BR112019019391B1 - Processo para o tingimento, composição e uso da composição - Google Patents

Processo para o tingimento, composição e uso da composição Download PDF

Info

Publication number
BR112019019391B1
BR112019019391B1 BR112019019391-0A BR112019019391A BR112019019391B1 BR 112019019391 B1 BR112019019391 B1 BR 112019019391B1 BR 112019019391 A BR112019019391 A BR 112019019391A BR 112019019391 B1 BR112019019391 B1 BR 112019019391B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vinyl
composition
weight
crotonic acid
silicone
Prior art date
Application number
BR112019019391-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019019391A2 (pt
Inventor
David Seneca
Delphine CHARRIER
Melissa Lassale
Sophie Bodelin
Original Assignee
L'oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR1754194A external-priority patent/FR3066110B1/fr
Application filed by L'oreal filed Critical L'oreal
Publication of BR112019019391A2 publication Critical patent/BR112019019391A2/pt
Publication of BR112019019391B1 publication Critical patent/BR112019019391B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a uma composição para o tingimento de fibras de queratina, compreendendo pelo menos (i) um ou mais copolímeros derivados da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, (ii) pelo menos um silicone, a quantidade total de silicone(s) estando na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição, e (iii) um ou mais pigmentos. A invenção também se refere a um processo de tingimento no qual a referida composição é aplicada a fibras de queratina, sendo a operação opcionalmente seguida por secagem. A composição torna possível obter tingimento temporário com a vantagem de formar um depósito resistente à transferência, deixando as fibras tratadas individualizadas, com uma melhor sensação cosmética.

Description

[001] A presente invenção refere-se a uma composição para o tingimento de fibras de queratina, compreendendo pelo menos um copolímero derivado da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, pelo menos um silicone, a quantidade total de silicone(s) sendo pelo menos 0,1% em peso em relação ao peso total da composição, e pelo menos um pigmento, e também a um processo de tingimento usado a referida composição.
[002] No campo do tingimento de fibras de queratina, particularmente fibras de queratina humanas, já é prática conhecida tingir fibras de queratina através de várias técnicas usando corantes diretos ou pigmentos para tingimento não permanente, ou precursores de corante para tingimento permanente.
[003] Existem essencialmente três tipos de processos de tingimento de cabelo: a) tingimento “permanente”, que tem a função de promover uma modificação substancial da cor natural e utiliza corantes de oxidação que penetram na fibra de cabelo e formam o corante através de um processo de condensação oxidativa; b) tingimento não permanente, semipermanente ou direto que não faz uso do processo de condensação oxidativa e que aguenta quatro ou cinco lavagens com xampu; consiste em tingir as fibras de queratina com composições de corante contendo corantes diretos. Esses corantes são moléculas coloridas e de coloração que têm afinidade por fibras de queratina. c) tingimento temporário, que promove uma modificação da cor natural do cabelo que permanece de uma lavagem de xampu até a próxima e que serve para intensificar ou corrigir um tom que já foi obtido. Pode ser também comparado a um processo de “maquiagem”.
[004] Para este último tipo de tingimento, é prática conhecida usar polímeros coloridos formados pela enxertia de um ou mais corantes de natureza azo, trifenilmetano, azina, indoamina ou antraquinona em uma cadeia polimérica. Esses polímeros coloridos não são inteiramente satisfatórios, especialmente em termos da homogeneidade da coloração obtida e sua resistência, sem mencionar os problemas associados com sua fabricação e especialmente com sua reprodutibilidade.
[005] Outro método de tingimento consiste em usar pigmentos. Especificamente, o uso de pigmento na superfície de fibras de queratina geralmente torna possível obter colorações visíveis em cabelo escuro, pois o pigmento superficial mascara a cor natural da fibra. O uso de pigmento para o tingimento de fibras de queratina é descrito, por exemplo, no pedido de patente FR 2 741 530; quando são aplicadas a fibras de queratina, essas composições apresentam a desvantagem de transferência, ou seja, de ficarem pelo menos parcialmente depositadas, deixando marcas, em determinados suportes com os quais podem ser colocados em contato e particularmente em roupa ou na pele. Isso resulta em persistência medíocre do filme aplicado, fazendo com que seja necessário repetir regularmente a aplicação da composição. Além disso, o surgimento dessas marcas inaceitáveis pode desencorajar certas pessoas a usarem esse tipo de tingimento.
[006] Composições para tingimento temporário e/ou maquiagem do cabelo podem também resultar em uma sensação no cabelo que não é cosmética e/ou não natural; o cabelo assim tingido pode, em particular, carecer de maciez e/ou maleabilidade e/ou individualização.
[007] Ainda existe, portanto, uma necessidade de se obter composições para o tingimento temporário de materiais de queratina, especialmente o cabelo, que tenham a vantagem de formar um depósito resistente à transferência, que, em particular, não fica depositado, pelo menos parcialmente, em suportes com os quais as composições são colocadas em contato, tais como a pele (em particular as mãos e o rosto) e/ou roupa.
[008] A invenção é dirigida ao fornecimento de composições que não degradam fibras de queratina, que não afetam suas propriedades cosméticas, tais como maciez e maleabilidade, que mantêm os fios de cabelo claramente individualizados sem sensação áspera, tendo, ao mesmo tempo, propriedades de resistência à transferência.
[009] Este objetivo é atingido com a presente invenção, sendo um objeto desta uma composição para o tingimento de fibras de queratina, especialmente fibras de queratina humanas, tais como o cabelo, compreendendo pelo menos um copolímero derivado da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, pelo menos um silicone, a quantidade total de silicone(s) estando na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição, e pelo menos um pigmento.
[010] Um objeto da invenção é também um processo para o tingimento de fibras de queratina, especialmente fibras de queratina humanas, tais como o cabelo, compreendendo a aplicação nas referidas fibras de uma composição como definida acima.
[011] O termo “pelo menos um” significa “um ou mais”.
[012] O termo “compreendendo um(a)” significa “compreendendo pelo menos um(a)”, salvo especificado de outro modo.
[013] Um objeto da presente invenção é, portanto, uma composição para o tingimento de fibras de queratina, compreendendo pelo menos (i) um ou mais copolímeros derivados da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, (ii) pelo menos um silicone, a quantidade total de silicone(s) estando na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição, e (iii) um ou mais pigmentos.
COMPOSIÇÃO DE CORANTE
[014] A composição de acordo com a invenção é preferencialmente uma composição cosmética para o tingimento de fibras de queratina, em particular fibras de queratina humanas, tais como o cabelo.
[015] Observou-se que ao utilizar a composição de corante de acordo com a invenção, é possível melhorar a individualização dos fios de cabelo e também reduzir a transferência. As fibras também têm uma sensação mais lisa, são mais macias e mais maleáveis, e se desembaraçam mais facilmente.
COPOLÍMEROS DE ÁCIDO CROTÔNICO
[016] A composição de acordo com a invenção compreende pelo menos um copolímero derivado da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, preferencialmente pelo menos dois monômeros de éster vinílico diferentes.
[017] De preferência, o copolímero de acordo com a invenção é selecionado de copolímeros derivados da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, preferencialmente pelo menos dois monômeros de éster vinílico diferentes.
[018] O termo “derivado de ácido crotônico” significa preferencialmente um éster de ácido crotônico ou uma amida de ácido crotônico.
[019] O termo “derivado de ácido crotônico” significa preferencialmente um éster ou amida de ácido crotônico, em particular: - (i) os ésteres de ácido crotônico da fórmula CH3CH=CHCOOR'1 com R'1 representando uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto (alquila), linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática (arila, aralquila ou alquilarila), contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6 (alcóxi), -CN, -X (halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I); podem ser mencionados, por exemplo, crotonato de metila e crotonato de etila - (ii) as amidas de ácido crotônico da fórmula CH3CH=CHCONR'2R"2 com R'2 e R"2, que podem ser idênticos ou diferentes, representando hidrogênio ou uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto (alquila), linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática, contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6 (alcóxi), -CN, -X (halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I).
[020] O termo “derivado de ácido crotônico” significa preferencialmente um éster ou amida de ácido crotônico, em particular: - (i) os ésteres de ácido crotônico da fórmula CH3CH=CHCOOR'1 com R'1 representando uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto, tal como uma alquila, linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática, tal como uma arila, aralquila ou alquilarila, contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6, tal como um alcóxi, -CN, -X, tal como um halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I; podem ser mencionados, por exemplo, crotonato de metila e crotonato de etila, - (ii) as amidas de ácido crotônico da fórmula CH3CH=CHCONR'2R"2 com R'2 e R"2, que podem ser idênticos ou diferentes, representando hidrogênio ou uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto, tal como uma alquila, linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática, contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6, tal como um alcóxi, -CN, -X, tal como um halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I.
[021] O(s) monômero(s) de éster vinílico pode(m) ser selecionado(s) dos compostos da fórmula CH2=CH-OCO-R'3 com R'3 representando uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto, linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática, contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6 (alcóxi), -CN, -X (halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I).
[022] Podem ser mencionados especialmente acetato de vinila, propionato de vinila, butirato (ou butanoato) de vinila, etil-hexanoato de vinila, neononanoato de vinila, neododecanoato de vinila, neodecanoato de vinila, pivalato de vinila, ciclo-hexanoato de vinila, benzoato de vinila, 4-terc- butilbenzoato de vinila e trifluoroacetato de vinila.
[023] De preferência, o copolímero de acordo com a invenção é selecionado de copolímeros derivados da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico e pelo menos dois monômeros de éster vinílico diferentes, os referidos monômeros de éster vinílico sendo preferencialmente selecionados de acetato de vinila, propionato de vinila, butirato (ou butanoato) de vinila, etil-hexanoato de vinila, neononanoato de vinila, neododecanoato de vinila, neodecanoato de vinila, pivalato de vinila, ciclo-hexanoato de vinila, benzoato de vinila, 4-terc-butilbenzoato de vinila e trifluoroacetato de vinila, preferencialmente de acetato de vinila, propionato de vinila e neodecanoato de vinila, melhor ainda de acetato de vinila e neodecanoato de vinila.
