450 que pode compreender uma, duas ou mais bobinas de fio, por exemplo. Esta porção está localizada em uma câmara de atomização que é dividida de um reservatório anular 270 por uma parede anular interna 270b. Uma parede anular externa 270a forma o exterior do reservatório 270. A parede interna 270b tem quatro aberturas 270c, alinhadas com os quatro braços do pavio 500, de modo que os braços se estendem através das aberturas 270c para o reservatório, em que uma ou mais as dimensões transversais dos braços são aumentadas para formar porções de extremidade alargadas E1-E4 para absorção de líquido. O pavio pode ser considerado possuir uma forma de “cruz de Malta”.[0073] Figure 13 shows a simplified view of an example wick with four flared ends, shown in cross section through an aerosol source (i.e., perpendicular to the direction of airflow, which will be in the plane of the page). It is known to configure an atomizer to comprise a pair of wicks, each with a heating element, and to arrange them in a cross shape with respect to the flow of air through an atomization chamber surrounded by an annular reservoir, so that both the ends of each wick reach the reservoir. The present invention can be applied to such an arrangement either by widening the ends of two separate two-ended wicks or by providing a single cross-shaped wick in which each of the four arms terminates in a flared end portion. Figure 13 shows an example of this configuration. The wick 500 has a central portion H in the shape of a cross, which is surrounded by a heating element 450 that may comprise one, two or more coils of wire, for example. This portion is located in an atomization chamber that is divided from an annular reservoir 270 by an inner annular wall 270b. An outer annular wall 270a forms the exterior of the reservoir 270. The inner wall 270b has four openings 270c, aligned with the four arms of the wick 500, such that the arms extend through the openings 270c into the reservoir, wherein one or more the transverse dimensions of the arms are increased to form enlarged end portions E1-E4 for liquid absorption. The wick can be considered to have a “Maltese cross” shape.

[0074] Para configurações de pavio possuindo mais do que uma porção de extremidade alargada, cada porção de extremidade pode ou não ter o mesmo tamanho e forma. Porções de extremidade do mesmo tamanho e forma fornecem um pavio simétrico, enquanto que porções de extremidade diferentes (por tamanho e/ou forma e/ou quantidade de alargamento) fornecem um pavio assimétrico, que pode ser preferido em alguns casos, dependendo da configuração e disposição da câmara de atomização e o reservatório. Para porções de extremidade ou braços com diferentes quantidades de alargamento, cada braço terá uma largura ou perímetro ou área de seção transversal que é maior que a da porção do aquecedor, mas pode diferir da do outro braço ou braços.[0074] For wick configurations having more than one flared end portion, each end portion may or may not have the same size and shape. End portions of the same size and shape provide a symmetrical wick, while different end portions (by size and/or shape and/or amount of flare) provide an asymmetrical wick, which may be preferred in some cases depending on the configuration and arrangement of the atomization chamber and the reservoir. For end portions or arms with different amounts of flare, each arm will have a width or perimeter or cross-sectional area that is greater than that of the heater portion, but may differ from that of the other arm or arms.

[0075] Os exemplos já apresentados assumiram uma configuração de atomizador (a combinação de um pavio e um aquecedor) na qual um elemento de aquecimento é fornecido externamente a um pavio; por exemplo, o aquecedor é uma bobina enrolada em torno de uma porção (central) do aquecedor do pavio. A divulgação não é limitada a esse respeito, no entanto. Como alternativa, o elemento de aquecimento pode ser incorporado no material poroso do pavio, no local da porção de aquecimento destinada a ser disposta dentro de uma câmara de atomização.[0075] The examples already presented assumed an atomizer configuration (the combination of a wick and a heater) in which a heating element is supplied externally to a wick; for example, the heater is a coil wound around a (central) portion of the wick heater. Disclosure is not limited in this regard, however. Alternatively, the heating element may be incorporated into the porous wick material at the location of the heating portion intended to be disposed within an atomization chamber.

