BR112019017944B1 - Método para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço, e, dispositivo de processamento de inversão - Google Patents

Método para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço, e, dispositivo de processamento de inversão Download PDF

Info

Publication number
BR112019017944B1
BR112019017944B1 BR112019017944-5A BR112019017944A BR112019017944B1 BR 112019017944 B1 BR112019017944 B1 BR 112019017944B1 BR 112019017944 A BR112019017944 A BR 112019017944A BR 112019017944 B1 BR112019017944 B1 BR 112019017944B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
modeling
antennas
formation
antenna
parameters
Prior art date
Application number
BR112019017944-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019017944A2 (pt
Inventor
Hsu-Hsiang Wu
Glenn Andrew Wilson
Rencheng Song
Original Assignee
Halliburton Energy Services, Inc
Filing date
Publication date
Application filed by Halliburton Energy Services, Inc filed Critical Halliburton Energy Services, Inc
Priority claimed from PCT/US2017/031578 external-priority patent/WO2018208280A1/en
Publication of BR112019017944A2 publication Critical patent/BR112019017944A2/pt
Publication of BR112019017944B1 publication Critical patent/BR112019017944B1/pt

Links

Abstract

As modalidades divulgadas incluem dispositivos e métodos para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço. Em uma modalidade, um método para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço inclui obter um modelo inicial de formação de terra com base em uma pluralidade de parâmetros de modelagem que inclui parâmetros de formação da formação de terra e fatores de calibração associados a orientações de antenas de uma ferramenta de perfilagem utilizada para medir as medidas brutas da formação da terra. O método também inclui realizar uma modelagem direta dos parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem e realizar uma função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e das medidas brutas obtidas pela ferramenta de perfilagem. O método inclui ainda reajustar o modelo inicial se um resultado da função de custo conjunta não estiver abaixo de um limite e fornecer a resposta de modelagem se o resultado da função de custo conjunta estiver abaixo do limite.

Description

FUNDAMENTOS
[001] A presente divulgação se refere geralmente ao processamento de inversão de dados de perfilagem de poço. A perfuração direcional é uma prática para perfurar um furo do poço em uma direção não vertical. As técnicas de perfuração direcional para formar um furo de poço frequentemente incluem a perfuração vertical de uma localização de superfície até uma profundidade subterrânea desejada (ponto de partida), de cujo ponto a perfuração é curva para conectar o furo do poço a um ou mais reservatórios de hidrocarbonetos. A perfuração direcional provê acesso a reservatórios de hidrocarbonetos nos quais o acesso vertical é difícil, dispendioso e/ou perigoso. A perfuração direcional também provê exposição adicional aos reservatórios em relação à perfuração vertical, perfurando os reservatórios em um ângulo. Além disso, vários poços de perfuração podem ser perfurados em várias direções a partir do ponto de partida, conectando uma única cabeça de poço a vários reservatórios de hidrocarbonetos localizados a milhares de metros da cabeça do poço e reduzindo drasticamente a superfície imóvel de um sítio do poço. No entanto, a perfuração direcional também é mais sofisticada tecnologicamente que a perfuração vertical. Mais particularmente, é imperativa a informação precisa e detalhada sobre a formação da terra para orientar as brocas de perfuração para fora das zonas de água e outras zonas indesejáveis e para os reservatórios de hidrocarbonetos.
[002] As ferramentas de perfilagem, como ferramentas de resistividade, ferramentas nucleares, ferramentas sísmicas, ferramentas acústicas, bem como outros tipos de ferramentas, são frequentemente implementadas em uma composição de fundo para determinar as propriedades de formação próximas a composição de fundo. Mais particularmente, as antenas transmissoras e as antenas receptoras das ditas ferramentas são frequentemente implementadas ao longo de diferentes subs do conjunto do orifício inferior para aumentar a capacidade de leitura profunda. Uma modelagem direta das propriedades de formação e/ou uma resposta de modelagem pode ser gerada com base nas propriedades de formação e utilizada para determinar um caminho desejado para os reservatórios de hidrocarbonetos.
[003] A perfuração direcional pode fazer com que as antenas transmissoras e as antenas receptoras, que são implementadas em subs diferentes, se orientem em ângulos diferentes em relação umas às outras. Como tal, as orientações das antenas transmissoras em relação às antenas receptoras mudam frequentemente durante a perfuração direcional. Além disso, a distância espacial entre as antenas transmissoras e as antenas receptoras também pode variar. As orientações das antenas transmissoras em relação às antenas receptoras, bem como a distância espacial entre as ditas antenas, devem ser determinadas a fim de determinar com precisão as propriedades de formação e gerar com precisão a modelagem direta e a resposta de modelagem.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[004] Modalidades ilustrativas da presente divulgação são descritas em detalhes a seguir com referência às figuras de desenhos em anexo que são incorporadas para referência neste documento e em que: FIG. 1A é uma vista lateral esquemática de um ambiente de perfilagem durante a perfuração (LWD)/medição durante a perfuração (MWD) com um conjunto de orifício inferior que tem brocas de perfuração e múltiplos subs e sendo incorporado para engatar na perfuração direcional; FIG. 1B é uma vista lateral esquemática de uma modalidade de cabo de aço com antenas implementadas em dois componentes de uma ferramenta de perfilagem com cabo de aço; FIG. 2A é uma vista ampliada da composição de fundo da FIG. 1A, em que os subs da composição de fundo estão alinhados verticalmente; FIG. 2B é uma vista ampliada da composição de fundo da FIG. 1A, em que os subconjuntos da composição de fundo não estão alinhados verticalmente; FIG. 3 é um diagrama de blocos de um dispositivo operável para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço; e FIG. 4 é um fluxograma de um processo para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço.
[005] As figuras ilustradas são meramente exemplares e não se destinam a assegurar ou implicar qualquer limitação no que diz respeito ao ambiente, arquitetura, concepção ou processo no qual diferentes modalidades possam ser implementadas.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[006] Na seguinte descrição detalhada das modalidades ilustrativas é feita referência aos desenhos anexos que formam uma parte das mesmas. Estas modalidades são descritas em detalhes suficientes para permitir aos versados na técnica praticar a invenção e entende-se que outras modalidades podem ser utilizadas e que mudanças lógicas estruturais, mecânicas, elétricas e químicas podem ser feitas sem fugir do espírito ou escopo da invenção. Para evitar detalhes não necessários para permitir que os versados na técnica pratiquem as modalidades descritas aqui, a descrição pode omitir certas informações conhecidas pelos versados na técnica. Não se deve, portanto, tomar a seguinte descrição detalhada em um sentido limitativo e o escopo das modalidades ilustrativas é definido apenas pelas reivindicações anexas.