[024] Mais particularmente, o copolímero de acordo com a invenção é selecionado de copolímeros derivados da polimerização de ácido crotônico, acetato de vinila e propionato de vinila, copolímeros derivados da polimerização de ácido crotônico, acetato de vinila e neodecanoato de vinila, e misturas dos mesmos.
[025] De acordo com uma modalidade particular, o copolímero da composição de acordo com a invenção é um terpolímero de ácido crotônico/acetato de vinila/neodecanoato de vinila.
[026] Os copolímeros de acordo com a invenção podem opcionalmente compreender outros monômeros, tais como ésteres alílicos ou metalílicos, ou éteres vinílicos. Esses polímeros podem ser opcionalmente enxertados ou reticulados.
[027] Tais polímeros são descritos, inter alia, nas patentes francesas n.os 1.222.944, 1.580.545, 2.265.782, 2.265.781, 1.564.110 e 2.439.798. Produtos comerciais que se enquadram nessa categoria são os produtos Resyn® 28-2930 e 28-1310 vendidos pela empresa Akzo Nobel (nomes INCI copolímero de VA / crotonatos / decanoato de vinila e copolímero de VA / crotonatos, respectivamente). Podem ser mencionados também os produtos Luviset® CA 66 vendidos pela empresa BASF, Aristoflex® A60 vendidos pela empresa Clariant (nome INCI copolímero de VA / crotonatos) e Mexomere® PW ou PAM vendidos pela empresa Chimex (nome INCI copolímero de VA / butilbenzoato de vinila / crotonatos).
[028] A quantidade total do(s) copolímero(s) de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico de acordo com a invenção pode variar de 0,05% a 15% em peso em relação ao peso da composição, preferencialmente de 0,1% a 10% em peso em relação ao peso da composição, preferencialmente de 1% a 5% em peso em relação ao peso da composição.
SILICONES
[029] Como indicado acima, a composição contém um ou mais silicones. De preferência, a composição contém pelo menos dois silicones diferentes.
[030] De preferência, a composição contém pelo menos um aminossilicone.
[031] Os silicones podem ser sólidos ou líquidos a 25 °C e pressão atmosférica (1,013x105 Pa), e voláteis ou não voláteis.
[032] Os silicones que podem ser usados podem ser solúveis ou insolúveis na composição de acordo com a invenção; podem estar na forma de um óleo, cera, resina ou goma; são preferenciais óleos de silicone.
[033] Os silicones são descritos em detalhes especialmente em Chemistry and Technology of Silicones de Walter Noll (1968), Academic Press.
[034] De preferência, a composição contém um ou mais silicones que são líquidos a 25 °C e pressão atmosférica (1,013x105 Pa).
[035] Os silicones voláteis podem ser selecionados a partir daqueles com um ponto de ebulição entre 60 °C e 260 °C (à pressão atmosférica), e mais particularmente a partir de: (1) polidialquilsiloxanos cíclicos compreendendo de 3 a 7 e preferencialmente 4 a 5 átomos de silício, tais como - octametilciclotetrassiloxano e decametilciclopentassiloxano.
[036] Podem ser mencionados os produtos vendidos sob o nome Volatile Silicone 7207 pela Union Carbide ou Silbione 70045 V 2 pela Rhodia, Volatile Silicone 7158 pela Union Carbide ou Silbione 70045 V 5 pela Rhodia; - ciclocopolímeros do tipo dimetilsiloxano/metilalquilsiloxano que têm a estrutura química: Preferencialmente ciclometilsiloxano.
[037] Pode ser mencionado Volatile Silicone FZ 3109 vendido pela empresa Union Carbide; - misturas de silicones cíclicos com compostos orgânicos derivados de silício, tais como a mistura de octametilciclotetrassiloxano e tetratrimetilsililpentaeritritol (50/50) e a mistura de octametilciclotetrassiloxano e 1,1'-oxi(2,2,2',2',3,3'-hexatrimetilsililoxi)bisneopentano; 11) polidialquilsiloxanos lineares contendo 2 a 9 átomos de silício, que geralmente possuem uma viscosidade inferior ou igual a 5x10-6 m2/s a 25 °C, tal como decametiltetrassiloxano.
[038] Outros silicones que pertencem a essa categoria são descritos no artigo publicado em Cosmetics and Toiletries, Vol. 91, janeiro 76, páginas 27 a 32, Todd & Byers “Volatile Silicone Fluids for Cosmetics”; pode ser mencionado o produto vendido sob o nome SH 200 pela empresa Toray Silicone.
[039] Dentre os silicones não voláteis, podem ser mencionados, isoladamente ou como uma mistura, polidialquilsiloxanos e especialmente polidimetilsiloxanos (PDMS), polidiarilsiloxanos, polialquilarilsiloxanos, gomas e resinas de silicone, e também organopolissiloxanos (ou polissiloxanos organomodificados, ou alternativamente silicones organomodificados) que são polissiloxanos compreendendo na sua estrutura um ou mais grupos organofuncionais, geralmente ligados através de um grupo à base de hidrocarbonetos, e preferencialmente selecionados a partir de grupos arila, grupos amina, grupos alcóxi e grupos polioxietileno ou polioxipropileno. De preferência, os silicones não voláteis são selecionados de polidimetil/metilsiloxano que é opcionalmente oxietilenado e oxipropilenado.
[040] Os silicones organomodificados podem ser polidiarilsiloxanos, em particular polidifenilsiloxanos e polialquilarilsiloxanos, funcionalizados com os grupos organofuncionais mencionados anteriormente. Os polialquilarilsiloxanos são particularmente selecionados de polidimetil/metilfenilsiloxanos e polidimetil/difenilsiloxanos lineares e/ou ramificados.
[041] Dentre os silicones organomodificados, podem ser mencionados os organopolissiloxanos que compreendem: - grupos polietilenoxi e/ou polipropilenoxi opcionalmente compreendendo grupos alquila C6-C24, tais como os copolióis de dimeticona e especialmente aqueles vendidos pela empresa Dow Corning sob o nome DC 1248 ou os óleos Silwet® L 722, L 7500, L 77 e L 711 da empresa Union Carbide; ou copolióis de alquil(C12)meticona e especialmente aqueles vendidos pela empresa Dow Corning sob o nome Q2 5200; - grupos amina substituídos ou não substituídos, em particular grupos aminoalquila C1-C4; podem ser mencionados os produtos vendidos sob os nomes GP4 Silicone Fluid e GP7100 pela empresa Genesee, ou sob os nomes Q2-8220 e DC929 ou DC939 pela empresa Dow Corning; - grupos tiol, tais como os produtos vendidos sob os nomes GP 72 A e GP 71 da Genesee; - grupos alcoxilados, tais como o produto vendido sob o nome Silicone Copolymer F-755 pela SWS Silicones e Abil Wax® 2428, 2434 e 2440 pela empresa Goldschmidt; - grupos hidroxilados, por exemplo, poliorganossiloxanos que carregam uma função hidroxialquila; - grupos aciloxialquila, tais como os poliorganossiloxanos descritos na patente US-A-4.957.732; - grupos aniônicos do tipo ácido carboxílico, conforme descrito, por exemplo, em EP 186 507, ou do tipo alquilcarboxílico, tal como o produto X-22- 3701E da empresa Shin-Etsu; ou alternativamente do tipo 2- hidroxialquilsulfonato ou 2-hidroxialquiltiossulfato, tal como os produtos vendidos pela empresa Goldschmidt sob os nomes Abil® S201 e Abil® S255; - grupos hidroxiacilamino, tais como os poliorganossiloxanos descritos no pedido de patente EP 342 834; pode ser mencionado, por exemplo, o produto Q2-8413 da empresa Dow Corning.
[042] Os silicones também podem ser selecionados de polidialquilsiloxanos, dentre os quais podem ser mencionados principalmente polidimetilsiloxanos que portam grupos terminais trimetilsilila. Dentre esses polidialquilsiloxanos, podem ser mencionados os seguintes produtos comerciais: - os óleos Silbione® da série 47 e 70 047 ou os óleos Mirasil® vendidos pela Rhodia, por exemplo, o óleo 70 047 V 500 000; - os óleos da série Mirasil® vendidos pela empresa Rhodia; - os óleos da série 200 da empresa Dow Corning, tal como DC200 com uma viscosidade de 60.000 mm2/s; - os óleos Viscasil® da General Electric e determinados óleos da série SF (SF 96, SF 18) da General Electric.
[043] Também podem ser mencionados polidimetilsiloxanos que portam grupos terminais dimetilsilanol, conhecidos sob o nome dimeticonol (CTFA), tais como os óleos da série 48 da empresa Rhodia.
[044] Nessa categoria de polidialquilsiloxanos, também podem ser mencionados os produtos vendidos sob os nomes Abil Wax® 9800 e 9801 pela empresa Goldschmidt, que são polidialquil(C1-C20)siloxanos.
[045] Produtos que podem ser usados mais particularmente de acordo com a invenção são misturas, tais como: - misturas formadas a partir de um polidimetilsiloxano com cadeia terminada com hidroxila, ou dimeticonol (CTFA) e a partir de um polidimetilsiloxano cíclico também conhecido como ciclometicona (CTFA), tal como o produto Q2 -1401 vendido pela empresa Dow Corning.
[046] Os polialquilarilsiloxanos são particularmente selecionados a partir de polidimetil/metilfenilsiloxanos e polidimetil/difenilsiloxanos lineares e/ou ramificados com uma viscosidade na faixa de 1xiQ-5 a 5x10—2 m2/s a 25 °C.
[047] Entre estes polialquilarilsiloxanos, podem ser mencionados os produtos vendidos sob os seguintes nomes: - os óleos Silbione® da série 70 641 da Rhodia; - os óleos da série de Rhodorsil® 70 633 e 763 da Rhodia; - o óleo Dow Corning 556 Cosmetic Grade Fluid da Dow Corning; - os silicones da série PK da Bayer, tais como o produto PK20; - os silicones das séries PN e PH da Bayer, tais como os produtos PN1000 e PH1000; - determinados óleos da série SF da General Electric, tais como SF 1023, SF 1154, SF 1250 e SF 1265.
[048] De preferência, a composição de acordo com a invenção contém pelo menos uma dimeticona.
[049] A composição, de acordo com a invenção, compreende preferencialmente um ou mais aminossilicones. O termo “aminossilicone” denota qualquer silicone compreendendo pelo menos uma amina primária, secundária ou terciária ou um grupo amônio quaternário.