[0076] A Figura 14 mostra uma vista lateral simplificada de um pavio de exemplo com um aquecedor incorporado. O pavio 500 tem uma porção de aquecedor central H e duas extremidades alargadas E1, E2. Observe que as extremidades terminam em uma forma arredondada e, portanto, são um exemplo em que a largura/área/perímetro máximo das extremidades alargadas está localizada interiormente a partir da extremidade física do pavio. Um aquecedor 450 na forma de um fio é disposto dentro do material do pavio da porção do aquecedor H e segue um caminho de serpentina nesta região, com dois condutores externos 552A e 552B se estendendo da seção de serpentina para o exterior do pavio 500 para conexão elétrica do aquecedor 450. O aquecedor pode ter qualquer forma dentro do material de pavio e pode ser formado de fio ou de uma camada condutora, por exemplo. Da mesma forma, elementos de aquecimento externos podem assumir qualquer forma e não se limitam a bobinas.[0076] Figure 14 shows a simplified side view of an example wick with a built-in heater. The wick 500 has a central heater portion H and two flared ends E1, E2. Note that the ends terminate in a rounded shape and are therefore an example where the maximum width/area/perimeter of the flared ends is located inwardly from the physical end of the wick. A heater 450 in the form of a wire is disposed within the wick material of the heater portion H and follows a serpentine path in this region, with two outer conductors 552A and 552B extending from the serpentine section to the exterior of the wick 500 for connection. heater 450. The heater may be of any shape within the wick material and may be formed of wire or a conductive layer, for example. Likewise, external heating elements can take any form and are not limited to coils.

[0077] Observe que, embora as Figuras representem vários exemplos de pavios alargados em contorno simples, que podem sugerir um material de pavio sólido, como cerâmica porosa, qualquer uma das várias formas e configurações, além de outras dentro do escopo da divulgação que será aparente para o versado na técnica, pode ser configurada em um formato baseado em fibra ou em um formato de material sólido.[0077] Note that although the Figures depict several examples of flared wicks in simple outline, which may suggest a solid wick material, such as porous ceramic, any of various shapes and configurations, and others within the scope of the disclosure that will be apparent to one skilled in the art, it can be configured in a fiber-based format or in a solid material format.

[0078] Além disso, enquanto que a(s) porção(ões) final(is) do pavio e as porções do aquecedor são adjacentes umas às outras, elas não precisam ser dispostas ao longo de uma linha reta. Em outras palavras, o eixo longitudinal (L nas Figuras 8 e 8A) não precisa ser uma linha reta. Pode haver mais uma dobra no eixo, por exemplo, um pavio de duas extremidades pode ter uma forma de U, no qual as porções de extremidade formam um ângulo de cerca de 90 graus em relação à porção do aquecedor. No entanto, as porções de extremidade ainda terão uma largura maior que a largura da porção do aquecedor, medida ortogonalmente em relação ao eixo longitudinal local, independentemente de quaisquer curvas, voltas ou ângulos no eixo como um todo. Além disso, pode- se definir a largura aumentada e alargada da porção de extremidade ou porções do pavio como a porção de extremidade com uma largura, perímetro ou área de seção transversal máxima que é maior que uma largura, perímetro ou área de seção transversal do pavio no ponto (o pescoço da porção de extremidade) em que se destina a passar através de uma abertura na parede da câmara de atomização para alcançar o reservatório.[0078] Furthermore, while the end portion(s) of the wick and the heater portions are adjacent to each other, they need not be arranged along a straight line. In other words, the longitudinal axis (L in Figures 8 and 8A) does not have to be a straight line. There may be a further bend in the shaft, for example a double-ended wick may have a U-shape in which the end portions form an angle of about 90 degrees with respect to the heater portion. However, the end portions will still have a width greater than the width of the heater portion, measured orthogonally to the local longitudinal axis, regardless of any curves, turns or angles in the axis as a whole. Furthermore, one may define the increased and enlarged width of the end portion or portions of the wick as the end portion with a maximum width, perimeter, or cross-sectional area that is greater than a width, perimeter, or cross-sectional area of the wick. wick at the point (the neck of the end portion) where it is intended to pass through an opening in the wall of the atomization chamber to reach the reservoir.