[007] A presente divulgação se refere a sistemas, dispositivos e métodos para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço. Mais particularmente, a presente divulgação se refere a sistemas, dispositivos e métodos para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço para obter modelos precisos de formação de terra. Uma ferramenta de perfilagem, como uma ferramenta de resistividade, uma ferramenta nuclear, uma ferramenta sísmica, uma ferramenta acústica ou outra ferramenta operável para medir sinais (medições brutas) de uma formação de terra próxima à ferramenta de perfilagem pode ser implementada em múltiplos subs de uma composição de fundo formados de múltiplos colares (subs) que são acoplados um ao outro, em um cabo de aço, ou por outros métodos aqui descritos. Múltiplos parâmetros de modelagem são utilizados para gerar um modelo de formação de terra que esteja de acordo com as medidas brutas. Os parâmetros de modelagem incluem parâmetros de formação, fatores de calibração, bem como outros parâmetros de entrada que são utilizados para gerar o modelo da formação da terra. Exemplos dos parâmetros de formação incluem a resistividade horizontal da formação da terra, a resistividade vertical da formação da terra, a espessura de uma camada da formação da terra, bem como outros parâmetros da formação da terra. Exemplos de parâmetros de modelagem adicionais incluem uma distância a um limite da formação próxima da ferramenta de perfilagem e/ou a composição de fundo, a distância a um reservatório subterrâneo, bem como outros parâmetros aqui descritos.
[008] Em algumas modalidades, a ferramenta de perfilagem inclui antenas transmissoras e receptoras que são implementadas em subs diferentes da composição de fundo. Uma vez que a ferramenta de perfilagem é implementada em um furo de poço não vertical, as orientações das antenas transmissoras e receptoras da ferramenta de perfilagem não são sempre alinhadas e são calibradas (fatores de calibração) para gerar com precisão modelos de formação de terra que estejam em conformidade com o medições feitas pela ferramenta de perfilagem. Como definido aqui, os fatores de calibração incluem vários fatores que são utilizados para calibrar a ferramenta de perfilagem. Exemplos dos fatores de calibração incluem uma orientação absoluta da antena transmissora, uma orientação absoluta da antena receptora, uma orientação relativa da antena transmissora em relação à antena receptora e vice-versa, uma orientação relativa de um sub na qual a antena receptora é implementada e vice-versa, a distância entre a antena transmissora e a antena receptora, outras indicações das orientações da antena transmissora e/ou da antena receptora ou outros instrumentos da ferramenta de perfilagem. Conforme definido neste documento, a orientação absoluta de uma antena ou de um sub define uma orientação da antena ou do sub em relação a um componente ou a um eixo que permanece aproximadamente constante quando implementado em furos de poço não verticais. Por exemplo, a orientação absoluta da antena receptora da ferramenta de perfilagem em relação à orientação vertical de um sub no qual a antena receptora da ferramenta de perfilagem está implementada permanece aproximadamente constante. Além disso, a orientação relativa de uma antena em relação a outra antena ou a um sub com relação a outro sub define uma orientação que varia quando implementada em furos de poços não verticais. As orientações relativas dos subs ou as orientações relativas das antenas podem ser um ângulo de azimute entre os subs ou as antenas, um ângulo de inclinação entre os subs ou entre as antenas ou outro ângulo quantificável entre os subs ou entre as antenas. Em algumas modalidades, as ferramentas operáveis para medir e/ou determinar os fatores de calibração aqui descritos (coletivamente daqui em diante referidas como ferramentas de medição de orientação) também estão implementadas nos subs. Exemplos de ferramentas de medição de orientação incluem magnetômetros, inclinômetros, acelerômetros, bem como outras ferramentas que são operáveis para medir as orientações absolutas e/ou relativas de dois subs e/ou duas antenas.
[009] Um modelo inicial da formação da terra é gerado com base nos parâmetros de modelagem descritos nos parágrafos anteriores. Uma primeira modelagem direta dos parâmetros de modelagem é então realizada para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta. Uma função de custo conjunto da resposta de modelagem e das medidas brutas obtidas pela ferramenta de perfilagem é realizada para avaliar a precisão da primeira resposta de modelagem. Além disso, se o resultado da função de custo conjunta estiver abaixo de um limiar predeterminado, então o modelo inicial da formação da terra é determinado como sendo um modelo preciso. Alternativamente, o modelo inicial é reajustado se o resultado não estiver abaixo do limite predeterminado. Em algumas modalidades, reajustar o modelo inicial inclui ajustar pelo menos um dos fatores de calibração aqui descritos. Por exemplo, se a ferramenta de medição de orientação determinar que um ângulo de azimute entre a antena transmissora e receptora é de 10 graus, o ângulo do azimute pode ser reajustado em 11 graus e um modelo ajustado da formação da terra é obtido. Uma segunda modelagem direta do ângulo de azimute reajustado, bem como outros parâmetros de formação, também é realizada para obter uma resposta de modelagem ajustada. Uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e das medições brutas é então realizada e o resultado da função de custo conjunta é comparado com o limite predeterminado para determinar a precisão do modelo ajustado. O processo anterior é repetido e o modelo de formação de terra é continuamente ajustado até que o resultado da função de custo conjunta caia abaixo do limite predeterminado.
[0010] Em algumas modalidades, um subcomponente da composição de fundo é operável para executar as operações anteriores para obter o modelo inicial e um ou mais modelos ajustados, executar uma ou mais modelagens avançadas dos parâmetros de modelagem para obter respostas de modelagem, executar um ou mais funções de custo conjunta para melhorar a precisão do modelo de formação de terra e transmitir dados indicativos do modelo inicial, as modelagens diretas, a resposta de modelagem, os resultados de uma ou mais funções de custo conjunto, bem como outros cálculos para um dispositivo baseado em superfície através de uma rede de telemetria. Em outras modalidades, as operações anteriores são realizadas por um dispositivo baseado na superfície que é operável para fornecer resultados das operações anteriores a um operador. Descrições adicionais do sistema, dispositivo e método anteriores para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poços são descritas nos parágrafos a seguir e são ilustrados em pelo menos as FIGS. 1 a 4.
[0011] Voltando agora para as figuras, a FIG. 1A é uma vista lateral esquemática de um ambiente LWD 100 com uma composição de fundo 120 tendo uma broca de perfuração 124 e dois subs 122A e 122B, em que a composição de fundo 120 é incorporado em um furo de poço 106 para se engatar na perfuração direcional. FIG. 1A também pode representar um ambiente de MWD ou outro ambiente de completação ou preparação em que a perfuração não vertical é realizada. Na modalidade da FIG. 1A, um poço 102 tendo um furo de poço 106 se estende de uma superfície 108 do poço 102 para ou através de uma formação subterrânea 112. Um gancho 138, cabo 142, catarina (não mostrada) e guincho (não mostrado) são fornecidos para abaixar um transporte 116 abaixo do furo de poço 106 ou para levantar o transporte 116 para cima do furo de poço 106. Em algumas modalidades, o transporte 116 pode ser de cabo de aço, arame, tubulação enrolada, tubo de perfuração, tubulação de produção, trator de fundo de poço ou outro tipo de transporte operável para implantar a composição de fundo 120.