[050] As massas moleculares médias ponderadas destes aminossilicones podem ser medidas por cromatografia de permeação em gel (GPC) à temperatura ambiente (25 °C), como equivalente de poliestireno. As colunas usadas são colunas μ-Styragel. O eluente é THF e a taxa de fluxo é de 1 mL/min. 200 μL de uma solução a 0,5% em peso de silicone em THF são injetados. A detecção é realizada por refratometria e por medição com UV.
[051] De preferência, o(s) aminossilicone(s) que pode(m) ser usado(s) no contexto da invenção é(são) selecionado(s) de: a) os polissiloxanos que correspondem à fórmula (A):
[052] em que x' e y' são números inteiros tais que o peso molecular ponderal médio (Mw) esteja entre 5.000 e 500.000, aproximadamente; b) os aminossilicones que correspondem à fórmula (B): R'aG3-a-Si(OSiG2)n-(OSiGbR'2-b)m-O-SiG3-a-R'a (B)
[053] em que: - G, que pode ser idêntico ou diferente, denota um átomo de hidrogênio ou um grupo fenila, OH, alquila C1-C8, por exemplo, metila, ou alcóxi C1-C8, por exemplo metóxi, - a, que pode ser idêntico ou diferente, denota 0 ou um número inteiro de 1 a 3, em particular 0, - b denota 0 ou 1, em particular 1, - m e n são números tais que a soma (n + m) esteja na faixa de 1 a 2.000 e em particular de 50 a 150, n possivelmente denotando um número de 0 a 1.999 e em particular de 49 a 149, e m possivelmente denotando um número de 1 a 2.000 e em particular de 1 a 10; - R', que pode ser idêntico ou diferente, denota um radical monovalente da fórmula -CqH2qL em que q é um número que está na faixa de 2 a 8 e L é um grupo amina opcionalmente quaternizado selecionado dos seguintes grupos: - N(R")2; -N+(R")3 A-; -NR"-Q-N(R")2 e -NR"-Q-N+(R")3 A-,
[054] em que R", que pode ser idêntico ou diferente, denota hidrogênio, fenila, benzila ou um radical à base de hidrocarboneto monovalente saturado, por exemplo, um radical alquila C1-C20; Q denota um grupo linear ou ramificado da fórmula CrH2r, em que r é um número inteiro na faixa de 2 a 6, preferencialmente de 2 a 4; e A- representa um ânion cosmeticamente aceitável, em particular um haleto, tal como fluoreto, cloreto, brometo ou iodeto.
[055] De preferência, os aminossilicones são selecionados dos aminossilicones da fórmula (B). De preferência, os aminossilicones da fórmula (B) são selecionados dos aminossilicones correspondendo às fórmulas (C), (D), (E), (F) e/ou (G) abaixo.
[056] De acordo com uma primeira modalidade, os aminossilicones que correspondem à fórmula (B) são selecionados dos silicones conhecidos como “trimetilsilil-amodimeticona” que correspondem à fórmula (C):
[057] em que m e n são números tais que a soma (n + m) esteja na faixa de 1 a 2.000 e, em particular, de 50 a 150, sendo que é possível que n denote um número de 0 a 1.999 e, em particular, de 49 a 149, e que m denote um número de 1 a 2.000 e, em particular, de 1 a 10.
[058] De acordo com uma segunda modalidade, os aminossilicones que correspondem à fórmula (B) são selecionados dos silicones da fórmula (D) abaixo:
[059] em que: - m e n são números tais que a soma (n + m) esteja na faixa de 1 a 1.000 e, em particular, de 50 a 250 e mais particularmente de 100 a 200; sendo que é possível que n denote um número de 0 a 999 e, em particular, de 49 a 249 e mais particularmente de 125 a 175, e que m denote um número de 1 a 1.000 e, em particular, de 1 a 10 e mais particularmente de 1 a 5; - R1, R2 e R3, que podem ser idênticos ou diferentes, representam um radical hidroxila ou alcóxi C1-C4, em que pelo menos um dos radicais R1 a R3 denota um radical alcóxi.
[060] De preferência, o radical alcóxi é um radical metóxi.
[061] A razão molar de hidroxi/alcóxi está na faixa preferencialmente de 0,2:1 a 0,4:1 e preferencialmente de 0,25:1 a 0,35:1 e é mais particularmente igual a 0,3:1.
[062] A massa molecular ponderal média (Mw) desses silicones está na faixa preferencialmente de 2.000 a 1.000.000 e mais particularmente de 3.500 a 200.000.
[063] De acordo com uma terceira modalidade, os aminossilicones que correspondem à fórmula (B) são selecionados dos silicones da fórmula (E) abaixo:
[064] em que: - p e q são números tais que a soma (p + q) esteja na faixa de 1 a 1.000, em particular de 50 a 350 e mais particularmente de 150 a 250; sendo que é possível que p denote um número de 0 a 999 e, em particular, de 49 a 349 e mais particularmente de 159 a 239, e que q denote um número de 1 a 1.000, em particular de 1 a 10 e mais particularmente de 1 a 5; - R1 e R2, que são diferentes, representam um radical hidroxila ou alcóxi C1-C4, em que pelo menos um dos radicais R1 ou R2 denota um radical alcóxi.
[065] Preferencialmente, o radical alcóxi é um radical metóxi.
[066] A razão molar de hidroxi/alcóxi está na faixa geralmente de 1:0,8 a 1:1,1 e preferencialmente de 1:0,9 a 1:1 e é mais particularmente igual a 1:0,95.
[067] A massa molecular ponderal média (Mw) do silicone está na faixa, preferencialmente, de 2.000 a 200.000, ainda mais particularmente de 5.000 a 100.000 e mais particularmente de 10.000 a 50.000.
[068] Os produtos comerciais compreendendo silicones da estrutura (D) ou (E) podem incluir em sua composição um ou mais outros aminossilicones dos quais a estrutura é diferente da fórmula (D) ou (E).
[069] Um produto que contém aminossilicones da estrutura (D) é vendido pela empresa Wacker sob o nome Belsil® ADM 652.
[070] Um produto que contém aminossilicones da estrutura (E) é vendido pela Wacker sob o nome Fluid WR 1300®.
[071] Quando esses aminossilicones são usados, uma modalidade particularmente vantajosa consiste no uso das mesmas na forma de uma emulsão de óleo em água. A emulsão de óleo em água pode compreender um ou mais tensoativos. Os tensoativos podem ser de qualquer natureza, mas preferencialmente são catiônicos e/ou não iônicos. O tamanho médio numérico das partículas de silicone na emulsão está na faixa geralmente de 3 nm a 500 nanômetros. De preferência, em particular como aminossilicones da fórmula (E), são utilizadas microemulsões das quais o tamanho médio de partículas está na faixa de 5 nm a 60 nanômetros (limites incluídos) e mais particularmente de 10 nm a 50 nanômetros (limites incluídos). Assim, podem ser utilizadas, de acordo com a invenção, as microemulsões de aminossilicone da fórmula (E) vendidas sob os nomes Finish CT 96 E® ou SLM 28020® pela empresa Wacker.
[072] De acordo com uma quarta modalidade, os aminossilicones que correspondem à fórmula (B) são selecionados dos silicones da fórmula (F) abaixo:
[073] em que: - m e n são números tais que a soma (n + m) esteja na faixa de 1 a 2.000 e, em particular, de 50 a 150, sendo que é possível que n denote um número de 0 a 1.999 e, em particular, de 49 a 149, e que m denote um número de 1 a 2.000 e, em particular, de 1 a 10; - A denota um radical alquileno linear ou ramificado que contém de 4 a 8 átomos de carbono e preferencialmente 4 átomos de carbono. Esse radical é preferencialmente linear.
[074] A massa molecular ponderal média (Mw) desses aminossilicones está na faixa, preferencialmente, de 2.000 a 1.000.000 e ainda mais particularmente de 3.500 a 200.000.
[075] Um silicone que corresponde a essa fórmula é, por exemplo, o Xiameter MEM 8299 Emulsion da Dow Corning.
[076] De acordo com uma quinta modalidade, os aminossilicones que correspondem à fórmula (B) são selecionados dos silicones da fórmula (G) abaixo:
[077] em que: - m e n são números tais que a soma (n + m) esteja na faixa de 1 a 2.000 e, em particular, de 50 a 150, sendo que é possível que n denote um número de 0 a 1.999 e, em particular, de 49 a 149, e que m denote um número de 1 a 2.000 e, em particular, de 1 a 10; - A denota um radical alquileno linear ou ramificado que contém de 4 a 8 átomos de carbono e preferencialmente 4 átomos de carbono. Esse radical é preferencialmente ramificado.
[078] A massa molecular ponderal média (Mw) desses aminossilicones está na faixa, preferencialmente, de 500 a 1.000.000 e ainda mais particularmente de 1.000 a 200.000.
[079] Um silicone que corresponde a essa fórmula é, por exemplo, o DC2-8566 Amino Fluid da Dow Corning. c) os aminossilicones que correspondem à fórmula (H):
[080] em que: - R5 representa um radical à base de hidrocarboneto monovalente que contém de 1 a 18 átomos de carbono e, em particular, um radical alquila C1-C18 ou alquenila C2-C18, por exemplo, metila; - R6 representa um radical à base de hidrocarboneto divalente, em particular um radical alquileno C1-C18 ou um radical divalente alquilenoxi C1-C18, por exemplo C1-C8, ligado ao Si através de uma ligação SiC; - Q- é um ânion, tal como um haleto, especialmente cloreto, íon ou um sal de ácido orgânico, especialmente acetato; - r representa um valor estatístico médio que está na faixa de 2 a 20 e, em particular, de 2 a 8; - s representa um valor estatístico médio que está na faixa de 20 a 200 e, em particular, de 20 a 50.