[0079] Em conclusão, a fim de abordar várias questões e avançar a técnica, esta divulgação mostra, a título de ilustração, várias concretizações nas quais a(s) invenção(s) reivindicada(s) pode(m) ser praticada(s). As vantagens e características da divulgação são apenas de uma amostra representativa das concretizações e não são exaustivas e/ou exclusivas. Elas são apresentadas apenas para auxiliar no entendimento e no ensinamento da(s) invenção(s) reivindicada(s). Deve ser entendido que vantagens, concretizações, exemplos, funções, características, estruturas e/ou outros aspectos da divulgação não devem ser considerados limitações na divulgação, conforme definido pelas reivindicações ou limitações de equivalentes às reivindicações, e que outras concretizações podem ser utilizadas e modificações podem ser feitas sem se afastar do escopo das reivindicações. Várias concretizações podem adequadamente compreender, consistir em, ou consistir essencialmente em várias combinações dos elementos, componentes, características, partes, etapas, meios, etc. divulgados, exceto as especificamente descritas neste documento. A divulgação pode incluir outras invenções não reivindicadas no momento, mas que podem ser reivindicadas no futuro.[0079] In conclusion, in order to address various issues and advance the art, this disclosure shows, by way of illustration, various embodiments in which the claimed invention(s) may be practiced. ). The advantages and characteristics of the disclosure are only of a representative sample of embodiments and are not exhaustive and/or exclusive. They are presented solely to assist in understanding and teaching the claimed invention(s). It should be understood that advantages, embodiments, examples, functions, features, structures and/or other aspects of the disclosure should not be considered limitations on the disclosure as defined by the claims or limitations of equivalents to the claims, and that other embodiments may be used and modifications can be made without departing from the scope of the claims. Various embodiments may suitably comprise, consist of, or consist essentially of various combinations of the elements, components, features, parts, steps, means, etc. disclosed, except those specifically described in this document. The disclosure may include other inventions not currently claimed but which may be claimed in the future.

Claims (15)

1. Fonte de aerossol para um sistema eletrônico de fornecimento de vapor caracterizada pelo fato de que compreende: um elemento de aquecimento; uma câmara de atomização; um reservatório para reter líquido fonte de fluxo livre; um pavio poroso que se estende da câmara de atomização para o reservatório e compreende uma porção de aquecedor em cooperação com o elemento de aquecimento dentro da câmara de atomização, de tal modo que o elemento de aquecimento seja externo à porção de aquecedor ou disposto dentro da porção de aquecedor, e pelo menos uma porção de coleta de líquido dentro do reservatório, a porção de coleta de líquido tendo uma área de seção transversal máxima que é maior do que uma área de seção transversal da porção de aquecedor; em que o elemento de aquecimento é formado como um fio e o pavio poroso tem um formato semelhante a uma haste e é formado a partir de um material poroso não baseado em fibra com poros intersticiais integrais.1. Aerosol source for an electronic steam supply system characterized in that it comprises: a heating element; an atomization chamber; a reservoir for retaining free-flowing source liquid; a porous wick extending from the atomization chamber into the reservoir and comprising a heater portion in cooperation with the heating element within the atomization chamber, such that the heating element is external to the heater portion or disposed within the heater portion, and at least one liquid collecting portion within the reservoir, the liquid collecting portion having a maximum cross-sectional area that is greater than a cross-sectional area of the heater portion; wherein the heating element is formed as a wire and the porous wick has a rod-like shape and is formed from a non-fiber-based porous material with integral interstitial pores. 2. Fonte de aerossol, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a porção de coleta de líquido tem pelo menos uma dimensão de seção transversal que aumenta com a distância da porção de aquecedor até a área de seção transversal máxima sobre pelo menos parte da porção de coleta de líquido.2. Aerosol source according to claim 1, characterized by the fact that the liquid collection portion has at least one cross-sectional dimension that increases with distance from the heater portion to the maximum cross-sectional area at least minus part of the liquid collection portion. 3. Fonte de aerossol, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a porção de coleta de líquido tem duas dimensões de seção transversal que aumentam com a distância da porção de aquecedor até a área de seção transversal máxima sobre pelo menos parte da porção de coleta de líquido.3. The aerosol source of claim 1, wherein the liquid collecting portion has two cross-sectional dimensions that increase with distance from the heater portion to the maximum cross-sectional area over at least part of the liquid collection portion. 4. Fonte de aerossol, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que a dimensão de seção transversal é uma largura ou um diâmetro.4. Aerosol source according to claim 2 or 3, characterized in that the cross-sectional dimension is a width or a diameter. 