[0012] Na cabeça de poço 136, um conduíte de entrada 152 é acoplado a uma fonte de fluido (não mostrada) para prover fluidos, tais como fluidos de perfuração, no fundo de poço. O transporte 116 tem uma cavidade interna que provê um caminho de fluxo de fluido da superfície 108 até a composição de fundo 120. Em algumas modalidades, os fluidos percorrem o transportador 116, através da composição de fundo 120 e saem do transporte 116 na broca de perfuração 124. Os fluidos fluem de volta para a superfície 108 através do espaço anular do furo de poço 148 e saem do espaço anular do furo de poço 148 através de um conduíte de saída 164 em que os fluidos são capturados em um recipiente 140.
[0013] A composição de fundo 120 inclui um primeiro sub 122A e um segundo sub 122B que é adjacente ao primeiro sub 122A. Uma antena transmissora e uma antena receptora de uma ferramenta de perfilagem são implementadas no primeiro e no segundo subs 122A e 122B, respectivamente. Por exemplo, a ferramenta de perfilagem é uma ferramenta de perfilagem de resistividade e uma antena transmissora da ferramenta de resistividade e a antena receptora da ferramenta de resistividade são implementadas no primeiro e no segundo subs 122A e 122B, respectivamente. Sinais transmitidos da antena transmissora percorrem a formação 112 e são recebidos pela antena receptora. Em algumas modalidades, ferramentas de medição de orientação também são implementadas no primeiro sub 122A e no segundo sub 122B para determinar as orientações absolutas do primeiro sub 122A e do segundo sub 122B, a orientação relativa do primeiro sub 122A em relação ao segundo sub, 122B, a orientação relativa da antena transmissora em relação à antena receptora, bem como outros fatores de calibração descritos aqui. Embora as antenas transmissoras e receptoras da modalidade ilustrada na FIG. 1A sejam implementadas em subs adjacentes, em outras modalidades, as ditas antenas são implementadas em subs não adjacentes (não mostrados) da composição de fundo 120. Da mesma forma, ferramentas de medição de orientação também são implementadas em subs não adjacentes para determinar as orientações das ditas antenas em relação umas às outras. Descrições adicionais da ferramenta de perfilagem e ferramentas de medição de orientação e suas operações são descritas em mais detalhes nos parágrafos seguintes e são ilustradas em pelo menos as FIGS. 2A e 2B. Os dados indicativos das medições feitas pela ferramenta de perfilagem e as ferramentas de medição de orientação são fornecidas ao dispositivo 126.
[0014] O dispositivo 126 inclui qualquer dispositivo eletrônico ou componente do mesmo que seja operável para gerar modelos de formação de terra com base em medições feitas pela ferramenta de perfilagem e ferramentas de medição de orientação, e executar operações descritas aqui para realizar o processamento de inversão dos modelos de formação para obter respostas de modelagem que correspondem às medidas brutas. Em algumas modalidades, o dispositivo 126 é um componente da composição de fundo 120. Em uma dessas modalidades, o dispositivo 126 é conectado de forma comunicativa ao controlador 184 por meio de um sistema de telemetria (não mostrado) e é operável para fornecer respostas de modelagem que combinam as medições brutas com o controlador 184. Um operador pode então acessar o controlador 184 para analisar as respostas de modelagem. Em outras modalidades, o dispositivo 126 é um componente de uma ferramenta de fundo de poço que é descrita em uma localização no fundo do poço próxima da composição de fundo 120 e é operável para fornecer respostas de modelagem ao controlador 184 por meio do sistema de telemetria. Em outras modalidades, o dispositivo 126 é um componente do controlador 184 e é operável para receber as medições brutas e as medições de orientação através do sistema de telemetria e realizar operações aqui descritas para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço.
[0015] FIG. 1B ilustra uma vista lateral de uma modalidade 160 de cabo de aço com antenas implementadas em dois componentes 192A e 192B de uma ferramenta de perfilagem de cabo de aço 190. Na modalidade da FIG. 1B, um veículo 180 que transporta um cabo de aço 119 está posicionado na proximidade do poço 102. O cabo de aço 119 juntamente com a ferramenta de perfilagem 190 são baixadas através do dispositivo de prevenção de explosão 103 para o poço 102. Na modalidade da FIG. 1B, uma antena transmissora e uma antena receptora da ferramenta de perfilagem 190 são implementadas em um primeiro componente 192A e em um segundo componente 192B da ferramenta de perfilagem 190. Sinais transmitidos da antena transmissora percorrem a formação 112 e são recebidos pela antena receptora. Em algumas modalidades, ferramentas de medição de orientação também são implementadas no primeiro componente 192A e no segundo componente 192B da ferramenta de perfilagem 190 para determinar as orientações absolutas do primeiro componente 192A e o segundo componente 192B da ferramenta de perfilagem 190, a orientação relativa o primeiro componente 192A da ferramenta de perfilagem 190 em relação ao segundo componente 192B da ferramenta de perfilagem, a orientação relativa da antena transmissora em relação à antena receptora, bem como outros fatores de calibração aqui descritos. Os dados indicativos das medições feitas pela ferramenta de perfilagem e as ferramentas de medição de orientação são fornecidos ao dispositivo 126 ou ao controlador 184 através do cabo de aço 119 ou outro sistema de telemetria.
[0016] FIG. 2A é uma vista ampliada da composição de fundo 120 da FIG. 1A, em que o primeiro e segundo subs 122A e 122B da composição de fundo 120 estão alinhados verticalmente. A composição de fundo 120 inclui a broca de perfuração 124, o primeiro sub 122A, o segundo sub 122B e o dispositivo 126. O primeiro sub 122A inclui uma antena transmissora 134A de uma ferramenta de resistividade e um primeiro magnetômetro 132A implementado no primeiro sub 122A. O segundo sub 122B inclui uma antena receptora 124B da ferramenta de resistividade e um segundo magnetômetro 132B implementado no segundo sub 122B.