[081] Tais aminossilicones estão descritos, em particular, na patente US 4.185.087. d) os silicones de amônio quaternário da fórmula (I): em que: - R7, que pode ser idêntico ou diferente, representa um radical à base de hidrocarboneto monovalente que contém de 1 a 18 átomos de carbono e, em particular, um radical alquila C1-C18, um radical alquenila C2-C18 ou um anel compreendendo 5 ou 6 átomos de carbono, por exemplo, um radical metila; - R6 representa um radical à base de hidrocarboneto divalente, em particular um radical alquileno C1-C18 ou um radical divalente alquilenóxi C1-C18, por exemplo C1-C8, ligado ao Si através de uma ligação SiC; - R8, que pode ser idêntico ou diferente, representa um átomo de hidrogênio, um radical à base de hidrocarboneto monovalente que contém de 1 a 18 átomos de carbono e, em particular, um radical alquila C1-C18, um radical alquenila C2-C18 ou um radical -R6-NHCOR7; - X- é um ânion, tal como um haleto, especialmente cloreto, íon ou um sal de ácido orgânico, especialmente acetato; - r representa um valor estatístico médio que está na faixa de 2 a 200 e, em particular, de 5 a 100.
[082] Esses silicones são descritos, por exemplo, no pedido de patente EP-A 0 530 974. e) os aminossilicones da fórmula (J):
[083] em que: - R1, R2, R3 e R4, que podem ser idênticos ou diferentes, denotam um radical alquila C1-C4 ou um grupo fenila, - R5 denota um radical alquila C1-C4 ou um grupo hidroxila, - n é um número inteiro na faixa de 1 a 5, - m é um número inteiro na faixa de 1 a 5, e - x é selecionado de modo que o número de amina esteja na faixa de 0,01 a 1 meq/g. f) os aminossilicones polioxialquilenados de múltiplos blocos, do tipo (AB)n, em que A é um bloco de polissiloxano e B é um bloco polioxialquilenado compreendendo pelo menos um grupo amina.
[084] Os referidos silicones são preferencialmente constituídos de unidades repetidas das seguintes fórmulas gerais: [-(SiMe2O)xSiMe2 - R -N(R")- R'-O(C2H4O)a(C3H6O)b-R'-N(H)-R-]
[085] ou alternativamente [-(SiMe2O)xSiMe2 - R -N(R")- R' - O(C2H4O)a(C3H6O)b -]
[086] em que: - a é um número inteiro superior ou igual a 1, preferencialmente na faixa de 5 a 200 e mais particularmente na faixa de 10 a 100; - b é um número inteiro entre 0 e 200, preferencialmente na faixa de 4 a 100 e mais particularmente entre 5 e 30; - x é um número inteiro na faixa de 1 a 10.000 e mais particularmente de 10 a 5.000; - R" é um átomo de hidrogênio ou uma metila; - R, que pode ser idêntico ou diferente, representa um radical à base de hidrocarboneto C2-C12 divalente linear ou ramificado, que inclui, opcionalmente, um ou mais heteroátomos, tais como oxigênio; preferencialmente, R denota um radical etileno, um radical propileno linear ou ramificado, um radical butileno linear ou ramificado ou um radical - CH2CH2CH2OCH2CH(OH)CH2-; preferencialmente, R denota um radical - CH2CH2CH2OCH2CH(OH)CH2-; - R', que pode ser idêntico ou diferente, representa um radical à base de hidrocarboneto C2-C12 divalente linear ou ramificado, que compreende, opcionalmente, um ou mais heteroátomos, tais como oxigênio; preferencialmente, R' denota um radical etileno, um radical propileno linear ou ramificado, um radical butileno linear ou ramificado ou um radical - CH2CH2CH2OCH2CH(OH)CH2-; preferencialmente, R' denota -CH(CH3)-CH2-.
[087] Os blocos de siloxano representam, preferencialmente, 50% em mol a 95% em mol do peso total do silicone, mais particularmente de 70% em mol a 85% em mol.
[088] O teor de amina é preferencialmente entre 0,02 e 0,5 meq/g de copolímero em uma solução a 30% em dipropilenoglicol, mais particularmente entre 0,05 e 0,2.
[089] A massa molecular ponderal média (Mw) do silicone é preferencialmente entre 5.000 e 1.000.000 e mais particularmente entre 10.000 e 200.000.
[090] Podem ser mencionados especialmente os silicones vendidos sob os nomes Silsoft A-843 ou Silsoft A+ pela Momentive. g) e misturas dos mesmos.
[091] De preferência, a composição contém pelo menos um silicone não-amino com o nome INCI dimeticona e/ou um aminossilicone com o nome INCI amodimeticona.
[092] O(s) silicone(s) está(ão) presente(s) em uma quantidade total de pelo menos 0,1% em peso em relação ao peso total da composição, preferencialmente pelo menos 0,15%, mais preferencialmente pelo menos 0,3%, mais preferencialmente pelo menos 0,5%, melhor ainda pelo menos 0,75% e até melhor ainda 1% em peso em relação ao peso total da composição.
[093] O(s) silicone(s) está(ão) presente(s) em uma quantidade total na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição, preferencialmente de 0,15% a 10%, mais preferencialmente de 0,3% a 7% em peso, mais preferencialmente de 0,5% a 5% em peso, melhor ainda de 0,75% a 4% em peso e até melhor ainda de 1% a 3% em peso em relação ao peso total da composição.
[094] Quando a composição de acordo com a invenção compreende um ou mais aminossilicones, a quantidade total do(s) aminossilicone(s) pode estar na faixa de 0,1% até 15% em peso, preferencialmente de 0,1% a 10% em peso e melhor ainda de 0,15% a 5% em peso em relação ao peso total da composição.
[095] De preferência, a razão em peso entre a quantidade total de copolímero(s) de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico de acordo com a invenção e a quantidade total de silicone(s) está na faixa de 0,1 a 15, mais preferencialmente de 0,5 a 10 e melhor ainda de 1 a 8.
[096] Quando a composição de acordo com a invenção compreende um ou mais aminossilicones, a razão em peso entre a quantidade total de copolímero(s) de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico de acordo com a invenção e a quantidade total de aminossilicone(s) está na faixa, preferencialmente de 0,1 a 30, mais preferencialmente de 0,5 a 25 e melhor ainda de 1 a 20.
PIGMENTOS
[097] A composição compreende um ou mais pigmentos.
[098] O termo “pigmento” é entendido como significando partículas brancas ou coloridas, de qualquer formato, que são insolúveis na composição na qual estão presentes.
[099] Os pigmentos que podem ser usados são especialmente selecionados a partir dos pigmentos orgânicos e/ou minerais conhecidos na técnica, especialmente aqueles descritos em Kirk-Othmer’s Enciclopedia of Chemical Technology e em Ullmann’s Enciclopedia of Industrial Chemistry.
[0100] Os mesmos podem ser naturais, de origem natural, ou não.
[0101] Esses pigmentos podem estar na forma de pó ou pasta de pigmento. Os mesmos podem ser revestidos ou não revestidos.
[0102] Os pigmentos podem ser selecionados, por exemplo, de pigmentos minerais, pigmentos orgânicos, lacas, pigmentos com efeitos especiais, tais como nácares ou flocos de purpurina, e misturas dos mesmos.
[103] O pigmento pode ser um pigmento mineral. O termo “pigmento mineral” significa qualquer pigmento que satisfaça a definição em Ullmann’s enciclopédia no capítulo sobre pigmentos inorgânicos. Podem ser mencionados, entre pigmentos minerais de uso na presente invenção, os ocres, tais como ocre avermelhado (argila (em particular, caulinita) e hidróxido de ferro (por exemplo, hematita)), ocre acastanhado (argila (em particular, caulinita) e limonita) ou ocre amarelado (argila (em particular, caulinita) e goetita); dióxido de titânio, opcionalmente tratado superficialmente; óxidos de zircônio ou cério; óxidos de zinco, ferro (preto, amarelo ou vermelho) ou cromo; violeta de manganês, azul ultramarino, hidrato de cromo e azul férrico; ou pós metálicos, tais como pó de alumínio ou pó de cobre.
[104] Podem ser também mencionados os carbonatos de metal alcalino terroso (tais como carbonato de cálcio ou carbonato de magnésio), dióxido de silício, quartzo e qualquer outro composto usado como carga inerte em composições cosméticas, desde que esses compostos contribuam com cor ou brancura à composição sob as condições nas quais os mesmos são empregues.
[105] O pigmento pode ser um pigmento orgânico. O termo “pigmento orgânico” significa qualquer pigmento que satisfaça a definição em Ullmann’s enciclopedia no capítulo sobre pigmentos orgânicos.
[106] O pigmento orgânico pode ser especialmente selecionado de compostos nitrosos, nitro, azo, xanteno, pireno, quinolina, antraquinona, trifenilmetano, fluorano, ftalocianina, complexo metálico, isoindolinona, isoindolina, quinacridona, perinona, perileno, dicetopirrolopirrol, índigo, tioíndigo, dioxazina, trifenilmetano e quinoftalona.
[107] Também pode ser feito uso de qualquer composto mineral ou orgânico que seja insolúvel na composição e padrão no campo de cosméticos, desde que esses compostos forneçam à composição cor ou brancura sob as condições nas quais os mesmos são usados, por exemplo, guanina, que, de acordo com o índice de refração da composição, é um pigmento.
[108] Em particular, os pigmentos orgânicos brancos ou coloridos podem ser selecionados de carmim, negro de carbono, preto de anilina, amarelo azo, quinacridona, azul de ftalocianina, os pigmentos azuis codificados no Índice de Cores sob as referências CI 42090, 69800, 69825, 73000, 74100, 74160, os pigmentos amarelos codificados no Índice de Cores sob as referências CI 11680, 11710, 15985, 19140, 20040, 21100, 21108, 47000, 47005, os pigmentos verdes codificados no Índice de Cores sob as referências CI 61565, 61570, 74260, os pigmentos laranjas codificados no Índice de Cores sob as referências CI 11725, 15510, 45370, 71105, os pigmentos vermelhos codificados no Índice de Cores sob as referências CI 12085, 12120, 12370, 12420, 12490, 14700, 15525, 15580, 15620, 15630, 15800, 15850, 15865, 15880, 17200, 26100, 45380, 45410, 58000, 73360, 73915, 75470, os pigmentos obtidos por polimerização oxidante de indol ou derivados fenólicos conforme descrito na patente FR 2 679 771.