5. Fonte de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a área de seção transversal da porção de aquecedor é uma área de seção transversal média ao longo de um comprimento da porção de aquecedor.5. Aerosol source according to any one of claims 1 to 3, characterized in that the cross-sectional area of the heater portion is an average cross-sectional area over a length of the heater portion. 6. Fonte de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a área de seção transversal da porção de aquecedor é uma área de seção transversal em que o pavio passa da câmara de atomização para o reservatório.6. Aerosol source according to any one of claims 1 to 3, characterized in that the cross-sectional area of the heater portion is a cross-sectional area in which the wick passes from the atomization chamber to the reservoir. 7. Fonte de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que uma razão da área de seção transversal máxima da porção de coleta de líquido para a área de seção transversal da porção de aquecedor tem um valor maior que 1.7. Aerosol source according to any one of claims 1 to 6, characterized in that a ratio of the maximum cross-sectional area of the liquid collection portion to the cross-sectional area of the heater portion has a greater value than 1. 8. Fonte de aerossol, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a razão é de pelo menos 1,25 ou pelo menos 1,5 ou pelo menos 2 ou pelo menos 3 ou pelo menos 4 ou pelo menos 5.8. Aerosol source according to claim 7, characterized by the fact that the ratio is at least 1.25 or at least 1.5 or at least 2 or at least 3 or at least 4 or at least 5. 9. Fonte de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que a porção de aquecedor e a pelo menos uma porção de coleta de líquido estão dispostas linearmente ao longo de um eixo longitudinal reto do pavio ortogonal às áreas de seção transversal.9. Aerosol source according to any one of claims 1 to 8, characterized in that the heater portion and the at least one liquid collection portion are arranged linearly along a straight longitudinal axis of the wick orthogonal to the cross-sectional areas. 10. Fonte de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que o pavio é formado a partir de um material cerâmico poroso.10. Aerosol source according to any one of claims 1 to 9, characterized in that the wick is formed from a porous ceramic material. 11. Fonte de aerossol, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que o reservatório está disposto anularmente em torno da câmara de atomização e o pavio compreende duas porções de coleta de líquido que se estendem para o reservatório em lados opostos da câmara de atomização.11. Aerosol source according to any one of claims 1 to 10, characterized in that the reservoir is arranged annularly around the atomization chamber and the wick comprises two liquid collection portions extending into the reservoir in opposite sides of the atomization chamber. 12. Atomizador para um sistema eletrônico de fornecimento de vapor caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento de aquecimento; e um pavio poroso compreendendo uma porção de aquecedor em cooperação com o elemento de aquecimento, de tal modo que o elemento de aquecimento seja externo à porção de aquecedor ou disposto dentro da porção de aquecedor, e pelo menos uma porção de coleta de líquido contígua à porção de aquecedor para colocação em um reservatório de líquido fonte, a porção de coleta de líquido tendo uma área de seção transversal máxima que é maior do que uma área de seção transversal da porção de aquecedor; em que o elemento de aquecimento é formado como um fio e o pavio poroso tem um formato semelhante a uma haste e é formado a partir de um material poroso não baseado em fibra com poros intersticiais integrais.12. Atomizer for an electronic steam supply system characterized in that it comprises: a heating element; and a porous wick comprising a heater portion in cooperation with the heating element, such that the heating element is external to the heater portion or disposed within the heater portion, and at least one liquid collection portion contiguous to the heater portion for placement in a source liquid reservoir, the liquid collecting portion having a maximum cross-sectional area that is greater than a cross-sectional area of the heater portion; wherein the heating element is formed as a wire and the porous wick has a rod-like shape and is formed from a non-fiber-based porous material with integral interstitial pores. 13. Pavio para um atomizador de um sistema eletrônico de fornecimento de vapor, que tem um formato semelhante a uma haste e é feito de material poroso não baseado em fibra com poros intersticiais integrais, e caracterizado pelo fato de que compreende: uma porção de aquecedor para cooperação com um elemento de aquecimento formado como um fio de tal modo que o elemento de aquecimento seja externo à porção de aquecedor ou disposto dentro da porção de aquecedor; e pelo menos uma porção de coleta de líquido contígua à porção de aquecedor para colocação em um reservatório de líquido fonte, a porção de coleta de líquido tendo uma área de seção transversal máxima que é maior do que uma área de seção transversal da porção de aquecedor.13. Wick for an atomizer of an electronic vapor supply system, having a rod-like shape and made of porous non-fiber-based material with integral interstitial pores, and characterized in that it comprises: a heater portion for cooperating with a heating element formed as a wire such that the heating element is external to the heater portion or disposed within the heater portion; and at least one liquid collection portion contiguous to the heater portion for placement in a source liquid reservoir, the liquid collection portion having a maximum cross-sectional area that is greater than a cross-sectional area of the heater portion . 