[0017] Quando o conjunto de fundo do poço é implementado na superfície 108 do furo de poço 106, um primeiro eixo vertical 150A do primeiro sub 122A e um segundo eixo vertical 150B do segundo sub 122B são paralelos. Um ângulo de pata de cão α, que representa um ângulo relativo do primeiro sub 122A em relação ao segundo sub 122B é de aproximadamente 0 grau. Além disso, a distância D 154 representa uma distância da antena transmissora 132A à antena receptora 132B. A orientação absoluta da antena transmissora 122A em relação ao eixo vertical 150A e a orientação absoluta da antena receptora 122B em relação ao eixo vertical 150B são aproximadamente idênticas. Em algumas modalidades, a orientação relativa da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B é aproximadamente constante. Em uma dessas modalidades, em que a orientação absoluta da antena transmissora 122A e da antena receptora 122B são aproximadamente 0 grau em relação aos eixos verticais 150A e 150B, então a orientação relativa da antena transmissora 122A em relação à antena receptora 122B também é aproximadamente 0 grau. Em algumas modalidades, a orientação relativa da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B pode ser baseada em um ângulo de azimute da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B. Em outras modalidades, a orientação relativa da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B pode ser baseada em um ângulo de inclinação da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B. Em outras modalidades adicionais, a orientação relativa da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B pode ser baseada em um ângulo de inclinação da antena transmissora 132A em relação à antena receptora 132B.
[0018] FIG. 2B é uma vista ampliada da composição de fundo 120 da FIG. 1A, em que o primeiro e segundo subs 122A e 122B da composição de fundo 120 não estão alinhados verticalmente. Durante o processo de perfuração, o primeiro sub 122A pode dobrar em relação ao segundo sub 122B, fazendo com que o ângulo da pata de cão α 145 varie. Além disso, a distância D '153, que representa a distância da antena transmissora 132A à antena receptora 132B também varia devido à flexão do primeiro sub 122A em relação ao segundo sub 122B, ou vice-versa. Além disso, o primeiro sub 122A também pode girar em relação ao segundo sub 122B, alterando assim um ângulo azimutal (não mostrado) da antena transmissora 134A em relação à antena receptora 134B. Como tal, as orientações e distâncias relativas entre a antena transmissora 134A e a antena receptora 134B mudam à medida que o primeiro sub 122A dobra ou gira em relação ao segundo sub 134B. Em uma dessas modalidades, o ângulo de inclinação muda. Embora as FIGS. 2A e 2B ilustrem uma antena transmissora 134A e uma antena receptora 134B implementadas no primeiro sub 122A e no segundo sub 122B, respectivamente, pares adicionais de antenas transmissoras e antenas receptoras de ferramentas de perfilagem adicionais podem ser implementados no primeiro e segundo subs 122A e 122B. Além disso, embora as FIGS. 2A e 2B ilustrem o primeiro e o segundo subs 122A e 122B como subs adjacentes, o primeiro e o segundo subs 122A e 122B podem ser separados por outros subs e outros componentes da composição de fundo 120. Além disso, embora as FIGS. 2A e 2B ilustrem a antena transmissora 134A e a antena receptora 134B implementadas em dois subs 122A e 122B de uma composição de fundo 120, a antena transmissora 134A e a antena receptora 134B também podem ser implementadas em componentes separados da ferramenta de perfilagem 190 ou em outras ferramentas do fundo do poço e/ou componentes das ferramentas do fundo do poço que têm diferentes orientações relativas entre si. Em tais casos, o dispositivo 126 é operável para executar as operações aqui descritas para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poços.
[0019] FIG. 3 é um diagrama de blocos 300 do dispositivo 126 da FIG. 1A que é operável para executar processamento de inversão de dados de perfilagem de poço. O dispositivo 126 inclui um receptor 302 operável para receber sinais indicativos de medições feitas por uma ou mais ferramentas de perfilagem e ferramentas de medição de orientação. O dispositivo 126 também inclui um transmissor 304 que é operável para transmitir sinais e dados para o controlador 184, uma ou mais ferramentas de perfilagem, uma ou mais ferramentas de medição de orientação, bem como outras ferramentas implementadas próximas ao dispositivo 126. Em algumas modalidades, o receptor 302 e o transmissor 304 são componentes de um transmissor (não mostrado).
[0020] O dispositivo 126 inclui um transmissor 306. O transmissor 306 pode ser formado de componentes de armazenamento de dados, tais como, mas não limitados a, memória de leitura (ROM), memória de acesso aleatório (RAM), memória flash, discos rígidos magnéticos, discos rígidos de estado sólido, bem como outros tipos de componentes e dispositivos de armazenamento de dados. Em algumas modalidades, o transmissor 306 inclui múltiplos dispositivos de armazenamento de dados. Dados indicativos de sinais recebidos de uma ou mais ferramentas de perfilagem e ferramentas de medição de orientação são armazenados no transmissor 306. Além disso, parâmetros que definem equações e algoritmos usados para gerar modelos iniciais, modelagens diretas e respostas de modelagem também são armazenados no transmissor 306. Além disso, o transmissor 306 também inclui instruções para operar o dispositivo 126, instruções para obter medições brutas de antenas transmissoras e receptoras das ferramentas de perfilagem, obter orientações absolutas e relativas das ditas antenas e gerar vários tipos de modelagem e respostas de modelagem baseadas nas medições. As instruções também incluem instruções para executar funções de custo conjuntas descritas aqui para determinar se um ou mais parâmetros de modelagem do modelo inicial devem ser reajustados, reajustar os parâmetros de modelagem, realizar modelagens futuras subsequentes para obter respostas de modelagem ajustadas, executar funções adicionais de custo conjuntas das respostas de modelagem e das medidas brutas da ferramenta de perfilagem, bem como outras operações descritas aqui. Em algumas modalidades, o meio de armazenamento 306 também inclui instruções sobre como fornecer dados indicativos dos parâmetros de modelagem e os resultados da função de custo conjunta através de um sistema de telemetria para o controlador 184.
[0021] O dispositivo 126 também inclui um processador 308 que é operável para executar as instruções armazenadas no transmissor 306 para executar as operações aqui descritas. Em algumas modalidades, o processador 308 é um subcomponente do receptor 302 ou do transmissor 304. Em outras modalidades, o processador 308 é um componente separado que utiliza o receptor 302, o transmissor 304 e os outros componentes do dispositivo 126 para realizar as operações descritas nos parágrafos a seguir e ilustrados na FIG. 4, bem como outras operações aqui descritas.
[0022] FIG. 4 é um fluxograma de um processo 400 para realizar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço. Embora os parágrafos a seguir descrevam as operações do processo 400 sendo executadas pelo processador 308 do dispositivo 126, o processo também pode ser realizado por um processador do controlador 184 ou por outro dispositivo (não mostrado) operável para executar o processamento de inversão dos dados de perfilagem do poço como aqui descrito. Adicionalmente, embora as operações no processo 400 sejam mostradas em uma sequência particular, certas operações podem ser realizadas em sequências diferentes ou ao mesmo tempo onde possível.