[109] Exemplos que também podem ser mencionados incluem pastas pigmentares de pigmentos orgânicos, tais como os produtos vendidos pela empresa Hoechst sob os nomes: - Cosmenyl Yellow I0G: Pigment Yellow 3 (CI 11710); - Cosmenyl Yellow G: Pigment Yellow 1 (CI 11680); - Cosmenyl Orange GR: Pigment Orange 43 (CI 71105); - Cosmenyl Red R: Pigment Red 4 (CI 12085); - Carmine Cosmenyl FB: Pigment Red 5 (CI 12490); - Cosmenyl Violet RL: Pigment Violet 23 (CI 51319); - Cosmenyl Blue A2R: Pigment Blue 15.1 (CI 74160); - Cosmenyl Green GG: Pigment Green 7 (CI 74260); - Cosmenyl Black R: Pigment Black 7 (CI 77266).
[110] Os pigmentos de acordo com a invenção também podem estar sob a forma de pigmentos compósitos, conforme descrito na patente EP 1 184 426. Esses pigmentos compósitos podem ser compostos especialmente por partículas que compreendem um núcleo mineral, pelo menos um aglutinante, que fornece a fixação dos pigmentos orgânicos ao núcleo, e pelo menos um pigmento orgânico que cobre pelo menos parcialmente o núcleo.
[111] O pigmento orgânico também pode ser uma laca. O termo “laca” significa corantes adsorvidos em partículas insolúveis, mantendo o conjunto assim obtido insolúvel durante o uso.
[112] Os substratos minerais nos quais os corantes são adsorvidos são, por exemplo, alumina, sílica, borossilicato de cálcio e sódio ou borossilicato de cálcio e alumínio e alumínio.
[113] Entre os corantes, pode ser mencionado o ácido carmínico. Podem também ser mencionados os corantes conhecidos sob os seguintes nomes: D&C Red 21 (CI 45 380), D&C Orange 5 (CI 45 370), D&C Red 27 (CI 45 410), D&C Orange 10 (CI 45 425), D&C Red 3 (CI 45 430), D&C Red 4 (CI 15 510), D&C Red 33 (CI 17 200), D&C Yellow 5 (CI 19 140), D&C Yellow 6 (CI 15 985), D&C Green (CI 61 570), D&C Yellow 1 O (CI 77 002), D&C Green 3 (CI 42 053), D&C Blue 1 (CI 42 090).
[114] Podem ser mencionados, como exemplos de lacas, o produto conhecido sob o seguinte nome: D&C Red 7 (CI 15 850:1).
[115] O pigmento também pode ser um pigmento com efeitos especiais. O termo “pigmentos com efeitos especiais” significa pigmentos que geralmente criam uma aparência colorida (caracterizada por um certo tom, uma certa vivacidade e um certo nível de luminância) que não é uniforme e muda em função das condições de observação (luz, temperatura, ângulos de observação etc.). Os mesmos, assim, contrastam com pigmentos coloridos que proporcionam um tom opaco, semitransparente ou transparente uniforme padrão.
[116] Existem vários tipos de pigmento com efeitos especiais: aqueles com um baixo índice de refração, tais como pigmentos fluorescentes ou fotocrômicos, e aqueles com um índice de refração mais alto, tais como nácares, pigmentos de interferência ou flocos de purpurina.
[117] Exemplos de pigmentos com efeitos especiais que podem ser mencionados incluem pigmentos nacarados, tais como mica revestida com titânio ou com oxicloreto de bismuto, pigmentos nacarados coloridos, tais como mica revestida com titânio e com óxidos de ferro, mica revestida com óxido de ferro, mica revestida com titânio e, especialmente, com azul férrico ou com óxido de cromo, mica revestida com titânio e com um pigmento orgânico do tipo supracitado, e também pigmentos nacarados à base de oxicloreto de bismuto. Pigmentos nacarados que podem ser mencionados incluem os nácares Cellini vendidos pela Engelhard (mica-TiO2-laca), Prestige vendido pela Eckart (mica- TiO2), Prestige Bronze vendido pela Eckart (mica-Fe2O3) e Colorona vendido pela Merck (mica-TiO2-Fe2O3).
[118] Podem ser mencionados também os nácares de cor dourada vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob os nomes Brilliant gold 212G (Timica), Gold 222C (Cloisonne), Sparkle gold (Timica), Gold 4504 (Chromalite) e Monarch gold 233X (Cloisonne); os nácares bronze vendidos especialmente pela empresa Merck sob os nomes Bronze fine (17384) (Colorona) e Bronze (17353) (Colorona) e pela empresa Engelhard sob o nome Super bronze (Cloisonne); os nácares laranjas vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob os nomes Orange 363C (Cloisonne) e Orange MCR 101 (Cosmica) e pela empresa Merck sob os nomes Passion orange (Colorona) e Matte orange (17449) (Microna); os nácares castanhos vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob os nomes Nu-antique copper 340XB (Cloisonne) e Brown CL4509 (Chromalite); os nácares com um brilho acobreado vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob o nome Copper 340A (Timica); os nácares com um brilho avermelhado vendidos especialmente pela empresa Merck sob o nome Sienna fine (17386) (Colorona); os nácares com um brilho amarelado vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob o nome Yellow (4502) (Chromalite); os nácares vermelhos com um brilho dourado vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob o nome Sunstone G012 (Gemtone); os nácares rosas vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob o nome Tan opale G005 (Gemtone); os nácares pretos com um brilho dourado vendidos especialmente pela empresa Engelhard sob o nome Nu antique bronze 240 AB (Timica), os nácares azuis vendidos especialmente pela empresa Merck sob o nome Matte blue (17433) (Microna), os nácares brancos com um brilho prateado vendidos especialmente pela empresa Merck sob o nome Xirona Silver e os nácares laranja-rosa-verde dourados vendidos especialmente pela empresa Merck sob o nome Indian summer (Xirona), e misturas dos mesmos.
[119] Ainda como exemplos de nácares, podem ser mencionadas também as partículas que compreendem um substrato de borossilicato revestido com óxido de titânio.
[120] As partículas que compreendem um substrato vítreo revestido com óxido de titânio são vendidas, em particular, sob o nome Metashine MC1080RY pela empresa Toyal.
[121] Finalmente, exemplos de nácares que também podem ser mencionados incluem flocos de tereftalato de polietileno, especialmente aqueles vendidos pela empresa Meadowbrook Inventions sob o nome Silver 1P 0.004X0.004 (flocos de prata).
[122] É possível contemplar pigmentos de múltiplas camadas à base de substratos sintéticos, tais como alumina, sílica, borossilicato de cálcio e sódio, borossilicato de cálcio e alumínio e alumínio.
[123] Os pigmentos com efeitos especiais também podem ser selecionados de partículas reflexivas, isto é, especialmente de partículas cujo tamanho, estrutura, especialmente a espessura da(s) camada(s) a partir da(s) qual(is) são produzidas e sua natureza física e química e estado de superfície, permitem-nas refletir a luz incidente. Essa reflexão pode, quando apropriado, ter uma intensidade suficiente para criar, na superfície da composição ou mistura, quando a última é aplicada ao substrato a ser maquiado, pontos de destaque que são visíveis a olho nu, ou seja, pontos mais luminosos que contrastam com suas proximidades, parecendo brilhar.
[124] As partículas reflexivas podem ser selecionadas de modo a não alterar significativamente o efeito de coloração gerado pelos agentes colorantes com os quais são combinadas e, mais particularmente, de modo a otimizar esse efeito em termos de reprodução de cor. As mesmas podem, mais particularmente, ter uma cor ou brilho amarelado, rosado, avermelhado, bronzeado, alaranjado, acastanhado, dourado e/ou acobreado.
[125] Essas partículas podem ter formas variadas e podem, especialmente, estar em forma de plaqueta ou globular, em particular, em forma esférica.
[126] Independentemente de sua forma, as partículas reflexivas podem ou não ter uma estrutura de múltiplas camadas e, no caso de uma estrutura de múltiplas camadas, podem ter, por exemplo, pelo menos uma camada de espessura uniforme, especialmente de um material reflexivo.
[127] Quando as partículas reflexivas não têm uma estrutura de múltiplas camadas, as mesmas podem ser compostas, por exemplo, por óxidos metálicos, especialmente óxidos de ferro ou titânio obtidos sinteticamente.
[128] Quando as partículas reflexivas têm uma estrutura de múltiplas camadas, as mesmas podem compreender, por exemplo, um substrato natural ou sintético, especialmente um substrato sintético pelo menos parcialmente revestido com pelo menos uma camada de um material reflexivo, especialmente de pelo menos um metal ou material metálico. O substrato pode ser produzido a partir de um ou mais materiais orgânicos e/ou minerais.
[129] Mais particularmente, o mesmo pode ser selecionado de vidros, cerâmicas, grafite, óxidos metálicos, aluminas, sílicas, silicatos, especialmente aluminossilicatos e borossilicatos e mica sintética, e misturas dos mesmos, sendo que essa lista não é limitadora.
[130] O material reflexivo pode compreender uma camada de metal ou de um material metálico.
[131] As partículas reflexivas são descritas, em particular, nos documentos
[132] JP-A-09188830, JP-A-10158450, JP-A-10158541, JP-A- 07258460 e JP-A-05017710.
[133] Podem ser mencionadas também, ainda a título de exemplo de partículas reflexivas que compreendem um substrato mineral revestido com uma camada de metal, as partículas que compreendem um substrato de borossilicato revestido com prata.
[134] As partículas que compreendem um substrato vítreo revestido com prata, sob a forma de plaquetas, são vendidas sob o nome Microglass Metashine REFSX 2025 PS pela Toyal. As partículas com um substrato vítreo revestido com liga de níquel/cromo/molibdênio são vendidas sob os nomes Crystal Star GF 550 e GF 2525 pela mesma empresa.
[135] Também pode ser feito uso de partículas que compreendem um substrato de metal, tal como prata, alumínio, ferro, cromo, níquel, molibdênio, ouro, cobre, zinco, estanho, magnésio, aço, bronze ou titânio, sendo que o referido substrato é revestido com pelo menos uma camada de pelo menos um óxido metálico, tal como óxido de titânio, óxido de alumínio, óxido de ferro, óxido de cério, óxido de cromo, óxidos de silício e misturas dos mesmos.
[136] Exemplos que podem ser mencionados incluem pó de alumínio, pó de bronze ou pó de cobre revestido com SiO2 vendido sob o nome Visionaire pela empresa Eckart.