14. Cartomizador para um sistema de fornecimento de vapor eletrônico caracterizado pelo fato de que compreende: uma fonte de aerossol conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, ou um atomizador conforme definido na reivindicação 12, ou um pavio conforme definido na reivindicação 13.14. Cartomizer for an electronic vapor delivery system comprising: an aerosol source as defined in any one of claims 1 to 11, or an atomizer as defined in claim 12, or a wick as defined in claim 13 . 15. Fonte de aerossol para um sistema eletrônico de fornecimento de vapor caracterizada pelo fato de que compreende: uma câmara de atomização; um reservatório para reter o líquido fonte; uma parede que separa a câmara de atomização e o reservatório e possuindo pelo menos uma abertura na mesma; um atomizador para vaporizar o líquido fonte do reservatório e compreendendo: um elemento de aquecimento formado como um fio; e um elemento de pavio poroso para transportar líquido fonte do reservatório para o elemento de aquecimento; em que o elemento de pavio tem um formato semelhante a uma haste e é formado a partir de um material poroso não baseado em fibra com poros intersticiais integrais e compreende: uma porção de aquecedor adjacente ao elemento de aquecimento, de tal modo que o elemento de aquecimento seja externo à porção de aquecedor ou disposto dentro da porção de aquecedor, e pelo menos uma porção de coleta de líquido unida à porção de aquecedor por um pescoço, a porção de aquecedor disposta na câmara de atomização, a porção de coleta de líquido disposta no reservatório, e o pescoço alinhado com uma abertura na parede; em que uma seção transversal do pescoço em pelo menos uma dimensão é menor que uma seção transversal da porção de coleta de líquido em pelo menos uma dimensão.15. Aerosol source for an electronic vapor supply system characterized by the fact that it comprises: an atomization chamber; a reservoir to retain the source liquid; a wall separating the atomization chamber and the reservoir and having at least one opening therein; an atomizer for vaporizing the source liquid from the reservoir and comprising: a heating element formed as a wire; and a porous wick element for transporting source liquid from the reservoir to the heating element; wherein the wick element has a rod-like shape and is formed from a non-fiber-based porous material with integral interstitial pores and comprises: a heater portion adjacent the heating element such that the heating element heating portion is external to the heater portion or disposed within the heater portion, and at least one liquid collecting portion connected to the heater portion by a neck, the heater portion disposed in the atomization chamber, the liquid collecting portion disposed in the reservoir, and the neck aligned with an opening in the wall; wherein a cross-section of the neck in at least one dimension is smaller than a cross-section of the liquid collecting portion in at least one dimension.
BR112019019971-3A 2017-03-24 2018-03-21 AEROSOL SOURCE, ATOMIZER, WICK AND CARTOMIZER BR112019019971B1 (en)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB1704674.9 2017-03-24
GBGB1704674.9A GB201704674D0 (en) 2017-03-24 2017-03-24 Aerosol source for a vapour provision system
PCT/GB2018/050726 WO2018172765A1 (en) 2017-03-24 2018-03-21 Aerosol source for a vapour provision system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019019971A2 BR112019019971A2 (en) 2020-04-28
BR112019019971B1 true BR112019019971B1 (en) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230284694A1 (en) Aerosol source for a vapor provision system
EP3422875B1 (en) Methods to add materials to a cartridge and an electronic vaping device including the cartridge
CA3018455C (en) Vapour provision device
US11278058B2 (en) Wick for vaporizer device
RU2666670C2 (en) Cartridge for generating aerosol system
KR102393360B1 (en) Electronic vapour provision device
KR101777159B1 (en) Electronic vapour provision device
KR102246202B1 (en) Electronic vapour provision device
CA2878977C (en) Electronic smoking device
BR112018069376B1 (en) STEAM SUPPLY APPARATUS
CN109068737A (en) Electrical steam cigarette device and cylinder for electrical steam cigarette device
KR20200069319A (en) Electronic vaping device comprising a transfer pad with oriented fibers
CN110891437A (en) Hybrid e-vaping cartridges, e-vaping devices including hybrid e-vaping cartridges, and methods of making the same
BR122021026776B1 (en) LIQUID RESERVOIR COMPONENT OF AN ELECTRONIC VAPORATION DEVICE
KR20190089878A (en) Aerosol generating system with cartridge and bypass air inlet
JP2024001361A (en) Cartridge for aerosol generation system
KR102555039B1 (en) Collapsible Fiber Substrate Reservoir for E-vaping Devices
BR112019019971B1 (en) AEROSOL SOURCE, ATOMIZER, WICK AND CARTOMIZER
RU2728625C1 (en) Electronic device for steam production
KR101364031B1 (en) Vaporizing Chip for Electronic Cigarette