[0023] O processador 308 é acessível para medições brutas de parâmetros de formação que são medidos por uma ferramenta de perfilagem implementada na composição de fundo 120, orientações absolutas de antenas transmissoras e receptoras da ferramenta de perfilagem e orientações relativas das antenas transmissoras e receptoras da ferramenta de perfilagem. Na etapa 402, o processador 308 obtém um modelo inicial da formação da terra que está em conformidade com as medições brutas das antenas transmissoras e receptoras da ferramenta de registo, em que o modelo inicial da formação da terra é baseado em parâmetros de modelagem que incluem parâmetros de formação da formação da terra e um conjunto de fatores de calibração associados às orientações das antenas transmissoras e receptoras da ferramenta de perfilagem. Como aqui estabelecido, os parâmetros de formação incluem a resistividade horizontal da formação, a resistividade vertical da formação, a espessura da formação, bem como outros parâmetros indicativos das propriedades de formação da formação da terra. Além disso, os fatores de calibração incluem as orientações absolutas das antenas transmissoras e receptoras da ferramenta de perfilagem, a orientação relativa do transmissor em relação às antenas receptoras, bem como outros fatores usados para calibrar as orientações das antenas transmissoras e receptoras. Em algumas modalidades, o processador 308 utiliza medições feitas por uma ou mais ferramentas de medição de orientação aqui descritas para determinar os fatores de calibração. Em algumas modalidades, o processador 308 é operável para calcular a orientação relativa da antena transmissora em relação à antena receptora com base nas orientações absolutas das ditas antenas. De forma semelhante, o processador 308 também é operável para calcular as orientações relativas dos subs com base nas orientações absolutas dos subs.
[0024] Na etapa 404, o processador 308 realiza uma primeira modelagem direta dos parâmetros de modelagem do modelo inicial para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta. Como aqui definido, a primeira modelagem direta se refere a uma primeira iteração de modelagem direta obtida pelo processador 308. As iterações subsequentes de modelagens diretas são referidas como segunda modelagem direta, terceira modelagem direta e assim por diante. Em algumas modalidades, a formação é uma formação anisotrópica e a modelagem direta pode ser um modelo multidimensional (por exemplo, 2D, 3D) da formação anisotrópica ou um modelo multidimensional (4D) da dita formação ao longo do tempo. A primeira modelagem direta pode incluir um ou mais parâmetros que definem o dito modelo de modelagem direta, em que os valores associados aos parâmetros são entradas de uma equação ou algoritmo que produz a dita modelagem direta. Os parâmetros podem ser indicativos de parâmetros de formação, tais como resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próximas às antenas. Os parâmetros também podem ser indicativos de propriedades de orientação, tais como um ângulo de azimute da antena transmissora da ferramenta de perfilagem em relação à antena receptora da ferramenta de perfilagem, um ângulo de inclinação da dita antena transmissora em relação à dita antena receptora e um ângulo de pata de cão do primeiro sub com relação ao segundo sub. Os parâmetros também podem ser indicativos de uma distância entre a antena transmissora e a antena receptora ou indicativos de outra medição quantificável aqui divulgada.
[0025] Como aqui estabelecido, um ou mais dos parâmetros de modelagem usados para gerar o modelo inicial podem ser imprecisos. Como tal, a primeira resposta de modelagem pode não corresponder às medidas brutas obtidas da ferramenta de perfilagem. Na etapa 406, o processador 308 executa uma função de custo conjunta da resposta de modelagem e das medições brutas. Como definido aqui, a função de custo conjunta da resposta de modelagem e as medidas brutas comparam uma diferença entre os valores da resposta de modelagem com os valores das medidas brutas, em que o resultado da função de custo conjunta produz um valor indicativo da diferença entre a resposta de modelagem e as medidas brutas. Na etapa 408, o processador 308 reajusta o modelo inicial se o resultado da função de custo conjunta não for inferior a um limite. Em algumas modalidades, o limite é um nível de tolerância a ruído da antena transmissora, da antena receptora ou da ferramenta de medição de orientação. Em outras modalidades, o limite é indicativo de uma taxa de tolerância de erro.
[0026] O processo continua para a etapa 410 se o resultado da função de custo conjunta for maior ou igual ao limite. Na etapa 410, o processador reajusta um ou mais parâmetros de modelagem do modelo inicial. Em algumas modalidades, o processador 308 ajusta pelo menos um dos fatores de calibração descritos aqui que estão associados com as orientações das antenas transmissoras e/ou receptoras da ferramenta de perfilagem. Por exemplo, os fatores de calibração podem corresponder a um primeiro parâmetro de modelagem associado às orientações absolutas da antena transmissora e da antena receptora, um segundo parâmetro de modelagem associado à orientação relativa da antena transmissora, um terceiro parâmetro de modelagem associado a um ângulo de pata de cão entre um primeiro sub no qual a antena transmissora é implementada e um segundo sub no qual a antena receptora é implementada, um quarto parâmetro de modelagem associado a um ângulo de azimute entre a antena transmissora e a antena receptora e um quinto parâmetro de modelagem associado a uma distância relativa entre a antena transmissora e a antena receptora. O processador 308 pode ajustar qualquer combinação dos cinco parâmetros de modelagem anteriores se o resultado da função de custo conjunta for maior ou igual ao limite. Em outras modalidades, o processador 308 ajusta pelo menos um dos parâmetros de formação aqui descritos. Por exemplo, os parâmetros de formação podem corresponder a um sexto parâmetro de modelagem associado à resistividade vertical da formação, um sétimo parâmetro de modelagem associado à resistividade horizontal da formação e um oitavo parâmetro de modelagem associado à espessura de uma camada de formação da formação próxima às antenas transmissoras e receptoras.
[0027] Na etapa 412, o processador 308 realiza uma segunda modelagem direta dos parâmetros de modelagem ajustados para obter outra resposta de modelagem (resposta de modelagem ajustada). O processo então retorna à etapa 406 e o processador 308 executa uma função de custo conjunta da resposta de modelagem ajustada com as medições brutas. Se a função de custo conjunta da resposta de modelagem ajustada e as medições brutas gerarem um resultado que é menor que o limite, as etapas 410, 412, 406 e 408 serão repetidas até que o dispositivo 126 produza uma resposta de modelagem que corresponda à medições brutas. Alternativamente, o processo continua da etapa 408 para a etapa 414 e fornece a resposta de modelação ao dispositivo 126 e/ou ao controlador 184 se o resultado da função de custo conjunta for inferior ao limite.