[137] Podem ser mencionados também os pigmentos com um efeito de interferência que não são fixados a um substrato, tais como cristais líquidos (Helicones HC da Wacker) ou flocos de purpurina holográficos de interferência (Geometric Pigments ou Spectra f/x da Spectratek). Pigmentos com efeitos especiais também compreendem pigmentos fluorescentes, sejam esses substâncias que são fluorescentes à luz do dia ou que produzem uma fluorescência ultravioleta, pigmentos fosforescentes, pigmentos fotocrômicos, pigmentos termocrômicos e pontos quânticos, vendidos, por exemplo, pela empresa Quantum Dots Corporation.
[138] Pontos quânticos são nanopartículas semicondutores luminescentes com capacidade para emitir, sob excitação da luz, irradiação com um comprimento de onda entre 400 nm e 700 nm. Essas nanopartículas são conhecidas da literatura. Em particular, as mesmas podem ser sintetizadas de acordo com os processos descritos, por exemplo, em US 6 225 198 ou US 5 990 479, nas publicações citadas nos mesmos e também nas seguintes publicações: Dabboussi B.O. et al., “(CdSe)ZnS core-shell quantum dots: synthesis and characterisation of a size series of highly luminescent nanocrystallites”, Journal of Physical Chemistry B, volume 101, 1997, páginas 9.463 a 9.475, e Peng, Xiaogang et al., “Epitaxial growth of highly luminescent CdSe/CdS core/shell nanocrystals with photostability and electronic accessibility”, Journal of the American Chemical Society, volume 119, N° 30, páginas 7.019 a 7.029.
[139] A variedade de pigmentos que podem ser usados na presente invenção possibilita a obtenção de uma ampla faixa de cores e também efeitos ópticos específicos, tais como efeitos metálicos ou efeitos de interferência.
[140] O tamanho do pigmento usado na composição cosmética de acordo com a presente invenção está geralmente entre 10 nm e 200 μm, preferencialmente entre 20 nm e 80 μm e mais preferencialmente entre 30 nm e 50 μm.
[141] Os pigmentos podem ser dispersos no produto por meio de um dispersante.
[142] O dispersante serve para proteger as partículas dispersas contra sua aglomeração ou floculação. Esse dispersante pode ser um tensoativo, um oligômero, um polímero ou uma mistura de vários dos mesmos, suportando uma ou mais funcionalidades com forte afinidade com a superfície das partículas a serem dispersas. Em particular, os mesmos podem se tornar física ou quimicamente fixados à superfície dos pigmentos. Esses dispersantes também contêm pelo menos um grupo funcional que é compatível ou solúvel no meio contínuo. Em particular, ésteres de ácido 12-hidroxiesteárico e ésteres de ácido graxo C8 a C20 de polióis, tais como glicerol ou diglicerol, são usados, tais como estearato de ácido poli(12-hidroxiesteárico) com um peso molecular de cerca de 750 g/mol, tal como o produto vendido sob o nome Solsperse 21 000 pela empresa Avecia, dipoli-hidroxiestearato de poliglicerila-2 (nome CTFA) vendido sob a referência Dehymyls PGPH pela empresa Henkel ou ácido poli- hidroxiesteárico, tal como o produto vendido sob a referência Arlacel P100 pela empresa Uniqema, e misturas dos mesmos.
[143] Como outros dispersantes que podem ser usados nas composições da invenção, podem ser mencionados os derivados de amônio quaternário de ácidos graxos policondensados, por exemplo, Solsperse 17 000 vendido pela empresa Avecia e misturas de polidimetilsiloxano/oxipropileno, tais como aquelas vendidas pela empresa Dow Corning sob as referências DC25185 e DC2-5225 C.
[144] Os pigmentos usados na composição cosmética de acordo com a invenção podem ser tratados superficialmente com um agente orgânico.
[145] Assim, os pigmentos que foram previamente tratados superficialmente, que são úteis no contexto da invenção, são pigmentos que sofreram, total ou parcialmente, um tratamento superficial de natureza química, eletrônica, eletroquímica, mecanoquímica ou mecânica com um agente orgânico, tal como aqueles descritos especialmente em Cosmetics and Toiletries, fevereiro de 1990, volume 105, páginas 53 a 64, antes de serem dispersos na composição de acordo com a invenção. Esses agentes orgânicos podem ser selecionados, por exemplo, de ceras, por exemplo, cera de carnaúba e cera de abelhas; ácidos graxos, álcoois graxos e derivados dos mesmos, tais como ácido esteárico, ácido hidroxiesteárico, álcool estearílico, álcool hidroxiestearílico e ácido láurico e derivados dos mesmos; tensoativos aniônicos; lecitinas; sais de sódio, potássio, magnésio, ferro, titânio, zinco ou alumínio de ácidos graxos, por exemplo, estearato ou laurato de alumínio; alcóxidos metálicos; polietileno; polímeros (met)acrílicos, por exemplo, metacrilatos de polimetila; polímeros e copolímeros que contêm unidades de acrilato; alcanolaminas; compostos de silicone, por exemplo, silicones, polidimetilsiloxanos; compostos de organoflúor, por exemplo, éteres perfluoroalquílicos; compostos de fluorossilicone.
[146] Os pigmentos superficialmente tratados que são úteis na composição cosmética de acordo com a invenção também podem ter sido tratados com uma mistura desses compostos e/ou podem ter sofrido diversos tratamentos superficiais.
[147] Os pigmentos superficialmente tratados que são úteis no contexto da presente invenção podem ser preparados de acordo com técnicas de tratamento superficial que são bem conhecidas pelos especialistas na técnica ou podem estar comercialmente disponíveis na forma necessária.
[148] De preferência, os pigmentos superficialmente tratados são revestidos com uma camada orgânica.
[149] O agente orgânico com o qual os pigmentos são tratados pode ser depositado sobre os pigmentos por evaporação de solvente, reação química entre as moléculas do agente de superfície ou criação de uma ligação covalente entre o agente de superfície e os pigmentos.
[150] O tratamento superficial pode, assim, ser realizado, por exemplo, por reação química de um agente de superfície com a superfície dos pigmentos e a criação de uma ligação covalente entre o agente de superfície e os pigmentos ou as cargas. Esse método é especialmente descrito na patente US 4 578 266.
[151] De preferência, um agente orgânico covalentemente ligado aos pigmentos será usado.
[152] O agente para o tratamento superficial pode representar de 0,1% a 50% em peso, preferencialmente de 0,5% a 30% em peso e ainda mais preferencialmente de 1% a 10% em peso em relação ao peso total do pigmento superficialmente tratado.
[153] De preferência, os tratamentos superficiais dos pigmentos são selecionados a partir dos seguintes tratamentos: - um tratamento com PEG-silicone, por exemplo, o tratamento superficial AQ vendido pela LCW; - um tratamento com meticona, por exemplo, o tratamento superficial SI vendido pela LCW; - um tratamento com dimeticona, por exemplo, o tratamento superficial Covasil 3.05 vendido pela LCW; - um tratamento com dimeticona/siloxissilicato de trimetila, por exemplo, o tratamento superficial Covasil 4.05 vendido pela LCW; - um tratamento com miristato de magnésio, por exemplo, o tratamento superficial MM vendido pela LCW; - um tratamento com dimiristato de alumínio, tal como o tratamento superficial MI vendido pela Miyoshi; - um tratamento com éter perfluoropolimetilisopropílico, por exemplo, o tratamento superficial FHC vendido pela LCW; - um tratamento com sebacato de isoestearila, por exemplo, o tratamento superficial HS vendido pela Miyoshi; - um tratamento com fosfato de perfluoroalquila, por exemplo, o tratamento superficial PF vendido pela Daito; - um tratamento com copolímero de acrilato/dimeticona e fosfato de perfluoroalquila, por exemplo, o tratamento superficial FSA vendido pela Daito; - um tratamento com polimetil-hidrogenossiloxano/fosfato de perfluoroalquila, por exemplo, o tratamento superficial FS01 vendido pela Daito; - um tratamento com copolímero de acrilato/dimeticona, por exemplo, o tratamento superficial ASC vendido pela Daito; - um tratamento com tri-isoestearato isopropílico de titânio, por exemplo, o tratamento superficial ITT vendido pela Daito; - um tratamento com copolímero de acrilato, por exemplo, o tratamento superficial APD vendido pela Daito; - um tratamento com fosfato de perfluoroalquila/tri-isoestearato isopropílico de titânio, por exemplo, o tratamento superficial PF + ITT vendido pela Daito.
[154] De preferência, o pigmento é selecionado de pigmentos minerais ou minerais-orgânicos mistos.
[155] A quantidade de pigmento(s) pode estar na faixa de 0,01% a 30% em peso, mais particularmente de 0,05% a 20% em peso, preferencialmente de 0,1% a 15% em peso e preferencialmente de 1% a 10% em peso em relação ao peso total da composição.
[156] A composição da invenção pode conter espécies coloridas ou colorantes diferentes dos pigmentos de acordo com a invenção, tais como corantes diretos ou precursores de corante.
ESPESSANTE
[157] De acordo com uma modalidade preferencial, a composição de acordo com a invenção compreende pelo menos um espessante, preferencialmente selecionado de polímeros naturais, polímeros de carboxivinila, tais como homopolímeros ou copolímeros de ácido e/ou éster acrílico e/ou metacrílico, que são preferencialmente reticulados, poliacrilamidas espessantes reticuladas e polímeros associativos que compreendem pelo menos uma unidade hidrofílica e pelo menos uma cadeia graxa.
[158] De acordo com a presente invenção, o termo “espessante” refere-se a um composto que, por sua presença a uma concentração de 0,05% em peso, aumenta a viscosidade de uma composição na qual é introduzido em pelo menos 20 cps, preferencialmente em pelo menos 50 cps, à temperatura ambiente (25 °C), à pressão atmosférica e a uma taxa de cisalhamento de 1 s-1 (a viscosidade pode ser medida com o uso de um viscosímetro de cone/placa, um reômetro Haake R600 ou similar).
[159] O(s) espessante(s) pode(m) ser selecionado(s) especialmente de polímeros de carboxivinila, tais como homopolímeros reticulados de ácido acrílico (carbômero), tais como aqueles vendidos sob o nome Carbopol pela empresa Goodrich, poliacrilatos e polimetacrilatos, tais como os produtos vendidos sob os nomes Lubrajel ou Norgel pela empresa Guardian ou sob o nome Hispagel pela empresa Hispano Chimica; poliacrilamidas, tais como o produto vendido sob o nome Sepigel 305 pela empresa SEPPIC; polissacarídeos, tais como alginatos, celulose e derivados dos mesmos, especialmente carboximetilcelulose, hidroximetilcelulose, hidroxipropilcelulose e celulose microcristalina; gomas naturais, tais como goma xantana, goma guar, goma de alfarroba, goma de acácia, escleroglucanos, quitina e derivados de quitosana, carragenina; ou argilas, tais como montmorilonita, bentonas e silicatos de magnésio e alumínio (Veegum).
[160] De acordo com uma modalidade particular da invenção, a composição compreende pelo menos um espessante selecionado de polímeros reticulados de ácido acrílico e/ou metacrílico.
[161] De acordo com uma modalidade particular da invenção, a composição compreende pelo menos um espessante selecionado de homopolímeros reticulados de ácido acrílico (nome INCI Carbômero).
[162] O espessante pode estar presente na composição em um teor total na faixa de 0,01% a 10% em peso em relação ao peso da composição, preferencialmente de 0,1% a 5% em peso em relação ao peso da composição, preferencialmente de 0,4% a 2% em peso em relação ao peso da composição.
[163] A composição de acordo com a invenção compreende vantajosamente água, que pode estar presente preferencialmente em um teor na faixa de 20% a 98% em peso em relação ao peso da composição.
ADITIVOS
[164] As composições também podem compreender pelo menos um agente comumente usado em cosméticos, por exemplo, selecionado de agentes redutores, substâncias graxas diferentes de silicones, solventes orgânicos, amaciantes, antiespumantes, hidratantes, agentes de triagem UV, peptizantes, solubilizantes, fragrâncias, tensoativos aniônicos, catiônicos, não iônicos ou anfotéricos, proteínas e vitaminas.
[165] Os aditivos acima estão geralmente presentes em uma quantidade para cada um dos mesmos entre 0,01% e 20% em peso em relação ao peso da composição.
[166] Não é preciso dizer que um especialista na técnica terá o cuidado de selecionar esse ou esses aditivos opcionais de modo que as propriedades vantajosas intrinsecamente ligadas à formação do revestimento de acordo com a invenção não sejam, ou não sejam substancialmente, afetadas de forma adversa.
FORMA DE APRESENTAÇÃO
[167] A composição de acordo com a invenção pode especialmente estar sob a forma de uma suspensão, uma dispersão, um gel, uma emulsão, especialmente uma emulsão de óleo em água (O/W) ou água em óleo (W/O), ou uma múltipla emulsão (W/O/W ou poliol/O/W ou O/W/O), sob a forma de um creme, um mousse, um bastão, uma dispersão de vesículas, especialmente de lipídios iônicos ou não iônicos, ou uma loção de duas fases ou múltiplas fases. De preferência, a composição está sob a forma de um gel.
[168] Um especialista na técnica pode selecionar a forma de apresentação adequada, e também o método para prepará-la, com base em seu conhecimento geral, levando-se em consideração primeiramente a natureza dos constituintes usados, especialmente sua solubilidade no suporte, e, em segundo lugar, a aplicação pretendida para a composição.
SOLVENTES ORGÂNICOS
[169] A composição de acordo com a invenção pode compreender um ou mais solventes orgânicos.
[170] Exemplos de solventes orgânicos que podem ser mencionados incluem C1-C4 alcanóis inferiores, tais como etanol e isopropanol; polióis e éteres de poliol, por exemplo, 2-butoxietanol, propilenoglicol, éter monometílico de propilenoglicol e éter monoetílico e éter monometílico de dietilenoglicol, e também álcoois aromáticos, por exemplo, álcool benzílico ou fenoxietanol, e misturas dos mesmos.
[171] De preferência, a composição de acordo com a invenção compreende um ou mais solventes orgânicos.
[172] Quando os mesmos estão presentes, os solventes orgânicos estão presentes em proporções, de preferência, inclusivamente entre 0,1% e 40% em peso aproximadamente em relação ao peso total da composição de corante, mais preferencialmente, entre 1% e 30% em peso aproximadamente e, ainda mais particularmente, inclusivamente entre 5% e 25% em peso em relação ao peso total da composição.
PROCESSO
[173] A composição descrita acima pode ser usada em fibras de queratina úmidas ou secas, e também em qualquer tipo de fibras de queratina claras ou escuras, naturais ou tingidas, onduladas permanentes, clareadas ou relaxadas.
[174] A aplicação às fibras pode ser realizada por meio de qualquer meio padrão, em particular, com o uso de um pente, um pincel fino, um pincel grosso ou com os dedos.
[175] De preferência, se as fibras estiverem secas, as mesmas são secas, além de um fornecimento de calor, com um fluxo de ar.
[176] Durante a secagem, uma ação mecânica pode ser exercida sobre as mechas, tais como pentear, escovar ou passar os dedos. Essa operação pode, similarmente, ser realizada uma vez que as fibras tenham sido secas, naturalmente ou de outra forma.
[177] A etapa de secagem do processo da invenção pode ser realizada com um secador de coluna, um secador de cabelo, um ferro de alisar, um Climazon etc.
[178] Quando a etapa de secagem é realizada com um secador de coluna ou um secador de cabelo, a temperatura de secagem se situa entre 30 e 110 °C e, de preferência, entre 50 e 90 °C.
[179] Quando a etapa de secagem é efetuada com um ferro de alisar, a temperatura de secagem se situa entre 110 e 220 °C e, preferencialmente, entre 140 e 200 °C. EXEMPLOS EXEMPLO 1: COMPOSIÇÕES (g AM/100 g)
PROTOCOLO
[180] A composição A é aplicada a mechas de cabelo de iaque a uma taxa de 1 g de composição por grama de mecha.
[181] As mechas são, então, penteadas, secas com um secador de cabelo e, então, penteadas novamente.
RESULTADOS: DESEMPENHO DE “SENSAÇÃO COSMÉTICA”
[182] As qualidades de desempenho em termos de sensação cosmética foram avaliadas em mechas secas por cinco especialistas, em um testo cego.
[183] Em 100% dos casos, os especialistas julgaram que a composição A de acordo com a invenção proporcionou mechas suaves com fios de cabelo claramente individualizados, apresentando uma sensação cosmética agradável, especialmente boa maciez, boa maleabilidade e ausência de pegajosidade. EXEMPLO 2: COMPOSIÇÕES (g AM/100 g)
PROTOCOLO
[184] A composição A1, B1 ou C1 é aplicada às mechas de cabelo de iaque a uma taxa de 1 g de composição por grama de mecha.
[185] As mechas são secas com um secador de cabelo e, então, penteadas.
[186] As mechas são, então, esfregadas em um pano branco.
RESULTADOS: DESEMPENHO DE “RESISTÊNCIA À TRANSFERÊNCIA”
[187] As qualidades de desempenho em termos de resistência à transferência foram avaliadas por cinco especialistas, em uma teste cego, que avaliaram visualmente a quantidade de pigmento presente no pano branco após o esfregamento.
[188] Em 100% dos casos, os especialistas julgaram que a composição A1 de acordo com a invenção, em comparação com as composições B1 e C1, levou a uma quantidade muito menor de pigmento presente no pano que a quantidade depositada pelas composições B1 e C1. A composição A1 de acordo com a invenção tem, assim, melhores propriedades de resistência à transferência que as composições comparativas B1 e C1. EXEMPLO 3: COMPOSIÇÕES (g AM/100 g)
PROTOCOLO
[189] As composições E e F são aplicadas às mechas de cabelo de iaque a uma taxa de 1 g de composição aplicado por grama de mechas de cabelo.
[190] Após aplicação, as mechas de cabelo são penteadas, secas com um secador de cabelo e, então, novamente penteadas.
RESULTADOS: MALEABILIDADE, SENSAÇÃO NATURAL AO TOQUE E INDIVIDUALIZAÇÃO DO CABELO
[191] De modo a avaliar a maleabilidade e a individualização do cabelo, as mechas de cabelo são fixadas em uma extremidade da mecha e são mantidas na horizontal na outra extremidade da mecha. A extremidade não fixada da mecha é então solta e o comportamento das mechas é observado:
[192] Quanto mais as mechas de cabelo permanecerem na horizontal, mais as mechas de cabelo estarão rígidas e aglomeradas em maços (não individualizadas).
[193] Quanto mais as mechas de cabelo caírem com um efeito de “cortina” (não aglomeradas em maços), mais as mechas de cabelo estarão individualizadas, soltas e maleáveis.
[194] Uma imagem das mechas de cabelo foi obtida 10 segundos após a liberação das mechas. Os resultados obtidos são revelados com o presente documento:
EXEMPLO COMPARATIVO F NA IMAGEM (VER A FIG. 1):
[195] A mecha permanece na horizontal. A mecha de cabelo encontra-se aglomerada em maços, não individualizada e sem boa maleabilidade.
[196] Além disso, a sensação ao toque é rígida e não natural.
COMPOSIÇÃO DA INVENÇÃO E NA IMAGEM (VER A FIG. 1):
[197] A mecha de cabelo cai com um efeito de “cortina”, a mecha de cabelo encontra-se bem individualizada.
[198] Além disso, a sensação ao toque é maleável e natural.
[199] A mecha de cabelo tratada com a composição E de acordo com a invenção tem um comportamento mais natural, os fios de cabelo encontram-se bem individualizados e apresentam boa maleabilidade em comparação à mecha de cabelo tratada com a composição comparativa F. EXEMPLO 4: COMPOSIÇÕES (g AM/100 g)
PROTOCOLO
[200] As composições E e G são aplicadas às mechas de cabelo de iaque a uma taxa de 1 g de composição aplicado por grama de mechas de cabelo.
[201] Após aplicação, as mechas de cabelo são penteadas, secas com um secador de cabelo e, então, novamente penteadas.