[0028] As modalidades divulgadas anteriormente foram apresentadas para fins de ilustração e para permitir que um versado comum na técnica pratique a divulgação, mas a divulgação não se destina a ser exaustiva ou limitada às formas divulgadas. Muitas modificações e variações insubstanciais serão evidentes aos versados na técnica sem afastar do escopo e sentido da divulgação. Por exemplo, embora os fluxogramas representem um processo em série, algumas das etapas/processos podem ser executadas em paralelo ou fora de sequência ou combinadas em uma única etapa/processo. O escopo das reivindicações se destina a cobrir amplamente as modalidades divulgadas e qualquer modificação nelas. Além disso, as cláusulas seguintes representam modalidades adicionais da divulgação e devem ser consideradas dentro do âmbito da divulgação: Cláusula 1, um método para executar processamento de inversão de dados de perfilagem de poço, o método compreendendo: obter um modelo inicial de uma formação de terra com base em vários parâmetros de modelagem compreendendo um conjunto de parâmetros de formação da formação da terra e um conjunto de fatores de calibração associados às orientações de uma ou mais antenas de uma ferramenta de perfilagem para medir medidas brutas da formação da terra; realizar uma primeira modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta; executar uma função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e um primeiro conjunto de medições brutas; reajustar o modelo inicial se um resultado da função de custo conjunta não estiver abaixo de um primeiro limite; e fornecer a primeira resposta de modelagem se o resultado da função de custo conjunta estiver abaixo do primeiro limite.
[0029] Cláusula 2, o método da cláusula 1, em que reajustar o modelo inicial compreende: ajustar pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração associados às orientações de uma ou mais antenas para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e o primeiro conjunto de medidas brutas.
[0030] Cláusula 3, o método da cláusula 1 ou 2, em que a ferramenta de registo é implementada em uma composição de fundo, em que a uma ou mais antenas compreende uma primeira antena implementada em um primeiro sub da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas compreende um primeiro parâmetro associado a uma orientação absoluta da primeira antena e um segundo parâmetro associado a uma orientação relativa da primeira antena e em que ajustar pelo menos um dos fatores de calibração compreende ajustar pelo menos um do primeiro parâmetro e o segundo parâmetro.
[0031] Cláusula 4, o método de qualquer uma das cláusulas 1 a 3, em que a uma ou mais antenas compreendem uma segunda antena implementada em um segundo sub da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados às orientações de uma ou mais antenas compreende um terceiro parâmetro associado com um ângulo de pata de cão entre o primeiro sub e o segundo sub e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende o ajuste do terceiro parâmetro.
[0032] Cláusula 5, o método de qualquer uma das cláusulas 1 a 4, em que o conjunto de fatores de calibração associado às orientações de uma ou mais antenas compreende um quarto parâmetro associado com um ângulo de azimute entre a primeira antena e a segunda antena e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende o ajuste do quarto parâmetro.
[0033] Cláusula 6, o método de qualquer uma das cláusulas 1 a 5, em que o conjunto de fatores de calibração associado às orientações de uma ou mais antenas compreende um quinto parâmetro associado a uma distância relativa entre a primeira antena e a segunda antena e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende o ajuste do quinto parâmetro.
[0034] Cláusula 7, o método de qualquer uma das cláusulas 1 a 6, em que reajustar o modelo inicial compreende: ajustar pelo menos um dos um ou mais parâmetros de formação da formação da terra para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e o primeiro conjunto de medidas brutas.
[0035] Cláusula 8, o método de qualquer das cláusulas 1 a 7, em que o um ou mais parâmetros de formação compreendem parâmetros indicativos de pelo menos um de resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próxima a uma ou mais antenas e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais parâmetros de formação compreende o ajuste de um ou mais parâmetros indicativos de pelo menos um de resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próxima de uma ou mais antenas.
[0036] Cláusula 9, o método de qualquer das cláusulas 1 a 8, em que a formação de terra próxima da pluralidade das antenas é uma formação anisotrópica e em que executar a primeira modelagem direta do modelo inicial compreende realizar uma modelagem multidimensional da formação anisotrópica.
[0037] Cláusula 10, o método de qualquer uma das cláusulas 1 a 9, em que a pluralidade de parâmetros de modelagem compreende um parâmetro indicativo de uma distância da composição de fundo a um limite de uma camada de formação de terra próximo à ferramenta de perfilagem.
[0038] Cláusula 11, um dispositivo de processamento de inversão compreendendo: um processador operável para: obter um modelo inicial de uma formação de terra com base em uma pluralidade de parâmetros de modelagem que compreende um conjunto de parâmetros de formação da formação da terra e um conjunto de fatores de calibração de parâmetros associado com orientações de uma ou mais antenas de uma ferramenta de perfilagem para medir medições brutas da formação da terra; realizar uma primeira modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta; executar uma função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e um primeiro conjunto de medições brutas; reajustar o modelo inicial, se um resultado da função custo conjunta não for inferior a um primeiro limite; e fornecer a primeira resposta de modelagem, se o resultado da função custo conjunta é inferior ao primeiro limite; e um meio de armazenamento operável para armazenar dados indicativos do modelo inicial, a primeira modelagem direta e a primeira resposta de modelagem.
[0039] Cláusula 12, o dispositivo da cláusula 11, em que se o resultado da função de custo conjunta não for inferior ao primeiro limite, o processador é ainda operável para ajustar pelo menos um dos fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e o primeiro conjunto de medições brutas.
[0040] Cláusula 13, o dispositivo da cláusula 11 ou 12, em que a ferramenta de registo é implementada em uma composição de fundo, em que a uma ou mais antenas compreende uma primeira antena implementada em um primeiro sub da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas compreende um primeiro parâmetro associado a uma orientação absoluta da primeira antena e um segundo parâmetro associado a uma orientação relativa da primeira antena e em que o processador é operável ainda para ajustar pelo menos um do primeiro parâmetro e o segundo parâmetro.
[0041] Cláusula 14, o dispositivo de qualquer das cláusulas 11 a 13, em que, a ferramenta de registo é implementada em uma composição de fundo, em que a uma ou mais antenas compreende uma primeira antena implementada em um primeiro sub da composição de fundo e uma segunda antena implementada em um segundo sub adjacente a composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados às orientações de uma ou mais antenas compreende um terceiro parâmetro associado a um ângulo de pata de cão entre a primeira antena e a segunda antena e um quarto parâmetro associado a um ângulo de azimute entre a primeira antena e a segunda antena e em que o processador é ainda operável para ajustar pelo menos um do terceiro parâmetro e o quarto parâmetro.
[0042] Cláusula 15, o dispositivo de qualquer uma das cláusulas 11 a 14, em que o processador é ainda operável para: ajustar pelo menos um dos um ou mais parâmetros de formação da formação da terra para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da modelagem ajustada para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e o primeiro conjunto de medidas brutas.
[0043] Cláusula 16, o dispositivo de qualquer das cláusulas 11 a 15, em que o um ou mais parâmetros de formação compreendem parâmetros indicativos de pelo menos um de resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próxima a uma ou mais antenas e em que processador é operável ainda para ajustar um ou mais parâmetros indicativos de pelo menos um de resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próxima a uma ou mais antenas.
[0044] Cláusula 17, o dispositivo de qualquer uma das cláusulas 11 a 16, em que uma ou mais antenas compreendem antenas transmissoras e antenas receptoras de pelo menos uma ferramenta de resistividade, ferramenta nuclear, ferramenta acústica e ferramenta sísmica.
[0045] Cláusula 18, o dispositivo das cláusulas 11 a 17, em que o primeiro limiar é baseado em um nível de tolerância ao ruído de uma ou mais antenas.
[0046] Cláusula 19, um meio legível por máquina não transitório compreendendo instruções nele armazenadas que, quando executadas por um ou mais processadores, faz com que um ou mais processadores executem operações compreendendo: obter um modelo inicial de uma formação de terra com base em uma pluralidade de parâmetros de modelagem que compreendem um conjunto de parâmetros de formação da formação da terra e um conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas implementadas em uma composição de fundo para medir medições brutas da formação da terra; executar uma primeira modelagem direta do modelo inicial para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta; executar uma função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e um primeiro conjunto de medições brutas; reajustar simultaneamente pelo menos um parâmetro de formação do conjunto de parâmetros de formação da formação de terra e pelo menos um fator de calibração do conjunto de fatores de calibração associados às orientações de uma ou mais antenas se um resultado da função de custo conjunta não for inferior um primeiro limite; e fornecer a primeira resposta de modelagem se o resultado da função de custo conjunta estiver abaixo do primeiro limite.
[0047] Cláusula 20, o meio não transitório legível por máquina da cláusula 19, compreendendo ainda as instruções nele armazenadas, as quais são executadas por um ou mais processadores se o resultado da função de custo conjunta não for inferior ao primeiro limite e que, quando executadas por pelo um ou mais processadores, faz com que um ou mais processadores realizem operações compreendendo: obter uma modelagem ajustada com base no pelo menos um parâmetro de formação reajustado e pelo menos um fator de calibração reajustado; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta de modelagem ajustada e o primeiro conjunto de medidas brutas.
[0048] Como utilizado neste documento, as formas singulares “um”, “uma”, "algum" e "alguma" devem incluir também as formas plurais, a menos que o contexto indique claramente de outra maneira. Será ainda compreendido que os termos “compreende” e/ou “compreendendo”, quando usados neste relatório descritivo e/ou nas reivindicações, especificam a presença de recursos, etapas, operações, elementos e/ou componentes indicados, mas não impossibilita a presença ou adição de um ou mais outros recursos, etapas, operações, elementos, componentes e/ou grupos dos mesmos. Além disso, as etapas e os componentes descritos nas modalidades e figuras anteriores são meramente ilustrativos e não implicam que nenhuma etapa ou componente particular seja um requisito de uma modalidade reivindicada.

Claims (18)

1. Método para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço, o método caracterizado pelo fato de que compreende: obter um modelo inicial de uma formação de terra com base em uma pluralidade de parâmetros de modelagem compreendendo um conjunto de parâmetros de formação da formação da terra e um conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas de uma ferramenta de perfilagem para medir medições brutas da formação da terra, em que a uma ou mais antenas compreende uma primeira antena implementada em um primeiro sub da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados a orientações da uma ou mais antenas compreende um primeiro parâmetro associado a uma orientação absoluta da primeira antena, e em que a orientação absoluta da primeira antena é uma orientação da primeira antena em relação a um componente ou a um eixo geométrico de um componente da ferramenta de perfilagem que permanece constante quando implementado em furos de poço não verticais; realizar uma primeira modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta; executar uma função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e um primeiro conjunto de medições brutas, em que a função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e do primeiro conjunto de medições brutas compara uma diferença entre valores da primeira resposta de modelagem com valores das primeiras medições brutas, e em que um resultado da função de custo conjunta produz um valor indicativo da diferença entre os valores da primeira resposta de modelagem e os valores das primeiras medições brutas; reajustar o modelo inicial se o resultado da função de custo conjunta não estiver abaixo de um primeiro limiar; e fornecer a primeira resposta de modelagem se o resultado da função de custo conjunta estiver abaixo do primeiro limiar.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que reajustar o modelo inicial compreende: ajustar pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração associados às orientações da uma ou mais antenas para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta de modelo ajustada e do primeiro conjunto de medições brutas.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a ferramenta de perfilagem é implementada em uma composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas compreende um segundo parâmetro associado a uma orientação relativa da primeira antena, e em que ajustar pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende ajustar pelo menos um do primeiro parâmetro e do segundo parâmetro.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais antenas compreende uma segunda antena implementada em um segundo sub da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados às orientações da uma ou mais antenas compreende um terceiro parâmetro associado com um ângulo de pata de cão entre o primeiro sub e o segundo sub, e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende o ajuste do terceiro parâmetro.
5. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o conjunto de fatores de calibração associado às orientações da uma ou mais antenas compreende um quarto parâmetro associado com um ângulo de azimute entre a primeira antena e a segunda antena, e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende o ajuste do quarto parâmetro.
6. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o conjunto de fatores de calibração associado às orientações da uma ou mais antenas compreende um quinto parâmetro associado com uma distância relativa entre a primeira antena e a segunda antena, e em que o ajuste de pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração compreende o ajuste do quinto parâmetro.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que reajustar o modelo inicial compreende: ajustar pelo menos um dos um ou mais parâmetros de formação da formação da terra para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e do primeiro conjunto de medições brutas.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o um ou mais parâmetros de formação compreendem parâmetros indicativos de pelo menos uma de uma resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próximas a uma ou mais antenas, e em que ajustar pelo menos um dos um ou mais parâmetros de formação compreende ajustar um ou mais parâmetros indicativos de pelo menos uma da resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próximas a uma ou mais antenas.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a formação da terra próxima à pluralidade das antenas é uma formação anisotrópica, e em que realizar a primeira modelagem direta do modelo inicial compreende realizar uma modelagem multidimensional da formação anisotrópica.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de parâmetros de modelagem compreende um parâmetro indicativo de uma distância da ferramenta de perfilagem para um limiar de uma camada da formação da terra próxima da ferramenta de perfilagem.