RESULTADOS: MALEABILIDADE, SENSAÇÃO NATURAL AO TOQUE E INDIVIDUALIZAÇÃO DO CABELO
[202] De modo a avaliar a maleabilidade e a individualização do cabelo, as mechas de cabelo são fixadas em um extremidade da mecha e são mantidas na horizontal na outra extremidade da mecha. A extremidade não fixada da mecha é então solta e o comportamento das mechas é observado:
[203] Quanto mais as mechas de cabelo permanecerem na horizontal, mais as mechas de cabelo estarão rígidas e aglomeradas em maços (não individualizadas)
[204] Quanto mais as mechas de cabelo caírem com um efeito de “cortina” (não aglomeradas em maços), mais as mechas de cabelo estarão individualizadas, soltas e maleáveis.
[205] Uma imagem das mechas de cabelo foi obtida 10 segundos após a liberação das mechas. Os resultados obtidos são revelados com o presente documento:
EXEMPLO COMPARATIVO G NA IMAGEM (VER A FIG. 2):
[206] A mecha permanece na horizontal. A mecha de cabelo encontra-se aglomerada em maços, não individualizada e sem boa maleabilidade.
[207] Além disso, a sensação ao toque é rígida e não natural.
COMPOSIÇÃO DA INVENÇÃO E NA IMAGEM (VER A FIG. 2):
[208] A mecha de cabelo cai com um efeito de “cortina”, a mecha de cabelo encontra-se bem individualizada.
[209] Além disso, a sensação ao toque é de maleabilidade e natural.
[210] A mecha de cabelo tratada com a composição E de acordo com a invenção tem um comportamento mais natural, os fios de cabelo encontram-se bem individualizados e apresentam boa maleabilidade em comparação à mecha de cabelo tratada com a composição comparativa G.

Claims (20)

1. PROCESSO PARA O TINGIMENTO de fibras de queratina, em particular fibras de queratina humanas, tais como o cabelo, caracterizado por aplicar às referidas fibras uma composição que compreende (i) um ou mais copolímeros derivados da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, (ii) um ou mais aminossilicones, a quantidade total de aminossilicone(s) estando na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição, e (iii) um ou mais pigmentos, em que a quantidade total de silicone(s) está na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição.
2. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo(s) referido(s) copolímero(s) ser(em) derivado(s) da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico e de pelo menos um monômero de éster vinílico.
3. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo referido pelo menos um derivado de ácido crotônico ser selecionado de ésteres ou amidas de ácido crotônico.
4. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo referido pelo menos um derivado de ácido crotônico ser selecionado dos ésteres de ácido crotônico da fórmula CH3CH=CHCOOR'1 com R'1 representando uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto (alquila), linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática (arila, aralquila ou alquilarila), contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6 (alcóxi), -CN, -X (halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I), tal como crotonoato de metila e crotonoato de etila.
5. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo referido pelo menos um derivado de ácido crotônico ser selecionado das amidas de ácido crotônico da fórmula CH3CH=CHCONR'2R"2 com R'2 e R"2, que podem ser idênticos ou diferentes, representando hidrogênio ou uma cadeia à base de carbonos e especialmente à base de hidrocarboneto (alquila), linear, ramificada ou cíclica, saturada ou insaturada, opcionalmente aromática, contendo 1 a 30 átomos de carbono, opcionalmente compreendendo uma ou mais funções selecionadas de -OH, -OR' com R' alquila C1-C6 (alcóxi), -CN, -X (halogênio, especialmente Cl, F, Br ou I).
6. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo(s) referido(s) copolímero(s) ser(em) derivado(s) da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e pelo menos dois monômeros diferentes de éster vinílico.
7. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo(s) referido(s) monômero(s) de éster vinílico ser(em) selecionado(s) de acetato de vinila, propionato de vinila, butirato (ou butanoato) de vinila, etil-hexanoato de vinila, neononanoato de vinila, neododecanoato de vinila, neodecanoato de vinila, pivalato de vinila, ciclo- hexanoato de vinila, benzoato de vinila, 4-terc-butilbenzoato de vinila e trifluoroacetato de vinila, preferencialmente de acetato de vinila, propionato de vinila e neodecanoato de vinila, preferivelmente de acetato de vinila e neodecanoato de vinila.
8. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo(s) referido(s) copolímero(s) ser(em) selecionado(s) de copolímeros derivados da polimerização de ácido crotônico, acetato de vinila e propionato de vinila, copolímeros derivados da polimerização de ácido crotônico, acetato de vinila e neodecanoato de vinila, e misturas dos mesmos.
9. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo copolímero ser um terpolímero de ácido crotônico/acetato de vinila/neodecanoato de vinila.
10. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelos referidos copolímeros também compreenderem outros monômeros, tais como ésteres alílicos ou metalílicos ou ésteres vinílicos.
11. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo referido copolímero de ácido crotônico derivado da polimerização de pelo menos um monômero de ácido crotônico, ou derivado de ácido crotônico e pelo menos um monômero de éster vinílico, estar presente em uma quantidade na faixa de 0,05% a 15% em peso em relação ao peso da composição, preferivelmente de 0,1% a 10% em peso em relação ao peso da composição, preferivelmente de 1% a 5% em peso em relação ao peso total da composição.
12. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por conter pelo menos dois silicones diferentes.
13. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por conter pelo menos um silicone cujo nome INCI é dimeticona.
14. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido aminossilicone ter o nome INCI amodimeticona.
15. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo(s) referido(s) silicone(s) estar(em) presente(s) em uma quantidade total de pelo menos 0,15%, mais preferivelmente de pelo menos 0,3%, mais preferivelmente de pelo menos 0,5%, ainda mais preferivelmente de pelo menos 0,75% e até ainda mais preferivelmente 1% em peso em relação ao peso total da composição.
16. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo(s) referido(s) silicone(s) estar(em) presente(s) em uma quantidade total na faixa de 0,15% a 10%, mais preferivelmente de 0,3% a 7% em peso, mais preferivelmente de 0,5% a 5% em peso, melhor ainda de 0,75% a 4% em peso e até melhor ainda de 1% a 3% em peso em relação ao peso total da composição.
17. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pela razão em peso entre a quantidade total de copolímero(s) de ácido crotônico ou derivado de ácido crotônico e a quantidade total de silicone(s) estar na faixa de 0,1 a 15, mais preferivelmente de 0,5 a 10 e melhor ainda de 1 a 8.
18. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado por também compreender um espessante, preferivelmente selecionado de copolímeros reticulados de ácido acrílico e/ou metacrílico, preferivelmente de homopolímeros reticulados de ácido acrílico.
19. COMPOSIÇÃO, caracterizada por compreender (i) terpolímero de ácido crotônico/acetato de vinila/neodecanoato de vinila, (ii) um ou mais aminossilicones, a quantidade total de aminossilicone(s) estando na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição, e (iii) um ou mais pigmentos; em que a quantidade total de silicone(s) está na faixa de 0,1% a 15% em peso em relação ao peso total da composição.
20. USO DA COMPOSIÇÃO, conforme definida na reivindicação 19, caracterizado por ser para o tingimento de fibras de queratina, em particular fibras de queratina humanas, tais como o cabelo.
BR112019019391-0A 2017-05-12 2018-05-04 Processo para o tingimento, composição e uso da composição BR112019019391B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1754194A FR3066110B1 (fr) 2017-05-12 2017-05-12 Composition de coloration a base de copolymeres issu de la polymerisation d’au moins un monomere acide crotonique ou derive d’acide crotonique et d’au moins un monomere ester de 5 vinyle et de silicone, procede de coloration des fibres keratiniques la mettant en oeuvre
FR1754194 2017-05-12
PCT/EP2018/061575 WO2018206453A1 (en) 2017-05-12 2018-05-04 Dye composition based on copolym polymerization of at least one croto crotonic acid derivative and of at le

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019019391A2 BR112019019391A2 (pt) 2020-04-14
BR112019019391B1 true BR112019019391B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230190625A1 (en) Process for altering the color of keratin fibers
BR112014015519B1 (pt) Composição para tintura de fibras queratínicas e método para tingir fibras queratínicas
JP7401673B2 (ja) (ポリ)カルボジイミド化合物及び着色剤を含む組成物
EP3870141A1 (en) Method for treating keratin fibers using a composition comprising at least one silicone acrylic copolymer and at least one pigment
BR112019019417A2 (pt) composição, processo para o tratamento cosmético e uso da composição
EP3606617B1 (en) Composition comprising an acrylate-functionalized silicone polymer, a mercapto-functionalized silicone, an amino silicone and a pigment, its use for dyeing keratin fibers and a multi-compartment device comprising its components
ES2767078T3 (es) Composición que comprende una combinación de un polímero acrílico y una aminosilicona
WO2018206457A1 (en) Use of a dye composition based on amino silicones and on copolymers derived from the polymerization of at least one crotonic acid monomer or crotonic acid derivative, for limiting transfer
JP2011037855A (ja) 特定のシリコーンコポリマーと、1つまたは複数の液体の揮発性直鎖アルカンとを含む化粧用組成物
WO2014202653A1 (en) Method for the densification of keratinous fibres based on specific acrylic polymer and specific silicone compound
BR112019019391B1 (pt) Processo para o tingimento, composição e uso da composição
BR112020017623B1 (pt) Composição cosmética, processo para o tratamento cosmético e uso da composição
BR112020017623A2 (pt) Composição cosmética, processo para o tratamento cosmético e uso da composição
US11980682B2 (en) Composition for dyeing keratin fibres, comprising at least one copolymer derived from the polymerization of at least one crotonic acid monomer and of at least one vinyl ester monomer and a fatty amine
BR112019020045B1 (pt) Composição, processo para o tratamento cosmético e uso da composição
WO2020002154A1 (en) Device for applying a composition for dyeing keratin fibres, comprising at least one copolymer derived from the polymerization of at least one monomer of crotonic acid or crotonic acid derivative
BR112019020045A2 (pt) composição, processo para o tratamento cosmético e uso da composição
BR112020005976B1 (pt) Dispositivo aerossol e processo para tingir materiais de queratina
WO2022023426A1 (en) Composition comprising at least one amino silicone, at least one non-amino silicone and at least one colouring agent
WO2020083787A1 (en) Method for treating keratin fibers using a composition comprising at least one cationic acrylic copolymer and at least one pigment
FR3117860A1 (fr) Composition comprenant au moins une silicone de formule (I), au moins une silicone de formule (II), au moins un composé métallique et au moins un agent colorant
EP3687480A1 (en) Aerosol device for pigment dyeing based on a particular acrylic polymer and a silicone compound, dyeing process