11. Dispositivo de processamento de inversão, caracterizado pelo fato de que compreende: um processador operável para: obter um modelo inicial de uma formação da terra com base em uma pluralidade de parâmetros de modelagem compreendendo um conjunto de parâmetros de formação da formação da terra e um conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas de uma ferramenta de perfilagem para medir medições brutas da formação da terra, em que a uma ou mais antenas compreende uma primeira antena implementada em um primeiro sub da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados a orientações da uma ou mais antenas compreende um primeiro parâmetro associado a uma orientação absoluta da primeira antena, e em que a orientação absoluta da primeira antena é uma orientação da primeira antena em relação a um componente ou a um eixo geométrico de um componente da ferramenta de perfilagem que permanece constante quando implementado em furos de poço não verticais; realizar uma primeira modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma primeira resposta de modelagem da primeira modelagem direta; executar uma função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e um primeiro conjunto de medições brutas, em que a função de custo conjunta da primeira resposta de modelagem e do primeiro conjunto de medições brutas compara uma diferença entre valores da primeira resposta de modelagem com valores das primeiras medições brutas, e em que um resultado da função de custo conjunta produz um valor indicativo da diferença entre os valores da primeira resposta de modelagem e os valores das primeiras medições brutas; reajustar o modelo inicial se o resultado da função de custo conjunta não estiver abaixo de um primeiro limiar; e fornecer a primeira resposta de modelagem se o resultado da função de custo conjunta estiver abaixo do primeiro limiar; e um meio de armazenamento não transitório operável para armazenar dados indicativos do modelo inicial, a primeira modelagem direta e a primeira resposta de modelagem.
12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que se o resultado da função de custo conjunta não estiver abaixo do primeiro limiar, o processador é ainda operável para: ajustar pelo menos um dos um ou mais fatores de calibração associados às orientações da uma ou mais antenas para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da pluralidade de parâmetros de modelagem para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e do primeiro conjunto de medições brutas.
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a ferramenta de perfilagem é implementada em uma composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados a orientações de uma ou mais antenas compreende um segundo parâmetro associado a uma orientação relativa da primeira antena, e em que o processador é operável ainda para ajustar pelo menos um do primeiro parâmetro e do segundo parâmetro.
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a ferramenta de perfilagem é implementada em uma composição de fundo, em que a uma ou mais antenas compreende uma segunda antena implementada em um segundo sub adjacente da composição de fundo, em que o conjunto de fatores de calibração associados às orientações de uma ou mais antenas compreende um terceiro parâmetro associado a um ângulo de pata de cão entre a primeira antena e a segunda antena e um quarto parâmetro associado a um ângulo de azimute entre a primeira antena e a segunda antena, e em que o processador é ainda operável para ajustar pelo menos um do terceiro parâmetro e do quarto parâmetro.
15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o processador é ainda operável para: ajustar pelo menos um dos um ou mais parâmetros de formação da formação da terra para obter um modelo ajustado da formação da terra; realizar uma segunda modelagem direta da modelagem ajustada para obter uma resposta de modelagem ajustada; e executar uma função de custo conjunta da resposta do modelo ajustado e do primeiro conjunto de medições brutas.
16. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o um ou mais parâmetros de formação compreende parâmetros indicativos de pelo menos uma de uma resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próximas a uma ou mais antenas, e em que o processador é operável ainda para ajustar um ou mais parâmetros indicativos de pelo menos uma da resistividade horizontal, resistividade vertical, espessura de uma ou mais camadas de formação da formação da terra próximas a uma ou mais antenas.
17. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a uma ou mais antenas compreende antenas transmissoras e antenas receptoras de pelo menos uma de uma ferramenta de resistividade, ferramenta nuclear, ferramenta acústica e ferramenta sísmica.
18. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o primeiro limiar é baseado em um nível de tolerância ao ruído da uma ou mais antenas.
BR112019017944-5A 2017-05-08 Método para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço, e, dispositivo de processamento de inversão BR112019017944B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2017/031578 WO2018208280A1 (en) 2017-05-08 2017-05-08 Inversion processing of well log data

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019017944A2 BR112019017944A2 (pt) 2020-05-19
BR112019017944B1 true BR112019017944B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2910186C (en) Method and apparatus for determining wellbore position
AU2013338324B2 (en) Passive magnetic ranging for SAGD and relief wells via a linearized trailing window Kalman filter
NO344352B1 (en) System, method and computer-program product for in-situ calibration of a wellbore resistivity logging tool
BR112020024307A2 (pt) volumetria de razão de gás para navegação de reservatório
BRPI0822365B1 (pt) Conjunto de ferramenta de fundo de furo, e, método para perfilar
BR112014001707B1 (pt) Método e aparelho para estimativa de uma geometria de furo de poço que penetra na terra
BR112013028588B1 (pt) método baseado em computador para o cálculo de modelo geológico tridimensional em tempo real e navegação de reservatório
US11149505B2 (en) Drilling fluid flow measurement in an open channel fluid conduit
US10027013B2 (en) Collar-mountable bobbin antenna having coil and ferrite slots
US10782438B2 (en) Formation dip determination using resistivity imaging tool
BRPI1103975A2 (pt) método para determinar incerteza de uma orientação de poço.
BR112019021080B1 (pt) Sistema para avaliar uma formação de terra subterrânea, e, métodos de avaliação de uma formação de terra subterrânea e de direcionar uma broca de perfuração em uma formação de terra subterrânea.
AU2017413680B2 (en) Inversion processing of well log data
BR112018008755B1 (pt) Método e sistema para caracterização de uma formação subterrânea
BR112019017944B1 (pt) Método para executar o processamento de inversão de dados de perfilagem de poço, e, dispositivo de processamento de inversão
CA3017733C (en) Multipoint measurements for wellbore ranging
US11543552B2 (en) Determining distance to bed boundary uncertainty for borehole drilling
BR112019017148B1 (pt) Método de perfilagem de poço, um ou mais meios não transitórios legíveis por máquina, e, sistema de perfilagem de poço
US20230068217A1 (en) Wellbore Collision Avoidance or Intersection Ranging
US11111776B2 (en) Multiple surface excitation method for determining a location of drilling operations to existing wells
BR112019018771B1 (pt) Sistema para avaliar uma formação de terra subterrânea, método para avaliar uma formação de terra subterrânea e método para dirigir uma broca de perfuração em uma formação de terra subterrânea
EP3014059A1 (en) Gravity monitoring of a water-flooded zone in areal sweep
BR112020006928B1 (pt) Método para executar operações de fundo de poço em um campo que tem uma pluralidade de poços e sistema para conduzir operações de fundo de poço em uma escala para campo
BR112020006928A2 (pt) análise de nível de campo de perfis de operação de fundo de poço
Mittal et al. Analysis of Uncertainty Attributed to Measurement Error in Directional Surveying With Different Models